LARA PAIVA DE FRANÇA

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Publicidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com especialização em Marketing Digital (Estácio Fatern) e produção de documentário (UFRN). Atualmente trabalho com Marketing Digital com ênfase em Marketing de Conteúdo e estudo memes e filmes. Experiência em assessoria de imprensa, mídias digitais e jornalismo online. Atualmente faz Mestrado Profissional em Psicologia Organizacional e do Trabalho da Universidade Potiguar (UnP) e Estudo da Mídia (UFRN).

Informações coletadas do Lattes em 31/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Estudo da Mídia

2024 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Orientador: Itamar de Morais Nobre

Mestrado profissional em andamento em Psicologia Organizacional e do Trabalho

2023 - Atual

Universidade Potiguar, UnP
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Ionara Dantas Estevam

Especialização em Especialização em Documentário

2018 - 2020

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Gretchen Filme Estrada, documentário trash e a mudança da narrativa através dos memes da internet

Especialização em Marketing Digital

2015 - 2017

Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte, Estácio FATERN
Título: Perfil dos leitores digitais do Rio Grande do Norte através dos comentários postados no Blog do BG e Curiozzzo
Orientador: Andréa Mota Bezerra de Melo

Graduação em andamento em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

2020 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Comunicação Social-Habilitação: Jornalismo

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Produção e direção da série ?Aonde vocês vão??. Curta-Documentário: ?Lá pro Gringo?s?
Orientador: Lady Dayana da Silva Oliveira

Formação complementar

2022 - 2022

Marketing Digital Avançado. , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2021 - 2021

Copywriting. (Carga horária: 4h). , Rock Content, RC, Brasil.

2021 - 2021

Marketing de Conteúdo. (Carga horária: 4h). , Rock Content, RC, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em MAGINAÇÃO QUEER NO CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2020 - 2020

Wordpress na Prática. (Carga horária: 4h). , Rock Content, RC, Brasil.

2020 - 2020

Marketing Exponencial e Vendas Online. (Carga horária: 4h). , Copyfy, COPYFY, Brasil.

2019 - 2019

Gestão de Redes Sociais. (Carga horária: 4h). , Rock Content, RC, Brasil.

2019 - 2019

Inbound Marketing. (Carga horária: 5h). , Rock Content, RC, Brasil.

2018 - 2018

Womenwill - Cresça com o Google. (Carga horária: 3h). , Google Brasil Internet, GOOGLE BRASIL, Brasil.

2018 - 2018

Formação Prática em Marketing Digital. (Carga horária: 40h). , Glebe Duarte, GLEBE DUARTE, Brasil.

2018 - 2018

Curso Social Media 360º. (Carga horária: 10h). , Portal Publicitários, PP, Brasil.

2018 - 2018

Marketing Digital -Cresça com o Google. (Carga horária: 3h). , Google Brasil Internet, GOOGLE BRASIL, Brasil.

2018 - 2018

Gestão em Redes Sociais. (Carga horária: 3h). , Rock Content, RC, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Programa Xeque Mate TVU. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2012 - 2013

Extensão universitária em Agência Fotec. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em XII Simulação de Organizações Internacionais. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2012 - 2012

Imprensa Internacional. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Projeto de Extensão Tela Livre. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Programa Xeque Mate TVU. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Oficina de Fotodocumentarismo. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Social Media.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Mídias Digitais.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo.

Organização de eventos

Coelho, M.G.P. ; Filho, João Freire ; SILVA, A. A. R. S. ; Gallo, Patrícia ; Paiva, Lara ; Assunção, Zoraia ; Vidal, Cristina ; Santos, Renata ; Bekker, Bruna ; Costa, Adriana ; SILVA, W. R. C. ; Moura, Nayana . 1 Seminário de Pesquisa Avançada em Interações Midiatizadas. 2011. (Outro).

Participação em eventos

Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. AFF THE HYPE: uso da cultura de nostalgia como estratégia de comunicação da marca - IJ02 Publicidade e Propaganda. 2023. (Congresso).

VI Jornada de Pesquisadores de Recepção. AFF THE HYPE: uso da cultura de nostalgia como estratégia de comunicação da marca. 2023. (Congresso).

Feminismo e jornalismo - Live da Agência Saiba Mais.Feminismo e jornalismo - Live da Agência Saiba Mais. 2020. (Outra).

Nexa RN.Palestra: Propósito, vocação e carreira | SNE 2020. 2020. (Outra).

8 Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom).Brasilball: O uso de memes para humor e geopolítica.. 2013. (Seminário).

XIII Congresso de Iniciação Científica. Papo Cabeça - Pesquisa de recepção com jovens em interfaces digitais. 2012. (Congresso).

1 Seminário de Pesquisa Avançada em Interações Midiatizadas. 2011. (Seminário).

I Encontro Nordestino De (In)formação em Mídias Alternativas e Educaomunicação.Oficina de Fotodocumentarismo. 2011. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • Paiva, Lara . Oito anos e Oito Brechadas. 1. ed. Natal/RN: Brechando, 2023. v. 1. 75p .

  • Paiva, Lara . O Dia Que Não Chegou a Semana Que Vem. 1. ed. Natal-RN: Brechando, 2020. 70p .

  • Paiva, Lara . Revista Brechando n2. Revista Brechando 2, 21 abr. 2021.

  • Paiva, Lara . Revista Brechando. Revista Brechando, 14 nov. 2018.

  • Paiva, Lara . História escondida em escombros. Revista Bzzz, p. 47 - 49, 01 dez. 2017.

  • Paiva, Lara . O fim da Virada Cinematográfica e fãs tentando ajudar a salvar o evento. Carta Potiguar, Natal, 06 ago. 2012.

  • Paiva, Lara . Uma equação só de incógnitas: Qual valor do jornalista tupiniquim?. Carta Potiguar, Natal.

  • Paiva, Lara . AFF THE HYPE: uso da cultura de nostalgia como estratégia de comunicação da marca. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2023, Belo Horizonte. AFF THE HYPE: uso da cultura de nostalgia como estratégia de comunicação da marca, 2023.

  • Paiva, Lara . AFF THE HYPE: uso da cultura de nostalgia como estratégia de comunicação da marca. In: VI Jornada de Pesquisadores de Recepção, 2023, Porto Alegre. AFF THE HYPE: uso da cultura de nostalgia como estratégia de comunicação da marca, 2023.

  • Paiva, Lara ; COELHP, M. G. P. . Papo Cabeça - Pesquisa de recepção com jovens em interfaces digitais. In: XIII Congresso de Iniciação Científica, 2012, Natal. Papo Cabeça - Pesquisa de recepção com jovens em interfaces digitais, 2012.

  • Paiva, Lara . AFF THE HYPE: uso da cultura de nostalgia como estratégia de comunicação da marca. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Paiva, Lara . AFF THE HYPE: uso da cultura de nostalgia como estratégia de comunicação da marca. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

Paiva, Lara . Brechando. 2015; Tema: Curiosidades e histórias do Rio Grande do Norte. (Blog).

Paiva, Lara . Revista Brechando n2. 2021. (Editoração/Outra).

Paiva, Lara . Revista Brechando. 2018. (Editoração/Periódico).

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2012

    PAPO CABEÇA - o desenvolvimento da cognição e da cidadania na cultura digital: mídia, capital humano e subjetividades, Descrição: A nova fase do Projeto Papo Cabeça - O desenvolvimento da cognição e da cidadania na cultura digital: capital humano e subjetividades ? projeta um cenário de institucionalização da mídia nas práticas sociais e subjetivas no Rio Grande do Norte, apresentando análises e relatos empíricos sobre apropriações de interfaces digitais por jovens estudantes. A reconfiguração dos meios em seus processos de mediação e midiatização se repete na transferência e assimilação de experiências internacionais, porém, é relevante observar que este processo atrai particularidades que têm a ver com a trajetória social do país e principalmente da região Nordeste. No centro da reflexão, apresentamos o movimento de reconfiguração dos espaços midiáticos no Nordeste, observando recortes das apropriações que os jovens fazem para reafirmar atitudes relacionadas à cidadania digital e à visibilidade das identidades periféricas. O foco de atenção analítica enquadra pesquisas em construção com jovens atores que se inserem na cultura digital. O norte é a inclusão para a formação social, que resulta nas interações que os dois campos de estudo: cultura e formação social travam simbolicamente. Para compreender a circularidade dos bens simbólicos, resistências, negociações e apropriações, que os jovens fazem no cotidiano das redes imaginárias globais, arrolamos um conjunto de metodologias que nos ajudam a desenvolver um processo de compreensão e significação das novas mídias, a partir da cultura digital. A nova fase do Projeto Papo Cabeça - O desenvolvimento da cognição e da cidadania na cultura digital: capital humano e subjetividades ? projeta um cenário de institucionalização da mídia nas práticas sociais e subjetivas no Rio Grande do Norte, apresentando análises e relatos empíricos sobre apropriações de interfaces digitais por jovens estudantes. A reconfiguração dos meios em seus processos de mediação e midiatização se repete na transferência e assimilação de experiências internacionais, porém, é r. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Lara Paiva de França - Integrante / Maria das Graças Pinto Coelho - Coordenador / Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva - Integrante / Patrícia Gallo - Integrante / Zoraia Assunção - Integrante / Cristina D'Oliveira Vidal - Integrante / Renata Santos - Integrante / Adriana Conceição da Silva Costa - Integrante / Anna Karinna Dantas Bevilaqua - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

Brechando

Vínculo: Jornalista, Enquadramento Funcional: Repórter/Editora, Carga horária: 20

2021 - 2022

WM Mariz Comunicação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Social Mídia e Copywriting, Carga horária: 48

2019 - 2021

Dourado Comunicação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Social Mídia e Copywriting, Carga horária: 48

2020 - 2021

59mil - Empresa Júnior do curso de Publicidade e Propaganda da UFRN

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Gestor de Comunicação, Carga horária: 20

2018 - 2018

Nova M3

Vínculo: Social Mídia, Enquadramento Funcional: Social Media, Carga horária: 48

2017 - 2018

Agência New

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Social Mídia

Outras informações:
Produção de conteúdo de mídias digitais para empresas no Rio Grande do Norte

2014 - 2015

Portal No Ar

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 30

2013 - 2014

Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio na Assessoria de Imprensa, Carga horária: 30

Outras informações:
Atualização do site, mídias sociais e elaboração de matérias.

2014 - 2016

O Chaplin.com

Vínculo: Colaboração, Enquadramento Funcional: Repórter

Outras informações:
Portal de Jornalismo Cultural da cidade de Natal e trabalha com uma equipe de colaboradores. Os temas trabalhados são música, cinema, artes, manifestações artísticas e entre outros.

2012 - 2012

Portal Nominuto.com

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 30

Outras informações:
O Portal Nominuto.com surgiu há cinco anos e é um dos maiores portais de notícias do estado do Rio Grande do Norte.

2013 - 2013

Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte

Vínculo: Assessoria de Imprensa, Enquadramento Funcional: Assessoria de Imprensa, Carga horária: 30

Outras informações:
Produção de release, clipping e divulgação sobre o Rio Grande do Norte na edição de Natal dos Jogos Escolares da Juventude (evento do Governo do Estado com o Comitê Olímpico Brasileiro), que aconteceram entre os dias 08 de setembro a 14 de setembro de 2013.

2011 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica do Projeto "Papo Cabeça - Pesquisa de recepção com jovens em interfaces digitais" coordenado pela professora doutora Maria das Graças Pinto Coelho do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Atividades

  • 08/2011 - 08/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Comunicação Social.,Linhas de pesquisa

2023 - 2023

Armação Propaganda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Mídias Semanais, Carga horária: 48

2023 - Atual

Seja Create

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Mídias Sociais e Redação, Carga horária: 48