Natália Soares Figueiredo

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário UNA (2008). Mestre em Agronegócios pela Universidade de Brasília (2013). Professora de curso de graduação integrante do Núcleo Docente Estruturante do curso de Nutrição. Com experiência na área de alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciência dos alimentos, nutrição humana, tecnologia de alimentos, planejamento e gestão de unidade de alimentação e nutrição e elaboração de projetos interdisciplinares e projetos de extensão. Preceptora e responsável técnica da clínica escola da UNA Contagem. Com 14 anos de experiência, atuou como coordenadora da qualidade - Verdemar Supermercado e Padaria Ltda e gestora de unidade de alimentação e nutrição na Sodexo. Engajada em projetos de inovação do grupo Anima Educação tendo participado de capacitações com diversas metodologias ativas. Entre as disciplinas lecionadas está o Projeto de extensão NUPOV que orienta com objetivo de ações no combate à insegurança alimentar e à fome. Projetos sequenciais para a prática da Nutrição abordando a criação de material para educação em saúde, desenvolvimento de novos produtos, análise sensorial de alimentos, desenvolvimento de plano de negócios e avaliação/educação nutricional na comunidade. Capacitação em metodologias como design thinking, peer instruction, team based learning, entre outras.

Informações coletadas do Lattes em 29/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Agronegócios

2011 - 2013

Universidade de Brasília, UnB
Título: DA PRODUÇÃO AO CONSUMO: ESTUDO SOBRE A COMERCIALIZAÇÃO DO QUEIJO CANASTRA DO MERCADO CENTRAL DE BELO HORIZONTE E SUA RELAÇÃO COM A SEGURANÇA ALIMENTAR, Ano de Obtenção: 2013
Jean Louis Le Guerroue.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Nutrição

2005 - 2008

Centro Universitário UNA
Título: Índice Glicêmico e Fatores que o Influenciam
Orientador: Eric Liberato Gregório
Bolsista do(a): Governo, PROUNI, Brasil.

Formação complementar

2021 - 2021

Programa de Formação Docente. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário UNA, UNA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Higiene e segurança alimentar.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População.

Participação em eventos

4º Nutri Gerais. Diferenças nos parâmetros OMS e curva de peso adaptada para classificação nutricional de crianças de 0 a 13 anos e sua repercussão social no combate a desnutrição infantil. 2008. (Congresso).

IV Congresso Mineiro de Epidemiologia e Saúde Pública. Diferenças nos parâmetros OMS e curva de peso adaptada para classificação nutricional de crianças de 0 a 13 anos e sua repercussão social no combate a desnutrição infantil. 2008. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Natália Soares Figueiredo

FIGUEIREDO, N. S.; Le Guerroué, Jean-Louis. OS PRODUTOS ARTESANAIS TRADICIONAIS VISTOS COMO ATRIBUTO DE QUALIDADE E VETOR DE IDENTIDADE REGIONAL: CASO DO QUEIJO MINAS ARTESANAL. 2013. Dissertação (Mestrado em Agronegócios) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rômulo Guilherme da Paula Santos

GREGORIO, E. L.;FIGUEIREDO, N. S.; BARROS, E.. Principais Suplementos Alimentares Utilizados Por Frequentadores de Academia no Brasil: Revisão Integrativa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Larissa Stefane, Raryanne Azevedo, Reginaldo Pereira

FIGUEIREDO, N. S.. ANÁLISE NUTRICIONAL DE PAPINHAS INDUSTRIALIZADAS E COMPARATIVO COM PAPINHA ARTESANAL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário UNA.

Aluno: Vanessa Silvério Alcântara Rodrigues e Marciene Maria Alves

FIGUEIREDO, N. S.; SILVA, W. L.. APLICAÇÃO DO (MASP) MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Centro Universitário de Belo Horizonte.

Produções bibliográficas

  • CAMOS, L. ; SOUSA, D. ; BARROS, S. ; DELVIVO, F. ; FIGUEIREDO, N. S. . BROWNIE PROBIÓTICO DE BANANA COM PSYLLIUM. In: I Seminário de Alimentos e Sociobiodiversidade ISAS ON 2021, 2021, Curitiba. ANAIS DO I SEMINÁRIO DE ALIMENTOS E SOCIOBIODIVERSIDADE I SAS ON, 2021.

  • FIGUEIREDO, N. S. . O Nutricionista Como Auditor de Qualidade de Alimentos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FIGUEIREDO, N. S. . Qualidade Microbiológica do Queijo Minas Artesanal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FIGUEIREDO, N. S. ; DREWS, J. R. P. ; FERRARA, M. C. S. ; GREGORIO, E. L. ; LOPES, D. C. ; MELO, E. J. ; SANTIAGO, M. C. ; TARABAL, L. M. . Diferenças nos parâmetros OMS e curva de peso adaptada para classificação nutricional de crianças de 0 a 13 anos e sua repercussão social no combate a desnutrição infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FIGUEIREDO, N. S. ; SANTIAGO, M. C. ; GREGORIO, E. L. ; LOPES, D. C. ; MELO, E. J. ; DREWS, J. R. P. ; TARABAL, L. M. . Diferenças nos parâmetros OMS e curva de peso adaptada para classificação nutricional de crianças de 0 a 13 anos e sua repercussão social no combate a desnutrição infantil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2020

    UMA BUSCA PELA QUALIDADE: AS ADVERSDADES ENCONTRADAS NO RECEBIMENTO DE MERCADORIAS EM UAN?S, Descrição: Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo de revisão bibliográfica, afim de analisarmos as condições higiênico-sanitárias de recebimento de mercadorias em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) encontradas pelos autores dos artigos selecionados, e identificar as falhas que ocorrem em todo o processo, para verificarmos se as leis, portarias e recomendações do ministério da saúde são seguidas de maneira correta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Natália Soares Figueiredo - Coordenador.

  • 2020 - 2020

    Avaliação e Aferição de Temperatura na Distribuição de Alimentos no Horário de Almoço de um Restaurante Comercial em Contagem., Descrição: Diante do cenário atual e visando atender as necessidades das pessoas de se alimentarem de forma segura e prática, desenvolvemos uma pesquisa para avaliarmos a temperatura na distribuição dos alimentos em restaurantes comerciais. O estudo tem como objetivo identificar falhas no processo de aferição de temperatura na distribuição de alimentos. Foi utilizado um termômetro digital com faixa entre -20◦ a 100◦C para a aferição, esta realizada próximo ao seu encerramento, às 13h 30min. Os resultados desta pesquisa mostraram algumas inconformidades da temperatura dos alimentos durante sua distribuição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Natália Soares Figueiredo - Coordenador.

  • 2020 - 2020

    ESTUDO DAS PRINCIPAIS NÃO CONFORMIDADES RELACIONADAS À HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS DE MANIPULADORES DE ALIMENTOS EM UAN?S, Descrição: O presente trabalho tem por objetivo principal o estudo dos procedimentos aplicados e avaliados por outros pesquisadores em Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs), bem como a verificação dos processos de qualidade de cada etapa e destacar os principais erros cometidos pelos manipuladores, a fim de promover técnicas para diminuir os índices de contaminação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Natália Soares Figueiredo - Coordenador.

  • 2020 - 2020

    Modelo de Check-list específico para unidades de alimentação e nutrição escolares, Descrição: Artigo acadêmico produzido pelos alunos para obtenção de créditos na disciplina Projeto Interdisciplinar. As escolas públicas atendem alunos vulneráveis, quanto aos aspectos nutricional e socioeconômico, logo a produção de alimentos seguros e com qualidade nutricional, nesse ambiente é uma prática necessária e imprescindível. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo realizar um modelo de Checklist especifico para UAN?s escolares, auxiliando os gestores, funcionários de cada cantina e os fiscais da Vigilância Sanitária. Foi realizada uma revisão bibliográfica em diversos artigos que discursavam os aspectos higiênico sanitários em cantinas escalares e sobre a avaliação nutricional de crianças e adolescentes. Portanto, o checklist é uma forma que o manipulador de alimentos, gerência e/ou fiscalização verifique se todas as etapas foram efetuadas, garantindo a produção de alimentos seguros. Bem como, consiste em um método de bom custo benefício, fácil aplicação e bons resultados. Os pontos estabelecidos nesse Instrumento de controle, compreende desde aos aspectos higiênico sanitários até a qualidade nutricional da refeição, possuindo itens exclusivos para o ambiente de alimentação escolar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Natália Soares Figueiredo - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Centro Universitário UNA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 15

Outras informações:
Professora de curso de graduação integrante do Núcleo Docente Estruturante do curso de Nutrição. Com experiência na área de alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: - Nutrição em Saúde Coletiva; - Técnicas Dietéticas e Gastronomia; - Planejamento e Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição; - Tecnologia de Alimentos e Análise Sensorial; - Nutrição, Saúde e Doença nas Fases da Vida; - Projetos de Extensão; - Projeto Interdisciplinar. Engajada em projetos de inovação do grupo Anima Educação tendo participado de capacitações com diversas metodologias ativas. Entre as disciplinas lecionadas está o Projeto Interdisciplinar que orienta projetos sequenciais para a prática da Nutrição abordando a criação de material para educação em saúde, desenvolvimento de novos produtos, análise sensorial de alimentos, desenvolvimento de plano de negócios e avaliação/educação nutricional na comunidade. Preceptora de estágio na Clínica Escola da Una Campus Contagem. Capacitação em metodologias como design thinking, peer instruction, team based learning, entre outras.

2019 - 2020

Sodexo Pass do Brasil Serviços e Comércio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Unidade de Alimentação e Nutrição, Carga horária: 44

Outras informações:
Supervisionar o processo e finalização de todos os serviços de sua unidade, garantindo excelência no atendimento ao cliente, sempre em conformidade com o contratado. Analisar e acompanhar o conjunto dos resultados qualitativos e quantitativos de seu perímetro com o objetivo de otimizar o funcionamento da unidade de negócio, sendo capaz de traçar planos de ação, desenvolver estratégias, criar e inovar em ações que otimizem resultados da unidade e o atendimento ao cliente. Ser responsável pelo planejamento e criação anual do budget de sua unidade e garantir que ao longo do ano ele seja atingido e, inclusive, melhorado. Realizar toda a gestão da equipe de colaboradores aplicando e respeitando os processos e políticas de Recursos Humanos em sua unidade, realizando o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores, desenvolvendo processo de integração dos mesmos, realizando direcionamento correto das atividades diárias, estabelecendo comunicação clara e de mão dupla, promovendo a capacitação técnica e comportamental de seus colaboradores, inclusive em termos de saúde e segurança, no intuito de manter a equipe engajada, atualizada e sempre produtiva. Ser capaz de analisar, interpretar e criar planos de ação sobre indicadores de RH da unidade (taxa de rotatividade, hora-extra, absenteísmo, produtividade, etc.) Garantir lançamentos mensais na folha de pagamento e demais procedimentos de administração de pessoal dos colaboradores da unidade Ser capaz de analisar o estoque, planejar consumo e elaborar pedidos de compra de insumos para a unidade em busca sempre da ótima utilização do estoque, evitando desperdícios, fugas etc. Analisar custos diários, lançamento de kanban, NES (nota de entrega de serviço), emissão e análise de relatórios gerenciais/financeiros de sua unidade. Garantir implantação de processos e aplicação de checklists de segurança alimentar e segurança do trabalho e auditorias sempre com o objetivo de atingir zero acidentes e DTAs.

2013 - 2018

Verdemar Supermercado e Padaria Ltda.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Qualidade, Carga horária: 44

Outras informações:
- Responsável técnica do departamento de qualidade e segurança alimentar (inspeção de mercadorias perecíveis no recebimento, acompanhamento de órgãos fiscalizadores na unidade, aplicação de check list de boas práticas de fabricação, realização de treinamentos periódicos dos manipuladores de alimentos em boas práticas de fabricação, aferição e controles de temperaturas dos equipamentos da loja, acompanhamento diário dos setores de produção de alimentos ? no que diz respeito a aplicação das boas práticas e controle de higiene -, solicitação e acompanhamento das pendências de manutenção estruturais e de equipamentos, monitoramento do controle integrado de pragas, análise sensorial e microbiológica dos produtos, desenvolvimento de novos produtos, estudos e acompanhamento de shelf-life de produtos e matérias-primas, monitoramento e acompanhamento da distribuição de produtos de limpeza para os setores de produção de alimentos. - Responsável técnica pela avaliação e conferência de rotulagem de alimentos e formulação das etiquetas de tradução dos produtos importados.

2009 - 2011

Puras do Brasil Sociedade Anônima

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente, Administradora, Carga horária: 44

Outras informações:
Sou gerente de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), ou seja de um restaurante industrial e dentre minhas responsabilidades estão: Controle e monitoramento de preparo de refeições; Planejamento de estoque, desde compra, controle e inventário; Controle de gestão de pessoas da equipe do restaurante; Responsável técnica pela segurança alimentar; Controle de gastos, bem como dos lucros do restaurante.