Silvia Regina Rios Vieira
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e pós-doutorado em Medicina Intensiva pela Universidade Paris VI. Atualmente é professor de carreira do magistério superior da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Intensiva e Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: insuficiência respiratória aguda, ventilação mecânica, desmame da ventilação mecânica, parada cardiorrespiratória e reanimação cardiorrespiratoria.
Informações coletadas do Lattes em 06/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares
1996 - 1998
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Insuficiência Respiratória Aguda: Otimização da monitorização cardiorrespiratória para adequação terapêutica de pacientes em ventilação mecânica
Orientador: Waldomiro Carlos Manfrói
, Ano de obtenção: 1998. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: insuficiência respiratória aguda; Monitorização cardiorrespiratória; ventilação mecânica.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Pneumologia. Setores de atividade: Saúde Humana; Educação.
Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares
1980 - 1983
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Efeitos agudos do dipiridamol sobre o desempenho funcional e sobre as alterações da sinergia de contração do ventrículo esquerdo em pacientes portadores de cardiopatia isquêmica
Orientador: Waldomiro Carlos Manfrói
, Ano de Obtenção: 1983.Palavras-chave: Dipiridamol; Função ventricular esquerda; Cardiopatia isquêmica.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana; Educação.
Pós-doutorado
2001 - 2002
Pós-Doutorado. , Université Pierre et Marie Curie, LISE / CNRS, França. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde
Formação complementar
2012 - 2012
Instrutora de TECA. (Carga horária: 9h). , Sociedade Brasileira de Cardiologia, SBC, Brasil.
2011 - 2011
I Reunião dos Centros de Treinamento e de RCR. (Carga horária: 9h). , Sociedade Brasileira de Cardiologia, SBC, Brasil.
2009 - 2009
SAVIC. (Carga horária: 8h). , INCOR, INCOR, Brasil.
2005 - 2005
I Curso de Ventilação Mecânica Não Invasiva. (Carga horária: 10h). , Hospital Moinhos de Vento, HMV, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Spss Para Profissionais na Área da Saude. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2003 - 2003
Advanced Cardiac Life Support-Instructor/Provider. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2003
Basic Life Support Instructor/Provider. , Funcor, FUNCOR, Brasil.
2000 - 2000
New Resuscitation Guidelines. , The Citizen Foundation, CF, Estados Unidos.
1999 - 1999
Técnicas Acesso e Manutenção das Vias Aéreas. , Sociedade de Anestesiologia do Rio Grande do Sul, SARGS, Brasil.
1999 - 1999
Fundamental Critical Care Support Course. , Society Of Critical Care Medicine, SCCM, Estados Unidos.
1996 - 1996
Advanced Cardiac Life Support Instructor. , American Heart Association, AHA, Estados Unidos.
1996 - 1996
Advanced Cardiac Life Support Provider. , American Heart Association, AHA, Estados Unidos.
1996 - 1996
Cinquième Réunion Conjointe Organiseé. , Institut National de La Santé Et de La Recherche Médicale, INSERM, França.
1996 - 1996
Curso de Espanhol. , Instituto Cervantes, IC, Espanha.
1994 - 1994
Introdução à Informática Médica. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1993 - 1993
Complicações Clínicas Graves na Gestação. , Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Rio Grande do Sul, SOGIRGS, Brasil.
1992 - 1992
II Curso de Rev.e Auto Avaliação em Ter. Intensiva. , Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva, SBTI, Brasil.
1992 - 1992
Fórum Hipertensão Arterial Novos Conceitos. , Bristol Myers Squibb, BMS, Brasil.
1991 - 1991
I Curso de Rev. e Auto Avaliação em Ter. Intensiva. , Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva, SBTI, Brasil.
1989 - 1989
Grande Circuito Nacional de Atualização em Hiperco. , Sociedade Brasileira de Cardiologia, SBC, Brasil.
1989 - 1989
Assist. Ventil. em Pacientes Insuf. Respir. Aguda. , K Takaoka Indústria e Comércio Ltda, KT, Brasil.
1989 - 1989
Sub Intensivismo. , Associação Médica do Rio Grande do Sul, AMRIGS, Brasil.
1988 - 1988
Atualização em Limitação da Área do Infarto do Mio. , Associação Médica do Rio Grande do Sul, AMRIGS, Brasil.
1985 - 1985
Hemodinâmica e Angiocardiografia para Cardiologist. , Associação Médica do Rio Grande do Sul, AMRIGS, Brasil.
1984 - 1984
Ecocardiografia. , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
1982 - 1982
Morfologia das Cardiopatias Congênitas. , Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, ICRGS, Brasil.
1982 - 1982
Curso de Terapia Intensiva do C T I do H C P A. , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
1981 - 1981
Curso de Terapia Intensiva do C T I do H C P A. , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.
1979 - 1979
Radiologia Cardiovascular. , Associação Médica do Rio Grande do Sul, AMRIGS, Brasil.
1979 - 1979
Arritmias. , Sociedade Brasileira de Cardiologia, SBC, Brasil.
1979 - 1979
Cardiopatia Congênita. , Sociedade Brasileira de Cardiologia, SBC, Brasil.
1979 - 1979
IV Curso de Atualização em Cardiologia. , Associação Médica do Rio Grande do Sul, AMRIGS, Brasil.
1977 - 1977
Atualização Terapêutica. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1977 - 1977
Dor na Clínica Médica. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1977 - 1977
Cardiopatia Isquêmica. , Sociedade Brasileira de Cardiologia, SBC, Brasil.
1977 - 1977
Hipertensão Arterial. , Sociedade Brasileira de Cardiologia, SBC, Brasil.
1977 - 1977
Câncer de Pulmão. , Associação Médica do Rio Grande do Sul, AMRIGS, Brasil.
1977 - 1977
Asma Brônquica. , Associação Médica do Rio Grande do Sul, AMRIGS, Brasil.
1977 - 1977
Síndrome Adrenogenital. , Associação Médica do Rio Grande do Sul, AMRIGS, Brasil.
1977 - 1977
Tumores Digestivos. , Associação Médica do Rio Grande do Sul, AMRIGS, Brasil.
1977 - 1977
Curso de Inglês. (Carga horária: 42h). , Instituto de Idiomas Yázigi, IIY, Brasil.
1977 - 1977
Etudes Praliques de Français. (Carga horária: 650h). , Alliance Française Au Bresil, AFB, Brasil.
1976 - 1976
Introdução à Psicanálise. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1976 - 1976
Pneumologia Clínica. , Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, SCM/POA, Brasil.
1976 - 1976
Desequilíbrios Ácido Básicos Diagnóstico de Tratam. , Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, SCM/POA, Brasil.
1976 - 1976
Nutrição Parenteral Prolongada. , Sociedade Brasileira de Cardiologia Pediátrica, SBCP, Brasil.
1976 - 1976
Anestesiologia. , Sociedade Brasileira de Cardiologia Pediátrica, SBCP, Brasil.
1976 - 1976
Radiologia. , Sociedade Brasileira de Cardiologia Pediátrica, SBCP, Brasil.
1975 - 1975
Temas de Cardiopatia Isquêmica. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1975 - 1975
Relação Médico Paciente Em Clínica Médica. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1975 - 1975
Endocrinologia. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1975 - 1975
Interpretação Clinica de Exames Laboratoriais. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1975 - 1975
Medicina Cirurgia e Traumatologia de Urgência. , Hospital de Pronto Socorro, HPS, Brasil.
1975 - 1975
Temas Atuais de Psiquiatria e Psicanálise. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1974 - 1974
Neuropsiquiatria Infantil. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1974 - 1974
Relacionamento Médico Paciente. , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
1974 - 1974
Relação Médico Paciente Em Clínica Médica. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1974 - 1974
Curso de Inglês. , Instituto Cultural Brasileiro Norteamericano, ICBN, Brasil.
1973 - 1973
Equilíbrio Ácido Base. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1973 - 1973
Imunologia Médica. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1973 - 1973
Comas. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1973 - 1973
Infarto do Miocárdio. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1972 - 1972
Curso de Inglês. , Instituto Cultural Brasileiro Norteamericano, ICBN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Medicina Intensiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Cardiologia.
Prêmios
2015
PROMOÇÃO FUNCIONAL por avaliação de desempenho para a classe E de PROFESSOR TITULAR, junto ao DMI, FAMED, UFRGS, DMI, FAMED, UFRGS.
2013
CONCESSÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL, POR AVALIAÇÃO, PARA PROFESSOR ASSOCIADO NÍVEL 04, Departamento de Medicina Interna, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2011
CONCESSÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL, POR AVALIAÇÃO, PARA PROFESSOR ASSOCIADO NÍVEL 03, Departamento de Medicina Interna, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2009
CONCESSÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL, POR AVALIAÇÃO, PARA PROFESSOR ASSOCIADO NÍVEL 02, Departamento de Medicina Interna, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2008
Nomeação como Chefe do Centro de Tratamento Intensivo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
2007
CONCESSÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL, POR AVALIAÇÃO, PARA PROFESSOR ASSOCIAD NÍVEL 01, Departamento de Medicina Interna, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2006
HOMENAGEM concedida pela participação na coordenação de cursos, Programa de Educação Médica Continuada da FAMED, UFRGS.
2005
Nomeção como COORDENADORA DE PESQUISAS junto ao Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de Clínicas de Porto Alegre 2005, Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
2005
CONCESSÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL, POR AVALIAÇÃO, PARA PROFESSOR ADJUNTO NÍVEL 04, Departamento de Medicina Interna, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2003
CONCESSÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL, POR AVALIAÇÃO, PARA PROFESSOR ADJUNTO NÍVEL 03, Departamento de Medicina Interna, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
2001
CONCESSÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL, POR AVALIAÇÃO,PARA PROFESSOR ADJUNTO NIVEL 2, Departamento de Medicina Interna, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
1999
CONCESSÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL, POR OBTENÇÃO DO TÍTULO DE DOUTOR PARA PROFESSOR ADJUNTO NIVEL 1, Departamento de Medicina Interna, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul..
1998
TRABALHO SELECIONADO ENTRE OS SEIS MELHORES TEMAS LIVRES, apresentados no 6th ESA Annual Meeting em Barcelona, Espanha, European Society of Anaesthesiology.
1996
CONCESSÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL, POR AVALIAÇÃO, PARA PROFESSOR ASSISTENTE NÍVEL4, Departamento de Medicina Interna, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul..
1995
TÍTULO DE ESPECIALISTA EM TERAPIA INTENSIVA, Federação Panamericana e Ibérica de Sociedades de Medicina Crítica e Terapia Intensiva (Lisboa).
1995
COORDENAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE TREINAMENTO EM REANIMAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA como projeto de extensão da PROREXT, pro-Reitoria de Extenção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
1993
CONCESSÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL, POR AVALIAÇÃO, PARA PROFESSOR ASSISTENTE NÍVEL III, Departamento de Medicina Interna, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul..
1993
Nomeação como Chefe do Centro de Tratamento Intensivo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
1992
CONCESSÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL POR TÍTULO DE MESTRE PARA A CLASSE DE PROFESSOR ASSISTENTE II, Departamento de Medicina Interna, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul..
1991
TÍTULO DE ESPECIALISTA EM MEDICINA INTERNA, CARDIOLOGIA E TERAPIA INTENSIVA, Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul.
1989
CONCESSÃO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL POR TÍTULO DE MESTRE PARA A CLASSE DE PROFESSOR ASSISTENTE I, Departamento de Medicina Interna, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul..
1989
Nomeação como Chefe do Centro de Tratamento Intensivo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
1985
TÌTULO DE ESPECIALISTA EM TERAPIA INTENSIVA, obtenção por aprovação, AMB e AMIB.
1985
TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CARDIOLOGIA, obtenção por Prova de Títulos, AMB e SBC.
1984
TÍTULO DE ESPECIALISTA EM MEDICINA INTERNA E CARDIOLOGIA, Conselho Federal de Medicina e Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul.
1978
BOLSA Paulo Brossard de Souza Pinto, concedida ao Aluno Aprovado em 1o Lugar em seu Curso Universitário., Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Interna. , Rua Ramiro Barcelos - 2400, Rio Branco, 90035002 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33085117, Fax: (51) 3328324, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Carreira do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1999 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Professor pós-graduação, Enquadramento Funcional: Cardiologia e Ciências cardiovasculares
1999 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Professor da pós-graduação, Enquadramento Funcional: Clínica Médica
1989 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Carreira do Magistério Superior, Carga horária: 40
1982 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 20
Atividades
-
11/1999
Ensino, Medicina: Ciências Médicas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Pesquisa em Medicina Intensiva, Tópicos de Pesquisa em Clínica Médica I: Seminários Avançados em Medicina Intensiva
-
08/1999
Ensino, Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tratamento Intensivo em Cardiologia, Seminários de atualização em Cardiologia
-
01/1999
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Interna.,Linhas de pesquisa
-
06/1989
Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Clínica Médica, Internato, Semiologia
-
01/1989
Serviços técnicos especializados , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Centro de Tratamento Intensivo.,Serviço realizado, Professora.
-
07/1982
Serviços técnicos especializados , Hospital de Clínicas de Porto Alegre.,Serviço realizado, Médica.
2009 - 2009
Groupe Hospitalier Pitié SalpétrièreVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
2008 - 2008
Groupe Hospitalier Pitié SalpétrièreVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
2007 - 2007
Groupe Hospitalier Pitié SalpétrièreVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
2006 - 2006
Groupe Hospitalier Pitié SalpétrièreVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
2005 - 2005
Groupe Hospitalier Pitié SalpétrièreVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
2004 - 2004
Groupe Hospitalier Pitié SalpétrièreVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
2002 - 2002
Groupe Hospitalier Pitié SalpétrièreVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
2001 - 2002
Groupe Hospitalier Pitié SalpétrièreVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
2001 - 2001
Groupe Hospitalier Pitié SalpétrièreVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
1996 - 1998
Groupe Hospitalier Pitié SalpétrièreVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante
Atividades
-
05/2001 - 07/2002
Estágios , Réanimation Chirurgicale, Département D'anesthesie Réanimation.,Estágio realizado, Estagio de pos doutorado.
-
10/1996 - 03/1998
Estágios , Réanimation Chirurgicale, Département D'anesthesie Réanimation.,Estágio realizado, Estágio de doutorado.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Silvia Regina Rios Vieira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?