Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança
Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Especialista em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (2010). Especialista em Nutrição Clínica e Funcional (2014). Especialização em andamento em Nutrição Comportamental (2021-2022). Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão (2012). Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão (2020). É tutora da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil do Ministério da Saúde (2013). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF)/Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF)/Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro efetivo da Academia Maranhense de Ciências. Estuda as linhas de pesquisa saúde coletiva, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, segurança alimentar e nutricional, análise do consumo alimentar de populações e nutrição comportamental.
Informações coletadas do Lattes em 15/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Saúde Coletiva
2016 - 2020
Universidade Federal do Maranhão
Título: Consumo de bebidas com açúcar de adição e composição corporal: Coortes RPS
Antônio Augusto Moura da Silva.
Mestrado em Saúde Coletiva
2010 - 2012
Universidade Federal do Maranhão
Título: Associação entre a síndrome metabólica e o consumo de leite e derivados em adultos jovens de Ribeirão Preto-SP, Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Raimundo Antonio da Silva
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Especialização em Nutrição Clínica e Funcional
2012 - 2014
Faculdade Laboro
Título: Consumo de alimentos entre adolescentes de um estado do nordeste brasileiro
Orientador: Nicolly Patrícia Gregório
Especialização em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral
2008 - 2010
Faculdade de Tecnologia Internacional Grupo Uninter
Título: Perfil nutricional de idosos em nutrição enteral de um programa de atendimento domiciliar
Orientador: Shirlei Marly Alves
Graduação em Nutrição
2005 - 2008
Universidade Federal do Maranhão
Título: Estado nutricional da população masculina adulta do estado do Maranhão
Orientador: Sueli Rosina Tonial
Formação complementar
2022 - 2022
Tradução do Conhecimento e Políticas Informadas por Evidênci. (Carga horária: 44h). , Fundação Oswaldo Cruz Brasília, FIOCRUZ, Brasil.
2020 - 2020
7º Curso de Imersão 1000 dias. (Carga horária: 3h). , Danone Nutricia, DANONE, Brasil.
2017 - 2017
Metanálise: Conceitos Básicos. (Carga horária: 7h). , Associação Brasileira de Saúde Coletiva, ABRASCO, Brasil.
2015 - 2015
Fitoterapia na gestação, lactação e infância. , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
2013 - 2013
Treinamento em Saúde Bucal para ACS. , Colgate-Palmolive Comercial, COLGATE, Brasil.
2012 - 2013
Nutrição na Atividade Física e no Emagrecimento. , Instituti Ana Paula Pujol, IAPP, Brasil.
2012 - 2012
Vinhos para iniciantes. , Grand Cru, GRAND CRU, Brasil.
2012 - 2012
Nutrição em estética. , Instituti Ana Paula Pujol, IAPP, Brasil.
2010 - 2010
Bolsa Família na Saúde. (Carga horária: 30h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2009 - 2009
Nutrição otimizando tratamentos estéticos. , Clínica de nutrição especializada Dra. Evie Mandelbaum, CNE, Brasil.
2009 - 2009
Atendimento em Consultório e Personal Diet. , Instituto de Nutrição e Metabolismo, IMEN, Brasil.
2008 - 2008
Exames bioquímicos. , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2008 - 2008
Programa Nutrition Day. Módulo Triagem Nutricional. , Support, SUPPORT, Brasil.
2008 - 2008
Sistemas de qualidade e segurança dos alimetos. (Carga horária: 150h). , Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão, CETECMA, Brasil.
2008 - 2008
Suporte nutricional enteral com conceitos e parent. (Carga horária: 80h). , Portal Farmácia, PORTAL EDUCAÇÃO, Brasil.
2006 - 2006
Curso oferecido pelo Programa Cozinha Brasil. (Carga horária: 24h). , Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Agente Multiplicador. (Carga horária: 24h). , Secretaria Extraordinária de Segurança Alimentar, SEMESA, Brasil.
2006 - 2006
Curso "Metologia de Pesquisa na Área da Saúde". (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2006 - 2006
II Curso de Capacitação da LADO. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2006 - 2006
III Curso de Capacitação para a Liga AMAFETO. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2005 - 2005
Indústria em Ação. (Carga horária: 2h). , Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
1999 - 2002
Curso básico e intermediário de inglês. , Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos, ICBEU, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Avaliação Nutricional de Populações.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Segurança Alimentar e Nutricional.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Consumo alimentar.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Organização de eventos
MARTINS, M. L. B. . Oficina Amamenta e Alimenta Brasil - Turma VI. 2015. (Outro).
MARTINS, M. L. B. . Oficina Amamenta e Alimenta Brasil - Turma VII. 2015. (Outro).
MARTINS, M. L. B. . Oficina Amamenta e Alimenta Brasil - Turma III. 2014. (Outro).
MARTINS, M. L. B. . Oficina Amamenta e Alimenta Brasil - Turma IV. 2014. (Outro).
MARTINS, M. L. B. . Oficina Amamenta e Alimenta Brasil - Turma V. 2014. (Outro).
MARTINS, M. L. B. ; SCHOTT, E. ; MOREIRA, R. A. M. ; SILVA, C. A. ; ZUNIGA, A. D. G. ; PIRES, C. R. F. . I Oficina de Formação de Conselheiros e Gestores do SISAN do Estado do Tocantins. 2014. (Outro).
MARTINS, M. L. B. ; SCHOTT, E. ; MOREIRA, R. A. M. . I Semana de Comemoração ao dia do Nutricionista: O Profissional Nutricionista e suas interfaces. 2013. (Outro).
MARTINS, M. L. B. . Oficina Amamenta e Alimenta Brasil - Turma I. 2013. (Outro).
MARTINS, M. L. B. . Oficina Amamenta e Alimenta Brasil - Tuma II. 2013. (Outro).
MARTINS, M. L. B. . Simpósio sobre Beribéri: Prevenção, Tratamento e Epidemiologia (Carga horária: 40 horas). 2007. (Outro).
MARTINS, M. L. B. . 3° Jornada Maranhense de Nutrição (Carga horária: 60 horas). 2006. (Outro).
Participação em eventos
II Simpósio de Internacionaliação do IFMA e V Simpósio de Internacionalização Acadêmica da UFMA: A Internacionalização da Educação Profissional, do Ensino Superior e da Pós-Graduação em perspectiva. 2023. (Simpósio).
I Seminário de avaliação do programa de mentoria. 2021. (Seminário).
X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2017. (Congresso).
5th International Symposium on Metabolic Programming and Stress. 2016. (Simpósio).
11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2015. (Congresso).
Fórum Regional para a Construção do Novo Código de Ética do Nutricionista. 2015. (Outra).
Conceitos Técnicos e Diferenciais dos Produtos Jamine. 2014. (Outra).
II Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição e V Congresso Mineiro de Alimentação e Nu Nutrição. 2014. (Congresso).
II Semana Acadêmica Integrada da Saúde: atividade física na promoção da saúde. 2014. (Outra).
Oficina de Implantação do NutriSUS no Estado do Tocantins. 2014. (Oficina).
X Seminário de Iniciação Científica da UFT. 2014. (Seminário).
Consenso de Habilidades e Competências do Nutricionista em Saúde Coletiva/Campo de Formação e Atuação na Saúde Coletiva. 2013. (Oficina).
Encontro Nacional de Formação Profissional - Qualidade ma Formação e no Exercício Profissional: presente e futuro. 2013. (Encontro).
III Seminário de Estudos Pedagógicos e Intitucionais. 2013. (Seminário).
I Semana de Comemoração ao dia do Nutricionista: O Profissional Nutricionista e suas interfaces. 2013. (Simpósio).
Oficina de Capacitação de Multiplicadores para a Promoção de Práticas Alimentares Saudáveis e Prevenção de Câncer no Tocantins. 2013. (Oficina).
Oficina Rede Tutores Amamenta e Alimenta Brasil. 2013. (Oficina).
64º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2012. (Congresso).
IV Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada (CBNI), XXXIV Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral, Ganepão 2011 e XIII Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental. 2011. (Congresso).
XXIX Congresso Brasileiro de Cirurgia. 2011. (Congresso).
Monitorização da terapia nutricional pré e pós cirurgia bariátrica. 2009. (Outra).
O papel do Farmacêutico Clínico frente às terapias nutricionais. 2009. (Outra).
Probióticos: benefícios ou prejudiciais em cirurgia e sepse?. 2009. (Outra).
Oficina Gestão Hospitalar. 2008. (Oficina).
Seminário para apresentação dos resultados da pesquisa estadual sobre fatores de risco para o beribéri. 2008. (Seminário).
VIII Congresso Norte e Nordeste de Nutrição Parenteral e Enteral VIII Congresso Norte e Nordeste de Nutrição Clínica Terapia Nutricional na Interdisciplinaridade. 2008. (Congresso).
V Jornada Científica do Hospital Universitário. 2008. (Outra).
V Jornada Maranhense de Nutrição do Hospital Universitário da UFMA.Participação do 1º Fórum de discentes. 2008. (Outra).
Capacitação de Multiplicadores em SISVAN. 2007. (Outra).
I Semana Nacional de Prevenção de Doenças Renais. II Encontro Nacional de Prevenção de Doenças Renais na Infância. III Encontro Nacional das Ligas Acadêmicas de Apoio à Nefrologia.. 2007. (Congresso).
Oficina em vigilância alimentar e nutricional e promoção da alimentação saudável. 2007. (Oficina).
3° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2006. (Congresso).
3° Jornada Maranhense de Nutrição. 2006. (Outra).
IX Encontro Regional dos Estudantes de Nutrição.IX Encontro Regional dos Estudantes de Nutrição. 2006. (Encontro).
Simpósio de Dislipidemia.Simpósio de Dislipidemia. 2006. (Simpósio).
VII Congresso Norte-Nordeste de Nutrição Parenteral e Enteral. VII Congresso Norte- Nordeste de Nutrição Clínica. I Simpósio de Nutrição em Pediatria. I Simpósio de Nutrição Esportiva.. 2006. (Congresso).
II Jornada de Nutrição do UNICEUMA.II Jornada de Nutrição do UNICEUMA. 2005. (Outra).
II Jornada Maranhense de Nutrição.II Jornada Maranhense de Nutrição. 2005. (Outra).
XVI Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral. IV Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica. I Simpósio Luso-Brasileiro de Nutrição Clínica.. 2005. (Congresso).
Participação em bancas
LIBEIRO, R. N. M. G.; FRANCA, L. M.;BRAGANÇA, M.L.B.M.; SANTOS, A. F.; BARBOSA, J. M. A.. Associação entre os hábitos alimentares e estilo de vida com o excesso de peso durante a pandemia da Covid-19. 2023. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
BARBOSA, J. M. A.; VELOSO, H. J. F.;BRAGANÇA, M.L.B.M.. Associação entre o comportamento alimentar e estilo de vida com o excesso de peso durante a pandemia da Covid-19. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Maranhão.
FRANCA, A. K. T. C.; MAGALHAES, E. I. S.;BRAGANÇA, M.L.B.M.. Fatores associados ao potencial inflamatório da dieta de adolescentes. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Maranhão.
HORTEGAL, E.V.;MARTINS, MAYLLA LUANNA BARBOSA; CANTANHEDE, N. A. C.. Associação entre consumo alimentar e sarcopenia em pacientes com doença renal crônica não dialítica. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde do HUFMA) - Universidade Federal do Maranhão.
FRANCA, A. K. T. C.; BEZERRA, G. L.;BRAGANÇA, M.L.B.M.; NASCIMENTO, J. X. P. T.. Associação da provável sarcopenia com o estado nutricional e inflamatório em pacientes de pré-operatório de cirurgias do aparelho digestivo e coloproctológicas. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde do HUFMA) - Universidade Federal do Maranhão.
MARTINS, M. L. B.. Gestão em Saúde. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.. Gestão em Saúde. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.. Gestão em Saúde. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.. Gestão em Saúde. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.. Gestão em Saúde. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.. Saúde do idoso: Prevenção de quedas em pessoas idosas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.. Perfil nutricional de nefropatas em hemodiálise em um Hospital Universitário de São Luís - MA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão.
MARTINS, M. L. B.. Ouvidorias públicas: Contribuições para administração pública, um estudo da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Tocantins. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.. Programação Pactuada Integrada da Assistência - PPI: sua importância para a população dos municípios do Tocantins. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.. Poluição atmosférica e saúde humana: indicadores como ferramenta de gestão em saúde de população exposta a poluentes atmosféricos no Estado do Tocantins. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.. Ações e controle da Hanseníase no Tocantins diante da atuação do gestor público: revisão bibliográfica. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.. Aspectos epidemiológicos da hanseníase no município de Dianópolis: uma retrospectiva da incidência desta doença de 2008 a 2012. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.. Sistema Único de Saúde (SUS): assistência prestada ao idoso. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.. Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.. Saúde do idoso: Envelhecer com qualidade, atividade física, um método profilático para retardar as consequências do envelhecimento.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.. Promoção da saúde: atividade física na terceira idade. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.. Acupuntura na Estratégia de Saúde da Família: uma alternativa para redução de gastos com medicamentos na atenção básica.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal do Tocantins.
PORTO, P.F.;MARTINS, M. L. B.; Lima, KDL. Avaliação das embalagens de doces em pasta comercializados no município de São Luís - MA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Vigilância Sanitária dos Alimentos) - Universidade Estadual do Maranhão.
Aguiar, CRM; Lima, KDL;MARTINS, M. L. B.. Avaliação das Boas Práticas Adotadas em um Serviço de Panificação na Cidade de São Luís - MA: um relato de caso. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Vigilância Sanitária dos Alimentos) - Universidade Estadual do Maranhão.
BRAGANÇA, M.L.B.M.; VELOSO, H. J. F.. Elaboração, composição centesimal e análise sensorial de um biscoito à base de farinha de grão-de- bico (Cicer arietinum L.), farinha de arroz (Oryza sativa L.), leite de coco (Cocus nucifera L) e castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa H.B.K.). 2023.
RODRUIGUES, D. G. C.; ONU, Y.;BRAGANÇA, M.L.B.M.. Elaboração, análise centesimal e sensorial de panqueca enriquecida com vinagreira roxa (Hibiscus acetosella). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão.
VELOSO, H. J. F.; HORTEGAL, E.V.;BRAGANÇA, M.L.B.M.. A influência da creatina no controle glicêmico em portadores de diabetes mellitus tipo 2. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão.
BRAGANÇA, M.L.B.M.; CALADO, I. L.; CANTANHEDE, N. A. C.. Comparação do Estado Nutricional de Pré-termos Segundo as Curvas de Fenton e Intergrowth-21. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão.
FROTA, M. T. B. A.;BRAGANÇA, M.L.B.M.; FRANCA, A. K. T. C.. Uma meta-análise da validação do consumo energético estimado pelo questionário de frequência alimentar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão.
CONCEICAO, S. I. O.;BRAGANÇA, M.L.B.M.; FROTA, M. T. B. A.. (In)Segurança alimentar associada à anemia em crianças de 2 a 5 anos de idade matriculadas na rede pública de ensino de São Luís (MA). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão.
SILVA, T. A.;BRAGANÇA, M.L.B.M.; ONU, Y.. Uso de abacaxi (Ananas comosus) como ingrediente na produção de barras de cereais: uma análise de publicações científicas e patentes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão.
ONU, Y.; VELOSO, H. J. F.;BRAGANÇA, M.L.B.M.. Transtornos do Comportamento Alimentar Entre Esportistas: uma revisão sistemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão.
CANTANHEDE, N. A. C.;BRAGANÇA, M.L.B.M.; CONCEICAO, S. I. O.. Percepção das Nutrizes sobre Aleitamento Materno e Motivos que Levaram ao Desmame Precoce. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão.
SILVA, T. A.;BRAGANÇA, M.L.B.M.; RODRUIGUES, D. G. C.. Elaboração e Análise Centesimal de Sorvete à Base dos Extratos Vegetais da Castanha de Baru (Dypterix alata Vog.) e do Coco (Cocos nucífera L.). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão.
CANTANHEDE, N. A. C.; CONCEICAO, S. I. O.;BRAGANÇA, M.L.B.M.. Fatores Associados à Desistência das Mães do Programa de Puericultura de um Banco de Leite Humano de São Luís, MA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão.
NASCIMENTO, J. X. P. T.; CARVALHO, C. A.;BRAGANÇA, M.L.B.M.. Fatores Associados à Suplementação de Ácido Fólico na Gestação dentro da Rede de Atenção Primária à Saúde em São Luís - Maranhão. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão.
HORTEGAL, E.V.;BRAGANÇA, M.L.B.M.; FRANCA, A. K. T. C.. Associação entre Sono e Consumo Alimentar em Pacientes com Doença Renal Crônica não Dialítica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão.
VELOSO, H. J. F.; MOREIRA LIMA, S.T.J.R;BRAGANÇA, M.L.B.M.. Avaliação do mascaramento de alimentos para indivíduos com transtorno do espectro autista. 2021.
SILVA, K. C.; PINTO, S. L.;MARTINS, M. L. B.. Carvalho e Luana Andressa Amorim Lopes.Consumo de nutrientes de risco e protetores relacionados ao risco de desenvolvimento de doença cardiovascular em pré-escolares. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins.
SILVA, C. A.; SCHOTT, E.;MARTINS, M. L. B.. Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN: Consumo alimentar de crianças de 2 a 5 anos no Estado do Tocantins. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.; MOREIRA, R. A. M.; SCHOTT, E.. Índice de qualidade da dieta de bombeiros Militares do município de Palmas-TO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.; SILVA, K. C.; CASTRO, J. G. D.. Relação entre fatores socioeconômicos e estado nutricional de crianças atendidas em Unidades de Saúde de Atenção Secundária da cidade de Palmas (TO). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins.
MOREIRA, R. A. M.;MARTINS, M. L. B.; SILVA, F. P.. Classificação do comportamento alimentar para controle de peso, segundo modelo transteórico de usuários de uma Unidade Básica de Saúde do Plano Diretor Sul/TO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.; COSTA JUNIOR, A.L.R.; MOREIRA LIMA, S.T.J.R. Perfil socioeconômico, clínico e nutricional de idosos institucionalizados em São Luís, MA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão.
MARTINS, M. L. B.; MOREIRA, R. A. M.; SILVA, K. C.. M. T. Figueiredo Gomes e Giovanna Costa Falcão.Perfil nutricional de adolescentes em vulnerabilidade socioeconômica participantes de uma Instituição social de Palmas, Tocantins. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.; SILVA, K. C.; MOREIRA, R. A. M.. Comorbidades associadas ao excesso de peso na adolescência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.; SILVA, C. A.; PEREIRA, R. J.. Caracterização e prevalência de aleitamento materno na população materno-infantil, atendida na rede pública de saúde de Palmas - TO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins.
SCHOTT, E.;MARTINS, M. L. B.; KLEIN, S. T. R.. Diagnóstico da gestão e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas da rede pública municipal de Palmas - TO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.. Consumo de Alimentos Funcionais por pacientes atendidos em uma Clínica-Escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
MARTINS, M. L. B.. Consumo de fibra alimentar por adolescentes de 14 a 19 anos em uma escola pública estadual no município de Altamira do Maranhão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
MARTINS, M. L. B.. Avaliação do estado nutricional das crianças com fenilcetonúria atendidas no serviço de referência de triagem neonatal do Maranhão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
MARTINS, M. L. B.. Determinantes socioeconômico no consumo de frutas: estudo com mulheres frequentadoras de feiras livres. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
MARTINS, M. L. B.. Avaliação do perfil nutricional de gestantes adolescentes de Maternidade Pública do Município de São Luís - MA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
MARTINS, M. L. B.. Avaliação do estado nutricional de crianças e aceitabilidade do cardápio em uma creche e São Luís - MA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
MARTINS, M. L. B.. Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar em meninos praticantes de futsal em uma escola particular de São Luís - MA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST.
MARTINS, M. L. B.; YAN, D. S. S. L.; SANTOS, J. O.. Professor do Magistério Superior. 2014. Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.; COSTA, T. N. F.; LIMA, A. E. F.. Professor do Magistério Superior. 2013. Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.. V Congresso Internacional Médico Acadêmico do Maranhão. 2018. ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DO MARANHÃO.
MARTINS, M. L. B.. Comitê Científico da II Semana Acadêmica Integrada da Saúde. 2015. Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.; MOREIRA, R. A. M.; PIRES, C. R. F.. Seleção Simplificada de Professor Substituto. 2014. Universidade Federal do Tocantins.
SILVA, K. C.;MARTINS, M. L. B.; PINTO, S. L.. Seleção Simplificada de Professor Substituto. 2013. Universidade Federal do Tocantins.
MARTINS, M. L. B.; MACHADO, S.P.. 2012.
Orientou
Consumo de alimentos in natura ou minimamente processados é associado a maior massa óssea em indivíduos portadores de doença renal crônica em tratamento não dialítico; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
Diagnóstico de segurança alimentar e nutricional no Maranhão; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
Envelhecimento saudável e principais domínios da capacidade intrínseca entre idosos brasileiros: um estudo longitudinal usando dados do ELSI-Brasil; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Odontologia) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
Envelhecimento saudável e principais domínios da capacidade intrínseca entre idosos brasileiros: um estudo longitudinal usando dados do ELSI-Brasil; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
Associação entre consumo de alimentos ultraprocessados e distúrbio do sono em portadores de doença renal crônica não dialítica; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde do HUFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Diagnóstico Nutricional e Desfecho Clínico de Pacientes em uma Unidade de Terapia Intensiva; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde do HUFMA) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Associação entre o consumo de alimentos classificados conforme o grau de processamento e hiperuricemia em indivíduos com doença renal crônica não dialítica; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso) - Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Biomarcadores sanguíneos em portadores de doença renal crônica não dialítica classificados pelo índice de massa corporal e percentual de gordura; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso) - Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
A prevalência de obesidade infantil: um estudo de caso na região sul do Estado do Tocantins; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Gestão em Saúde) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Importância da enfermagem nas Equipes Estratégia Saúde da Família; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Gestão em Saúde) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Perspectivas e desafios da gestão dos recursos do SUS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Gestão em Saúde) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
O homem e o acesso aos serviços básicos de saúde; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Gestão em Saúde) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Saúde do Homem: fatores que interferem no atendimento ao acesso na Atenção Básica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Gestão em Saúde) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Abordagem Health at Every Size é eficaz no tratamento de pessoas com excesso de peso? Uma revisão sistemática; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
A abordagem Mindful Eating promove mudanças no comportamento alimentar de indivíduos com excesso de peso? Uma revisão sistemática; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
andemia de COVID-19 e Comportamento Alimentar da População Feminina: Uma Revisão Sistemática; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Associação entre consumo de bebidas ricas em açúcares de adição e força da preensão manual em adolescentes; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Quais os Efeitos de uma Dieta Rica ou Baixa em Carboidratos no Desempenho e Composição Corporal de Adultos Fisicamente Ativos? Uma Revisão Sistemática?; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Aspectos desafiadores, psicológicos e facilitadores associados à dieta sem glúten na doença celíaca: uma revisão de escopo; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Associação entre alimentação, ansiedade e estado nutricional em indivíduos adultos: uma revisão de literatura; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
O consumo de alimentos e acesso à alimentação de idosos pretos e pardo brasileiros: Estudo ELSI- Brasil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
O Consumo de Alimentos está Relacionado a Sensação de Solidão, Sensação de Deprimido e ao Diagnóstico de Depressão, em Idosos Brasileiros: Estudo Elsi-Brasil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Características Sociodemográficas, Clínicas, de Parto, Nascimento e Aleitamento Materno Exclusivo em Crianças com Síndrome da Zikangênita, Maranhão, Brasil; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
A Deficiência de Vitamina D está Associada à Síndrome Metabólica em Pacientes Renais Crônicos Não Dialíticos; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
De que forma as mídias sociais estão relacionada à gordofobia? Uma revisão sistemática; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Associação entre o consumo de bebidas com açúcar de adição e força da preensão palmas em adolescentes; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
A deficiência de vitamina D está associada à síndrome metabólica em portadores da doença renal crônica não diatítica; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
O consumo de alimentos está relacionado aos sintomas e diagnóstico de depressão em idosos brasileiros: estudo ELSI; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Ingestão de energia e nutrientes por adolescentes do Estado do Maranhão; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Produção e disponibilidade de alimentos no Estado do Tocantins; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Avaliação da aceitabilidade da alimentação oferecida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em escolas do município de Palmas ? TO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Consumo de frutas, verduras e legumes de adolescentes do Estado do Maranhão; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Avaliação de aceitabilidade da alimentação oferecida às crianças frequentadoras de uma creche em Palmas, TO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Estado Nutricional de crinças frequentadora de creche comunitária localizada em Palmas - TO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Uso de substâncias psicoativas, estado nutricional e hábitos alimentares de usuários do CAPS AD de Palmas/TO; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Perfil Nutricional e Hábitos Alimentares em Crianças de uma Escola Particular em São Luís (MA); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Estado Nutricional de Idosos Diabéticos e Hipertensos de um Centro de Saúde Em São Luis- MA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Perfil Nutricional de Atletas de uma Equipe Masculina de Voleibol Universitário do Maranhão; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Gravidez na adolescência: Relação dos fatores socioeconômicos, biológicos e estilo de vida com o baixo peso ao nascer; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Santa Terezinha - CEST; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Adequação e consumo dietético de ferro por adolescentes do Maranhão; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Avaliação de conhecimento a partir da realização de oficinas da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil em unidades básicas de saúde de Palmas/TO; 2015; Iniciação Científica - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Perfil dos profissionais participantes de oficinas da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil realizadas em Palmas, Tocantins; 2015; Iniciação Científica - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins, Bolsa Permanência; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Oficina Amamenta e Alimenta Brasil; 2014; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Oficina Amamenta e Alimenta Brasil; 2014; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Oficina Amamenta e Alimenta Brasil; 2014; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Projeto de extensão - Rede Amamenta e Alimenta Brasil; 2013; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins, Bolsa Permanência; Orientador: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança;
Produções bibliográficas
-
BRAGANÇA, M.L.B.M. ; MUNIZ, A. K. O. A. ; RUDAKOFF, L. C. S. ; VALE, M. R. L. . Impactos da pandemia do novo coronavírus no direito humano à alimentação e à nutrição adequadas e programas de segurança alimentar e nutricional: quais os desafios e o que propor?. CADERNOS SAÚDE COLETIVA , v. 31, p. :e31030261, 2023.
-
BRAGANÇA, MAYLLA LUANNA BARBOSA MARTINS ; BOGEA, EDUARDA GOMES ; VIOLA, POLIANA CRISTINA DE ALMEIDA FONSECA ; VAZ, JULIANA DOS SANTOS ; CONFORTIN, SUSANA CARARO ; MENEZES, ANA MARIA BAPTISTA ; GONÇALVES, HELEN ; BETTIOL, HELOISA ; BARBIERI, MARCO ANTONIO ; CARDOSO, VIVIANE CUNHA ; SILVA, ANTÔNIO AUGUSTO MOURA DA . High Consumption of Sugar-Sweetened Beverages Is Associated with Low Bone Mineral Density in Young People: The Brazilian Birth Cohort Consortium. Nutrients , v. 15, p. 324-337, 2023.
-
SERRA, HELLEN CRISTINA OLIVEIRA AMORIM ; RUDAKOFF, LÍVIA CAROLINA SOBRINHO ; AMORIM, ALESSANDRA KARLA OLIVEIRA ; MAGALHÃES, ELMA IZZE DA SILVA ; BRAGANÇA, MAYLLA LUANNA BARBOSA MARTINS ; SILVA, ANTÔNIO AUGUSTO MOURA DA ; VIANNA, ÉLCIO DOS SANTOS OLIVEIRA ; BETTIOL, HELOÍSA ; BARBIERI, MARCO ANTONIO . Association between the Consumption of Ultra-Processed Foods and Asthma in Adults from Ribeirão Preto, São Paulo, Brazil. Nutrients , v. 15, p. 3165, 2023.
-
BOGEA, E. G. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; FRANCA, A. K. T. C. ; SILVA, A.A.M. . Dietary Patterns, Nutritional Status and Inflammatory Biomarkers in Adolescents from the RPS Birth Cohort Consortium. Nutrients , v. 15, p. 1-14, 2023.
-
LIMA, ALÍCIA CARDOSO ; FURTADO, ELANE VIANA HORTEGAL ; BRAGANÇA, MAYLLA LUANNA BARBOSA MARTINS . Association between socioeconomic factors and fruit and vegetable consumption in Brazilians aged ≥ 50 years: ELSI-Brazil data. GERIATRICS, GERONTOLOGY AND AGING , v. 17, p. e2300038, 2023.
-
OLIVEIRA, BIANCA RODRIGUES DE ; MAGALHÃES, ELMA IZZE DA SILVA ; BRAGANÇA, MAYLLA LUANNA BARBOSA MARTINS ; COELHO, CARLA CRISTINE NASCIMENTO DA SILVA ; LIMA, NATÁLIA PEIXOTO ; BETTIOL, HELOISA ; BARBIERI, MARCO ANTÔNIO ; CARDOSO, VIVIANE CUNHA ; SANTOS, ALCIONE MIRANDA DOS ; HORTA, BERNARDO LESSA ; SILVA, ANTÔNIO AUGUSTO MOURA DA . Performance of Body Fat Percentage, Fat Mass Index and Body Mass Index for Detecting Cardiometabolic Outcomes in Brazilian Adults. Nutrients , v. 15, p. 2974, 2023.
-
SANTANA, K. G. F. P. ; CONFORTIN, S. C. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; BATISTA, R. F. L. ; SANTOS, I. S. ; SILVA, A.A.M. . Associações entre duração de sono e índices de massa gorda, muscular e corporal em adolescentes de São Luís/Maranhão. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 38, p. e00078721, 2022.
-
SILVA, VIVIAN BRITO ; OLIVEIRA NETO, CLARIANO PIRES DE ; BRAGANÇA, MAYLLA LUANNA BARBOSA MARTINS ; LIMA, SUZANNE SILVA BARROS ; FERNANDES, DARCI RAMOS ; MOREIRA, MARA ALESSANDRA PEREIRA ; MARTINS, SHIRLEY ; CARTÁGENES, MARIA DO SOCORRO DE SOUSA ; FARIA, MANUEL DOS SANTOS ; LOPES, FERNANDA FERREIRA . Estudo da Persea americana no controle do Diabetes mellitus: revisão sistemática. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e24811629068, 2022.
-
MAGALHAES, E. I. S. ; OLIVEIRA, B. R. ; RUDAKOFF, L. C. S. ; CARVALHO, V. A. ; VIOLA, P. C. A. F. ; MACHADO, S.P. ; CARVALHO, C. A. ; COELHO, C. C. N. S. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; BETTIOL, H. ; BARBIERI, M. A. ; CARDOSO, V. C. ; SANTOS, A. M. ; LEVY, R. B. ; SILVA, A.A.M. . Sex-Dependent Effects of the Intake of NOVA Classified Ultra-Processed Foods on Syndrome Metabolic Components in Brazilian Adults. Nutrients , v. 14, p. 3126, 2022.
-
CONFORTIN, SUSANA CARARO ; ARISTIZÁBAL, LILIANA YANET GÓMEZ ; BRAGANÇA, MAYLLA LUANNA BARBOSA MARTINS ; CAVALCANTE, LUCIANA COSTA ; ALVES, JANETE DANIEL DE ALENCAR ; BATISTA, ROSANGELA FERNANDES LUCENA ; SIMÕES, VANDA MARIA FERREIRA ; VIOLA, POLIANA CRISTINA DE ALMEIDA FONSECA ; BARBOSA, ALINE RODRIGUES ; SILVA, ANTÔNIO AUGUSTO MOURA DA . Are Fat Mass and Lean Mass Associated with Grip Strength in Adolescents?. Nutrients , v. 14, p. 3259, 2022.
-
OLIVEIRA, MARIA THAIRLE DOS SANTOS DE ; BRAGANÇA, MAYLLA LUANNA BARBOSA MARTINS ; DIAS, RAIMUNDA SHEYLA CARNEIRO ; CARNEIRO, ERIKA CRISTINA RIBEIRO DE LIMA ; SANTOS, ELISANGELA MILHOMEM ; FRANÇA, ANA KARINA TEIXEIRA CUNHA ; FURTADO, ELANE VIANA HORTEGAL ; MATOS, HEULENMACYA RODRIGUES DE ; SALGADO FILHO, NATALINO ; BERNARDO-FILHO, MÁRIO . Percentual de gordura e índice de massa corporal predispõem portadores de doença renal crônica a variações em biomarcadores sanguíneos. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e570111033207, 2022.
-
RUDAKOFF, L. C. S. ; MAGALHAES, E. I. S. ; VIOLA, P. C. A. F. ; OLIVEIRA, B. R. ; COELHO, C. C. N. S. ; MARTINS, MAYLLA.L.B. ; MACHADO, S.P. ; CARDOSO, V. C. ; BETTIOL, H. ; BARBIERI, M. A. ; LEVY, R. B. ; SILVA, A.A.M. . Ultra-processed food consumption is associated with increase in fat mass and decrease in lean mass in Brazilian women: A cohort study. FRONTIERS IN NUTRITION , v. 9, p. 1-12, 2022.
-
CONFORTIN, S. C. ; BARBOSA, A. R. ; OLIVEIRA, B. R. ; MAGALHAES, E. I. S. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; ALVES, M. T. S. S. B. E. ; LEVY, R. B. ; BATISTA, R. F. L. ; VIOLA, P. C. A. F. ; SILVA, A.A.M. . The consumption of culinary preparations and ultra-processed food is associated with handgrip strength in teenagers. Nutrition Journal , v. 21, p. 66-74, 2022.
-
BRAGANÇA, MAYLLA LUANNA BARBOSA MARTINS ; COELHO, CARLA CRISTINE NASCIMENTO DA SILVA ; OLIVEIRA, BIANCA RODRIGUES DE ; BOGEA, EDUARDA GOMES ; CONFORTIN, SUSANA CARARO ; SILVA, ANTÔNIO AUGUSTO MOURA DA . The Frequency of Daily Consumption of Sugar-Sweetened Beverages Is Associated with Reduced Muscle Mass Index in Adolescents. Nutrients , v. 14, p. 4917-4928, 2022.
-
BOGEA, E. G. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; VAZ, J. ; ASSUNCAO, M. C. F. ; BETTIOL, H. ; BARBIERI, M. A. ; FRANCA, A. K. T. C. ; SILVA, A.A.M. . Relative validity of a food frequency questionnaire for adolescents from a capital in the Northeastern region of Brazil. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (on line) , v. 54, p. e9991-e9999, 2021.
-
ABREU, JOANA D?ARC MATOS FRANÇA DE ; ABREU, STERFFESON LAMARE LUCENA DE ; BRAGANÇA, MAYLLA LUANNA BARBOSA MARTINS ; CAVALCANTE, LILIAN FERNANDA PEREIRA ; FRANÇA, ANA KARINA TEIXEIRA DA CUNHA ; RIBEIRO, CECÍLIA CLAUDIA COSTA ; LAMY FILHO, FERNANDO . Birth by cesarean delivery and central adiposity in adolescents from a birth cohort. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 37, p. e33320-33334, 2021.
-
BOGEA, E. G. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; CARMO, C. D. S. ; NASCIMENTO, J. X. P. T. ; ARRUDA, S. P. M. ; RIBEIRO, C. C. C. ; FRANCA, A. K. T. C. ; SILVA, A.A.M. . Fatores associados aos biomarcadores inflamatórios em adolescentes: análise por modelagem de equações estruturais. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 37, p. e00212220, 2021.
-
SANTANA, K. G. F. P. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; OLIVEIRA, B. R. ; COELHO, C. C. N. S. ; SILVA, A.A.M. . Fatores sociodemográficos, alimentares e hábitos de vida associados à maior adiposidade corporal em adolescentes: coorte de nascimento RPS. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 37, p. e00088320, 2021.
-
PORTO, P.F. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; OLIVEIRA, B. R. ; COELHO, C. C. N. S. ; SERRA, H. C. O. A. ; MUNIZ, A. K. O. A. ; SANTANA, K. G. F. P. . The trends on plants in the prevention and treatment of the COVID-19. REVISTA FITOS ELETRÔNICA , v. 15, p. 115-119, 2021.
-
BRITO, A. P. ; REGO, A. S. ; SOUSA, L. M. N. ; SILVA, F. A. ; BRASIL, G. V. S. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; SILVA, F. M. A. M. ; BARBOSA, J. M. A. . Risco cardiovascular em praticantes de musculação em academias de São Luís ? MA. REVISTA DE ATENÇÃO À SAÚDE , v. 19, p. 92-106, 2021.
-
SOUSA, R. S. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; OLIVEIRA, B. R. ; COELHO, C. C. N. S. ; SILVA, A.A.M. . Association between the Degree of Processing of Consumed Foods and Sleep Quality in Adolescents. Nutrients , v. 12, p. 1-12, 2020.
-
BRAGANÇA, M.L.B.M. ; OLIVEIRA, B. R. ; FONSECA, J. M. ; BATALHA, M. A. ; BOGEA, E. G. ; COELHO, C. C. N. S. ; KAC, G. ; SILVA, A.A.M. . Assessment of blood biomarkers in adolescents classified by body mass index and body fat percentage. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 36, p. e00084719, 2020.
-
MIRANDA, S. M. ; BATISTA, R. F. L. ; RODRIGUES, L. S. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; OLIVEIRA, B. R. ; SIMOES, V. M. F. ; ECKELI, A. L. ; SILVA, A.A.M. . Prevalência de sonolência diurna excessiva e fatores associados em adolescentes da coorte RPS, em São Luís (MA). REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA , v. 23, p. E200071, 2020.
-
SILVA, F. A. C. C. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; BETTIOL, H. ; CARDOSO, V. C. ; BARBIERI, M. A. ; SILVA, A.A.M. . Socioeconomic status and cardiovascular risk factors in young adults: a cross-sectional analysis of a Brazilian birth cohort. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA , v. 23, p. e200001, 2020.
-
DE OLIVEIRA, BIANCA RODRIGUES ; BRAGANÇA, MAYLLA LUANA BARBOSA MARTINS ; BATALHA, MÔNICA ARAÚJO ; COELHO, CARLA CRISTINE NASCIMENTO DA SILVA ; BETTIOL, HELOISA ; BARBIERI, MARCO ANTÔNIO ; SARAIVA, MARIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA ; KAC, GILBERTO ; DA SILVA, ANTÔNIO AUGUSTO MOURA . Diagnostic performance of body mass index in the detection of obesity using different cut-off points for excess body fat. NUTRITION , v. 79, p. 110950, 2020.
-
DE ALMEIDA FONSECA, POLIANA CRISTINA ; DE CARVALHO, CAROLINA ABREU ; MARTINS, MAYLLA LUANNA BARBOSA ; DA CUNHA FRANÇA, ANA KARINA TEIXEIRA ; DE BRITTO E ALVES, MARIA TERESA SEABRA SOARES ; DA SILVA, ANTÔNIO AUGUSTO MOURA . THE HIGH CONSUMPTION OF ULTRA-PROCESSED FOODS IS ASSOCIATED WITH LOWER MUSCLE MASS IN BRAZILIAN ADOLESCENTS IN THE RPS BIRTH COHORT. NUTRITION , v. 79, p. 110983, 2020.
-
SILVA, A.A.M. ; LIMA-NETO, L. G. ; AZEVEDO, C. M. P. E. S. ; COSTA, L. M. M. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; BARROS FILHO, A. K. D. ; WITTLIN, B. B. ; SOUZA, B. F. ; OLIVEIRA, B. L. C. A. ; CARVALHO, C. A. ; THOMAZ, E. B. A. F. ; SIMOES-NETO, E. A. ; LEITE JUNIOR, J. F. ; COSME, L. M. S. S. ; CAMPOS, M. A. G. ; QUEIROZ, R. C. S. ; COSTA, S. S. ; CARVALHO, V. A. ; SIMOES, V. M. F. ; I I, M. T. S. S. B. E. A. ; et.al . Population-based seroprevalence of SARS-CoV-2 and the herd immunity threshold in Maranhão. REVISTA DE SAÚDE PÚBLICA (ONLINE) , v. 54, p. 1-14, 2020.
-
COELHO, CARLA CRISTINE NASCIMENTO DA SILVA ; BRAGANÇA, MAYLLA LUANA BARBOSA MARTINS ; DE OLIVEIRA, BIANCA RODRIGUES ; BETTIOL, HELOISA ; BARBIERI, MARCO ANTÔNIO ; CARDOSO, VIVIANE CUNHA ; DA SILVA, ANTÔNIO AUGUSTO MOURA . Incidence of metabolic syndrome in adults with healthy weight, normal-weight obesity, and overweight/obesity. NUTRITION , v. 85, p. 111134, 2020.
-
BOGEA, EDUARDA GOMES ; MARTINS, MAYLLA LUANNA BARBOSA ; CARVALHO, WYLLYANE RAYANA CHAVES ; ARRUDA, SORAIA PINHEIRO MACHADO ; FRANÇA, ANA KARINA TEIXEIRA DA CUNHA ; SILVA, ANTONIO AUGUSTO MOURA DA . Padrões alimentares de crianças de 13 a 35 meses de idade e associação com características maternas. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 35, p. 1-16, 2019.
-
OLIVEIRA, N. C. F. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; ANJOS, A. B. S. L. ; BOGEA, E. G. ; CANTANHEDE, N. A. C. ; FRANCA, A. K. T. C. . Contribuição energética e consumo de alimentos por adolescentes de uma capital do nordeste brasileiro. ADOLESCÊNCIA & SAÚDE , v. 16, p. 80-90, 2019.
-
CAMARA, H. S. ; MARTINS, MAYLLA.L.B. . Uso de substâncias psicoativas e perfil nutricional de usuários do CAPS AD III, Palmas/TO. Revista Ciência em Extensão , v. 13, p. 8-15, 2017.
-
RIBEIRO, G. F. F. ; SILVA, G. H. ; MARTINS, M. L. B. ; BOGEA, E. G. ; CANTANHEDE, J. G. ; ABREU, J. D. M. F. . Etiologia e mortalidade por pancreatite aguda: uma revisão sistemática. ARQUIVOS CATARINENSES DE MEDICINA (ONLINE) , v. 46, p. 168-181, 2017.
-
MORAES, K. D. ; ARAUJO, A. P. ; SANTOS, A. F. ; BARBOSA, J. M. A. ; MARTINS, MAYLLA.L.B. . Correlação entre o Índice de Massa Corporal e Indicadores Antropométricos de Risco Cardiovascular em Mulheres. Revista de Pesquisa em Saúde / Journal of Health Research , v. 16, p. 175-181, 2016.
-
PEREIRA, C. C. ; BARBOSA, J. M. A. ; COSTA, W. J. F. ; COSTA JUNIOR, A.L.R. ; TONIAL, S. R. ; MARTINS, M. L. B. . Ingestão de calorias e nutrientes por adolescentes do Estado do Maranhão. Revista de Saúde Pública de Santa Catarina , v. 9, p. 25-36, 2016.
-
SOUZA, E. A. ; BORBA, J. A. ; BARBOSA, J. M. A. ; RIBEIRO, G. F. F. ; MARTINS, MAYLLA.L.B. . Consumo de frutas, legumes e verduras por adolescentes do Estado do Maranhão.. Adolescência & Saúde , v. 13, p. 33-41, 2016.
-
MELO, M. P. F. ; BARBOSA, M. I. C. ; SCHOTT, E. ; MARTINS, MAYLLA.L.B. . Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF: práticas de um acadêmico de nutrição. Revista de Extensão , v. 13, p. 164, 2016.
-
RIBEIRO, G. F. F. ; FRANCA, V. M. ; CRUZ, R. L. B. ; CUELLAR, P. M. G. ; MARTINS, M. L. B. . Álcool: uso por estudantes de medicina da Universidade Federal do Tocantins. Revista Cereus , v. 7, p. 33-46, 2015.
-
FERREIRA, N. C. ; SALES, G. S. ; COELHO, F. B. ; MOREIRA, R. A. M. ; SCHOTT, E. ; MARTINS, M. L. B. . Aceitabilidade da Alimentação Oferecida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar no Município de Palmas - TO. Revista Cereus , v. 7, p. 105-117-117, 2015.
-
BARBOSA, M. C. L. ; BARBOSA, J. B. ; GUERRA, L. F. A. ; BARBOSA, M. F. L. ; BARBOSA, F. L. ; BARBOSA, R. L. ; GUIDA, D. L. ; MARTINS, M. L. B. ; BOUSKELA, E. ; NASCIMENTO, M. D. S. B. ; MELO, G. S. O. ; CASTRO, M. M. S. . Dyslipidemia and cardiovascular risk in Afro-descendants: a study of the Quilombola communities in Maranhão, Brazil. Revista Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade , v. 11, p. 1-10, 2015.
-
MARTINS, M. L. B. ; TONIAL, S. R. ; GAMA, M. E. A. ; SILVA, T. H. R. E. ; RIBEIRO, J. M. ; BARBOSA, J. M. A. . Consumo de alimentos entre adolescentes de um estado do Nordeste brasileiro. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde , v. 9, p. 577-594, 2014.
-
MARTINS, MAYLLA.L.B. ; KAC, GILBERTO ; SILVA, RAIMUNDO A. ; BETTIOL, HELOISA ; BARBIERI, MARCO A. ; CARDOSO, VIVIANE C. ; SILVA, ANTÔNIO A.M. . Dairy consumption is associated with a lower prevalence of Metabolic Syndrome among young adults from Ribeirão Preto, Brazil. Nutrition (Burbank, Los Angeles County, Calif.) , v. 31, p. 716-721, 2014.
-
COSTA, ANDRÉA SUZANA VIEIRA ; CHEIN, MARIA BETHÂNIA DA COSTA ; TONIAL, SUELI ROSINA ; GAMA, MÔNICA ELINOR ALVES ; MARTINS, MAYLLA LUANNA BARBOSA ; CUNHA, CARLOS LEONARDO FIGUEIREDO ; SILVA, DIEGO SALVADOR MUNIZ DA ; CRUZ, PAULO ROBERTO SILVA ; BRITO, LUCIANE MARIA OLIVEIRA . Estado nutricional de adolescentes do Maranhão, Brasil, por critérios nacional e internacional. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 18, p. 3715-3720, 2013.
-
CRUZ, D. K. A. ; SANTOS, M. A. ; CHAGAS, H. M. A. ; NASCIMENTO, T. L. ; GOMES, G. F. ; MENDE, G. C. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. . Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 e sua Interface com as Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis na Região da Amazônia Legal: Caderno do tutor. 1. ed. Palmas, Tocantins: EDUFT, 2024. v. 1. 96p .
-
SANTOS, M. A. ; CHAGAS, H. M. A. ; CRUZ, D. K. A. ; NASCIMENTO, T. L. ; FRANCO, D. A. ; MENDE, G. C. ; GOMES, G. F. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. . Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 e sua Interface com as Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis na Região da Amazônia Legal. 1. ed. Palmas, Tocantins: EDUFT, 2024. v. 1. 124p .
-
MARTINS, MAYLLA.L.B. ; BRAGANCA, J. V. C. S. P. . O uso de ferramentas da melhoria contínua no Ensino um método para amplificar o aprendizado e o raciocínio lógico. 1. ed. São Paulo: , 2018. 53p .
-
MARTINS, MAYLLA.L.B. ; BRAGANCA, J. V. C. S. P. . Tecnologia na Saúde: Estudando os benefícios e as dificuldades encontradas no avanço tecnológico na saúde pública. 1. ed. São Paulo: , 2018. v. 1. 42p .
-
SCHOTT, E. (Org.) ; MARTINS, M. L. B. (Org.) ; PIRES, C. R. F. (Org.) ; MOREIRA, R. A. M. (Org.) ; SILVA, C. A. (Org.) ; ZUNIGA, A. D. G. (Org.) . Diagnóstico da Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Tocantins. 1. ed. Palmas: EDUFT. ISBN 9788560487172., 2017. v. 5. 142p .
-
SCHOTT, E. ; MARTINS, M. L. B. . Contextualização geopolítica do estado do Tocantins. In: Eloise Schott; Maylla Luanna Barbosa Martins; Caroline Roberta Freitas Pires; Renata Andrade de Medeiros Moreira; Clemilson Antônio da Silva; Abraham Damian Giraldo Zuniga.. (Org.). Diagnóstico da Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Tocantins. 1ed.Palmas: EDUFT. ISBN 9788560487172., 2017, v. 1, p. 11-14.
-
HENRIQUE, U. L. R. ; BARRETO, M. T. A. M. ; MARTINS, M. L. B. ; ZUNIGA, A. D. G. ; PIRES, C. R. F. . Produção de alimentos no estado do Tocantins. In: Eloise Schott; Maylla Luanna Barbosa Martins. (Org.). Diagnóstico da Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Tocantins. 1ed.Palmas: EDUFT. ISBN 9788560487172., 2017, v. 1, p. 15-64.
-
BARRETO, M. T. A. M. ; HENRIQUE, U. L. R. ; MARTINS, M. L. B. . Acesso aos alimentos no estado do Tocantins. In: Maria Tereza Almeida Menna Barreto; Uatilla Lorana Ribeiro Henrique; Maylla Luanna Barbosa Martins.. (Org.). Diagnóstico da Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Tocantins. 1ed.Palmas: EDUFT. ISBN 9788560487172., 2017, v. 2, p. 65-78.
-
LOPES, L. A. A. ; MARTINS, M. L. B. ; SCHOTT, E. . Políticas públicas e programas de segurança alimentar e nutricional no estado do Tocantins. In: Luana Andressa Amorim Lopes; Maylla Luanna Barbosa Martins; Eloise Schott.. (Org.). Diagnóstico da Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Tocantins. 1ed.Palmas: EDUFT. ISBN 9788560487172., 2017, v. 1, p. 131-142.
-
MARTINS, M. L. B. ; SCHOTT, E. . Situação da educação no estado do Tocantins. In: Maylla Luanna Barbosa Martins; Eloise Schott.. (Org.). Diagnóstico da Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Tocantins. 1ed.Palmas: EDUFT. ISBN 9788560487172., 2017, v. 1, p. 121-130.
-
PORTO, P.F. ; MARTINS, M. L. B. ; PINHEIRO, E. M. ; Lima, KDL . Avaliação das Boas Práticas em Panificadoras na Cidade de São Luís do Maranhão. In: XXII Congresso Brasileiro de Nutrição e III Ibero-Americano de Nutrição, 2012, Recife. Anais do XXII CONBRAN e III Ibero-Americano de Nutrição, 2012. v. 4. p. 462-465.
-
SILVA, F. S. ; BATALHA, M. A. ; ARAUJO, W. R. M. ; BARBOSA, Y. C. ; RODRIGUES, M. A. F. R. A. ; NASCIMENTO, S. J. ; ALBUQUERQUE, L. C. ; MEDEIROS, M. N. L. ; SOUSA, M. E. L. ; MARTINS, M. L. B. ; GOMES, S. C. S. . Incompletude vacinal infantil: novas e antigas vacinas e fatores associados, Coorte Brisa. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Rio de Janeiro: Abrasco, 2017. v. 1.
-
RODRIGUES, I. R. ; FERRO, L. L. ; MARTINS, M. L. B. ; BARBOSA, J. M. A. ; SILVA, F. S. ; CANTANHEDE, J. G. ; BOGEA, E. G. ; MOREIRA, R. A. M. . Padrão alimentar de adolescentes do Maranhão. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Rio de Janeiro: Abrasco, 2017. v. 1.
-
FERRO, L. L. ; RODRIGUES, I. R. ; MARTINS, M. L. B. ; BARBOSA, J. M. A. ; SILVA, F. S. ; CANTANHEDE, J. G. ; BOGEA, E. G. ; MOREIRA, R. A. M. . Padrão alimentar de adolescentes do sexo feminino do Estado do Maranhão. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Rio de Janeiro: Abrasco, 2017. v. 1.
-
FERRO, L. L. ; RODRIGUES, I. R. ; MARTINS, M. L. B. ; BARBOSA, J. M. A. ; SILVA, F. S. ; CANTANHEDE, J. G. ; MOREIRA, R. A. M. . Padrão alimentar de adolescentes do sexo masculino do Estado do Maranhão. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Rio de Janeiro: Abrasco, 2017. v. 1.
-
MARTINS, M. L. B. ; BARBOSA, J. M. A. ; MOREIRA, R. A. M. ; SILVA, F. S. ; CANTANHEDE, J. G. ; BOGEA, E. G. ; ABREU, J. D. M. F. ; OLIVEIRA, L. A. . Consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes do Estado do Maranhão. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Rio de Janeiro: Abrasco, 2017. v. 1.
-
BOGEA, E. G. ; MACHADO, S.P. ; OLIVEIRA, A. C. ; VIANA, K. D. A. L. ; BATALHA, M. A. ; MARTINS, M. L. B. ; MORAES, J. M. M. . Hábitos alimentares de acadêmicas do primeiro e do último ano de graduação em nutrição. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Rio de Janeiro: Abrasco, 2017. v. 1.
-
CANTANHEDE, J. G. ; MIRANDA, S. M. ; COSTA, L. C. ; BATISTA, R. F. L. ; MARTINS, M. L. B. ; MENESES FILHO, E. P. ; SANTOS, S. A. B. ; SOUSA, C. D. ; REIS, P. L. ; SILVA, DIEGO SALVADOR MUNIZ DA ; RODRIGUES, L. S. . Perfil soroepidemiológico de gestantes portadoras de hepatite b atendidas no Hospital Universitário do Maranhão. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Rio de Janeiro: Abrasco, 2017. v. 1.
-
MARTINS, MAYLLA.L.B. ; SILVA, F. A. C. C. ; BETTIOL, H. ; CARDOSO, V. C. ; BARBIERI, M. A. ; SILVA, A.A.M. . Situação socioeconômica e fatores de risco cardiovascular em jovens: Coorte Brasileira. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Rio de Janeiro: Abrasco, 2017. v. 1.
-
SILVA, F. S. ; CAVALCANTE, L. F. P. ; BATALHA, M. A. ; ARAUJO, W. R. M. ; BARBOSA, Y. C. ; RODRIGUES, M. A. F. R. A. ; MARINHO, S.A ; MEDEIROS, M. N. L. ; SOUSA, M. E. L. ; MARTINS, R. F. M. ; MARTINS, M. L. B. ; CANTANHEDE, J. G. ; SILVA, A.A.M. ; QUEIROZ, R. C. S. . Vacinação infantil incompleta e igualdade racial: análise do efeito causal, Coorte Brisa. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Anais do Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Rio de Janeiro: Abrasco, 2017. v. 1.
-
MARTINS, M. L. B. ; SILVA, F. A. C. C. ; SILVA, A.A.M. ; BARBIERI, M. A. ; BETTIOL, H. . Social Mobility and Insulin Sensitivy and Secretion in young Adults in a Brazilian Cohort. In: 5th International Symposium on Metabolic Programming and Stress, 2016, São Luís. Endocrinologia & Diabetes Clínica e Experimental. Curitiba - PR: Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, 2016. v. 16. p. 1912-1912.
-
MOREIRA, R. A. M. ; PIRES, C. R. F. ; SCHOTT, E. ; MARTINS, M. L. B. ; KLEIN, S. T. R. ; SILVA, C. A. ; ZUNIGA, A. D. G. . Relato de atividade para levantamento dos alimentos cultivados e preparações produzidas em uma comunidade de quilombo remanescente da região do Jalapão, Tocantins. In: 22º Congresso Mundial de Promoção da Saúde, 2016, Curitiba. Anais do 22º Congresso Mundial de Promoção da Saúde: promovendo saúde e equidade. São Paulo: USP, 2016. v. 25. p. 756-757.
-
MOREIRA, R. A. M. ; PIRES, C. R. F. ; SCHOTT, E. ; MARTINS, M. L. B. ; KLEIN, S. T. R. ; SILVA, C. A. ; ZUNIGA, A. D. G. . Relato de Experiêcia de Intervenção em Segurança Alimentar e Nutricional de uma Comunidade de Quilombo Remanescente da Região do Jalapão, Tocantins. In: 22º Congresso Mundial de Promoção da Saúde, 2016, Curitiba. Anais do 22º Congresso Mundial de Promoção da Saúde: promovendo saúde e equidade. São Paulo: USP, 2016. v. 25. p. 757-758.
-
MOREIRA, R. A. M. ; SOUSA, S. T. K. ; SCHOTT, E. ; ALVES, M. M. M. ; MARTINS, M. L. B. . Situação de morbidade e mortalidade por violência e violência doméstica no município de palmas entre os anos de 2010 a 2014. In: 22º Congresso Mundial de Promoção da Saúde, 2016, Curitiba. Anais do 22º Congresso Mundial de Promoção da Saúde: promovendo saúde e equidade. São Paulo: Editora da USP, 2016. v. 25. p. 1896-1896.
-
LOBO, T. R. ; MARTINS, M. L. B. ; CORNELIO, T. F. ; CHAVES NETO, E. B. ; SCHOTT, E. ; MOREIRA, R. A. M. . Estratégia Alimenta e Amamenta Brasil: Um relato de experiência em oficinas na Universidade Federal do Tocantins. In: V MOPESCO - Mostra Parceria Ensino, Seviço e Comunidade - Aprendendo a fazer o SUS: uma responsabilidade compartilhada., 2015, Goiânia. Anais da V MOPESCO, 2015.
-
HENRIQUE, U. L. R. ; MARTINS, M. L. B. ; CARVALHO, B. S. S. . Aceitabilidade de cardápios ofertados em Escolas do município de Paraíso do Tocantins ? Amazônia Legal. In: V MOPESCO - Mostra Parceria Ensino, Seviço e Comunidade - Aprendendo a fazer o SUS: uma responsabilidade compartilhada., 2015, Goiânia. Anais da V MOPESCO, 2015.
-
HENRIQUE, U. L. R. ; MARTINS, M. L. B. ; CARVALHO, B. S. S. . Antropometria realizada com crianças e pré-adolescentes no município de Paraíso do Tocantins ? Distrito de Santa Luzia ? Amazônia Legal. In: V MOPESCO - Mostra Parceria Ensino, Seviço e Comunidade - Aprendendo a fazer o SUS: uma responsabilidade compartilhada., 2015, Goiânia. Anais da V MOPESCO, 2015.
-
ESPINDOLA, R. R. ; SOUZA, L. L. ; MORAES, G. R. ; MARTINS, M. L. B. . Aceitação e desperdício da alimentação oferecida em uma escola de tempo integral na cidade de Palmas/TO. In: 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.
-
ESPINDOLA, R. R. ; SOUZA, L. L. ; MORAES, G. R. ; MARTINS, M. L. B. . Avaliação da aceitabilidade de refeições servidas no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. In: 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.
-
FIGUEIREDO, P. I. S. ; FALCAO, G. C. ; GOMES, C. C. M. T. F. ; GRATAO, L. H. A. ; SCHOTT, E. ; MARTINS, M. L. B. ; MOREIRA, R. A. M. . Avaliação da imagem corporal de adolescentes em vulnerabilidade socioeconômica de uma instituição educativa de Palmas - TO, 2014.. In: 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.
-
OLIVEIR, K. R. ; COSTA, L. A. ; BARBOSA, P. G. ; RESPLANDES, R. A. ; MARTINS, M. L. B. ; SCHOTT, E. ; MOREIRA, R. A. M. . Consumo alimentar de bombeiros militares do município de Palmas -TO. In: 11º Cpngresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11º Cpngresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.
-
GOMES, C. C. M. T. F. ; FALCAO, G. C. ; FIGUEIREDO, P. I. S. ; GRATAO, L. H. A. ; SCHOTT, E. ; MARTINS, M. L. B. ; MOREIRA, R. A. M. . Impacto das intervenções nutricionais realizadas com adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica de uma instituição social de Palmas, Tocantins. In: 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.
-
RESPLANDES, R. A. ; OLIVEIR, K. R. ; COSTA, L. A. ; BARBOSA, P. G. ; SCHOTT, E. ; MARTINS, M. L. B. ; MOREIRA, R. A. M. . Índice da qualidade da dieta de bombeiros militares do município de Palmas ?TO. In: 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.
-
FALCAO, G. C. ; GOMES, C. C. M. T. F. ; FIGUEIREDO, P. I. S. ; GRATAO, L. H. A. ; SCHOTT, E. ; MARTINS, M. L. B. ; MOREIRA, R. A. M. . Perfil nutricional de adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica participantes de uma instituição social de Palmas, Tocantins. In: 11º Cngresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Anais do 11º Cngresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.
-
BARBOSA, J. M. A. ; ARAUJO, A. P. ; MARTINS, M. L. B. . Estado nutricional e estilo de vida dos adolescentes atendidos em ambulatório de nutrição. In: II Congresso Internacional Médico Acadêmico do Maranhão, 2015, São Luís. II COIMAMA. São Luís: COIMAMA, 2015. v. 2. p. 103-103.
-
BARBOSA, J. M. A. ; ARAUJO, A. P. ; MARTINS, M. L. B. . Prevalência da obesidade abdominal de mulheres atendidas pela Estratégia Saúde da Família. In: II Congresso Internacional Médico Acadêmico do Maranhão, 2015, São Luís. II COIMAMA. São Luís: COIMAMA, 2015. v. 02. p. 142-142.
-
MARTINS, M. L. B. ; SCHOTT, E. ; MOREIRA, R. A. M. ; SILVA, C. A. ; RIBEIRO, G. F. F. . Adesão ao PNAE: hábito dos escolares de comprar e consumir lanches em escolas municipais de Palmas - TO. In: XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição e V Congresso Ibero-Americano, 2014, Vitória - ES. RASBRAN - Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição, 2014. v. 6. p. 24-24.
-
MARTINS, M. L. B. ; PORTO, P.F. ; PINHEIRO, E. M. ; SERRA, H. C. O. A. ; COSTA JUNIOR, A.L.R. . Avaliação do estado nutricional de idosos em nutrição enteral de um programa de atendimento domiciliar. In: IV Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada (CBNI) e Ganepão, 2011, São Paulo. Anais do IV Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada (CBNI) e Ganepão, 2011. v. 68. p. 105-105.
-
MARTINS, M. L. B. ; PORTO, P.F. ; PINHEIRO, E. M. ; SERRA, H. C. O. A. ; RIBEIRO, G. F. F. ; SILVA, A.A.M. . Estado nutricional de pacientes admitidos em um programa de atendimento em domicílio. In: IV Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada (CBNI) e Ganepão, 2011, São Paulo. Anais do IV Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada (CBNI) e Ganepão, 2011. v. 68. p. 105-105.
-
BARBOSA, J. M. A. ; MARTINS, M. L. B. ; RIBEIRO, G. F. F. ; PORTO, P.F. . Perfil nutricional de idosos em nutrição enteral de um programa de atendimento domiciliar. In: 11º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição ? SBAN, 2011, Fortaleza. Nutrire: Revista da Sociedade Brasileria de Alimentação e Nutrição, 2011. v. 36. p. 175-175.
-
BARBOSA, J. M. A. ; MARTINS, M. L. B. ; RIBEIRO, G. F. F. ; PORTO, P.F. . Avaliação nutricional de estudantes de uma escola pública de São Luís - MA. In: 11º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição ? SBAN, 2011, Fortaleza. Nutrire: Revista da Sociedade Brasileria de Alimentação e Nutrição, 2011. v. 36. p. 213-213.
-
BARBOSA, J. M. A. ; MARTINS, M. L. B. ; RIBEIRO, G. F. F. ; PORTO, P.F. . Consumo alimentar de estudantes de uma escola pública de São Luís - MA. In: 11º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição ? SBAN, 2011, Fortaleza. Nutrire: Revista da Sociedade Brasileria de Alimentação e Nutrição, 2011. v. 36. p. 213-213.
-
MARTINS, M. L. B. ; COSTA JUNIOR, A.L.R. ; PINHEIRO, E. M ; PORTO, P.F. . Consumo de carboidratos, proteínas e lipídeos de adolescentes de uma escola pública de São Luís ? MA. In: 10º Congresso Internacional de nutrição, longevidade e qualidade de vida, 2009, São Paulo. Mega Evento Nutrição 2009, 2009.
-
MARTINS, M. L. B. ; PORTO, P.F. ; PINHEIRO, E. M ; COSTA JUNIOR, A.L.R. . Desnutrição e obesidade em adolescentes de uma escola pública de São Luís ? MA. In: 10º Congresso Internacional de nutrição, longevidade e qualidade de vida, 2009, São Paulo. Mega Evento Nutrição 2009, 2009.
-
MARTINS, M. L. B. ; COSTA JUNIOR, A.L.R. ; PINHEIRO, E. M ; PORTO, P.F. ; MOREIRA LIMA, S.T.J.R . Perfil dos pacientes atendidos no ambulatório de nutrição do Hospital Universitário do Maranhão. In: XX Congresso Brasileiro de Nutrição, 2008, Rio de Janeiro. Revista da Associação Brasileira de Nutrição, 2008. p. 78-78.
-
MARTINS, M. L. B. ; VIEIRA,R.A.L. ; OLIVEIRA, A.R.M. ; GOMEZ, A.S.S. . Avaliação do processo ensino/aprendizagem do Curso de Educação Alimentar do Programa Cozinha Brasil/ SESI Maranhão. In: XX Congresso Brasileiro de Nutrição, 2008, Rio de Janeiro. Revista da Associação Brasileira de Nutrição, 2008. v. 1.
-
PINHEIRO, E. M ; MARTINS, M. L. B. ; COSTA JÚNIOR, A. L. R ; PORTO, P.F. ; MOREIRA LIMA, S.T.J.R . Índice de obesidade em participantes de ação realizada no Município de São Luís-MA. In: XX Congresso Brasileiro de Nutrição, 2008, Rio de Janeiro. Revista da Associação Brasileira de Nutrição, 2008. v. 1. p. 77-77.
-
MARINHO, S.A ; PORTO, P.F. ; MARTINS, M. L. B. ; PINHEIRO, E. M ; COSTA JÚNIOR, A. L. R . Perfil nutricional de idosos institucionalizados do município de São Luís-MA. In: XX Congresso Brasileiro de Nutrição, 2008, Rio de Janeiro. Revista da Associação Brasileira de Nutrição, 2008. v. 1. p. 165-165.
-
COSTA JÚNIOR, A. L. R ; MARTINS, M. L. B. ; PINHEIRO, E. M ; PORTO, P.F. . Alternativa de intervenção nutricional no combate a hipovitaminose A em gestantes. In: XX Congresso Brasileiro de Nutrição, 2008, Rio de Janeiro. Revista da Associação Brasileira de Nutrição, 2008. v. 1. p. 179-179.
-
MARTINS, M. L. B. ; COSTA JUNIOR, A.L.R. ; NASCIEMNTO, K.C. ; BARBOSA, J. M. A. ; MACHADO, S.P. . Consumo de alimentos ricos em gorduras de participantes de uma ação em um shopping center da cidade de São Luís ? MA. In: VIII Congresso Norte Nordeste de Nutrição Parenteral e Enteral, 2008, Fortaleza. VIII Congresso Norte e Nordeste de Nutrição Clínica, 2008.
-
COSTA JUNIOR, A.L.R. ; NASCIEMNTO, K.C. ; BARBOSA, J. M. A. ; MARTINS, M. L. B. ; MACHADO, S.P. . Prevalência de hábitos de vida não saudáveis em pessoas atendidas num shopping center da cidade de São Luís ? MA. In: VIII Congresso Norte Nordeste de Nutrição Parenteral e Enteral, 2008, Fortaleza. VIII Congresso Norte Nordeste de Nutrição Clínica, 2008.
-
NASCIEMNTO, K.C. ; BARBOSA, J. M. A. ; MARTINS, M. L. B. ; COSTA JUNIOR, A.L.R. ; LIMA, M.T.A.M. ; MACHADO, S.P. . Consumo de frutas e hortaliças de pessoas atendidas numa ação em um shopping center da cidade de São Luís ? MA. In: VIII Congresso Norte Nordeste de Nutrição Parenteral e Enteral, 2008, Fortaleza. VIII Congresso Norte Nordeste de Nutrição Clínica, 2008.
-
BARBOSA, J. M. A. ; NASCIEMNTO, K.C. ; MARTINS, M. L. B. ; COSTA JUNIOR, A.L.R. ; LIMA, M.T.A.M. ; MACHADO, S.P. . Avaliação do estado nutricional e do risco de doenças cardiovasculares de transeuntes de um shopping center da cidade de So Luís - MA. In: VIII Congresso Norte Nordeste de Nutrição Parenteral e Enteral, 2008, Fortaleza. VII Congresso Norte Nordeste de Nutrição Clínica, 2008.
-
MARTINS, M. L. B. ; OLIVEIRA, A.R.M. ; BARBOSA, J. M. A. ; ALEMIDA, N. M. ; GAMA, M. E. A. ; TONIAL, S. R. . Surto de Beribéri no Sudoeste do Maranhão. In: I Encontro Latino Americano sobre Alimentos Enriquecidos com Ferro e VII Seminário Estadual do SISVAN- Nutrição na Atenção Básica, 2007, Belo Horizonte. Revista Médica de Minas Gerais, 2007. v. 17. p. 114-114.
-
BOGEA, E. G. ; ANJOS, A. B. S. L. ; OLIVEIRA, N. C. F. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; FRANCA, A. K. T. C. . Padrões alimentares e fatores socioeconômicos e demográficos em adolescentes de uma capital do nordeste brasileiro. Revista Saúde e Pesquisa , 2024.
-
OLIVEIRA, E. C. ; FRANCA, A. K. T. C. ; CONCEICAO, S. I. O. ; SILVEIRA, V. N. C. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; SANTOS, A. M. . Monitoramento dos Determinantes da Prevalência da Desnutrição Infantil no Brasil Segundo Indicadores da Agenda 2030 no ano de 2022. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA , 2024.
-
OLIVEIRA, M. A. M. ; ALGARVES, J. D. N. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; MENDES, G. C. . A abordagem Mindful Eating promove mudanças no comportamento alimentar de indivíduos com excesso de peso? Uma revisão sistemática. ARQUIVOS BRASILEIROS DE CIÊNCIAS DA SAÚDE , 2024.
-
SILVA, T. C. ; FRANCA, A. K. T. C. ; CARVALHO, C. A. ; GOMES, R. S. ; MAGALHAES, E. I. S. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. . Fatores associados ao potencial inflamatório da dieta de adolescentes. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BOGEA, E. G. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; SANTOS, W. R. C. C. ; MACHADO, S.P. ; FRANCA, A. K. T. C. ; SILVA, A.A.M. . Padrões alimentares, estado nutricional e biomarcadores inflamatórios em adolescentes da Coorte RPS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, C. R. S. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; HORTEGAL, E.V. ; CALADO, I. L. ; FRANCA, A. K. T. C. . Associação de fatores socioeconômicos e clínico nutricionais com obesidade em portadores de doença renal crônica em tratamento conservador. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. S. ; CANTANHEDE, N. A. C. ; FRANCA, A. K. T. C. ; CALADO, I. L. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; CARVALHO, C. A. . Fatores associados à obesidade em gestantes atendidas em unidades básicas de saúde em São Luís-MA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OLIVEIRA, B. R. ; MAGALHAES, E. I. S. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; COELHO, C. C. N. S. ; SANTOS, A. M. ; BETTIOL, H. ; BARBIERI, M. A. ; CARDOSO, V. C. ; LIMA, N. P. ; BARROS, F. C. ; HORTA, B. L. ; SILVA, A.A.M. . Pontos de corte de indicadores de adiposidade para predição de risco cardiometabólico. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTANA, K. G. F. P. ; CONFORTIN, S. C. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; BATISTA, R. F. L. ; SILVA, A.A.M. . Associação entre índice de massa muscular e tempo de sono em adolescentes de São Luís. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, L. A. ; CARVALHO, M. B. C. ; SILVA, T. C. S. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. . Associação entre vitamina D e fertilidade em homens e mulheres. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, A. B. C. ; LIMA, L. A. ; CRUZ, R. M. F. ; SOUSA, K. R. B. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. . Uso de ômega 3 no tratamento adjuvante do câncer de mama. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRAGANÇA, M.L.B.M. . Os desafios do SUS no contexto pandêmico. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GUIMARAES, A. C. A. M. ; SANTOS, A. M. ; OLIVEIRA, B. R. ; FONSECA, J. M. ; RODRIGUES, L. S. ; SILVA, T. C. ; SILVA, A.A.M. ; BATISTA, R. F. L. ; MARTINS, M. L. B. . Associação entre adiposidade corporal e transtorno depressivo maior recorrente em adolescentes da Coorte RPS, em São Luís, MA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, J. M. A. ; MORAES, K. D. ; MARTINS, MAYLLA.L.B. ; BRASIL, G. V. S. ; SOARES, E. B. ; PEREIRA, J. B. P. ; SANTOS, W. R. C. C. ; CARVALHO, C. A. ; SILVA, F. S. ; ARAUJO, A. P. . Fatores associados ao excesso de peso em mulheres adultas de uma região do nordeste brasileiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, F. S. ; CAVALCANTE, L. F. P. ; BATALHA, M. A. ; ARAUJO, W. R. M. ; BARBOSA, Y. C. ; RODRIGUES, M. A. F. R. A. ; NASCIMENTO, S. J. ; MARTINS, R. F. M. ; MEDEIROS, M. N. L. ; MARTINS, M. L. B. ; SILVA, A.A.M. ; QUEIROZ, R. C. S. . Vacinação infantil incompleta e igualdade racial: análise do efeito causal, Coorte Brisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BOGEA, E. G. ; ARRUDA, S. P. M. ; OLIVEIRA, A. C. ; VIANA, K. D. A. L. ; MARTINS, M. L. B. ; BATALHA, M. A. ; MORAES, J. M. M. . Hábitos alimentares de acadêmicas do primeiro e do último ano de graduação em nutrição. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, F. S. ; BATALHA, M. A. ; ARAUJO, W. R. M. ; BARBOSA, Y. C. ; RODRIGUES, M. A. F. R. A. ; NASCIMENTO, S. J. ; ALBUQUERQUE, L. C. ; MEDEIROS, M. N. L. ; SOUSA, M. E. L. ; MARTINS, M. L. B. ; GOMES, S. C. S. ; BOGEA, E. G. ; THOMAZ, E. B. A. F. ; QUEIROZ, R. C. S. . Incompletude vacinal infantil: novas e antigas vacinas e fatores associados, Coorte Brisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, M. L. B. ; SILVA, F. A. C. C. ; BETTIOL, H. ; CARDOSO, V. C. ; BARBIERI, M. A. ; SILVA, A.A.M. . Situação socioeconômica e fatores de risco cardiovascular em jovens: Coorte Brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, I. R. ; FERRO, L. L. ; MARTINS, M. L. B. ; BARBOSA, J. M. A. ; SILVA, F. S. ; CANTANHEDE, J. G. ; BOGEA, E. G. ; MOREIRA, R. A. M. . Padrão alimentar de adolescentes do Maranhão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CANTANHEDE, J. G. ; MIRANDA, S. M. ; COSTA, L. C. ; BATISTA, R. F. L. ; MARTINS, M. L. B. ; MENESES FILHO, E. P. ; SANTOS, S. A. B. ; SOUSA, C. D. ; REIS, P. L. ; SA, D. A. S. ; RODRIGUES, L. S. . Perfil soroepidemiológico de gestantes portadoras de hepatite B atendidas no Hospital Universitário do Maranhão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRO, L. L. ; RODRIGUES, I. R. ; MARTINS, M. L. B. ; BARBOSA, J. M. A. ; SILVA, F. S. ; CANTANHEDE, J. G. ; BOGEA, E. G. ; MOREIRA, R. A. M. . Padrão alimentar de adolescentes do sexo feminino do Estado do Maranhão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERRO, L. L. ; RODRIGUES, I. R. ; MARTINS, M. L. B. ; BARBOSA, J. M. A. ; SILVA, F. S. ; CANTANHEDE, J. G. ; BOGEA, E. G. ; MOREIRA, R. A. M. . Padrão alimentar de adolescentes do sexo masculino do Estado do Maranhão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, M. L. B. ; BARBOSA, J. M. A. ; MOREIRA, R. A. M. ; SILVA, F. S. ; CANTANHEDE, J. G. ; BOGEA, E. G. ; ABREU, J. D. M. F. ; OLIVEIRA, L. A. . Consumo de alimentos ultraprocessados por adolescentes do Estado do Maranhão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, MAYLLA.L.B. ; SILVA, F. A. C. C. ; SILVA, A.A.M. ; BETTIOL, H. ; BARBIERI, M. A. . Social Mobility and Insulin Sensitivy and Secretion in young Adults in a Brazilian Cohort. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOREIRA, R. A. M. ; PIRES, C. R. F. ; SCHOTT, E. ; MARTINS, MAYLLA.L.B. ; SILVA, C. A. ; KLEIN, S. T. R. ; ZUNIGA, A. D. G. . Relato de Experiêcia de Intervenção em Segurança Alimentar e Nutricional de uma Comunidade de Quilombo Remanescente da Região do Jalapão, Tocantins. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, R. A. M. ; PIRES, C. R. F. ; SCHOTT, E. ; MARTINS, MAYLLA.L.B. ; SILVA, C. A. ; KLEIN, S. T. R. ; ZUNIGA, A. D. G. . Relato de atividade para levantamento dos alimentos cultivados e preparações produzidas em uma comunidade de quilombo remanescente da região do Jalapão, Tocantins. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOREIRA, R. A. M. ; SOUSA, S. T. K. ; SCHOTT, E. ; ALVES, M. M. M. ; MARTINS, MAYLLA.L.B. . Situação de morbidade e mortalidade por violência e violência doméstica no município de palmas entre os anos de 2010 a 2014. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOBO, T. R. ; MARTINS, M. L. B. . Avaliação de conhecimentos a partir da realização de oficinas da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil em Unidades Básicas de saúde de Palmas- TO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CHAVES NETO, E. B. ; MARTINS, M. L. B. . Perfil dos profissionais de oficinas da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil em Palmas - TO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KZAM, A. F. B. ; ARAUJO, A. P. ; SILVA, A. F. B. ; MARTINS, M. L. B. ; BARBOSA, J. M. A. . Adesão ao tratamento nutricional dos pacientes adultos atendidos em uma clínica escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, J. M. A. ; SOUSA, R. P. P. D. ; MARTINS, M. L. B. ; SOARES, N. P. ; ARAUJO, A. P. . Hábito de comer em frente à TV e estado nutricional de adolescentes atendidos em uma clínica escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LOBO, T. R. ; CORNELIO, T. F. ; SCHOTT, E. ; MOREIRA, R. A. M. ; MARTINS, M. L. B. . Estratégia Alimenta e Amamenta Brasil: Um relato de experiência em oficinas na Universidade Federal do Tocantins. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
HENRIQUE, U. L. R. ; MARTINS, M. L. B. ; CARVALHO, B. S. S. . Aceitabilidade de cardápios ofertados em Escolas do município de Paraíso do Tocantins - Amazônia Legal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
HENRIQUE, U. L. R. ; MARTINS, M. L. B. ; CARVALHO, B. S. S. . Antropometria realizada com crianças e pré-adolescentes no município de Paraíso do Tocantins - Distrito de Santa Luzia, Amazônia Legal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ESPINDOLA, R. R. ; SOUZA, L. L. ; NASCIMENTO, G. N. L. ; MORAES, G. R. ; MARTINS, M. L. B. . Aceitação e desperdício da alimentação oferecida em uma escola de tempo integral na cidade de Palmas/TO.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ESPINDOLA, R. R. ; SOUZA, L. L. ; MORAES, G. R. ; MARTINS, M. L. B. . Avaliação da aceitabilidade de refeições servidas no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FIGUEIREDO, P. I. S. ; FALCAO, G. C. ; GOMES, C. C. M. T. F. ; SCHOTT, E. ; MOREIRA, R. A. M. ; MARTINS, M. L. B. . Avaliação da imagem corporal de adolescentes em vulnerabilidade socioeconômica de uma instituição educativa de Palmas - TO, 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIR, K. R. ; BARBOSA, P. G. ; RESPLANDES, R. A. ; SCHOTT, E. ; MARTINS, MAYLLA.L.B. ; MOREIRA, R. A. M. . Consumo alimentar de bombeiros militares do município de Palmas -TO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, C. C. M. T. F. ; FALCAO, G. C. ; FIGUEIREDO, P. I. S. ; SCHOTT, E. ; MARTINS, M. L. B. ; MOREIRA, R. A. M. . Impacto das intervenções nutricionais realizadas com adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica de uma instituição social de Palmas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RESPLANDES, R. A. ; OLIVEIR, K. R. ; BARBOSA, P. G. ; MARTINS, M. L. B. ; SCHOTT, E. ; MOREIRA, R. A. M. . Índice da qualidade da dieta de bombeiros militares do município de Palmas ?TO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FALCAO, G. C. ; GOMES, C. C. M. T. F. ; FIGUEIREDO, P. I. S. ; SCHOTT, E. ; MARTINS, M. L. B. ; MOREIRA, R. A. M. . Perfil nutricional de adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica participantes de uma instituição social de Palmas, Tocantins.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, J. M. A. ; ARAUJO, A. P. ; MARTINS, M. L. B. . Prevalência da obesidade abdominal de mulheres atendidas pela Estratégia Saúde da Família. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, J. M. A. ; ARAUJO, A. P. ; MARTINS, M. L. B. . Estado nutricional e estilo de vida dos adolescentes atendidos em ambulatório de nutrição. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, M. L. B. . Uso de glúten e suas correlações com a saúde humana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREIRA, N. C. ; SALES, G. S. ; MARTINS, M. L. B. . Consumo alimentar de escolares da rede pública de ensino no município de Palmas- TO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARTINS, M. L. B. ; SCHOTT, E. ; MOREIRA, R. A. M. ; SILVA, C. A. ; RIBEIRO, G. F. F. . Adesão ao PNAE: hábito dos escolares de comprar e consumir lanches em escolas municipais de Palmas - TO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, M. L. B. . Saber para apoiar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PORTO, P.F. ; MARTINS, M. L. B. ; PINHEIRO, E. M. ; Lima, KDL . Avaliação das boas práticas em panificadoras na cidade de São Luís do Maranhão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, M. L. B. . Atendimento Domiciliar: Cuidados com a dieta enteral. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARTINS, M. L. B. . Desafios da Terapia Nutricional Domiciliar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, M. L. B. ; PINHEIRO, E. M. ; PORTO, P.F. ; SERRA, H. C. O. A. ; COSTA JUNIOR, A.L.R. . Avaliação do estado nutricional de idosos em nutrição enteral de um programa de atendimento domiciliar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, M. L. B. ; PINHEIRO, E. M. ; PORTO, P.F. ; SERRA, H. C. O. A. ; COSTA JÚNIOR, A. L. R . Estado nutricional de pacientes admitidos em um programa de atendimento em domicílio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, J. M. A. ; MARTINS, M. L. B. ; RIBEIRO, G. F. F. ; PORTO, P.F. . Perfil nutricional de idosos em nutrição enteral de um programa de atendimento domiciliar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, J. M. A. ; MARTINS, M. L. B. ; PORTO, P.F. ; RIBEIRO, G. F. F. . Avaliação nutricional de estudantes de uma escola pública de São Luís - MA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA, J. M. A. ; MARTINS, M. L. B. ; PORTO, P.F. ; COSTA JUNIOR, A.L.R. . Consumo alimentar de estudantes de uma escola pública de São Luís - MA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, M. L. B. ; PINHEIRO, E. M ; PORTO, P.F. ; COSTA JUNIOR, A.L.R. . Consumo de carboidratos, proteínas e lipídeos de adolescentes de uma escola pública de São Luís - MA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, M. L. B. ; PORTO, P.F. ; PINHEIRO, E. M ; COSTA JUNIOR, A.L.R. . Desnutrição e obesidade em adolescentes de uma escola pública de São Luís ? MA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
HORTEGAL, E.V. ; CABRAL, N. A. L. ; MARTINS, M. L. B. ; COSTA JÚNIOR, A. L. R ; MOREIRA LIMA, S.T.J.R . Avaliação da composição corporal em pacientes com câncer admitidos na Unidade de Quimioterapia de um Hospital Geral em São Luís ? MA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
HORTEGAL, E.V. ; CABRAL, N. A. L. ; MARTINS, M. L. B. ; COSTA JÚNIOR, A. L. R ; MOREIRA LIMA, S.T.J.R . Perfil sócio-econômico e diagnóstico dos pacientes oncológicos admitidos na Unidade de Quimioterapia de um Hospital Geral em São Luís-MA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARTINS, M. L. B. . Beribéri no estado do Maranhão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, J. M. A. ; NASCIEMNTO, K.C. ; COSTA JUNIOR, A.L.R. ; MARTINS, M. L. B. ; MACHADO, S.P. ; LIMA, M.T.A.M. . Avaliação do estado nutricional e do risco de doenças cardiovasculares de transeuntes de um shopping center da cidade de São Luís - MA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA JUNIOR, A.L.R. ; BARBOSA, J. M. A. ; LIMA, M.T.A.M. ; MARTINS, M. L. B. ; NASCIEMNTO, K.C. ; MACHADO, S.P. . Prevalência de hábitos de vida não saudáveis em pessoas atendidas num shopping center da cidade de São Luís ? MA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NASCIEMNTO, K.C. ; BARBOSA, J. M. A. ; MARTINS, M. L. B. ; MACHADO, S.P. ; LIMA, M.T.A.M. . Consumo de frutas e hortaliças de pessoas atendidas numa ação em um shopping center da cidade de São Luís ? MA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, M. L. B. ; COSTA JUNIOR, A.L.R. ; PINHEIRO, E. M ; PORTO, P.F. ; MOREIRA LIMA, S.T.J.R . Perfil dos pacientes atendidos no ambulatório de nutrição do Hospital Universitário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARINHO, S.A ; PORTO, P.F. ; PINHEIRO, E. M ; MARTINS, M. L. B. ; COSTA JUNIOR, A.L.R. . Perfil nutricional de idosos institucionalizados do município de São Luís-MA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA JUNIOR, A.L.R. ; PINHEIRO, E. M ; MARTINS, M. L. B. ; PORTO, P.F. . Alternativa de intervenção nutricional no combate a hipovitaminose A em gestantes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PINHEIRO, E. M ; COSTA JUNIOR, A.L.R. ; MARTINS, M. L. B. ; PORTO, P.F. ; MOREIRA LIMA, S.T.J.R . Índice de obesidade em participantes de ação realizada no Município de São Luís-MA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COSTA JÚNIOR, A. L. R ; PINHEIRO, E. M ; MARTINS, M. L. B. . O benefício das fibras alimentares no Diabetes Mellitus. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PESTANA,A.J. ; MARTINS, M. L. B. ; SOUZA,R.D.M. . Impacto de Dieta Rica em Gorduras Trans e Chá Verde em Ratos Hipertensos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MARTINS, M. L. B. ; TONIAL, S. R. ; GAMA, M. E. A. ; BARBOSA, J. M. A. . Surto de Beribéri no Sudoeste do Maranhão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BORDALO, L. A. ; MARTINS, M. L. B. . "Fibras aliemntares como coajjuvante do diabetes mellitus". 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PINHEIRO, E. M ; MARTINS, M. L. B. . "VERSUS-EXTENSÃO: Reflexões sobre a importancia do ácido fólico na gravidez". 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, M. L. B. ; PESTANA,A.J. . "VER_SUS Extensão: Reflexões Relativas à Resistência à Assistência de Usuários do SUS". 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
BRAGANÇA, M.L.B.M. ; COSTA, L. M. M. . A valorização do SUS antes e durante a pandemia. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
BRAGANÇA, M.L.B.M. . Desafios do SUS durante a pandemia de COVID-19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MARTINS, M. L. B. ; SCHOTT, E. . Estágio Internato Rural Integrado. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, M. A. ; BRAGANÇA, M.L.B.M. ; CONCEICAO, S. I. O. ; SILVA, A. T. ; CRUZ, D. K. A. ; BANDEIRA, N. N. ; CARDENAS, A. M. C. ; FOCAL, C. R. B. N. P. ; MARTINS, M. A. C. ; SOUSA, E. T. ; FROTA, M. T. B. A. . Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Junto a Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis das Secretarias Estaduais de Saúde e Municípios dos Estados do Tocantins, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Amapá - Relatório Técnico processo nº: 25000.158331/2021-00 Celebrado entre a União por Intermédio do Ministério da Saúde e UFT. 2024. (Relatório de projeto).
MARTINS, M. L. B. . Oficina Amamenta e Alimenta Brasil - Turma VI. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, M. L. B. . Oficina Amamenta e Alimenta Brasil - Turma VII. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, M. L. B. . Oficina Amamenta e Alimenta Brasil - Turma III. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, M. L. B. . Oficina Amamenta e Alimenta Brasil - Turma IV. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, M. L. B. . Oficina Amamenta e Alimenta Brasil - Turma V. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, M. L. B. . Oficina Amamenta e Alimenta Brasil - Turma II. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, M. L. B. . Oficina Amamenta e Alimenta Brasil Turma I. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Envelhecimento saudável e principais domínios da capacidade intrínseca entre idosos brasileiros: um estudo longitudinal usando dados do ELSI-Brasil, Descrição: A população está envelhecendo em um ritmo cada vez mais acelerado em todo o mundo, havendo impactos para a economia, serviços de saúde e seguridade social de todos os países. O processo de longevidade pode estar atrelado ao envelhecimento saudável, contemplando a habilidade funcional como a capacidade intrínseca do indivíduo no ambiente em que é inserido e nas interações entre o ele e o ambiente. Por outro lado, há a capacidade intrínseca (CI) caracterizando a combinação de todas as capacidades físicas e mentais que um indivíduo tem a seu dispor e possui seis principais domínios: capacidade locomotora, vitalidade, capacidade visual, capacidade psicológica, capacidade cognitiva e capacidade auditiva. A CI é um indicador multidimensional de saúde, representado por capacidades mental e física cruciais para que as pessoas idosas continuem fazendo aquilo que mais valorizam. Nesse sentido, considerando que tem ocorrido a intensificação do processo de longevidade da população e que as pessoas idosas precisam ter um envelhecimento saudável para possuírem melhor qualidade de vida, envolvendo os aspectos da habilidade física e da capacidade intrínseca, este estudo tem por objetivo avaliar o envelhecimento saudável e os principais domínios da capacidade intrínseca relacionando com característica sociais, demográficas, clínicas, de estado nutricional, composição corporal e hábitos alimentares de idosos brasileiros de um estudo longitudinal usando dados do ELSI-Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança - Coordenador / Elane Viana Hortegal - Integrante.
-
2020 - Atual
Prevalência de infecção por COVID-19 no Maranhão, Brasil., Descrição: Trata-se de inquérito de base populacional em cooperação entre a Universidade Federal do Maranhão e a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, com o objetivo de estimar a prevalência de anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2 no Estado do Maranhão, utilizando teste sorológico com a técnica de quimioluminescência. Além disso, será aplicado questionário em entrevista face a face, com a finalidade de estudar as estratégias de enfrentamento da pandemia, como o uso de máscara de proteção, estratégias de higiene das mãos e grau de distanciamento social. Esse questionário abordará também dados socioeconômicos e demográficos, a presença de sintomatologia relacionada à COVID-19, busca por serviços de saúde, cobertura por planos de saúde e realização de teste para COVID-19.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança - Integrante / Mônica Elinor Alves Gama - Integrante / Antônio Augusto Moura da Silva - Coordenador / Alcione Miranda dos Santos - Integrante / Vanda Maria Ferreira Simões - Integrante / DE BRITTO E ALVES, MARIA TERESA SEABRA SOARES - Integrante / Lídio Gonçalves Lima Neto - Integrante / Conceição de Maria Pedroso e Silva de Azevedo - Integrante / Léa Márcia Melo da Costa - Integrante / Jamesson Ferreira Leite Júnior - Integrante.
-
2018 - 2019
Síndrome congênita pelo Zika vírus, soroprevalência e análise espacial e temporal de vírus Zika e Chikungunya no Maranhão, Descrição: A ilha do Maranhão enfrenta duas epidemias de Zika vírus e Chikungunya. Para conhecer a magnitude destas epidemias, será desenvolvido um inquérito de base populacional para medir a soroprevalência de anticorpos IgG para estes dois vírus. A realização deste inquérito será importante também para estimar a taxa de infecção congênita pelo Zika vírus e prever o comportamento da epidemia. Será investigada também a resposta imune em indivíduos soropositivos para IgG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança - Integrante / Antônio Augusto Moura da Silva - Coordenador / Rosângela Fernandes Lucena Batista - Integrante / Vanda Maria Ferreira Simões - Integrante / Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco - Integrante.
-
2017 - 2018
Padrões alimentares e associação com biomarcadores inflamatórios em adolescentes, Descrição: A existência de associação entre consumo alimentar na adolescência e diversos distúrbios nutricionais enfatiza a importância e o interesse em estudar a avaliação do consumo alimentar e associar com biomarcadores inflamatórios nesse grupo etário. Este estudo faz parte de um projeto de pesquisa de coorte intitulado "Determinantes ao longo do ciclo vital da obesidade, precursores de doenças crônicas, capital humano e saúde mental - Coortes RPS". Nesse projeto de pesquisa avaliou-se a associação entre padrões alimentares e biomarcadores inflamatórios em adolescentes de 18 e 19 anos. Essa pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário (Parecer Consubstanciado nº 223/2009).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança - Integrante / EDUARDA GOMES BOGEA - Integrante / Nayra Anielly Cabral Cantanhede - Integrante / Ana Karina Teixeira da Cunha França - Coordenador.
-
2017 - 2018
Validação relativa de um questionário de frequência alimentar aplicado a adolescentes pertencentes a uma coorte da cidade de São Luís, Descrição: É um estudo transversal, utilizando dados de uma coorte brasileira realizada em São Luís - MA. As informações foram originárias da pesquisa intitulada "Determinantes ao longo do ciclo vital da obesidade, precursores de doenças crônicas, capital humano e saúde mental - Coortes RPS". Foi realizada a validação de um questionário de frequência alimentar com adolescentes de 18 e 19 anos. A pesquisa foi realizada no Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no período de julho de 2017 a julho de 2018. A pesquisa original foi aprovada pelo CONSEPE e pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário/UFMA (Nº 3104-476/2005).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança - Integrante / EDUARDA GOMES BOGEA - Integrante / Nayra Anielly Cabral Cantanhede - Coordenador / Ana Karina Teixeira da Cunha França - Integrante.
-
2016 - Atual
Determinantes ao longo do ciclo vital da obesidade, precursores de doenças crônicas, capital humano e saúde mental, Descrição: Trata-se de projeto colaborativo entre a UFMA, UFPel e USP-Ribeirão Preto. O objetivo do projeto é a colaboração conjunta entre as coortes de nascimento de mais longa duração de acompanhamentos no Brasil - Ribeirão Preto (SP), Pelotas (RS) e São Luís (MA). De forma geral, os principais objetivos desta proposta são: Investigar, dentro de cada coorte, determinantes precoces da saúde na infância, adolescência e vida adulta. Os desfechos principais incluem a nutrição e composição corporal, precursores de doenças crônicas complexas, saúde mental e capital humano. As principais exposições incluem condições dos primeiros anos de vida (prematuridade, restrição do crescimento intrauterino, amamentação, subnutrição na infância, etc.), exposições ambientais e sociais precoces, com ênfase nas desigualdades socioeconômicas e características genéticas. A proposta envolve um programa de pesquisa em um país de renda média em rápido processo de transição, envolvendo três cidades localizadas em três regiões distintas do país, com marcantes diferenças sociais, econômicas e culturais, o que permitirá explorar essa diversidade. o Documentar nas coortes as tendências temporais dos indicadores de saúde na adolescência e vida adulta, relacionando estas tendências a desigualdades socioeconômicas e étnicas, como também a mudanças culturais, ambientais e na atenção à saúde num período de mais de três décadas. Coletar em cada coorte dados de qualidade sobre o estado nutricional e de saúde que serão utilizados como variáveis de exposição para desfechos relevantes para a saúde da população no futuro. Incrementar o trabalho multidisciplinar envolvendo epidemiologia, estatística, clínica médica, planejamento de serviços e biologia molecular. o Fortalecer e expandir a rede de colaboração dos estudos de coorte de nascimentos no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança - Integrante / Antônio Augusto Moura da Silva - Coordenador / Marco Antonio Barbieri - Integrante / BETTIOL, HELOISA - Integrante / Rosângela Fernandes Lucena Batista - Integrante.
-
2015 - 2016
Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil: Avaliação de Oficinas em Unidades Básicas de Saúde de Palmas/TO, Descrição: O aleitamento materno e alimentação complementar saudável são de extrema importância para as criança de até 2 anos de idade segundo a Organização Mundial de Saúde. Atualmente observa-se a baixa adesão a essas práticas por parte dos familiares. Logo, o Ministério da Saúde tem a preocupação de qualificar o processo de trabalho dos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde através de realização de oficinas para que os profissionais estejam mais aptos a trabalharem de forma satisfatória podendo contribuir no impacto dos indicadores materno-infantil. Julgando a importância do conteúdo das oficinas e o impacto que a implementação dessa estratégia, faz-se necessário avaliar as oficinas da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Sabendo também que a avaliação é um processo pelo qual procura identificar, aferir, investigar e analisar as modificações do comportamento e rendimento do profissional, do educador, do sistema, confirmando assim a construção do conhecimento, se foi processado, seja este teórico ou prático. Dessa forma, a avaliação dessas oficinas proporcionará o conhecimento dos resultados que estão sendo gerados no processo de trabalho de profissionais de saúde que trabalham em Unidades Básicas de Saúde do município de Palmas/TO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança - Coordenador / Eloise Schott - Integrante / Renata Andrade de Medeiros Moreira - Integrante / Thais Reis Lobo - Integrante / Eduardo Bernardo Chaves Neto - Integrante / Eloisa de Lacerda Reis - Integrante / Carolliny Costa Pereira - Integrante / Maria Tereza Almeida Menna Barreto - Integrante / Nailda Melo e Andraus - Integrante / Uatilla Lorana Ribeiro Henrique - Integrante.
-
2014 - 2015
Perfil nutricional, alimentar e de saúde de pacientes em início de tratamento em um Centro de Apoio Psicossocial de Palmas -TO., Descrição: O uso de substâncias psicoativas (SPA) é um problema de saúde pública com várias implicações para a saúde, alimentação e estado nutricional dos indivíduos. Esta pesquisa tem como objetivo estudar o uso de SPA, estado nutricional e hábitos alimentares de indivíduos maiores de 18 anos que são atendidos em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD) de Palmas, Tocantins. Estão sendo investigados o padrão de uso de SPA, antropometria e características da alimentação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança - Coordenador / Hayla Sousa Câmara - Integrante.
-
2014 - 2015
Avaliação do estado nutricional, consumo alimentar e aceitação da alimentação do Programa Nacional de Alimentação Escolar da rede municipal de ensino na cidade de Palmas, TO, Descrição: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) constitui um importante programa de segurança alimentar e nutricional que contribui para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar dos estudantes, além da formação de hábitos alimentares saudáveis. Esta pesquisa visa estudar o contexto desse programa em escolas municipais de Palmas, TO a partir da avaliação do estado nutricional, consumo alimentar e da aceitabilidade da alimentação oferecida aos estudantes do 1º ao 9º ano de 25 escolas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança - Coordenador / Eloise Schott - Integrante / Renata Andrade de Medeiros Moreira - Integrante / Natália Cunha Ferreira - Integrante / Geyce da Silva Sales - Integrante.
-
2013 - 2015
Perfil de Saúde, Perfil Nutricional e Hábitos Alimentares da Corporação de Bombeiros de Palmas Tocantins., Descrição: O trabalho em corporações de bombeiros requer responsabilidades que vão desde trabalhos burocráticos, até ações de combate a incêndios e atendimento emergenciais, situações estas, em que suas aptidões físicas e motoras são exigidas ao extremo, portanto, os bombeiros devem manter-se sempre bem preparados, através de adequado estado nutricional e hábitos alimentares para proporcionar qualidade de vida e saúde. Assim, esta pesquisa objetiva estudar as condições de saúde, estado nutricional e hábitos alimentares para servir como subsídios ao melhoramento dessas condições de saúde aos bombeiros da cidade de Palmas, TO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança - Integrante / Eloise Schott - Coordenador / Renata Andrade de Medeiros Moreira - Integrante.
-
2013 - 2015
Impacto da intervenção nutricional realizada com adolescentes em situação de vulnerabilidade social e econômica em Palmas, Tocantins, Descrição: A adolescência caracteriza-se por um período de vulnerabilidade nutricional, sendo necessário desenvolver atividades de educação alimentar e nutricional pautadas na promoção da saúde que possibilitem melhora do hábito alimentar e estado nutricional. Avaliar o impacto de ações de promoção da alimentação saudável no perfil nutricional de adolescentes inseridos no Programa Bom de Bola Bom na Escola em Palmas-TO. O estudo será realizado com 50 adolescentes participantes do Projeto Bom de Bola, Bom na Escola da Inspetoria São João Bosco (ISJB) Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco de Palmas, localizada em Taquaralto. Será realizada coleta de dados antes e após as intervenções nutricionais constando de dados socioeconômicos e demográficos, medidas antropométricas (peso e estatura) para avaliação do estado nutricional por meio de curvas de crescimento, consumo alimentar sendo aplicado Recordatório Alimentar de 24 horas e Questionário de Frequência Alimentar, onde será avaliado se a ingestão de calorias, macro e micronutrientes e de porções de alimentos estão adequados de acordo com as recomendações para a faixa etária. As intervenções acontecerão 2 vezes por mês, por meio de atividades lúdicas e oficinas culinárias de 1 hora e 30 minutos cada e entregue material educativo a fim de possibilitar maior efetividade das oficinas, sendo avaliado a satisfação dos adolescentes. Para a análise dos dados realizar-se-à análise descritiva dos dados, teste Kolmogorov-Smirnov para distribuição das variáveis. Para a avaliação da mudança de hábitos alimentares e estado nutricional após as intervenções será realizado teste de MacNeamar e test-T Student, e diferença significativa p<0,05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança - Integrante / Eloise Schott - Integrante / Renata Andrade de Medeiros Moreira - Coordenador / Claudia Crystina Marques Teodoro de Figueiredo Gomes - Integrante / Giovanna Costa Falcão - Integrante / Lúcia Helena Almeida Gratão - Integrante / Thais Pereira de Morais - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Tocantins - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2010
Fatores etiológicos do nascimento pré-termo e conseqüências dos fatores perinatais na saúde da criança: coortes de nascimentos em duas cidades brasileiras, Descrição: O presente estudo consiste de dois grandes subprojetos. O primeiro vai avaliar novos fatores de risco para prematuridade como componentes de duas cadeias de causalidade: as hipóteses neuroendócrina e imuno-inflamatória. Na primeira, estresse durante a gestação favoreceria a liberação do CRH (hormônio liberador de corticotropina) e indução do parto prematuro, potencializado por polimorfismos do gene do CRH. Na segunda hipótese, infecções maternas seriam potencializadas por susceptibilidade genética, promovendo a liberação de mediadores inflamatórios, levando à prematuridade. Estas hipóteses serão testadas em estudo caso-controle aninhado em uma coorte iniciada no 5º mês do pré-natal, em amostra de conveniência, abrangendo 3000 nascimentos em duas cidades, São Luís (MA) e Ribeirão Preto (SP). Esta coorte será reentrevistada por ocasião do nascimento e no 1º ano de vida. O segundo subprojeto avaliará indicadores de saúde perinatal e seu reflexo nas taxas de prematuridade e baixo peso ao nascer, comparando-as com dados de coortes estudadas nos últimos trinta anos nos dois municípios. Será também avaliado o impacto da prematuridade e outras condições no nascimento sobre crescimento, desenvolvimento de resistência insulínica, alterações neurológicas e comportamentais, fatores de risco para alergia e chiado e alterações da saúde bucal. Essa avaliação será feita por entrevista com as mães, avaliação antropométrica e coleta de sangue para avaliação bioquímica e estudos genéticos das crianças, aplicação de testes de alergia cutâneos e avaliação odontológica. Esta coorte será iniciada no nascimento, abrangendo amostra representativa de 6000 nascimentos em São Luís e 7500 em Ribeirão Preto e será reavaliada no 1º ano de vida.... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança - Integrante / Antônio Augusto Moura da Silva - Coordenador / Heloisa Bettiol - Integrante / Marco Antonio Barbieri - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2007
Participação na Pesquisa fatores de risco para síndorme neurológica po deficiência de tiamina no estado do Maranhão: um estudo tipo caso-controle., Descrição: Projeto de pesquisa para verificar os fatores de risco implicados no acometimento de beribéri na região sudoeste do estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança - Integrante / Pedro Israel Cabral de Lira - Coordenador / Leopoldina Augusta S. Sequeira - Integrante / Vanessa Sá Leal - Integrante.
-
2006 - 2010
Situação de Saúde do Estado do Maranhão, Descrição: O projeto tem por objetivo pesquisar e estudar os indicadores da situação de saúde e nutrição de mulheres e homens de 10 a 49 anos e de crianças menores de 5 anos no Estado do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa transversal e de base populacional realizada em 28 municípios do Estado do Maranhão que investigará a situação social, demográfica, econômica, de saúde do homem, de saúde da mulher, de saúda da crianças, além de coletar dados sobre o estado nutricional e consumo alimentar de cerca de 6400 indivíduos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança - Integrante / Mônica Elinor Alves Gama - Integrante / Sueli Rosina Tonial - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
Prêmios
2023
Menbro permanente da Academia Maranhense de Ciências, AMC.
2016
Second place in the Epidemiology category for poster presentation: Social Mobility and Insulin Sensitivy and Secretion in young Adults in a Brazilian Cohort, DOHaD.
2014
1º lugar do trabalho apresentado na área de Ciências Biológicas e da Saúde no X Seminário de Iniciação Científica da UFT, Universidade Federal do Tocantins.
2012
Diploma de Legionária outorgado pelo comandante do 24° Batalhão de Caçadores, Exército Brasileiro, Legião Barão de Caxias.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - Atual
Universidade Federal do TocantinsVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2015
Universidade Federal do TocantinsVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora da Especialização em Gestão em Saúde: disciplina de Políticas de Saúde
2013 - 2014
Universidade Federal do TocantinsVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Suporte Nutricional
Terapia Nutricional
2013 - 2014
Universidade Federal do TocantinsVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Segurança Alimentar e Nutricional
Estágio em Nutrição Social
Estágio Internato Rural Integrado
Atividades
-
11/2013 - 03/2014
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Terapia Nutricional Aplicada, Suporte Nutricional: Princípios e cuidados na alimentação humana
-
03/2013 - 10/2013
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Segurança Alimentar e Nutricional, Supervisão de Estágio em Nutrição Social, Supervisão de Estágio Internato Rural Integrado
2019 - Atual
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor externo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2018
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em nível de Pós-Graduação, Carga horária: 100
Outras informações:
Realização de estágio no Programa de Pós Graduação de Epidemiologia
da Universidade Federal de Pelotas para aprendizagem das análises de Validação de
Questionário de Consumo Alimentar de coortes de nascimento em São Luís, como atividade do doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Maranhão.
2011 - 2011
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente Orientado, Carga horária: 60
Outras informações:
Realização de Estágio Docente Orientado supervisionada pelo Prof. Dr Raimundo Antônio da Silva no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva - nível Mestrado
2008 - 2009
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntária do PIBIC/CNPQ
2008 - 2009
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 10
Outras informações:
Monitora da disciplina de Avaliação Nutricional
2006 - 2008
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante da Liga de Diabetes e Obesidade, Carga horária: 20
Outras informações:
Voluntária no projeto de extenção.
2006 - 2007
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio extracurricular
Outras informações:
Estágio extracurricular concursado realizado na Clínica Cirúrgica e no Ambulatório de Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário da UFMA pelo projeto de extensão da LADO
2006 - 2007
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio extracurricular
Outras informações:
Estágio extracurricular concursado realizado no Ambulatório Geral de Nutrição do Hospital Universitário da UFMA pelo projeto de extensão da LADO.
2006 - 2006
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio extracurricular
Outras informações:
Participação do Projeto de extensão "Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Sáude (VER-SUS)" com parceria do SUS com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da UFMA.
2012 - 2013
Faculdade Santa Terezinha - CESTVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 40
Atividades
-
06/2012 - 01/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Cest.,Cargo ou função, Consultora Ad Hoc do Comitê Científico.
-
04/2012 - 01/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Cest.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Nutrição.
-
02/2012 - 01/2013
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e Bioética, Nutrição e Atividade Física, Seminário Temático VII, Estágio Supervisionado em Gestão de UAN
2011 - 2013
Delivery Comércio de Produtos Farmacêuticos LtdaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação com nutrição enteral. As atividade desenvolvidas eram de visitas domiciliares e atendimento em consultório, orientações a pacientes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde sobre nutrição enteral e condução de palestras sobre temas afins.
2009 - 2012
Unimed cooperativa médicaVínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 20
Outras informações:
Nutricionista do Programa de Atendimento Domiciliar (PROAD), da Medicina Preventiva, do Programa Cardiometabólico e do Programa de Combate à Obesidade Infantil.
2009 - 2009
Ganep Nutrição HumanaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio extracurricular, Carga horária: 568
Outras informações:
Curso teórico-prático no Hospital São Joaquim da Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficiência de São Paulo. Neste período houve acompanhamento de pacientes internados em terapia oral, enteral e parenteral, participação de discussão de casos clíncos, reuniões científicas semanais e desempenho em atividades didáticas.
2007 - 2008
CENTRO COLABORADOR EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Entrevistadora
Outras informações:
Participação na Pesquisa fatores de risco para síndorme neurológica po deficiência de tiamina no estado do Maranhão: um estudo tipo caso-controle.
2008 - 2009
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação CientíficaVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntária, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto de pesquisa: Padrão alimentar da população masculina no estado do Maranhão
2008 - 2008
Secretaria Municipal de SaúdeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio extracurricular
Outras informações:
Estágio extracurricular em dietoterapia realizado no Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura- Socorrão II
2006 - 2007
Secretaria Municipal de Segurança AlimentarVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio extra-curricular
Outras informações:
Participação das atividades do Projeto de extensão Cozinha-Escola Comunitária com palestras ministradas sobre SAN. Participação de avaliação nutricional em alunos de ensino fundamental da rede pública municipal. Participação no monitoramento da aplicabilidade do curso de boas práticas de manipulação de alimentos.
2023 - Atual
AMC- ACADEMIA MARANHENSE DE CIENCIASVínculo: Membro efetivo, Enquadramento Funcional: Cadeira n 48
2023 - Atual
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE NORDESTE DE FORMAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIAVínculo: Professor efetivo, Enquadramento Funcional: Docente
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maylla Luanna Barbosa Martins Bragança e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?