Cássio Murilo Alves Costa

Graduação em Administração (UnB, 2005); Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde (UnB, 2007); Especialização em Educação a Distância - EAD (UnB, 2009); MBA em Gestão de Projetos (IBMEC, 2014); Mestrado em Ciências da Saúde (UnB, 2015); Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital (UFRB/UAB Portugal, 2019); e Licenciatura em Computação (Claretiano, 2021). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Colégio Militar de Brasília (CMB), exercendo o cargo de Administrador do Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE (AVA/CMB); e Professor Voluntário e Pesquisador do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/UnB), desenvolvendo pesquisa na usabilidade das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE. Atividades já desenvolvidas: Professor EBTT na área de administração, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública e Coordenador do Curso Técnico Subsequente em Agronegócio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (Campus Gurupi); Professor e Tutor do Curso de Administração a Distância da Universidade Aberta do Brasil - UAB; Sócio-fundador e Coordenador de EAD da Empresa Mais E-duc Solução em Educação a Distância Ltda, "Graduada" no Programa Multincubadora de Empresas de Base Tecnológica do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB); membro de Projetos de Pesquisa do Núcleo de Estudos em Educação, Promoção em Saúde e Projetos Inclusivos - NESPROM/UnB e do Laboratório de Educação a Distância e Promoção da Saúde - LEPS/UnB; e atua em consultoria e implantação de projetos e desenho instrucional em EAD nos contextos acadêmico e corporativo.

Informações coletadas do Lattes em 09/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências da Saúde

2013 - 2015

Universidade de Brasília, UnB
Título: Análise das práticas docentes e discentes em uma disciplina do ensino superior em saúde no contexto da usabilidade das ferramentas colaborativas do Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE
, Ano de Obtenção: 2015.Elioenai Dornelles Alves.

Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital (Parceria com a UAB de Portugal)

2018 - 2019

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: Os ecossistemas digitais de aprendizagem, a aprendizagem ubíqua e a premência da fluência digital: requisitos para construção da cultura digital na escola conectada
Orientador: Sara Dias-Trindade

Especialização em MBA Gestão de Projetos

2013 - 2014

Grupo IBMEC
Título: A implantação do Portal do Preparo no Comando de Operações Terrestres sob a ótica da Gestão da Integração, segundo as Boas Práticas do PMBOK 5ª Edição: Um Estudo de Caso
Orientador: Flávio Feitosa Costa

Especialização em Educação a Distância

2007 - 2009

Universidade de Brasília, UnB
Título: Análise das práticas tutoriais em uma disciplina de graduação on-line
Orientador: Corina Castro e Silva Braga de Oliveira

Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde

2006 - 2007

Universidade de Brasília, UnB
Título: A regulação do acesso a assistência: um desafio para a gestão frente às redes de saúde
Orientador: Leila B. D. Gottems

Graduação em Licenciatura em Computação

2021 - 2021

Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT

Graduação em Administração

2001 - 2005

Universidade de Brasília, UnB
Título: O Geomarketing e o estudo da polarização dos lugares
Orientador: Edinício de Oliveira Lima

Formação complementar

2023 - 2023

Extensão universitária em Tecnologia na Educação: como incluir conceitos de programação na Edu Básica. (Carga horária: 40h). , Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.

2023 - 2023

Desenvolvendo Times de Alta Performance. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Inteligência Emocional. (Carga horária: 50h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Scrum no Contexto do Serviço Público. (Carga horária: 15h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Design Thinking Aplicado à Educação. (Carga horária: 25h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Ágil no Contexto do Serviço Público. (Carga horária: 15h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Gestão de Projetos Educacionais. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Metodologias Ativas. (Carga horária: 25h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Desenvolvimento de Objetos e Atividades de Aprendizagem. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Inovações em Tecnologia Educacional. (Carga horária: 25h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Ambientes Digitais de Aprendizagem. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Estratégias de Metodologias Ativas. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Avaliação em Processos de Aprendizagem e Modelos de Feedback. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Gestão da Inovação no Setor Público. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Liderança e Gestão de Equipes. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2023

Certificação em Gestão Ágil para Transformação Digital. (Carga horária: 175h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2022 - 2022

Educação Tecnológica/Robótica Educacional. (Carga horária: 20h). , Serviço Social da Indústria Departamento Regional/DF, SESI DF, Brasil.

2021 - 2021

Produtividade e Gestão do Tempo. (Carga horária: 15h). , Escola CONQUER, CONQUER, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Inteligência Emocional. (Carga horária: 10h). , Escola CONQUER, CONQUER, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Finanças Pessoais. (Carga horária: 6h). , Escola CONQUER, CONQUER, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Desenho Instrucional. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Design Thinking para Inovação em Governo. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2019 - 2019

Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2019 - 2019

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO DIGITAL. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Curso de Gestão de Conflitos. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Elaboração de Conteúdo para EAD. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Capacitação para Tutoria em EAD. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2017 - 2017

Sistema Eletrônico de Informações - SEI! USAR. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Gestão de Projetos no Ambiente Moodle. (Carga horária: 8h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Minicurso Novidades Moodle 2.6 e 2.7 - Professor. (Carga horária: 4h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.

2014 - 2014

Administrador Moodle 2.5. (Carga horária: 40h). , Inventesite Soluções de Internet, ENSINE ONLINE, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Minicurso Utilizando Acesso Condicional no Moodle. (Carga horária: 3h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Minicurso Atividades Colaborativas no Moodle. (Carga horária: 3h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.

2013 - 2013

Desenvolvimento de Equipes. (Carga horária: 8h). , Instituto Legislativo Brasileiro / Senado Federal, ILB, Brasil.

2013 - 2013

Elaboração e Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 50h). , Fundação Trompowsky, TROMPOWSKY, Brasil.

2013 - 2013

Gerência de Projetos: Teoria e Prática. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2013 - 2013

Curso Geral de Propriedade Intelectual. (Carga horária: 75h). , World Intellectual Property Organization, WIPO, Suiça.

2012 - 2012

Extensão universitária em Moodle para Administradores. (Carga horária: 5h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.

2012 - 2012

Introdução à Tutoria em Educação a Distância. (Carga horária: 40h). , Instituto Legislativo Brasileiro / Senado Federal, ILB, Brasil.

2011 - 2011

Analista de Requisitos para Projetos de Software. (Carga horária: 30h). , BlueStar - Ensino e Tecnologia, BLUESTAR, Brasil.

2011 - 2011

Webdesign e Design Gráfico. (Carga horária: 128h). , BlueStar - Ensino e Tecnologia, BLUESTAR, Brasil.

2011 - 2011

LAR - Linux Administração de Redes. (Carga horária: 68h). , Trainning Education Services, TRAINNING, Brasil.

2011 - 2011

LAS - Linux Administração de Servidores. (Carga horária: 68h). , Trainning Education Services, TRAINNING, Brasil.

2010 - 2010

Professional Development Units (PDU´S) - Exame PMP. (Carga horária: 64h). , PATH - Tecnologia em Tempo Real, PATH, Brasil.

2010 - 2010

COBIT 4.1 Foundations Exam Prep. (Carga horária: 16h). , Trainning Educations Services, TRAINNING, Brasil.

2010 - 2010

Elaboração e Gerenciamento de Projeto. (Carga horária: 40h). , Comando de Operações Terrestres, COTER, Brasil.

2010 - 2010

ITIL com preparatório para certificação. (Carga horária: 24h). , BlueStar - Ensino e Tecnologia, BLUESTAR, Brasil.

2010 - 2010

Teste de Software. (Carga horária: 40h). , Trainning Education Services, TRAINNING, Brasil.

2009 - 2009

Licitações, Contratos, Fomação Pregoeiros e SIASG. (Carga horária: 40h). , Ministério da Defesa, MD, Brasil.

2009 - 2009

LV - Constructive Interoperability Techniques. (Carga horária: 8h). , University of Central Florida, UCF, Estados Unidos.

2009 - 2009

Formação de Pregoeiros, utilizando TI. (Carga horária: 32h). , Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, MPOG, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Capacitação de Tutores para Supervisão em EAD. (Carga horária: 90h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2008 - 2008

D-Olho na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios. (Carga horária: 16h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2008 - 2008

Planejamento Estratégico Organizacional. (Carga horária: 66h). , Comando de Operações Terrestres, COTER, Brasil.

2007 - 2007

Análise e Planejamento Financeiro. (Carga horária: 15h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2007 - 2007

Como vender mais e melhor. (Carga horária: 15h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2007 - 2007

Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Capacitação Pedagógica em Supervisão em EAD Saúde. (Carga horária: 90h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2004 - 2004

Introdução ao ArcGIS 9. (Carga horária: 40h). , Centro de Treinamento Imagem, IMAGEM, Brasil.

1998 - 1998

Power Point. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

1998 - 1998

Introdução a Rede Local. (Carga horária: 15h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Eletrônica profissional, CEPEP, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Básico de Cinema e Vídeo. (Carga horária: 216h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1997 - 1997

Sistema de Tratamento de Mensagem STM 400. (Carga horária: 42h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

1997 - 1997

Internet. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

1997 - 1997

Básico em Editoração Eletrônica. (Carga horária: 120h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

1997 - 1997

Operação de Redes Locais. (Carga horária: 39h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

1997 - 1997

Manutenção em Microcomputadores. (Carga horária: 60h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Eletrônica profissional, CEPEP, Brasil.

1996 - 1996

Windows 95. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

1996 - 1996

Access 2.0 For Windows. (Carga horária: 42h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

1996 - 1996

Planilha Eletrônica Excel. (Carga horária: 42h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

1995 - 1995

Page Maker. (Carga horária: 36h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

1995 - 1995

Windows Avançado. (Carga horária: 21h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.

1995 - 1995

Corel Draw. (Carga horária: 42h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

1995 - 1995

Editor de Textos Word For Windows. (Carga horária: 48h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

1990 - 1990

Programador em D`Base III Plus. (Carga horária: 160h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação à Distância.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gerenciamento de Projetos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Empreendedorismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Mercadologia.

Organização de eventos

ALVES, Elioenai Dornelles ; COSTA, C. M. A. . II Seminário Centro Oeste sobre Controle Social em Saúde. 2007. (Congresso).

Participação em eventos

MoodleMoot Brasil 2023. 2023. (Congresso).

MoodleMoot Brasil 2022. 2022. (Congresso).

Semana de Inovação 2021 - Tema Ousar Transformar (ENAP). 2021. (Congresso).

26° CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. O Método Peer Instruction e o MOODLE: potencializando as estratégias pedagógicas para o ensino híbrido.. 2020. (Congresso).

Grupo Horizonte/UFSCAR - Metodologias Ativas e Abordagem Maker na Educação. 2020. (Simpósio).

IX Congresso Virtual de Gestão? Educação e Promoção da Saúde. Participação e avaliação de trabalhos submetidos ao evento.. 2020. (Congresso).

SEBRAE - Como usar jogos como recurso de aprendizagem?. 2020. (Simpósio).

Semana de Inovação 2020 - (Re)Imaginar e Construir Futuros (ENAP). 2020. (Congresso).

SETEC/MEC - Educação no Mundo 4.0. 2020. (Seminário).

II Simpósio Internacional de Tecnologias e Educação Digital. 2019. (Simpósio).

I Seminário da Associação de Educação a distância dos Países de Língua Portuguesa: Desafios para a Docência Online. 2019. (Seminário).

XIII Seminário de Educação do Sistema Colégio Militar do Brasil.GT4 ? Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. 2019. (Seminário).

XIX Moodle Moot Brasil 2019 (São Paulo/SP). 2019. (Congresso).

XX Moodle Moot Brasil 2019 (São Luís/MA). 2019. (Congresso).

Feira de Robótica do 3º Desafio Global do Conhecimento, CMB. 2018. (Feira).

I SIMPOS (Seminário Integrador da Pós-Graduação do Centro de Formação de Professores - I , UFRB.. 2018. (Simpósio).

XVIII MoodleMoot Brasil 2018 (João Pessoa/PB). 2018. (Congresso).

XVII MoodleMoot Brasil 2018 (São Paulo/SP). 2018. (Congresso).

8ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão (JICE) do IFTO.. 2017. (Seminário).

Experiência Portuguesa em Recrutamento e Seleção de Dirigentes da Alta Adm Pública, UnB.. 2017. (Exposição).

Governança e Gestão Organizacional: novo modelo, papéis e responsabilidades (TCU, reedição). 2017. (Seminário).

II Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, UnB.. 2017. (Encontro).

Seminário Educação Empreendedora: Que mundo é esse? (UFTO).. 2017. (Seminário).

Cuidar para prevenir a violência contra a pessoa idosa, UnB.. 2016. (Simpósio).

21º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. A implantação do Portal do Preparo no Comando de Operações Terrestres (Exército Brasileiro), utilizando o AVA MOODLE e a Gestão de Projetos em sua concepção: Estudo de Caso. 2015. (Congresso).

XI Moodle Moot Brasil 2015. 2015. (Congresso).

X Moodle Moot Brasil 2015. 2015. (Congresso).

I Simpósio Internacional em Inovação e Governança Digital (FIOCRUZ).. 2014. (Simpósio).

VIII MoodleMoot Brasil 2014. 2014. (Congresso).

Café Empresarial CDT/UnB - Edição Março/2013. "Case de Sucesso: Da incubação à graduação, um breve relato...". 2013. (Congresso).

III Café com Projetos - PMI/DF. 2013. (Seminário).

VI Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (CONSEGI). 2013. (Congresso).

VII MoodleMoot Brasil 2013. 2013. (Congresso).

VI MoodleMoot Brasil 2012. 2012. (Congresso).

V Moodle Moot Brasil 2011. 2011. (Congresso).

16º Congresso Internacional de Educação a Distância. Análise das Práticas Tutoriais em uma Disciplina de Graduação On-line. 2010. (Congresso).

III Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (CONSEGI). 2010. (Congresso).

III Seminário CITEx - Mostra de Soluções em Infraestrutura de TI. 2009. (Seminário).

Interservice/Industry Training, Simulation and Education Conference (I/ITSEC). 2009. (Congresso).

1º Simpósio Nacional de Educação a Distância da Câmara do Deputados. 2007. (Simpósio).

Café GIS - Inteligência Geográfica, novos conceitos e ferramentas.. 2007. (Encontro).

3º Congresso Nacional de Profissionais de Administração e Gestão (CRA). 2006. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • COSTA, C. M. A. ; COSTA, M. A. M. ; COSTA, C. M. ; BENITO, L. A. O. ; BARROS, J. F. ; SILVA, A. R. . As boas práticas do PMBOK® e as contribuições para o repensar do ensino da saúde.. Revista Eletrônica Gestão & Saúde , v. 6, p. 1968-1981, 2015.

  • ALVES, E. D. ; RIBEIRO, L. S. N. ; GUIMARAES, D. C. S. M. ; COSTA, C. M. A. ; PEIXOTO, H. M. ; MARTINS, E. F. ; SILVEIRA, A. O. . Moodle-fólio para o ensino em saúde e enfermagem: avaliação do processo educacional. Revista Eletrônica de Enfermagem , v. 4, p. 473-482, 2012.

  • COSTA, C. M. A. ; Sara, Dias-Trindade . Os ecossistemas digitais de aprendizagem, a aprendizagem ubíqua e a premência da fluência digital: requisitos para construção da cultura digital na escola conectada.. In: Eniel do Espírito Santo; Adilson Gomes dos Santos; Susana Henriques.. (Org.). Tecnologias e educação aberta e digital. 1ed.Cruz das Almas: EDUFRB, 2021, v. Vol 1, p. 51-70.

  • COSTA, C. M. A. . Empreendedorismo social e desenvolvimento sustentável. In: Karen Crdoso Caetano, Elioenai Dornelles Alves. (Org.). Técnico em Orientação Comunitária. 1ed.São Caetano do Sul: Yendis Editora, 2014, v. 1, p. 183-217.

  • COSTA, C. M. A. ; BARROS, J. F. ; SILVA, A. R. . Análise do Uso das Ferramentas Colaborativas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle em uma Disciplina em Ciências da Saúde.. In: VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: livro de atas., 2016, Bragança. VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2016. v. 1. p. 2893-2897.

  • MIRANDA, D. B. ; COSTA, C. M. A. ; SILVA, A. R. ; ALVES, E. D. ; BARROS, J. F. . Perfil e Desempenho de Universitários em Curso de EaD em Promoção da Saúde no Brasil.. In: lll Congresso Internacional TIC e Educação, 2014, Lisboa. Aprendizagem Online., 2014, Lisboa, Portugal. Atas Digitais do III Congresso Internacional das TIC na Educação, 2014. v. Único. p. 1033-1036.

  • SILVA, A. R. ; BARROS, J. F. ; PEIXOTO, H. M. ; COSTA, C. M. A. ; BENITO, L. A. O. ; MIRANDA, D. B. ; ALVES, Elioenai Dornelles . Characterization of school semipresential undergraduate and graduate subjects in the area of health promotion at the University of Brasilia - UnB. In: EDULEARN 2015 : 7th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2015, Barcelona, Spain. EDULEARN15 Proceedings. Barcelona, Spain: IATED, 2015. p. 6831-6831.

  • ALVES, Elioenai Dornelles ; COSTA, C. M. A. ; (ANJOS, S. N. S.) ; BORGES, K. ; MOREIRA, T. ; COSTA, M. A. M. . Controle Social em Saúde no Ensino Superior no Brasil. In: Controle Social Em Saúde No Ensino Superior No Brasil, 2008, Rio de Janeiro. SHEWC 2008, Safety, Health and Environmental World Congress. Rio de janeiro: Edited by Claudio Brito & Melany Ciampi, 2008. v. Único. p. 49-49.

  • COSTA, C. M. A. ; BEXIGA, V. S. . O Método Peer Instruction e o MOODLE: potencializando as estratégias pedagógicas para o ensino híbrido.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, C. M. A. ; SILVA, A. R. ; BARROS, J. F. ; PEIXOTO, H. M. ; BENITO, L. A. O. ; MIRANDA, D. B. ; ALVES, E. D. . 'CHARACTERIZATION OF SCHOOL SEMIPRESENTIAL UNDERGRADUATE AND GRADUATE SUBJECTS IN THE AREA OF HEALTH PROMOTION AT THE UNIVERSITY OF BRASILIA - UNB'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COSTA, C. M. A. ; FRANCO, A. O. . A implantação do Portal do Preparo no Comando de Operações Terrestres (Exército Brasileiro), utilizando o AVA MOODLE e a Gestão de Projetos em sua concepção: Estudo de Caso.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, C. M. A. . Análise das Práticas Tutoriais em uma Disciplina de Graduação On-line. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

COSTA, C. M. A. . A maquiagem, a ética e a realidade: as distorções no significado destas palavras.... 2014; Tema: Administração e Atualidade. (Site).

COSTA, C. M. A. . Quebrando paradigmas, implementando mudanças e promovendo o futuro, faça sua parte, o momento é agora. 2014; Tema: Administração. (Site).

COSTA, C. M. A. . A lição que o gerenciamento de riscos deixa para seleção brasileira na copa do mundo 2014. 2014; Tema: Gerenciamento de Projetos, segundo as boas práticas do PMBOK (5ª edição). (Site).

COSTA, C. M. A. ; Pesooa, E. . Um olhar ampliado sobre o Empreendedorismo. 2005; Tema: Empreendedorismo. (Site).

COSTA, C. M. A. . Curso Básico de Ferramentas do AVA/CMB. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursodeCapacitação).

Medeiros, J.F.M. ; COSTA, C. M. A. . Capacitação Técnica em Inteligência ? CTI. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação).

TAVARES, D. G. L. ; COSTA, C. M. A. . Capacitação em Combate à Fraude e à Corrupção, com Gestão de Riscos e BPM ? CFC/GRBPM. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação).

TAVARES, D. G. L. ; COSTA, C. M. A. . Capacitação em Sistema de Controles Internos e Gerenciamento de Riscos Corporativos aplicados à Adm Pública ? SCI/GRC. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação).

SANTANA, H. T. ; COSTA, C. M. A. . Curso de Atualização a Distância em Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação).

COSTA, C. M. A. . Curso de Capacitação em Português para Concursos/CPC. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação).

COSTA, C. M. A. . Curso de Capacitação em Promoção da Saúde / CPS. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação).

COSTA, C. M. A. . Curso de Capacitação em Elaboração e Gestão de Projetos / CGP. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação).

COSTA, C. M. A. . Curso de Capacitação em Bullying - CCB. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação).

COSTA, C. M. A. . Curso de Capacitação em Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - CGRSS. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação).

COSTA, C. M. A. . Curso de Capacitação de Conselhos de Saúde - CCS. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação).

COSTA, C. M. A. . Curso de Capacitação em Regulação, Controle e Avaliação do SUS - RCA/SUS. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação).

COSTA, C. M. A. . Curso de Capacitação em Auditoria e Financiamento do SUS - CAF/SUS. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação).

COSTA, C. M. A. . Curso de Capacitação em Regionalização do SUS e o Pacto pela Saúde - RSPS. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação).

COSTA, C. M. A. . Curso de Capacitação de Tutores em EAD na Plataforma Moodle - CTEM. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação).

COSTA, C. M. A. . Curso de Capacitação em Análise e Gerenciamento de Riscos - CAGR. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação).

COSTA, C. M. A. . Curso de Capacitação em Fundos de Saúde - CFS. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação).

COSTA, C. M. A. . Curso de Capacitação em Atenção Primária em Saúde - APS. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação).

COSTA, C. M. A. . Curso de Atualização em Língua Portuguesa. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Capacitação).

COSTA, C. M. A. . Curso de Extensão em Regulação, Controle e Avaliação do SUS - RCA/SUS. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Extensão na UnB).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2015

    Tecnologias no ensino: instrumento para a consolidação e avaliação de melhoria no ensino a distância em saúde na UnB., Descrição: Considerando que estamos na fase intermediária de implantação do novo currículo, esta proposta vem reforçar nosso compromisso o novo projeto pedagógico e fortalecerá contribuindo com as experiências bem sucedidas desde 2002 na área do ensino a distância no ENF e na FS, ampliando o acesso de alunos a grade curricular em implantação, contribuindo para melhorias da qualidade do ensino na enfermagem, oportunizando aos alunos estratégias de aprendizagem que contribuam também redução de reprovação, desistência ou permanência no fluxo por falta de acesso. Atualmente o LEPS - ENF oferece em lista de oferta uma disciplina Tópicos Avançados em Promoção da Saúde 1, 4 créditos, cód. 177218, na modalidade a distância desde sua criação, cuja demanda por lista de oferta oscila entre 400 a 1000 alunos, ficando uma demanda reprimida de mais de 70% devido a problemas destacados neste item. Incluem-se nesta mesma situação as disciplinas Promoção da Saúde 2 (ênfase a Metodologia da Pesquisa em PS) e Promoção da Saúde 3 (Controle Social em Saúde) ofertada pelo NESPROM CEAM ENF cuja demanda reprimida deparam-se com o mesmo quadro de oferta pelos mesmos problemas logísticos, pedagógicos estruturais. Destacamos que não nos faltam disponibilidade, interesse e vontade político pedagógica em ofertar, mas a superação desses obstáculos são condições imprescindíveis para a oferta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cássio Murilo Alves Costa - Integrante / alves - Coordenador.

  • 2012 - 2015

    Cuidado, conforto e qualidade de vida com adolescentes, idosos e familiares internados a domicilio: estratégia de gestão de serviços, educação e promoção da saúde., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Cássio Murilo Alves Costa - Integrante / alves - Coordenador.

  • 2012 - 2015

    Limites e possibilidades do programa de internação domiciliar desocupar leitos hospitalares ocupados por portadores de doenças crônico degenerativas na comunidade do Parano DF, Descrição: Este estudo busca caracterizar a população de portadores de doenças crônico-degenerativas que estão com internação domiciliar ou hospitalar, com vistas em avaliar os resultados e impactos das ações de saúde já realizadas pelo Programa de Internação Domiciliar, efetivado pelo Nucleo Regional de Atenção Domiciliar - NRAD na comunidade do Paranoá, que promoveram desocupação de leitos hospitalares ocupados por esta população ho Hospital Regional do Paranoá e investigar o potencial de des-hospitalização desta estratégia de serviço de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Cássio Murilo Alves Costa - Integrante / alves - Coordenador.

  • 2006 - Atual

    Núcleo de Estudos em Educação, Promoção em Saúde e Projetos Inclusivos - NESPROM, Descrição: Desde sua criação em 1992 que o NESPROM da UnB tem contribuído com ações concretas, tanto no ensino, na pesquisa, como na extensão universitária, buscando para isto produzir conhecimento em diferentes níveis da formação acadêmico-institucional. A produção de nossa equipe tem resultado em: 1) Ampliação das parcerias entre o serviço, a comunidade e a universidade, exemplificando estes vínculos atualmente contamos como parceiros: Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua - MNMR; o Instituto Educar; a Fundação Sara Nossa Terra; a Secretaria da Solidariedade do GDF; o Grupo Local de Saúde da Vila Planalto no DF; o Centro de Orientação Sócio Educativa - COSE - DF; a Fundação Hospitalar do Distrito Federal e a Fundação Educacional do Distrito Federal; HFAB/HFA, entre outros. 2) Produção de 15 dissertações de mestrado, sendo uma em educação - CEUB; e uma em ciências da saúde - UnB; 04 teses de doutorado, uma em CiÊncias da Vida - UnB e outra, em Enfermagem - UFSC, 02 especializações lato senso em Avaliação Institucional na UnB; 3) Inúmeros artigos científicos publicados em periódicos indexados no Brasil e internacionais; 4) Participação em inúmeras Banca Examinadoras e de Seleção de Candidatos a cursos de PG na UnB; 5) Paricipação efetiva em Comissões, Grupos de Trabalho e Reuniões Científicas na área temática do NESPROM; 6) Excelência em EAD Prêmio ABED 2007 recebido em Congresso Internacional; 7) Oferta de Cursos de Extensão Universitária em nível de Atualização e Aperfeiçoamento na área de Adolescência e Família; 8)Membro da Sigma Theta Thau International; 9) Projetos de Pesquisa financiando pelo CNPq, DPP e DEX-UnB; FAPDF 2005-2007. 10) Seus líderes foram aprovados em Seleção Publica para PROFESSORES TITULARES da Universidade de Brasília em 2005.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cássio Murilo Alves Costa - Integrante / alves - Coordenador.

Prêmios

2015

Medalha Militar e Passador de Ouro, Exército Brasileiro.

2014

Ordem do Mérito no Grau Oficial, Exército Brasileiro.

2012

Honra ao Mérito Pesquisador Colaborador, NESPROM/CEAM (Universidade de Brasília - UNB).

2008

Ordem do Mérito no Grau Cavaleiro, Exército Brasileiro.

2008

Ordem do Mérito no Grau Bons Serviços, Ministério Público Militar.

2005

Medalha da MINUSTAH (Missão de Paz no Haiti), Organização das Nações Unidas (ONU).

2002

Medalha do Pacificador, Exército Brasileiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Colégio Militar de Brasília, Comando do Exército Brasileiro. , Quadra SGAN 902/904, Asa Norte, 70790020 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 34241016, Ramal: 1016

Experiência profissional

2018 - Atual

Colégio Militar de Brasilia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Classe D III, Nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), nomeado, em caráter efetivo, Classe "D III", Nível "1". Em 2019, exerceu a função de Coordenador de Tecnologia da Informação no Colégio Militar de Brasília (CMB), empreendeu estudos, planejamento e efetivou o projeto do novo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), utilizando a Plataforma MOODLE, customizando o tema MOOVE, o formato de coortes, integração ao sistema de gestão educacional (SGE), formação de multiplicadores e demais designs instrucionais. Atualmente é Administrador do Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE no Colégio Militar de Brasília (AVA/CMB).

2016 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 20

2003 - 2005

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Aluno de graduação, Enquadramento Funcional: Monitor de disciplina, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitor de Disciplina de Graduação.

Atividades

  • 08/2016

    Ensino, Abi - Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Promoção da Saúde 3

  • 01/2006 - 12/2015

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados em Promoção da Saúde 1

  • 01/2003 - 12/2005

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Avançados em Promoção da Saúde 1

2009 - Atual

Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Voluntário e Pesquisador Colaborador Júnior, vinculado ao Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde (NESPROM) do Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UNB).

2014 - 2016

Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Projeto, Carga horária: 20

Outras informações:
Gerente do Projeto de Desenvolvimento de Tecnologias Aplicadas a Modalidade EAD visando: ?Atualização a Distância em Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde?. Parceria entre Universidade de Brasília (unB), Organização Pan Americana da Saúde (OPAS/OMS) e Agência Nacional de Vigilancia Sanitária (ANVISA/MS).

2008 - 2008

Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pós-Graduado, Carga horária: 180

Outras informações:
Tutor do Curso de Extensão Aperfeiçoamento de Gerontologia, ofertado pelo Núcleo de Educação e Promoção da Saúde (NESPROM) do Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UNB).

2009 - Atual

Centro de Estudos Avançados e Muldisciplinares

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador Júnior, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisador Colaborador Júnior vinculado ao Centro de Estudos Avançados e Multiciplinares (CEAM/UnB), termo de credeciamento assinado no Decanato de Gestão de Pessoas.

2007 - 2009

Centro de Estudos Avançados e Muldisciplinares

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor tutor, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2007 - 06/2009

    Ensino, Gestão de Sistema e Serviços de Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Marketing Social, Movimentos Sociais e Cidadania, Planejamento e Gestão em Saúde, Epidemiologia, Metodologia Científica Básica, Oficinas de Projetos e Pesquisas, Didática do Ensino Superior, Organização do Sistema de Saúde Brasileiro, Gestão do SUS nas Diferentes Esferas do Governo, Financiamento do Setor Saúde, Gestão do Trabalho em Saúde, Tópicos Especiais em Economia da Saúde, Gestão dos Serviços de Saúde, Tendências Gerenciais Futuras, Gestão da Tecnologia da Informação, Administração Orçamentária

2017 - 2018

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Classe D I, Nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Tocantins (Campus Gurupi/TO), nomeado, em caráter efetivo, Classe "D I", Nível "1". Disciplinas ministradas: Administração Rural, Administração Aplicada ao Agronegócio, Marketing e Comunicação, Empreendedorismo e Plano de Negócios e Marketing Aplicado ao Agronegócio. Desempenhou a Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública e a Coordenação do Curso Técnico Subsequente em Agronegócio.

1985 - 2015

Ministério da Defesa / Exército Brasileiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Militar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Exerceu funções nas seguintes áreas: Gestão de Pessoas, Logística, Tecnologia das Informações e Comunicações, Operações e Instrução Militar. Em 2012 exerceu o cargo de Gerente de Projeto na elaboração e implantação do Portal do Preparo, plataforma virtual baseada no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE, coordenada pela Divisão de Acompanhamento Doutrinário da 1ª Subchefia do Comando de Operações Terrestres. Escopo do Projeto facilitar, integrar e compartilhar trabalhos/ informações colaborativas na modalidade a distância (EAD) entre todos os militares do Exército Brasileiro envolvidos em ações ou eventos de preparo e instrução da Força Terrestre (FT).

2007 - Atual

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico/UnB

Vínculo: Empreendedor, Enquadramento Funcional: Sócio-fundador e Coordenador de EAD, Carga horária: 8

Outras informações:
Sócio-fundador, Desenhista Instrucional e Coordenador Pedagógico da Empresa Mais E-duc Solução em Educação a Distância Ltda, graduada pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnólogico (CDT) da Universidade de Brasília (UNB).

2011 - 2011

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico/UnB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor-Tutor do Curso de Gestão Empreendedora, promovido pelo CDT/UnB.

2011 - 2011

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico/UnB

Vínculo: Estudantre de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Aluno Especial de Mestrado, Carga horária: 60

Outras informações:
Aluno Especial de Mestrado na Disciplina Empreendedorismo e Inovação, realizada pelo CDT/SEBRAE.

2011 - 2012

Universidade Aberta do Brasil - Pólo Região Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor-Supervisor Curso de Administração, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor-Supervisor do Curso de Administração UAB - Polo UnB Região Norte na Disciplina Elaboração e Administração de Projetos.

2011 - 2011

Universidade Aberta do Brasil - Polo UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor-Supervisor Curso de Administração, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor-Supervisor do Curso de Administração UAB - Polo UnB DF na Disciplina Elaboração e Administração de Projetos.

2010 - 2010

Universidade Aberta do Brasil - Polo UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor-Tutor do Curso de Administração EAD, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor-Tutor da Disciplina de Graduação de Administração: Tecnologia e Inovação.

2010 - 2010

Universidade Aberta do Brasil - Polo UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor-Tutor do Curso de Administração EAD, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor-Tutor da Disciplina de Graduação de Administração: Empreendedorismo.

2009 - 2010

Universidade Aberta do Brasil - Polo UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor-Tutor do Curso de Administração EAD, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor-Tutor da Disciplina de Graduação de Administração: Elaboração e Administração de Projetos.