Milena da Rosa Silva
Psicóloga. Possui Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento UFRGS (2003) e Doutorado em Psicologia pela UFRGS (2007). Professora Associada do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 2010. Orientadora de mestrado no PPG Psicanálise: Clínica e Cultura UFRGS. Pós-doutoranda no PPG em Teoria Psicanalítica (UFRJ) desde 2024. Foi Coordenadora do Curso de Especialização Intervenção Psicanalítica na Clínica da Infância e Adolescência (UFRGS), edição 2013-2015 e Vice-coordenadora do mesmo curso na edição 2015-2017. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psicologia de julho de 2010 a outubro de 2023, estando na Coordenação de setembro de 2018 a novembro de 2019. Diretora da Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS de março de 2020 a março de 2021. Coordenadora substituta do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura UFRGS de agosto de 2019 a abril de 2021. Coordenadora do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura de maio de 2021 a dezembro de 2023. Pesquisadora Membro do GT Parentalidade e desenvolvimento infantil em diferentes contextos da ANPEPP, desde 2014. Membro do GT REDIPPOL - Sexo, Gênero e Poder. Co-coordenadora do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Infâncias (NEPIs) da UFRGS. Tem trabalhado com Psicologia e Psicanálise, atuando principalmente nas seguintes áreas temáticas: psicanálise com bebês; educação infantil (berçário/creche); clínica da criança; cuidado; parentalidades; entrelaçamentos entre psicanálise e gênero.
Informações coletadas do Lattes em 11/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Psicologia
2003 - 2007
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Paternidade e Depressão Pós-Parto Materna no Contexto de uma Psicoterapia Breve Pais-Bebê
, Ano de obtenção: 2007. Cesar Augusto Piccinini. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: paternidade; depressão pós-parto; psicoterapia pais-bebê.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Psicologia
2001 - 2003
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Sentimentos sobre a Paternidade e Envolvimento de Pais que Residem e Pais que não Residem com seus Filhos
, Ano de Obtenção: 2003.Cesar Augusto Piccinini.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: paternidade; envolvimento paterno; desenvolvimento.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outro.
Especialização em Formação em Psicoterapia Psicanalítica
2003 - 2008
Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia
Título: estudo de caso
Pós-doutorado
2024
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
Formação complementar
2011 - 2011
Extensão universitária em Os casos clínicos de Serge Lebovici. (Carga horária: 22h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
2003 - 2006
Extensão universitária em Treinamento em Psicoterapia Breve Pais-Bebê. (Carga horária: 210h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2000 - 2001
Extensão universitária em Programa de Capacitação em Orientação Profissional. (Carga horária: 600h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1999 - 1999
Fundamentos Teóricos e Técnicos da Psicoterapia In. (Carga horária: 16h). , Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia, IEPP, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em I Programa de Capacitação Em Desenvolvimento Human. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Capacitação Em Sexualidade Aids e Drogas Para Trab. (Carga horária: 52h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Psicanálise e Colonização Leituras do Sintoma Soci. (Carga horária: 56h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1996 - 1997
Extensão universitária em Assessoria a Grupos e Organizações Comunitárias. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Integração Social/Adolescentes Necessidades Espec. (Carga horária: 80h). , Centro de Atendiemnto Pedagógico Re-Fazendo, RE-FAZENDO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica.
Organização de eventos
SILVA, M. R. . Psicanálise e discriminações: poderes e subjetivações - Thamy Ayouch. 2023. (Outro).
Participação em eventos
Treinamento de Membros dos Comitês de Ética em Pesquisa dos estados do Paraná, SC e RS. 2018. (Encontro).
V Jornada SerPsi: Psicologia e suas interfaces no exercício da psicoterapia.Prevenção e Promoção de Saúde Mental na Infância. 2018. (Encontro).
31o Congresso Latino Americano de Psicanálise. El cuerpo vivo del bebé. 2016. (Congresso).
II Encontro Internacional sobre o Bebê. Grupo mães-bebês na Unidade Básica de Saúde: um espaço de acolhimento e prevenção em saúde mental. 2013. (Congresso).
XXIV Congresso Brasileiro de Psicanálise. O desafio segue: como trabalhamos com paciente do tipo borderline?. 2013. (Congresso).
Congresso Norte Nordeste de Psicologia. A PRÁTICA DA PATERNIDADE NO CONTEXTO DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO MATERNA. 2011. (Congresso).
I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade. O novo pai ? Reflexões sobre a função paterna na contemporaneidade. 2011. (Congresso).
XXII Jornada do IEPP.A apresentação do material clínico na supervisão coletiva: um relato de experiência. 2011. (Outra).
I Encontro Internacional sobre o Bebê.Participação do pai na psicoterapia pais-bebê no contexto da depressão pós-parto materna. 2010. (Encontro).
Quem são os adolescentes hoje?. 2007. (Encontro).
XI Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2006. (Simpósio).
XVII Jornada Anual do IEPP. 2006. (Congresso).
XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A paternidade no contexto da depressão pós-parto; Sentimentos sobre a paternidade e envolvimento paterno. 2006. (Congresso).
IV World Congress for Psychotherapy. Father Involvement and Feelings Concerning Fatherhood of Resident and Nonresident Fathers. 2005. (Congresso).
XVI Jornada Anual do IEPP. 2004. (Outra).
XV Jornada Anual do IEPP. 2003. (Congresso).
XXXIII Reunião Anual de Psicologia. Pais Residentes e Não-residentes: Sentimentos sobre a Paternidade e Envolvimento Paterno.. 2003. (Congresso).
Compexo de Édipo e Complexo Fraterno na Infância e Adolescência.XXIV Jornada Anual do CEAPIA. 2002. (Outra).
I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2002. (Congresso).
Temporalidade: a figura narcisista e a transmissão psíquica entre gerações. Jornada de Psicologia Clínica da Sociedade de Psicologia do RS. 2001. (Congresso).
Corpo, Gênero e Identidade.XII Jornada Anual do IEPP. 2000. (Outra).
II Jornada de Psicologia Hospitalar. II Jornada de Psicologia Hospitalar. 2000. (Congresso).
IX Encontro sobre Temas em Psicoterapia. 2000. (Encontro).
Um Olhar Clínico sobre o Ciclo de Vida.XI Jornada Anual do IEPP. 1999. (Outra).
VIII Encontro sobre Temas em Psicoterapia. 1999. (Encontro).
XIX Semana Científica do HCPA. XIX Semana Científica do HCPA. 1999. (Congresso).
A Escola do Futuro: como torná-la mais interessante.III Jornada Unificado de Debates. 1998. (Seminário).
II Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. II Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 1998. (Congresso).
II Encontro Nacional de Psicologia Hospitalar do HCSA.II Encontro Nacional de Psicologia Hospitalar do HCSA. 1998. (Seminário).
XVIII Semana Científica do HCPA. XVIII Semana Científica do HCPA. 1998. (Congresso).
II Encontro Nacional de Psicologia Comunitária. II Encontro Nacional de Psicologia Comunitária. 1997. (Congresso).
IX Salão de Iniciação Científica. IX Salão de Iniciação Científica. 1997. (Congresso).
XXVI Congresso Interamericano de Psicologia. XXVI Congresso Interamericano de Psicologia. 1997. (Congresso).
XXVII Reunião Anual de Psicologia. XXVII Reunião Anual de Psicologia. 1997. (Congresso).
VIII Salão de Iniciação Científica. VIII Salão de Iniciação Científica. 1996. (Congresso).
XXVI Reunião Anual de Psicologia. XXVI Reunião Anual de Psicologia. 1996. (Congresso).
Seminário da Criança e do Adolescente.Seminário da Criança e do Adolescente. 1995. (Seminário).
Participação em bancas
DONELLI, T. M. S.; FROHLICH, C. B.;SILVA, M. R.. Terminalidade na infância e os impactos na escuta do analista: um ensaio teórico-clínico. 2024. Dissertação (Mestrado em PPG em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GRZYBOWSKI, L. S.;SILVA, M. R.; Levandowski, D. C.; VIVIAN, A. G.. Maternidade e COVID-19: experiência do processo de internação e parto em Centro de Terapia Intensiva (CTI). 2023. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia e Saúde) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Macedo, M. M. K.;SILVA, M. R.; MACHADO, R. L.; FERREIRA, F. P.. O PROCESSO DE SE CONSTITUIR ADULTO NA CONTEMPORANEIDADE. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
NEVES, L.; FROHLICH, C. B.;SILVA, M. R.. Histórias de nunca acabar: um lugar possível para a escuta psicanalítica na educação infantil. 2023. Dissertação (Mestrado em PPG em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.. A EXPERIÊNCIA MIGRATÓRIA: Testemunho Narrativo e Endereçamento Alteritário. 2022. Dissertação (Mestrado em PPG em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.. Perda Gestacional em Perspectiva: Vivências de Luto Parental. 2021. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia e Saúde) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
SILVA, M. R.. Intervenção Psicossocial com Gestantes no Âmbito do SUS: Aplicação e Avaliação de Programa. 2021. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia e Saúde) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
SILVA, M. R.. Estudo exploratório sobre o desenvolvimento de um adolescente institucionalizado: um caso clínico em consulta psicológica e a técnica projectiva Pata Negra. 2021. Dissertação (Mestrado em 2 Ciclo de estudos: Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade Fernando Pessoa.
DONELLI, T. M. S.;SILVA, M. R.; Levandowski, D. C.. Intersubjetividade e interludicidade na escola infantil: encontros e desencontros entre educador e bebê. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HARTMANN, F.; MEDEIROS, R. F.;SILVA, M. R.; FROEMMING, L. S.. O Narcisismo e o Cinema frente ao Espelho: Um ensaio com o filme Her, de Spike Jonze. 2019. Dissertação (Mestrado em PPG em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.; WALZ, J. C.; RIBEIRO, M. F. R.;FERRARI, A. G.. Bion, uma travessia complexa: aproximações para a clínica psicanalítica de crianças. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.LOPES, R. S.; RAMIRES, V. R. R.; PICCININI, C. A.. Paternidade no contexto da separação conjugal: representações e sentimentos de pais de crianças pré-escolares. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CREPALDI, M. A.; RAMIRES, V. R. R.;SILVA, M. R.; DONELLI, T. S.. Função reflexiva paterna no contexto de interação pais-bebê. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SILVA, M. R.; RAMIRES, V. R. R.; NABINGER, S. B.. Os cuidados oferecidos aos bebês nas escolas de Educação Infantil e a capacidade de mentalização de educadores de berçário. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SILVA, M. R.; GRZYBOWSKI, L. S.; ARAUJO, G. X.. Desenvolvimento e saúde mental infantil: Intervenção com agentes comunitários de saúde no contexto da Atenção Básica. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia e Saúde) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
SILVA, M. R.; PICCININI, C. A.; Macedo, M. M. K.. O lado B da maternidade: um estudo qualitativo a partir de blogs. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.LOPES, R. S.; DONELLI, T. S.. Tornar-se mãe por adoção: A espera por um filho. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.; CASTIEL, S. V.. Demandas de dor psíquica na adolescência. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.. Dilemas, possibilidades e significados: A homoparentalidade na narrativa de professoras. 2017. Dissertação (Mestrado em DIVERSIDADE cultural E INCLUSÃO social) - Universidade Feevale.
SILVA, M. R.; POLETTO, M.; SERRALTA, F. B.; ROUSSOS, A. J.. Manejo dos recursos tecnológicos de informação e comunicação em psicoterapia psicodinâmica presencial. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
FRIZZO, G. B.SILVA, M. R.; DONELLI, T. S.; Dias, A. C. G.. Depressão materna e sintomas psicofuncionais: um estudo de caso de psicoterapia de grupo mãe-bebê. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.LOPES, R. S.; NUNES, M. L. T.. Relação mãe-criança e indicadores de dependência e independência no contexto da prematuridade. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.; RAMIRES, V. R. R.; TEIXEIRA, R. C. P.. A aliança terapêutica: um estudo de processo de uma paciente diagnosticada com transtorno de personalidade borderline. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
CREPALDI, M. A.;SILVA, M. R.; MARIN, A. H.. Indicadores de depressão materna e sintomas psicofuncionais em bebês: Uma compreensão psicanalítica. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Macedo, M. M. K.;SILVA, M. R.LOPES, R. S.. Tornar-se pai: a experiência subjetiva da paternidade no sexto mês e ao final do segundo ano de vida do bebê. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.; Levandowski, D. C.; Nunes, M. L. T.. Percepções de pais e mães a respeito do comportamento de seus filhos gêmeos. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.; Macedo, M. M. K.;PICCININI, C.. A experiência da maternidade na gravidez múltipla concebida com auxílio de técnicas de reprodução assistida. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.; Dias, A. C. G.; Feritas, L. B. L.. Transformações no envolvimento paterno ao longo dos seis meses do bebê na creche. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
DONELLI, T. M. S.; VIEIRA, R. V. A.;SILVA, M. R.. Intervenção para o Favorecimento da Função Reflexiva Parental no Contexto da Pandemia de Covid-19: Descrição e Avaliação do Modo On-Line para Mães e Bebês Prematuros. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SILVA, M. R.; MARIN, A. H.; COTRIN, J. T. D.. Inclusão da criança com deficiência na pré-escola: experiências de mães, professoras e diretoras sobre a relação escola-família. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.; PICCININI, C. A.; DONELLI, T. S.. A experiência de maternidade no contexto de descoberta tardia da gravidez. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.; PERRONE, C. M.; FORTES, M. I. A.; Macedo, M. M. K.. Nuances do traumático e desdobramentos psíquicos no exercício do cuidado em catástrofes. 2017. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
EIZIRIK, C. L.;SILVA, MILENA DA ROSA; BENETI, S. P. C.. O processo terapêutico em uma psicoterapia psicanalítica interrompida com paciente com transtorno de personalidade borderline. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.; MELLO, A. M. L.; GRACIA-RODRIGUES, K.; Macedo, M. M. K.. Poesia e psicanálise: do poetar sobre a infância ao (in)dizível da experiência em Manoel de Barros. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.; SILVA, C. F. S.; MATTOS, A. R.. Rota de colisão: o par infância-gênero entre os discursos políticos e os discursos psicanalíticos. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
SILVA, M. R.; JERUSALINKY, J.; MENEZES, M.. INFÂNCIA, SOFRIMENTO E LAÇO SOCIAL: considerações sobre a criança do século XXI. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
SOUZA, R. T.;SILVA, M. R.; MARCELLO, F. A.. O infantil em Freud e em Benjamin: construindo caminhos para a melancolia no laço social. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.; DONELLI, T. S.; BANDEIRA, D. R.. Impacto do uso das tecnologias no desenvolvimento emocional e na interação mãe-bebê: Estudo de delineamento misto. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.; TURATO, E. R.; PADOVANI, F. H. P.; RAMIRES, V. R. R.. Intervenção psicológica e prematuridade: Repercussões sobre a condição emocional materna e a relação mãe-bebê. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SILVA, M. R.; FERREIRA, F. P.; PICCININI, C. A.. A relação mãe-bebê em situações de descoberta tardia da gestação. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
OLIVEIRA, I. T.;LOPES, R. S.SILVA, M. R.; BENETI, S. P. C.. A participação dos pais na psicoterapia psicanalítica da criança. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SILVA, M. R.; YOSHIDA, E. M. P.; OLIVEIRA, M. S.. Mudança Psicológica - Estudo do Processo da Psicoterapia de Orientação Psicanalítica. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ROCHA-VEIGA, A. M.;SILVA, MILENA DA ROSA; ANTUNES, H. S.. O GESTO ESPONTÂNEO EM JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE PENSAM E SENTEM OS PROFESSORES? UM DIÁLOGO COM A PSICANÁLISE. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
MOSCHEN, S.; VASQUEZ, C.; NEVES, L.;SILVA, M. R.. HISTÓRIAS DE NÃO ACABAR: um lugar para a escuta analítica na Educação Infantil. 2022.
ARRAIS, A. R.;SILVA, M. R.; CAMARA, S. G.. Intervenção Psicossocial com Gestantes no Âmbito do SUS: Implementação e Avaliação de Programa. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Psicologia e Saúde) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
DONELLI, T. M. S.;SILVA, M. R.; BOECKEL, M. G.. Perda gestacional em perspectiva: a experiência individual da dupla parental e percepções acerca da relação conjugal. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Psicologia e Saúde) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
CARDOSO, M. R.;SILVA, M. R.. A experiência migratória: Testemunho narrativo e endereçamento alteritário. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.; COUTINHO, L. G.. Quando tudo é dor: um estudo sobre o uso de automutilação por meninas adolescentes. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.LOPES, R. S.; RAMIRES, V. R. R.. Experiência da paternidade no contexto da separação conjugal: percepções e sentimentos sobre o vínculo pai-filho. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.; MEDEIROS, R. F.. O narcisismo e o cinema frente ao espelho: Um estudo com o filme "Her" de Spike Jonze. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PPG em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.; RAMIRES, V. R. R.; CREPALDI, M. A.. Função reflexiva paterna no contexto de interação pais-bebê. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SILVA, M. R.; RAMIRES, V. R. R.; NABINGER, S. B.. A capacidade de mentalização de educadores e os cuidados dispensados aos bebês nas escolas de Educação Infantil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SILVA, M. R.; LERNER, R.; GRZYBOWSKI, L. S.. Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil: Formação com Agentes Comunitários de Saúde, Prevalência e Associação com Variáveis Maternas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Psicologia e Saúde) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
SILVA, M. R.; DONELLI, T. S.;LOPES, R. S.. Á espera de um bebê: As motivações e o estado mental da maternidade nos contextos da adoção e da gestação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Macedo, M. M. K.; PICCININI, C. A.;SILVA, M. R.. O lado B da maternidade: Um estudo qualitativo a partir de blogs e páginas virtuais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
RAMIRES, V. R. R.;SILVA, M. R.; BENETI, S. P. C.; KRUG, J. S.. Como psicoterapeutas psicodinâmicos de crianças percebem as mudanças no processo psicoterápico. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SILVA, M. R.; GASTAUD, M. B.; BRUM, E. H. M.. Manejo de recursos tecnológicos de informação e comunicação em psicoterapia psicodinâmica presencial. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
DONELLI, T. S.;SILVA, M. R.; Dias, A. C. G.. A relação entre a díade mãe bebê, a depressão materna e os sintomas do bebê. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
NUNES, M. L. T.;SILVA, M. R.LOPES, R. S.. Indicadores de dependência e independência em crianças nascidas pré-termo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.. Demandas de dor psíquica na adolescência. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.. Dilemas, Possibilidades e Significados: A Homoparentalidade na Narrativa de Professores. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em DIVERSIDADE cultural E INCLUSÃO social) - Universidade Feevale.
SILVA, M. R.; LERNER, R.; GRZYBOWSKI, L. S.. Indicadores clínicos de risco de desenvolvimento infantil: Formação com agentes comunitários de saúde, prevalência e associação cm variáveis maternas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Psicologia e Saúde) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
SILVA, M. R.; TEIXEIRA, R. C. P.; RAMIRES, V. R. R.. A aliança terapêutica no processo de tratamento de um paciente borderline. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SILVA, M. R.; FERREIRA, V. T.; ANDRETTA, I.. A Parentalidade em Casais Homoafetivos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SILVA, M. R.; FERREIRA, V. T.; ANDRETTA, I.. Experiências na família de origem, funcionamento patológico da personalidade e violência conjugal: Um modelo explicativo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SILVA, M. R.; FERREIRA, V. T.; ANDRETTA, I.. Autores de homicídios passionais: Suas histórias de vida e de seus relacionamentos amorosos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SILVA, MILENA DA ROSA; Macedo, M. M. K.;LOPES, R. S.. A experiência do pai: implicações subjetivas da paternidade ao sexto mês e ao final do segundo ano de vida do bebê. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.PICCININI, C.; Macedo, M. M. K.. A experiência da maternidade na gravidez múltipla concebida com auxílio de técnicas de reprodução assistida. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.; Dias, A. C. G.; FREITAS, L. B.. Envolvimento paterno durante os cinco primeiros meses do bebê na creche. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.. TRAJETÓRIAS RUMO À PARENTALIDADE: EXPERIÊNCIAS DE PESSOAS TRANS E NÃO BINÁRIAS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
SILVA, M. R.; GURSKI, R.; FROEMMING, L. S.. Banca de concurso para professor substituto. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GURSKI, R.;SILVA, M. R.; FROEMMING, L. S.. Banca de concurso para professor substituto. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.; NEIVA-SILVA, L.; SCHWENGBER, D.D.S.. Banca do concurso para professor adjunto - Psicologia Clínica e Psicoterapia Psicanalítica. 2010. Universidade Federal do Rio Grande.
SILVA, M. R.; CREPALDI, M. A.. Banca examinadora da Rodada de Pré-Qualificação Mestrado/Doutorado do PPG Psicologia. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.. Avaliador externo - Seleção para Bolsa PDSE CAPES - PPG Psicologia Unisinos. 2016. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
SILVA, M. R.. Comissão julgadora das sessões "Família" e "Saúde mental 2" do XXIII SIC UFRGS. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.. Avaliador externo - Salão de Iniciação Científica da PUCRS. 2010. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
SILVA, M. R.. Comissão julgadora das sessões "Gênero e Sexualidade" e "`Psicologia e Trabalho" do XXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Orientou
--; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em PPG em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Histórias não adotadas: a busca pela família biológica por sujeitos que foram adotados na infância; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
As babás em cena: hibridez, psicanálise e reconhecimento; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Reintegração familiar: experiência da família e da equipe técnica no processo de retorno das crianças às famílias de origem; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
--; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
--; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Ritmo, experiência, criação: a mutualidade no contexto da educação infantil; 2024; Dissertação (Mestrado em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Do gênero ao trauma: ponderações acerca da violência contra a mulher; 2023; Dissertação (Mestrado em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Experiência literária compartilhada: uma possibilidade de escuta e (re)construção de sentidos no acolhimento institucional; 2023; Dissertação (Mestrado em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Maternidade e trabalho: atravessamentos dos discursos sociais sobre sujeitos que se nomeiam mulheres, mães e profissionais, considerando a pandemia; 2022; Dissertação (Mestrado em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Milena da Rosa Silva;
(H)á mulher para além da mãe; 2022; Dissertação (Mestrado em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Notações psicanalíticas em torno da pulsão invocante: arranjos, composições e repetições de uma voz máquina; 2021; Dissertação (Mestrado em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Por um vir a ser: o gesto espontâneo e o berçário; 2020; Dissertação (Mestrado em PPG em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Caos, Norma e Possibilidades de Subversão: Psicanálise nas Encruzilhadas do Gênero; 2019; Dissertação (Mestrado em PPG em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Milena da Rosa Silva;
O vir-a-ser de bebês prematuros: Uma travessia da UTI-Neonatal até a casa; 2019; Dissertação (Mestrado em PPG em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Fantasma e fantasia: Operadores clínicos para a investigação psicanalítica do desenho infantil; 2019; Dissertação (Mestrado em 2 Ciclo de estudos: Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade Fernando Pessoa,; Coorientador: Milena da Rosa Silva;
Nos limites do autismo: a clínica dos transtornos de subjetivação arcaica; 2018; Dissertação (Mestrado em PPG em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Milena da Rosa Silva;
A sustentação do corpo como possibilidade de existência: os processos de integração psicossomática no âmbito da educação infantil; 2018; Dissertação (Mestrado em PPG em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Experiências de (des)continuidade e o vir a ser no abrigo: Desdobramentos a partir da teoria de D; W; Winnicott; 2017; Dissertação (Mestrado em PPG em Psicanálise: Clínica e Cultura) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Milena da Rosa Silva;
BRINCAR EM OFICINAS, BRINCAR NA CLÍNICA ? A FORMAÇÃO DO ANALISTA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atendimento Clínico- Psicanálise) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Jogos constituintes do sujeito na clínica do autismo; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atendimento Clínico- Psicanálise) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
travessia; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em INTERVENÇÃO PSICANALITICA NA CLINICA COM CRIANÇAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
O VIR A SER NO ABRIGO: O OLHAR DO AGENTE EDUCADOR SOBRE A CONSTITUIÇÃO PSÍQUICA DE CRIANÇAS ACOLHIDAS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Atendimento Clínico- Psicanálise) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
FATORES DE RISCO AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO EM ESTIMULAÇÃO PRECOCE; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em INTERVENÇÃO PSICANALITICA NA CLINICA COM CRIANÇAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
RECUSA EM APRENDER: UMA REVISÃO DA TEORIA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em INTERVENÇÃO PSICANALITICA NA CLINICA COM CRIANÇAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Paternidade e constituição psíquica do bebê no contexto de depressão materna: uma avaliação através do instrumento IRDI; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Infância e Família) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Duas mães e uma filha? A parentalidade em um casal homossexual; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Infância e Família) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
A FUNÇÃO PATERNA PRIMÁRIA: O LUGAR DO PAI DURANTE A GESTAÇÃO E NO INÍCIO DA VIDA DO BEBÊ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Infância e Família) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
A FUNÇÃO PATERNA PRIMÁRIA: O LUGAR DO PAI DURANTE A GESTAÇÃO E NO INÍCIO DA VIDA DO BEBÊ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Infância e Família) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Homoparentalidade: um outro jeito de ser família; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Infância e Família) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Adaptação de crianças na creche: reflexão sobre os sentimentos maternos; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Infância e Família) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Paternidade e Hospitalização Infantil: Como o pai vive a experiência de hospitalização de um filho?; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Infância e Família) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Quem pode cuidar de uma criança? Breve análise de conceitos Winnicottianos à luz do Antimaternalismo; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Monsieur M; e seu (t)ato: camada de uma agressão sexual; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Coorientação do trabalho ?É preciso de uma aldeia para criar uma criança; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre; Orientador: Milena da Rosa Silva;
ATENDIMENTO CLÍNICO INFANTO-JUVENIL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: NOTAS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA ATRAVESSADA POR MARCADORES SOCIAIS DE DIFERENÇA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
A escuta em psicanálise: abstinência e neutralidade em questão; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Maternidade e desamparo: elaborações a partir do atendimento a gestantes e puérperas em internação hospitalar durante a pandemia de Covid-19; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Por uma presença sensível - Considerações sobre a ética do cuidado em psicanálise; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
A telepatia como manifestação do inconsciente; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Do (não) encontro ao possível reencontro: pesando a psicoterapia de uma dupla mãe-bebê a partir dos indicadores de intersubjetividade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Reflexões sobre um caso clínico a partir da investigação de sua dimensão temporal; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Experiência da mutualidade na unidade de terapia neonatal; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Sofrimento psíquico de mães de crianças com câncer e a escuta do irrepresentável; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
O PAPEL DO PSICOTERAPEUTA NA CLÍNICA PSICANALÍTICA DE BEBÊS COM TRANSTORNOS GRAVES DE SUBJETIVAÇÃO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCADORES DE CRECHE E A COMPULSÃO À REPETIÇÃO: LIMITAÇÕES DO INCONSCIENTE; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
(Re)fluxo de emoções: Considerações acerca das (im)possibilidades do encontro de uma dupla mãe-bebê; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Discriminando diferentes fenômenos clínicos: uma leitura a partir da teoria das transformações conforme W; Bion e C; Korbivcher; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Reflexões acerca da obesidade e maternidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Contratransferência na clínica de psicoterapia infantil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Aspectos Narcisistas da Depressão; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
SOBRE A INVEJA E O NARCISISMO: UMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA ACERCA DAS NOVAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Função materna no contexto da prematuridade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Considerações sobre a Importância da Aliança Terapêutica na Psicoterapia Psicanalítica com Crianças; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Sobre a escuta de experiências de cuidado: O trabalho conjunto de Winnicott com assistentes sociais no auxílio de crianças evacuadas em Oxforforshire; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Pandemia e desamparo: relatos de mulheres que são mães; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Dificuldades na fala: reflexões a partir do IRDI e da AP3 em uma escola de educação infantil; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Relato de um caso a partir do acompanhamento com a Metodologia IRDI; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Milena da Rosa Silva;
AVALIAÇÃO DE BEBÊS DE 3 A 18 MESES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DO INSTRUMENTO IRDI; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
O cuidado horizontal entre bebês de berçários: reflexões a partir da experiência com a Metodologia IRDI; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Concepções de educadoras de berçário quanto à sua função e às necessidades do bebê; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Milena da Rosa Silva;
CONCEPÇÕES DE EDUCADORAS DE BERÇÁRIO QUANTO AO BEBÊ E AO CUIDADO DESTES ANTES E APÓS INTERVENÇÃO COM METODOLOGIA IRDI; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Algumas contribuições atuais de B; Chervet e R; Roussillon aos conceitos de narcisismo e pulsão; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Avaliação de risco para a constituição psíquica através do instrumento IRDI no contexto da depressão pós parto materna; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Reflexões sobre a comunicação por sms e o processo psicoterápico; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Concepções de educadoras de berçário quanto à sua função e às necessidades do bebê antes da intervenção com a Metodologia IRDI; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
A função paterna no contexto da depressão pós-parto materna no primeiro ano de vida do bebê; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
A função paterna no contexto da depressão pós-parto materna no sexto ano de vida da criança; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Considerações sobre as contribuições da transcrição de sessões de psicoterapia psicanalítica para diagnóstico e tratamento de pacientes borderline; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Psicanálise e psicoterapia psicanalítica: semelhanças e diferenças, tangências e superposições; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Pensando o início da formação em Psicologia: a primeira inserção em supervisão clínica e a aproximação do exercício profissional; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Estudo do processo em psicoterapia psicanalítica: relato x transcrição; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Estudo do processo em psicoterapia psicanalítica: relato x transcrição; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Intervenções para Promoção da Adesão ao Tratamento em Crianças com HIV/AIDS; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Milena da Rosa Silva;
O planejamento da gravidez e o envolvimento paterno na gestação no contexto da depressão materna; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Envolvimento paterno e dificuldades sentidas pelo pai no exercício da paternidade; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Envolvimento paterno e dificuldades sentidas pelo pai no exercício da paternidade; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Envolvimento paterno na gestação: as preocupações do futuro pai; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Milena da Rosa Silva;
PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A METODOLOGIA IRDI NA CRECHE; 2018; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró Reitoria de Extensão - UFRGS; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Prevenção e Promoção de Saúde na Creche: A Metodologia IRDI na Creche; 2018; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró Reitoria de Extensão - UFRGS; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Prevenção e Promoção de Saúde na Educação Infantil: A Metodologia IRDI na Creche; 2017; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró Reitoria de Extensão - UFRGS; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Bassani; A METODOLOGIA IRDI COMO DISPOSITIVO DE CUIDADO AO EDUCADOR DE BERÇÁRIO; 2015; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró Reitoria de Extensão - UFRGS; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Grupo mães-bebês na Unidade Básica de Saúde: um espaço de acolhimento e prevenção em saúde mental; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró Reitoria de Extensão - UFRGS; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Grupo mães-bebês na Unidade Básica de Saúde: um espaço de acolhimento e prevenção em saúde mental; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró Reitoria de Extensão - UFRGS; Orientador: Milena da Rosa Silva;
Produções bibliográficas
-
GIGUER, F. F. ; SILVA, M. R. . A PATH IN THE CONTEXT OF PREMATURITY: FROM NEONATAL ICU TO HOME. PSICOLOGIA EM ESTUDO (ONLINE) , v. 29, p. 1-14, 2024.
-
PINTO, S. P. ; SILVA, M. R. . Contribuições ferenczianas para uma ética do cuidado na pesquisa psicanalítica. AFFECTIO SOCIETATIS , v. 21, p. 1-18, 2024.
-
COPATTI, A. L. ; HOEWELL, A. G. ; FERRARI, A. G. ; SILVA, M. R. . Relatos da Pandemia: Ser Mulher e Mãe em Tempos de Covid-19. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO (ONLINE) , v. 43, p. 1-15, 2023.
-
ARROSI, K. E. ; FERRARI, A. G. ; SILVA, M. R. . Mulheres, mães, educadoras: notas sobre (im)possibilidades na transmissão do cuidado. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , p. 1-23, 2022.
-
ARROSI, K. E. ; SILVA, M. R. . A escuta em psicanálise: abstinência e neutralidade em questão. Psicologia Clinica (PUCRJ I mpresso) , v. 34, p. 121-143, 2022.
-
RIBEIRO, C. M. J. ; SILVA, M. R. ; FERRARI, A. G. . Psicanálise de crianças: a importância do aprender a pensar. CADERNOS DE PSICANÁLISE (CÍRCULO PSICANALÍTICO/RJ) , v. 44, p. 99-116, 2022.
-
FERRARI, A. G. ; COUTO, M. G. ; KESSLER, J. A. ; SILVA, M. R. . Educadoras na educação infantil. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE) , v. 45, p. e41780, 2022.
-
SILVA, M. R. ; OLIVEIRA, B. C. ; FERRARI, A. G. . DA EXPERIÊNCIA AO RELATO CLÍNICO: DESAFIOS DO REGISTRO EM UMA PESQUISA PSICANALÍTICA. Ágora ( PPGTP/UFRJ) , v. 25, p. 31-38, 2022.
-
SILVA, M. R. ; KESSLER, J. A. ; SARTORETTO, C. R. ; FERRARI, A. G. . desamparo en relatos: mujeres que son madres en la pandemia de COVID-19. AFFECTIO SOCIETATIS , v. 19, p. 1-22, 2022.
-
PUCCINELLI, M. F. ; SILVA, M. R. . EDUCADOR SUFICIENTEMENTE BOM: UMA RELEITURA WINNICOTTIANA DOS INDICADORES DO IRDI. PSICOLOGIA EM REVISTA (ONLINE) , v. 26, p. 921-940, 2021.
-
SILVA, M. R. ; FERRARI, A. G. . A experiência de acompanhamento de bebês em escolas de educação infantil através da Metodologia IRDI. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro. 1979) , v. 73, p. 172-188, 2021.
-
SILVA, M. R. ; MEDEIROS, C. B. ; ARROSI, K. E. ; FERRARI, A. G. . -QUE BOM QUE ELE HAVIA ESTRANHADO-: CONSIDERAÇÕES SOBRE A METODOLOGIA IRDI. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDCUACIONAL , v. 25, p. 1-8, 2021.
-
SAIKOSKI, R. H. ; GIGUER, F. F. ; SILVA, M. R. . Experiência de Mutualidade na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Psicologia Clinica (PUCRJ I mpresso) , v. 33, p. 411-428, 2021.
-
OMIZZOLLO, P. ; SILVA, M. R. ; TABORDA, L. P. R. . Experiências de (des) continuidade e o vir a ser no abrigo: entre encontros e possibilidades. Tempo Psicanalítico , v. 53, p. 138-163, 2021.
-
AZEVEDO, E. C. ; FRIZZO, G. B. ; SILVA, M. R. ; DONELLI, T. M. S. . Leitura materna sobre depressão pós-parto e sintomas psicofuncionais: um caso de psicoterapia mãe-bebê. Psicologia Clinica (PUCRJ I mpresso) , v. 32, p. 79-100, 2020.
-
SILVA, M. R. ; TEODOZIO, A. M. ; PEDROTTI, B. G. ; FRIZZO, G. B. . O Pai no Contexto da Depressão Pós-parto Materna - e seis anos depois, que lugar ocupa esse pai?. SUBJETIVIDADES , v. 20, p. 1-12, 2020.
-
CAVALHEIRO, R. ; SILVA, M. R. . Psicanálise e Dissidências de Gênero: Questões para Além da Diferença Sexual. SUBJETIVIDADES , v. 20, p. 1-13, 2020.
-
FERNANDES, P. P. ; SILVA, M. R. . Função materna no contexto da prematuridade: uma revisão da literatura psicanalítica. PSICOLOGIA EM REVISTA (ONLINE) , v. 25, p. 1-18, 2019.
-
SCHWOCHOW, M. S. ; PEDROTTI, B. G. ; MALLMANN, M. Y. ; SILVA, M. R. ; FRIZZO, G. B. . Queixas iniciais no processo de psicoterapia pais-bebê. CONTEXTOS CLÍNICOS , v. 12, p. 403-430, 2019.
-
GIARETTA, V. ; SILVA, M. R. . Os indicadores de intersubjetividade e sua potência na clínica de crianças. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE) , v. 19, p. 127-146, 2019.
-
SILVA, H. C. ; SILVA, M. R. ; FRIZZO, G. B. ; DONELLI, T. S. . Sintomas Psicofuncionais e Depressão Materna: Um Estudo Qualitativo. Psico-USF , v. 23, p. 59-70, 2018.
-
WILES, J. M. ; OMIZZOLLO, P. ; FERRARI, A. G. ; SILVA, M. R. . A Pesquisa IRDI e seus desdobramentos: Uma revisão da literatura. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE) , v. 17, p. 1140-1161, 2018.
-
OMIZZOLLO, P. ; SILVA, M. R. . O Olhar do Agente Educador sobre a Constituição Psíquica de Crianças Acolhidas. SUBJETIVIDADES , v. 18, p. 105-116, 2018.
-
FERRARI, A. G. ; FERNANDES, P. P. ; SILVA, M. R. ; SCAPINELLO, M. . A experiência com a Metodologia IRDI em creches: pré-venir um sujeito. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental , v. 20, p. 17-33, 2017.
-
SILVA, M. R. ; MARTINS, P. G. ; LISBOA, R. M. . A experiência de mutualidade no processo terapêutico de uma dupla mãe-bebê. REVISTA DE PSICANÁLISE DA SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE PORTO ALEGRE , v. 24, p. 255-278, 2017.
-
SILVA, M. R. ; MARTINS, P. G. ; KRINSKI, S. ; GURSKI, R. ; FERRARI, A. G. . Sobre a Transferência na Clínica Psicanalítica Pais-Bebê. Psicologia Clinica (PUCRJ I mpresso) , v. 29, p. 193-208, 2017.
-
FERRARI, A. G. ; GURSKI, R. ; SILVA, M. R. . A escuta de pais nas entrevistas preliminares com crianças: algumas questões iniciais. REVISTA DE PSICOLOGIA : TEORIA E PRÁTICA (ONLINE) , v. 19, p. 44-54, 2017.
-
SILVA, M. R. ; GABRIEL, M. R. ; CHERER, E. Q. ; PICCININI, C. A. . Os conceitos de envolvimento e experiência nos estudos sobre paternidade. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro. 1979) , v. 69, p. 116-132, 2017.
-
MARTINS, P. G. ; SILVA, M. R. . O psicoterapeuta na clínica de bebês com transtornos de subjetivação. ESTILOS DA CLÍNICA , v. 22, p. 488-506, 2017.
-
SILVA, M. R. ; STEIBEL, D. ; CAMPEZATTO, P. V. M. ; SANCHEZ, L. F. ; BARCELLOS, E. D. ; FERNANDES, P. P. ; KLARMANN, R. P. . Andando na corda bamba: desafios técnicos do atendimento de pacientes borderline. Revista Brasileira de Psicoterapia , v. 18, p. 13-22, 2016.
-
SILVA, M. R. ; GASPARETTO, L. ; CAMPEZATTO, P. V. M. . Psicanálise e psicoterapia psicanalítica: tangências e superposições. Revista Psicologia e Saúde , v. 7, p. 39-46, 2015.
-
GABRIEL, M. R. ; SILVA, M. R. ; PORTUGAL, P. ; PICCININI, C. A. . Depressão pós-parto materna e o envolvimento paterno no primeiro ano do bebê. Aletheia (ULBRA) , v. 46, p. 50-65, 2015.
-
SILVA, M. R. ; BARCELLOS, E. D. ; SANCHEZ, L. F. ; STEIBEL, D. ; FERNANDES, P. P. ; GEREMIA, L. ; CAMPEZATTO, P. V. M. ; KLARMANN, R. P. . Registros de Sessão Terapêutica: Relato, Gravação ou Transcrição? Considerações sobre as Diferenças entre os Registros. Psicologia Clínica , v. 26, p. 121-138, 2014.
-
CAMPEZATTO, P. V. M. ; NUNES, M. L. T. ; SILVA, M. R. . Pesquisa em Psicoterapia e Psicanálise. Aletheia (ULBRA) , v. 43-44, p. 213-226, 2014.
-
GURSKI, R. ; FERRARI, A. G. ; SILVA, M. R. . O sujeito sindrômico e a infância eternizada: um modo de penhasco?. Cadernos de Psicanálise (Círculo Psicanalítico/RJ) , v. 35, p. 127-142, 2014.
-
CAVALHEIRO, R. ; SILVA, M. R. . Enactment na clínica com crianças? Considerações sobre enactment de vida e enactment de morte. Revista Brasileira de Psicoterapia , v. 16, p. 43-52, 2014.
-
BARCELLOS, E. D. ; SILVA, M. R. . Considerações Sobre a Importância da Aliança Terapêutica na Psicoterapia Psicanalítica com Crianças. Psicoterapia Psicanalítica , v. 26, p. 51-67, 2014.
-
SILVA, M. R. ; Gonçalves, T. R. ; GUIMARAES, L. E. ; LOPES, R. S. ; PICCININI, C. . Experiência da paternidade aos três meses do bebê. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso) , v. 26, p. 599-608, 2013.
-
SILVA, M. R. ; FARIA, E. R. ; KESSLER, H. P. ; Gonçalves, T. R. ; CARVALHO, F. T. ; PICCININI, C. . Intervenções psicológicas para crianças que vivem ou convivem com HIV/Aids. Psico-USF (Impresso) , v. 18, p. 65-76, 2013.
-
FERRARI, A. G. ; SILVA, M. R. ; DONELLI, T. S. . A criança e seus pais: alguns interrogantes sobre as funções parentais na atualidade.. aSEPHallus (Online) , v. 7, p. 14, 2013.
-
SILVA, MILENA DA ROSA ; PRADO, LUIZ CARLOS ; PICCININI, CESAR AUGUSTO . Parent-Infant Psychotherapy and Postpartum Depression: The Fathers Participation. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso) , v. 23, p. 207-215, 2013.
-
SILVA, M. R. ; Brum, E. ; FRIZZO, G. B. ; GOMES, A. G. ; SOUZA, D. D. ; PICCININI, C. . Evolução dos modelos de pesquisa em psicoterapia. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso) , v. 29, p. 259-269, 2012.
-
SILVA, M. R. ; PICCININI, C. ; Gonçalves, T. R. ; LOPES, R. S. ; TUDGE, J. . Envolvimento paterno aos três meses de vida do bebê. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso) , v. 28, p. 303-314, 2012.
-
SILVA, M. R. ; HALLBERG, A. E. ; STEIBEL, D. ; CAMPEZATTO, P. V. M. ; KLARMANN, R. P. . Presentación de material clínico de supervisión grupal: relato de una experiencia. Revista de la Sociedad Colombiana de Psicoanálisis , v. 37, p. 261-272, 2012.
-
SILVA, M. R. ; HALLBERG, A. E. ; STEIBEL, D. ; CAMPEZATTO, P. V. M. ; KLARMANN, R. P. . A apresentação do material clínico na supervisão coletiva: um relato de experiência. Psicoterapia Psicanalítica , v. 1, p. 153-164, 2011.
-
STEIBEL, D. ; HALLBERG, A. E. ; SANCHOTENE, B. ; CAMPEZATTO, P. V. M. ; SILVA, M. R. ; Nunes, M. L. T. . A Latência na Atualidade: Considerações sobre Crianças encaminhadas para Psicoterapia. Aletheia (ULBRA) , v. 35-36, p. 51-68, 2011.
-
PRADO, L. C. ; GOMES, A. G. ; SILVA, M. R. ; FRIZZO, G. B. ; ALFAYA, C. ; SCHWENGBER, D.D.S. ; LOPES, R. S. ; PICCININI, C. . Psicoterapia breve pais-bebê: Revisando a literatura. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (Impresso) , v. 31, p. 01-13, 2009.
-
SILVA, M. R. ; PICCININI, C. . Paternidade no contexto da depressão pós-parto materna: revisando a literatura. Estudos de Psicologia (UFRN) , v. 14, p. 5-12, 2009.
-
KROB, A. D. ; PICCININI, C. ; SILVA, M. R. . A transição para a paternidade: da gestação ao segundo mês de vida do bebê. PSICOLOGIA USP (IMPRESSO) , v. 20, p. 269-291, 2009.
-
PANDOLFO, A. C. ; SILVA, M. R. ; EPIFANIO, E. B. . Prevenção e Psicologia Clínica: Um Diálogo Necessário. Psicoterapia Psicanalítica , v. 10, p. 24-33, 2008.
-
SILVA, M. R. ; PICCININI, C. . Sentimentos sobre a paternidade e o envolvimento paterno: um estudo qualitativo. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso) , v. 24, p. 561-573, 2007.
-
PICCININI, C. ; SILVA, M. R. ; RIBEIRO, T. ; LOPES, R. S. . O Envolvimento Paterno Durante a Gestação. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso) , Porto Alegre, v. 17, n.3, p. 303-314, 2004.
-
SILVA, M. R. ; PICCININI, C. . O Envolvimento Paterno em Pais Não-residentes: Algumas Questões Teóricas. Psico (PUCRS. Impresso) , v. 35, n.2, p. 185-194, 2004.
-
ALVES, P. B. ; KOLLER, S. H. ; SILVA, M. R. ; SANTOS, C. L. ; SILVA, A. S. E. ; REPPOLD, C. T. ; PRADE, L. . Brinquedo, trabalho, espaço e companhia de atividades lúdicas no relato de crianças em situação de rua.. Psico (PUCRS) , Porto Alegre, v. 32, p. 47-71, 2001.
-
ALVES, P. B. ; KOLLER, S. H. ; SANTOS, C. L. ; SILVA, M. R. ; SILVA, A. S. E. ; PRADE, L. ; BICHINHO, G. ; REPPOLD, C. T. ; TUDGE, J. . A construção de uma metodologia de observação e análise de crianças em situação de rua.. Estudos de Psicologia (Campinas) , v. 4, n.2, p. 289-310, 1999.
-
SILVA, A. S. E. ; REPPOLD, C. T. ; SANTOS, C. L. ; PRADE, L. ; SILVA, M. R. ; ALVES, P. B. ; KOLLER, S. H. . Crianças em Situação de Rua de Porto Alegre: um estudo descritivo. Psicologia. Reflexão e Crítica , Porto Alegre, v. 11, n.3, p. 441-447, 1998.
-
SILVA, M. R. . O brincar: pensando a clínica a partir de Winnicott. In: Florsheim, D. B.. (Org.). Vozes da psicanálise: clínica, teoria e pluralismo. Volume 2: 1943-1966. 1ed.São Paulo: Blucher, 2023, v. 2, p. 97-101.
-
FERRARI, A. G. ; SILVA, M. R. . A construção de um modelo de acompanhamento a bebês e educadoras em educação infantil. In: Andrea Gabriela Ferrari; Claudia Perrone; Simone Moschen. (Org.). Psicanálise e Tecnologias Sociais. 1ed.Porto Alegre: Cirkula, 2023, v. , p. 79-100.
-
SCHIAVI, B. T. ; SILVA, M. R. ; Levandowski, D. C. . Um olhar sobre a parentalidade e o hiperfoco da figura materna na teoria psicanalítica: reflexões a partir de uma experiência com o Método Bick de observação de bebês. In: José Stona. (Org.). Relações de Gênero e Escutas Clínicas, Vol. 3. 1ed.: IPPERG, 2023, v. 3, p. 150-183.
-
FERRARI, A. G. ; SILVA, M. R. . INDAGAÇÕES CONTRANORMATIVAS SOBRE OS USOS DOS CONCEITOS DE ?FUNÇÃO MATERNA?, ?FUNÇÃO PATERNA? E MATERNAGEM. In: José Stona. (Org.). Relações de Gênero e Escutas Clínicas. 1ed.Salvador: Editora Devires, 2021, v. , p. 141-158.
-
FERRARI, A. G. ; SILVA, M. R. . A CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA E A CRECHE. In: Piccinini, C. A.; Seabra, K.; Vasconcellos, V. M. R.. (Org.). Bebês na Creche. 1ed.Curitiba: Juruá, 2017, v. 1, p. 215-224.
-
FERRARI, A. G. ; FERNANDES, P. P. ; SCAPINELLO, M. ; SILVA, M. R. . A potencialidade da Metodologia IRDI na constituição do sujeito. In: Parlato-Oliveira, Erika; Cohen, David. (Org.). O bebê e o outro: seu entorno e suas interações. 1ed.São Paulo: Instituto Langage, 2017, v. , p. 261-272.
-
SILVA, M. R. . Os caminhos da relação pai-filho através dos olhos de Marcel. Reflexões com base no filme A Glória de Meu Pai. In: Weinmann, A.O.; Sousa, E. L. A.; Froemming, L. S.. (Org.). Imagens-textos: Ensaios sobre cinema e psicanálise. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017, v. 1, p. 159-167.
-
PICCININI, C. ; GOMES, A. G. ; ALFAYA, C. ; SOUZA, D. D. ; BRUM, E. H. M. ; FRIZZO, G. B. ; SILVA, M. R. ; LOPES, R. S. . Parentalidade no contexto da depressão pós-parto. In: Cesar Augusto Piccinini; Patrícia Alvarenga. (Org.). Maternidade e Paternidade: A parentalidade em diferentes contextos. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012, v. , p. 83-116.
-
SILVA, M. R. . Resenha do livro "Psicologia da Educação Virtual: Aprender e Ensinar com as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação". Pátio - Revista Pedagógica, Porto Alegre, p. 62, 01 fev. 2010.
-
SILVA, M. R. ; PICCININI, C. . Sentimentos sobre a Paternidade e Envolvimento Paterno. In: XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2006, Salvador. Anais da XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2006.
-
SILVA, M. R. ; PICCININI, C. . A Paternidade no Contexto da Depressão Pós-parto. In: XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2006, Salvador. Anais da XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2006.
-
MARTINS, P. G. ; SILVA, M. R. . O cuidado horizontal entre bebês de berçário: Reflexões a partir da Metodologia IRDI. In: Salão de Iniciação Científica UFRGS - 2016, 2016, Porto Alegre. Anais do SIC 2016, 2016.
-
MEDEIROS, C. B. ; SILVA, M. R. . Avaliação de bebês de 03 a 18 meses em escolas de educação infantil através do instrumento IRDI. In: Salão de Iniciação Científica UFRGS - 2016, 2016, Porto Alegre. Anais do SIC 2016, 2016.
-
BASTOS, B. D. ; SCHNEIDER, V. S. ; SILVA, M. R. . A metologia IRDI na prevenção de risco psíquico em crianças que frequentam creche - 2016. In: Salão de extensão UFRGS - 2016, 2016. Anais do Salão de Extensão, 2016.
-
SILVA, M. R. ; WILES, J. M. ; CARDOSO, J. L. ; FERRARI, A. G. . A Metodologia IRDI como dispositivo de cuidado ao educador de berçário. In: III Encontro Internacional e X Encontro Nacional sobre o Bebê, 2015, Rio de Janeiro. Anais do III Encontro Internacional e X Encontro Nacional sobre o Bebê, 2015.
-
SILVA, M. R. ; MARTINS, P. G. ; LISBOA, R. M. . A CONSTRUÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE MUTUALIDADE EM UM ATENDIMENTO CLÍNICO MÃE-BEBÊ. In: Encontro Internacional sobre o Bebê, 2015, Rio de Janeiro. Anais, 2015.
-
BASSANI, M. T. ; GUARNIERI, L. V. ; SCARIOT, I. ; FERRARI, A. G. ; SILVA, M. R. . O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO PATERNA NO AMBIENTE DAS ESCOLAS NFANTIS: UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DA METOLOGIA IRDI. In: Encontro Internacional sobre o Bebê, 2015, Rio de Janeiro. Anais, 2015.
-
BASSANI, M. T. ; SILVA, M. R. . A METODOLOGIA IRDI COMO DISPOSITIVO DE CUIDADO AO EDUCADOR DE BERÇÁRIO. In: Salão de Extensão UFRGS, 2015, Porto Alegre. Anais do Salão de Extensão, 2015.
-
MARTINS, P. G. ; SILVA, M. R. . Concepções de educadoras de berçário quanto à sua função e às necessidades do bebê após intervenção com a Metodologia IRDI. In: Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2015, Porto Alegre. Anais do Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2015.
-
TABORDA, L. ; SILVA, M. R. . CONCEPÇÕES DE EDUCADORAS DE BERÇÁRIO QUANTO AO BEBÊ E AO CUIDADO DESTES ANTES E APÓS INTERVEÇÃO COM METODOLOGIA IRDI. In: Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2015, Porto Alegre. Anais do Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2015.
-
NEVES, R. C. ; SILVA, M. R. . Algumas contribuições atuais de B. Chervet e R. Roussillon aos conceitos de narcisismo e pulsão.. In: Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2015, Porto Alegre. Anais do Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2015.
-
LINHARES, D. ; SILVA, M. R. . A Metodologia IRDI como promoção de saúde na creche. In: XV Salão de Extensão - UFRGS, 2014, Porto Alegre. XV Salão de Extensão - Salão UFRGS, 2014.
-
MARTINS, P. G. ; SILVA, M. R. . Concepções de educadoras de berçário quanto à sua função e às necessidades do bebê. In: Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2014, Porto Alegre. Salão de Iniciação Científica - Salão UFRGS - 2014, 2014.
-
SELAU, T. ; SILVA, M. R. . Avaliação de risco para a constituição psíquica através do instrumento IRDI no contexto da depressão pós parto materna. In: Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2014, Porto Alegre. Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2014.
-
NEVES, R. C. ; SILVA, M. R. . Reflexões sobre a comunicação por sms e o processo psicoterápico. In: Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2014, Porto Alegre. Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2014.
-
SILVA, M. R. ; GOLART, J. B. . Grupo de Atenção à Relação Mãe-Bebê no Contexto da Rede Básica de Saúde. In: Salão de Extensão - UFRGS, 2012, Porto Alegre. Salão de Extensão 2012 - UFRGS, 2012.
-
SILVA, M. R. ; BARCELLOS, E. D. . Áudio, transcrição e relato: uma revisão de literatura sobre os tipos de registro de sessões de psicoterapia de orientação psicanalítica.. In: Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2012, Porto Alegre. Anais do Salão de Iniciação Científica 2012 - UFRGS, 2012.
-
SILVA, M. R. ; FERNANDES, P. P. . O áudio, a transcrição e o relato como formas de registro da sessão de psicoterapia psicanalítica. In: Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2012, Porto Alegre. Anais do Salão de Iniciação Científica 2012 - UFRGS, 2012.
-
FRIZZO, G. B. ; PICCININI, C. ; LOPES, R. S. ; SILVA, M. R. ; GOMES, A. G. ; ALFAYA, C. ; SOUZA, D. D. ; Brum, E. . Parentalidade no Contexto da Depressão Pós-Parto. In: 42a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos - 42a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2012.
-
FRIZZO, G. B. ; PICCININI, CESAR AUGUSTO ; LOPES, R. S. ; SILVA, M. R. ; GOMES, A. G. ; ALFAYA, C. ; SOUZA, D. D. ; BRUM, E. H. M. . Parentalidade no contexto da depressão pós-parto. In: 42a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e 8o Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2012, São Paulo. Anais da 42a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e 8o Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2012.
-
CAMPEZATTO, P. V. M. ; SANCHEZ, L. F. ; SILVA, M. R. ; STEIBEL, D. ; BARCELLOS, E. D. ; GEREMIA, L. ; FERNANDES, P. P. ; KLARMANN, R. P. . Registros da sessão terapêutica: relato, gravação ou transcrição? Considerações sobre as diferenças entre os registros. In: X Congreso Latinoamericano de Investigación en Psicoterapia, 2012, Buenos Aires. Cuadernos del X Congreso Latinoamericano de Investigación en Psicoterapia, 2012.
-
SILVA, M. R. . O novo pai ? Reflexões sobre a função paterna na contemporaneidade. In: I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade, 2011, Rio de Janeiro. Anais do I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade, 2011.
-
SILVA, M. R. . A prática da paternidade no contexto da depressão pós-parto materna. In: 6 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Anais do 6 Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011.
-
SILVA, M. R. ; GRAFF, L. H. . Pensando o início da formação em Psicologia: a primeira inserção em supervisão clínica e a aproximação do exercício profissional. In: Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2011, Porto Alegre. Anais do Salão de Iniciação Científica 2011 - UFRGS, 2011.
-
SILVA, M. R. ; GASPARETTO, L. . Psicanálise e psicoterapia psicanalítica: semelhanças e diferenças, tangências e superposições. In: Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2011, Porto Alegre. Anais do Salão de Iniciação Científica 2011 - UFRGS, 2011.
-
SILVA, M. R. ; PRADO, L. C. ; PICCININI, C. . Participação do pai na psicoterapia pais-bebê no contexto da depressão pós-parto materna. In: I Encontro Internacional sobre o Bebê, 2010, São Paulo. Anais do I Encontro Internacional sobre o Bebê, 2010.
-
PICCININI, C. ; SILVA, M. R. ; Gonçalves, T. R. ; LOPES, R. S. ; TUDGE, J. . Envolvimento paterno na gestação e nos primeiros meses de vida do bebê. In: XXXVII Reunião Anual de Psicologia, 2007, Florianópolis. Anais da XXXVII Reunião Anual de Psicologia, 2007.
-
LAMOTTE, A. C. F. ; SILVA, M. R. ; PICCININI, C. . O planejamento da gravidez e o envolvimento paterno na gestação no contexto da depressão pós-parto. In: Salão de Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007, Porto Alegre. Anais do Salão de Iniciação Científica 2007. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.
-
SILVA, M. R. ; PICCININI, C. . Father Involvement and Feelings Concerning Fatherhood of Resident and Nonresident Fathers. In: IV World Congress for Psychotherapy, 2005, Buenos Aires. IV World Congress for Psychotherapy - Abstracts, 2005.
-
PORTUGAL, A. P. ; GONCALVES, A. ; ROSE, A. ; PASSUELO, C. ; VIEIRA, C. ; TONETTO, L. ; MEDEIROS, M. ; SILVA, M. R. ; FREITAS, R. ; PANDOLFO, A. C. . Prevenção na Comunidade: A Experiência do IEPP em uma Escola Pública de Porto Alegre. In: IX Jornada da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, 2004, Porto Alegre. Anais da IX Jornada da Sociedade de Psicologia do RS, 2004.
-
PICCININI, C. ; SILVA, M. R. ; RIBEIRO, T. ; LOPES, R. S. ; TUDGE, J. . Father Involvement During Gestation. In: 18th Biennial Meeting - ISSBD, 2004, Ghent. ISSBD Ghent 2004 - Programme & Abstracts, 2004.
-
MACHADO, C. V. ; MOURA, A. ; SILVA, M. R. ; PICCININI, C. . Envolvimento Paterno e Dificuldades Sentidas pelo Pai no Exercício da Paternidade. In: XVI Salão de Iniciação Científica, 2004, Porto Alegre. Anais do XVI Salão de Iniciação Científica, 2004.
-
SILVA, M. R. ; PICCININI, C. . Pais Residentes e Não-residentes: Sentimentos sobre a Paternidade e Envolvimento Paterno.. In: XXXIII Reunião Anual de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. Anais da XXXIII Reunião Anual de Psicologia, 2003.
-
MOURA, A. ; MACHADO, C. V. ; SILVA, M. R. ; PICCININI, C. . Envolvimento de Pais que Residem e Pais que Não Residem com seus Filhos: Interação Pai-Criança.. In: XVI Salão de Iniciação Científica, 2003, Porto Alegre. Anais do XVI Salão de Iniciação Científica, 2003.
-
RIBEIRO, T. ; SILVA, M. R. ; PICCININI, C. . Envolvimento Paterno na Gestação: as preocupações do futuro pai.. In: XIV Salão de Iniciação Científica, UFRGS, 2002, Porto Alegre. Anais do . XIV Salão de Iniciação Científica, UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.
-
PICCININI, C. ; SILVA, M. R. ; RIBEIRO, T. ; LOPES, R. S. . O Envolvimento Paterno Durante a Gestação. In: I Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, 2002, São Paulo. www.pol.org.br, 2002.
-
SILVA, M. R. ; NAPOLI, F. ; GRASS, F. B. ; SCHERER, C. N. ; PANDOLFO, A. C. . O Impacto do Diagnóstico de Câncer Infantil sobre a Família. In: II Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar, 2000, Porto Alegre. Anais de II Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar, 2000.
-
PANDOLFO, A. C. ; SCHERER, C. N. ; NAPOLI, F. ; GRASS, F. B. ; SILVA, M. R. . Sentimento de Culpa de Pais de Crianças com Câncer. In: II Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar, 2000, Porto Alegre. Anais da !II Jornada Gaúcha de Psicologia Hospitalar, 2000.
-
PANDOLFO, A. C. ; NAPOLI, F. ; SILVA, M. R. . A Manifestação do Sentimento de Culpa nos Pais de Crianças com Câncer. In: XIX Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 1999, Porto Alegre. Revista HCPA, 1999. v. 19. p. 355-355.
-
PANDOLFO, A. C. ; NAPOLI, F. ; GRASS, F. B. ; PEREIRA, A. P. ; SCHERER, C. N. ; SILVA, M. R. . Psychological Approach: Early Intervention in Pediatric Oncology. In: Joint Meeting of International Society os Paediatric Oncology and American Society for Pediatric Oncology, 1999, Montreal. Official Journal of SIOP - Société Internacionale d'Oncologie Pédiatrique, 1999. v. 33. p. 312-312.
-
ALVES, P. B. ; PRADE, L. ; REPPOLD, C. T. ; SANTOS, C. L. ; SILVA, A. S. E. ; SILVA, M. R. ; KOLLER, S. H. . Crianças em Situação de Rua: Subsídios para Pesquisa e Intervenção. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 1998, Gramado. Anais do II Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 1998.
-
ALVES, P. B. ; PRADE, L. ; REPPOLD, C. T. ; SANTOS, C. L. ; SILVA, A. S. E. ; SILVA, M. R. ; KOLLER, S. H. . Atividades Cotidianas de Crianças em Situação de Rua: observação e sentenças incompletas. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 1998, Gramado. Anais do II Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 1998.
-
SANTOS, C. L. ; ALVES, P. B. ; SILVA, A. S. E. ; REPPOLD, C. T. ; PRADE, L. ; SILVA, M. R. ; KOLLER, S. H. . Crianças em Situação de Rua: família, escola e trabalho. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 1998, Gramado. Anais do II Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento, 1998.
-
SANTOS, C. L. ; ALVES, P. B. ; SILVA, A. S. E. ; REPPOLD, C. T. ; PRADE, L. ; SILVA, M. R. ; KOLLER, S. H. . Crianças em situação de rua: família, escola e trabalho.. In: II Congreso Iberoamericano de Psicología, 1998, Madrid. Anais do II Congreso Iberoamericano de Psicología, 1998.
-
REPPOLD, C. T. ; SILVA, A. S. E. ; SILVA, M. R. ; SANTOS, C. L. ; ALVES, P. B. ; PRADE, L. ; KOLLER, S. H. . Natural observation and open-ended sentences - research instruments to study children in street situation.. In: XV Biennial Meeting of ISSBD, 1998, Berne. Anais do XV Biennial Meeting of ISSBD, 1998.
-
ALVES, P. B. ; SILVA, A. S. E. ; REPPOLD, C. T. ; SANTOS, C. L. ; PRADE, L. ; SILVA, M. R. ; KOLLER, S. H. . Children in street situation and work activities: data from Porto Alegre/Brazil. In: XV Biennial Meeting of ISSBD, 1998, Berne, 1998.
-
ALVES, P. B. ; SILVA, A. S. E. ; REPPOLD, C. T. ; SANTOS, C. L. ; SILVA, M. R. ; PRADE, L. ; KOLLER, S. H. . O Significado do Brincar para Crianças em Situação de Rua: Um Estudo em Porto Alegre. In: II Encontro Nacional de Psicologia Comunitária, 1997, Porto Alegre. Anais do II Encontro Nacional de Psicologia Comunitária, 1997.
-
ALVES, P. B. ; KOLLER, S. H. ; SANTOS, C. L. ; SILVA, A. S. E. ; SILVA, M. R. ; REPPOLD, C. T. ; PRADE, L. . Observação e Sentenças Incompletas: instrumentos de pesquisa com crianças em situação de rua. In: II Encontro Nacional de Psicologia Comunitária, 1997, Porto Alegre. Anais do II Encontro Nacional de Psicologia Comunitária, 1997.
-
ALVES, P. B. ; SILVA, A. S. E. ; REPPOLD, C. T. ; SANTOS, C. L. ; SILVA, M. R. ; PRADE, L. ; KOLLER, S. H. . Observação de Crianças em Situação de Rua: brinquedo e atividades cotidianas. In: II Encontro Nacional de Psicologia Comunitária, 1997, Porto Alegre. Anais do II Encontro Nacional de Psicologia Comunitária, 1997.
-
ALVES, P. B. ; REPPOLD, C. T. ; SANTOS, C. L. ; SILVA, A. S. E. ; SILVA, M. R. ; KOLLER, S. H. . Observação: Uma Proposta Metodológica para o Estudo de Crianças em Situação de Rua. In: XXVI Congresso Interamericano de Psicologia, 1997, São Paulo. Anais do XXVI Congresso Interamericano de Psicologia, 1997.
-
SILVA, A. S. E. ; REPPOLD, C. T. ; SANTOS, C. L. ; SILVA, M. R. ; ALVES, P. B. ; KOLLER, S. H. . O Significado do Brincar para Crianças em Situação de Rua: dados preliminares. In: XXVI Congresso Interamericano de Psicologia, 1997, São Paulo. Anais do XXVI Congresso Interamericano de Psicologia, 1997.
-
ALVES, P. B. ; SILVA, M. R. ; SILVA, A. S. E. ; REPPOLD, C. T. ; SANTOS, C. L. ; PRADE, L. ; KOLLER, S. H. . Manual de Codificação de Atividades de Crianças em Situação de Rua: Observação, Registro e Descrição. In: VI Encontro Nacional sobre Testes Psicológicos, 1997, Porto Alegre. Anais do VI Encontro Nacional sobre Testes Psicológicos, 1997.
-
SILVA, M. R. ; SILVA, A. S. E. ; REPPOLD, C. T. ; SANTOS, C. L. ; PRADE, L. ; ALVES, P. B. ; KOLLER, S. H. . A Questão do Trabalho em Crianças em Situação de Rua. In: IX Salão de Iniciação Científica, 1997, Porto Alegre. Anais do IX Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1997.
-
SILVA, A. S. E. ; ALVES, P. B. ; SILVA, M. R. ; PRADE, L. ; REPPOLD, C. T. ; SANTOS, C. L. ; KOLLER, S. H. . Brinquedo e Atividades Cotidianas de Crianças em Situaçao de Rua: um estudo observacional em Porto Alegre. In: IX Salão de Iniciação Científica, 1997, Porto Alegre. Anais do IX Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1997.
-
ALVES, P. B. ; KOLLER, S. H. ; SILVA, A. S. E. ; REPPOLD, C. T. ; SILVA, M. R. ; SANTOS, C. L. ; PRADE, L. . Crianças em Situação de Rua e o Trabalho - um estudo em Porto Alegre. In: XXVII Reunião Anual de Psicologia, 1997, Ribeirão Preto. Anais do XXVII Reunião Anual de Psicologia, 1997.
-
ALVES, P. B. ; SILVA, A. S. E. ; REPPOLD, C. T. ; SANTOS, C. L. ; BICHINHO, G. ; SILVA, M. R. ; PRADE, L. ; KOLLER, S. H. . O Ser Criança na Opinião de Crianças em Situação de Rua: conceitualização, papel social e expectativas.. In: XXVII Reunião Anual de Psicologia, 1997, Ribeirão Preto. Anais do XXVII Reunião Anual de Psicologia, 1997.
-
SANTOS, C. L. ; SILVA, M. R. ; REPPOLD, C. T. ; SILVA, A. S. E. ; ALVES, P. B. . O Brincar de Crianças em Situação de Rua em Porto Alegre. In: VIII Salão de Iniciação Científica, 1996, Porto Alegre. Anais do VIII Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1996.
-
SILVA, A. S. E. ; REPPOLD, C. T. ; SANTOS, C. L. ; SILVA, M. R. ; ALVES, P. B. . O Cotidiano de Crianças em Situação de Rua na Cidade de Porto Alegre. In: VIII Salão de Iniciação Científica, 1996, Porto Alegre. Anais do VIII Salão de Iniciação Científica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1996.
-
REPPOLD, C. T. ; SANTOS, C. L. ; SILVA, A. S. E. ; SILVA, M. R. ; ALVES, P. B. ; KOLLER, S. . Brinquedo, Brincadeira e Crianças em Situação de Rua - um estudo em Porto Alegre. In: XXVI Reunião Anual de Psicologia, 1996, Ribeirão Preto. Anais do XXVI Reunião Anual de Psicologia. Ribeirão Preto: Editora da USP, 1996.
-
SILVA, M. R. ; SILVA, A. S. E. ; SANTOS, C. L. ; REPPOLD, C. T. ; ALVES, P. B. ; KOLLER, S. . O Cotidiano e a Rua - Atividades de Crianças em Situação de Rua na Cidade de Porto Alegre. In: XXVI Reunião Anual de Psicologia, 1996, Ribeirão Preto. Anais do XXVI Reunião Anual de Psicologia. Ribeirão Preto: Editora da USP, 1996.
-
SILVA, E. X. L. ; SILVA, L. R. ; FERRARI, A. G. ; SILVA, M. R. . Os fenômenos transicionais de Winnicott como conceito operador metodológico para a pesquisa psicanalítica. Psicologia-Universidade de SP-USP (Impresso) , 2024.
-
TOROSSIAN, S. D. ; SILVA, M. R. . Fala no Lançamento do livro 'A psicanálise de novo: elementos para desconstrução da psicanálise tradicional', de Ricardo Rodulfo. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, M. R. . Filhos da pandemia: Desafios da maternagem. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. R. ; ABSABER, T. . A Psicanálise através dos livros de Tales Ab'Saber. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, M. R. . Infâncias e Pesquisa em Psicanálise. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, M. R. . Maternidade na pandemia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. R. . O que não escutamos?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. R. . Psicanálise, Gênero e Política: Diálogos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, M. R. . Ser mãe em tempos de pandemia: narrativas femininas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, M. R. . Fala de abertura da Jornada Mulheridades. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OMIZZOLLO, P. ; TABORDA, L. P. R. ; SILVA, M. R. . Experiências de (des) continuidade e o vir a ser no abrigo: entre encontros e possibilidades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, M. R. . Prevenção e Promoção de Saúde Mental na Infância. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. R. . Psicanálise e bebês - Um projeto de pesquisa-intervenção em berçários a partir da Metodologia IRDI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, M. R. . A Potência do Encontro entre Psicanálise e Universidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. R. . Discussão de um caso do Serviço de Atendimento Pais-Bebê. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LISBOA, R. ; SILVA, M. R. . La construcción de la intimidad en el setting y la patología del falso self: sobre la caída de las defensas y el encuentro con el analista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, M. R. ; FERRARI, A. ; CARDOSO, J. L. . A Metodologia IRDi como promoção de saúde na creche. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. R. ; MACHADO, R. L. ; MARTINS, P. G. . El cuerpo vivo del bebé y sus experiencias de comunicación em la clínica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. R. ; WILES, J. M. ; CARDOSO, J. L. ; FERRARI, A. G. . A Metodologia IRDI como dispositivo de cuidado ao educador de berçário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, M. R. ; MARTINS, P. G. ; GIRARDI, Q. H. V. ; GOLART, J. B. . Grupo mães-bebês na Unidade Básica de Saúde: um espaço de acolhimento e prevenção em saúde mental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
STEIBEL, D. ; SILVA, M. R. ; CAMPEZATTO, P. V. M. ; SANCHEZ, L. F. ; BARCELLOS, E. D. ; FERNANDES, P. P. ; KLARMANN, R. P. . O desafio segue: como trabalhamos com paciente do tipo borderline?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, M. R. . Ética na Pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, M. R. ; GOLART, J. B. . Grupo de Atenção à Relação Mãe-Bebê no Contexto da Rede Básica de Saúde. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, M. R. ; PICCININI, C. . A prática da paternidade no contexto da depressão pós-parto materna. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, M. R. . O novo pai ? Reflexões sobre a função paterna na contemporaneidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, M. R. ; HALLBERG, A. E. ; STEIBEL, D. ; CAMPEZATTO, P. V. M. ; KLARMANN, R. P. . A apresentação do material clínico na supervisão coletiva: um relato de experiência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, M. R. . Técnicas de Psicoterapia Infantil - Abordagem Psicanalítica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. R. ; PRADO, L. C. ; PICCININI, C. . Participação do pai na psicoterapia pais-bebê no contexto da depressão pós-parto materna. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, M. R. . Depressão na Díade Mãe-Criança. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. R. . Prefácio do livro. Porto Alegre, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
SILVA, M. R. . Revisão técnica da tradução do livro Desenvolvimento Psicológico e Educação, vol. 1, Psicologia Evolutiva. 2004.
FERRARI, A. G. ; SILVA, M. R. . Modelo de acompanhamento a bebês e educadoras em educação infantil. 2023.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2024.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc Revista Polis e Psique. 2023.
SILVA, M. R. . Avaliação de capítulo com vistas a publicação no Livro Pluralidades: a psicanálise entre o feminismo, o racismo e as questões de gênero. 2022.
SILVA, M. R. . Avaliação de capítulo com vistas a publicação no Livro Pluralidades: a psicanálise entre o feminismo, o racismo e as questões de gênero. 2022.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc Revista Àgora. 2022.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc Revista CEP de PA. 2022.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc Arquivos Brasileiros de Psicologia. 2022.
SILVA, M. R. . Consultor ad hoc na avaliação do mérito em CT&I para pedido de financiamento submetido à FACEPE. 2021.
SILVA, M. R. . Consultor ad hoc na avaliação do mérito em CT&I para pedido de financiamento submetido à FACEPE. 2021.
SILVA, M. R. . Consultor ad hoc na avaliação do mérito em CT&I para pedido de financiamento submetido à FACEPE. 2021.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc Revista Psico. 2021.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc Revista Contextos Clínicos. 2021.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc Revista Perspectivas en Psicología - Revista de Psicología y Ciencias afines. 2021.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc Revista Clínica & Cultura. 2021.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc Revista Psicoterapia Psicanaítica. 2021.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc Revista CEP de PA. 2021.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc Revista Psicologia Clínica. 2021.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc Revista Perspectivas en Psicología. 2021.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc da Revista Contextos Clínicos. 2020.
SILVA, M. R. . Consultor ad hoc na avaliação do mérito em CT&I para pedido de financiamento submetido à FACEPE. 2020.
SILVA, M. R. . Consultor ad hoc na avaliação do mérito em CT&I para pedido de financiamento submetido à FACEPE. 2020.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc Psicologia em Revista. 2020.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc Revista Ágora. 2020.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc Revista Psicoterapia Psicanalítica. 2020.
SILVA, M. R. . Parecer ad hoc Revista Arquivos Brasileiros de Psicologia. 2019.
SILVA, M. R. . Parecer ad hoc revista Psicologia Ciência e Profissão. 2019.
SILVA, M. R. . Parecer ad hoc Revista Subjetividades. 2019.
SILVA, M. R. . Parecer ad hoc Revista Arquivos Brasileiros de Psicologia. 2018.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc Revista Psicologia: Ciência e Profissão. 2017.
SILVA, M. R. . Parecer ad hoc Revista Psicologia: Ciência e Profissão. 2017.
SILVA, M. R. . Parecer ad hoc Revista Psicologia: Ciência e Profissão. 2017.
SILVA, M. R. . Parecer ad hoc Revista Psicoterapia Psicanalítica. 2017.
SILVA, M. R. . Parecer ad hoc Revista Psicoterapia Psicanalítica. 2017.
SILVA, M. R. . Parecer ad hoc Revista Psico. 2017.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc da Revista Contextos Clínicos. 2016.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc revista Arquivos Brasileiros de Psicologia. 2016.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc da Revista Psicoterapia Psicanalítica. 2016.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc da Revista Brasileira de Psicoterapia. 2015.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc da Revista Psico. 2015.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc da Revista Psico - PUCRS. 2015.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc do periódico Gerais:Revista Interinstitucional de Psicologia. 2015.
SILVA, MILENA DA ROSA . Parecerista ad hoc da Revista Aletheia - ULBRA. 2014.
SILVA, MILENA DA ROSA . Parecerista ad hoc da Revista Psico. 2014.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc da Revista Psicoterapia Psicanalítica. 2014.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc da Revista Psico. 2014.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc da Revista Psicoterapia Psicanalítica. 2013.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc da Revista Psicoterapia Psicanalítica. 2013.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc da Revista Psico. 2013.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc da Revista Psicologia Clínica. 2013.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc da Revista Contextos Clínicos. 2013.
SILVA, M. R. . Parecerista ad hoc da Revista Unopar. 2013.
SILVA, M. R. . Revisão de artigo para publicação na Revista Psicoterapia Psicanalítica. 2011.
SILVA, M. R. . Revisão de artigo para publicação na Revista Psico PUCRS. 2011.
SILVA, M. R. . Revisão de artigo para publicação na Revista Psicoterapia Psicanalítica. 2011.
SILVA, M. R. . Revisão técnica da tradução do livro Psicologia da Educação Virtual. 2010.
SILVA, M. R. . Avaliação de Projeto de Pesquisa para Financiamento pela FAPES. 2010.
SILVA, M. R. . Revisão de artigo para publicação na Revista Aletheia. 2010.
SILVA, M. R. . Psicologia e Infâncias. O que é ser criança?. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SILVA, M. R. ; FERRARI, A. G. ; CUNHA, E. L. . Psicanálise, Gênero e Política: Diálogos - Live de lançamento do livro 'O que aprender com as transidentidades'. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, M. R. . Mães em Isolamento Social. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
COPATTI, A. L. ; SILVA, M. R. . Vídeo para o projeto Ciência Contra a COVID-19: apresentação do projeto ?Maternidades: narrativas de mulheres que são mães em tempos de pandemia e isolamento social?. 2021. (Produção de vídeo de divulgação de popularização da ciência).
SILVA, M. R. . Organização da I Jornada de Egressos do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura - Psicanálise, Política e Normatividades. 2019. (Organização de Evento).
SILVA, M. R. . Curso de Extensão Clínica Interdisciplinar da Infância. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, M. R. ; GOMES, A. G. . O Ciclo Vital e o Adoecer: Da Gestação à Adolescência. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, M. R. . O bebê, seus pais e o ambiente - Aula: Depressão pós-parto. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, M. R. ; PICCININI, C. ; FRIZZO, G. B. ; GOMES, A. G. ; SCHWENGBER, D.D.S. . Relação Pai-Mãe-Bebê. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2023
Maternidades: narrativas de mulheres que são mães em tempos de pandemia e isolamento social, Descrição: A psicanálise tem se ocupado, ao longo dos anos, com indagações a respeito do papel cultural e social atribuído à figura feminina. São diversas as oportunidades em que há a possibilidade de construir questões acerca da identidade da mulher e seus diferentes modos de ser, viver e desejar. Dessa forma, a pandemia de COVID-19 - doença viral que se alastrou pelo mundo - mostrou-se como uma chance de colocarmos a mulher em cena, pensando e refletindo sobre ela e seu entorno. A partir da observação de relatos advindos de mulheres que estão em isolamento social com seus filhos e parcerias (ou não), esse projeto tem como objetivo refletir sobre parentalidade e maternidade a partir de narrativas de mulheres que são mães em contexto pandêmico. A metodologia utilizada apoia-se em um referencial psicanalítico, tomando a transferência, a escuta e o desejo do pesquisador como o motor da pesquisa. O objeto da pesquisa será composto por narrativas escritas por mães, a partir de convite em redes sociais virtuais. Partindo da ética da psicanálise, serão abordados temas como parentalidades, maternidades, paternidades, questões de gênero, cuidado com os filhos, criação e inventividade em meio à crise, compartilhamento de tarefas e trabalho. Com isto, o projeto propõe-se a dar espaço para que as experiências e possíveis angústias destas mulheres tenham uma inscrição, além de compreender como questões parentais estariam afetadas em função da quarentena e do isolamento social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Milena da Rosa Silva - Coordenador / Andrea Gabriela Ferrari - Integrante / Ana Luiza Copatti - Integrante / Andressa Grando Hoewell - Integrante.
-
2019 - Atual
Psicanálise, gênero e parentalidades: entrelaçamentos possíveis, Descrição: A psicanálise tem se ocupado, de forma crescente, com as indagações advindas da clínica e da cultura no que tange às questões de gênero. Nessa esteira, este projeto visa refletir sobre entrelaçamentos entre psicanálise, estudos de gênero e parentalidades e com isto contribuir para o avanço das discussões teórico-clínicas em psicanálise. A metodologia utilizada apoia-se em um referencial psicanalítico, tomando a transferência, a escuta e o desejo do pesquisador como o motor da pesquisa. Partindo da ética da psicanálise, serão abordados temas como cisnormatividade, heteronormatividade e transidentidades; o lugar da mulher e da feminilidade na psicanálise; o lugar da mulher no universo do trabalho, nas políticas públicas e nos serviços de saúde; a maternidade e a paternidade na atualidade e suas construções enquanto função. Com isto, o projeto propõe-se a contribuir para a discussão dessas temáticas dentro do campo da psicanálise e ensaiar novas leituras possíveis, que tomem como analisador as diferentes normatividades que atravessam a teoria e a prática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Milena da Rosa Silva - Coordenador / Andrea Gabriela Ferrari - Integrante / Sharlize Prates Pinto - Integrante / Luíse Lindemann Kunzler - Integrante / Cândida Prates Dantas - Integrante / Arthur Patuzzi - Integrante / Clara Falcão Dufech Favaro - Integrante / Daniela Ramires Policarpo - Integrante / Gabriela Nagel Pinho - Integrante / Ian Favero Nathasje - Integrante., Número de produções C, T & A: 7
-
2019 - Atual
Infâncias e psicanálise: metodologias, dispositivos e intervenção, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Andrea Gabriela Ferrari em 17/12/2019., Descrição: A psicanálise ocupa-se da infância tomando a noção de sujeito como mote para a escuta e trabalho analítico. Mais do que um tempo cronológico, entende-se aqui a infância marcada por momentos lógicos no que tange às movimentações subjetivas do infans à condição de sujeito. No entanto, importante ressaltarmos que a produção teórica psicanalítica, por vezes, sustenta-se em uma lógica normativa que homogeiniza a infância a partir de certa universalidade, excluindo as múltiplas possibilidades das infâncias que são produzidas historicamente e socialmente, para além de cada fantasmática parental. Além disso, a partir da escuta do contemporâneo, acredita-se na importância da psicanálise reinventar-se e produzir novas formas de criação e prática a partir de seu conhecimento. Isso começa a aparecer como questão a partir da inserção dos psicólogos em campos diversos no social, produzindo experiências que lançam constantemente tensionamentos nas teorizações. Tendo isso em vista, este projeto visa refletir e pensar a clínica com as infâncias na contemporaneidade e suas possíveis formas de intervenção, investigando recursos teórico-metodológicos no campo da psicanálise e com isto contribuir para o avanço das discussões teórico-clínicas no campo. A metodologia deste trabalho apoia-se no referencial psicanalítico, tomando a transferência, a escuta e o desejo do pesquisador como o motor para o pesquisar. Assim, este projeto propõe-se a contribuir na discussão imbricada entre teoria e clínica, no campo das infâncias, possibilitando ensaiar novas leituras e reconhecimento das múltiplas formas de ser e habitar o mundo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (12) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Milena da Rosa Silva - Integrante / Andrea Gabriela Ferrari - Coordenador / Dorisnei Jornada da Rosa - Integrante / Cléo Busanello de Medeiros - Integrante / LUÍSA PELLEGRINI COMERLATO - Integrante / KELLEN EVALDT ARROSI - Integrante / Carla Elisa Mallmann - Integrante / Amanda Hoffmann de Oliveira - Integrante / Felipe Sant'Ana Vargas - Integrante / Bruna Fernández Martin - Integrante / Luciane De Conti - Integrante / Ana Cristina Moura - Integrante / Ana Paula Rabello Soares - Integrante / Emily Morgana Rodrigues Melo - Integrante / João Vitor Haeberle Jaeger - Integrante / Josias Santos Fontoura - Integrante / Luana Gallo - Integrante / Maria Eduarda Tenório Brito de Oliveira Farias - Integrante / Marjorie Dariane da Silva Machado - Integrante., Número de produções C, T & A: 10
-
2018 - 2020
Constituição psíquica de bebês prematuros: um acompanhamento através da Metodologia IRDI em UTI Neonatal, Descrição: O ambiente adverso da UTI Neonatal dificulta o encontro inicial entre os pais e o recém-nascido. Considerando a importância da relação que se estabelece com a mãe/cuidadores para a integração somato-psíquica do bebê, bem como o sofrimento advindo da separação imposta pela necessidade de internação do bebê, apontamos a relevância de entender as particularidades deste início de vida marcado pela UTI Neonatal. Atentamos ainda para os possíveis entraves à constituição subjetiva do bebê prematuro durante e após o período de internação. Este estudo pretende utilizar o IRDI (Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil) como dispositivo de acompanhamento de bebês prematuros, e de leitura dos possíveis entraves à constituição subjetiva desses bebês, durante a internação e logo após a alta hospitalar. Propomos, assim, a relevância de se pensar a atenção à primeira infância no contexto da prematuridade e internação em UTI-Neonatal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Milena da Rosa Silva - Coordenador / Andrea Gabriela Ferrari - Integrante / Fabiana Faria Giguer - Integrante / KELLEN EVALDT ARROSI - Integrante., Número de produções C, T & A: 3
-
2017 - 2020
O conceito de fantasma lido através do desenho infantil, Descrição: A psicologia e a psicanálise há muito contribuem para o estudo do comportamento humano e dos processos mentais oriundos deste, além disso, levam em conta os elementos que auxiliam na montagem de estratégias por parte do terapeuta, que venham a minorar o sofrimento psíquico de quem os procura. No desenrolar de um acompanhamento psicoterápico conta-se para o trabalho com as pequenas crianças com operadores como: o desenho, a fala, o brincar, o modelar, as histórias elaboradas, e outros elementos que possam surgir durante a sessão. (Françoise Dolto, 1980). No caso de pacientes adultos, conta-se com operadores como a fala, levando-se em conta os desdobramentos da mesma e os processos oníricos, sonhos produzidos, pois estes são, conforme Freud (1986) propõe em seu trabalho sobre a Interpretação dos Sonhos, a expressão de desejos e conflitos inconscientes. Estes elementos também abarcam o leque de dispositivos que um terapeuta pode dispor. Partindo destes pressupostos pretende-se lançar uma questão que abarque o fantasma e o desenho enquanto operadores clínicos, para se realizar uma pesquisa alicerçada nos fundamentos teóricos da psicanálise. Pretende-se, ler o conceito de fantasma, no desenho infantil, a partir do referencial dos sonhos, como modelo de pensamento metapsicológico para acessar o inconsciente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Milena da Rosa Silva - Coordenador / Flávia de Toledo Oliveira Lucas - Integrante / Marta Matos - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
-
2016 - 2019
AVALIACAO PSICANALITICA AOS 3 ANOS DE CRIANCAS ACOMPANHADAS PELA METODOLOGIA IRDI, Descrição: O presente projeto é uma proposta de continuidade de uma pesquisa desenvolvida nos anos de 2014 a 2016 pelo mesmo grupo de pesquisa. Durante este período, a pesquisa-intervenção "O Impacto da Metodologia IRDI na prevenção de risco psíquico em crianças que frequentam creche em seu primeiro ano e meio de vida - IRDI na creche" (Ferrari, Silva & Cardoso, 2013) avaliou com o Instrumento IRDI 76 bebês que estavam no berçário 1 de sete creches municipais e conveniadas de Porto Alegre, tendo idade entre 03 e 18 meses. Os bebês foram avaliados em relação com suas educadoras. Após essa avaliação inicial, os bebês e suas educadoras foram acompanhados semanalmente, no contexto da escola, do mês de abril até o mês de dezembro de 2014. Ao final deste período, eles foram novamente avaliados pelo Instrumento IRDI. Diante disso, o atual projeto de pesquisa tem o objetivo de acessar novamente as crianças acompanhadas pela Metodologia IRDI na cidade de Porto Alegre, através da Avaliação Psicanalítica aos Três Anos (AP3). A AP3 é um roteiro para uma avaliação psicanalítica da criança, formulado a partir das quatro operações constituintes da subjetividade utilizadas para construir o IRDI: Suposição de Sujeito, Estabelecimento da Demanda, Alternância Presença-Ausência e Função Paterna. Busca observar manifestações em quatro novas categorias, que se referem a formações do inconsciente: A fala e a posição na linguagem; o brincar e a fantasia; o corpo e sua imagem; e manifestação diante das normas e posição frente à lei. Essas categorias teriam por objetivo contemplar o esperado no funcionamento psíquico de uma criança em torno de três anos de idade, considerando a presença ou não de sintomas clínicos. No presente projeto de pesquisa, a partir desta avaliação pretendemos verificar em que momento constitutivo as crianças se encontram, agora aos 3 anos, bem como se elas estão se deparando com problemas ou entraves no seu desenvolvimento e/ou constituição psíquica. Pretendemos também avaliar se o acompanhamento dos bebês com a Metodologia IRDI no seu primeiro ano e meio de vida produziu efeitos sobre o seu desenvolvimento e/ou constituição psíquica até este momento; intervir a tempo em crianças que possam apresentar sintomas clínicos; e estudar as manifestações da infância em crianças dos 3 aos 4 anos que frequentam creche, a saber: o brincar, a imagem inconsciente do corpo, as formações da lei e a posição do sujeito na linguagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Milena da Rosa Silva - Integrante / Andrea Gabriela Ferrari - Coordenador / Jamille Mateus Wiles - Integrante / Rafael Cavalheiro - Integrante / Alissia Gressler Dornelles - Integrante / Dorisnei Jornada da Rosa - Integrante / Cléo Busanello de Medeiros - Integrante / Vanessa Giaretta - Integrante / Mariana Puccinelli - Integrante / Lucas Cury - Integrante / Shirley Lindenmeyer Martins - Integrante / Ana Gabriela Athayde Redlich - Integrante / Antônia Madeira Rodrigues - Integrante / LUÍSA PELLEGRINI COMERLATO - Integrante / KELLEN EVALDT ARROSI - Integrante / Betina Czermainski de Oliveira - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2015 - 2018
A constituição psíquica de crianças em situação de acolhimento: uma proposta de avaliação e intervenção através da metodologia IRDI, Descrição: Este estudo propõe, através da Metodologia IRDI, a realização de uma avaliação e consequente acompanhamento de bebês que se encontram acolhidos em abrigos da Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul, no município de Porto Alegre. Esta Metodologia, já utilizada em pesquisas anteriores por pediatras e profissionais da saúde, bem como em instituições de educação infantil, será agora adaptada para a relação que se estabelece entre agente educador e criança. Neste processo de pesquisa-intervenção busca-se, por meio da transferência, resgatar o olhar do cuidador ? muitas vezes já presente ? sobre o sujeito, mas que invariavelmente se encontra oculto pelos entraves que o cotidiano do trabalho impõe. Trata-se de utilizar os IRDIs como uma forma de lente através da qual é possível apostar em uma diferente leitura acerca dos bebês que ali se encontram.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Milena da Rosa Silva - Coordenador / Andrea Gabriela Ferrari - Integrante / Poliana Omizzollo - Integrante / Andre Kraemer Betts - Integrante / Lizia Pereira da Rosa Taborda - Integrante., Número de produções C, T & A: 4
-
2013 - 2019
O impacto da Metodologia IRDI na prevenção de risco psíquico em crianças que frequentam creche no seu primeiro ano e meio de vida, Descrição: Os primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais para o seu desenvolvimento e para a sua constituição psíquica. Atualmente, em decorrência da organização da vida nos grandes centros urbanos, as famílias contemporâneas têm recorrido, com frequência, às Instituições de Educação Infantil para os cuidados diários de seus bebês, uma vez que a grande maioria dos pais trabalha fora de casa (MP, 2010). Assim, considerando que tais crianças normalmente passam mais tempo na creche do que no meio familiar, torna-se fundamental atentar ao papel dos profissionais de Educação Infantil no que diz respeito ao seu desenvolvimento e constituição psíquica. Inspirada em pesquisa realizada com o Instrumento IRDI (Indicadores clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil) com pediatras (Kupfer & Voltolini, 2005), bem como na utilização do IRDI como uma metodologia de intervenção em creches (Kupfer, 2007), o presente estudo propõe-se a investigar o impacto da Metodologia IRDI na prevenção de risco psíquico em crianças que frequentam creche no seu primeiro ano e meio de vida. Busca-se também analisar as relações entre a investigação do impacto da Metodologia IRDI como prevenção de risco psíquico em crianças e o processo de aquisição da linguagem na constituição do sujeito. Propõe-se ainda a investigar o impacto da Metodologia IRDI na qualificação de educadores de creches, além dos atos enunciativos estabelecidos entre a díade educador-criança e as implicações dos atos enunciativos no processo de aquisição de linguagem e no favorecimento da constituição da criança como falante. Para tanto, a amostra será composta por 150 crianças que frequentam creches conveniadas com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre (Grupo Caso e Grupo de Comparação) e pelos educadores das crianças do Grupo Caso. Os dados coletados, a partir dos diferentes instrumentos e intervenções, serão analisados a partir do paradigma psicanalítico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Milena da Rosa Silva - Coordenador / Andrea Gabriela Ferrari - Integrante / Jefferson Lopes Cardoso - Integrante / Jamille Mateus Wiles - Integrante / Mariana Kraemer Betts - Integrante / Paula Gruman Martins - Integrante / Poliana Omizzollo - Integrante / Monique Scapinello - Integrante / Dorisnei Jornada da Rosa - Integrante / Cléo Busanello de Medeiros - Integrante / Ana Gabriela Athayde Redlich - Integrante / Antônia Madeira Rodrigues - Integrante / LUÍSA PELLEGRINI COMERLATO - Integrante / KELLEN EVALDT ARROSI - Integrante / Lizia Pereira da Rosa Taborda - Integrante / Betina Czermainski de Oliveira - Integrante / LARISSA RAMOS DA SILVA - Integrante / Renata Maria Conte de Almeida - Integrante / Mônica Garrafiel de Carvalho - Integrante / Elisa Scolmeister Consiglio - Integrante / Paola Pujol Manzoli - Integrante / Marcela Graef do Couto - Integrante., Número de produções C, T & A: 24
-
2013 - 2016
Depressão pós-parto: Prevalência, antecedentes e intervenção, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Giana Bitencourt Frizzo em 17/09/2013., Descrição: A depressão pós-parto é uma das dificuldades que pode ocorrer nas famílias quando do nascimento de um bebê. Esse transtorno tem sido associado na literatura com dificuldades no relacionamento mãe-bebê e familiar, com repercussões para todos seus membros. Além disso, ainda em tenra idade podem surgir problemas psicossomáticos no bebê que não são solucionados com as idas ao pediatra e, quando ocorre uma escuta empática da experiência do relacionamento dessa mãe com o bebê, muitas vezes descobre-se que os sintomas do bebê podem estar associados a um episódio depressivo da mãe. Em especial, bebês de mães deprimidas estão em risco de desenvolver mais tarde problemas em interações sociais, pois as relações com os primeiros cuidadores servem como modelo para futuras relações (Bowlby, 1989). A etiologia da depressão pós-parto parece ser multifatorial, com fatores biológicos e psicológicos. No entanto, dada a grande inconsistência na literatura quanto à etiologia desse transtorno, destacam-se aqui os fatores psicológicos, que incluem a falta de apoio social, dificuldade no relacionamento com a família de origem, especialmente com a mãe, e conflito conjugal, fatores esses denominados de fatores de risco associados aos relacionamentos interpessoais da mãe (Schwengber, Alfaya, Lopes e Piccinini, 2003). Acredita-se que uma intervenção psicoterápica que foque nesses aspectos possa ser uma alternativa ao tratamento da depressão pós-parto (Cramer & Palácio-Espasa, 1997; Piccinini et al., 2003; Prado, 1996; Trad, 1997), especialmente porque muitas mulheres recusam-se a usar medicação antidepressiva por temer os efeitos adversos na amamentação (Schwengber et al., 2003). A psicoterapia breve pais-bebê parece ser indicada também por ser compatível com o ritmo evolutivo característico das trocas entre os pais e o bebê (Trad, 1997). As terapias conjuntas mãe-bebê parecem modificar simultaneamente os sintomas da criança, a natureza das interações mãe-bebê, as representações e o estado subjetivo das mães, mesmo nos casos em que não se espera uma mudança devido à patologia materna existente. Uma das concepções de Cramer (1993), é que o impacto da depressão para o bebê deve-se principalmente à bidirecionalidade da interação mãe-bebê, na qual ambos influenciam-se mutuamente. A partir dessa perspectiva, o autor entende que o tratamento da relação mãe-bebê também pode afetar positivamente a depressão da mãe. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é investigar a prevalência e os antecedentes de depressão pós-parto em famílias que tenham o primeiro filho com até um ano de idade. Além disto, investigará o impacto de uma psicoterapia pais-bebê para as famílias em que a mãe apresenta diagnóstico de depressão pós-parto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Milena da Rosa Silva - Integrante / Cesar Piccinini - Integrante / Giana Bitencourt Frizzo - Coordenador / Daniela Centenaro Levandowski - Integrante / Tagma Schneider Donelli - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2010 - 2017
Depressão pós-parto e psicoterapia pais-bebê: estudo de follow up aos 6 anos de vida das crianças, Descrição: O presente estudo visa realizar um follow-up com as famílias que passaram por uma Psicoterapia Breve Pais-bebê durante o projeto ?O Impacto da Psicoterapia Breve Pais-Bebê para a Depressão Materna e para a Interação Pais-Bebê: Estudo Longitudinal do Nascimento ao Segundo Ano de Vida do Bebê? (Piccinini et al, 2003) que acompanhou 22 famílias com mães com depressão pós-parto, realizando extensas entrevistas antes e após uma Psicoterapia Breve Pais-bebê, além do atendimento psicoterápico em si. Fizeram parte desse estudo ainda, mais 8 famílias que não participaram da psicoterapia, por diversos motivos e que serão contactadas para servirem como grupo controle. Os objetivos do presente estudo serão investigar a parentalidade em famílias em que as mães apresentaram depressão pós-parto, comparando com as que não apresentaram, retrospectivamente aos 6 anos da criança, além de avaliar sintomas depressivos na mãe no primeiro e no sexto ano de vida e problemas de ajustamento infantil. Espera-se também examinar o ajustamento conjugal e do comportamento infantil aos 6 anos de vida da criança nessas famílias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Milena da Rosa Silva - Integrante / Cesar Piccinini - Integrante / Rita Sobreira Lopes - Integrante / Giana Bitencourt Frizzo - Coordenador / Luis Carlos Prado - Integrante., Número de produções C, T & A: 6
-
2010 - 2015
Estudo do processo da psicoterapia psicanalítica: a resistência, Descrição: Tem como objetivo observar como se manifesta a resistência no início do processo de uma psicoterapia de orientação psicanalítica, levando em consideração tanto os aspectos intrapessoais do paciente como aspectos interpessoais, da dupla paciente-terapeuta. Assim, serão descritas as manifestações da resistência, seu manejo por parte do psicoterapeuta e as repercussões desse manejo. Ele será realizado através de estudos de caso, sendo acompanhadas, durante três meses, as sessões de psicoterapia de três duplas paciente-terapeuta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Milena da Rosa Silva - Coordenador / Ana Elisa Hallberg - Integrante / Bianca Sanchotene - Integrante / Denise Steibel - Integrante / Lisiana Saltiel - Integrante / Paula Von Mengden Campezatto - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 24
-
2003 - 2015
O Impacto da Psicoterapia Breve Pais-Bebê para a Depressão Materna e para a Interação Pais-Bebê: Estudo Longitudinal do Nascimento ao Segundo Ano de Vida do Bebê, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Milena da Rosa Silva - Integrante / Cesar Piccinini - Coordenador / Rita Sobreira Lopes - Integrante / Giana Bitencourt Frizzo - Integrante / Daniela Delias de Souza Schwengber - Integrante / Cristiane Alfaya - Integrante / Luis Carlos Prado - Integrante., Número de produções C, T & A: 11
-
2001 - 2012
Estudo Longitudinal de Porto Alegre: Da Gestação à Escola, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Milena da Rosa Silva - Integrante / Cesar Piccinini - Coordenador / Jonathan Tudge - Integrante / Rita Sobreira Lopes - Integrante / Tonantzin Ribeiro Gonçalves - Integrante., Número de produções C, T & A: 6
Prêmios
2014
Destaque no Salão de Extensão UFRGS, Pró-Reitoria de Extensão - UFRGS.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia. , Rua Ramiro Barcelos, 2600 - Sala 130, Santana, 90035-003 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33085520, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora de Mestrado
Outras informações:
PPG Psicanálise: Clínica e Cultura
2010 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora do Instituto de Psicologia - Departamento de Psicanálise e Psicopatologia
2013 - 2015
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso de Especialização
Outras informações:
Coordenadora do Curso de Especialização Intervenção Psicanalítica na Clínica da Criança e Adolescente
2009 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista de apoio técnico, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsa de apoio técnico vinculada ao Projeto "Intervenções comportamentais para promoção de uso de preservativo em mulheres com HIV/Aids". A bolsista trabalhará no desenvolvimento de dois artigos de revisão da literatura, cujos temas serão intervenções psicológicas com crianças que convivem com o HIV/Aids e intervenções psicológicas com adolescentes que convivem com o HIV/Aids. As atividades da bolsista incluem: busca de resumos, seleção e leitura dos artigos, redação do material, reuniões semanais com o(a) bolsista de nível médio. Caberá também à bolsista fornecer relatos mensais à Coordenação Geral sobre o andamento do projeto.
2003 - 2007
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: doutoranda, Enquadramento Funcional: doutoranda, Carga horária: 40
2001 - 2003
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: mestranda, Enquadramento Funcional: mestranda, Carga horária: 40
1996 - 1999
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
1998 - 1998
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20
Atividades
-
05/2021
Direção e administração, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura.,Cargo ou função, Coordenadora do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura.
-
04/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Psicologia.,Cargo ou função, Membro da Compós (Comissão de Pós Graduação) do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura.
-
07/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos Clínicos 1
-
03/2017
Ensino, PPG em Psicanálise: Clínica e Cultura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Inconsciente e Clínica
-
09/2015
Ensino, Especialização em Atendimento Clínico- Psicanálise, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Clínica com Crianças II
-
03/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Psicologia.,Linhas de pesquisa
-
03/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Constituição do sujeito psíquico
-
07/2010 - 10/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Psicologia.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética do Instituto de Psicologia - UFRGS.
-
08/2019 - 04/2021
Direção e administração, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura.,Cargo ou função, Coordenadora Substituta do PPG Psicanálise: Clínica e Cultura.
-
03/2020 - 03/2021
Direção e administração, Instituto de Psicologia, Clínica de Atendimento Psicológico.,Cargo ou função, Diretora da Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS.
-
09/2018 - 02/2020
Direção e administração, Instituto de Psicologia.,Cargo ou função, Diretora Substituta da Clínica de Atendimento Psicológico da UFRGS.
-
03/2019 - 12/2019
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sintomas Sociais na Educação Contemporânea
-
09/2018 - 11/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Psicologia.,Cargo ou função, Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psicologia.
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Psicanálise: Clínica e Cultura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino da Psicanálise na Universidade
-
03/2013 - 12/2017
Ensino, Intervenção Psicanalítica: Infância e Adolescência, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Clínica da criança
-
03/2011 - 12/2016
Ensino, Psicologia Clínica: Infância e Família, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento emocional na infância
-
08/2010 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de pesquisa em psicologia
-
08/2016 - 11/2016
Ensino, Psicanálise: Clínica e Cultura, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, o outro na constituição subjetiva
-
03/2011 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicanálise com bebês
-
08/2014 - 12/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos Clínicos 2
-
03/2010 - 12/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à psicologia
-
03/2013 - 01/2015
Direção e administração, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicanálise e Psicopatologia.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Especialização Intervenção Psicanalítica na Clínica da Criança e Adolescente.
-
10/2011 - 02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicanálise e Psicopatologia.,Cargo ou função, Membro da comissão de organização do curso de especialização do departamento.
-
07/2010 - 05/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Psicologia.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção de Tutor do PET-Psicologia.
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Método clínico e diagnóstico
-
03/2005 - 12/2006
Ensino, Psicologia Clínica: Infância e Família, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Interação pais-bebê/criança em situações especiais I, Interação pais-bebê/criança em situações especiais II
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do Desenvolvimento I
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da pesquisa psicológica
-
01/2003
Extensão universitária , Instituto de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Curso de extensão: Aulas sobre Paternidade.
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento Humano Aplicado à Nutrição
-
03/2000 - 12/2000
Extensão universitária , Instituto de Psicologia, Serviço de Orientação Profissional.,Atividade de extensão realizada, Psicóloga Extensionista - Orientação Profissional.
-
01/1995
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Psicologia, Instituto de Psicologia.,Atividade realizada, Bolsista de iniciação científica - CEP-RUA.
-
03/1997 - 03/1998
Estágios , Instituto de Psicologia, Serviço de Orientação Profissional.,Estágio realizado, Estágio de Psicologia Escolar - Orientação Profissional.
2009 - 2012
Instituto de Ensino e Pesquisa em PsicoterapiaVínculo: Associada graduada- Voluntária, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Comissão de Pesquisa
2009 - 2010
Instituto de Ensino e Pesquisa em PsicoterapiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: docente convidado
Outras informações:
Docente responsável pelos seminários de Metodologia Científica.
2004 - 2010
Instituto de Ensino e Pesquisa em PsicoterapiaVínculo: Associada, Enquadramento Funcional: Psicoterapeuta do Serviço de Atendimento
2007 - 2009
Instituto de Ensino e Pesquisa em PsicoterapiaVínculo: Associada graduada- Voluntária, Enquadramento Funcional: Assessora do Departamento de Clínica
2004 - 2007
Instituto de Ensino e Pesquisa em PsicoterapiaVínculo: Associada - voluntária, Enquadramento Funcional: Membro - Serviço de Relações com a Comunidade
Outras informações:
Este serviço tem como foco do trabalho a promoção de ações de prevenção em saúde mental junto à comunidade. Este se dá através da expansão de conhecimento de orientação psicanalítica para outros contextos, ampliando seu alcance às comunidades e instrumentalizando multiplicadores. Para tanto, a equipe busca integrar a já existente filosofia do IEPP de prestação de serviços à comunidade (principalmente através de seu ambulatório) à atenção para questões sociais mais amplas e de cunho preventivo.
Atividades
-
10/2009
Ensino, Formação em Psicoterapia de Orientação Analítica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ensino: Seminário de Metodologia Científica
-
03/2007
Direção e administração, Departamento de Clínica.,Cargo ou função, Assessora da coordenação - Trabalha junto à coordenação do Departamento de Clínica, tendo como principal função verificar a adequação das ações planejada por este departamento com o planejamento estratégico da instituição..
-
04/2004
Serviços técnicos especializados , Serviço de Atendimento.,Serviço realizado, Atividade: Atendimento psicoterápico individual, em ambulatório da instituição, para população de baixa renda.
-
03/2004 - 11/2007
Serviços técnicos especializados , Serviço de Relações com a Comunidade.,Serviço realizado, Ações de prevenção em saúde mental na comunidade: palestras, workshops, formação de multiplicadores, dentre outras atividades. Trabalhos com crianças, adolescentes, professores de escolas estaduais, agentes de saúde (Prefeitura Municipal de Veranópol.
2000 - 2010
Consultório ParticularVínculo: Psicoterapeuta autônoma, Enquadramento Funcional: Autônoma
Atividades
-
04/2000 - 03/2010
Serviços técnicos especializados , Consultório.,Serviço realizado, Psicoterapia de Orientação Psicanalítica com Crianças, Adolescentes e Adultos.
1999 - 2000
Hospital de Clínicas de Porto AlegreVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio de Psicologia Clínica
Atividades
-
01/1999 - 01/2000
Estágios , Oncologia Pediátrica.,Estágio realizado, Estágio em Psicologia Clínica.
1999 - 2000
Holos - Assessoria em PsicologiaVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio realizado na empresa Albarus Transmissões Homocinéticas (atual GKN)
Atividades
-
01/1999 - 01/2000
Estágios .,Estágio realizado, Estágio de Psicologia do Trabalho.
1996 - 1996
Instituto Psiquiátrico Forense Maurício CardosoVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 16
Atividades
-
08/1996 - 12/1996
Estágios .,Estágio realizado, Estágio de Psicopatologia.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Milena da Rosa Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?