André Luiz da Rocha Coutinho
Profissional com mais de 12 anos de experiência nas áreas de Engenharia de Produtos e Engenharia de Processos, adquiridas em empresa multinacional do segmento de linha branca e empresa multinacional fabricante de autopeças. Vivência nas posições de projetista técnico, engenheiro de subsistema de refrigeração, líder técnico de projetos, líder comercial de projetos e engenheiro de processos, com grandes resultados de redução de custo e melhoria de qualidade. Habilidade na condução de projetos técnicos e comerciais, com forte relacionamento com áreas clientes e fornecedores. Inglês e espanhol avançados, francês e mandarim básicos. Experiência internacional de um ano na China em 2012 para desenvolvimento de fornecedores para componentes de refrigeradores. Experiência internacional a trabalho na Espanha em 2016 para treinamento em novas tecnologias de extrusão de polímeros.
Informações coletadas do Lattes em 21/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em andamento em Engenharia e Ciências Mecânicas
2021 - Atual
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Melhoria da Competitividade das Ferramentarias Através de Montagem e Tryout Mais Eficazes de Moldes de Injeção, Ano de Obtenção:
Orientador: Régis Kovacs Scalice
Coorientador: Carlos Maurício Secchelli. Palavras-chave: modularidade; molde de injeção.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Processos de Fabricação / Especialidade: Matrizes e Ferramentas. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Gerenciamento de Projetos. Setores de atividade: Fabricação de máquinas e equipamentos; Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias; Pesquisa e desenvolvimento científico.
Especialização em MBA em Gerenciamento de Projetos
2013 - 2015
Fundação Getúlio Vargas
Título: Planejamento de Um Projeto de Novo Produto
Orientador: José Ângelo Santos do Valle, DSc
Graduação em Engenharia Mecanica
2003 - 2010
Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Relatório de Estágio Curricular
Orientador: André Olah Neto
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Chinês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Desenvolvimento de Produto.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Gerenciamento de Projetos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Processos de Trabalho.
Participação em eventos
Workshop Revisão da Literatura em Engenharia. 2021. (Outra).
Workshop Revisão Sistemática em Engenharia. 2021. (Outra).
VII Semana da Engenharia Mecânica da UDESC. 2008. (Exposição).
33a FECIETT - Feira de Ciências da Escola Técnica Tupy. Prototipagem Rápida. 2001. (Feira).
32a FECIETT - Feira de Ciências da Escola Técnica Tupy. Plantas Carnívoras. 2000. (Feira).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Projeto para padronização e variedade de sistemas e subsistemas de moldes de injeção, Descrição: O uso de modularidade e padronização para obtenção de vantagens competitivas em termos de escala de produção já são conhecidos e estudados na literatura, principalmente relacionados ao que se convencionou a chamar de ?customização em massa?. Tais iniciativas levam a benefícios como menores custos globais de inventário pela redução de SKUs, maior rapidez na montagem de produtos, manutenção facilitada, entre outros. Entretanto, o setor de ferramentarias ainda não se utiliza plenamente destes conceitos, sendo as raras exceções mais voltadas às peças compradas, não as manufaturadas. Neste trabalho serão identificados as técnicas mais adequadas para a modularização de moldes de injeção, definidos os grupos de sistemas e componentes mais adequados para modularização e definidos em grupos as séries de módulos que podem ser aplicados no setor ferramenteiro. Tais técnicas serão aplicadas nas ferramentarias e avaliadas pelo consórcio de projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Andre Luiz da Rocha Coutinho - Coordenador / Régis Kovacs Scalice - Integrante / Carlos Maurício Sacchelli - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Ilpea do Brasil Ltda., Ilpea do Brasil Ltda., Joinville. , Rua Piauí 300, Bucarein, 89202210 - Joinville, SC - Brasil, Telefone: (47) 21010110, Ramal: 183, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - Atual
Ilpea do Brasil Ltda.Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Produto e Processo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
? Engenheiro de produto e processo para extrusão de tubos plásticos multicamadas e seus processos de montagem para o mercado automotivo.
? Projeto de processo - layout, fluxo de trabalho, FMEA, cálculo de capacidade, SOP, planilhas de processo, embalagem - e controle - plano de controle, MSA, SPC, análise cronológica e cálculos de produtividade.
? Especificações de máquinas e ferramentas através dos softwares AutoCAD, SolidWorks e SolidEdge e responsável por RFIs e folhas de especificações de RFQs.
? Ponto focal para resolução de problemas e treinamento técnico de pessoal,
? Técnicas de análise de causa raiz do dia a dia, como 6M, 5 Porquês, PDCA, FTA e 8D.
? Análise de custos de processos e eventos de negócios com fornecedores mundiais de máquinas e sistemas de controle.
? Liderança de projetos alinhados aos padrões ISO, IATF e VDA.
2010 - 2015
Multibras S/A EletrodomésticosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Projetos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
? Otimização, modularização e padronização do projeto de sistemas e componentes. Aplicadas ferramentas FTA, FMEA, 6 Sigma e roadmap.
? Altos resultados financeiros em projetos estratégicos para o mercado brasileiro e latino-americano.
? Líder voluntário de equipe de clima organizacional para aprimoramento do departamento de engenharia.
? Residência de um ano na China liderando projetos de fornecedores asiáticos.
2008 - 2010
Multibras S/A EletrodomésticosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia, Carga horária: 24
Outras informações:
Suporte à área de Tecnologia para os projetos de redução de custos e liderança de projetos de baixo impacto.
2004 - 2006
JetSul Estamparia Industrial Ltda.Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Engenharia (extra-curricular), Carga horária: 16
Outras informações:
Projetos de estruturas metálicas: suportes, mezaninos, monovias, mesas e estruturas diversas. Uso do software AutoCAD. Auditor interno da qualidade.
2003 - 2003
Geometric Equipamentos Industriais Ltda.Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenhista Cadista, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto de equipamentos e dispositivos para automação industrial. Uso do software SolidEdge.
2002 - 2002
Docol Metais SanitáriosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário Técnico, Carga horária: 40
Outras informações:
Projetista de ferramentas de usinagem dedicadas e dispositivos e equipamentos para a fábrica. Uso dos softwares AutoCAD e SolidEdge.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de André Luiz da Rocha Coutinho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?