Gabriel Vanzo Rodrigues
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisa em história e epistemologia das ideias sobre evolução biológica, com foco na Paleontologia no contexto da Síntese Evolutiva. Realizou estágio de doutorado sanduíche no Department of Biology da University of Florida, Estados Unidos, sob supervisão da professora Vassiliki Betty Smocovitis, com pesquisa vinculada à tese sobre a atuação de George Gaylord Simpson na América do Sul. Entre 2025 e 2026, será Mellon Fellow no Department of History of Science da University of Oklahoma, Estados Unidos, e é bolsista da American Philosophical Society (APS) na modalidade Short-Term Fellowship, com foco em pesquisa documental e histórica relacionada à mesma tese. É mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada da Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolveu dissertação sobre a teoria do equilíbrio pontuado e suas implicações para a Síntese Moderna. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialização em Filosofia pela Universidade Estácio de Sá e em Docência para o Ensino Superior pela Universidade Paulista (UNIP). Integra o Grupo de História e Teoria da Biologia (GHTB-USP) e colabora com o Laboratório de História e Teoria da Biologia (LHTB/FFCLRP-USP). Tem interesse nas áreas de História, Filosofia e Teoria da Biologia, com ênfase em História e Epistemologia da Evolução e Genética, História e Teoria da Paleontologia, além do Ensino de Biologia, especialmente no ensino de Evolução.
Informações coletadas do Lattes em 01/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Genética e Biologia Molecular
2023 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
com Aldo Mellender de Araújo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Biologia Comparada
2020 - 2022
Universidade de São Paulo
Título: O equilíbrio pontuado de Eldredge e Gould e suas implicações para a Síntese Moderna: 1972-1993, Ano de Obtenção: 2022
Lilian Al-chueyr Pereira Martins.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: História e Teoria da Biologia; História e Filosofia da Ciência; Biologia Evolutiva.
Especialização em Filosofia
2020 - 2021
Universidade Estácio de Sá
Título: As tradições de pesquisa nas Ciências Naturais entre o final do século XIX e início do século XX: Uma breve revisão sob a perspectiva de Imre Lakatos.
Orientador: Emerson Ferreira da Rocha
Graduação em Ciências Biológicas
2013 - 2019
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos
Orientador: Daniela Cristina de Toni
Formação complementar
2020 - 2020
Introdução à Epistemologia Genética de Jean Piaget. (Carga horária: 66h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2020 - 2020
Introduction to Philosophy. (Carga horária: 20h). , University of Edinburgh, EDINBURGH, Escócia.
2020 - 2020
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. (Carga horária: 20h). , Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
2015 - 2018
Extensão universitária em Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em XVIII Semana da Biologia. (Carga horária: 33h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Corpos-transexualidades-educações (...) nas linhas do ensino de Biologia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Neuroeconomia. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Ecologia de Carnívoros. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Os ?sins? e os ?nãos? da redação científica. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
II Curso de Verão em Biologia Evolutiva. (Carga horária: 26h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2015 - 2015
VI Semana Simbiosis. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia Evolutiva.
Organização de eventos
RODRIGUES, GABRIEL VANZO . Encontro de História e Filosofia da Biologia 2025. 2025. (Congresso).
RODRIGUES, GABRIEL VANZO . Genética e evolução na perspectiva de um museu. 2023. (Exposição).
RODRIGUES, G. V. . Encontro de História e Filosofia da Biologia 2022. 2022. (Congresso).
RODRIGUES, G. V. . X Encontro de Biologia Comparada. 2021. (Congresso).
RODRIGUES, G. V. . XII Bio Na Escola. 2017. (Exposição).
RODRIGUES, G. V. . XVII Semana da Biologia. 2016. (Congresso).
RODRIGUES, G. V. . XI Bio Na Escola. 2016. (Exposição).
RODRIGUES, G. V. . X Bio Na Escola. 2016. (Exposição).
RODRIGUES, G. V. . IX Bio Na Escola. 2015. (Exposição).
RODRIGUES, G. V. . XVIII Bio Na Escola. 2015. (Exposição).
Participação em eventos
Encontro de História e Filosofia da Biologia 2025.História e Filosofia da Biologia na Pós-Graduação: Compartilhando experiências. 2025. (Encontro).
XIX Semana Acadêmica da Biologia.A Evolução Biológica no Ensino. 2018. (Oficina).
XIX Semana Acadêmica da Biologia.A Biologia no Vestibular. 2018. (Oficina).
Participação em bancas
RODRIGUES, GABRIEL VANZO. Alfred Wallace e a Seleção Natural. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo.
RODRIGUES, GABRIEL VANZO. A recepção da teoria mendeliana-cromossômica na União Soviética (1917-1950): uma contribuição histórica para o ensino de genética. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo.
RODRIGUES, G. V.. Como as ideias de Lamarck chegaram ao século XXI: uma análise histórica de livros-texto destinados ao Ensino Médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade de São Paulo.
RODRIGUES, G. V.; TONI, D. C.. A utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de genética: uma sequência didática com enfoque nos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular para o nono ano do Ensino Fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Orientou
Contribuições de Helmut Sick para o desenvolvimento da conservação da natureza no Brasil (1943-1991); Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Retratos da conservação da natureza em ?Ornitologia Brasileira, uma introdução? (Sick, 1985) e ?Ornitologia Brasileira? (Sick, 1997); 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Gabriel Vanzo Rodrigues;
Estágio supervisionado em ensino de biologia; 2019; Orientação de outra natureza; (Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Gabriel Vanzo Rodrigues;
Produções bibliográficas
-
RODRIGUES, GABRIEL VANZO ; MARTINS, LILIAN AL-CHUEYR PEREIRA . O equilíbrio pontuado: proposta, fundamentação e recepção (1972-1993). Filosofia e História da Biologia (Online) , v. 19, p. 101-128, 2024.
-
RODRIGUES, GABRIEL VANZO ; DE TONI, DANIELA CRISTINA . O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade dos seres vivos. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES , v. 20, p. 623-631, 2019.
-
BARAUNA, A. ; CAMARGO, A. P. ; BACCIN, B. ; BERTO, C. S. ; TONI, D. C. ; GARCIA, F. L. ; CIPRIANI, G. ; RODRIGUES, G. V. ; PEREIRA, I. M. C. ; ANSELMO, J. ; DAMINELLI, L. ; FAUSTINO, L. ; BELINASO, L. ; FARIAS, L. I. ; LIMA, M. N. R. ; SCHMITT, M. D. ; MELO, M. E. ; PRADA, M. S. ; PIACENTINI, M. ; COSER, N. S. ; et.al . Narrativas intempestivas: quantos gritos cabem no silêncio?. CLIMACOM CULTURA CIENTÍFICA - PESQUISA, JORNALISMO E ARTE , v. 4, p. 1, 2017.
-
RODRIGUES, GABRIEL VANZO . As concepções iniciais de George Gaylord Simpson sobre a evolução quântica. In: Encontro de História e Filosofia da Biologia 2025, 2025, Porto Alegre. Anais do Encontro de História e Filosofia da Biologia 2025, 2025. p. 51-54.
-
RODRIGUES, GABRIEL VANZO ; MARTINS, L. A. P. . Equilibrio puntuado: ¿una propuesta anti-Síntesis?. In: V Reunión Argentina de Biología Evolutiva, 2023, La Plata. RABE 2023 - Libro de Resúmenes, 2023. v. 1. p. 137-138.
-
RODRIGUES, G. V. . Gould, Eldredge e a Filosofia da Ciência. In: XII Encuentro de Filosofía e Historia de La Ciencia del Cono Sur, 2022, Cali. Libro de Resumenes del XII Encuentro AFHIC, 2022.
-
RODRIGUES, G. V. ; MARTINS, L. A. P. . O desenvolvimento da teoria do equilíbrio pontuado: 1972-1993. In: Encontro de História e Filosofia da Biologia 2022, 2022, Bauru. Anais do Encontro de História e Filosofia da Biologia 2022, 2022.
-
RODRIGUES, G. V. ; MARTINS, L. A. P. . As divergências entre a Teoria Evolutiva de Darwin e a Teoria do Equilíbrio Pontuado. In: VIII Jornada de História da Ciência e Ensino e II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino, 2021, São Paulo. Caderno de Resumos - VIII Jornada de História da Ciência e Ensino e II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino, 2021. v. 23.
-
RODRIGUES, G. V. ; TONI, D. C. ; SILVÉRIO, LÚCIO ELY RIBEIRO . O enfoque evolutivo e a história da ciência como eixos integradores em uma proposta didática para o ensino da diversidade dos seres vivos. In: 1º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino, 2019, Vila Real. Resumos do 1º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino, 2019.
-
RODRIGUES, GABRIEL VANZO . 'Children of Patagonia': George Gaylord Simpson, Wildlife, and the Scarritt Expedition (1930?1931). 2025. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, GABRIEL VANZO . O equilíbrio pontuado e suas implicações para a Síntese Evolutiva. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, GABRIEL VANZO ; MARTINS, L. A. P. . Equilibrio puntuado: ¿una propuesta anti-Síntesis?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, G. V. . Gould, Eldredge y la Filosofía de la Ciencia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, G. V. ; MARTINS, L. A. P. . O desenvolvimento da teoria do equilíbrio pontuado: 1972-1993. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, GABRIEL VANZO ; ARCANJO, F. G. ; NAVARRO, P. L. . Desmascarando Mitos: Evolução, Darwinismo e Filosofia da Ciência. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, G. V. . As divergências entre a Teoria Evolutiva de Darwin e a Teoria do Equilíbrio Pontuado. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, G. V. . Uma proposta didática para o ensino da diversidade biológica. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, G. V. ; TONI, D. C. ; SILVERIO, L. E. R. . O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, G. V. ; LESSMANN, C. ; TONI, D. C. . Evolução no ensino. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, G. V. ; LESSMANN, C. . A Biologia no Vestibular. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, G. V. ; LESSMANN, C. . A Evolução Biológica no Ensino. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, G. V. . Produções do Bio PIBID, seus alunos e professores supervisores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, G. V. . BIOPIBID: Plantas alimentícias não-convencionais (PANCs). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, G. V. . Atividades de Iniciação à Docência do PIBID Biologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, G. V. . Conhecendo os fósseis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PRESTES, M. E. B. ; PAVANI, M. M. ; RODRIGUES, GABRIEL VANZO ; ARCANJO, F. G. . Anais do Encontro de História e Filosofia da Biologia 2025. 2025. (Editoração/Anais).
-
RODRIGUES, G. V. . As tradições de pesquisa nas Ciências Naturais entre o final do século XIX e início do século XX: Uma breve revisão sob a perspectiva de Imre Lakatos.. 2021 (Monografia) .
-
RODRIGUES, G. V. ; TONI, D. C. ; SILVERIO, L. E. R. . O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade de seres vivos. 2019 (Monografia) .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Biociências, Departamento de Genética. , Campus do Vale, Agronomia, 91501970 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33086722
Experiência profissional
2017 - 2020
Projeto de Educação Comunitária INTEGRARVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia, Carga horária: 10
2019 - 2019
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitor no Laboratório de Anatomia Humana.
2019 - 2019
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Supervisor de Estágio, Enquadramento Funcional: Professor Supervisor de Eságio Supervisionado, Carga horária: 8
2016 - 2016
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações:
Monitor da disciplina de Evolução.
2014 - 2014
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 20
2013 - 2013
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações:
Monitor no Laboratório de Anatomia Humana.
2021 - 2022
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, Carga horária: 8
Outras informações:
Bolsista PAE da disciplina de Processos Evolutivos na FFCL-RP / USP.
2020 - 2022
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de mestrado, Carga horária: 40
2021 - 2021
Universidade de São PauloVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6
Outras informações:
Monitor da disciplina História do Pensamento Biológico.
2023 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2025 - Atual
American Philosophical SocietyVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador bolsista
Outras informações:
Pesquisa de arquivos históricos, análise documental, levantamento de fontes primárias sobre George Gaylord Simpson no contexto sul-americano, entre outros.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gabriel Vanzo Rodrigues e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?