NEIMAR AFONSO SORNBERGER

Aluno de doutorado do Programa da Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá. Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura (2012) e mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável (2015), ambos pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Foi bolsista de Extensão do CNPq (2009-2011), do PIBID/CAPES (2011-2013), bolsista mestrando da Fundação Araucária (2013-2015), e bolsista doutorando da CAPES/DS (2015-2018). Atua nas áreas Interdisciplinar e de Ensino, com os temas/áreas/temáticas: Educação Ambiental, Educação em Ciências, Formação de Professores, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Epistemologia Ambiental, História e Filosofia da Ciência, Gênero e Sexualidade. Professor e orientador em cursos presenciais e EAD, graduação, especialização e EJA.

Informações coletadas do Lattes em 03/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

2015 - Atual

Universidade Estadual de Maringá
Título: Educação Ambiental e Paradigmas em Transição: um olhar para a formação inicial nos cursos de Ciências Biológicas da Unioeste,
Álvaro Lorencini Júnior. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável

2013 - 2015

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: O Papel do Comitê da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 na Gestão e Conservação da Água,Ano de Obtenção: 2015
Marli Renate von Borstel Roesler.Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FA, Brasil. Palavras-chave: Comitês de Bacia Hidrográfica; Gestão Integrada dos Recursos Hídricos; Bacia Hidrográfica do Paraná 3.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.

Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA

2008 - 2012

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Mapeamento Social e Levantamento de Programas Socioambientais do Município de Diamante Do Oeste - PR
Orientador: Anelize Queiroz Amaral
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2015 - 2015

Exame de Proficiência em Língua Inglesa. PEL UNIOESTE. Conceito B.. , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2015 - 2015

Aula Magna Memórias do Ensino de Ciências no Brasil (Dr. Roberto Nardi). (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2013 - 2013

Exame de Proficiência em Língua Espanhola. Conceito A.. , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2012 - 2012

Mesa Redonda "Importância da Educação Ambiental na Formação do Cidadão".. (Carga horária: 2h). , Prefeitura Municipal de Cascavel, PMC, Brasil.

2010 - 2010

ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2010 - 2010

MARCADORES CROMOSSÔMICOS MOLECULARES. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2009 - 2009

FOTOGRAFIA PARA BIÓLOGOS. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2009 - 2009

CIDADANIA X AMBIENTE. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2009 - 2009

Sobrevivência na Selva (primeiros socorros e sobrevivência). (Carga horária: 40h). , SUPERAÇÃO - Cursos, assessoria, aventuras e atividades radicais, SUPERAÇÃO, Brasil.

2008 - 2008

BASES MOLECULARES DO DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2008 - 2008

TAXIDERMIA. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências e Matemática.

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Meio Ambiente e Agrárias.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SORNBERGER, N. A. ; CARNIATTO, I. . XIV ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE REDE DE PESQUISA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR BACIA HIDROGRÁFICA. 2013. (Outro).

SORNBERGER, N. A. . XX SEMANA ACADÊMICA DE BIOLOGIA DA UNIOESTE. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. 2017. (Encontro).

XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental. 2017. (Encontro).

VI ENEBIO e VIII EREBIO Regional 3. 2016. (Encontro).

XIV Encontro Paranaense de Educação Ambiental. 2013. (Encontro).

ENCONTRO CULTIVANDO ÁGUA BOA + 10. 2012. (Encontro).

I SEMINÁRIO ESTADUAL DO PIBID DO PARANÁ. 2012. (Seminário).

Semana do Meio Ambiente 2012 - Por uma Cascavel Sustentável. 2012. (Encontro).

XII SEU - SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DA UNIOESTE. 2012. (Seminário).

29º SEURS SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DA REGIÃO SUL. 2011. (Seminário).

XX SEMANA DA BIOLOGIA DA UNIOESTE. 2010. (Encontro).

IX SEU SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DA UNIOESTE. 2009. (Seminário).

XIX SEMANA DA BIOLOGIA DA UNIOESTE. 2009. (Encontro).

XVIII SEMANA DA BIOLOGIA DA UNIOESTE. 2008. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eugenia Aparecida Cesconeto

ROESLER, Marli Renate Von BorstelCESCONETO, EUGÊNIA A.; KLEIN, J.. O papel do comitê da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 na gestão e conservação da água. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Eugenia Aparecida Cesconeto

ROESLER, M. R. V. B.;CESCONETO, EUGÊNIA A.; CARNIATTO, I.. O papel dos comitês gestores de Bacias Hidrográficas na preservação da água: considerações sobre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Paraná 3. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Jeferson Klein

Roesler, M. R.; Cesconeto, E. A.;Klein, Jeferson. O papel do comitê da bacia hidrográfica do Paraná 3 na gestão e conservação da água. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Irene Carniatto

AMARAL, A. Q.CARNIATTO, I.TAVARES, B.. MAPEAMENTO SOCIAL E LEVANTAMENTO DE PROGRAMAS SOCIOAMBIENTAIS DO MUNICÍPIO DE DIAMANTE D? OESTE - PR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Bartolomeu Tavares

TAVARES, Bartolomeu. Mapeamento social e levantamento de programas socioambientais do município de Diamantre do Oeste - PR. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

MARLI RENATE VON BORSTEL ROESLER

ROESLER, M. R. V. B.; PARIZE, E. A. C.; KLEIN, J.. O PAPEL DOS COMITES GESTORES DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA CONSERVAÇÃO DA ÁGUA: um estudo de caso da Bacia Hidrográfica do Paraná 3. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Marechal Cândido Rond.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Joziane Francisca Século

FENOMENO COMPORTAMENTAL BULLYING E AS INTERVENÇÕES DO PSICOPEDAGOGO; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Marcilene Andrade

OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusão) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Maria de Fátima da Silva

A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA NO ÂMBITO EDUCACIONAL; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Rita de Cássia da Silva

O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS) A ALUNOS DISLÉXICOS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Márcia Cristina de Souza

DEFICIÊNCIA VISUAL: CAUSAS, SINTOMAS, DIAGNÓSTICO, IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM E A LÍNGUA DE SINAIS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusão) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Érika Matzkeit Oliveira

REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusão) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Maria Aparecida de Souza Luckmann

AS FUNÇÕES DA MEMÓRIA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusão) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Danúbia Paula Ortiz

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA ESCOLA; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Escolar) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Daniele Roberta Volpato Borsato

A RELEVÂNCIA DOS JOGOS TEATRAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRECIAÇÃO E DO FAZER ARTÍSTICO DOS ALUNOS NO DECORRER DO O ENSINO FUNDAMENTAL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Arte, Educação e Terapia; ) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Fátima Aparecida dos Santos

ARTES VISUAIS E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Arte, Educação e Terapia; ) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Juliane Shinnai Fumagalli

AS ARTES VISUAIS NO TRABALHO PEDAGÓGICO EM SUJEITOS COM SÍNDROME DE DOWN; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Arte, Educação e Terapia; ) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Rosangela Podestá

JOGAR E BRINCAR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Arte, Educação e Terapia; ) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Vanessa Pereira da Silva

A IMPORTÂNCIA DA DANÇA DE SALÃO COMO INSTRUMENTO CORPORAL E ARTÍSTICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Arte, Educação e Terapia; ) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

LOURDES MARIA FRANÇA LEITE

O GESTOR ESCOLAR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Escolar) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Cristiane Garcia Ribeiro

O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL DIANTE DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Escolar) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Iloá Antonio Faustino da Silva

ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E SUAS ATRIBUIÇÕES; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Escolar) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Joana Maria de Souza Alberti

A GESTÃO ESCOLAR E A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Escolar) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Rosangela Bernardo da Silva Palmieri

JOGOS E BRINCADEIRAS NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusão) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Sabrina Satim Karas

A LINGUAGEM DO BRINCAR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Valdenice Alves Quinalle

INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM CRIANÇAS COM TDAH NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

CONCEIÇÃO CRISTIANE DE MELLO ANDRADE TEIXEIRA

A LEITURA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusão) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Luana dos Anjos Fernandes

A DISLÉXIA E O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Luciana Alves

ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS COMO RECURSO PSICOPEDAGÓGICO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Milaine Pereira Marques

METODOLOGIAS PARA TRABALHAR COM ALUNOS DISORTOGRÁFICOS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Simara Arrais Colucci

AUTISMO E A INCLUSÃO ESCOLAR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Vilma Ueno Peruci

DÉFICIT DE ATENÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Fernanda Figueiredo Zanette

TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO - TGH NO AMBIENTE ESCOLAR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusão) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Fernanda Figueiredo Zanette

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Escolar) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Laurice Aparecida Pedrangelo

AS DIFICULDADES DE ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Melissa de Araujo Faccin Cuba

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusão) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Sirlene Aparecida Aquino

EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: DIFICULDADES DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusão) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Vanessa Alves Pedro Santos

OS GÊNEROS TEXTUAIS E A SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DA CRIANÇA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusão) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Daiane Nogaroto Favaretto

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN NO MERCADO DE TRABALHO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusão) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Elicarla Nodari Custódio

A CONTRIBUIÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DENTRO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica) - Faculdade das Conchas; Orientador: Neimar Afonso Sornberger;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Álvaro Lorencini Júnior

A Dimensão Educacional e Ambiental nos Conteúdos de Ecologia; Início: 2015; Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Anelize Queiroz Amaral

MAPEAMENTO SOCIAL E LEVANTAMENTO DE PROGRAMAS SOCIOAMBIENTAIS DO MUNICIPIO DE DIAMANTE DO OESTE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Anelize Queiroz Amaral;

Anelize Queiroz Amaral

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Anelize Queiroz Amaral;

Irene Carniatto

O DIREITO À ÁGUA (Provisório); 2014; Dissertação (Mestrado em EXTENSÃO INOVADORA E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Irene Carniatto;

Irene Carniatto

Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Departamento de Educação Básica (DEB); ; 2012; Orientação de outra natureza; (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Irene Carniatto;

Irene Carniatto

Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Departamento de Educação Básica (DEB); ; 2011; Orientação de outra natureza; (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Irene Carniatto;

Irene Carniatto

Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Departamento de Educação Básica (DEB); ; 2010; Orientação de outra natureza; (CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Irene Carniatto;

Bartolomeu Tavares

Monitoria de Ecologia de Ecossistema; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Bartolomeu Tavares;

MARLI RENATE VON BORSTEL ROESLER

O PAPEL DOS COMITES GESTORES DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA CONSERVAÇÃO DA ÁGUA: um estudo de caso da Bacia Hidrográfica do Paraná 3; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Marechal Cândido Rond, Fundação Araucária; Orientador: Marli Renate von Borstel Roesler;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VAN DAL, P. C. ; SORNBERGER, N. A. ; LORENCINI JUNIOR, A. ; SILVA, R. A. R. ; COLMAN, D. A. L. . A ESCOLA DEMOCRÁTICA E O PROFESSOR REFLEXIVO: EDUCAÇÃO SEXUAL PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ. Revista da SBEnBIO , v. 8, p. 2839-2850, 2016.

  • TAVARES, B. ; SILVA, H.M.V. ; PERES, J.F. ; SORNBERGER, N.A. ; ZANATTA, R. ; AMARAL, A.Q. . Vivência Universitária: Proporcionando a Compreensão da Saúde e Meio Ambiente por Meio da Inclusão de Jovens Agricultores. Scientia Agraria Paranaensis , v. 15, p. 20-26, 2016.

  • SORNBERGER, N. A. ; ROESLER, M. R. V. B. . CRISE AMBIENTAL E MODERNIDADE: REFLEXÕES PARA A CIÊNCIA, A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE. Revista Ideação , v. 17, p. 9-27, 2015.

  • SILVA, N. L. S. ; ZAMPIER, I. F. ; PASTORIO, I. T. ; WAMMES, L. T. ; GREGOLIN, M. R. ; SORNBERGER, N. A. . Perfil dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável no território Centro-Sul do Paraná. COLÓQUIO - Revista do Desenvolvimento Regional , v. 12, p. 177, 2015.

  • SORNBERGER, N. A. ; AMARAL, A. Q. ; CARNIATTO, I. ; TOBALDINI, B. G. ; NASCIMENTO, E. V. J. . A CONSOLIDAÇÃO DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL E NO MUNDO: ALGUMAS PERSPECTIVAS HISTÓRICAS. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental , v. Especial, p. 301, 2014.

  • AMARAL, A. Q. ; FRACARO, C. ; ALBERTON, L. F. ; SORNBERGER, N. A. ; SILVA, S. C. ; CASALE, V. C. . A EDUCOMUNICAÇÃO COMO PROCESSO FORMATIVO DO EDUCADOR AMBIENTAL: uma abordagem com e para o cidadão da Bacia do Paraná III. Revista de Comunicação e Educação Ambiental , v. 3, p. 26, 2013.

  • TAVARES, B. (Org.) ; SILVA, H. M. V. (Org.) ; PERES, J. F. (Org.) ; SORNBERGER, N. A. (Org.) ; ZANATTA, R. (Org.) . COLETÂNEA DE OFICINAS PEDAGÓGICAS DE INCLUSÃO DE JOVENS AGRICULTORES NA VIDA UNIVERSITÁRIA. 1. ed. Cascavel: UNIOESTE, 2010. v. 1. 65p .

  • SORNBERGER, N. A. ; FIGUEIREDO, V. B. ; OLIVEIRA, A. L. ; CARNIATTO, I. ; BACCIN, E. . ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA APRENDER ECOLOGIA: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Celso Aparecido Polinarski, Bárabara Grace Tobaldini de Lima e Irene Carniatto. (Org.). REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: PIBID/BIOLOGIA - UNIOESTE. 1ed.Porto Alegre: Evangraf/UNIOESTE, 2014, v. 1, p. 71-89.

  • TAVARES, B. ; SILVA, H. M. V. ; PERES, J. F. ; SORNBERGER, N. A. ; ZANATTA, R. . Ecoficina de vigilância ambiental e formação de multiplicadores ambientais. In: Fernanda Aparecida Meglhioratti, Daniela Frigo Ferraz; André Luis de Oliveira. (Org.). Estratégias de Ensino e Aprendizagem em Ciências: reflexões e práticas. 1ed.Cascavel: EDUNIOESTE, 2012, v. 2, p. 76-93.

  • FURLAN, C. ; ROMAM, J. C. ; SORNBERGER, N. A. . Acidentes por Artrópodes Peçonhentos. In: BARTOLOMEU TAVARES; HELAINE MARUSKA VIEIRA SILVA; JANAINE FRAGNAN PERES; NEIMAR AFONSO SORNBERGER; RENANN ZANATTA. (Org.). COLETÂNEA DE OFICINAS PEDAGÓGICAS DE INCLUSÃO DE JOVENS AGRICULTORES NA VIDA UNIVERSITÁRIA. 1ed.Cascavel: EDUNIOESTE, 2010, v. 1, p. 37-40.

  • VAN DAL, P. C. ; SORNBERGER, N. A. ; LORENCINI JUNIOR, A. ; COLMAN, D. A. L. . VALORES E REFLEXÕES NA PRÁTICA DOCENTE SOBRE O CONTEÚDO DE REPRODUÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO SEXUAL. In: XI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2017, Florianópolis - SC. Anais do XI ENPEC 2017, 2017.

  • SORNBERGER, N. A. ; ROESLER, M. R. V. B. ; CARNIATTO, I. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DA ÁGUA: novas perspectivas para a governança compartilhada e a estruturação de ações por bacias hidrográficas. In: XIV Encontro Paranaense de Educação Ambiental e I Colóquio de Rede de Pesquisa de Educação Ambiental por Bacia Hidrográfica, 2013, Cascavel. Anais do XIV EPEA e I CIRPEA, 2013.

  • SORNBERGER, N. A. ; AMARAL, A. Q. ; TAVARES, B. ; REIS, G. ; CARNIATTO, I. ; POERSCH, K. M. . O PROGRAMA CULTIVANDO ÁGUA BOA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICIPIO DE DIAMANTE D? OESTE: eficácia, alcance e perspectivas. In: XIV Encontro Paranaense de Educação Ambiental e I Colóquio de Rede de Pesquisa de Educação Ambiental por Bacia Hidrográfica, 2013, Cascavel. Anais do XIV EPEA e I CIRPEA, 2013.

  • SORNBERGER, N. A. ; AMARAL, A.Q. ; CARNIATTO, I. ; TOBALDINI, B. G. ; NASCIMENTO, E. V. J. . A CONSOLIDAÇÃO DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL E NO MUNDO: ALGUMAS PERSPECTIVAS HISTÓRICAS. In: XIV Encontro Paranaense de Educação Ambiental e I Colóquio de Rede de Pesquisa de Educação Ambiental por Bacia Hidrográfica, 2013, Cascavel. Anais do XIV EPEA e I CIRPEA, 2013.

  • PERES, J. F. ; SORNBERGER, N. A. ; TAVARES, B. ; SILVA, H. M. V. . VIGILÂNCIA AMBIENTAL: FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES AMBIENTAIS. In: IV Seminário Nacional Estado e Politicas Sociais, 2009, Cascavel. Anais do IV Seminário Nacional Estado e Politicas Sociais no Brasil. Cascavel: Edunioeste, 2009.

  • SORNBERGER, N. A. ; ROESLER, M. R. V. B. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO PARANÁ 3. In: XVI EPEA - Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 2017, Curitiba - PR. Anais do XVI EPEA 2017, 2017.

  • PASTORIO, I. T. ; DEBUS, D. ; PASTORIO, M. A. ; WAMMES, L. T. ; SORNBERGER, N. A. ; ROESLER, M. R. V. B. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL: uma experiência possível. In: IV Simpósio Regional de Gestão de Recursos Naturais e Educação Ambiental; VIII Simpósio Regional de Defesa Civil e II Simpósio Regional de Meio Ambiente, 2013, Toledo - PR. Resumos do I Congresso Paranaense de Agroecologia. Pinhais/PR, 2013.

  • TAVARES, B. ; SILVA, H. M. V. ; PERES, J. F. ; SORNBERGER, N. A. ; ZANATTA, R. . COLETÂNEA DE OFICINAS PEDAGÓGICAS DE INCLUSÃO DE JOVENS AGRICULTORES NA VIDA UNIVERSITÁRIA. In: 29º SEURS SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL, 2011, FOZ DO IGURAÇU. Anais do 29 SEURS, 2011.

  • TAVARES, B. ; SILVA, H. M. V. ; PERES, J. F. ; SORNBERGER, N. A. ; ZANATTA, R. . COLETÂNEA DE OFICINAS PEDAGÓGICAS DE INCLUSÃO DE JOVENS AGRICULTORES NA VIDA UNIVERSITÁRIA. In: XI - SEU Seminário de Extensão da Unioeste, 2011, FRANCISCO BELTRÃO - PR. Anais do XI SEU, 2011.

  • TAVARES, B. ; SILVA, H. M. V. ; PERES, J. F. ; SORNBERGER, N. A. ; ZANATTA, R. . OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE JOVENS AGRICULTORES NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO. In: X SEU - SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DA UNIOESTE, 2010, MARECHAL CÂNDIDO RONDON. Anais do X SEU-Seminário de Extensão da Unioeste, 2010.

  • SORNBERGER, N. A. ; TAVARES, B. ; SILVA, H. M. V. ; BROTO, A. ; LAZAROTTO, E. M. . CONSTRUÇÃO COLETIVA PARA A PROMOÇÃO DE SAÚDE E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E DO AMBIENTE. In: IX SEU SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DA UNIOESTE, 2009, Toledo. Anais do IX Seminário de Extensão da Unioeste, 2009.

  • SORNBERGER, N. A. ; CARNIATTO, I. ; AMARAL, A. Q. ; REIS, G. ; POERSCH, K. M. . ESTUDO DOS PROGRAMAS SOCIOAMBIENTAIS DO MUNICÍPIO DE DIAMANTE D' OESTE, PARANÁ, BRASIL. In: XV ENEC 2014 - Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2014, Faro - Portugal. Livro de Resumos XV ENEC, 2014.

  • SORNBERGER, N. A. ; CARNIATTO, I. . ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APRENDENDO ECOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO. In: I SEMINÁRIO ESTADUAL DO PIBID DO PARANÁ, 2012, PONTA GROSSA. Anais do I Seminário Estadual do PIBID do Paraná. PONTA GROSSA, 2012.

  • SILVA, H.M.V. ; DUNCKE, A. C. P. ; SORNBERGER, N. A. . UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA PRODUÇÃO DE FERTILIZANTES. In: XII SEU - Seminário de Extensão da Unioeste, 2012, Cascavel. Anais do XII SEU - Seminário de Extensão da Unioeste, 2012.

  • FONTANA, R. F. ; SILVA, H.M.V. ; GRANDI, A. M. ; ANDRADE, J. M. ; LISBOA, E. ; DADALT, J. P. ; CASTILHOS, R. B. ; SILVA, T. J. R. ; TININI, R. ; CRUZ, E. A. ; SEFRIN, C. ; DUNCKE, A. C. P. ; BOTTON, J. S. ; SORNBERGER, N. A. . PROJETO RONDON: um compromisso social. In: XII SEU - Seminário de Extensão da Unioeste, 2012, Cascavel. Anais do XII SEU - Seminário de Extensão da Unioeste, 2012.

  • SORNBERGER, N. A. ; ROESLER, M. R. V. B. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO PARANÁ 3. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VAN DAL, P. C. ; SORNBERGER, N. A. ; LORENCINI JUNIOR, A. . A ESCOLA DEMOCRÁTICA E O PROFESSOR REFLEXIVO: EDUCAÇÃO SEXUAL PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÂ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SORNBERGER, N. A. ; ROESLER, M. R. V. B. ; CARNIATTO, I. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DA ÁGUA: novas perspectivas para a governança compartilhada e a estruturação de ações por bacias hidrográficas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SORNBERGER, N. A. ; AMARAL, A. Q. ; TAVARES, B. ; REIS, G. ; CARNIATTO, I. ; POERSCH, K. M. . O PROGRAMA CULTIVANDO ÁGUA BOA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICIPIO DE DIAMANTE D? OESTE: eficácia, alcance e perspectivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SORNBERGER, N. A. ; AMARAL, A. Q. ; CARNIATTO, I. ; TOBALDINI, B. G. ; NASCIMENTO, E. V. J. . A CONSOLIDAÇÃO DO MOVIMENTO AMBIENTALISTA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL E NO MUNDO: algumas perspectivas históricas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SORNBERGER, N. A. ; CARNIATTO, I. . ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: APRENDENDO ECOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TAVARES, B. ; SILVA, H. M. V. ; PERES, J. F. ; SORNBERGER, N. A. ; ZANATTA, R. . COLETÂNEA DE OFICINAS PEDAGÓGICAS DE INCLUSÃO DE JOVENS AGRICULTORES NA VIDA UNIVERSITÁRIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PARADIGMAS EM TRANSIÇÃO: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL NOS CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIOESTE, Descrição: A Educação Ambiental ? EA está diretamente relacionada à formação dos Professores de Ciências e Biologia e dos Biólogos, ambos possuem o compromisso com a conservação dos recursos naturais e desenvolvem ações de EA, sejam vinculadas à educação ou à gestão e conservação do ambiente. As estruturas curriculares dos cursos de Ciências Biológicas sofreram inúmeras alterações nas últimas décadas, decorrentes da formação de novos profissionais, da produção científica correspondente e seus apontamentos, e de novas diretrizes e resoluções por parte dos órgãos gestores. Estas modificações, assim como o perfil dos Professores e Biólogos formados nas atuais modalidades Licenciatura e Bacharelado, respectivamente; acompanham valores e funções atribuídos a estes profissionais, e balizados por campos do conhecimento em evolução permanente de contribuições: Ciências Ambientais, Ciências da Educação e Ciências Sociais. Estes fatores influem diretamente sobre a compreensão dos problemas ambientais, suas causas e possibilidades de ação, objetos de estudo e de reflexão para a EA. Neste sentido, este trabalho busca elucidar as principais tendências ou vertentes que permeiam o campo da EA, analisando como estas se desenvolveram e como interagem com a formação dos educadores ambientais. Os dados serão levantados através de três técnicas: 1- análise documental das diretrizes, projetos político-pedagógicos, ementas e programas disciplinares, 2- entrevistas aos professores e, 3- questionários aos alunos concluintes; dos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura e Ciências Biológicas Bacharelado, ofertados pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Objetiva-se inferir as tendências ou vertentes mais presentes no currículo, nos discursos e nas concepções dos pesquisados. Posterior, busca-se traçar um perfil dos dois cursos com vistas à formação do educador ambiental, suas possibilidades de atuação e suas limitações na compreensão dos problemas ambientais contemporâneos. A EA deve ser um exercício pleno de compreensão da realidade, em complexo movimento histórico e fluxo intelectual, na busca e efetivação da sustentabilidade, sem esquecer os múltiplos aspectos que a constituem: ambientais, econômicos e sociais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Neimar Afonso Sornberger - Coordenador / Álvaro Lorencini Junior - Integrante.

  • 2013 - 2015

    O PAPEL DOS COMITÊS GESTORES DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA CONSERVAÇÃO DA ÁGUA: um estudo de caso da Bacia Hidrográfica do Paraná 3, Descrição: Este projeto buscou elucidar como se dá o desenvolvimento e a aplicação da Política Nacional de Recursos Hídricos ? PNRH, no território da Bacia Hidrográfica do Paraná 3; para tal, foi realizado um estudo com os integrantes do Comitê Gestor desta bacia hidrográfica. Este comitê gestor é um órgão de colegiado, com fundamento legal na PNRH e instituído pelo Decreto Estadual Nº 2924 de 05 de Maio de 2004; que tem como objetivo a plena atividade em todas as questões referentes à Gestão e Conservação dos Recursos Hídricos de sua Bacia Hidrográfica. Ao decorrer da pesquisa foram levantadas reflexões referentes a preservação dos recursos hídricos e demais bens naturais, com base cientifica multidisciplinar, buscando contextualizar a crise da água e ambiental como um todo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Neimar Afonso Sornberger - Coordenador / Marli Renate vn Borstel Roesler - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - 2015

    EM BUSCA DO MAPEAMENTO SOCIAL: CONFLITOS E PROGRAMAS SOCIOAMBIENTAIS DA BACIA DO PARANÁ III: DA OIKOS PARTICULAR À OIKOS COLETIVA, Descrição: O atual modelo de desenvolvimento econômico, e especificamente nesse projeto o modelo adotado na região da Bacia do Paraná III (BP III) favorece a expansão econômica, ao mesmo tempo em que se preocupa com as questões ambientais. Assim, o mapeamento dos conflitos socioambientais e dos grupos sociais que sofrem com os impactos que tal modelo provoca ao longo de 29 municípios, torna-se, uma pauta importante nas questões relacionadas ao meio ambiente. Nesse sentido, tal proposta buscará mapear estes grupos vulneráveis e as injustiças ambientais que possam existir nesses territórios. Como também, objetiva mapear as práticas de um convívio mais sustentável e cuidadoso que busque a proteção socioambiental da biodiversidade e das comunidades que vivem na BPIII, especialmente os grupos tradicionais, que são grupos portadores de saberes e práticas ambientais importantes para os projetos de sociedades sustentáveis. Serão mapeados os projetos, programas e políticas públicas que são promovidos em um dos municípios da BP III por diferentes instituições que promovem constantes reflexões e atitudes para uma nova relação entre natureza e sociedade.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Neimar Afonso Sornberger - Integrante / Irene Carniatto - Integrante / Anelize Queiroz Amaral - Coordenador / EDUARDO BORTOLLI MARIANO - Integrante / SADRAQUE CAETANO DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Unioeste - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Aprovado em 1º lugar no Processo Seletivo para a disciplina de Didática, Metodologia e Prática de Ensino de Ciências e de Biologia, Unioeste.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2018

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista doutorando da CAPES - DS

    Outras informações:
    Bolsista do programa de Demanda Social da CAPES, desde Março/2015. Renovação concedida em 03/2016 e 03/17. Créditos disciplinares concluídos e pesquisa de tese em andamento. Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM/UEM.

    Atividades

    • 02/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas, .,Linhas de pesquisa

  • 2013 - 2015

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrando da Fundação Araucária

    Outras informações:
    Pesquisador e bolsista contemplado pela FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, no projeto: "O PAPEL DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO PARANÁ 3 NA GESTÃO E CONSERVAÇÃO DA ÁGUA". Desenvolvido na UNIOESTE Campus Toledo. Edital: 02/2013 Apoio a Concessão de Bolsa FA - FPTI, com duração de 24 meses.

  • 2011 - 2013

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBID-CAPES

    Outras informações:
    Participante do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência, no Projeto Vivenviando a Escola: incentivo à Prática Docente, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior - CAPES, atuando como BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA do subprojeto de Biologia, Campus de Cascavel. Carga horária: 1.008 h.

  • 2009 - 2011

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão do CNPq

    Outras informações:
    Bolsista do Projeto de Extensão: CONSTRUÇÃO COLETIVA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E DO AMBIENTE. Coordenador: Bartolomeu Tavares. Carga horária: 240h.

    Atividades

    • 03/2013 - 02/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , PPGDRS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2009 - 12/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação, .,Linhas de pesquisa

    • 04/2012 - 06/2012

      Outras atividades técnico-científicas , CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.,Atividade realizada, Monitoria na Disciplina de Ecologia de Ecossistemas, do curso de Ciências Biológicas, ano 2012. Carga horária: 115h.

    • 05/2012 - 05/2012

      Extensão universitária , PROEX - Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, .,Atividade de extensão realizada, Ministrante da Oficina: "Utilização de Resíduos Orgânicos na Produção de Fertilizantes". Carga Horária: 2h. Oficina realizada no XII Seminário de Extensão da Unioeste.

    • 05/2012 - 05/2012

      Outras atividades técnico-científicas , PROEX - Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, PROEX - Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.,Atividade realizada, Expositor do Estande: "Projeto Rondon - um compromisso social", no evento: XII Seminário de Extensão da Unioeste. Carga horária: 16h..

    • 01/2012 - 02/2012

      Extensão universitária , PROEX - Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, .,Atividade de extensão realizada, Rondonista do PREJETO RONDON - Operação Babaçu - Imperatriz/MA. Conjunto B de ações: comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho..

    • 04/2011 - 11/2011

      Outras atividades técnico-científicas , CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.,Atividade realizada, Monitoria na Disciplina de Ecologia de Ecossistemas, do curso de Ciências Biológicas, ano 2011. Carga horária: 271h..

    • 11/2009 - 11/2009

      Extensão universitária , PROEX - Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, .,Atividade de extensão realizada, Ministrante de oficina sobre Animais Peçonhentos, para o Projeto construção coletiva para a promoção da saúde e para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente..

    • 10/2009 - 10/2009

      Outras atividades técnico-científicas , CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.,Atividade realizada, Monitor da XIX Semana Acadêmica de Biologia da Unioeste. Carga horária: 12h..

  • 2016 - 2017

    Faculdade das conchas

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Orientador de TCC/especialização

    Outras informações:
    Orientador e avaliador na Correção dos Trabalhos de Conclusão de Curso das turmas de especialização latu sensu na FACON - Faculdade das Conchas de São Paulo, vinculado ao IdepEAD - Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná (Maringá-PR), dos cursos de Educação Especial e Inclusão; Psicopedagogia Institucional e Clínica; Gestão Escolar; Arte, Educação e Terapia.

  • 2016 - 2017

    Faculdade das conchas

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Professor convidado pelo IDEPEAD - Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná (Maringá-PR), vinculado a FACON - Faculdade das Conchas de São Paulo. Ministrou a disciplina de Educação, Sociedade e Meio Ambiente para o curso de segunda graduação em Pedagogia.

    Atividades

    • 03/2016 - 05/2017

      Ensino, Pós-Graduação em Gestão Escolar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

    • 03/2016 - 05/2017

      Ensino, Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusão, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 2018 - Atual

    SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da disciplina de Ciências, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Professor da disciplina de Ciências para turma de jovens e adultos - EJA.