Jefferson Prado Sifuentes

Autor do Livro "Efeitos Expansivos em Decisões de Controle Difuso de Constitucionalidade: O desenvolvimento da jurisdição constitucional"; Mestre em Direito, com área de concentração em Constitucionalismo e Democracia pela Faculdade de Direito do Sul de Minas; Membro acadêmico efetivo da Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC); Membro regular da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional (ABDPC); Especialista em Advocacia trabalhista pela Universidade Anhanguera Uniderp; MBA em Gestão de tributos e planejamento tributário pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis/MG), campus Pouso Alegre/MG; Advogado em Minas Gerais; Pesquisador; Professor; Foi bolsista pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Informações coletadas do Lattes em 23/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Direito

2015 - 2017

Faculdade de Direito do Sul de Minas
Título: Efeitos expansivos em decisões de controle difuso de constitucionalidade: o desenvolvimento da jurisdição constitucional,Ano de Obtenção: 2017
Hamilton da Cunha Iribure Júnior.Palavras-chave: Efeitos expansivos; controle; constitucionalidade; jusrisdição.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em gestão de tributos e planejamento tributário

2014 - 2015

Centro Universitário do Sul de Minas
Título: Planejamento tributário repressivo através de ação de repetição de indébito: Uma análise da cobrança de contribuição previdenciária sobre serviços contratados com cooperativas de trabalho
Orientador: Sarah Aparecida da Cruz

Especialização interrompida em 2015 em Docência do ensino superior

2013 - Atual

Universidade Norte do Parana
Ano de interrupção: 2015

Especialização em Advocacia Trabalhista

2013 - 2014

Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
Título: Terceirização de mão de obra com a Administração Pública e aplicabilidade da súmula 363 do TST
Orientador: DANIELA BERTOTTI

Graduação em Direito

2007 - 2012

Universidade José do Rosário Vellano
Título: Reserva Legal: O direito à propriedade e à inenização
Orientador: Sandra Regina Remondi Introcaso Paschoal

Formação complementar

2015 - 2015

Mediação e Conciliação. , Tribunal de justiça de Minas Gerais, TJMG, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Direito Tributário: Da teoria à prática. (Carga horária: 32h). , Faculdade de Direito do Sul de Minas, FDSM, Brasil.

2011 - 2011

Emenda Constitucional 45 - Aspectos Processuais. (Carga horária: 8h). , R2 Direito, R2, Brasil.

2011 - 2011

Temas de Direito Previdenciário. (Carga horária: 2011h). , Âmbito Jurídico, Âmbito Jurídico, Brasil.

2010 - 2010

Temas de Direito Civil. (Carga horária: 25h). , Âmbito Jurídico, Âmbito Jurídico, Brasil.

2010 - 2010

Temas de Direito Administrativo. (Carga horária: 20h). , Âmbito Jurídico, Âmbito Jurídico, Brasil.

2010 - 2010

Temas de Direito do Consumidor. (Carga horária: 15h). , Âmbito Jurídico, Âmbito Jurídico, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Simples Nacional 2009- Legislação e Prática. , Portal Justributário, JUSTRIBUTARIO, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Microesmpreendedor Individual. (Carga horária: 20h). , Portal Justributário, JUSTRIBUTARIO, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Certificação Digital. (Carga horária: 8h). , Portal Justributário, JUSTRIBUTARIO, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Teoria Geral das Obrigações - Módulo 1. (Carga horária: 80h). , Portal Justributário, JUSTRIBUTARIO, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Nota Fiscal Eletrônica. (Carga horária: 20h). , Portal Justributário, JUSTRIBUTARIO, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Finanças pessoais e orçamento familiar. (Carga horária: 20h). , Portal Justributário, JUSTRIBUTARIO, Brasil.

2009 - 2009

Diversidade nas Organizações. (Carga horária: 15h). , FGV online- Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2009 - 2009

Recursos Humanos. (Carga horária: 15h). , FGV online- Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2009 - 2009

Ciência e tecnologia. (Carga horária: 15h). , FGV online- Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2009 - 2009

Ética. (Carga horária: 15h). , FGV online- Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2009 - 2009

Seminário de Direito Empresarial. , Portal Justributário, JUSTRIBUTARIO, Brasil.

2009 - 2009

Seminário de Direito Tributário Brasileiro. (Carga horária: 20h). , Portal Justributário, JUSTRIBUTARIO, Brasil.

2009 - 2009

Contabilidade Básica. (Carga horária: 40h). , Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.

2000 - 2003

Curso de Idiomas( Inglês). (Carga horária: 300h). , FISK Escola de Idiomas, FISK, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Constitucional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Tributário.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Empresarial.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Civil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direitos Especiais/Especialidade: DIREITO DO TRABALHO.

Organização de eventos

SIFUENTES, J. P. . V SIMPÓSIO DA ADMINISTRAÇÃO. 2018. (Outro).

SIFUENTES, J. P. . IF de Portas abertas. 2018. (Outro).

SIFUENTES, J. P. . Liga Medicina Jurídica e Social: Bullying - Presenvenção e Orientação no ambiente escolar. 2011. (Outro).

Participação em eventos

Congresso Nacional de Pesquisa e pós graduação em Direito. Decisão do Habeas Corpus n. 126.292: Relativização do princípio da inocência e jurisdição constitucional em perspectiva. 2016. (Congresso).

Formação de conciliação pelo Tribunal de Justiça de MG. 2015. (Outra).

1 Congresso mineiro de educação empresarial. 2013. (Congresso).

Como evitar prblemas trabalhistas. 2013. (Outra).

Aula especial sobre a nova lei de prisões. 2011. (Outra).

Divórcio: Inovações e consequencias da EC 66/2010. 2011. (Outra).

Forum de Segurança Pública. 2011. (Outra).

Processos Disciplinares na OAB. 2011. (Outra).

X Décimo Congresso de Direito - Direito e as Novas Tecnologias. Direito à imagem na internet. 2011. (Congresso).

X Forum de Extensão Universitária.Conscientização das Pessoas Físicas e Jurídicas sobre a Legislação Existente de Incentivo ao Esporte. 2011. (Outra).

Aspectos jurídicos da atividade médica. 2010. (Outra).

Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da Unaerp. A legislação como instrumento de incentivo ao esporte nacional. 2010. (Congresso).

IX Congresso de Direito da Unifenas. A ilegalidade da pena de castração química. 2010. (Congresso).

Simpósio Internacioanl de Iniciação Científica.A legislação como instrumento de incentivo ao esporte nacional. 2010. (Simpósio).

I Simpósio de Medicina Legal da Faculdade de Ciências Médicas de Alfenas - Unifenas. 2009. (Simpósio).

Seminário de direito constitucional brasileiro. 2009. (Seminário).

Seminário de Direito Empresarial. 2009. (Seminário).

Seminário de Direito Tributário. 2009. (Seminário).

Seminário de iniciação científica.A legislação como instrumento de incentivo ao esporte nacional. 2009. (Seminário).

Seminário de Iniciação Científica da Unifenas.A legislação como instrumento de incentivo ao esporte nacional. 2009. (Seminário).

Simpósio de Medicina Legal. 2009. (Simpósio).

VIII Congresso de direito da Unifenas.. A legislação como instrumento de incentivo ao esporte nacional. 2009. (Congresso).

VII Congresso de Direito da UNIFENAS, sobre o tema 20 anos da Constituição Cidadã e 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 2008. (Congresso).

VI Congresso de direito da UNIFENAS - " Temas emergentes de Direito". 2007. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Alauane Batista Ferreira

MARTINS, F. P.; SOARES, L. S.;SIFUENTES, J. P.. Análise da lei de falências e do procedimentos adotados junto a empresas em processo falimentar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Iara Matias da Silva

SIFUENTES, J. P.; MARTINS, F. P.; CARVALHO, P. L. C.. Reorganização societária: estudo de caso avaliativo de um processo de cisão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Jéssica Pedrecini Caliari

SIFUENTES, J. P.; SOARES, L. S.; SILVA, S. P.. Análise da negociação empresarial no contexto das organizações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

SIMIONI, R. L.;SIFUENTES, J. P.; TIRADENTES, A. F. R.; GUIMARAES, G. G.; LEAL, L. B.. Unidades de conservação de proteção integral: manutenção das atividades econômicas em terras não indenizadas. 2015. Faculdade de Direito do Sul de Minas.

SIMIONI, R. L.;SIFUENTES, J. P.; TIRADENTE, A. F. R.; GUIMARAES, G. G.; LEAL, L. B.. A eficácia das medidas socioeducativas do ECA em face da reinciência da delinquencia juvenil na comarca de Alfenas-MG. 2015. Faculdade de Direito do Sul de Minas.

SIMIONI, R. L.;SIFUENTES, J. P.; TIRADENTES, A. F. R.; GUIMARAES, G. G.; LEAL, L. B.. Princípio do desenvolvimento sustentável: o Ponto de equlíbrio entre o desenvolvimento econômico e a defesa do Meio ambiente. 2015. Faculdade de Direito do Sul de Minas.

SIMIONI, R. L.;SIFUENTES, J. P.; TIRADENTES, A. F. R.; GUIMARAES, G. G.; LEAL, L. B.. A juventude e os novos paradigmas na sociedade frente o direito. 2015. Faculdade de Direito do Sul de Minas.

SIMIONI, R. L.;SIFUENTES, J. P.; TIRADENTES, A. F. R.; GUIMARAES, G. G.; LEAL, L. B.. Direito, integridade e risco: A hermenêutica de Ronald Dworkin na perspectiva da sociologia de Niklas Luhmann. 2015. Faculdade de Direito do Sul de Minas.

SIMIONI, R. L.;SIFUENTES, J. P.; TIRADENTES, A. F. R.; GUIMARAES, G. G.; LEAL, L. B.. As Formas do Silêncio e o Direito. 2015. Faculdade de Direito do Sul de Minas.

SIMIONI, R. L.;SIFUENTES, J. P.; TIRADENTES, A. F. R.; GUIMARAES, G. G.; LEAL, L. B.. A viabilidade da gestão de riscos inerentes a uma sociedade pós-industrial e globalizada dentro da realidade brasileira. 2015. Faculdade de Direito do Sul de Minas.

SIMIONI, R. L.;SIFUENTES, J. P.; TIRADENTES, A. F. R.; GUIMARAES, G. G.; LEAL, L. B.. A democracia participativa: o poder do povo expresso por meio da iniciativa popular. 2015. Faculdade de Direito do Sul de Minas.

SOUZA, S. A.;SIFUENTES, J. P.; SILVEIRA, D. R.; VIEIRA, R. S.; SILVA, P. R.. República Presidencialisa versus Monarquia Constitucional. 2012. Universidade José do Rosário Vellano.

Orientou

Diane Kathllen Monteiro de Araújo

A inclusão de surdos no mercado de trabalho; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; (Orientador);

Lucas Vilas Boas Pereira

A GESTÃO DE PESSOAS: perspectivas para as organizações contemporâneas; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; (Orientador);

LARISSA APARECIDA PEREIRA

E-COMMERCE: COMPRAS PELA INTERNET; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; (Orientador);

JAQUELINE ANTÔNIA FARINELI

Inclusão Social de LGBTs no Mercado de Trabalho Formal; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; (Orientador);

RONIELLY SILVA DE OLIVEIRA

O PROCESSO DE VENDAS SOB A ÓTICA DO DIREITO DO CONSUMIDOR; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; (Orientador);

Diane Kathleen Monteiro de Araújo

Estágio supervisionado; 2019; Orientação de outra natureza; (Administração de Empresas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Jefferson Prado Sifuentes;

Patrick Jones Gonçalves

Estágio supervisionado; 2019; Orientação de outra natureza; (Administração de Empresas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Jefferson Prado Sifuentes;

Patrícia Aparecida Lemes Fernandes

estágio supervisionado; 2019; Orientação de outra natureza; (Administração de Empresas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Jefferson Prado Sifuentes;

Guilherme Henrique de Souza Silva

Programa Jovem Aprendiz; 2019; Orientação de outra natureza; (Técnico em Administração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Jefferson Prado Sifuentes;

Nathália Cristina da Costa

Programa Jovem Aprendiz; 2019; Orientação de outra natureza; (Técnico em Administração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Jefferson Prado Sifuentes;

Paloma dos Santos Lima

Programa Jovem Aprendiz; 2019; Orientação de outra natureza; (Técnico em Administração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Jefferson Prado Sifuentes;

Tatielly Santos Leal

Programa Jovem Aprendiz; 2019; Orientação de outra natureza; (Técnico em Administração) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Jefferson Prado Sifuentes;

Eyleen Natália Pulido

Programa de intercâbio; 2019; Orientação de outra natureza; (Administração de Empresas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Jefferson Prado Sifuentes;

Milliani da Silva Delfino

estágio supervisionado; 2019; Orientação de outra natureza; (Administração de Empresas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Jefferson Prado Sifuentes;

Diane Kathleen Monteiro de Faria

Orientação de estágio supervisionado; 2018; Orientação de outra natureza; (Administração de Empresas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Jefferson Prado Sifuentes;

Produções bibliográficas

  • SIFUENTES, J. P. ; PRAIS, M. C. . O Poder Judiciário E Seu Papel Na Nova Ordem Social. Âmbito jurídico , v. 1, p. 1-1, 2021.

  • SIFUENTES, J. P. ; PRAIS, M. C. . Movimentos Sociais Em Rede E Globalização: Apontamentos Acerca Dos Paradigmas Clássicos E Contemporâneos. Âmbito jurídico , v. 1, p. 1-1, 2021.

  • SIFUENTES, J. P. ; PRAIS, M. C. . Diálogos sobre judicialização e ativismo frente ao controle de constitucionalidade. JURIS (FURG) , v. 30, p. 135-148, 2020.

  • SIFUENTES, J. P. ; PRAIS, M. C. . Ação direta de inconstitucionalidade por omissão como instrumento garantidor de direitos difusos e coletivos. Âmbito jurídico , v. constituci, p. 1-1, 2019.

  • SIFUENTES, J. P. . Ausencia de responsabilidade do proprietário de veículo quando este não é o condutor no momento de uma infração. Âmbito Jurídico , v. -, p. -, 2011.

  • SIFUENTES, J. P. . Ausencia de responsabilidade do proprietário de veículo quando este não é o condutor no momento de uma infração. Revista Científica Semana Acadêmica , v. 1, p. -, 2011.

  • SIFUENTES, J. P. . O incentivo à prática de esporte como forma de inclusão social. Âmbito Jurídico , v. -, p. -, 2010.

  • SIFUENTES, J. P. . Efeitos expansivos em decisão de controle difuso de constitucionalidade: O desenvolvimento da jurisdição constitucional. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Dialética, 2020. v. 1. 164p .

  • SIFUENTES, J. P. . O vento e o pássaro. Poesia Livre 2021 - seleção poesia brasileira. 1ed.Cabedelo/PB: Vivara editora nacional, 2021, v. 38, p. 260-260.

  • SIFUENTES, J. P. ; PRAIS, M. C. . O CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDADE E O ACESSO À JUSTIÇA NA CONCEPÇÃO DE JACQUES DERRIDA. Revista Diorito, São Gonçalo/RJ, , v. 2, p. 6 - 23, 20 jun. 2018.

  • IRIBURE JUNIOR, H. C. ; SIFUENTES, J. P. . DECISÃO DO HABEAS CORPUS N. 126.292: RELATIVIZAÇÃO DO PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DA INOCÊNCIA E JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL EM PERSPECTIVA. Revista de Direito Penal, Processo Penal e Constituição, Florianópolis, p. 590 - 612, 05 abr. 2016.

  • SIFUENTES, J. P. . Ausência de responsabilidade do proprietário de veículo quando este não é o condutor no momento de uma infração. Âmbito Jurídico, Rio Grande/RS, p. 01 - 10, 01 ago. 2011.

  • SIFUENTES, J. P. . Ausência de responsabilidade do proprietário de veículo quando este não é o condutor no momento de uma infração. Revista Semana Acadêmica, Fortaleza/CE, p. 01 - 12, 01 jul. 2011.

  • SIFUENTES, J. P. ; Sandra Regina . O incentivo da prática do esporte como forma de inclusão social. Âmbito Jurídico, Rio Grande/RS, p. 01 - 06, 07 maio 2010.

  • SIFUENTES, J. P. ; PRAIS, M. C. . Judicialização e ativismo judicial: diálogos entre o político e o judicial. Revista Mega Jurídico.

  • SIFUENTES, J. P. . Ausência de responsabilidade do proprietário de veículo quando este não é o condutor no momento de uma infração. In: V Mostra da Produção Científica do Curso de Direito, 2011, Alfenas/MG. Anais do V Mostra da Produção Científica do Curso de Direito, 2011.

  • SIFUENTES, J. P. ; Sandra Regina . A legislação como instrumento de incentivo ao esporte nacional. In: Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da Unaerp, 2010, Ribeirão Preto/SP. Anais do 11° Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da Unaerp, 2010.

  • SIFUENTES, J. P. ; SILVEIRA, D. R. ; ANDRADE, R. F. . A ilegalidade da pena de castração química. In: IX Congresso de Direito da Universidade de Alfenas, 2010, Alfenas/MG. anais do IX Congresso de Direito da Universidade de Alfenas, 2010.

  • SIFUENTES, J. P. ; SILVA, A. M. P. . A legislação como instrumento de incentivo ao esporte nacional. In: VII Congresso de Direito da Unifenas/Câmpus Alfenas, 2009, Alfenas/MG. Anais do VII Congresso de Direito da Unifenas/Câmpus Alfenas, 2009.

  • SIFUENTES, J. P. ; Sandra Regina . A legislação como instrumento de incentivo ao esporte nacional. In: Seminário de Iniciação Científica da Unifenas - SEMIC, 2009, Alfenas/MG. Anais do IV Simpósio de Pesquisa e VII SEMIC - Seminário de Iniciação Científica da Unifenas, 2009.

  • SIFUENTES, J. P. . Questões pertinentes na reforma trabalhista na saúde e segurança do trabalhador. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SIFUENTES, J. P. . Empreendedorismo e capacidade inovadora no setor público. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SIFUENTES, J. P. . Lei de responsabilidade fiscal. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • IRIBURE JUNIOR, H. C. ; SIFUENTES, J. P. . Decisão do Habeas Corpus n. 126.292: Relativização do princípio da inocência e jurisdição constitucional em perspectiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIFUENTES, J. P. . Defesa da Concorrência e do consumidor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SIFUENTES, J. P. . Planejamento tributário repressivo através de ação de repetição de indébito: uma análise da cobrança de contribuição previdenciária sobre serviços prestados com cooperativas de trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIFUENTES, J. P. ; LEAL, A. . Ausência de responsabilidade do proprietário de veículo quando este não é o condutor no momento de uma infração. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIFUENTES, J. P. ; ANDRADE, R. F. ; CARDOSO, J. ; MESQUITA, K. ; VIANA, C. R. . Direito à imagem na internet. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARDOSO, J. ; SIFUENTES, J. P. ; MESQUITA, K. ; VIANA, C. R. . Monitoramento eletrônico de presos e atos processuais por videoconferência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIFUENTES, J. P. ; REMONDI, Sandra Regina ; FERNANDES, J. . Os resíduos sólidos e as novas tecnologias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIFUENTES, J. P. ; REMONDI, Sandra Regina . Conscientização das Pessoas Físicas e Jurídicas sobre a Legislação Existente de Incentivo ao Esporte. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA, D. R. ; ANDRADE, R. F. ; SIFUENTES, J. P. . A ilegalidade da pena de castração química. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIFUENTES, J. P. ; Sandra Regina . Os benefícios da prática de esportes na vida das pessoas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIFUENTES, J. P. . A legislação como instrumento de incentivo ao esporte nacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SIFUENTES, J. P. ; REMONDI, Sandra Regina . A legislação como instrumento de incentivo ao esporte nacional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIFUENTES, J. P. . A legislação como instrumento de incentivo ao esporte nacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SIFUENTES, J. P. ; REMONDI, Sandra Regina . A legislação como instrumento de incentivo ao esporte nacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SIFUENTES, J. P. ; REMONDI, Sandra Regina . A legislação como instrumento de incentivo ao esporte nacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SIFUENTES, J. P. . Ausência de responsabilidade do proprietário de veículo quando este não é o condutor no momento de uma infração 2011 (Publicação de artigo em revista).

Outras produções

SIFUENTES, J. P. . A reforma trabalhista. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SIFUENTES, J. P. . Monitoria de Teoria Geral do Estado e Ciência Política. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SIFUENTES, J. P. . Monitoria em Direito Civil - Parte Geral. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SIFUENTES, J. P. . Monitoria em Direito Constitucional. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SIFUENTES, J. P. . Monitoria em Direito Civil - Parte Geral. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Direito Constitucional e Relações Sociais, Descrição: Os estudos a serem desenvolvidos nesta linha de pesquisa objetivam discutir acerca do Estado e a necessária resposta às demandas sociais, a partir da concretização dos direitos sociais fundamentais. Disto discorre a necessidade da investigação efetiva do Direito e da aplicabilidade das normas pelos Tribunais, bem como das transformações ocorridas no direito material e processual.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (2) . , Integrantes: Jefferson Prado Sifuentes - Integrante / Sandra Regin remondi - Coordenador / Nivalda de Lima Silva - Integrante / Claudia Martins - Integrante / Denilson Vitor Machado Teixeira - Integrante / Hudson Carvalho Bianchini - Integrante / Ivânia Gorete de Oliveira - Integrante / Pablo Viana Pacheco - Integrante / Paulo Gustavo Alves Vilela - Integrante / Sonia Boczar - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Meio ambiente, Descrição: Objetivo: 1) Analisar o tratamento das questões ambientais perante os tribunais brasileiros. 2) Promover a Educação Ambiental. 3) Estimular o desenvolvimento sustentável por meio da gestão ambiental. Nome do grupo: Núcleo de Ciência Jurídica contemporânea. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Jefferson Prado Sifuentes - Integrante / Sandra Regin remondi - Coordenador / Denilson Vitor Machado Teixeira - Integrante / Ivânia Gorete de Oliveira - Integrante / Monalliza Brandão Bastos - Integrante / Fernando Amorelli Vieira Junior - Integrante.

  • 2010 - 2011

    A legislação como instrumento de incentivo ao esporte nacional, Descrição: O projeto visa estudar as legislações que fomentam o esporte e mostrar os benefícios do esporte para seu praticante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jefferson Prado Sifuentes - Coordenador / Sandra Regin remondi - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

  • 1999 - 2014

    Núcleo de Ciência Jurídica contemporânea, Descrição: FAPEMIG: A INDENIZAÇÃO DA LIMITAÇÃO ADMINISTRATIVA EM ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL; DIREITO HUMANO E ALIMENTAÇÃO ADEQUADA NAS ESCOLAS DE ALFENAS; A OBRIGATORIEDADE DA INSTITUIÇÃO DA RESERVA FLORESTAL LEGAL,COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SUA EFETIVA APLICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ALFENAS; A MEDUSA EO PÉGASO-DAS PEDRAS À FONTE DE HIPOCRENE: A SUPERAÇÃO HERMENÊUTICA DO PARADIGMA POSITIVISTA; O DIREITO DOS ANIMAIS EM FACE DO SER HUMANO; A INICIATIVA MUNICIPAL E A CRIAÇÃO DE LEIS SOBRE O DESCARTE DE LIXO HOSPITALAR; A EFETIVIDADE DA METODOLOGIA APAC NA RESSOCIALIZAÇÃO DO CONDENADO: ESTUDO DE CASO NA APAC DE ALFENAS PARA CONSTATAR OS CASOS DE REINCIDÊNCIA DAS PESSOAS QUE FORAM SUBMETIDAS À METODOLOGIA APAC; LEI N 12.305/2010 QUE IMPLANTOU A NOVA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: ANÁLISE DE SEUS BENEFÍCIOS, SUAS FALHAS E SUA EFETIVIDADE NO MUNICÍPIO DE ALFENAS - MG; A RETÓRICA NO DISCURSO POLÍTICO: CONSCIÊNCIA E REFLEXÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ALFENAS;. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (2) . , Integrantes: Jefferson Prado Sifuentes - Integrante / remondi - Coordenador / Nivalda de Lima Silva - Integrante / Claudia Martins - Integrante / Denilson Vitor Machado Teixeira - Integrante / Hudson Carvalho Bianchini - Integrante / Ivânia Gorete de Oliveira - Integrante / Pablo Viana Pacheco - Integrante / Paulo Gustavo Alves Vilela - Integrante / Sonia Boczar - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor de direito para os curso de graduação e tecnólogos do Instituto Federal do Sul de Minas, campus Machado/MG.

2017 - Atual

Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Leciona as disciplinas de direito Tributário e trabalhista para o curso de pós graduação e MBA da Universidade Unicor, Câmpus Endex (Escola de Negócios e Desenvolvimento de Excelência), Pouso Alegre/MG.

2018 - Atual

Academia Brasileira de Direito Civil

Vínculo: Membro Associado Efetivo, Enquadramento Funcional: Membro associado Efetivo

Outras informações:
Pesquisador e membro associado da Academia Brasileira de Direito Civil

2018 - Atual

Associação Brasileira de Direito Processual Consti

Vínculo: Membro regular, Enquadramento Funcional: Membro regular

Outras informações:
Membro regular e pesquisador da Associação brasileira de Direito Processual Constitucional

2013 - Atual

Jefferson Sifuentes Advogado

Vínculo: Advogado, Enquadramento Funcional: Advogado proprietário, Carga horária: 15

Outras informações:
Advogado titular. Atuante nas áreas de direito trabalhista e tributário nas cidades de Alfenas e Pouso Alegre

2017 - 2017

Centro Educacional Europa - FUMESC

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Ministrar aulas de processo penal para o curso de pós graduação em direito processual para os alunos do CENTRO EDUCACIONAL EUROPA, entidade que administra o curso da FUMESC - Fundação Machadense de Ensino Superior e Comunicação.

2013 - 2013

EscolaPro Federal, -

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Outras informações:
Professor da disciplina "direitos Humanos" em cursos preparatórios para concursos.

2016 - 2017

Colégio Skema10

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor de Direito para cursos preparatório para concursos, onde ministra as disciplinas de Direito Constitucional e Direito Administrativo

2011 - 2013

Dulcemara Garcia e Advogados Associados

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiário do escritório desde novembro de 2011. Responsável por fazer e auxiliar a elaboração de petições, recursos, pesquisas em jurisprudências, realização de audiências e todas as tarefas de um escritório de advocacia.

2010 - 2011

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista pesquisador, Carga horária: 15

Atividades

  • 03/2010 - 02/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, FAPEMIG - MG.,Linhas de pesquisa

2008 - 2009

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente de Pesquisa e Mapeamento, Carga horária: 40

2011 - 2011

Universidade José do Rosário Vellano

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Em parceria com a Universidade de Alfenas (Unifenas), o autor estagiou na secretaria da segunda vara cível da Comarca de Alfenas.

2016 - 2016

Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Alfenas

Vínculo: Mediador/Conciliador, Enquadramento Funcional: Voluntário

Outras informações:
Atuação voluntária como mediador/ conciliador perante o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Alfenas/MG.