Carla Ledi Korndörfer

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestrado e doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora adjunta do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas e do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental Paulo Freire, Campus Heróis do Jenipapo, Campo Maior (PI).

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Botânica

2008 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Mecanismos ecofisiológicos envolvidos no processo de estabelecimento da Araucaria angustifolia e na sua atuação como planta nucleadora nos campos do Planalto Nordeste do Rio Grande do Sul
Lúcia Rebello Dillenburg. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: microambiente; Facilitação; nucleação; PLanta-berçário; Araucaria angustifolia.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Mestrado em Botânica

2005 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Desenvolvimento Inicial do Pinheiro Brasileiro (Araucaria angustifolia) Em Resposta a Diferentes Profundidades de Enraizamento,Ano de Obtenção: 2007
Lúcia Rebello Dillenburg.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Araucária; Botânica; Araucaria angustifolia.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas

1994 - 2002

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 -

Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental para Espaços Educadores. (Carga horária: 60h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2017 -

Educação Ambiental e Água. (Carga horária: 60h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

2017 - 2018

Conflitos em Unidades de Conservação: estratégias de enfrentamento e media. (Carga horária: 25h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Palinologia de Quaternário. (Carga horária: 32h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

1998 - 1998

Flora e Vegetação Nativa de Porto Alegre. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

1997 - 1997

Fundamentos de Pteridologia. (Carga horária: 15h). , Sociedade Botânica do Brasil - DF, SBB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, H. C. ; KORNDÖRFER, C. L. ; Pinheiro, T. G. ; LIMA, L. R. C. ; SHINYA, T. Y. ; ARAUJO, J. S. . II Jornada de Ensino de Ciências e Biologia. 2019. (Outro).

GONDOLO, M. A. G. P. ; KORNDÖRFER, C. L. ; OLIVEIRA, H. C. ; Pinheiro, T. G. ; LIMA, L. R. C. . I Jornada de Ensino de Ciências e Biologia. 2016. (Outro).

KORNDÖRFER, C. L. . 57º Congresso Nacional de Botânica. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II COLÓQUIO REGIONAL DO PIBID.Educação Ambiental no Piauí: desafios (inter)disciplinares. 2018. (Outra).

VI Simpósio Regional de Diversidade Biológica do Piauí VI Semana de Biologia do Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira E.Transgênicos: percepção de acadêmicas e acadêmicos da Universidade Estadual do Piauí Campus Heróis do Jenipapo. 2018. (Simpósio).

I Jornada de Ensino de Ciências e Biologia.Coordenadora de Mesa Redonda: Educação em Saúde na Escola: uma abordagem do currículo e da percepção de alunos de graduação em biologia. 2016. (Outra).

Congresso Latinoamericano de Botânica. CRESCIMENTO INICIAL DA Copernicia prunifera EM RESPOSTA A DIFERENTES CONDIÇÕES DE SOMBREAMENTO. 2014. (Congresso).

Congresso Latinoamericano de Botânica. AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO INICIAL DE Anacardium occidentale EM RESPOSTA A DIFERENTES CONDIÇÕES DE LUMINOSIDADE. 2014. (Congresso).

XV Semana de Biologia da UESPI.Viveiro de mudas: uma ferramenta para a educação ambiental. 2014. (Outra).

XI Congresso de Ecologia do Brasil & I Congresso Internacional de Ecologia. Efeito da interação planta-solo no recrutamento e desenvolvimento inicial da Araucaria angustifolia. 2013. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Acúmulo e degradação das reservas do hipocótilo em plântulas de Araucaria angustifolia em ambientes contrastantes de disponibilidade de luz e nutrientes.. 2013. (Congresso).

I Seminário sobre Docência do Ensino Superior. 2012. (Seminário).

XIV Semana e Simpósio de Biologia.Plantas Medicinais no Conhecimento Popular do Bairro Flores em Campo Maior, Piauí, Brasil. 2012. (Simpósio).

XIV Semana e Simpósio de Biologia.Quintais Urbanos e PLantas Medicinais na Visão do Homem: o caso do bairro Santa Rita em Campo Maior, Pauí, Brasil. 2012. (Simpósio).

61º Congresso Nacional de Botânica. Avaliação do Potencial da Araucaria angustifolia (BERTOL.) Kuntze (Araucariaceae) como planta-berçário nos campos do planalto Nordeste do Rio Grande do Sul. 2010. (Congresso).

57º Congresso Nacional de Botânica. Desenvolvimento Inicial do Pinheiro Brasileiro em Resposta a Diferentes Profundidades de Solo. 2006. (Congresso).

Florestas do Rio Grande do Sul - Situação atual, ecologia, manejo e conservação. 2006. (Oficina).

Simpósio Floresta de Araucária: ecologia, conservação e desenvolvimento sustentável. 2006. (Simpósio).

56º Congresso Nacional de Botânica. 2005. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Arborização Urbana. 1998. (Congresso).

I Encontro Estadual de Herbários. 1997. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Uedras Macedo Pessoa

Almeida Neto, J. R.; ARAUJO, M. F. V.;KORNDÖRFER, C. L.. Estratégias de Educação Ambiental: um trabalho com o ensino médio no município de Palmeira do Piauí. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Elivany Martins Lopes

KORNDÖRFER, C. L.; LIMA, I. P.; SILVA, Z. M.. EPIDEMIOLOGIA DA DENGUE NO MUNICÍPIO DE COCAL DE TELHA, ESTADO DO PIAUÍ, 2007 A 2012. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Maria Jaqueline Mesquita

KORNDÖRFER, C. L.; LIMA, I. P.; SILVA, Z. M.. PERFIL EPIDEMIOLOGICO DA COQUELUCHE NO MUNICÍPIO DE TERESINA NO PERÍODO DE 2007 A 2014. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: José Wáttyla Alves dos Santos Paiva

KORNDÖRFER, C. L.; LIMA, I. P.; SILVA, Z. M.. Avaliação das coberturas vacuinais de rotina (calendário básico em < 1 ano), em uma Unidade Regional de Saúde. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Silvana Maria Silva Machado

KORNDÖRFER, C. L.; LIMA, I. P.; SILVA, Z. M.. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA TUBERCULOSE EM TERESINA NO PERÍODO DE 2003 A 2012. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Luiz Carlos Santiago Júnior

KORNDÖRFER, C. L.; OLIVEIRA, H. C.; MORAIS, R. F.. ILHAS VEGETACIONAIS, UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ESPÉCIES-ÁREA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Simone Pereira de Oliveira

KORNDÖRFER, C. L.; OLIVEIRA, H. C.; MORAIS, R. F.. POTENCIAL DE ESPÉCIES ARBÓREAS ISOLADAS COMO FACILITADORAS DE ESPÉCIES HERBÁCEAS E LENHOSAS E NA FORMAÇÃO DO BANCO DE SEMENTES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Maria Alayde Oliveira Carvalho

KORNDÖRFER, C. L.; OLIVEIRA, H. C.; MORAIS, R. F.. INFLUÊNCIA DA Copernicia prunifera (Miller) H.E. Moore NA CHUVA E NO BANCO DE SEMENTES EM ILHAS DE VEGETAÇÃO ARBÓREA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Simone Pereira de Oliveira

KORNDÖRFER, C. L.; SOUSA JUNIOR, J. R.; MORAIS, R. F.. Potencial de Copernicia prunifera como facilitadora de espécies herbáceas e lenhosas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Maria Alayde Oliveira Carvalho

KORNDÖRFER, C. L.; SOUSA JUNIOR, J. R.; MORAIS, R. F.. Influência da Copernicia prunifera na chuva e no banco de sementes em ilhas de vegetação arbórea. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Luiz Carlos Santiago Júnior

KORNDÖRFER, C. L.; SOUSA JUNIOR, J. R.; MORAIS, R. F.. Influência de Arecaceae na estrutura e funcionalidade de ilhas de vegetação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Francisca Águida de Almeida Oliveira

KORNDÖRFER, CL. A percepção dos alunos do ensino técnico sobre suas interações com o meio ambiente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Leide Dayane viana da silva

KORNDÖRFER, CL. Levantamento de plantas medicinais usadas no preparo de chás, em duas comunidades rurais do município de Sigefredo Pacheco, Piauí, Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Layane Duarte Carvalho

KORNDÖRFER, CL. Conhecimento popular sobre a diversidade e uso de plantas medicinais na comunidade Canto Alegre, município de Coivaras PI, Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí.

Pinheiro, T. G.;KORNDÖRFER, C. L.; Da Silva, F. V.. Processo seletivo ao cargo de professor de Biologia do quadro provisório. 2013. Universidade do Estado do Piauí.

Pinheiro, T. G.;KORNDÖRFER, C. L.; Da Silva, F. V.. Processo seletivo ao cargo de professor de Física do quadro provisório. 2013. Universidade do Estado do Piauí.

KORNDÖRFER, C. L.; Pinheiro, T. G.; ATANASIO, M. L. O.. Processo seletivo ao Cargo de Professor Provisório de Biologia. 2013. Universidade Estadual do Piauí.

KORNDÖRFER, C. L.. IV - CIRCUITO DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PIAUÍ-ETAPA REGIONAL-5ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO. 2018. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO.

KORNDÖRFER, C. L.. 26ª MOSTRATEC. 2011. Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

João Ito Bergonci

BERGONCI, J. I.; FETT NETO, Artur Germano; OLIVEIRA, Paulo. Desenvolvimento inicial do pinheiro brasileiro (Araucaria Angustifolia) em resposta a diferentes profundidades de enraizamento.. 2007. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

João Ito Bergonci

BERGONCI, J. I.; MULLER, S.; ROCHA, F. S.. Mecanismos ecofisiológicos envolvidos no processo de estabelecimento da Araucaria angustifolia e na sua atuação como planta nucleadora nos campos do Planalto Nordeste do Rio Grande do Sul. 2012. Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Arthur Germano Fett Neto

FETT-NETO AG; Bergonci JI; OLIVEIRA, Paulo Luiz de. Desenvolvimento inicial do pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia) em resposta a diferentes profundidades de enraizamento. 2007. Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sandra Cristina Müller

Müller, Sandra C.. Mecanismos ecofisiológicos envolvidos no processo de estabelecimento da Araucaria angustifolia e na sua atuação como planta nucleadora nos campos do Planalto Nordeste do Rio Grande do Sul. 2012. Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Demétrio Luis Guadagnin

Guadagnin, Demetrio Luis. Efeitos neurocomportamentais dos agrotóxicos organofosforados - uma revisao. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jeferson Sousa Alencar

Valorização das aves: Do papel ecológico a educação ambiental; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí; (Coorientador);

Alissony Morais Paiva

DIALOGANDO SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS DE FORMA INTERDISCIPLINAR PELOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);

Paula Rebeca Alencar e Silva

Vivenciando a interdisciplinaridade no ensino de Biologia por meio da Educação Ambiental; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);

Laiane Felix Rodrigues

Educação Ambiental na escola: concepções e práticas dos professores e professoras da rede pública de ensino de Boa Hora(PI); Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);

Hérica da Silva Araújo

Educação Ambiental na escola: concepções e práticas dos professores e professoras da rede pública de ensino de Nossa Senhora de Nazaré (PI); Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);

Jonatas Soares da Silva

TRANSGÊNICOS: UM OLHAR CRÍTICO POR MEIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);

Maria Beatriz Da Silva Sousa

PLANTAS MEDICINAIS NA ESCOLA: UMA FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);

Elenice de Abreu Oliveira

Educação Ambiental na escola: concepções e práticas dos professores da rede municipal e estadual de ensino de Campo Maior-PI; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);

Uedras Macedo Pessoa

ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM TRABALHO COM O ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE PALMEIRA DO PIAUÍ; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO) - Universidade Estadual do Piauí,; Orientador: Carla Ledi Korndörfer;

Vera Lúcia dos Santos Costa

CONTRIBUIÇÃO DO CRÉDITO E DO SERVIÇO ECOSSISTÊMICO PARA A CONSERVAÇÃO DA CARNAÚBA (Copernicia prunifera (Mill; ) H; E; Moore) NO NORDESTE BRASILEIRO; 2014; Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Piauí, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Carla Ledi Korndörfer;

Antonia Jaqueline da Silva Oliveira

Características do fruto, dormência e sucessão ecológica de espécies em capões de uma comunidade arbórea e arbustiva, Campo Maior, PI; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Carla Ledi Korndörfer;

Maria Thamiris de Sousa Macedo

Relações da Carnaúba (Copernicia prunifera (Mill; ) H; E; Moore) com a composição, estrutura e características funcionais da comunidade arbórea arbustiva em capões; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Carla Ledi Korndörfer;

Ronaldo Araujo Ibiapina

Florística, fitossociologia e relações fitogeograficas em capões do complexo vegetacional de Campo Maior (PI); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Carla Ledi Korndörfer;

Narielle Ibiapina Reinaldo

CRESCIMENTO INICIAL DA Copernicia prunifera EM RESPOSTA A DIFERENTES CONDIÇÕES DE SOMBREAMENTO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Carla Ledi Korndörfer;

Tayna Tamiris Conrado Correia

Viveiro de mudas: uma ferramenta para a educação ambiental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Carla Ledi Korndörfer;

Antonio de Padua Cunha Viana Junior

Avaliação do crescimento inicial das plantas de Leucaena leucocephala (Lam; ) de Wit em diferentes condições de luminosidade; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Carla Ledi Korndörfer;

Jose Jorge Modesto Araujo

AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO INICIAL DE TAMARINDUS INDICA L; EM RESPOSTA A DIFERENTES CONDIÇÕES DE LUMINOSIDADE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Carla Ledi Korndörfer;

Maria Cleane de Sousa Oliveira

AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO INICIAL DE Anacardium occidentale EM RESPOSTA A DIFERENTES CONDIÇÕES DE LUMINOSIDADE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Carla Ledi Korndörfer;

Simone Pereira de Oliveira

POTENCIAL DA COPERNICIA PRUNIFERA (MILLER)H; E; MOORE COMO FACILITADORA ECOLÓGICA EM ÁREAS DE CAPÕES; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Carla Ledi Korndörfer;

Luiz Carlos Santiago Júnior

INFLUÊNCIA DE DUAS ESPÉCIES DE ARECACEAE NA ESTRUTURA E FUNCIONALIDADE DE ESPÉCIES ARBÓREAS E ARBUSTIVAS EM CAPÕES; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Carla Ledi Korndörfer;

Maria Alayde Oliveira Carvalho

CHUVA E BANCO DE SEMENTES EM CAPÕES COM A PRESENÇA DE COPERNICIA PRUNIFERA (MILLER) H; E; MOORE; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Carla Ledi Korndörfer;

Patrícia Pereira de Oliveira

Fitomorfologia; 2014; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Carla Ledi Korndörfer;

Nariele Ibiapina Reinaldo

Fitomorfologia; 2012; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Carla Ledi Korndörfer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Bruna Kelly da Silva Cruz

Educação Ambiental: um olhar para as coletoras do Bem de Campo Maior-PI; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí; (Orientador);

Lucia Rebello Dillenburg

DESENVOLVIMENTO INICIAL DO PINHEIRO BRASILEIRO (ARAUCARIA ANGUSTIFOLIA) EM RESPOSTA A DIFERENTES PROFUNDIDADES DE ENRAIZAMENTO; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Botânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lucia Rebello Dillenburg;

Lucia Rebello Dillenburg

Mecanismos ecofisiológicos envolvidos no processo de estabelecimento da Araucaria angustifolia e na sua atuação como planta nucleadora nos campos do Planalto Nordeste do Rio Grande do Sul; 2012; Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lucia Rebello Dillenburg;

Leandro da Silva Duarte

Mecanismos ecofisiológicos envolvidos no processo de estabelecimento da Araucaria angustifolia e na sua atuação como planta nucleadora nos campos do Planalto Nordeste do Rio Grande do Sul; 2008; Tese (Doutorado em Botânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leandro da Silva Duarte;

Tânia Lindner Dutra

Fisionomia das angiospermas acompanhantes de Araucaria angustifolia: uma ferramenta para avaliação dos parâmetros climáticos modernos e do passado; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tania Lindner Dutra;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Costa, V.L.S. ; Gomes, J.M.A. ; OLIVEIRA, M. C. P. ; KORNDÖRFER, C. L. . Quantificação do estoque de carbono da Copernicia prunifera (mill.) H. E. moore em áreas distintas. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS (IMPRESSA) , p. 35-45, 2018.

  • KORNDÖRFER, CL ; DILLENBURG, LR ; DUARTE, LDS . Assessing the potential of Araucaria angustifolia (Araucariaceae) as a nurse plant in highland grasslands of south Brazil. New Zealand Journal of Botany , v. 52, p. 1-10, 2014.

  • Korndörfer, Carla L. ; MÓSENA, Morgana ; Dillenburg, Lúcia R. . Initial growth of Brazilian pine (Araucaria angustifolia) under equal soil volumes but contrasting rooting depths. Trees (Berlin) , v. 22, p. 835-841, 2008.

  • MORAIS, R. F. ; KORNDÖRFER, C. L. ; Santos, D.B. ; Machado, M.S. . Caracterização Ecológica da Comunidade Arbórea em Capões no Complexo Vegetacional de Campo Maior - PI. 001. ed. , 2018.

  • KORNDÖRFER, C. L. ; MORAIS, R. F. . Fundamentos em Ecologia. 1. ed. , 2015.

  • DILLENBURG, Lúcia Rebello ; FRANCO, A. M ; COUTINHO, A. L. ; KORNDÖRFER, C. L. ; CLEBSCH, Cláudia Cristina ; DUARTE, L. S. ; FERLA, Luciana ; ROSA, L. M. G. ; SILVA, Luiz Gustavo Rabaioli da ; GARBIN, Mário Luiz ; MÓSENA, Morgana ; ZANDAVALLI, Roberta Boscaini ; YAMASAKI, S. . ASPECTOS ECOFISIOLÓGICOS DA REGENERAÇÃO DE ARAUCARIA ANGUSTIFOLIA. In: Backes, A; Dutra, T.L.; Fonseca, C.R.D.S.; Ganade, G.; Leal-Sanchet, A... (Org.). Floresta de Araucária: ecologia, conservação e desenvolvimento sustentável.. Ribeirão preto: Holos, 2009, v. 1, p. -.

  • MACEDO, M. T. S. ; MORAIS, R. F. ; KORNDÖRFER, C. L. . RELAÇÕES DA CARNAÚBA (Copernicia prunifera (Mill.) H.E. Moore) COM A COMPOSIÇÃO, ESTRUTURA E CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS DA COMUNIDADE ARBÓREA E ARBUSTIVAS EM CAPÕES. In: IV SIMPÓSIO REGIONAL DE DIVERSIDADE BIOLÓGICA DO PIAUÍ E XVIISEMANA DE BIOLOGIA DA UESPI: Biodiversidade faunística e florística do Piauí, 2016, Floriano-PI., 2016, Floriano, PI. IV SIMPÓSIO REGIONAL DE DIVERSIDADE BIOLÓGICA DO PIAUÍ E XVIISEMANA DE BIOLOGIA DA UESPI: Biodiversidade faunística e florística do Piauí, 2016, Floriano-PI., 2016.

  • SANTIAGO JUNIOR, L. C. ; MORAIS, R. F. ; KORNDÖRFER, C. L. ; MACEDO, M. T. S. ; FIGUEIREDO, L. S. . Influência dos parâmetros estruturais de espécies arbóreas isoladas na produtividade e riqueza de espécies herbáceas no Complexo Vegetacional de Campo Maior-PI.. In: III Simpósio do Trópico Ecotonal do Nordeste, 2017, Piauí. III Simpósio do Trópico Ecotonal do Nordeste e I Simpósio de desenvolvimento e Meio Ambiente, 2017, Teresina. III Simpósio do Trópico Ecotonal do Nordeste, 2017, Piauí. III Simpósio do Trópico Ecotonal do Nordeste e I Simpósio de desenvolvimento e Meio Ambiente, 2017.

  • SANTIAGO JUNIOR, L. C. ; MACEDO, M. T. S. ; FIGUEIREDO, L. S. ; MORAIS, R. F. ; KORNDÖRFER, C. L. . Variação sazonal na produção de serrapilheira no Complexo Vegetacional de Campo Maior. In: III Simpósio do Trópico Ecotonal do Nordeste e I Simpósio de Desenvolvimento e Meio Ambiente, 2017, Teresina. III Simpósio do Trópico Ecotonal do Nordeste e I Simpósio de Desenvolvimento e Meio Ambiente, 2017.

  • SILVA, J. S. ; KORNDÖRFER, C. L. . Transgênicos: percepção de acadêmicas e acadêmicos da Universidade Estadual do Piauí Campus Heróis do Jenipapo. In: VI Simpósio Regional de Diversidade Biológica e VI Semana da Biologia da UESPI, 2018, Parnaiba (PI). Anais VI Simpósio Regional de Diversidade Biológica e VI Semana da Biologia da UESPI, 2018.

  • CARVALHO, M. A. O. ; MORAIS, R. F. ; KORNDÖRFER, C. L. . Chuva e banco de sementes em Capões com presença de Copernicia prunifera (Miller) H. E. Moore. In: XVI Seminário de Iniciação Científica da UESPI, 2018, Teresina. XVI Seminário de Iniciação Científica da UESPI, 2018.

  • SANTIAGO JUNIOR, L. C. ; MORAIS, R. F. ; KORNDÖRFER, C. L. . Potencial da Copernicia prunifera (Miller) H. E. Moore como facilitadora ecológica em áreas de Capões. In: XVI Seminário de Iniciação Científica da UESPI, 2018, Teresina. XVI Seminário de Iniciação Científica da UESPI, 2018.

  • OLIVEIRA, S. P. ; MORAIS, R. F. ; KORNDÖRFER, C. L. . Potencial da Copernicia prunifera (Miller) H. E. Moore como facilitadora ecológica em áreas de Capões. In: XVI Seminário de Iniciação Científica da UESPI, 2018, Teresina. XVI Seminário de Iniciação Científica da UESPI, 2018.

  • IBIAPINA, R. A. ; KORNDÖRFER, C. L. ; MORAIS, R. F. . Estrutura e relações florística da vegetação arbórea e arbustiva dos Capões do Complexo Vegetacional de Campo Maior, PI.. In: XVI Semana de Biologia da UESPI, V Simpósio Regional de Diversidade Biológica e XVIII semana da Biologia, 2017, Campo Maior, 2017, Campo Maior (PI). Anais da XVI Semana de Biologia da UESPI, V Simpósio Regional de Diversidade Biológica e XVIII semana da Biologia, 2017.

  • IBIAPINA, R. A. ; MACEDO, M. T. S. ; FIGUEIREDO, L. S. ; KORNDÖRFER, C. L. ; MORAIS, R. F. . Influência de espécies arbóreas isoladas na riqueza e diversidade de espécies herbáceas em áreas de Capões no Complexo Vegetacional de Campo Maior-PI.. In: XVI Semana de Biologia da UESPI, V Simpósio Regional de Diversidade Biológica e XVIII semana da Biologia,, 2017. Anais da XVI Semana de Biologia da UESPI, V Simpósio Regional de Diversidade Biológica e XVIII semana da Biologia, 2017.

  • SANTIAGO JUNIOR, L. C. ; FIGUEIREDO, L. S. ; KORNDÖRFER, C. L. ; MORAIS, R. F. . Banco de sementes e riqueza de espécies herbáceas sob a copa de espécies isoladas.. In: XIII Congresso de Ecologia do Brasil e III International Symposium of Ecology and Evolution, 2017, Viçosa (MG). Anais do XIII Congresso de Ecologia do Brasil e III International Symposium of Ecology and Evolution., 2017.

  • SANTIAGO JUNIOR, L. C. ; FIGUEIREDO, L. S. ; KORNDÖRFER, C. L. ; MORAIS, R. F. . Influência da chuva de semente em área de Capões do Complexo Vegetacional de Campo Maior. In: XIII Congresso de Ecologia do Brasil e III International Symposium of Ecology and Evolution, 2017, Viçosa (MG). Anais XIII Congresso de Ecologia do Brasil e III International Symposium of Ecology and Evolution, 2017.

  • SANTIAGO JUNIOR, L. C. ; KORNDÖRFER, C. L. ; MORAIS, R. F. . Relações do Tucum (Astrocaryum vulgare Mart.) com a composição florística e características de dispersão da comunidade arbórea em Capões do CVCM - PI, Universidade Estadual do Piaui.Relações do Tucum (Astrocaryum vulgare Mart.) com a composição florística e características de dispersão da comunidade arbórea em Capões do Complexo Vegetacional de Campo Maior - PI. In: V Simpósio Regional de Diversidade Biológica do Piauí, 2017, Campo Maior. Anais do IV Simpósio Regional de Diversidade Biológica do Piauí., 2017. V Simpósio Regional de Diversidade Biológica do Piauí, 2017, Campo Maior. Anais do IV Simpósio Regional de Diversidade Biológica do Piauí..

  • SANTIAGO JUNIOR, L. C. ; MACEDO, M. T. S. ; KORNDÖRFER, C. L. ; MORAIS, R. F. . Influência sazonal na produção de serrapilheira em área de Capões do Complexo Vegetacional de Campo Maior. In: IV Simpósio Regional de Diversidade Biológica do Piauí, 2016. Anais do IV Simpósio Regional de Diversidade Biológica do Piauí,, 2016.

  • SOUZA, E. B. ; MORAIS, R. F. ; IBIAPINA, R. A. ; MACEDO, M. T. S. ; KORNDÖRFER, C. L. . Será a Carnaúba (Copernicia prunifera (Miller) H. E. Moore) uma espécie facilitadora?. In: IV Simpósio Regional de Diversidade Biológica do Piauí, 2016. Anais doIV Simpósio Regional de Diversidade Biológica do Piauí, 2016.

  • IBIAPINA, R. A. ; MACEDO, M. T. S. ; OLIVEIRA, A. J. S. ; KORNDÖRFER, C. L. ; MORAIS, R. F. . Características florísticas estruturais da comunidade arbórea e arbustiva no complexo vegetacional de Campo Maior-PI. In: 66º Congresso Nacional de Botânica, 2015. 66º Congresso Nacional de Botânica, 2015.

  • KORNDÖRFER, C. L. . CRESCIMENTO INICIAL DA Copernicia prunifera EM RESPOSTA A DIFERENTES CONDIÇÕES DE SOMBREAMENTO. In: XI Congresso Latinoamericano de Botânica/65º Congresso Nacional de Botânica, 2014, Salvador. XI Congresso Latinoamericano de Botânica/65º Congresso Nacional de Botânica, 2014.

  • SILVA, J. S. ; KORNDÖRFER, C. L. . Transgênicos: percepção de acadêmicas e acadêmicos da Universidade Estadual do Piauí Campus Heróis do Jenipapo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTIAGO JUNIOR, L. C. ; MACEDO, M. T. S. ; KORNDÖRFER, C. L. ; MORAIS, R. F. . Influência sazonal na produção de serrapilheira em área de capões do complexo vegetacional de Campo Maior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, E. B. ; MORAIS, R. F. ; IBIAPINA, R. A. ; MACEDO, M. T. S. ; KORNDÖRFER, C. L. . Será a Carnaúba (Copernicia prunifera (Miller) H.E. Moore) uma espécie facilitadora?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTIAGO JUNIOR, L. C. ; MACEDO, M. T. S. ; FIGUEIREDO, L. S. ; MORAIS, R. F. ; KORNDÖRFER, C. L. . INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS ESTRUTURAIS DE ESPÉCIES ARBÓREAS ISOLADAS NA PRODUTIVIDADE E RIQUEZA DE ESPÉCIES HERBÁCEAS NO COMPLEXO VEGETACIONAL DE CAMPO MAIOR-PI'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTIAGO JUNIOR, L. C. ; MACEDO, M. T. S. ; FIGUEIREDO, L. S. ; KORNDÖRFER, C. L. ; MORAIS, R. F. . VARIAÇÃO SAZONAL NA PRODUÇÃO DE SERRAPILHEIRA NO COMPLEXO VEGETACIONAL DE CAMPO MAIOR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MACEDO, M. T. S. ; IBIAPINA, R. A. ; OLIVEIRA, A. J. S. ; MORAIS, R. F. ; KORNDÖRFER, C. L. . RELAÇÕES ENTRE ÁREA E VOLUME DE CAPÕES COM ESTRUTURA DA COMUNIDADE ARBÓREA E ARBUSTIVA NO COMPLEXO VEGETACIONAL DE CAMPO MAIOR- PI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • KORNDÖRFER, C. L. . Folhas, o que elas nos dizem (morfologia, fisiologia e anatomia). 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KORNDÖRFER, C. L. . Mecanismos ecofisiológicos envolvidos no processo de estabelecimento da Araucaria angustifolia e na sua atuação como planta nucleadora nos campos do Planalto Nordeste do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Universidade Federal do rio Grande do Sul, 2012 (Tese de doutorado).

  • KORNDÖRFER, C. L. . Desenvolvimento Inicial do Pinheiro Brasileiro em Resposta a Diferentes Profundidades de Solo. Porto Alegre: Universidade Federal do rio Grande do Sul, 2007 (Dissertação de Mestrado).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VIEGAS, J. ; VIEGAS, J. ; KORNDÖRFER, C. L. . Perícia Ambiental. 2011.

ARANDT, H. ; KORNDÖRFER, C. L. . Laudo de Cobertura Vegetal na Empresa Quimisa S.A. - RS. 2006.

KORNDÖRFER, C. L. . Educação Ambiental: vivências e desafios. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

KORNDÖRFER, C. L. ; REHDER, T. ; CRESPO, F. L. . Educação Ambiental em espaços formais e não formais de ensino: desafios e vivências. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

KORNDÖRFER, C. L. ; Souza, A. M. ; Alvarenga, A. . Carnaubais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

KORNDÖRFER, C. L. . Educação Ambiental: desconstruindo mitos e revendo conceitos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KORNDÖRFER, C. L. . Técnicas e Procedimentos para o Trabalho com Fósseis. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KORNDÖRFER, C. L. . Análise da Fisionomia Foliar a partir do Estudo de Serapilheira em Florestas Modernas e sua Utilidade nas Tafofloras. 1999. (Coordenadora de oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    DIALOGANDO SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS DE FORMA INTERDISCIPLINAR PELOS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver atividades interdisciplinares sobre resíduos sólidos que contribuam para o ensino de Biologia à luz da Educação Ambiental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Carla Ledi Korndörfer - Coordenador / ALISSONY MORAIS PAIVA - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Vivenciando a interdisciplinaridade no ensino de Biologia por meio da Educação Ambiental, Descrição: Objetivo geral: Analisar atividades interdisciplinares que promovam a aprendizagem significativa por meio da Educação Ambiental Crítica. Objetivos específicos: - Investigar a concepção dos alunos e alunas sobre o Meio Ambiente. - Promover atividades interdisciplinares em espaços formais e não-formais de ensino que integrem as diferentes dimensões da sustentabilidade ambiental. - Socializar as atividades interdisciplinares e vivências com a comunidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Carla Ledi Korndörfer - Coordenador / PAULA REBECA ALENCAR E SILVA - Integrante.

  • 2018 - 2019

    ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM TRABALHO COM O ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE PALMEIRA DO PIAUÍ, Descrição: O presente trabalho tem como objetivo a sensibilização da comunidade escolar do ensino médio do Município de Palmeira do Piauí sobre o estado atual de conservação dos riachos do município através da avaliação da percepção ambiental dos (as) alunos (as), além de diferentes estratégias de educação ambiental dentro de uma abordagem crítica e emancipatória.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Carla Ledi Korndörfer - Coordenador / Uedras Macedo Pessoa - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Avaliação do potencial de Copernicia prunifera (Miller) H. E. Moore como facilitadora para o estabelecimento de espécies herbáceas e lenhosas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Carla Ledi Korndörfer - Coordenador / Luciano Silva Figueirêdo - Integrante / Rodrigo Ferreira de Morais - Integrante / Evaldo Benedito de Souza - Integrante.

  • 2014 - 2016

    CARACTERÍSTICAS ECOLÓGICAS E ESTRUTURAIS DA COMUNIDADE ARBÓREA E ARBUSTIVA EM CAPÕES COM PRESENÇA DE CARNAÚBA (Copernicia prunifera (Mill.) H.E.Moore) NO COMPLEXO VEGETACIONAL DE CAMPO MAIOR, PIAUÍ., Descrição: A análise estrutural e distribuição espacial das populações, juntamente com as características ecológicas colaboram para o conhecimento da diversidade, adaptação e manutenção das espécies na comunidade vegetal. A importância da carnaubeira está totalmente alicerçada no extrativismo e, devido a isso, um número considerado de trabalhos voltados a este tema e à cadeia produtiva da espécie foram realizados nos últimos anos (p.ex. Gomes et al., 2006; Carvalho & Gomes, 2008; Albano & Sá, 2009; Brasil, 2011; Ferreira et al., 2013; Silva et al., 2014). Entretanto, ainda existe uma lacuna no conhecimento a respeito do papel da carnaúba na comunidade vegetal, bem como as características e as relações bióticas e abióticas das quais ela depende e faz parte. Diante do exposto, visamos responder quatro perguntas: i) existe diferença na composição florística e estrutura da comunidade arbórea e arbustiva entre os capões com presença e ausência de carnaúba e nos bancos de plântulas das carnaúbas isoladas? ii) existem diferenças nos atributos ecológicos das espécies dos capões com e sem carnaúba e no banco de plântulas das carnaúbas isoladas? iv) a chuva de sementes e variáveis físicas e químicas do solo diferem nas três condições?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carla Ledi Korndörfer - Coordenador / Rodrigo Ferreira de Morais - Integrante.

  • 2014 - 2015

    AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO INICIAL DA Copernicia prunifera (Miller) H. E. Moore EM RESPOSTA A DIFERENTES CONDIÇÕES DE SOMBREAMENTO, DISPONIBILIDADE HÍDRICA E NUTRICIONAL, Descrição: A Copernicia prunifera (Mill.) H.E.Moore (Carnaúba), é conhecida como a ?árvore da vida? tamanha a sua importância cultural e econômica para a população do semiárido nordestino. Apesar disso, estudos de cunho ecofisiológico relacionados com a avaliação das respostas morfo-fisiológica da espécie em relação ao sombremanento, disponibilidade hídrica e nutricional no estádio inicial de desenvolvimento são praticamente inexistentes. Sendo assim, o projeto propõe: a) verificar as respostas anatômicas e fisiológicas da Carnaúba frente ao estresse hídrico e nutricional, b) comparar o desempenho e os mecanismos de tolerância da espécie em condições de luz plena e de sombreamento na presença e na ausência de nutrientes, c) analisar as exigências nutricionais da Carnaúba no estádio inicial de crescimento e verificar o papel da luz e da água na alocação dos recursos disponíveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Carla Ledi Korndörfer - Coordenador / MARIA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA PIRES - Integrante / MARIA DA CONCEIÇÃO PRADO DE OLIVEIRA - Integrante / ROSEMARY CORDEIRO TORRES BRITO - Integrante., Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Menção honrosa pelo 1º lugar de Pesquisa de Iniciação Científica na área de Ciências Biológicas no XVII Seminário de Iniciação Científica, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI-UESPI.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Piauí. , Avenida Santo Antônio s/n, São Luis, 64280000 - Campo Maior, PI - Brasil, Telefone: (86) 32521848

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Universidade Estadual do Piauí

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta II, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 04/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , UESPI, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2017

      Direção e administração, UESPI, .,Cargo ou função, Vice-direção do Campus Heróis do Jenipapo - UESPI.

    • 05/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UESPI, .,Cargo ou função, Membro do colegiado do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.

    • 10/2019 - 10/2019

      Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental na Escola: transdisciplinaridade e interdisciplinaridade

    • 07/2019 - 07/2019

      Ensino, Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental

    • 07/2019 - 07/2019

      Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental Crítica: fundamentos e desafios

    • 03/2019 - 07/2019

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Praticas Pedagógicas Interdisciplinares IV, Fisiologia Vegetal, Estágio Supervisionado

    • 07/2018 - 12/2018

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemática de Fanerógamas, Anatomia Vegetal, Práticas Pedagógicas Interdisciplinares V

    • 10/2018 - 10/2018

      Extensão universitária , UESPI, .,Atividade de extensão realizada, Workshop Fundamentos de Educação Ambiental.

    • 03/2018 - 07/2018

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética, Práticas Pedagógicas Interdisciplinares IV, TCC II

    • 01/2018 - 01/2018

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fitofisiologia

    • 09/2017 - 01/2018

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Vegetal, Estágio Supervisionado I

    • 04/2017 - 07/2017

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Vegetal, Ecologia II, Sistemática de Fanerógamas

    • 11/2016 - 02/2017

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia Vegetal, Ecologia II

    • 03/2016 - 09/2016

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Vegetal (60H), Ecologia II (60H), Práticas Pedagógicas Interdisciplinares III (80H)

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia I, Práticas Pedagógicas Interdisciplinares IV, Sistemática de Fanerógamas

    • 07/2013 - 10/2015

      Extensão universitária , UESPI, .,Atividade de extensão realizada, Viveiro de mudas de espécies arbóreas nativas..

    • 04/2015 - 05/2015

      Ensino, Biodiversidade e Conservação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos em Ecologia

    • 08/2014 - 12/2014

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fitofisiologia, Práticas Pedagógicas Interdisciplinares IV, Estágio Supervisionado

    • 04/2013 - 08/2014

      Direção e administração, UESPI, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas do campus Heróis do Jenipapo.

    • 06/2014 - 07/2014

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemática das Fanerógamas - PARFOR

    • 03/2014 - 07/2014

      Ensino, Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fitofisiologia , Fitomorfologia

    • 01/2014 - 01/2014

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fitofisiologia - PARFOR

    • 01/2013 - 01/2014

      Outras atividades técnico-científicas , UESPI, UESPI.,Atividade realizada, Revisora Ad hoc de projetos de pesquisa, área Biologia, submetidos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, vigência 2013-2014..

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fitomorfologia, Biologia de Criptogamas.

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia de Criptógamas, Fitofisiologia, Praticas Pedagogicas Interdisciplinares III

    • 06/2013 - 06/2013

      Ensino, Vigilância em Saúde Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ecologia básica

    • 07/2012 - 06/2013

      Direção e administração, UESPI, .,Cargo ou função, Coordenadora Local dos Cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR.

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fitomorfologia, Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, Fitofisiologia

    • 05/2012 - 07/2012

      Ensino, Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Citologia, Fitomorfologia, Paleontologia

  • 2008 - 2009

    Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Vínculo: Auxiliar de pesquisa, Enquadramento Funcional: Laboratorista, Carga horária: 40

  • 2001 - 2005

    Colégio Luterano Concórdia de São Leopoldo

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Cargo: Professora de Ciências: 5ª, 6a , 7a , 8a séries do Ensino Fundamental Professora de Biologia: 1º, 2º, 3o ano do Ensino Médio Professora da disciplina de Biologia Educacional e Metodologia do Ensino de Ciências do Curso Normal. Coordenadora da Área de Ciências.

    Atividades

    • 06/2001 - 03/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências

    • 06/2001 - 03/2005

      Ensino, Normal, Nível: Outro,Disciplinas ministradas, Biologia Educacional, Metodologia do Ensino de Ciências

    • 06/2001 - 03/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia

  • 2008 - 2008

    Cursão do Fabão

    Vínculo: Sem vínculo, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Aulas particulares de biologia para ensino médio e graduação.

    Atividades

    • 05/2007 - 03/2008

      Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia

    • 05/2007 - 03/2008

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia