Juliana Chaves Costa Pinotti
Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem pela UFSC (início - 2022). Graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2011). Mestre em enfermagem pela UFSC (2016) na linha da Promoção da Saúde. Especialista em Saúde da Família/Atenção Básica em nível de residência multiprofissional pela UNIVALI (2017). Membro do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Enfermagem, Quotidiano, Imaginário, Saúde e Família de Santa Catarina - NUPEQUIS-FAM-SC PEN UFSC desde 2008.
Docente e supervisora da Unidade Curricular Interação em Saúde na Comunidade (IESC) do Curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário de Brusque - Unifebe.
Informações coletadas do Lattes em 10/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Enfermagem
2022 - Atual
Universidade Federal de Santa Catarina
Orientador: Rosane Gonçalves Nitscke
Mestrado em Enfermagem
2014 - 2016
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O imaginário da promoção da saúde no quotidiano das famílias no contexto da atenção primária
, Ano de Obtenção: 2016.Rosane Gonçalves Nitschke.Grande área: Ciências da Saúde
Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em ENSINO A DISTÂNCIA: DOCÊNCIA E TUTORIA
2017 - 2018
Centro Universitário Avantis
Título: Relatório da Prática Pedagógica
Especialização em Residência multiprofissional em saúde da família / Atenção Básica
2015 - 2017
Universidade do Vale do Itajaí
Título: Rede de Atenção à Saúde Materno - Infantil: Limites e Possibilidades da Estratégia de Saúde da Família.
Orientador: Gladys Brodersen
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.
Graduação em Enfermagem
2008 - 2011
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Análise dos óbitos infantis evitáveis em Florianópolis e a percepção dos profissionais de saúde no seu quotidiano: contribuição da enfermagem
Orientador: Jussara Gue Martini
Formação complementar
2023 - 2023
Direitos Humanos e Saúde de Mulheres e Meninas. (Carga horária: 8h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2023 - 2023
Direitos Humanos e Saúde de Mulheres e Meninas. (Carga horária: 6h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2019 - 2019
Formação Docente: Felicidade, Criatividade e Inovação. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário Avantis, UNIAVAN, Brasil.
2019 - 2019
Disciplina Isolada Pós Graduação. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Inglês. (Carga horária: 80h). , Kaplan International Colleges, KIC, Estados Unidos.
2017 - 2017
Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa - Módulo I. (Carga horária: 55h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Introdução ao Acolhimento. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Classificação de Risco. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Núcleo de Apoio à Saúde da Família. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Eventos Agudos em Situações Crônicas de Saúde. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
La Salud Pública en Cuba. (Carga horária: 80h). , Escuela Nacional de Salud Pública, ENSPCUBA, Cuba.
2015 - 2015
PolíticaNacionaldeSaúde Integral Lésbicas,Gays,Bissexuais,Travestis e Trans. (Carga horária: 45h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2013 - 2013
PROFESSOR UNIMED - Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 4h). , UNIMED GRANDE FLORIANOPOLIS, UNIMED, Brasil.
2013 - 2013
Inglês. (Carga horária: 60h). , Escola de Inglês British and American, BA, Brasil.
2013 - 2013
DISCIPLINA ISOLADA PÓS-GRADUAÇÃO. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Atualização no Tratamento de Feridas. (Carga horária: 12h). , Educação Continuada Unimed, UNIMED, Brasil.
2012 - 2012
ABC do Câncer - Abordagens Básicas para o Controle. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.
2012 - 2012
21ºCurso de Qualificação em Educação em Diabetes. (Carga horária: 40h). , Sociedade Brasileira de Diabates, SBD, Brasil.
2011 - 2011
Cursos de Sistemas de Informação em Saúde-SIISCOLO. (Carga horária: 12h). , Secretaria de Estado da Saúde de Santa Satarina, SES - SC, Brasil.
2010 - 2010
Reiki. (Carga horária: 20h). , Usui Shiki Ryoho, REIKI, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação Base de dados na Área da Saúde. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Vacinas. (Carga horária: 5h). , Hospital Infantil Joana de Gusmão, HI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde da Família e Comunidade.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Atenção Primária à Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Saúde Coletiva.
Organização de eventos
COSTA, J. C. . III Seminário de Medicina da Família e Comunidade. 2024. (Outro).
COSTA, J. C. . II Seminário de Medicina da Família e Comunidade. 2023. (Outro).
COSTA, J. C. . Conferência Municipal de Itajaí. 2015. (Outro).
Rosane Gonçalves Nitschke ; MICHELIN, S. R. ; ANA MARIA FARIAS DA SILVA ; COSTA, J. C. . 13ª SEPEX/UFSC - Um Caminho para ser saudável no quotidiano: adicionando felicidade para promover a saúde das pessoas, famílias e comunidade!. 2015. (Outro).
Rosane Gonçalves Nitschke ; COSTA, J. C. ; MICHELIN, S. R. . Conferência : ?A Emergência de Valores Pós-Moderno". 2014. (Outro).
COSTA, J. C. . Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2010. (Congresso).
Carraro, C. G ; COSTA, J. C. . Encontro Catarinense dos Estudantes de Enfermagem - ECAEEnf. 2010. (Outro).
COSTA, J. C. . I CONGRESSO CATARINENSE DE ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA. 2008. (Congresso).
Participação em eventos
1ª Congresso Brasileiro de Enfermagem de Família e Comunidade. RELATO DE PRECEPTORIA NO COTIDIANO DA APS. 2024. (Congresso).
61º Congresso Brasileiro de Educação Médica. RELATO DE UM GRUPO DE TRABALHO SOBRE O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA. 2023. (Congresso).
I Fórum Internacional de Pesquisa e Inovação na Atenção à Saúde Materno Infantil?ntil. 2023. (Outra).
II Seminário de Medicina da Família e Comunidade.Organização do processo de trabalho no acompanhamento da puericultura em uma unidade básica de saúde. 2023. (Seminário).
1º Congresso Internacional Prosalud-UCSC, por uma promocionion de la salud integral sin fronteiras. 2022. (Congresso).
60º Congressi Brasileiro de Educação Médica.. 2022. (Congresso).
III Congresso Internacional da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde. Promoção da Saúde na perspectiva salutogênica em tempo de covid 19. 2022. (Congresso).
II SULPICS - II Encontro da Região Sul das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. 2022. (Encontro).
7º Congresso Iberoamericano de Medicina de Familiar e 16º Congresso Brasileiro (CIMF/CBMFC 2021). 2021. (Congresso).
Abordagem Comunitária. 2021. (Outra).
II Capacitação em Vigilância de Óbito: Critérios de Evitabilidade. 2019. (Outra).
IV Congresso Catarinense de Aleitamento. 2019. (Congresso).
21ª. Plenária Nacional dos Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Populares. 2018. (Encontro).
I Mostra Saúde é Meu Lugar/EFOS.Relato de Experiência. 2018. (Outra).
Oficina Estadual sobre o Novo Sistema de Gestão das Condicionalidades da Saúde do Programa Bolsa Família. 2018. (Oficina).
Congresso Internacional de Políticas Públicas. Rede de Atenção à Saúde Materno - Infantil: Limites e Possibilidades da Estratégia de Saúde da Família.. 2017. (Congresso).
II Simpósio Internacional de Promoção da Saúde.O Bem Estar no Quotidiano da Promoção da Saúde do Itajaí Ativo. 2017. (Simpósio).
I Congresso Nacional de Microcefalia. 2016. (Congresso).
III Congresso Catarinense de Saúde Coletiva e I Seminário de Bioética e Saúde Coletiva. Refletindo na prática: o uso de metodologias ativas como ferramentas de ensino aprendizagem na saúde coletiva?. 2016. (Congresso).
Minicurso Classificação de Risco. 2016. (Outra).
O Papel da Atenção Básica na Prevenção e Diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis. 2016. (Outra).
13ª SEPEX-Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.Um Caminho para ser saudável no quotidiano: adicionando felicidade para promover a saúde das pessoas, famílias e comunidade!. 2015. (Outra).
76ª Semana Brasileira de Enfermagem. 2015. (Outra).
Conferência Municipal de Saúde de Itajaí. 2015. (Outra).
Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. PROJETO NINHO: CRIANDO UM ESPAÇO PARA CUIDAR TRANSDISCIPLINARMENTE DA SAÚDE DOS TRABALHADORES E SUAS FAMÍLIAS.. 2015. (Congresso).
III Semana Integrada do CCS. 2015. (Outra).
I Simpósio Internacional de Promoção da Saúde. 2015. (Simpósio).
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE.O processo de Inserção da Enfermagem na Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Família/Atenção Básica no município de Itajaí: Relato de Experiência. 2015. (Simpósio).
Projeto Ninho: vivências com os acompanhantes no ambiente hospitalar rar. 2015. (Outra).
V Encontro Nacional de Residências em Saúde: o desafio da interdisciplinaridade e a contribuição da Residência para a (re)afirmação do SIS. 2015. (Encontro).
75 Semana Brasileira de Enfermagem. 2014. (Outra).
Evento Comemorativo aos 20 anos do NUPEQUISFAM-SC, EncontrosQuotidianos em Saúde. 2014. (Outra).
XIV Colóquio Panamericano de Investigación en Enfermería. 2014. (Congresso).
21ª Edição do Curso de Qualificação de Profissionais de Saúde em Diabetes. 2012. (Outra).
O futuro da saúde: tecnologia ou humanização?. 2012. (Outra).
1ª Jornada acadêmica de Pediatria. 2011. (Seminário).
Curso de Sistemas de Informação em Sáude - SISCOLO/SISMAMA. 2011. (Outra).
Seminário Acadêmico de Trabalhos de Conclusão de Cursode Graduação em Enfermagem da UFSC do semestre de 2011,2.Análise dos Óbitos Infantis Evitáveis em Floriaópolis e a percepção dos Profissionais de Saúde no seu Quotidiano: contribuição da Enfermagem. 2011. (Seminário).
Congresso Brasileiro de Enfermagem. Imaginário, Quotidiano e Saúde: promovendo o ser saudável através de monstros quotidianos.. 2010. (Congresso).
Fazendo gênero 9 - diásporas, diversidade, deslocamentos. 2010. (Seminário).
II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão em Enfermagem - SEPEEnf.UMA PAUSA PARA SER SAUDÁVEL. 2010. (Seminário).
II Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão em Enfermagem - II SEPEEnf. 2010. (Seminário).
Seminário de Sociologia da Saúde e Ecologia Humana. 2010. (Seminário).
III Semana Acadêmica de Enfermagem - SAEnf. 2009. (Outra).
I Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão em Enfermagem. 2009. (Seminário).
I CONGRESSO CATARINENSE DE ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA. 2008. (Congresso).
II Pesquisa de Prevalência do Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. 2008. (Outra).
"Conversando sobre Anticoncepção de Emergência na Adolescência". 2007. (Oficina).
2º Encontro Catarinense sobre Doença de Parkinson. 2007. (Encontro).
A dinâmica de Cuidar. 2007. (Outra).
Curso de Vacinas. 2007. (Outra).
Viver Melhor. 2007. (Outra).
Participação em bancas
Rosane Gonçalves Nitschke; MICHELIN, S. R.;COSTA, J. C.; VICENTE, C.; ESPINDOLA, S.. Seleção para bolsista PIBIC do NUPEQUISFAM-SC. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.
Orientou
A PERCEPÇÃO DA MULHER SOBRE O EXAME CITOPATOLÓGICO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITARIO AVANTIS; (Orientador);
QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE BRUSQUE/SC: efeitos da pandemia do covid-19; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Centro Universitário de Brusque; (Orientador);
O PAPEL DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA COM OS RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITARIO AVANTIS; Orientador: Juliana Chaves Costa Pinotti;
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Promoção da vacina contra o sarampo de uma população do município de Tijucas (SC); 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - CENTRO UNIVERSITARIO AVANTIS; Orientador: Juliana Chaves Costa Pinotti;
Produções bibliográficas
-
REISER, MILENE NEGRI ; PINOTTI, JULIANA CHAVES COSTA . Cuidados paliativos e suas implicações na humanização da assistência em unidade de terapia intensiva. REVISTA RECIEN - REVISTA CIENTÍFICA DE ENFERMAGEM , v. 11, p. 256-267, 2021.
-
COSTA, J. C. ; NITSCHKE, R. G. ; P.F.A, Rocha ; ANDRADE, B. B. . O imaginário da promoção da saúde no quotidiano das famílias na atenção primária. Revista de Enfermagem da UFSM , v. 9, p. 1-19, 2019.
-
COSTA, J. C. ; Rosane Gonçalves Nitschke ; THOLL, A. D. ; HENCKEMAIER, L. ; MICHELIN, S. R. ; Silva, A.M . Imaginário da Promoção da Saúde da Família: olhar do familiar no quotidiano da Atenção Primária.. CIÊNCIA, CUIDADO E SAÚDE (ONLINE) , v. 16, p. 1-8, 2017.
-
CHAVES COSTA, JULIANA ; GONÇALVES NITSCHKE, ROSANE ; DUTRA THOLL, ADRIANA ; HENCKEMAIER, LUIZITA ; MICHELIN, SAMANTA ; GUE MARTINI, JUSSARA . A promoção da saúde familial no quotidiano da atenção primária: uma revisão integrativa. RECCS. Revista do Centro de Ciências da Saúde, Universidade de Fortaleza , v. 29, p. 156-163, 2016.
-
Passos, S. S. S. ; HENCKEMAIER, L. ; COSTA, J. C. ; Pereira, A. ; Rosane Gonçalves Nitschke . DAILY CARE OF FAMILIES IN HOSPITAL: WHAT ABOUT PATIENT SAFETY?. TEXTO & CONTEXTO ENFERMAGEM , v. 25, p. 1/2980015-10, 2016.
-
NITSCHKE, R. G. ; BELLAGUARDA, M. L. R. ; THOLL, A. D. ; SILVA, A. M. ; SILVA, A. ; MENDES, D. C. ; VICENSI, M. C. ; SOUZA, E. S. ; Pinotti, J.C.C ; CACHOEIRA, N. R. . METODOLOGÍAS ACTIVAS EN LA EDUCACIÓN DE ENFERMERÍA: EXPERIENCIAS, CONTEXTOS Y CULTURALIDAD. I. ed. Brasilia: ECoS, 2025. 558p .
-
MICHELIN, S. R. ; GONÇALVES NITSCHKE, ROSANE ; k.M Silva ; COSTA, J. C. ; Laureano . O papel do enfermeiro no cotidiano da promoção da saúde do trabalhador. In: Helga Regina Bresciani. (Org.). Programa de Atualização em Enfermagem: Saúde do Adulto. 13ed.Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2018, v. 2, p. 127-154.
-
COSTA, J. C. ; Rosane Gonçalves Nitschke ; THOLL, A. D. ; HENCKEMAIER, L. ; MICHELIN, S. R. ; SOUZA, L. C. S. L. ; Jussara Gue Martini . A Enfermagem e a Promoção da Saúde Familial no contexto da Atenção Primária: uma revisão integrativa. In: Congresso Ibero Americano em Investigação Qualitativa, 2016, Porto. AtasCIAIQ2016. Porto - Portugal, 2016. v. 2.
-
MICHELIN, S. R. ; Rosane Gonçalves Nitschke ; COSTA, J. C. ; VICENTE, C. ; ESPINDOLA, S. ; ORLANDINI, R. . PEQUENAS PAUSAS, GRANDES REFORÇOS?: A ESTRATÉGIA DE (MICRO) OFICINAS DO PROJETO NINHO PARA PROMOVER A SAÚDE DO TRABALHADOR E PREVENIR O BURNOUT NO QUOTIDIANO. In: 15º Congresso de Stress da ISMA-BR, 2015, Porto Alegre. Anais 15º ISMA-BR 2015, 2015.
-
FERNANDES, G. C. M. ; SOUZA, L. C. S. L. ; Rosane Gonçalves Nitschke ; SILVA, M. R. ; COSTA, J. C. ; MICHELIN, S. R. ; THOLL, A. D. . O PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM NO QUOTIDIANO E SAÚDE ? PROCEQUIS: METODOLOGIA PARTICIATIVA. In: I Simpósio Internacional de Metodologias Participativas na Construção do Conhecimento, 2016, São Paulo. Metodologias Participativas na Educação, 2016.
-
Rosane Gonçalves Nitschke ; MICHELIN, S. R. ; FERNANDES, G. C. M. ; THOLL, A. D. ; CHAVES COSTA, JULIANA ; SOUZA, L. C. S. L. . O PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM NO QUOTIDIANO E SAÚDE -PROCEQUIS: SAE NA PRÁXIS E FORMAÇÃO DA ENFERMAGEM. In: 12º Sinaden - Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2016, Recife. 12º SINADEN, 2016. p. 336-336.
-
COSTA, J. C. ; Jussara Gue Martini ; SANTOS, M. . A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DOS ÓBITOS INFANTIS EVITÁVEIS NO SEU QUOTIDIANO. In: I Simpósio Catarinense de Promoção da Saúde, 2012, Florianópolis. A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ACERCA DOS ÓBITOS INFANTIS EVITÁVEIS NO SEU QUOTIDIANO, 2012.
-
COSTA, J. C. . Bilbiometria de Pesquisas Brasileiras em Saúde Mental. In: 21º Seminário de Iniciação Científica da UFSC, 2011, Florinópolis. Seminário IC, 2011.
-
COSTA, J. C. ; TOMAZ, D. S. ; ASSI, G. F. ; PEIXER, C. ; PEREIRA, F. O. ; DUARTE, S. . RELATO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO ACERCA DA PROMOÇÃO DO EXAME CITOPATOLÓGICO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2021, Brusque. ENPEX, 2021.
-
WAKIUCHI, J. ; ARGENTINO JUNIOR, A. ; PENA, D. A. ; FEDELI JUNIOR, A. ; Pinotti, J.C.C . UTILIZAÇÃO DO REIKI COMO PRÁTICA INTEGRATIVA EM CUIDADOS PALIATIVOS. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2021, Brusque. ENPEX, 2021.
-
SILVEIRA, M. F. A. ; SOCOLOSKI, G. F. ; COSTA, J. C. ; AGUIAR, D. ; DUARTE, S. K. M. . A ATENÇÃO PRIMÉRIA CONCEDIDA PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE FRENTE A ESCASSEZ DE PROFISSIONAIS: um relato de experiência. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2021, Brusque. ENPEX, 2021.
-
COSTA, J. C. ; Rosane Gonçalves Nitschke ; MICHELIN, S. R. ; k.M Silva ; P.F.A, Rocha . O BEM-ESTAR NO QUOTIDIANO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE DO ITAJAÍ ATIVO. In: II Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: diálogo com os determinantes sociais em diversos cenários, 2017, Florianópolis. II Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: diálogo com os determinantes sociais em diversos cenários, 2017.
-
MICHELIN, S. R. ; Rosane Gonçalves Nitschke ; CHAVES COSTA, JULIANA ; THOLL, A. D. ; HENCKEMAIER, L. ; D. D, Laureano . CRIANDO UM AMBIENTE FAVORÁVEL À SAÚDE NO QUOTIDIANO DOS TRABALHADORES DA ATENÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A REALIZAÇÃO DE MICROOFICINAS NO AMBIENTE LABORAL. In: II Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: diálogo com os determinantes sociais em diversos cenários, 2017, Florianópolis. II Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: diálogo com os determinantes sociais em diversos cenários, 2017.
-
CHAVES COSTA, JULIANA ; P.F.A, Rocha ; ROCHA, M. D. H. A. ; VIER, M. W. ; ANDRADE, B. B. . AÇÕES EDUCATIVAS SOBRE A PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL. In: II Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: diálogo com os determinantes sociais em diversos cenários, 2017, Florianópolis. II Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: diálogo com os determinantes sociais em diversos cenários, 2017.
-
Busana, J. A. ; COSTA, J. C. ; Colaço, A. ; Cypriano, C. ; Ferreira, M. L. ; HEIDEMANN, I. T. S. B. . POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE: DESAFIOS E FORTALEZAS. In: I Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: diálogo com o determinantes sociais, 2015, Florianópolis. 1° Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: diálogo com os determinantes sociais., 2015. v. 1. p. 124-124.
-
Bandeira, L. J. ; Brodersen, G. ; COSTA, J. C. ; Paula, M. R. ; PAZ, J. R. ; Schmidt, J. V. . PARTICIPAÇÃO DOS RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS NA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITAJAÍ/SC: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: I Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: diálogo com os determinantes sociais, 2015, Florianópolis. I Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: diálogo com os determinantes sociais, 2015. v. 1. p. 137-138.
-
COSTA, J. C. ; Brodersen, G. ; Leandro, J. R. ; Polidoro, J. P. ; Vasconcelos, L. ; Burg, M. A. . RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS ENFERMEIRAS NO MUNICÍPIO DE BRUSQUESC ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL. In: I Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: diálogo com os determinantes sociais, 2015, Florianópolis. I Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: diálogo com os determinantes sociais, 2015. v. 1. p. 191-191.
-
COSTA, J. C. ; Rosane Gonçalves Nitschke ; MICHELIN, S. R. ; VICENTE, C. ; ESPINDOLA, S. . PROJETO NINHO: CRIANDO UM ESPAÇO PARA CUIDAR TRANSDISCIPLINARMENTE DA SAÚDE DOS TRABALHADORES E SUAS FAMÍLIAS.. In: 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Programa - Comunicações Orais Curtas, 2015.
-
ERDTMANN, B. K. ; Becker, S.G ; COSTA, J. C. ; Jussara Gue Martini ; Storti, M.M.T ; SOUZA, K. F. K. ; Oliveira, I.C.S ; Rosane Gonçalves Nitschke . Redes de atenção a saúde mental na Infância: Construindo tecnologias para o SUS.. In: VII Jornada Internacional e V Conferencia Brasileira de Representações Sociais, 2011, Vitória. Teoria das Representações Socias 50 anos: Memórias,desafios contemporâneos e perspectivas. Vitória: GM editora, 2011. p. 222-222.
-
ANA MARIA FARIAS DA SILVA ; Becker, S.G ; Rosane Gonçalves Nitschke ; Jussara Gue Martini ; COSTA, J. C. ; CORDEIRO, E.A.K. . Imaginário, Quotidiano e Saúde: promovendo o ser saudável através de monstros quotidianos.. In: 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem: organizaçao e visibilidade profissional, 2010, Florianópolis/SC. 62 Congresso Brasileiro de enfermagem: organização e visibilidade profissional, 2010.
-
Becker, S.G ; Oliveira, I.C.S ; COSTA, J. C. ; Jussara Gue Martini ; Storti, M.M.T ; ERDTMANN, B. K. . Pesquisas em Saúde Mental na Infancia: uma bibliometria no banco de teses e dissertaçoes da CAPES. In: XI Encontro de pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas emEnfermagem Psiquiátrica, 2010, Ribeirão Preto-SP. O Contexto Histórico-Social e os cenários do cuidado em Saúde Mental na atualidade, 2010.
-
Becker, S.G ; COSTA, J. C. ; ERDTMANN, B. K. ; Jussara Gue Martini ; Oliveira, I.C.S ; Storti, M.M.T . Bibliometria de pesquisas brasileiras em Saúde Mental. In: XI Encontro de pesquisadores em Saúde Mental e Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica, 2010, Robeirão Preto-SP. O contexto histórico-social e os cenários do cuidado em saúde mental na atualidade, 2010.
-
Carraro, C. G ; COSTA, J. C. ; Rosane Gonçalves Nitschke ; Michel Silveira . Entrelaçando pesquisa-cuidado-ensino pelos fios da razão sensível. In: 9ª Semana de Pesquisa e Extensão, 2010, Florianópolis/SC. 9ª SEPEX, 2010.
-
Oliveira, I.C.S ; Becker, S.G ; COSTA, J. C. ; Jussara Gue Martini ; Storti, M.M.T ; ERDMAN, A. L. ; ERDTMANN, B. K. . Pesquisas em Saúde Mental na Infância: uma bibliometria no banco de teses e dissertaçoes da CAPES. In: 9º Congresso da Rede Unida - Saúde é contrução da vida no cotidiano: educação, trabalho e cidadania, 2010, Porto Alegre/RS. 9º Congresso da Rede Unida, 2010.
-
Oliveira, I.C.S ; Becker, S.G ; COSTA, J. C. ; ERDMAN, A. L. ; ERDTMANN, B. K. ; Jussara Gue Martini ; Storti, M.M.T . Bibliometria de pesquisas brasileiras em Saúde Mental. In: 9º Congresso da Rede Unida - Saúde é contrução da vida no cotidiano: educação, trabalho e cidadania, 2010, Porto Alegre/RS. 9º Congresso da Rede Unida, 2010.
-
Rosane Gonçalves Nitschke ; COSTA, J. C. ; Carraro, C. G ; Michel Silveira ; Juliana Vieira Fernandes ; Wosny, I. . Entrelaçando pesquisa-cuidado-ensino pelos fios da razão sensível. In: XII Colóquio Panamericano de Investigación en Enfermería, 2010, Florianópolis/SC. XII Colóquio Panamericano de Investigación en Enfermería, 2010.
-
Carraro, C. G ; COSTA, J. C. ; ANA MARIA FARIAS DA SILVA ; Jussara Gue Martini ; Rosane Gonçalves Nitschke ; Michel Silveira ; Cristiane Alves ; Nóbrega, J.F . Projeto Ninho: buscar acolher, fortalecer, preparando cada um para o seu vôo da liberdade!. In: 8ª SEPEX, 2009, Florianópolis/SC. 8ª SEPEX, 2009.
-
COSTA, J. C. ; NITSCHKE, R. G. ; SILVA, A. ; Busana, J. A. . SIGNIFICADOS DOS PROTOCOLOS DE ENFERMAGEM NO QUOTIDIANO DO ENFERMEIRO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DE FLORIANÓPOLIS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, A. ; NITSCHKE, R. G. ; THOLL, A. D. ; k.M Silva ; CHAVES COSTA, JULIANA ; BELLAGUARDA, M. L. R. . TECNOSOCIALIDADE E TRANSPANDEMIA: LIMITES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE NO QUOTIDIANO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Pinotti, J.C.C ; LANAU, C. ; PEREIRA, F. O. . RELATO DE UM GRUPO DE TRABALHO SOBRE O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Pinotti, J.C.C ; MOREIRA SO, H. ; FALBO, M. ; ALVES, R. ; BERNARDI, S. P. ; FRIZO, F. . RELATO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO MENARCA ACERCA DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DE ADOLESCENTES. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Pinotti, J.C.C ; NITSCHKE, R. G. ; THOLL, A. D. . Oficinas de dança sobre rodas na pandemia covid 19: Projeto Ninho, crianda ambientes favoráveis à saúde. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NABARRO, M. ; NITSCHKE, R. G. ; THOLL, A. D. ; Nóbrega, J.F ; COSTA, J. C. ; MENEGAT, R. ; DENISE, A. . EL COTIDIANO Y EL IMAGINARIO DE FAMILIAS DE ESCOLARES DE CHILE: PREVENCIÓN DE LA OBESIDAD INFANTIL PARA LA PROMOCIÓN DE LA SALUD. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Lima, G. S. ; COSTA, J. C. ; Nóbrega, J.F ; PEREIRA, L. H. M. ; NITSCHKE, R. G. . TECNO SOCIALIDADE E REDES SOCIAIS: UM ESTADO DA ARTE.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, T. ; ANDERSON, T. J. ; COSTA, J. C. ; GIRONDI, J. B. R. ; GUANILO, M. E. E. . GERÊNCIA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM NA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA,. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COSTA, J. C. . Relato de Experiência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAVES COSTA, JULIANA ; Schmidt, J. V. . Rede de Atenção à Saúde Materno - Infantil: Limites e Possibilidades da Estratégia de Saúde da Família.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Machado, K. S. ; ROS, M. A. ; BERNARDO, N. L. M. C. ; Barcelos, T. S. ; COSTA, J. C. ; Custódio, P. T. . Refletindo na prática: o uso de metodologias ativas como ferramentas de ensino aprendizagem na saúde coletiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, J. C. ; Olibone, S. F. H. ; Dalben, E. O. . Promovendo a saúde de adolescentes em uma escola no município de Itajaí: roda de conversa sobre sexualidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MICHELIN, S. R. ; FERNANDES, G. C. M. ; COSTA, J. C. ; SILVA, M. R. ; Rosane Gonçalves Nitschke . Projeto ninho: promovendo a saúde das famílias e dos trabalhadores por meio de uma metodologia participativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MICHELIN, S. R. ; Rosane Gonçalves Nitschke ; COSTA, J. C. ; ORLANDINI, R. ; VICENTE, C. ; ESPINDOLA, S. . 'Pequenas pausas, grandes esforços': A estratégia de (micro) oficinas do projeto ninho para promover a saúde da trabalhador e prevenir o burnout no quotidiano.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA, J. C. . O processo de Inserção da Enfermagem na Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Família/Atenção Básica no município de Itajaí: Relato de Experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COSTA, J. C. ; SANTOS, M. ; Jussara Gue Martini . Avaliação dos Óbitos Infantis Evitáveis em Florinanópolis e a Percepção dos Profissionais de Saúde no seu Quotidiano: contribuição da Enfermagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COSTA, J. C. ; Jussara Gue Martini . Bibliometria de Pesquisas Brasileiras em Saúde Mental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Rosane Gonçalves Nitschke ; Juliana Vieira Fernandes ; Michel Silveira ; COSTA, J. C. . Entrelaçando pesquisa-cuidado-ensino pelos fios da razão sensível do cotidiano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ANA MARIA FARIAS DA SILVA ; COSTA, J. C. ; Rosane Gonçalves Nitschke ; Jussara Gue Martini ; Juliana Vieira Fernandes . Projeto Ninho: buscar acolher, fortalecer, preparando cada um para o seu vôo da liberdade!. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
AGUIAR, D. A. ; CHAVES COSTA, JULIANA . Docentes e Preceptores do IESC. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
Pinotti, J.C.C . Curso de Medicina - área: IESC na Formação Continuada Docente: Curso de Medicina. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2011
REDES DE ATENÇÃO A SAÚDE MENTAL NA INFANCIA: CONSTRUINDO TECNOLOGIAS PARA O SUS, Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa que visa identificar como os serviços de atenção à saúde mental na infância se relacionam com as políticas do SUS, com referência nas políticas Nacional de Humanização e de Saúde mental e como se dá a formação das redes de atenção no âmbito dos Centros de atenção psicossocial infantil CAPSi. Locais: Centro de atenção psicossocial infantil de Florianópolis CAPSi /SC e CAPSi/Chapecó-SC. Os sujeitos envolvidos no estudo serão os profissionais que atuam nestes centros e os usuários/responsáveis destes serviços. Metodologia: Pesquisa diagnóstica e interventiva, com referencial das Representações Sociais e Quotidiano, com uso de Mixed Méthods.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Juliana Chaves Costa Pinotti - Integrante / Rosane Gonçalves Nitschke - Integrante / Jussara Gue Martini - Coordenador / Sandra Greice Becker - Integrante / Bernadete Kreutz Erdtmann - Integrante / Isabel Cristina Santos Oliveira - Integrante / Alacoque Lorenzini Erdman - Integrante / Moysés Martins Tosta Storti - Integrante / Karina Fátima Kremer de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário de Brusque. , Rua Dorval Luz - até 584/585, Santa Terezinha, 88352400 - Brusque, SC - Brasil, Telefone: (47) 32117000
Experiência profissional
2020 - Atual
Centro Universitário de BrusqueVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2021
Centro Universitário AvantisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Tutor
Atividades
-
01/2019 - 07/2021
Ensino, Curso de Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde da Família e Comunidade, Comunicação e Práticas Educativas em Enfermagem, Aprendizagem Vivencial, Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem I
-
01/2019 - 07/2021
Estágios , Uniavan.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado em Atenção Básica.
2018 - 2018
Centro Universitário AvantisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Regime Parcial
2017 - 2019
Secretaria Municipal de Saúde de Balneário CamboriúVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora de Ações Básicas, Carga horária: 40
2017 - 2017
Instituto Federal de Santa CatarinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora substituta na área de saúde e serviços.
Atua no curso técnico de enfermagem e especialização pós técnico em saúde do idoso.
Atua como decente em aulas teórico/prática, supervisão de estágio e orientação de trabalho de conclusão de curso.
2015 - 2017
Universidade do Vale do ItajaíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: RESIDENTE EM SAÚDE DA FAMÍLIA/ATENÇÃO BÁSICA, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Enfermeira de ESF no município de Itajaí SC.
2014 - 2014
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor de Educação a Distância (EAD), Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora da 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao uso de drogas - Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD-MJ) e executado pelo Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Catarina (NUTE-UFSC)
2014 - 2014
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Estágio-docência, Enquadramento Funcional: Professora do estágio-docência, Carga horária: 8
Outras informações:
Realização do estágio de docência - NFR410003 - Disciplina: INT5201 Processo de Viver Humano I - Sociedade, Ambiente e Saúde vinculado a disciplina a 1ª fase do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.
EMENTA GERAL: Participação em atividades de docência de nível médio, graduação ou pós-graduação. Experimentação de novas metodologias/tecnologias de ensino-aprendizagem. Intercâmbio interinstitucional de atividades curriculares e/ou extracurriculares. EMENTA ESPECÍFICA: Participação em atividades de ensino do Curso de Graduação em Enfermagem, junto à Disciplina ?O processo de viver humano I : SOCIEDADE , AMBIENTE E SAÚDE?, na primeira fase curricular. Envolvimento pedagógico nas atividades teórico-práticas referentes, ao conhecimento introdutório da enfermagem, enquanto curso , disciplina, profissão envolvendo a metodologia do trabalho científico, bem como o conhecimento do processo de saúde-doença e do sistema único de saúde. Desenvolvimento de práticas inovadoras e propostas de metodologias ativas que levem estudante de enfermagem, de maneira crítico-criativa, aprender a : perceber-se como cidadão inserido na sociedade, em seu processo de formação na UFSC e no Curso de Enfermagem;compreender que há diferentes formas de perceber e vivenciar o mundo, o ser humano e o processo saúde-doença; conhecer o SUS e seus princípios introduzindo-se em alguns de seus cenários; conhecer e aplicar os fundamentos da metodologia científica, reconhecendo sua importância no processo de formação profissional.
2011 - 2011
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Estágio excurricular, Enquadramento Funcional: Estagiária SMS, Carga horária: 30
Outras informações:
Estagiária Programa Saúde da Mulher/ RAIVVS pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Atividades: cadastro de sistema operacional; suporte aos servidores e aos cidadãos de Florianópolis; participar de capacitações do SISMAMA, SISCOLO e SISPRÉNATAL; prestar atendimento ao público em geral; orientar os usuários quanto a higienização e tratamento de saúde; auxiliar nos procedimentos administrativos de saúde da mulher.
2010 - 2011
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista projeto depesquisa, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica/CNPq, Carga horária: 20
2010 - 2010
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Estágio extracurricular, Enquadramento Funcional: Unidade de Emergência Pediátrica HU/UFSC, Carga horária: 20
2009 - 2009
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bosista de extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pesquisa e Extensão, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós Graduação em Enfermagem.,Linhas de pesquisa
2012 - 2014
Unimed Grande FlorianópolisVínculo: Empresa privada, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuou no Departamento de Medicina Preventiva no Programa de Gerenciamento de Crônicos com ênfase na saúde do idoso.
2014 - 2015
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SCVínculo: , Enquadramento Funcional: Orientador de Saúde, Carga horária: 20
2012 - 2013
ESCOLA TÉCNICA PRÓ SAÚDEVínculo: Professor não efetivo, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações:
Disciplina Fundamentos de Enfermagem I; Saúde Coletiva e Ética Profissional.
2012 - 2012
Ortoquality Material CirúrgicoVínculo: Enfermeira Responsável Técnica, Enquadramento Funcional: Responsável Técnica, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Juliana Chaves Costa Pinotti e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?