Lucas Loch Moreira
Lucas Loch Moreira é Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestrando em Ensino de História (PROFHISTORIA - UFSM). Graduou-se em Licenciatura e Bacharelado em História pela mesma instituição. Também é Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especializando em Educação, Cidadania e Cibercultura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGOIANO), especializando em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e especializando em Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atuou como Analista Educacional da Equipe Multidisciplinar (EMUAB) da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da UFSM, através de Bolsa Professor-Pesquisador II da CAPES. Concursado no Magistério Estadual do Rio Grande do Sul e no Magistério Municipal de São Gabriel/RS, leciona respectivamente na E.E.E.M. XV de Novembro e na Escola Técnica Municipal São Gabriel, onde é membro do Conselho Escolar, além de também ter atuado como Conselheiro Municipal de Educação. Colaborou na criação e nas ações do projeto de extensão intitulado Estudos Abertos: Política, Sociedade e Economia (ESABE) no campus gabrielense da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
Informações coletadas do Lattes em 16/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em andamento em Mestrado Profissional em Ensino de História
2025 - Atual
Universidade Federal de Santa Maria
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Julio Quevedo
Mestrado profissional em Patrimônio Cultural
2014 - 2016
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Um espaço virtual para a História do Movimento Docente da Universidade Federal de Santa Maria, Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Júlio Ricardo Quevedo dos Santos
Palavras-chave: Sindicalismo no Brasil; Movimento Docente; Universidade Federal de Santa Maria.
Especialização em andamento em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica
2024 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Especialização em andamento em Educação, Cidadania e Cibercultura
2024 - Atual
Especialização em Tutoria em Educação a Distância
2023 - 2025
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: PLANO DE AÇÃO PARA O APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE TUTORIA DO CURSO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Orientador: Célia Cristina Valero
Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho
2023 - 2024
Universidade Federal do Piauí
Título: Um educador em formação e os desafios da pesquisa sobre o Perfil Discente na Docência Profissional e Tecnológica
Aperfeiçoamento em andamento em Gestão da Educação Inclusiva na Era do Acesso Digital
2024 - Atual
Aperfeiçoamento em andamento em Pedagogia Surda: Práticas Pedagógicas e Múltiplas para o Ensino de Surdos
2024 - Atual
Aperfeiçoamento em andamento em Atendimento Educacional Especializado para Estudantes com Def. Intelectual
2024 - Atual
Aperfeiçoamento em andamento em Gestão da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
2024 - Atual
Aperfeiçoamento em andamento em O Ensino de Estudantes com Deficiência na Educação Inclusiva
2024 - Atual
Aperfeiçoamento em Audiodescrição na Escola: recurso de acessibilidade educacional
2024 - 2024
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Descobertas de um Novo Mundo (Plano de Ação Pedagógica). Ano de finalização: 2024
Aperfeiçoamento em EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EANTIRRACISTA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
2024 - 2024
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: (Não se aplica). Ano de finalização: 2024
Aperfeiçoamento em Educação Especial para Gestão Escolar em uma Perspectiva Inclusiva
2024 - 2024
INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA
Título: (Não se aplica). Ano de finalização: 2024
Aperfeiçoamento em Educação em Direitos Humanos e Diversidades: educar-se e educar para a cons
2024 - 2024
Universidade Federal de Uberlândia
Título: (Não se aplica). Ano de finalização: 2024
Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia
2023 - 2024
Secretaria de Educação Básica do MEC
Título: (Não se aplica). Ano de finalização: 2024
Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares
2023 - 2024
Ministério da Educação
Título: (Não se aplica). Ano de finalização: 2024
Aperfeiçoamento em UNIAFRO: Política de promoção da Igualdade Racial na Escola 6ª edição
2023 - 2024
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: (Não se aplica). Ano de finalização: 2024
Aperfeiçoamento em Bem-Estar no Contexto Escolar
2023 - 2023
Secretaria de Educação Básica do MEC
Título: (não se aplica). Ano de finalização: 2023
Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História
2011 - 2013
Universidade Federal de Santa Maria
Título: A construção da SEDUFSM: História e Memória
Orientador: Júlio Ricardo Quevedo dos Santos
Graduação interrompida em 2010 em História
2009 - Atual
Universidade Franciscana
Ano de interrupção: 2010
Graduação interrompida em 2008 em Gestão Ambiental
2008 - Atual
Universidade Federal do Pampa
Ano de interrupção: 2008
Formação complementar
2024 - 2024
Processos Avaliativos no Ensino Superior. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2024 - 2024
Cerrado: Eixo Pedagógico e Patrimônio. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2024 - 2024
Formação em História nos Anos Finais. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica do MEC, SEB, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em Curso de Extensão A Arqueologia do Antigo Egito: Luxor e Vale dos Reis. (Carga horária: 30h). , Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo, MAE-USP, Brasil.
2023 - 2023
Ética na Administração Pública. (Carga horária: 20h). , Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da UFG, LABTIME/UFG, Brasil.
2023 - 2023
Transp. Púb: Regulam. da Lei de Acesso à Inform. e Portais de Transparência. (Carga horária: 20h). , Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da UFG, LABTIME/UFG, Brasil.
2023 - 2023
Dados para o bem. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2023 - 2023
Educação Cidadã - Ética, cidadania e combate à corrupção. (Carga horária: 20h). , Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da UFG, LABTIME/UFG, Brasil.
2023 - 2023
Dados Abertos. (Carga horária: 20h). , Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da UFG, LABTIME/UFG, Brasil.
2023 - 2023
Governo Aberto. (Carga horária: 20h). , Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da UFG, LABTIME/UFG, Brasil.
2023 - 2023
Instrumentos de Controle Social e Cidadania - Como exercer os seus direitos. (Carga horária: 20h). , Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da UFG, LABTIME/UFG, Brasil.
2023 - 2023
Capacitação para Conselheiros de Políticas Públicas. (Carga horária: 20h). , Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da UFG, LABTIME/UFG, Brasil.
2023 - 2023
Participação Social e atuação dos gestores públicos. (Carga horária: 20h). , Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da UFG, LABTIME/UFG, Brasil.
2023 - 2023
Recursos Humanos. (Carga horária: 15h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2023 - 2023
Contraceptivos no Mundo Antigo. (Carga horária: 5h). , Núcleo de Estudos em História Medieval, Antiga e Arqueologia Transdisciplin, NEHMAAT-UFF, Brasil.
2023 - 2023
Percurso em Produção Cultural - Políticas Culturais na América Latina. (Carga horária: 5h). , Itaú Cultural, IC, Brasil.
2023 - 2023
Percurso em Produção Cultural - Políticas Culturais no Brasil. (Carga horária: 6h). , Itaú Cultural, IC, Brasil.
2023 - 2023
Cyberbullyng. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2023 - 2023
Cooperativismo. (Carga horária: 6h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2023 - 2023
Conceito de Tempo. (Carga horária: 2h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2023 - 2023
Recursos Educacionais Abertos. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
2023 - 2023
Apoio educacional de estudantes com deficiências e T.G.D.. (Carga horária: 120h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
2023 - 2023
Formação ao Mundo do Trabalho. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica do MEC, SEB, Brasil.
2023 - 2023
Formação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica do MEC, SEB, Brasil.
2023 - 2023
Informática Introdutória. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
2023 - 2023
Formação para Profissionais da Educação Infantil. (Carga horária: 200h). , Secretaria de Educação Básica do MEC, SEB, Brasil.
2023 - 2023
A BNCC e a Gestão Escolar. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Educação Básica do MEC, SEB, Brasil.
2023 - 2023
Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Educação Básica do MEC, SEB, Brasil.
2023 - 2023
Fundamentos das Relações Internacionais. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2023 - 2023
A BNCC do Ensino Médio: Ciências Humanas. (Carga horária: 50h). , Secretaria de Educação Básica do MEC, SEB, Brasil.
2023 - 2023
Formação em Gestão da Educação Municipal. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Educação Básica do MEC, SEB, Brasil.
2023 - 2023
Uso de Recursos Educacionais Digitais. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Educação Básica do MEC, SEB, Brasil.
2023 - 2023
A BNCC nos Anos Final do Ensino Fundamental: História. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação Básica do MEC, SEB, Brasil.
2023 - 2023
Os Conselhos de Educação e a Implantação da BNCC. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Educação Básica do MEC, SEB, Brasil.
2023 - 2023
A BNCC nos Anos Final do Ensino Fundamental: Geografia. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação Básica do MEC, SEB, Brasil.
2023 - 2023
Política Industrial: argumentos, instrumentos e incentivos à ind. heliotérm. (Carga horária: 24h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2023 - 2023
Formação para os Articuladores do Programa de Inovação Educação Conectada. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica do MEC, SEB, Brasil.
2022 - 2022
Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos introdutórios.. (Carga horária: 1h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2022 - 2022
Introdução ao Direito Constitucional - Turma 1. (Carga horária: 40h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2022 - 2022
Cultura: uma análise introdutória. (Carga horária: 2h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2022 - 2022
Introdução à Análise de Dados das Redes Sociais. (Carga horária: 1h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2022 - 2022
Introdução à Mentoria: Complexidade do Ambiente de Negócios. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2022 - 2022
Liberdade de expressão. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2022 - 2022
Doutrina Política: Socialismo - Turma 1. (Carga horária: 20h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2022 - 2022
Doutrinas Políticas: Novas Esquerdas - Turma 1. (Carga horária: 20h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2022 - 2022
Democracia digital. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2022 - 2022
Acesso à informação. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2021 - 2021
Celebrando nossa Jornada da Capacitação em Letramento Digital. (Carga horária: 3h). , Faculdades Monteiro Lobato, FATO, Brasil.
2017 - 2017
Espaço da Universidade na Sociedade. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Fundamentos das Relações Internacionais. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Filosofia. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Projeto Ensino Participativo - Teoria e Prática. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Conhecimento, saber e ciência. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Gerenciamento do Escopo de Projetos. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Conceitos e princípios fundamentais do Direito Tributário. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para gestores. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Era Vargas: do Estado Novo à 54. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Relevância das questões ambientais. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Argumentação Jurídica. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Era Vargas: dos anos 20 à Revolução de 30. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Sociologia. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Formação Docente para Professores de Direito. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Gestão para Direção de Escolas da Rede Pública Estadual. (Carga horária: 30h). , Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC) do TCE/RS, ESGC, Brasil.
2014 - 2014
Gramsci: Filosofia e educação. (Carga horária: 4h). , Seção Sindical dos Docentes da UFSM, ANDES-SEDUFSM, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Capacitação Instrumentação no AVEA Moodle para Docentes. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2010 - 2010
Mídia e História: Metodologia e Análise Midiática. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em O Olho do Cinema: Visões Artísticas, Históricas.... (Carga horária: 40h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
2009 - 2009
Diálogo entre Literatura e Cinema. (Carga horária: 44h). , Universidade Franciscana, UFN, Brasil.
2007 - 2007
Dicção e Oratória. (Carga horária: 21h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
Organização de eventos
MOREIRA, L. L. ; Silva, Jorge Vanderlei . I Seminário dos Conselhos Escolares. 2016. (Outro).
MOREIRA, L. L. . ESABE - Estudos Abertos: Política, Sociedade e Economia - "O que é movimento social?". 2015. (Outro).
MOREIRA, L. L. . ESABE - Estudos abertos: Política, Sociedade e Economia - "O que é política?". 2015. (Outro).
RIBEIRO, J. I. ; MOREIRA, L. L. ; QUEVEDO, J. ; PADOIM, M. M. ; PEREIRA, N. M. . XIX Jornada de Ensino de História: Formação de Professores e III Seminário Internacional de Educação Histórica. 2013. (Outro).
Participação em eventos
Congresso Internacional Movimentos Docentes: edição 2013. 2023. (Congresso).
Seminário Instrumentos de Ensino Aprendizagens: alternativas para o ensino. 2023. (Seminário).
Encontro de Conselhos Municipais de Educação da Região da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO). 2017. (Encontro).
II Encontro de Professores "Como se posicionar e trabalhar com o Jovem de hoje?". 2017. (Encontro).
O que é História Oral? - Reunião de Estudos do Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena - NEABI/UNIPAMPA de São Gabriel. 2017. (Outra).
Encontro de Conselhos Municipais de Educação da Região da AMFRO. 2016. (Encontro).
Encontro de Conselhos Municipais de Educação da Região da AMFRO. 2016. (Encontro).
IX Congresso Estadual do CPERS/Sindicato "Educação, Democracia e Direitos". 2016. (Congresso).
XXII Jornada de Ensino de História e Educação. 2016. (Outra).
ESABE - Estudos Abertos: Política, Sociedade e Economia.O que é movimento social?. 2015. (Outra).
ESABE - Estudos Abertos: Política, Sociedade e Economia.O que é Política?. 2015. (Outra).
ESABE - Estudos Abertos: Política, Sociedade e Economia - "Legalização da maconha?"". 2015. (Outra).
ESABE - Estudos Abertos: Política, Sociedade e Economia - "O que é Feminismo". 2015. (Outra).
ESABE - Estudos Abertos: Política, Sociedade e Economia - "O que é maioridade Penal?". 2015. (Outra).
ESABE - Estudos Abertos: Política, Sociedade e Economia - "O que é movimento estudantil?". 2015. (Outra).
ESABE - Estudos Abertos: Política, Sociedade e Economia - "Qual a influência da música na Sociedade?". 2015. (Outra).
3ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços. Apresentação do Curso de História, UFSM. 2013. (Exposição).
Curso de Cultura, Cidadania e Direitos Humanos - Palestra: "Encontro com a religiosidade indígena". 2013. (Outra).
XIX Jornada de Ensino de História e Educação: Formação de Professores e III Seminário Internacional de Educação Histórica. 2013. (Seminário).
27ª Jornada Acadêmica Integrada.Ciclos de Cinema Histórico - Ano VIII. 2012. (Outra).
III Jornada Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e Adolescente. 2012. (Outra).
XXXI Encontro Nacional de Estudantes de História. 2012. (Encontro).
1ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços. Apresentação do Curso de História, UFSM.. 2011. (Exposição).
26ª Jornada Acadêmica Integrada.Ciclos de Cinema Histórico Ano VII. 2011. (Outra).
7ª Feira de Economia Solidária do Mercosul, 18ª Feira Estadual do Cooperativismo, 10ª Feira Nacional de Economia Solidária, 11ª Mostra de Biodiversidade e Feira da Agricultura Familiar, 7º Seminário Internacional de Economia Solidária. 2011. (Feira).
Ciclo de Palestras sobre Métodos e Técnicas de Pesquisa em História. 2011. (Outra).
Jornada Pedagógica: Criança em Situação de Risco e Vulnerabilidade Social. 2011. (Outra).
Os caminhos da História na América Latina. 2011. (Outra).
XIII Encontro Regional dos Estudantes de História - EREH Sul. 2011. (Encontro).
XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação e Ciência na Era Digital. 2011. (Simpósio).
Ciclo de Cinema: Olhares que Fazem Política. 2010. (Outra).
Ciclo de Cinema - Ciclo Brasil: A Ditadura em Cartaz. 2010. (Outra).
Fórum Global: A Cultura Mundial em Debate. 2010. (Outra).
X Encontro Estadual de História - O brasil no Sul: Cruzando Fronteiras entre o Regional e o Nacional. 2010. (Encontro).
X Encontro Estadual de História - O Brasil no Sul: Cruzando Fronteiras entre o Regional e o Nacional.O Nascimento de uma Contradição: O Heroísmo Segregacionista em David Griffith. 2010. (Encontro).
XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: Responsabilidade socioambientantal. 2010. (Simpósio).
XV Jornada Nacional de Educação: Educação, Autonomia e Cidadania. 2010. (Outra).
Ciclo de Cinema - Cinema sem Fronteiras: A diversidade dos Povos. 2009. (Outra).
IX Seminário Internacional em Letras: Relações Dialógicas em Língua e Literatura. 2009. (Seminário).
XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão.Alistados Para o Cinema: Os Personagens de Guerra e o Estereótipo Militar Norte-Americano. 2009. (Simpósio).
Conferência Especial "A Teia da Vida, A Carta da Terra, A Paz Mundial, A Existência Humana e as coisas do Coração - L. 2005. (Outra).
Produções bibliográficas
-
MOREIRA, L. L. . A Construção da SEDUFSM: Identidade e Democracia. O Brasil no Sul : cruzando fronteiras entre o regional e o nacional / X Encontro Estadual de História de 26 a 30 de julho de 2010 , v. 12, p. http://www.eeh2, 2014.
-
MOREIRA, L. L. . Cristianismo Legitimador na Boca do Monte. Jornal A Razão, Santa Maria, p. 4 - 4, 05 ago. 2013.
-
MOREIRA, L. L. ; KONRAD, D. . Extensão, Entretenimento e Cultura: Ciclos de Cinema Histórico Ano VII. In: XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação e Ciência na Era Digital, 2011, Santa Maria. Anais SEPE 2011, 2011. v. 1. p. 1-6.
-
ISA, F. S. ; MOREIRA, L. L. ; ROCHA, J. M. ; MOTTA, J. A. ; SILVA, A. S. . ESTUDOS ABERTOS: POLÍTICA, SOCIEDADE E ECONOMIA ? ESABE: QUANDO A UNIVERSIDADE ABRE-SE A COMUNIDADE. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete/RS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão v. 7, n. 3 (2015): Salão de Extensão - Oral, 2015. v. 7.
-
MOREIRA, L. L. . Ciclos de Cinema Histórico Ano VIII. In: 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012, Santa Maria. Anais 27ª Jornada Acadêmica Integrada, 2012. v. 1.
-
MOREIRA, L. L. ; KONRAD, D. . Que Bucha é essa? A Sociedade Secreta Paulista que Tampou os Furos da Primeira República Brasileira. In: XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação e Ciência na Era Digital, 2011, Santa Maria. Anais SEPE 2011, 2011. v. 1.
-
MOREIRA, L. L. ; KONRAD, D. . Ciclos de Cinema Histórico Ano VII. In: 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011, Santa Maria. Anais 26ª Jornada Acadêmica Integrada, 2011. v. 1.
-
MOREIRA, L. L. ; FERREIRA, A. M. . Predestinação e Preconceito: O heroísmo do Terror Segregacionista no Épico que casou o Cinema com a História. In: XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Santa Maria. Anais Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão Unifra. Santa Maria:, 2010. v. 1.
-
MOREIRA, L. L. . O Nascimento de uma Contradição: O Heroísmo Segregacionista no Épico que casou o Cinema com a História. In: X Encontro Estadual de História - O Brasil no Sul: Cruzando Fronteiras entre o Regional e Nacional, 2010, Santa Maria. Caderno de Resumos: Sessões de Pôsteres, 2010. v. 1.
-
MOREIRA, L. L. ; Neto. F.S.D . Alistados Para o Cinema: Os Personagens de Guerra e o Estereótipo Militar Norte-Americano. In: XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Santa Maria. Anais SEPE 2009, 2009. v. 1.
-
MOREIRA, L. L. ; QUEVEDO, J. . Movimento Sindical Docente na Universidade Federal de Santa Maria: Construção da SEDUFSM, História e Memória. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOREIRA, L. L. ; QUEVEDO, J. . A construção da SEDUFSM: Identidade e Democracia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOREIRA, L. L. ; KONRAD, D. . Extensão, Entretenimento e Cultura: Ciclos de Cinema Histórico Ano VII. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MOREIRA, L. L. ; KONRAD, D. . Que Bucha é essa? A Sociedade Secreta Paulista que Tampou os Furos da Primeira República. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MOREIRA, L. L. ; FERREIRA, A. M. . Predestinação e Preconceito: O Heroísmo do Terror Segregacionista no Épico que casou o Cinema com a História. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
MOREIRA, L. L. . Plenária em São Gabriel tem ?Eduardo Mãos de Tesoura? e debate sobre os projetos do governo. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MOREIRA, L. L. . Dissertação na UFSM aborda história da SEDUFSM. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MOREIRA, L. L. . Projeto Cápsulas do Tempo, desenvolvido pelo Colégio Tiradentes já envolve cerca de 90 alunos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MOREIRA, L. L. . Esqueça os mocinhos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MOREIRA, L. L. . UNIPAMPA desenvolve Projeto 'ESABE - Estudos Abertos: Política, Sociedade e Economia'. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MOREIRA, L. L. . Colégio Tiradentes cria projeto inédito em SG. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MOREIRA, L. L. . Alunos do Tiradentes realizam projeto 'Cápsula do Tempo'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MOREIRA, L. L. . Estudantes do Colégio Tiradentes enterram 'Cápsulas do Tempo' em São Gabriel. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MOREIRA, L. L. . História do Movimento Docente da UFSM. 2016. (Site).
MOREIRA, L. L. . Cápsulas do Tempo. 2015. (Rede social).
MOREIRA, L. L. . ESABE - Estudos Abertos: Política, Sociedade e Economia. 2015; Tema: Divulgação das ações do ESABE. (Rede social).
MOREIRA, L. L. . 41º Núcleo do CPERS - São Gabriel. 2015. (Rede social).
MOREIRA, L. L. . CESG. 2015. (Rede social).
MOREIRA, L. L. . História do Movimento Docente da Universidade Federal de Santa Maria. 2015. (Site).
MOREIRA, L. L. . Eventos e Livros de História. 2014; Tema: Grupo de divulgação de atividades acadêmicas e lançamentos de livros. (Rede social).
MOREIRA, L. L. . XIX Jornada de Ensino de História e Educação e do III Seminário Internacional de Educação Histórica. 2013; Tema: Divulgação, Inscrições e Utilidades para Evento Acadêmico. (Site).
MOREIRA, L. L. . Ditadura Militar no Brasil (1964-1985). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático do Projeto de Extensão Práxis Pré-Vestibular Popular).
MOREIRA, L. L. ; MESSIAS, A. ; OLIVEIRA, C. S. ; COSTA, E. ; MENEZES, R. ; FREITAS, A. ; BRITTO, M. . Juventudes Negras Periféricas. 2012. Vídeo.
Projetos de pesquisa
-
2014 - Atual
FORMAÇÃO HISTÓRICA DA REGIÃO DO RIO DA PRATA: Instituições, Movimentos e Fronteiras, Descrição: Análise da formação histórica da Região do Rio da Prata desde as comunidades indígenas que viviam nessa região e que construíram as suas territorialidades como os GE, TAPUIA (origem do KAINGANG), GUARANI, CHARRUA, MINUANO, GUENOA, MBYA, e suas relações com as frentes de conquistas ibéricas - Castelhanos e luso-brasileiros - a partir do século XVI e demais relações com as comunidades advindas da África a partir do processo de escravização e seus desdobramentos afrodescendentes. O objeto é analisar as diferentes frentes formativas das Sociedades platinas e suas instituições coloniais em seus diferentes momentos de construção do espaço colonial platino e seus referenciais identitários numa proposta intercultural, hibrida e multicultural, em meio aos conflitos e negociações. Nesta perspectiva a formação histórica platina está sendo analisada a partir de seus movimentos, instituições e fronteiras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Loch Moreira - Integrante / Júlio Ricardo Quevedo dos Santos - Coordenador / Jorge Silveira da Silva - Integrante / Michele Moraes Lopes - Integrante / Mauro Marx Wesz - Integrante / Saulo Felin - Integrante.
Prêmios
2014
Voto de Louvor pelos significativos serviços prestados à educação gabrielense, Câmara Municipal de Vereadores de São Gabriel - RS.
2007
Destaque Literário, Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro.
2007
2º Lugar - Concurso de Poesias "Atenas Riograndense", Associação Cultural Alcides Maya.
2005
1º Lugar na modalidade Crônica, I Concurso Literário Interno Alcides Maya - Escola Estadual de Ensino Médio XV de novembro.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - Atual
Prefeitura Municipal de São Gabriel-RSVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Escola Técnica N-4 - Regente, Carga horária: 22
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
- História (1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio)
- Psicologia Organizacional 60h (Técnico em Secretariado)
- Relações Humanas 30h (Técnico em Secretariado)
- Economia e Mercados 60h (Técnico em Contabilidade)
2014 - Atual
Governo do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor A-6 - Regente de Classe, Carga horária: 20
2014 - 2015
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Bolsista Professor-Pesquisador, Enquadramento Funcional: Analista Educacional, Carga horária: 20
Outras informações:
São atribuições do Professor-pesquisador:
Elaborar e entregar os conteúdos dos módulos desenvolvidos ao longo do curso no prazo determinado; Adequar conteúdos, materiais didáticos, mídias e bibliografia utilizados para o desenvolvimento do curso à linguagem da modalidade a distância; Realizar a revisão de linguagem do material didático desenvolvido para a modalidade a distância; Adequar e disponibilizar, para o coordenador de curso, o material didático nas diversas mídias; Participar e/ou atuar nas atividades de capacitação desenvolvidas na instituição de ensino; Desenvolver as atividades docentes da disciplina em oferta na modalidade a distância mediante o uso dos recursos e metodologia previstos no projeto acadêmico do curso; Coordenar as atividades acadêmicas dos tutores atuantes em disciplinas ou conteúdos sob sua coordenação; Desenvolver as atividades docentes na capacitação de coordenadores, professores e tutores mediante o uso dos recursos e metodologia previstos no plano de capacitação; Desenvolver o sistema de avaliação de alunos, mediante o uso dos recursos e metodologia previstos no plano de curso; Apresentar ao coordenador de curso, ao final da disciplina ofertada, relatório do desempenho dos estudantes e do desenvolvimento da disciplina; Participar de grupo de trabalho para o desenvolvimento de metodologia e materiais didáticos para a modalidade a distância; Realizar a revisão de linguagem do material didático desenvolvido para a modalidade a distância; Participar das atividades de docência das disciplinas curriculares do curso; Desenvolver, em colaboração com o coordenador de curso, a metodologia de avaliação do aluno; Desenvolver pesquisa de acompanhamento das atividades de ensino desenvolvidas nos cursos na modalidade a distância; Elaborar relatórios semestrais sobre as atividades de ensino no âmbito de suas atribuições, para encaminhamento à DED/CAPES/MEC, ou quando solicitado.
Atividades
-
01/2013 - 08/2013
Outras atividades técnico-científicas , Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE/UFSM, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE/UFSM.,Atividade realizada, Bolsista PRAE/UFSM na organização e no desenvolvimento do Projeto da XIX Jornada de Ensino de História: Educação Formação de professores em História e III Seminário Internacional de Educação Histórica..
-
07/2011 - 09/2012
Extensão universitária , Gabinete de Estudos e Apoio Institucional e Comunitário.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão Ciclo de Cinema Histórico.
-
10/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Práxis Pré-Vestibular Popular.,Atividade de extensão realizada, Docência em História Geral.
-
07/2010 - 07/2010
Outras atividades técnico-científicas , Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul - ANPUH RS, Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul - ANPUH RS.,Atividade realizada, Desenvolveu atividades como monitor nas atividades da programação do X Encontro Estadual de História, Seção Rio Grande do Sul, realizado nas dependências da Universidade Federal de Santa Maria e Centro Universitário Fransciscano..
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lucas Loch Moreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?