Fernanda da Costa Monteiro Araújo

Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, bacharelado em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, mestrado pelo Programa de Pós Graduação em História Social - PPGHIS da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Memória Social - PPGMS da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atualmente é professora adjunta e Chefe do Departamento de Arquivologia - DEPA / Escola de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Possui experiência com pesquisas acadêmicas e organização de acervos arquivísticos.

Informações coletadas do Lattes em 17/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Memória Social

2012 - 2015

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e seu Arquivo: A importância da documentação no processo de construção da memória (1983-2003)
, Ano de obtenção: 2015. Andréa Lopes da Costa Vieira. Palavras-chave: arquivologia; Estado Brasileiro; movimentos sociais; memória.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Mestrado em História Social

2008 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Da Solidariedade Econômica ao Ativismo político: o caso Lucas Lopes
, Ano de Obtenção: 2010.Renato Luis do Couto Neto e Lemos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: História; História social; Teoria do Estado.

Graduação em Arquivologia

2008 - 2011

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Terceiro Setor: Um campo de atuação para o arquivista?
Orientador: Flávio Leal da Silva

Graduação em Licenciatura em História

2002 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em História

2002 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Um Legalista no Superior Tribunal Militar: O caso do General Peri Costant Bevilaqua (1965-1969)
Orientador: Renato Luis do Couto Neto e Lemos

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Arquivologia/Especialidade: Organização de Arquivos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Teoria da Informação.

Comissão julgadora das bancas

MARIA LETÍCIA CORREA

CORRÊA, M. L.; FONTES, V.; LEMOS, R. L. C. N. E.. Da solidariedade econômica ao ativismo político: o caso Lucas Lopes. 2010. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luciana Quillet Heymann

DODEBEI, Vera; ASSIS, J. M. F.; SCHMIDT, C. M. S.; VIEIRA, A. L. C.;HEYMANN, L. Q.. A Central Unica dos Trabalhadores (CUT) e seu arquivo: a importância da documentação no processo de construção da memória (1983-2003). 2015. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Luciana Quillet Heymann

HEYMANN, L. Q.; DODEBEI, Vera; ASSIS, J. M. F.; VIEIRA, A. L. C.. Movimentos sociais e arquivo: a importância da documentação no processo de construção da memória (1983-2003). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos Dodebei

VIEIRA, Andréa Lopes da Costa;DODEBEI, Vera; ASSIS, João Marcus F.; HEYMANN, Luciana Quillet; SCHIMIDT, Clarissa. A central Única dos Trabalhadores (CUT) e seu arquivo. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos Dodebei

VIEIRA, Andréa Lopes da Costa;DODEBEI, Vera; ASSIS, João Marcus F.; HEYMANN, Luciana Quillet. Movimentos Sociais e Arquivo: a importância da documentação no processo de construção da memória. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Virgínia Maria Gomes de Mattos Fontes

FONTES, V.; LEMOS, Renato; CORREA, M. L.. Qualificação - Da solidariedade econômica ao ativismo político: o caso de Lucas Lopes (1956-1964. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

João Marcus Figueiredo Assis

VIEIRA, A. L. C.; DODEBEI, V. L. D. L. M.;ASSIS, J. M. F.; HEYMANN, L. Q.; SCHMIDT, C. M. S.. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e seu Arquivo. A importância da documentação no processo de construção da memória (1983-2003). 2015. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

João Marcus Figueiredo Assis

VIEIRA, A. L. C.; HEYMANN, L. Q.;ASSIS, J. M. F.; DODEBEI, V. L. D. L. M.. Movimentos Socieia e Arquivo: A importância da documentação no processo de construção da memória (1983-2003. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Clarissa Moreira dos Santos Schmidt

VIEIRA, A. L. C.; DODEBEI, V. L. D. L.; ASSIS, J. M. F.; HEYMANN, L. Q.;SCHMIDT, C.M.S.. A central única dos trabalhadores (cut) e seu arquivo: a importância da documentação no processo de construção da memória (1983-2003). 2015. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Andréa Lopes da Costa Vieira

COSTA, Andréa Lopes da, VIEIRA, Andréa Lopes da Costa; ASSIS, J. M. F.; HEYMANN, L. Q.; SCHMIDT, C. M. S.. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e seu arquivo: A importância da documentação no processo de construção da memória (1983-2003). 2015. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Andréa Lopes da Costa Vieira

VIEIRA, ANDRÉA LOPES DA COSTA; DODEBEI, V.; ASSIS, J. M. F.; HEYMANN, L. Q.. Movimentos Sociais e Arquivo: A importância da documentação no processo de construção da memória (1983-2003). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Francisco dos Santos Lourenço

Biblioteca virtual Carlos Chagas Filho (BVCCF); 2008; Orientação de outra natureza - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Francisco dos Santos Lourenço;

Renato Luis do Couto Neto e Lemos

Da solidariedade econômica ao ativismo político: o caso de Lucas Lopes; 2010; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Renato Luis do Couto Neto e Lemos;

Renato Luis do Couto Neto e Lemos

Um legalista no Superior Tribunal Militar: o caso do general Peri Constant Bevilaqua (1965-1969; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Renato Luis do Couto Neto e Lemos;

Renato Luis do Couto Neto e Lemos

O papel do Judiciário na ditadura militar: o Superior Tribunal Militar (STM); 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Renato Luis do Couto Neto e Lemos;

Lucia Maria Velloso de Oliveira

Arquivos pessoais de valor histórico; 2013; Orientação de outra natureza - Fundação Casa de Rui Barbosa; Orientador: Lucia Maria Velloso de Oliveira;

Flavio Leal da Silva

Terceiro Setor: um espaço de atuação para o arquivista?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Flavio Leal da Silva;

Andréa Lopes da Costa Vieira

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e seu arquivo: A importância da documentação no processo de construção da memória (1983-2003); 2015; Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Andréa Lopes da Costa Vieira;

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    A Classificação arquivística em acervos fotográficos históricos - organicidade e funcionalidade, Descrição: a pesquisa em questão tem por objeto de análise os documentos fotográficos de valor histórico e cultural, ou seja, aquelas relacionadas com conjunto de documentos históricos e que estão em sua maioria em instituições de guarda e pesquisa históricas e centros de documentação e memória. Nosso objetivo é analisar a classificação desenvolvida por essas instituições em seus acervos fotográficos à luz dos preceitos e fundamentos arquivísticos. Pretendemos mapear os arranjos e/ou planos de classificação desenvolvidos em acervos que possuem fotografias identificando a localização dada para as fotos nesse contexto de recuperação e acesso da informação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernanda da Costa Monteiro Araujo - Coordenador.

  • 2018 - 2020

    Acervos de Movimentos Sociais: da produção documental ao acesso, Descrição: A ascensão dos movimentos sociais na contemporaneidade é um fenômeno que merece atenção em diversas perspectivas de análises, entre elas a Arquivologia. O surgimento de movimentos organizados com diversas bandeiras e reivindicações, quase sempre, sem vínculo com o governo ou Estado suscita questões importantes no que se refere a produção e acesso documental desses grupos, em especial àquelas ligadas ao processo de construção de memória coletiva. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa propõe mapear os acervos produzidos e acumulados pelos movimentos sociais voltados para as mulheres, negros e grupos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBTs) no município do Rio de Janeiro que estão disponíveis para consulta a fim de construir um instrumento de pesquisa que auxilie os arquivistas, militantes, pesquisadores e qualquer interessado no tema. Por uma decisão metodológica, a pesquisa inicialmente terá como foco os acervos fotográficos do movimento feminista localizados no município do Rio de Janeiro, mas a intenção é aumentar o campo de análise posteriormente, para que o instrumento de pesquisa a ser construído seja o mais completo possível.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda da Costa Monteiro Araujo - Coordenador / Elaine Monteiro Ribeiro - Integrante / Daniele Loback - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.

  • 2013 - 2015

    Arquivos pessoais de valor histórico, Descrição: O projeto de pesquisa está inserido no conjunto do trabalho de investigação sobre a metodologia arquivística em arquivos pessoais, e nesse projeto especificamente utilizamos como campo empírico o acervo arquivístico textual produzido e acumulado por Américo Lourenço Jacobina Lacombe. O seu arquivo traduz sua carreira dedicada à administração pública, ao patrimônio documental do país, ao ensino e à História. A discussão teórica da pesquisa visa analisar um dos princípios básicos arquivísticos: o da ordem original, assumindo como hipótese que somente é possível respeitar esse principio em níveis mais baixos na relação hierárquica dos documentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernanda da Costa Monteiro Araujo - Integrante / Lucia Maria Velloso de Oliveira - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Reitoria, Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH). , Avenida Pasteur - 298, Urca, 22290255 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25421053

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta Classe C Nível 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ministra as disciplinas :Gestão de Serviços Arquivísticos Disciplina obrigatória 60h Classificação de Documentos Arquivísticos Disciplina obrigatória 60hEstágio Supervisionado I Estágio Curricular 60h

2020 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Arquivologia DEPA, Regime: Dedicação exclusiva.

2020 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Membro da Comissão do Núcleo Docente Estruturante NDE do Curso de Bacharelado em Arquivologia da UNIRIO Código e-MEC 15779 conforme portaria n12, de 11 de novembro de 2020.

2020 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Matrícula, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Membro da Comissão de Matrícula do Curso de Bacharelado em Arquivologia Código e-MEC 15779, conforme portaria n 13, de 11 de novembro de 2020

2015 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Participação no CONSEPE, Carga horária: 20

Outras informações:
Representante dos Professores Auxiliares do Centro de Ciências Humanas no CONSEPE

2021 - 2023

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta Classe C Nível 3, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2021

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta Classe C Nível 2, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2019

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta Classe C Nível 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2018

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Câmara de Pesquisa

Outras informações:
Membro instituída pela portaria n° 211 de 01 de abril de 2017. A Câmara de Pesquisa subordinada à Diretoria de Pesquisa tem por finalidade avaliar, analisar, discutir e propor estratégias para o desenvolvimento e o fomento da pesquisa institucional na UNIRIO.

2015 - 2017

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso de Arquivologia

Outras informações:
Coordenadora do curso de graduação em Arquivologia

2014 - 2017

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente A2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora Efetiva aprovada e empossada pelo Concurso Público de Provas e Títulos para a Carreira de Magistério Superior, Classe Auxiliar, Nível I, 20 Horas. Área/ Disciplina: Arquivologia/ Documentação Audiovisual e Digital/ Gestão de Documentos Arquivísticos. Edital n° 10 de 06 de fevereiro de 2013, Publicado no DOU n°28, de 08 de fevereiro de 2013, p. 95-97 Nomeação publicada no DOU na portaria n 445 de 16 de maio de 2014 Disciplinas ministradas: Classificação de Documentos Arquivísticos, Diplomática, Avaliação de Documentos Arquivísticos, Estágio Supervisionado I e Organização Prática de Arquivos

2011 - 2013

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora Assistente Temporária, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora Assistente Temporária, Assistente 1, em regime de 40horas semais, na Área/ Disciplina Arquivologia: Memória, Cultura e Sociedade do Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos - DEPA da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. De acordo com o Boletim n° 17 de 15 de setembro de 2011. Disciplinas ministradas: Introdução à Arquivologia, Organização Prática de Arquivos (OPA), Pesquisa em Arquivística, Estágio Supervisionado I, Metodologia da Pesquisa Arquivística

2011 - 2013

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Comissão para aquisição de acervo da Bibliote

Outras informações:
Nomeada pela portaria n° 589 de 25 de maio de 2012, membro da Comissão para aquisição de acervo bibliográfico da Biblioteca Central da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, como representante do curso de arquivologia.

2014 - 2014

Associação dos Arquivistas Brasileiros

Vínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente

2013 - 2015

Centro da Memória da Eletricidade no Brasil

Vínculo: Supervisora Arquivista, Enquadramento Funcional: Projeto de consultoria, Carga horária: 30

Outras informações:
Responsável pela gestão documental da instituição, organização física dos documentos, elaboração do Código de Classificação, da Tabela de Temporalidade e dos instrumentos de pesquisa. Atualização do sistema interno da instituição e ajuda na organização dos eventos. Supervisora: Leila Lobo de Mendonça

2013 - 2015

Fundação Casa de Rui Barbosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DT2 - Profissional Mestre, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico DT2 Profissional com nível de mestre. Concurso n° 1/2012. Bolsista no projeto Arquivos Pessoais de valor Histórico - Américo Lacombe. Responsável pela elaboração do quadro de arranjo de acordo com o conceito de "Ordem Original" Supervisor: Lúcia Maria Velloso de Oliveira

2013 - 2013

REDEH- REDE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Vínculo: Arquivista, Enquadramento Funcional: Arquivista - consultoria, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável pela orientação de duas estagiárias do curso de arquivologia da Unirio, no projeto "Acervos Memórias Negras e das Urnas". Elaboração do quadro de arranjo, descrição, indexação e digitalização de documentos textuais e fotográficos. O projeto se refere a organização dos documentos arquivísticos da instituição. O acervo é composto por documentos de diversas personalidades no âmbito do movimento feminista nacional além de material de pesquisas desenvolvidas pela Redeh. Site institucional http://www.redeh.org.br/

2012 - 2012

SPOT REPRESENTAÇÕES E SERVIÇOS LTDA

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Coordenador Especialista, Carga horária: 4

Outras informações:
Coordenadora especialista em documentação e Informação. Desenvolvimento de consultoria através de prestação de serviços arquivísticos para a gestão do acervo Histórico da Justiça Federal de Primeiro Grau do Rio de Janeiro .

2011 - 2013

Peixe Urbano - site de compras coletivas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquivista, Carga horária: 6

Outras informações:
Responsável pela organização física dos documentos internos dos diversos setores da empresa (Departamento pessoal, financeiro, jurídico, comercial,...). Responsável pela elaboração do plano de classificação do acervo e pelas ferramentas internas de consulta e empréstimos de documentos baseados nas normas arquivísticas do CONARQ.

2011 - 2011

Centro de Documentação / Arquivo Central do Detran

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio no setor de Arquivo do Detran

2010 - 2011

Procuradoria Geral do Estado

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio no arquivo histórico da Procuradoria Geral do Estado

2010 - 2010

Escritório de Advocacia - BBCR

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquivista, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela organização e gerência dos processos trabalhistas e societário do escritório.

2010 - 2010

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 40

Outras informações:
Projeto de organização e digitalização do acervo do diplomata Rubens Barbosa. Responsável pela organização (higienização, identificação, descrição e catalogação) dos documentos, elaboração do quadro de arranjo (séries, subséries e dossiês) e pela descrição documental do acervo. Obs: Esse acervo possuía muitos documentos em inglês Coordenação da Pesquisadora Adelina Novaes e Cruz

2008 - 2009

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 40

Outras informações:
Projeto de Preservação do Acervo Documental do CPDOC / FGV. Responsável pela conferência do acervo arquivístico da instituição a fim de organizar os documentos para a digitalização. Coordenação da Pesquisadora Suely Braga

2005 - 2007

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária do Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil - CPDOC da Fundação Getúlio Vargas - FGV. Responsável pela identificação, higienização e organização dos arquivos pessoais (manuscritos)- Clemente Mariani, Antunes Maciel, Alvaro Guilherme Mariante, Lucas Lopes e Alzira Vargas. Responsável pela elaboração do quadro de aranjo (série, subséries e dossiês) e pela descrição documental dos acervos citados - Coordenação da pesquisadora Adelina Novaes e Cruz.

2010 - 2010

Ministério da Educação

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa.

Outras informações:
Responsável pela pesquisa em diversos acervos do Rio de Janeiro visando o levantamento documental para a criação do Portal do Centro de Memórias da Educação e da Cultura, projeto do Ministério da Educação (MEC) de elaboração do portal educativo e cultural contendo guia de fontes com indicação de diversas instituições e acervos relacionados com atividades educacionais e culturais do país, além da elaboração da Biblioteca Virtual.

2007 - 2008

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Assistente de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto sobre a elaboração da Biblioteca Virtual do Arquivo Carlos Chagas Filho. Responsável pela pesquisa no arquivo pessoal Carlos Chagas Filho, elaboração de vocabulário controlado e descritores, assim como elaboração de textos para a biblioteca virtual. Coordenado pelos pesquisadores Francisco dos Santos Lourenço e Paulo Ernani Gadelha, do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ

2007 - 2007

Colegio Estadual Visconde de Cairu

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de História, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio como porfessora de História de ensino Fundamental e Médio no colégio Visconde de Cairu

2007 - 2007

Programa Nacional de Inclusão de Jovens

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviços, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável pela aplicação de provas de História para o Projovem

2005 - 2006

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Bolsista

Outras informações:
Resposável pela pesquisa em diversos arquivos públicos e privados. Tema do projeto:"Poder Judiciário e Regime Militar" Coordenado pelo Prof Dr. Renato Luis do Couto Neto e Lemos

2004 - 2005

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de História, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio no setor de arquivos históricos do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Responsável pela aplicação da Tabela de Temporalidade e avaliação documental para guarda permanente ou descarte