Ingrid Silva de Oliveira

Professora adjunta de História da África, Educação e Relações Étnico-raciais da Universidade Federal São João del rei (UFSJ). É professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em História da UFSJ e coordenadora da área de História do PIBID na mesma instituição. Possui experiência em temas referentes às sociedades africanas e à presença política, militar e religiosa de europeus no continente africano durante os séculos XVII e XVIII. Possui graduação e licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2007), especialização em História da África e do Negro no Brasil pelo Instituto de Humanidades da Universidade Candido Mendes (UCAM - 2008) e mestrado em história no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ-2011). Seus estudos de doutorado foram realizados no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF-2015). Realizou atividades de pós-doutorado no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na área de História da África. Foi professora substituta no IM (UFRRJ), lecionando as disciplinas História da África, História do Brasil I (colônia) e metodologia e ensino de história da África e indígena no ensino básico.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2011 - 2015

Universidade Federal Fluminense
Título: Textos militares e mercês numa Angola que se pretendia "reformada": um estudo de caso dos autores Elias Alexandre da Silva Correa e Paulo Martins Pinheiro de Lacerda,
Alexsander Lemos Gebara. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: África; Século XVIII; Angola; Militares; Mercês no ultramar.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da África.

Mestrado em História

2009 - 2011

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: O olhar de um capuchinho sobre a África do século XVII. Uma análise da construção do discurso de Giovanni Antonio Cavazzi.,Ano de Obtenção: 2011
Roberto Guedes Ferreira.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Capuchinhos; Século XVII; África Centro-Ocidental; Cavazzi; Propaganda Fide.

Especialização em História da África e do Negro no Brasil

2008 - 2009

Universidade Candido Mendes
Título: O olhar sobre o negro na literatura brasileira do pós-abolição. Um estudo de caso no romance A Intrusa de Júlia Lopes de Almeida

Aperfeiçoamento em História e Cultura Afrodescendente

2007 - 2007

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Realização de Memorial. Ano de finalização: 2007

Graduação em História

2003 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A maldição camita nos escritos dos jesuítas Manuel da Nóbrega e Jorge Benci
Orientador: Andrea Daher

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

RELAÇÕES ÉTNICOS­-RACIAIS NO BRASIL: PERÍODO COLONIAL. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2020 - 2020

Formação de Tutores (EaD). (Carga horária: 70h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

2015 - 2015

A história da África e afro-brasileira (diásporas). (Carga horária: 6h). , Associação Nacional de História - Seção Santa Catarina, ANPUH/SC, Brasil.

2010 - 2010

Textos manuscritos e impressos na Europa moderna. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2009 - 2009

Seminário Caridade e Império (séculos XVI-XVIII). (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2009 - 2009

Dinâmicas de raça, cor e classe no ativismo negro. (Carga horária: 20h). , Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, IM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História da África.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do negro no Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Relações Étnico-raciais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Colóquio do Núcleo de Educação à Distância. 2019. (Outra).

I Simpósio de Tecnologias Educacionais da ABT. 2019. (Simpósio).

XVIII Semana de História da UFSJ.Educação e relações étnico-raciais na formação dos professores de história. 2019. (Outra).

África e Brasil na Monarquia Portuguesa do Atlântico Sul (Século XVIII).Escravidão, elites, degredo e militarização. 2018. (Outra).

IV Encontro internacional de Estudos Africanos da UFF e IV Conferência Internacional sobre Desporto na África.A atividade de naturalista nos enclaves portugueses em Angola (1750-1800). 2016. (Encontro).

XXVIII Simpósio Nacional de História.Pai e filho em busca de mercês em terras angolanas: a trajetória de Paulo Martins Pinheiro de Lacerda e seu filho Félix Pinheiro de Lacerda (fins do século XVIII). 2015. (Simpósio).

3° Encontro Internacional de Estudos Africanos.Serviços militares em troca de favores familiares: o caso do sargento mor Paulo Martins Pinheiro de Lacerda (Angola, fins do século XVIII). 2014. (Encontro).

Seminário de Pesquisa da Seção Regional do GT Nacional em História da África.Naturalista e militares: seus projetos coloniais (Angola, século XVIII). 2014. (Seminário).

IV Encontro Internacional de História Colonial.Trajetórias militares na Angola portuguesa: os casos dos cronistas Antonio Cadornega e Elias Alexandre Côrrea. 2012. (Encontro).

IV Seminário de pós-graduandos em História Moderna.A expulsão dos holandeses como moeda de troca: o caso da população de Massangano e Pernambuco. 2012. (Seminário).

Semana de História da UFF.Cardonega e os principais de Angola no século XVII. 2012. (Seminário).

XV Encontro regional de história (ANPUH-Rio). Ofício do historiador: ensino & pesquisa..As "histórias" de Angola e seus autores nos séculos XVII e XVIII: um estudo de caso dos militares Antonio de Cadornega e Elias Alexandre Correa. 2012. (Encontro).

I Encontro Internacional de Estudos Africanos da UFF.Portugueses x capuchinhos: suspeita e vigilância lusitana diante das atividades capuchinhas na África Centro-Ocidental. (século XVII). 2011. (Encontro).

IV Semana Acadêmica de História da UFRRJ.Portugueses x capuchinhos: suspeita e vigilância lusitana diante das atividades capuchinhas na África Centro-Ocidental (século XVII). 2011. (Outra).

XXVI Simpósio Nacional de História.Cristandade controversa: Jesuítas x Capuchinhos na cristianização da África Centro-Ocidental durante o século XVII. 2011. (Simpósio).

10 Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros. Brazilian Studies Association (BRASA). O olhar sobre o negro na literatura brasileira do pós-abolição. Um estudo de caso no romance A Intrusa, de Júlia Lopes de Almeida.. 2010. (Congresso).

3 Encontro Internacional de História Colonial.Os "principais" de Angola: portugueses e administração em Angola a partir do cronista Cadornega (século XVII). 2010. (Encontro).

II Encontro de Estudos Africanos da UFF.Misericórdias africanas no século XVII: o caso da Misericórdia de Massangano. 2010. (Encontro).

I Seminário interno do ART (Antigo Regime nos Trópicos). 2010. (Seminário).

Textos manuscritos e impressos na Europa moderna (XVI-XVIII) - Ministrado pelo prof. Roger Chartier. 2010. (Outra).

XII Encontro de história: "Sankofa: ressignificando a História da África".O olhar de um capuchinho sobre a África do século XVII. 2010. (Encontro).

XIV Encontro Regional da ANPUH-Rio. Memória e patrimônio.Cavazzi e Cadornega: entre semelhanças e diferenças na escrita da história da África Centro-Ocidental (século XVII). 2010. (Encontro).

Dinâmicas de raça, cor e classe no ativismo negro brasileiro no século XX - Professor John D. French (Duke University). 2009. (Outra).

Geografia da fé: a irmandade do Rosário dos Pretos em Minas Gerais - Professora Elizabeth Kiddy do Albright College. 2009. (Outra).

I Encontro de Estudos Africanos - UFF. 2009. (Encontro).

II Congresso Internacional UFES/Université de Paris-Est / XVII Simpósio de História da UFES - Cidade, cotidiano e poder (La ville, le quotidien et le pouvoir). Relações de trabalho na cidade do Rio de Janeiro no pós-abolição: uma análise através da literatura de Júlia Lopes de Almeida. 2009. (Congresso).

II de Seminário Nacional Pós-graduandos em História das Instituições - Sociedades: culturas e poderes ? Sociedades: culturas e poderes/ IV Semana de História da UNIRIO ? Identidades, Perspectivas.Para além das palavras: um estudo de algumas das imagens do continente africano contidas na obra do capuchinho Giovanni Antonio Cavazzi. 2009. (Seminário).

III Colóquio Internacional Raízes do Privilégio: hierarquia e mobilidade social no mundo iIbérico do Antigo Regime (Companhia das Índias - UFF). 2009. (Outra).

II Seminário Internacional do CEO/PRONEX: "Dimensões da cidadania no século XIX". 2009. (Seminário).

I Seminário de graduandos e pós-graduandos em História da UFJF.A maldição camita nos escritos dos jesuítas Manuel da Nóbrega e Jorge Benci. 2009. (Seminário).

I Seminário Relações de Poder, Trabalho e Movimentos Sociais - Cruzando Fronteiras:novos olhares sobre a história do trabalho..Relações de trabalho no Brasil do pós-abolição. Uma análise através da literatura de Júlia Lopes de Almeida. 2009. (Seminário).

IV Congresso Internacional de História. Escrever para divulgar: o capuchinho Cavazzi e o conflito entre o Papado e o Padroado português no século XVII. 2009. (Congresso).

Seminário Caridade e Império (séculos XVI-XVIII). Ministrado pela Professora Dra. Isabel Guimarães de Sá (Departamento de História, Universidade do Minho e Investigadora Associada do Instituto de Ciências Sociais, ICS-Lisboa). 2009. (Outra).

Seminário Internacional Tradições & Modernidades - UFF. 2009. (Seminário).

XXV Simpósio Nacional de História.O olhar de um capuchinho sobre a África do século XVII. Uma análise da construção do discurso de Giovanni Antonio Cavazzi.. 2009. (Simpósio).

Mini-curso Perspectivas da escravidão com Bernard Vincent. 2005. (Outra).

Arqueologia e História: genero e sexualidade em Pompéia.. 2003. (Seminário).

IV JORNADA JOVENS TALENTOS.AS ESCULTURAS URBANAS COMO DESTAQUE NO CONTEXTO URBANO. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Kátia Maria de Sousa

ANDRADE, Marcos. F.; MATTOS, Hebe;OLIVEIRA, Ingrid Silva de.. JAGUARA E PALMITAL: FORMAÇÃO E TRANSMISSÃO DO PATRIMÔNIO RURAL ÀS COMUNIDADES REMANESCENTES QUILOMBOLAS NA COMARCA DO RIO DAS MORTES. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Rafael Teodoro Teixeira

BRÜGGER, Silvia Maria J.; MOREIRA, C. M. G.;OLIVEIRA, Ingrid Silva de.. A voz dos atabaques na cidade onde os sinos falam: trajetórias de mães e pais de santos em São João del-Rei". 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Karine Codeça das Mercês de Queiroz

GUEDES, Roberto; RIBEIRO, Monica da Silva;OLIVEIRA, Ingrid Silva de.. Poder e hierarquias sociais no presídio de Muxima (Reino de Angola, fins do século XVIII e início do XIX). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Diogo Abrahão

OLIVEIRA, Ingrid Silva de.; GUEDES, R.; FERREIRA, R. A.. Degredo e degredados para Angola (século XVIII). 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Thamires Cristina Silva do Nascimento

GUEDES, Roberto; CARVALHO, F. M.; MARTINS, M.;OLIVEIRA, Ingrid Silva de.. A prática de recenseamento portuguesa: utilidades, método, estrutura e classificações (Angola, fins do século XVIII). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ariane Carvalho da Cruz

GUEDES, Roberto; SOUZA, MONICA. LIMA. E.; REGINALDO, LUCILENE.;OLIVEIRA, Ingrid Silva de.; THORNTON, JOHN.. Guerras nos sertões de Angola: sobas, guerra preta e escravização (1749-1797). 2020. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Maria Soares de Araujo

CARVALHO, F. M.;OLIVEIRA, Ingrid Silva de.; GUEDES, Roberto. ?NÃO HÁ COUZA QUE MAIS DANIFIQUE OS HOMENS QUE A AMBIÇÃO E SOBERBA?: AS REVOLTAS EM ANGOLA SOB A ADMINISTRAÇÃO ULTRAMARINA PORTUGUESA PÓS-RESTAURAÇÃO (1640-1667). 2020. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Alagoas.

Aluno: Luiz Filipe Cristino Teixeira

MIRANDA, Luiz. Francisco. A.; SILVA, Fábio. B.;OLIVEIRA, Ingrid Silva de.. Razão de Estado: aspectos econômicos-administrativos. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Kátia Maria de Sousa

BRÜGGER, Silvia Maria J.; ANNDRADE, M. F.;OLIVEIRA, Ingrid Silva de.. Jaguara e Palmital: formação e transmissão do patrimônio rural às comunidades remanescentes quilombolas na Comarca do Rio das Mortes. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Rafael Teodoro Teixeira

BRÜGGER, Silvia Maria J.; MOREIRA, C. M. G.;OLIVEIRA, Ingrid Silva de.. A voz dos atabaques na cidade onde os sinos falam: trajetórias de mães e pais de santos em São João del-Rei. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Aluno: Karine Codeça das Mercês de Queiroz

GUEDES, Roberto; RIBEIRO, Monica da Silva;OLIVEIRA, Ingrid Silva de.. Poder e hierarquias sociais no Presídio de Muxima (Reino de Angola, fins do século XVIII e início do XIX). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriel de Souza Miguel

GUEDES, Roberto; CRUZ, Ariane;OLIVEIRA, Ingrid Silva de.. ?LIVRE COMÉRCIO? E CENTRALIZAÇÃO: UM PROJETO POLÍTICO SOBRE TRÁFICO E ESCRAVIZAÇÃO NO SERTÃO DE ANGOLA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Isabela Cristina da Silva Araújo

LAZZARI, A.; DURAO, G.;OLIVEIRA, Ingrid Silva de.. Desmistificação da imagem do negro africano escravizado e novas perspectivas historiográficas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Instituto Multidisciplinar da UFRRJ.

Aluno: Fernando Carvalho Machado

GUEDES, Roberto; CRUZ, Ariane;OLIVEIRA, Ingrid Silva de.. ?A LEI DO CONCRETO E DO IMEDIATO?: GUERRAS, COMÉRCIO E COLONIZAÇÃO EM ANGOLA (SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

ANDRADE, Marcos. F.; PALHA, Cassia. R. L.;OLIVEIRA, Ingrid Silva de.. Professor substituto na área de História Geral. 2020. Universidade Federal de São João Del-Rei.

PALHA, Cassia. R. L.;OLIVEIRA, Ingrid Silva de.. Bolsistas para o Laboratório de Imagem e Som (LIS/UFSJ). 2020. Universidade Federal de São João Del-Rei.

OLIVEIRA, Ingrid Silva de.. Monitoria para HIstória da África. 2018. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alexandre Vieira Ribeiro

Gebara, Alexsander; FERREIRA, R. G.; Bittencourt, Marcelo;RIBEIRO, A. V.; Carvalho, F. M.. Textos militares e mercês numa Angola que se pretendia "reformada": um estudo de caso dos autores Elias Alexandre da Silva Correa e Paulo Martins Pinheiro de Lacerda. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Flávia Maria de Carvalho

Oliveira, I. S;CARVALHO, F. M.; Guedes, R. F.; Bittencourt, M; Ribeiro, A. V; GEBARA, A. L. A.. Textos militares e mercês numa Angola que se pretendia "reformada": um estudo de caso dos autores Elias Alexandre da Silva Correa e Paulo Martins Pinheiro de Lacerda. 2015. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

Roberto Guedes Ferreira

GUEDES, Roberto; RIBEIRO, A. V.; BITTENCOURT, M.; CARVALHO, Flávia M.; GEBARA, A. L. A.. Textos militares e mercês numa Angola que se pretendia reformada: um estudo de caso dos autores Elias Alexandre da Silva Correa e Paulo Martins Pinheiro de Lacerda. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Roberto Guedes Ferreira

GEBARA, A. L. A.; BITTENCOURT, M.;GUEDES, Roberto. Memórias e relatórios sobre Angola portuguesa setecentista projetos coloniais e seus autores. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Felipe Charbel Teixeira

DAHER, Andrea;CHARBEL, Felipe. A maldição camita nos escritos dos jesuítas Manuel da Nóbrega e Jorge Benci. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

MARCELO BITTENCOURT IVAIR PINTO

GEBARA, Alexsander;BITTENCOURT, Marcelo; RIBEIRO, Alexandre; CARVALHO, F. M.; GUEDES, Roberto. Textos militares e mercês numa Angola que se pretendia "reformada": um estudo de caso dos autores Elias Alexandre da Silva Correa e Paulo Martins Pinheiro de Lacerda. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Ronald José Raminelli

FERREIRA, R. G.;RAMINELLI, R. J.; LOPES, M.. O olhar de um capuchinho sobre a África do século XVII. A construção do discurso de Giovanni Antonio Cavazzi. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Margareth de Almeida Gonçalves

FERREIRA, R. G.; RAMINELI, R.;GONÇALVES, M. A.. O olhar de um capuchinho sobre a África do século XVII. A construção do discurso de Giovanni Antonio Cavazzi. 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alexsander Lemos de Almeida Gebara

Textos militares e mercês numa Angola que se pretendia 'reformada': um estudo de caso dos autores Elias Alexandre da Silva Correa e Paulo Martins Pinheiro Lacerda; 2015; Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexsander Lemos de Almeida Gebara;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, Ingrid Silva de. . O olhar sobre o negro na literatura brasileira do pós-abolição: uma análise no romance ?A intrusa? de Júlia Lopes de Almeida. Cadernos de história (UFOP. Mariana) , v. X, p. 27-47, 2010.

  • OLIVEIRA, Ingrid Silva de. . Semelhanças e diferenças na escrita da história da África Centro-Ocidental no século XVII: os casos de Cadornega e Cavazzi.. Cadernos de Pesquisa do CDHIS (UFU. Impresso) , v. 23, p. 1-20, 2010.

  • OLIVEIRA, Ingrid Silva de. . Resenha crítica do livro. APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. História Agora , v. 07, p. 1-5, 2009.

  • OLIVEIRA, Ingrid Silva de. . Misericórdias Africanas No Século XVII: A Misericórdia de Massangano. Revista África e Africanidades , v. n. 7, p. 1-11, 2009.

  • OLIVEIRA, Ingrid Silva de. . Militar, camarário e "bom cristão": o cronista Cadornega e suas estratégias de ascensão social nas possessões portuguesas na África do século XVII. Revista Eletrônica de História do Brasil , v. 10, p. 223-238, 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    A trajetória e o governo de D. José de Almeida de Vasconcelos Soveral e Carvalho (1° Barão de Mossâmedes) em Angola (1784-1790), Descrição: A extensão dos domínios transcontinentais de Portugal exigiu o desenvolvimento de mecanismos para possibilitar seu governo, conectando e enlaçando áreas dispersas através da circulação de homens, mercadorias e instituições. A pesquisa analisa a trajetória e o governo do Barão de Mossamedes em Angola. O recorte temporal se refere ao período em que o mesmo atuou como governador de Angola, 1784-1790. Serão enfatizados os conflitos e alianças estabelecidos junto aos líderes africanos locais e outros agentes europeus, como os missionários, por exemplo. Além de enfatizar o seu período de atuação em Angola, a pesquisa também revelará a sua trajetória, principalmente a partir de uma perspectiva comparada com a exercida por ele em Goiás, em momento anterior (1772-1777). Para além disso, a pesquisa evidenciará se há uma produção textual de cunho inventariante produzido por Mossamedes, assim como ele o fez para Goiás, e quais suas características.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ingrid Silva de Oliveira Leite - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    Testamentos e hierarquias em sociedades escravistas ibero-americanas (Séculos XVI-XVIII), Descrição: A pesquisa enfoca hierarquias e trajetórias de mobilidade social, próprias de sociedades escravistas ibero-americanas ? a exemplo do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e da Nova Espanha ?, que podem ser analisadas através de testamentos ditados, na ocasião da proximidade da morte, por pessoas de diferentes origens, segmentos sociais e econômicos, entre os séculos XVI e XVIII. Para a história do Rio de Janeiro, há uma grande lacuna no uso de testamentos e, por conseguinte, na compreensão dos modos pelos quais podem contribuir significativamente para o avanço do conhecimento historiográfico, em especial nos períodos seiscentista e setecentista e na sua comparação com outras localidades. Ao correlacionar eixos temáticos, o foco do projeto está calcado em preocupações convergentes com a proposta do grupo de pesquisa emergente Identidades, Hierarquias e Mobilidade na América Ibérica (CNPQ), criado em 2008. Ao partir da análise de uma documentação comum pouco explorada, com metodologias variadas e intenso diálogo e troca de experiência entre pesquisadores, o projeto viabilizará decisivamente o intercâmbio acadêmico-científico e, sobretudo, possibilitará a consolidação do referido grupo de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ingrid Silva de Oliveira Leite - Integrante / Roberto Guedes Ferreira - Coordenador / Antonio Carlos Jucá de Sampaio - Integrante / RIBEIRO, Monica da Silva - Integrante / Flávia Maria de Carvalho - Integrante.

  • 2008 - 2012

    Cores da Escravidão no Atlântico Sul de Língua Portuguesa (c. 1720 - c.1850), Descrição: O projeto analisa hierarquias sociais, notadamente as expressas na cor, no Atlântico Sul de língua portuguesa entre inícios do século XVIII e meados do século XIX. A análise abrange, de forma comparativa, três áreas que integraram o império colonial português. Na América lusa, reporta-se às vilas de Itu e Porto Feliz, capitania (depois província) de São Paulo, entre 1766 e 1845 e à cidade do Rio de Janeiro e seu entorno durante o período situado entre 1720 e 1850. Na África, remete-se a presídios da região Congo-Angolana entre meados e finais do século XVIII. Não obstante a variação espaço-temporal, em suas hierarquias as áreas aludidas foram moldadas, ainda que não exclusivamente, por estruturas do império português, dentre as quais a escravidão, certamente uma das mais fundamentais, senão a principal, mas de todo modo instruindo hierarquias de cor (branca, parda, mulata, preta, etc.). Manifestas em um mesmo léxico, tais hierarquias de cor são passíveis de análise em diferentes tipos de fonte, em especial, listas nominativas de habitantes, registros paroquiais de batismo e notícias de presídio, respectivamente, nesta pesquisa, atinentes a São Paulo, ao Rio de Janeiro e à África. Evidentemente, como matriz hierárquica, a escravidão de língua portuguesa não se esfacelou com as rupturas políticas do império luso, preservando-se inclusive a estrutura da documentação utilizada, o que torna possível a abordagem para além da dimensão política imperial. Nesse caminho, a pesquisa se acopla a outros importantes estudos que vêm salientando a dimensão imperial das monarquias modernas, constituídas por diferentes povos, por áreas com diferentes estatutos jurídicos, por incontáveis fluxos culturais, por estruturas e carreiras político-administrativas, por rotas mercantis, etc. Destarte, o objetivo principal desta pesquisa é trazer à luz uma dimensão imperial pouco problematizada, sobretudo em termos comparativos, as molduras das hierarquias de cor nas sociedades escravistas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ingrid Silva de Oliveira Leite - Integrante / Roberto Guedes Ferreira - Coordenador / Antonio Carlos Jucá de Sampaio - Integrante / Francisco Cosentino - Integrante / Márcio de Sousa Soaes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Aprovada em 1° lugar em seleção para professora substituta de História da África, UFRRJ.

2017

Aprovada em 4° lugar no concurso público para Professor Adjunto da área de Ensino de História do Departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento da UFF,, homologado em D.O. em 20/12/2017, Faculdade de Educação - UFF.

2016

Aprovada em 2° lugar no concurso de História da África, D.O. n° 69, de 12/04/2016., CFCH. UFPE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São João Del-Rei, DECIS. , Praça Dom Helvécio, 74, Dom Bosco, 36301160 - São João del Rei, MG - Brasil, Telefone: (32) 33792454, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2018

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora nas disciplinas História da África, História do Brasil I (colônia) e Ensino de história da África e indígena na educação básica.

2016 - 2016

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Estágio de pós-doutorado, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora de História da África

2015 - 2015

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Estágio de pós-doutorado, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina ministrada: História da África

2008 - 2011

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista

2012 - 2012

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Estágio de docência, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 4

Outras informações:
Acompanhamento das aulas de graduação em história da disciplina História das Estruturas de Poder na África I (GHT00034) durante o primeiro semestre de 2012, ministrado pelo professor doutor Alexandre Vieira Ribeiro. O objetivo geral do curso foi a apresentação ao aluno de um panorama geral da história e da historiografia do continente africano. Além disso, fornecer materiais para investigação complementar (documentos escritos, imagens e fontes orais). Ministrei aula sobre fontes religiosas e militares européias e metodologias para construção de uma história para as sociedades africanas a partir de fontes européias. Esse estágio é um dos requisitos da Bolsa Reuni da qual sou beneficiada desde outubro de 2011.

2011 - 2011

Colégio Cruzeiro

Vínculo: Professor de História, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2007 - 2007

Colégio de Aplicação da UFRJ

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária

Outras informações:
Estágio de licenciatura (prática de ensino)

2006 - 2006

Companhia Municipal de Limpeza Urbana

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Realização de visitas guiadas com os garis da cidade do Rio de Janeiro aos monumentos, museus e lugares considerados como importantes para a história da cidade do Rio de Janeiro (Projeto Visitas Culturais da Comlurb): - Museu Casa do Pontal; Centro Cultural Banco do Brasil; Theatro Municipal; Museu de Astronomia; Museu Histórico Nacional; Fundação Casa de Rui Barbosa; Maracanã; Elaboração de roteiros turísticos para ampliação do projeto para "Quarteirões Culturais da Comlurb": - Quarteirão da Praça XV de Novembro

2005 - 2006

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Organização de acervo arquivístico

2005 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria na área de Metodologia da História, Carga horária: 20

Outras informações:
Orientadores: Profª. Drª. Norma Côrtes e Felipe Charbel

2019 - Atual

Universidade Federal de São João Del-Rei

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora de História da África, educação e relações étnico-raciais

Atividades

  • 02/2020

    Outras atividades técnico-científicas , DECIS, DECIS.,Atividade realizada, PIBID - coordenador de área (História)..

  • 01/2020

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA DA ÁFRICA;, METODOLOGIA E FONTES PARA A HISTÓRIA DE ANGOLA - SÉCULOS XVII E XVIII

  • 01/2020

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA E FONTES PARA A HISTÓRIA DE ANGOLA - SÉCULOS XVII E XVIII

  • 08/2019

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Relações Étnico-Raciais

  • 08/2019

    Ensino, Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Relações Étnico-Raciais

  • 01/2020 - 02/2020

    Direção e administração, DECIS, .,Cargo ou função, CHEFE DE DEPARTAMENTO SUBSTITUTA.

  • 05/2019 - 07/2019

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da África e dos africanos no Brasil: perspectivas históricas e saberes médicos