Carlos Alberto Saraiva Monteiro
Possui graduação em Pedagogia (UEA/2009) e História (Uniasselvi/2022). Obteve pós-graduação em Letramento Digital (UEA/2020). Adquiriu o título de mestre em Sociologia (UFAM, 2016). Cursou graduação Ciências Sociais (UFAM/ 2014 - 2016 Interrompido). Atualmente é professor pela Secretaria Municipal de Educação (2012/SEMED- MANAUS/AM).
Informações coletadas do Lattes em 23/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Sociologia
2011 - 2014
Universidade Federal do Amazonas
Título: Gestão do trabalho e produtividade no setor de serviços: A conquista do espírito
, Ano de Obtenção: 2014.Marcelo Bastos Seráfico de Assis Carvalho.Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Especialização em Letramento digital
2018 - 2020
Universidade do Estado do Amazonas
Título: Cibercultura na educação dos alunos do 4º ano de uma escola pública de Manaus
Orientador: Daniela Lima Pereira
Graduação em História
2020 - 2022
Centro Universitário Leonardo da Vinci
Título: Concepções pedagógicas do professor de história sobre o uso das tecnologias na educação básica
Orientador: Magali Goncalves dos Santos Nogueira
Graduação interrompida em 2016 em Ciências Sociais
2014 - Atual
Universidade Federal do Amazonas
Ano de interrupção: 2016
Graduação em Pedagogia
2004 - 2009
Universidade do Estado do Amazonas
Título: Cultura escolar e cidadania: Estudo sobre uma escola da rede pública de Manaus
Orientador: Marcelo Bastos Seráfico de Assis Carvalho
Formação complementar
2024 - 2024
Pedagogia como ciência da educação. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2022 - 2022
Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia. (Carga horária: 180h). , Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação, AVAMEC, Brasil.
2022 - 2022
Kit Tecnológico II. (Carga horária: 10h). , Secretaria Municipal de Educação, SEMED, Brasil.
2021 - 2021
Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia. (Carga horária: 180h). , Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação, AVAMEC, Brasil.
2021 - 2021
Formação Continuada em Práticas de Educação. (Carga horária: 30h). , Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação, AVAMEC, Brasil.
2018 - 2018
Elaboração de Material Didático EAD: Rota de Aprendizagem. (Carga horária: 4h). , Faculdade Boas Novas, FBN, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação para Elaboração Material Didático EAD: Rota de Aprendizagem. (Carga horária: 8h). , Faculdade Boas Novas, FBN, Brasil.
2017 - 2017
Tutoria e Docência na Educação à Distância do Ensino Superior. (Carga horária: 4h). , Faculdade Boas Novas, FBN, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
Organização de eventos
MONTEIRO, Carlos Alberto Saraiva . Semana do Meio Ambiente. 2018. (Exposição).
Participação em eventos
VI CONAPESC - Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino e Ciências. 2021. (Congresso).
II Simpósio Amazônico sobre Políticas Públicas e Educação. 2015. (Simpósio).
Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.XIII Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2010. (Outra).
6° Bienal da UNE.O olhar de Grünberg sobre os povos do Noroeste da Amazônia. 2009. (Simpósio).
Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.XII Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2009. (Outra).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Exposição do Planetário. 2009. (Congresso).
Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.XI Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2008. (Outra).
Participação em bancas
MONTEIRO, Carlos Alberto Saraiva. A utilização do lúdico na aprendizagem de crianças com transtorno espectro autista no segundo ano do ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas.
MONTEIRO, Carlos Alberto Saraiva. Evasão escolar nas turmas de educação de jovens e adultos do primeiro seguimento: ações da escola para superação do problema. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas.
MONTEIRO, Carlos Alberto Saraiva. Processo de Identificação e Práticas Pedagógicas em docentes dos anos iniciais do ensino fundamental no trabalho com estudantes com altas habilidades e Superdotação. 2021.
MONTEIRO, Carlos Alberto Saraiva. Dificuldade de aprendizagem: As implicações da dislexia no processo de aprendizagem da leitura em estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. 2021.
MONTEIRO, Carlos Alberto Saraiva. Métodos de alfabetização de estudantes do 1° ano dos anos iniciais: vantagens e desvantagens do método Fônico. 2021.
Orientou
As contribuições dos jogos, brincadeira e brinquedo no desenvolvimento do ensino da matemática; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas; Orientador: Carlos Alberto Saraiva Monteiro;
Educação e tecnologia: os desafios da inclusão digital dos estudantes do ensino fundamental matriculados nas escolas das comunidades ribeirinhas; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas; Orientador: Carlos Alberto Saraiva Monteiro;
Recursos tecnológicos móveis: benefícios do celular e do tablet no processo de ensino e aprendizagem do ensino fundamental; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas; Orientador: Carlos Alberto Saraiva Monteiro;
INCLUSÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS REGULARES; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas; Orientador: Carlos Alberto Saraiva Monteiro;
CULTURA E MEIO AMBIENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: A PRÁXIS DA CIDADANIA E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas; Orientador: Carlos Alberto Saraiva Monteiro;
A GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO CIDADÃ NO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas; Orientador: Carlos Alberto Saraiva Monteiro;
A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLETINDO A FORMAÇÃO DOCENTE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas; Orientador: Carlos Alberto Saraiva Monteiro;
Produções bibliográficas
-
XAVIER, LÍGIA NAÍME DA SILVA ; MONTEIRO, CARLOS ALBERTO SARAIVA ; ASSIS, ELIANE BIZANTINO AMÉRICO DE . APRENDIZAGEM E VIVÊNCIAS DISCENTES NA AMAZÔNIA: O PROTAGONISMO DOS ALUNOS NA EXPOSIÇÃO MUNICIPAL DA FEIRA DE CIÊNCIAS. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 28, p. 55-56, 2024.
-
SILVA, S. R. A. ; MONTEIRO, Carlos Alberto Saraiva . O Atendimento Educacional Especializado ? AEE, afetividade e a contribuição do neuropsicopedagogo institucional sobre o Transtorno do Espectro Autista. INTERTIONAL SEVEN JORNAL , v. 2, p. 255-266, 2023.
-
MONTEIRO, Carlos Alberto Saraiva . Fast food: as competências necessárias para o trabalhador da McDonald´s. Revista Elaborar , v. 1, p. http://www.peri, 2013.
-
MONTEIRO, Carlos Alberto Saraiva . A conquista do espírito do trabalhador no setor de serviços. 1. ed. Brasil: Novas Edições Acadêmicas, 2022. 124p .
-
MONTEIRO, Carlos Alberto Saraiva . O uso das tecnologias no ensino de história: um breve relato em uma escola pública de Manaus. O uso das tecnologias no ensino de história: um breve relato em uma escola pública de Manaus. VIed.: , 2022, v. 02, p. 349-.
-
MONTEIRO, Carlos Alberto Saraiva ; MARQUES, R. B. S. . O papel do educador na cibercultura: a formação continuada na era digital. In: ARAUJO, Claudio Luis de; FERREIRA, Weruska Brasileiro; MARINHO, Julio Cesar Bresolin. (Org.). Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: ensinar e pesquisar ciências em um Brasil Pós-Pandemia. 6ed.Campina Grande: Realize Editora, 2021, v. , p. 17-.
-
MONTEIRO, Carlos Alberto Saraiva . O olhar de Grünberg sobre os povos do noroeste da Amazônia denominados indígenas. In: Apresentação dos resultados de pesquisa do Paic 2007/2008, 2008, Manaus. Resultados do Paic 2007/2008. Manaus: BK, 2008. p. 41-42.
-
MONTEIRO, Carlos Alberto Saraiva . Gestão do Trabalho e Produtividade no Setor de Serviços: A conquista do 'Espírito'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MONTEIRO, Carlos Alberto Saraiva ; AGUIAR ; TEIXEIRA, H. J. B. ; SILVA, A.B.DA . O Olhar de Grünberg sobre os povos do noroeste da Amazônia denominados indígenas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TEIXEIRA, H. J. B. ; MONTEIRO, Carlos Alberto Saraiva ; SILVA, A.B.DA ; FERRAZ, M.C. ; TEIXEIRA, S.M.B. . Prática Pedagógica Facilitadora Para o Processo de Ensino-Aprendizagem do Ensino de Ciências em espaços não formais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
MONTEIRO, Carlos Alberto Saraiva ; SILVA, A.B.DA . FORMATURA. 2016 (MÚSICA E INTEGRAÇÃO COMUNIDADE E ESCOLA).
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - Atual
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2015 - 2021
Faculdade Boas NovasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Atividades
-
06/2015 - 06/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Boas Novas.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia - FBN.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Carlos Alberto Saraiva Monteiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?