Elisete Mallmann

Doutoranda em Educação -Linha de Pesquisa : Currículo, Profissionalização e Trabalho docente - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (2017), mestre em Educação - Linha de Pesquisa: Estudos sobre Infâncias - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS (2015), especialista em Arte/Educação - Universidade FEEVALE (2011), graduada em Pedagogia -Universidade do Vale do Taquari - Univates (2006). Presta assessorias para a formação continuada de educadores, em diferentes instituições de ensino. Realizou estudos sobre a abordagem das escolas italianas, através da participação de encontros Internacionais e nacionais promovidos pela Reggio Children: Salvador (BA), Buenos Aires, Reggio Emilia (Itália) e Belo Horizonte (MG). Foi professora do Curso de Pedagogia - Parfor, na Universidade do Vale do Taquari - Univates. É organizadora da Proposta Pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Dona Maria Julieta, mapeada pelo Ministério da Educação como proposta Inovadora e Criativa da Educação Básica Brasileira.Tem experiência na área da Educação Infantil, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: o brincar na educação infantil, metodologia lúdica, processo criativo, formação continuada e brinquedotecas. Autora do projeto vencedor no XII Arte na Escola Cidadã- 2011, categoria Educação Infantil. Idealizadora do Grupo Movimento Pensante (GMP) 2015 e integrante do grupo de pesquisa Crianças, Infâncias e Culturas - CIC, da UFPel

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2016 - Atual

Universidade Federal de Pelotas
Título: à definir,
Ana Cristina Coll Delgado.

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação

2012 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Materiais potencializadores e os bebês potência: Possibilidades de experiências sensoriais e sensíveis no contexto de um bercário,Ano de Obtenção: 2015
Leni Vieira Dornelles.Palavras-chave: Infâncias e Produção dos Infantis.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Arte/Educação:Arte,Ensino e Linguagens

2009 - 2011

Universidade Feevale
Título: Vamos brincar com as tintas lá no estúdio?
Orientador: Caroline Bertani da Silva

Graduação em Pedagogia

2002 - 2006

Universidade do Vale do Taquari - Univates

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Literatura Infantil. (Carga horária: 22h). , A metamorfose cursos, METAMORFOSE, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Proficiência em Língua Italiana. , Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.

2013 - 2013

rEDUvolution. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Italiano III. (Carga horária: 50h). , Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.

2012 - 2012

Língua e Cultura Italiana. (Carga horária: 64h). , Associação Beneficente e de Assistência Educacional do Rio Grande do Sul, ACIRS, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Italiano Básico II. (Carga horária: 32h). , Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.

2011 - 2011

Italiano Básico I. (Carga horária: 50h). , Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.

2011 - 2011

Liderança, Inteligência Interpessoal e Comunicação. (Carga horária: 48h). , Master Mind Treinamentos de Alta Performance, MASTER MIND, Brasil.

2008 - 2008

Construção de Jogos e Brinquedos. (Carga horária: 30h). , Associação Gaúcha de Brinquedotecas, AGAB, Brasil.

2007 - 2007

Preparação de Brinquedista. (Carga horária: 45h). , Associação Gaúcha de Brinquedotecas, AGAB, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Formação de Brinquedista. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2003 - 2003

Educação Infantil e Séries Iniciais. (Carga horária: 40h). , Centro de Estudos e Informações Técnicas Educacionais e Culturais, CEITEC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MALLMANN, E. . Viagem à escola despertar e à Fundação Iberê Camargo. 2014. (Outro).

MALLMANN, E. . (Re)pensar a arte através das vivências expressivas. 2014. (Exposição).

MALLMANN, E. . Oficina: Criatividade e Ludicidade. 2013. (Outro).

MALLMANN, E. . Por uma Arte-Educação mais sensível. 2013. (Exposição).

MALLMANN, E. . I Seminário Caminhos da Educação Infantil. 2009. (Outro).

MALLMANN, E. ; FERLA, J. J. . I Encontro de Pedagogia Lúdica e Musical. 2007. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: OS DESAFIOS DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: OS FUTUROS POSSÍVEIS DA ESCOLA. mediou as Rodas de Conversa. 2019. (Congresso).

IV Simpósio Luso-Brasileiro de estudos da criança. 2018. (Simpósio).

IV Simpósio Luso-Brasileiro de estudos da criança.A potencialidade das crianças diante das práticas rotineiras do cotidiano das escolas de educação infantil. 2018. (Simpósio).

IV Simpósio Luso-Brasileiro de estudos da criança.Por uma luta sem fronteiras na defesa dos direitos das crianças. 2018. (Simpósio).

13° Encontro Regional de Educadores Infantis - EREI. 2017. (Encontro).

II Seminário Nacional e I Seminário Internacional formação pedagógica e pensamento nômade: currículo, criação e heterotopias. 2017. (Seminário).

II Seminário Nacional e I Seminário Internacional formação pedagógica e pensamento nômade: currículo, criação e heterotopias.Entre propósitos e despropósitos : os materiais potencializadores e as explorações que envolvem o corpo dos bebês-potencia. 2017. (Seminário).

Per un curriculum aperto al possibile protagonismo dei bambini e educazione. 2017. (Seminário).

Visita di studio de mezza giornata nei servizi del comune di San Miniato. 2017. (Outra).

II Fórum internacional de educação; VI Seminário nacional de pesquisa em educação; XIV Fórum nacional de educação; e XVII Seminário regional de educação básica tema: escola e professor/a: identidades em risco?. 2016. (Outra).

III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança - Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança.Bebês Potência e os materiais potencializadores: Relações que escapam e transformam. 2016. (Simpósio).

III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança - Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança.Bebês e cotidianos na creche. 2016. (Simpósio).

II Seminário internacional de abordagem de San Miniato para educação das crianças. 2015. (Seminário).

I Simpósio internacional sobre a primeira infância. 2015. (Simpósio).

XVII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa - MEEP.As relações de um grupo de bebês diante dos materiais potencializadores. 2015. (Outra).

7 mo. Encuentro Internacional de Educación Infantil "Arte en la Primera Infancia: debates teóricos y propuestas didáticas".Introduciendo el arte en la educación infantil, através de la manipulación y experimentación. 2014. (Encontro).

7 mo. Encuentro Internacional de Educación Infantil "Arte en la Primera Infancia: debates teóricos y propuestas didáticas". 2014. (Encontro).

I Seminário Bebês no Museu: Experiências. 2014. (Seminário).

IV Seminário Institucional do PIBID Univates, II Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica e I Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens.Linguagem da arte: conhecimento indispensável na formação de professores da educação básica. 2014. (Seminário).

Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança: desafios éticos e metodológicos.Arte e infâncias: as interações dos bebês com os materiais potencializadores. 2014. (Simpósio).

Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança: desafios éticos e metodológicos. 2014. (Simpósio).

II Encontro Nacional de Formação Docentes em Artes III Encontro Regional sobre Formação de Professores para o Ensino da Arte.Uma proposta para o ensino de arte na educação infantil a partir da manipulação e experimentação de materiais ressignificados. 2013. (Encontro).

III Congreso Internacional de Etnografía y Educación. Repensando las práticas de enseñanta del arte em Educación Infantil a partir de la manipulación a experimentación. 2013. (Congresso).

III Seminário Institucional do PIBID e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica.As tonalidades da cor marrom a partir de materiais inusitados. 2013. (Seminário).

Palestra: Metodologias ativas no Ensino Superior. 2013. (Outra).

Seminário SESC de Educação. 2013. (Seminário).

Crianças pequenas e sustentabilidade?. 2012. (Oficina).

II Encontro Rede Sul Arte na Escola e II Encontro de grupos estudos arte na escola da Região:O direito de aprender e o dever de ensinar. 2012. (Encontro).

I Seminário interinstitucional PIBID-Feevale e III Seminário Institucional PIBID-Feevale. 2012. (Seminário).

Lugares, ideias e possibilidades em arte com crianças pequenas -ministrante Anna Marie Holm. 2012. (Oficina).

XIII Seminário Internacional de Educação escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz. 2012. (Seminário).

XIII Seminário Internacional de Educação escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz.Introduzindo a arte na Educação Infantil através da manipulação e experimentação. 2012. (Seminário).

?Qual é a cor da cultura na educação infantil??. 2011. (Outra).

2º Fórum Municipal Estudantil - Valorizando o estudante Ricardense.Oficina de Contação de histórias. 2011. (Oficina).

A Criança e o Jogo no Contexto Educativo: Concepçoes, Especificidade e Perspectivas. 2011. (Seminário).

Conferencia ?El encanto de los múltiples lenguajes- Arte y creatividad en Reggio Emilia?.. 2011. (Outra).

El Encanto de Los Múltiples Lenguajes Arte y reatividad en Reggio Emilia. 2011. (Seminário).

Grupo de Estudio para Latinoamérica: Diálogos sobre la educación. 2011. (Outra).

IV Seminário Internacional de Educação.Educação para Infâncias e a Pedagogia da Escuta. 2011. (Seminário).

Seminário Internacional "A documentação na Educação Infantil. 2011. (Seminário).

Seminário Internacional Cidade, Família, Escola e Crianças: Protagonismo em Relação. 2011. (Seminário).

5º Seminário Latino Americano de Educação Infantil.Relatos do projeto. 2010. (Seminário).

5º Seminário Latino Americano de Educação Infantil.Grupo de Aprofundamento. 2010. (Seminário).

Conversa com Educador José Pacheco. 2010. (Outra).

Encontro Internacional Reggio Children ?O Enfoque de Reggio Emilia na Educação:Experiências em diálogo. 2010. (Encontro).

Palestra: A ficção em toda parte. Lançamento da Obra Nem Pensar. 2010. (Outra).

3º EPP- Encontro de Professores Pensantes - Vida em Grupo. 2009. (Encontro).

Capacitação em Educação Ambiental. 2009. (Encontro).

I Seminário Caminhos da Educação Infantil. 2009. (Seminário).

A Literatura no contexto do aprender a ser, conhecer, fazer e conviver. 2008. (Encontro).

Introdução a Pedagogia Waldorf. 2008. (Encontro).

Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia.Relato de Experiência. 2008. (Outra).

IV Seminário de Educação Infantil. 2007. (Seminário).

IX Seminário de educação Ensinar ou educar? a Prática Pedagógica no contexto de complexidade. 2007. (Seminário).

Pedagogia Waldorf. 2007. (Encontro).

"Muitos dedos :Enredos...". 2006. (Oficina).

Constelações Familiares. 2006. (Outra).

Pedagogia Waldorf. 2006. (Encontro).

X Seminário Internacional de educação no Mercosul, VII Seminário Interinstitucional e VI Jornada de Ludopedagogia.Diferentes Gêneros Musicais:do Lírico ao Samba de Esquina. 2006. (Seminário).

XVIII Salão de Iniciação Científica UFRGS. 2006. (Outra).

Cinema e Mitologia. 2005. (Oficina).

Seminário de Educação - O Espaço da Vida na Escola do 3ºmilênio. 2005. (Seminário).

Seminário Internacional outra Escola é Possível?. 2005. (Seminário).

VIII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES.A Brinquedoteca e seus Espaços. 2005. (Outra).

Semana da Pedagogia. 2004. (Encontro).

V Encontro Sobre Investigação na Escola.A Evolução do Processo Avaliativo e seus Resultados em Algumas Escolas de Educação Infantil do Vale do Taquari. 2004. (Encontro).

VII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES.Avaliação na Educação Infantil:uma mudança frente as práticas pedagógicas. 2004. (Outra).

Congresso Internacional de educação. 2003. (Congresso).

Cuidar, Brincar e educar- Representando a educação infantil de 0 a 6 anos. 2002. (Outra).

Seminário Nacional de educação. 2002. (Seminário).

Seminário Orientadores e Supervisores face ao Cotidiano Escolar. 2002. (Seminário).

Desvelando dificuldades de aprendizagem. 2001. (Outra).

Produção de Textos Dissertativos. 2001. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Carla Cristina da Silva Marques

MIORANDO, T. M.;MALLMANN, E.. As expressões corporais experienciadas na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Aluno: Cristiane Elvira Conceição

SILVA, J. S.;MALLMANN, E.. A concepção dos professores de Bom Retiro do Sul/RS, sobre o brincar na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Aluno: Marli Reni Werle

SILVA, J. S.;MALLMANN, E.. O brincar na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Aluno: Marta Terezinha Tag

MIORANDO, T. M.;MALLMANN, E.. Som e música: o corpo em movimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Aluno: Silvia Maria Moraes

MIORANDO, T. M.;MALLMANN, E.. Descobrindo um novo mundo: adaptação de bebês na escola. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Aluno: Suzana Clara Leindecker

MIORANDO, T. M.;MALLMANN, E.. As brincadeiras e a ludicidade como formação no desenvolvimento infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Leni Vieira Dornelles

DORNELLES, L. V.; PILLOTTO, S. S. D.; SILVA, J. S.. As interações dos bebês com materiais potencializadores: possibilidades no ensino da arte. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Vania Alves Martins Chaigar

DELGADO, Ana Cristina Coll; MENDES, V. R.; SILVA, J. S.;CHAIGAR, V. A. M.. Grupo movimento pensante: possibilidades para repensar e reafirmar o trabalho docente na educação infantil. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Ana Cristina Coll Delgado

COLL DELGADO, ANA CRISTINA; CHAIGAR, V.; MENDES, V.; SILVA, J. S.. Grupo Movimento Pensante: Possibilidades para repensar e reafirmar o trabalho docente na Educação Infantil. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós - Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Maria Carmen Silveira Barbosa

BARBOSA, M. C. S.. Materiais potencializadores e os bebês potência: Possibilidades de experiências sensoriais e sensíveis no contexto de um bercário. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jacqueline Silva da Silva

SILVA, J. S.; BARBOSA, M. C. S.; PILLOTTO, S. S. D.. Materiais potencializadores e os bebês potência: Possibilidades de experiências sensoriais e sensíveis no contexto de um bercário. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jacqueline Silva da Silva

SILVA, J. S.; MENDES, V. R.; CHAIGAR, V. A. M.. Grupo movimento pensante: possibilidades para repensar e reafirmar o trabalho docente na educação infantil. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Jacqueline Silva da Silva

PILLOTTO, S. S. D.; DORNELLES, L. V.; SILVA, Jacqueline Silva da. As interações dos bebês com materiais potencializadores: possibilidades no ensino da arte. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Clair Terezinha Machado

O brincar e as concepções de um grupo de professores de uma escola de Educação Infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Elisete Mallmann;

Elizabeth Worm

Processo de acolhida: práticas desenvolvidas na adaptação de crianças de quatro meses a um ano; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Elisete Mallmann;

Ivana Schneider Kremer

Brinquedoteca: espaço de aprendizagem e diversão para e com crianças de 5 a 6 anos de idade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Elisete Mallmann;

Fabiana Margarete Hofstetter

Contribuições do estágio supervisionado na formação de um grupo de professores; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - PARFOR) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Orientador: Elisete Mallmann;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Cristina Coll Delgado

Movimento Pensante e materiais potencializadores na Educação Infantil (provisório); Início: 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • HOFSTETTER, F. M. ; MALLMANN, E. . Contribuições do estágio supervisionado na formação de professores. In: Tânia Micheline Miorando;Jacqueline Silva da Silva;Morgana Domênica Hattge;Mariane Inês Ohlweiler. (Org.). Pedagogia(s) contemporânea(s) : práticas, espaços e tempos. 1°ed.Lajeado: Univates, 2017, v. 1, p. 90-96.

  • MALLMANN, E. ; SILVA, J. S. ; ABREU, L. . Ampliação do repertório intelectual e cultural dos professores: um tema em discussão. In: Tania Micheline Miorando;Jacqueline Silva da Silva. (Org.). Formação de professores: nas trilhas do Parfor. 1°ed.: , 2016, v. , p. 63-70.

  • MALLMANN, E. . (RE)pensando o ensino da arte a partir de experiências sensoriais e sensíveis: possibilidades na formação de professores. In: Tania Micheline Miorando;Jacqueline Silva da Silva. (Org.). Formação de professores: nas trilhas do Parfor. 1°ed.: , 2016, v. , p. 71-78.

  • MALLMANN, E. . Experiências sensoriais e sensíveis ampliando as práticas pedagógicas de um grupo de professores de arte. In: Cláudia Inês Horn;Grasiela Kieling Bublitz;Kári Lúcia Forneck;Temis Regina Jacques Bohrer. (Org.). Aprender a aprender: a interface entre o corpo e a cognição nos processos de aprendizagem. 1ed.: , 2016, v. , p. 83-93.

  • MALLMANN, E. . Arte, educação e considerações. Jornal O Alto Taquari, 22 fev. 2013.

  • MALLMANN, E. . A Arte de Contar Histórias. O Alto Taquari, 27 abr. 2012.

  • HORN, C. I. ; MALLMANN, E. ; SILVA, J. S. . Brinquedoteca Universitária: Articulações entre ludicidade e educação. In: III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança - Travessias e Travessuras nos estudos da criança, 2016. III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança - Travessias e Travessuras nos estudos da criança.

  • MALLMANN, E. ; DORNELLES, L. V. . Bebês Potência e os materiais potencializadores: Relações que escapam e transformam. In: III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança - Travessias e Travessuras nos estudos da criança, 2016. III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança - Travessias e Travessuras nos estudos da criança.

  • MALLMANN, E. . Repensando las prácticas de enseñanza del arte en Educación Infantil a partir de la manipulación y experimentación. In: Actividades Artísticas y Educación: Usos y Prácticas, 2014, Madrid. Actividad artística y educación: usos y prácticas, 2014.

  • MALLMANN, E. . Uma proposta para o ensino de arte na educação infantil a partir da manipulação e experimentação de materiais ressignificados. In: II Encontro Nacional de Formação Docentes em Artes III Encontro Regional sobre Formação de Professores para o Ensino da Arte, 2013, Rio de Janeiro. Anais do II Encontro Nacional de Formação Docentes em Artes III Encontro Regional sobre Formação de Professores para o Ensino da Arte, 2013.

  • MALLMANN, E. . Manipulando e experimentando o universo da arte na educação infantil. In: I Seminário Internacional Ensino da Arte Bienal, 2012. Anais do cultura visual escola e cotidiano.

  • MALLMANN, E. . Introduzindo a arte na educação infantil através da manipulação e experimentação. In: XIII Seminário Internacional de Educação - SIE, 2012. XIII Seminário Internacional de Educação - SIE, 2012.

  • LOCATELLI, T. I. ; FRUHAUF, M. V. ; COELHO, V. M. ; MALLMANN, E. . A ARTE E SUAS POSSIBILIDADES: UMA NOVA CONCEPÇÃO DE PINTURA. In: Anais do I Congresso Internacional de Educação, 2019. Anais do I Congresso Internacional de Educação, 2019.

  • BAGATINI, F. A. ; AMES, A. ; ZAMBIASI, A. P. H. ; MALLMANN, E. . A ARTE COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA. In: ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019.

  • CHACON, G. R. ; FRITZEN, J. F. ; FERNANDES, M. S. ; MALLMANN, E. . PARA ALÉM DOS SONS: AS PRÁTICAS MUSICAIS COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DO RESPEITO CULTURAL NOS ANOS FINAIS. In: ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019.

  • PETERSEN, C. ; WARKEN, C. S. ; LOCATELLI, M. M. ; HERGESELL, S. ; MALLMANN, E. . OS DESAFIOS DE SER PROFESSOR-ARTISTA NO CONTEXTO ESCOLAR. In: ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019.

  • FACCIN, D. ; KAPPAUN, I. J. ; BRAUN, L. ; MALLMANN, E. . A POTÊNCIA DA LINGUAGEM EM ARTES NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. In: ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019.

  • DUTRA, P. G. ; PACHECO, V. D. ; MALLMANN, E. . SIMBOLOGIA DOS SONS. In: ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019.

  • LUSSI, C. L. ; VALER, D. T. L. ; SILVA, M. V. P. ; FILIPPON, R. V. ; PEREIRA, V. B. E. ; MALLMANN, E. . APRENDENDO ARTE ATRAVÉS DE PROJETOS - PRÁTICAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GUAPORÉ/RS. In: ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019. ANAIS DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019.

  • MALLMANN, E. . A potencialidade das crianças diante das práticas rotineiras do cotidiano das escolas de educação infantil. In: IV Simpósio Luso-Brasileiro de estudos da criança, 2018. IV Simpósio Luso-Brasileiro de estudos da criança, 2018.

  • MALLMANN, E. ; DORNELLES, L. V. . Entre propósitos e despropósitos : os materiais potencializadores e as explorações que envolvem o corpo dos bebês-potencia. In: II Seminário Nacional e I Seminário Internacional formação pedagógica e pensamento nômade: currículo, criação e heterotopias, 2017. II Seminário Nacional e I Seminário Internacional formação pedagógica e pensamento nômade: currículo, criação e heterotopias, 2017.

  • MALLMANN, E. . As relações de um grupo de bebês diante dos materiais potencializadores. In: XVII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2015. XVII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa.

  • MALLMANN, E. ; SILVA, J. S. . Os recursos lúdicos como potencializadores do interesses das crianças. In: IV Seminário Institucional do PIBID Univates, II Simpósio Nacional sobre Docência na Educação básica e I Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens: Cognição e aprendizagem - múltiplos olhares, 2014. IV Seminário Institucional do PIBID Univates, II Simpósio Nacional sobre Docência na Educação básica e I Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens: Cognição e aprendizagem - múltiplos olhares.

  • MALLMANN, E. . Vamos brincar com as tintas lá no estúdio?. In: Seminário de Pós-Graduação, 2012. Seminário de Pós-Graduação.

  • FRÖHLICH, M. ; MALLMANN, E. . A Brinquedoteca e seus Espaços. In: VIII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES, 2005. Anais da VIII MEEP, 2005.

  • FRÖHLICH, M. ; MALLMANN, E. ; SILVEIRA, P. . A Brinquedoteca Univates e seus Espaços. In: VIII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES, 2005. Anais da VIII MEEP, 2005.

  • MALLMANN, E. . Avaliação na Educação Infantil: Uma mudança frente às práticas pedagógicas. In: VII MEEP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2004, Lajeado. VII MEEP - Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa. Lajeado: Univates, 2004. v. 1. p. 120-120.

  • MALLMANN, E. . Curso Internacional de educação infantil e séries iniciais. In: V Encontro Sobre Investigação na Escola, 2004. Anais do V Encontro sobre Investigação na Escola, 2004.

  • MALLMANN, E. ; FERLA, J. J. . Avaliação na Educação Infantil:uma mudança frente as práticas pedagógicas. In: VII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES, 2004. Anais da VII MEEP, 2004.

  • MALLMANN, E. . A potencialidade das crianças diante das práticas rotineiras do cotidiano das escolas de educação infantil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MALLMANN, E. . os materiais potencializadores e as possibilidades educativas 'para ' e 'com' as crianças. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MALLMANN, E. ; DORNELLES, L. V. . Entre propósitos e despropósitos : os materiais potencializadores e as explorações que envolvem o corpo dos bebês-potencia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MALLMANN, E. . Relato de experiências Pedagógicas na Educação Infantil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MALLMANN, E. . Repensando as práticas pedagógicas a partir dos materiais potencializadores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MALLMANN, E. . O uso dos materiais potencializadores enquanto ferramentas pedagógicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MALLMANN, E. . Estimulando o brincar através dos materiais pontencializadores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MALLMANN, E. . Bebês Potência e os materiais potencializadores: Relações que escapam e transformam. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MALLMANN, E. . Brinquedoteca Universitária: Articulações entre ludicidade e educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MALLMANN, E. . Aprendizagens de si, do outro e do mundo - o a 3 anos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HORN, C. I. ; MALLMANN, E. . O Brincar na Contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MALLMANN, E. . Novas formas de ensino aos profissionais de educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MALLMANN, E. . As possibilidades dos materiais potencializadores capturadas pelas crianças. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MALLMANN, E. . Materiais potencializadores possibilidades para e com as crianças da EI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MALLMANN, E. . Relato de experiências sobre materiais potencializadores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MALLMANN, E. . Experiências sensoriais e sensíveis em artes visuais: materiais potencializadores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MALLMANN, E. . As relações de um grupo de bebês diante dos materiais potencializadores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MALLMANN, E. . Introduciendo el arte en la educación infantil, através de la manipulación y experimentación. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MALLMANN, E. . Linguagem da arte: conhecimento indispensável na formação de professores da educação básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MALLMANN, E. . Possibilidades para estimular a interação das crianças através da prática da gentileza. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MALLMANN, E. ; MIORANDO, T. M. . Material Didático: Estágio supervisionado do ensino médio: A formação de professores em tempo de estudos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MALLMANN, E. . Arte e infâncias: as interações dos bebês com os materiais potencializadores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MALLMANN, E. . Materiais - Espaços - Tempos: Potencializadores dos interesses das crianças de 0 a 3 anos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MALLMANN, E. . Documentação Pedagógica na Educação Infantil: um relato de experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MALLMANN, E. . Uma proposta para o ensino de arte na educação infantil a partir da manipulação e experimentação de materiais ressignificados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TATSCH, A. ; HOFSTETTER, F. ; SCHNEIDER, I. ; STRAUSS, M. B. ; BRUXEL, V. L. K. ; MALLMANN, E. . As tonalidades da cor marrom a partir de materiais inusitados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CHAGAS, J. C. ; PUHL, L. M. ; MICHELS, M. ; DIAS, S. ; STEINHOEFEL, S. ; PAOLAZZI, V. ; MALLMANN, E. . Como o professor pedagogo vai desenvolver o ensino da arte?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MALLMANN, E. . Repensando las práticas de enseñanta del arte em Educación Infantil a partir de la manipulación a experimentación. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MALLMANN, E. . Reflexões sobre a abordagem Lúdica: Possibilidades para o ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MALLMANN, E. . A busca por uma educação significativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MALLMANN, E. . Introduzindo a arte na educação infantil através da manipulação e experimentação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MALLMANN, E. ; SILVA, C. B. . Vamos brincar com as tintas lá no estúdio?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MALLMANN, E. . Arte na Educação Infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MALLMANN, E. . Manipulando e experimentando o universo da arte na educação infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MALLMANN, E. . Oficina de Contação de histórias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MALLMANN, E. . Educação para Infâncias e a Pedagogia da Escuta. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MALLMANN, E. . Relatos do projeto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MALLMANN, E. . Relato de Experiência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MALLMANN, E. . Diferentes Gêneros Musicais:do Lírico ao Samba de Esquina. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MALLMANN, E. . Brinquedoteca Univates Espaço Alternativo de Lazer e Aprendizagem: Funcionamento e Organização. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FRÖHLICH, M. ; MALLMANN, E. . A Brinquedoteca e seus Espaços. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FRÖHLICH, M. ; MALLMANN, E. ; SILVEIRA, P. . A Brinquedoteca Univates e seus Espaços. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MALLMANN, E. . A Evolução do processo avaliativo e seus resultados em algumas escolas de Educação Infantil do Vale do Taquari. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MALLMANN, E. ; FERLA, J. J. . Avaliação na educação infantil: uma mudança frente as práticas pedagógicas. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MALLMANN, E. . Introduzindo a arte na educação infantil através da manipulação e experimentação 2012 (texto).

  • MALLMANN, E. . Vamos brincar com as tintas lá no estúdio? 2011 (Trabalho de Conclusão do curso de pós-graduação).

  • MALLMANN, E. . Criar para Recriar! 2008 (texto).

  • MALLMANN, E. . O Que Podemos Esperar de uma Brinquedoteca. São Paulo: site www.abrinquedoteca.com.br, 2005 (texto).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MALLMANN, E. . Contação de Histórias. 2012.

MALLMANN, E. . Contação de Histórias. 2011.

MALLMANN, E. . Programa Centros. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MALLMANN, E. . Pesquisa torna-se referência nacional em uso de criatividade e inovação na sla de aula. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MALLMANN, E. . Sistema que utiliza materiais descartados para potencializar aprendizagem foi indicado como proposta inovadora pelo MEC. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MALLMANN, E. . Proposta pedagógica de escola de educação infantil deve ser levada a outras escolas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MALLMANN, E. . Ideia de Lajeadense é destacada pelo MEC. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MALLMANN, E. . Educação Infantil no nosso Vale. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MALLMANN, E. . A falha na Escola. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MALLMANN, E. . Atividades estimulam desenvolvimento infantil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MALLMANN, E. . O universo das infâncias contemporâneas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MALLMANN, E. . Uma tarde de brincadeira em Imigrante. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MALLMANN, E. . O verbo 'brincar' pode ser uma chance de preservar a natureza. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MIORANDO, T. M. ; MALLMANN, E. . Exposição por uma Arte. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MALLMANN, E. . Leitura em Família. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MALLMANN, E. . Nossas Crianças e a Sustentabilidade. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MALLMANN, E. . Prêmio Arte na Escola. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MALLMANN, E. . Projeto Introduzindo a Arte na Educação Infantil através da Manipulação e da Experimentação (Prêmio Arte na Escola Cidadã). 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MALLMANN, E. . Concurso do Arte na Escola Cidadã. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MALLMANN, E. . Projeto Introduzindo a Arte na Educação Infantil através da Manipulação e da Experimentação (Prêmio Arte na Escola Cidadã). 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MALLMANN, E. . Projeto Rondon. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MALLMANN, E. . Ensino de Artes. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MALLMANN, E. . Uma proposta de escuta - As possibilidades dos espaços, tempos e materiais na Educação infantil. 2018. .

MALLMANN, E. . Oficina: materiais potencializadores de 0 a 2 anos: experienciando texturas, cores, sons e sabores. 2017. .

MALLMANN, E. . A convivência de bebês em espaços coletivos de educação infantil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MALLMANN, E. . A convivência de bebês em espaços coletivos de educação infantil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MALLMANN, E. . Ações pedagógicas com crianças de 4 a 5 anos da Educação Infantil. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MALLMANN, E. . Construindo propostas pedagógicas singulares para e com crianças da Educação Infantil. 2017. .

MALLMANN, E. . (Re) pensando as Propostas Políticas Pedagógicas a partir dos Materiais Potencializadores,. 2016. .

MALLMANN, E. . Fazendo Artes com bebês. 2016. .

MALLMANN, E. . Ações pedagógicas com crianças de 4 a 5 anos da Educação Infantil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MALLMANN, E. . A convivência de bebês em espaços coletivos de educação infantil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MALLMANN, E. . Oficina: Materiais potenciaizadores: ferramentas pedagógicas no contexto da Educação Infantil. 2015. .

MALLMANN, E. ; SILVA, J. S. . Oficina: Recursos Lúdicos possibilidades na formação de professores. 2015. .

MALLMANN, E. . Oficina: Reflexões em torno das possibilidades oferecidas pelos materiais potencializadores no contexto da Educação Infantil. 2015. .

MALLMANN, E. . Oficina: Situações de aprendizagens X recursos lúdicos para e com crianças da Educação Infantil. 2014. .

MALLMANN, E. . Desenvolvendo a linguagem da arte com e para bebês. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MALLMANN, E. . Oficina: Metodologia Lúdica: possibilidades na construção de conhecimentos. 2014. .

MALLMANN, E. . Oficina: Ensino de Artes. 2014. .

SILVA, J. S. ; MALLMANN, E. . Oficina: Os recursos lúdicos como potencializadores dos interesses das crianças. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MALLMANN, E. . Oficina: Desenvolvendo a linguagem da arte através da ressignificação de materiais. 2013. .

MALLMANN, E. . Oficina: Educação Infantil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MALLMANN, E. . Oficina: Uma proposta lúdica a partir dos materiais (re)significados. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MALLMANN, E. . Oficinas Pedagógicas para educadores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2012. .

MALLMANN, E. . Oficina: Situações significativas de ensino e aprendizagem. 2012. .

MALLMANN, E. . Oficina: A linguagem da arte na educação infantil através da manipulação de diferentes possibilidades. 2012. .

MALLMANN, E. . Oficina de Contação de histórias. 2012. .

MALLMANN, E. . Capacitação para formação continuada de professores de Educação Infantil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MALLMANN, E. . Oficina de Contação de Histórias. 2011. .

MALLMANN, E. . Da Concepção ao primeiro estágio da Autonomia: o desenvolvimento da percepção através dos sentidos - CIAE 2011. 2011. .

MALLMANN, E. . O Brincar da Educação Infantil. 2011. .

MALLMANN, E. . Aprender Brincando na Educação Infantil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MALLMANN, E. . Curso de Formação Continuada para Professores de Educação Infantil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MALLMANN, E. . Aprender Brincando. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MALLMANN, E. . Recursos Lúdicos a partir de Materiais Recicláveis. 2009. .

MALLMANN, E. . Ressignificação de Materiais Descartáveis e os Desafios Criativos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MALLMANN, E. . O Brincar na Escola Infantil: A Organização de Espaços Lúdicos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MALLMANN, E. . O Brincar na Escola Infantil: A Organização de Espaços Lúdicos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MALLMANN, E. . Brinquedoteca. 2008. .

MALLMANN, E. . Recursos Lúdicos na Contação de Histórias. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MALLMANN, E. . VIII Feira de Profissões do Colégio Madre Bárbara. 2008. (Feira de Profissões).

MALLMANN, E. . O Recurso Lúdico na Contação de Histórias. 2007. .

MALLMANN, E. . Contação de Histórias. 2007. .

MALLMANN, E. . A importância do Lúdico na aprendizagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MALLMANN, E. . Fundamentando a Pedagogia Lúdica. 2007. .

MALLMANN, E. . O Brinquedo e o Brincar na Escola Cooperativa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MALLMANN, E. . A Ludicidade na Educação Infantil. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MALLMANN, E. . Perúcas criativas de Jornal e Lã. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MALLMANN, E. . Móbiles Dando Vida a Sala de Aula. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    GRUPO MOVIMENTO PENSANTE:Possibilidades para repensar e reafirmar o trabalho docente na Educação Infantil, Descrição: Projeto de pesquisa de tese em desenvolvimento, sendo realizada a nível de doutorado na linha de pesquisa "Currículo, profissionalização e trabalho docente. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Elisete Mallmann - Coordenador / Ana Cristina Coll Delgado - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Culturas da Pequena Infância e Culturas produzidas para a Pequena Infância: o que diz a produção acadêmica brasileira e portuguesa das ciências sociais e da educação?, Descrição: O presente projeto intenta realizar um levantamento da produção brasileira e portuguesa (equipe coordenada em Portugal por Catarina Tomás) com relação ao que é dito pelas ciências humanas e sociais acerca das culturas da pequena infância e culturas produzidas para a pequena infância. Para tal, optou-se por reter como arco temporal o período compreendido entre 2000 e 2015. A análise de tais dados permitirá discernir grandes tendências longitudinais, estruturantes da produção científica nos dois países sobre os bebês e crianças bem pequenas, pesquisa que até o momento ainda não foi realizada. Procurar-se-á restituir e problematizar, para o período em análise, a configuração das temáticas formuladas pela investigação, as metodologias utilizadas, tomando ainda em consideração o mapeamento das instituições universitárias onde esta produção se localiza. Por fim, analisaremos o corpus obtido buscando compreender qual o enfoque, e quais as perspectivas teóricas e metodológicas adotadas. A partir dos olhares cruzados, o projeto incide sobre uma área problemática de grande atualidade científica, de manifesta relevância social e de importante incidência no domínio das relações sociais e das políticas públicas. A atualidade científica é testemunhada no fato de que os Estudos da Infância/Estudos da Criança encontram-se em pleno desenvolvimento, e se centram na criança, nomeadamente, no seu papel enquanto produtora de cultura. A relevância social exprime-se no fato de que as condições sociais da contemporaneidade colocam à vida das crianças pequenas condições paradoxais de exercício e expressão da sua existência - principalmente pela coexistência de um espaço social simultaneamente mais alargado pelas oportunidades de circulação entre instituições e o confinamento espacial expresso na restrição da autonomia com implicações nos modos de administração simbólica da infância contemporânea. Finalmente, a incidência e impacto do projeto poderão ser aferidos pelas articulações do conhecimento produzido com políticas públicas, principalmente nas políticas educativas e de formação de professores. Por intermédio de uma abordagem qualitativa, far-se-á a categorização e análise das produções identificadas de acordo com os critérios definidos. Os dados bibliográficos significativos (PACHECO, 2006) que irão ser apresentados possibilitarão a identificação e sistematização, de forma atualizada, do conhecimento produzido sobre os bebês e crianças bem pequenas, com incidência nas culturas da pequena infância e culturas produzidas para a pequena infância, um trabalho minucioso ainda a ser realizado em ambos os países. Em suma, pretende-se apreender os parâmetros-base da construção social de saberes acerca dos bebês e crianças bem pequenas, os quais refletem determinadas concepções de infância e criança. No decorrer da realização deste projeto também tornar-se-á visível o estado da arte relativo à investigação das culturas da pequena infância em Portugal e no Brasil. Por fim, possibilitará, numa perspetiva de médio prazo, constituir-se como uma base para o desenvolvimento de futuras e inovadoras investigações neste domínio. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Elisete Mallmann - Coordenador / Carolina Machado Castelli - Integrante / Ana Cristina Coll Delgado - Integrante / Daliana Löffler - Integrante / Catarina Tomás - Integrante / Altino José Martins Filho - Integrante / Rachel Freitas Pereira - Integrante.

  • 2012 - Atual

    ConversAÇÕES: Arte Contemporânea e Crianças, Descrição: A pesquisa ConversAÇÕES: Arte Contemporânea e Crianças faz parte de uma ampla pesquisa Cultura Visual e os modos de ser criança, iniciada em 2007 junto com as orientandas da Linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias, eixo temático Cultura Visual e Infâncias, do PPGEDU-FACED-UFRGS, orientandas de TCC e as bolsistas de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia da mesma instituição. Há dois anos, eu, minhas atuais orientandas de doutorado, mestrado e iniciação científica iniciamos uma investigação objetivando desenvolver as possibilidades de criação-expressão das crianças tendo a arte contemporânea, seus materiais, artistas, processos de expressão, temáticas, entre outros aspectos, como referência teórica para desenvolvermos nossas premissas, problematizações e argumentações em relação às crianças. As investigações que compõem essa pesquisa buscam tencionar e aproximar os conceitos de infâncias, crianças, experiência, arte contemporânea, arte escolar e mediação cultural. Todas elas estão sendo desenvolvidas com crianças em seus ambientes escolares. A constatação de que as crianças ao serem instigadas, desafiadas em seus processos cognitivos, expressivos, revertem as aprendizagens da kindercultura abriu outros caminhos na pesquisa maior e assim nos dedicamos, no presente segmento investigativo ConversAÇÕES: Arte Contemporânea e Crianças, a potencialidade de (re)criação, apropriação e resignificação das crianças em relação as produções culturais, sejam elas da cultura popular, sejam elas da arte contemporânea. Nossas abordagens teóricas são entrecruzadas pela Sociologia da Infância, Estudos Pós-Estruturalistas em Educação, Estudos da Cultura Visual e Pedagogia do Teatro. As metodologias desenvolvidas procuram dar voz às crianças, entendendo-as como sujeitos produtores de cultura e estabelecendo um diálogo entre os participantes da pesquisa (pesquisadoras e crianças). A partir das proposições das pesquisadoras, é criado um espaço de contaminação em que os saberes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Elisete Mallmann - Coordenador / Susana Rangel Vieira da Cunha - Integrante / Amanda Eccel Dornelles - Integrante / Mônica Torres Bonatto - Integrante / Camila bettim Borges - Integrante / Iara Collet - Integrante / CAYENNE RUSCHEL DA SILVEIRA - Integrante / Stéfani De Aguiar Vieira - Integrante / Solange Gabre - Integrante / Alberto Rodrigues - Integrante / Maria Eduarda Rangel Vieira da Cunha - Integrante / Rosinara Oliveira - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Estudos sobre infâncias: pesquisa com crianças, mapeamentos e conceituações teóricas, Descrição: O objetivo geral deste estágio projeto é avançar na consolidação dos Estudos sobre as Infâncias e Pesquisa com Crianças como campo teórico-metodológico capaz de permitir o desenvolvimento da pesquisa com crianças na Pedagogia da Infância. Os objetivos específicos são: 1) consolidar aportes teóricos para a Pesquisa com Crianças; 2) conhecer possibilidades de investigação e pesquisas para os estudos das infâncias e das pesquisas com crianças no IE/CEDIC e em escolas portuguesas; 3) estabelecer trocas entre o grupo de pesquisa do proponente da UFRGS e o grupo de pesquisa do colaborador na Universidade do Minho, no que tange aos processos e procedimentos de pesquisa; 4) contribuir para a produção teóricometodológica do trabalho das Escolas Infantis e as questões que emergem das discussões sobre a infância e a pesquisa com crianças no Brasil; 5) colaborar com as discussões acerca dos estudos sobre infâncias, da pesquisa com crianças e da produção de subjetividades infantis nas pesquisas do IE em Portugal e no Brasil; 6) fazer um mapa conceitual no que se refere à produção teórica dos estudos sobre interculturalidade, poder e pesquisa com crianças nas bibliotecas, Laboratório Multimédia e CEDIC da Universidade do Minho em Portugal e nas observações in loco das EIs/PT. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Elisete Mallmann - Coordenador / Leni Vieira Dornelles - Integrante / Gládis Elise Pereira da Silva Kaercher - Integrante / Debora Engelman - Integrante / Patricia Pereira - Integrante / Jessica Trein - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

XII Arte na Escola Cidadã, Fundação Iochpe.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Elisete Mallmann

    Vínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Assessora, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Capacitação de Educadores

  • 2013 - Atual

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora do PARFOR

    Atividades

    • 03/2014 - 04/2014

      Ensino, Pedagogia - PARFOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio supervisionado no ensino médio

    • 07/2013 - 12/2013

      Ensino, Pedagogia - PARFOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I , ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

    • 02/2013 - 06/2013

      Ensino, Pedagogia - PARFOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LUDICIDADE E EDUCAÇÃO, SABERES E EXPERIMENTAÇÕES EM ARTE

  • 2012 - 2015

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Aluna, Enquadramento Funcional: Programa de Pós-Graduação em Educação

  • 2004 - 2006

    Universidade do Vale do Taquari - Univates

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Brinquedista, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Estágio realizado como brinquedista no Espaço Brinquedoteca UNIVATES.

  • 2008 - 2012

    Centro Educacional Caminhos

    Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: professora

    Atividades

    • 01/2009

      Direção e administração, Centro Educacional Caminhos, .,Cargo ou função, Coordenadora do centro de estudos.

  • 2007 - 2007

    Associação Nacional dos Rondonistas - Projeto Rondon

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Rondonista, Carga horária: 84, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Participação como Rondonista, desenvolvendo qualificação de professores no Município de Jaguarão-RS

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de Pelotas

    Vínculo: doutoranda, Enquadramento Funcional: integrante

    Outras informações:
    O presente projeto intenta realizar um levantamento da produção brasileira e portuguesa (equipe coordenada em Portugal por Catarina Tomás) com relação ao que é dito pelas ciências humanas e sociais acerca das culturas da pequena infância e culturas produzidas para a pequena infância. Para tal, optou-se por reter como arco temporal o período compreendido entre 2000 e 2015. A análise de tais dados permitirá discernir grandes tendências longitudinais, estruturantes da produção científica nos dois países sobre os bebês e crianças bem pequenas, pesquisa que até o momento ainda não foi realizada. Procurar-se-á restituir e problematizar, para o período em análise, a configuração das temáticas formuladas pela investigação, as metodologias utilizadas, tomando ainda em consideração o mapeamento das instituições universitárias onde esta produção se localiza. Por fim, analisaremos o corpus obtido buscando compreender qual o enfoque, e quais as perspectivas teóricas e metodológicas adotadas. A partir dos olhares cruzados, o projeto incide sobre uma área problemática de grande atualidade científica, de manifesta relevância social e de importante incidência no domínio das relações sociais e das políticas públicas. A atualidade científica é testemunhada no fato de que os Estudos da Infância/Estudos da Criança encontram-se em pleno desenvolvimento, e se centram na criança, nomeadamente, no seu papel enquanto produtora de cultura. A relevância social exprime-se no fato de que as condições sociais da contemporaneidade colocam à vida das crianças pequenas condições paradoxais de exercício e expressão da sua existência - principalmente pela coexistência de um espaço social simultaneamente mais alargado pelas oportunidades de circulação entre instituições e o confinamento espacial expresso na restrição da autonomia com implicações nos modos de administração simbólica da infância contemporânea. Finalmente, a incidência e impacto do projeto poderão ser aferidos pelas articulações do conhec