Bruno Soares Machado
Jornalista, Doutorando em Educação - Universidade Católica de Petrópolis (TRANCADO), Mestre em Administração Pública - Fundação Getulio Vargas, MBA em Gestão e Desenvolvimento Empresarial - Universidade Federal do Rio de Janeiro e Especialista em Comunicação Empresarial - Universidade Estácio de Sá.
Professor da Universidade Estácio de Sá, entre os anos de 2011 e 2020, em cursos de graduação - como Jornalismo e Administração - e pós-graduação (presencial e EaD). Consultor de empresas, desde 2006, principalmente nas áreas de planejamento estratégico e desenvolvimento de equipes.
Atua principalmente nos seguintes temas: educação (tecnologia), administração (marketing) e jornalismo (produção de conteúdo multimídia).
Informações coletadas do Lattes em 23/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado interrompido em 2018 em Educação
2016 - Atual
Universidade Católica de Petrópolis
Título: UMA ANÁLISE DA COMPATIBILIDADE DE FORMA E FREQUÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DO CONCEITO TECNOLOGIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA PEDAGOGIA E NAS SUAS RESPECTIVAS AVALIAÇÕES DO ENADE
Carlos Eduardo Rebuá Oliveira. Ano de interrupção: 2018Palavras-chave: Tecnologia; Educação; Pedagogia; Diretrizes curriculares.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Administração Pública
2013 - 2015
Fundação Getúlio Vargas
Título: ASSESSORIAS E COBERTURA JORNALÍSTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Robert Gregory Michener
Palavras-chave: assessoria de imprensa; democracia; jornal local; agenda setting; prefeitura municipal.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.
Especialização em Gestão e Desenvolvimento Empresarial
2008 - 2010
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A web e as novas possibilidades no marketing das empresas
Orientador: Angelo Maia Cister
Especialização em Comunicação Empresarial
2006 - 2007
Universidade Estácio de Sá
Título: A comunicação empresarial na relação site jornalístico x público externo
Orientador: Maria do Carmo de Figueiredo Cisne
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo
2002 - 2005
Universidade Estácio de Sá
Título: OS PROCESSOS DE TECNICIZAÇÃO DA IMPRENSA A PARTIR DAS EVIDÊNCIAS NO JORNAL TRIBUNA DE PETRÓPOLIS
Orientador: EDMAR DE ARAÚJO JUPY JÚNIOR
Formação complementar
2019 - 2019
GESTÃO EM SHOPPING CENTERS. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Shopping Centers, ABRASCE, Brasil.
2014 - 2014
Introdução ao Jornalismo Móvel. (Carga horária: 60h). , Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, CKJA, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo.
Organização de eventos
MACHADO, B. S. . Semana de Comunicação. 2005. (Outro).
MACHADO, B. S. . Semana de Comunicação. 2004. (Outro).
MACHADO, B. S. . Semana de Comunicação. 2003. (Outro).
Participação em eventos
IX Simpósio Nacional da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura. 2016. (Simpósio).
6 Fórum Internacional de TV Digital. 2009. (Outra).
O papel da agência de marketing no ambiente das empresas. 2009. (Outra).
V Seminário de Marketing 360. 2009. (Seminário).
Wordpress: muito além de um software para blogs. 2009. (Outra).
III Seminário de Marketing 360. 2008. (Seminário).
IV Seminário de Responsabilidade Social - FGV. 2006. (Seminário).
Participação em bancas
DUARTE, M. M. W.; CAMPOS, T.; MIRANDA, C. J. E.;MACHADO, B. S.. Novos modos de consumir notícias: uma análise da última semana do jornal impresso Tribuna de Petrópolis e a transição para a versão exclusivamente digital.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.
DE FRANCO; CAMPOS, T.;MACHADO, B. S.. Análise semiótica das capas sobre o assassino da lagoa, no Rio de Janeiro: um estudo sobre hegemonia, contra-hegemonia e ideologia no jornalismo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.
MACHADO, B. S.; SOSINHO, M. J. G.; CAMPOS, T.. O capital social no twitter e o telejornalismo esportivo: um estudo de caso sobre a participação dos espectadores no programa Bate Bola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.
MACHADO, B. S.; CAMPOS, T.; OTO, R.. Sensacionalismo e fakenews: uma análise da cobertura da FoxSports do clássico Botafogo e Flamengo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.
MACHADO, B. S.; OTO, R.; CAMPOS, T.. Blog como ferramenta do webjornalismo. A linguagem informal e a interatividade dos blogs jornalísticos: um estudo de caso do blog do Noblat. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.
OTO, R.; CAMPOS, T.;MACHADO, B. S.. O uso do dispositivo móvel no meio de produção do Giro Serra: um estudo de caso.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.
MACHADO, B. S.; OTO, R.; CAMPOS, T.. Veiculação de notícias no Instagram do @estadao: um estudo sobre o stories. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.
MACHADO, B. S.; OTO, R.; CAMPOS, T.. G1 em 1 minuto: gatewachting e convergência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.
MACHADO, B. S.; OTO, R.; CAMPOS, T.. Jornalismo colaborativo: o uso de aplicativos whatsapp/facebook na rotina produtiva da Tribuna de Petrópolis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.
GONCALVES, A. C. A.; OLIVEIRA, E. J.; SOSINHO, M. J. G.;MACHADO, B. S.. Webjornalismo e suas técnicas: um estudo de caso sobre o portal "Acontece em Petrópolis". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.
CUSTODIO, J. C. B.; OLIVEIRA, E. J.; SOSINHO, M. J. G.;MACHADO, B. S.. Neymar: craque ou mito? Mídia e construção do herói moderno. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.
ERTHAL, A.; GURJAO, C.;MACHADO, B. S.. A comunicação externa no terceiro setor AMMA Nova Friburgo e seus desafios. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.
MACHADO, B. S.; OTO, R.; CORREA, J. D.. Construção da notícia e critérios de noticiabilidade no zoomtv jornal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.
OLIVEIRA, E. J.;MACHADO, B. S.; PINHEIRO, L. B.. A notícia no jornalismo esportivo: entre a informação, a interpretação e a opinião. Um estudo de caso sobre a cobertura do campeonato brasileiro de futebol no G1. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estácio de Sá.
Produções bibliográficas
-
MACHADO, B. S. . O poder da comunicação. Jornal Tribuna de Petrópolis, Petrópolis, 04 jul. 2009.
-
MACHADO, B. S. . Comunicação é a alma do negócio?. Jornal Tribuna de Petrópolis, Petrópolis - RJ, p. 3 - 3, 01 jul. 2008.
-
MACHADO, B. S. . Receita para solteiros. Domingo - Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 30 - 30, 23 set. 2007.
-
MACHADO, B. S. . Falta de estrutura da polícia contribui para número de feridos. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. A13 - A13, 05 maio 2007.
-
MACHADO, B. S. ; MIGLIORA, R. R. V. P. . A TECNOLOGIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA PEDAGOGIA: UMA ÁNALISE CRÍTICA DAS RESOLUÇÕES DE 2006 E 20151. In: IX Simpósio Nacional ABCiber, 2016, São Paulo. Anais Eletrônicos do IX Simpósio Nacional da ABCiber, 2016.
-
MACHADO, B. S. ; MIGLIORA, R. R. V. P. . A TECNOLOGIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RESOLUÇÕES DE 2006 E 2015. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MACHADO, B. S. . Comunicação Empresarial: Um bom negócio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MACHADO, B. S. . Os dois lados da moeda mensuração. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MACHADO, B. S. . Comunicação empresarial: como, quando e por quê?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
MACHADO, B. S. . Documentário Terra Santa. 2006.
MACHADO, B. S. . Mobilidade - Tecnologia em Todos os Lugares. 2008. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MACHADO, B. S. . Desafio. 2001. (Programa de rádio ou TV/Outra).
MACHADO, B. S. . VAI. 2009. (Editoração/Periódico).
MACHADO, B. S. . Assessoria de Imprensa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MACHADO, B. S. . Notícias da Serra. 2008. (Editoração/Periódico).
MACHADO, B. S. . Assessoria de Imprensa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de desenvolvimento
-
2020 - 2022
Startup Rio, Descrição: Iniciativa do Estado do Rio de Janeiro (SECTI ) para fomentar a cultura de empreendedorismo, transformando o estado em um polo de referência internacional em tecnologia digital.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Soares Machado - Coordenador / Thaís Ferreira - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2020
Universidade Estácio de SáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações:
Professor/Tutor do Núcleo de Educação a Distância, nas disciplinas de:
- Endomarketing (2015.1; 2015.2; 2015.3; 2015.4; 2016.1; 2016.2; 2016.3; 2016.4);
- Marketing de Relacionamento (2015.1; 2015.2; 2015.3; 2015.4; 2016.1; 2016.2; 2016.3; 2016.4).
2011 - 2020
Universidade Estácio de SáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
- Professor presencial dos cursos de Jornalismo, Administração (Campus Petrópolis) e Gestão de RH (Campus Teresópolis), tendo ministrado as seguintes disciplinas:
Administração:
Introdução à Administração (2015.1; 2015.2; 2016.1);
Administração de Marketing (2016.1; 2016.2);
Gestão da Qualidade (2016.1).
Gestão de RH:
- Endomarketing (2015.1; 2015.2);
Jornalismo:
- Fotojornalismo (2014.2; 2015.2; 2016.2);
- Jornalismo Especializado (2016.2);
- Planejamento Gráfico e Editoração Eletrônica (2015.1; 2016.1).
2016 - 2016
Universidade Estácio de SáVínculo: Conteudista, Enquadramento Funcional: Conteudista
Outras informações:
Professor conteudista da disciplina de Planejamento da Condução de Times, para a PÓSGRADUAÇÃO EM LIDERANÇA E COACHING.
Atividades
-
02/2015 - 12/2020
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração de Marketing, Gestão da Qualidade, Introdução à Administração
-
02/2015 - 12/2020
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Endomarketing
-
08/2011 - 12/2020
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Documentário, Fotojornalismo, Jornalismo Digital, Redação Jornalística IV
2007 - 2008
Jornal do BrasilVínculo: Profissional Contratado, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuei como repórter para as editorias de cidade e cultura, bem como na produção de conteúdo para o site 'JB Online'. Atualmente assino o JBlog: Mobilidade - tecnologia em todos os lugares, disponível em www.jblog.com.br/mobilidade.php
2006 - 2017
3com comunicação empresarialVínculo: sócio-diretor, Enquadramento Funcional: sócio-diretor
Outras informações:
Fundador da empresa, que hoje atende diversos clientes fixos e pontuais, dentre os quais destaco Museu Imperial, FioCruz e Saison Spa (1 Spa da América Latina).
Atividades
-
02/2006 - 07/2017
Direção e administração, Direção.,Cargo ou função, Consultoria nas áreas de marketing, endomarketing e produção de conteúdo multimídia..
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bruno Soares Machado e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?