Sueli Correia Lemes Valezi

Graduada em Letras Anglo-Portuguesas pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras Cornélio Procópio (1990), tem Especialização em Teorias e Práticas Textuais: Linguagem, Epilinguagem e Metalinguagem. É Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005). Doutora em Estudos da Linguagem pela UEL-Londrina-PR (2014). Professora efetiva de cursos de nível médio, técnico, tecnológico e bacharelado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá. Tem experiência na área de Ensino de Língua Portuguesa, Literatura, Português Instrumental, Metodologia da Pesquisa Científica, Lingüística, com ênfase na Análise de Discurso, na Teoria de Gêneros Textuais e no Interacionismo Sociodiscursivo. Atua principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, Gêneros Textuais e Educação, Linguística Aplicada, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Português Instrumental, Educação Profissional, Formação de Professores. É coordenadora do Grupo de Pesquisa GEELLI/IFMT.

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos da Linguagem

2010 - 2014

Universidade Estadual de Londrina
Título: O Agir do Professor de Língua Portuguesa na Educação Profissional Tecnológica de Nível Superior: a linguagem construindo a atividade docente em contexto mediado por ferramentas semióticas e tecnológicas
Profa. Dra. Elvira Lopes do Nascimento. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ensino de Línguas; Interacionismo Sociodiscursivo; Gêneros Textuais e Educação; Linguagem e Tecnologia; Educação Profissional.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Estudos de Linguagem

2003 - 2005

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: O ensino de Língua Portuguesa em Cursos Técnicos do CEFETMT: o conflito entre as vozes dos profesores,Ano de Obtenção: 2005
Dra. Maria Inês Pagliarini Cox.Palavras-chave: Análise de Discurso Crítica; Ensino Técnico- profissionalizante; Português Instrumental; Novo Pradigma de Ensino de Língua Portuguesa.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise de Discurso Crítica. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Teorias e Práticas Textuais

1997 - 1999

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: A interferência da oralidade na produção textual de alunos da rede pública e particular de ensino
Orientador: Prof. Ms. Simone de Jesus Padilha

Graduação em Letras Anglo-Portuguesas

1988 - 1990

Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Extensão universitária em Sequência Didática; aprendendo por meio de resenhas. (Carga horária: 80h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.

2017 - 2017

Novos Multiletramentos na escol@: por um webcurrículo. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2017 - 2017

Minicurso "O papel da consciência metalinguística na educação em português. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Brasil.

2016 - 2016

Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula. (Carga horária: 48h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.

2013 - 2013

Un réesamen des rapports entre genre textuel. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Introdução a Ambiente Virtual de Aprendizagem. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2010 - 2012

Francês. (Carga horária: 175h). , Wizard Brasil, WIZARD, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Tópicos em Estudos Linguísticos: multiletramentos. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Introdução à Análise Crítica do Discurso. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2009 - 2009

Disciplina Gêneros Textuais:. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2006 - 2007

Formação Continuada em Educação a Distância. (Carga horária: 210h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Crítica.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Crítica/Especialidade: Análise de Discurso Crítica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VALEZI, S. C. L. . II Simpósio de Ensino de Língua Portuguesa. 2019. (Congresso).

VALEZI, S. C. L. . I Simpósio sobre o Ensino de Língua Portuguesa. 2017. (Congresso).

VALEZI, S. C. L. . II Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica do Centro-Oeste. 2008. (Outro).

VALEZI, S. C. L. . I Encontro Nacional do RG Dicke e II Encontro de Literatura de Mato Grosso do CEFET-MT. 2007. (Outro).

VALEZI, S. C. L. . I Encontro de Literatura Matogrossense no CEFETMT. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Seminário de Alinhamento Conceitual do ProFPT. 2018. (Seminário).

XIX - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.A DOCÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: representações sobre o agir. 2018. (Encontro).

I SELP - Simpósio sobre o Ensino de Língua Portuguesa.Pesquisas sobre o Ensino de Língua na Educação Profissional. 2017. (Simpósio).

Jornada de Pesquisa e Extensão do IFMT - Campus Cuiabá.A Mediação pelos AVA no Ensino Presencial: textos revelando motivações e empecilhos à prática docente. 2017. (Outra).

SEMIEDU.FERRAMENTAS DE MEDIAÇÃO PARA O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO PRESENCIAL: UM OLHAR SOBRE OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. 2017. (Seminário).

VI Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.A MEDIAÇÃO INSTRUMENTAL PELOS AVA NO ENSINO PRESENCIAL DO IFMT - CAMPUS CUIABÁ: Conhecendo Ações Docentes. 2017. (Simpósio).

XI Siget.O giênero Literário na formação profissional: é possível formar técnicos com olhar poético?. 2017. (Simpósio).

4 CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.O Gênero Artigo de opinião e o desenvolvimento de capacidades para diferentes práticas sociais de referência. 2016. (Outra).

3 Congresso Internacional Linguagem e Interação. Reconfigurando textos prescritivos: interação professor-professor na formação para o trabalho docente. 2015. (Congresso).

ABRALIN EM CENA - Mato Grosso. 2012. (Seminário).

ABRALIN EM CENA - Mato Grosso.Educação Profissional Tecnológica: sentidos e conflitos que se entrecruzam nas práticas discursivas das esferas pública e acadêmica. 2012. (Encontro).

ABRALIN EM CENA - Mato Grosso. 2012. (Encontro).

II Seminário das Áreas de Conhecimento da Base Comum do IFMT - Campus Cuiabá. 2012. (Seminário).

I Seminário das Áreas da Base Comum do IFMT - Campus Cuiabá. 2011. (Seminário).

VI Siget - Mini-curso - A construção do objeto na pesquisa em gêneros digitais -. 2011. (Oficina).

VI Siget - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Análise de uma norma científica: um gênero técnico no ensino de língua portuguesa. 2011. (Simpósio).

4º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Uma Experiência de trabalho com gêneros de texto no ensino de Língua Portuguesa em um cursos técnico-profissionalizante. 2010. (Outra).

Curso de Extensão - Argumentação em Atividades do Contexto Escolar. 2010. (Outra).

Mini-curso "Discurso, Aforização, Mídia e Política. 2010. (Oficina).

Mini curso "Ensino Aprendizagem de Língua Materna" - 4º Cielli. 2010. (Oficina).

Mini Curso "Procesos de construção do texto falado e escrito". 2010. (Oficina).

VIII Seminário de Linguagens - Linguagens: Desafios Contemporâneos.Relato de Experiência: uma proposta pedagógica para o ensino de línguas: integração entre literatura, gramática e produção textual. 2010. (Seminário).

VII - SELISIGNO e VIII Simpósio de Leitura da UEL.A Semiótica como Constructo Teórico-metodológico para uma aula de Português Instrumental. 2010. (Seminário).

Seminário de Educação - SEMIEDU 2009.Gêneros textuais como objeto de ensino na Educação Profissional: ressignificando práticas pedagógicas. 2009. (Seminário).

V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Práticas de Linguagem no mundo do trabalho da construção civil - o estilo em gêneros textuais acadêmico/didáticos e profissionais. 2009. (Simpósio).

2a. Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Centro-Oeste.O ensino de Língua Portuguesa no Nível Superior pelo viés da Metodologia de Projetos e do Trabalho com Gêneros Textuais da Esfera Acadêmica. 2008. (Outra).

2a. Jornada Pedagógica 2008 - 2a. Edição.Linguagem e Tecnologia: Novas Práticas socias e os Desafios de Sala de aula. 2008. (Outra).

III Simpósio Internacional de Análise do Discurso.O conflito de vozes em um contexto escolar técnico-profissionalizante e o ethos dos professores. 2008. (Simpósio).

IV Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste - Linguagens: Desafios Contemporâneos.Linguagem, Ensino e Educação Tecnológica. 2008. (Encontro).

4o. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - SIGET.A transitoriedade de um gênero promovendo mudanças em duas esferas de atividade humana. 2007. (Simpósio).

Curso "Multimídia e suas Tecnologias". 2007. (Oficina).

Mini- curso - Práticas de leitura de gêneros discursivos. 2007. (Oficina).

Literamérica de 2006 - Feira Sul-Americana do Livro.Oficina - Lentes Poéticas sobe o cotidiano. 2006. (Encontro).

VI Seminário de Linguagens - Linguagens: Meios, Formas e Práticas.A comodificação nas práticas discursivas de um contexto educacional. 2006. (Seminário).

II Encontro de Estudos Linguísticos e Literários.O Ensino de Língua Portuguesa e a Linguística Crítica. 2005. (Encontro).

Seminário de Educação 2005 - Universidade, Educação Escolar e Formação de Professores.As Práticas de Professores de Português em um Contexto Escolar Tecnicista e o Novo Paradigma de Ensino de Línguas. 2005. (Seminário).

I Encontro de Estudos Linguísticos e Literários - Leitura e Inclusão Social. 2004. (Encontro).

II SIGET - Simpósio Nacional de EStudo dos Gêneros Textuais.O Gênero Relatório como objeto de ensino em um curso modular técnico. 2004. (Simpósio).

V Seminário de Linguagens - Cultura, Linguagens e Mídias: poéticas e políticas.Descrição de um Gênero Textual no Ensino Instrumental da Língua Portuguesa. 2004. (Seminário).

IV Seminário de Linguagens - Mestiçagens Culturais.Os Gêneros Textuais como Unidade de Ensino de Língua Materna. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Terezinha Ferreira de Almeida

VALEZI, S. C. L.; Cox, Maria Inês Pagliarini; VEZS, Fernando Zolin; ALMEIDA, T. F.. A BR 163 no município de Sorriso: apartheid do corpo urbano. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Sonia Renata Rodrigues

VALEZI, S. C. L.; Cox, Maria Inês Pagliarini; ZOLIMVESZ, F.; BORGES, F. G. B.. DISCURSOS SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA EM SISTEMAS DE ENSINO ADOTADOS POR ESCOLAS PARTICULARES E PÚBLICAS. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Edna Pagliari Brun

TONELLI, J. R. A.; ABREU-TARDELLI, L. S.; NASCIMENTO, E. L.;VALEZI, S. C. L.; CRISTOVAO, V. L. L.. SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE AULAS INVERTIDAS PARA A APROPRIAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS: UMA PROPOSTA INOVADORA PARA A APRENDIZAGEM ATIVA NA ERA DIGITAL. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Terezinha Ferreira de Almeida

VALEZI, S. C. L.; VEZS, Fernando Zolin; Cox, Maria Inês Pagliarini; ALMEIDA, T. F.. A BR 163 no Município de Sorriso: Apartheid do Corpo Urbano. 2015.

Aluno: Rubens Virgílio Marins, Luiz Celso Costa Novaes, Manoel Paes

VALEZI, S. C. L.; SILVA, M. R.; Cruz, C. L. S.. Evasão do Aluno na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio na Esc. Est. Profa. Emília F. Figueiredo. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso.

VALEZI, S. C. L.. Concurso Público para provimento de vagas de professores e técnicos administrativos do CEFET-MT. 2008. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

VALEZI, S. C. L.. Provas de Desempenho Didático de Processo Seletivo para Professor de Língua Portuguesa. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

VALEZI, S. C. L.. Provas de Desempenho Didático em Processo Seletivo para Professor de Língua Portuguesa. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

VALEZI, S. C. L.. Parecerista da II Jornada da Produção Cinetífica da Educação Prof. e Tecñógica do MT. 2008. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

MARIA ROSA PETRONI

PETRONI, M. R.; COX, Maria Inês Pagliarini; LEAL, Maria Christina Diniz. O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CURSOS TÉCNICOS DO CEFET/MT: O CONFLITO ENTRE AS VOZES DOS PROFESSORES. 2005. Outra participação, Universidade Federal de Mato Grosso.

Lília Santos Abreu-Tardelli

NASCIMENTO, E. L.; ARAÚJO, J. C. R. de;ABREU-TARDELLI, Lília Santos; MAFRA, N. D. F.; CRISTOVÃO, V. L. L.. O agir do professor de língua portuguesa na educação profissional tecnológica de nível superior.. 2014. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Lília Santos Abreu-Tardelli

NASCIMENTO, E. L.;ABREU-TARDELLI, Lília Santos; ARAÚJO, J. C. R. de; CRISTOVÃO, V. L. L.; MAFRA, N. D. F.. O agir do professor de língua portuguesa na educação profissional tecnológica de nível superior: a linguagem construindo a atividade docente em cosntexto mediado pelo computador e por isntrumentos semióticos. 2013 - Universidade Estadual de Londrina.

Elvira Lopes Nascimento

NASCIMENTO, E. L.; ARAUJO, J. C. R.; MAFRA, N. D. F.. O agir do professor de língua portuguesa na educação profissional tecnológica de nível superior: a linguagem construindo a atividade docente em contexto mediado pelo computador e por instrumentos semióticos.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Vera Lúcia Lopes Cristóvão

NASCIMENTO, E. L.; ARAÚJO, J. C. R; ABREU-TARDELLI, L. S.; MAFRA, N. D. F.;CRISTOVÃO, V. L. L.; LIMOLI, L.; SANTOS, S. N. G.. O agir do professor de língua portuguesa na educação profissional tecnológica de nível superior: a linguagem construindo a atividade docente em contexto mediado por ferramentas semióticas e tecnológicas. 2014. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Vera Lúcia Lopes Cristóvão

NASCIMENTO, E. L.; ARAÚJO, J. C. R; ABRE-TARDELLI, L. S.; MAFRA, N. D. F.;CRISTOVÃO, V. L. L.. O agir do professor de língua portuguesa na educação profissional tecnológica de nível superior: a linguagem construindo a atividade docente em contexto mediado pelo computador e por instrumentos semióticos. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Nubio Delanne Ferraz Mafra

NASCIMENTO, Elvira LopesARAÚJO, Júlio CésarABREU-TARDELLI, Lília SantosMAFRA, Núbio Delanne FerrazCRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. O agir do professor de língua portuguesa na educação profissional tecnológica de nível superior: a linguagem construindo a atividade docente em contexto mediado pelo computador e por instrumentos semióticos. 2014. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Nubio Delanne Ferraz Mafra

NASCIMENTO, Elvira LopesARAÚJO, Júlio CésarABREU-TARDELLI, Lília SantosMAFRA, Núbio Delanne FerrazCRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. O agir do professor de LP na educação profissional tecnológica de nível superior: a linguagem construindo a atividade docente em contexto mediado pelo computador e por instrumentos semióticos. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Paulo Ricardo dos Santos Gonçalves

Sequência Didática sobre Leitura; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProEPT) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; (Orientador);

Simone Tomasi

Investigação matemática no Ensino Médio; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProEPT) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; (Orientador);

Gabriela Gomes dos Santos

O agir docente em laboratórios de ensino: elaborando uma sequência didática para a mediação formativa; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Computação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT - Campus Cuiabá; (Orientador);

Lourdes Serafim da Silva

O ensino de gramática em uma turma de EJA da Esc; Est; 13 de maio de Porto Esperidião; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens e Adultos) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Sueli Correia Lemes Valezi;

Marlucia de Moura

Alunos do Curso de Edificações do Proeja do CEFET-MT: praticam um ato de leitura ou leitura de um ato?; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Proeja) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso; Orientador: Sueli Correia Lemes Valezi;

Taciana Rocha

Gerenciamento do stress nos servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública Judiciária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Sueli Correia Lemes Valezi;

Aldair Gonçalves da Costa Calegari

Terceirização de Serviços: Um estudo de caso do TRT da 23ª Região; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Pública Judiciária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso; Orientador: Sueli Correia Lemes Valezi;

Ivone Pereira da Rocha

Quadrinhos e Tirnhas: diversão e conhecimento; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa: Teoria e Ensi) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Sueli Correia Lemes Valezi;

Rosenil Gonçalina dos Reis e Silva

O Gênero Discursivo no ensino de Língua Portuguesa: Estudo de Caso: Texto de Opinião; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: Teoria e Ensino) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Sueli Correia Lemes Valezi;

Gisele Ana Conceição Figueiredo

A linguagem virtual e sua influência na produção escrita de alunos de uma 8a; série; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa: Teoria e Ensino) - Centro Universitário de Várzea Grande; Orientador: Sueli Correia Lemes Valezi;

Gabriela Gomes dos Santos

Ser Mulher: a escrita literária no feminino; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sueli Correia Lemes Valezi;

Vitor Kenji Matsumura

A interação professor-professor na formação para o trabalho: a linguagem reconfigurando práticas docentes; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sueli Correia Lemes Valezi;

Gabriela Gomes dos Santos

SER MULHER: A ESCRITA LITERÁRIA NO FEMININO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sueli Correia Lemes Valezi;

Iuri Dias Emiliano da Silva

Os ambientes virtuais de aprendizagem como instrumentos mediadores do agir docente no ensino presencial do IFMT ? campus Cuiabá; ; 2016; Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sueli Correia Lemes Valezi;

Gabriela Gomes dos Santos

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem como Instrumentos Mediadores do Agir Docente no Ensino Presencial do IFMT - Campus Cuiabá; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sueli Correia Lemes Valezi;

Gabriela Gomes dos Santos

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO IFMT: compreendendo a formação e a prática dos professores; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Sueli Correia Lemes Valezi;

Kássia Karolina Batista Vieira Corbelino de Castro

A LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: práticas de ação para a formação docente; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Automação e Controle) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sueli Correia Lemes Valezi;

Tiago Siqueira

O Ensino de Línguas na Educação Profissional - pesquisa e; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sueli Correia Lemes Valezi;

Alunos Estagiários do Curso de Letras - UFMT

Estágio Curso de Letras da UFMT; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Sueli Correia Lemes Valezi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elvira Lopes Nascimento

O agir do professor de língua portuguesa na educação profissional tecnológica de nível superior: a linguagem construindo a atividade docente em contexto mediado pelo computador e por instrumentos semióticos; ; Início: 2013; Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Elvira Lopes Nascimento

O agir do professor de língua portuguesa na educação profissional tecnológica de nível superior: a linguagem construindo a atividade docente em contexto mediado pelo computador e por instrumentos semióticos; Início: 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Elvira Lopes Nascimento

Interações virtuais para o ensino de Língua Portuguesa; Início: 2011; Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Elvira Lopes Nascimento

O agir do professor de língua portuguesa na educação profissional tecnológica de nível superior: a linguagem construindo a atividade docente em contexto mediado por ferramentas semióticas e tecnológicas; 2014; Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Elvira Lopes Nascimento;

Maria Inês Pagliarini Cox

O ensino de língua portuguesa em cursos técnicos do CEFETMT: o conflito entre as vozes dos professores; 2005; Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: Maria Inês Pagliarini Cox;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VALEZI, S. C. L. ; Profa. Dra. Elvira Lopes Nascimento ; ABREU-TARDELLI, L. S. . O gênero relatório técnico-científico: contribuições para seu ensino. Linguagem & Ensino (UCPel) , v. 21, p. 241-272, 2018.

  • VALEZI, S. C. L. . Representações sobre o trabalho do docente de língua portuguesa no contexto da educação profissional em textos produzidos por um sujeito singular. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS , v. 21, p. 467, 2017.

  • VALEZI, SUELI CORREIA LEMES ; SANTOS, GABRIELA GOMES DOS . REPRESENTAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Prática Docente , v. 2, p. 241, 2017.

  • VALEZI, S. C. L. ; Profa. Dra. Elvira Lopes Nascimento . O agir docente com a mediação de NTIC: entre o trabalho planifi cado e o real da atividade. Calidoscopio (Online) , v. 13, p. 38-47, 2015.

  • VALEZI, S. C. L. . A Argumentação no gênero Reportagem: mecanismos enunciativos na construção de sentidos sobre a tecnologia na educação. Claraboia , v. 02, p. 11-28, 2014.

  • VALEZI, S. C. L. ; Profa. Dra. Elvira Lopes Nascimento . O Trabalho Educacional para a Formação de Tecnólogo: as Representações Sociais Construídas na Rede Discursiva das Diretrizes Curriculares Nacionais. Raído (Online) , v. 6, p. 163-185, 2012.

  • VALEZI, S. C. L. . O gênero notícia em aulas de Português Instrumental de um curso técnico de nível médio: uma experiência interacionista sociodiscursiva. Entretextos (UEL) , v. 01, p. 84-104, 2011.

  • VALEZI, S. C. L. ; Cox, Maria Inês Pagliarini . A Língua Portuguesa no ensino técnico-profissionalizante: a hegemonia da concepção instrumental. Polifonia (UFMT) , v. 18, p. 142-158, 2011.

  • VALEZI, S. C. L. ; VEZS, Fernando Zolin ; SOUZA, Veralúcia Guimarães . O Papel Adjuvante do Professor no Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Cadernos do IL (UFRGS) , v. 38, p. 130-145, 2011.

  • VALEZI, S. C. L. . Sentido e História sobre o CEFET-MT: uma abordagem crítica do discurso. Profiscientia (Cuiabá) , v. 4, p. 137-152, 2009.

  • VALEZI, S. C. L. . Ensino de Línguas na Educação Profissional: os conflitos históricos e os desafios de sala de aula. Polifonia (UFMT) , v. 17, p. 189-201, 2009.

  • VALEZI, S. C. L. . Progressão curricular: uma proposta de ensino de Língua Portuguesa em um curso técnico-profissionalizante. Signum. Estudos de Linguagem , v. 12, p. 285-309, 2009.

  • VALEZI, S. C. L. . Relatório Técnico - um gênero como objeto de ensino de Língua Portuguesa em cursos técnicos e tecnológicos. Profiscientia (Cuiabá) , v. 03, p. 219-237, 2008.

  • VALEZI, S. C. L. . Linguagem e Tecnologia - Novas Práticas sociais e os desafios da sala de aula. Revista do Departamento de Eletro-eletrônica , v. 02, p. 30-33, 2008.

  • VALEZI, S. C. L. ; Melo, E. S. O. ; OLIVEIRA, P. W. M. . Gêneros Poéticos em interface com gêneros multimodais. In: Roxane Rojo. (Org.). Multiletramentos na Escola. 1ed.São Paulo: Parábola Editorial, 2012, v. U, p. 147-164.

  • VALEZI, S. C. L. . Presbitério Mato Grosso. O Estandarte, São Paulo-SP, p. 8 - 8, 01 out. 2012.

  • VALEZI, S. C. L. . Central de Cuiabá - 34 anos de organização e 6 anos de Novo Templo. o Estandarte, São Paulo-SP, p. 7 - 7, 01 jul. 2012.

  • VALEZI, S. C. L. . 33 anos da Central de Cuiabá - Novo tempo, novo templo, novos desafios. O Estandarte, São Paulo - SP, p. 15 - 15, 01 jul. 2011.

  • VALEZI, S. C. L. . Comunhão no Centro-Sul de Mato Grosso. O Estandarte, São Paulo, 01 nov. 2007.

  • VALEZI, S. C. L. . Comunhão no Centro-Sul de Mato Grosso. O Estandarte, São Paulo - SP, p. 31, 01 nov. 2007.

  • VALEZI, S. C. L. . Santa Ceia Rica em Proteínas. O Estandarte, São Paulo - SP, p. 37, 01 fev. 2007.

  • VALEZI, S. C. L. . Bodas de Prata de Silvia e Bentro. O Estandarte, São Paulo - SP, p. 26, 01 jul. 2006.

  • VALEZI, S. C. L. . Acampamento da IPI Central de Cuiabá. O Estandarte, São Paulo - SP, p. 33, 01 jun. 2006.

  • VALEZI, S. C. L. . IPI Central de Cuiabá - Culto de 31 de julho com ordenação de 1a. Presbítera. O Estandarte, São Paulo - SP, p. 9, 01 out. 2004.

  • VALEZI, S. C. L. . Jubileu de Prata da IPI Central de Cuiabá. O Estandarte, São Paulo, p. 18, 01 maio 2004.

  • VALEZI, S. C. L. ; SILVA, I. D. E. . FERRAMENTAS DE MEDIAÇÃO PARA O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO PRESENCIAL: UM OLHAR SOBRE OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. In: SEMIEDU, 2017, Cuiabá. Anais do 25o. Semiedu 2017. Cuiabá-MT, 2017.

  • VALEZI, S. C. L. . Linguagem e Trabalho: textos revelando representações sobre o agir docente no contexto da educação profissional tecnológica. In: SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2014, Uberlândia - MG. Anais do Sielp 2014. Uberlândia: EDUFU, 2014. v. 03.

  • VALEZI, S. C. L. . Análise de uma Norma Científica ? um gênero técnico no ensino de Língua Portuguesa. In: VI SIGET - Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais, 2011, Natal-RN. Anais do VI SIGET. Natal-RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011. v. U.

  • VALEZI, S. C. L. . Práticas de linguagem no mundo do trabalho da construção civil - o estilo em gêneros textuais acadêmicos/didáticos e profissionais. In: V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2009, Caxias do Sul. Anais ... SIGET. Caxias do Sul - RS: Pró-Reitoria de Extensão - Universidade de Caxias do Sul, 2009. v. 1.

  • VALEZI, S. C. L. ; SILVA, M. R. . Gêneros textuais como objeto de ensino na Educação Profissional: ressignificando práticas pedagógicas. In: SEMIEDU - 2009 - Seminário de Educação, 2009, Cuiabá. Anais do SEMIEDU - 2009. Cuiabá - MT, 2009. v. U.

  • VALEZI, S. C. L. . O conflito de vozes em um contexto técnico-profissionalizante e o ethos dos professores. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, 2008, Belo Horizonte - Minas Gerais. Anais do III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso. Belo Horizonte - MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2008. v. U.

  • VALEZI, S. C. L. . A transitoriedade de um gênero promovendo mudanças em práticas discursivas de duas esferas de atividade humana. In: 4o. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2007, Tubarão - SC. Anais ... SIGET. Tubarão - SC: UNISUL, 2007. v. U.

  • VALEZI, S. C. L. . As Práticas de Professores em um Contexto Escolar Tecnicista e o Novo Paradigma de Ensino de Língua. In: Seminário de Educação 2005, 2005, Cuiabá - MT. Seminário Educação 2005 - Universidade, Educação Escolar E Formação de Professores. Cuiabá, 2005.

  • VALEZI, S. C. L. . O Ensino de Língua Portuguesa no Nível Superior pelo viés da Metodologia de Projetos e do Trabalho com Gêneros Textuais da Esfera Acadêmica. In: 2a. Jornada da produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Centro-oeste, 2008, Cuiabá - MT. Anais da II Jornada da produção Científica da Educação Profissional, 2008. v. U.

  • VALEZI, S. C. L. ; SILVA, M. R. ; Melo, E. S. O. . O Ensino de Línguas na Educação Profissional: Pesquisa e Construção de Novas Práticas. In: 2a. Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Centro-Oeste, 2008, Cuiabá - MT. Anais da II Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Centro-Oeste, 2008. v. U.

  • VALEZI, S. C. L. . O Coletivo de Trabalho na Educação Profissional: textos revelando representações sobre o agir docente de língua portuguesa. In: V Flael - Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas, 2016, Fortaleza - Ceará. Caderno de Resumos - V Flael, 2016. v. U. p. 35-36.

  • VALEZI, S. C. L. . A língua portuguesa na educação profissional: a linguagem construindo a atividade do professor. In: II Colóquio de Línguas, 2016, São Luiz - MA. Resumo - II Colóquio de Línguas, 2016.

  • VALEZI, S. C. L. . O Gênero Relatório nas Aulas de Língua Portuguesa: um instrumento semiótico para o agir profissional em cursos superiores de tecnologia. In: V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2015, Lecce - Itália. Caderno de Resumos - 51- 61. Lecce - Itália, 2015.

  • VALEZI, S. C. L. . Reconfigurando textos prescritivos: interação professor-professor na formação para o trabalho docente. In: 3 Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2015, São Leopoldo - RS. Caderno de Resumos do Congresso Internacional Linguagem e Interação. São Leopoldo-RS: Casa Leiria, 2015. v. U. p. 118-118.

  • VALEZI, S. C. L. . (Des)construindo ferramentas didáticas: um percurso na formação do professor de Língua Portuguesa na Educação Profissional. In: VII Siget - Simpósio Internacional de Gêneros Textuais, 2013, Fortaleza - Ceará. Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros TExtuais. Fortaleza-Ceará: UECE/UFC, 2013. v. U. p. 119-120.

  • VALEZI, S. C. L. ; Profa. Dra. Elvira Lopes Nascimento . O Gênero Norma Científica na Formação Profissional: um instrumento Psicológico de Autorregulação e Autocontrole da Ação. In: 4 Rencontre Internationales de l'Interactionnisme socio-discursif, 2013, Genebra-Suiça. 4 Rencontre Internationales de l'Interactionnisme socio-discursif - Livret des abstracts. Genebra-Suiça: Université de Gèneve, 2013. v. U. p. 113-114.

  • VALEZI, S. C. L. . Educação Profissional Tecnológica: sentidos e conflitos que se entrecruzam nas práticas discursivas das esferas pública e acadêmica. In: ABRALIN EM CENA - Mato Grosso, 2012, Cuiabá-MT. Abralin Curitiba 2011. Natal-RN: ABRALIN, 2012. v. U. p. 129-130.

  • VALEZI, S. C. L. ; Profa. Dra. Elvira Lopes Nascimento . As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Tecnológica: instrumento de mediação para a atividade educacional à luz da perspectiva interacionista sociodiscursiva. In: 2o. Cielli - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá - PR. Caderno de Resumos. Maringá: Cielli, 2012. v. U. p. 38-38.

  • VALEZI, S. C. L. . O Agir do Professor de Língua Portuguesa na Educação Profissional Tecnológica de nível Superior: a linguagem construindo a atividade docente em contexto mediado pelo computador e por instrumentos semióticos. In: XI SEDATA - Seminário de Dissertações e Teses em Andamento, 2012, Londrina - PR. Caderno de Resumos. Londrina -PR: UEL, 2012. v. U. p. 75.

  • VALEZI, S. C. L. . A modelização didática do relatório técnico: um gênero como objeto de ensino em um curso profissional tecnológico. In: XX Seminário do CELLIP, 2011, Londrina - PR. Caderno de Programação e Resumos ? XX Seminário do CELLIP. Londrina - PR: Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2011. v. 1. p. 112-112.

  • VALEZI, S. C. L. . Análise de uma norma científica: um gênero técnico no ensino de língua portuguesa. In: VI SIGET ? Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2011, Natal - RN. Cadernos de Programação e Resumo do VI Siget ? Gênero Textual/ Discursivo e Letramento. Natal - RN: UFRN, 2011. v. 1. p. 141.

  • VALEZI, S. C. L. . Uma experiência de trabalho com Gêneros de Textos no Ensino de Língua Portuguesa em um curso técnico-profissionalizante. In: 1º Cielli - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá - PR: UEM, 2010. v. 1. p. 213-213.

  • VALEZI, S. C. L. . A Semiótica como constructo teórico-metodológico para uma aula de Português Instrumental. In: VII - Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação, 2010, Londrina - PR. Caderno de Resumos - VII Selisigno. Londrina: UEL, 2010. v. 1. p. 216-216.

  • VALEZI, S. C. L. . Relato de Experiência: uma proposta pedagógica para o ensino de línguas:integração entre literatura, gramática e produção textual. In: VIII - Seminário de Linguagens, 2010, Cuiabá - MT. Caderno de Resumos - VIII Seminário de Linguagens. cuiabá - MT: UFMT, 2010. v. 1. p. 37-37.

  • VALEZI, S. C. L. . Práticas de Linguagem no Mundo do Trabalho da Construção Civil - o estilo em gêneros textuais acadêmicos/didáticos e profissionais. In: V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais - o ensino em foco, 2009, Caxias do Sul - RS. Caderno de Resumos do V SIGET. Caxias do Sul - RS: EDUCS, 2009. v. Único.

  • VALEZI, S. C. L. . Ensino de Línguas na Formação Profissional - os desafios das novas tecnologias em sala de aula. In: Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste: Linguagens: desafios contemporâneos, 2008, Cuiabá. Anais do VII Seminário de Linguagens e IV Gelco. Cuiabá - MT: UFMT - IL, 2008.

  • VALEZI, S. C. L. . A comodificação nas práticas discursivas de um contexto educacional. In: VI Seminário de Linguagens - Linguagens: Meios, Formas e Práticas, 2006, Cuiabá. VI Seminário de Linguagens - Linguagens: Meios, Formas e Práticas. Cuiabá: UFMT, 2006. p. 126-126.

  • VALEZI, S. C. L. . O gênero relatório como objeto de ensino em um curso modular técnico. In: II Simpósio Nacional de Estudo dos Gêneros Textuais - SIGET, 2004, União da Vitória. Siget, 2004. v. único.

  • VALEZI, S. C. L. . Descriçao de um Gênero Textual no Ensino Instrumental da Língua Portuguesa. In: V Seminário de Linguagens - Cultura, Linguagens e Mídias: Poéticas e Políticas, 2004, Cuiabá - MT. Caderno de Resumos do V Seminário de Linguagens, 2004. v. único.

  • VALEZI, S. C. L. . Os Gêneros Textuais como unidade de ensino de língua materna. In: IV Seminário de Linguagens, 2003, Cuiabá - MT. Caderno de Resumos - Mestiçagens Culturais, 2003. v. único.

  • VALEZI, S. C. L. ; Profa. Dra. Elvira Lopes Nascimento . O Agir Docente com a Mediação de NTIC: entre o trabalho planificado e o real da atividade. Calidoscopio (Online) , 2015.

  • VALEZI, S. C. L. . Ensino de Línguas na Educação Profissional: os conflitos históricos e os desafios de sala de aula. Polifonia (UFMT) , 2009.

  • VALEZI, SUELI CORREIA LEMES ; SANTOS, GABRIELA GOMES DOS . A Docência Língua Portuguesa em Contexto de Educação Profissional: representações sobre o agir. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, SUELI CORREIA LEMES . Sequência didática no ensino profissional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VALEZI, S. C. L. ; SILVA, M. R. . Artigo de opinião na sala de aula: instrumento para o agir na formação cidadã e profissional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, G. G. ; VALEZI, S. C. L. ; WALKER, M. T. . Ser Mulher: a escrita literária no feminino. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VALEZI, S. C. L. . Encontros de Formação a interação professor-professor no desenvolvimento de capacidades para o agir docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. ; SILVA, I. D. E. . Ferramentas de Mediação para o Trabalho Docente no Ensino Presencial: um olhar sobre os ambientes virtuais de aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . Pesquisas sobre o Ensino na Educação Profissional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VALEZI, S. C. L. . O Gênero Literário na Formação Profissional: é possível formar técnicos com olhar poético?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. ; Profa. Dra. Elvira Lopes Nascimento . Gêneros Textuais: de instrumento simbólico de uma prática social a objeto de aprendizagem materializado pelo agir docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VALEZI, S. C. L. ; SILVA, M. R. . O Gênero Artigo de opinião e o desenvolvimento de capacidades para diferentes práticas sociais de referência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . A Língua Portuguesa na Educação Profissional: a linguagem construindo a atividade do professor. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VALEZI, S. C. L. . O coletivo de trabalho na educação profissional: textos revelando representações sobre o agir docente de língua portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VALEZI, S. C. L. . A Língua Portuguesa na Formação Superior: instrumentos para o letramento profissional e acadêmico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VALEZI, S. C. L. . O ensino de LP no IFMT: compreendendo a formação e a prática dos professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . Linguagem e Trabalho: textos revelando representações sobre o agir docente no contexto da educação profissional tecnológica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . O Agir do Professor de Língua Portuguesa na Educação Profissional Tecnológica de Nível Superior: a linguagem construindo a atividade docente em contexto mediado por ferramentas semióticas e tecnológicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VALEZI, S. C. L. . (Des)construindo ferramentas didáticas: um percurso na formação do professor de Língua Portuguesa na Educação Profissional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . Educação Profissional Tecnológica: sentidos e conflitos que se entrecruzam nas práticas discursivas das esferas pública e acadêmica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . O Agir do Professor de Língua Portuguesa na Educação Profissional Tecnológica de nível Superior: a linguagem construindo a atividade docente em contexto mediado pelo computador e por instrumentos semióticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. ; Profa. Dra. Elvira Lopes Nascimento . As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Tecnológica: instrumento de mediação para a atividade educacional à luz da perspectiva interacionista sociodiscursiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . A Transposição Didática de Gêneros na Atividade Docente: Uma etapa de Formação do Professor da Educação Profissional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. ; Profa. Dra. Elvira Lopes Nascimento . A influência da Atividade e das Condições de Produção na Identificação de características do e-mail no contexto acadêmico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . Ferramentas de Mediação para o ensino de Língua Portuguesa em contexto de educação profissional tecnológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • VALEZI, S. C. L. . A argumentação produzindo sentidos no gênero reportagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VALEZI, S. C. L. . A Modelização Didática do relatório técnico: um gênero como objeto de ensino em um curso profissional tecnológico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . Análise de uma norma científica: um gênero técnico no ensino de língua portuguesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VALEZI, S. C. L. . A Semiótica como Constructo Teórico-Metodológico para uma Aula de Português Instrumental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . Uma experiência de trabalho com gêneros de texto no ensino de Língua Portuguesa em um curso técnico-profissionalizante. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . Relato de Experiência: uma proposta pedagógica para o ensino de línguas: integração entre literatura, gramática e produção textual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . Práticas de linguagem no mundo do trabalho da construção civil - o estilo em gêneros textuais acadêmicos/didáticos e profissionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . O conflito de vozes em um contexto escolar técnico profissionalizante e o ethos dos professores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . Linguagem e Tecnologia: Novas Práticas Sociais e os Desafios da Sala de Aula. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VALEZI, S. C. L. . As marcas lingüísticas de gênero nos textos jornalísticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . Relato de Experiência: os gêneros textuais e a interdisciplinaridade nos cursos tecnológicos do CEFET-MT. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . O ensino de Língua Portuguesa no nivel superior pelo viés da metodologia de projetos e do trabalho com gêneros textuais a esfera acadêmica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VALEZI, S. C. L. ; Melo, E. S. O. ; SILVA, M. R. . O ensino de línguas na Educação Profissional: pesquisa e construção de novas práticas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. ; Melo, E. S. O. ; SILVA, M. R. . O ensino de línguas na educação profissional: pesquisa e construção de novas práticas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . O ensino de Língua Portuguesa no nível superior pelo viés da metodologia de projetos e do trabalho com gêneros textuais da esfera acadêmica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VALEZI, S. C. L. . Lentes Poéticas e Impessoais nos Gêneros Textuais do Cotidiano. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VALEZI, S. C. L. . Linguagem, Ensino e Educação Tecnológica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VALEZI, S. C. L. . A transitoriedade de um gênero promovendo mudanças em duas esferas de atividade humana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . A comodificação nas práticas discursivas de um contexto educacional. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . A Literatura Matogrossense. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VALEZI, S. C. L. . As Práticas de Professores de Português em um Contexto Escolar Tecnicista e o Novo Paradigma de Ensino de Línguas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . O Ensino de Língua Portuguesa e a Linguística Crítica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . Descrição de um Gênero Textual no Ensino Instrumental da Língua Portuguesa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . O Gênero Relatório como objeto de ensino em um curso modular técnico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . Os Gêneros Textuais como Unidade de Ensino de Língua Materna. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VALEZI, S. C. L. . Ferramentas de Mediação para o ensino de Língua Portuguesa em contexto de educação profissional tecnológica. Londrina - PR: PPGEL -UEL, 2011 (Resumo).

  • VALEZI, S. C. L. . A Modelização Didática do relatório técnico: um gênero como objeto de ensino em um curso profissional tecnológico. Londrina - PR: CELLIP, 2011 (Resumo).

  • VALEZI, S. C. L. . Análise de uma norma científica: um gênero técnico no ensino de língua portuguesa. Natal - RN: UFRN, 2011 (Resumo).

  • VALEZI, S. C. L. . Relato de Experiência: uma proposta pedagógica para o ensino de línguas: integração entre literatura, gramática e produção textual. Cuiabá - MT: VIII - Seminário de LInguagens, 2010 (Resumo).

  • VALEZI, S. C. L. . Uma experiência de trabalho com gêneros de texto no ensino de Língua Portuguesa em um curso técnico-profissionalizante. Maringá-PR: 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literário, 2010 (Resumo).

  • VALEZI, S. C. L. . O conflito de vozes em um contexto escolar técnico-profissionalizante e o ethos dos professores. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2008 (Resumo).

  • VALEZI, S. C. L. . O ensino de Línguas na Educação Profissional - os desafios das novas tecnologias em sala de aula. Cuiabá - MT: UFMT, 2008 (Resumo).

  • VALEZI, S. C. L. . A transitoriedade de um gênero promovendo mudanças em práticas discursivas de duas esferas de atividade humana. Tubarão - Santa Catarina: Univsersidade do Sul de Santa Catarina, 2007 (Resumo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VALEZI, S. C. L. . Comunicação e Expressão - Engenharias. 2015; Tema: Língua Portuguesa nos Cursos de Engenharia. (Site).

VALEZI, S. C. L. . Comunicação e Expressão. 2015; Tema: A Língua Portuguesa no curso de Tecnologia de Redes. (Site).

VALEZI, S. C. L. . Práticas de Linguagem. 2014; Tema: A Língua Portuguesa no Curso de Tecnologia em Internet. (Site).

VALEZI, S. C. L. . Língua Portuguesa IV. 2014; Tema: A Língua Portuguesa no 4o. ano do Curso Integrado de Edificações. (Site).

VALEZI, S. C. L. . Sequência didática como ferramenta de ensino. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VALEZI, S. C. L. . O Gênero Relatório Técnico: um instrumento mediador em aulas de Língua Portuguesa na Educação Profissional. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VALEZI, S. C. L. . Comunicação e Expressão - ECA. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

VALEZI, S. C. L. . Comunicação e Expressão - Engenharia de Controle e Automação. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

VALEZI, S. C. L. . Comunicação e Expressão - Redes. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

VALEZI, S. C. L. . Língua Portuguesa IV. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterialDidático).

VALEZI, S. C. L. . Elaboração de Relatórios e Artigos Científicos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VALEZI, S. C. L. . Redação Oficial e Regras da Nova Ortografia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VALEZI, S. C. L. . Língua Portuguesa: Historicidade, características e mudanças político-sociais. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

VALEZI, S. C. L. . Redação Oficial: estrutura, tipologia e estilo. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

VALEZI, S. C. L. . Língua Portuguesa: historicidade, características e mudanças político-sociais. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

VALEZI, S. C. L. . Lentes Poéticas e Impessoais nos Gêneros Textuais do Cotidiano. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Cruz, C. L. S. ; VALEZI, S. C. L. . A gramática no texto - Recursos Linguísticos na Produção de Sentidos. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

VALEZI, S. C. L. ; SILVA, M. R. . Material Didático para a disciplina de Língua Portuguesa - Licenciatura em Química. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

VALEZI, S. C. L. . Lentes Poéticas sobre o cotidiano. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VALEZI, S. C. L. . O trabalho com os gêneros textuais nas aulas de Língua Portuguesa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VALEZI, S. C. L. . Gêneros Textuais e Ensino. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VALEZI, S. C. L. . Caracterizando Gêneros Textuais para o Ensino de Língua Materna. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VALEZI, S. C. L. . Produção e Leitura de Textos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VALEZI, S. C. L. . Homem e Mulher. 2002 (Poema).

VALEZI, S. C. L. ; PINHEIRO, M. B. . A ética na informática. 2008 (Artigo de opinião) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    O agir docente em laboratórios de ensino: elaborando uma sequência didática para a mediação formativa, Descrição: O projeto envolve a temática sobre o agir docente em situação de trabalho e as ferramentas mediadoras do ensino, como o laboratório e a sequência didática. Ele tem o objetivo de investigar como se realiza o trabalho docente na prática pedagógica no espaço laboratorial de disciplinas de áreas de formação técnica: informática e/ou construção civil, a fim de promover reflexões e ações concretas para o desenvolvimento de capacidades docentes. A pesquisa envolve três etapas, as quais se configuram como instrumentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada, observação participante de aulas em laboratórios e elaboração de uma sequência didática interdisciplinar (SDI) que envolva as áreas técnica e língua portuguesa. As entrevistas iniciais, os dispositivos didáticos utilizados na mediação das aulas e as anotações das aulas ministradas em laboratórios constituir-se-ão em textos a serem analisados seguindo a orientação teórico-metodológica do ISD (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), a qual se distribui em dois níveis: parâmetros da macroestrutura textual e da microestrutura textual, com ênfase para os aspectos enunciativos e para o nível semântico dos enunciados. Os textos produzidos também serão lidos sob a perspectiva teórica em torno do professor reflexivo (CHARLOT, 2012, 2013; LIBÂNEO, 2012) e da concepção da docência como trabalho (TARDIF, 2008; TARDIF e LESSARD, 2014). Essa investigação permitirá que se revelem modelos de agir do professor da área técnica dentro de seu coletivo de trabalho a partir de um olhar mais sistematizado sobre as ações docentes realizadas em laboratórios e, com a mediação de uma sequência didática (DOLZ et al, 2004; SCHNEUWLY e DOLZ, 2004), pretende-se ampliar o conceito dessa ferramenta para além dos estudos sobre os gêneros de texto/discurso filiados à área da Linguística Aplicada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sueli Correia Lemes Valezi - Coordenador / Eliana Moraes de Almeida Alencar - Integrante., Financiador(es): IFMT - Campus Cuiabá - Auxílio financeiro / Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Bolsa.

  • 2017 - 2019

    SER MULHER: A ESCRITA LITERÁRIA NO FEMININO, Descrição: O Projeto de Pesquisa Aplicada ao Ensino de Línguas e Literaturas Ser mulher: a escrita no feminino propõe socializar com alunos do Ensino Médio Integrado textos literários (poesia e prosa) produzidos por mulheres, em Mato Grosso, no decorrer de 03 (três séculos), para estimular o debate e promover reflexões sobre a escrita da mulher no estado. A proposta divide-se em duas etapas: a primeira destinada a leituras e discussões sobre a literatura produzida por mulheres, com acompanhamento e auxílio dos professores proponentes, reflexões e debates com escritoras e profissionais de áreas que dialoguem com a temática, cuja culminância ocorrerá no Sarau de Poesia), evento tradicional do Campus Cuiabá, previsto em calendário. A segunda etapa consistirá na sequência das leituras e debates, com o acréscimo fundamental centrado na produção dos alunos (sujeitos envolvidos na pesquisa), abordando o tema Ser mulher: a escrita no feminino. Por meio da metodologia utilizada, pretende-se colocar em relevo as vozes femininas, no contexto literário, como instrumento de emancipação e construção do espaço da mulher no meio social, cultural e político. Justifica-se a execução deste projeto de pesquisa aplicada em função do ingresso massivo do público feminino em determinados cursos do IFMT/Campus Cuiabá, pois o aspecto inclusivo da pesquisa caracteriza-se como meta da Instituição no que diz respeito aos valores preconizados no PDI vigente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sueli Correia Lemes Valezi - Coordenador / Marlene Rodrigues da Silva - Integrante / José Alexandre Vieira da Silva - Integrante / Claudia Lucia Landgraf Pereira Valerio - Integrante / Marli Terezinha Walker - Integrante / Edilson Floriano Souza Serra - Integrante / Edson José Sant'Anna - Integrante / 9. Ema Marta Dunck Cintra - Integrante / 4. Dejenana Keila Campos - Integrante / 2. Ana Lúcia Pinheiro de Bejarano - Integrante / 8. Edsônia de Souza Oliveira Melo - Integrante / Gisele Mocci - Integrante / 13. Luísa do Amparo Carvalho Patatas - Integrante / 14. Luiz Renato de Souza Pinto - Integrante / 16. Nadir de Fátima Borges Bittencourt - Integrante / 17. Rodney Mendes de Arruda - Integrante / 12. Leandra Costa Ferreira Duarte - Integrante / 6. Edna Cristina Vitor França - Integrante.

  • 2017 - 2018

    A interação professor-professor na formação para o trabalho: a linguagem reconfigurando práticas docentes, Descrição: Este projeto envolve a temática sobre o trabalho docente e a formação para o agir no contexto da educação profissional e tem o objetivo de investigar como está se efetivando o desenvolvimento das capacidades para a docência dos sujeitos participantes dos encontros de formação da área de Língua Portuguesa do IFMT-Campus Cuiabá. Esses encontros são realizados pelo Grupo de Estudos sobre o Ensino de Língua Portuguesa, organizado no IFMT-Campus Cuiabá com o objetivo de promover novas aprendizagens para o agir docente. Para ampliar o olhar reflexivo sobre esse evento formativo, os seus registros textuais serão organizados e serão feitas gravações em áudio e vídeo das interações nesse espaço formativo para serem utilizadas em encontros de autoconfrontação (FAÏTA, 2004; CLOT, 2006), método que consiste na observação e análise, pelos próprios atores participantes do grupo, das ações registradas e já vivenciadas por eles nos encontros. Os textos produzidos a partir do método da autoconfrontação serão analisados seguindo a orientação teórico-metodológica do ISD (BRONKART, 1999, 2006, 2008), a qual se distribui em dois níveis: parâmetros da macroestrutura textual e da microestrutura textual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sueli Correia Lemes Valezi - Coordenador / Ema Marta Dunck Cintra - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Bolsa / PROPES/IFMT - Auxílio financeiro.

  • 2016 - 2017

    Os ambientes virtuais de aprendizagem como instrumentos mediadores do agir docente no ensino presencial do IFMT - Campus Cuiabá, Descrição: Esta pesquisa tem o objetivo geral de investigar como estão sendo utilizados os ambientes virtuais de aprendizagem pelos professores das diferentes áreas de conhecimento em aulas presenciais do IFMT - Campus Cuiabá, com vistas a conhecer os benefícios desse instrumento mediador do trabalho do professor, bem como os empecilhos para o seu uso efetivo na instituição. A pesquisa configura-se como qualitativa-interpretativista, seguindo a proposta teórico-metodológica do ISD (BRONCKART e MACHADO, 2009; MACHADO, 2004; MACHADO et al 2009) que entende que os textos materializam agires humanos. Para a coleta desses textos serão realizadas entrevistas face a face com dois grupos de professores da instituição locus: os agentes usuários de AVA e os agentes não-usuários de AVA. Com os resultados desta pesquisa espera-se promover maior divulgação das ações docentes mediadas por ambientes virtuais de aprendizagem e verificar possíveis demandas de formação para a melhoria do processo educacional de um modo geral, tanto para a instituição local em que a pesquisa será desenvolvida, quanto para a educação no país que necessita acelerar seus passos rumo a um futuro que garanta uma formação de qualidade e inovadora para os seus estudantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Sueli Correia Lemes Valezi - Coordenador / Edsõnia de Souza Oliveira Melo - Integrante / Marlene Rodrigues da Silva - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO IFMT: compreendendo a formação e a prática dos professores, Descrição: Esta pesquisa tem o objetivo geral de investigar como os professores de Língua Portuguesa significam a sua formação e prática como docente de Língua Portuguesa nos campi do IFMT, por meio da análise das ações linguageiras materializadas em questionários disponibilizados na ferramenta Google Docs. A pesquisa configura-se como qualitativa-interpretativista, seguindo a proposta teórico-metodológica dos pesquisadores do ISD (BRONCKART e MACHADO, 2009; MACHADO, 2004; MACHADO et al 2009). Espera-se que, com os resultados obtidos nesta pesquisa, sejam desenvolvidas ações de interação entre os professores de Língua Portuguesa dos campi, a fim de compartilhar experiências e reconfigurar práticas pedagógicas, promover eventos de formação continuada com vistas à construção de diálogo entre pares e pesquisadores da área filiados ao IFMT e a outras instituições para ampliar as capacidades docentes referentes ao ensino de Língua Portuguesa e construir práticas mais afinadas com o novo paradigma de ensino de línguas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sueli Correia Lemes Valezi - Coordenador / Marlene Rodrigues da Silva - Integrante / Claudia Lucia Landgraf Pereira Valerio - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Bolsa / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2015

    A Língua Portuguesa na Educação Profissional: práticas de ação para a formação docente, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral investigar a atividade de trabalho do professor de língua portuguesa no contexto da educação profissional de nível médio e superior por meio da análise interpretativa das ações linguageiras materializadas em textos que versam sobre o trabalho docente, com o objetivo de construir representações que contribuam para a formação do professor desse contexto. As bases epistemológicas desta investigação filiam-se à Linguística Aplicada, em uma perspectiva multidisciplinar, especialmente em relação aos aportes do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com Bronckart (1999, 2006, 2008) e suas investigações sobre textos, linguagem e trabalho, e com autores brasileiros como os pesquisadores do grupo ALTER (MACHADO, 2004; MACHADO e BRONCKART, 2009; MACHADO et al, 2011) e ainda com a Psicologia do Trabalho e a Clínica da Atividade (CLOT, 2006, 2007; FAÏTA, 2004) e a Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 2004; SAUJAT, 2004). De perspectiva qualitativa-interpretativista, a pesquisa desenvolver-se-á por meio de instrumentos como pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas, observação participante de ações didáticas em sala de aula e encontros de autoconfrontação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sueli Correia Lemes Valezi - Coordenador., Financiador(es): IFMT - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2013

    GÊNEROS TEXTUAIS: DAS MEDIAÇÕES FORMATIVAS AOS OBJETOS DE ENSINO, Descrição: O projeto tem, como objetivos gerais: 1. Promover a articulação entre teorias científicas e práticas pedagógicas de língua portuguesa, alicerçada nos estudos interacionistas sociodiscursivos, a partir da interação: pesquisa versus ensino versus formação continuada de professor em serviço da rede pública de ensino. 2. Promover a autonomia do professor em relação ao livro didático, proporcionando uma formação que desenvolva competências para a avaliação de materiais didáticos. 3. Desenvolver no professor competências para e elaboração de seus próprios materiais didáticos no procedimento denominado seqüências didáticas cujo enfoque de trabalho implique a noção de gênero textual como instrumento de mediação entre as práticas sociais e os usos da linguagem nos eixos da leitura, escuta e produção. 4. Desenvolver, no professor, capacidades para comandar projetos de ensino predeterminados em seqüências didáticas. 5. Disseminação de resultados alcançados pelos participantes deste projeto na forma de livros, artigos científicos e comunicações em eventos da área.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Sueli Correia Lemes Valezi - Integrante / Elvira Lopes Nascimento - Coordenador / Claudia Valéria Hila - Integrante / Eliana Merlin Deganuti de Barros - Integrante / Marilúcia dos Santos Domingos Striquer - Integrante / Liliane Pereira - Integrante / Celia Tamara Coelho - Integrante / Liege Báccaro - Integrante / Nubiane Kailer Kava Santos - Integrante / Alan Prado - Integrante / Jaqueline Tosti - Integrante / Jaqueline Ribeiro Fernandes - Integrante / Pamela F. De Faria - Integrante / Tatiani Fragoso - Integrante / Stela Aparecida Barboza - Integrante.

  • 2008 - 2010

    O ENSINO DE LÍNGUAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: PESQUISA E CONSTRUÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS, Descrição: O projeto diz respeito à área de linguagens, com vistas ao processo de ensino e aprendizagem referente à formação profissional, especialmente no âmbito do CEFET-MT. Trata-se de um projeto sustentado pela perspectiva de uma formação continuada, subsidiada pela reflexão sobre a prática, no sentido de se delinear propostas didático-pedagógicas em consonância com o atual paradigma de ensino de línguas sem, contudo, desconsiderar a vocação da instituição em que estamos inseridos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sueli Correia Lemes Valezi - Coordenador / Edsõnia de Souza Oliveira Melo - Integrante / Marlene Rodrigues da Silva - Integrante.

  • 2007 - 2008

    O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO NÍVEL SUPERIOR PELO VIÉS DA METODOLOGIA DE PROJETOS E DOS GÊNEROS TEXTUAIS DA ESFERA ACADÊMICA, Descrição: Diante dos desafios que emergem nos cursos de Tecnologia em relação aos conteúdos e metodologias a serem aplicados pelos professores de Língua Portuguesa, iniciei um projeto de pesquisa entre os alunos do Curso de Tecnologia em Redes de Computadores, do CEFET-MT, a fim de atender a dois grandes desafios dos cursos superiores ? ampliar a competência comunicativa dos acadêmicos e inseri-los na atividade investigativa para que a aquisição de conhecimentos seja por meio de um estudo sistemático de observação e/ou experimentação. Além disso, o desenvolvimento desta pesquisa visa produzir conhecimentos sobre a área de Língua Portuguesa direcionada ao nível acadêmico: ler e produzir textos comuns a essa esfera sócio-comunicativa de formação em nível superior. Partindo da Teoria dos Gêneros Discursivos, proponho aulas cujos objetos de ensino sejam os gêneros comuns às práticas de linguagem comuns à academia, como o artigo de opinião, o resumo, a resenha, o seminário, o relatório técnico-científico e o artigo científico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sueli Correia Lemes Valezi - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá. , Rua Prof. Zulmira Canavarros, 96, centro, 78005-390 - Cuiaba, MT - Brasil, Telefone: (065) 3143500, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2014

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação - Doutorado

  • 2017 - Atual

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do ProfEPT, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Docente do Curso dp ProfEPT - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

  • 2008 - Atual

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnoló, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora dos Cursos Técnicos Integrados, Cursos Técnicos Subsequentes, Cursos de Nível Superior Tecnológico e Cursos de Engenharia

    Atividades

    • 09/2017

      Outras atividades técnico-científicas , DPIEX, DPIEX.,Atividade realizada, Organizadora da Revista Profiscientia.

    • 08/2017

      Ensino, ProfEPT, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Formação de Professores

    • 04/2017

      Ensino, Tecnólogo em Geoprocessamento, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental

    • 02/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Ética em Pesquisa - IFMT, .,Cargo ou função, Membro relator.

    • 08/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Campus Cuiabá, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , PROPES/IFMT, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, PROPES/IFMT, .,Cargo ou função, Líder do Grupo de Estudos em Ensino de Língua e Literatura.

    • 03/2014

      Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Expressão

    • 03/2014

      Ensino, Engenharia de Automação e Controle, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Expressão

    • 12/2008

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

    • 03/2002

      Ensino, Tecnólogo em Redes de Computadores, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas de Linguagem

    • 03/2002 - 08/2014

      Ensino, Tecnólogo em Sistemas para Internet, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas de Linguagem

  • 1999 - 2006

    Centro Universitário de Várzea Grande

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Atuei em cursos de Licenciatura em História, Geografia, Matemática, Pedagogia, em disciplinas de Leitura e Produção de Textos. Atuei em cursos de Licenciatura em Letras com disciplinas de Linguística, Sociolínguística, Análise do Discurso, Semântica e Metodologia da Língua Portuguesa. Atuei no Curso de Especialização em Língua Portuguesa - Teoria e Prática, na disciplina de Gêneros do Discurso e Tipologias Textuais.

  • 1997 - 2008

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de 1 e 2 graus, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuei na disciplina de Língua Portuguesa e Literautura Brasileira no Ensino Médio. Atuo em disciplinas de Português Instrumental em Cursos Técnicos de Nível Médio. Atuo na disciplina de Português e Literatura em cursos de Educação de Jovens e Adultos.

  • 1997 - 2008

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Nível Superior Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1997 - 2008

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Especialização, Carga horária: 16

    Outras informações:
    - Atuei na disciplina de Monografia no curso de Especialização em Segurança da Informação em Sistemas Linux. - Atuei na disciplina de Metodologia da Pesquisa na Especialização em Proeja. - Atuei na disciplina de Metodologia da Pesquisa no Curso de Pós-Graduação a Distância em Gestão Pública Judiciária.

  • 1997 - 2008

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnoló, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora de Cursos Técnicos de Nível Médio, Técnico e Tecnológico

    Atividades

    • 11/2006

      Ensino, Gestão Pública Judiciária, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

    • 11/2006

      Extensão universitária , Universidade Aberta no Brasil, .,Atividade de extensão realizada, Bolsista para elaboração de Projeto de Curso de Extensão - nível graduação.

    • 11/2006

      Outras atividades técnico-científicas , Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato, Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato.,Atividade realizada, Orientação de Projeto de Pesquisa sobre Literatura Matogrossense.

    • 02/1988

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

    • 02/2001 - 12/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Português Instrumental

    • 12/1997 - 03/2003

      Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Controle de Obras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produçãode Texto

  • 1993 - 2000

    Escola Estadual Antônio Cesário Neto

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Português do 2o. Grau, Carga horária: 40

  • 1993 - 1998

    Colegio Notre Dame de Lourdes

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Português de 1o. e 2o. Graus, Carga horária: 20

  • 1988 - 1990

    Prefietura Municipal de Cornélio Procópio

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Atendente Social, Carga horária: 40