Geraldo Ranthum

É professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-PG), desde 1995. Graduado em Processamento de Dados (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-1988). Mestrado em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR-2002). Doutorado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-2023). Atua na Graduação (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e no Bacharelado em Ciência da Computação). Atuou também na Pós-Graduação Lato Sensu (áreas de Informática e de Formação de Professores (EJA/PROEJA). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação-Humano Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: interação, design e avaliação.

Informações coletadas do Lattes em 05/03/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia

2018 - 2023

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: PLATAFORMA TECNOLÓGICA PARA APOIO AO ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS: UM ESTUDO DE CASO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DO DO CAMPUS PONTA GROSSA DA UTFPR
Prof. Dr. Guataçara dos Santos Junior. Palavras-chave: plataforma egressos; pós-graduação stricto sensu; gestão.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Informática

1999 - 2002

Universidade Federal do Paraná
Título: UM AMBIENTE VISUAL DE INTERFACE PARA A APRESENTAÇÃO DA RESPOSTA PARA UMA FERRAMENTA DE CONSULTA BASEADA NO MODELO ERC+, Ano de Obtenção: 2002
Laura Sánchez Garcia.Palavras-chave: interface; Engenharia Semiótica; design; Linguagens Visuais para Banco de Dados; avaliação.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Engenharia de Software. Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).

Especialização em Engenharia de Software

1997 - 1998

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: O ESPAÇO DAS DIRETRIZES NO PROJETO DA INTERFACE-USUÁRIO
Orientador: Laura Sánchez Garcia

Graduação em Bacharelado em Processamento de Dados

1986 - 1988

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Formação complementar

2012 - 2012

Atividades Pedagógicas. (Carga horária: 15h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2008 - 2008

Capacitação de Gestores em EaD- Programa e-Tec BR. (Carga horária: 196h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Interface Usuário.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Engenharia de Software.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Programação Em Ambiente Visual.

Participação em bancas

Aluno: Maria Eduarda Sundfeld de Freitas

ANDRADE, V. C.;RANTHUM, Geraldo; RIBEIRO, R. D.; SCHUARTZ, F. C.. HABITSYNC: Uma Aplicação Móvel para Gerenciar Hábitos Saudáveis. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: João Paulo Pereira Santa Clara e Murillo Iago Moreira

FIDELIS, M. V.;RANTHUM, Geraldo; ALMEIDA Simone de. Aplicação da Metodologia Crisp-Dm: Um Estudo sobre Diabetes Utilizando Bases de Dados Públicas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Thiago Renan de Lima

FORONDA, A.;RANTHUM, Geraldo; GOIS, L. A.. Otimização de Dados para Detecção de Ataques DDOS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Nicholas Damasceno Pinto

FORONDA, A.;RANTHUM, Geraldo; RANTHUM, R.. Desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento de Viagens Corporativas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Indiana Vanilla dos Santos

ISHIKAWA, E. C. M.;RANTHUM, Geraldo; PIETRUCHINSKI, M. H.. Um Estudo de Caso das Aplicações Power BI da Microsoft. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Douglas Candido Rosa

RANTHUM, R.;RANTHUM, Geraldo; FORONDA, A.. Protótipo para Gerenciamento de Equipamentos numa Emissora de Televisão. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: André Emanoel de Carvalho

FORONDA, A.;RANTHUM, Geraldo; GOIS, L. A.. Qualidade de Serviço usando o Algoritmo Token Bucket. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Eric Ryuiti Shimizu

FORONDA, A.;RANTHUM, Geraldo; GOIS, L. A.. Análise da Escalabilidade do Protocolo de Reserva de Banda Rsvp. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Fábio de Souza Silva

FORONDA, A.; GOIS, L. A.;RANTHUM, GERALDO. Qualidade de Serviço em uma Rede WiFi definida por Software. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Jhenyfer Francielle Gonçalves de Paula

MATOS, S. N.;RANTHUM, Geraldo; RIBEIRO, R. D.. Aplicação de Critérios de Usabilidade no Sistema Ativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Brunno Marcel Ferreira Marins e Lucas Hiro Ono da Fonseca

ISHIKAWA, E. C. M.;RANTHUM, Geraldo; GOIS, L. A.. Vendas Mobile: uma Aplicação Móvel para Lançamentos de Vendas de Forma Otimizada. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Gabriel Coutinho do Nascimento

FORONDA, A.;RANTHUM, Geraldo; RIBEIRO, R. D.. Comparação de Desempenho de uma Rede Wi-Fi 802.11 e Bluetooth. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Weidyner Alexsandro Santos Silva

RANTHUM, R.;RANTHUM, GERALDO; GOIS, L. A.. Sistema de Controle de Compras Através de Nota Fiscal do Consumidor (NFC-e). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Andrei Ariel Appelt e Elisson Roberto de Andrade

RIBEIRO, R. D.; ANDRADE, V. C.; ALMEIDA Simone de;RANTHUM, Geraldo. Desenvolvimento de Aplicativo Mobile e Interface de Integração Utilizando a Arquitetura de Micro Serviços. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Rafael Felipe Tasaka de Melo

BORGES, H. B.; MATOS, S. N.;RANTHUM, Geraldo. Redução de Dimensionalidade em Base de Dados de Microarranjo usando Rede Neural Autocodificadora. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Carlos Henrique Garcia da SIlva

BORGES, H. B.; FORONDA, A.;RANTHUM, Geraldo. Monitoramento de Ambiente de Rede com o Zabbix. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Jorge Guilherme Okubo, Kevin Schemiguel e Kleber Sopko

RANTHUM, R.; OLIVEIRA, W. C.;RANTHUM, Geraldo. Desenvolvimento da Versão Android para o Aplicativo OpenNMS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Bruno Eduardo de Oliveira

BELMONTE, D. L.; RANTHUM, R.;RANTHUM, Geraldo. Sistema de Gerenciamento de Motoristas, fretamento e caminhões utilizando a linguagem JAVA para ambiente Desktop. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Renata Andjara Wisniewski

RANTHUM, R.; BELMONTE, D. L.;RANTHUM, Geraldo. Desenvolvimento de um Workflow para Processamento e a Produção Digital de Documentos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Aluno: Diogo Augusto Barros Pereira

KOSCIANSKI, A.; SILVA, S. C. R.;RANTHUM, Geraldo. Usabilidade em Sistemas Estatísticos: estudo e implementação de uma interface para usuários leigos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

RANTHUM, Geraldo. Concurso Público para Professor de Ensino Superior - Portaria 259, de 05/02/2013. 2013. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

RANTHUM, Geraldo. Processo Selletivo para Professor EBTT - Portaria 1104, de 25/04/2013. 2013. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

RANTHUM, Geraldo. Processo Selletivo para Professor EBTT - Portaria 276, de 06/03/2012. 2012. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Orientou

Thiago Miguel Suliani

Implementação De Componentes De Software Para Visualização De Dados Na Plataforma Egressos; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Henry Leao Da Silveira

Sistema Para Apoio E Otimização Da Gestão Interna De Um Batalhão De Infantaria Do Exército Brasileiro; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Alberto Emanuel da Silva

Proposta De Criação De Um Cardápio Digital Para Um Restaurante De Comida Japonesa Em Ponta Grossa: Rock Temakeria; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Bonat, Andrey Nery Lima

O uso de softwares como ferramenta de aprendizagem para estudantes com deficiência intelectual na EJA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Vergara, César de Souza

Proposta de atualização da interface do portal do aluno da UTFPR a partir de conceitos de User Experience (UX); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Vanjura, Lucas

Prototipação de interface para o portal de egressos da UTFPR; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Leoncio, Douglas

Sistema para controle de estágio supervisionado do Departamento Acadêmico de Informática; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Abade, Carlos Eduardo; Alonzo, Priscilla Dorado Gaertner

Implementação, simulação e verificação formal de um agente racional condutor de um veículo autônomo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Hruba, Filipe Franchini

Desenvolvimento de interfaces web adaptado para portadores de daltonismo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Araújo, Lucas Migliorini de

Aplicação do conceito visual material design no desenvolvimento de um protótipo de interface gráfica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Silva, Luiz Felipe

Avaliação de usabilidade e prototipação de interface para ambientes colaborativos de aprendizagem; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Santos, Bruna Gabriele de Lima Moscardi dos

Software para automação de empresa alimentícia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Oliveira Junior, Milton Soares de

Previsão da quantidade de classes em um problema de classificação hierárquica multirrótulo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Knor, Francielli Cristine; Avelar, Nicole Dayane

Proposta de melhoria da usabilidade do sistema de gestão de estágios da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Agner, Cláudio Roberto

Desenvolvimento de sistema para planejamento financeiro e gestão de resultados; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Lima, Rodrigo Lucio de

Avaliação do algorítimo SVM na detecção de comportamentos suspeitos em cenas de vídeo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Jackson Herbert Barbosa de Souza e Paulo Ricardo da Silva

Desenvolvimento e Avaliação do Protótipo de Interface de uma Aplicaetivo para Tablets baseado na Rede Social Sow Lif; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Oelinton Yung

Implementação dos Conceitos de Acessibilidade na Loja de E-Commerce Modelo V2 da Empresa WebStorm Internet; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Yung, Oelinton

Implementação dos conceitos da acessibilidade na loja de e-commerce modelov2 da empresa Webstorm Internet; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Souza, Jackson Herbert Barbosa de; Silva, Paulo Ricardo Pint

Desenvolvimento e avaliação do protótipo de interface de um aplicativo para tablets baseado na rede social Sow Life; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Sviercoski, Alessandro

Virtualização de estações de trabalho: estudo de caso da Batavo Cooperativa Agroindustrial; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Alessandro Sviercoski

Virtualização de Estações de Trabalho; Estudo de Caso da Batavo Cooperativa Agroindustria; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Padilha, Cleocir; Cortarelli, Gustavo; Santos, Marcelo Jose

Desenvolvimento de sistema web para gerenciar o fluxo de veículos no departamento de logística; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Geraldo Ranthum;

Produções bibliográficas

  • RANTHUM, GERALDO ; DOS SANTOS JUNIOR, GUATAÇARA . DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA O ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. EDUCERE: Revista de Educação da UNIPAR , v. 23, p. 495-516, 2023.

  • RANTHUM, Geraldo ; SANTOS, G. ; RANTHUM, R. . ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DELINEADA COMO SUPORTE TEÓRICO AO DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA TECNOLÓGICA PARA ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Boletim de Conjuntura (BOCA) , v. 13, p. 261, 2023.

  • RANTHUM, GERALDO ; COL, C. D. ; HAUSER, M. W. ; HAUSER, L. C. P. ; RANTHUM, R. ; FRASSON, A. C. ; IESSA, M. Q. F. . PERCEPTION OF WORK QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH EMPLOYEES OF A PONTA GROSSA CITY COLLECTIVE TRANSPORT COMPANY - PR. The FIEP Bulletin , v. 90, p. 10.16887/90.a1., 2020.

  • RANTHUM, Geraldo ; COL, C. D. ; HAUSER, M. W. ; FRASSON, A. C. ; RANTHUM, R. ; HAUSER, L. C. P. ; IESSA, M. Q. F. . PHYSICAL ACTIVITY AND PERCEPTION OF WELFARE IN THE THIRD AGE. The FIEP Bulletin , v. 90, p. 00, 2020.

  • RANTHUM, GERALDO ; LINJARDI, C. ; VENTURINO, D. S. ; FRASSON, A. C. ; HAUSER, M. W. . OBESITY AND HYDROGINASTIC PRACTICES IN SCHOOLS. THE FIEP BULLETIN , v. 89, p. 146, 2019.

  • RANTHUM, GERALDO ; OLIVEIRA, J. R. ; JESUS, J. B. ; FRASSON, A. C. ; HAUSER, L. C. P. ; HAUSER, M. W. ; RANTHUM, R. . FOOD DISORDERS IN STUDENTS: A STUDY IN THE MUNICIPALITY OF GOIOERÊ / PARANÁ. THE FIEP BULLETIN , v. 98, p. 151, 2019.

  • ALMEIDA Simone de ; RANTHUM, Geraldo . IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS NO ESTABELECIMENTO DO PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO A METODOLOGIA VALUE-FOCUSED THINKING. ESPACIOS (CARACAS) , v. 38, p. 16, 2017.

  • COSTA, A. ; PILATTI, L. A. ; RANTHUM, Geraldo . UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO APOIO ÀS AULAS EXPOSITIVAS NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 17, p. 1-12, 2016.

  • Costa, Agnaldo da ; Pilatti, Luiz Alberto ; RANTHUM, GERALDO . Utilização de mapas conceituais como apoio às aulas expositivas na disciplina de Introdução a Ciência da Computação. In: Maria Célia da Silva Gonçalves, Daniela Cristina Freitas Garcia Pimenta. (Org.). Educação e Conhecimento - Volume 1. 1ed.Belo Horizonte - MG: Editora Poisson, 2023, v. 1, p. 134-141.

  • RANTHUM, GERALDO ; DOS SANTOS JUNIOR, GUATAÇARA . Proposta de um sistema computacional para acompanhamento de egressos da Pós-Graduação Stricto Sensu. In: IV Colóquios de Política e Gestão da Educação, 2023, São Carlos - SP. Anais do IV Colóquios de Política e Gestão da Educação, 2023. v. 4. p. 225-236.

  • RANTHUM, Geraldo ; ALVES, G. V. ; DUCHEIKO, F. F. . Avaliação da Usabilidade da Interface Gráfica de Gerenciamento de um Estacionamento Inteligente. In: Workshop de Pesquisa em Computação dos Campos Gerais, 2017, Ponta Grossa - PR. Anais do WPCCG, 2017. v. 2. p. 17-20.

  • SILVEIRA, I. C. ; BORGES, H. B. ; RANTHUM, Geraldo . Image Processing of Intestinal Mucosa. In: 2014 International Conference on Audio, Language and Image Processing, 2014, Shangai. ICALIP2014, 2014.

  • RANTHUM, Geraldo . Um Ambiente visual para Apresentação da Resposta em uma Ferramenta de Consulta a Banco de Dados. In: 1o. Simpósio Sul-Brasileiro de Matemática e Informática, 2002, Curitiba - Pr. Anais 1o. Simpósio Sul-Brasileiro de Matemática e Informática, 2002. v. 1.

  • RANTHUM, Geraldo ; GARCIA, Laura Sáncez ; SUNYE, Marcos Sfair ; BOSCARIOLI, Clodis ; BASSI, Patricia de . Visual Databases Languages: A tool evaluation based on the Designer´s Message specification Language. In: Système: Complexe? Is the Man-system relaation complex, 2001, Nimes. Proceedings - La relation Homme - Système: Complexe ? Is Man-System relation complex, 2001. v. 1. p. 109-114.

  • RANTHUM, Geraldo ; SANTOS, G. . Uma plataforma computacional para O relacionamento das IES com os egressos da pós-graduação. In: EDUCARE - CONGRESSO DE PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA SOBRE EDUCAÇÃO - 2023, 2023, São José do Rio Preto ? SP. Anais do Congresso de países de língua portuguesa sobre educação. São José do Rio Preto ? SP: Reconecta Soluções Educacionais, 2023. p. 88-89.

  • RANTHUM, Geraldo ; SANTOS, G. . PLATAFORMA TECNOLÓGICA PARA APOIO À GESTÃO DE EGRESSOS DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) , 2024.

Outras produções

RANTHUM, Geraldo . PLATAFORMA EGRESSOS. 2023.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa. , Rua Doutor Washington Subtil Chueire, Jardim Carvalho, 84017220 - Ponta Grossa, PR - Brasil, Telefone: (42) 32204827, Ramal: 4827, Fax: (42) 32204810, URL da Homepage:

Experiência profissional

1995 - Atual

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Portaria No. 742, de 08/08/1995

Atividades

  • 05/2023

    Outras atividades técnico-científicas , Campus Ponta Grossa, Campus Ponta Grossa.,Atividade realizada, Responsável pelos laboratórios vinculados ao Departamento Acadêmico de Informáca (DAINF) do Campus Ponta Grossa - Portaria de Pessoal GADIR-PG/UTFPR n 136, de 24 de maio de 2023.

  • 04/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ponta Grossa.,Cargo ou função, Membro Comissão para Revisão das Ferramentas Instucionais para o Acompanhamento de Egressos da UTFPR - Portaria de Pessoal GABIR/UTFPR n 681, de 23 de abril de 2021.

  • 02/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ponta Grossa.,Cargo ou função, Responsável pelos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Portaria do Diretor-Geral n 66, de 28 de fevereiro de 2019.

  • 09/1995

    Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura de Computadores, Fundamentos da Computação, Interação Humano-Computador (IHC), Interface Humano-Computador, Redes de Computadores, Tecnologia de Orientação a Objetos, Projeto de Interface para Internet/Web

  • 02/2024 - 12/2024

    Ensino, Licenciatura em Computação (EaD), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Computação (Licenciatura em Computação EaD)

  • 06/2023 - 06/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ponta Grossa.,Cargo ou função, Compor Equipe de Planejamento da Contratação (EPC) de empresa para serviço de isolamento acúsco em sala de gravação de aulas EAD - Portaria de Pessoal GADIR-PG/UTFPR n 154, de 06 de junho de 2023.

  • 09/2023 - 12/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ponta Grossa.,Cargo ou função, Comissão de Avaliação de documentação dos alunos inscritos para o curso de Licenciatura em Computação, modalidade EAD - Portaria de Pessoal GABIR/UTFPR n 1608, de 22 de setembro de 2023.

  • 07/2023 - 11/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ponta Grossa.,Cargo ou função, Compor COMISSÃO RESPONSÁVEL PELO PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DA IV SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA (IV SAI) para o ano de 2023 - Portaria de Pessoal GADIR-PG/UTFPR n 237, de 30 de agosto de 2023.

  • 06/2023 - 07/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ponta Grossa.,Cargo ou função, Comissão de Análise de Currículos de Tutores do Curso de Licenciatura em Computação do Campus Ponta Grossa - Portaria de Pessoal GABIR/UTFPR n 983, de 05 de junho de 2023.

  • 09/2022 - 11/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ponta Grossa.,Cargo ou função, Compor COMISSÃO ORGANIZADORA para o planejamento, organização e execução das Semanas Acadêmicas específicas dos Cursos de Graduação do Campus Ponta Grossa - Portaria de Pessoal GADIR-PG/UTFPR no. 235, de 02 de setembro de 2022.

  • 02/2019 - 09/2021

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ponta Grossa.,Cargo ou função, Colegiado do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação - Portaria do Diretor-Geral n 66, de 28 de fevereiro de 2019.

  • 06/2013 - 06/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ponta Grossa.,Cargo ou função, Membro do Conselho Departamental do Departamento Acadêmico de Informática - Portaria 157, de 19/06/2013.

  • 05/2013 - 05/2017

    Direção e administração, Campus Ponta Grossa.,Cargo ou função, Chefe do DAINF (Departamento Acadêmico de Informática) - Portaria 1377, de 24/05/2013.

  • 06/2013 - 06/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ponta Grossa.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Portaria 156, de 19/06/2013.

  • 03/2013 - 03/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ponta Grossa.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Portaria 60, de 25/03/2013.

  • 03/2013 - 03/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ponta Grossa.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso Superior de Bacharelado em Ciência da Computação - Portaria 61, de 25/03/2013.

  • 10/2012 - 06/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ponta Grossa.,Cargo ou função, Membro do Conselho Departamental do Departamento Acadêmico de Informática - Portaria 248, de 26/10/2012.

  • 03/2012 - 05/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ponta Grossa.,Cargo ou função, Responsável pelas Atividades Complementares dos Cursos de ADS e BCC - Portaria 060, de 19/03/2013.

  • 09/2012 - 03/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ponta Grossa.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso Superior de Bacharelado em Ciência da Computação - Portaria 188, de 06/09/2012.

  • 02/2010 - 12/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Banco De Dados (Curso Técnico em Informática EaD), Interação Humano-Computador (IHC) (Curso Técnico em Informática EaD), Web Design (Curso Técnico em Informática EaD)

  • 10/2007 - 12/2008

    Direção e administração, Campus Ponta Grossa.,Cargo ou função, Coordenador 2a Turma de Espec. em Educ. Profissional Técnica de Nível Médio - Modalidade EJA - Portaria 140, de 18/10/2007.

  • 04/2007 - 07/2008

    Direção e administração, Campus Ponta Grossa.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 08/2000 - 07/2003

    Direção e administração, Gerência de Ensino, Coordenação de Informática.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 08/1996 - 07/2000

    Direção e administração, Gerência de Ensino, Divisão de Apoio Ao Ensino.,Cargo ou função, Chefe de Divisão.

1989 - 1995

Vereda Veículos Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Informática, Carga horária: 40