Luiz Gilberto Kronbauer

Graduado em Filosofia pela FAFINC (1982), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Coordenou os Cursos de Graduação em Filosofia da Unisinos e do Unilasalle, de 1994 a 2000. Atuou como professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação -Mestrado- do Unilasalle. Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, lotado no departamento de Fundamentos da Educação. Coordenou o Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional - Graduação. É Professor do PPG-Educação do Centro de Educação da UFSM e Pesquisa acerca das implicações epistemológicas e éticas da educação - Epistemologia e Educação e desenvolve pesquisa sobre Formação de Professores de Filosofia e a Percepção dos estudantes do Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional acerca das necessidades, da importância e das implicações epistemológicas e metodológicas da formação docente para atuação na Educação Profissional. Projeto atual de pesquisa - Razão Moderna, Liberalismo e Formação da consciência moral - Do sujeito epistemológico desprendido ao sujeito moral indiferente. Tem larga experiência na área de Filosofia, com ênfase na Ética Clássica e interfaces entre filosofia e educação, ética e gestão. Referenciais: dialética, fenomenologia e hermenêutica. É Editor de Sessão da Revista Educação UFSM, Qualis A1.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

1998 - 2002

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: DA IDÉIA DE PESSOA À CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA - O Pensamento Filosófico e Educativo de Ernani M. Fiori
Dr Balduino Andreola. Palavras-chave: CULTURA POPULAR; Educação Popular; Ideia de Pessoa.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Filosofia

1984 - 1986

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA OBRA DE PAULO FREIRE,Ano de Obtenção: 1987
Dr Urbano Zilles.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Filosofia

1980 - 1982

Faculdade de Filosofia N S da Imaculada Conceição

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1994 - 1994

Extensão universitária em Introdução à Microinformática. (Carga horária: 7h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

1992 - 1992

Extensão universitária em Integração Para Professores 1ª Etapa. (Carga horária: 8h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

1991 - 1992

Atualiz de Profº em Teorias de Aprend, Met de Ensi. (Carga horária: 40h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Profissional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Formação de professores.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Kronbauer, Luiz Gilberto ; KRONBAUER, L. G. . VI Seminário Nacional Diálogos co Paulo Freire: Ediuação, culturas e resistência na sociedade contemporânea. 2012. (Outro).

KRONBAUER, L. G. . IV Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Educação e Intercultura. 2010. (Outro).

KRONBAUER, L. G. ; KRONBAUER, L. G. . IV Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Educação e Intercultura. 2010. (Outro).

KRONBAUER, L. G. ; SANTOS, A. C. ; PIRES, C. M. P. ; HELFER, Inácio . IV Colóquio Nacional de Filosofia da História e X Colóquio de Filosofia Unisinos. 2007. (Outro).

KRONBAUER, L. G. ; HELFER, Inácio ; RUIZ, C. M. M. B. . IV Colóquio de Filosofia: A tensão ( irre )solúvel entre ética e política. 2001. (Outro).

KRONBAUER, L. G. ; BRIZOLLA, J. S. . Semana Acadêmica Questões-Limites da História e da Filosofia. 1998. (Outro).

KRONBAUER, L. G. ; BICHELS, Á. ; TEIXEIRA, J. M. S. ; LARA, J. J. F. ; FABRE, M. F. ; DUTRA, M. ; ALBUQUERQUE, P. P. . Encontro Formação Política na Perspectiva do Humanismo Social Cristão. 1998. (Outro).

KRONBAUER, L. G. . Seminário sobre Fenomenologia e Hermenêutica. 1997. (Outro).

KRONBAUER, L. G. . Semana Acadêmica de Filosofia - Fenomenologia e hermenêutica. 1996. (Outro).

KRONBAUER, L. G. . Ciclo de Debates sobre Filosofia Contemporânea. 1996. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire.Multiculturalidade diante da ?cultura e da educação popular. 2012. (Seminário).

IV Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Educação e Intercultura.Freire e a Movimentação Filosófica Contemporânea. 2010. (Seminário).

V CINFE-Congresso Internacional de Filosofia e Educação. As Histórias em Quadrinhos e o papel dos Super-Heróis na Educação Moral das Crianças, na perspectiva da ética aristotélica.. 2010. (Congresso).

V Congresso Internacional de Filosofia e Educação. Educação e autoridade: questão da disciplina na perspectiva kantiana e psicanalítica.. 2010. (Congresso).

Congresso Internacional de Educação (6. : 2009 : São Leopoldo, RS) -Educação e Tecnologia: sujeitos (des)conectados..Revalorização da Educação Popular - A virada linguístico-pragmática e a virtude política das 'palavras geradoras'. 2009. (Seminário).

I Colóquio Sul BrasileiroDe Ensino de Filosofia.Filosofia e Ensino como Experiência Hermenêutica. 2009. (Simpósio).

Seminário Interdisciplinar: Educação e Direitos Humanos..Educação e a Pobreza. 2009. (Seminário).

XI Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire.Diálogos sobre a copnscientização como passagem para a literalidade. 2009. (Oficina).

I Seminário Nacional de Educação Básica.Jürgen Habermas e a democratização do Imperativo Categórico. 2008. (Seminário).

Simpósio Internacional O Ano de 1968: Permanências e Mudanças.Transdisciplinaridade e Formação Intersubjetivas das Subjetividades. 2008. (Simpósio).

VIII Simpósio sul-brasileiro sobre ensino de filosofia: filosofia Formação docente e cidadania.Problemas e Perspectivas na Formação de Professores(as) de Filosofia.. 2008. (Simpósio).

X Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire.Significado e importância do conceito de ?consciência?.. 2008. (Outra).

Atividade Integradas de Extensão - IV Edição.Implicações epistemológicas e éticas na formação de docentes. 2007. (Outra).

II Congresso Internacional Filosofia e Universidade; VII Simpósio sul-brasileiro sobre filosofia e ensino.Entre Filosofia e Sociedade - contribuições do professor Fiori para o ensino de filosofia. 2007. (Oficina).

Semana Filosofica 2007.O Pensamento Filosófico e educativo de Ernani M. Fiori. 2007. (Seminário).

Semana Filosófica 2007.O Pensamento Filosófica e Educativo de Ernani Maria Fiori. 2007. (Seminário).

IX Forum Permanente de Educação Lassalista.Um Olhar Filosófico - Da trama dos Discursos à Tessitura das Práticas. 2006. (Outra).

I Seminário Internacional sobre Filosofia e Educação: Subjetividade, Intersubjetividade no âmbito da Fundamentação da Práxis Pedógica.Metafísica, Ética e Educação - Homenagem a Ernani Maria Fiori. 2003. (Seminário).

II Simpósio Sul-Brasileiro sobre Ensino de Filosofia e IV Encontro de Cursos de Filosofia do Sul do Brasil: Filosofia e Ensino em Debate.Fiori: a linguagem, o pensar e a práxis. 2002. (Simpósio).

III Fórum de Estudos.III Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire. 2001. (Outra).

Encontro de Professores de Filosofia.Formação de Professores de Filosofia. 1999. (Oficina).

I Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire. 1999. (Outra).

II Fórum Capacitação Docente no Uso de Novas Tecnologias. 1999. (Outra).

Simpósio internacioanl Teologia e Humanismo Social Cristão. 1999. (Simpósio).

Congresso Internacional de Educação Paulo Freire: Ética, Utopia e Educação. Congresso Internacional de Educação Paulo Freire: Ética, Utopia e Educação. 1998. (Congresso).

I Colóquio de Filosofia Desafios da Ética Hoje.Seminário Local I Colóquio de Filosofia Desafios da Ética Hoje. 1998. (Seminário).

Encontro Regional LDB: Implicações e Perspectivas - II Etapa.Encontro Regional LDB: Implicações e Perspectivas - II Etapa. 1997. (Encontro).

Seminário Visão Inaciana da Educação: desafios hoje. 1997. (Seminário).

Encontro Nacional de Professores de Teologia e de Cultura Religiosa nas Instituições de Ensino Superior.Encontro Nacional de Professores de Teologia e de Cultura Religiosa nas Instituições de Ensino Superior Católicas. 1996. (Encontro).

XI Encontro Estadual de Comissões de Vestibular do RS.XI Encontro Estadual de Comissões de Vestibular do RS. 1996. (Encontro).

A Ética do Discurso e a Filosofia Latino Americana da Libertação.IV Seminário Internacional A Ética do Discurso e a Filosofia Latino Americana da Libertação. 1993. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Damaris Wehrmann Robaert

KRONBAUER, L. G.; DRUGG, A. M. S.; Henz, Celso Ilgo; de Oliveira, Valeska Maria Fortes. Psicanálise, Educação e Formação Inicial de Profesores: Desafios, Articulações e Conteribuições Possíveios. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Camila da Rosa Pirigi

Henz, Celso Ilgo; ANDREOLA, Balduino Antonio;KRONBAUER, L. G.; de Oliveira, Valeska Maria Fortes. Auto(trans)formação permanente de Professores(as) NOS Epaços Socioeducativos - contribuições acerca da Humanização e Cidadania. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Patrícia Dalmaso Poglia

KRONBAUER, L. G.; MEDEIROS, V. L. C.; de Oliveira, Valeska Maria Fortes; Henz, Celso Ilgo. A Escola como Espaço/Tempo de Auto(trans)formação permanente e mudança da prática docente. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Clea Lucia da Silva Ossanes

KRONBAUER, L. G.; OLIVEIRA, A. R.; PEREIRA, V. A.; OLIVEIRA, N. A.. Autoridade e sedução na pedagogia de Rousseau: de mãos dadas com a hermenêutica criativa do homem. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Dirceu Adolfo Dirk

KRONBAUER, L. G.; CUNHA, J. L.; RASIA, G. L. S.; VEIGA, A. M. R.. O Ensino Médio em Instituições Escolares do Rio Grande do Sul e a Formação Integral. 2015.

Aluno: Taiana Flores de Quadros

KRONBAUER, L. G.; CUNHA, J. L.; Lopes, Dilmar Luiz; Brum, Ceres Karan. VIDA DE MULHERES NEGRAS, PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Luiz Renato de Oliveira

Henz, Celso Ilgo; Pereira, Thiago Agrassia;KRONBAUER, L. G.. Formação Permanente de Educadores na modalidade EJA - Os projetos temáticos como possibilidade de trabalho com jovens e adultos a partir de suas leituras de mundo. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Gelson Vanderlei Weschenfelder

ANDREOLA, Balduino Antonio; Colling, Ana Maria; PAULY, E. L.;KRONBAUER, L. G.. Aspectos Educativos das Histórias em Quadrinhos de Super-Heróis e sua Importância na Formação das Consciência Moras, na perspectiva da Ética Aristotélica das Virtudes.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Ivone Rupolo

KRONBAUER, L. G.. Relação dialética entre a teoria e a prática na formação docente. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Simone Sonza Basso

KRONBAUER, L. G.; ANDREOLA, Balduino Antonio; Colling, Ana Maria. A metodologia baseada em competências na educação profissional do SENAI. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Juliana Krug Maciel

KRONBAUER, L. G.. Um estudo sobre o direito de acesso a educação no município de Canoas no ano de 2007. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Edson Kurylak

KRONBAUER, L. G.; ANDREOLA, Balduino Antonio; REDIN, Euclides. A Formação do Educador pela via corporal. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Clemildo Anacleto das Silva

KRONBAUER, L. G.; ANDREOLA, Balduino Antonio; PAULY, Evaldo Luis; GARIN, Norberto da Cunha. A Contribuição dos temas transversais na educação para o exercício da tolerância. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Ione Castro Rodrigues

KRONBAUER, L. G.; ANDREOLA, Balduino Antonio; ADOLFO, Luiz Gonzaga Silva; MELO, Adriana Zawada. Autonomia Universitária na Constituição Federal de 1988 - para um saber democrático e reflexivo. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Élio Valandro

STRECK, Danilo Romeu;KRONBAUER, L. G.; PAULY, Evaldo Luis; SILVA, Gilberto Ferreira. CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR E PECULIARIDADES DA CULTURA POPULAR. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Adriana Zamberlan

Maciel, Adriana M. da Rocha; BOLZAN, D. P.; ROMANOWSKI, J. P.; Cunha, Maria Izabel da;KRONBAUER, L. G.. A Constituição da Docência na Ambiência Complexa dos Institutos Federais - Construindo redes de (trans)formação.. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Maria Rosângela Silveira Ramos

KRONBAUER, L. G.; Henz, Celso Ilgo; BOLZAN, D. P.; GUSTSACK, Felipe; ROMANOWSKI, J. P.; de Oliveira, Valeska Maria Fortes. PIBID em Química e Biologia do IFFAR: Entr-lugar de Auto(trans)formação Permanente Docente. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Mônica Santin

KRONBAUER, L. G.; CUNHA, Jorge Luiz da; LECHNER, Elsa; MEURER, Ane Carine; PRETTO, V.. Os Reflexos, Simbólicos e Imagéticos, do Espelho de Héracles em nós: as (res)signifações afloradas da (auto)refrexão dobre as trajetórias de foramção docente. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Maria Rosângila Silveira Ramos

Henz, Celso Ilgo; GUSTSACK, Felipe; ROMANOWSKI, J. P.;KRONBAUER, L. G.; de Oliveira, Valeska Maria Fortes. PIBID de Química e Biologia do IFAR: Entre-lugar de auto(trans)formação permanente docente. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: André Luiz de Oliveira Fagundes

Barcelos, Valdo; Dalbosco, Cláudio A.; Mühl, Eldon H.; CUNHA, J. L.;KRONBAUER, L. G.. A Dimensão do Trágico na Formação Docente Pela Força Estético-Formativa do Testemunho. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Cléia dos Santos Moraes

Wizniewsky, José G; Guimarães, Gisele Martins; RIBEIRO, C. M.; HILLIG, C.;KRONBAUER, L. G.. A Trajetória da Comunidade Científica do PPGEx e a emergência de novo paradigma para a Extensão Rural. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Mario Bueno Ribeiro

KRONBAUER, L. G.. Andarilhagens pelo mundo - Paulo Freire no Conselho Mundial de Igrejas (CMI). 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Teologia) - Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Teologia.

Aluno: Rogéiro Foschiera

Ferraro, Alceu R.;KRONBAUER, L. G.; HERMANN, N.; WACHS, M. C.. Autenticidade e Educação em Charles Taylor. 2008. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdade EST.

Aluno: Cassiano Telles

KRONBAUER, L. G.; Zoboli, Fabio; Barcelos, Valdo; Antunes, Helenise Sangoi; KRUG, Hugo N.. Percepções na Docência em educação Física: A formação do ser professor como foco de estudo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: João Batista Lima de Souza

Pereira, Marcelo de Andrade;KRONBAUER, L. G.. O Corpo em Litígio: RElações de Poder e Saber na Formação superior em Dança e Educação Física.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Juliano de Melo da Rosa

KRONBAUER, L. G.; CUNHA, Jorge Luiz da; RIBEIRO, José Iran; Pacheco, Cláudia Regina Costa; SCHMITZ Filho, A. G.; Souza, Elizeu Clementino de. O CEFD/UFSM an Atribuição de Significados à Educação Física Escolar.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Mônica Santin

KRONBAUER, L. G.; CUNHA, J. L.; MEURER, Ane Carine; BENITES, Suzete Nechi; PRETTO, V.. As Imagens de Héracles Espelhadas na Memórias das Práticas Docentes: a (res)significação dos saberes frente a cultura dos contextos educativos.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Adriana Zamberlan

KRONBAUER, L. G.; VEIGA, A. M. R.; Barbiero, Danilo R.; Cunha, Maria Izabel da; Ramanowsky, Joana Paulim. A Ambiência Complexa dos Institutos Federais de Educação: Construindo Redes de (Trabs)Formação Docente.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Joana Elisa Rower

KRONBAUER, L. G.; CUNHA, Jorge Luiz da; Ferreira, Liliana Soares; Ferreira, Adir Luiz. A abordagem (auto) biográfica como dispositivo de pesquisa-formação em Sociologia no Ensino Médio: fundamentação e possibilidades práticas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Cinara Dalla Costa Velasquez

KRONBAUER, L. G.; CUNHA, Jorge Luiz da; Pacheco, Cláudia Regina Costa; Ferreira, Liliana Soares. Memórias da Escola N. Senhora de Lourdes: narrativas da experiência educativa em uma escola confessional católica. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Patrício Ceretta

KRONBAUER, L. G.; Henz, Celso Ilgo; de Oliveira, Valeska Maria Fortes; SUSIN, L. C.. A ética na Formação de Professores da Educação Básica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Dulce Mörschbächer

Pereira, Marcelo de Andrade; MOSCHE, S. Z.;KRONBAUER, L. G.. Do Outro e do Comum em Tzvetan Todorov: Contribuiç~eos para a pesquisa educacional. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Dirceu Adolfo Dirk

KRONBAUER, L. G.; CUNHA, J. L.; VEIGA, A. M. R.; RASIA, G. L. S.. O Ensino Médio em Intituições Escolares do RS e a Formação Humana Integral. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Eucledes Fábio Casagrande

Rudinei Müller; Hammes, Itamar;KRONBAUER, L. G.. A Educação em kANT. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: ELAINE MARIA OLIVEIRA DE OLIVEIRA

Rudinei Müller; Hinrichesen, Luiz Evandro;KRONBAUER, L. G.. A Ética e a Estética em Paulo Freire. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Rodinei Mendes

KRONBAUER, L. G.Rudinei Müller; Hinrichsen, Luís Evandro. O Conceito de Prudência em Aristóteles. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Wilmar da Silva

Rudinei MüllerKRONBAUER, L. G.. Ética e Política em Maquiavel. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Adriane Francisco do Canto

KRONBAUER, L. G.; MLLER, R.. Da Condição de submissão da Mulher à igualdade de Gênero em Simone de Bouvoir. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Rita de Cássia Fraga Machado

STRECK, Danilo Romeu;KRONBAUER, L. G.. Desenvolvimento e Nação: uma proposta a partir de Álvaro Vieira Pinto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Francisco Moraes de Souza

Vaz, Neusa;KRONBAUER, L. G.. A Filosofia americana a partir de nosso contexto histórico e continental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Peterson da Rosa Costa

Rudinei MüllerKRONBAUER, L. G.; Hinrichesen, Luiz Evandro. O Filosofar expresso pelo corpo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas.

Fontana, Hugo; PEREIRA, A. R.;KRONBAUER, L. G.. Concuros Público para Professor Substituto. 2013.

KRONBAUER, L. G.; Sardi, Sérgio Augusto. Comissão examinadora do Concurso Público nº 418 - professor. 2004. Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Camargo, Odete Magalhães de;KRONBAUER, L. G.. Núcleo Docente Estruturante di Curso de Pedagogia Noturno. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

Maciel, Adriana M. da Rocha; Cechin, Andreia Forgiarini;KRONBAUER, L. G.. Núcleo Docente Estruturante - NDE do Programa Especial de Graduaçõ - Formação de Porfessores para a Educação Profissional. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

ANDREOLA, Balduino Antonio; Ratto, Cleber G.; Hinrichsen, Luís Evandro;KRONBAUER, L. G.. Fracasso Escolar: Estudo com dependentes de substâncias psicoativas no CAPS AD Nordeste - Canoas - RS. 2012. Universidade La Salle - Canoas.

KRONBAUER, L. G.; Quadros, Caudemir de; Pereira, Ascicio dos Reis. Presidente da Comissão de Elaboração e Encaminhamento do Projeto Pedagógico do Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Malvina do Amaral Dorneles

DORNELES, Malvina do Amaral; ANDREOLA, B. A.; HERMANN, N.; AQUINO, M. F.; GHIGGI, G.. Da Idéia de Pessoa à Proposta Educativa - o pensamento filosófico e pedagógico de Ernani Maria Fiori. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Balduino Antonio Andreola

ANDREOLA, B. A.; AQUINO, M. F.;GHIGGI, Gomercindo; PRESTES, N. H.; DORNELES, M.. Da Idéia de Pessoa à Proposta Educativa: O pensamento filosófico e pedagógico de Ernani Maria Fiori. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marcelo Fernandes de Aquino

AQUINO, M. F. de; ANDREOLA, Balduino Antônio; HERMANN, Nadja; DORNELES, Malvina Do Amaral; GHIGGI, Gomercindo. Da Idéia de Pessoa 'a proposta educativa'. O pensamento Filosófico e Pedagógico de Ernani Maria Fiori. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marcelo Fernandes de Aquino

KRONBAUER, L. G.;AQUINO, M. F. de. Educação como Exigência da Idéia de Pessoa - Porque, para Fiori, a Educação Autêntica é Necessáriamente Popular. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marcelo Fernandes de Aquino

AQUINO, M. F. de. Educação como exigência da Idéia de Pessoa - Porque, para Fiori, a Educação Autêntica é Necessariamente Popular. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nadja Mara Amilibia Hermann

HERMANN, N. M. A.. Da idéia de pessoa à proposta educativa - o pensamento filosófico e pedagógico de Ernani Maria Fiori. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nadja Mara Amilibia Hermann

HERMANN, N. M. A.. Educação como exigência da idéia de pessoa - Porque, para Fiori, a educação autêntica é necessariamente popular. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Gomercindo Ghiggi

GHIGGI, G.ANDREOLA, Balduíno AntonioHERMANN, N.AQUINO, M. F.DORNELES, M. A.. Da Idéia de Pessoa à Proposta Educativa: Pensamento Filosófico e Pedagógico de Ernani Maria Fiori. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Joaquim Clotet Martí

CLOTET. A conscientização no Pensamento de Paulo Freire. 1986. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maricélia de Almeida Vieira

Qualidade de vida e saúde emocional de docentes do ensino superior: reconhecimento do outro; ; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);

Agnaldo Mesquita de Lima Junior

Processos Auto(trans)formativos na formação inicial docente em Letras; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Cassiano Telles

PERCEPÇÕES NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A FORMAÇÃO DO SER PROFESSOR COMO FOCO DE ESTUDO; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Neusa Dendena Kleinubing

A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COMO MODO DE COMPREENDER A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNOCHAPECÓ: O ESTÁGIO NO HORIZONTE DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA DE GADAMER; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);

Ceretta, Patrício

A Ética na Formação de Professores da Educação Básica; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Damaris Wehrmann Robaert

Psicanálise, Educação e Formação Inicial de Professores: Desafios, Articulações e Contribuições Possíveis; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Patrícia Dalmaso Poglia

A Escola como Espaço/Tempo de Auto(trans)formção permanente e mudança da prática docente; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Gelson Vanderlei Weschenfelder

ASPECTOS EDUCATIVOS DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE SUPER-HERÓIS E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA MORAL, NA PERSPECTIVA DA ÉTICA ARISTOTÉLICA DAS VIRTUDES; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas,; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Simone Sonza Basso

A Metodologia Baseada em Competências na Educação Profissional do SENAI; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas,; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Ivone Rupulo

A Dailética entre Reoria e Prática na Formação Docente; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas,; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Edson Kurilak

A Formação Pessoal de educadores pela via Corporal; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas,; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Ione de Castro

A Autonomia Universitária na constituição de 1988; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas,; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Graziele Tassi Gomes

Filosofia na sala de aula; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em A Filosofia e seu ensino) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Élvio Eduardo Erdmann

O desafio de ser Escola confessional em meio ao plurslismo religioso; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Religiões, religiosidade e Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Élvio Eduardo Erdmann

O desafio de ser Escola confessional em meio ao pluralismo religioso; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Religiões, religiosidade e Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

ELAINE MARIA OLIVEIRA DE OLIVEIRA

A Ética e a Estética em Paulo Freire; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Jaison Bosa

A Pessoa e a Educação em Emanuel Mounier; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Adriane Francisco do Canto

Da condição de submissão da mulher à igualdade de gênero; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Lucas Costa Roxo

Experiência, Linguagem e Mundo na perspectiva de Gadamer; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Reginaldo Pereira de Oliveira

A Relação entre Experiência e Educação em John Dewwey; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Márcio Weber

Livre-arbítrio e moralidade em Santo Agostinho; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Francisco Wenceslao Acuña Llorens

A Justiça Social em Rawls: uma questão ético-política; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Ivan Ricardo Machado

Aprender filosofia: acesso à compreensão filosófica de si mesmo e do mundo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Luiz Alberto Weber

Ética das Virtudes segundo Aristóteles; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Eliseu Braz Santos de Oliveira

Sobe a Legitimação do Poder; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Aline Sauthier Feltrin

Nietzsche e a questão da culpa; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Joel dos Santos Gonçalves

Ética e Ecologia: uma necessidade; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Sandro Arlei Gerreiro

Reflexões sobre a relação entre Liberdade e Moralidade; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Éder de Souza Felipe

Thomas Hobbes e aconcepção de Estado como última instância de controle social; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

O medo na concepção política de Hobbes

Vanusa Pinheiro da silva; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

José Deon

Edgar Morin: Complexidade, Educação e Cidadania; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Vera REgina Luz Cierakowski

A Vontade como raiz da Metafísica e da conduta humana; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Taís Raquel Knebelkamp

Filosofia e Educação: um diálogo interdisciplinar; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Cleverson Metsen

Educação para o pensar - Filosofia em sala de aula; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Ernani José Fick

Bases filosóficas da proposta educativa de Paulo Freire; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Marcelo Alexandre de Azevedo

A Filosofia da Práxis e o Materialismo Histórico; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Darliane Adriana Müller

Peter Singer - Reivindicando a igualdade entre homens e animais; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Everson Luis Felipe

O ideal iluminista e a justificação da educação; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Carlos Mario sivano

A Filosofia Moral de Kant no contexto da modernidade; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Felipe André Angst

Da filosofia do ser à concepção de educação; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Marcelo Luís Reichert

Idéia de educação em Ernani Maria Fiori; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Maria Teresa Licks Machado

Filosofia e Educação: Uma abordagem a partir da ótica Platônica; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Jane Terezinha Segaspini

Repensando o Poder; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Mirna Diefenbach

A Filosofia Prática de Aristóteles; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Elementos dialético-retóricos na filosofia de Aristóteles; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Ademir Ferrnando da Rocha

A questão da liberdade de Kant ao Existencialismo; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Ésio Luis Flores

Ética e Economia; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Marcos Chiamenti

Ética e Economia; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Elisete Luiz Masera

A Função social do Filósofo - agente transformador do social; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Adreane Aenecke

A Filosofia enquanto manifestação suprema do espírito absoluto; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Elisete Luiza Masera

A FUNÇÃO SOCIAL DO FILÓSOFO - REFLEXÕES HISTORICAMENTE CONTEXTUALIZADAS SOBRE O FILÓSOFO ENQUANTO AGENTE TRANSFORMADOR DO SOCIAL; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Thomas Luiz Mariani

SÓCRATES, UM FILÓSOFO QUE DIVIDE A HISTÓRIA DA FILOSOFIA; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

ADREANE ARNECKE

A FILOSOFIA, ENQUANTO MANIFESTAÇÃO SUPREMA DO ESPÍRITO ABSOLUTO; ; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Leocadio Piccinini

A conscientização como alternativa ao individualismo moderno; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Lindomar Corrêa dos antos

A passagem do estado natural para o Estado Político - em Hobbes, Locke e Rousseau; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Nereu Fank

Lima Vaz e as Cartegorias de Estrutura do ser humano; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Cristiane Milbratz Lucas da Silva

O MÉTODO FENOMENOLÓGICO; ; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

João Angelo Lando

ALIENAÇÃO RELIGIOSA EM FEUERBACH; ; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Marli Brum

CONGRUENCIA E INCONGRUENCIA DOS PARADIGMAS DE ARTICULAÇÃO DA ECONOMIA; ; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Lúcio Souza Lobo

O CONCEITO DE SER EM SÃO TOMÁS DE AQUINO; ; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

DIRCEU BOHNENBERGER

AMÉRICA LATINA: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICO FILOSÓFICO; ; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Luiz Carlos Sá de Souza

Breves considerações sobre o Estado em Hobbes; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Lúcio Souza Lobo

O conceito de Ser em são Tomas de Aquino; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Ilda Marques de Freitas

Ética em Emmanuel Levinas; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

GILMAR BECK VIEIRA

O INATISMO E O EMPIRISMO NA FILOSOFIA MODERNA; ; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

DERCIO GIEHL

FEUERBACH E O PROBLEMA DA RELIGIÃO; ; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Edson Moacir Schirmer

LEVINAS E A SUPERAÇÃO DA TRADIÇÃO OCIDENTAL; ; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

JUCELI MELARA

LIBERDADE E ÉTICA; ; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

NARA REGINA DE AZEVEDO AVILA

AS QUESTÕES DAS IDÉIAS EM DESCARTES; ; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

DERCIO GIEHL

Feurebach e o problema da religião; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Edson Moacir Schirmer

Levinas e a superação da Tradição Ocidental; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Johnson Marlon Kurtz

Sobre a Revolução Copernicana: como Kant a operou na Crítica da Razão Pura; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

JUCELI MELARA

Liberdade e ética; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Vilson Trevisol

O FIM DO VELHO UNIVERSO EM GALILEU GALILEI; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

ANY MARY ILGES BESSON

GIORDANO BRUNO O ITINERÁRIO DE UM PENSADOR INSTIGANTE; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

MARIA HELENA LORSCHEITER

FILOSOFIA LATINO-AMERICANA E FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Elisete dos Santos Souza

O Construtivismo e a Educação; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Dario Della Giustina

Humanismo e cidadania grega; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Alfredo Rone Prado Oliveira

O HOMEM ESTÁ CONDENADO A SER LIVRE; ; 1994; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Izanir Zandoná

A Filosofia de Gabriel Marcel; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Paulo Fossatti

Educação e Valores; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Élvio Duarte de Souza

Noções básicas e aplicação prático-política na filosofia de Enrique Dussel; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Arlei de Espíndola

Fundamento da desigualdade entre os homens segundo Jean-Jacques Rousseau; 1992; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Denise Arlete Sommer Klein

Da metafísica da Alteridade à Ética Social; 1992; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Joao Antonio da Silveira Fagundes

Perspectiva para uma ética da alteridade; 1992; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Andréia Maya Rapone

A Liberdade em Erich Fromm; 1992; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Viviane Bresolin

Ética no Ensino de Primeiro e Segundo Graus; 1992; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Arlete Simon

Possibilidades de uma nova relação masculino-feminino; 1991; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Luiz Dal Moro

A Mulher numa sociedade machista e o projeto erótico de Dussel; 1991; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Renato Miguel Wilges

Esboço de uma antropologia Filosófica; 1991; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Benício Backes

Forma de dominação e possibilidades para libertação; 1990; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Egídio Kuhn

O Fenômeno Religioso e a Religião Cristã; 1990; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Luiz Gilberto Kronbauer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Urbano Zilles

A conscientização do pensamento de Paulo Freire (fundamentos filosóficos e o processo de viabilização); 1986; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Urbano Zilles;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CERRETA, P. ; ALBERTON, Josicler O. ; KRONBAUER, L. G. . Hermenêutica e Arquitetura: contribuições para formação de professores.. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. XXX, p. xI-IXI, 2019.

  • KRONBAUER, L. G. ; KRUG, Hugo N. ; TELLES, C. . A CRENÇA DOGMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM O SER PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 12, p. 273-289, 2018.

  • KRONBAUER, L. G. ; KRUG, Hugo N. ; TELLES, C. . A CRENÇA DOGMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM O SER PROFESSOR NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA. REVISTA COCAR (UEPA) , v. 12, p. 273-289, 2018.

  • SILVA, W. M. ; TELLES, C. ; KRONBAUER, L. G. . EDUCAÇÃO E NEOLIBERASMO NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE AS IMPLICAÇÕES NA PROFISSÃO DOCENTE. QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO , v. 19, p. 145-159, 2017.

  • KRONBAUER, L. G. . Heidegger e a questão da técnica: como habitar poeticamente a terra na era tecnológica. Thaumazein (Santa Maria) , v. 8, p. 25-38, 2015.

  • KRONBAUER, L. G. ; Rudinei Müller . O Potencial Crítico-Social da concepção de Educação Popular dos Professores Paulo Freire e Ernani M. Fiori em diferenciação à tendência conservadora da Filosofia de Jürgem Habermas. Signos , v. 1, p. 9-22, 2014.

  • KRONBAUER, L. G. . Hermenêutica Filosófica: Perspectivas para a pesquisa em Educação. CADERNOS DE EDUCAÇÃO -UFPEL (ONLINE) , v. 2, p. 54-66, 2013.

  • KRONBAUER, L. G. . FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFESSORES (AS) DE FILOSOFIA E SUA FORMAÇÃO. Thaumazein (Santa Maria) , v. 9, p. 4-17, 2012.

  • KRONBAUER, L. G. . Epistemologia e Currículo - na modernidade e contemporanidade. Revista de Educação, Ciência e Cultura , v. 16, p. 29, 2011.

  • KRONBAUER, L. G. . Autoridade e educação: atualidade da Pedagogia Kantiana.. La Salle (Canoas) , v. 14, p. 11-28, 2009.

  • KRONBAUER, L. G. ; HELFER, Inácio . História do curso de Filosofia da Unisinos. Filosofia Unisinos , São Leopoldo, v. 4, p. 49-66, 2003.

  • KRONBAUER, L. G. . ÉTICA FILOSÓFICA DE LIMA VAZ. Filosofia Unisinos , UNISINOS - SÃO LEOPOLDO, v. 2, n.2, 2001.

  • KRONBAUER, L. G. . RE-LENDO VERDADE E MÉTODO - historicidade, finnitude,compreensão e diálogo pedagógico.. Educação Unisinos , UNISINOS - SÃO LEOPOLDO, v. 3, n.5, p. 151-163, 2000.

  • KRONBAUER, L. G. . TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO. Cadernos de Educação Ufpel, UFPEL - PELOTAS, v. 14, n.n.JAN/JUL, p. 83-95, 2000.

  • KRONBAUER, L. G. . ESCRITOS DE FILOSOFIA IV - LIMA VAZ. Filosofia Unisinos , UNISINOS - SÃO LEOPOLDO, v. 1, n.1, 2000.

  • KRONBAUER, L. G. . DISTINGUINDO A ÉTICA DA MORAL. Revista Estudos Leopoldenses Série Filosofia, UNISINOS - SÃO LEOPOLDO, v. 2, n.2, 1998.

  • KRONBAUER, L. G. . ACERCA DE PAULO FREIRE - Fundamentação Filosófica da Educação. Revista Estudos Leopoldenses Série Educação, UNISINOS - SÃO LEOPOLDO, v. 2, n.3, p. 27-35, 1998.

  • KRONBAUER, L. G. . RELAÇÕES PEDAGóGICAS II ( pais - filhos ). Revista Mundo Jovem, PUC - Porto Alegre, 1997.

  • KRONBAUER, L. G. . PARA UMA FUNDAMENTAÇÃO DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA - fenomenologia existencial. Estudos Leopoldenses , São Leopoldo, v. 149, 1996.

  • KRONBAUER, L. G. . POSSIBILIDADES PARA UMA ÉTICA ECOLÓGICA - perspectivas para a paz e a justiça a partir do pensameto de Emmanuel Levinas. Estudos Leopoldenses , São Leopoldo, v. 127, p. 26-37, 1992.

  • KRONBAUER, L. G. . ATUAL SISTEMA DE ENSINO IMPEDE A EDUCAÇÃO LIBERTADORA. Revista Mundo Jovem, PUC - Porto Alegre, 1990.

  • KRONBAUER, L. G. . O MÉTODO DE EDUCAÇÃO DE PAULO FREIRE. Revista Mundo Jovem, PUC - Porto Alegre, 1988.

  • KRONBAUER, L. G. . ENCONTRO ENTRE A GRAÇAE A HISTÓRIA NO EVANGELHO DE LUCAS. Teocomunicação , PUC - Porto Alegre, 1987.

  • KRONBAUER, L. G. . A DIGNIDADE DO MENOR - Abordagem Filosófica. Teocomunicação , PUC - Porto Alegre, v. 76, 1987.

  • KRONBAUER, L. G. . RELAÇÕES PEDAGÓGICAS I ( professor - aluno ). Revista Mundo Jovem, PUC - Porto Alegre, 1987.

  • KRONBAUER, L. G. . SER LIVRE SEGUNDO GABRIEL MARCEL. Veritas (Porto Alegre) , PUC - Porto Alegre, v. 31, n.122, p. 15-26, 1986.

  • ANDREOLA, Balduino Antonio (Org.) ; KRONBAUER, L. G. (Org.) ; Miguel Alfredo Orth (Org.) ; PAULY, Evaldo Luis (Org.) . FORMAÇÃO DE PROFESSORES - da itinerância das universidades à escola itinerante. 1ª. ed. Ijuí - R/S: UNIJUÍ/RS, 2010. v. 1. 511p .

  • KRONBAUER, L. G. . Ernani M. Fiori - Uma Filosofia da Educação Popular. 1. ed. São Leopoldo/RS: Unisinos, 2003. v. 1. 28p .

  • KRONBAUER, L. G. ; KLEINUBING, N. D. . O ESTÁGIO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA HERMENÊUTICA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E BILDUNG. In: Solange Aparecida de Souza Monteiro. (Org.). Pensando as licenciaturas 3. 1ed.Belo Horizonte: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 76-90.

  • KRONBAUER, L. G. . A Ética na Formação de Professores da Educação Básica. In: Solange Aparecida de Souza Monteiro. (Org.). Inquietações e Proposituras na Formação Docente. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 13-20.

  • KRONBAUER, L. G. . Arqueologia da Consciência. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (Org.). Dicionário Paulo Freire. 4ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2018, v. 1, p. 53-55.

  • KRONBAUER, L. G. . Consciência - Intransitiva, Transitiva Ingênua e Transiitica Crítica. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (Org.). Dicionário Paulo Freire. 4ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2018, v. 1, p. 103-104.

  • KRONBAUER, L. G. . Contradição. Dicionário Paulo Freire. 4ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2018, v. 1, p. 108-110.

  • KRONBAUER, L. G. . Anísio Spíndola Teixeira: itinerários e ideias do educador baiano. In: BARCELOS, Valdo. (Org.). Intérpretes do Brasil - ontem e hoje. 1ed.Santa Maria RS: Editora e Gráfica Caxias, 2018, v. 1, p. 35-50.

  • KRONBAUER, L. G. . Ação-Reflexão. In: STRECK, R. Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. (Org.). Dicionário Paulo Freire. 4ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2018, v. 1, p. 25-26.

  • KRONBAUER, L. G. . Para pensar sobre o Ensino de Ética ou a Educação Moral. In: BRONDANI, Clóvis. (Org.). Ensino de Filosofia: propostas e reflexões. 1ªed.Chapecó - PR: Universidade Federal da Fronteira Sul, 2016, v. 1, p. 61-81.

  • KRONBAUER, L. G. . Acción-Reflexión. In: STRECK, D.; REDIN, E. ZITKOSKI, J.. (Org.). Diccionario Paulo Freire. 1ed.Lima - Perú: Consejo de Educación Popular de America Latina y de Caribe, 2015, v. 1, p. 31-32.

  • KRONBAUER, L. G. . Arqueología de la concientización (arqueología de la conciencia). In: STRECK, D. ; REDIN, E. ; ZITKOSKI, J.. (Org.). Diccionario Paulo Freire. 1ed.Lima - Peru: Consejo de Educación Popular de America Latina y de Caribe, 2015, v. 1, p. 61-63.

  • KRONBAUER, L. G. . Conciencia (intransitiva, transitiva ingenua y transitiva critica). In: STRECK, D.; REDIN, D.; ZITKOSKI, J.. (Org.). Dicionario Paulo Freire. 1ed.Lima - Peru: Consejo de Educación Popular de America Latina y Caribe, 2015, v. 1, p. 103-105.

  • KRONBAUER, L. G. . Contradicción. Diccionario Paulo Ferire. 1ed.Lima - Perú: CEAAL - Consejo de Educación Popular de America Latina y Caribe, 2015, v. 1, p. 116-118.

  • KRONBAUER, L. G. . Gadamer: Hermenêutica Filosófica e Educação. In: Marcos Francisco Martins e Ascísio dos Reis Pereira. (Org.). Filosofia e Educação: Ensaio Sobre Autores Clássicos. 1ed.São Carlos - SP: EduFSCar, 2014, v. 1, p. 327-342.

  • KRONBAUER, L. G. . Da Filosofia da Cultura à Educação Polular - interlocuções com Lima Vaz e Ernani Maria Fiori. In: Balduíno Antonio Andreola; Celso Ilgo Henz ; Gomercindo Ghiggi. (Org.). DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE: ENSAIOS SOBRE EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE. 1ed.Pelotas/RS: Editora e Gráfica Universitária, 2012, v. 1, p. 221-243.

  • KRONBAUER, L. G. . ACTION-REFLECTION. In: Danilo R. Streck; Euclides Redin and Jaime José Zitkoski. (Org.). Paulo Freire Encyclopedia. 1ed.: Rowman & Littlefield, 2012, v. 1, p. 11-13.

  • KRONBAUER, L. G. . ARCHEOLOGY OF CONSCIENTIZATION [ARQUEOLOGIA DA CONSCENTIZAÇÃO] (ARCHEOLOGY OF CONSCIOUSNESS) [ARQUEOLOGIA DA CONSCIÊNCIA] pp 29-31. In: Danilo R. Streck; Euclides Redin and Jaime José Zitkoski. (Org.). Paulo Freire Encyclopedia. 1ed.Hardback: Rowman & Littlefield Publishers, 2012, v. 1, p. 29-31.

  • KRONBAUER, L. G. . CONSCIOUSNESS(Intransistive, Naively Ttransitive, and Critical Transitive). In: Streck, Danilo; Redin, Euclides; Ziertkoski, Jaime.. (Org.). Paulo Freire Encyclopedia. 1ed.Hardback: Rowman & Littlefield Publishers, 2012, v. 1, p. 73-75.

  • KRONBAUER, L. G. . CONTRATICTION. In: Streck, Danilo; Redin, Euclides; Zietkoski, Jaime.. (Org.). Paulo Freire Encyclopedia. 1ed.Hardback: Rowman & Littlefield Publishers, 2012, v. 1, p. 85-86.

  • KRONBAUER, L. G. ; ANDREOLA, Balduino Antonio ; Henz, Celso Ilgo . Paulo Freire e o pensamento Latino Americano. In: Danilo Streck et al.. (Org.). Leituras de Paulo Freire - Contribuições para o debate pedagógico contemporâneo. Brasília/DF: Liber Livros Editora Ltda., 2011, v. , p. -.

  • KRONBAUER, L. G. . Professores(as) de Filosofia e sua Formação. In: Andreola, Balduino A.; Kronbauer, Luiz Gilberto; Orth, Miguel Alfredo; Pauly, Evaldo Luis. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORES - da itinerância das universidades à escola itinerante. 1ªed.Ijuí - R/S: UNIJUÍ - R/S, 2010, v. 1, p. 169-184.

  • PAULY, Evaldo Luis ; KRONBAUER, L. G. . O que a Filosofia pode fornecer como ferramentas teóricas para a garantia dos direitos da infãncia e da adolescência na escola?. In: Avelino da Rosa Oliveira; Gomercindo Ghiggi; Neiva Afonso Oliveira. (Org.). Caleidoscópio: temas da educação e filosofia. 01ed.Pelotas: Editora e Gráfica/UFPEL, 2010, v. 04, p. 211-221.

  • KRONBAUER, L. G. . Ação-Reflexão. In: Srtreck, Danilo R.; Redin, Euclides; Zitkoski, Jaime J. (org). (Org.). Dicionário Paulo Freire. 2ªed.Belo Horizonte: Autêntica, 2009, v. 1, p. 27-28.

  • KRONBAUER, L. G. . Arqueologia da Consciência/Conscientização. In: Danilo R. Streck, Euclides Redin, Jaime J. Zitkoski. (Org.). Dicionário Paulo Freire. 2ªed.Belo Horizonte: Autêntica, 2009, v. 1, p. 47-49.

  • KRONBAUER, L. G. . Consciência: intrasitiva, transitiva ingênua, transitiva crítica. In: STRECK, Danilo R. REDIN, Euclides. ZITKOSKI, Jaime J.. (Org.). Dicionário Paulo Frerie. 2ªed.Belo Horizonte: Autêntica, 2009, v. 1, p. 97-99.

  • KRONBAUER, L. G. . Contradição - verbete. In: Streck, Danilo; Redin, Euclides; Zitkpski, Jaime josé.. (Org.). Dicionário Paulo Freire. 3ªed.Belo Horizonte: Autêntica, 2009, v. 1, p. 107-108.

  • KRONBAUER, L. G. . Filosofia e Ensino como Experiência Hermenêutica. In: Ceppas, Filipe; De oliveira, Paula R.; Dardi, sérgio.. (Org.). Ensino de Filosofia - formação e emancipação. 1ªed.Campinas - S/P: Alínea Editora, 2009, v. , p. 15-29.

  • KRONBAUER, L. G. . Problemas e Perspectivas na Formação de Professores(as) de Filosofia. In: Evaldo A. Kuiava, Idalgo J., Vanderlei Carbobnara. (Org.). Filosofia, Formação docente e Cidadania. Ijuí: Editora Unijuí, 2008, v. , p. 235-250.

  • KRONBAUER, L. G. . Ação-Reflexão. In: Danilo R. Streck, Euclides Redin e Jaime J. Zitkoski. (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, v. , p. 17-19.

  • KRONBAUER, L. G. . Consciência: intrasitiva, transitiva ingênua, transitiva crítica. In: Danilo R. Streck, Euclides Redin, Jaime J. Zitkoski. (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, v. , p. 97-99.

  • KRONBAUER, L. G. . Arquiologia da Consciência/conscientização. In: Danilo R. Streck, Euclides Redin, Jaime J. Zitkoski. (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, v. , p. 47-49.

  • KRONBAUER, L. G. . Entre filosofia e sociedade: contribuições do professor Fiori.. In: Sardi, Sérgio Augusto; Gonzaga de Souza, Draiton e Carbonara, Vanderlei.. (Org.). Filosofia e Sociedade - Perspectivas para o Ensino de Filosofia.. Ijuí/RS: UNIJUÍ, 2007, v. , p. 463-476.

  • KRONBAUER, L. G. . Expressividade e educação. In: Celso Ingo Henz; Gomercindo Ghiggi. (Org.). Memórias, diálogos e sonhos do Educador. Homenagem a Balduino Antonio Andreola. 1ed.Santa Maria/RS: Pallotti -UFSM- UFPel, 2005, v. m533, p. 251-267.

  • KRONBAUER, L. G. . Metafísica, história e educação: a construção intersubjetiva da subjetividade. Legados do professor Ernani Maria Fiori.. In: Cláudio A. Dalbosco; Gerson L. Trombetta; Solange M. Longhi. (Org.). Sobre Filosofia e Educação. Subjetividada-intersubjetividade na fundamentação da práxis pedagógica.. 1ed.Passo Fundo/RS: UPF, 2004, v. s677, p. 230-253.

  • KRONBAUER, L. G. . A filosofia pensa o ser. In: Inácio Helfer; Luiz Rohden; Urbano Scheid. (Org.). O que é Filosofia. São Leopoldo: UNISINOS, 2003, v. 1, p. 97-110.

  • KRONBAUER, L. G. . Conversando sobre Filosofia, Cultura e Educação. Da reflexão sobre a cultura à idéia de universidade.. In: Balduino Antônio Andreola. (Org.). Educação Cultura e Resistência: uma abodagem terceiromundista. 1ed.Santa Maria: Palloti - ITEPA - EST, 2002, v. , p. 97-122.

  • KRONBAUER, L. G. . FIORI: A LINGUAGEM, O PENSAR E A PRAXIS. In: AMÉRICO PIOVESAN; CELSO EIDT; CLAUDIO BOEIRA GARCIA; ESTER Mª DREHER HEUSER; PAULO DENISAR FRAGA. (Org.). FILOSOFIA E ENSINO EM DEBATE. 1ed.IJUI: UNIJUI, 2002, v. , p. 271-294.

  • KRONBAUER, L. G. . O Que é Ética?. O Contemporâneo, Porto Alegre, p. 03 - 03, 23 fev. 2014.

  • KRONBAUER, L. G. . Freire, Fiori, a formação humanística e a filosofia. IHU on-line Revista do Intstituto Humanitas Unisinos, São Leopoldo?RS, p. 18 - 22, 11 jun. 2007.

  • KRONBAUER, L. G. . Método Paulo Freire. Mundo Jovem, PUC-RS Porto Alegre, p. 12 - 13.

  • KLEINUBING, N. D. ; KRONBAUER, L. G. ; TELLES, C. . Estágio na Formação inicial em Educação Física. In: Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Profesores, 2016, Frederico Westphalen. Anais do III Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores : políticas e processos de formação docente no território i. Frederico Westphalen - RS: URI -Frederico Westphalen, 2016. v. 1. p. 1743-1756.

  • KRONBAUER, L. G. ; Rudinei Müller . Condições de Possibilidade da Educação Popular, nos moldes de FREIRE, diante da questão da Filosofia da Consciência e do Sujeito.. In: XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2015, Santa Maria. Anais do XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Santa Maria: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha. -- Santa Maria : IF Farroupilha, 2015. v. 1. p. 1-12.

  • KRONBAUER, L. G. ; KRONBAUER, L. G. . Multiculturalidade diante da ?cultura e da educação popular. In: VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire, 2012, Santa Maria - RS. Anais do VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire. Santa Maria RS: Editora da UFSM, 2012. v. 1. p. 1-8.

  • KRONBAUER, L. G. . Educação e autoridade: questão da disciplina na perspectiva kantiana e psicanalítica.. In: S, 2010, Caxias do Sul. Anais do V CINFE - Congresso Internacional de Filosofia e Educação. Caxias do Sul/RS, 2010.

  • KRONBAUER, L. G. ; Weschenfelder, Gelson . As histórias em quadrinhos e o papel dos Super-Heróis na educação moral das crianças, na perspectiva da ética aristotélica.. In: V CINFE, 2010, Caxias do Sul. V CINFE - Congresso Internacional de Filosofia e Educação. Caxias do Sul/RS: Universidade de Caxias do Sul, 2010.

  • KRONBAUER, L. G. . Revalorização da Educação Popular - A Virada linguístico-pragmática e a Viretude Política das Palavras Geradoras.. In: VI Congresso Internacional de Educação, 2009, São Leopoldo - RS. Educação e Tecnologias - Sujeitos (des)conectados? / Anais do 6. Congresso Inteernacional de Educação. São Leopoldo/RS: Unisinos, 2009. v. 1. p. 1016/1-1017/13.

  • KRONBAUER, L. G. . Diálogos sobre a Conscientização como Passagem para a Literalidade.. In: XI Fórum de Estudo Leituras de Paulo Freire, 2009, Porto Alegre. Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire. Porto alegre: UFRGS?FACED, 2009. v. 1. p. 1-8.

  • KRONBAUER, L. G. . Significado e importância do Conceito de Consciência. In: X Fórum de Estudos: Leitura de Paulo Freire, 2008, São Leopoldo. Anais do X Fórum de Estudos: Leitura de Paulo Freire. São Leopoldo: Oikos, 2008.

  • KRONBAUER, L. G. ; Rudinei Müller . Jürgen Habermas e a democratização do Imperativo Categórico. In: I Simpósio Internacional diálogos na Contemporaneidade: Vertigens do Tempo, 2008, Lajeado. Anais do I Simpósio Internacional diálogos na Contemporaneidade: Vertigens do Tempo. Lajeado: UNIVATES, 2008. p. 261-267.

  • KRONBAUER, L. G. . ÉTICA EM EDUCAÇÃO NUMA SOCIEDADE COMPLEXA. In: III ENEB - Encontro Estadual de Educação Básica, 2007, Canoas. III ENEB - Encontro Estadual de Educação Básica. Canoas: Salles, 2007. v. 1. p. 157-158.

  • Luiz Gilberto Kronbaeur ; KRONBAUER, L. G. . Transdisciplinaridade e Formação Intersubjetiva das subjetividasdes.. In: Simpósio Internacional O ANO 1969: permanências e mudanças., 2008, São Leopoldo. Simpósio Internacional O ANO 1969: permanências e mudanças - Caderno de Resumos. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2008. p. 90-91.

  • KRONBAUER, L. G. . Filosofia e história na perspectiva do professor Ernani Maria Fiori. In: IV Colóquio Nacional de Filosofia da História e X Colóquio de Filosofia Unisinos, 2007, São Leopoldo. Caderno de Resumos do IV Colóquio Nacional de Filosofia da História e X Colóquio de Filosofia Unisinos. São Leopoldo: Unisinos, 2007. v. 1. p. 74-76.

  • KRONBAUER, L. G. . HERMENÊUTICA E PRÁTICA DE ENSINO. In: I Simpósio Sul de Ensino de Filosofia, 2001, Passo Fundo, 2001.

  • KRONBAUER, L. G. . COERERENCIA ENTRE FUNDAMENTAÇÃO FILOSÓFICA E MÉTODO EM FREIRE. In: Congresso Internacional de Educação Paulo Freire, 1998, São Leopoldo. Ética , Utopia e Educação. São Leopoldo: Unisinos, 1998.

  • KLEINUBING, N. D. ; KRONBAUER, L. G. ; TELLES, C. . Estágio na formação inicial em Educação Física: Um olhar a partir da perspectiva da Hermenêutica Filosófica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KRONBAUER, L. G. . Interdisciplinariedade, currículo e avaliação na Formação de Professores.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KRONBAUER, L. G. . Filosofia na Educação Básica e a Formação de Professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KRONBAUER, L. G. ; KRONBAUER, L. G. . Multiculturalidade diante da ?cultura e da educação popular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KRONBAUER, L. G. ; Weschenfelder, Gelson . As histórias em quadrinhos e o papel dos Super-Heróis na educação moral das crianças, na perspectiva da ética aristotélica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KRONBAUER, L. G. . Educação e autoridade: questão da disciplina na perspectiva kantiana e psicanalítica.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KRONBAUER, L. G. . Paulo Freire e a movimentação filosófica contemporânea. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • KRONBAUER, L. G. . Filosofia e Ensino como Experiência Hermenêutica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KRONBAUER, L. G. . Diálogos sobre a Conscientização como passagem para a literalidade - Freire, Fiori e Gadamer. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KRONBAUER, L. G. ; ANDREOLA, Balduino Antonio . Educação Popular na Escola Pública. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KRONBAUER, L. G. . Revalorização da Educação Popular - a virada linguístico-pragmática e a virtude política das "palavras geradoras".. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KRONBAUER, L. G. . Aula de Filosofia como Experiência Hermenêutica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KRONBAUER, L. G. . A Formação de Professores(as) de Filosofia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KRONBAUER, L. G. ; Rudinei Müller . Jüergen Habermas e a democratização do Imperativo Categórico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KRONBAUER, L. G. . Significado e importância do conceito de ?consciência?.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KRONBAUER, L. G. . Problemas e Perspectivas na Formação de Professores(as) de Filosofia.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KRONBAUER, L. G. . Filosofia e história na perspctiva do professorErnani M. Fiori. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KRONBAUER, L. G. . O pensamento filosófico e educativo de Ernani Maria Fiori.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KRONBAUER, L. G. . Formação de professores de filosofia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KRONBAUER, L. G. . ÉTICA, FILOSOFIA E POLÍTICA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KRONBAUER, L. G. . Fiori: a linguagem, o pensar e a práxis. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KRONBAUER, L. G. . Humanismo: Uma Atitude Perante a Vida. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KRONBAUER, L. G. . Prática de ensino de filosofia e hermenêutica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KRONBAUER, L. G. . Política no pensamento de Ernani Fiori. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KRONBAUER, L. G. . Elementos Filosóficos da obra de Freire. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • KRONBAUER, L. G. . Intencionalidade da Consciência: possibilidade para a crítica, o diálogo e a ação transformadora. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KRONBAUER, L. G. ; FISCHER, N. B. . O Pensamento de Paulo Freire. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KRONBAUER, L. G. . Conhecimento. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KRONBAUER, L. G. . Coerência entre fundamentação filosófica e método em Freire. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KRONBAUER, L. G. . Projeto Político Pedagógico da Educação - Visão Antropológica. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KRONBAUER, L. G. . O Lugar e Papel da Teologia nas Instituições de Ensino Superior Católicas, no Limiar do Terceiro Milênio. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KRONBAUER, L. G. . Concepção de Ensino e Reconstrução Nacional. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KRONBAUER, L. G. . A Questão do Conhecimento em Paulo Freire. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KRONBAUER, L. G. . Husserl e a Fenomenologia. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KRONBAUER, L. G. . Ternura e Vigor. Porto Alegre: CNBB- Sul3, 1984. (Partitura Musical/Canto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

KRONBAUER, L. G. . IV Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire: Educação e Intercultura. 2010.

KRONBAUER, L. G. ; Beck Bohn, Mariazinha . Projeto de Revisão Curricular das Licenciaturas. 2004.

KRONBAUER, L. G. . O Que é Filosofia. 2001. (Programa de rádio ou TV/Outra).

Kronbauer, Luiz Gilberto ; KRONBAUER, L. G. . Trabalho e Educação. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

KRONBAUER, L. G. . Kant e a Pedagogia. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

KRONBAUER, L. G. . Rousseau. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

KRONBAUER, L. G. . Descartes e o Conhecimento. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

KRONBAUER, L. G. . Platão e a Educação. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

KRONBAUER, L. G. . O que é Dialética?. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

KRONBAUER, L. G. . Aristóteles - aprender a virtude. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

KRONBAUER, L. G. . Encontro de Professores de Filosofia. 1999. (Palestrante).

KRONBAUER, L. G. . A Crise Nacional e a Ética . Semana Acadêmica de Filosofia - Problemas Éticos da Filosofia Brasileira e Latino Americana. 1998. (Debatedor).

KRONBAUER, L. G. . Projeto-Polítco Pedagógico da Educação . II Congresso Internacional de Educação Lassalista. 1998. (Debatedor).

KRONBAUER, L. G. ; GONGALVES, A. R. ; BERNARDI, E. E. ; M DCHE, F. C. ; KNIJNIK, G. ; SOETHE, J. R. ; AUZANI, L. S. M. ; CANANI, M. C. ; DREHMER, M. I. ; ROCHA, M. I. P. ; BARBOSA, M. R. F. ; KNAUTH, M. R. . Prática Docente na Educação de Jovens e Adultos. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

KRONBAUER, L. G. . Qualificação de Diretores e Vice-Diretores das Escolas Públicas Estaduais - Gestão 1995/1997 Etapa Ciclo de Estudos. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

KRONBAUER, L. G. . O que é filosofia. 2005.

KRONBAUER, L. G. . Francisco de Assis: Ternuna e Vigor. 1983.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Razão Moderna, Liberalismo e a Formação da consciência moral - Do sujeito epistemológico desprendido ao sujeito moral indiferente., Descrição: Supondo que a educação é o processo no qual e pelo qual cada ser humano se torna o que ele vem a ser, através de sua própria ação e pela mediação do mundo cultural já disponível, pretendo neste projeto de pesquisa reler clássicos do pensamento moderno que propuseram as bases filosóficas da constituição do Self contemporâneo. Mostrarei que o modelo de racionalidade procedimental e o uso instrumental da razão, em todos os campos, estão presentes tanto nos racionalistas quanto nos empiristas, pese as diferenças entre eles quanto à origem e verificação do conhecimento. Tentarei interpretar como essa racionalidade se legitima e como ela fundamenta o sujeito epistemológico ?desprendido? e moralmente ?indiferente? com relação à vigência da tradição anterior. Pretendo explicitar o processo de produção da atitude de ?desprendimento? de si na filosofia cartesiana e de como essa atitude de suspensão suprime a dimensão ?intencional? da experiência para torná-la ?experiência de alguma coisa? e que, como tal, já não interfere sobre as normas de condução do pensamento. Como segundo objetivo, proponho-me a compreender e elucidar a emergência histórica, as legitimações teóricas da constituição do Self pontual e da razão desprendida, e de seu desenvolvimento até culminar no uso meramente instrumental e indiferente da mesma nas relações humanas em geral e especificamente na educação e formação de professores. Viso ainda estabelecer as devidas relações entre o eu pontual, o sujeito desprendido e os processos educativos ainda vigentes em nossa sociedade, ou, concretamente, a formação de subjetividades epistemologicamente separadas (desprendidas) e moralmente indiferentes. Descartes, através da atitude de distanciamento de si mesmo, de sua própria experiência na primeira pessoa para poder tratá-la como objeto, isto é, para poder lidar com ela como se fosse experiência de outra pessoa. Assim, distanciado de sua própria experiência, o sujeito ?desprendido? pode sair da condição de primeira pessoa e supor que está instalado num lugar de objetividade, que lhe possibilita uma abordagem impessoal acerca de como as coisas em geral funcionam. Essa será a primeira tarefa desta pesquisa: mostrar como se produz essa atitude de ?desprendimento? de si na filosofia cartesiana e de como essa atitude de suspensão, de epochê, suprime a dimensão ?intencional? da experiência para torná-la ?experiência de alguma coisa? e que, como tal, já não interfere sobre as normas de condução do pensamento. O ?desprendimento? é condição para que o sujeito possa adotar uma postura instrumental em relação às suas propriedades, desejos, inclinações, tendências, hábitos de pensamento e sentimentos e que esse controle por meio do desprendimento, por vezes também denominado de desinteresse, tornou-se algo recorrente na modernidade, principalmente nas elites políticas e militares da época, que desenvolviam a capacidade de adotar uma postura instrumental em relação aos desejos e sentimentos morais, etc. para terem condições de discriminar e excluir alguns e de fortalecer outros, até chegar ao que projetaram para si mesmos. O controle por meio do desprendimento supõe a objetificação da própria subjetividade para poder privá-la de sua força normativa. A força do self pontual está presente em todo movimento iluminista europeu e em seus projetos de formação (Bildung) de seres humanos autônomos e desprendidos do ?esclarecimento?, e continua a ocupar lugar central na postura ?desprendida? e disciplinadora em relação ao self em nossa cultura. Isso nos ajuda a entender melhor a prevalência da razão instrumental em todos os campos e a confiança quase que irrestrita em seu poder de resolver as coisas, inclusive na educação. Para concluir o projeto proponho-me a estabelecer as devidas relações entre o eu pontual, o sujeito desprendido e os processos educativos ainda vigentes em nossa sociedade. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Luiz Gilberto Kronbauer - Coordenador / Cassiano Telles - Integrante / Celso Ilgo Henz - Integrante / Neusa Dendena Kleinubing - Integrante / Agnaldo Mesquita de Lima Junior - Integrante / Maricélia de Almeida Vieira - Integrante.

  • 2015 - 2016

    A escola como espaço de A ESCOLA COMO ESPA/TEMPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARAAUTO(TRANS)FORMAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE, Descrição: Este Projeto de Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Objetivamos, com esta investigação, identificar quais as discussões que a Escola (AINDA POR NOMEAR) precisa fomentar através da formação continuada, de forma a constituir os saberes necessários para a construção de uma mudança da prática pedagógica de seus professores, compreendendo a identidade profissional docente e destacando a inter-relação entre a dimensão individual e coletiva como contribuição para o desenvolvimento das suas competências profissionais, de modo que compartilhar o conhecimento com seus pares promova a construção de espaços de diálogo e intercâmbio de ideias e práticas. Pretende-se ressaltar a importância da individualidade do professor no desempenho de sua profissão, compreendendo que as dimensões pessoais e profissionais não são dissociadas e que colaboram para o seu desenvolvimento profissional. Como aportes teórico-conceituais serão embasados nas proposições de Paulo Freire em diálogo com outros autores, tais como: NÓVOA, GATTI (2009), ARROYO (2000), IMBERNÓN (2009, 2010, 2011), entre outros. Metodologicamente este estudo fundamenta-se em uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, porém, também possui características de pesquisa formação, visto que os sujeitos coautores participam ativamente em todas as etapas da pesquisa. Quanto àpesquisa documental; e bibliográfica será baseada em (TRIVINÕS, 1987), (LÜDKE E ANDRÉ, 2010) entre outros. O presente trabalho também abordará a importância da formação continuada contextualizada, construída dentro do espaço escolar, de modo que proporcione situações que possibilitem a reflexão e tomada de consciência, buscando estabelecer um processo contínuo de autoconhecimento e cultura colaborativa, para intervir individual e coletivamente na realidade social da escola. Espera-se com esse estudo, entender o professor na sua singularidade e sua repercussão na construção de novas práticas, tendo a escola como lugar de formação, inovação e compartilhamento, sendo capaz de contribuir efetivamente na auto(trans)formação dos profissionais da educação engajados nesta tarefa.. Esta pesquisa trata de quais as discussões que a escola precisa fomentar através da formação continuada, de forma a constituir os saberes necessários para a construção de uma mudança na prática pedagógica de seus professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luiz Gilberto Kronbauer - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Percepção dos estudantes do Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional acerca das necessidades, da importância e das implicações epistemológicas e metodológicas da formação docente para atuação na Educação Profissional., Descrição: A pesquisa tem a finalidade de mapear e compreender as percepções iniciais dos candidatos ao Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Profissional quanto à necessidade e importância da formação pedagógica para docentes da educação profissional. Essa percepção inicial, expressa por escrito no processo seletivo, servirá de referência para acompanhar o impacto que a formação oportunizada no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) tem ao longo do Curso e as transformações da compreensão dos estudantes em relação à questão proposta mediante acompanhamento da trajetória ao longo do Curso, no segundo e terceiro semestres e com amostragem de formados, para verificar se acontece efetivamente uma mudança de percepção e de atitude epistemológica e de postura metodológica nos estudantes ao longo do Curso. Para oportunizar a reflexão dos envolvidos sobre sua experiência o acompanhamento das trajetórias se dará por meio de conversações e entrevistas abertas, na forma de diálogos, bem ao estilo da Hermenêutica Filosófica, para que os estudantes possam interpretar sua própria trajetória e biografar sua experiência como autores e testemunhas, nas interlocuções com o pesquisador. Especificamente com relação ao terceiro momento da pesquisa pretende-se abranger várias categorias de egressos, no intuito de mostrar como eles percebem a importância da formação pedagógica em sua atuação, seja como docentes de educação profissional, seja como extencionistas rurais ou mesmo na atuação profissional sem vinculação direta com educação. Os resultados de cada etapa da pesquisa podem subsidiar as reflexões sobre a proposta do Curso, tanto quanto sobre a influência do mesmo na formação pedagógica, além de proporcionar um retorno quanto à percepção que os estudantes e egresso têm quanto às questões propostas e outras que surgirem ao longo da pesquisa, oportunizadas pela metodologia dialógica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Gilberto Kronbauer - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Humanização e Cidadania na Escola: diálogos com professores, Descrição: A presente pesquisa-ação se constitui como um processo de educação e (re)construção de conhecimento a partir da indagação auto-reflexiva que prevê o envolvimento de todos os sujeitos em ações prospectivas juntamente as atividades do Grupo de Estudos "Dialogus: educação, formação e humanização com Paulo Freire" .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (12) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (10) . , Integrantes: Luiz Gilberto Kronbauer - Coordenador / Henz, Celso Ilgo - Integrante.

  • 2013 - Atual

    HORA DO CONTO: Meninos e Meninas Lendo o Mundo e a Palavra, Descrição: O projeto de extensão "Hora do conto: meninas e meninos lendo o mundo e a palavra" se desenvolve desde o ano de 2007 em escolas de Educação Básica e em um lar de idosas, prioritariamente nas periferias, atendendo a crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social. Neste ano de 2013 lança a proposta de desenvolver atividades, na Unidade de Apoio Pedagógico do Hospital Universitário de Santa Maria/HUSM. Através das histórias busca-se ajudar na leitura crítica do mundo da vida destas pessoas, possibilitando reescrever suas histórias como sujeitos que vão aprendendo a "dizer" a sua palavra, "gostando de ser gente".. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Luiz Gilberto Kronbauer - Coordenador / Henz, Celso Ilgo - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Concepções curriculares, práticas educativas e implicações epistemológicas na Formação de professores (as) para o ensino de Filosofia na Educação Básica., Descrição: O projeto trata da formação de professores (as) em geral e, especificamente, de professores (as) de filosofia. Investiga a influência do objetivismo na atual prática de formação e pretende contribuir para legitimar epistemologicamente a formação de professores numa perspectiva que supere a fragmentação curricular e a dicotomia entre a 'formação do filósofo' (o biólogo, o físico, etc.) e a formação de professores (as) nestas áreas. Tem como referencial a Fenomenologia de Merleau-Ponty, a Hermenêutica Filosófica de Gadamer, e a teoria da complexidade e nele busca os elementos para uma epistemologia adequada às relações cooperativas entre os seres humanos e a natureza, e para relações dialógicas e solidárias entre os humanos na atividade constitutiva do humano: a educação. A partir do mesmo referencial opera a crítica à situação posta e visa elaborar propostas de superação do objetivismo mecanicista na perspectiva interacionista de conhecimento e na prática de diálogo entre diversos saberes e de metodologias também dialógicas na formação de professores (as) de filosofia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Gilberto Kronbauer - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2007

    Práticas educativas e implicações epistemológicas ? Legitimação epistemológica de práticas educativas em tempo de crise de paradigmas., Descrição: O projeto de pesquisa tem como objeto central as teorias pedagógicas e, indiretamente, os métodos e práticas, porque nele se pretende investigar acerca das concepções epistemológicas que sustentam métodos e práticas. O desenvolvimento inicia pela re-leitura crítica da concepção de mundo, de conhecimento e de ser humano que fundamentam a ?pedagogia ilustrada?, tanto para compreender mais adequadamente os fazeres pedagógicos ainda vigentes quanto para vislumbrar novas possibilidades. Explicitada a relação profunda entre epistemologia, antropologia e prática educativa na tradição moderna e na atual situação de crise de modelos, pretende-se, num segundo momento, indicar perspectivas para práticas pedagógicas diversas, com base em novas concepções de conhecimento, caracteristicamente hermenêuticas, dialógicas e interdisciplinares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Gilberto Kronbauer - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

  • 1998 - 2001

    O conceito de pessoa no pensamento metafísico de E.M.Fiori e suas implicações na educação, Descrição: O objetivo de resgatar e reconstrui sistematicamente a "Idéia de Pessoa" foi plenamente atingido, inclusive exigindo a substituição da palavra "conceito" do título inicial, pela palavra "idéia". A publicação de resultados ainda está em pleno andamento. O foco central do projeto original foi bem explicitado e veio a tornar-se o capítulo inicial da Tese de Doutorado, defendida em dezembro de 2002. O título do capítulo é: Ser Pessoa - uma idéia metafísica. A partir da Idéia de Pessoa Fiori pensou toda a sua Filosofia Prática, desde a filosofia da história e da cultura até a filosofia política e da educação. Quanto a filosofia política a referida Idéia possibilita uma formulação bastante original sobre a questão da natureza social da propriedade. Sobre esta temática pronunciei uma palestra com título de O pensamento político do professor Fiori, na Semana Acadêmica de Filosofia da FAFIMC, em outubro de 2001. Outro resultado que se tornou relevante foi a apresentação do texto "FIORI: A Linguagem, o Pensar e a Práxis", no II Seminário sobre o Ensino de Filosofia, realizado na UNIJUI (sessão especial do dia 26/04/2002). Trata-se de pensar a educação em geral e, mais diretamente a função do ensino da filosofia, considerando que "aprender a dizer a sua palavra" implica necessariamente aprender a pensar de forma autônoma.O resultado da pesquisa subsidia teoricamente o trabalho em disciplinas de formação do professor de filosofia e serve de orientação para pensar criteriosamente a proposta de formação humanística da Unisinos, na perspectiva do grande mestre humanista de Fiori no Coléio Anchieta: Pe. Werner von und zu Mühlen. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luiz Gilberto Kronbauer - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Fundamentos da Educação. , Av. Roraima 1000 - Cidade Universitária, Camobi, 97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (055) 32208795, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Membro do Núcleo Docente Estru, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV

Outras informações:
Membro do Nucleo Docente Estruturante do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional _PEG_ Portaria n. 44 de 30 de março de 2017.

2017 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Professor Adjunto IV, Enquadramento Funcional: Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Membro da Comissão Colegiada do Curso de Pedagogia Noturno, Portaria N. 66, de 18 de adril de 2017.

2017 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Professor Adjunto IV, Enquadramento Funcional: Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Membro da Comissão Colegiada do Curso de Pedagogia Noturno, Portaria N. 66, de 18 de adril de 2017.

2017 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Comissão colegiada do Curso de Pedagogia Noturno - Portaria N. 86 CE., de 29 de Maio de 2017 -

2017 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profesor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Comissão de Avaliação de Estágio Probatório da Professora Belkis Souza Bandeira - Portaria N. 080 CE, de 09 de maio de 2017, com vigência de 18 meses.

2016 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador do Curso Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional

2014 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Consultor Ad do CEPE-CE, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Consultor Ad Hoc da Comissão de Pesquisa e Extensão do Gabinete de Projetos do Centro de Educação _ CE_ Portaria Nº. 163, de 28 de agosto de 2014.

2013 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Membro do Núleo Docente Estrut, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante dio Curso de Pedagogia Noturno - Portaria N. 84, de 02 de maio de 2013.

2013 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Coordenador de Curso de Gradua, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - PEG - portaria nº. 122/2013

2013 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: NDE - PEG-EAD, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Membro do NDE do Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional, EAD, portaria nº. 189/2013

2012 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: NDE, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Membro do NDE do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional, Portaria n. 74 de 23 de abril de 2013

2014 - 2016

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: NDE - PEG - EAD, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Membro do NDE do PEG, modalidade EAD, Portaria nº. 59 de 15 de abril de 2014.

2010 - 2012

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Comitê do CEPE-CE, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Membro ad hoc da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão do CE - Portaria n. 161/2011

Atividades

  • 07/2016

    Direção e administração, Programa Especial em Graduação - Formação de Prof. para a Ed Profissional, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso de Graduação.

  • 07/2016

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Epistemológicas da Educação, Seminário de Hermenêutica Filosófica e Educação

  • 07/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Conselheiro.

  • 07/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .,Cargo ou função, Conselheiro representante do PEG (Programa Especial de Formação de Professores....

  • 08/2014

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Basses epistemológicas da Educação

  • 08/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa Especial de Graduação EaD, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso.

  • 08/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa Especial de Graduação EaD, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso.

  • 07/2013

    Ensino, Programa Especial de Formação de Professores EaD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Trabalho, Seminário Temático

  • 10/2011

    Direção e administração, Programa Especial em Graduação - Formação de Prof. para a Ed Profissional, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 03/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação II

  • 11/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Graduação em Pedagogia - Noturno, .,Cargo ou função, Comissão do Núcleo Docente Estruturante.

  • 10/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa Especial em Graduação - Formação de Prof. para a Ed Profissional, .,Cargo ou função, Comissão do Núcleo Docente Estruturante.

  • 08/2010

    Ensino, Programa Especial de Graduação de Formação de Professores Para A Educação P, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação I, Educação e Trabalho

  • 01/2010

    Ensino, Programa Especial de Graduação de Formação de Professores Para A Educação P, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Trabalho, Seminário Temático

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Avançado - Hermenêutica e Educação

  • 10/2010 - 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, .,Cargo ou função, Comissão de Elaboração e Examinadora.

1994 - 2010

Universidade La Salle - Canoas

Vínculo: professsor pesquisador, Enquadramento Funcional: regime de tempo integral, Carga horária: 40

Outras informações:
RTI desde março de 2006, sendo que desde 1994 era professor horista com carga semanal variável.

Atividades

  • 03/2009

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Formação de Professores na Sociedade da Informação e da Comunicação.

  • 03/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria Acadêmica, .,Linhas de pesquisa

  • 04/2002

    Ensino, Ética, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História da Ética Clássica e Moderna

  • 04/1995

    Ensino, ACP Abordagem Centrada na Pessoa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Filosofia Fenomenológica Existencial

  • 08/1994

    Ensino, Curso de Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Ennsino - Estágios em Filosofia, Filosofia da Educação, Ética I

  • 12/2006 - 12/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Educação, .,Cargo ou função, Comissão Científica de Pesquisa do Cenro Universitário La Salle.

  • 03/2008 - 12/2008

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e Educação

  • 03/2007 - 08/2007

    Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação, Cultura e Ação Pública

  • 03/2000 - 03/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Comitê de Markenting.,Cargo ou função, Membro de Comitê.

  • 02/2000 - 12/2001

    Direção e administração, Pró Reitoria Acadêmica, Coordenação Geral de Pós Graduação.,Cargo ou função, Coordenador Executivo.

  • 03/1999 - 03/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Conselho Universitário.,Cargo ou função, Membro de conselho superior.

  • 03/1995 - 02/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria Acadêmica, Conselho Departamental.,Cargo ou função, Membro de conselho.

  • 03/1995 - 02/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria Acadêmica, Comissão de Vestibular.,Cargo ou função, Membro de comissão.

  • 03/1995 - 02/1998

    Direção e administração, Pró Reitoria Acadêmica, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

1990 - 2009

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: horista

Outras informações:
Contrato encerrado em Março de 2009

Atividades

  • 08/2002

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Nahum.,Cargo ou função, Coordenador Geral.

  • 01/1993

    Ensino, Filosofia do Conhecimento e da Linguagem, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fenomenologia Hermenêutica

  • 03/1990 - 03/2009

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Cultural, Deontologia, Ética Geral, Ética Geral - Filosofia Moral, Ética Geral - Profissional, Ética I, Ética II, Filosofia da Educação I, Filosofia da Educação II, Filosofia da Natureza, Filosofia dos Valores ( Axiologia ), Filosofia Geral, História da Filosofia I, História da Filosofia I - O Homem Cósmico, História da Filosofia II, História da Filosofia II - O Homem Sócio-Político, História da Filosofia III, História da Filosofia III - O Homem da Razão, Humanismo e Tecnologia, Humanismo e Tecnologia - E.P.B. II, Introdução à Ciência Política, Introdução ao Filosofar, Metodologia do Ensino de II Grau - Fil, Fil. Educ, Psic, Metodologia do Ensino Médio - Filosofia, Prática de Ensino de IIº Grau - Filosofia, Prática de Ensino em Nível Médio - Filosofia, Prática de Ensino III - Filosofia, Prática de Ensino IV - Filosofia, Prática de Ensino 2º Grau - Fil, Fil. Educ, Psic, Prática Filosófica II ( Filosofia Aplicada ), Teoria do Conhecimento

  • 11/2002 - 01/2009

    Direção e administração, Unidada acadêmica de Graduação, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 04/2004 - 04/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitor Acadêmico, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reformulação dos Currículos das Licenciaturas.

  • 02/1999 - 07/2002

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Nahum.,Cargo ou função, Coordenador de Disciplina.

  • 04/1999 - 04/2001

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Coordenador Adjunto do Curso de Filosofia.

  • 03/1998 - 07/2000

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, Área de Conhecimento e Aplicação de Filosofia.,Linhas de pesquisa

  • 02/1999 - 08/1999

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Comissão de Coord. do Curso de Filosofia.,Cargo ou função, Coordenador Adjunto.

  • 06/1996 - 08/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Núcleo de Avaliaçao de Centro C1.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

  • 03/1998 - 02/1999

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Comissão de Coord. do Curso de Filosofia.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 08/1995 - 02/1999

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Comissão de Coord. do Curso de Filosofia.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 07/1993 - 07/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Conselho do Centro de Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro de conselho de centro.

  • 08/1993 - 07/1995

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Departamento 11 Filosofia e Teologia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

1986 - 1989

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1985 - 07/1989

    Ensino, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia I, Filosofia II, Seminário de Filosofia Moderna

1990 - 1995

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 12

Atividades

  • 03/1990 - 03/1995

    Ensino, Básico, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia I, Filosofia II