Marcelle Santos Móras
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Poços de Caldas. Participei do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória, Cultura e Educação da FAE/UEMG/Poços de Caldas, desenvolvendo o projeto de pesquisa "Um olhar multicultural na Educação Infantil: experiências em escolas municipais de Poços de Caldas/MG". Atualmente trabalho na Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas/MG como educadora no CEI Professor Juemil Lorenzotti compartilhando aprendizagens com a turma do jardim II. Idealizadora e coordenadora do Projeto Andorinha -- projeto de comunidades de aprendizagem implementado em instituições escolares. Designer educacional na Rádio Traquinagem -- um podcast com músicas, histórias, poesias e brincadeiras para crianças, finalista do prêmio Jabuti 2021.
Informações coletadas do Lattes em 15/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Sciologia da Infância
2017 - 2019
Universidade Federal de São Carlos
Título: A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA CONSTITUIÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS E ARQUITETÔNICOS: Um estudo de caso no Centro Educacional Infantil Municipal da cidade de Poços de Caldas/ MG
Orientador: Prof.a Dr.a Cleonice M. Tomazzetti
Especialização em Gestão Escolar
2015 - 2016
Centro Universitário Senac
Título: Gestão Escolar: Desafios e Possibilidades
Orientador: Tatiani dos Santos Zuppani
Graduação em PEDAGOGIA
2009 - 2012
Universidade do Estado de Minas Gerais
Título: Um olhar multicultural na educação infantil: experiencias em escolas municipais de Poços de Caldas/ MG
Orientador: Dra. Solange Nunes de Oliveira Schiavetto
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Formação complementar
2022 - 2022
Extensão universitária em Alfabetização Baseada na Ciência (ABC). (Carga horária: 240h). , Instituto Politecnico do Porto, IPP, Portugal.
2022 - 2022
Extensão universitária em Avaliação e Intervenção na Perturbação Específica da Aprendizagem Leitura. (Carga horária: 504h). , Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
2022 - 2022
Formação PSEAS -- Medidas de Proteção para crianças e adolescentes. (Carga horária: 10h). , Associação Casa da Árvore, ACA, Brasil.
2021 - 2021
Ciclo de estudos em Psicologia Social - Relações Étnico Raciais. (Carga horária: 24h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2021 - 2021
No chão da escola - desafios e aprendizagens no ensino remoto e presencial. (Carga horária: 9h). , Instituto Alana, ALANA, Brasil.
2021 - 2021
Residência criativa na BiblioHackLab. (Carga horária: 40h). , Associação Casa da Árvore, ACA, Brasil.
2020 - 2020
No chão da escola - educação e cinema na promoção dos direitos humanos. (Carga horária: 2h). , Instituto Alana, ALANA, Brasil.
2020 - 2020
Formação Ayni para educadores (online). (Carga horária: 25h). , Cidade Escola Ayni, AYNI, Brasil.
2020 - 2020
Encontro online Cultura da Infância - Retratos de um Brasil profundo. (Carga horária: 2h). , Centro de Estudos da Cultura Popular, CECP, Brasil.
2020 - 2020
IV Simpósio Nac e I Simpósio Int. Infância, Educação e Teoria Crítica. (Carga horária: 50h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2020 - 2020
Formação em Comunidade de Aprendizagem - 8 módulos. (Carga horária: 32h). , Projeto Comunidade de Aprendizagem - Instituto Natura, NATURA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Desenvolvimento.
Participação em eventos
Curso de Educadores Populares: Paulo Freire. 2019. (Encontro).
II Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas. A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA COMO POSSIBILIDADE DA ASCENSÃO DO SUJEITO CRIANÇA A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. (Congresso).
II Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas. ANDORINHA: DA MODIFICAÇÃO DO ESPAÇO ÀS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. 2018. (Congresso).
Pintando o Sete - Dança e Cultura Popular na Educação Infantil. 2018. (Oficina).
Projeto Ciranda do Aprender. 2018. (Outra).
Brincar: os espaços e as intervenções, construção de um ambiente lúdico. 2017. (Outra).
Formação para Educadores? ? Casulo- berçário e maternal Waldorf. 2017. (Encontro).
Música na Infância: Por quê?. 2017. (Oficina).
Por uma escola inovadora e inclusiva: desafios à educação do séc. XXI. 2017. (Simpósio).
Pra que fazer arte na escola?. 2017. (Oficina).
Vivência de Um Dia das práticas educativas da Escola Projeto Âncora. 2017. (Outra).
XVII ed Pintando o Sete: Convivência e Desenvolvimento na Educação Infantil.Práticas Inovadoras na Educação Infantil. 2017. (Oficina).
Curso de Neurociência Cognitiva. 2016. (Encontro).
4 Encontro de Educação do Flipoços. 2014. (Encontro).
Faço na Educação. 2014. (Encontro).
14° Seminário de Pesquisa e Extensão.A abordagem da diversidade cultural na educação infantil: experiências em escolas municipais de Poços de Caldas/MG. 2012. (Seminário).
2° Encontro de educação do Flipoços. 2012. (Encontro).
13 Seminário de Pesquisa e Extensão.A abordagem da diversidade cultural na educação infantil: experiências em escolas municipais de Poços de Caldas/ MG. 2011. (Seminário).
1 Encontro de Educação da Flipoços. 2011. (Encontro).
A proteção constitucional das pessoas com deficiência. 2011. (Outra).
Diversidade Sexual na escola. 2011. (Oficina).
Educação sem homofobia. 2011. (Seminário).
III Encontro de Saberes Socioambientais. 2011. (Encontro).
Projetos e pesquisas: integração entre Universidade e Comunidade. 2011. (Outra).
V Seminário das relações interétnicas e igualdade racial na educação de Poços de Caldas. 2011. (Seminário).
Multiculturalismo. 2010. (Outra).
Psicomotricidade. 2010. (Outra).
17 COLE- Congresso Brasileiro de Leitura. 2009. (Congresso).
Congresso Interdisciplinar: Saúde e Educação. 2009. (Congresso).
II Simpósio sobre Ensino de Filosofia - Filosofia no Ensino Médio: e agora?. 2009. (Simpósio).
O texto filosófico na sala de aula: resistência e Impulso Criador. 2009. (Outra).
Projeto "Trem de histórias , uai...". 2009. (Oficina).
VII Seminário Internacional Paulo Freire. 2009. (Seminário).
Oficinas e Espetáculos- A Fundação no Interior. 2006. (Oficina).
Outras produções
MÓRAS, M. S. ; GALHARDO, C. ; NASSIF, M.C. . Práticas Inovadoras na Educação Infantil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2019
A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA CONSTITUIÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS E ARQUITETÔNICOS: Um estudo de caso no Centro Educacional Infantil Municipal da cidade de Poços de Caldas/ MG, Descrição: A temática desta pesquisa é a participação das crianças na elaboração de projetos educacionais e arquitetônicos, em uma perspectiva em que a participação é colocada como direito e dever dos cidadãos e, portanto, é determinada a partir do ponto de vista democrático. Primeiramente, as crianças estão longe de serem consideradas cidadãs, o que as distanciam da condição de sujeitos sociais ativos e participativos. Tais ideias foram e ainda são sustentadas por uma concepção de criança determinada historicamente sob uma estrutura negativa e controladora, que classifica a criança como um devir-a-ser adulto.Dessa forma, esse trabalho procura desenvolver e problematizar as questões supracitadas com o objetivo de possibilitar a compreensão e legitimação das crianças como sujeitos sociais ativos e participativos, cidadãs de direitos e deveres. Para tanto, pretende-se evidenciar a partir dessa pesquisa, algumas maneiras possíveis das crianças participarem efetivamente na construção de projetos educacionais e arquitetônicos, por meio da implantação do Projeto Andorinha em um centro de educação infantil municipal da cidade de Poços de Caldas/ MG. A pesquisa tem um caráter qualitativo e trata-se de um estudo de caso, que vem a ser a atuação do Projeto Andorinha em uma creche. O Projeto Andorinha, por sua vez, trata-se de uma pesquisa-ação: através de metodologias participativas e ativas, além de observações e entrevistas dirigidas, promove diálogos com/ entre crianças de 3 a 5 anos para o desenvolvimento de uma comunidade de aprendizagem -- territórios educativos planejados e estruturados de forma comunitária para a exploração e produção de conhecimentos significativos ao coletivo local. Palavras-chave: Crianças-sujeito. Metodologias participativas. Projetos educacionais e arquitetônicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelle Santos Móras - Coordenador / Cleonice M. Tomazzetti - Integrante.
-
2011 - 2012
Um olhar multicultural na Educação Infantil: experiências em escolas municipais de Poços de Caldas/MG, Descrição: O projeto de pesquisa tem como objeto de estudo docentes que trabalham na rede municipal de Educação Infantil de Poços de Caldas/MG. Por meio de entrevistas e observação participante pretende-se dialogar com professores sobre as temáticas da diversidade cultural e educação. A formação de tais profissionais -e a continuidade de seus estudos será foco de discussão em reuniões a serem programadas. Nestas reuniões, frequentadas por professores das escolas selecionadas para o projeto e alunos/as bolsistas, em diálogos mediados pela pesquisadora, ocorrerá troca de experiências sobre diversidade cultural na sala de aula. Nosso intuito será perceber a importância que os professores atribuem aos temas multiculturais e, sobretudo, suscitar reflexões sobre temas antropológicos e sociais (Exemplo desses temas é o questionamento de conceitos fossilizados como raça, cultura, entre outros). As concepções de identidade e alteridade terão atenção especial, na medida em que acreditamos que na compreensão acrítica de tais conceitos germinam atitudes de intolerância à diferença. Temos percebido, em nossas experiências no curso de Pedagogia, que é comum, muitas vezes, tais temas serem considerados irrelevantes. Nesse sentido, teremos como intuito comparar a realidade acadêmica com o espaço escolar, apreendendo a concepção de professores em exercício sobre diversidade cultural.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcelle Santos Móras - Integrante / Solange Schiavetto - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - Atual
CEI Professor Juemil LorenzottiVínculo: , Enquadramento Funcional: P1, Carga horária: 20
2017 - 2019
Projeto AndorinhaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fundadora e coordenadora
2013 - 2014
ESCOLA MUNICIPAL WILSON HEDY MOLINARIVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: P1, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como professora alfabetizadora no 1°ano do Ensino Fundamental.
2013 - 2013
Instituição Lar de Irmã CatarinaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2012
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Outro - bolsista I.C., Enquadramento Funcional: Aluna bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
2011 - 2011
Escola Criativa IdadeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de período integral, Carga horária: 20
Outras informações:
Realizações de projetos extra curriculares com crianças de 02 à 11 anos de idade.
2010 - 2010
Instituto Educacional São João Da EscóciaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações:
Auxiliar de sala do 3° período da Educação Infantil.
Substituição de professoras da Educação Infantil -- 3° período.
Cuidadora -- 4° período.
2006 - 2008
ParafernáliaVínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Participante ativa, Carga horária: 20
Outras informações:
Grupo de ação social criado entre amigos e por amigos com a finalidade de manifestar ações coletivas culturais, sociais, afetivas em escolas, creches, asilos, abrigos, hospitais, entre outros.
2021 - 2021
Associação Casa da ÁrvoreVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer Educacional na Rádio Traquinagem, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelle Santos Móras e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?