Fernando Sachetti Bonfim

Graduação em "Letras Português-Inglês e Literaturas Correspondentes", pela Universidade Estadual de Maringá (2008). Mestrado em "Descrição Linguística", também pela Universidade Estadual de Maringá. Tem 15 anos de experiência docente nas áreas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Inglesa. Atualmente, é docente no curso de Letras - Português/Inglês (EaD), do Centro Universitário Uningá. Também atua como editor e revisor de livros de autores independentes.

Informações coletadas do Lattes em 18/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2012 - 2014

Universidade Estadual de Maringá
Título: Gramaticalização do item linguístico 'assim' no Português Brasileiro: sua funcionalidade nos processamentos ideacional, interpessoal e textual., Ano de Obtenção: 2014
Juliano Desiderato Antonio.

Graduação

2004 - 2008

Universidade Estadual de Maringá
Título: A Transitividade Verbal sob a Perspectiva Funcionalista
Orientador: Juliano Desiderato Antonio

Formação complementar

2021 - 2021

Atribuições do Tutor no Atendimento ao Aluno da Educação a Distância. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Ingá, UNINGA, Brasil.

2021 - 2021

Orientação Pedagógica da Plataforma Moodle. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário Ingá, UNINGA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Participação em eventos

Monteiro Lobato: Modernismo para Crianças. 2013. (Simpósio).

Do espasmo à catarse - A poesia de Fernando Pessoa. 2012. (Seminário).

Seminário de Pesquisa em Linguística Funcional. 2012. (Seminário).

Participação em bancas

SACHETTI, F.. Banca de Avaliação da prova de Redação do Processo de Avaliação Seriada - PAS/UEM. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

Produções bibliográficas

  • SACHETTI, F. . A participação do MD 'assim' no processo de sequenciamentos tópico e interacional. Revista e-scrita: revista do curso de etras da UNIABEU , v. 4, p. 176-191, 2013.

  • DUTRA, W. G. ; SACHETTI, F. . Como Ela Nos Vê. 00. ed. Uberlândia: Flyve, 2022.

  • MORO, P. L. ; SACHETTI, F. . Aos Olhos Dela. 00. ed. Maringá: Massoni, 2022.

  • BRAZ, G. P. ; SACHETTI, F. . Alguém para Amar entre o Céu e o Mar. 00. ed. Maringá: CBL, 2020.

  • SACHETTI, F. . A tradução e o controle de discurso em textos comerciais de divulgação de hostels. In: Ana Maria de Moura Schäffer; Rosa Maria Olher. (Org.). A tradução e o controle de discurso em textos comerciais de divulgação de hostels. 1ed.Maringá: Edição da Autora, 2013, v. , p. 92-110.

  • SACHETTI, F. . A participação do item linguístico 'assim' na modalização epistêmica quase-asseverativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SACHETTI, F. . A multifuncionalidade da paráfrase sob a perspectiva da Teoria da Estrutura Retórica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SACHETTI, F. . Gramaticalização do item linguístico 'assim': sua funcionalidade nos processamentos cognitivo, ideacional, interpessoal e textual.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SACHETTI, F. . Quantificadores Indefinidos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SACHETTI, F. . O Marcador Discursivo 'assim' e a Organização Retórica do Texto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SACHETTI, F. . Prática de Edição, Revisão e Tradução de Textos. Maringá: Uningá, 2021 (Livro didático para o curso de Letras (Educação a Distância)).

  • SACHETTI, F. . Comunicação e Expressão. Maringá: Uningá, 2021 (Livro didático para cursos de Educação a Distância).

  • SACHETTI, F. ; SOUZA, S. I. . Língua Inglesa Intermediária e Avançada. Maringá: Uningá, 2020 (Livro didático para o curso de Letras (Educação a Distância)).

Outras produções

SACHETTI, F. . Instagram. 2022; Tema: Aperfeiçoamento de Língua Portuguesa. (Rede social).

SACHETTI, F. . Prova de Língua Portuguesa. 2021. (Elaboração de prova de vestibular).

SACHETTI, F. . 'Linguagens, Códigos e suas Tecnologias' para Encceja. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2014

Mestre, Universidade Estadual de Maringá.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2017

Sapiens Colégio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Gramática de Ensino Médio, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Centro de Ensino Nobel

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2011

CEI - Centro Educacional Integrado

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor de Literatura Brasileira e Língua Inglesa para Ensino Médio.

2010 - 2010

CEI - Centro Educacional Integrado

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 1

Outras informações:
Professor de Língua Inglesa para cursinho pré-vestibular.

2006 - 2008

Centro de Ensino de Idiomas FISK

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2009 - 2009

Centro de Ensino de Idiomas BRASAS

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2007 - 2008

Colégio Anjos Custódios

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa e Lingua Inglesa para cursinho pré-vestibular.

2007 - 2008

Centro de Educação, Cultura e Arte de Maringá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa para cursinho pré-vestibular.

2020 - Atual

Centro Universitário Ingá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Revisor de texto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.