Rosmari Wittmann Vieira
Doutora em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS (2018), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS 2010). Especialista em Saúde Pública em Enfermagem pela UFRGS (1997). Graduada em Enfermagem pela UFRGS (1993).
Enfermeira do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) (desde 1995), com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica em Adultos, Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde, no Programa de Atenção Integral ao Paciente Adulto Cirúrgico, atua nas áreas de Sistematização da Assistência de Enfermagem- SAE, Tecnologia da informação em enfermagem, Treinamentos e Implantação de novas ferramentas informatizadas para a enfermagem, Gerenciamento, Cuidados Paliativos, Orientações Pré e Pós-Operatórias. Participou do Grupo de Trabalho do Diagnóstico de Enfermagem do HCPA de 1997 a 2008, e do desenvolvimento do sistema informatizado de Prescrição de Enfermagem no HCPA, bem como de sua implantação em 2000. Foi chefe da Unidade Cirúrgica 9°Sul de 2004 a 2011, responsável pela implantação do Núcleo de Cuidados Paliativos, no HCPA, em 2007, onde foi chefe até 2011. Fez parte da Diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Rio Grande do Sul (ABEn-RS), como Diretora de Publicação e Comunicação Social, gestão 2013-2016 e como Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa em Enfermagem 2016-2018. É membro do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da ABEn-RS desde 2016. Conselheira Titular do Conselho Estadual da Pessoa Idosa - RS na gestão 2019-2021.
Atualmente é enfermeira assistencial na unidade de internação 9 Norte e Preceptora além de pesquisadora na área de Bioética e Gerontologia.
Possui projetos de pesquisa, capítulos de livros e publicações nas áreas da Enfermagem Médico-Cirúrgica, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Tecnologia da Informação em Enfermagem, Cuidados Paliativos, Gerontologia e Bioética.
Faz parte do Laboratório de Pesquisa em Bioética e Ética na Ciência, desde 2007, e do Núcleo de Estudos Interdisciplinar em Saúde e Espiritualidade desde 2011.
Informações coletadas do Lattes em 14/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Gerontologia Biomédica
2013 - 2018
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Bioética, Envelhecimento e Cuidado na Perspectiva do Processo de Enfermagem.
José Roberto Goldim. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Bioética; processo de enfermagem; Envelhecimento; Enfermagem; Cuidado.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Bioética. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Enfermagem.
Mestrado em Medicina: Ciências Médicas
2008 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Bioética, Cuidados Paliativos e Qualidade de Vida: a importância do processo de tomada de decisão,Ano de Obtenção: 2010
José Roberto Goldim.Palavras-chave: cuidados paliativos; doente terminal; Bioética; Qualidade de Vida; Coerção; Tomada de Descisão. Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Outros / Área: Bioética. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Aperfeiçoamento em Capacitação em Preceptoria de Residência Uni e Multiprofissional em Saúde
2020 - 2021
Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS
Título: Diagnóstico situacional. Ano de finalização: 2021
Orientador: Lagerson Mauad
Formação complementar
2007 -
Extensão universitária em Cuidados Paliativos para a Equipe de Saúde. (Carga horária: 19h). , Escola de Enfermagem UFRGS, EEUFRGS, Brasil.
2017 - 2017
Estatística Descritiva Utilizando SPSS V.18. (Carga horária: 15h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2017 - 2017
Métodos Estatísticos para Desfechos Qualitativos Utilizando o SPSS V.18. (Carga horária: 15h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Extensão Integridade e Ética emPesquisa. (Carga horária: 16h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2013 - 2013
Estudo clínico sobre o processo de enfermagem. (Carga horária: 2h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2013 - 2013
109º Estudo clínico sobre o processo de enfermagem. (Carga horária: 2h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação do processo de enfermagem - RIMS. (Carga horária: 2h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2012 - 2012
Grupo Focado: Uso Seguro de medicamentos. (Carga horária: 1h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2012 - 2012
Cuidados Paliativos no CTI. (Carga horária: 1h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2012 - 2012
101º Estudo Clínico sobre o Processo e Diagnóstico. (Carga horária: 2h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2012 - 2012
Pano de Gerenciamento para situações de Emergência. (Carga horária: 1h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2012 - 2012
Grupo de Estudos Pedagógicos. (Carga horária: 2h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2012 - 2012
Abordagem de Crenças e Valores. (Carga horária: 2h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2012 - 2012
Metas Internacionais de Segurança do Paciente. (Carga horária: 2h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2012 - 2012
Higiêne de Mãos no Ambiente Hospitalar. (Carga horária: 3h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2012 - 2012
Fronteiras Jurídicas "O testamento vital e seus as. (Carga horária: 3h). , Fundação Escola Superior do Ministério Público - RS, FESMP/RS, Brasil.
2012 - 2012
Acreditação Hospitalar: Módulo I. (Carga horária: 1h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2012 - 2012
II Fórum de Espiritualidade em Saúde- Parte I. (Carga horária: 3h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2012 - 2012
II Fórum de Espiritualidade em Saúde- Parte II. (Carga horária: 4h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2011 - 2011
Educação em Serviço: Cuidados Paliativos. (Carga horária: 1h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2011 - 2011
Processo de Avaliação Sistematizada da Dor. (Carga horária: 1h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2011 - 2011
SIPAT 2011. (Carga horária: 3h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2011 - 2011
Direito Trabalhista. (Carga horária: 2h). , Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Sul, SERGS, Brasil.
2011 - 2011
Gerenciamento de Processos de Enfermagem. (Carga horária: 2h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Elaboração de Provas. (Carga horária: 1h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2011 - 2011
I Fórum de Espiritualidade e Saúde. (Carga horária: 3h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso de Férias em Práticas de Enfermagem no Cuida. (Carga horária: 90h). , Escola de Enfermagem UFRGS, EEUFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Curso de fundamentos em gerenciamento de projetos. (Carga horária: 16h). , PMtech capacitação em projetos, PMTECH, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em A Implementação dos DE em Serviços de Saúde. (Carga horária: 3h). , Escola de Enfermagem UFRGS, EEUFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Polêmicas Conceituais da Pesquisa Quantitativa em. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2009 - 2009
Classificação Internacional da Prática de Enfermag. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Inglês 3. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Dimensionamento de Pessoal na Enfermagem. (Carga horária: 15h). , Escola de Enfermagem UFRGS, EEUFRGS, Brasil.
2008 - 2008
A Classificação da CIPE: Estrutura Teórico-conceit. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Enfermagem, ABEN, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Bioética. (Carga horária: 12h). , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas PUCRS, PUCRS, Brasil.
2008 - 2008
Consolidando o Pensamento sobre Direitos Humanos c. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em O Processo de Evelhecimento na Perspectiva da equi. (Carga horária: 44h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Inglês 2. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Fundamentos de Cuidados Paliativos para Equipe de. (Carga horária: 20h). , Escola de Enfermagem UFRGS, EEUFRGS, Brasil.
2006 - 2006
Enfermagem Baseada em Evidências. , VIII Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, SINADEN, Brasil.
2005 - 2005
Desenvolvimento Gerencial Módulo I - Gestão de pes. (Carga horária: 40h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2004 - 2004
Abordagens Qualitativas em Pesquisa. (Carga horária: 30h). , Escola de Enfermagem UFRGS, EEUFRGS, Brasil.
2003 - 2003
Trabalhando com oficinas no cuidado, no ensino e n. (Carga horária: 8h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2000 - 2000
Atualização Em Cuidados Com Cateter Central de Lon. (Carga horária: 4h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2000 - 2000
Cuidado Multidisciplinar Ao Paciente Adulto Com Le. (Carga horária: 7h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
2000 - 2000
Diagnóstico e Intervenções de Enfermagem no Proces. (Carga horária: 7h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
1999 - 1999
Analgesia Pós Operatória. (Carga horária: 5h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
1999 - 1999
Tratamento de grandes perdas de cobertura tegument. (Carga horária: 4h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
1999 - 1999
Tratamento das Grandes Perdas de Cobertura Tegumen. (Carga horária: 8h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
1999 - 1999
5s O Ambiente da Qualidade. (Carga horária: 8h). , Fundação de Desenvolvimento Gerencial, FDG, Brasil.
1999 - 1999
Construindo Projetos de Pesquisa. (Carga horária: 8h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
1999 - 1999
5s O Ambiente da Qualidade. (Carga horária: 8h). , Fundação de Desenvolvimento Gerencial, FDG, Brasil.
1999 - 1999
Prevenção de úlceras de pressão. (Carga horária: 2h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
1998 - 1998
O Exame Físico Como Instrumento do Cuidado de Enfe. (Carga horária: 9h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
1995 - 1995
Gerenciamento da Rotina Relato da Psc. (Carga horária: 2h). , Complexo Hospitalar Santa Casa de Poa, CHSCPOA, Brasil.
1995 - 1995
Aleitamento Materno. (Carga horária: 10h). , Complexo Hospitalar Santa Casa de Poa, CHSCPOA, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Introdução Ao Controle de Infecção Hospitalar. (Carga horária: 19h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Qualidade Total Em Saúde. (Carga horária: 28h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
1994 - 1994
Parte Prática do Treinamento de Controle de Infecç. (Carga horária: 4h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
1993 - 1993
Semana de Enfermagem do Hcpa. (Carga horária: 10h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
1993 - 1993
Curso de Atualização Em Aids. (Carga horária: 10h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
1993 - 1993
Ciclo de Palestras Aspectos Éticos e Legais da Prá. (Carga horária: 11h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1993 - 1993
Fórum de Debates Mercado de Trabalho do Enfermeiro. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1993 - 1993
Curso de Inglês. , Escola Wall Street, EWS, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Ciclo de palestras: drogas na infânciae na adolesc. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1991 - 1991
Atendimento à Parada Cardiorespiratória. (Carga horária: 4h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
1991 - 1991
Violência Familiar. (Carga horária: 8h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
1991 - 1991
Curso Edlo de Atualização Em Enfermagem de Centro. (Carga horária: 10h). , Hospital São Lucas Puc Rs, HSLPUC, Brasil.
1991 - 1991
Ciclo de Palestras Alimentação e Crescimento do Re. (Carga horária: 6h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
1990 - 1990
I Curso de Sexualidade Humana. (Carga horária: 10h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
1983 - 1983
Método de Desenvolvimento Mental Psicodinâmica. (Carga horária: 4h). , Centro de Desenvolvimento e Aproveitamento das Potencialidades Mentais, CDAPM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Cuidados Paliativos.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Diagnóstico de Enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Controle de Infecção Hospitalar.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Materno Infantil.
Organização de eventos
WITTMANN-VIEIRA, R. . Semana de Enfermagem 2018. 2018. (Congresso).
WITTMANN-VIEIRA, R. . 3ª Jornada Gaúcha sobre Envelhecimento - Enfermagem e Multidisciplinaridade. 2018. (Outro).
LUCENA, A. F. ; ALMEIDA, M. A. ; AMBROSINI, L. ; JUCHEM, B. C. ; DIAS, V. L. M. ; FIALKOWSKI, S. M. M. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; SCHMIDT, M. L. S. ; LAURENT, M.C.R. ; WAISSHEIMER, M. ; PINTO, M. P. ; AZZOLIN, K. O. . VII Simpósio do Processo de Enfermagem do HCPA. 2014. (Outro).
WITTMANN-VIEIRA, R. . 64 Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3 Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem. 2012. (Congresso).
WITTMANN-VIEIRA, R. . VI Simpósio do Processo de Enfermagem do HCPA. 2012. (Outro).
Goldim, J.R. ; FRANZEN, E. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; TROTTA, E. . XV Curso de Introdução à Bioética. 2010. (Outro).
ALMEIDA, M. A. ; ARAÚJO, V.G. ; CROSSETTI, M. G. ; LUCENA, A. F. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; FRANZEN, E. . Construção Temática, Organização e Realização do 9 Simpósio Nacional do Diagnóstico de Enfermagem. 2010. (Congresso).
WITTMANN-VIEIRA, R. . Cuidados Paliativos. 2009. (Outro).
WITTMANN-VIEIRA, R. . 20ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2009. (Congresso).
WITTMANN-VIEIRA, R. . 20ª Semana de Enfermagem do HCPA. 2009. (Congresso).
WITTMANN-VIEIRA, R. . 19ª Semana de Enfermagem. 2008. (Congresso).
WITTMANN-VIEIRA, R. . 9° Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem - SINADEn. 2008. (Congresso).
WITTMANN-VIEIRA, R. . 18ª Semana de Enfermagem: a responsabilidade social no contextoda enfermagem. 2007. (Outro).
WITTMANN-VIEIRA, R. . Sistematização da assistência de enfermagem. 2006. (Outro).
WITTMANN-VIEIRA, R. . IV Simpósio do Processo e Diagnóstico de Enfermagem do Hospital de Clínicas. 2006. (Outro).
WITTMANN-VIEIRA, R. . II Jornada Integrativa SEM/SEC. 2006. (Outro).
WITTMANN-VIEIRA, R. . Estudo Clínico sobre Processo e Diagnóstico de Enfermagem. 2006. (Outro).
WITTMANN-VIEIRA, R. . Extensão Universitária: O Processo de Envelhecimento na Perspectiva da Equipe de Enfermagem. 2006. (Outro).
WITTMANN-VIEIRA, R. . 15ª Semana de Enfermagem. 2004. (Outro).
WITTMANN-VIEIRA, R. . 50 Ponto de Encontro do Núcleo de Estudos do Cuidado em Enfermagem. 2004. (Outro).
WITTMANN-VIEIRA, R. . II Simpósio do processo de Diagnóstico de Enfermagem do HCPA. 2002. (Outro).
WITTMANN-VIEIRA, R. . 1 Sul-Encontro de Profissionais em Controle de Infecções Hospitalares. 1993. (Outro).
Participação em eventos
20ª Jornada de Inverno da SBGG - RS. 2018. (Outra).
29ª Semana de Enfermagem HCPA. 2018. (Outra).
3ª Jornada Gaúcha sobre Envelhecimento - Enfermagem e Multidisciplinaridade.Enfermagem e Multidisciplinarida. 2018. (Outra).
Fórum de Qualidade de Vida no Trabalho de Enfermagem. 2018. (Outra).
Jornada de Geriatria e Gerontologia do HCPA e Encontro dos Ex-Residentes de Geriatria do HCPA. 2018. (Outra).
28ª Semana de Enfermagem HCPA. 2017. (Outra).
28ª Semana de Enfermagem HCPA - Curso: Como avaliar e Consumir Artigos Científicos. 2017. (Outra).
37ª Semana Científica do HCPA. 2017. (Outra).
II Simpósio Internacional de Espiritualidade na Prática Clínica. 2017. (Simpósio).
I REPRINTE Simpósio da Rede dos Programas Interdisciplinares em Envelhecimento. 2017. (Simpósio).
The lateste Trends in Science Publishing. 2016. (Outra).
VII Simpósio de Gestão em Serviços de Enfermagem.Marketing e a Enfermagem. 2016. (Simpósio).
I Seminário Regional SOBENDE Porto Alegre/RS. 2015. (Seminário).
XVII Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - SBGG - RS. 2015. (Outra).
III Encontro Internacional do Instituto de Bioética "Integridade na Pesquisa. 2014. (Encontro).
107 Estudo Clínico do Processo de Enfermagem. 2013. (Outra).
109 Estudos Clínicos do Processo de Enfermagem. 2013. (Outra).
24 Semana de Enfermagem do HCPA.Padrão de Sono Prejudicado ou Insônia: qual o diagnóstico de enfermagem mais acurado?. 2013. (Outra).
24 Semana de Enfermagem do HCPA.Risco de Infecção em Pacientes Submetido à Cistectomia Radical. 2013. (Outra).
24 Semana de Enfermagem do HCPA.Construção de um software educativo para capacidade de enfermeiros e acadêmicos no estabelecimento de diagnósticos. 2013. (Outra).
9th European Conference of ACENDIO. Impaired sleep pattern and insomnia: are both necessary?. 2013. (Congresso).
9th European Conference of ACENDIO. Educational software development for the establishment of nursing diagnoses. 2013. (Congresso).
ISimpósio de Geriatria da UFCSPA. 2013. (Simpósio).
101 Estudo Clínico do Processo de Enfermagem. 2012. (Outra).
102 e 103 Estudo Clínico do Processo de Enfermagem. 2012. (Outra).
104 Estudo Clínico do Processo de Enfermagem. 2012. (Outra).
105 Estudo Clínico do Processo de Enfermagem. 2012. (Outra).
106 Estudo Clínico do Processo de Enfermagem. 2012. (Outra).
32 Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2012. (Outra).
64 Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3 Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem. 2012. (Congresso).
64 Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3 Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem. Bioética e cuidados paliativos: Tomada de decisões e percepção de coerção. 2012. (Congresso).
Abordagem de Crenças e Valores Espirituais no Processo de Enfermagem. 2012. (Outra).
II Fórum de Espiritualidade e Saúde: Buscando Evidências Parte I. 2012. (Outra).
II Fórum de Espiritualidade e Saúde: Buscando Evidências-Parte II. 2012. (Outra).
II Jornada Regional de Enfermagem.Inovação nos Cuidados Paliativos. 2012. (Outra).
I seminário de Cuidados Paliativos do HCPA. 2012. (Seminário).
Palestra do projeto Atualização em Bioética.Será a neuroética uma nova ciência?. 2012. (Outra).
Sistemas de Controle do Paciente. 2012. (Outra).
VIII Bioética e Direitos Humanos. 2012. (Seminário).
VI Simpósio do Processo de Enfermagem do HCPA. 2012. (Simpósio).
XII curso de oncologia do Hospital Mãe de Deus para Enfermagem.Capacidade de tomada de decisões em cuidados paliativos. 2012. (Outra).
10 SIMBIDOR-Simpósio Brasileiro e Encontro Internacional Sobre Dor.Identificação e Mensuração de Sintomas: O Investigar, Como fazer e Registrar. 2011. (Simpósio).
10 SIMBIDOR-Simpósio Brasileiro e Encontro Internacional Sobre Dor.Sessão "Discussão de Caso Clínico em Cuidados Paliativos". 2011. (Simpósio).
31 Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2011. (Outra).
I Fórum de Espiritualidade e Saúde: Integrando a Diversidade. 2011. (Outra).
I Summit de Enfermeiras Oncológicas: Atualização na Prevenção e Manejo de Náuseas e Vômitos Induzidos por Quimioterapia. 2011. (Simpósio).
Simpósio Internacional de Câncer do Aparelho Digestivo e Simpósio de Tratamento Integrado do Câncer. 2011. (Simpósio).
"Luto: como humanizar este processo no ambiente hospitalar"."Luto: como humanizar este processo no ambiente hospitalar". 2010. (Outra).
30 Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Percepção de Coerção em pacientes internados em um núcleo de cuidados paliativos e seus familiares. 2010. (Outra).
30 Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Capacidade de tomada de decisões em pacientes internados em um núcleo de cuidados paliativos e seus familiares. 2010. (Outra).
AENTDE - NANDA-I: Hacia un futuro global para enfermería: Desarrollar el lenguaje, compartiendo conocimientos. Standards to select the experts for validation studies of nursing diagnosis, outcomes and interventions in Brazil. 2010. (Congresso).
AENTDE - NANDA-I: Hacia un futuro global para enfermería: Desarrollar el lenguaje, compartiendo conocimientos. Sofrimento espiritual em cuidados paliativos. 2010. (Congresso).
AENTDE - NANDA-I: Hacia un futuro global para enfermería: Desarrollar el lenguaje, compartiendo conocimientos. Inclusão de necessidades psicoespirituais no processo de enfermagem em um hospital universitário brasileiro. 2010. (Congresso).
Aula na Graduação."Enfermagem em Cuidados Paliativos". 2010. (Outra).
Clube de Revista da Enfermagem do HCPA. 2010. (Outra).
Curso de Fundamentos em Gerenciamento de Projetos. 2010. (Outra).
I Simpósio Sobre Uso Seguro de Medicamentos no Hospital. 2010. (Simpósio).
IV Congresso Internacional de Cuidados Paliativos. Percepção de Coerção em Pacientes Internados em Cuidados Paliativos e seus Familiares. 2010. (Congresso).
IV Congresso Internacional de Cuidados Paliativos. Inclusão das necessidades psicoespirituais na anamnese exame físico de um hospital universitário. 2010. (Congresso).
IV Congresso Internacional de Cuidados Paliativos. Capacidade de tomada de decisões em pacientes internados em um núcleo de cuidados paliativos e seus familiares. 2010. (Congresso).
IV Congresso Internacional de Cuidados Paliativos. Núcleo de Cuidados Paliativos: os primeiros 30 meses. 2010. (Congresso).
IV Congresso Internacional de Cuidados Paliativos. Sofrimento espiritual em cuidados paliativos. 2010. (Congresso).
Núcleo de Estudos de Bioética.Cuidados Paliativos: reflexões sobre o art. 41 do Código de Ética médica. 2010. (Outra).
Palestra "Cuidados Paliativos".Cuidados Paliativos. 2010. (Oficina).
XII coloquio Panamericano de Investigacion en Enfermeria.Unidade especializada em cuidados paliativos: uma realidade possível?. 2010. (Outra).
XV Curso de Introdução à Bioética.Situação de Terminalidade. 2010. (Outra).
XV Curso de Introdução à Bioética. 2010. (Outra).
1 Encontro Interdisciplinar de Dor. 2009. (Encontro).
ATUAÇÃO EM DIREITO TRABALHISTA DOS ENFERMEIROS(AS) E ACADÊMICOS(AS) DE ENFERMAGEM. 2009. (Outra).
Bioética na Livraria Cultura: O que é Bioética?. 2009. (Encontro).
II Fórum Internacional de Enfermagem-Escola Paulista de Enfermagem: 70 anos de História. 2009. (Congresso).
Tratamento de Feridas Neoplásicas. 2009. (Oficina).
V Simpósio do Processo e Diagnóstico de enfermagem. 2009. (Simpósio).
XV Encontro de Terapia Familiar. 2009. (Encontro).
19ª Semana de Enfermagem do HCPA. Curso: Cuidados paliativos. 2008. (Congresso).
28ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Bioética e cuidados paliativos: diferentes variáveis que podem influir na tomada de decisão e qualidade de vida. 2008. (Congresso).
28ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Serviço de anestesia e medicina perioperatória. 2008. (Seminário).
28ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Grupo de enfermagem. 2008. (Seminário).
28ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Laboratório de bioética. 2008. (Seminário).
28ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Núcleo de Cuidados Paliativos. 2008. (Outra).
29 Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem.Validação de Resultados de Enfermagem Segundo a NOC na Prática Clínica de um Hospital Universitário. 2008. (Simpósio).
9 Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem. 2008. (Simpósio).
A Classificação do CIPE: estrutura teórico-conceitual. 2008. (Simpósio).
Clube de Revista"Como os Trabalhadores de Enfermagem Enfrentam o Processo de Morrer. 2008. (Outra).
Curso de Ética. 2008. (Seminário).
III Encontro Pró-Humanização.Núcleo de Cuidados Paliativos: experiência de Humanização aplicada na prática de Saúde. 2008. (Simpósio).
Implantação da SAE na Rede Básica de Saúde- CIPE/CIPESC. 2008. (Simpósio).
IV Seminário interdisciplinar para o cuidado de pacientes oncológicos.Palestrante. 2008. (Seminário).
NANDA-I capturing the expert knowledge of nursing.Clinical studies: strategy to develop diagnostic Accuracy. 2008. (Outra).
Pré Conferência Temática "Saúde e Biotecnologia". 2008. (Outra).
Pré- Conferência Temática Saúde e Biotecnologia. 2008. (Outra).
Seminário "Consolidando o pensamento sobre os direitos humanos na perspectiva dos países do Sul". 2008. (Seminário).
XIII Curso Introdutório á Bioética. 2008. (Outra).
Clube de Revista.Comunicação: Necessidade Percebidano Período Pré-Operatório de Pacientes Cirúrgicos. 2007. (Outra).
Cuidados Paliativos para a Equipe de Saúde.Fadiga e Dispnéia. 2007. (Outra).
Cuidados Paliativos para a Equipe de Saúde. 2007. (Outra).
Curso de Gestão do Desempenho: Revisando a Prática. 2007. (Outra).
Encontro do Serviço de Enfermagem Cirúrgica. 2007. (Encontro).
Encontro do Serviço de Enfermagem Cirúrgica.Construindo saberes e práticas: a experiência do Grupo de Cuidado Paliativo. 2007. (Encontro).
Estudo Clínico sobre Processo e Diagnóstico de Enfermagem.Paciente em Pós-Operatório de Cirurgia Neurológica com Síndrome de Desuso. 2007. (Outra).
II Encontro Pró-Humanização. 2007. (Encontro).
IV Semana de Enfermagem da UFSM.Implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2007. (Encontro).
Semana de Enfermagem: "A Responsabilidade Social no Contexto da Enfermagem". 2007. (Outra).
Semana de Enfermagem - Curso 13. 2007. (Outra).
26 Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2006. (Outra).
IV Simpósio de Processo e Diagnóstico de Enfermagem - Curso 1. 2006. (Seminário).
IV Simpósio do processo e diagnóstico de enfermagem do Hospital de Clínicas.Conferência da NANDA, NIC & NOC 2006. 2006. (Simpósio).
Semana de Enfermagem: a enfermagem e o desafio da integralidade em saúde.Processo e Diagnóstico de Enfermagem. 2006. (Outra).
Semana de Enfermagema: a enfermagem e o desafio da integralidade em saúde. 2006. (Outra).
VIII Simpósio Nacional de Daignóstico de Enfermagem - SINADEN.Estudos clínicos sobre processo e diagnóstico de enfermagem: experiência do HCPA. 2006. (Simpósio).
VIII Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem - SINADEN. 2006. (Simpósio).
Desenvolvendo a Liderança. 2005. (Oficina).
Enfermagem baseada em evidências: pesquisa quantitativa. 2005. (Outra).
Enfermagem baseada em Evidências: Pesquisa Quantitativa. 2005. (Outra).
Enfermagem Baseada em Evidências: Pesquisa Quantitativa. 2005. (Outra).
III Simpósio e Diagnóstico de Enfermagem do HCPA. 2005. (Simpósio).
Semana de Enfermagem. 2005. (Outra).
18 Estudo Clínico da Psiquiatria. 2004. (Outra).
23 Estudo Clínico da Neonatologia. 2004. (Outra).
24 Semana Científica do HCPA - Enfermagem. 2004. (Outra).
50 Ponto de Encontro do Núcleo de estudos do Cuidado em Enfermagem. 2004. (Encontro).
51 Ponto de Encontro do Núcleo de Estudos do Cuidado em Enfermagem. 2004. (Encontro).
55 Ponto de Encontro do Núcleo de Estudos do Cuidado em Enfermagem. 2004. (Encontro).
56 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 2004. (Congresso).
Técnica de Curativo para Enfermeiros. 2004. (Outra).
XI Fórum do Genf. 2004. (Outra).
45 Ponto de Encontro do Núcleo de Estudos do Cuidado em Enfermagem. 2003. (Encontro).
46 Ponto de Encontro do Núcleo de Estudos do Cuidado em Enfermagem. 2003. (Encontro).
II Seminário do NECE - I Encontro Gaúcho em Enfermagem - Cuidando, pesquisando, ensinando o cuidar. 2003. (Seminário).
IV Jornada do Serviço de Enfermagem Cirúrgica.IV Jornada do Serviço de Enfermagem Cirúrgica. 2003. (Simpósio).
II Simpósio do processo e diagnóstico de enfermagem do HCPA.II Simpósio do processo e diagnóstico de enfermagem do HCPA. 2002. (Simpósio).
II Simpósio do Processo e diagnóstico de Enfermagem do HCPA.II Simpósio do Processo e Diagnóstico de Enfermagem do HCPA. 2002. (Simpósio).
II Simpósio do Processo e Diagnóstico de Enfermagem do HCPA.Diagnósticos de enfermagem mínimos em paciente com úlcera de pressão por imobilidade. 2002. (Simpósio).
Atualização do enfermeiro na radiologia. 2001. (Outra).
Third European Conference of the Association of Common European Nursing Diagnoses, Interventions and Outcomes.Identification of minimum nursing diagnosis in surgical patients - A pathway to informatization in a Brazilian univertsity hospital. 2001. (Outra).
20° Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Identificação dos diagnósticosde enfermagem mínimos em pacientes cirúrgicos - caminho para a informatização em um Hospital Universitário. 2000. (Outra).
23 Ponto de Encontro do Núcleo de Estudos do Cuidado em Enfermagem. 2000. (Encontro).
Técnica do curativo - revisando a tradicional e conhecendo a nova. 2000. (Outra).
Sessão de Posters da Semana de Enfermagem do HCPA.Assistência de Enfermagem em pós-operatório de transplante hepático. 1999. (Outra).
II Simpósio de Enfermagem cirúrgica.II Simpósio de Enfermagem Cirúrgica. 1998. (Simpósio).
IV Encontro de Enfermagem da ISCMPA.IV Encontro de Enfermagem da ISCMPA. 1995. (Encontro).
46 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 46 Congresso Brasileiro de Enfermagem. 1994. (Congresso).
1 Sul-Encontro de Profissionais em Controle de Infecção Hospitalar.1 Sul-Encontro de Profissionais em Controle de Infecção Hospitalar. 1993. (Encontro).
Encontro de Pediatria e Neonatologia.Encontro de Pediatria e Neonatologia. 1993. (Encontro).
Campanha Nacinal de Vacinação.Campanha Nacional de Vacinação. 1992. (Outra).
II Simpósio Internacional de Atualização em Anticoncepção.II Simpósio Internacional de Atualização em Anticoncepção. 1991. (Simpósio).
Participação em bancas
SILVA, D. I. S.; CROSSETTI, M. G.;WITTMANN-VIEIRA, R.. "Significados da Espiritualidade para Pacientes Oncológicos Adultos e Enfermeiros no Contexto dos Cuidados Paliativos: Uma revisão integrativa". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ROSA, C. E.; CROSSETTI, M. G.;WITTMANN-VIEIRA, R.. ÚLCERA DE PRESSÃO CUIDADOS PREVENTIVOS E CURATIVOS DE PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
WITTMANN-VIEIRA, R.. Banca examinadora do processo seletivo 02/2011 para Enfermeiro I - Internação Clínica e Cirurgica. 2011. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
WITTMANN-VIEIRA, R.. Avaliadora de e-pôster na 29ª Semana de Enfermagem do HCPA. 2018. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
WITTMANN-VIEIRA, R.. Avaliador de Resumos da 29ª Semana de Enfermagem do HCPA. 2018. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
WITTMANN-VIEIRA, R.. Avaliador de Pôsteres de trabalhos de Temas livres na 30 Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2010. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
WITTMANN-VIEIRA, R.. Avaliador de Pôsteres dos Trabalhos de Temas Livres da 28ª Semana Científica do HCPA. 2008.
WITTMANN-VIEIRA, R.. Processo Seletivo 19 para ocupação de Enfermeiro- Edital 04/2007. 2007. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
WITTMANN-VIEIRA, R.. Processo Seletivo 21 para ocupação de Enfermeio (Internação Cirúrgica-Adulto). 2007. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
KRUSE, M. H. L.WITTMANN-VIEIRA, R.; UBERTI, M. L.; MARTINS, C. C.. Processo seletivo para o cargo de Enfermeiro 06/2005 (Internação Cirúrgica-Adulto). 2005. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Orientou
Supervisão direta no Estágio Curricular; 2017; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Escola de Enfermagem UFRGS; Orientador: Rosmari Wittmann Vieira;
Enfermagem UFRGS - Estágio Curricular III; 2016; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Escola de Enfermagem UFRGS; Orientador: Rosmari Wittmann Vieira;
Curso de Férias em Práticas de Enfermagem; 2010; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosmari Wittmann Vieira;
Orientação de Estágio Voluntário na Unidade de Internação Cirúrgica; 2007; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosmari Wittmann Vieira;
Orientação de Estágio Voluntário na Unidade de Internação Cirúrgica; 2006; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosmari Wittmann Vieira;
Orientação de Estágio Voluntário na Unidade de Internação Cirúrgica; 2005; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosmari Wittmann Vieira;
Orientação de Estágio Voluntário na Unidade de Internação Cirúrgica; 2004; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosmari Wittmann Vieira;
Orientação de Estágio Curricular na Unidade de Internação Cirúrgica; 1999; 0 f; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosmari Wittmann Vieira;
Produções bibliográficas
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; Goldim, J.R. . Capacidade de tomada de decisão de pacientes submetidos a procedimento médico invasivo. ACTA PAUL DE ENFERM , v. 31, p. 497-503, 2018.
-
Pires, LCB ; Vargas, MAO ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; Ramos, FRS ; Ferrazzo, S ; Bitencour, JVOV . Relação entre equipe de enfermagem e família de pessoas em cuidados paliativos. ENFERMAGEM EM FOCO DO COFEN , v. 4, p. 54-57, 2013.
-
VARGAS, M. A. O. ; VIVAN, J ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; MANCIA JR ; RAMOS, F R S ; FERRAZZO S ; BITTENCOURT JVV . Ressignificando o cuidado em uma unidade especializada em cuidados paliativos: uma realidade possível?. TEXTO & CONTEXTO ENFERMAGEM , v. 22, p. 637-645, 2013.
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; GOLDIM, J.R. . Bioética e cuidados paliativos: tomada de decisões e qualidade de vida. ACTA PAUL DE ENFERM , v. 25, p. 334-339, 2012.
-
VIEIRA, R. W. ; PASIN, S. ; WERLE, B. M. ; MELO, A. G. C. ; GARDIN, N. E. ; CAPONERO, R. ; DALACORTE, R. R. . Consenso Brasileiro de Náuseas e Vômitos em Cuidados Paliativos. Revista Brasileira de Cuidados Paliativos , v. 3, p. 4-26, 2011.
-
KRUSE, M. H. L. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; AMBROSINI, L. ; NIEMEYER, F. ; SILVA, F. P. . Cuidados Paliativos: Uma experiência. REVISTA HCPA (UFRGS. IMPRESSO) , v. 27, p. 49-52, 2007.
-
ALMEIDA, M. A. ; FRANZEN, E. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; ARAÚJO, V.G. ; LAURENT, M.C.R. . Estudos Clínicos sobre Processo e Diagnóstico de Enfermagem em um Hospital Universitário - Relato de Experiência. REVISTA HCPA (UFRGS. IMPRESSO) , v. 27, p. 65-68, 2007.
-
PAGOTTO, V. ; ANTUNES, C. M. T. B. ; PADUA, G. C. C. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; BACHION, M. M. ; BORGES, C. J. . ALOCAÇÃO DE RECURSOS PARA CUIDAR DE IDOSOS DURANTE A PANDEMIA: UMA REFLEXÃO BIOÉTICA. In: ROSIMERE FERREIRA SANTANA. (Org.). ENFERMAGEM GERONTOLÓGICA NO CUIDADO AO IDOSO EM TEMPOS DA COVID-19. Série Enfermagem e Pandemias, 3.. 1ed.Brasília, DF: ABEn, 2021, v. v, p. 42-48.
-
Letice Dalla Lana ; Maria Cristina Sant?Anna da Silva ; Ana Karina Silva da Rocha Tanaka ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; Luiz Gustavo Fernandes da Rosa ; Marinês Aires . TELECONSULTA DE ENFERMAGEM APLICAÇÕES PARA PESSOAS IDOSAS NA PANDEMIA DA COVID-19. In: ROSIMERE FERREIRA SANTANA. (Org.). ENFERMAGEM GERONTOLÓGICA NO CUIDADO AO IDOSO EM TEMPOS DA COVID-19. Série Enfermagem e Pandemias, 2.. 1ed.Brasília, DF: ABEn, 2020, v. II, p. 58-64.
-
ALMEIDA, M. A. ; DIAS, V. L. M. ; LAURENT, M.C.R. ; WITTMANN-VIEIRA, R. . Informática como instrumento para a sistematização da assistência de enfermagem. In: ABEn: Elizabeth Teixeira, Helga Regina Bresciani, Jussara Gue Martine. (Org.). PROENF: Saúde do adulto. 1ed.Porto Alegre: Artmed/Panemericana, 2013, v. 2, p. 9-38.
-
GOLDIM, J.R. ; SCHNEIDER R.H ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; FAGUNDES S.P. . Aspectos Éticos. In: Roberta Rigo Dalacorte; Júlio Cesar Rigo; Rodolfo Herberto Schneider; Carl a Helena Augustin Schwanke. (Org.). Cuidados Paliativos em Geriatria e Gerontologia. 1ed.São Paulo: Editora Atheneu, 2012, v. 1, p. 09-18.
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; GOLDIM, J.R. . Bioética e Processo de Enfermagem. In: Miriam de Abreu Almeida; Amália de Fátima Lucena; Elenara Franzen; Maria do Carmo Laurent. (Org.). Processo de Enfermagem na Prática Clínica. 1ed.Porto Alegre: artmed, 2011, v. 01, p. 67-75.
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; VALEJOS, R. M. D. ; GOMES, C. J. . Paciente com Sofrimento Espiritual em Cuidados Paliativos. In: Miriam de Abreu Almeida; Amália de Fátima Lucena; Elenara Franzen; Maria do Carmo Laurent. (Org.). Processo de Enfermagem na Prática clínica. 1ed.Porto Alegre: artmed, 2011, v. 1, p. 295-309.
-
WITTMANN-VIEIRA, R. . Atuação do Técnico em Enfermagem frente ao Paciente com Cuidados Paliativos. In: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. (Org.). PROTENF Programa de Atualização para Técnicos em Enfermagem. 1ed.PORTO ALEGRE: Artmed, 2009, v. , p. 101-127.
-
WITTMANN-VIEIRA, R. . Cuidado paliativo: o acolhimento da enfermagem na perspectiva do familiar. In: 64 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2012, Porto Alegre. Anais do 64 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2012.
-
Vargas, MAO ; Vivian, J ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; KRUSE, M. H. L. ; Mancia, JR . Unidade especializada em cuidados paliativos: uma realidade possível?. In: XII Colóquio panamericano de Investigacion en enfermeria, 2010, Florianópolis. XII Colóquio panamericano de Investigacion en enfermeria, 2010.
-
LAURENT, M.C.R. ; FRANZEN, E. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; ARAÚJO, V.G. ; ALMEIDA, M. A. . Estudos clínicos sobre processo e diagnóstico de enfermagem - experiência do HCPA. In: VIII Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, 2006, João Pessoa. Anais do VIII Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem. João Pessoa: Universitária UFPB, 2006. p. 01-04.
-
CORREA, A. P. A. ; NUNES, A. C. ; SOUZA, A. D. Z. ; GIL, E. S. ; VIEGAS, G. L. ; NAZARETH, J. K. ; SILVA, K. S. ; VIEIRA, R. W. ; WITTMANN-VIEIRA, R. . Nova rotina de inserção e manutenção da sonda nasoentérica (SNE) em uma unidade de internação cirúrgica. In: 29 Semana de Enfermagem. Liderança sustentável e comprometida com o direito humano à saúde : desafios da Enfermagem, 2018, Porto Alegre. ANAIS da 29ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, 2018. p. 120-120.
-
NAZARETH, J. K. ; SOUZA, A. D. Z. ; NUNES, A. C. ; CORREA, A. P. A. ; GIL, E. S. ; PAI, D. D. ; SILVA, K. S. ; WITTMANN-VIEIRA, R. . Cuidados estendidos ao paciente cirúrgico pós-operatório : aplicabilidade do escore de classificação Sampa na unidade de internação. In: 29 Semana de Enfermagem. Liderança sustentável e comprometida com o direito humano à saúde : desafios da Enfermagem, 2018, Porto Alegre. ANAIS da 29ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, 2018. p. 117-117.
-
NUNES, A. C. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; CORREA, A. P. A. ; VIEGAS, G. L. ; NAZARETH, J. K. ; SILVA, K. S. . Planejamento do cuidado domiciliar : uma abordagem educativa à cuidadora portadora de deficiência visual sobre os cuidados com jejunostomia. In: 29 Semana de Enfermagem. Liderança sustentável e comprometida com o direito humano à saúde : desafios da Enfermagem, 2018, Porto Alegre. ANAIS da 29ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, 2018. p. 239.
-
SOUZA, A. D. Z. ; CORREA, A. P. A. ; PAI, D. D. ; VIEGAS, G. L. ; NAZARETH, J. K. ; SILVA, K. S. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; WEGNER, W. . A importância da educação da equipe de enfermagem diante da implementação de um time de resposta rápida. In: 29 Semana de Enfermagem. Liderança sustentável e comprometida com o direito humano à saúde : desafios da Enfermagem, 2018, Porto Alegre. ANAIS da 29ª Semana de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, 2018. p. 23.
-
NASCIMENTO, M. E. C. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; SCHMIDT, M. L. S. . Uso da NOC associado à escala SACS para avaliação de lesões da pele periestomal. In: VIII Simpósio do Processo de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e I Simpósio Internacional do Processo de Enfermagem, 2018, Porto Alegre. ANAIS do VIII Simpósio do Processo de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e I Simpósio Internacional do Processo de Enfermagem. Porto Alegre, 2018.
-
ALMEIDA, M. A. ; LUCENA, A. F. ; LAURENT, M.C.R. ; DIAS, V. L. M. ; WITTMANN-VIEIRA, R. . Educational Software Development for the Establishment of Nursing Diagnoses. In: 9 international Biennial Conference of ACENDIO, 2013, Dublin. ACENDIO 2013 9th European Conference of ACENDIO, 2013.
-
ALMEIDA, M. A. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; LAURENT, M.C.R. . Impaired Sleep Pattern an Insomnia: are Both Necessary?. In: 9th international Biennial Conference of ACENDIO, 2013, Dublin. 9th European Conference of ACENDIO, 2013.
-
FERNANDEZ, P. ; BRAZ, J. ; WITTMANN-VIEIRA, R. . Diagnósticos de Enfermagem mínimos em paciente com úlcera de pressão por imobilidade. In: II Simpósio do Processo e Diagnóstico de Enfermagem do HCPA, 2002, Porto Alegre. www.hcpa.ufrgs.br, 2002.
-
BRAZ, J. ; FERNANDES, P. ; KOHLMANN, M. ; SCHENATTO, S. ; AMBROSINE, M. ; DIAS, V. ; WITTMANN-VIEIRA, R. . Relato de Atividades da Ação Diferenciada no Diagnóstico de Enfermagem. Proposta de um modelo de Evolução e Aplicação no HCPA.. In: II Simpósio do Processo e Diagnóstico de Enfermagem do HCPA, 2002, Porto Alegre. II Simpósio do Processo e Diagnóstico de Enfermagem do HCPA, 2002.
-
NASCIMENTO, M. ; SANTOS, J. B. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; SOTTOMAIOR, V. S. ; AMBROSINI, L. ; MATZENBACHER, B. . Paciente Adulto Submetido a Cirurgia Urológica - Estudo de Caso. In: II Simpósio do Processo e Diagnóstico de Enfermagem do HCPA, 2002, Porto Alegre, 2002.
-
BRAZ, J. ; FERNANDES, P. ; KOHLMANN, M. ; SCHENATTO, S. ; AMBROSINI, L. ; DIAS, V. ; WITTMANN-VIEIRA, R. . Relato de atividades da ação diferenciada no diagnóstico de enfermagem - proposta de um modelo de evolução e aplicação no HCPA. In: II Simpósio do Processo e Diagnóstico de Enfermagem do HCPA, 2002, Porto Alegre. www.hcpa.ufrgs.br, 2002.
-
ALMEIDA, M. A. ; AMBROSINI, L. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; CROSSETTI, M. G. . Identification of minimum nursing diagnosis in surgical patientes - a pathway to informatization in a Brazilian university hospital.. In: Third European Conference of the ACENDIO (Association of Common European Nursing Diagnoses, Interventions and Outcomes), 2001, Berlin. Verlag Hans. Berlin: Hubber, 2001.
-
ALMEIDA, M. A. ; AMBROSINI, L. ; CROSSETTI, M. G. ; SOTTOMAIOR, V. S. ; WITTMANN-VIEIRA, R. . Identificação dos Diagnósticos de Enfermagem Mínimos em Pacientes Cirúrgicos - Caminho pa a informatização em um Hospital Universitário. In: 7 Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde no Mercosul / 20ª Semana Científica HCPA, 2000, Porto Alegre. 20ª Semana Científica HCPA, 2000.
-
ALMEIDA, M. A. ; AMBROSINI, L. ; CROSSETTI, M. G. ; SOTTOMAIOR, V. S. ; WITTMANN-VIEIRA, R. . Identificação dos diagnósticos de enfermagem mínimos em pacientes cirúrgicos - caminho para a informatização de um Hospital Universitário. In: 20° Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2000, Porto Alegre. www.hcpa.ufrgs.br, 2000.
-
SILVEIRA, M. C. ; OLIVEIRA, M. L. P. ; WITTMANN-VIEIRA, R. . Assistência de Enfermagem em Pós-operatório de Transplante Hepático. In: Sessão de Posters da Semana de Enfermagem do HCPA, 1999, Porto Alegre. www.hcpa.ufrgs.br, 1999.
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; GOLDIM, J.R. . Bioética e Cuidados Paliativos: tomada de decisões e qualidade de vida. Acta Paulista de Enfermagem , 2012.
-
WITTMANN-VIEIRA, R. . Abordagem Multidisciplinar Baseada em Planos Terapêuticos: Cuidados Paliativos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; Goldim, J.R. . Idosos e Tomada de Decisão: Uma Abordagem Bioética. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; Bruxel, V.M. ; Oliveira, R.C.S. . Avaliação de Satisfação da EAD Direitos e Deveres do Paciente - Atualização. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. . Aspectos da terminalidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. . Debatedora do tema Enfermeira da atividade 'Caso Clínico - terminalidade e Conflitos familiares'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; ALMEIDA, M. A. ; DISCONZI, M. V. ; FIALKOWSKI, S. M. M. . Padrão de Sono Prejudicado ou Insônia: qual o diagnóstico de enfermagem mais acurado?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; ALMEIDA, M. A. ; SILVEIRA, D. T. ; LUCENA, A. F. ; DIAS, V. L. M. ; LAURENT, M.C.R. ; NOMURA, A. T. G. ; PACHECO, C. R. M. . CONSTRUÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO PARA CAPACITAÇÃO DE ENFERMEIROS E ACADÊMICOS NO ESTABELECIMENTO DE DIAGNÓSTICOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; SILVEIRA, L. B. ; NAZARETH, J. K. ; MARI, D. . Risco de Infecção em Paciente Submetido à Cistectomia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. . Cuidados Paliativos em Enfermagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. . Cuidados Paliativos em Enfermagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JUCHEM, B. C. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; ALMEIDA, M. A. ; LUCENA, A. F. . Standards to Select the Experts for Validation Studies of Nursing Diagnosis, Outcomes and Interventions in Brazil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. . Luto: Como Humanizar este Processo no Ambiente Hospitalar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. . Luto: Como Humanizar este Processo no Ambiente Hospitalar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; FRANZEN, E. ; TROTTA, E. . Situação de Terminalidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; Goldim, J.R. ; VALEJOS, R. M. D. ; FERREIRA, M. A. L. . INCLUSÃO DAS NECESSIDADES PSICOESPIRITUAIS NO PROCESSO DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; VALEJOS, R. M. D. . SOFRIMENTO ESPIRITUAL EM CUIDADOS PALIATIVOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; VALEJOS, R. M. D. ; FERREIRA, M. A. L. ; Goldim, J.R. . Inclusão das necessidades Psicoespirituais na Anamnese Exame Físico de Um Hospital Universitário. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; CERVELIN, A. F. ; KRUSE, M. H. L. ; GOLDIM, J.R. . Núcleo de Cuidados Paliativos: Os Primeiros 30 Meses. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; BARONE, C. R. ; GOLDIM, J.R. . Percepção de Coerção em Pacientes Internados em um Núcleo de Cuidados Paliativos e seus Familiares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. . Enfermagem em cuidados paliaivos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. . Cuidados paliativos: reflexões sobre o art. 41 do Código de Ética Médica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; FERREIRA, M. A. L. ; OLIVEIRA, J. . O Câncer de Mama e Seu Impacto na Vida Diária das Mulheres. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; KRUSE, M. H. L. ; Goldim, J.R. . Capacidade de Tomada de Decisão e Percepção de Coerção em Pacientes Internados em um Núcleo de Cuidados Paliativos: Dados Preliminares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. . Curso: Cuidados paliativos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; OLIVEIRA, J. ; Maria Antonia Lima Ferreira . Diagnósticos de Enfermagem e Plano de Cuidados de uma Paciente Internada no Núcleo de Cuidados Paliativos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; OLIVEIRA, J. ; MASSUTTI, T. M. . Diagnósticos de Enfermagem de uma Paciente com Neoplasia de Mama, Fora de Possibilidades Terapêuticas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; PONTALTI, G. ; Maria Antonia Lima Ferreira ; Moraes, J. P. . Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre: Relato de Experiência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. ; Goldim, J.R. . Bioética e Cuidados Paliativos: Diferentes Variáveis que Podem Infuir na Tomada de Decisão e Qualidade de vida. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, M. A. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; LUCENA, A. F. . Validação de Resultados de Enfermagem Segundo a NOC na Prática Clínica de um Hospital Universitário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. . Refletindo sobre o cuidado no processo de morrer. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
WITTMANN-VIEIRA, R. . Cuidados Paliativos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LAURENT, M.C.R. ; FRANZEN, E. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; ARAÚJO, V.G. ; ALMEIDA, M. A. . Estudos Clínicos sobre processo e diagnóstico de enfermagem: experiência do HCPA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALMEIDA, M. A. ; AMBROSINI, L. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; CROSSETTI, M. G. . Identification of minimun nursing diagnosis in surgical patients - A pathway to informatization in a Brazilian university hospital. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
Campbell, M.L. ; AMBROSINI, L. ; WITTMANN-VIEIRA, R. . Livro: Nurse to Nurse: Cuidados Paliativos em Enfermagem. 2011.
VIEIRA, R. W. ; TASCHETTO, M. R. . Manual de Rotinas e técnicas do Hospital de Caridade de Viamão. 1994.
HOEFEL, H. H. K. ; DIOGO, L. P. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; BAZENSIEFER, M. ; MACHADO, M. T. . Proposta de estágio para estudantes de graduação de Medicina e Enfermagem nas atividades de vigilância e controle de infecções hospitalares no HCPA. 1993.
WITTMANN-VIEIRA, R. . Construindo saberes e práticas: a experiência do Grupo de Cuidado Paliativo. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
WITTMANN-VIEIRA, R. . TREINAMENTO DE INTEGRAÇÃO SETORIAL. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
WITTMANN-VIEIRA, R. . TREINAMENTO DE INTEGRAÇÃO SETORIAL. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
WITTMANN-VIEIRA, R. . TREINAMENTO DE INTEGRAÇÃO SETORIAL. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Bruxel, V.M. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; Oliveira, R.C.S. . Direitos e deveres do Paciente - Atualização. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
SEVERO, I. M. ; AZZOLIN, K. O. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; FRANCO, B. ; PINTO, M. P. ; WAISSHEIMER, M. ; SCHMIDT, M. L. S. ; DISCONZI, M. V. . Processo de Enfermagem e Sistemas de Classificação.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
WITTMANN-VIEIRA, R. . Processo de Enfermagem e Sistemas de Classificação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
WITTMANN-VIEIRA, R. . Capacitação de implantação dos sistemas de controles do paciente: 3 Sul. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
WITTMANN-VIEIRA, R. . Capacitação de implantação dos sistemas de controles do paciente: 3 Sul. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
WITTMANN-VIEIRA, R. . Capacitação de implantação dos sistemas de controles do paciente: 3 Sul. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
WITTMANN-VIEIRA, R. . Capacitação de implantação dos sistemas de controles do paciente: 9 Norte. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
WITTMANN-VIEIRA, R. . Capacitação de implantação dos sistemas de controles do paciente: 9 Norte. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
DIAS, V. L. M. ; WITTMANN-VIEIRA, R. . Revisão dos Sistemas de Controle do Paciente. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Bruxel, V.M. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; Oliveira, R.C.S. . Direitos e deveres do Paciente. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).
WITTMANN-VIEIRA, R. . Capacitação de implantação dos sistemas de controles do paciente: 8 Sul. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
WITTMANN-VIEIRA, R. . Noções Básicas do Cuidado Paliativo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
WITTMANN-VIEIRA, R. . Cuidados Paliativos em Enfermagem. 2011. .
WITTMANN-VIEIRA, R. . Luto: como humanizar este processo no ambiente hospitalar. 2010. .
WITTMANN-VIEIRA, R. . Luto: como humanizar este processo no ambiente hospitalar. 2010. .
WITTMANN-VIEIRA, R. . Cuidados Paliativos. 2010. .
WITTMANN-VIEIRA, R. . Cuidados Paliativos. 2010. .
WITTMANN-VIEIRA, R. . Cuidados paliativos: reflexões sobre o art. 41 do Código de Ética Médica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
WITTMANN-VIEIRA, R. ; PONTALTI, G. ; MASSUTTI, T. M. . Curso: Cuidados Paliativos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
WITTMANN-VIEIRA, R. . 19ª Semana de Enfermagem do HCPA. 2008. .
WITTMANN-VIEIRA, R. . Cuidados Paliativos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
WITTMANN-VIEIRA, R. . Refletindo Sobre o Cuidado no Processo de Morrer. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LUCENA, A. F. ; WITTMANN-VIEIRA, R. . As Classificações NANDA-NIC NOC:estrutura teórico-conceitual e aplicação na prática clínica. 2008. .
WITTMANN-VIEIRA, R. . Fundamentos de Cuidados Paliativos para a Equipe de Saúde. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
WITTMANN-VIEIRA, R. . O Papel da Enfermagem em Cuidados Paliativos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
WITTMANN-VIEIRA, R. . Cuidados Paliativos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
WITTMANN-VIEIRA, R. . IV Seminário interdisciplinar para o cuidado de pacientes oncológicos - Internação domiciliar e cuidados paliativos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MIGLIAVACCA, A. ; GUIMARAES, J. R. ; KRUSE, M. H. L. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; MOTTA, M. A. R. ; CHAGAS, E. T. C. . Grupo de Trabalho. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Participação em GRUPO DE TRABALHO Designado pelo VPM do HCPA).
ALMEIDA, M. A. ; WITTMANN-VIEIRA, R. ; FRANZEN, E. ; LAURENT, M.C.R. ; CRUZ, A. M. P. ; SEGANFREDO, D. H. ; SILVEIRA, D. T. ; SILVA, E. R. R. ; PEREIRA, J. D. ; MYRNA, ; BARTH, Q. C. M. ; DIAS, V. . Construção de um software educativo para o desenvolvimento da acurácia dos diagnósticos de enfermagem. 2007. (Projeto para patrocínio do FIPE).
WITTMANN-VIEIRA, R. . Processo e diagnóstico de enfermagem. 2006. .
WITTMANN-VIEIRA, R. . Sistematização da assistência de enfermagem. 2006. .
WITTMANN-VIEIRA, R. ; NASCIMENTO, M. E. C. . Diagnóstico de Enfermagem ao Paciente Urológico. 2003. .
WITTMANN-VIEIRA, R. ; FRANZEN, E. . Locais de Administração de Subcutânea. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Protocolo).
WITTMANN-VIEIRA, R. . Cuidado de Enfermagem no Controle Hídrico. 1999. .
WITTMANN-VIEIRA, R. . Curso de Sensibilização para a Prática do 5S. 1999. .
WITTMANN-VIEIRA, R. . Treinamento em Rotinas Técnicas no Serviço de Enfermagem Cirúrgica. 1999. .
WITTMANN-VIEIRA, R. . Curso de Fundamentação teórica e Prática para Implantação do Diagnóstico de Enfermagem no HCPA. 1999. .
WITTMANN-VIEIRA, R. . Treinamento Específico para auxiliares de enfermagem na Área Materno Infantil. 1995. .
WITTMANN-VIEIRA, R. . Manual de Rotinas e Técnicas do Hospital de Caridade de Viamão. 1994. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).
WITTMANN-VIEIRA, R. . Prevenção da Cólera em Creches. 1992. .
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2018
Bioética, Gerontologia e Procedimentos Médicos Invasivos: diferentes variáveis que podem influir na tomada de decisão, Projeto certificado pela empresa Hospital de Clínicas de Porto Alegre em 30/11/2018., Descrição: Pesquisa quantitativa que avalia a Capacidade de tomada de decisão e a percepção de coerção em pacientes adultos e idosos submetidos a procedimento médico invasivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosmari Wittmann Vieira - Integrante / GOLDIM, J.R. - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2013 - 2013
Construção de um Software Educativo para Capacitação de Enfermeiros e Acadêmicos no Estabelecimento de Diagnósticos de Enfermagem, Descrição: Projeto visa produzir um Software que ofereça exercícios nas diferentes áreas de conhecimento da enfermagem, e com diferentes graus de dificuldade. Visando promover uma forma alternativa de capacitar enfermeiros e estudantes de enfermagem no estabelecimento acurado dos diagnósticos de enfermagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosmari Wittmann Vieira - Integrante / Maria do Carmo Rocha Laurent - Integrante / Denise Tolfo Silveira - Integrante / Amália de Fátima Lucena - Integrante / Vera Lúcia Mendes Dias - Integrante / Aline Tsuma Gaedke Nomura - Integrante / Miriam de Abreu Almeida - Coordenador / Marius Franciscus Miri Fontes - Integrante.
-
2011 - 2011
Relação da Equipe de Enfermagem e Família no Cuidado Paliativo, Descrição: Projeto Visa avaliar as relações entre familiares de pacientes em Cuidados paliativos com a equipe de enfermagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosmari Wittmann Vieira - Coordenador / Sílvia Ferrazzo - Integrante / Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencour - Integrante / Larissa Cinara Brunnquell Pires - Integrante / Flávia Regina Souza Ramos - Integrante / Mara Ambrosina de Oliveira Vargas - Integrante.
-
2011 - 2011
Cuidados Paliativos: Um Estudo Antropológico, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosmari Wittmann Vieira - Coordenador / Fabiola Rohden - Integrante.
-
2009 - 2014
Implementação do Núcleo de Cuidados Paliativos em um Hospital de Ensino Público, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Henriqueta Luce Kruse em 20/01/2019., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosmari Wittmann Vieira - Integrante / Maria Henriqueta Luce Kruse - Coordenador.
-
2008 - 2017
BIOÉTICA E CUIDADOS PALIATIVOS, Descrição: Pesquisa avaliando a percepção de coerção, capacidade de tomada de descisão, perspectica de longo prazo, qualidade de vida em pacientes oncológicos, fora de possibilidades terapêuticas internados no Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosmari Wittmann Vieira - Coordenador / José Roberto Goldim - Integrante.
-
2008 - 2013
Validação de Resultados de Enfermagem Segundo a Nursing Outcomes Classification - NOC na Prática Clínica de um Hospital Universitário, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam de Abreu Almeida em 31/01/2019., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosmari Wittmann Vieira - Integrante / Mírian A Almeida - Coordenador / Maria do Carmo Rocha Laurent - Integrante / Amália de Fátima Lucena - Integrante.
-
2008 - 2009
SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS SUBMETIDOS A PROCEDIMENTO CIRÚRGICO ELETIVO NO TRATAMENTO DA DOR AGUDA, Descrição: Avaliação da dor no pós-operatório de cirurgia eletiva de pequeno porte. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosmari Wittmann Vieira - Integrante / Tânia Maria Massutti - Integrante / Erika Duarte - Coordenador / Simone Pasin - Integrante / Mônica Schnepfleitner - Integrante / Maria Antonia L. Ferreira - Integrante.
-
2007 - 2009
SENTIMENTOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ENVOLVIDA NO ATENDIMENTO DE PACIENTES EM CUIDADOS PALIATIVOS, Descrição: O cuidado paliativo têm como meta proporcionar aos pacientes com prognóstico de morte próxima e suas famílias a manutenção da qualidade de vida através da prevenção e alívio do sofrimento, por meio da identificação precoce e tratamento de problemas físicos, psicossociais e espirituais, associado a uma intervenção interdisciplinar que não tem o objetivo de antecipar a morte, nem de prolongar a vida. Há inúmeras referências na literatura sobre o sofrimento psíquico das equipes de Enfermagem que atuam em cuidados paliativos. Este estudo foi motivado pela idéia de auxiliar as equipes de enfermagem e pela necessidade de sistematizar a assistência de enfermagem prestada aos pacientes que necessitam de cuidados paliativos. Assim, traçamos como objetivo conhecer os sentimentos e necessidades dos membros da equipe de enfermagem do hospital quando vivem a experiência de prestar assistência a um paciente que está fora de possibilidades terapêuticas (FPT), a fim de estabelecermos uma melhor prática, humanizadora e integrativa. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, utilizando a técnica de grupo focal. Serão realizados de 4 a 7 encontros nas dependências do HCPA . Os participantes fornecerão prévia autorização e assinarão o termo de consentimento livre e esclarecido, conforme resolução 196/96 do CNS. As discussões dos grupos se darão a partir das seguintes questões norteadoras: Quais são seus sentimentos ao cuidar de pacientes que estão fora de possibilidades terapêuticas? Como você lida com estes sentimentos? Você compartilha esse sentimento com sua equipe ou colegas? De que maneira as equipes poderiam ser apoiadas? E quanto aos pacientes e familiares o que poderia ser oferecido? Como vocês imaginam que deveria ser o ambiente do hospital para uma melhor assistência a esses pacientes e suas famílias? Os resultados colhidos nos encontros do grupo serão analisados segundo a análise de discurso de Minayo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosmari Wittmann Vieira - Integrante / Maria Henriqueta Luce Kruse - Coordenador / Karen Schein da Silva - Integrante / Elisabeth de Paula Renck - Integrante / Gislaine Pontalti - Integrante / Daiane da Rosa Monteiro - Integrante., Financiador(es): Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2009
Mensuração do Tempo Dispendido pelos Enfermeiros de um Hospital Universitário na Sistematização da Assistência de Enfermagem, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam de Abreu Almeida em 31/01/2019., Descrição: Este projeto visa avaliar o tempo dispendido pelos enfermeiros para o desenvolvimento da SAE, em um Hospital Universitário no Sul do Brasil.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosmari Wittmann Vieira - Integrante / Mírian A Almeida - Coordenador / Maria do Carmo Rocha Laurent - Integrante / Amália de Fátima Lucena - Integrante.
-
2007 - 2009
Construção de um Software Educativo para Capacitação de Enfermeiros e Acadêmicos na Elaboração de Diagnósticos de Enfermagem, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam de Abreu Almeida em 18/01/2019., Descrição: Projeto visa produzir um Software para promover uma forma alternativa de capacitar enfermeiros e estudantes de enfermagem para a utilização acurada dos diagnósticos de enfermagem.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosmari Wittmann Vieira - Integrante / Mírian A Almeida - Coordenador / Maria do Carmo Rocha Laurent - Integrante / Denise Tolfo Silveira - Integrante / Amália de Fátima Lucena - Integrante / Vera Lúcia Mendes Dias - Integrante / Aline Tsuma Gaedke Nomura - Integrante / Marius Franciscus Miri Fontes - Integrante.
-
2005 - 2007
Tradução para o Português do Questionário McGill sobre Qualidade de Vida, Descrição: O questionários McGill Quality of Life Questionnaire (MQOL) é um questionário específico para avaliar a qualidade de vida de pacientes em cuidados paliativos. Se destaca entre os demais questionários por ser um dos com maior número de validações em outras línguas e com as melhores pontuações pelas suas propriedades de medidas.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosmari Wittmann Vieira - Coordenador / Algemir Lunardi Brunetto - Integrante.
-
2005 - 2007
Atitude dos (as) Enfermeiros (as) Brasileiros Frente aos Cuidados no Final de Vida, Descrição: Projeto visa avaliar as atitudes dos enfermeiros brasileiros, diante do atendimento de pacientes no final da vida.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosmari Wittmann Vieira - Coordenador / Algemir Lunardi Brunetto - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2009 - Atual
IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE CUIDADOS PALIATIVOS EM UM HOSPITAL DE ENSINO PÚBLICO, Descrição: Projeto de desenvolvimento que propõe a implantação e o desenvolvimento de um Núcleo de Cuidados Plaiativos. Visa pesquisar e produzir conhecimento que embasem o trabalho neste setor bem como facilitar a implantação de outros Núcleos ou unidades. Além de possibilitar mais um campo de estágio para acadêmicos de pós-graduação e graduação nesta área.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosmari Wittmann Vieira - Integrante / Maria Henriqueta Luce Kruse - Coordenador / Gislene Pontalti - Integrante / Fafá - Integrante / Tânia Maria Massutti - Integrante / Jane Palma de Moraes - Integrante / Maria Antonia L. Ferreira - Integrante / Rose Mary Devos Valejos - Integrante.
-
2009 - Atual
IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE CUIDADOS PALIATIVOS EM UM HOSPITAL DE ENSINO PÚBLICO, Descrição: Projeto de desenvolvimento que propõe a implantação e o desenvolvimento de um Núcleo de Cuidados Plaiativos. Visa pesquisar e produzir conhecimento que embasem o trabalho neste setor bem como facilitar a implantação de outros Núcleos ou unidades. Além de possibilitar mais um campo de estágio para acadêmicos de pós-graduação e graduação nesta área.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosmari Wittmann Vieira - Integrante / Maria Henriqueta Luce Kruse - Coordenador / Gislene Pontalti - Integrante / Fafá - Integrante / Tânia Maria Massutti - Integrante / Jane Palma de Moraes - Integrante / Maria Antonia L. Ferreira - Integrante / Rose Mary Devos Valejos - Integrante.
-
2009 - Atual
IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE CUIDADOS PALIATIVOS EM UM HOSPITAL DE ENSINO PÚBLICO, Descrição: Projeto de desenvolvimento que propõe a implantação e o desenvolvimento de um Núcleo de Cuidados Plaiativos. Visa pesquisar e produzir conhecimento que embasem o trabalho neste setor bem como facilitar a implantação de outros Núcleos ou unidades. Além de possibilitar mais um campo de estágio para acadêmicos de pós-graduação e graduação nesta área.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosmari Wittmann Vieira - Integrante / Maria Henriqueta Luce Kruse - Coordenador / Gislene Pontalti - Integrante / Fafá - Integrante / Tânia Maria Massutti - Integrante / Jane Palma de Moraes - Integrante / Maria Antonia L. Ferreira - Integrante / Rose Mary Devos Valejos - Integrante.
-
2009 - Atual
IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE CUIDADOS PALIATIVOS EM UM HOSPITAL DE ENSINO PÚBLICO, Descrição: Projeto de desenvolvimento que propõe a implantação e o desenvolvimento de um Núcleo de Cuidados Plaiativos. Visa pesquisar e produzir conhecimento que embasem o trabalho neste setor bem como facilitar a implantação de outros Núcleos ou unidades. Além de possibilitar mais um campo de estágio para acadêmicos de pós-graduação e graduação nesta área.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
-
2009 - Atual
IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE CUIDADOS PALIATIVOS EM UM HOSPITAL DE ENSINO PÚBLICO, Descrição: Projeto de desenvolvimento que propõe a implantação e o desenvolvimento de um Núcleo de Cuidados Plaiativos. Visa pesquisar e produzir conhecimento que embasem o trabalho neste setor bem como facilitar a implantação de outros Núcleos ou unidades. Além de possibilitar mais um campo de estágio para acadêmicos de pós-graduação e graduação nesta área.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosmari Wittmann Vieira - Integrante / Maria Henriqueta Luce Kruse - Coordenador / Gislene Pontalti - Integrante / Fafá - Integrante / Tânia Maria Massutti - Integrante / Jane Palma de Moraes - Integrante / Maria Antonia L. Ferreira - Integrante / Rose Mary Devos Valejos - Integrante.
-
2009 - Atual
IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE CUIDADOS PALIATIVOS EM UM HOSPITAL DE ENSINO PÚBLICO, Descrição: Projeto de desenvolvimento que propõe a implantação e o desenvolvimento de um Núcleo de Cuidados Plaiativos. Visa pesquisar e produzir conhecimento que embasem o trabalho neste setor bem como facilitar a implantação de outros Núcleos ou unidades. Além de possibilitar mais um campo de estágio para acadêmicos de pós-graduação e graduação nesta área.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosmari Wittmann Vieira - Integrante / Maria Henriqueta Luce Kruse - Coordenador / Gislene Pontalti - Integrante / Fafá - Integrante / Tânia Maria Massutti - Integrante / Jane Palma de Moraes - Integrante / Maria Antonia L. Ferreira - Integrante / Rose Mary Devos Valejos - Integrante.
Prêmios
2010
Trabalhos Científicos - Menção Honrosa, Academia Nacional de Cuidados Paliativos.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Unidade de Internação 9º Andar, Ala Norte. , Av. Ramiro Barcelos, 2350, SANTANA, 90035003 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33598000, Ramal: 8368, Fax: (51) 33598000, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - 2018
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna
2017 - 2017
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Convidado Graduação em Enfermagem, Carga horária: 2
Outras informações:
Disciplina "Filosofia e Bioética" com carga horária de 30 horas-aula no curdo de Graduação em Enfermagem na Escola de Ciências da Saúde da PUCRS.
2017 - 2017
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Convidado Pós-Graduação, Carga horária: 2
Outras informações:
Disciplina "Bioética e Gerontologia" com carga horária de 30 horas-aula no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS.
2016 - 2016
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado Graduação em Enfermagem, Carga horária: 2
Outras informações:
Disciplina "Filosofia e Bioética" com carga horária de 30 horas-aula no curdo de Graduação em Enfermagem na Escola de Ciências da Saúde da PUCRS.
2016 - 2018
Associação Brasileira de Enfermagem Seção Rio Grande do SulaVínculo: Diretora dDiretoria da ABEn-RS, Enquadramento Funcional: Diretora do Centro de Estudos e Pesq em Enf.
Outras informações:
Gestão 2016- 2019
Diretora do Centro de Estudos e Pesquisa em Enfermagem
2013 - 2016
Associação Brasileira de Enfermagem Seção Rio Grande do SulaVínculo: Eleita, Enquadramento Funcional: Diretoria de Publicações e Comunicação Social
Outras informações:
Gestão 2013-2016
2013 - Atual
Hospital de Clínicas de Porto AlegreVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial de Unidade Cirúrgica, Carga horária: 36
2012 - Atual
Hospital de Clínicas de Porto AlegreVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira da Comissão do Processo de Enfer, Carga horária: 36
2007 - Atual
Hospital de Clínicas de Porto AlegreVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento, Carga horária: 2
Outras informações:
É membro do Grupo de Pesquisa Núcleo Interinstitucional de Bioética (NIB) na Linha de Pesquisa "Bioética e Complexidade" vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Bioética e Ética na Ciência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
2012 - 2012
Hospital de Clínicas de Porto AlegreVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Facilitador do Programa de Acreditação HCPA, Carga horária: 20
1995 - 2012
Hospital de Clínicas de Porto AlegreVínculo: Funcionária CLT, Enquadramento Funcional: Enfermeira Assistencial de Unidade Cirúrgica, Carga horária: 36
2004 - 2010
Hospital de Clínicas de Porto AlegreVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe da Unidade Cirúrgica 9°Sul, Carga horária: 36
Atividades
-
10/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Grupo de Enfermagem.,Cargo ou função, Facilitador no Programa de Acreditação do HCPA/PRES.
-
07/2007
Outras atividades técnico-científicas , Laboratório de Pesquisa em Bioética e Ética na Ciência/HCPA, Laboratório de Pesquisa em Bioética e Ética na Ciência/HCPA.,Atividade realizada, Linha de Pesquisa na área de Bioética e Complexidade.
-
06/1999
Treinamentos ministrados , Seviço de Enfermagem Cirúrgica, Unidade Cirúrgica.,Treinamentos ministrados, Curso de sensibilização para Prática do 5S, Treinamento Teórico Prático sobre Processo de Enfermagem com foco no Diagnóstico de enfermagem, Treinamento em Serviço - 8 Norte, Treinamento em rotinas técnicas em serviço de enfermagem cirúrgica
-
03/2006 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Serviço de Enfermagem Cirúrgica, Grupo de Estudos sobre Cuidados Paliativos.,Cargo ou função, Membro Efetivo.
-
07/1998 - 07/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Serviço de Enfermagem, Grupo de Trabalho Sobre Diagnóstico de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro efetivo.
-
06/2001 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Serviço de Enfermagem, Petit Comitê do 8 Norte.,Cargo ou função, Coordenadora.
-
12/1995 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Serviço de Enfermagem Cirúrgica, Unidade Cirúrgica 8 Norte.,Serviço realizado, Enfermagem assistencial.
-
03/2000 - 05/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Serviço de Enfermagem, Petit Comitê do 7 Sul.,Cargo ou função, Coordenadora.
-
04/1999 - 09/1999
Outras atividades técnico-científicas , Serviço de Enfermagem Cirúrgica, Serviço de Enfermagem Cirúrgica.,Atividade realizada, Orientadora do estágio curricular da aluna de enfermagem da UFRGS Aline Iara Sousa no 1 semestre de 1999..
2011 - 2016
Associação Brasileira de Cuidados PaliativosVínculo: Enfermeira Associada, Enquadramento Funcional: Enfermeira
Atividades
-
10/2008 - 10/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRGS - Pró Reitoria de Extensão.,Cargo ou função, Prestação de Serviços: Consultoria e Assessoria.
1994 - 1996
Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto AlegreVínculo: Funcionária CLT, Enquadramento Funcional: Enfermeira da Unidade de Internação Obstétric, Carga horária: 30
Atividades
-
07/1994 - 10/1996
Serviços técnicos especializados , Serviço de Enfermagem, Unidade de Internação Obstétrica.,Serviço realizado, Enfermagem assistencial.
-
11/1995 - 11/1995
Treinamentos ministrados , Serviço de Enfermagem, Unidade de Internação Obstétrica.,Treinamentos ministrados, Treinamento específico para auxiliares de enfermagem na área materno-infantil
1994 - 1994
Sociedade Educação e Caridade Hospital de Caridade de ViamãoVínculo: Funcionária CLT, Enquadramento Funcional: Enfermeira do Controle de Infecção, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1994 - 08/1994
Outras atividades técnico-científicas , Serviço de Enfermagem, Serviço de Enfermagem.,Atividade realizada, Elaboração do manual de rotinas e técnicas do Hospital de Caridade de Viamão.
-
01/1994 - 08/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Serviço de Enfermagem, Controle de Infecção.,Cargo ou função, Enfermeira do controle de Infecção.
2015 - 2016
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Ministrou a disciplina "Ética e Bioética" no "Curso de Especialização em Cuidado Integral com a Pele no Âmbito da Atenção Básica" promovido pela Escola de Enfermagem da UFRGS.
1993 - 1993
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitora na Disciplina ENF 216 - Enfermagem Materno Infantil
1992 - 1993
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Voluntário, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.
1991 - 1993
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Acadêmica de enfermagem, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações:
Estágio na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HCPA.
1992 - 1992
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas de Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido I e II - ENF 215 e ENF 216
1992 - 1992
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitora Disciplina ENF 212 - Enfermagem Materno Infantil
1991 - 1992
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Estágio Extra Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 24
Outras informações:
Desenvolvia cuidados de enfermagem a clientes com dependência parcial ou total, sob supervisão de enfermeiro.
1991 - 1991
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Acadêmica de enfermagem, Enquadramento Funcional: Representante acadêmico, Carga horária: 4
Outras informações:
Representante do Diretório Acadêmico dos Estudantes de Enfermagem junto a "Comissão Assessora da Biblioteca da Escola de Enfermagem da UFRGS". Suplente
Atividades
-
04/1993 - 12/1993
Extensão universitária , Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil.,Atividade de extensão realizada, Monitoria remunerada na disciplina Assistência de Enfermagem ao Recém-nascido II - ENF 216.
-
12/1992 - 12/1993
Estágios , Hcpa, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hcpa.,Estágio realizado, Estágio realizado na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hcpa como acadêmica de enfermagem.
-
09/1992 - 12/1992
Extensão universitária , Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil.,Atividade de extensão realizada, Monitoria remunerada na Disciplina materno-infantil II - ENF 212. Tendo obtido o conceito A.
-
04/1992 - 12/1992
Extensão universitária , Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil.,Atividade de extensão realizada, Monitoria voluntária, junto às disciplinas de Assistência de Enfermagem ao Recém-Nascido I e II - ENF 215 e 216. Tendo obtido o conceito A..
-
12/1991 - 05/1992
Estágios , Área Social e de Saúde Publica, Centro de Assistência Neurológica Anna Nery Ltda.,Estágio realizado, Estágio supervisionado no Centro de Assistência Neurológica Anna Nery Ltda, prestando assistência de enfermagem a pacientes com dependência total e parcial.
-
05/1991 - 09/1991
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem, Diretório Acadêmico da Eenf Ufrgs.,Cargo ou função, Suplente junto a Comissão Assessora da Biblioteca Da Escola de Enfermagem da UFRGS..
2016 - 2017
Hospital de Clínicas de Porto AlegreVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Titular, Carga horária: 6
Outras informações:
Grupo de Trabalho - FACILITADORES DO PROGRAMA GESTÃO DA QUALIDADE E DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE - QUALIS DO HCPA
2015 - 2016
Escola de Enfermagem UFRGSVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor no Curso de Especialização
Outras informações:
" Curso de Especialização em Cuidado Integral com a Pele no Âmbito da Atenção Básica"
Disciplina de Ética e Bioética
2010 - 2010
Escola de Enfermagem UFRGSVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico com contato com aluno/ público, Carga horária: 22
Outras informações:
Ação de Extensão Universitária - Modalidade Curso Presencial - Curso de Férias em Práticas de Enfermagem - Verão 2010-2011, promovido pelo Departamento de Assistência e Orientação Profissional/ Escola de Enfermagem.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rosmari Wittmann Vieira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?