ROBSON DE CASSIO SANTOS DOURADO
Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/ Campus VI - Caetité. Especialista em Práticas Docentes Interdisciplinares pela UNEB/Campus VI. Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Einstein. Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais pelo Centro Universitário Internacional- UNINTER. Especialista em Gestão Escolar. Mestre em Educação de Jovens e Adultos- UNEB/ Campus I, Salvador. Doutorando em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental- UNEB. Integra os Grupos de pesquisas: Antropologia, Corpo e Ambiente; Gestão, Organização, Tecnologia e Políticas Públicas em Educação - GP-GEPE. Atuou como professor da rede Estadual- SEC-BA, no Ensino Médio, lecionando o componente curricular Biologia. Atuou como professor substituto na Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII- Bom Jesus da Lapa-BA. Atuou como professor de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos na Secretária Municipal de Educação de Vitória da Conquista-BA. É professor efetivo de Ciências da Educação Básica, no município de Tanhaçu- BA, lecionando para os anos finais do Ensino Fundamental, e na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Investiga, por meio de abordagens etnográficas e interdisciplinares, as relações entre humanos e não humanos, com foco no bioma Caatinga. Ainda, tem inclinação pela discussão das seguintes temáticas: Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Educação de Jovens e Adultos e Educação Sexual.
Informações coletadas do Lattes em 26/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental
2023 - Atual
Universidade do Estado da Bahia
Título: AVES E ESCOLAS NO RASO DA CATARINA: por uma Educação Ambiental para a Conservação da Arara-Azul-de-Lear (Anodorhynchus leari)
Elizeu Pinheiro da Cruz.
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos
2016 - 2018
Universidade do Estado da Bahia, Campus I, Salvador
Título: Gestão da aprendizagem em sala de aula pelos professores da educação de jovens e adultos no município de Tanhaçu-Bahia: processos de intervenção para a melhoria da qualidade do ensino, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Antônio Amorim
Especialização em Gestão Escolar
2022 - 2023
Centro Universitário Internacional UNINTER
Título: Não consta
Orientador: Não consta
Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais
2021 - 2022
Centro Universitário Internacional UNINTER
Título: Não de aplica
Orientador: Não se aplica
Especialização em Educação Especial Inclusiva
2018 - 2020
Faculdade Einstein
Título: Desafios para a inclusão do aluno surdo na sala de aula do ensino regular
Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares
2014 - 2015
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Campus VI
Título: A diversidade cultural no contexto de escolarização da EJA: implicações para a prática pedagógica interdisciplinar
Orientador: Profª. Me.Jaqueline Santana Nascimento dos Santos
Graduação em Ciências Biológicas
2009 - 2014
Universidade do Estado da Bahia Campus VI
Título: Abordagem Etnobotânica: A Utilização de Plantas Medicinais no Quilombo Olho D' Água, Caetité, Bahia, Brasil.
Orientador: Profª. Drª Juliana Santos Silva
Formação complementar
2016 -
Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Freiriana ( MEJA). (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado da Bahia, Campus I, Salvador, UNEB, Brasil.
2025 - 2025
Extensão universitária em Transtornos Específicos da Aprendizagem e do Neurodesenvolvimento. (Carga horária: 150h). , Instituto Casagrande, CG, Brasil.
2022 - 2022
EDIÇÃO ESPECIAL: BNCC, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO. (Carga horária: 40h). , Instituto Casagrande, CG, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Webnário:Saúde e direito da população trans no Brasil: avanços e paradigmas. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em webinário: Transmasculinidades na contemporaneidade. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Webnário: Um papo de trava AKAÈMIKO! Só que não.. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Webnário: LGBT- Um movimento em constantes (trans)formações. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2019 - 2019
Conferência de encerramento: a educação como prática de liberdade-. (Carga horária: 2h). , Universidade do Estado da Bahia, Campus I, UNEB, Brasil.
2019 - 2019
Narrativas de Mulheres Negras na EJA. (Carga horária: 2h). , Universidade do Estado da Bahia, Campus I, UNEB, Brasil.
2019 - 2019
Mesa redonda: Escola, TIC's, Gestão e Políticas Públicas em EJA. (Carga horária: 2h). , Universidade do Estado da Bahia, Campus I, UNEB, Brasil.
2015 - 2015
Educação para sexualidade e educação emocional: fa. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2015 - 2015
Oficinas pedagógicas com coordenadores/professor da Educação de Jovens e Ad. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.
2014 - 2014
Utilização das Plantas Medicinais e Fitoterápicos. (Carga horária: 2014h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2014 - 2014
Curso Básico de Técnicas Laboratoriai e Fitossanid. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Campus VI, UNEB, Brasil.
2012 - 2014
Técnico em Enfermagem. , Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo, CETEP, Brasil.
2013 - 2013
Brasil: País dos Agrotóxicos. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2012 - 2012
Biologia, Diversidade, Taxonomia e Curadoria de Co. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2011 - 2011
Estudos Epidemiológicos e Saúde Coletiva. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia do Ensino de Ciências. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2010 - 2010
Química e o Meio Ambiente. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2009 - 2009
Técnicas de Instrumentação Laboratoratorial. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Organização de eventos
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . 5ª Edição do Café Cientifico do Mestrado Profissional de Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Outro).
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; SILVA, R. . IEAT:Promovendo Saúde com Qualidade. 2012. .
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . A diversidade da Pesquisa em Ciências Biológicas. 2012. (Outro).
Participação em eventos
4º Congresso Brasileiro de Políticas Públicas em Educação. 2024. (Congresso).
I COLÓQUIO DOS GRUPOS DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS DA UESB. 2024. (Outra).
VIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2023. (Encontro).
II Ciclo de Colóquios do grupo de Pesquisa Baobá:Etnomatemática: Dialogando sobre ensino e formação docente. 2020. (Outra).
I Fórum Escolar de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.Em busca de sentido para a EJA: Construindo Currículo. 2019. (Outra).
VI Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. 2019. (Encontro).
XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. 2018. (Encontro).
XVIII ENCONTRO PERSPECTIVAS DA GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL. 2018. (Encontro).
XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica Regional da ANPEd. 2018. (Encontro).
I Reunião Regional Sul dos Encontros Internacionais de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Outra).
IV Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Encontro).
Encontro Regional de Biologia do Nordeste. 2015. (Encontro).
III Leituras de África: Patrimônios, Diversidade e Ações Afirmativas e V Encontro das Comunidades Quilombolas de Caetité.Saberes com Plantas Medicinais. 2014. (Encontro).
III Leituras de África V Encontro das Comunidades Quilombolas de Caetité: Patrimônios, Diversidade e Ações Afirmativas. 2014. (Encontro).
IV Café Consciência " Discutindo Metodologias para uma Educação Transformadora no Semiárido". 2014. (Seminário).
IV Simpósio Baiano das Licenciaturas IV Seminário de PIBID-IAT. 2014. (Simpósio).
VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e II Iberoamericano de Investigação do Câncer. 2014. (Simpósio).
VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e II Iberoamericano de Investigação do Câncer. 2014. (Simpósio).
VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e II Iberoamericano de Investigação do Câncer. 2014. (Simpósio).
VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e II Iberoamericano de Investigação do Câncer. 2014. (Simpósio).
VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e II Iberoamericano de Investigação do Câncer. 2014. (Simpósio).
VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e II Iberoamericano de Investigação do Câncer. 2014. (Simpósio).
II Seminário de Avaliação Institucional do PIBID/ UNEB. 2013. (Seminário).
II Seminário Interdisciplinar de Extensão e Pesquisa. 2013. (Seminário).
I Seminário Acadêmico Interdisciplinar. 2013. (Seminário).
I Seminário Internacional de Educação no Campo. 2013. (Seminário).
Educação, Ambiente e Cidadania para o Semiárido. 2012. (Outra).
I Ciclo de Debates do MASB. 2012. (Outra).
I Ciclo de Palestra de Biólogo Empreendedor. 2012. (Outra).
IEAT: Promovendo Saúde com Qualidade.O Incrível Micromundo Natural das Bactérias. 2012. (Outra).
III Encontro Nacional das Licenciaturas. 2012. (Encontro).
II Seminário Interdisciplinar de Estágio Curricular Supervisinado. 2012. (Seminário).
II Seminário Nacional do PIBID. 2012. (Seminário).
IV Simpósio Baiano de Plantas Medicinais e Terapias Complementares. 2012. (Simpósio).
XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia. 2012. (Congresso).
II Encontro Regional de Biologia. 2011. (Encontro).
I Encontro Regional de Biologia. 2010. (Encontro).
II Dia do Biólogo. 2010. (Outra).
I Palestra Dialogando com o SISB/UNEB. 2010. (Outra).
I Simpósio Mineração e Meio Ambiente. 2010. (Simpósio).
I Simpósio Mineração e Meio Ambiente: Impactos e Responsabilidade. 2010. (Simpósio).
I Dia do Biólogo. 2009. (Outra).
Mudanças Climáticas e Amazônia. 2009. (Outra).
Participação em bancas
MAGALHAES, A. B.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS; SILVA, A. A.. Políticas públicas, racismo e infâncias negras: o processo formativo da criança nas políticas neoliberais de currículo. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em políticas públicas para a Educação Básica) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII.
OLIVEIRA, I. F.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS; BRAGA, L. R. P. A.. Gestão escolar: desafios e perspectivas das políticas educacionais na Educação Básica. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em políticas públicas para a Educação Básica) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII.
AQUINO, S. T.; ALVES, C. S.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS. Gênero no currículo da Educação Básica: uma análise sobre os desafios postos pela base Nacional Comum Curricular aos Anos Iniciais. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em políticas públicas para a Educação Básica) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII.
PIRES, F. C.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS; AMORIM, G. F.. Concepções docentes acerca da Educação Física em escolas municipais de Bom Jesus da Lapa. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em políticas públicas para a Educação Básica) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII.
OLIVEIRA, I. F.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS; SILVA, A. A.. A gestão democrática e percepção da comunidade escolar sobre o conselho de classe em um contexto online. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em políticas públicas para a Educação Básica) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII.
FARIAS, E. V.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS; OLIVEIRA, I. F.. Jogos educativos no Ensino da Matemática: Uma proposta Metodológica para a Educação de Jovens e Adultos. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-graduação lato sensu em Educação Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.
AQUINO, S. T.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS; SILVA, A. A.. A construção das relações sociais das crianças por meio dos jogos e brincadeiras no espaço público. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII.
ARAUJO, R. G.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS; SANTOS, D. Q.. Formação e prática docente: saberes mobilizados na prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Munícipio de Bom Jesus da Lapa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII.
BRAGA, L. R. P. A.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS; MAGALHAES, T. C.. A influência da família no processo educativo de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII.
OLIVEIRA, I. F.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS; MOREIRA, E. S.. Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia: uma análise a partir das narrativas de estudantes. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII.
OLIVEIRA, I. F.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS; MOREIRA, E. S.. A relação família-escola em tempos de pandemia (Covid19). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII.
ARAUJO, R. G.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS; AMORIM, G. F.; MAGALHAES, T. C.. As contribuições do Letramento para (re) significação da leitura e da escrita dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII.
OLIVEIRA, I. F.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS; MOREIRA, E. S.. Estudo errado: percursos da avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia da Covid19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII.
ARAUJO, R. G.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS; AMORIM, G. F.; MAGALHAES, T. C.. Práticas de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos em uma escola municipal em Bom Jesus da Lapa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII.
SILVA, A. A.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS; ARAUJO, R. G.. Estudo sobre os saberes experienciais para superar as dificuldades de aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII.
MAGALHAES, A. B.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS. Trajetórias de Mulheres Negras: Gênero e Raça na Educação de Jovens e Adultos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII - BA - Brasil.
DOURADO, C.; MAGALHAES, A. B.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS. Contribuição da ludicidade na aprendizagem de crianças da pré-escola: percepção de professores. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII - BA - Brasil.
OLIVEIRA, I. F.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS; SILVA, A. A.. Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas: Práticas Docentes em Classes Multiseriada. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII - BA - Brasil.
AQUINO, S. T.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS; SILVA, A. A.. O processo de Construção das Identidades de Gênero no contexto da Educação Infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII - BA - Brasil.
OLIVEIRA, I. F.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS; ALVES, C. S.. A prática docente e as concepções de avaliação na Educação de Jovens e Adultos em uma escola municipal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII.
OLIVEIRA, I. F.;DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS; SILVA, A. A.. Evasão escolar em uma escola do Ensino Fundamental II no Município de Bom Jesus da Lapa -BA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII.
Orientou
O trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII; Orientador: Robson de Cássio Santos Dourado;
Educação de Jovens e Adultos: desenvolvimento no processo de avaliação da aprendizagem sob a ótica de professores; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII; Orientador: Robson de Cássio Santos Dourado;
A Educação Ambiental e a Interdisciplinaridade no ensino e aprendizagem nos anos iniciais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII; Orientador: Robson de Cássio Santos Dourado;
A organização do trabalho dos catadores de materiais recicláveis na cooperativa oeste ecologia no Munícipio de Bom Jesus da Lapa; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII; Orientador: Robson de Cássio Santos Dourado;
Produções bibliográficas
-
LIMA, ARIANE BARRETO DE ; SIMÕES, PAULO EVERTON MOTA ; DOURADO, ROBSON DE CÁSSIO SANTOS ; SPINELI, AMIA CARINA . A fitorremediação como alterativa para a descontaminação por Elementos Potencialmente Tóxicos (EPTs) em Santo Amaro - BA. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 22, p. e16540-24, 2025.
-
DOURADO, ROBSON DE CÁSSIO SANTOS ; SANTOS, M. H. L. C. ; PACHECO, C. S. G. R. ; COCOZZA, F. M. . Integração de Sistemas Agroflorestais, Agroecologia e Educação Ambiental para Sustentabilidade na Bahia: Revisão Sistemática. SEMIÁRIDO DE VISU , v. 12, p. 600-6017, 2024.
-
DOURADO, ROBSON DE CÁSSIO SANTOS ; CRUZ, ELIZEU PINHEIRO DA ; LINS, L. D. ; LEÃO, GABRIEL DE JESUS ; SANTOS, J. P. V. ; OLIVEIRA, ISAURA FRANCISCO DE ; SOUZA, M. R. R. ; REIS, Q. T. S. . A avifauna brasileira na educação ambiental: um recorte a partir de uma revisão sistemática. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 21, p. 1-18, 2024.
-
DOURADO, ROBSON DE CÁSSIO SANTOS ; SANTOS, JOYCE PRISCILA VITOR DOS ; SANTOS, FÁBIO AMÉRICO REIS ; ALVES, IVONETE DA SILVA PIRES ; AMORIM, ANTÔNIO . A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A LENTE DOS DOCENTES. Revista Missioneira , v. 26, p. 79-89, 2024.
-
CRUZ, E. P. ; LEÃO, GABRIEL DE JESUS ; DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . Represamento de violência em modos de habitar territórios de mineração. Etnografías Contemporáneas , v. 10, p. 122-143, 2024.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; NUNES, R. L. S. ; SOUSA, E. C. . Descortinando a Formação Inicial e Continuada de Docentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Revista Ensi@ , v. 5, p. 110-121, 2024.
-
DOURADO, ROBSON DE CÁSSIO SANTOS ; DE OLIVEIRA, ISAURA FRANCISCO ; DE CARVALHO, ROMÊNIA BARBOSA ; RODRIGUES, ANA PAULA MELO FERNANDES ; DA SILVA, JOSÉ MATHEUS GOMES ; PEREIRA, EDVALDO MAGALHÃES ; FERNANDES, REGIANE ALVES ; SOUZA, EDICLEUMA DE OLIVEIRA . A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: OLHARES E ATRAVESSAMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO E CIDADANIA. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA , v. 4, p. e3384-21, 2024.
-
SANTOS, LUCIMAR RODRIGUES DOS ; DOURADO, ROBSON DE CÁSSIO SANTOS ; MAGALHÃES, TEREZINHA CAMARGO ; BARBOSA, ROMÊNIA CARVALHO . A AVALIAÃ?Ã?O DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÃ?Ã?O DE JOVENS E ADULTOS: PERMEANDO A PRÃ?TICA PEDAGÃ?GICA DE PROFESSORES. DI@LOGUS , v. 11, p. 151-164, 2023.
-
PRATES, MAURICIO SOUSA ; DOURADO, ROBSON DE CÁSSIO SANTOS ; JESUS, MARIA ERCÍLIA OLIVEIRA DE ; OLIVEIRA, ISAURA FRANCISCO DE . O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. DI@LOGUS , v. 12, p. 127-143, 2023.
-
LEÃO, GABRIEL DE JESUS ; DOURADO, ROBSON DE CÁSSIO SANTOS ; CRUZ, ELIZEU PINHEIRO DA . EMERGÃ?NCIAS SANITÃ?RIAS E AMBIENTAIS: A MICROCEFALIA ASSOCIADA A EPIDEMIA ZIKA VÃ?RUS SOB A Ã?TICA DE EPISTEMOLOGIAS ECOLÃ?GICAS. Revista Missioneira , v. 25, p. 151-159, 2023.
-
E ALMEIDA, YURI DE OLIVEIRA LUNA ; DE OLIVEIRA, ISAURA FRANCISCO ; BARBOSA, ANA GABRIELA DOS SANTOS ; DOURADO, ROBSON DE CÁSSIO SANTOS ; LEÃO, GABRIEL DE JESUS ; FERNANDES, REGIANE ALVES ; LOPES, FLÁVIO DA SILVA ; DE SOUZA JUNIOR, JORGE ABDON MIRANDA . O uso das tecnologias da informação e comunicação na organização do trabalho pedagógico em uma escola de ensino fundamental Pós-Pandemia COVID-19. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 21, p. 24910-24928, 2023.
-
DE OLIVEIRA, ISAURA FRANCISCO ; DOURADO, ROBSON DE CÁSSIO SANTOS ; LESSA, MARIA ANGÉLICA ROSA FAGUNDES LARANJEIRA ; DE CARVALHO, ROMÊNIA BARBOSA ; FERNANDES, REGIANE ALVES ; DA SILVA, JOSÉ MATHEUS GOMES ; GUIMARÃES, KLEBERSON BARBOSA ; GUIMARÃES, EMÍLIA RODRIGUES . O ensino de ciências na educação de jovens e adultos: adentrando a dimensão curricular. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 15, p. 16403-16422, 2023.
-
DOURADO, ROBSON DE CÁSSIO SANTOS ; JESUS, MARIA ERCÍLIA OLIVEIRA DE ; GOMES, R. M. . A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NA COOPERATIVA OESTE ECOLOGIA NO MUNÍCIPIO DE BOM JESUS DA LAPA-BA. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 12, p. 60339-60342, 2022.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; CARVALHO, R. B. ; AMORIM, ANTONIO . Gestão escolar e processo de escolarização da EJA: Impasse e perspectiva. Revista Cenas Educacionais , v. 1, p. 297-320, 2018.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; CARVALHO, ROM?NIA BARBOSA DE ; MATTA, ALFREDO RODRIGO DA ; AMORIM, ANTONIO . O Curso de Pedagogia e suas Implica??es na Forma??o do Educador da Eja. REVISTA FSA (FACULDADE SANTO AGOSTINHO) , v. 14, p. 100-119, 2017.
-
OLIVEIRA, J. S. ; PIMENTEL, L. T. S. ; LUCAS, C. I. S. ; JUNQUEIRA, M. E. R. ; SABA, M. D. ; DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . Oficina de plantas medicinais para vendedores informais das feiras livres de Caetité, Bahia, Brasil. Revista ELO - Diálogos em Extensão , v. 02, p. 65-70, 2013.
-
ARAUJO, R. G. (Org.) ; DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS (Org.) . Educação e suas perspectivas curriculares. 01. ed. Santo Ângelo: Editora Metrics, 2021. 204p .
-
OLIVEIRA, B. R. S. ; OLIVEIRA, I. F. ; DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . Educação Integral em Tempo Ampliado: Uma Abordagem Acerca da Educação do Campo. In: Sandra Célia Coelho G. da Silva; Leane de Mgalhães Silva; Vanessa Goes Lima; Margarida Vieira Lima Carvalho. (Org.). Educação, Políticas Públicas e Religião. 03ed.Santo Ângelo: Editora Metrics, 2024, v. 3, p. 1-783.
-
SOUZA, C. F. ; DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; OLIVEIRA, I. F. . Educação Ambiental: Uma investigação acerca da interdisciplinaridade. In: Rodrigo Guedes Araújo; Robson de Cássio Santos Dourado. (Org.). Educação e suas perspectivas curriculares. 01ed.Santo Ângelo: Editora Metrics, 2021, v. 01, p. 13-204.
-
FERNANDES, R. A. ; DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; PEREIRA, T. R. . Direitos Humanos e Educação: Alfabetizandos da EJA na pandemia de Coronavírus. In: Isabel Francisco de Oliveira Bairon; Isaura Francisco de Oliveira; Rodrigo Guedes de Araújo. (Org.). Diálogos Interdisciplinares sobre educação em tempos de pandemia. 01ed.Cruz Alta: Editora Ilustração, 2020, v. , p. 11-184.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; AMORIM, ANTONIO . O chão da sala de aula da EJA: reflexões sobre a gestão da aprendizagem. In: Domingos Rodrigues Trindade; Naydson Manoel Ataíde Costa. (Org.). Trilhas Investigativas no Sertão da Bahia: diálogos com sujeitos do campo e da cidade. 01ed.Curitiba: Editora CRV, 2020, v. , p. 9-269.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; CARVALHO, R. B. ; JULIO, R. S. . O ensino de Matemática no cotidiano da Educação de Jovens e Adultos. In: Érica Valéria Alves; André Ricardo Magalhães. (Org.). Educar Matematicamente Jovens e Adultos na Contemporaneidade. 21ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 11-199.
-
CORREIRA, D. M. L. A. ; OLIVEIRA, I. F. ; CASTRO, S. M. S. ; DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . GESTÃO DEMOCRÁTICA E DESAFIOS ENFRENTADOS POR GESTORAS ELEITAS PARA O BIENIO 2024/2025. In: Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, 2024, Vitória da Conquista. Início / Arquivos / v. 1 (2024): Anais do IX Seminário Nacional V Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional / ESTADO, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL, 2024. v. 1. p. 43-62.
-
CARVALHO, R. B. ; DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . Implicações do currículo oculto na BNCC para EJA: quem escondeu?. In: XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica Regional da ANPEd, 2018, João Pessoa. Anais do XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica Regional da ANPEd, 2018.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; SILVA, A. A. ; AMORIM, ANTONIO . 'Põe na roda: círculos de diálogos sobre sexualidade,gênero e diversidade nos espaços educacionais. In: XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica Regional da ANPEd, 2018, João Pessoa. Anais do XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - Reunião Científica Regional da ANPEd, 2018.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; CARVALHO, R. B. ; SILVA, M. S. ; AMORIM, ANTONIO . A formação docente e as práticas pedagógicas e curriculares na Educação de Jovens e Adultos. In: XIX Encontro nacional de didática e práticas de ensino, 2018, Salvador. Anais do XIX Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 2020.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; FARIAS, E. V. . Educação Étnicorracial e a Construção do Escolar: Afirmação Identitária ou Silenciamento dos Saberes?. In: IV Simpósio Baiano das Licenciaturas- IV Seminário Baiano PIBID-IAT, 2014, Ilhéus. Anais do IV Simpósio Baiano das Licenciaturas- IV Seminário Baiano PIBID-IAT, 2014.
-
FARIAS, E. V. ; CUSTODIO, J. B. ; DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . A Interdisciplinaridade no Processo Educativo da EJA: Um Reencontro com a Tendência Libertadora de Paulo Freire. In: IV Simpósio Baiano das Licenciaturas- IV Seminário Baiano PIBID-IAT, 2014, Ilhéus. Anais do IV Simpósio Baiano das Licenciaturas- IV Seminário Baiano PIBID-IAT, 2014.
-
DOURADO, ROBSON DE CÁSSIO SANTOS ; OLIVEIRA, I. F. ; DA SILVA, JOSÉ MATHEUS GOMES ; PEREIRA, Z. A. . OS FAZERES CURRICULARES E A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRE POSSIBILIDADES E DESAFIOS. In: VIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 2023, SALVADOR. Anais do(a) Anais do VIII Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos - ALFAeEJA, 2023. v. 8.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; ALVES, I. S. P. ; AMORIM, ANTONIO . Concepções de Professores sobre a Educação de Jovens e Adultos. In: VI Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2019, Salvador. Anais do VI Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2019.
-
OLIVEIRA, I. F. ; DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . O ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. In: VI Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2019, Salvador. Anais do VI Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, 2019.
-
FARIAS, E. V. ; DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; OLIVEIRA, G. I. C. . Tecnologias da informação nas aulas de estatística: reflexões e implicações sobre a própria prática docente do IfBaiano/Campus Bom Jesus da Lapa. In: IV Seminário do FORTEC-Tecnologias Digitais, Redes e Educação: Perspectivas Contemporâneas, 2018, Salvador. Anais do IV Seminário do FORTEC-Tecnologias Digitais, Redes e Educação: Perspectivas Contemporâneas, 2018.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; CARVALHO, R. B. ; CORREIRA, P. C. H. . Educação e Cidadania: Vislumbrando a Inclusão a Partir dos Olhares dos Diversos Sujeitos da EJA. In: I Reunião Regional Sul- ALFAEJA, 2017, Florianópolis. I Reunião Regional Sul- ALFAEJA, 2017.
-
CARVALHO, R. B. ; DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; AMORIM, ANTONIO . As Vozes dos Sujeitos no Processo de Alfabetização na Rede Pública Municipal de Barreiras-Bahia. In: I Reunião Regional Sul- ALFAEJA, 2017, Florianópolis. I Reunião Regional Sul- ALFAEJA, 2017.
-
TEIXEIRA, J. P. ; DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; AMORIM, ANTONIO . A GESTÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR NO PROEJA: PERMEANDO VISÕES DOS SUJEITOS ESCOLARES DO CEEP LOURDES CARVALHO NEVES BATISTA, EM CÍCERO DANTAS - BAHIA. In: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 2017, Salvador. IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 2017.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; SANTOS, J. S. N. ; FARIAS, E. V. . A DIVERSIDADE CULTURAL NO CONTEXTO DE ESCOLARIZAÇÃO DA EJA: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR. In: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 2017, Salvador. IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 2017.
-
CARVALHO, ROM?NIA BARBOSA DE ; DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; AMORIM, ANTONIO . RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DA EJA : REFLEXÕES MAIS QUE NECESSÁRIAS,. In: IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 2017, Salvador. IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 2017.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; NUNES, R. L. S. ; SANTOS, R. M. ; CARVALHO, E. S. ; SANTOS, J. S. N. . DE LÁ PRA CÁ: PANORAMA DOS ONZE ANOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE LEI 10.639/03 NOS AMBIENTES FORMAIS DE ENSINO NO INTERIOR DA BAHIA. In: III Leituras de África V Encontro das Comunidades Quilombolas de Caetité: Patrimônios, Diversidade e Ações Afirmativas, 2014, Caetité. Anais do III Leituras de África V Encontro das Comunidades Quilombolas de Caetité: Patrimônios, Diversidade e Ações Afirmativas, 2014.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; COSTA, E. C. . A Feira Livre do Município de Guanambi e a Etnobotânica: Saberes e Fazeres em Foco. In: VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e II Simpósio Iberoamericano de Investigação do Câncer, 2014, Ilhéus. Anais do VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e II Simpósio Iberoamericano de Investigação do Câncer, 2014.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; SILVA, J. S. . Etnobotânica das Plantas Medicinais na Comunidade Quilombola de Olho D'Água, Caetité-Bahia: A Busca pelo Reconhecimento do Saber Popular. In: VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e II Simpósio Iberoamericano de Investigação do Câncer, 2014, Ilhéus. Anais do VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais e II Simpósio Iberoamericano de Investigação do Câncer, 2014.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; SOUZA, C. C. ; CRUZ, E. P. . O Ensino de Biologia e a Eperimentação em uma Escola Pública na cidade de Caetité (BA). In: VII Biosemana: Sociedade e Biodiversidade da Caatinga: Desafios e Perspectiva, 2013, Vitória da Conquista. Anais da VII Biosemana: Sociedade e Biodiversidade da Caatinga: Desafios e Perspectiva, 2013.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . Experimentação no Ensino de Biologia: uma proposta eficaz para aprendizagem. In: I Seminário acadêmico Interdisciplinar e II Seminário Interdisciplinar de Extensão e Pesquisa, 2013, Caetité- BA. Anais do I Seminário acadêmico Interdisciplinar e II Seminário Interdisciplinar de Extensão e Pesquisa, 2013.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . O uso de jogos didáticos no Ensino de Genética: As Leis de Mendel. In: II Seminário Interdisciplinar de Estágio Curricular Supervisionado, 2013, Caetité- BA. Anais II Seminário Interdisciplinar de Estágio Curricular Supervisionado, 2013.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; SANTOS, J. S. N. . Cultura local versus cultura erudita: O conhecimento ancestral de botânica no curriculo das escolas.. In: I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB e II Seminário Estadual de Educação do Campo (Bahia), 2013, Amargosa. Anais do I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFRB e II Seminário Estadual de Educação do Campo (Bahia), 2013.
-
OLIVEIRA, P. B. ; ROCHAEL, I. C. ; PIMENTEL, L. T. S. ; DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . Analise de Comportamento de Sotalia Guianensis na Barra do Paraguaçu / BA. In: XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012, Salvador. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . Aula de Campo: Uma possivel aproximação das formas de produção dos saberes da Universidade e da Escola. In: III Encontro Nacional das Licenciaturas e II Seminário Nacional do PIBID, 2012, São Luis / Maranhão. Anais do III Encontro Nacional das Licenciaturas e II Seminário Nacional do PIBID, 2012.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . Histórias de vida e formação dos bolsistas PIBID graduandos em Ciências Biologicas do Sertão Produtivo da Bahia. In: III Encontro Nacional das Licenciaturas e II Seminário Nacional do PIBID, 2012, São Luis / Maranhão. Anais do III Encontro Nacional das Licenciaturas e II Seminário Nacional do PIBID, 2012.
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . E m busca de sentido para a EJA: construindo currículo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIAS, E. V. ; SOUZA, H. F. ; DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . PESQUISA COLABORATIVA E A GESTÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E DA EJA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; FARIAS, E. V. ; CUSTODIO, J. B. . METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EJA: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS RESULTADOS DE PESQUISA PUBLICADOS NA REVISTA DA FAEEBA ? EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE/UNEB. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; SANTOS, J. S. N. . Cultura Local Versus Cultura Erudita: O Conhecimento Ancestral de Botânica no Currículo das escolas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; SOUZA, C. C. ; CRUZ, E. P. . O Ensino de Biologia e a Experimentação em uma Escola Pública na Cidade de Caetité (BA). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . Experimentação no Ensino de Biologia: Uma Proposta Eficaz para Aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . Etnografia Escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . O Uso dos Jogos Didáticos no Ensino de Genética: As Leis de Mendel. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, P. B. ; DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; ROCHAEL, I. C. . Análise de Comportamento de Sotallia Guianensis na Barra do Paraguaçu- BA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . Histórias de Vidas e Formação dos Bolsistas PIBID Graduandos em Ciências Biológicas do Sertão Produtivo da Bahia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . Aula de Campo: Uma Possível Aproximação das formas de Produção dos Saberes da Universidade e da Escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . Parecer emitido para o texto científico enviado pela revista ComCiência. 2021.
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . Parecer emitido para o texto científico enviado pela revista Velho Chico. 2021.
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . Parecer emitido para o texto científico enviado pela revista Velho Chico. 2021.
SILVA, A. A. ; DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . Sexualidade, Gênero e Diversidade nos Espaços Educacionais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS . Currículos, culturas e cotidianos escolares. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; FARIAS, E. V. ; CUSTODIO, J. B. . INTERDISCIPLINARIDADE E TEMAS GERADORES NA EJA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL E NECESSÁRIO. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DOURADO, ROBSON DE C?SSIO SANTOS ; CARVALHO, E. S. ; PIRES, J. S. ; ROCHA, R. S. . EDUCAÇÃO ESCOLAR E AMBIENTES MIDIÁTICOS: A BUSCA PELA PELA SENSIBILIZAÇÃO DOS SUJEITOS ESCOLARES CONTRA A VIOLÊNCIA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
ENOGRAFIAS NO ANTROPOCENO: caatinga, extinções e ressurgências, Descrição: Como descrever relações locais que articulam humanos, plantas e animais nos desafiadores tempos do Antropoceno, de maneira a elaborar subsídios para compor soluções inovadoras e sustentáveis para os problemas climáticos globais contemporâneos? Esta pergunta norteia os esforços interdisciplinares desta pesquisa etnográfica, como projeto guarda-chuva localizado no conjunto de estudos multiespécies, que reúne antropólogos, sociólogos, biólogos, estudantes, professores, pedagogos, arquitetos e urbanistas, funcionários públicos e pessoas de grupos sociais da caatinga. Juntos, eles buscam respostas por meio de relações-vínculos com araras, onçao, palmeiras, peças de artesanato, rios e outros seres da caatinga. Com inspiração em Dnna Haraway, o foco da equipe de pesquisa é ficar com o problema, escapando da sedução de um passado apavorante ou paradisíaco e um futuro apocalíptico ou salvador. Em termos de campo etnográfico, duas áreas da caatinga são definidas como espaço-tempo da etnografia: o Parque Nacional Boqueirão da Onça e a Estação Ecológica Raso da Catarina, juntamente com os seus entornos. Esses locais do estado da Bahia, Brasil se conectam por meio de um conjunto de práticas de conservação da biodiversidade (especificamente de aves e onças), conflitos socioambientais, turismo de experiência, artesanato etc; as quais envolvem deslocamento de humanos e não humanos. Prevista para ser realizada ao longo de 10 anos (2022-2032), os diferentes integrantes da pesquisa desenvolverão seus trabalhos em locais das cidades que integram as áreas: Jeremoabo, Canudos, Euclides da Cunha, Paulo Afonso, Santa Brígida, Campo Formoso, Juazeiro, Umburana, Sobradinho e Sento Sé. Trata-se de um entrelaçamento de seres, tempos e significados constantemente feitos (portanto, inacabados) por relações que tecem histórias dos modos de habitar a caatinga. Esta pesquisa também visa formar pesquisadores etnógrafos sensíveis à problemática de extinções de espécies e aos esforços de ressurgência, estudantes engajados em projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão e curso de graduação, dissertações de mestrado, teses de doutorado e estágios pós-doutorais, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Da UNEB, participam docentes e discentes dos cursos de Graduação em Turismo e Hotelaria e Ciências Contábeis, ambos do Campus I, e Ciências Biológicas do Campus VI, além dos Programas de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) e em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH). Da UFBA, participam docentes e discentes do Curso de Graduação em Ciências Sociais, do Bacharelado em Humanidades e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS). Da UEPB, participam docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECM)... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Robson de Cássio Santos Dourado - Integrante / Elizeu Pinheiro da Cruz - Integrante / Thais Ferreira da Silva Costa - Integrante / Iara Maria de Almeida Souza - Coordenador / GABRIEL DE JESUS LEAO - Integrante / Tainara de Jesus Santos - Integrante / Wesliton Dourado Almeida - Integrante / Natália Silva Souza - Integrante / Márcia Adelino da Silva Dias - Integrante / Renata Coppieters Oliveira de Carvalho - Integrante / Arina Borges Vital e Silva - Integrante / Mariane dos Santos Silva - Integrante.
-
2022 - Atual
CAATINGA, DESENVOLVIMENTO, AVES E EXTINÇÕES: uma etnografia de insurgências ecológicas em torno da conservação da Arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), Descrição: A crescente constatação de que o planeta atravessa uma crise climática tem colocado a conservação da biodiversidade no centro das agendas internacionais. A despeito das posturas negacionistas, há um consenso em torno da necessidade de proteção a fauna e flora. Nomeado de Antropoceno, o momento atual da história do planeta é caracterizado pela forte interferência dos modos humanos de produção, capaz de ameaçar a continuidade da espécie humana e de outras não humanas. Nesse cenário, as ciências sociais voltam-se para questões como relações multiespécies, conflitos socioambientais e conservação do patrimônio natural. O Brasil, que abriga a maior floresta tropical do mundo ao norte do seu território (a Floresta Amazônica) e um bioma exclusivo ao nordeste (a Caatinga) no nordeste, constitui um local privilegiado para o estudo das dinâmicas de destruição e conservação da biodiversidade em tempos de mudanças climáticas, considerando seus aspectos sociais, políticos, culturais, religiosos, econômicos e científicos. Essas investigações permitem compreender de que forma o enredamento humano e seus projetos de desenvolvimento incidem sobre a questão climática. A presente pesquisa, de longa duração (2022-2032), combina etnografia dos conflitos e etnografia multiespécies, concentrando-se no Raso da Catarina, região centro-leste da Caatinga. Seu foco é a convivência entre grupos humanos e a Arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari), ave endêmica da Caatinga, em conflitos interespecíficos envolvendo o uso do território e a conservação da biodiversidade. O objetivo é compreender como os modos científicos e tradicionais de interação com essa espécie geram conhecimentos e práticas de preservação e, sobretudo, de que forma tais conhecimentos e práticas refletem regularidades na forma como os humanos lidam com a Caatinga. Como resultados, espera-se produzir indicadores etnográficos acerca da conservação da Arara-azul-de-lear, bem como avaliar as consequências dessas práticas para o desenvolvimento regional, envolvendo artesanato, turismo e agricultura de subsistência. Com isso, a pesquisa busca contribuir não apenas para a compreensão dos conflitos e das práticas de conservação, mas também para reflexões sobre políticas públicas e a proteção efetiva da biodiversidade no contexto do Antropoceno.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Robson de Cássio Santos Dourado - Integrante / Elizeu Pinheiro da Cruz - Coordenador / Thais Ferreira da Silva Costa - Integrante / Iara Maria de Almeida Souza - Integrante / GABRIEL DE JESUS LEAO - Integrante / Isabela Ramos Barreto - Integrante / Lavínia Élen Dias dos Santos - Integrante / Pohema Profeta de Araújo de Jesus - Integrante / Tainara de Jesus Santos - Integrante / Camila Silva de Jesus - Integrante / Wesliton Dourado Almeida - Integrante / Natália Silva Souza - Integrante / Pedro Henrique Gomes Santos - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2014
Instituto de Educação Anísio TeixeiraVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 3
Outras informações:
Atuou no Programa Federal " MAIS EDUCAÇÃO" através do Instituto de Educação Anisio Teixeira- Caetité/BA, no desenvolvimento de oficinais de Promoção a Saúde e Prevenção de Doenças e Agravos no Currículo Escolar com foco em estudantes do Ensino Fundamental II.
2012 - 2013
Cooperação para Desenvolvimento e Morada HumanaVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto de plantas medicinais do Alto Sertão, que tem como parceiros- CATAVENTO- renova energia, a Universidade do Estado da Bahia- DCH-VI , e Movimento de mulheres Camponesas de Caetité-Ba. A atuação é voltada para o resgate da flora medicinal da Caatinga, principalmente para comunidades rurais.
2015 - 2021
Centro Educacional de LaçosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências CH 20 horas
2025 - Atual
Centro Educacional de TanhaçuVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gestor Escolar, Carga horária: 40
Atividades
-
04/2015 - 12/2015
Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia; (Nas turmas de Educação de Jovens e Adultos)
2017 - 2018
Colégio Estadual Antonio Carlos MagalhãesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Regime Especial de Direito Administrativo, Carga horária: 20
Atividades
-
10/2017 - 02/2018
Ensino,,Disciplinas ministradas, Química CH 20 horas
2018 - 2018
Colégio Estadual Costa e SilvaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Regime Especial de Direito Administrativo, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2018 - 06/2018
Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia CH 20 horas
2018 - 2022
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, CAMPUS XVIIVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto no DCHT XVII, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Ciências CH 60 horas, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências CH 60 horas, Bioética CH 45 horas
-
03/2021 - 07/2021
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação de Jovens e Adultos CH 60 horas, Educação Ambiental CH 60 horas, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências CH 60 horas
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental CH 60 horas, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências CH 60 horas, Sexualidade e orientação sexual CH 60 horas
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental CH 60 horas, Tópicos em Biologia e Educação CH 30 horas, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências CH 60 horas
-
07/2018 - 12/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tec II Sexualidade e Orientação sexual CH 45 horas, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências CH 60 horas, Educação Ambiental CH 60 horas
-
07/2018 - 12/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII - BA - Brasil.,Cargo ou função, Membro da Comissão de análise de AACC.
2022 - 2024
Escola Municipal Maria Rogaciana da SilvaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: 20, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2021
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências CH 20 horas
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ROBSON DE CASSIO SANTOS DOURADO e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?