Pâmela de Freitas Machado
Psicóloga, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realiza Formação em Psicoterapia Psicanalítica pelo ESIPP (Centro de Estudos Integrados em Psicoterapia Psicanalítica). Especialista em Psicoterapia Sistêmica de Casal e Família pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo - CEFI (Porto Alegre). Especialista em Psicoterapia de Casal Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae - São Paulo. Mestre e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação da PUCRS, com ênfase em Saúde Mental Coletiva. Psicóloga clínica de orientação analítica em Consultório Particular. Atua como professora convidada de cursos de especialização nas áreas de saúde mental coletiva e psicanálise. Possui estudos e interesse nas áreas de Psicologia da Saúde, Saúde Mental, e Psicologia clínica com ênfase em psicanálise.
Informações coletadas do Lattes em 24/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Pós Graduação em Psicologia
2016 - 2020
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Avalia CAPS: a construção e validação de um instrumento de avaliação dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) - versão usuários
, Ano de obtenção: 2020. Kátia Bones Rocha. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: saúde mental; Avaliação em Saúde Mental.
Mestrado em Pós Graduação Psicologia
2011 - 2012
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: "Vai ouvir nossa voz": Reforma Psiquiátrica, Psicologia e Política, Ano de Obtenção: 2013
Helena Beatriz kochenborger Scarparo.Coorientador: Aline Reis Calvo Hernandez. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: psicologia; saúde mental; política.
Especialização em andamento em Formação em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica
2020 - Atual
Especialização em especialização em psicoterapia de casal de orientação psicanalítica
2022 - 2022
Instituto Sedes Sapientiae
Título: Não se aplica
Especialização em Especialização em Terapia Sistêmica de Casal e Família
2014 - 2016
Centro de Estudos da Família e do Indivíduo
Título: Família e Dependência Química
Graduação em Psicologia
2006 - 2010
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: O grito do silêncio: o papel das mulheres no movimento de anistia política de 1979
Orientador: Nédio Seminotti
Bolsista do(a): Prouni, PROUNI, Brasil.
Formação complementar
2011 - 2011
Capacitação do Programa Primeira Infância Melhor. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, SES, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em O Fazer do Analista na atualidade. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Os contextos do saber. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Filosofia e Psicologia. (Carga horária: 24h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Participação em eventos
Encontro de Redução de Danos da Macrorregião Matropolitana. 2014. (Encontro).
Fórum Regional de defesa dos direitos da pessoa com deficiência. 2012. (Outra).
II Conferência Regional dos direitos da pessoa com deficiência. 2012. (Outra).
III Congresso Brasileiro de Saúde Mental da ABRASME. "Vai ouvir nossa voz": Reforma Psiquiátrica, Psicologia e Política. 2012. (Congresso).
I oficina para profissionais da equipe técnica da assistência social de Esteio. 2012. (Oficina).
Seminário Estadual Sempre Loucos pela vida - 20 anos da Reforma Psiquiátrica. 2012. (Seminário).
Atualizando a agenda em Saúde Mental para álcool e outras drogas. 2011. (Outra).
II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. 2011. (Outra).
I Seminário em Psicologia e Políticas Públicas de Assistência Social. 2011. (Seminário).
VIII Conferência Municipal de Assistência Social.Propostas para a conferência como delegada. 2011. (Outra).
4 Congresso Multidisciplinar de Saúde Comunitária do Mercosul. Movimento Estudantil da Psicologia durante o Golpe Militar: uma trajetória ainda em ação. 2009. (Congresso).
I Congresso Sulbrasileiro de DST. Aconselhamento em HIV/Aids: outra possibilidade de atendimento em Saúde. 2009. (Congresso).
IV Mês do Idoso de Porto Alegre.HIV/Aids: informações e discussões para o idoso. 2009. (Outra).
X Salão de Iniciação Científica da PUCRS.Golpe Militar: a psicologia e o movimento estudantil do Rio Grande do Sul. 2009. (Outra).
XXI Salão de Iniciação Científica da UFRGS.A Psicologia e o Movimento Estudantil do Rio Grande do Sul: uma trajetória durante o Golpe Militar. 2009. (Outra).
Abrapso Regional Sul.Da idéia à ação: o surgimento da Psicologia como força institucional no Estado do Rio Grande do sul. 2008. (Encontro).
IX Salão de Iniciação científica da PUCRS."Esperar não é saber: movimento estudantil da psicologia no Rio Grande do Sul no período do golpe militar de 1964. 2008. (Outra).
Prêmio Jovem Cientista.Cuidado Ecológico:um estudo psicossocial sobre representações juvenis pró-ambientais. 2008. (Outra).
VIII Encontro Clio-Psyché.A Psicologia e o movimento estudantil do Rio Grande do Sul no período do Golpe Militar. 2008. (Encontro).
XII Encontro Sul da Abrapso.Esperar não é saber: movimento estudantil da Psicologia no Rio Grande do Sul no período do golpe militar de 1964. 2008. (Encontro).
ABRAPSO. 2007. (Congresso).
Capacitação para monitorias de eventos. 2007. (Outra).
Diálogos bem pertinentes: psicologia e direitos humanos. 2007. (Seminário).
I Jornada da liga de dependência química: da prevenção ao tratamento. 2007. (Outra).
VI Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia."Da Força Bruta à Voz Ativa: a conformação da psicologia no Rio Grande do Sul no período da Ditadura Militar. 2007. (Encontro).
XIV Encontro Nacional da Abrapso. 2007. (Encontro).
III Encontro PET PUC/UFRGS. 2006. (Encontro).
Temas em Psiquiatria 2006. 2006. (Simpósio).
Participação em bancas
Pretto, B; CHAVES, A. G.;MACHADO, P. F.. A visão dos profissionais da psicologia sobre a participação das famílias no processo terapêutico dos filhos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
TROMBINI, F. S.; DETONI, P.;MACHADO, P. F.. As práticas das agentes comunitárias de saúde no que tange à violência de gênero em um município do Vale do Taquari. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
Assman; LONDERO, M. F.;MACHADO, P. F.MACHADO, P. F.. Clube da Luta: a sociedade do espetáculo e a cultura da imagem no contempoâneo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
LAVALL, E.; GUIMARAES, S. P.;MACHADO, P. F.. Vivências do Trabalhador da Saúde Mental na Unidade de Internação Psiquiátrica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.
Orientou
A MÚSICA E SEUS EFEITOS NO HUMANO: UMA AVALIAÇÃO NEUROCIENTÍFICA DO PROCESSAMENTO MUSICAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Pâmela de Freitas Machado;
SATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL EM MULHERES SUBMETIDAS A PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS INVASIVOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Pâmela de Freitas Machado;
AUTOMUTILAÇÃO NÃO SUICIDA NA ADOLESCÊNCIA: UMA COMPREENSÃO PSICANALÍTICA DO TRATAMENTO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Pâmela de Freitas Machado;
O ENGAJAMENTO ACADÊMICO E O SUCESSO NA INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS PSICÓLOGOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Pâmela de Freitas Machado;
SINTOMAS DE ANSIEDADE, ESTRESSE E DEPRESSÃO EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOSNO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS: UM ESTUDO DE CORRELAÇÃO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Pâmela de Freitas Machado;
?Viva e deixe viver?: um olhar para além das drogas; movimentos cartográficos em um grupo de familiares; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Pâmela de Freitas Machado;
Psicossomática e Saúde Coletiva; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Pâmela de Freitas Machado;
Reinserção do usuário de saúde mental no mercado de trabalho; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Pâmela de Freitas Machado;
Sou Usuário de Saúde Mental, posso trabalhar? Interlocuções entre saúde mental e mercado de trabalho; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Pâmela de Freitas Machado;
Psicossomática: discussões a partir de uma equipe de Estratégia de Saúde da Família; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Pâmela de Freitas Machado;
Famílias e dependência químia; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Pâmela de Freitas Machado;
"Você é de quem?" Integralidade do cuidado em saúde mental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Pâmela de Freitas Machado;
Relatório de Estágio; 2014; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Pâmela de Freitas Machado;
Produções bibliográficas
-
SCHARDONG, A. ; MACHADO, P. F. ; DETONI, P. . As práticas da Psicologia na rede de Proteção Social Básica da Assistência Social. Diálogo (Canoas) , v. 1, p. 59-71, 2016.
-
MACHADO, P. F. ; SCARPARO, H. ; HERNANDEZ, A. . Narrativas do Silêncio: movimento da luta antimanicomial, psicologia e política. REVISTA DE PSICOLOGIA POLÍTICA , v. 15, p. 599-616, 2016.
-
MACHADO, P. F. ; SCARPARO, H. . Golpe Civil-Militar: a Psicologia e o Movimento Estudantil do Rio Grande do Sul.. Memorandum (Belo Horizonte) , v. 1, p. 225-238, 2010.
-
TAUBE, M. E. (Org.) ; DALLANORA, A. R. (Org.) ; MACHADO, P. F. (Org.) . Anais da III Mostra do Curso de Psicologia da Univates. 1. ed. Lajeado: Univates, 2019.
-
DETONI, P. (Org.) ; BOFF, R. M. (Org.) ; MACHADO, P. F. (Org.) . Anais da II Mostra do Curso de Psicologia da Univates. 1. ed. Lajeado: Univates, 2018.
-
DETONI, P. ; MACHADO, P. F. ; DIAS, E. M. . Manual de atendimento à população LGBT+ em um CAPS Álcool e outras drogas. In: Renan Vieira de Santana Rocha; Diego Solci Toloy; Wilson Maranhão Sampaio. (Org.). (Org.). Psicologia, Sociedade e Desigualdade Social. 1ed.Salvador: Devires, 2021, v. 1, p. 171-188.
-
Milner, J. M. ; MACHADO, P. F. . Avaliação em saúde mental na atenção primária. In: Cláudio Simon Hutz; Denise Ruschel Bandeira; Clarissa Marceli Trentini; Eduardo Remor. (Org.). Avaliação psicológica nos contextos de saúde e hospitalar. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2019, v. , p. 55-65.
-
Gomes, G. A. ; Costa, C. B. ; MACHADO, P. F. ; Podolano, A. A. . Homoparentalidade: uma revisão integrativa da literatura. In: Luiz Paulo Ribeiro. (Org.). Família(s) e afetividade(s): representações, discursos e problemáticas contemporâneas da homoparentalidade. 1ed.Rio de Janeiro: Gramma, 2017, v. 1, p. 1-25.
-
MACHADO, P. F. ; TOMAZINI, D. C. . "Você é de quem?" Integralidade do cuidado em saúde mental. In: Marta Conte. (Org.). Caiu na rede mas não é peixe: vulnerabilidades sociais e desafios para integralidade. 1ed.Porto Alegre: Pacartes, 2015, v. , p. 39-54.
-
CADONA, E. ; SCARPARO, H. ; MACHADO, P. F. . Conceitos de saúde, cura e cuidado no cenário da Política Nacional de Saúde. In: X Encontro Clio-Psyché: Instituições, História, Psicologia, 2012, Rio de Janeiro. X Encontro Clio-Psyché: Instituições, História, Psicologia.
-
SCARPARO, H. ; MACHADO, P. F. . Esperar não é saber: movimento estudantil da Psicologia no Rio Grande do Sul no período do golpe militar. In: Abrapso Regional Sul, 2008, Chapecó. XII Encontro Regional Sul da Abrapso: as práticas da psicologia social com (o) movimentos de resistência e criação, 2008.
-
MACHADO, P. F. ; HERNANDEZ, A. ; Ozorio, Jeanice da Cunha . A Psicologia e o movimento estudantil do Rio Grande do Sul no período do Golpe Militar. In: VII Encontro Clio-Psyché: histórias da psicologia no Brasil 10 anos, 2008, Rio de Janeiro. VII Encontro Clio-Psyché: histórias da psicologia no Brasil 10 anos, 2008.
-
MACHADO, P. F. ; Ozorio, Jeanice da Cunha ; SCARPARO, H. ; HERNANDEZ, A. ; ALMEIDA, Carla C. R. . 'Da Força Bruta à voz ativa': a conformação da psicologia no Rio Grande do Sul no período da Ditadura Militar. In: VI Encontro Interistitucional de Pesquisadores em História da Psicologia, 2007, Maceió. VI Encontro Interistitucional de pesquisadores em História da Psicologia, 2007.
-
MACHADO, P. F. ; SCARPARO, H. ; CADONA, E. . O cenário da política nacional de saúde mental nas anrrativas de profissionais da Psicologia Comunitária. In: VIII Jornada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia PUCRS, 2012, Porto Alegre. VIII Jornada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia PUCRS, 2012.
-
SCARPARO, H. ; MACHADO, P. F. . 'Vai ouvir a nossa voz': Reforma Psiquiátrica, Psicologia e Política. In: : III Congresso Brasileiro de Saúde Mental ABRASME, 2012. II Congresso Brasileiro de Saúde Mental ABRASME.
-
MACHADO, P. F. ; Calsa, Daniela . Aconselhamento em HIV/Aids: outra possibilidade de atendimento em Saúde. In: I Congresso Sulbrasileiro de DST, 2009, Gramado. I Congresso Sulbrasileiro de DST, 2009. v. 1. p. 11-50.
-
MACHADO, P. F. ; SCARPARO, H. . Movimento Estudantil da Psicologia durante o Golpe Militar: uma trajetória ainda em ação. In: 4 Congresso Multidsciplinar de Saúde Comunitária do Mercosul, 2009, Gramado. 4 Congresso Multidsciplinar de Saúde Comunitária do Mercosul, 2009.
-
MACHADO, P. F. ; SCARPARO, H. . As Fulanas de tal: o papel das mulheres e o movimento estudantil da psicologia no Rio Grande do Sul no período do golpe de 64. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACHADO, P. F. ; SCARPARO, H. . O grito do silêncio: o papel das mulheres no movimento de anistia política de 1979. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MACHADO, P. F. ; SCARPARO, H. . O grito do silêncio: o papel das mulheres no movimento de anistia política de 1979. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACHADO, P. F. ; SCARPARO, H. . Golpe Militar: a psicologia e o movimento estudantil do Rio Grande do Sul. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACHADO, P. F. ; SCARPARO, H. . Movimento Estudantil da Psicologia durante o Golpe Militar: uma trajetória ainda em ação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACHADO, P. F. ; SCARPARO, H. . A Psicologia e o Movimento Estudantil do Rio Grande do Sul: uma trajetória durante o Golpe Militar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACHADO, P. F. . Esperar não é saber: Movimento estudantil da Psicologia no Rio Grande do Sul no período do Golpe Militar de 1964. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACHADO, P. F. ; SCARPARO, H. . Esperar não é saber: movimento estudantil da Psicologia no Rio Grande do Sul durante o período do golpe militar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACHADO, P. F. ; SCARPARO, H. . Esperar não é saber: movimento estudantil da Psicologia no Rio Grande do Sul no período do golpe militar de 1964. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACHADO, P. F. ; SCARPARO, H. . Esperar não é saber: movimento estudantil da Psicologia no Rio Grande do Sul no período do golpe militar de 1964. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACHADO, P. F. ; HERNANDEZ, A. ; SCARPARO, H. . A Psicologia e o movimento estudantil do Rio Grande do Sul no período do Golpe Militar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HERNANDEZ, A. ; MACHADO, P. F. ; SCARPARO, H. . A psicologia e o movimento estudantil do Rio Grande do Sul no período do golpe militar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HERNANDEZ, A. ; SCARPARO, H. ; MACHADO, P. F. ; Ozorio, Jeanice da Cunha ; ALMEIDA, Carla C. R. . "Da Força Bruta à Voz Ativa: a conformação da psicologia no Rio Grande do Sul no período da Ditadura Militar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
MACHADO, P. F. ; SCARPARO, H. . Questões de gênero: a psicologia e o movimento estudantil do Rio Grande do Sul durante o Golpe Militar. 2010. (Relatório de pesquisa).
MACHADO, P. F. ; SCARPARO, H. . Golpe Militar: a psicologia e o movimento estudantil do Rio Grande do Sul. 2009. (Relatório de pesquisa).
MACHADO, P. F. . Aspectos de HIV/Aids em Porto Alegre. 2009. (Palestra Proferida).
MACHADO, P. F. . Aids e DSTs. 2009. (Palestra Proferida).
MACHADO, P. F. . Aconselhamento em HIV/Aids. 2009. (Oficina realizada).
MACHADO, P. F. . HIV/Aids: informações e discussões para o idoso. 2009. (Palestra Proferida).
MACHADO, P. F. . Aids: sou portador de HIV e agora?. 2008. (Apresentação de Trabalho).
MACHADO, P. F. ; SILVA, M. R. . Descobrindo o verdadeiro eu: um estudo a partir do grupo CODA. 2008. (Apresentação de Trabalho).
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
Saúde mental: avaliação e análise da interface entre os dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial, Descrição: O presente projeto tem como objetivo geral analisar e avaliar como ocorrem os processos de cuidado em saúde mental nos dispositivos da rede de atenção psicossocial (Atenção Básica, Núcleo de Apoio a Saúde da Família e Centros de Atenção Psicossocial), bem como ocorre a interface entre estes serviços no Sistema único de Saúde (SUS), na cidade de Porto Alegre. O presente estudo será desdobrado em três estudos. O estudo 1 tem como objetivo investigar quais são os critérios utilizados por profissionais da atenção básica para atender ou encaminhar pessoas com demandas de saúde mental, analisando o papel do apoio matricial neste processo. O estudo 2 pretende mapear e analisar as práticas na área de saúde mental desenvolvida por psicólogos inseridos no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e conhecer como estes profissionais avaliam a interface com a Atenção Básica (AB) e especializada (Centros de Atenção Psicossocial - CAPS) no cuidado a saúde mental. O estudo 3 investigará como os profissionais do CAPS avaliam a interface com atenção básica e NASF no cuidado a saúde mental e buscará construir indicadores de avaliação da efetividade do cuidado em CAPS. Os três estudos têm um delineamento qualitativo e transversal. Os participantes serão 20 profissionais da atenção básica (Estudo 1), 14 psicólogos trabalhadores do NASF (Estudo 2) e 12 profissionais, 12 usuários e 6 gestores de CAPS (Estudo 3), totalizando 64 participantes. Todos responderam entrevistas semiestruturadas, que serão gravadas e, posteriormente, transcritas. As entrevistas serão analisadas utilizando a análise de conteúdo temática (Bardin, 2011; Braun e Clarke, 2006). Serão seguidos os passos propostos por Braun e Clarke (2006) para a realização da Análise Temática: transcrição cuidadosa das entrevistas; codificação inicial dos temas que surgiram como mais relevantes a partir da exploração de todo o material, os quais foram considerados como coerentes, consistentes e distintos entre si; escolha dos temas; releitura das entrevistas e recodificação; interpretação dos dados; análise dos dados que busca o equilíbrio entre a narrativa analítica e extratos ilustrativos que são fornecidos no texto. Para gestão e organização do material será utilizado o programa Atlas Ti. O presente estudo buscará contribuir para avaliação e análise dos serviços de saúde mental, bem como da interface entre eles, buscando produzir resultados que possibilitem pensar a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), em suas limitações e potencialidades, para a construção de uma atenção cada vez mais integral aos problemas de saúde mental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Pâmela de Freitas Machado - Coordenador / Kátia Bones Rocha - Integrante.
-
2009 - 2010
O Grito do silêncio: o papel das mulheres no movimento de anistia política de 1979, Descrição: Este projeto objetivou compreender os processos de ativismo político empregado pelas mulheres no movimento de anistia política de 1979.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pâmela de Freitas Machado - Coordenador / Nédio Seminotti - Integrante.
-
2009 - 2010
Golpe Militar: a psicologia e o movimento estudantil do Rio Grande do Sul com ênfase nas questões de gênero, Descrição: Esta pesquisa objetivou compreender as questões de gênero no que tange ao movimento estudantil da psicologia durante o período da repressão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pâmela de Freitas Machado - Coordenador / Helena Scarparo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2009 - 2010
PAIR: Programa de Ações Integradas e Referenciais de enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil., Descrição: Esta pesquisa objetivou compreender como estava articulada a rede de atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual na cidade de Porto Alegre.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Pâmela de Freitas Machado - Integrante / Silvia Koller - Coordenador.
-
2008 - 2009
Golpe Militar: a psicologia e o movimento estudantil do Rio Grande do Sul, Descrição: Esta pesquisa objetivou compreender os processos de ativismo político empregado no movimento estudantil da psicologia durante o golpe militar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pâmela de Freitas Machado - Coordenador / Helena Scarparo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2022
Professora Homenageada, Univates.
2019
Professora Paraninfa, Univates.
2018
Professora Homenageada, UNivates.
2010
Destaque do XXII salão de iniciação científica 2010, UFRGS.
2009
Destaque do XXI Salão de Iniciação da UFRGS 2009, UFRGS.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós Graduação da Psicologia. , Avenida Ipiranga, 6681, Partenon, 90619900 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (051) 33203500
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade do Vale do Taquari - UnivatesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2020
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INTERVENÇÕES PSICOTERÁPICAS, CLÍNICA PSICOLÓGICA V - LACAN, PSICOTERAPIA FAMILIAR, SAÚDE MENTAL COLETIVA
-
02/2022 - 12/2022
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicoterapia Familiar, Psicanálise I, Clínica V: Lacan, Psicanálise II, Processo terapêutico das Psicoses, Clínica Contemporânea VI, Psicopatologia
-
02/2022 - 12/2022
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Medicina
-
02/2021 - 12/2021
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Intervenções Psicoterápicas, Psicoterapia Familiar, Saúde Mental Coletiva, Psicanálise I, Processos de subjetivação e adoecimento, Clínica Contemporânea VI, Processo Terapêutico das Psicoses
-
02/2021 - 12/2021
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia e Medicina
-
02/2020 - 12/2021
Ensino, Especialização em Clínica de Orientação Analítica, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicanálise e Estruturas clínicas: Psicose, Psicanálise e contemporaneidade, Psicanálise e a teoria da técnica
-
07/2019 - 12/2019
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROCESSOS TERAPÊUTICOS DAS PSICOSES, PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E ADOECIMENTO, 	INTRODUÇÃO À PSICOFARMACOLOGIA, CLÍNICA PSICOLÓGICA VI - CONTRIBUIÇÕES CONTEMPORÂNEAS, PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CLÍNICA PSICOLÓGICA V - LACAN, SAÚDE MENTAL COLETIVA, PSICOLOGIA E PROCESSOS HISTÓRICOS, INTERVENÇÕES PSICOTERÁPICAS, PROCESSOS TERAPÊUTICOS DAS PSICOSES, PSICOTERAPIA FAMILIAR
-
07/2018 - 12/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CLÍNICA PSICOLÓGICA VI - CONTRIBUIÇÕES CONTEMPORÂNEAS, GENEALOGIA DA PROBLEMÁTICA E DAS PRÁTICAS PSICOLÓGICAS II, BASES EPISTEMOLÓGICAS EM PSICOLOGIA, PROCESSOS TERAPÊUTICOS DAS PSICOSES
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Epistemológicas em Psicologia, Genealogia da problemática e das práticas psicológicas I, Intervenções Psicoterápicas, Psicologia Social I, Psicoterapia Familiar, Saúde Mental Coletiva
-
03/2017 - 12/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Epistemológicas, Clínica Psicológica III, Clínica Psicológica VI - Contribuições Contemporâneas, Intervenções Psicoterápicas, Processo Terapêutico das Psicoses, Psicoterapia Familiar
-
03/2016 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Epistemológicas em Psicologia, Processo Terapêutico das Psicoses, Processos de Subjetivação e Clínica Contemporânea II, Psicologia Aplicada à Saúde
-
03/2016 - 06/2016
Ensino, Especialização em Gestão da Criatividade e Inovação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento Criativo
-
03/2015 - 12/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Pesquisa, Processo Terapêutico das Psicoses, Psicologia geral, Teoria e Técnica Psicoterápica
-
03/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases epistemológicas em Psicologia, Introdução à pesquisa, Processo Terapêutico das Psicoses, Psicologia Aplicada à saúde, Psicologia Geral, Relações Interpessoais em Saúde, Teoria e Técnica Psicoterápica
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos de Subjetivação e Clínica Psicológica Contemporânea I, Processos de Subjetivação e Clínica Psicológica Contemporânea II, Psicoterapia Familiar
2013 - 2018
Prefeitura Municipal de EsteioVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 30
Outras informações:
Coordenadora Municipal de Saúde mental do município.
2011 - 2013
Prefeitura Municipal de EsteioVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 30
Outras informações:
Atua na área de assistência Social, bem como integra o Grupo Técnico Municipal do Programa Primeira Infância Melhor.
2012 - 2012
Albert Pesquisas e ProjetosVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Técnica Social da Caixa Econômica Federal, Carga horária: 10
2008 - 2010
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20
2012 - 2012
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Estágio de docência, Carga horária: 4
2009 - 2010
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
2008 - 2009
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
2008 - 2008
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria em Psicologia Social I, Carga horária: 4
2008 - 2008
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria em Psicologia Social I, Carga horária: 4
2008 - 2008
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria em Avaliação Psicológica: Téc. Proj, Carga horária: 4
2006 - 2008
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: auxiliar de pesquisa, Carga horária: 20
2007 - 2007
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria em Psicologia Social I, Carga horária: 4
2009 - 2009
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista do Projeto PAIR, Carga horária: 16
2009 - 2010
Defensoria Pública do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio curricular em Psicologia Clínica, Carga horária: 30
2008 - 2009
CTA- COAS Paulo César BonfimVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio curricular em Psicologia Comunitária, Carga horária: 16
2008 - 2008
Clínica PinelVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio curricular em Psicopatologia, Carga horária: 20
2006 - 2006
Clínica GramadoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio extracurricular, Carga horária: 12
2016 - 2016
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Atividades
-
03/2016 - 11/2016
Ensino, Especialização em Saúde Mental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, RAPS e a produção das linhas de cuidado, RAPS e o apoio Matricial, Psicopatologia I, Psicopatologia II
2022 - 2022
ARTMED EditoraVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 7
Atividades
-
05/2022 - 05/2022
Ensino, e especialização em Avaliação Psicológica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Avaliação, Avaliação em Saúde Mental na Atenção Primária
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Pâmela de Freitas Machado e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?