ADRIANA LOPES ELIAS
Enfermeira, Facilitadora de Aprendizagem Independente e pesquisadora. Cursa Doutorado em Saúde Coletiva na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui Mestrado em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (2016), Especialista em Epidemiologia de Campo - EpiSUS intermediário - Fiocruz DF, Especialista em Análise de Situação de Saúde UFG, Especialista em Processos de Aprendizagem Educacionais em Saúde pelo IEP-HSL, Especialista em Processos Educacionais na Saúde com Ênfase em Avaliação de Competência pelo IEP-HSL, Especialista em Saúde da Mulher e Educação Profissional na Área da Saúde pelo Instituto Leônidas e Maria Deane Fiocruz. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (2003). Tem experiência em Gestão em Saúde, Saúde Coletiva, Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária e Educação na Saúde, Promoção da Saúde, Monitoramento e Avaliação de Políticas Sociais e de Saúde, Regulação Assistencial e Projetos de Intervenção e Educação - Metodologias Ativas de Aprendizagem, Educação Permanente, Educação Popular em Saúde, Preceptoria no SUS , Populações Ribeirinhas e Epidemiologia do Envelhecimento.
Informações coletadas do Lattes em 05/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Saúde Pública
2022 - Atual
Universidade Federal de Santa Catarina
Orientador: Eleonora d'Órsi
Mestrado profissional em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde
2014 - 2016
iNSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA DO HOSPITAL SIRIO LIBANES
Título: APOIO INSTITUCIONAL: UMA ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE., Ano de Obtenção: 2016
Orientador: JOSÉ MAURÍCIO DE OLIVEIRA
Coorientador: EDSON MALVEZZI.
Especialização em Especialização Análise de Situação de Saúde.
2021 - 2022
Universidade Federal de Goiás
Título: Avaliação das Coberturas Vacinas contra a COVID-19, no Estado do Amazonas, na faixa etária acima de 12 anos.
Orientador: Daniel Barros
Especialização em Especialização em Epidemiologia de Campo
2021 - 2021
Fundação Oswaldo Cruz Brasília
Título: Sistema de Vigilância do Sarampo: avaliação do surto da doença em Manaus-AM, no período de 2018 a 2019.
Orientador: Daniel Barros
Especialização em Processos Educacionais na Saúde com Ênfase em Avaliação de Competência.
2017 - 2017
iNSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA DO HOSPITAL SIRIO LIBANES
Título: Facilitando Processos Educacionais em Saúde: um dialogo sobre a teoria e prática
Orientador: Mariana Bertol Leal
Bolsista do(a): Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, IEP-HSL, Brasil.
Especialização em Processos Educacionais na Saúde - Facilitação de Metodologias Ativas.
2013 - 2014
iNSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA DO HOSPITAL SIRIO LIBANES
Título: Uma Nova Perspectiva de Aprender e Reaprender.
Orientador: Aline Arcanjo
Especialização em Especialização em Saúde da Mulher
2005 - 2006
Fiocruz/ CP Leônidas&Maria Deane/AM
Título: Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento: diagnóstico situacional da maternidade Azilda da Silva Marreiro, no município de Manaus.
Orientador: MSc. Fabiane Vinente dos Santos
Especialização em Esp. em Edu. Prof. na Área de Saúde: Enfermagem
2004 - 2005
FIOCRUZ/ENSP
Título: Educação em Saúde no município do Careiro da Várzea: uma abordagem problematizadora
Orientador: MSc. Ilse Sodré da Motta
Aperfeiçoamento em Capacitação em Processos Educacionais na Saúde
2013 - 2013
iNSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA DO HOSPITAL SIRIO LIBANES
Título: Nos Caminhos da Facilitação. Ano de finalização: 2013
Orientador: Aline Arcanjo
Aperfeiçoamento em Curso de Qualificação de Gestores do SUS
2011 - 2012
Escola Nacional de Saúde Pública
Título: Avaliação do Acesso aos Serviços Especializados de Saúde em Manaus após a implatanção da Central de Regulação de Consultas e Exames de Média e Alta Complexidade.. Ano de finalização: 2012
Graduação em Enfermagem
1999 - 2003
Universidade Federal do Amazonas
Título: Projeto de implementação de treinamento em serviço em biossegurança e limpeza hospitalar para os profissionais de higienização de uma UBS no município de Manaus
Orientador: Dr. David Lopes Neto
Formação complementar
2024 - 2024
Educa VE. (Carga horária: 30h). , Beneficência Portuguesa de São Paulo, BP, Brasil.
2023 - 2023
Desenvolvimento de competências para a atenção à saúde das pessoas idosas. (Carga horária: 40h). , Organização Panamericana de Saúde, OPAS, Estados Unidos.
2020 - 2020
INTERMEDIÁRIO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE PARA GESTORES DO SUS. (Carga horária: 100h). , Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HAOC, Brasil.
2014 - 2014
TESE PRIME - INGLÊS INSTRUMENTAL. (Carga horária: 24h). , Sistemas de AvaliaçãoLinguistica, TESE PRIME, Brasil.
2014 - 2014
OFICINA REG. DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA AMBULATORIAL. (Carga horária: 8h). , CONSELHO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DO AMAZONAS, COSEMS, Brasil.
2012 - 2012
Qualificação de Gestores do SUS. (Carga horária: 180h). , Fiocruz/ENSP, FIOCRUZ/ENSP, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação em Sala de Vacina - EAD. (Carga horária: 180h). , Centro de Vigilância Epidemiológica Prof. Alexandre Vranjac - São Paulo, CVE SP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em GEOPROCESSAMENTO EM SAÚDE. (Carga horária: 100h). , INSTITUTO DE PATOLOGIA E SAUDE PUBLICA/UFG, IPTSP, Brasil.
2010 - 2010
CAPACITAÇÃO EM SALA DE VACINA E REDE DE FRIO. (Carga horária: 40h). , Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, FVS/AM, Brasil.
2007 - 2007
Formação de Multiplicadores em Saúde. (Carga horária: 40h). , Secretária Municipal de Saúde, Brasil.
2007 - 2007
Infecção do Trato Urinário/Glomerulo. (Carga horária: 1h). , Atual - Atualizações e Reciclagens, ATUAL, Brasil.
2007 - 2007
Gerenciamento do Programa DST/Aids. (Carga horária: 40h). , Fundação Alfredo da Mata, FUAM, Brasil.
2007 - 2007
Monitoramento e Avaliação de Programas de Saúde. (Carga horária: 18h). , Secretaria Municipal de Saúde, SEMSA, Brasil.
2007 - 2007
Abordagem Sindrômica das DST. (Carga horária: 40h). , Sociedade Brasileira de DST/AM, SBDST/AM, Brasil.
2007 - 2007
Atual. e Recic. de Edu. Cont. a dist. em S. Mulher. (Carga horária: 30h). , Atual - Atualizações e Reciclagens á distância, ATUAL, Brasil.
2007 - 2007
Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids. (Carga horária: 32h). , Sociedade Brasileira de DST - AM, SBDST-AM, Brasil.
2006 - 2006
Qual. diagn. e trat. malária, dengue e f. amarela. (Carga horária: 12h). , Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, CETAM, Brasil.
2006 - 2006
Proteção Encefálica ao TCE. (Carga horária: 16h). , Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, SBN*, Brasil.
2006 - 2006
Vigilância Epidemiológica DST/HIV/AIDS. (Carga horária: 40h). , Sociedade Brasileira de DST/AM, SBDST/AM, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Como Tratar Feridas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2004 - 2004
Treinamento Introdutório para Enfermeiros do PMF. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Municipal de Manaus, P/MANAUS, Brasil.
2004 - 2004
Manejo e Promoção do Aleitamento: multiplicador. (Carga horária: 18h). , Ministério da Saúde/ Secretaria de Estado da Saúde/AM, MS/SUSAM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Avaliação e Monitoramento de Programas de Saúde.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Saúde.
Organização de eventos
ELIAS, A. L. . VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS. 2019. (Outro).
ELIAS, A. L. . I CONFERÊNCIA REGIONAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE MANAUS. 2017. (Outro).
Participação em eventos
12 CONGERSSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA. INTERAÇÕES SOCIAIS E QUALIDADE DE VIDA REDUZEM O RISCO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM IDOSOS. 2024. (Congresso).
I Fórum Internacional de Gestão em Políticas de Saúde Informadas por Evidências. 2019. (Outra).
REUNIÃO DA COMISSÃO REGIONAL PARA O MONITORAMENTO E REVERIFICAÇÃO DA ELIMINAÇÃO DO SARAMPO, DA RURUBÉOLA E DA SÍNDROME DA RUBÉOLA CONGÊNITA DAS S AMÉRICAS.RESULTADO DO ENFRENTAMENTO DO SURTO DE SARAMPO NA CIDADE DE MANAUS EM 2018. 2019. (Encontro).
SEMINÁRIO NACIONAL DE ORÇAMENTO E FINANCIAMENTO DO SUS. 2019. (Seminário).
I Mostra de Pesquisa Científica da Semsa.Apoio Institucional: uma análise da implantação na Atenção Primária à Saúde.. 2018. (Outra).
I Conferência Regional de Vigilância em Saúde de Manaus e Entorno.Saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde.. 2017. (Outra).
VI Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente. Perfil Antropométrico de Crianças Menores de Cinco Anos Beneficiárias do Programa Bolsa Família e Programa de Nutrição Infantil na Cidade de Manaus.. 2015. (Congresso).
II CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 2014. (Congresso).
13ª Mostra Nacional de Experiências bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças.Implantação da testagem rápida para o diagnostico do HIV e triagem da Sífilis no pré-natal: relato de experiência no distrito de saúde norte, Manaus/Am. 2013. (Outra).
SEMINÁRIO ESTADUAL DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PARTICIPATIVA E CE CONTROLE SOCIAL NO SUS. 2011. (Seminário).
X SIMPOSIO BRASILEIRO DE VACINAS. 2010. (Simpósio).
VII CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DAS DST E AIDS. O processo de distritalização da saúde na prevenção das DST e Aids em Manaus, Amazonas, Brasil.. 2008. (Congresso).
X SIMPOSIO MUNICIPAL DST/AIDS - GESTAO LOCAL: DESAFIOS PARA O CONTROLE DAS DST NO MUNICIPIO DE MANAUS.Desafio na implementação das ações de prevenção em DST/AIDS/HIV no Distrito de Saúde Sul no município de Manaus. 2008. (Simpósio).
X SIMPOSIO MUNICIPAL DST/AIDS - GESTAO LOCAL: DESAFIOS PARA O CONTROLE DAS DST NO MUNICIPIO DE MANAUS.EXPERIENCIA DAS ACOES DE PREVENCAO DAS DST NO DISTRITO DE SAUDE SUL. 2008. (Simpósio).
I Seminário de Avaliação Anual do Programa Municipal Juventude Consciente. 2007. (Seminário).
IX Simpósio Municipal de DST e Aids. 2007. (Simpósio).
SEMINARIO MUNICIPAL DE ATENCAO AO PRE-NATAL E NASCIMENTO HUMANIZADO BASEADO EM EVIDENCIAS CIENTIFICAS. 2007. (Seminário).
XI Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana. 2007. (Congresso).
8° Simpósio Municipal de DST e Aids. 2006. (Simpósio).
I Encontro Municipal pela Luta Antimanicomial. 2006. (Encontro).
Oficinas de Atualização e Implementação de Protocolos Assistenciais na Rede Básica de Saúde da Família.Protocolo de Atendimento das Ações Programáticas da Atenção Básica à Saúde. 2006. (Oficina).
SEMINARIO DE DISTRITALIZACAO DA ZONA SUL/CENTRO SUL DE MANAUS. 2006. (Seminário).
VI Congresso da Sociedade Barasileira de DST. 2006. (Congresso).
II Encontro de CCIH da Cidade de Manaus. 2004. (Encontro).
III Encontro de Enfermagem dos Conselhos da Região Norte. 2004. (Encontro).
SEMINARIO DE INTEGRACAO AO CONTEXTO ORGANIZACIONAL. 2004. (Seminário).
53° Semana de Enfermagem do Amazonas.Monitoria no Curso de Novos Conceitos do Tratamento de Feridas. 2003. (Outra).
II Jornada de Enfermagem Pediátrica: o desafio do atendimento à criança no contexto atual. 2003. (Outra).
VI Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2003. (Congresso).
IV Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis. 2002. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2001. (Congresso).
Participação em bancas
ELIAS, A. L.; SILVA, K. L. T.. Implantação do rastreamento organizado do câncer de colo de útero em unidades de saúde de saúde de Manaus-AM.. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Pública) - Fiocruz/ CP Leônidas&Maria Deane/AM.
ELIAS, A. L.; SOUZA, M. S.; SOUZA JUNIOR, G. L.. Implantação da gestão Visual: apoio no processo decisório da Unidade de Saúde da Família do Distrito de Saúde Oeste, na cidade de Manaus.. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Pública) - Fiocruz/ CP Leônidas&Maria Deane/AM.
FERREIRA, D. S.; SILVA, I. M.;ELIAS, A. L.. . Atenção Primária à Saúde: primeiro acesso e porta de entrada aos cuidados de pré-natal de gestantes com sífilis.. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Estratégia Saúde da Família) - Universidade do Estado do Amazonas.
ELIAS, A. L.. INOVA MANAUS - HACKATHON. 2019. PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS.
Orientou
Implantação da gestão Visual: apoio no processo decisório da Unidade de Saúde da Família do Distrito de Saúde Oeste, na cidade de Manaus; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Pública) - Fiocruz/ CP Leônidas&Maria Deane/AM; Orientador: Adriana Lopes Elias;
VIGILÂNCIA EM SAÚDE: O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde - EVS) - Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; Orientador: Adriana Lopes Elias;
OS DIVERSOS OLHARES DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde - EVS) - Hospital Sírio-Libanês; Orientador: Adriana Lopes Elias;
EXERCÍCIO PARA O CONSTRANGIMENTO DA UTOPIA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde - EVS) - Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; Orientador: Adriana Lopes Elias;
UMA REFLEXÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM VIGILÂNCIA E SAÚDE ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS ATIVAS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde - EVS) - Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; Orientador: Adriana Lopes Elias;
INTEGRANDO A VIGILÂNCIA EM SAÚDE E ATENÇÃO PRIMÁRIA: VIVÊNCIAS DE NOVAS EXPERIÊNCIAS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde - EVS) - Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; Orientador: Adriana Lopes Elias;
ATENÇÃO PRIMÁRIA: O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde - EVS) - Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; Orientador: Adriana Lopes Elias;
METODOGIA ATIVA: UM RELATO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DOS PROFISSIONAIS DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MANAUS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde - EVS) - Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; Orientador: Adriana Lopes Elias;
CONSTRUINDO UM PROFISSIONAL DE EXCELÊNCIA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde - EVS) - Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; Orientador: Adriana Lopes Elias;
AJUSTANDO O OLHAR SOBRE A VIGILÂNCIA EM SAÚDE; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde - EVS) - Hospital Sírio-Libanês; Orientador: Adriana Lopes Elias;
NA REDE DO CURSO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE: COMO ENTRAMOS E COMO ESTAMOS SAINDO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde - EVS) - Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; Orientador: Adriana Lopes Elias;
VIGILÂNCIA EM SAÚDE: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARTICIPATIVA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde - EVS) - Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; Orientador: Adriana Lopes Elias;
A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde - EVS) - Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; Orientador: Adriana Lopes Elias;
SOMANDO CONHECIMENTO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde - EVS) - Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; Orientador: Adriana Lopes Elias;
A VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA PERSPECTIVA DE UM NOVO OLHAR; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde - EVS) - Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; Orientador: Adriana Lopes Elias;
CONSTRUINDO UMA NOVA FORMA DE FAZER A VIGILÂNCIA EM SAÚDE: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde - EVS) - Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; Orientador: Adriana Lopes Elias;
TEMPO DE INOVAR; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde - EVS) - Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; Orientador: Adriana Lopes Elias;
Produções bibliográficas
-
Lima, KJV ; ELIAS, A. L. ; SOARES, AP ; FERREIRA, R. A. . PRÁTICAS DE CONSERVAÇÃO, ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE DE IMUNOBIOLÓGICOS. PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM , v. 4, p. 9-48, 2013.
-
VERAS, KJ ; SOARES, AP ; ELIAS, A. L. . ANALISE SITUACIONAL E PLANEJAMENTO EM IMUNIZAÇÃO. PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM , v. 1, p. 87-125, 2012.
-
VERAS, KJ ; ELIAS, A. L. . PROCESSO DE TRABALHO NA SALA DE IMUNIZAÇÃO. PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM (PROENF): ATENÇÃO PRIMÁRIA E SAÚDE DA FAMÍLIA , v. 2, p. 67, 2012.
-
SCHWEICKARDT, J. C. ; GUEDES, T. R. O. N. ; SANTOS, G. R. ; ELIAS, A. L. ; CARDOSO, V. R. ; FREITAS, J. M. B. . ?Amazônia solidária: educação popular e comunicação em saúde para o fortalecimento da vacinação nos territórios quilombolas, migrantes e ribeirinhos?. 1. ed. Porto Alegre: Rede Unida, 2024. v. 1. 353p .
-
COLARES, J. M. B. ; MOREIRA, M. A. ; SOARES, L. S. ; BENTES, M. S. ; OLIVEIRA, A. F. ; MELO, S. A. ; ELIAS, A. L. . Estratégias das equipes de saúde para o aumento da cobertura vacinal na população menor de um ano no município de Manicoré. In: Maria Adriana Moreira; Sônia Maria Lemos; Vanessa Colares Magalhães Alves; Júlio Cesar Schweickardt. (Org.). Amanhã será um novo dia: SUS presente nos territórios e na vida de Manicoré, AM.. 1ed.Porto Alegre: Rede Unida, 2024, v. 1, p. 103-112.
-
GUEDES, T. R. O. N. ; SANTOS, I. C. P. A. M. ; ELIAS, A. L. ; COSTA, G. D. F. ; FEICHAS, N. M. L. ; OLIVEIRA, J. M. ; SCHWEICKARDT, J. C. . Situação de saúde e ações de enfrentamento à COVID-19 na Manaus dos trópicos.. In: Júlio Cesar Schweickardt; Alcindo Antônio Ferla; Sônia Maria Lemos; Thalita Renata Oliveira das Neves Guedes; Ana Elizabeth Sousa Reis.. (Org.). Pandemia e transformações sociais na Amazônia: percursos de uma pesquisa em ato.. 1ed.Porto Alegre: Rede Unida, 2022, v. 18, p. 120-138.
-
LACHTIM, S. A. F. ; ELIAS, A. L. ; Lima, KJV ; SAAVEDRA, R. C. ; TRAPE, C. A. . COVID-19 E O PACTO COLETIVO EM IMUNIZAÇÃO: ESTRATÉGIAS, ÊXITOS E DESAFIOS DO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES. Estratégias de vacinação contra a COVID-19 no Brasil: capacitação de profissionais e discentes de enfermagem.. 6ed.Brasília: ABen, 2021, v. 6, p. 31-40.
-
ELIAS, A. L. ; Lima, KJV ; ALVES, M. M. ; ALPIREZ, L. A. ; NASCIMENTO, A. M. M. ; LEAL, W. S. S. D. ; SOUZA JUNIOR, G. L. . Escola de Saúde Pública de Manaus - Estratégia para Fortalecimento e Consolidação da APS. In: Thalita Renata O. das Neves Guedes; Kássia Janara Veras Lima; Ademarina Cardoso Jardim Pistilli; Nubya Rodrigues da Silva; Itamar Moreira da Silva e Ana Lúcia Raman Neves da Costa.. (Org.). Saberes e Fazeres na Formação em Saúde. 1ed.Manaus: TN Editora, 2020, v. , p. 47-79.
-
ELIAS, A. L. ; Lima, KJV ; SILVA, N. R. . PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL: UMA ABORDAGEM NA GESTÃO DA SAÚDE PÚBLICA. In: VALE, E.G; PERUZZO, S.A; FELLI, V.E.A.. (Org.). PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM - GESTÃO. 7ed.PORTO ALEGRE: ARTMED PANAMERICANA, 2018, v. 4, p. 47-73.
-
ELIAS, A. L. ; COSTA, M. N. G. . Implantação da testagem rápida para o diagnostico do HIV e triagem da Sífilis no pré-natal: relato de experiência no distrito de saúde norte, Manaus/Am. In: 13ª Mostra Nacional de Experiências bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, 2013, Brasilia. 13ª Expoepi : mostra nacional de experiências bem-sucedidas em epidemiologia, prevenção e controle de doenças : anais.. Brasili: Ministério da Saúde, 2013. v. 1. p. 39-39.
-
TRINDADE, F. M. ; ELIAS, A. L. ; OLIVEIRA, P. H. S. ; SILVA, D. M. ; LOPES, M. A. S. . Atividades Profissionais Confiáveis no Ensino da Residência em Enfermagem Obstétrica: um relato de experência.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BATISTA, T. M. C. ; ELIAS, A. L. ; MACIEL, A. G. ; FRANCA, A. S. ; SILVA, F. C. ; SILVA, J. M. ; VERAS, KJ ; CARRAMANHO, N. C. ; SANTOS, S. M. . PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E PROGRAMA DE NUTRIÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE MANAUS.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDO, NILSON MASSAKAZU ; ELIAS, A. L. ; SOUZA, ADRIANA RAQUEL NUNES DE ; FREITAS, MARIA JOSE NEVES DE ; BARROSO, RITA DE LIMA ; CAMPOS, ELIANE NOGUEIRA . O PROCESSO DE DISTRITALIZAÇÃO DA SAÚDE NA PREVENÇÃO DAS DST E AIDS EM MANAUS, AMAZONAS, BRASIL.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
FERREIRA, M. M. ; OLIVEIRA, F. J. Z. ; CALHEIROS, J. S. ; ROBERTO, P. P. ; BRITO, M. V. B. ; ELIAS, A. L. ; ALVES, M. M. ; ABREU, J. M. C. . Software de Aplicação - CCZ Cidadão. 2019.
BECIL, A. P. N. S. ; ELIAS, A. L. ; SILVA, A. M. L. ; VIRGOLINO, H. . Lab Online ? Sistema de acompanhamento de resultados de exames laboratoriais. 2019.
ELIAS, A. L. ; SOUZA, A. A. ; SOUZA JUNIOR, G. L. ; ALVES, M. M. ; ABREU, J. M. C. ; CHAVES, J. S. . Consulta Sisreg Manaus. 2018.
ELIAS, A. L. ; SOUZA, A. A. ; ALPIREZ, L. A. ; VASCONCELOS, J. L. A. ; WANDERLEY, Y. B. ; SILVA., A. F. C. E. ; VENTURA, K. R. S. ; VIANA, M. V. S. ; HERNANDES, I. C. ; NASCIMENTO, A. M. M. ; FERREIRA, M. M. ; SILVA, A. M. L. ; ARAUJO, D. R. A. ; BRITO, M. V. B. ; PINTO, A. F. ; ESQUIVEL, N. N. V. S. . Manual de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) da Rede de Atenção Primária da Saúde do Município de Manaus ? Ciclo 1. 2020.
ELIAS, A. L. . Panorama dos Serviços de Saúde da Semsa Manaus em Tempos de Pandemia.. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ELIAS, A. L. ; FELIX, V. L. ; VALE, E. P. . Vigilância em Saúde no Contexto da Pandemia: qual o papel da APS?. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).
SCHWEICKARDT, J. C. ; GUEDES, T. R. O. N. ; ELIAS, A. L. ; SANTOS, I. C. P. A. M. ; SANTOS, G. R. ; CARDOSO, V. R. . Relatório final - Projeto Amazônia Solidária. 2023. (Relatório de pesquisa).
ELIAS, A. L. . Relatório técnico contento a descrição das notificações de casos que foram a óbito pelo COVID-19 no Estado do Amazonas, no primeiro trimestre de 2021. 2021. (Relatório de pesquisa).
ELIAS, A. L. ; Lima, KJV . Capacitação em Sala de Vacina e Rede de Frio. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BARBOSA, M. A. ; Lima, KJV ; ELIAS, A. L. ; FIGUEIRA, J. C. T. ; PORTELA, L. S. . Protocolo de Acesso a Consultas e Exames / Procedimentos Ambulatoriais de Média e Altacomplexidade.. 2009.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo).
Projetos de pesquisa
-
2021 - 2022
O DESEMPENHO DE SERVIÇOS DE SAÚDE: UM MODELO DE ANÁLISE DOS INDICADORES E AÇÕES DA GESTÃO DO SUS NO AMAZONAS, Descrição: O presente projeto problematiza a escassez de evidências científicas sobre o desempenho do sistema de saúde da institucionalização do monitoramento e avaliação da saúde, necessária para a gestão de qualidade no estado do Amazonas e apresenta uma proposta de análise estratégica de tríplice atuação, sendo de cunho tecnológico, de intervenção e pesquisa para viabilizar políticas de desenvolvimento para o Sistema Único de Saúde no Amazonas. As condições de infraestrutura de saúde, no que tange aos recursos humanos, estrutura de leitos clínico e de UTI, exames de diagnóstico prenunciavam que o impacto da pandemia sem precedentes na história do Amazonas. O estado com um território de1.570.745 quilômetros quadrados, distribuídos em 62 municípios em que a maioria tem o acesso à capital por via aérea ou fluvial, cujo tempo de deslocamento, em sua grande maioria, é mensurado em dias ou semanas. O sistema de saúde é configurado em nove regiões de saúde por calha de rio e, operacionalmente, não desempenham satisfatoriamente esse papel, uma vez que grande parte da atenção secundária e terciária tem como única referência a capital, Manaus. A cobertura de Atenção Primária registrada no Município é de 67,28, desta 45,52 é de Estratégia Saúde da Família (ESF)(BRASIL, 2021) e as UBS estão principalmente localizadas nas Zonas Urbanas. Acerca da atenção em média e alta complexidade, a rede estadual da capital é constituída por 17 unidades de urgência e emergência, sete maternidades, um hospital de referência para COVID-19 adulto, dois Hospitais de retaguarda pediátrica e quatro Fundações para assistência especializada e retaguarda (SES, 2021). O Amazonas tem um hospital por município pelo menos, porém pouco efetivos na oferta de serviços de assistência especializada, uma vez que faltam médicos especializados e possui infraestrutura adequada. Essa rede hospitalar se apresenta pouco resiliente a oferta de serviços de saúde na relação com as necessidades e demandas de assistência pela população amazonense, seja em nível de atenção básica, seja na especializada.Sendo assim, o problema deste estudo consiste na ausência peremptória do olhar avaliativo crítico e permanente dos avanços edesafios das políticas públicas em âmbito estadual, uma vez que este estudo sustenta a hipótese de que a rede assistencial desaúde do estado se apresenta com debilidade na estrutura, nos processos, o que resulta pouca efetividade nos resultados finalísticos que é a oferta de um serviço de qualidade para a população, seja na atenção básica, seja na atenção especializada. Somado a isso, o setor saúde tem um histórico de várias gestões interrompidas, o que proporciona a descontinuidade das políticas e a escassez de uma cultura de avaliação, que interfere diretamente na efetividade e eficácia das políticas de saúde planejadas... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Adriana Lopes Elias - Coordenador / Ângela Maria Matos do Nascimento - Integrante / Nara Núbia Valente Santana Esquivel - Integrante / Júlio Cesar Schweickardt - Integrante / Thalita Renata Oliveira das Neves Guedes - Integrante / Izi Caterini Paiva Alves Martinelli dos Santos - Integrante / Rodrigo Tobias de Sousa Lima - Integrante / Katia Lima - Integrante / Alcindo Antônio Ferla - Integrante / Ardigó Martino - Integrante / Henry Walber Dantas - Integrante / Fernada Rodrigues Fonseca - Integrante / Tiótrefis Gomes Fernandes - Integrante / Cleudecir Portela - Integrante / Raquel Joaquim Rivas - Integrante / Claudio Pontes Ferreira - Integrante / Taís Rangel Cruz Andrade - Integrante / Amanda Braga Lima Sousa - Integrante / Jani Kenta - Integrante / Radija Mary Costa de Melo Lopes - Integrante / Bernadino Claudio de Alburquerque - Integrante.
-
2021 - 2022
Prevenção e controle da COVID-19: a transformação das práticas sociais da população em territórios de abrangência da Atenção Básica em Saúde no Estado do Amazonas., Descrição: Estudo com abordagem quanti-qualitativa, transversal, desenhado no sentido de analisar as transformações sociais produzidas pela COVID-19 na vida das pessoas que vivem na área de abrangência da Atenção Básica em cidades do Estado do Amazonas, representantes das regiões de saúde. Trata-se uma pesquisa-ação, de abordagem colaborativa, envolvendo trabalhadores, gestores, usuários e pesquisadores no levantamento e análise das informações. A base da pesquisa é através de uma rede científica com diversos atores no território amazônico, nos sistemas de saúde e de ciência tecnologia, e participantes com envolvimento em redes colaborativas nacionais e internacionais, de tal forma que saberes locais e globais sobre o enfrentamento à pandemia e para a produção de saúde estejam em diálogo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Adriana Lopes Elias - Integrante / Júlio Cesar Schweickardt - Coordenador / Thalita Renata Oliveira das Neves Guedes - Integrante / Ana Elizabeth Souza Reis - Integrante / Izi Caterini Paiva Alves Martinelli dos Santos - Integrante / Letícia Victoria das Neves Sales - Integrante / Katia Helena Serafina Cruz Schweickardt - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.
Prêmios
2019
Menção Honrosa pela Atuação na Vigilância em Saúde de Manaus, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.
2019
DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO, CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS.
2019
COMENDA ENFERMEIRA JOSEPHINA DE MELLO, CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO AMAZONAS.
2018
Honra ao Mérito - Enfermeira, Câmara Municipal de Manaus.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Santa Catarina. , UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, Trindade, 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (92) 984123299, URL da Homepage:
Experiência profissional
2022 - 2023
SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE DO AMAZONASVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessoria Técnica - Regulação Assistencial, Carga horária: 30
2021 - 2022
SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE DO AMAZONASVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária Executiva da Assistência Capital, Carga horária: 40
Outras informações:
Função de planejar, elaborar, orientar, coordenar e controlar da execução da Política Estadual de Saúde no âmbito da assistência especializada no Sistema Único de Saúde do Amazonas. Executou a coordenação, planejamento, monitoramento e avaliação do Planejamento em Saúde e da Reorganização da Rede de Atenção à Saúde no Amazonas.
2021 - 2021
SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE DO AMAZONASVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessoria Técnica - Enfermeira, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuou como ponto focal na articulação entre a vigilância e assistência em saúde pelo Gabinete de Crise no Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 no Estado do Amazonas.
2008 - 2012
SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE DO AMAZONASVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira -Supervisora do Complexo Regulador, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuou no projeto de implantação das Centrais de Regulação de Exame e Consultas Especializadas e Central de Alta Complexidade do Complexo Regulador do Amazonas, participando da construção da Politica Local, protocolos de acesso, documentos normativos e fluxos de atendimento, referencia e contra-referencia na rede de saúde, capacitação e implantação do Sistema de Informação em Regulação.
2006 - 2008
SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE DO AMAZONASVínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial - Uregência, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuou na assistência de urgência e emergência do Serviço de Pronto Atendimento da Unidade São Raimundo.
2003 - 2005
SECRETARIA DO ESTADO DE SAÚDE DO AMAZONASVínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial - Maternidade, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuou na implantação e na assistência Materno-infantil da Maternidade Azilda MArreiro.
Atividades
-
05/2008 - 12/2012
Serviços técnicos especializados , SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO AMAZONAS.Serviço realizado, SUPERVISÃO TÉCNICA DA CENTRAL DE REGULAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES ESPECIALIZADOS (PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR DO AMAZONAS).
2021 - 2022
Prefeitura Municipal de ManausVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em Saúde - CIEVS/DEVAE/SEMSA, Carga horária: 30
2018 - 2020
Prefeitura Municipal de ManausVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Subsecretária Municipal de Gestão da Saúde, Carga horária: 40
Outras informações:
Função de planejar, elaborar, orientar, coordenar e controlar da execução da Política Municipal de Saúde no âmbito da assistência e vigilância em Saúde do Sistema Único de Saúde. Executou a coordenação, planejamento, monitoramento e avaliação do Planejamento em Saúde e da Reorganização da Rede de Atenção à Saúde em Manaus.
2017 - 2018
Prefeitura Municipal de ManausVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Vigilância Ambiental e Epidemio, Carga horária: 40
Outras informações:
Executou a coordenação, planejamento, monitoramento e avaliação das ações programáticas em saúde das ações de Vigilância Epidemiológica e Ambiental em Manaus.
2016 - 2016
Prefeitura Municipal de ManausVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora de Atenção Primária à Saúde/SEMSA, Carga horária: 40
Outras informações:
Executou a coordenação, planejamento, monitoramento e avaliação das ações de saúde na APS em Manaus.
2014 - 2016
Prefeitura Municipal de ManausVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente - Ações Programáticas/SEMSA, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuou no Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde no Município de Manaus na Gerência de Ações Programáticas. Executou a coordenação, planejamento, monitoramento e avaliação das ações programáticas em saúde da APS em Manaus.
2013 - 2014
Prefeitura Municipal de ManausVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe - Vigilância em Saúde DISA Norte/SEMSA, Carga horária: 40
Outras informações:
ATUANDO NA GESTÃO DO DISTRITO DE SAÚDE NORTE COMO CHEFE DA DIVISÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. Executou a coordenação, planejamento, monitoramento e avaliação das ações de vigilância em saúde no DISA Norte da cidade de Manaus.
2006 - 2012
Prefeitura Municipal de ManausVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira - Técnico de Nível Superior, Carga horária: 30
Outras informações:
ATUAÇÃO NA ÁREA TÉCNICA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. RESPONSÁVEL TÉCNICA PELAS AÇÕES DE IMUNIZAÇÃO.
Atividades
-
03/2009 - 12/2012
Serviços técnicos especializados , Secretária Municipal de Saúde - Distrito Sul.Serviço realizado, RESPONSÁVEL TÉCNICA PELAS AÇÕES DE IMUNIZAÇÃO DO DISTRITO DE SAÚDE SUL.
-
08/2006 - 03/2009
Serviços técnicos especializados , Secretária Municipal de Saúde - Distrito Sul.Serviço realizado, Responsável Técnica pelas Ações de Prevenção e Controle das DST/HIV/Aids.
-
06/2005 - 07/2006
Serviços técnicos especializados , Programa Médico da Família - CS 118 - Zonas Sul.Serviço realizado, Gerente da Unidade de Saúde, enfermeira da atenção básica e atução nas ações programáticas do ministério da saúde.
2021 - 2023
iNSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA DO HOSPITAL SIRIO LIBANESVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Facilitador de Aprendizagem e Apoio Projetos, Carga horária: 6
2020 - 2020
iNSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA DO HOSPITAL SIRIO LIBANESVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Facilitador e Gestor de Aprendizagem
Outras informações:
Atuou como Facilitadora e Gestora de Aprendizagem no Curso de Especialização de Vigilância em Saúde no Programa de Projetos de Apoio ao SUS.
2014 - 2014
iNSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA DO HOSPITAL SIRIO LIBANESVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Facilitador de Aprendizagem
Outras informações:
Atuou como Facilitadora de Aprendizagem no Curso de Especialização de Vigilância em Saúde no Programa de Projetos de Apoio ao SUS e Orientadora de Projetos Aplicativos .
2013 - 2014
iNSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA DO HOSPITAL SIRIO LIBANESVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Facilitador de Aprendizagem, Carga horária: 8
Outras informações:
Atuou como Facilitadora de Aprendizagem no Curso de Especialização de Gestão em Emergência em Saúde Pública (2 onda) dos projetos de apoio ao SUS e Orientadora de Projetos Aplicativos .
2004 - 2006
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2006 - 11/2006
Treinamentos ministrados , Hospital Universitário Getúlio Vargas.Treinamentos ministrados, SERVIÇO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - INFECÇÃO HOSPITALAR
-
03/2004 - 11/2006
Serviços técnicos especializados , Hospital Universitário Getúlio Vargas.Serviço realizado, Clínica médico-cirúrgica, neurológica, ortopédica. Urgência e emergência neurológica e Terapia Intensiva.
2007 - 2007
Centro de Ensino Tecnológico da AmazôniaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor Prático, Carga horária: 30
Outras informações:
Supervisor de Estágio - Técnico de Enfermagem
Dsiciplina: Saúde da Criança
Atividades
-
02/2007 - 03/2007
Ensino, Técnico de Enfermagem - PROFAE/MS, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Enfermagem em Saúde da Criança
2007 - 2008
Escola Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra-ET/SUSVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor Teórico, Carga horária: 20
Atividades
-
04/2007
Ensino, Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, ETAPA 1 - O Papel do ACS e suas Ações de Prevenção em Saúde na Comunidade.
2005 - 2005
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - AMVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Teórico e Instrutor de Estágio, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2005 - 05/2005
Ensino, Técnico de Enfermagem - PROFAE, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Estudos Regionais, Nutrição em Enfermagem, Noções de Microbiologia e Parasitologia., Fundamentos de Enfermagem., Fundamentos de Anatomia e Fisiologia Humana.
2021 - 2021
Fundação de Vigilância em Saúde do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gestão Técnica, Carga horária: 30
2022 - 2023
Fiocruz/Fundação Oswaldo CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Subcoordenação de Projeto, Carga horária: 2
Outras informações:
Subcoordenação e facilitadora de Oficinas do Projeto Amazônia Solidária: Ciência, Saúde e Solidariedade no enfrentamento da pandemia da COVID-19 Frente 3 - Fiocruz/Amazônia: Comunicação e Popularização do Conhecimento Científico, voltado para as populações ribeirinhas, quilombolas e migrantes na amazônia.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ADRIANA LOPES ELIAS e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?