Flavia Pilla do Valle
Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e no Curso de Graduação em Dança. Bolsista Capes/PRINT/UFRGS para realização de Estágio de Professor Visitante na Coventry University/Centre for Dance Research (C-DaRE/Reino Unido). Doutora em Educação pela UFRGS. Mestre em Dança pela New York University e Especialista pelo Laban/Bartenieff Institute.Tem formação em dança contemporânea, moderna, balé. Atua nos Grupos de Pesquisa GRACE e GETEPE. É jurada do Carnaval de São Paulo desde 2017. Coordena, desde 2013, programas como PIBID e Residência Pedagógica. Na universidade que atua, foi orientadora dos trabalhos que receberam a premiação máxima dos Salões UFRGS. Atuou como editora-chefe da Revista Cena do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS (2022-2024).Foi consultora do Estado para os Referenciais Curriculares na Dança/Arte lançados em 2009. Em 2012, em parceria com outros professores-artistas da música, teatro e artes visuais lança dois livros pela editora EDELBRA dedicados a formação docente escolar. No período entre 2000-2010 atuou nos cursos de Dança e Educação Física da UERGS, ULBRA e UFRGS. Foi coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Dança da ULBRA no período de 2005 a 2006. Na UERGS, atuou como professora da Graduação em Dança - licenciatura, de 2013 a 2010.Na ULBRA, foi coordenadora adjunta do Curso Superior de Tecnologia em Dança, Licenciatura em Dança, Bacharelado em Educação Física e Licenciatura em Educação Física do período de 2006 a 2009. Em 2010 assume a coordenação apenas da Licenciatura em Dança, do qual permanece até se desligar desta instituição. Em 2011 ingressa com dedicação exclusiva na Licenciatura em Dança da UFRGS. Foi coordenadora da COMGRAD por duas gestões seguidas (Gestões 2015-2019). Foi contemplada com CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq N 14/2013 no Projeto de Pesquisa A Dança e a Trama dos Discursos. É Chefe do Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança ( Gestão 2024-2026). https://orcid.org/0000-0001-8657-8759
Informações coletadas do Lattes em 04/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2008 - 2012
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Contraconduta da criação: um estudo com alunos da graduação em dança
, Ano de obtenção: 2012. Gilberto Icle. Palavras-chave: Danca; contraconduta; criação; composição coreográfica; graduação; ensino superior. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Mestrado em Danca
1997 - 1999
New York University
Título: Stillpoint, Ano de Obtenção: 1999
Orientador: Renata Celichowska
Palavras-chave: Danca; Coreografia; Processo Criativo.Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Formação complementar
2011 -
Dança Contemporânea. , Dança Contemporânea com Simonne Rorato, ****, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em II Salão de Dança. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Pilates. (Carga horária: 270h). , Studio Core - Pilates, SCP, Brasil.
2005 - 2009
Pilates. (Carga horária: 350h). , Academia de Pilates, S/SIGLA, Brasil.
2008 - 2008
Governamentalidade e Educação. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2008
Etnografia, Etnocenologia e Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2008
Textos Escolhidos de Foucault II. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2007 - 2007
Dança Contemporânea e processos de Composição Cêni. (Carga horária: 32h). , Flores Urbanas - estudos do Corpo em Arte e Humanismo, FU, Brasil.
2007 - 2007
Dança Contemporânea e processos de Composição Cêni. (Carga horária: 16h). , Flores Urbanas - estudos do Corpo em Arte e Humanismo, FU, Brasil.
2003 - 2003
Pesquisa em Educação e Arte. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2002 - 2002
Semiótica Visual II. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2002 - 2002
Semiótica Visual I. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2000 - 2000
Ritmos Negros - Dança de Salão. (Carga horária: 30h). , Sociedade Ginástica de Porto Alegre, SOGIPA, Brasil.
1998 - 1998
Pilates - Matwork. (Carga horária: 60h). , Physicalmind Institute, PI, Estados Unidos.
1995 - 1996
Jazz. (Carga horária: 350h). , Escola de Dança, S/SIGLA, Brasil.
1994 - 1995
Jazz. (Carga horária: 400h). , Escola de Dança, S/SIGLA, Brasil.
1994 - 1994
Anatomia Aplicada à Dança. (Carga horária: 22h). , Instituto Estadual de Artes Cênicas, IEAC, Brasil.
1994 - 1994
Noções Básicas Sobre Trauma Músculo - Esquelético. (Carga horária: 18h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
1993 - 1994
Jazz. (Carga horária: 440h). , Escola de Dança, S/SIGLA, Brasil.
1991 - 1992
Jazz. (Carga horária: 440h). , Escola de Dança, S/SIGLA, Brasil.
1991 - 1991
Ballet Clássico. (Carga horária: 90h). , Studio De Dança Maria Cristina Futuro, SDMCF, Brasil.
1991 - 1991
Metodogia do Ensino de Ballet. (Carga horária: 40h). , Instituto Teleriograndense de Comunicações, ITC, Brasil.
1978 - 1991
Ballet Clássico. (Carga horária: 1500h). , Studio De Dança Maria Cristina Futuro, SDMCF, Brasil.
1990 - 1990
Ballet Clássico. (Carga horária: 21h). , Studio De Dança Maria Cristina Futuro, SDMCF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Organização de eventos
VALLE, F. P. . II Encontro Estadual das Graduações em Dança. 2011. (Outro).
VALLE, F. P. ; BRUNELLI, M L . 6 Cri-AÇÃO. 2010. (Outro).
VALLE, F. P. ; BRUNELLI, M L . III Cri-ação Dança. 2009. (Outro).
VALLE, F. P. ; MERINO, E. ; MADURO, P. A. . V Seminário Internacional de Ciências do Esporte e Atividade Física. 2009. (Congresso).
VALLE, F. P. ; PALUDO, L. ; BRUNELLI, M L . Encontro Estadual das Graduações em Dança. 2009. (Outro).
VALLE, F. P. ; BRUNELLI, M L . IV Cri - Ação Dança. 2009. (Outro).
VALLE, F. P. ; BRUNELLI, M L . Cri-AÇÃO Dança. 2008. (Outro).
VALLE, F. P. . IV Seminário Internacional de Ciências do Esporte e da Atividade Física. 2008. (Congresso).
VALLE, F. P. ; BRUNELLI, M L . II Cri-ação Dança. 2008. (Outro).
VALLE, F. P. ; MERINO, E. . III Seminário Internacional de Ciências do Esporte e da Atividade Física. 2007. (Congresso).
VALLE, F. P. ; BRUNELLI, M L . VI Criação Tecnodança. 2007. (Outro).
VALLE, F. P. ; ROSA, T. . IV Mostra FUNDARTE de Dança na Universidade/ I Festival Estadual de Dança. 2007. (Festival).
VALLE, F. P. ; BRUNELLI, M L . V Criação Tecnodança. 2007. (Outro).
VALLE, F. P. . Proteína Terpsí Intercâmbio ULBRA. 2007. (Outro).
VALLE, F. P. . III Mostra FUNDARTE de Dança na Universidade. 2007. (Festival).
VALLE, F. P. . III Criação Tecnodança. 2006. (Outro).
VALLE, F. P. . Semana da Dança. 2006. (Outro).
VALLE, F. P. . Saudação à Primavera. 2006. (Outro).
VALLE, F. P. . II Mostra de Dança da FUNDARTE. 2006. (Festival).
VALLE, F. P. . II Criação Tecnodança. 2005. (Outro).
VALLE, F. P. . Criação Tecnodança. 2005. (Outro).
VALLE, F. P. . I Mostra de Dança da FUNDARTE. 2005. (Festival).
Participação em eventos
I Colóquio Latino-Americano de Antropologia da Dança. Laban e Terapia do Movimento & Graduação em Dança em Debate. 2019. (Congresso).
6 SBECE/ 3 SIECE Seminário Brasileiro/Internacional de Estudos Culturais e Educão.A dança e a trama dos discursos: posicionamentos sobre a forma de ser em danças. 2015. (Seminário).
IV Encontro Científico da Associação Nacional de pesquisadores em Dança - ANDA.A dança e a trama dos discursos; análises de registros didático-pedagógicas. 2015. (Encontro).
II Encontro Nacional do PIBID/UNISC.Dança e PIBID: a experiência da oficina. 2013. (Encontro).
II Encontro Nacional do PIBID/UNISC.Dança e PIBID: a experiência de dança no currículo. 2013. (Encontro).
VII Encontro de Pesquisa em Arte.PIBID e Dança: experiências, propostas e encaminhamentos. 2013. (Encontro).
XXIII CONFAEB. PIBID Dança: Relato de uma experiência. 2013. (Congresso).
35ª Reunião Anual ANPED.Contraconduta como prática de formação: um estudo com alunos de graduação em dança. 2012. (Outra).
35ª Reunião Anual ANPED.Contraconduta como prática de formação: um estudo com alunos de graduação em dança. 2012. (Outra).
Encontro das áreas de didática e estágio de docência: troca de experiências. 2012. (Encontro).
2 Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança.Memórias, Narrativas e Registros de Dança: Uma retrospectiva dos Trabalhos sobre a História da Dança no Rio Grande do Sul. 2011. (Encontro).
6 Encontro de Pesquisa em Arte.Contribuição dos Cursos Superiores em Arte para a Formação de Pesquisadores. 2011. (Encontro).
8ª Conferência Municipal de Cultura de Porto alegre. 2011. (Outra).
Seminário de Licenciatura Educação Física e Dança.A importância dos conteúdos da ginástica, das lutas, do esporte e da dança na educação física. 2011. (Seminário).
VI Reunião Cinetífica da ABRACE.Atleliê Coreográfico: as diferentes contracondutas. 2011. (Outra).
XVII CONBRACE e IV CONICE 2011. Participação na qualidade de Congressista. 2011. (Congresso).
XVII Salão de Iniciação Científica e Tecnológica e o XI Fórum de Pesquisa da Universidade Luterana do Brasil.Jogos de Verdade na Dança: Discursos Coreográficos sobre Gênero.. 2011. (Outra).
22 Seminario Nacional de Arte e Educação.Na qualidade de Participante. 2010. (Seminário).
6 Cri-AÇÃO.Na qualidade de Participante. 2010. (Outra).
I Forum Gaúcho de Coordenadores de Cursos Superiores de Dança.Na qualidade de Participante. 2010. (Outra).
II Salão de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Lições do Rio Grande: O desafio de estabelecer referenciais em dança. 2010. (Outra).
5ª Mostra Movimento e Palavra.5ª Mostra Movimento e Palavra. 2009. (Outra).
Encontro Estadual das Graduações em Dança.Dança e Educação. 2009. (Encontro).
Encontro Estadual das Graduações em Dança.Palestrante na mesa - Histórico dos cursos de Dança do RS. 2009. (Encontro).
II Congresso de Educação, Arte e Cultura (CEAC). A formação em Dança e a Universidade. 2009. (Congresso).
I Seminário e Mostra Nacional de Dança - Teatro.Registros de Dança: A dança teatral gaúcha e Carlota Albuquerque. 2009. (Seminário).
IV Festival de Dança de Ivoti.Dança como opção ou profissão?. 2009. (Outra).
21 Seminário Nacional de Arte e Educação.A compreensão da arte: desafios e possibilidades. 2008. (Seminário).
21 Seminário Ncional de Arte e Educação. 2008. (Seminário).
Conferância Internacional LABAN 2008.Artes Cênicas e Novos Territórios. 2008. (Outra).
IV Seminário Internacional de Ciências do Esporte e Atividade Física.Escrita do movimento: a notação da dança no trabalho do profissional coreógrafo do Rio Grande do Sul. 2008. (Seminário).
IV Seminário Internacional de Ciências do Esporte e Atividade Física.Memória da dança teatral gaúcha: cronologia do terpsi - teatro de dança. 2008. (Seminário).
IV Seminário Internacional de Ciências do Esporte e da Atividade Física.Memória da dança teatral gaúcha: de "As quatro estações" a "Orlando S". 2008. (Seminário).
IV Seminário Internacional de Ciências do Esporte e da Atividade Física.Memória da dança teatral gaúcha: bailarina Angela Spiazzi. 2008. (Seminário).
V Congresso ABRACE- Criação e reflexão crítica. O Ensaio Como Espetáculo:Grupo Experimental de Dança. 2008. (Congresso).
XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. Memória da dança teatral gaúcha: a tragetória do TERPSI - Teatro de Dança. 2008. (Congresso).
XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa. 2008. (Congresso).
III Seminário Internacional de Ciências do Esporte e Atividade Física.Movimento Humano e Abordagens Contemporâneas de Criação Artística. 2007. (Seminário).
III Seminário Internacional de Ciências do Esporte e Atividade Física.A notação do movimento: mais uma atividade do coreógrafo ou uma profissão diferenciada.. 2007. (Seminário).
III Seminário Internacional de Ciências Esporte e Atividade Física.Criação Tecnodança e Samana Temática. 2007. (Seminário).
II Seminário Nacional de Dança e Educação.Desafios de Ensinar Dança Hoje. 2007. (Seminário).
São Leopoldo em Dança.Formação Acadêmica do Bailarino: propostas e desafios. 2007. (Outra).
XV Encontro de Orientadores Educacionais.Atividades de Relaxamento. 2007. (Encontro).
4o. Encontro de Pesquisa em Arte.Mesa de Relatos. 2006. (Encontro).
A dança como ferramenta de transformação.Se Liga! Quero Dançar. I Mostra Premiada de Dança como Transformação Social. 2006. (Encontro).
A formação do profissional de dança para atuação em projetos sociais.Se Liga! Quero Dançar. I Mostra Premiada de Dança como Transformação Social. 2006. (Encontro).
III Fórum Nacional de Educação.Repensando a expressão corporal. 2006. (Outra).
2 Encontro das Universidades do RS.Performances dos Cursos de Graduação do Estado. 2005. (Encontro).
II Encontro Nacional de Pesquisa em Arte. 2005. (Encontro).
Porto Alegre em Dança.Aconstrução de políticas públicas para a dança: democracia e compromisso. 2005. (Outra).
Porto Alegre em Dança.Aconstrução de políticas públicas para a dança: democracia e compromisso. 2005. (Outra).
V Congresso Nacional de Dança. Dança e Universidade - Desafios Coletivos. 2005. (Congresso).
19 Seminário Nacional de Arte e Educação.A Polissemia do conhecimento: desafios da construção de sentido em arte. 2004. (Seminário).
CONDANÇA. 2004. (Congresso).
II Encontro Nacional de Pesquisa em Arte. 2004. (Encontro).
17o. Seminario Nacional de Arte e Educacao.O Olhar Sensivel na Danca: modos esteticos de organizacao da coreografia Nazareth. 2003. (Seminário).
17 Seminário Nacional de Arte e Educação.Dança do Espelhos. 2003. (Seminário).
17 Seminário Nacional de Arte e Educação.O olhar sensível na dança: modos estéticos de organização da coreografia Nazareth. 2003. (Seminário).
CONDANCA. O Olhar Sensivel na Danca: Modos Esteticos de Organizacao da Coreografia Nazareth. 2003. (Congresso).
Fórum Nacional de Dança.A pesquisa em dança contemporânea. 2003. (Encontro).
16 Seminario de Arte e Educacao.O Olhar Sensivel na Danca: o Personagem da Morte por Kurt Jooss. 2002. (Seminário).
CONDANÇA 2002.O corpo múltiplo. 2002. (Outra).
CONDANCA Congresso Nacional de Danca. Danca Criativa: Educando o Bailarino para Expressar as suas Ideias. 2002. (Congresso).
I ULBRA em Dança.Improvisação e Criatividade. 2002. (Outra).
VII Encontro Nacional daCi Brasil. 2000. (Encontro).
Participação em bancas
Hass, Aline Nogueira;VALLE, F. P.; LOSS, J. F.; BITTAR, A.. Efeitos do Método Pilates na amplitude do turnout de bailarinas clássicas. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SANTOS, V.;VALLE, F. P.. Caixa de memórias : ressignificações da prática cênica. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
WEBER, S. W.;VALLE, F. P.; DANTAS, M.; CAVRELL, H. E.. Enrola um, dois, três até a cintura...:princípios organizativos do movimento nas aulas de dança contemporânea de Eva Schul. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
DANTAS, M.;VALLE, F. P.; WEBER, S. W.. Instantes de encontro: o vínculo entre música e dança como processo de criação. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
WEBER, S.; DANTAS, M.;VALLE, F. P.; MASSA, C.; GIL, J. P. A.. Traços cartográficos da dança em Porto Alegre: uma leitura a partir da mídia impressa. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.; ISSACSON, M. I. S. S.; WEBER, S. W.; RODRIGUES, G. E. F.. Racs el Jaci/ Dança de Jaci: antropofagia na dança do ventre a partir da poética de Eva Schul. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BELLO, S. E. L.;VALLE, F. P.. Corpo a Dançar: Entre Educação e Criação de Corpos. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SANTOS, V.;VALLE, F. P.; DANTAS, M.; ROSA, G. C.; NORA, S. A. B.. Nós, professoras de dança: ensaio documental sobre a docência em Dança no Rio Grande do Sul. 2018. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
TORRES NETO, W. L.;VALLE, F. P.; NORONHA, M. P.; DANTAS, M.. O espectador na dança: um estudo de recepção aplicada. 2018. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
OLIVEIRA, M. O.; WOLFF, S. S.;VALLE, F. P.; SANTOS, E. C. M.; VALLE, L. D.; TOMAZETTI, E. M.. Corpo- Escrita no balé: Para repensar o corpo doce da bailarina da caixinha de música em uma pesquisa em educação e arte. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
SANFELICE, G. R.;VALLE, F. P.; ROCHA, A. L. C.. A dança como um espaço social ? Pertencimentos vividos por profissionais, professores e jovens no Rio Grande do Sul. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em DIVERSIDADE cultural E INCLUSÃO social) - Universidade Feevale.
SANTOS, V.;VALLE, F. P.. Dança-teatro no ensino médio: uma poética formativa no Colégio de Aplicação. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SCHERER, R.;VALLE, F. P.; MEDEIROS, D.. O LUGAR DA DANÇA NA DOCÊNCIA EM ARTES NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.
ZAMPERETTI, M. P.;VALLE, F. P.. Quem Dança a Dança? Dizeres das/nas licenciaturas em dança. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.
DANTAS, M.;VALLE, F. P.; ISAACSON, M.; WEBER, S.; RODRIGUES, G.. O Véu e o Vento: um encontro poético entre a dança do ventre clássica e a dança contemporânea de Eva Schul. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BELLO, S. E. L.;VALLE, F. P.. Um corpo-dançante: experiência de si e acontecimento no currículo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.. Tangoterapia: uma nova possibilidade de abordagem terapêutica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.. Dança na educação infantil: como ensinar?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.. Dança na Terceira Idade: um relato de experiência. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.. Da graduação à escola: o professor de educação física e a dança. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.. A graduação como componente de aperfeiçoamnento na formação de professores de dança: uma visão dos professores. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.; BRUNLLI, M. L.. A Significância do Curso de Especialização em Dança da PUC-RS para os profissionais que o cursaram nas seis primeiras edições.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dança) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
BRUNELLI, M L;VALLE, F. P.. Ballet infantil como arte expressiva: Lucidade, criação e técnicas nas aulas de dança. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dança) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.; LULKIN, S.; ZORDAN, P.. A Dança Afro ao encontro da Educação Popular. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.; LULKIN, S.; ZORDAN, P.. A imagem do Feminino: interfaces com Vênus. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.; LULKIN, S.; ZORDAN, P.. Elogio da Matéria - Experiência e Práxis Artística. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.; LULKIN, S.; ZORDAN, P.. Exercícios do olhar: Fotografia na educação infantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.; ZORDAN, P.; LULKIN, S.. "470, É Nois na FIta": Práticas culturais e construção de identidades juvenis em uma periferia urbana. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.; LULKIN, S.; ZORDAN, P.. Cenas de artes na educação infantil: Inquietações e reflexões de uma professora. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.; LULKIN, S.; ZORDAN, P.. As possibilidades dos objetos de aprendizagem no ensino de artes visuais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.; LULKIN, S.; ZORDAN, P.; LOPONTE, L. G.. Narrativas do corpo feminino: Mulheres mastectomizadas e as artes visuais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.; ZORDAN, P.; LULKIN, S.. Cenários artísticos: Espaço Lúdico de interações subjetivas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.; ZORDAN, P.; LULKIN, S.. Adolescentes Percebendo o Corpo através da Arte. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.. Perfil dos Professores de Dança de Salão em Porto Alegre/RS. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Danca) - Pontificia Universidade Catolica.
RECKZIEGEL, Ana Cecília;VALLE, F. P.; ANDRADE, M.. Arriscando fotografar pessoas e construindo personagens no instantâneo coreográfico. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
RECKZIEGEL, Ana Cecília;VALLE, F. P.; ANDRADE, M.. Teatro e autonomia. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ANDRADE, M.;VALLE, F. P.; RECKZIEGEL, Ana Cecília. Por uma pedagogia a pé: a caminhada como construção poética. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
RECKZIEGEL, Ana Cecília;VALLE, F. P.; ANDRADE, M.. Voz-corpo-movimento: uma nova abordagem expressiva no canto coral. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HOFFMANN, Carmem;VALLE, F. P.. A Dança em Louvor e Adoração: dançando com Deus e para Deus. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dança) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
GONZALES, J;VALLE, F. P.. Dança, Criança, Quilombo... um estudo em busca de identidades. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Danca) - Pontificia Universidade Catolica.
VALLE, F. P.; Hass, Aline Nogueira. A influência da dança em adolescentes em situação de vulnerabilidade social que participam de projetos de inclusão social. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Danca) - Pontificia Universidade Catolica.
VALLE, F. P.; PALUDO, L.. Experiência estética na dança contemporãnea: expressão e percepção. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Danca) - Pontificia Universidade Catolica.
VALLE, F. P.; Hass, Aline Nogueira. O interesse e conhecimento dos acadêmicos de educação física e ciências do desporto da PUCRS pela dança. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Danca) - Pontificia Universidade Catolica.
VALLE, F. P.; DANTAS, M.. As oficinas de dança nas escolas: motivação dos adolescentes à sua prática. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Danca) - Pontificia Universidade Catolica.
VALLE, F. P.. A Influência do Treinamento Físico na Composição Corporal de Bailarinas Amadoras de Jazz. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Danca) - Pontificia Universidade Catolica.
VALLE, F. P.. A Prática de Dança nas Escolas. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Danca) - Pontificia Universidade Catolica.
VALLE, F. P.. A Dança Criativa no Ensino Médio. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Danca) - Pontificia Universidade Catolica.
VALLE, F. P.. Origem do Ballet Clássico em Porto Alegre. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Danca) - Pontificia Universidade Catolica.
VALLE, F. P.. A Dança do Ventre e a Origem dos seus Acessórios. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Danca) - Pontificia Universidade Catolica.
Hass, Aline Nogueira;VALLE, F. P.. A educação pela dança na escola: relato de uma oficina de dança do ensino fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
GAVIOLI, I. L.;VALLE, F. P.. Contribuição da prática de dança no tratamento de mulheres com câncer. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
CUNHA, M. L. O.;VALLE, F. P.. A descoberta de uma identidade: práticas de danças gaúchas no contexto escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VENDRAMIN, C.;VALLE, F. P.. Estudo sobre a dança com surdos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
NORONHA, M. P.;VALLE, F. P.. Autoetnografia de uma funkeira: considerações acerca da carreira profissional e estética do estilo "Funk Putaria". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Hass, Aline Nogueira;VALLE, F. P.. Prevalência de lesões em alunos do curso de licenciatura em dança da UFRGS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.. Eu danço todo dia: uma reflexão sobre prática pedagógica em dança à luz do conceito de corporeidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.. De onde viemos e para onde vamos? A identidade afro-brasileira nas danças da cultura hip hop. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.. As implicações de um processo colaborativo em dança de rua. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.. Experimentando os fatores de movimento de Laban em aulas de educação física na turma 12MNO na escola Júlio de Castinhos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.. Medeia: Duas versões coreográficas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Dança) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.. Uma Criação coreográfica em ritmos semelhantes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Dança) - Universidade Luterana do Brasil.
GARCIA, A.;VALLE, F. P.; FREITAS, A. L. C.. Motivação para a prática da atividade física na terceira idade:um olhar sobre a qualidade de vida. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
GARCIA, A.;VALLE, F. P.; LUBISCO, Anette. A preparação da técnica clássica de crianças praticantes de balé infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
ROSA, T.;VALLE, F. P.; SASTRE, C.. Será que consegui integração?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em dança: Licenciatura) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
ROSA, T.;VALLE, F. P.; ALVES, Miriam. Trabalho de Abertura de Caminhos: Cangoma. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em dança: Licenciatura) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
SASTRE, C.;VALLE, F. P.; HUMMES, J. M.. Amora com aroma de pitanga: da criação de uma metodologia à concepção de uma prática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em dança: Licenciatura) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
SASTRE, C.;VALLE, F. P.; TOMAZZONI, A.. Experimentações associando diferentes estilos de dança e música. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em dança: Licenciatura) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
LOPES, S.;VALLE, F. P.; BRANDT, D.. Princípios: um elo entre o Ballet Clássico e a Dança Moderna. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em dança: Licenciatura) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
SEQUEIRA, O.;VALLE, F. P.. A dança enquanto profissão: um estudo realizado na Universidade Luterana do Brasil ULBRA/Canoas-RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
GARCIA, A.;VALLE, F. P.. Relação entre motivação e o índice de massa corporal em escolares do ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
GARCIA, A.;VALLE, F. P.. As concepções de professores de Educação Física sobre a interdisciplinaridade no contexto escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
GARCIA, A.;VALLE, F. P.. Os fatores Motivacionais que influenciam a prática da educação física escolar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
GARCIA, A.;VALLE, F. P.. Desvios Posturais em Escolares de 11 a 12 anos em relação à postura dinâmica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
GARCIA, A.;VALLE, F. P.. A percepção de mães de jovens com deficiência auditiva profunda sobre a inclusão nas escolas do município de Cachoeirinha/RS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.; GARCIA, A.; BITTENCOURT, A.. Motivações da prática da dança no centro comunitário e academia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.; GARCIA, A.; BITTENCOURT, A.. Motivações do grupo de terceira idade "com vivência" para a prática de atividades físicas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.; BITTENCOURT, A.; GARCIA, A.. As percepções da dança no contexto escolar.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.; BITTENCOURT, A.; GARCIA, A.. A motivação para a prática dos esportes coletivos no contexto escolar.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.; GARCIA, A.; MARTINS, I. A.. Pinheiro.As espectativas dos alunos em relação ao professor de natação.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
TOMAZZONI, A.;VALLE, F. P.; ROSA, T.. Liquidi Corpo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em dança: Licenciatura) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
SASTRE, C.;VALLE, F. P.; COCCARO, L.. Motivação: proposições sobre o Jazz. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em dança: Licenciatura) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
KRUSE, D. R.;VALLE, F. P.; FREITAS, C. L. R.. .Respostas do Treinamento Aeróbico Contínuo e Intervalado no Percentual de Gordura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
KRUSE, D. R.;VALLE, F. P.; FREITAS, C. L. R.. Adaptação das Regras de Futsal visando Maior Participação dos Alunos no Jogo na Percepção de Professores de Educação Física e Alunos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
KRUSE, D. R.;VALLE, F. P.; FREITAS, C. L. R.. Nível de Flexibilidade em Atletas da Categoria Infantil de um Clube de Futsal da Cidade de São Marcos/RS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
KRUSE, D. R.;VALLE, F. P.; FREITAS, C. L. R.. A Preferência das Jogadoras de Futsal com Relação ao Perfil de Liderança dos Treinadores. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
KRUSE, D. R.;VALLE, F. P.; FREITAS, C. L. R.. Fatores Motivacionais que Levam Mulheres de 20 à 40 anos à Prática da Ginástica de Academia. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
KRUSE, D. R.;VALLE, F. P.; FREITAS, C. L. R.. A origem dos Gols nos jogos de Futebol da Copa do Mundo de 2006. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.; PIPPI, J. L. C.; ROCHA, C. L.. Fatores Motivacionais para a Prática do Ballet Clássico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.; BITTENCOURT, A.; GARCIA, A.. A Importância da Capoeira no Contexto Escolar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.; BITTENCOURT, A.; GARCIA, A.. A flexibilidade de trabalhadores praticantes de ginástica laboral.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.; BITTENCOURT, A.; GARCIA, A.. Diferença entre crianças praticantes de balé clássico e jazz em relação as suas aptidões físicas.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.; BITTENCOURT, A.; GARCIA, A.. Os benefícios da dança na educação física escolar.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.; BITTENCOURT, A.; GARCIA, A.. A força explosiva de praticantes de ginástica aeróbica de competição.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.; BITTENCOURT, A.; GARCIA, A.. Os motivos da prática do teatro no contexto escolar.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.; BITTENCOURT, A.; GARCIA, A.. A aderância a dança de salão no Projeto escola Industrial, aberto a terceira idade, da Escola Técnica Estadual Parobé, Porto Alegre.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.; GARCIA, A.; TORRILA, E.. Aspectos Motivacionais da prática do step. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.; GARCIA, A.; MADRUGA, A. L.. A relação da história da educação física e a formação de professores. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.; MADRUGA, A. L.; GARCIA, A.. Aspectos do esporte natação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.; GARCIA, A.; BITTENCOURT, A.. As propostas de expressão corporal nas escolas municipais de Triunfo - RS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.; GARCIA, A.; MACEDO, C. E.. O treinamento de força e seus benefícios na prática da atividade física. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.. .A importancia da Expressao Corporal na vida da crianca.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.. O jogo na vida da crianca.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.. As Caracteristicas da Dancaterapia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
BITTENCOURT, A.;VALLE, F. P.; GARCIA, A.. As atividades da aula de expressão corporal que atuam como potencializadores para o desenvolvimento da coordenação motora.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
GARCIA, A.;VALLE, F. P.; BITTENCOURT, A.. Deimiquei.O significado da prática de dança de salão na terceira idade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.. A História do Ballet Clássico no Brasil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.. A Importância da Dança na Escola. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.. A Importância das Danças Folclóricas Brasileiras dentro de uma Escola Marista de Porto Alegre. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil.
Hass, Aline Nogueira;VALLE, F. P.; BRONSTRUP, C. B.. Professor Auxiliar de Criação em Dança e Análise do Movimento. 2013. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.; BRUNELLI, M L. Professor Auxiliar na área de Dança na FUNDARTE. 2007. Associação Amigos da FUNDARTE.
VALLE, F. P.. Parecerista Técnica PPC Licenciatura Dança UERGS. 2018. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.
VALLE, F. P.. Jurada do Desfile das Escolas de Samba de São Paulo - Carnaval 2022. 2022. Liga das Escolas de Samba de São Paulo.
VALLE, F. P.. Comissão Julgadora do Edital SEDAC 16/21 "FAC das Ates do Espetáculo". 2022. Secretaria de Estado da Cultura.
VALLE, F. P.. Jurada do Desfile das Escolas de Samba de São Paulo - Carnaval 2020. 2020. Liga das Escolas de Samba de São Paulo.
VALLE, F. P.. Jurada do Carnaval das Escolas de Samba de São Paulo. 2019. Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.
VALLE, F. P.. Jurada do Carnaval de São Paulo 2018 - quesito Mestre sala e Porta Bandeira. 2018. Liga das Escolas de Samba de São Paulo.
VALLE, F. P.. Jurada do Carnaval São Paulo 2017 - quesito Mestre Sala e Porta Bandeira. 2017. Liga das Escolas de Samba de São Paulo.
VALLE, F. P.. Banca do Troféu Açorianos. 2015. Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
VALLE, F. P.; LUBISCO, Anette; Hass, Aline Nogueira. São Leopoldo em Dança - 6a edição. 2008.
VALLE, F. P.; FREITAS, C. L. R.; LOPES, P. T. C.. XIV Salão de Iniciação Científica da ULBRA. 2008. Universidade Luterana do Brasil.
VALLE, F. P.. Banca do Troféu Açorianos de Dança. 2007. Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
VALLE, F. P.. São Leopoldo em Dança (5a edição). 2007.
VALLE, F. P.. Prêmio Açorianos de Dança 2005. 2005. Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.
VALLE, F. P.. Banca de Seleção para Vestibular. 2005. Fundação Municipal de Montenegro/ Universidade Estadual do Rio Grande do Su.
VALLE, F. P.; TOMAZZONI, A.; ROSA, T.. II Mostra Coreográfica da FUNDARTE. 2005. Fundação Municipal de Montenegro/ Universidade Estadual do Rio Grande do Su.
VALLE, F. P.. Banca de Seleção para Vestibular. 2004. Fundação Municipal de Montenegro/ Universidade Estadual do Rio Grande do Su.
VALLE, F. P.; TOMAZZONI, A.; ROSA, T.. I Mostra Coreográfica da FUNDARTE. 2004. Fundação Municipal de Montenegro/ Universidade Estadual do Rio Grande do Su.
VALLE, F. P.. Banca de Seleção para Vestibular. 2003. Fundação Municipal de Montenegro/ Universidade Estadual do Rio Grande do Su.
Orientou
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PROCESSO DE CRIAÇÃO CÊNICA PARA CRIANÇAS; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
(P)ARTE DA (MU)DANÇA RECORTES DIGITAIS DE UM PROCESSO DE COMPOSIÇÃO EM SALA DE AULA; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Danças afro brasileiras na escola: a busca de um percurso conectado ao saber ancestral; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
A Dança como expressão e engajamento social nas lutas feministas; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
A DANÇA NA EDUCAÇÃO DOMICILIAR: UMA PROPOSTA TEÓRICO-PRÁTICA PARA CRIANÇAS HOMESCHOOLERS; Início: 2023; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
A CRIAÇÃO DE UMA PEDAGOGIA VOCAL A PARTIR DO SISTEMA LABAN/BARTENIEFF; Início: 2022; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
EXPRESSIVIDADE E A PRESENÇA CÊNICA NA DANÇA ORIENTAL; Início: 2022; Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);
(INS)PIRAÇÃO: A trajetória da criação de uma videodança através do ensino remoto; 2022; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Nadir, Inaicyra e Amélia : mulheres negras, artistas, pesquisadoras, professoras, autoras e suas contribuições teóricas para o campo da dança; 2021; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
MUNDOS POSSÍVEIS: ESTUDO SOBRE PROTAGONISMO INFANTIL A PARTIR DA CENOGRAFIA; 2021; Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
A cadência do baile: o papel da dança na escola militar; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Um olhar sobre o grupo de danças tradicionais do CTG Aldeia dos Anjos; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Cada qual com sua dança: Impressões sobre dança contemporânea a partir de leituras de alunos do Ensino Fundamental; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
A Significância do Curso de Especialização em Dança da PUC-RS para os profissionais que o cursaram nas seis primeiras edições; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dança) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Ballet infantil como arte expressiva: Lucidade, criação e técnicas nas aulas de dança; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Dança) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
A Dança afro ao encontro da Educação Popular; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Os valores estéticos que Permeiam o Ensino de Dança Infantil; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Danca) - Pontificia Universidade Catolica; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
A Utilização de Imagem na Aulas de Dança de Salão; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Danca) - Pontificia Universidade Catolica; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
De professor a aprendiz; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Posicionamentos de Dança: olhares éticos e estéticos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
PELO MAR DA EDUCAÇÃO A CARAVELA VAI RISCANDO A ÁGUA: do meu processo coreográfico a metodologia em sala de aula; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Escrita da Dança; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Dança) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Balé Clássico e Dança Criativa: os opostos se atraem?; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Dança) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Quem não dança segura criança: uma análise do papel da dança nas construções de identidade; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Dança) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
As oficinas de dança nas escolas: motivação dos adolescentes à sua prática; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Danca) - Pontificia Universidade Catolica; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
A influencia da danca atraves da midia na corporeidadade da crianca de uma escola em Santa Maria; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Danca) - Pontificia Universidade Catolica; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
A tragetoria da coreografa Jussara Miranda; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Danca) - Pontificia Universidade Catolica; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
A Danca e a Formacao Corporal do Ator Manipulador; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em Danca) - Pontificia Universidade Catolica; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Curvas em Dança: O YouTube como ferramenta de discussões sobre o corpo gordo na dança; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Contribuições e desafios da Dança e das Artes na Educação: reflexões a partir do Programa de Residência Pedagógica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Dança e Literatura: A Criação de Materiais Pedagógicos para Aulas de Dança Criativa (TCC1); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Estratégias de ensino dos fundamentos da dança jazz através de jogos lúdicos para crianças de 6 a 8 anos (TCC1); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Dança na escola: Arte e Corpo (TCC1); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Pensamentos e escritos sobre o ato de compor em dança: relatos de uma artista, professora e pesquisadora (TCC1); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
ANÁLISE DE ESPETÁCULO: PARABELO, GRUPO CORPO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
AS MÍDIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DANÇA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
PERCEPÇÕES DE MULHERES PRATICANTES DE DANÇA DO VENTRE NO PROJETO ARTE PARA TODOS DA CIDADE DE VIAMÃO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
A prática de dança e os benefícios para a saúde mental e emocional (projeto TCC1); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Projeto de TCC1; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Barbosa Lessa : uma revisão sobre a organização e resgate das danças tradicionais gaúchas (projeto TCC 1); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Ensino da dança para crianças : análise de aulas extracurriculares; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Dança no currículo integralizado : relato de experiência de um ano de trabalho; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Cartografar corpos a danças: pesquisa, educação e criação na constituição de uma aula; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Metodologia de ensino de Jazz; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Noções de afetividade no ensino de dança : pesquisa com docentes da educação básica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Dança e mídia : repercussões em sala de aula; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
A bailarina do espelho : construções de gênero em aulas de balé infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
A DANÇA COMO MEDIAÇÃO DO ENCONTRO DO CORPO COM DEUS DENTRO DO CONTEXTO DA COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM (projeto); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Corpos sujeitos- oficina de saberes em movimento (projeto); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Ditos e Malditos: desejos da clausura; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso Superior de Dança - Graduação Tecnológica) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Sobre vídeo-dança: a imagem à serviço da dança contemporânea; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Dança) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Jazz em dois ou três tempos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em dança: Licenciatura) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Sereia, bailarina das águas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em dança: Licenciatura) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
DANÇA INCLUSIVA: o trabalho de professores de dança com portadores da Síndrome de Down; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Análise Cinesiológica dos Movimentos Básicos da Dança do Ventre; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
A Dança nas Academias de Ginástica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
BALLET CLÁSSICO E GINÁSTICA RÍTMICA: encontros e inter-relações; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educacao Fisica) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
THE PROCESS OF TCC DANCING SHOW: um sonho se tornando realidade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em dança: Licenciatura) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Memórias Vivas num Baú de Lembranças; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em dança: Licenciatura) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
TEUS OLHOS? ESPELHO DA ALMA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em dança: Licenciatura) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Cor/po; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em dança: Licenciatura) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
O Passo no Compasso do Frevo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em dança: Licenciatura) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
O feminino na dança: um estudo a partir da análise do movimento; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em dança: Licenciatura) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Estados, diferenças, apresentações: estudo sobre trabalhos orais de sala de aula e trabalhos artísticos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em dança: Licenciatura) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Dança e leveza: diferentes abordagens e sua utilização no processo coreográfico; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em dança: Licenciatura) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Sentidos do quadril: um diálogo entre a dança do ventre e a contemporaneidade; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em dança: Licenciatura) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
EDUCAÇÃO EM DANÇA: RASTROS, ENCONTROS E RESSONÂNCIAS (recorte); 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
NARRATIVAS EM DANÇA: HISTÓRIAS, DISCURSOS E PROCESSOS DO FAZER (recorte); 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
A EDUCAÇÃO EM DANÇA: RASTROS, ENCONTROS E RESSONÂNCIAS PROJETO DE PESQUISA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
A EDUCAÇÃO EM DANÇA: RASTROS, ENCONTROS E RESSONÂNCIAS; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
A DANÇA E A TRAMA DOS DISCURSOS; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
A dança e a trama dos discursos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Dança e a Trama dos Discursos - ano 3; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Dança e a Trama dos Discursos - ano 3; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Dança e a Trama dos Discursos - ano 2; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
A dança e a trama dos discursos - ano 1; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Dança e a Trama dos Discursos - ano 1; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Jogos de Verdade; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Jogos de Verdade; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Dança) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Registros da Dança; 2010; Iniciação Científica - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Memoria da dança teatral gaúcha; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Dança) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Memoria da dança teatral gaúcha; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Dança) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Memoria da dança teatral gaúcha; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Dança) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Universo Feminino; 2006; Orientação de outra natureza - Casa Bild, Fundação Nacional de Arte; Orientador: Flavia Pilla do Valle;
Produções bibliográficas
-
VALLE, F. P. ; ZANCAN, R. F. . Dança na Escola... Para Quê?. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA PRESENÇA [EPERIODICO] , v. 13, p. 01-20, 2023.
-
RIBAS, C. D. ; VALLE, F. P. . DANÇA DO VENTRE: SUBMISSÃO OU LIBERDADE?. Ephemera (Online) , v. 6, p. 1-14, 2023.
-
VALLE, F. P. ; IVANOFF, V. . DANÇA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: A DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. REVISTA DA FUNDARTE , v. 44, p. 1-15, 2021.
-
VALLE, F. P. ; SASTRE, C. . O espaço interno e interrelações: apontamentos a partir do sistema LMA/BF. Urdimento (UDESC) , v. 1, p. 327-343, 2020.
-
FERREIRA, A. C. P. ; VALLE, F. P. . MEMÓRIAS DA DANÇA: ADEMIR PORTO CAVALHEIRO E OS PRIMÓRDIOS DA CULTURA HIP HOP EM PORTO ALEGRE. REVISTA DA FUNDARTE , v. 23, p. 01-20, 2020.
-
MORAES, L. R. ; BEVILACQUA, M. ; ALVES, T. S. ; VALLE, F. P. ; HAAS, A. N. . Formação e capacitação em dança de professores de artes e educação física do ensino fundamental. REVISTA DA FUNDARTE , v. 20, p. 1-17, 2020.
-
VALLE, F. P. . A Escrita Motif no Sistema LMA/BF. Cena , v. 32, p. 49-57, 2020.
-
VALLE, F. P. . Dança, identidades e contraconduta da criação. Revista da Fundarte , v. 1, p. 7-24, 2017.
-
VALLE, F. P. ; ICLE, Gilberto . Contraconduta como criação: jogos de enunciações na e sobre a dança. REPERTÓRIO: TEATRO E DANÇA , v. 17, p. 145-156, 2014.
-
VALLE, F. P. ; Hass, Aline Nogueira . Formação em dança no Rio Grande do Sul. Revista da Fundarte , v. 1, p. 22-25, 2011.
-
VALLE, F. P. ; FERRAZ, W. . Da instalação coreográfica à cena frontal: Notas sobre o experimento 'Ditos e Malditos'. SALA PRETA (USP) , v. 11, p. 1-12, 2011.
-
VALLE, F. P. ; STRACK, M. M. . Registros de Dança: a trajetória do Grupo Terra. Revista de Iniciação Científica da ULBRA , v. 1, p. 275-285, 2010.
-
VALLE, F. P. . Memória da Dança Teatral Gaúcha: Marina Fedossejeva. Logos (Canoas) , v. Ano 20, p. 65-77, 2009.
-
VALLE, F. P. ; STRACK, M. M. . Registros de Dança: A dança teatral gaúcha e Carlota Albuquerque. Informe (Online) , v. Ano 1, p. 74-81, 2009.
-
VALLE, F. P. . A disciplina da técnica e a contraconduta da criação. Revista da Fundarte , v. 9, p. 42-47, 2009.
-
VALLE, F. P. . Facetas: um diálogo corporal da bailarina com a capoeira. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA) , v. 19, p. 103-114, 2008.
-
VALLE, F. P. ; BOIKO, C. C. . Dança Inclusiva: o trabalho de professores de dança com portadores de síndrome de down. Revista Digital Art& , v. Ano IV, p. 1-9, 2008.
-
TRINDADE, A. L. ; VALLE, F. P. . A escrita da dança: um histórico da notação do movimento. Movimento (Porto Alegre) , v. 13, p. 201-223, 2007.
-
VALLE, F. P. . Por Que Educação em Dança?. Logos (Canoas) , Canoas, p. 05-10, 2005.
-
BINS, G. N. ; VALLE, F. P. . Quem não Dança Segura Criança: uma análise do papel da dança nas construções de identidades. Revista da Fundarte , v. 1, p. 27-34, 2005.
-
VALLE, F. P. . Respiração na Dança. Revista da Fundarte , Montenegro, v. 1, p. 55-58, 2004.
-
VALLE, F. P. ; PRASS, L. ; ZORDAN, P. ; SANTOS, V. B. . Caderno Pedagógico de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2013.
-
VALLE, F. P. ; MÖEDINGER, Carlos ; LOPONTE, L. G. ; SANTOS, C. B. . Artes visuais, Dança, Música e Teatro: práticas docentes os anos iniciais. 1. ed. Erechin: Edelbra, 2012. v. 1. 144p .
-
VALLE, F. P. ; MÖEDINGER, Carlos ; HUMMES, J. M. ; LOPONTE, L. G. ; KEHRWALD, M. I. P. ; RHODEN, S. . Artes Visuais, Dança, Música e Teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes. 1. ed. Erechin: Edelbra, 2012. v. 1. 168p .
-
VALLE, F. P. . Composição Coreográfica e Formação em Dança (no prelo). In: SANTOS,Eleonora; BORBA, Mônica; ZANCAN, Rubiane. (Org.). Docência universitária em dança. 1ed.: , 2023, v. , p. 1-.
-
VALLE, F. P. ; STRACK, M. M. . Registros de dança: a dança teatral gaúcha e Carlota Albuquerque [e-book]. In: Cibele Sastre; Aline Haas; Lisete Vargas. (Org.). Dança UFRGS: rastros e percursos de 10 anos (no prelo). 1ed.Porto Alegre: ESEFID/UFRGS, 2020, v. , p. 207-219.
-
VALLE, F. P. ; SASTRE, C. ; KOVARA, C. ; BRITTES, C. F. ; LIMA, J. . CARREGADOR: um experimento de prática como pesquisa (PaR). In: Cibele Sastre; Aline Haas; Lisete Vargas. (Org.). Percursos do Tempo: Dança UFRGS - 10 anos. 1ed.Porto Alegre: ESEFID/UFRGS, 2020, v. 1, p. 268-296.
-
VALLE, F. P. . RELAÇÕES INTEGRADAS: OS QUATRO GRANDES TEMAS DO SISTEMA LABAN MOVEMENT ANALYSIS/ BARTENIEFF FUNDAMENTALS (LMA/BF). In: Mônica Fagundes Dantas; Vera Lúcia Bertoni dos Santos; Patrícia Fagundes; Andréa Moraes Soares. (Org.). Pesquisa em Artes Cênicas em tempos distópicos: rupturas,distanciamentos e proximidades. 1ed.Porto Alegre: PPGAC/UFRGS, 2020, v. 1, p. 111-129.
-
VALLE, F. P. ; VIEIRA, C. L. ; FRAGA, A. R. ; SILVA, C. T. . Dança na escola: fazeres e desafios [e-book]. In: Andrea Hofstaetter; Luciane Uberti; Roselane Zordan Costella. (Org.). PIBID em movimento: trânsitos e mixagens na formação inicial e continuada da docência [e-book]. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2018, v. 1, p. 66-73.
-
VALLE, F. P. ; REIS, A. P. . Os processos de criação em dança em aulas de Educação Artística na rede pública. In: UBERTI, Luciane; COSTELLA, Roselane Z.; HOFSTAETTER, Andrea. (Org.). Iniciação à Docência: Espaços, Conexões e Processos no PIBID/UFRGS. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2017, v. , p. 123-136.
-
VALLE, F. P. ; VIEIRA, C. L. ; FRAGA, A. R. ; SILVA, C. T. . Dança na escola: fazeres e desafios. In: HOFSTAETTER, Andrea; UBERTI, Luciane; COSTELLA, Roselane. (Org.). PIBID em movimento: trânsitos e mixagens na formação inicial e continuada da docência. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2017, v. 1, p. 66-73.
-
VALLE, F. P. . Dança e Escola: dois exercícios de fazer relações.. In: COSTELLA, Roselane; HOFSTAETTER, Andrea; STURM, Ingrid; UBERTI, Luciane.. (Org.). Iniciação à Docência: reflexões interdisciplinares. 1ed.São Leopoldo: OIKOS, 2015, v. , p. 181-194.
-
VALLE, F. P. . Dança e a investigação de suas possibilidades no Ensino Médio. In: Pietra Cassol Rigatti. (Org.). Livros que seu aluno pode ler: formação do leitor na educação básica. 1ed.Porto Alegre: Sci Books, 2015, v. 2, p. 49-61.
-
VALLE, F. P. ; LUDKE, J. . A preparação corporal do bailarino: reflexões sobre o Método Ivaldo Bertazzo e os Fundamentos de Bartenieff. In: Camilla Mozzini; Wagner Ferraz. (Org.). Estudos do Corpo: encontros com Artes e educação. 1ed.Porto Alegre: , 2013, v. 1, p. 119-137.
-
VALLE, F. P. . PIBID e a experiência da dança no currículo. In: BELLO, Samuel Edmundo Lopez; UBERTI, Luciane. (Org.). Iniciação à Docência: articulações entre ensino e pesquisa. 1ªed.São Leopoldo: Oikos, 2013, v. , p. 99-110.
-
VALLE, F. P. . O cuidado de si para pensar a criação em dança. In: ICLE, Gilberto. (Org.). Pedagogia da arte: entre-lugares da escola. 1ed.Porto Alegre: UFRGS, 2012, v. , p. 279-292.
-
VALLE, F. P. . Dança e Dança Contemporânea: discursos e jogos de verdades. In: ICLE, Gilberto. (Org.). Pedagogia da Arte: entre-lugares da criação. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010, v. 1, p. 55-67.
-
VALLE, F. P. . Lições do Rio Grande - Referencias Curriculares do Rio Grande do Sul / Artes-Dança. In: Rio Grande do Sul. Secretaria de Estado da Educação. Departamento pedagógico.. (Org.). Referencial Curricular. Lições do Rio Grande. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Arte e Educação Física.. 1ed.Porto Alegre: Se/DP, 2009, v. 2, p. 72-84.
-
VALLE, F. P. . Danca na Educacao Infantil. Informativo Cultural Danca Brasil, Sao Paulo, p. 5 - 5, 30 jan. 2000.
-
VALLE, F. P. . Dançaterapia: considerações sobre o Sistema Laban/ Bartenieff (no prelo). In: I Colóquio Latino-Americano Antropologia da Dança, 2024, Florianópolis. Anais do I Colóquio Latino-Americano Antropologia da Dança. Belém: PPG em Artes/UFPA, 2024. p. 531-546.
-
VALLE, F. P. ; BRUNELLI, M L . Graduação em Dança da ULBRA (2003-2019) (no prelo). In: I Colóquio Latino-Americano de Antropologia na Dança, 2024, Florianópolis. Anais do I Colóquio Latino-Americano de Antropologia na Dança. Belém: PPG em Artes/UFPA, 2024. p. 731-748.
-
VALLE, F. P. . LABANÁLISE NA GRADUAÇÃO: INTERSECÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E CRIAÇÃO. In: Laban 2018 - Conferência Nacional, 2021, Rio de Janeiro. Anais Laban 2018 - Conferência Nacional, 2021. v. 1. p. 01-11.
-
VALLE, F. P. . Dança: a problematização das escolhas em uma oficina extracurricular.. In: V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança, 2017, Natal. Anais do V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança, 2017. v. 1. p. 131-140.
-
VALLE, F. P. . A dança e a trama dos discursos: a noção de autonomia em debate. In: IV Congresso Nacional da ANDA, 2016, Goiânia. Anais do IV Congresso Nacional da ANDA. Salvador: ANDA, 2016. v. 1. p. 01-08.
-
BRANDAO, J. F. ; VALLE, F. P. . Ensino e Criação Coreográfica: estabelecendo relações. In: V Encontro Estadual de Graduações em Dança : cultura da gratuidade, 2016, Porto Alegre. Anais do V Encontro Estadual de Graduações em Dança : cultura da gratuidade. Porto Alegre, 2016. v. 1. p. 317-329.
-
VALLE, F. P. . A dança e a trama dos discursos: posicionamentos sobre a forma de ser em danças. In: 6 SBECE/ 3 SIECE -Seminário Brasileiro/Internacional Estudos Culturais e Educação, 2015, Canoas. Anais do 6 SBECE/ 3 SIECE -Seminário Brasileiro/Internacional Estudos Culturais e Educação. Canoas: ULBRA, 2015. p. 01-10.
-
VALLE, F. P. . PIBID/UFRGS: Iniciação a docência em dança. In: III CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 2014, Salvador. Anais da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, 2014. p. 01-12.
-
BIGNETTI, F. O. ; VALLE, F. P. . Daltro Dança o Mundo: os desafios da dança no universo escolar. In: III CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 2014, Salvador. Anais do III Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança, 2014. p. 01-10.
-
SOUZA, L. P. ; BOMFIM, C. ; GUARAGNA, G. B. A. ; FRAGA, G. C. ; VALLE, F. P. . Relatos de experiências do PIBID 2013/2: arte-dança nos anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual Maurício Sirotsky Sobrinho. In: IV Encontro das Graduações em Dança do RS, 2014, Montenegro/RS. Anais do IV Encontro das Graduações em Dança do RS, 2014. v. 1. p. 101-111.
-
LACERDA, T. A. ; FRAGA, G. C. ; VALLE, F. P. . PIBID Dança: relato de uma experiência. In: XXIII CONFAEB, 2013, Porto de Galinhas. Anais do XXIII CONFAEB. UFPE: FAEB, 2013. p. 1-11.
-
VALLE, F. P. ; ICLE, Gilberto . Contraconduta como prática de formação: um estudo com alunos de graduação em dança. In: 35ª Reunião Anual da ANPED, 2012, Porto de Galinhas - PE. Educação, cultura, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI. ANPED: ANPED, 2012. p. 01-16.
-
VALLE, F. P. . Ateliê Coreográfico:a criação no ensino superior. In: 2 Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança, 2011, Porto Alegre. Anais do 2 Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança. Porto Alegre, 2011. p. 1-9.
-
VALLE, F. P. ; SASTRE, C. ; FILLIPIN, Marco . Políticas e estratégis junto a órgãos oficiais (Relato do Grupo de Trabalho). In: II Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2011, Canoas. Anais do II Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2011. p. 15-24.
-
VALLE, F. P. ; STRACK, M. M. . Memórias, Narrativas e Registros de Dança: Uma retrospectiva dos Trabalhos sobre a História da Dança no Rio Grande do Sul. In: 2 Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança, 2011, Porto Alegre. Anais do 2 Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança. Porto Alegre, 2011. p. 1-16.
-
VALLE, F. P. ; HOFSTAETTER, Andréa ; HUMMES, J. M. ; MÖEDINGER, Carlos ; KEHRWALD, M. I. P. . Referenciais Curriculares: propostas para o ensino de arte. In: Seminário Nacional de Arte e Educação, 2010, Montenegro. Anais do Seminário Nacional de Arte e Educação. Montenegro: Editora da Fundarte, 2010. v. 1. p. 67-86.
-
VALLE, F. P. . Lições do Rio Grande: O desafio de estabelecer referenciais em dança. In: II Salão de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010, Porto Alegre. II Salão de Dança - UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2010. p. 1-6.
-
VALLE, F. P. ; STRACK, M. M. . Registros de Dança: a dança gaúcha e o Grupo Terra. In: II CEAC - Congresso de Educação, Arte e Cultura, 2009, Santa Maria. II CEAC - Congresso de Educação, Arte e Cultura, 2009.
-
VALLE, F. P. . Dança e Escrita de Si: uma reflexão sobre o processo criativo. In: II CEAC - Congresso de Educação, Arte e Cultura, 2009, Santa Maria. II CEAC - Congresso de Educação, Arte e Cultura, 2009.
-
VALLE, F. P. . O ensaio como espetáculo: Grupo Experimental de dança. In: V Congresso ABRACE, 2009. V Congresso ABRACE, 2008.
-
VALLE, F. P. ; STRACK, M. M. . Registros de Dança: a dança teatral gaúcha de Carlota Albuquerque. In: I Seminário e Mostra Nacional de Dança - Teatro, 2009, Viçosa. I Seminário e Mostra Nacional de Dança - Teatro, 2009. p. 1-8.
-
VALLE, F. P. ; TOMAZZONI, A. . Dança e Educação. In: Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2009, Canoas. Anais do Encontro Estadual das Graduações em Dança - Realidade e novas perpectivas da dança no RS. Canoas: Editora ULBRA, 2009. v. 1. p. 12-14.
-
VALLE, F. P. ; BITTENCOURT, A. C. S. M. ; STRACK, M. M. ; CARVALHO, C. . Memória da Dança Teatral Gaúcha: Cia Terpsí- Teatro de Dança e Angela Spiazzi. In: 21o. Seminário Nacional de Arte e Educação, 2008, Montenegro. Anais do 21o. Seminário Nacional de Arte e Educação. Montenegro: Ed. da FUNDARTE, 2008. p. 285-292.
-
VALLE, F. P. ; STRACK, M. M. ; BITTENCOURT, A. C. S. M. ; CARVALHO, C. . Memória da Dança Teatral Gaúcha: primeiras obras da Cia Terpsí Teatro de Dança. In: 21o. Seminário Nacional de Arte e Educação, 2008, Montenegro. Anais do 21o. Seminário Nacional de Arte e Educação. Montenegro: Ed.da FUNDARTE, 2008. p. 293-298.
-
VALLE, F. P. . Movimento Humano e Abordagens Contemporãneas de Criação Artística: uma leitura em dança. In: Congresso Ibero-americano de Educação Artística. Sentidos Transibéricos., 2008, Beja. Portugal. Anais do Congresso Ibero-americano de Educação Artística. Sentidos Transibéricos.. Beja.Portugal: lab.acm, 2008. v. 1. p. 29-35.
-
VALLE, F. P. . Repensando a Expressão Corporal. In: III Fórum Nacional de Educação, 2006, Torres. Anais do III Fórum Nacional de Educação. Canoas: ULBRA, 2006.
-
VALLE, F. P. . A experiência do estágio em dança - Montenegro e as quatro áreas artísticas. In: 19 Seminário Nacional de Arte e Educação, 2005, Montenegro. Anais do 19 Seminário Nacional de Arte e Educação. Montenegro: Editora da Fundarte, 2005. p. 42-47.
-
KIJNER, R. C. ; VALLE, F. P. . RODACADE: VIRTUALIDADE, ARTE E INCLUSÃO. In: 27 Seminário Nacional de Arte e Educação - Arte e Diversidades, 2021, Montenegro. 27 Seminário Nacional de Arte e Educação - Arte e Diversidades. Montenegro: Fundarte, 2021. v. 1. p. 930-993.
-
CORREA, J. F. ; DEFFACI, K. S. ; VALLE, F. P. . Relato do Grupo de Trabalho (GT1): campo de atuação profissional docente em dança. In: IV Encontro das Graduações em Dança do RS, 2014, Montenegro/RS. Anais do IV Encontro das Graduações em Dança do RS, 2016. v. 1. p. 72-78.
-
VALLE, F. P. ; PALUDO, L. ; BRUNELLI, M L . Formações em Dança e relações de trabalho: contextos emergentes / Histórico do I e II Encontro das Graduações. In: IV Encontro das Graduações em Dança do RS, 2014, Porto Alegre. Anais do IV Encontro das Graduações em Dança do RS, 2016. v. 1. p. 17-20.
-
VALLE, F. P. ; FRAGA, G. C. ; LACERDA, T. A. . PIBID Dança: experiências, propostas e encaminhamentos. In: VII Encontro de Pesquisa em Arte, 2013, Montenegro. Anais do VII Encontro de Pesquisa em Arte. Montenegro: Ed. da FUNDARTE, 2013. p. 01-04.
-
VALLE, F. P. ; STRACK, M. M. . Memória da Dança Teatral Gaúcha: a trajetória do Terpsí - Teatro de Dança. In: XII Congresso Ciências do desporto e Educação Física dos países de língua portuguesa, 2008, Porto Alegre. XII Congresso Ciências do desporto e Educação Física dos países de língua portuguesa. Porto Alegre: ESEF/UFRGS, 2008. v. 1.
-
VALLE, F. P. . Facetas: um diálogo da bailarina com a Capoeira. In: 20o. Seminário Nacional de Arte e Educação, 2006, Montenegro. Anais do 20o. Seminário de Arte e Educação. Montenegro: Ed. da Fundarte, 2006. v. 1. p. 111-115.
-
BRANDAO, J. F. ; VALLE, F. P. . O processo de criação coreográfica em dança jazz : análise da criação da obra ?O casulo feito bicho dentro dorme seda' de Caroline Dalmolin. In: V Encontro Estadual de Graduações em Dança : cultura da gratuidade, 2016, Porto Alegre. Anais do V Encontro Estadual de Graduações em Dança : cultura da gratuidade, 2016. v. 1. p. 401-402.
-
ROCHA, G. F. ; VALLE, F. P. . A dança e a trama dos discursos : o feminino no balé. In: Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2016, Porto Alegre. Anais do Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2016. v. 1. p. 495-496.
-
FRAGA, A. R. ; VALLE, F. P. . PIBID dança : as ações corporais como forma de estimular a criatividade. In: Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2016, Porto Alegre. Anais do Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2016. v. 1. p. 493-494.
-
SILVEIRA, S. B. ; VALLE, F. P. ; REIS, A. P. . Contato improvisão e desdobramentos : um relato de experiência de uma escola do PIBID da dança UFRGS. In: Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2016, Porto Alegre. Anais do Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2016. v. 1. p. 489-490.
-
MACIEL, S. P. ; VALLE, F. P. . Uma coreografia, muitas diferenças e descobertas : através da dança-teatro. In: Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2016, Porto Alegre. Anais do Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2016. v. 1. p. 487-488.
-
FINAMOR, F. M. ; VALLE, F. P. . Educação somática na escola : reeducação do movimento. In: Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2016, Porto Alegre. Anais do Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2016. v. 1. p. 476-477.
-
REIS, A. P. ; VALLE, F. P. . Os processos de criação em dança em aulas de Educação Artística na Rede Pública. In: Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2016, Porto Alegre. Anais do Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2016. v. 1. p. 470-470.
-
VILLA, A. ; VALLE, F. P. . PIBID artes : a interdisciplinaridade entre dança e as artes visuais. In: Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2016, Porto Alegre. Anais do Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2016. v. 1. p. 468-469.
-
OLIVEIRA, F. S. ; VALLE, F. P. . O processo de criação ChairParade do PIBID/Dança. In: V Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2016, Porto Alegre. Anais do V Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2016. v. 1. p. 464-465.
-
SOUZA, L. P. ; VALLE, F. P. . PIBID dança 2015/2 : relato de experiência de docência em dança no sétimo ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fabíola Pinto Dornelles. In: V Encontro Estadual de Graduações em Dança : cultura da gratuidade, 2016, Porto Alegre. Anais do V Encontro Estadual de Graduações em Dança : cultura da gratuidade, 2016. v. 1. p. 460-461.
-
CLARO, S. G. ; VALLE, F. P. . Possibilidades de relações com dança no PIBID. In: V Encontro Estadual de Graduações em Dança : cultura da gratuidade, 2016, Porto Alegre. Anais do V Encontro Estadual de Graduações em Dança : cultura da gratuidade, 2016. v. 1. p. 454-455.
-
ROCHA, G. F. ; VALLE, F. P. . A dança e a trama dos discursos: questionamentos do ser/fazer em dança. In: XXVII Salão de Iniciação Científica - 2015, 2015, Porto Alegre. XXVII Salão de Iniciação Científica - 2015, 2015.
-
ROSA, L. H. ; VALLE, F. P. . Sereia, Bailarina das Águas. In: V Encontro Estadual de Graduações em Dança : cultura da gratuidade, 2014, Montenegro/RS. Anais do V Encontro Estadual de Graduações em Dança : cultura da gratuidade, 2014. v. 1. p. 167-168.
-
MARTINEZ, B. ; VALLE, F. P. . Docência em Dança: a experiência do estágio no ensino fundamental. In: IV Encontro das Graduações em Dança do RS, 2014, Montenegro/RS. Anais do IV Encontro das Graduações em Dança do RS, 2014. v. 1. p. 186-186.
-
MOTTA, A. F. C. ; SCHLICHTING, C. C. ; CLARO, S. G. ; VALLE, F. P. . Experiências Pibidianas: dança no currículo e a exploração dos movimentos 3D. In: Seminário Internacional PRODOCÊNCIA UFRGS/ Colóquio Nacional PIBID UFRGS, 2014, Porto Alegre. Anais do Seminário Internacional PRODOCÊNCIA UFRGS/ Colóquio Nacional PIBID UFRGS, 2014. p. s/p.
-
VALLE, F. P. ; VILLA, A. ; OLIVEIRA, F. S. ; BIGNETTI, F. O. ; MARQUES, J. F. N. . Daltro Dança o Mundo e o exercício de fazer relações. In: Seminário Internacional PRODOCÊNCIA UFRGS / Colóquio Nacional PIBID UFRGS, 2014, Porto Alegre. Anais do Seminário Internacional PRODOCÊNCIA UFRGS / Colóquio Nacional PIBID UFRGS, 2014. p. s/p.
-
GUARAGNA, G. B. A. ; LOPEZ, A. M. M. ; BOFF, F. B. ; VALLE, F. P. . Dança e PIBID: a experiência da dança no currículo. In: II Encontro Nacional do PIBID/UNISC, 2013, Santa Cruz do Sul. Anais do II Encontro Nacional do PIBID/UNISC, 2013.
-
LACERDA, T. A. ; FRAGA, G. C. ; VALLE, F. P. . Dança e PIBID: a experiência da oficina. In: II Encontro Nacional do PIBIS/UNISC, 2013, Santa Cruz do Sul. Anaia II Encontro Nacional do PIBIS/UNISC, 2013.
-
VALLE, F. P. ; ICLE, Gilberto . Contraconduta como prática de formação: um estudo com alunos de graduação em dança. In: 35ª Reunião Anual ANPED, 2012, Porto de Galinhas. Resumos 35ª Reunião Anueal ANPED. Rio de Janeiro: ANPED, 2012. p. 275-275.
-
VALLE, F. P. ; SIQUEIRA, N. C. ; MARQUES. J.S. . Jogos de Verdade na Dança: Discursos Coreográficos sobre Gênero. In: XVII Salão de Iniciação Científica e Tecnológica e XI Fórum de Pesquisa da Universidade Luterana do Brasil, 2011, Canoas. Anais do XVII Salão de Iniciação Científica e Tecnológica e XI Fórum de Pesquisa da Universidade Luterana do Brasil. Canoas: Editora ULBRA, 2011. v. 1. p. 01-01.
-
MARQUES. J.S. ; LUDKE, J. ; VALLE, F. P. . Jogos de Verdade na Dança: Papeis Femininos e Masculinos. In: XXIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2011, Canoas. Anais do XXIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2011. v. 1. p. 02-02.
-
VALLE, F. P. . Profissão Professor: formação e atuação em dança (Resumo Mesa Redonda). In: II Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2011, Canoas. Anais II Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2011. p. 10-10.
-
MARTINS, Lígia Maria Louduvino ; VALLE, F. P. . A Dança no Ensino Superior: visualisando o currículo de graduação em dança. In: II Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2011, Canoas. Anais do II Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2011. p. 71-72.
-
CARRION, Vanessa ; VALLE, F. P. . Ballet Infanil como Arte Expressiva: ludicidade, criação e técnicas nas aulas de dança. In: II Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2011. Anais do II Encontro Estadual das Graduações em Dança. p. 72-73.
-
CARDOSO, Rosana ; SASTRE, C. ; VALLE, F. P. . Diagnóstico das Concepções de Dança de Alunos do 3 Ano do Ensino Fundamental. In: II Encontro estadual das Graduações em Dança, 2011. Anais do II Encontro estadual das Graduações em Dança, 2011. p. 80-81.
-
MARQUES. J.S. ; VALLE, F. P. . Jogos de Verdade na Dança: considerações sobre gênero. In: II Encontro estadual das Graduações em Dança, 2011. Anais do II Encontro estadual das Graduações em Dança. p. 106-107.
-
CONCILIO, C. ; SASTRE, C. ; VALLE, F. P. . Visões de Corpo que Emergem na Literatura sobre Klauss Vianna. In: II Encontro estadual das Graduações em Dança, 2011. Anais do II Encontro estadual das Graduações em Dança. p. 111-112.
-
VALLE, F. P. ; STRACK, M. M. . Registros de dança: Lucia Brunelli e o Grupo Terra. In: V Seminário Internacional de Ciências do Esporte e da Atividade Física, 2009, Canoas. V Seminário Internacional de Ciências do Esporte e da Atividade Física, 2009.
-
VALLE, F. P. ; STRACK, M. M. . Registros de Dança: a tragetória do Grupo Terra. In: IX Fórum de Pesquisa e XV Salão de Iniciação Científica e Tecnológica II CEAC - Congresso de Educação, Arte e Cultura, 2009, Canoas. IX Fórum de Pesquisa e XV Salão de Iniciação Científica e Tecnológica, 2009.
-
VALLE, F. P. ; RAMOS, L. . Entre o Video e a Dança: A imagem tecnológica a serviço da dança contemporânea.. In: Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2009, Canoas. Anais do Encontro estadual das Graduações em Dança - Realidade e novas perspectivas da dança no RS. Canoas: Editora ULBRA, 2009. v. 1. p. 127-127.
-
VALLE, F. P. ; STRACK, M. M. . Registros de Dança: Cronologia de Espetáculos do Grupo Terra. In: Encontro Estadual das Graduações em Dança, 2009, Canoas. Anais do Encontro Estadual das Graduações em Dança- Realidade e novas perspectivas da dança no RS. Canoas: Editora ULBRA, 2009. v. 1. p. 133-133.
-
VALLE, F. P. . Leituras de dança contemporânea: o processo de criação de sentidos no ensino superior. In: Celebração Global Laban, 2008, Rio de Janeiro. Laban 2008: Artes Cênicas e Novos Territórios. Rio de Janeiro: Prefeitura Rio/Culturas, 2008. p. 39.
-
VALLE, F. P. . Movimento humano e abordagens de criação artística: caracóis. In: Celebração Global Laban, 2008, Rio de Janeiro. Laban 2008: Artes C~encias e Novos Territórios. Rio de janeiro: Prefeitura Rio/Culturas, 2008. p. 35.
-
VALLE, F. P. ; SANTOS, Tatiane T. . Ballet Clássico e Ginástica Rítmica: encontros e inter-relações. In: XII Congresso Ciências do desporto e Educação Física dos países de língua portuguesa, 2008, Porto Alegre. XII Congresso Ciências do desporto e Educação Física dos países de língua portuguesa. Porto Alegre: ESEF/UFRGS, 2008.
-
TRINDADE, A. L. ; VALLE, F. P. . Escrita do movimento: a notação da dança no trabalho do profissional coreógrafo do Rio Grande do Sul. In: IV Seminário Internacional de Ciências do esporte e da Atividade Física, 2008, Canoas. Corpo em Movimento. Canoas: ULBRA, 2008. v. 6. p. 15-15.
-
VALLE, F. P. ; CARVALHO, C. ; BITTENCOURT, A. C. S. M. ; STRACK, M. M. . Memória da Dança Teatral Gaúcha: de "As quatro estações" a "Orlando's". In: IV Seminário Internacional de Ciências do esporte e da Atividade Física, 2008, Canoas. Corpo em Movimento. Canoas: ULBRA, 2008. v. 6. p. 41-41.
-
VALLE, F. P. ; CARVALHO, C. ; STRACK, M. M. ; BITTENCOURT, A. C. S. M. . Memória da Dança Teatral Gaúcha: bailarina Angela Spiazzi. In: IV Seminário Internacional de Ciências do esporte e da Atividade Física, 2008, Canoas. Corpo em Movimento. Canoas: ULBRA, 2008. v. 6. p. 51-52.
-
VALLE, F. P. ; BITTENCOURT, A. C. S. M. ; CARVALHO, C. ; STRACK, M. M. . Memória da Dança teatral Gaúcha: cronologia do Terpsí- Teatro de Dança. In: IV Seminário Internacional de Ciências do esporte e da Atividade Física, 2008, Canoas. Corpo em Movimento. Canoas: ULBRA, 2008. v. 6. p. 53-54.
-
VALLE, F. P. ; CARVALHO, C. ; STRACK, M. M. ; BITTENCOURT, A. C. S. M. . Memória da Dança teatral Gaúcha: Cia Terpsí- Teatro de Dança. In: IV Seminário Internacional de Ciências do esporte e da Atividade Física, 2008, Canoas. Corpo em Movimento. Canoas: ULBRA, 2008. v. 6. p. 82-82.
-
VALLE, F. P. ; CARVALHO, C. ; STRACK, M. M. . Memória da Dança Teatral Gaúcha: Terpsí. In: VIII Fórum de Pesquisa e XIV Salão de Iniciação Científica e Tecnológica, 2008, Canoas. VIII Fórum de Pesquisa e XIV Salão de Iniciação Científica e Tecnológica. Canoas, 2008. v. 1. p. 132-132.
-
VALLE, F. P. . Movimento humano e abordagens contemporâneas de criação artística: Caracóis. In: Laban 2008: Artes Cênicas e Novos Territórios, 2008, Rio de Janeiro. Anais de Laban 2008: Artes Cênicas e Novos Territórios. Rio de Janeiro: Prefeitura RJ, 2008. p. 35-35.
-
VALLE, F. P. . Leituras de dança contemporãnea: o processo de criação de sentidos no ensino superior. In: Laban 2008: Artes Cênicas e Novos Territórios, 2008, Rio de Janeiro. Anais de Laban 2008: Artes Cênicas e Novos Territórios. Rio de Janeiro: Prefeitura do RJ, 2008. p. 39-39.
-
VALLE, F. P. . O Ensaio Como Espetáculo:Grupo Experimental de Dança. In: V Congresso ABRACE- Criação e reflexão crítica, 2008, Belo Horizonte. Memória Abrace Digital. Belo Horizonte, 2008. p. 5-5.
-
TRINDADE, A. L. ; VALLE, F. P. . A notação do movimento: mais uma atividade do coreógrafo ou uma profissão diferenciada?. In: III Seminário Internacional de Ciências do Esporte e da Atividade Física, 2007, Canoas. Revista de Ciências do Movimento Humano e do Desporto: Corpo em Movimento, 2007. v. 5. p. 16-16.
-
VALLE, F. P. . Movimento Humano e Abordagens Contemporâneas de Criação Artística. In: III Seminário Internacional de Ciências do Esporte e Atividade Física, 2007, Canoas. Revista de Ciências do Movimento Humano e do Desporto: Corpo em Movimento. Canoas: ULBRA, 2007. v. 5. p. 46-46.
-
VALLE, F. P. ; BRUNELLI, M L ; GARCIA, A. ; FLORES, A. ; COCCARO, L. ; LEVONIAN, R . Criação Tecnodança e Semana Temática. In: III Seminário Internacional de Ciências do Esporte e da Atividade Física, 2007, Canoas. Revista de Ciências do Movimento Humano e do Desporto: Corpo em Movimento. Canoas: ULBRA, 2007. v. 5. p. 74-75.
-
VALLE, F. P. ; HUMMES, J. M. ; BOZZETTO, A. ; TOMAZZONI, A. ; WOLFFENBUTTEL, C. R. ; KEENAN JR., D. ; PRASS, L. ; BELLO, M. P. D. ; STEIN, M. A. ; TORRES, M. C. . Perfil Docente do Ensino Formal da Região do Vale do Rio Caí: algumas abordagens. In: III Encontro Nacional de Pesquisa em Arte, 2005, Montenegro. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Arte. Montenegro: Ed. da FUNDARTE, 2005. p. 58-60.
-
VALLE, F. P. . Dançaterapia. In: 18o. Seminário Nacional de Arte e Educação, 2004, Montenegro. Anais do 18o. Seminário Nacional de Arte e Educação. Montenegro: Editora da FUNDARTE, 2004.
-
VALLE, F. P. . O Olhar Sensivel na Danca: modos esteticos de organizacao da coreografia Nazareth. In: 17o. Seminario Nacional de Arte e Educacao, 2003, Montenegro. Anais do Seminario Nacional de Arte e Educacao. Montenegro: Editora da Fundarte, 2003. p. 128-130.
-
VALLE, F. P. . O Olhar Sensivel na Danca: O personagem da Morte por Kurt Jooss. In: 16 Seminario Nacional de Arte e Educacao, 2002, Montenegro. Anais do Seminario Nacional de Arte e Educacao. Montenegro: FUNDARTE, 2002. p. 83.
-
VALLE, F. P. ; HAAS, A. N. . Laban- Jooss- Leeder heritage in the UK: an interview with Clare Lidbury (em avaliação). Journal of Dance & Somatic Practices , 2024.
-
VALLE, F. P. ; DANTAS, M. . Dança, tecnologia e educação: K-pop e reverberações na graduação (am avaliação). RASCUNHOS - CAMINHOS DA PESQUISA EM ARTES CÊNICAS , 2024.
-
MAGALHAES, G. C. ; VALLE, F. P. . PORTFÓLIO DIGITAL AVALIATIVO COLABORATIVO PARA AVALIAÇÃO EM DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL I(em finalização). REVISTA ARTE DA CENA , 2024.
-
VALLE, F. P. ; PALUDO, L. . CONSIDERAÇÕES SOBRE O RITMO NA DANÇA. MORINGA - ARTES DO ESPETÁCULO (UFPB) , 2024.
-
VALLE, F. P. . Pensando a dança: da formação à profissionalização em dança. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VALLE, F. P. . Graduação em Dança em Debate. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALLE, F. P. . Laban e Terapia do Movimento. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALLE, F. P. . I and the other: labanalysis trnsposed to stage. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, G. F. ; VALLE, F. P. . A dança e a trama dos discursos: enunciações do feminino no balé. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALLE, F. P. . A dança e a trama dos discursos: a noção de autonomia em debate. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALLE, F. P. . A cultura da gratuidade e a educação e formação em dança. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VALLE, F. P. . Mesa Redonda PIBID. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VALLE, F. P. . A dança e a trama dos discursos: posicionamentos sobre a forma de ser em danças. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, G. F. ; VALLE, F. P. . A dança e a trama dos discursos: análises e registros didáticos-pedagógicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FRAGA, G. C. ; VALLE, F. P. . PIBID Dança: experiências, possibilidades e interações com o currículo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VALLE, F. P. . Conferência de Abertura Formações em Dança e Relações de Trabalho: contextos emergentes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VALLE, F. P. . Mediadora do Grupo de Trabalho 1. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VALLE, F. P. . Estudos Avançados em Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BOMFIM, C. ; VALLE, F. P. . PIBID Dança: o lúdico como motivador da prática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LUDKE, J. ; VALLE, F. P. . Relato de experiência docênte no projeto dança expressão down-up do Centro de Estudos de Atividade Motora Adaptada (CEAMA). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALLE, F. P. ; HIRSCH, I. ; WOLFFENBUTTEL, C. R. . As interlocuções artísticas do PIBID: experiências na UFRGS, UFPel e UERGS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VALLE, F. P. ; SASTRE, C. ; MAC, D. ; BRONSTRUP, C. B. ; RESTORI, M. . Mesa Redonda 'Coreografando para Atores'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VALLE, F. P. . Dança e Livros que seu aluno pode ler IV. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VALLE, F. P. . Contraconduta como prática de formação na graduação em dança: gênero em questão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALLE, F. P. ; ICLE, Gilberto . Contraconduta como prática de formação: um estudo com alunos de graduação em dança. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALLE, F. P. . Painel: Contribuição dos Cursos Superiores em Arte para a Formação de Pesquisadores - 6 Encontro de Pesquisa em Arte UERGS.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VALLE, F. P. ; SIQUEIRA, N. C. ; MARQUES. J.S. . Jogos de Verdade na Dança: Discursos Coreográficos sobre Gênero - XVII Salão de Iniciação Científica e Tecnológica e o XI Fórum de Pesquisa da Universidade Luterana do Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MARQUES. J.S. ; LUDKE, J. ; VALLE, F. P. . Jogos de Verdade na Dança: Papeis Femininos e Masculinos - Salão de Iniciação Científica UFRGS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALLE, F. P. . Atleliê Coreográfico: as diferentes contracondutas - VI Reunião Científica da ABRACE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VALLE, F. P. ; STRACK, M. M. . Registros de dança: Lucia Brunelli e o Grupo Terra. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VALLE, F. P. ; STRACK, M. M. . Registros de Dança: a trajetória do Grupo Terra. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VALLE, F. P. ; STRACK, M. M. . Registros de Dança: a dança gaúcha e o Grupo Terra. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VALLE, F. P. . A formação em dança e a universidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VALLE, F. P. ; STRACK, M. M. . Registros de Dança: a dança teatral gaúcha de Carlota Albuquerque. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
VALLE, F. P. ; CARVALHO, C. ; BITTENCOURT, A. C. S. M. ; STRACK, M. M. . Memória da Dança Teatral Gaúcha: cronologia do Terpsí - Teatro de Dança. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALLE, F. P. ; CARVALHO, C. ; STRACK, M. M. ; BITTENCOURT, A. C. S. M. . Memória da Dança Teatral Gaúcha: de "As quatro estações" à "Orlando's". 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALLE, F. P. ; STRACK, M. M. ; BITTENCOURT, A. C. S. M. ; CARVALHO, C. . Memória da Dança Teatral Gaúcha: bailarina Angela Spiazzi. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALLE, F. P. ; STRACK, M. M. ; BITTENCOURT, A. C. S. M. ; CARVALHO, C. . Memória da Dança Teatral Gaúcha: Cia Terpsí-Teatro de Dança. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
VALLE, F. P. . Dançaterapia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALLE, F. P. . O Olhar Sensível na Dança: Modos estéticos de Organização da Coreografia Nazareth. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALLE, F. P. . A Dança no Ensino Superior. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
VALLE, F. P. . Dança Criativa: Educando o Bailarino para Expressar as suas Idéias. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALLE, F. P. . O Olhar Sensível na Dança. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VALLE, F. P. . O que eu (Com)Vivi na Fundarte por Flavia Pilla do Valle. Montenegro: Fundarte, 2023 (Autora).
-
VALLE, F. P. ; MASSA, C. . Ói Nóis Aqui Traveiz e outras vivências. Porto Alegre, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
VALLE, F. P. ; MASSA, C. . Fernando Peixoto: rastros de uma trajetória 'fora do eixo'. Porto Alegre, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
VALLE, F. P. . Práticas de Dança na Escola: Experiências com Crianças e Adolescentes Desenvolvidas no Pibid, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
VALLE, F. P. ; MASSA, C. . DEBATES EM ARTES CÊNICAS. Porto Alegre, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
VALLE, F. P. ; SASTRE, C. ; MASSA, C. . A ARTE DO MOVIMENTO DE RUDOLF LABAN. Porto Alegre, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
VALLE, F. P. . Práticas de dança na escola. Curitiba, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
VALLE, F. P. ; VENDRAMIN, C. ; PALUDO, L. . Apresentação, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
VALLE, F. P. . Histórico: Encontros Anteriores, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
VALLE, F. P. ; PALUDO, L. ; BRUNELLI, M L . Anais do II Encontro Estadual das Graduações em Dança (Organizadora) 2011 (Organizadora).
-
VALLE, F. P. ; PALUDO, L. ; BRUNELLI, M L . Anais do II Encontro estadual das Graduações em Dança, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
VALLE, F. P. ; PALUDO, L. ; BRUNELLI, M L . Anais do I Encontro Estadual das Graduações em Dança (Organizadora) 2009 (Organizadora).
-
VALLE, F. P. . A escrita da dança: a notação do movimento e preservação da memória coreográfica. Canoas, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
VALLE, F. P. ; TOMAZZONI, A. . Coordenação do grupo de trabalho como parte do Encontro das Graduações no RS. 2009.
VALLE, F. P. ; TOMAZZONI, A. ; Hass, Aline Nogueira ; DANTAS, M. ; ZANCAN, R. . Comissão Científica do Encontro Estadual das Graduações em Dança- Realidade e Novas perspetivas da dança no RS. 2009.
VALLE, F. P. . Por Dentro da Arte. 2009. (Programa de rádio ou TV/Outra).
VALLE, F. P. . Dança Criativa. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para curso on line).
VALLE, F. P. ; SASTRE, C. ; VICARI, J. . Sistema Laban-Bartenieff. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VALLE, F. P. . Tecendo Histórias Tecendo Ideias. 2013. .
VALLE, F. P. . Dança, corpo e movimento. 1ª Jornada Regional Sesc de Educação Infantil: as artes e os fazeres artísticos na educação das infâncias.. 2012. .
VALLE, F. P. . Especiliazação em Dança (intensivo de Férias). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VALLE, F. P. . Oficina: Referenciais curriculares: Propostas para o ensino de arte. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VALLE, F. P. . Atualização para profissionais da Educação Infantil. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VALLE, F. P. . Abordagens Criativas em Dança. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VALLE, F. P. . Formação Continuada para Professoras de Dança - Dança Escolar. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VALLE, F. P. . Lições do Rio Grande - Linguagens, Códigos e suas Tecnologas. Arte e Educação Física. Caderno do Professor. Ensino Fundamental e Médio. Dança.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).
VALLE, F. P. . Lições do Rio Grande. Caderno do Aluno. 5ª e 6 ª séries do Ensino Fundamental. Dança.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).
VALLE, F. P. . Lições do Rio Grande. Caderno do Aluno. 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. Dança.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).
VALLE, F. P. . Lições do Rio Grande. caderno do Aluno. 1 ano de Ensino Médio. Dança.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).
VALLE, F. P. . Lições do Rio Grande. Caderno do Aluno. 2 e 3 ano do Ensino Médio. Dança.. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).
VALLE, F. P. ; WOLFFENBUTTEL, C. R. ; HUMMES, J. M. ; HOFSTAETTER, Andréa ; MÖEDINGER, Carlos ; ALCÂNTERA, Celina ; METZ, Celiza ; GONÇALVES, Eduarda ; CARLI, Jezebel . Diálogos dobre Arte: experiências teóricas e práticas em arte. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VALLE, F. P. . Técnica de Dança II - Balé (caderno universitário; 36). 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).
VALLE, F. P. . Caracóis - Grupo Experimental de Dança. 2007. (DVD).
VALLE, F. P. . Fazer pensar a dança. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VALLE, F. P. . Por onde andamos? Para onde queremos ir?. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VALLE, F. P. . Dança (caderno universitário, 291). 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).
VALLE, F. P. . Análise do Movimento Corporal (caderno tecnológico, 08). 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).
VALLE, F. P. . Prática e Técnica de Dança II - Balé Clássico (caderno tecnológico, 09). 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - material didático).
VALLE, F. P. . Grupo Experimental de Dança da ULBRA. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VALLE, F. P. . Aulas abertas de Ballet Clássico. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VALLE, F. P. . Introdução a Labanálise. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VALLE, F. P. . Dança Criativa e Expressiva. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VALLE, F. P. . Jane Blauth: uma declaração de amor à dança. 2004. (vídeo-cassete).
VALLE, F. P. ; TOMAZZONI, A. . A pesquisa em dança Contemporânea. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
VALLE, F. P. . Escolinha de dança para alunos da rede municipal de ensino. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VALLE, F. P. . Mostra Sem Amarras. 2023. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Identidades: mostra de dança da turma de composição coreográfica I 2022/1. 2022. Coreográfica.
SASTRE, C. ; VALLE, F. P. . Água Viva. 2019. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Nem Sempre. 2017. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Movimento Charleston (2015). 2016. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Eu e o Outro. 2010. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Pretinho não Básico. 2010. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Contrastes. 2009. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Mixagens. 2009. Coreográfica.
VALLE, F. P. ; ALBUQUERQUE, C. . Memórias. 2009. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Formas. 2008. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Dinâmica. 2008. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Identidades. 2007. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Radio Dance. 2007. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Conversa ao Pé do Ouvido. 2007. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Andante. 2007. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Clown. 2007. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Balé ao Avesso. 2006. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Técnicas Corporais V. 2006. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Biografias. 2006. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Jazz Moves. 2006. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Mouvement Classique. 2006. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Des-Articulando. 2006. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Mãe África. 2006. Coreográfica.
VALLE, F. P. . In/Dependência. 2006. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Desafio. 2006. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Escambo Cultural. 2006. Coreográfica.
VALLE, F. P. . As Super Heroínas. 2006. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Vazio / Mostra Criação Tecnodança. 2005. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Relações / Mostra Criação Tecnodança. 2005. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Toma Lá Dá Cá/ Mostra Universitária. 2005. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Toma Lá Dá Cá/ Encontro das Escolas ULBRA. 2005. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Análise do Movimento. 2005. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Cotidiano. 2005. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Adeus Mr.X. 2005. Teatral.
VALLE, F. P. . Interações Mecânicas. 2004. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Intervenções / Brasil - anos 60:polaridades e diversidade. 2004. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Sala de Aula. 2003. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Um Sonho a Mais. 2003. Teatral.
VALLE, F. P. . Barriga Cheia. 2003. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Ice Cream. 2002. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Ensaio. 2002. Coreográfica.
VALLE, F. P. . "Quarto Mundo" de João Ferreira Filho. 2002. Coreográfica.
VALLE, F. P. . III Mostra de Teatro Empresa GERDAU. 2001. Teatral.
VALLE, F. P. . A Bomba. 2001. Teatral.
VALLE, F. P. . Elementos. 2000. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Brincadeira. 2000. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Stillpoint. 1999. Coreográfica.
VALLE, F. P. . "Rebound" de Carl Paris. 1999. Coreográfica.
VALLE, F. P. . "The Facets of a Woman" de Susan Barnes. 1999. Coreográfica.
VALLE, F. P. . "Nightmare" de Stacey Napoleone. 1999. Coreográfica.
VALLE, F. P. . "Forces" de Patricio Suarez. 1999. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Espera Esperanza. 1998. Coreográfica.
VALLE, F. P. . "Soirée" de John Mead. 1998. Coreográfica.
VALLE, F. P. . "Squares". 1998. Coreográfica.
VALLE, F. P. . The Eye de Renata Celichowska. 1997. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Anette Lubisco Cia de Dança. 1996. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Grupo Phöenix. 1995. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Emoções. 1995. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Grupo Phöenix. 1994. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Avenida 43. 1994. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Banhistas. 1993. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Polvo. 1993. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Foca. 1993. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Estrela do Mar. 1993. Coreográfica.
VALLE, F. P. . A Gata Borralheira. 1992. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Gato de Botas. 1992. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Alice no País das Maravilhas. 1992. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Ali Babá e os Ladrões. 1992. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Nereidas. 1992. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Logos e Mitos. 1992. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Notas Musicais. 1991. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Percurssão. 1991. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Sopro - Metal. 1991. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Sopro de Madeira. 1991. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Água Marinha. 1990. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Focas. 1990. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Noctiluca. 1990. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Grilos. 1989. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Valsa e Cancan. 1988. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Surge uma Vida. 1987. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Despertar. 1987. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Adolescência: Euforia. 1987. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Antigo Império - Egito. 1986. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Época Moderna. 1986. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Patinadoras. 1985. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Em Ritmo de Jazz. 1985. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Ninfas. 1984. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Frevo. 1983. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Tirolesa. 1981. Coreográfica.
VALLE, F. P. . Capoeira. 1997.
VALLE, F. P. . Bailarinas Russas. 1991.
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
NARRATIVAS EM DANÇA: HISTÓRIAS, DISCURSOS E PROCESSOS DO FAZER PROJETO DE PESQUISA, Descrição: Resumo: Essa pesquisa busca criar narrativas de dança sobre os acontecimentos da cena da dança com ênfase no Rio Grande do Sul, contando suas histórias, seus modos de pensar e ser, assim como seus modos de fazer dança. Como objetivos específicos pretende: contribuir para o acervo histórico-cultural, ao produzir registros e ao traçar considerações; atentar para as enunciações de participantes da comunidade de dança e áreas afins para discutir os discursos circundantes, tramando o saber com suas relações de poder e constituição de si; trazer aspectos sobre os modos de fazer dança, como os processos de criação ou processos pedagógicos, registrando questões relevantes dos participantes da comunidade da dança investigada. Alguns questionamentos envolvem: que aspectos sobre a história da dança emergem na investigação da história de vida de uma personalidade ou grupo de dança? Como se dá o processo de fazer dança nos grupos, companhias e artistas? Que enunciações e possíveis enunciados emergem e se tornam visíveis na trama dos discursos de dança? A metodologia é de inspiração foucautiana que propõe o exercício de problematização, visando tensionar o que se pensa e o que é dito. Questionar (e questionar-se) os múltiplos modos de ver e reconhecer essa pluralidade. Como resultado se produz narrativas, principalmente por meio da escrita, sobre aspectos sociais, culturais e históricos da dança.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavia Pilla do Valle - Coordenador.
-
2017 - Atual
A educação em dança: rastros, encontros e ressonâncias, Descrição: A proposta desse projeto consiste em investigar os ambientes educacionais em dança ? seus rastros, encontros e ressonâncias - para traçar diagnósticos da situação atual, contribuir na divulgação e circulação dessas informações e levantar propostas e reflexões sobre o tema. O foco principal é a educação básica com ênfase na região metropolitana de Porto Alegre. Para isso, há diferentes momentos de produção de registros através de observações e entrevistas com os agentes envolvidos nesse processo educativo. Essa proposta envolve a problematização e encontra em autores como Foucault respaldo para fomentar o pensamento. Assim, a pesquisa investe no questionamento do que é pensado e do que se pensa para exercitar múltiplos modos de ver. A metodologia, de inspiração no filósofo francês, consiste em descrever o processo, justificando as escolhas, explicitando as mudanças de rumo e as possibilidades investigativas no percurso. Essa pesquisa entra, portanto, para operar um exercício de pensamento sobre a educação da dança. Se quer desvelar modos de fazer, pensar como as redes de saberes e poderes atravessam essas práticas e contribuir para um campo de conhecimento jovem e em constante formação que é a dança.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavia Pilla do Valle - Coordenador.
-
2013 - 2021
A dança e a trama dos discursos, Descrição: É uma pesquisa que busca investigar o universo dos discursos da dança através de análises de registros escritos provenientes de ações didático- pedagógicas. A partir desses registros, se quer buscar enunciações recorrentes e possíveis enunciados, fomentando discussões e reflexões acerca desses. Essa ideia do jogo dos discursos, enunciados, e enunciações, assim como a proposta de problematizar os posicionamentos dos sujeitos da dança encontra em autores como Foucault respaldo para fomentar o pensamento. Como início do percurso, se levanta as seguintes questões: que enunciações e possíveis enunciados emergem e se tornam visíveis na trama dos discursos das ações didático-pedagógicas de dança? Que relações podem ser estabelecidas na trama dos discursos da dança com outros campos de conhecimento? Que posicionamentos sobre essa trama podem ser detectados e como problematizá-los? A metodologia, de inspiração no filósofo francês, consiste em descrever o processo, justificando as escolhas, explicitando as mudanças de rumo e as dúvidas e possibilidades no percurso. Acredita-se que desencadear pensamentos complexos e múltiplos pode desencadear e dar a ver outros modos de fazer ? importantes numa constituição ética. Ao mesmo tempo, pensar a dança e seus discursos é ficar atento à rede de saberes e de poderes que envolvem os nossos corpos, criando estratégias para não cair nos perigos da comodidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavia Pilla do Valle - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
Jogos de Verdade na Dança: papéis masculinos e femininos, Descrição: Esta pesquisa trabalha sobre as questões de gênero na dança. Parte do enunciado ?dança é coisa de mulher? que foi levantado como um discurso recorrente na sociedade ocidental a partir da pesquisa de doutoramento da orientadora. Usa Foucault como ferramenta de trabalho para desencadear uma forma de pensar, no qual estuda os saberes com seus discursos, enunciados e jogos de verdades. Nesse sentido, propõem-se os seguintes objetivos: fazer aproximações teóricas com o modo de pensar foucaultiano e os estudos de gênero; traçar considerações históricas de dança sobre gênero a partir da literatura existente; e analisar produções cênicas de dança, disponíveis em DVD, com um olhar para os discursos sobre gênero. Nessa perspectiva levantou-se a seguinte questão: que discursos sobre gênero circulam na produção em dança cênica? A metodologia utilizada é de inspiração foucaultiana, isto é, busca problematizar os posicionamentos num processo contínuo de revisão e (des)construção permanente, através da descrição desse processo. É um exercício de pensamento contra as deduções e generalizações que vêem o mundo logicamente encadeado e ancorado em visões abrangentes, amplas e unificadoras.A dança está imersa nos discursos de gênero que se dão explicitamente através das temáticas ou personagens de seus enredos, mas também de forma menos visíveis como, por exemplo, em manifestações dançantes do nosso próprio cotidiano ou em manifestações tomadas como patrimônio cultural. Mesmo Cunningham ? coreógrafo pós moderno - que tenta despersonalizar os elementos do espetáculo ? entre eles os próprios bailarinos ? está em relação a este universo que tem um espaço e tempo comum. Como parte de uma licenciatura em dança é importante investigar como os discursos de gênero se manifestam para que não se perpetue discursos preconceituosos perante os alunos e a vida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Flavia Pilla do Valle - Coordenador / Natasha Catarino Siqueira - Integrante / Janine de Santi Marques - Integrante.
-
2010 - 2011
Narrativas de Dança, Descrição: Esta pesquisa fomenta a linha de pesquisa Dança e Memória, do grupo de pesquisa Dança: cultura, criação, educação e memória, registrado no CNPq, da qual a pesquisadora é líder. Desenvolve trabalho iniciado em projetos de pesquisa anteriores, intitulados Memória da Dança Teatral Gaúcha e Registros de Dança. Esta pesquisa busca registrar outros nomes da cena teatral gaúcha que são ou foram relevantes, envolvendo os alunos da universidade. Sendo assim, quer identificar a formação e as principais influências do trabalho do grupo/ coreógrafo; mapear a produção artística relevante do grupo/coreógrafo, criando, dentro dos recursos e registros existentes, um banco de dados audiovisual; trazer aspectos sobre os processos de criação de obras mais relevantes, registrando outras questões como colaborações, escolhas musicais, elementos cênicos, críticas de época, etc. É um estudo descritivo, com saídas de campo, e análise qualitativa, que busca um equilíbrio entre recursos primários e secundários. A entrevista direta com a personalidade estudada e sua obra são um recurso primário, que vieram a existir durante o período sendo estudado e portanto provém um material original. Os recursos secundários acontecem depois do evento já ter ocorrido. No século XX o universo da história se expandiu e se fragmentou, refletindo no modo como vemos a história hoje. A história nacional, dominante no século XIX, que narrava os fatos a partir de documentos oficiais, atualmente tem que conviver com a polissemia das histórias. Vemos a história contada a partir da perspectiva das mulheres, da vida cotidiana, da cultura popular, etc. Nesta perspectiva, todas as descobertas feitas por várias áreas são válidas para a tentativa de escrever uma história mais abrangente. Este movimento inter-relaciona novos campos de conhecimento e permite um olhar de dentro. Estes procedimentos não estão alheios a problemas de fontes, métodos e escritas, mas é ilusório que um dia não teremos que lidar com esses problemas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Flavia Pilla do Valle - Coordenador.
-
2009 - 2009
Registros de Dança, Descrição: Esta pesquisa visa fomentar a linha de pesquisa Dança e Memória, do grupo de pesquisa Dança: cultura, criação, educação e memória, registrado no CNPq, da qual a pesquisadora é líder. Desenvolve um trabalho iniciado no projeto de pesquisa do ano anterior intitulado Memória da Dança Teatral Gaúcha, que investigou a trajetória da Cia Terpsí Teatro de Dança. Neste ano, esta pesquisa busca registrar outros nomes da cena teatral gaúcha. Sendo assim, mapear a produção artística relevante do grupo/coreógrafo, criando, dentro dos recursos e registros existentes, um banco de dados audiovisual; identificar a formação e as principais influências do trabalho do grupo/ coreógrafo; trazer aspectos sobre os processos de criação de obras mais relevantes, registrando outras questões como colaborações, escolhas musicais, elementos cênicos, críticas de época, etc.; e traçar ao longo da investigação dos registros considerações sobre o panorama histórico da cena de dança teatral do Rio Grande do Sul e seus sistemas de pensamento, são alguns dos focos possíveis colocados por este trabalho. É um estudo descritivo, com saídas de campo, e análise qualitativa, que busca um equilíbrio entre recursos primários e secundários. A entrevista direta com a personalidade estudada e sua obra são um recurso primário, que vieram a existir durante o período sendo estudado e portanto provém um material original. Os recursos secundários acontecem depois do evento já ter ocorrido, como a questão de alguns artistas que não deixam registros, sendo o único meio de acesso às suas idéias o que outros escreveram e contam sobre eles. A pesquisa se identifica com o que tem-se chamado de Nova História, isto é, uma nova forma de visualizar a história escrita. Diferente do paradigma tradicional de fazer história, que pode ser visto como uma visão do senso comum, influenciada mais pela política nacional e internacional do que local, e por uma visão de cima de grandes homens e grandes feitos, a Nova História considera. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Flavia Pilla do Valle - Coordenador.
-
2008 - 2012
Ateliê Coreográfico: a contraconduta como criação no ensino superior de dança, Descrição: A tese parte da prática docente da pesquisadora em um componente curricular intitulado Ateliê Coreográfico. Lá os alunos são instigados a se desafiarem a fazer algo diferente do que eles estão acostumados. Neste sentido, os alunos são estimulados para a contraconduta da criação ao contrário da disciplina da técnica. Para problematizar a constituição do sujeito da dança no ensino superior contemporâneo é proposto discutir na pesquisa que modos de contracondutas são possíveis em um componente curricular de criação coreográfica e que enunciados emergem na prática coreográfica/discursiva. A idéia é levantar e multiplicar relações possíveis entre criação, ensino superior, constituição de si(cuidado de si) e jogos de verdade. A pesquisa é de abordagem foucaultiana e segue outros autores da mesma linha de pensamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavia Pilla do Valle - Coordenador.
-
2008 - 2008
Memória da Dança Teatral Gaúcha, Descrição: A dança é uma arte efêmera, isto é, no momento em que ela se realiza ela também se desfaz, só ficando presente na memória de quem teve a oportunidade de presenciá-la. Preservar a memória da dança e conhecer suas raízes, através de um estudo histórico, é importante para sua valorização, memória, cultura e formação de uma identidade cultural forte de dança no Estado. Esta pesquisa propõem uma pesquisa histórica sobre a Cia Terpsí Teatro de Dança, uma das mais antigas do Rio Grande do Sul que ainda se encontra atuante. A Companhia é uma companhia de dança contemporânea, criada em maio de 1987 em Porto Alegre, pela união de alguns artistas gaúchos. O grupo sempre teve uma identificação com a dança teatro e sua maior representante mundial Pina Bausch.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Flavia Pilla do Valle - Coordenador.
-
2007 - 2008
Movimento Humano e Abordagens Contemporâneas de Criação Artística, Descrição: Esta pesquisa investiga o processo de construção artística em dança do Grupo Experimental de Dança da ULBRA, em relação ao espetáculo Sons da Ditadura, desenvolvido em 2007, focando na coreografia Caracóis. Se propõem a refletir sobre o papel das técnicas de dança no corpo do bailarino, traçar considerações sobre o processo de criação do grupo, observar a inter-relação dos elementos que compõem a dramaturgia do espetáculo e analisar os significados. O grupo é formado por acadêmicos dos cursos de dança e de educação física. Este estudo contribui para a qualificação da olhar estético e crítico dos profissionais da área da dança assim como para a produção artístico-cultural da sociedade gaúcha, pois reposiciona e apresenta questões da arte e da cultura a partir de novos ângulos. Caracteriza-se por sua natureza descritiva e procedimento de campo. Consiste em acompanhar ensaios durante o processo de montagem, acompanhar performances durante o ano, registrar em vídeo para fornecer uma base de imagens, observar e indagar sobre fatos relativos a montagem da obra artística e traçar considerações sobre a obra que se inter-relacionem com o conhecimento em arte. Na dança, a técnica se dá através de um aprendizado formalizado, tradicional e considerado eficaz, principalmente na transmissão prática. Sobre a técnica, o grupo não exige uma técnica específica, e sim um corpo apto a lidar com uma variedade de movimentos. As diversas possibilidades de movimento parece ser o campo de ação da dança hoje, fruto de uma diversidade característica da nossa época. Já em relação a criação artística, na dança considera-se toda a criação como uma pesquisa. Esta pesquisa artística é livre para escolher os caminhos de como realizar seu trabalho. Antigamente, a criação se concentrava na figura do coreógrafo, que ditava os movimentos e as regras. Hoje, o coreógrafo algumas vezes assume um papel de observador externo das experiências individuais para fins de composição, seleciona os ingredientes nas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flavia Pilla do Valle - Coordenador.
Prêmios
2022
Professora Homenageada 2021/1, Licenciatura em Dança UFRGS.
2019
Professora Homenageada 2019/2, UFRGS.
2019
Orientadora "Prêmio UFRGS Salão de Ensino" Área: Linguística, Letras e Artes, UFRGS.
2018
Paraninfa 2017/2, UFRGS - Licenciatura em Dança.
2018
Orientadora "Prêmio UFRGS Jovem Pesquisador 2018" Área: Linguística, Letras e Artes, UFRGS.
2016
Professora Homenageada 2015/2, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2013
Chamada Universal - MCTI/CNPq n14/2013, CNPq.
2010
Professora Homenageada 2010/1, Curso Superior de Tecnologia em Dança ULBRA.
2010
Professora Homenageada 2010/2, Curso Superior de Tecnologia em Dança ULBRA.
2009
Paraninfa, Curso Superior de Tecnologia em Dança.
2009
Professora Homenageada, Curso Superior de Tecnologia em Dança.
2008
Professora homenageada, Curso Superior de Tecnologia em Dança ULBRA.
2007
Paraninfa, Curso Superior de Tecnologia em Dança da ULBRA.
2006
Paraninfa, Curso Superior de Tecnologia em Dança ULBRA.
1995
IV Prêmio Sogipa para a Dança (1o. lugar, Jazz, Adulto, Cia Anette Lubisco), Sogipa.
1995
Prêmio "Quero-Quero" (Melhor Performance RS, Grupo Phoenix), Secretaria Estadual de Artes Cênicas.
1994
Prêmio Açorianos Dança (Melhor Performance RS, Grupo Phoenix), Secretaria Municipal de Artes Cênicas.
1993
Capézio Dance Festival (3o. lugar, SP, Amador, Neoclássico, Grupo Prisma), Capézio.
1992
I Prêmio Sogipa para a Dança (1o.lugar, Amador, Neoclássico, Grupo Prisma), Sogipa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
02/2019 - 02/2021 - Membro da Comissão de Pesquisa da ESEFID
09/2015 - 09/2019 - Coordenadora da Comissão de Graduação em Dança
09/2015 - 09/2019 - Membro do Conselho da Unidade da ESEFID
12/2011 - 12/2015 - Membro do Colegiado do Departamento da ESEFID
03/2012 - 08/2013 - Coordenadora Substituta da Comissão de Graduação em Dança
08/2011-03/2012 - Membro da da Comissão de Graduação em Dança
2012 - 2012
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Processor Convidado
Outras informações:
Especialização pedagogia da Arte - disciplina Dança, corpo e movimento - 30h
2010 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações:
Especialização Pedagogia da Arte
2008 - 2008
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações:
Especialização Pedagogia da Arte
2000 - 2001
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Escola Superior de Educação Física.,Linhas de pesquisa
-
03/2011
Ensino, Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise do Movimento Corporal - Sistema Laban, Aprendizagem Motora, Composição Coreográfica I, Improvisação e Movimento, Rítmica Dança (Educação Física)
-
03/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação.,Linhas de pesquisa
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia da Arte, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Dança, Corpo e Movimento
-
03/2000 - 02/2002
Ensino, Licenciatura em Educacao Fisica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Física e Recreação para Crianças (curso pedagogia), Expressão Corporal, Rítmica Atividades Escolares, Rítmica Dança
2002 - 2011
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2010 - 02/2011
Direção e administração, Curso de Dança.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
03/2007 - 02/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Canoas.,Linhas de pesquisa
-
03/2004 - 02/2011
Ensino, Curso de Dança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise do Movimento Corporal, Cinesiologia, Didática da Dança/ Técnicas de Instrução em Dança, Improvisação e Expressão Corporal, Técnica/ Prática de Dança II (balé), Técnica/ Prática de Dança III (dança contemporânea)
-
08/2006 - 12/2009
Direção e administração, Curso de Eduação Física e Curso de Dança.,Cargo ou função, Coordenação Adjunta.
-
08/2002 - 12/2009
Ensino, Educacao Fisica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Dança, Ginástica de Academia, Ritmo e Expressão Corporal
-
03/2005 - 03/2006
Direção e administração, Curso de Tecnologia em Dança - Centro de Educação Tecnológica.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
03/2004 - 02/2006
Extensão universitária , Centro de Canoas.,Atividade de extensão realizada, Grupo Experimental de Dança.
2003 - 2011
Fundação Municipal de Montenegro/ Universidade Estadual do Rio Grande do SuVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 16
Atividades
-
03/2003
Ensino, Graduação em Dança: Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Dança, Cinesiologia, Dança e Cultura I, Educação Especial em Dança, Elementos da Linguagem do Movimento (Qualificação Música), Estágios Supervisionados, Metodologia e Prática do Ensino da Dança, Técnicas Corporais
-
01/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Unidade Montenegro.,Linhas de pesquisa
2002 - 2010
Pontifícia Universidade CatólicaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
08/2002
Ensino, Especializacao em Danca, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Dança, Dança Criativa
1997 - 1998
Laban/ Bartenieff Institute of Movement StudiesVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária
Atividades
-
07/1997 - 07/1998
Estágios , LIMS.,Estágio realizado, Professora Assistente.
1998 - 1999
New York UniversityVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4
Atividades
-
06/1998 - 06/1999
Estágios , School of Dance Education.,Estágio realizado, Professora de Dança e Ensaiadora.
2000 - 2002
Núcleo Cultural Tony PetzholdVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Profissional Liberal
Atividades
-
03/2000 - 07/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, Dança Contemporânea
1990 - 1995
Studio De Dança Maria Cristina FuturoVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Profissional Liberal
Atividades
-
03/1989 - 12/1995
Ensino,,Disciplinas ministradas, Dança Infantil, Ballet, Jazz
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Flavia Pilla do Valle e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?