Caio Lucas Morais Pinheiro
Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Desde 2025 realiza pós-doutorado na Universidade Federal do Ceará (PPGH/UFC). Atualmente é presidente da Associação Nacional de História - Secção Ceará (2024-2026). Atuou como professor de história da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/Assú) e do Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação da Paraíba (IFPB/Itabaiana). É professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE), coordena o Laboratório de História do Tempo Presente dos Sertões de Crateús (LAHTEPS/FAEC). É membro da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia - SBTHH e do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET). Possui experiência na área de História, com ênfase nos seguintes temas: Teoria da História, História do Tempo Presente e História Social do Futebol.
Informações coletadas do Lattes em 21/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em História
2016 - 2020
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: As ondas que movem o mar das torcidas: das charangas à guinada antifascista na Ultras Resistência Coral (1950-2020)
César Augusto Barcellos Guazzelli. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Torcidas organizadas; Torcidas antifascistas; Sociabilidade militante; Insurreição clubística; Antifascismo transnacional.Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil República.
Mestrado em História e Culturas
2014 - 2016
Universidade Estadual do Ceará
Título: Entre charangas e torcidas organizadas: trajetórias e transformações das torcidas de futebol em Fortaleza (1965-1993)
Orientador: Gisafran Nazareno Mota Jucá
, Ano de Obtenção: 2016.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Torcida organizada; Sociabilidade; Tradição; Estilo de vida clubístico; Memória.
Graduação em História
2009 - 2013
Universidade Estadual do Ceará
Título: O JOGO COMO MEIO DE VIDA E PARA SATISFAZER A PLATEIA: o processo de profissionalização do Futebol Cearense (1938-1960)
Orientador: Gisafran Nazareno Mota Jucá
Pós-doutorado
2025
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.
Formação complementar
2011 -
Extensão universitária em Inglês. , Pense Indiomas, PENSE INDIOMAS, Brasil.
2011 -
Extensão universitária em Espanhol. , Núcleo de Línguas Estrangeiras, NLE, Brasil.
2009 -
Extensão universitária em Inglês. , Yes Idiomas CE, YES IDIOMAS CE, Brasil.
2012 - 2012
RESIDUALIDADE HISTÓRICA, LITERÁRIA E CULTURAL. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2012 - 2012
Heráldica: a produção de brasões. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2012 - 2012
O Historiador e a Dicotomia indivíduo e sociedade. (Carga horária: 16h). , Associação Nacional de História CE, ANPUH CE, Brasil.
2011 - 2011
Cidade e seu Estatuto: 10 anos de conquistas. (Carga horária: 18h). , Instituto de Estudo e Pesquisa Sobre o Desemvolviment do Ceara, INESP/CE, Brasil.
2011 - 2011
Estrutura e Funcionamento da Assembleia Legislativ. (Carga horária: 20h). , Assembléia Legistativa de Fortaleza, ASSEMBLÉIA, Brasil.
2011 - 2011
A geração Beat e rebelião juvenil: como os beats. (Carga horária: 8h). , fafidam uece, FAFIDAM UECE, Brasil.
2011 - 2011
Sessão de Comunicação de Pesquisas: História e Mem. (Carga horária: 4h). , fafidam uece, FAFIDAM UECE, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Espanhol Básico I. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.
2010 - 2010
Entre a materialidade e a imaginação. (Carga horária: 8h). , fafidam uece, FAFIDAM UECE, Brasil.
2010 - 2010
Memória e História da África. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2010 - 2010
Cultura e Memória na História do Trabalho. (Carga horária: 6h). , Associação Nacional de História CE, ANPUH CE, Brasil.
2010 - 2010
A Escola dos Analles. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2009 - 2009
Fonte Oral: possibilidades de pesquisas. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil República.
Organização de eventos
PINHEIRO, C. L. M. . II Semana de Tecnologia, Esporte, Ciência e Cultura (SEMANTEC). 2017. (Outro).
PINHEIRO, C. L. M. . II Semana do Meio Ambiente do Instituto Federal da Paraíba. 2017. (Outro).
PINHEIRO, C. L. M. . XVII Semana de História UECE. 2013. (Outro).
PINHEIRO, C. L. M. ; FARIAS, C.M. ; PAULA, R.N. . XVI Semana de História - UECE. 2012. (Outro).
PINHEIRO, C. L. M. ; FARIAS, C.M. ; PAULA, R.N. . Semana de Educação: Ensino, Memória e História. 2012. (Outro).
PINHEIRO, C. L. M. ; FARIAS, C.M. ; PAULA, R.N. . II JORNADA DE LUTAS PARA NÃO ESQUECER JAMAIS. 2012. (Outro).
PINHEIRO, C. L. M. . XVI Semana de História da UECE. 2012. (Outro).
PINHEIRO, C. L. M. ; FARIAS, C.M. . I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO POLÍTICA: SOCIEDADE, UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO. 2012. (Outro).
Participação em eventos
II Colóquio Discente de Estudos Históricos Latino-Americanos: Conexões Brasil e América Latina.A política nos estádios de futebol: o surgimento das torcidas antifascistas no Brasil. 2016. (Outra).
III Encontro Internacional de Fronteiras e Identidades.HISTÓRIA, POLÍTICA E FUTEBOL: RECENTE APROXIMAÇÃO NOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL. 2016. (Encontro).
III Encontro Internacional de História, Memórias, Oralidade e Culturas.HISTÓRIA, POLÍTICA E(M) FUTEBOL: REFLEXÕES SOBRE MEMÓRIAS DE TORCEDORES ANTIFASCISTAS. 2016. (Encontro).
II Seminário de Micro-História, Trajetórias e Imigração. 2016. (Seminário).
XV Encontro Estadual de História do Ceará.As vozes da Torcida Ultras Resistência Coral: um estudo prosopográfico. 2016. (Encontro).
I Encontro Interdisciplinar Diálogos Sobre Arte. 2013. (Encontro).
I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades: As dimensões políticas da história e o futuro do passado.PERCEPÇÕES E SENSIBILIDADES DA VIOLÊNCIA NOS JOGOS DE FUTEBOL DO FORTALEZA ESPORTE CLUBE (2000-2012). 2013. (Seminário).
XXVII Simposio Nacional de Historia Conhecimento Historico e Dialogo Social.Futebol de categoria e futebol suburbano: O amadorismo ?marrom? e a segregação socioespacial no futebol cearense.. 2013. (Simpósio).
13 de maio: libertação pra valer? O debate das cotas na universidade brasileira. 2012. (Outra).
III CONGRESO LATINOAMERICANO DE ESTUDIOS SOCIOCULTURALES DEL DEPORTE. Futebol, Cultura e Sociedade: O jogo no amadorismo e no profissionalismo. 2012. (Congresso).
Padaria Espiritual: História, Memória e Literatura. 2012. (Outra).
Semana de Educação: Ensino, Memória e História. 2012. (Outra).
Seminário Sujeitos Sociais e Práticas Culturais. 2012. (Seminário).
XIII Encontro Estadual de História do Ceará.Do Altruísmo à Política Estatal: o futebol e as novas perspectivas na década de 30 em Fortaleza. 2012. (Encontro).
XVI Semana de História UECE.Espaços de disputa: a transição do futebol amador para o futebol profissional em Fortaleza. 2012. (Outra).
I Encontro da Uece de Estudos Africanos: África, Áfricas. 2011. (Encontro).
VIII Semana de História da FAFIDAM/UECE e II Simpósio de Estudos Históricos.O futebol torna-se esporte: governo Vargas e a normatização do futebol. 2011. (Simpósio).
VIII SEMANA DE HUMANIDADES UFC/UECE.REPENSANDO A HISTÓRIA DO FUTEBOL CEARENSE: DOS PRIMEIROS PASSOS À PROFISSIONALIZAÇÃO. 2011. (Outra).
XV Semana de História UECE.Incomienda e Escravidão na colonização hispânica e o Trabalho sobre América nos livros didáticos. 2011. (Outra).
I Seminário Internacional Mundos do Trabalho. 2010. (Seminário).
VII Semana de História."Futebol que foi e que não será mais". 2010. (Simpósio).
XII Encontro Estadual de História do Ceará. 2010. (Encontro).
XIV Semana de História. 2010. (Outra).
XIV Semana Universitária. 2009. (Outra).
XXV Simpósio Nacional de História. 2009. (Simpósio).
Participação em bancas
CAVALCANTE, R. M. B.; ABREU, D. S.; PAIVA, L. F. S.; SA, L. D.;PINHEIRO, C. L. M.. O TORCEDOR PADRÃO FIFA: Memórias e sentimentos narrados nas transformações arquitetônicas do Estádio Castelão, em Fortaleza. 2024. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.
PINHEIRO, C. L. M.; PEREIRA, L. O.; AGAPTO, D. M. M. P.. ?VAI NAMORAR COMIGO SIM, VAI POR MIM?: O MOVIMENTO DO SERTANEJO UNIVERSITÁRIO CANTANDO SOBRE MULHERES E RELACIONAMENTOS AMOROSOS (BRASIL, 2007-2024). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
AGAPTO, D. M. M. P.; FRIDERICHS, L. E.;PINHEIRO, C. L. M.. ?NOIS JÁ VEIO LÁ DOS ANTIGO?: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA E A CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DA COMUNIDADE DE QUEIMADAS EM CRATEÚS-CE (2003-2025). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
RIZZO, A. D. G.;PINHEIRO, C. L. M.; AGAPTO, D. M. M. P.. ?A VIDA ETERNA TEM UM PREÇO?: GÊNERO, FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO E AS DINÂMICAS DE DOMINAÇÃO E RESISTÊNCIA NA MINISSÉRIE MISSA DA MEIA-NOITE (2021). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
FRIDERICHS, L. E.;PINHEIRO, C. L. M.; DALMAS, C.. A COPA DO MUNDO DE 1978: O uso do torneio como ferramenta de propaganda pela Ditadura Militar Argentina e sua cobertura no Correio Braziliense e no Jornal do Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Maranhão.
CANDIDO, T. A. P.;PINHEIRO, C. L. M.; SAMPAIO, A. S.. ?POR TERRA, TRABALHO E JUSTIÇA?: MANIFESTAÇÕES POPULARES ENTRE AS ESTRATÉGIAS GOVERNAMENTAIS E AS TÁTICAS DOS TRABALHADORES NOS SERTÕES DE CRATEÚS (1979-1983). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
PINHEIRO, C. L. M.; SANTOS JUNIOR, J. J. G.; PEREIRA, L. O.. EXPERIÊNCIAS POLÍTICAS E IMPRENSA EM TRANSFORMAÇÃO: ENTRE RUPTURAS E CONTINUIDADE DAS RÁDIOS E REDES SOCIAIS EM CRATEÚS (2016 - 2022). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
PINHEIRO, CAIO LUCAS MORAIS; RIZZO, A. D. G.; PEREIRA, L. O.. AS MÚLTIPLAS VOZES DE UM CRIME: A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NAS ENTRELINHAS DOS PROCESSOS JUDICIAIS DA CIDADE DE SENADOR POMPEU-CE (1990 A 1997). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
PINHEIRO, CAIO LUCAS MORAIS; JUCA, G. N. M.. ?PRA FRENTE BRASIL?: A SELEÇÃO BRASILEIRA COMO FERRAMENTA DE PROPAGANDA POLÍTICA DO REGIME MILITAR DURANTE O GOVERNO MÉDICI (1969 A 1974). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
MUNIZ, A. C.; BARREIRA, S. K.;PINHEIRO, CAIO LUCAS MORAIS. DISPUTAS PELO PODER LOCAL EM BANABUIÚ: DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA ÀS ELEIÇÕES DOS ANOS 2000. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
PINHEIRO, CAIO LUCAS MORAIS; SANTOS, L. N. S.. CÍRIO DE NAZARÉ: PROCESSO DE INVENÇÃO, COMEMORAÇÃO E PATRIMONIALIZAÇÃO EM CAPISTRANO (2005-2013). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
PINHEIRO, CAIO LUCAS MORAIS; ULISSES, I. B.; CHAVES, E.. QUEIJO ARTESANAL DE RUSSAS - CEARÁ 2018 - 2022. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
PINHEIRO, CAIO LUCAS MORAIS; REGIS, J. R.; CHAVES, O.. ?BATALHAS EM CAMPO?: DA TRAJETÓRIA AMADORA À CONSTRUÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS DE FUTEBOL EM LIMOEIRO DO NORTE-CE (1994-2000). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
CHAVES, C.; CHAVES, J. O. S.;PINHEIRO, CAIO LUCAS MORAIS. A GRIPE ESPANHOLA NO CEARÁ (1918-1920). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
BARROS, V. B.; BEZERRA, F. E. N.;PINHEIRO, C. L. M.. ENTRE A MEMÓRIA DA SECA E A PATRIMONIALIZAÇÃO DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO PATU. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
MUNIZ, A. C.; ALENCAR, M. C. F.;PINHEIRO, CAIO LUCAS MORAIS. ?FAGNER E AS REPRESENTAÇÕES DO NORDESTE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
Maia Junior, Edmilson Maia; REIS, E. C.;PINHEIRO, C. L. M.. AS ENGRENAGENS QUE MOVEM MEMÓRIAS: HISTÓRIA DOS ENGENHOS DE RAPADURA DE SOLONÓPOLE? CE (1950 A 2000). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
CASTELO, S. C.; SANTOS, L. N. S.;PINHEIRO, C. L. M.. A VIDA EM TORNO DA BOLA: TRAJETÓRIAS DE VIDA DE EX-JOGADORES DO QUIXADÁ FUTEBOL CLUBE (DÉCADAS DE 1970 A 1990). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
ALVES, P. D. S.; MUNIZ, A. C.;PINHEIRO, C. L. M.. ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DOS MORADORES DE LAGOA DA PEDRA: SEU PAPEL FRENTE ÀS CAUSAS SOCIAIS (1996- 2006). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
Maia Junior, Edmilson Maia;PINHEIRO, C. L. M.; CANDIDO, T. A. P.. "TEMPO DE PROVAÇÃO": RETIRANTES E A CONSTRUÇÃO DO AÇUDE CHORÓ NA SECA DE 1932. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
LIMA, J. R.; MAIA JUNIOR, E. A.;PINHEIRO, CAIO LUCAS MORAIS. RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA DA FECLESC: MEMÓRIAS E LUTAS NA DÉCADA DE 1990. 2020 - Universidade Estadual do Ceará.
SANTOS, R. S.; RAMOS FILHO, V. S.;PINHEIRO, C. L. M.. Usos da estação ferroviária de Lajes/RN: memórias da implantação à patrimonialização (2013-2016). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
PINHEIRO, C. L. M.; SANTOS, R. S.; RAMOS FILHO, V. S.. Histórias e memórias da reconstrução da paróquia Nossa Senhora da Conceição (São Rafael, RN - 1980-2018). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
PINHEIRO, C. L. M.; BATISTA NETO, M. C.; MACIEL, F. R. M.. As mulheres na política do município de Afonso Bezerra ? RN: trajetórias e desafios (1988-2016). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
OLIVEIRA, A. S.; FERNANDES, S. E.;PINHEIRO, C. L. M.. A construção de Padre Pedro: memórias, histórias e trajetória. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
PINHEIRO, C. L. M.; RAMOS FILHO, V. S.; ALVES, H. M.. (Re)invenções da tradição escoteira: disputas de memória do escotismo nas narrativas do movimento em Assú/RN (1980-2010). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
DAMASCENO, F. J. G.;PINHEIRO, C. L. M.; PEREIRA, A. F. G.. A trajetória do jiu-jitsu em Fortaleza: uma análise do processo de introdução, divulgação e consolidação (1935-1966). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará.
SILVEIRA, E. M.; FERREIRA, L. V. C.;PINHEIRO, C. L. M.. Seleção Pública Simplificada para Contratação de Professor Temporário - História. 2026. Universidade Estadual Vale do Acaraú.
FERREIRA, G. S.; SALES, T. B.;LUCAS MORAIS PINHEIRO, CAIO. Banca Examinadora da Prova Didática e Títulos do Setor de Estudos Teoria e metodologia da História, do Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento do Cargo de Professor Adjunto da Carreira de Docência Superior da FUNECE, Edital no 04/2025-FUNECE.. 2025. Universidade Estadual do Ceará.
MAIA JUNIOR, E. A.; CHAVES, C.;PINHEIRO, C. L. M.. Banca Examinadora das Provas Dissertativa e Didática do Setor de Estudos Teoria e Metodologia da História, da Seleção Pública para Provimento do Cargo de Professor Temporário da FUNECE. 2025. Universidade Estadual do Ceará.
RIZZO, A. D. G.; AGAPTO, D. M. M. P.;PINHEIRO, C. L. M.. Seleção Pública de 2024 para Professor Temporário da FUNECE, Edital N° 02/2024-FUNECE. Setor História da América. 2024. Universidade Estadual do Ceará.
Orientou
Por terra, trabalho e justiça': manifestações populares entre as estratégias governamentais e as táticas dos trabalhadores nos Sertões de Crateús (1979-1983); 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Caio Lucas Morais Pinheiro;
EXPERIÊNCIAS POLÍTICAS E IMPRENSA EM TRANSFORMAÇÃO: ENTRE RUPTURAS E CONTINUIDADES DAS RÁDIOS E REDES SOCIAIS EM CRATEÚS (2016 - 2022); 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Caio Lucas Morais Pinheiro;
DENTRO E FORA DAS QUATRO LINHAS: O OBSERVATÓRIO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO FUTEBOL E A EXPERIÊNCIA DE RACISMO NO FUTEBOL CEARENSE (2014-2022); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Caio Lucas Morais Pinheiro;
FUTEBOL AMADOR EM OCARA: ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE ACERCA DA ADOEC (2005-2020); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Caio Lucas Morais Pinheiro;
?Santas e Modernas; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Caio Lucas Morais Pinheiro;
?LUIZ GONZAGA: NOSTALGIA E A RELIGIOSIDADE NORDESTINA NO DISCO ETERNO CANTADOR DE 1982?,; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Caio Lucas Morais Pinheiro;
?ENTRE CARTAS E NARRATIVAS: AS FACES DE BERNARD BOURASSA S; J EM CAPISTRANO (1968-1986); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Caio Lucas Morais Pinheiro;
?HISTÓRIA EM QUADRINHO V DE VINGANÇA: AS REPRESENTAÇÕES POLÍTICAS DO ANARQUISMO NOS DISCURSOS DO CODINOME V; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Caio Lucas Morais Pinheiro;
A mulher em películas: representações de gênero nos filmes Desmundo e Nostalgia de la luz; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Caio Lucas Morais Pinheiro;
Cultura escolar e Ensino de História: a Escola Estadual Newman Queiroz em tempos ditatoriais (1972-1975); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Caio Lucas Morais Pinheiro;
Produções bibliográficas
-
LUCAS MORAIS PINHEIRO, CAIO . sequestro dos estádios de futebol. LOCUS (UFJF) , v. 27, p. 338-364, 2021.
-
PINHEIRO, CAIO LUCAS MORAIS . Diagnosticando as torcidas antifascistas: como a classe, a raça e o gênero redimensionam as relações de poder no futebol a partir da Ultras Resistência Coral. Cadernos de História (Belo Horizonte) , v. 22, p. 11-32, 2021.
-
GUIMARAES, J. P. M. ; PINHEIRO, CAIO LUCAS MORAIS . A CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS FUTEBOLÍSTICAS EM LIMOEIRO DO NORTE-CE: TRAJETÓRIAS, INSTITUIÇÕES E PROFISSIONALISMO (1953-1996). HISTÓRIA E CULTURAS , v. viii, p. 23-48, 2020.
-
PINHEIRO, C. L. M. . Além do objeto: métodos e fontes no estudo da violência no futebol. HISTÓRIA E CULTURAS , v. 4, p. 204-2017, 2016.
-
PINHEIRO, C. L. M. . MEMÓRIAS, TRADIÇÃO E SOCIABILIDADES: o surgimento da torcida Garra Tricolor em Fortaleza. Revista Contemporânea , v. 2, p. 1-25, 2014.
-
PINHEIRO, C. L. M. . Apresentação. REVISTA DE HISTÓRIA BILROS , v. 2, p. 6, 2014.
-
PINHEIRO, C. L. M. . O 'Eu do informante e o eu do historiador': acontecimentos, desafios e possibilidades da História Oral. Bilros , v. 2, p. 184-191, 2014.
-
2013 PINHEIRO, C. L. M. . FUTEBOL-PROFISSIONAL E FUTEBOL-ESPETÁCULO: A CONSTITUIÇÃO DO JOGO COMO ESPETÁCULO EM FORTALEZA (1946-1960). REVISTA ENBORNAL , v. III, p. Embornal, 2013.
-
2013 PINHEIRO, C. L. M. . ?Ato de emancipação?? O processo de profissionalização e suas consequências para o futebol cearense. REVISTA COLOMBIANA DE SOCIOLOGÍA , v. 36, p. 123-137, 2013.
-
PINHEIRO, C. L. M. ; SAMPAIO, A. S. (Org.) . O Ensino de história nos Sertões de Crateús: experiências e relatos no início da formação docente. 1. ed. Crateús: Ed. dos autores, 2025. v. 02. 80p .
-
PINHEIRO, CAIO LUCAS MORAIS . O Futuro das torcidas: das charangas à guinada antifascista no Brasil. 1. ed. Secretaria Nacional de Esporte: Ministério da Cidadania, 2023. 424p .
-
GOMES, E. S. (Org.) ; PINHEIRO, C. L. M. (Org.) ; ROGERIO, R. M. (Org.) ; LIMA, R. C. (Org.) ; SOUZA, J. U. (Org.) ; CAPRARO, A. M. (Org.) ; MONTEIRO, R. A. (Org.) ; ROLDAN, D. L. Q. (Org.) . Olhares para a profissionalização do futebol: análises plurais. 01. ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2015. 348p .
-
PINHEIRO, C. L. M. . A profissionalização do futebol cearense: história e memória. 1. ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014. 182p .
-
RIZZO, A. D. G. ; PINHEIRO, C. L. M. . Qual o lugar da teoria da história na historiografia dos Sertões de Crateús? Notas sobre teoria em espaço não hegemônicos. In: SILVA, Maria Larisse Elias da; FARIAS, Ana Elizabete Moreira de; FERREIRA, Jussara Viana Bezerra.. (Org.). História do Ceará: Cultura, sociedade e política do sertão ao litoral. 01ed.Campina Grande: Amplla, 2025, v. , p. 01-137.
-
SAMPAIO, A. S. ; PINHEIRO, C. L. M. ; COSTA, M. C. M. ; LIMA, M. V. B. ; NASCIMENTO, V. K. F. . Na Parede da Escola: Grafite como Prática Pedagógica no Ensino de História sobre os Campos de Concentração no Ceará. In: Caio Lucas Morais Pinheiro; Adriano Soares Sampaio. (Org.). O Ensino de história nos Sertões de Crateús: experiências e relatos no início da formação docente. 1ed.Crateús: Ed. dos autores, 2025, v. 01, p. 08-23.
-
GOES, E. A. F. M. ; SILVA, J. L. A. ; MOTA, H. H. M. S. ; SAMPAIO, A. S. ; PINHEIRO, C. L. M. . Movimentos Sociais no IFCE Crateús: O ensino de História a partir da Experiência do PIBID com a OPA.. In: Caio Lucas Morais Pinheiro; Adriano Soares Sampaio. (Org.). O Ensino de história nos Sertões de Crateús: experiências e relatos no início da formação docente. 1ed.Crateús: Ed. dos autores, 2025, v. 01, p. 45-49.
-
SANTOS, A. B. S. ; PINHEIRO, C. L. M. ; SAMPAIO, A. S. . Relato de Experiência no Projeto de Iniciação Artística: Difundindo Arte e Letramento Indígena no Observatório dos Povos Indígenas de Crateús. In: Caio Lucas Morais Pinheiro; Adriano Soares Sampaio. (Org.). O Ensino de história nos Sertões de Crateús: experiências e relatos no início da formação docente. 1ed.Crateús: Ed. dos autores, 2025, v. 01, p. 49-53.
-
SOUSA, M. F. ; MARTINS, A. W. B. ; SILVA, T. A. ; SOARES, R. A. ; PINHEIRO, C. L. M. ; SAMPAIO, A. S. . O passado vivo na sala de aula: Valorizando as narrativas dos povos indígenas por meio das oficinas de História.. In: Caio Lucas Morais Pinheiro; Adriano Soares Sampaio. (Org.). O Ensino de história nos Sertões de Crateús: experiências e relatos no início da formação docente. 1ed.Crateús: Ed. dos autores, 2025, v. 01, p. 53-59.
-
SILVA, G. A. ; ARAUJO, D. F. ; SILVA, S. A. ; PINHEIRO, C. L. M. ; SAMPAIO, A. S. . O PIBID e a Contribuição na Formação Inicial de Professores: Práticas Inclusivas, Ensino de História e Aprendizagem Histórica. In: Caio Lucas Morais Pinheiro; Adriano Soares Sampaio. (Org.). O Ensino de história nos Sertões de Crateús: experiências e relatos no início da formação docente. 1ed.Crateús: Ed. dos autores, 2025, v. 01, p. 59-63.
-
PINHEIRO, C. L. M. ; SAMPAIO, A. S. ; ALVES, M. P. ; COSTA, R. N. ; SILVA, M. A. B. ; MORAIS, M. A. S. ; SOUSA, M. S. O. ; SOARES, R. A. . Ensino de história, meio ambiente e sequência didática nos sertões de Crateús: um relato de experiência do fórum de professores de história da educação básica.. In: Caio Lucas Morais Pinheiro; Adriano Soares Sampaio. (Org.). O Ensino de história nos Sertões de Crateús: experiências e relatos no início da formação docente. 1ed.Crateús: Ed. dos autores, 2025, v. 01, p. 64-70.
-
PINHEIRO, C. L. M. ; SAMPAIO, A. S. ; TAVARES, S. S. ; SILVA, G. A. ; ARAUJO, D. F. ; SILVA, S. A. . Cidadania, Democracia e Passado Vivo no Ensino de História a partir do PIBID nos Sertões de Crateús.. In: Caio Lucas Morais Pinheiro; Adriano Soares Sampaio. (Org.). O Ensino de história nos Sertões de Crateús: experiências e relatos no início da formação docente. 1ed.Crateús: Ed. dos autores, 2025, v. 01, p. 41-45.
-
PINHEIRO, C. L. M. ; SAMPAIO, A. S. ; SILVA, S. A. ; MELO, S. V. ; ANTUNES, L. H. . Estudos Queer desestruturando o ensino de História em Crateús-CE: relato de experiência de iniciação a docência.. In: Caio Lucas Morais Pinheiro; Adriano Soares Sampaio. (Org.). O Ensino de história nos Sertões de Crateús: experiências e relatos no início da formação docente. 1ed.Crateús: Ed. dos autores, 2025, v. 01, p. 36-41.
-
SOUSA, J. M. ; PINHEIRO, C. L. M. ; SAMPAIO, A. S. ; OLIVEIRA, M. A. R. ; ANCHIETA, M. A. ; CORIOLANO, F. A. . Desestruturando o ensino de história nos sertões de Crateús: relato de experiência na oficina ?Educação das mulheres na Idade Média? no Ensino Profissional. In: Caio Lucas Morais Pinheiro; Adriano Soares Sampaio. (Org.). O Ensino de história nos Sertões de Crateús: experiências e relatos no início da formação docente. 1ed.Crateús: Ed. dos autores, 2025, v. 01, p. 14-21.
-
PINHEIRO, C. L. M. ; SAMPAIO, A. S. ; MOTA, H. H. M. S. ; SILVA, A. B. M. ; PORTELA, E. M. ; CARVALHO, N. F. ; CORIOLANO, F. A. . História contemporânea, ensino de história e jogos digitais: Desenvolvimento de teoria, prática e sequência didática. In: Caio Lucas Morais Pinheiro; Adriano Soares Sampaio. (Org.). O Ensino de história nos Sertões de Crateús: experiências e relatos no início da formação docente. 1ed.Crateús: Ed. dos autores, 2025, v. 01, p. 22-28.
-
RIZZO, A. D. G. ; PINHEIRO, C. L. M. ; FARIAS, W. C. . Associação Nacional de História e a Seção Ceará (ANPUH-CE): passado vivo e enquadramentos para memória institucional. In: BRAGHINI, Katya; GOMIDE, Cristina Helou. (Org.). Memória ANPUH: em defesa da História e do[a] historiador[a]. 01ed.Serra: Editora Milfontes, 2025, v. , p. 01-382.
-
NASCIMENTO, C. C. S. ; CAVALCANTE, A. S. P. ; PINHEIRO, CAIO LUCAS MORAIS . Práticas interdisciplinares a partir da mentoria universitária: conexões entre História, Medicina e Pedagogia. In: r Maria José Camelo Maciel; Jaqueline Rabelo de Lima; Tânia Maria de Sousa França; Cecília Rosa Lacerda; Lucas Melgaço da Silva. (Org.). Pedagogia universitária [livro eletrônico]: o exercício da docência e os novos docentes da UECE. 1ed.Fortaleza: EdUece, 2024, v. , p. 01-183.
-
PINHEIRO, C. L. M. . Das charangas às torcidas antifascistas: a escrita da história das torcidas de futebol no Brasil meridional. In: Cesar Augusto Barcellos Guazzelli; Gérson Wasen Fraga; Miguel Enrique Stédile; Rafael Hansen Quinsan. (Org.). À sombra das chuteiras meridionais: uma História Social do futebol (e outras coisas...). 01ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2021, v. , p. 01-640.
-
PINHEIRO, C. L. M. . Uma história da formação das torcidas organizadas em Fortaleza. In: Gisafran Nazareno Mota Jucá; Altemar Muniz da Costa. (Org.). Entre Fronteiras: múltiplas abordagens em História Cultural. 01ed.Fortaleza: EDUECE, 2016, v. 01, p. 01-391.
-
PINHEIRO, C. L. M. . NOTAS SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DO FUTEBOL CEARENSE: HISTÓRIA E MEMÓRIAS. In: GOMES, Eduardo de Souza; PINHEIRO, Caio Lucas Morais. (Org.). Olhares para a profissionalização do futebol: análises plurais. 01ed.Rio de Janero: Multifoco, 2015, v. , p. 01-348.
-
NASCIMENTO, C. C. S. ; NOGUEIRA, A. W. R. ; SILVA, L. M. ; LUCAS MORAIS PINHEIRO, CAIO . A DIDÁTICA E SEUS ELEMENTOS: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE. In: ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2024, João Pessoa. Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2024. p. 01-35.
-
NASCIMENTO, C. C. S. ; LUCAS MORAIS PINHEIRO, CAIO ; NOGUEIRA, A. W. R. ; SILVA, L. M. . FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE OS CONHECIMENTOS EM AVALIAÇÃO NO TRABALHO PEDAGÓGICO. In: ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2024, João Pessoa. Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2024. p. 13-25.
-
NASCIMENTO, C. C. S. ; LUCAS MORAIS PINHEIRO, CAIO ; NOGUEIRA, A. W. R. ; SILVA, L. M. . REFLEXÕES SOBRE A DIDÁTICA POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE DIÁRIOS DE BORDO EM LICENCIATURAS. In: ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2024, João Pessoa. Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2024. p. 25-35.
-
FERREIRA, S. M. P. ; SANTOS, M. V. P. ; SILVA, S. O. ; PINHEIRO, C. L. M. . ELES ACABARAM COM A VIDA DO MEU PAI? : MEMÓRIAS DA ESCRAVIDÃO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO GRILO ? PARAÍBA. In: V Congresso Nacional de Educação, 2018, Olinda. Anais V CONEDU, 2018. v. 1.
-
PINHEIRO, C. L. M. . SOCIABILIDADES TORCEDORAS: UMA ANÁLISE DA FORMA DE TORCER EM FORTALEZA NOS ANOS 1960 E 1970. In: XIV Encontro Estadual de Historia - ANPUH CEARÁ, 2014, Limoeiro do Norte. Anais do XIV Encontro Estadual de Historia. Fortaleza: Departamento de Informatica da UECE, 2014.
-
PINHEIRO, C. L. M. . O TORCEDOR NA CIDADE: REFLEXÕES SOBRE O ESPAÇO URBANO E AS TORCIDAS DE FUTEBOL. In: II Encontro Internacional História, Memória, Oralidade e Culturas anais, 2014, Fortaleza. Edição 2014 Anais Encontro Internacional História, Memória, Oralidade e Culturas anais. Fortaleza: Departamento de Informatica da UECE, 2014.
-
PINHEIRO, C. L. M. . O surgimento de uma tradição: sociabilidades na torcida organizada Garra Tricolor em Fortaleza (1980-1992). In: Simposio Internacional de Estudos sobre Futebol, 2014, São Paulo. Anais do Simposio Internacional de Estudos sobre Futebol. Sao Paulo: Banco de dados Museu do Futebol, 2014. v. 2.
-
PINHEIRO, C. L. M. . PERCEPÇÕES E SENSIBILIDADES DA VIOLÊNCIA NOS JOGOS DE FUTEBOL DO FORTALEZA ESPORTE CLUBE (2000-2012). In: I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades: As dimensões políticas da História e o futuro do passado, 2013, Crato. Anais do I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades: As dimensões políticas da História e o futuro do passado, 2013. p. 1388-1398.
-
PINHEIRO, C. L. M. . Futebol de categoria e futebol suburbano: o amadorismo 'marrom' e a segregação socioespacial no futebol cearense. In: XXVII Simpósio Nacional de História Conhecimento histórico e dialogo social, 2013, Natal. Anais anpuh, 2013.
-
PINHEIRO, C. L. M. . A PROFISSIONALIZAÇÃO DO FUTEBOL CEARENSE: O JOGO E O TRABALHO NO COTIDIANO DE FORTALEZA NA DÉCADA DE 30.. In: I Encontro Internacional História, Memória, Oralidade e Culturas, 2012, Fortaleza. I Encontro Internacional História, Memória, Oralidade e Culturas, 2012.
-
PINHEIRO, C. L. M. . ESPAÇOS DE DISPUTA: A TRANSIÇÃO DO FUTEBOL AMADOR PARA O FUTEBOL PROFISSIONAL EM FORTALEZA. In: XVI Semana de História da Universidade Estadual do Ceará, 2012, Fortaleza. XVI Semana de História da Universidade Estadual do Ceará, 2012.
-
PINHEIRO, C. L. M. . Do Altruísmo à Política Estatal: o Futebol e as novas perspectivas da década de 30 em Fortaleza. In: XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DO CEARÁ, 2012, Sobral. ANAIS XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DO CEARÁ, 2012. p. 1159-1171.
-
PINHEIRO, C. L. M. . (Re)Pensando a história do futebol cearense: dos primeiros passos a profissionalização. In: VIII Semana de Humanidades UFC/UECE, 2011, Fortaleza. Semana de Humanidades- UFC_UECE: 1º Encontro de pesquisa e pós-graduação em humanidades, 2011.
-
RIZZO, A. D. G. ; PINHEIRO, C. L. M. . Como pensar teoria(s) da história no/para os Sertões de Crateús?. In: Seminário Brasileiro de Teoria e História da Historiografia (SNHH), 2024, Ouro Preto. Anais do XII Seminário Brasileiro de Teoria e História da Historiografia. Mariana: EDIÇÕES SBTHH, 2024.
-
RIZZO, A. D. G. ; PINHEIRO, C. L. M. . Como pensar teoria(s) da história no/para os Sertões de Crateús?. In: Encontro Estadual de História ANPUH-CE, 2024, Crateús. anaiseehanpuhce, 2024.
-
RIZZO, A. D. G. ; PINHEIRO, C. L. M. . Laboratório de História do Tempo Presente nos Sertões de Crateús. In: Encontro Estadual de História ANPUH-CE, 2024, Crateús. anaiseehanpuhce, 2024.
-
PINHEIRO, C. L. M. . Uma introdução à história da historiografia do futebol cearense: dimensões epistemológicas, éticas e de temporalidade. In: VII Seminário Internacional História e Historiografia: escrita da história e política da memória, 2024, Fortaleza. https://historiaehistoriografia.ufc.br/anais/, 2024.
-
PINHEIRO, C. L. M. . A política nos estádios de futebol: o surgimento das torcidas antifascistas no Brasil. In: II Colóquio Discente de Estudos Históricos Latino-Americanos: Conexões Brasil e América Latina, 2016, São Leopoldo. Caderno de Resumos do II Colóquio Discente de Estudos Históricos Latino-Americanos, 2016. p. 88-89.
-
PINHEIRO, C. L. M. . História, política e futebol: uma recente aproximação nas torcidas de futebol. In: III Encontro Internacional de Fronteiras e Identidades, 2016, Pelotas. Caderno de Resumos do III Encontro Internacional Fronteiras e Identidades, 2016. p. 120-121.
-
PINHEIRO, C. L. M. . As vozes da Torcida Ultras Resistência Coral: um estudo prosopográfico. In: XV Encontro Estadual de História do Ceará, 2016, Fortaleza. Anais do XV Encontro Estadual de História do Ceará, 2016.
-
PINHEIRO, C. L. M. . História, política e(m) futebol: reflexões sobre memórias de torcedores antifascistas. In: III Encontro Internacional de História, Memórias, Oralidade e Culturas, 2016, Fortaleza. Caderno de Resumos do III Encontro Internacional de História, Memórias, Oralidade e Cultura, 2016.
-
PINHEIRO, C. L. M. . Futebol de categoria e futebol suburbano: o amadorismo 'marrom' e a segregação socioespacial no futebol cearense. In: XXVII Simpósio Nacional de História Conhecimento histórico e dialogo social, 2013, Natal. Anais anpuh, 2013.
-
PINHEIRO, C. L. M. . Percepções e sensibilidades da violência nos jogos de futebol do Fortaleza Esporte Clube (2000-2012). In: I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades - As dimensões políticas da História e o futuro do passado, 2013, Crato. Anais eletrônicos do I Seminario Nacional de Historia e Contemporaneidades - as dimensões politicas da História e o futuro do passado, 2013. p. 123.
-
PINHEIRO, C. L. M. . Do Altruísmo à Política Estatal: o futebol e as novas perspectivas na década de 30 em Fortaleza. In: XII Encontro Estadual de História do Ceará, 2012, Sobral. XII Encontro Estadual de História do Ceará, 2012. p. 35-35.
-
PINHEIRO, C. L. M. . A PROFISSIONALIZAÇÃO DO FUTEBOL CEARENSE: O JOGO E O TRABALHO NO COTIDIANO DE FORTALEZA NA DÉCADA DE 30.. In: I Encontro Internacional História, Memória, Oralidade e Culturas, 2012, Fortaleza. I Encontro Internacional História, Memória, Oralidade e Culturas, 2012.
-
PINHEIRO, C. L. M. . ESPAÇOS DE DISPUTA: A TRANSIÇÃO DO FUTEBOL AMADOR PARA O FUTEBOL PROFISSIONAL EM FORTALEZA. In: XVI Semana de História da Universidade Estadual do Ceará, 2012, Fortaleza. XVI Semana de História da Universidade Estadual do Ceará, 2012.
-
RIZZO, A. D. G. ; PINHEIRO, C. L. M. . Como pensar teoria(s) da história no/para os Sertões de Crateús?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PINHEIRO, C. L. M. . LABORATÓRIO DE HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE DOS SERTÕES DE CRATEÚS (LAHTEPS). 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LUCAS MORAIS PINHEIRO, CAIO . Uma introdução à história da historiografia do futebol cearense: dimensões epistemológicas, éticas e de temporalidade,. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHEIRO, C. L. M. ; RIZZO, A. D. G. . COMO PENSAR TEORIA(S) DA HISTÓRIA NO/PARA OS SERTÕES DE CRATEÚS?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHEIRO, C. L. M. . A guinada antifascista nas ondas do mar das torcidas: Ultras Resistência Coral e insurreição clubística. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHEIRO, C. L. M. . Futebol e política: uma história das torcidas antifascistas através da Ultras Resistência Coral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHEIRO, C. L. M. . A política nos estádios de futebol: o surgimento das torcidas antifascistas no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHEIRO, C. L. M. . História, política e futebol: uma recente aproximação nas torcidas de futebol. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHEIRO, C. L. M. . Torcida organizada Garra Tricolor? sociabilidades, identidade e memória. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHEIRO, C. L. M. . Sociabilidades Torcedoras: uma análise da forma de torcer em Fortaleza nos anos 1960 e 1970. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHEIRO, C. L. M. . O torcedor na cidade: reflexões sobre o espaço urbano e as torcidas de futebol. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHEIRO, C. L. M. . O surgimento de uma tradição: sociabilidades na Torcida Organizada Garra Tricolor em Fortaleza. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHEIRO, C. L. M. . Percepções e sensibilidades da violência nos jogos de futebol do Fortaleza Esporte Clube (2000-2012). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHEIRO, C. L. M. . Do Altruísmo à política estatal: futebol e as novas perspectivas na década de 30 em Fortaleza. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHEIRO, C. L. M. . ESPAÇOS DE DISPUTA: A TRANSIÇÃO DO FUTEBOL AMADOR PARA O FUTEBOL PROFISSIONAL EM FORTALEZA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHEIRO, C. L. M. . A PROFISSIONALIZAÇÃO DO FUTEBOL CEARENSE: O JOGO E O TRABALHO NO COTIDIANO DE FORTALEZA NA DÉCADA DE 30.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHEIRO, C. L. M. . Futebol, cultura e sociedade: o jogo no amadorismo e no profissionalismo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHEIRO, C. L. M. ; FARIAS, C.M. . Percepções e sensibilidades da violência nos jogos de futebol do Fortaleza Esporte Clube (2000-2012). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHEIRO, C. L. M. . A profissionalização do futebol cearense o jogo e o trabalho no cotidiano de Fortaleza na década de 1930. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHEIRO, C. L. M. ; Alisson Araújo Alves ; Natanael de Souza Evangelista . (RE)PENSANDO A HISTÓRIA DO FUTEBOL CEARENSE: DOS PRIMEIROS PASSOS À PROFISSIONALIZAÇÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHEIRO, C. L. M. . Experiências amadoras e profissionais em capo: O processo de transição do amadorismo para o profissionalismo (1934-42). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHEIRO, C. L. M. ; SA, P. C. F. . Incomienda e escravidão na colonização hispânica e o trabalho sobre América nos livros didáticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PINHEIRO, C. L. M. . A história do futebol cearense na primeira metade do século XX: novas propostas, novas discussões. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHEIRO, C. L. M. . O futebol torna-se esporte: O governo Vargas e a normatização do futebol. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PINHEIRO, C. L. M. . "Futebol que foi e que não será mais". 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
PINHEIRO, C. L. M. ; FARIAS, C.M. . HISTÓRIA ORAL: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA E DE ENSINO NA HISTÓRIA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Alisson Araújo Alves ; Natanael de Souza Evangelista ; PINHEIRO, C. L. M. . REPENSANDO A HISTÓRIA DO FUTEBOL CEARENSE: DOS PRIMEIROS PASSOS À PROFISSIONALIZAÇÃO. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PINHEIRO, C. L. M. ; CARDOSO, G. P. . Relatório Final de Monitoria Acadêmica. 2011. (Relatório de pesquisa).
PINHEIRO, C. L. M. . 'Incomienda e escravidão na colonização hispânica e o Trabalho sobre América nos livros didáticos'. 2011. (Coordenação de Simpósio Temático).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Laboratório de História do Tempo Presente nos Sertões de Crateús, Descrição: Este projeto de iniciação científica tem como objetivo criar e desenvolver o Laboratório de História do Tempo Presente dos Sertões de Crateús (LAHTEPS), que produz, fomenta e reúne pesquisas e atividades acadêmicas vinculadas ao campo da História do Tempo Presente (HTP) no território dos Sertões de Crateús, estimulando a investigação sobre processos históricos e acontecimentos que marcaram fortemente o passado da região e que ainda estão em curso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (15) . , Integrantes: Caio Lucas Morais Pinheiro - Coordenador / Aline Duarte da Graça Rizzo - Integrante.
-
2018 - 2019
Relações entre passado e presente na memória das comunidades quilombolas da Região do Vale da Paraíba, Descrição: Este projeto de pesquisa versa sobre a memória dos descendentes de escravos na formação das comunidades remanescentes de quilombos na Região do Vale da Paraíba. A certidão de reconhecimento dessas comunidades afrodescendentes expedida pela Fundação Cultural Palmares nos anos 2000 institui um desafio para a compreensão da relação entre passado e presente, revelando como os sujeitos das comunidades mantêm uma consciência histórica sobre o período escravista através da herança sociocultural e da luta pela posse da terra. Por sua vez, objetiva-se analisar, por meio da memória da comunidade, a formulação de uma identidade quilombola que é transmitida e ressignificada pelas gerações desde a abolição da escravidão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Caio Lucas Morais Pinheiro - Coordenador / Weyden da Cunha e Silva - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB - Auxílio financeiro.
Prêmios
2025
Prêmio Paulo Freire, X ENALIC - Encontro Nacional das Licenciaturas.
2022
PRÊMIO BRASIL DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE FUTEBOL E DEFESA DOS DIREITOS DO TORCEDOR, SECRETARIA ESPECIAL DO ESPORTE.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação de Crateús. , Rua José Sabóia Livreiro, Altamira, 63704155 - Crateús, CE - Brasil, Telefone: (88) 36910822
Experiência profissional
2012 - 2013
Colegio Estadual Liceu do CearaVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
3º Ano Ensino Médio
2011 - 2015
Assembléia Legislativa do Estado do CearáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Assessor da Comissão de Juventude, Carga horária: 20
Outras informações:
A Comissão de Juventude trabalha com pesquisas acerca da temática de Políticas Públicas de Juventude no Estado do Ceará, elaborando estudos técnicos e projetos de Lei através do Presidente e Deputado Estadual da Comissão.
2011 - 2012
Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento EducacionalVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
A FADURPE desenvolve o Projeto de Inventariação da Oferta Turística de Fortaleza através de pesquisas de campo em todas as Regionais de Fortaleza, contribuindo para o desenvolvimento turístico da capital cearense.
2011 - 2011
Centro de Referência do Professor do Município de FortalezaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
O CRP é um órgão filiado à Secretaria Municipal de Educação (SME) que presta serviços de apoio e complemento à docencia do Professor Municipal e à sociedade civil, através de cursos, oficinas e espaços para formação cidadã.
2023 - Atual
Universidade Estadual do CearáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
2019 - 2023
Universidade Estadual do CearáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto
2014 - 2016
Universidade Estadual do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2016
Universidade Estadual do CearáVínculo: Linha de Pesquisa Mestrado, Enquadramento Funcional: História, Memória e Oralidade
2012 - 2013
Universidade Estadual do CearáVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina História Medieval, Carga horária: 12
2010 - 2011
Universidade Estadual do CearáVínculo: Monitria Acadêmica, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina História da América I, Carga horária: 12
Outras informações:
Sob a orientação do Professor Doutor Gleudson Passos Cardoso.
Atividades
-
01/2022
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Histórica II
-
01/2021
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Histórica I
-
01/2021
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História do Brasil III
-
01/2021
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História Contemporânea II
-
01/2021
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria da História I
-
01/2021
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História Antiga II
-
10/2019 - 02/2020
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teorias da História II
-
10/2019 - 02/2020
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História Indígena
-
10/2019 - 02/2020
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática da Pesquisa Histórica I
-
05/2019 - 10/2019
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução aos estudos históricos
-
05/2019 - 10/2019
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História do Brasil II
-
05/2019 - 10/2019
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Didática do Ensino de História
2010 - 2010
Colégio Loureiro MendesVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 8
2016 - 2020
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Linha de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Relações Sociais de Dominação e Resistência
2016 - 2017
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - 2016
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Outras informações:
Disciplina História Social do Futebol
2015 - 2016
colegio darwinVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
2017 - 2019
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IfpbVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto
2018 - 2019
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto
Atividades
-
04/2018
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Técnicas de Pesquisa I
-
01/2019 - 05/2019
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Métodos e técnicas da Pesquisa Histórica
-
01/2019 - 05/2019
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Técnicas da Pesquisa Histórica II
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História Antiga II
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História do Brasil IV
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado IV
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Técnica de Pesquisa aplicada à história II
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Arte
-
04/2018 - 05/2018
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia Cultural
-
04/2018 - 05/2018
Ensino, História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II
2021 - Atual
Secretaria da Educação do Estado do CearáVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Caio Lucas Morais Pinheiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?