Kelly Christine Correa e Silva
Bacharel em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1996), mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-1998) e doutora em Informática - Universiteé de Grenoble I (Scientifique Et Medicale - Joseph Fourier) (2001). Atuou como recém doutora em projetos na PUC-RJ (Engenharia de Software para Sistemas Multiagentes) e na Universidade Federal Fluminense UFF (Projeto de agentes para a Petrobrás).
Ênfase em Inteligência Artificial, atuando nos seguintes temas: agentes, sistemas multiagentes, sistemas inteligentes e complexos, e em Engenharia de Software atuando sobretudo com linguagens de programação (Java) e programação Orientada a Objeto. Desenvolvimento de jogos com alunos na plataforma ROBOCUP (www.robocup.org) no nível de 2D.
Informações coletadas do Lattes em 19/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Informática
1998 - 2001
Université Joseph Fourier - Grenoble I
Título: Systèmes Multi-Agents Hybrides: Une Approche pour la Conception de Systèmes Complexes
Orientador: Yves Demazeau e Michel Occello
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: agents; système multi-agent; système complexe; raisonnement intégré; recursive; emergence. Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Informática.
Mestrado em Computação
1997 - 1998
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Um Estudo sobre a Repartição do Conhecimento em Sistemas Multiagentes,Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Luis Otavio Campos Alvares
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: sisteme multiagente; repartiçao de conhecimento; processamento da linguagem natural.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligencia Artificial / Especialidade: Sistemas Multiagentes. Setores de atividade: Informática.
Curso técnico/profissionalizante em Tecnico em Processamento de Dados
1988 - 1990
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Inteligencia Artificial/Especialidade: Sistemas Multiagentes.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
Participação em eventos
1ª Semana Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação. Faculdades Integradas do Instituto Ritter do Reis.Inteligência Artificial.. 2002. (Seminário).
II escola Regional de Informática RJ/ES.Sistemas Multiagentes Híbridos: Um método para a concepção de sistemas complexos.. 2002. (Seminário).
XII Seminário Regional de Informática - SRI.Introdução a Inteligência Artificial. 2002. (Seminário).
Participação em bancas
SILVA, K. C. C.; CARVALHO, L. A. V.; DUTRA, I. C.; NOBREGA, A. F.. Modelo Matemático-Computacional da Gênese da Rede Idiotípica do Sistema Imunológico. 2006 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVA, K. C. C.; ENGEL, P. M.; RIBEIRO, H. G.. Utilização de Técnicas de Mineração de Dados Considerando os Aspectos Temporais. 2002. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Castaneda, Rafael; Soares, Jorge; Goldschmidt, R.;SILVA, K. C. C.. Recuperação de Informação Utilizando Lógica Nebulosa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Centro Universitário da Cidade.
SILVA, K. C. C.. Valente, Mihele P.Rommel, Otavio A.M. Santos.Deep System Control - Sistema de Gerenciamento Administrativo de consultoria em Informatica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - UniverCidade.
SILVA, K. C. C.. Lima, Thiago C.Merigueti.Java Web Simulador. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - UniverCidade.
SILVA, K. C. C.. Abrahao, Leonardo V. Thomas, Thiago G. Oliveira.Sistema de Modelagem e Venda de Sandwiches. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - UniverCidade.
SILVA, K. C. C.. Barreto, Henrique O.N.Pinho, Luiz Felipe P. Souza.Web-Sysger - Sistema Basico para Gerenciamento de Restaurante. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - UniverCidade.
SILVA, K. C. C.. Vasconcellos, Daniel Q.Medeiros, Marcos B.P.Roch.SGV - Sistema de Gerenciamento de Vendas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - UniverCidade.
Goldschmidt, R.;SILVA, K. C. C.; Ribeiro, R.C.. M. Paulino, Miche.Projeto Advocacia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - UniverCidade.
Goldschmidt, R.;SILVA, K. C. C.; Ribeiro, R.C.. Costa, Vinicici.Sistema de Gerenciamento de Serviços e Reparos Navais.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - UniverCidade.
Goldschmidt, R.;SILVA, K. C. C.; Ribeiro, R.C.. .Gclin ? Sistema de Gerenciamento de Posto de Saúde. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - UniverCidade.
Goldschmidt, R.;SILVA, K. C. C.; Ribeiro, R.C.. Sistema de Gerenciamento de Mercearias.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação) - UniverCidade.
SILVA, K. C. C.. S. Silva, Atila S. Palmeira e Thiago G. Leite.JManager - Sistema de Gerenciamento Pessoal. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - UniverCidade.
SILVA, K. C. C.. Freitas, Marcia A. Barreto e Paula C.M. Ferreira.SGM - Sistema de Gerenciamento de Mercearias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - UniverCidade.
SILVA, K. C. C.. Cosentino, Elton R. Oliveira e Viviane D.F.Vieira.SIGRA - Sistema de Gerenciamento de Reparos Automotivos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - UniverCidade.
SILVA, K. C. C.. Nascimento, Cinthia P. Costa e Vinicius C.Pereira.SISGREN - Sistema de Gerenciamento de Serviços e Reparos Navais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - UniverCidade.
SILVA, K. C. C.; BAZZAN, A. L. C.; TURKIENICZ, B.. Ambiente baseado em autômatos para análise de movimentação de pedestres em espaços construídos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, K. C. C.; BARONE, D. A.; ALVARES, L. O. C.. Uma Aplicação de Coordenação Multiagente utilizando a Robocup. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, K. C. C.; IOCHPE, C.; EDELWEISS, N.. Implementação da base de dados geográficos para o sistema de simulação de trânsito SISCOT. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Coordenação do Comitê de Programa;SILVA, K. C. C.. VI Encontro Nacional de Inteligência Artificial. 2007. Instituto Militar de Engenharia.
Bicharra; OSORI, C. C. O. :. F. S.;SILVA, K. C. C.. V Encontro Nacional de Inteligência Artificial. 2005. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SILVA, K. C. C.. XIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, K. C. C.. Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial - SBIA. 2002. Universidade Federal de Pernambuco.
SILVA, K. C. C.; EDELWEISS, N.; BRECHT, M.. XIV Salão de Iniciação Científica. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Orientou
Ribeiro, Carolina S; Arruda, Leandro M; Carneiro; Projeto de Controle de Estoque de Loja de Material de Construção; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - UniverCidade; Orientador: Kelly Christine Correa e Silva;
Verediano, Marcelo F; H; Rodrigues, Rafael V; Ribeiro; Sistema de Controle de Hotelaria; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - UniverCidade; Orientador: Kelly Christine Correa e Silva;
Souza, Sergio H; Martins; Sistema de Gerenciamento de Apart-Hotel; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - UniverCidade; Orientador: Kelly Christine Correa e Silva;
C; Mello, Heyder A; V; Moore, Joao Vinicius P; Louve; SISCI - Sistema de Controle Integrado; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - UniverCidade; Orientador: Kelly Christine Correa e Silva;
L; Oliveira, renatoW; C; Santos, Rosangela G; Andre; Sistema de Gestão de Cinema; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - UniverCidade; Orientador: Kelly Christine Correa e Silva;
, Eduardo C; Vianna; Sistema de Gestão Empresarial; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - UniverCidade; Orientador: Kelly Christine Correa e Silva;
Análise da Qualidade do Reconhecimento de Imagens com Redes SOM e Lógica Fuzzy; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - UniverCidade; Orientador: Kelly Christine Correa e Silva;
Artemis: Agentes Inteligentes com Emoções; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - UniverCidade; Orientador: Kelly Christine Correa e Silva;
B; Borges, Gustavo S; Mendes, Singo D; Ando; Sistema de Clínica Médica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - UniverCidade; Orientador: Kelly Christine Correa e Silva;
Produções bibliográficas
-
ALVES, A. S. ; HO, J. ; SILVA, K. C. C. . ARTEMIS - Raciocínio e emoção na tomada de decisão de um agente em um cenário específico. Rev IST A , v. 1, p. ist-rio.net/rev, 2012.
-
SILVA, K. C. C. ; Choren, R. ; LUCENA, C. J. P. . Applying ANote to modeling MultiAgent Systems: A case study in E-Business. In: IASTED International Conference on Software Engineering (SE 2004), 2004, Innsbruck. International Conference on Software Engineering, 2004.
-
SILVA, K. C. C. . Uma Abordagem Multiagente para a concepção de sistemas complexos.. In: Simpósio Regional de Computação, 2002, Santo Ângelo. Simpósio Regional de Computação, 2002.
-
SILVA, K. C. C. ; OCCELLO, M. . Utilizando a recursividade como meio de otimização para a construção de sistemas complexos - Aplicação do modelo MORISMA. In: VIII Iberoamerican Confernce on Artificial Intelligence, 2002, Sevilha. IBERAMIIA 2002, 2002.
-
SILVA, K. C. C. ; OCCELLO, M. . A Recursive Approach to integrate heterogeneous multi-agents systems. In: III IberoAmerican Workshop on Distributed Artificial Intelligence and Multi-Agents Systems, 2000, São Paulo. IberoAmerican Workshop on Distributed Artificial Intelligence and Multi-Agents Systems, 2000.
-
SILVA, K. C. C. ; OCCELLO, M. . Une approche multi-agents hybride pour la conception de systèmes complexos à raisonnement integré. In: XIII Congres Francophone AFRIA AFIA RFIA, 2000, Paris. Congrès Francophone - Reconnaissance des Formes et Intelligence Artificielle, 2000. p. 569-578.
-
SILVA, K. C. C. ; OCCELLO, M. . Une approche multi-agents pour la conception de systèmes complexes à raisonnement intégré. In: V Rencontre de Jeunes Chercheurs en Intelligence Artificial, 2000, Lyon. Rencontre de Jeunes Chercheurs en Intelligence Artificial, 2000.
-
SILVA, K. C. C. ; OCCELLO, M. . A Methodological Multi-Agent Approach to built complex systems using integrated reasoning. In: XVI IFIP World Computer Congres - International Conference on Intelligent Information, 2000, Beijing. International Conference on Intelligent Information, 2000.
-
SILVA, K. C. C. ; BARONE, D. A. ; F. Bica ; MARQUES, I. S. . An Evolutionary Computation Approach applied to time series prediction. In: International Symposium on Nonlinear Theory and its Applications, 1997, Hawaii. NOLTA´97 - International Symposium on Nonlinear Theory and its Applications, 1997.
-
SILVA, K. C. C. ; BERNARDO FILHO, O. ; COUTA, G. A. ; BARBOSA, G. M. ; SILVA, K. C. C. . TRAFFIC SIMULATION USING SOFTWARE AGENTS AND FUZZY CONTROL FOR TRAFFIC SIGNAL. LNCS Transactions on Computational Collective Intelligence , 2016.
-
SILVA, K. C. C. . Sistemas Multiagentes Híbridos: Um Método para a Concepção de Sistemas Complexos. Santo Angelo 2002 (Trabalho apresentado na II ERI - Escola Regional de Informática).
-
SILVA, K. C. C. . Système Multi-Agent Hybride: Une Approche pour la Conception de Systèmes Complexes. Grenoble: Université Joseph-Fourier - Grenoble II, 2001 (Tese de Doutorado).
-
SILVA, K. C. C. . Um Estudo sobre a Repartição do Conhecimento em Sistemas MultiAgentes. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998 (Dissertação de Mestrado).
-
SILVA, K. C. C. . Um Estudo sobre Sistemas baseados em Conhecimento para Medicina. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de janeiro, 1997 (Trabalho Final de Curso Graduação).
-
SILVA, K. C. C. . Linguagens de Programação para a Construção de Sistemas Multiagentes. Porto Alegre: Biblioteca do Instituto de Informática - UFRGS, 1997 (Trabalho publicado na Biblioteca da UFRGS).
Outras produções
SILVA, K. C. C. . Tropical SEA - Brinquedos Importados. 1992.
SILVA, K. C. C. . Trade Press Magazine. 1991.
SILVA, K. C. C. ; BAEIJS, C. ; OCCELLO, M. . DA4 - Organisation Modelling. 1999.
SILVA, K. C. C. ; BAEIJS, C. ; OCCELLO, M. . DX - Agent Summary Report. 1999.
SILVA, K. C. C. . Sistemas Multiagentes hìbridos: Um Método para a Concepção de Sistemas Complexos. 2002. (Seminário).
SILVA, K. C. C. . Inteligência Artificial. 2002. (Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2003 - 2006
Engenharia de Software para Sistemas Multiagentes, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kelly Christine Correa e Silva - Integrante / Carlos José Pereira Lucena - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40
2011 - 2013
SENAC RIOVínculo: Professor de Graduação, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação horista, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor da Graduação do curso de Sistemas para Internet, ministrando as disciplinas: - UML e Padrões - Introdução a Java
2007 - 2008
SENAC RIOVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Pos Graduacao, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor contratado para ministrar a cadeira de JAVA 1 no MBA" Especialização em Engenharia de Software com Java Enterprise Edition"
2006 - 2013
UniverCidadeVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto - TI, Carga horária: 40
Outras informações:
Membro do Colegiado do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Membro do NDE do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplinas ministradas: Inteligência Computacional (Ciência da Computação) Tecnologias Emergentes (Sistemas Multiagentes) Tópicos Especiais em Ciência da Computação Estagio e Pesquisa Aplicada 1 Estagio e Pesquisa Aplicada 2 Programação Orientada a Objeto Projeto de Software
Atividades
-
01/2006
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto I, Estágio em Pesquisa Aplicada II, Inteligência Computacional, Projeto de Software I, Tópicos Emergentes (Sistemas Multiagentes)
-
01/2006
Ensino, Tecnologia da Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programação Orientada a Objeto, Projeto de Software I, Projeto de Software II
2005 - 2005
UnicariocaVínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Tecnologia em Sistemas da Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem de Programação Java, Análise e Projeto de Sistemas I (Análise Essencial), Programação Orientada a Objeto usando Java, Análise Orientada a Objeto
2004 - 2005
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
09/2004 - 08/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Tecnológico, Laboratorio de Inteligência Artificial.,Linhas de pesquisa
2004 - 2004
Universidade Estácio de SáVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Atividades
-
02/2004 - 12/2004
Ensino, Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linux, Linguagem de Programação Java
2004 - 2004
PETROBRASVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assitente, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2004 - 09/2004
Ensino, Análise Orientada a Objeto, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Projeto Orientado a Objeto, Análise Orientada a Objeto
2003 - 2004
Pontifícia Universidade Católica do Rio de JaneiroVínculo: Pesquisadora Associada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Ciclo Basico de Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Ciência da Computação
-
03/2003 - 12/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Informatica, Laboratorio de Engenharia de Software - LES.,Linhas de pesquisa
-
03/2004 - 07/2004
Ensino, Informatica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Topicos Avançados em Programação - Java
2002 - 2003
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Colaborador Convidado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2002 - 03/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Informática, .
-
02/2002 - 02/2003
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Informática, Instituto de Informática.,Atividade realizada, Participante do Projeto SISCOT (apoio CNPq).
-
03/2002 - 12/2002
Ensino, Informática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, CMP503 - Projeto de Pesquisa (Estudo de Modelos de Agentes para a concepção de Arquiteturas hìbridas)
-
03/2002 - 12/2002
Ensino, Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INFO1210 - Introdução à Informática
1998 - 2001
Institut National Polytechique de GrenobleVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
09/1998 - 12/2000
Outras atividades técnico-científicas , Universite Joseph-Fourier, Universite Joseph-Fourier.,Atividade realizada, Participante do Projeto AGENT (financiado pela Comissão Européia no quadro de Pesquisa ESPRIT LTR 24939).
1992 - 1996
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica
Atividades
-
06/1994 - 06/1996
Estágios , Núcleo de Computação Eletrônica, .,Estágio realizado, Participante do Projeto DOSVOX.
-
06/1994 - 06/1996
Estágios , Núcleo de Computação Eletrônica, .,Estágio realizado, Bolsista de Iniciação Científica.
-
02/1993 - 06/1994
Estágios , Reitoria, .,Estágio realizado, Desenvolvimento de Software Técnico.
1990 - 1991
Arsenal da Marinha do Rio de JaneiroVínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20
Atividades
-
06/1990 - 01/1991
Estágios , Setor de Informática, .,Estágio realizado, Desenvolvimento de Softwares para computadores de grande porte. Linguagem: Cobol.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Kelly Christine Correa e Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?