Ângela Ravazzolo

Possui doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Desenvolveu o projeto de Pós-Doutoramento "Produção e Consumo de Escrita Acadêmica" junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM ESPM - São Paulo - 2023). Pós-graduação em Teorias e Práticas de Ensino (ESPM/2017) e em Produção e Criação de Narrativas Multimídia (ESPM/2022). Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração. Tem formação superior em Jornalismo (PUCRS, concluído em 1991) e História (UFRGS, concluído em 1999). Desde março de 2011, atua como professora nos cursos de Jornalismo, Comunicação e Publicidade e Design da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em Porto Alegre, ministrando as disciplinas de Laboratório de Aprendizagem, Cenas Midiáticas, História do Jornalismo, Produção e Distribuição de Jornalismo para Mídias Digitais, Produção e Edição de Reportagem I e II, Design Editorial, Projeto de Graduação em Jornalismo I e II (PGJ), Métodos e Técnicas de Pesquisa, TCC I e TCC II. É integrante do grupo de pesquisa Teorias e Práticas no Jornalismo (cadastrado no CNPq).Também é responsável pelo setor de Coordenação de Pesquisa na ESPM Porto Alegre desde março de 2014, integra o Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica (PIC) da ESPM e o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da ESPM.Trabalhou ao longo de 22 anos (1992 - 2014) no jornal Zero Hora, pertencente ao grupo RBS, em Porto Alegre, onde atuou como repórter de Geral e Polícia, editora dos suplementos semanais Vestibular, Vida, Viagem e Zerou. Entre 2000 e 2008, foi editora do suplemento de cultural diário Segundo Caderno de Zero Hora. Entre 2009 e dezembro de 2010, ocupou o cargo de coordenadora de produção na editoria Geral. Entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2014, exerceu a função de editora de Educação do Grupo RBS, com atuação multimídia em emissoras de rádio e televisão do Grupo RBS.

Informações coletadas do Lattes em 31/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História

2006 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: O repórter e o historiador - diálogos e distanciamentos
Temístocles Cezar. Palavras-chave: história; jornalismo; ditadura militar; elio gaspari; ilusões armadas.

Mestrado em História

2002 - 2005

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Poesia e precisão : as aquarelas de José Lutzenberger como representação da história e do cotidiano (1920-1951)
, Ano de Obtenção: 2005.Charles Monteiro.Palavras-chave: josé lutzenberger; porto alegre; história; aquarela; representação.

Especialização em andamento em Especialização em Psicopedagogia

2023 - Atual

Centro Universitário Internacional

Especialização em Pós-Graduação em Criação e Produção de Narrativas Multimídia

2020 - 2022

Escola Superior de Propaganda e Marketing
Título: Glossário Pandêmico
Orientador: Douglas Rene Barra

Especialização em Teorias e Práticas de Ensino

2015 - 2017

Escola Superior de Propaganda e Marketing
Título: Projeto Empreendedor em Jornalismo ? Um estudo em Interdisciplinaridade e Aprendizagem Baseada em Projeto
Orientador: Max Lacher

Graduação em História

1995 - 1999

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A biografia histórica, uma comparação entre "Olga" e "Guilherme Marechal"

Graduação em Comunicação Social, Jornalismo

1987 - 1991

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Ombudsman

Pós-doutorado

2021 - 2023

Pós-Doutorado. , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: comunicação. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.

Formação complementar

2023 - 2023

Pesquisa como geradora de produtos artístico-culturais e técnicos-tecnológi. (Carga horária: 2h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2023 - 2023

Liderança na Gestão de Projetos. (Carga horária: 4h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2021 - 2021

Primeiros passos para a pesquisa com pessoas: requisitos para uma conduta é. (Carga horária: 2h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2021 - 2021

Gamification in the classroom. (Carga horária: 10h). , Full Sail University, FULL SAIL, Estados Unidos.

2021 - 2021

Project-Based Learning in the Classroom. (Carga horária: 10h). , Full Sail University, FULL SAIL, Estados Unidos.

2021 - 2021

Transmedia Storytelling in the Classroom. (Carga horária: 10h). , Full Sail University, FULL SAIL, Estados Unidos.

2021 - 2021

Technology in the Classroom. (Carga horária: 10h). , Full Sail University, FULL SAIL, Estados Unidos.

2021 - 2021

Dever de Memória. Direito ao esquecimento?. (Carga horária: 2h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2020 - 2020

Ética e compliance: conexões entre a pesquisa acadêmica e a pesquisa de mer. (Carga horária: 1h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2020 - 2020

Ferramentas para Promover a Aprendizagem: Quizalize e Quizizz,. (Carga horária: 2h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2020 - 2020

PjBL online: digitalizando a Aprendizagem Baseada em Projeto. (Carga horária: 1h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2020 - 2020

Aprendizado colaborativo para práticas on-line. (Carga horária: 2h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2020 - 2020

O uso de protocolos e rubricas na avaliação da aprendizagem. (Carga horária: 2h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2020 - 2020

Discutindo tecnicas em EAD. (Carga horária: 2h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2020 - 2020

Ferramentas para EaD - Zoom. (Carga horária: 2h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2020 - 2020

Recursos práticos da metodologia inclusiva para lidar com distúrbios.... (Carga horária: 1h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2020 - 2020

Recursos audiovisuais para transmissões de aula online. (Carga horária: 2h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2018 - 2018

Da elaboração à correção de questões do tipo ENADE. (Carga horária: 3h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2018 - 2018

VR, EYETRAKING E EEG: NOVAS PERSPECTIVAS (PESQUISA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS). (Carga horária: 4h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2018 - 2018

Aplicativos que colaboram para a aprendizagem: Mentimeter e Kahoot. (Carga horária: 4h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2018 - 2018

Academia de Blackboard - Gerenciamento de Notas e Integração com o Campus S. (Carga horária: 1h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2018 - 2018

I WORKSHOP DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA ESPM-SUL. (Carga horária: 3h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2018 - 2018

AOL: WORKSHOP SOBRE EVIDÊNCIAS E FORMAS DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS. (Carga horária: 2h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2018 - 2018

WORKSHOP: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA TURMAS PEQUENAS. (Carga horária: 2h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2018 - 2018

Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP): projetos e atividades. (Carga horária: 2h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2017 - 2017

Nova Plataforma Lattes. (Carga horária: 3h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2017 - 2017

Design Thinking. (Carga horária: 4h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2017 - 2017

Aprendizagem Colaborativa Internacional. (Carga horária: 2h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2017 - 2017

Oficina de Uso de Aplicativos para Avaliação e Verificação de Leitura. (Carga horária: 3h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2016 - 2016

Utilização Pedagógica de Vídeo análise: ferramenta que promove o engajament. (Carga horária: 4h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Curso de Extensão em Marketing. (Carga horária: 30h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Organização de eventos

RAVAZZOLO, Ângela . 12º Seminário de Iniciação Científica (10º SEMIC) da ESPM. 2023. (Outro).

RAVAZZOLO, Ângela ; LIBARDI, G. ; GOELLNER, R. ; JACKS, N. . VI Jornada de Pesquisadores de Recepção. 2023. (Outro).

RAVAZZOLO, Ângela . ESPM Awards 2022. 2022. (Outro).

RAVAZZOLO, Ângela . 10º Seminário de Iniciação Científica (10º SEMIC) da ESPM. 2021. (Outro).

RAVAZZOLO, Ângela . IX Mostra de Iniciação Científica da ESPM Porto Alegre. 2021. (Outro).

RAVAZZOLO, Ângela . ESPM Awards 2021. 2021. (Outro).

RAVAZZOLO, Ângela . VIII Mostra de Iniciação Científica ESPM. 2020. (Outro).

RAVAZZOLO, Ângela . 9 Seminário de Iniciação Científica da ESPM (Semic). 2020. (Outro).

RAVAZZOLO, Ângela . VII Mostra de Iniciação Científica ESPM-Sul. 2018. (Outro).

RAVAZZOLO, ÂNGELA ; PINTO, D. C. . VI Mostra de Iniciação Científica ESPM-Sul. 2017. (Outro).

RAVAZZOLO, A. ; PINTO, D. C. . V Mostra de Iniciação Científica ESPM-Sul. 2016. (Outro).

RAVAZZOLO, A. ; PINTO, D. C. . IV Mostra de Produção Científica OPEN ESPM-Sul. 2015. (Outro).

RAVAZZOLO, A. . III Mostra de Produção Científica OPEN ESPM-Sul. 2014. (Outro).

Participação em eventos

Semana da Cultura Científica da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).Desafios dos estudantes na iniciação científica. 2022. (Simpósio).

Semana da Cultura Científica da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).Desafios da orientação na iniciação científica. 2022. (Simpósio).

10º Seminário de Iniciação Científica (10º SEMIC) da ESPM.Os efeitos da pandemia no processo de produção do trabalho jornalístico entre profissionais de veículos de comunicação no Rio Grande do Sul. 2021. (Seminário).

10º Seminário de Iniciação Científica (10º SEMIC) da ESPM.membro da Comissão Julgadora, da escolha dos 3 (três) Melhores Artigos para Premiação no 10º Seminário de Iniciação Científica (10º SEMIC) da ESPM. 2021. (Seminário).

43º Congressso Brasileiro de Ciências da Comunicação. História do Jornalismo: interfaces entre passado e tempo presente. 2020. (Congresso).

40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. Autonomia, autoria e precisão no jornalismo: a interdisciplinaridade em um projeto de ABP. 2017. (Congresso).

Regional Sul da XXIV Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. Vitoriosas - Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão. 2017. (Congresso).

VI Mostra de Iniciação Científica ESPM-Sul.Sessão de Jornalismo. 2017. (Outra).

XV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM 2017. NOVOS NEGÓCIOS EM JORNALISMO: PROPOSTAS EMPREENDEDORAS EM SALA DE AULA. 2017. (Congresso).

XV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM 2017. NOVOS NEGÓCIOS EM JORNALISMO: PROPOSTAS EMPREENDEDORAS EM SALA DE AULA. 2017. (Congresso).

XXIX Salão de Iniciação Científica UFRGS.O HÁBITO DA PROCRASTINAÇÃO SEGUNDO OS PUBLICITÁRIOS. 2017. (Outra).

14 Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Avaliação de artigos. 2016. (Congresso).

14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Velhas práticas, novos saberes: os desafios e as possibilidades de atuação dos jornalistas como empreendedores. 2016. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Região Sul (Intercom Sul 2016). Intercom Júnior - Comunicação, Espaço e Cidadania. 2016. (Congresso).

IV Seminário Integrado de Pesquisa Pensamento ESPM. 2016. (Seminário).

V Mostra de Iniciação Científica ESPM-Sul.Sessão de Jornalismo. 2016. (Outra).

XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Novos Negócios em Jornalismo: limites e possibilidades Um mapeamento no Rio Grande do Sul. 2016. (Congresso).

XXVIII Salão de Iniciação Científica UFRGS.A INFLUÊNCIA DO DESIGN DOS FOOD TRUCKS NO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DOS JOVENS E DOS ADULTOS JOVENS DE PORTO ALEGRE. 2016. (Outra).

XXXIX Congresso Intercom. Jornalista empreendedor: desafios contemporâneos em um campo de instabilidades. 2016. (Congresso).

10º Encontro Nacional de História da Mídia - Alcar 2015.O diário de Heitor Ferreira e a história escrita por jornalistas: desafios para dois ofícios. 2015. (Encontro).

Elaboração de Casos e Notas de Ensino. 2015. (Outra).

Elaboração de Questões no Formato Enade. 2015. (Outra).

IV Mostra de Iniciação Científica ESPM-Sul.Sessão do Curso de Jornalismo. 2015. (Outra).

XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE JORNALISMO. 2015. (Congresso).

12º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. A escrita do jornalista-historiador ? Limites e possibilidades em A missa negra. 2014. (Congresso).

12º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.Mesa 7 / Comunicações Individuais. 2014. (Encontro).

27º Encontro de Comunicação para Gestores: comunicação para fazer a diferença.Relacionamento com a imprensa: como dar visibilidade à escola na mídia. 2014. (Encontro).

A avaliação no contexto das metodologias ativas. 2014. (Outra).

Brasil de Ideias.Jornalismo, Liberdade e Política. 2014. (Outra).

Design Thinking para Jornalistas. 2014. (Oficina).

Diagnóstico dos Estilos de Aprendizagem. 2014. (Oficina).

I Ciclo de Boas Práticas de Ensino e Aprendizagem - relato de experiência com metodologias ativas. 2014. (Outra).

II Encontro Regional da FICAI.FICAI no ensino médio. 2014. (Encontro).

II Seminário Integrado de Pesquisa - Pensamento ESPM. 2014. (Seminário).

Metodologias ativas - contribuições teóricas e compartilhamento de experiências. 2014. (Outra).

XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. As notas de rodapé em As ilusões armadas: uma prática de dois ofícios. 2014. (Congresso).

2º Congresso do Todos pela Educação - Educação: agenda de todos, prioridade nacional. 2013. (Congresso).

Bits Global Conferences Inovação em negócios e Intercâmbio de Conhecimento.e-books. 2013. (Encontro).

III Encontro Nacional sobre Controle e Gestão Pública.O papel da imprensa na educação. 2013. (Encontro).

9º Seminário Itaú Internacional de Avaliação Econômica de Projetos Sociais. 2012. (Seminário).

III Seminário Regional da FICAI.Seis perguntas a caminho da qualidade da educação. 2012. (Seminário).

Young Reader Development WAN - Ifra Academy. 2011. (Oficina).

Young Readers Summit.More than Young: Vibrant - Zero Hora. 2011. (Seminário).

Encontro do GT de Teoria da História e Historiografia ANPUH/RS.Um debate acerca das relações entre História e Jornalismo. 2009. (Encontro).

Ciclo de Debates Jornalismo e Literatura.História do Jornalismo. 2008. (Encontro).

V Congresso Internacional de Estudos Ibero-americanos. 2003. (Congresso).

I Simpósio Nacional de História Cultural. 2002. (Simpósio).

XXII Colóquio Brasileiro de História da Arte. 2002. (Outra).

Simpósio de Teoria e Metodologia da História. 1999. (Simpósio).

Seminário Mitos e Heróis: Construção de imaginários. 1996. (Seminário).

Seminário Internacional Literatura e História na América Latina. 1992. (Seminário).

Simpósio Internacional A experiência do século. 1992. (Simpósio).

Ciclo de palestras Rede Imaginária: Televisão e Democracia. 1991. (Outra).

Curso de Jornalismo Aplicado (RBS). 1991. (Outra).

Curso Fotografia como suporte de ideias. 1991. (Outra).

II Set Universitário. 1989. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Roan Martins dos Santos Costa

ROSSETTO, A.;RAVAZZOLO, Ângela; GUIMARAES, C. G. S.. ÉTICA NO COMENTÁRIO DO JORNALISMO ESPORTIVO: Uma análise do Programa Sala de Redação?. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Afonso Varal Zanchin

RAVAZZOLO, Ângela; ROHDE, L.; FLECK, A. C.. MARCA, CONSUMO E O ENVELHECER FEMININO:um estudo sobre as percepções do envelhecer feminino entre mulheres 50+ e oconsumo de skincare em períodos da menopausa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: LUANA FERNANDA GOPPINGER

RAVAZZOLO, Ângela; ROSSETTO, A.; GUIMARAES, C. G. S.. FAN TIME PODCAST. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Luis Miguel Puretz

RAVAZZOLO, Ângela; ROSSETTO, A.; KRAUSE, R.. O CONSUMO DE PODCASTS E A INFLUÊNCIA NO COMPORTAMENTO DOSOUVINTES DA RÁDIO TUPÃ FM, DE TUPANCIRETÃ, NO RIO GRANDE DO SUL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Marcos Alexandre Barcelos Correa

ROSSETTO, A.;RAVAZZOLO, Ângela; GUIMARAES, C. G. S.. A ÉTICA JORNALÍSTICA NO DEBATE ESPORTIVO:uma análise do programa Os Donos da Bola edição São Paulo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Julia Barros e Silva

RAVAZZOLO, Ângela; KURTZ, A.; KRAUSE, R.. REVISTA E A QUARTA ONDA FEMINISTA: UMA ANÁLISE SOBRE REPRESENTAÇÃO DA MULHER NAS REPORTAGENS DIGITAIS DE ELLE VIEW. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Alice Germansen Alves

RAVAZZOLO, Ângela; PRESSOTTO, L.; ROSSETTO, A.. NARRATIVA JORNALÍSTICA EM 1° PESSOA: UMA ANÁLISE DAS REPORTAGENS DE NELLIE BLY. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Henrique Viçosa Lemes

RAVAZZOLO, Ângela; ROSSETTO, A.; GUIMARAES, C. G. S.. PERTINÊNCIA DO JORNALISMO DE SOLUÇÕES: Uma análise de reportagens de GaúchaZH. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Maria Eduarda Guerra de Oliveira

KURTZ, A.;RAVAZZOLO, Ângela; OLEGARIO, L.. A busca de uma história: A construção de uma jornalista na série Inventando Ana. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Julia Sartori Guarienti

RAVAZZOLO, Ângela; SANTOS, L. O.; SILVA, M. F.. A ABORDAGEM DE VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL NO BRASIL URGENTE, JORNAL NACIONAL E JORNAL DA RECORD. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: RAFAELA KNEVITZ MISSEL

RAVAZZOLO, Ângela; KURTZ, A.; ROSSETTO, A.. QUEIMADAS NA AMAZONIA EM 2019: A NARRATIVA JORNALÍSTICA NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Vitória Ramos Nascimento

RAVAZZOLO, Ângela; SANTOS, L. O.; ROSSETTO, A.. BOLSONARO E A IMPRENSA: ENQUADRAMENTO DO PRESIDENTE NO JORNAL NACIONAL ANTES E DEPOIS DO CERCADINHO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Pietro Meinhart de Oliveira

RAVAZZOLO, Ângela; OLEGARIO, L.; SILVA, M. F.. A covid-19 na televisão: uma análise comparativa entre a cobertura jornalística da Globo News e da CNN Brasil durante a pandemia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Barbara Henn Bitencourt

KURTZ, A.;RAVAZZOLO, Ângela; DUTRA, M.. Outras Américas: um aprofundamento sobre o discurso das fotografias realizadas por Sebastião Salgado no Brasil no início da década de 80. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: BARBARA BITTENCOURT SACCOMORI

RAVAZZOLO, Ângela; ZANCHI, P.; BARRA, D. R.. O impacto da narrativa transmídia como aliada na interação do público de rádio: análise do programa Pretinho Básico. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Gabriella Elisa Machado da Rocha

RAVAZZOLO, Ângela; KURTZ, A.. Controle da vida e da morte da mulher: um estudo sobre os casos de feminicídio veiculados no Jornal Nacional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Leonardo Pedroso

RAVAZZOLO, Ângela; KURTZ, A.; OLEGARIO, L.. Extrema Direita à Brasileira: Jair Bolsonaro nas reportagens no New York Times nas eleições 2018. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Ana Luísa Franciosi

FLECK, A. C.;RAVAZZOLO, Ângela; ROSSATTO, F.. ENSINO SUPERIOR NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA DOS PUBLICITÁRIOS DE PORTO ALEGRE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: EDSON VITÓRIO HAETINGER

DUTRA, V.;RAVAZZOLO, Ângela; FLECK, A. C.. GESTÃO DE CARREIRA NO JORNALISMO: UM ESTUDO SOBRE A PREPARAÇÃO DOS JORNALISTAS NO CENÁRIO ATUAL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Juliane Monte e Santos

BARRA, D. R.; KURTZ, A.;RAVAZZOLO, Ângela. Eles Vivem Entre Nós: A Manipulação Midiática Apresentada No Filme They Live De John Carpenter. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Nicholas Roberto Schroder

FLECK, A. C.; SILVEIRA, A.;RAVAZZOLO, Ângela. Metodologias Inovadoras Da Educação: Um Estudo Sobre A Perestroika. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: José Pedro Zavarize Curti

KURTZ, A.; PACHECO, J.;RAVAZZOLO, Ângela. O Papel dos Meios de Comunicação de Massa e da Crítica Gastronômica no Filme de Animação Ratatouille. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Camila Ferreira de Oliveira

DONINI, M.; PACHECO, J.;RAVAZZOLO, Ângela. Jornalismo E Ciência Para Mudar O Mundo: A Construção Da Narrativa Sobre Direitos Humanos Na Revista Galileu. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Mariana Pinho Woloszyn

WEIZENMANN, C. I. S.; SARTORI, R.;RAVAZZOLO, Ângela. Corpo Feminino: A Resposta Do Consumidor Diante Dos Apelos Das Propagandas De Cerveja. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Laura Giorgi

KURTZ, A.; SIMAO, A. R. F.;RAVAZZOLO, Ângela. O Alinhamento Da Mídia Britânica E Russa Com Seus Respectivos Governos: Uma Análise Sobre O Caso De Envenenamento Do Ex-Espião Duplo Sergei Skripal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Carolina Altmayer Bueno de Camargo

ROHDE, L.; SEGABINAZZI, R. C.;RAVAZZOLO, Ângela. Vegetarianos De Marte: Uma Análise Do Impacto Do Vegetarianismo No Consumo Alimentar Dos Homens De Porto Alegre. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Thomas Saraiva Wilms

RAVAZZOLO, A.; PACHECO, J.. A expressão da cultura juvenil nas letras de música dos Rolling Stones. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

RAVAZZOLO, Ângela. Prêmio ARI de Jornalismo. 2020. Associação Rio-grandense de Imprensa.

RAVAZZOLO, Ângela. 9 Seminário de Iniciação Científica da ESPM (Semic). 2020. Escola Superior de Propaganda e Marketing.

RAVAZZOLO, A.. Young Readers Prize - WAN - IFRA. 2013. World Association Newspapers.

RAVAZZOLO, A.. Young Readers Prize - WAN - IFRA. 2012. World Association Newspapers.

RAVAZZOLO, A.. Young Readers Prize - WAN - IFRA. 2011. World Association Newspapers.

RAVAZZOLO, A.. 9º Prêmio Destaque em Comunicação. 2011. Sindicato do Ensino Privado.

Orientou

Mariana Haubert Borges

Mapeamento e atuação de novos negócios e empreendimentos em jornalismo na região metropolitana de Porto Alegre; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; (Orientador);

Luiza Bicca Schirmer

GENTE COMO A GENTE: COMO A FIGURA DO CONSPIRADOR FOI CONSTRUÍDA NAS REPORTAGENS DO PROJETO SHADOWLAND; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Alice Germansen Alves

NARRATIVA JORNALÍSTICA EM 1° PESSOA: UMA ANÁLISE DAS REPORTAGENS DE NELLIE BLY; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Henrique Viçosa Lemes

PERTINÊNCIA DO JORNALISMO DE SOLUÇÕES: Uma análise de reportagens de GaúchaZH; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Vitória Ramos do Nascimento

ENQUADRAMENTO DO PRESIDENTE NO JORNAL NACIONAL ANTES E DEPOIS DO CERCADINHO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Naesha Carvalho

Aborto legal na Argentina em 2018: a narrativa jornalística do El País; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Alice Ricaldone de Sousa

A Construção Da Narrativa Jornalística Do Assassinato De Marielle Franco No Nexo Jornal; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Melany Luersen Vidal

O COOJORNAL COMO ESPAÇO DE DENÚNCIA DURANTE A DITADURA MILITAR NO BRASIL (1975 -1983); 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Martha Schoen Dias

Os efeitos da pandemia no processo de produção do trabalho jornalístico entre profissionais de veículos de comunicação no Rio Grande do Sul; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Angela Ravazzolo;

Guilherme Vendruscolo Santana

Programa de Iniciação Científica na ESPM - Gênese e Consolidação; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Alice Germansen Alves

Programa de Iniciação Científica na ESPM - Gênese e Consolidação; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Leticia Silva de Lucas

Programa de Iniciação Científica na ESPM - Gênese e Consolidação; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Júlia Berrutti Antunes

SERÁ A AMÉLIA O PERFIL DA MULHER DE VERDADE? Um estudo sobre os perfis de mulheres publicados na revista Piauí; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Angela Ravazzolo;

Carla Rossi Carvalho

OS LIMITES DO SENSACIONALISMO NA COBERTURA DOS TELEJORNAIS JORNAL NACIONAL E BRASIL URGENTE DIANTE À TRAGÉDIA DE SUZANO; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Alice Germansen Alves

O JORNALISMO CONTEMPORÂNEO E AS PRÁTICAS DE APURAÇÃO E CHECAGEM DE INFORMAÇÕES; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Rhea Carolina Hickmann

Correio do Povo e Coojornal sob a ótica da hegemonia de Gramsci - O sequestro dos uruguaios na Ditadura Militar; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Victoria Campos; Eduarda Lemos Tejada; Isabela Westphalen

Revista Tipo Assim; 2016; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Vinicios Sparremberger; Marina Krapf; Camile Fornasier

REC Audiovisual; 2016; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Mariana Azevedo; Ana Lívia Monção; Nicolle Manduré

Na Alma Comunicação Estratégica; 2016; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Lucas Abati; Danilo Pedrazza; Felipe Braun

Produtora Olímpia; 2015; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Schariane Gaiatto Kozak

MOVE Produtora de Imagens Fotográficas; 2015; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Marcelo Farina; Marthin Manzur; Matheus Velazquez

Pegada Asiática; 2015; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Carolina Alegretti Pascuetti; Guilherme de Moraes Thofehrn

Revista Pin'n'Play; 2015; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Treter,A

; Ceccon,M; ; Pinheiro,C; ; Pandolfo,M; ; Linauer,V; ; Trincheira Jornalismo; 2015; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Tatiana Reckziegel; Renata de Medeiros; Desirée Ferreira

Agência Ângulos; 2014; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Angela Ravazzolo;

Produções bibliográficas

  • RAVAZZOLO, Ângela ; VIEIRA, K. M. . Novos negócios em jornalismo: um cenário de possibilidades. VERSO E REVERSO (UNISINOS. ONLINE) , v. 31, p. 161-171, 2017.

  • RAVAZZOLO, Ângela ; LIMA, M. C. (Org.) . Programa de Iniciação Científica da ESPM: gênese e consolidação. 1. ed. São Paulo: Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) ESPM, 2021. 102p .

  • RAVAZZOLO, Ângela ; LIMA, M. C. (Org.) . Programa de Iniciação Científica da ESPM: gênese e consolidação. 01. ed. São Paulo: Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) ESPM, 2021. v. 01. 100p .

  • RAVAZZOLO, Ângela ; RAHMEIER, C. S. ; TAVARES, M. T. S. . Perguntas plurais e a liberdade de pesquisar. In: Ângela Ravazzolo; Manolita Correia Lima. (Org.). Programa de Iniciação Científica da ESPM: gênese e consolidação. 1ed.São Paulo: Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) ESPM, 2021, v. , p. 25-27.

  • RAVAZZOLO, Ângela ; LUCHT, J. . A aprendizagem baseada em problemas no ensino de jornalismo. In: Eliana Nagamini. (Org.). Questões teóricas e formação profissional em Comunicação e Educação. 1ed.Ilhéus (Bahia): Editus, 2016, v. 1, p. 193-206.

  • RAVAZZOLO, A. . A história produzida por jornalistas: práticas e teorias. In: Carlos Alberto Messeder Pereira; Francisco de Assis; Maria Elisabete Antonioli. (Org.). Desafios do Jornalismo: novas demandas e formação profisisonal. 1ed.Curitiba: Appris, 2014, v. , p. 43-53.

  • RAVAZZOLO, ÂNGELA . Helena: craque e determinada. Bá, Porto Alegre, p. 54 - 56, 01 set. 2018.

  • RAVAZZOLO, A. . Em busca da conexão professor-aluno. Educação em Revista, Porto Alegre, p. 4 - 6, 01 jun. 2015.

  • RAVAZZOLO, A. . Descobertas: Paulo Freire e Boyhood. Educação em Revista, Porto Alegre, p. 21 - 21, 01 fev. 2015.

  • RAVAZZOLO, A. . Lupa rigorosa. Zero Hora, p. 4, 28 dez. 2013.

  • RAVAZZOLO, A. . Dois anos para mudar. Zero Hora, Porto Alegre, p. 28, 26 nov. 2013.

  • RAVAZZOLO, A. . Professores para a era digital. Zero Hora, Caderno Cultura, 26/10/2013, p. 2, 26 out. 2013.

  • RAVAZZOLO, A. . Ideias na sala de aula. Zero Hora, Porto Alegre, p. 5, 01 out. 2013.

  • RAVAZZOLO, A. . Professores do futuro serão facilitadores e orientadores. Zero Hora, Porto Alegre, p. 39, 18 jul. 2013.

  • RAVAZZOLO, A. . Educação informal com resultado. Zero Hora, Porto Alegre, p. 25, 30 jun. 2013.

  • RAVAZZOLO, A. . Qualidade e quantidade. Zero Hora, Porto Alegre, p. 28, 18 jun. 2013.

  • RAVAZZOLO, A. . 9 meninas desenham um novo mundo. Zero Hora, Porto Alegre, p. 27, 02 maio 2013.

  • RAVAZZOLO, A. . Antecipar soluções. Zero Hora, p. 6, 29 abr. 2013.

  • RAVAZZOLO, A. . Potencial de mudança. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 15, 27 abr. 2013.

  • RAVAZZOLO, A. . Dever dos pais, dever do poder público. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 29, 06 abr. 2013.

  • RAVAZZOLO, A. . 200 anos: o tempo corre. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 4, 07 mar. 2013.

  • RAVAZZOLO, A. . O que está em jogo é o valor do professor. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 30, 28 fev. 2013.

  • RAVAZZOLO, A. . Poção mágica: existe?. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 26, 16 jan. 2013.

  • RAVAZZOLO, A. . Base familiar é mais importante que escola. Jornal Zero Hora, caderno Cultura, Porto Alegre, p. 2, 05 jan. 2013.

  • RAVAZZOLO, A. . Rigor e clareza. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 36, 19 dez. 2012.

  • RAVAZZOLO, A. . Gestão de qualidade na ponta do lápis. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 20, 01 dez. 2012.

  • RAVAZZOLO, A. . Assunto sério. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 30, 28 nov. 2012.

  • RAVAZZOLO, A. . Novo Ensino Médio. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 5, 02 nov. 2012.

  • RAVAZZOLO, A. . Culpar o aluno pelo insucesso é falta de profissionalismo. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 22, 22 out. 2012.

  • RAVAZZOLO, A. . Procura-se. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 30, 17 out. 2012.

  • RAVAZZOLO, A. . O autor da receita. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 32, 25 set. 2012.

  • RAVAZZOLO, A. . Desafio para a década. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 37, 12 set. 2012.

  • RAVAZZOLO, A. . Projeto de todos. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 6, 29 ago. 2012.

  • RAVAZZOLO, A. . Plano de Ação. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 33, 09 ago. 2012.

  • RAVAZZOLO, A. . As lições do modelo coreano de educação. Jornal Zero Hora, caderno Cultura, Porto Alegre, p. 3, 14 jul. 2012.

  • RAVAZZOLO, A. . Atenção e cobrança. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 26, 27 jun. 2012.

  • RAVAZZOLO, A. . A boa diferença. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 36, 27 abr. 2012.

  • RAVAZZOLO, A. . Conectado ao mundo real. Jornal Zero Hora, p. 29, 03 abr. 2012.

  • RAVAZZOLO, A. . Microcultura, macrofracasso. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 30, 25 mar. 2012.

  • RAVAZZOLO, A. . Caixa de ferramentas. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 5, 22 mar. 2012.

  • RAVAZZOLO, A. . O professor é essencial. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 27, 11 mar. 2012.

  • RAVAZZOLO, A. . Como deve ser o teste para avaliar a educação. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 28, 03 nov. 2011.

  • RAVAZZOLO, A. . A importância do Enem. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 40, 22 out. 2011.

  • RAVAZZOLO, A. . As estratégias para um ensino de qualidade. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 38, 18 out. 2011.

  • RAVAZZOLO, A. . Número e contexo. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 5, 04 jul. 2011.

  • RAVAZZOLO, A. . A educação é um esforço coletivo. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, 22 maio 2011.

  • RAVAZZOLO, A. . Inteligência digital. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 26, 13 maio 2011.

  • RAVAZZOLO, A. . Pensou em ser professor?. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 34, 28 abr. 2011.

  • RAVAZZOLO, A. . Com as próprias palavras. Jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 31, 16 jan. 2011.

  • RAVAZZOLO, A. . Da memória do historiador. Jornal Zero Hora, caderno Cultura, Porto Alegre, p. 2 - 3, 30 maio 2009.

  • RAVAZZOLO, A. . É preciso permanecer modesto. caderno Cultura, jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 6 - 6, 02 ago. 2003.

  • RAVAZZOLO, A. . O homem que nunca vestiu uma calça jeans. caderno Cultura, jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 6 - 6, 01 mar. 2003.

  • RAVAZZOLO, A. . A história construída por evidências, entrevista com Carlo Ginzburg. Segundo Caderno, Zero Hora, Porto Alegre, p. 1 - 1, 02 set. 2002.

  • RAVAZZOLO, A. . A construção do descobrimento. caderno Cultura, jornal Zero Hora, Porto Alegre, p. 1 - 11, 15 abr. 2000.

  • RAVAZZOLO, A. . Exorcizando o passado militar. caderno Cultura, jornal Zero Hora, caderno Cultura, Zero Hora, p. 7 - 7, 08 jan. 2000.

  • RAVAZZOLO, Ângela . Lumiar investe no protagonismo do aluno. Educação em revista, Porto Alegre, Rio Grande do Su, p. 26 - 27.

  • RAVAZZOLO, Ângela ; SANTOS, L. O. . Empreendedorismo em Jornalismo: Estratégias pedagógicas na formação acadêmica. In: 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2022, João Pessoa. Anais 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2022.

  • CARVALHO, N. ; RAVAZZOLO, Ângela . Aborto legal na Argentina em 2018: a construção de personagens na narrativa do El País. In: 43º Congressso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020, Salvador BA. Anais 43º Congressso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020.

  • GERMANSEN, A. ; RAVAZZOLO, Ângela . O jornalismo contemporâneo e as práticas de apuração e checagem de informações. In: 43º Congressso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020, Salvador BA. Anais 43º Congressso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020.

  • VIEIRA, K. M. ; BOMFIM, I. ; RAVAZZOLO, Ângela . EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO: UM DESAFIO PARA AS ESCOLAS DE JORNALISMO. In: IV Seminário de Pesquisa em Comunicação da Uninter, 2019, Curitiba. IV Seminário de Pesquisa em Comunicação da Uninter - O papel da Comunicação no redimensionamento das fronteiras informacionais, 2019. p. 12-20.

  • RAVAZZOLO, Ângela ; VIEIRA, K. M. . Novos negócios em jornalismo: propostas empreendedoras em sala de aula. In: XV Congresso Ibero-Americano de Comunicação., 2018, Lisboa. Livro de Anais do XV Congresso Ibero-Americano de Comunicação.. Lisboa: ECA-USP / FCH-UCP, 2017. p. 4978-4996.

  • RAVAZZOLO, Ângela ; VIEIRA, K. M. . Cenário em transformação: reflexões sobre novas práticas e a reconfiguração da aprendizagem em jornalismo. In: 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 2018, São Paulo. Anais SBPJOR, 2018.

  • RAVAZZOLO, Ângela . A espera: limites e possibilidades na escrita do jornalismo. In: Intercom, 2018, Joinville. Anais Intercom 2018, 2018.

  • RAVAZZOLO, Ângela ; LUCHT, J. ; DONINI, M. ; RUCKER, J. . Autonomia, autoria e precisão no jornalismo: a interdisciplinaridade em um projeto de ABP. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? Intercom, 2017, Curitiba. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? Intercom, 2017.

  • RAVAZZOLO, A. ; VIEIRA, K. M. . Novos Negócios em Jornalismo: limites e possibilidades Um mapeamento no Rio Grande do Sul. In: XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2016, Curitiba. Anais do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul Intercom Sul, 2016.

  • RAVAZZOLO, ÂNGELA . Velhas práticas, novos saberes: os desafios e as possibilidades de atuação dos jornalistas como empreendedores. In: 14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2016, Palhoça - SC. Anais do 14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2016.

  • RAVAZZOLO, ÂNGELA ; VIEIRA, K. M. . Jornalista empreendedor: desafios contemporâneos em um campo de instabilidades. In: XXXIX Congresso Intercom, 2016, São Paulo. Anais XXXIX Congresso Intercom, 2016.

  • RAVAZZOLO, A. ; LUCHT, J. . A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE JORNALISMO. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2015, Rio de Janeiro. Anais Intercom 2015, 2015.

  • RAVAZZOLO, A. . O diário de Heitor Ferreira e a história escrita por jornalistas: desafios para dois ofícios. In: 10º Encontro Naiconal de História da Mídia - Alcar 2015, 2015, Porto Alegre. GT Historiografia da Mídia, 2015.

  • RAVAZZOLO, A. . A escrita do jornalista-historiador ? Limites e possibilidades em A missa negra. In: 12º ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 2014, Santa Cruz do Sul. Anais do 12º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2014.

  • RAVAZZOLO, A. . As notas de rodapé em As ilusões armadas: uma prática de dois ofícios. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014, Foz do Iguaçu, Paraná. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014.

  • RAVAZZOLO, A. . O repórter e o historiador - A escrita da história por jornalistas. In: VIII Encontro Estadual de História - História e Violência. VIII Encontro Estadual ANPUH-RS, 2006, Caxias do Sul. VIII Encontro Estadual de História - História e Violência. VIII Encontro Estadual ANPUH-RS, 2006.

  • RAVAZZOLO, A. . O repórter e o historiador - diálogos e distanciamentos. In: IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor, 2006, Porto Alegre. IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor, 2006.

  • RAVAZZOLO, A. ; KUHN, F. . A fundação de Porto Alegre : revisão historiográfica. In: Salão de Iniciação Científica UFRGS, 1999, Porto Alegre. Salão de Iniciação Científica (11. : 1999 : Porto Alegre). Livro de resumos. Porto Alegre : UFRGS, 1999., 1999.

  • DIAS, M. S. ; RAVAZZOLO, Ângela . Os efeitos da pandemia no processo de produção do trabalho jornalístico entre profissionais de veículos de comunicação no Rio Grande do Sul. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RAVAZZOLO, Ângela ; CARVALHO, N. . Aborto legal na Argentina em 2018: a construção de personagens na narrativa do El País. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAVAZZOLO, Ângela ; LUCHT, J. ; DONINI, M. ; RUCKER, J. . Autonomia, autoria e precisão no jornalismo: a interdisciplinaridade em um projeto de ABP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAVAZZOLO, Ângela ; VIEIRA, K. M. . NOVOS NEGÓCIOS EM JORNALISMO: PROPOSTAS EMPREENDEDORAS EM SALA DE AULA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAVAZZOLO, Ângela . Jornada das Profissões 2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAVAZZOLO, A. ; VIEIRA, K. M. ; RAVAZZOLO, ÂNGELA . Novos negócios em Jornalismo: limites e possibilidades - Um mapeamento no Rio Grande do Sul. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAVAZZOLO, Ângela . Novos Negócios em Jornalismo ? Limites, Possibilidades: um estudo panorâmico no Rio Grande do Sul. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAVAZZOLO, A. . O diário de Heitor Ferreira e a história escrita por jornalistas: desafios para dois ofícios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAVAZZOLO, A. ; LUCHT, J. . A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE JORNALISMO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAVAZZOLO, A. . A espera: propostas de debate em torno de um modelo em primeira pessoa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAVAZZOLO, Ângela . O diário de Heitor Ferreira e a história escrita por jornalistas: desafios para dois ofícios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAVAZZOLO, A. . As notas de rodapé em As ilusões armadas: uma prática de dois ofícios. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Rhêa Carolina Hickmann Ribas ; RAVAZZOLO, A. ; RAVAZZOLO, A. . Coreio do Povo e Coojornal sob a ótica da hegemonia em Gramsci: o sequestro dos uruguaios na Ditadura Miltiar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RAVAZZOLO, A. . A escrita do jornalista-historiador: limites e possibilidades em A missa negra. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RAVAZZOLO, A. . O fato e a notícia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAVAZZOLO, A. . O reporter e o historiador: a escrita da história por jornalistas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAVAZZOLO, A. . O reporter e o historiador: diálogos e distanciamentos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAVAZZOLO, A. . A Fundação de Porto Alegre - Revisão Historiográfica. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RAVAZZOLO, Ângela ; LIMA, M. C. . Programa de Iniciação Científica da ESPM: gênese e consolidação. São Paulo, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • RAVAZZOLO, Ângela . Diáologos com a Memória. Porto Alegre, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • RAVAZZOLO, A. . Desafio para este mundo. Porto Alegre, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

Outras produções

RAVAZZOLO, Ângela . Dia do Jornalismo remete a reflexões em função de panorama adverso. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

RAVAZZOLO, Ângela . TCC Novos Modelos. 2023. .

RAVAZZOLO, Ângela . Blog de Papel número 12 - Para onde o tempo leva. 2021. (Editoração/Periódico).

RAVAZZOLO, Ângela . Revista Ceos Número 6 - Gênero em Perspectiva. 2021. (Editoração/Periódico).

RAVAZZOLO, Ângela . Revista CEOS número 5 - Na raiz do preconceito. 2020. (Editoração/Periódico).

RAVAZZOLO, Ângela . Blog de Papel número 11 - Mosaicos de 2020. 2020. (Editoração/Periódico).

RAVAZZOLO, Ângela . Blog de Papel número 10. 2019. (Editoração/Periódico).

RAVAZZOLO, Ângela ; BASSO, L. ; SALDANHA, L. ; EICHENBERG, E. ; DUTRA, M. . Contadores de Histórias - Livro de Memórias do Lar Gustavo Nolund. 2018. (Editoração/Livro).

RAVAZZOLO, Ângela . Blog de Papel número 8. 2018. (Editoração/Periódico).

EICHENBERG, E. ; RAVAZZOLO, ÂNGELA ; BASSO, L. ; SALDANHA, L. ; DUTRA, M. . Contadores de Histórias - Livro de Memórias do Lar Gustavo Nolund. 2018. (Livro).

RAVAZZOLO, Ângela . Academia de TCC: processo para o TCC. 2017. .

RAVAZZOLO, Ângela . Ciclo de Boas Práticas: como desenvolver rubricas de avaliação. 2017. .

RAVAZZOLO, Ângela . Rubricas e Protocolos de Avaliação em Processo e Feedback. 2017. .

RAVAZZOLO, A. . Tópicos especiais, curso de Especialização MBT em Gestão de Transportes. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

RAVAZZOLO, A. ; PINTO, D. C. . IV Mostra de Iniciação Científica ESPM. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Regulamento).

RAVAZZOLO, A. . Mulheres Invisíveis. 2015. (Texto de apresentação de mostra fotográfica).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Tendências e práticas no jornalismo contemporâneo, Descrição: Investigar tendências e novas práticas no jornalismo a partir do cenário contemporâneo, especialmente em relação às mídias digitais. Está vinculado ao grupo de pesquisa Teorias e Práticas do Jornalismo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Angela Ravazzolo - Coordenador / Martha Schoen Dias - Integrante.

  • 2018 - 2021

    Narrativas jornalísticas no cenário contemporâneo, Descrição: Este projeto investiga os limites e as possibilidades da narrativa como estratégia e metodologia de produção de conteúdo no cenário do jornalismo contemporâneo. Está vinculado ao grupo de pesquisa Teorias e Práticas do Jornalismo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Angela Ravazzolo - Coordenador / Júla Berrutti Antunes - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2015 - 2016

    Novos Negócios em Jornalismo: limites e possibilidades, Descrição: Projeto desenvolvido junto ao Centro de Altos Estudos (CAEPM) da Escola Superior de Propaganda e Markting (ESPM), coautoria com Karine Moura Vieira. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Angela Ravazzolo - Coordenador / Karine Moura Vieira - Integrante.

Prêmios

2022

39º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Movimento de Justiça e Direitos Humanos.

2022

Prêmio ARI Categoria REPORTAGEM IMPRESSA UNIVERSITÁRIO 1º Lugar Revista Ceos GÊNERO EM PERSPECTIVA ? REVISTA DO CURSO DEJORNALISMO DA ESPM PORTO ALEGRE, Associação Riograndense de Imprensa.

2020

37º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo - Categoria Acadêmico - Revista Ceos: Na raiz do preconceito, Movimento de Justiça e Direitos Humanos e Ordem dos Advogados do Brasil/RS.

1994

Prêmio Direitos Humanos, terceiro lugar, categoria reportagem, Movimento de Justiça e Direitos Humanos e Comissão Sobral Pinto de Direitos Humanos.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Superior de Propaganda e Marketing, Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre. , Rua Guilherme Schell, Santo Antônio, 90640040 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 32181384, URL da Homepage:

Experiência profissional

2014 - Atual

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 40

Outras informações:
Ministra as seguintes disciplinas atualmente: História do Jornalismo (curso de Jornalismo) Produção e Distribuição de Jornalismo para Mídias Digitais (curso de Jornalismo) Produção e Edição em Jornalismo Impresso I e II (curso de Jornalismo) Projeto de Graduação em Jornalismo I e II (curso de Jornalismo) Linguagem Aplicada ao PGD (curso de Design) TCC I (curso de Jornalismo)

2011 - 2014

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Atuou como professora das seguintes disciplinas: História do Jornalismo (curso de Jornalismo) Técnica de Entrevista (curso de Jornalismo) Oficina de Redação I (curso de Jornalismo)

Atividades

  • 08/2023

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cenas Midiáticas

  • 08/2022

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Design Editorial

  • 02/2021

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TCC I (Trabalho de Conclusão de Curso)

  • 03/2020

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção e Edição de Reportagem II

  • 11/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre.,Cargo ou função, Membro titular do Comitê de Éica em Pesquisa da ESPM.

  • 07/2018

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção e Edição de Reportagem I

  • 08/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre.,Linhas de pesquisa

  • 07/2014

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto de Graduação em Jornalismo (PGJ)

  • 03/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre.,Cargo ou função, Membro do Comitê Institucional PIC PIBIC.

  • 02/2014

    Direção e administração, Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre.,Cargo ou função, Coordenação do setor de TCCs e Programa de Iniciação Científica.

  • 08/2013

    Direção e administração, Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre.,Cargo ou função, Coordenação editorial do veículo impresso Blog de Papel e da revista impressa CEOS.

  • 03/2011

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Jornalismo

  • 02/2021 - 12/2023

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Aprendizagem

  • 03/2020 - 12/2022

    Ensino, Design, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem Aplicada ao PGD

  • 02/2020 - 12/2021

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção e Distribuição de Jornalismo para Mídias Digitais

  • 03/2014 - 07/2020

    Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem Aplicada

  • 07/2017 - 12/2019

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Apuração e Redação Jornalística

  • 07/2015 - 12/2017

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção e Edição em Jornalismo Impresso I

  • 03/2014 - 12/2016

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Apuração, Entrevista e Reportagem

  • 03/2014 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre.,Cargo ou função, Coordenação de Pesquisa, representante da ESPM Sul no Centro de Altos Estudos (CAEPM).

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Redação I

  • 03/2012 - 07/2013

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnica de Entrevista

1992 - 2014

Zero Hora Editora Jornalística S/A

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Como profissional do jornal Zero Hora, atuou como repórter e editora dos seguintes suplementos jornalísticos, veiculados como parte integrante do jornal Zero Hora: Vida (1998), periodicidade semanal Viagem (1998), periodicidade semanal Vestibular (1995-1996 e 2011-2014), periodicidade semanal Segundo Caderno (2000-2008), periodicidade diária Entre 2009 e 2010, atuou como coordenadora de produção da editoria Geral do jornal Zero Hora De janeiro de 2011 a fevereiro de 2014, trabalhou como editora de Educação de Zero Hora e do Grupo RBS, com atuação multimídia semanal na Rádio Gaúcha e na emissora de televisão TVCOM, além de participações na programação da RBS TV

Atividades

  • 02/2011 - 02/2014

    Direção e administração, Caderno Vestibular, jornal Zero Hora.,Cargo ou função, Editora do caderno Vestibular.

  • 02/2011 - 02/2014

    Serviços técnicos especializados , Zero Hora Editora Jornalística S/A.,Serviço realizado, Editora de Educação, com atuação miltimídia.