Rosane Aragón

Doutora em Informática na Educação (2001), mestre em Educação (1988) e graduada em Psicologia (1983) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutorado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora Titular da Faculdade de Educação da UFRGS e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS), orientando alunos de mestrado e doutorado, Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na modalidade a distância (PEAD/FACED/UFRGS), líder do Núcleo de Estudos em Tecnologias Digitais na Educação. Editora associada da Revista Professare. Coordenadora Adjunta do Centro de Professores da UFRGS (FORPROF/UFRGS). Desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase em Aprendizagem em Ambientes Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, formação de professores, informática na educação, aprendizagem e projetos de aprendizagem.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Informática na Educação

1996 - 2001

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Espaços Interativos de construção de possíveis: uma nova modalidade de foormação de professores
Orientador: Profa Dra. Margarete Axt
Palavras-chave: formação de professores a distância; Informática na educação; Desenvolvimento Cognitivo.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.

Mestrado em Educação

1986 - 1988

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: As Abstrações na Construção da Língua Escrita e do Espaço Métrico na Interação com o Computador, durante o Processo de Alfabetização,Ano de Obtenção: 1989
Orientador: Fernando Becker
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Alfabetização; Computador; Desenvolvimento Cognitivo; construção do espaço.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação; Informática.

Graduação em Psicologia

1978 - 1983

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2011 - 2012

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores em Contextos Digitais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologias em Educação a Distância.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática na Educação/Especialidade: Aprendizagem em Ambientes Virtuais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARAGON, R. ; MENEZES, C. S. . X Workshop de Ecologias de Aprendizagem e Arquiteturas Pedagógicas na Cultura Digital (WAPSEDI). 2019. (Outro).

ARAGON, R. ; MENEZES, C. S. . IX WAPSEDI. 2018. (Outro).

MENEZES, C. S. ; ARAGON, R. . VIII WAPSEDI. 2016. (Outro).

ARAGON, R. ; MENEZES, C. S. . VII Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para suporte à Educação a Distância Mediada pela Internet. 2015. (Outro).

NEVADO, R. A. ; MENEZES, Crediné Silva de . VI Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância mediada pela Internet. 2011. (Outro).

MENEZES, Crediné Silva de ; NEVADO, R. A. ; CARVALHO, Marie Jane Soares . V Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância mediada pela Internet. 2010. (Outro).

MENEZES, Crediné Silva de ; NEVADO, R. A. ; CARVALHO, Marie Jane Soares . IV Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância mediada pela Internet (IV WAPSEDI). 2009. (Outro).

NEVADO, R. A. ; MENEZES, Crediné Silva de ; CARVALHO, Marie Jane Soares . III workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Educação a Distância. 2008. (Outro).

NEVADO, R. A. ; MENEZES, Crediné Silva de ; CARVALHO, Marie Jane Soares . II Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distãncia mediada pela Internet. 2006. (Outro).

NEVADO, R. A. ; CARVALHO, Marie Jane Soares . Evento de integração dos pólos do Curso de Pedagogia a Distância. 2006. (Outro).

NEVADO, R. A. ; ZIEDE, Mariângela Lenz ; CARVALHO, Marie Jane Soares . FORMAÇÃO DE TUTORES PARA APOIO DOCENTE. 2006. (Outro).

ZIEDE, Mariângela Lenz ; NEVADO, R. A. . Formação de tutores para apoio docente. 2006. (Outro).

NEVADO, R. A. . XVII SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2006. (Outro).

CARVALHO, Marie Jane Soares ; NEVADO, R. A. ; MENEZES, Crediné Silva de . I Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância mediada pela Internet. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

CBIE 2018. Um framework para o desenvolvimento de Arquiteturas Pedagógicas para Aprendizagem ativa. 2018. (Congresso).

Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas na Educação Superior.Práticas na Formação de Professores para a Educação Básica. 2018. (Seminário).

Workshop de Ecologias de Aprendizagem e Arquiteturas Pedagógicas na.A articulação entre teoria e prática na formação de professores na perspectiva das Arquiteturas Pedagógicas. 2018. (Outra).

Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE). 2017. (Congresso).

8th International Symposium on Project Approaches in Engineering Education (PAEE) and 14th Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE).Aprendizagem Ativa no Desenvolvimento de Sistemas Colaborativos.. 2016. (Simpósio).

CBIE 2016. Uma arquitetura pedagogica na elaboracao de historias coletivas. 2016. (Congresso).

CBIE 2016. Arquiteturas Pedagogicas no Curso de Pedagogia a distancia da UFRGS: analise de seus impactos. 2016. (Congresso).

Seminário de Educação (SemiEdu).Dos conceitos de interação e mediação nas TDIC. 2015. (Seminário).

I Seminário de Formação e Educação a Distância.Educação a Distância: o aprender e o ensinar na cultura digital. 2014. (Seminário).

XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ? ESUD 2014014. Ensino e aprendizagem na cultura digital. 2014. (Congresso).

III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EPISTEMOLOGIA E PSICOLOGIA GENÉTICAS: RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS.Portfólio de Aprendizagem: uma leitura a partir da abstração reflexionante. 2013. (Simpósio).

XVII ENCONTRO NACIONAL DA ABRAPSO - 2013.Arquiteturas Pedagógicas: uma concepção para a aprendizagem em rede. 2013. (Encontro).

CBIE 2012 Congresso Brasileiro de Informática da Educação. Inovações em EAD: Modelo Pedagógico e Reconstruções Conceituais em uma Formação de Professores. 2012. (Congresso).

I Workshop de Educação a Distância.Aprendizagem em Rede: recursos da Educação a Distância.. 2012. (Outra).

Seminário Brasileiro ?Modelos Formais: a formação de professores com o uso de TIC.Políticas Publicas na formação de professores na EaD?.. 2012. (Seminário).

Ciclo de Estudos Temáticos do PPGEdu/UNEMAT.Tecnologias e Metodologias Interativas para uma EaD sem distâncias. 2011. (Outra).

II Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genéticas: intelocuções e debates atuais.Análise de uma proposta de avaliação em EAD a partir da perspectiva interdisciplinar: uma leitura piagetiana. 2011. (Outra).

I Workshop de Tecnologias em Educação a Distância.Aprendizagem em rede: recursos da EaD. 2011. (Outra).

Fórum Presencial EAD.Estratégias Metodológicas em ações de Educação a Distância. 2010. (Outra).

I Congresso Internacional de Educação à Distância da UFPel: desafios metodológicos. 2010. (Congresso).

IE 2010 - Congresso Iberoamericano de Informática educativa. Metodologia Interativa e Problematizadora Utilizada Pelos Tutores em um Curso a Distância. 2010. (Congresso).

II Fórum de Educação à Distância.A implantação de um curso à distância. 2010. (Outra).

VII ESUD 2010 - Congresso Brasileiro de ensino Superior a Distância. Institucionalização da EaD - reflexões e processos. 2010. (Congresso).

V Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância mediada pela Internet.Arquitetura Pedagógica para a Mediação da Processo Ensino-Aprendizagem de Programação de Computadores. 2010. (Outra).

V Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância mediada pela Internet.Um Ambiente de Autoria para Apoio à Aprendizagem baseada em Projetos de Investigação. 2010. (Outra).

V Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância mediada pela Internet.Práticas Pedagógicas em Transformação: Arquiteturas pedagógicas na formação matemática de professores das séries inicias. 2010. (Outra).

XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2010.Workshop de Arquiteturas Padagógicas na EAD. 2010. (Simpósio).

XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2010.Comitê Científico. 2010. (Simpósio).

4 Salão de Graduação e 5 Salão de Educação a Distância.Curso de Graduação a Distância na UFRGS: avanços e desafios. 2009. (Outra).

7 Seminário Nacional ABED de Educação a Distância - SENAED.Graduação em Pedagogia para Formação de Professores em Serviço na Modalidade a Distância : desafios, currículo, estratégias e conquistas.. 2009. (Seminário).

Ciclo de Debates e Palestras.Metamorfoses no currículo e na prática pedagógica: o Curso de Graduação-Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância. 2009. (Encontro).

I Colóquio Internacional de epistemologia e psicologia Genéticas: Atualidade da Obra de Jean Piaget.A Construção da Função dos Tutores no Âmbito do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na Modalidade a Distância da faculdade de educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2009. (Outra).

III Seminário Nacional de Filosofia e Educação- Confluências.Sobre a possibilidade de uma prática reflexiva na Educaçaão modalidade a Distância. 2009. (Seminário).

IX Congresso espírito-santense de educação física. Educação Física, Esporte e Lazer: intervenção e conhecimento na formação. 2009. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Membro da Comissão Científica. 2009. (Congresso).

WIE-XV Workshop sobre Informática na Escola. Arquitetura Pedagógica para Construção colaborativa de Conceituações. 2009. (Congresso).

XII ENACED- Encontro Nacional de Educação e Ciclos de Estudos.Formação de Professores em Contextos Digitais. 2009. (Encontro).

XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE XX.Sessões Técnicas do IV WAPSEDI - Workshop de Arquiteturas pedagógicas para Suporte à Educação a Distãncia Mediada pela Internet. 2009. (Simpósio).

ENCONTRO REGIONAL: A PRÁXIS DA TUTORIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.Tutoria na educação a distância: da teoria a prática. 2008. (Encontro).

I SEMINÁRIO INTERNO DE FORMAÇÃO EM EAD.I SEMINÁRIO INTERNO DE FORMAÇÃO EM EAD DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEFD/UFES. 2008. (Seminário).

I Seminário Nacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.Formação de Professores: aspectos relevantes para atuação em EaD. 2008. (Seminário).

I Seminário Nacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem.Desafios na formação de professores e uso de tecnologia. 2008. (Seminário).

Programa de Capacitação Continuada para professores no Sistema UAB.Relato de experiências de implantação de curso na modalidade EAD. 2008. (Outra).

XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.Espaços virtuais de docência : metamorfoses no currículo e na prática pedagógica. 2008. (Encontro).

XIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO.Morfeu Multi-Organizador Flexível de Espaços Virtuais para apoiar a inovação pedagógica em EAD. 2008. (Simpósio).

XIX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Workshop Arquiteturas pdagógicas para suporte à educação a distância mediada pela internet.A Utilização do Pbwiki como ambiente colaborativo em um curso de Pedagogia a Distância com Ênfase na Criação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem. 2008. (Simpósio).

2 Salão de EAD e do 1 Salão de Graduação UFRGS.O Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a Distância. 2007. (Outra).

IV Seminário de EaD da ACAFE.Perspectivas e desafios da EaD. 2007. (Seminário).

EINIPTEC- Encontro Internacional de Inovações Pedagógicas, Tecnologias e Cidadania.EAD e a Formação nas Redes de Educação Básica e Profissional. 2006. (Encontro).

ENCONTRO INTERNACIONAL DE INOVAÇÕES PADAGÓGICAS, TECNOLOGIA E CIDADANIA.EAD E FORMAÇÃO NAS REDES DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFISSIONAL. 2006. (Encontro).

III Encontro Pedagógico Integrado para Profissioanis da Educação.A Formação continuada de professores: modelos, modalidades e tecnologias. 2006. (Encontro).

Salão de Graduação.Radio literando : aprendizagem de música e literatura na web. 2006. (Outra).

Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Arquiteturas Pedagógicas para a Educação à Distância: concepções e suporte temático. 2006. (Simpósio).

XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.II Workshop de Arquiteturas Pedagógicas para Suporte à Educação a Distância medida pela Internet. 2006. (Simpósio).

XVII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO.XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2006. (Simpósio).

Programa de Pós-Graduação em Educação Da Universidade Federal de Santa Catarina.Educação à Distância no Ensino Superior. 2005. (Seminário).

Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.AMADIS: um ambiente virtual para o apoio ao desenvolvimento de projetos de aprendizagem. 2005. (Simpósio).

XI CONGRESO ARGENTINO DE CIENCIAS DE LA COMPUTACIÓN. Modelagem Visual de um Curso Técnico em Edificações Sob a Perspectiva do Possível Piagetiano. 2005. (Congresso).

XVII Salão de Iniciação Científica e XIV Feira de iniciação Científica.Políticas e Gestão de Processos Educacionais. 2005. (Outra).

e-ProInfo - A Educação sem Distância.e-ProInfo - A Educação sem Distância. 2004. (Seminário).

Semana Acadêmica do Pós-Graduação em Educação-PPGEDU/FACED/UFRGS.Educação a Distância. 2004. (Encontro).

Seminário Ciência na Sociedade, Ciência na Escola.O que é globalização?. 2004. (Seminário).

XV SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Webfólio: Uma proposta para Avaliação na Aprendizagem de Conceitos, Estudos de Casos e Suporte Computacional. 2004. (Simpósio).

XV Simposio Brasileiro de Informática na Educação.Wokshop Projetos de Aprendizagem apoiado por Ambientes Telemáticos. 2004. (Simpósio).

II Fórum Mundial de educação- FACED/UFRGS: Contribuindo para uma outra escola possível.Participação como palestrante no II Fórum Mundial de Educação. 2003. (Outra).

Workshop de apresentação de monografias do curso de especialização em informática educativa. Workshop de apresentação de monografias do curso de especialização em informática educativa. 2003. (Congresso).

XXI SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Programa de Extensão - ECSIC - Escola, Conectividade e Sociedade da Informação. 2003. (Seminário).

Cultura e ciclos da vida: desafios da (re) invenção da escola na cidade Educadora.Seminário promovido pela Secretaria Municipal de Educação. 2002. (Seminário).

VIII Encontro Nacional do ProInfo.Palestrante no VIII Encontro Nacional do ProInfo. 2002. (Encontro).

VII Seminário Internacional de Alfabetização e Educação Científica.A Educação na Sociedade Informatizada/"Formação de Educadores e os Desafios da Sociedade Científico-Tecnológica". 2000. (Seminário).

III Workshop Informática na Educação.Workshop Informática na Educação. 1999. (Outra).

IV Encontro da Região Sul- Uso e Aplicação de Software Educacional.Uso e Aplicação de Software Educacional promovido pela Secretaria de Educação a Distância pelo Programa Nacional de Informática na Educação. 1999. (Encontro).

Workshop Informática na Educação - Projeto TEC-LEC.Projeto TEC-LEC: Modelo de nova metodologia em EAD incorporando os recursos da telemática. 1999. (Encontro).

A cognição na Sociedade do Conhecimento.Jornada da Psicologia e Educação- Globalização & Tecnologia: isso rima com Psicologia?. 1998. (Outra).

Curso de Extensão Universitária.Informática e Comunicações nos Ambienetes Educacionais: Módulo II. 1998. (Outra).

INFO EDUCAR- fórum de Informática Educativa. Formação de Professores e Ensino à Distância. 1998. (Congresso).

Workshop " Formação de professores Via Telemática".Aspectos Metodológicos da Formação à Distância. 1998. (Outra).

Furb no século XXI Alternativas de Ensino.Ensino á distância. 1997. (Seminário).

Universidade Virtual: Avanços em redes virtuais para implementação da educação compartilhada no Estado do Maranhão.Avanços na Educação à Distância. 1997. (Seminário).

I Encontro Municipal de Informática Educativa.Conferência: A Importância na Informática na Educação. 1995. (Encontro).

Jornada de Estudos de Informática.A importância do LOGO como proposta educacional na sala de aula e possíveis situações práticas em sala de aula.. 1995. (Outra).

Método Clínico na Aplicação do Projeto Informática na Escola em Ambiente LOGO.Projeto Informática na Educação no Ambiente LOGO. 1995. (Outra).

Seminário de Verão do Colégio de Aplicação da UFRGS.Seminário de Verão do Colégio de Aplicação da UFRGS. 1995. (Seminário).

VII Congresso LOGO e I congresso de Informática na Educativa do Mercosul. Processos Interrativos e a Construção do Conhecimento por alunos de licenciatura via RNP/ Internet. 1995. (Congresso).

II Seminário Nacional de Informática Educativa.Núcleo de Informática na Educação PRONINFE/ SENETE/ MEC. 1991. (Seminário).

I Congresso Brasileiro de Psicopedagogia/ III Encontro de Psicopedagogos. Psicopedagogia: O Resgate da Integração no Processo Ensino Aprendizagem/ Painel:O uso do computador como ferramenta alternativa para a aprendizagem.. 1988. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marcelo Rodrigues Reser

ARAGÓN, ROSANE; ROSA, R. S.; BUENO, D.. Ambiente virtual de aprendizagem na adesão à farmacologia na prática dos profissionais de saúde. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tais Barbosa

ARAGÓN, ROSANE; SANTOS, B. S.; MARQUES, T. B. I.. A PERMANÊNCIA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO PIAGETIANO SOBRE O INTERESSE DAS ALUNAS. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mery Carolina Andrades Marcano

ARAGÓN, ROSANE; ALONSO, K. M.. Sobre letramentos, ensino de inglês e usos das tecnologias da informação e comunicação: um estado da arte. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: NÁDIA CATARYNA NOGUEIRA E SILVA

ARAGÓN, ROSANE; SCHLEMMER, E.; ROCHA, M. A. M.. ESTRATÉGIAS DE GESTÃO EDUCACIONAL EM DISCIPLINAS A DISTÂNCIA DO UNINOVAFAPI. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional - nível de Mestrado Profiss) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Rosana Abutakka Vasconcelos dos Anjos

SILVA, M. J.;ARAGON, R.; MACIEL, C.; OLIVEIRA, O. V.. Referencial Pedagógico para análise de ambientes virtuais de aprendizagem. 2015.

Aluno: Jefferson Lima

ARAGON, R.; MENEZES, C. S.; CURY, Davidson. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM - A INCLUSÃO AUTÔNOMA DOS APRENDIZES DEFICIENTES VISUAIS.. 2015. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Brunna Sordi Stock

ARAGON, R.; GOLBERT, C. S.;BASSO, Marcus Vinicius. A argumentação na resolução de problemas de Matemática: uma análise a partir da Epistemologia Genética. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: CARLINHO VIANA DE SOUSA

MILANESI, I.;ARAGON, R.; LIMA, E. G. S.. ESTAGIÁRIOS E e-ESTAGIÁRIOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO E FÍSICA DA UNEMAT: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM RELAÇÃO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. 2015. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Telmo Machado de Souza,

NEVADO, R. A.; ALBUQUERQUE, P. P.; GUTIERRES, S. S.. O USO DE TABLETS NA EDUCAÇÃO: ?MARAVILHAMENTO?, ?EMBASBACAMENTO?, POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIÇÃO NA APRENDIZAGEM.. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ariane Nichele Cesar Longaray

ARAGON, R.; GIRAFFA, L. M. M.; LONGHI, M. T.. Estratégias Pedagógicas para a Educação a Distância: um olhar a partir dos estados de ânimo do aluno". 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: LUCINÉIA BARBOSA DA COSTA CHAGAS

TAVARES, O. L.;ARAGON, R.; MENEZES, C. S.. AAP- Um ambiente para a aprendizagem de programação. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em informática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Amanda Maciel de Quadros

BECKER, Fernando;ARAGON, R.; SCHLEMMER, E.. PRÁTICAS EDUCATIVAS MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE: NOVIDADES OU INOVAÇÕES?. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nádia Brunetta

NEVADO, R. A.; MACKE, J.; KLERING, L. R.. Desafios do TCC orientado na modalidade a distância: casos do Curso de Administração e Especialização em Negociação Coletiva da Escola de Administração da UFRGS. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Pricila Kohls dos Santos

NEVADO, R. A.; Giraffa; VITÓRIA, M. I. C.. Inclusão Digital de Professores: uma proposta de construção de trajetórias personalizáveis em cursos na modalidade a distância. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: SANDRA REGINA BRAZ AYRES

GENTIL, H. S.; MILANESI, I.;NEVADO, R. A.. Projetos de aprendizagem articulados ao uso das TIC: abertura para o diálogo interdisciplinar na formação de professores. 2012. Dissertação (Mestrado em programa de Pós-Graduação em educação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Sebastião Luiz Batista

ALBERNAZ, J. M.; TAVARES, O. L.; PINEL, H.;ARAGON, R.. Uma experiência com estudante do ensino fundamental com indícios de AH/SD : contribuições das tecnologias computacionais para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Cristiane Delagnesi Zingano Suardi

ARAGON, R.; COLARES, D.; FREITAS, Lia; CORREA, M. A.. Abrigagem e o processo de desenvolvimento moral: a noção de respeito na perspectiva de educadores. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Charles Vieira do Nascimento

MENEZES, Crediné Silva de; TAVARES, O. L.; CURY, Davidson;NEVADO, R. A.. DIRETRIZES DE ACESSIBILIDADE PARA O MORFEU. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Ramon Rosa Maia Vieira Júnior

NEVADO, R. A.MENEZES, Crediné Silva de; CURY, Davidson; TAVARES, O. L.; CASTRO JUNIOR, A. N.. UMA ARQUITETURA DE SOFTWARE PARA O MORFEU: APOIANDO A REALIZAÇÃO DE ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS EM ESPAÇOS VIRTUAIS COLABORATIVOS.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espirito Santo.

Aluno: Eleu Lima Natalli

CASTRO JUNIOR, A. N.; CURY, Davidson;MENEZES, Crediné Silva deNEVADO, R. A.. UM FRAMEWORK PARA CRIAÇÃO DE AMBIENTES COLABORATIVOS. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Simone Hack da Silva Koch

NEVADO, R. A.; CARNEIRO, M. L. F.; MEIRELES, S.. @prender a @prender: Na busca de processos metacognitivos no Ciberespaço. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sebastião Luiz Batista

NEVADO, R. A.; PINEL, H.; TAVARES, O. L.; ALBERNAZ, J. M.. Estudantes do Ensino Fundamental com indícios de altas habilidades/superdotação: interações e aprendizagem em uma oficina de tecnologia assistiva. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Denise Severo

NEVADO, R. A.; PICETTI, Jaqueline; FRANÇA, Selma. CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM UM CURSO A DISTÂNCIA - A contribuição do tutor de sede. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosane Catarina Santos Dalenogare

NEVADO, R. A.; MALDANER, Otávio Aloisio; FALKENBACH, Elza Maria Fonseca. O ENSINO NÃO PRESENCIAL NA UNIJUÍ - MOVIMENTOS QUE QUALIFICAM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Analissa Scherer Peixoto

NEVADO, R. A.MENEZES, Crediné Silva de; MARQUES, Tania Beatriz Iwasko;CARVALHO, Marie Jane Soares. Compreendendo a aprendizagem: impactos na formação de professores num contexto de Educação a Distância. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lisandra Pacheco da Silva

CARVALHO, Marie Jane Soares; STECANELA, N.;NEVADO, R. A.. De aluna a professora: trajetos percorridos e a percorrer. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: VITOR FAIÇAL CAMPANA

CURY, Davidson; TAVARES, O. L.;NEVADO, R. A.. CONCEPÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS PARA APOIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Silvia Kist

NEVADO, R. A.FAGUNDES, Lé da Cruz. Um laptop por criança: implicações para as práticas de leitura e escrita. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Silvia Kirst

NEVADO, R. A.MARASCHIN, Cleci; FAGUNDES, Léa. . Um laptop por criança: implicações para as práticas de leitura e escrita. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria José dos Santos Alves

NEVADO, R. A.; BERGAMASCHI, Maria Aparecida; GUAZZELLI, Cesar Augusto Barcellos. Uso, organização e percepção do tempo para os alunos do curso na modalidade a distância. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Simone Camargo Gimenes

NEVADO, R. A.; FARENZENA, N.; PRÁ, Jussara R.. Avaliação de uma política pública de inclusão digital: os telecentros de Porto Alegre. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Magda Raquel Guimarães Ferreira dos Santos

NEVADO, R. A.; Dr. Luis Roque; FRACASSO, Edi. Gestão Universitária no Setor Público: A estratégia de Formação e Gestão de Curso de Graduação à Distância na UFRGS. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alexandre Ramos de Araujo

NEVADO, R. A.CARVALHO, Marie Jane SoaresBASSO, Marcus Vinicius de Azevedo. A construção de conceitos matemáticos no Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Denise Severo

NEVADO, R. A.; REAL, Luciane Magalhães Corte; COSTA, Selma França e Silva da. Concepção dos tutores de sede sobre a sua função no processo avaliativo no Curso de Pedagogia à Distância da UFRGS. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ALINE BAGETTI

NEVADO, R. A.. REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS IMPRESSOS: EAD NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Graziela Fátima Giacomazzo

DRA.DARLI COLLARES; SUELYSCHERER,;NEVADO, R. A.. Aprendizagem e conhecimento: por uma pedagogia da cooperação em EAD. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Angelica Pereira Fernandes

MENEZES, Crediné Silva deNEVADO, R. A.CARVALHO, Marie Jane Soares. Construção do fórum virtual: um estudo de caso no âmbito do Curso de Pedagogia em EAD.. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mariangela Kraemer Lenz Ziede

MENEZES, Crediné Silva deNEVADO, R. A.CARVALHO, Marie Jane Soares. O papel do tutor e suas interações em ambientes virtuais. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mary Luciia Pedroso Konrath

NEVADO, R. A.; FALKENBACH, Elza Maria Fonseca; CARNEIRO, M. L. F.;CARVALHO, Marie Jane Soares. "Nós no Mundo": exploração de estratégias pedagógicas. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Silvia de Oliveira Kist

MARASCHIN, CleciNEVADO, R. A.CARVALHO, Marie Jane Soares. Um Laptop por aluno: mudanças nas práticas escolares de leitura e escrita. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ALINE BAGETTI

FREITAS, Deisi Sangoi;NEVADO, R. A.; TOMAZETTI, Elisete Medianeira. Representações de professores sobre EaD no contexto de produção de material didático. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação/PPGE) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Carla de Castro Gomes Madeira

NEVADO, R. A.; DORNELES, M. A.; FARENZENA, N.. A Educação a Distância na Formação Continuada de Professores: uma reflexão. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Aline Káthia Mendonça Cerqueira

NEVADO, R. A.; BEHAR, Patrícia;CARVALHO, Marie Jane SoaresMENEZES, Crediné Silva de. Projetos de Aprendizagem: Uma proposta de integração entre ambientes colaborativos. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Schana Castilho Cercato

NEVADO, R. A.; FRANCO, Sérgio; VALENTINI, C. B.; KRAHE, E. D.. Em busca de um novo olhar na educação a distância: o papel orientador acadêmico - uma reflexão e análise no Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Valéria Cristina Pelinzzer Cauper Monteiro

NEVADO, R. A.. Um ambiente de Apoio ao Desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem. 2006. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Mary Lúcia Pedroso Konrath

NEVADO, R. A.CARVALHO, Marie Jane Soares; TAROUCO, Liane. Objetos de aprendizagem na prática pedagógica do ensino fundamental. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Aline Vichara Berro Busatto

NEVADO, R. A.CARVALHO, Marie Jane SoaresBASSO, Marcus Vinicius de Azevedo; FRANCO, Sérgio. REFLEXÕES SOBRE A PRÁXIS EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Carlos Gomes

NEVADO, R. A.; BECKER, Fernando; Luis Fernando Nunes Sá. As descobertas da astronomia e da astrofísica à luz da teoria da abstração reflexionante de Jean Piaget. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Flávio Luis Barbosa Nunes

CARVALHO, Marie Jane SoaresNEVADO, R. A.; FRANCO, Sérgio;MENEZES, Crediné Silva de. O uso das ferramentas de comunicação na construção de comunidades virtuais de aprendizagem no Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Lúcia Duarte Ferreira

NEVADO, R. A.; BAPTISTA, Cláudio Roberto;MARASCHIN, Cleci. Alfabetização e infomática educativa: uma análise de estratégias de ensino/aprendizagem com alunos da 1a. série do ensino fundamental. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Angela Lage de Araújo

NEVADO, R. A.CARVALHO, Marie Jane SoaresMARASCHIN, Cleci. Projetos de aprendizagem e a relação professor/aluno: possibilidades de autonomia, colaboração, criatividade e apropriaçao das tecnologias. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Célia Fonsêca de Lima

NEVADO, R. A.; TAROUCO, Liane;BASSO, Marcus Vinicius. Tecnologias da informação e comunicação como suporte para uma pedagogia orientada a projetos. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Edilene Fernandes Tolentino

NEVADO, R. A.CARVALHO, Marie Jane Soares; AXT, Margarete. Estudo sobre a apropriação tecnológica em escolas de Diamantina. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maritânia Bassi Ferreira

NEVADO, R. A.MARASCHIN, Cleci; SORDI, Regina Orgler. A abertura de um espaço-tempo para reflexão com os professores: efeitos no fazer pedagógico e no modo como descrevem sua prática. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mauro Mairelles

NEVADO, R. A.CARVALHO, Marie Jane Soares; AXT, Margarete;BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo; JACOME, Marcello Baquero. As redes que se tecem nas escolas públicas de ensino de Porto Alegre: do uso das tecnologias digitais e da construção de indicadores que de fluência digital a partir de uma abordagem sociotécnica. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciana da Silva Soprani

NEVADO, R. A.. Um amiente para autoria e aplicação de testes psicopedapogicos. 2005. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Renata Nogueira Leal

NEVADO, R. A.. Um ambiente de apoio à avaliações psicológicas para o ACAAPSI. 2005. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Valéria Cristina Pelinzzer Cauper Monteiro

NEVADO, R. A.; CURY, Davidson; TAVARES, O. L.. Um ambiente de apoio ao desenvolvimento de Projetos. 2005. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Sonia Inês Ferronato

NEVADO, R. A.CARVALHO, Marie Jane SoaresBASSO, Marcus Vinicius. Ler o mundo, compreender a palavra:Ambiente alfabetizador como espaço de construções sociocognitivas. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maristela Alberton Silva

NEVADO, R. A.BORDAS, Mérion; FAGUNDES, Léa;BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo. Projetos de Aprendizagem@tecnologias.transformações.escola. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carmem Lúcia Prata

NEVADO, R. A.; LUCE, Maria Beatriz; FRANCO, Sérgio;MENEZES, Crediné Silva de. Gestão Democrática e Tecnologias de Informática na Educação Pública. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Schana Castilho Cercato

NEVADO, R. A.; KRAHE, E. D.; FRANCO, Sérgio; VALENTINI, C. B.. A Educação a Distância como possibilidade de qualificação profissional:reflexão e análise do curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Juliano de Vargas Bittencourt

NEVADO, R. A.CARVALHO, Marie Jane SoaresFAGUNDES, Léa da Cruz; PIMENTA, Marcelo Soares. Brincando de Conversar na Cooperativa do Conhecimento: O processo da Apropriação da Interface de Chat por Crianças de Séries Iniciais. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andréa Gatto Lângaro

NEVADO, R. A.; FREITAS, Lia; CAMPOS, Milton. Tecnologia e Práticas Pedagógicas- Movimentos e Vicissitudes na Constituição de uma Comunidade de Aprendizagem. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Célia Fonsêca de Lima

NEVADO, R. A.. Tecnologias de informação e comunicação como suporte para uma pedagogia orientada a projetos. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado a Distância Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Edilene Fernandes Tolentino

NEVADO, R. A.. Matrix e agora: realidade dos laboratórios de informática nas escolas de Diamantina. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado a Distância Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maristela Alberton Silva

NEVADO, R. A.. Projetos de aprendizagem@tecnologias.transformações.escola. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado a Distância Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Angela Lage de Araújo

NEVADO, R. A.. Projetos de aprendizagem: possibilidades e avanços na integração do trabalho de sala de aula, sala de leitura e laboratório de informática. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado a Distância Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcos Paim

NEVADO, R. A.. Estudo das Tecnologias da Informática como Fomento de Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sonia Inês Ferronato

NEVADO, R. A.. Da leitura do mundo à escrita da palavra: a tecnologia mediando encontros e autorias. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado a Distância Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Aline Kátia de Mendonça Cerqueira

NEVADO, R. A.. Projetos de Aprendizagem: uma proposta de articulação em ambientes colaborativos. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado a Distância Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gladston Lisboa de Menezes

NEVADO, R. A.. Uma proposta de auto construção do conhecimento: análise do desenvolvimento da leitura e da escrita sustentada em processos tecnológicos educacionais. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado a Distância Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria de Fátima Cardoso Hilário

NEVADO, R. A.; FAGUNDES, Léa;BASSO, Marcus Vinicius. Comunicação Virtual: uma possibilidade interativa de aprendizagem ?. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado a Distância Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Albina Pereira de Pinho Silva

NEVADO, R. A.; LEITE, D. B. C.; HERZ, M. E.. Tic's na escola: uma pedagogia democrática em sala de aula ?. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado a Distância Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maritânia Bassi Ferreira

NEVADO, R. A.MARASCHIN, Cleci; SORDI, Regina Orgler. A abertura de um espaço-tempo para reflexão com os professores: efeitos no fazer pedagógico e no modo como representam sua prática. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado a Distância Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ruth Cléa Ribeiro Corrêa

NEVADO, R. A.; FARENZENA, N.; DORNELES, M. A.. Gestão das tecnologias da informática e comunicação na Escola Rio Tocantins. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado a Distância Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andréa Gatto Lângaro

NEVADO, R. A.. Comunidade de aprendizagem e tecnologias digitais - uma trasnformação na convivência escolar. 2002. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Florencio Extermo Maulano

WILD, R.; BASSO, M. V. A.;ARAGÓN, ROSANE. (Etno) Informática na Educação: Integração do Objeto de Aprendizagem N'SAMAT na 2ª Classe do Ensino Básico para Aprendizagem de Aritmética em Moçambique. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Informática em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ketia Kellen Araujo da Silva

TAROUCO, L. M. R.; FONTANILLAS, T. R.;ARAGON, R.. Modelo de Competências Digitais em Educação a Distância: Mcompdigead - um Foco no Aluno. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Informática em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nádia Studzinski Estima de Castro

EGGERT, E.; CARVALHO, I. C. M.; ZIEDE, M. K. K.;ARAGON, R.. Um Olhar para as Estudantes Mulheres do Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Silvia Kist

ARAGON, R.; GLORIA, J. S.;CARVALHO, Marie Jane Soares. Processos cognitivos na construção da Língua Escrita em situações de uso de aplicativos de comunicação virtual. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Caroline Bohrer do Amaral

BERNARDI, M.; MARQUES, Tania Beatriz Iwasko;ARAGÓN, ROSANE. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: UM ENFOQUE NA DIMENSÃO SOCIOAFETIVA. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosana Wagner

PERRY, G. T.;ARAGÓN, ROSANE; PEIXOTO, G. T. B.. MOOCS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Informática em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Larissa Bolzan

NASCIMENTO, L. F.; CLOSS, L.;NEVADO, R. A.. Processos de Ensino, de Aprendizagem e de Avaliação nos Cursos Superiores de Administração sob a Percepção de Professores e de Estudantes. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriel Vianna Schlatter

TAROUCO, Liane;ARAGON, R.; LUCHT, R. R.. Arquitetura Pedagógica para a construção de competências de gestão através de Simuladores de Negócios. 2016. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fabiane Sarmento Oliveira Fruet

ORTH, M. A.; ALBERTI, T. F.;ARAGON, R.; DAMIANI, M.; ZAMPERETTI, M. P.. Estratégias didático-pedagógicas hipermidiáticas para a formação continuada de professores da Educação Básica na modalidade a distância. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Nádia Brunetta Peretti

MACKE, J.; SCHROEDER, C. S.;ARAGON, R.. Concepções e práticas acerca dos processos de aprendizagem e de construção de conhecimento em educação a distância: contextos acadêmico e corporativo. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna

ARAGON, R.; BRUCH, K. L.; MARTINS, L. M.. MOVIMENTOS INCLUSIVOS À PARTICIPAÇÃO DE SURDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: um estudo de caso no curso de Formação Continuada em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniela Menegotto

REATEGUI, Eliseo Berni;ARAGON, R.; SCHLEMMER, E.. Práticas didáticas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Modificações da ação docente. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação: Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Danielli Veiga Carneiro Sodermann

ARAGON, R.; MENEZES, C. S.; PINEL, H.; DRAGO, R.; ALBERNAZ, J. M.. Uma análise sobre o design educacional para a modalidade a distância:contribuições para/na formação docente. 2014. Tese (Doutorado em Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Marlusa Benedetti da Rosa

ARAGON, R.; BIAZUS, M. C.; LAURINO, D. P.. A INCLUSÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR NA CULTURA DIGITAL E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS PARADIGMAS A PARTIR DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2013. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Isaura Alcina Martins Nobre

ALBERNAZ, J. M.; CURY, Davidson;ARAGON, R.; MENEZES, C. S.; PINEL, H.. DOCÊNCIA COLETIVA: SABERES E FAZERES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2013. Tese (Doutorado em Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Vanessa Battestin Nunes

ALBERNAZ, J. M.; PINEL, H.; CURY, Davidson;ARAGON, R.; MENEZES, C. S.. Processo Avaliativo de tutores s Distância em um Curso de Pós-Graduação e Reflexões sobre Mudanças de condutas. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Maíra Bernardi

NEVADO, R. A.; BIAZUS, M. C.. Prática Pedagógica em EAD: Uma Proposta de Arquitetura Pedagógica Para Formação Continuada de Professores. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andréia Morés

NEVADO, R. A.; VALENTINI, C. B.; FELIX, G. T.; RODRIGUES, C. M.. Inovação e Cursos de Pedagogia: os casos UCS e UFRGS. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Luisa Petersen Cogo

NEVADO, R. A.; BONILHA, A. L. L.; EVORA, Y.; CORBELLINE, V. L.. Construção coletiva em ambiente virtual: aprendizagem da anamnese e do exame físico. 2009. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fábio de Jesus Lima Gomes

BERCHT, M.; GRAVINA, M. A.; PROENCA JUNIOR, M.; LIMA, J. V.;NEVADO, R. A.. Explorando Objetos de Aprendizagem- Estudo de Caso de Alterntivas de Interação. 2009. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vandor R

NEVADO, R. A.; WAZLAWICK, R. S.. V. Rissoli. Uma Proposta metodológica de acompanhamento personalizado para aprendizagem significativa apoiada por um assistente virtual de ensino inteligente. 2007. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jose Antonio Colvara de Oliveira

NEVADO, R. A.. Desenvolvimento da noção de robôs em crianças das séries iniciais do ensino fundamental. 2006. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Silvia Ferreto da Silva Moresco

NEVADO, R. A.; KRAHE, E. D.. A tomada de consciência de professores em formação continuada através de um objeto de aprendizagem. 2006 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Silvia Ferreto da Silva Moresco

NEVADO, R. A.; KRAHE, E. D.; DRA.DARLI COLLARES. A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA ATRAVÉS DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcus Vinicius de Azevedo Basso

NEVADO, R. A.; TAROUCO, Liane; RAMOS, Edla Faust;MARASCHIN, Cleci. Espaços de Aprendizagem em Rede: novas orientações na formação de professores em matemática. 2003. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Claudete Schorr

REATEGUI, Eliseo Berni;ARAGÓN, ROSANE; QUARTIERI, M. T.. PComp-Model: Desenvolvendo competências do Pensamento Computacional na Educação Básica. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Informática em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carla Adriana Barvinski

CAZELLA, D. S. C.;ARAGÓN, ROSANE; BASSANI, P. B. S.. SISTEMA DE RECOMENDAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS BASEADA EM ASPECTOS SOCIOAFETIVOS. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Informática em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ramon Rosa Maia Vieira Júnior

BECKER, Fernando; FILIPPO, D. R.;ARAGÓN, ROSANE. Material Didático Digital Colaborativo como Promotor de Abstrações Refletidas: uma Investigação sobre Intervenções na Leitura e Tomada de Consciência. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Informática em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Claudia Escalante Medeiros

BOLZAN, D. P. V.; SAMBUGARI, M. R. N.; NORNBERG, M.;ARAGON, R.. A formação continuada de Professores por meio dos Núcleos de Tecnologia na Educação - NTE/RS: Ensinando com TIC na Sociedade da Informação e Comunicação. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Nadia Studzinsky Estima de Castro

CARVALHO, I. M.; FARE, M. L.;ARAGON, R.; EGGERT, E.. Educação de Adultos;formas de violência simbólica na educação de mulheres. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rômulo Martins França

MARASCHIN, CleciARAGON, R.. Gamificação em um ambiente colaborativo de Aprendizagem baseado em investigação.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação: Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Ivanice Vendruscolo

ARAGON, R.; REATEGUI, Eliseo Berni; OTT, E.. MPCCEaD: Modelo Pedagógico para desenvolvimento de competências docentes em Ciências Contábeis na modalidade de Educação a Distância. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação: Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nádia Brunetta Peretti

ARAGON, R.; KLERING, L. R.; ANTUNES, E. D.; MACKE, J.. Educação a Distância: um estudo de caso sobre os processos de aprendizagem e de construção de conhecimento em contextos acadêmicos e corporativos.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márcia dos Angeles Luna Leite

ARAGON, R.; GOLDFARBCYRINO, E.; HEINECK, I.. Avaliação dos impactos em curso de aperfeiçoamento para farmacêuticos da atenção básica/primária em saúde. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriel Vianna Schatter

ARAGON, R.; LIMA, J. V.; LUCHT, R. R.; BEHAR, Patrícia; REATEGUI, Eliseo Berni. Modelo pedagógico para construção de competências de gestão através de simuladores de negócio. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fabiane Sarmento Oliveira Fruet

ORTH, M. A.; NORNBERG, M.; ZAMPERETTI, M. P.;ARAGON, R.; ALBERTI, T. F.. Estratégias Didático-Pedagógicas Hipermidiáticas para a Formação Continuada de Professores da educação Básica na Modalidade a Distância. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Rute Vera Maria Favero

GIRAFFA, L. M. M.;ARAGON, R.; VICARI, Rosa. As Redes Sociais e a Educação: um possível encontro. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Thiago Sávio Carbone

ARAGON, R.; BEHRENS, M. A.; STRECK, D.. Educação profissional e tecnológica de nível médio a distância e online do IFRS: uma questão de fluência (apropriação) técnico-didático-pedagógica?. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna

THOMA, A.;ARAGON, R.; CAMPOS, M. B.; SANTAROSA, L.. A Inclusão de Alunos Surdos na Educação Superior a Distância. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Isaura Alcina Martins Nobre

ALBERNAZ, J. M.; PINEL, H.; MENEZES, C. S.; CURY, Davidson;ARAGON, R.. Do Ensino Presencial para a Educação a Distância: Desafios, Rupturas e Conquistas dos professores. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Vanessa Battestin Nunes

NEVADO, R. A.; CURY, Davidson; PINEL, H.;MENEZES, Crediné Silva de. AVALIAÇÃO DA TUTORIA EM CURSOS A DISTÂNCIA. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Lilian Schwab Gelatti

NEVADO, R. A.; BECKER, M. L.; Giraffa. As Concepções e Práticas de Ensinar na Educação Superior a Distância: pressupostos epistemológicos e educacionais. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Fiuza

NEVADO, R. A.; MARQUES, Tania Beatriz Iwasko; BANDEIRA, D.; CRUZ, M. M.. Educação à distância, personalidade e contexto: perspectiva psicossocial da evasão. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Mestrado e Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maíra Bernardi

NEVADO, R. A.; Liliana Maria; WAQUIL,Dra.Márcia Paul. Construíndo e (re)construíndo os caminhos da educação a distância: da gestão às arquiteturas pedagógicas. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Iranice Carvalho da Silva

NEVADO, R. A.; SCHAFFER, Margarete; RIBEIRO, E. M.;CARVALHO, Marie Jane Soares. A presença virtual: um estudo sobre as condições de possibilidade da transparência em contextos de educação a distância. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vandor Roberto Vilardi Rissoli

NEVADO, R. A.; LIMA, J. V.; Giraffa. Nova arquitetura proposta para o sistema tutor inteligente baseado na teoria da aprendizagem significativa e apoiada pela lógica fuzzy no acompanhamento do ensino-aprendizagem. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maximira Carlota da Silva André

NEVADO, R. A.CARVALHO, Marie Jane Soares; BOHN, Hilário. Processos de aquisição da Língua Inglesa via educação a distãncia mediada pela internet. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jose Antonio Colvara de Oliveira

BERCHT, M.; ESTRAZULAS, M. B. P.;NEVADO, R. A.. Desenvolvimento da Noção de Robôs em crianças das séries inciais do ensino fundamental. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fábio de Jesus Lima Gomes

NEVADO, R. A.MENEZES, Crediné Silva deCARVALHO, Marie Jane Soares; ROESLER. Explorando objetos de aprendizagem através do papel visando a convergência digital: Estudo de caso com a TV digital interativa. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maximira Carlota André

CARVALHO, Marie Jane SoaresNEVADO, R. A.. . Processos de aquisição da língua inglesa via educação a distância mediada pela internet.. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcus Vinícius Basso

BASSO, Marcus ViniciusNEVADO, R. A.. Rede: Espaço de Cooperação e/de Aprendizagem em Matemática.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosane Abutakka Vasconcelos dos Anjos

ALONSO, K. M.; MACIEL, C.; SILVA, M. J.;ARAGON, R.. Referencial Pedagógico para análise de ambientes virtuais de aprendizagem. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Gislaine Rosseti Madureira Ferreira

ARAGON, R.; BEHAR, Patrícia; BASSANI, P. B. S.; BERCHT, M.. Interações sociais em um ambiente virtual de aprendizagem: foco nas estratégias de formação de grupos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: PAULA FOGAÇA MARQUES

ARAGON, R.; SCHLUNZEN JUNIOR, K.; PERNIGOTI, J. M.. MASSIVE OPEN ONLINE COURSE (MOOC): UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS PIONEIRAS NO BRASIL E EM PORTUGAL"MASSIVE OPEN ONLINE COURSE (MOOC): UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS PIONEIRAS NO BRASIL E EM PORTUGAL". 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Caroline Boher do Amaral

ARAGON, R.; VALENTINI, C. B.; MARQUES, Tania Beatriz Iwasko. Aspectos sócio-afetivos nas práticas pedagógicas em um ambiente virtual de aprendizagem: um olhar sobre o planejamento do professor. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Brunna Sordi Stock

ARAGON, R.BASSO, Marcus Vinicius; COSTELA, D. R. Z.. Habilidades, competências e epistemologia genética: a matemática na argumentação. 2013.

Aluno: Ariane Nichele Cesar Longaray

DRA.DARLI COLLARES;ARAGON, R.; BERCHT, M.. "Arquitetura pedagógica para a Educação a Distância: um olhar a partir dos estados de ânimo do aluno". 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Aladir Vitória Bonatto

NEVADO, R. A.. Tecnologias aplicadas ao projeto de aprendizagem. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Denise Maria Bonin

NEVADO, R. A.. Uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ediana Roseleti Perini

NEVADO, R. A.. A postura do professor frente ao trabalho com projetos de aprendizagem em ambientes informatizados. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Loiva Cristina Centenaro

NEVADO, R. A.. Construindo projetos de aprendizagens em ambientes informatizados: a repercussão no trabalho docente. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosane de Deus Cardoso

NEVADO, R. A.. Projetos de aprendizagem: espaço possível para a reconstrução da ação docente. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Simone Machado Poglia Nunes

NEVADO, R. A.. Projetos de aprendizagem: um estudo sobre a autonomia em sala de aula e o desenvolvimento da capacidade argumentativa. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sirlei Pietrobelli

NEVADO, R. A.. Projetos de aprendizagem: uma ação metodológica construtiva. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eoil Lopes Costa Junior

NEVADO, R. A.. Ambiente informatizado na promoção de aprendizagem. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ledjane Moller Franke

NEVADO, R. A.. Uso das tecnoloçias em turmas de magistério: os novos rumos da aprendizagem. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciene Vieira Gonçalves

NEVADO, R. A.. Gestão de novas tecnologias no ambiente escolar. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Magda Regina Souto Barriquel

NEVADO, R. A.. Eja e a importância do trabalho colaborativo em ambientes informatizados. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Margarete Inês Klassen

NEVADO, R. A.. Recursos tecnológicos da informática como suporte pedagógico na execução de projetos de aprendizagem. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Michele Boullanger Barbosa

NEVADO, R. A.. O uso de ferramentas tecnológicas como instrumento na construção de projetos de aprendizagem. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Roselane Pan

NEVADO, R. A.. Alunos conectados - desafios de aprendizagem. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sonia Mara Martins de Mattos Souza

NEVADO, R. A.. Projetos de aprendizagem como possibilitador de mudança de paradigmas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mireila Brasil Boullanger

NEVADO, R. A.. Construindo conhecimento a partir da produção coletiva em projetos de aprendizagem utilizando as tecnologias digitais. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adriane Schmidt de Souza

NEVADO, R. A.. Quadro educacional x mudança (ou não) do professor. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eliane Aparecida Pereira Flores

NEVADO, R. A.. Como estimular o desenvolvimento de projetos de aprendizagem em ambientes informatizados a professores que são resistentes ao uso de novas tecnologias?. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elisete Gelain

NEVADO, R. A.. As tecnologias e a aprendizagem. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gelsi de Oliveira

NEVADO, R. A.. A informática educativa e a metodologia de projetos de aprendizagem na educação de jovens e adultos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gisele Ramos Lima

NEVADO, R. A.. Promovendo aprendizagens e aprendendo com elas: colaboração e cooperação em projetos de aprendizagem. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márcia Lisiane Knopp Ferron

NEVADO, R. A.. As tecnologias de comunicação e informação na escola - resistências e possibilidades. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Margarete inêz Xavier dos Santos

NEVADO, R. A.. Aprendizagem cooperativa: um desafio para os alunos na construção dos projetos de aprendizagem. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn.da Inform.e da Comun.na Prom.da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcia Paul Waquil

NEVADO, R. A.; BEHAR, Patrícia. Os caminhos da ciberpesquisa: a proposta de uma metodologia de pesquisa científica em ambientes virtuais de aprendizgem. 2005. Outra participação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carmem Lúcia Prata

NEVADO, R. A.; AXT, Margarete; LUCE, Maria Beatriz. Por uma gestão democrática da informática na educação: uma análise do PROINFO/RS. 2005. Outra participação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mauro Meirelles

NEVADO, R. A.CARVALHO, Marie Jane SoaresBASSO, Marcus Vinicius; JACOME, C. M. B.; AXT, Margarete. UFRGS@redes.net: abrindo a caixa de Pandora. 2004. Outra participação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andréa Gatto Lângaro

LÂNGARO, A. G.;NEVADO, R. A.. Comunidades de Aprendizagem e Tecnologias Digitais- uma Transformação na Convivência Escolar.. 2002. Outra participação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leite, Silvia Porto Meirelles

NEVADO, R. A.. Criança na internet: uma vivência cooperativa através do ambiente virtual CRIANET. 2002. Outra participação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.; RICKES, Simone Moschen; MARQUES, Tania Beatriz Iwasko. Comissão de Avaliação para o Processo Seletivo de Professor Substituto, na área de Psicologia da Educação. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.; RICKES, Simone Moschen; MARQUES, Tania Beatriz Iwasko; REAL, Luciane Magalhães Corte. Comissão de avaliação para ingresso de professor substituto, na área de Psicologia da Educação.. 2003. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.; SCHAFFER, Margarete; SLOMP, Paulo Francisco. Membro da Comissão de Seleção de Professor Substituto na Àrea de Psicologia da Educação do Departamento de Estudos Básicos.. 1996. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.; RECHE, Cleonice; SCHAFFER, Margarete. Membro da Comissão de Seleção para Professor Substituto na Àrea da Psicologia da Educação.. 1994. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.. Membro do Comitê de Programa do V Congresso Latinoamericano de Objetos de Aprendizagem. 2010.

NEVADO, R. A.. Membro da Equipe de Professores Avaliadores do Guia de Tecnologias Educacionais. 2009. Ministério da Educação e Cultura.

NEVADO, R. A.. Membro do Comitê Técnico-Científico do Guia de Tecnologias Educacionais. 2008. Ministério da Educação e Cultura.

NEVADO, R. A.; BEHAR, Patrícia; TAROUCO, Liane. Comissão Especial de Revalidação de Diploma de Mestrado de Silvana Julia da Silveira Diniz. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.; LIMA, J. C. M.. Comissão de Verificação das Condições iniciais existentes para a oferta do curso de Computação-licenciatura. FADISC. 2002. Faculdades Integradas de São Carlos.

NEVADO, R. A.; MERCADO, L. P. L.. Verificação das Condições iniciais existentes para oferta de curso.. 2001. Instituto Ciman de Educação Superior.

ARAGON, R.; BAPTISTA, C. R.; BOMBASSARO, L. C.. Comissão de Análise de progressão funcional por mérito. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ARAGON, R.; BAPTISTA, C. R.; MARQUES, Tania Beatriz Iwasko. Comissão de análise de Progressão funcional por merecimento. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ARAGON, R.; MENEZES, P. B.. Avaliador de Tecnologias Educacionais voltadas para a Educação Básica. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ARAGON, R.; MACHADO, C. L. B.; ALBUQUERQUE, P. P.. Comissão de avaliação de progressão funcional. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ARAGON, R.. CHAMADA PÚBLICA MEC GUIA DE TECNOLOGIAS INGLÊS E ESPANHOL. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ARAGON, R.. Avaliadora de Tecnologias no Edital de Avaliação de Tecnologias educacionais voltadas para a educação Básica, de perfil geral. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

MARQUES, Tania Beatriz Iwasko; BECKER, M. L.;ARAGON, R.. Comissão de avaliação de progressão funcional. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ARAGON, R.. Parecerista no Colóquio Web Currículo: Contexto, Aprendizado e Conhecimento ? Mostra de Pesquisa em Currículo. 2014. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

ARAGON, R.. Membro do Comitê de Programa do 25 Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). 2014. Universidade Federal da Grande Dourados.

DORNELES, B. V.; GANDIN, Luis Armando;ARAGON, R.. membro da Comissão de Avaliação do Prêmio CAPES de tese. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ARAGON, R.; ZITKOSKI, J.; GENRO, M. E.. Membro de Comissão de Avaliação Funcional. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

MARQUES, Tania Beatriz Iwasko; BECKER, M. L.;ARAGON, R.. Membro de Comissão de Avaliação de progressão funcional. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

ARAGON, R.; MARQUES, Tania Beatriz Iwasko; BECKER, M. L.. Membro de Comissão de Avaliação Funcional. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.. Membro do Comitê de Programa do VI WAPSEDI. 2011. Sociedade Brasileira de Computação.

NEVADO, R. A.. Avaliador de trabalhos - XVIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2011. Universidade Virtual pública do Brasil.

NEVADO, R. A.. Membro do Comitê de Programa do SBIE-WIE2011. 2011. Sociedade Brasileira de Computação.

NEVADO, R. A.. Comitê de Programa do LACLO 2011. 2011. Universidad de la Republica Uruguay.

NEVADO, R. A.; REAL, Luciane Magalhães Corte;CARVALHO, Marie Jane Soares; PORTO, Leonardo Sartori; PASSERINO, Liliana Maria; REATEGUI, Eliseo Berni. Membro Titular da Comissão de Graduação do Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.. Coordenadora Titular da Comissão de Graduação do Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia, na modalidade à distância. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.. Membro da Comissão de Programa do ESUD 2009 - VI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2009. Universidade Virtual pública do Brasil.

NEVADO, R. A.. Membro do Comitê de Programa do WIE- XV workshop sobre Informática na Escola. 2009. Sociedade Brasileira de Computação.

NEVADO, R. A.. Avaliação de Tecnologias Educacionais submetidas ao MEC para a pré-qualificação a fim de atender ao Chamamento Público do Edital N 1/2009. 2009. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.. Membro do Comitê de Programa do XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2007. Sociedade Brasileira de Computação.

NEVADO, R. A.. Comissão Julgadora no XVIII Salão de Iniciação Científica. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.; BEHAR, Patrícia; TAROUCO, Liane. Comissão Especial para revalidação de diploma de mestrado. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.. FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.. Membro do Comitê de Programa do XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2006. Sociedade Brasileira de Computação.

NEVADO, R. A.; BECKER, Fernando; MARQUES, Tania Beatriz Iwasko. Comissão de Homologação para julgar os processos com solicitação de inscrição para o Concurso Público para Provimento do Cargo de Professor Adjunto, na Área de Psicologia da Educação. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.CARVALHO, Marie Jane SoaresBASSO, Marcus Vinicius de Azevedo. Comissão Especial de Revalidação de Diploma de Mestrado. 2005. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.. Membro do Comitê de Programa do X WIE - Workshop de Informática na Escola. 2004. Sociedade Brasileira de Computação.

NEVADO, R. A.. Membro do Comitê de Programa do XV SBIE - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2004. Sociedade Brasileira de Computação.

NEVADO, R. A.; BEHAR, Patrícia; SILVEIRA, R. M. H.. Comissão Especial de Revalidação de Diploma de Mestrado. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

RIBEIRO, J. A. R.;NEVADO, R. A.; RICKES, Simone Moschen. Avaliação de Progressão Funcional. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

AXT, Margarete;NEVADO, R. A.; BEHAR, Patrícia. Revalidação de Diploma de Mestrado de Denise Teresinha Borio Peres. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

AXT, Margarete;NEVADO, R. A.; BEHAR, Patrícia. Comissão Especial para Revalidação de Diploma de Mestrado de Simone Moraes Siange. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CATTANI, Airton; LASCHUK, Anatólio; LIMA, J. V.;NEVADO, R. A.. Comissão para avaliação dos projetos submetidos ao Edital UFRGS EAD 04/2004. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.. Membro da Comissão Julgadora do XV Salão de Iniciação Científica. 2003. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.. Comissão Especial de Avaliação para Progressão Funcional de Professor Assistente nível II para nível III, da Professora Roséli Maria Olabarriaga Cabistani. 2003. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Annamaria Píffero Rangel;NEVADO, R. A.; REAL, Luciane Magalhães Corte. Comissão Examinadora do Processo Seletivo para Professor Substituto na Área de Psicologia da Educação. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.. Comissão eleitoral do processo de eleição de representante do departamento de estudos básicos, nas comissões de graduação e extensão da UFRGS.. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.; BAPTISTA, C. R.; REAL, Luciane Magalhães Corte. Comissão examinadora do processo seletivo para professor substituto na área de Psicologia na Educação. 2000. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.; AXT, Margarete. Membro da Comissão de Avaliação dos Projetos de Informática na Educação das Escolas do Estado do Rio Grande do Sul. Comissão constituída conforme consta no Projeto Estadual de Informática na Educação do Rio Grande do Sul.. 1997. Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.. Membro da Comissão Julgadora do IX Salão de iniciação Científica, Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS. 1997. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.. Membro da Comissão julgadora do VIII Salão de Iniciação Científica. PROPESP/UFRGS.. 1996. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

NEVADO, R. A.. Membro da Comissão julgadora do VII Salão de Iniciação Científica. PROPESP/UFRGS.. 1995. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Aline Verdara Correa

Tecnologias móveis na formação de professores; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Muriel Lago

O PERCURSO DAS DESCOBERTAS DA CRIANÇA DURANTE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: a análise microgenética a partir de um jogo digital; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Gérson Millan

Arquiteturas Pedagógicas na formação de pedagogia a distância; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Cristiane Pelisolli Cabral

Robótica Educacional; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lucicleide da Silva

ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS COMO POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO DOCENTE: uma perspectiva de ecologia da aprendizagem; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rosenara Valim

Significados, aprendizagens e dificuldades na construção de portfólio e síntese reflexiva no PEAD; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Franciele Franceschini

O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DE COLABORAÇÃO NA APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Ana Beatriz Zaccaron

Do fazer ao compreender no contexto da educação a distância: uso de arquiteturas pedagógicas no processo de empreender"; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Gerson Luiz Millan

Das práticas orientadas às práticas reconstruídas- estudo de caso no PEAD; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Marcia Souza

REDE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: contribuições do Seminário Integrador no polo de Alvorada/RS; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

LISIANE SANTOS MASSOCHINI

O PROCESSO DE TROCAS INTERINDIVIDUAIS EM UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM COOPERATIVA; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosane Aragón;

Alexandre Ramos Araujo

Práticas Pedagógicas em transformação: as contribuições da interdisciplina Representação do mundo pela matemática no curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Cristiane Pelisolli Cabral

ROBÓTICA EDUCACIONAL E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: uma abordagem microgenética da construção do conhecimento; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Analissa Scherer Peixoto

Aprendizagem num contexto de educação a distância : impactos na formação de professores; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Fabiana Fattore Serres

Concepção e prática do ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : estudo de caso em um curso de pedagogia a distância; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Elizabeth Sarates Carvalho Trindade

Contribuições da formação de professores para o uso das TICs na escola : um estudo de caso no Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Adriana de Farias Ramos

UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DOS DOCENTES SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA REGESD, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA; 2009; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Mariangela Lenz Ziede

A Construção da Função dos Tutores no âmbito do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura na Modalidade a Distância da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2008; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Ana Angelica Pereira Fernandes

As trocas interindividuais em fóruns e lista de discussão : um estudo de caso no âmbito do curso de pedagogia em EAD; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Flávio Nunes

O USO DAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRGS; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Antonio Pedro da Silva Junior

Desenho manual e modelagem geométrica : o desenvolvimento da lógica do espaço na representação gráfica; 2007; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Juliano de Vargas Bittencourt

Brincando de conversar na cooperativa do conhecimento : o processo de apropriação da interface de chat por crianças de séries iniciais; 2006; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosane Aragón;

Sonia Inês Ferronato

Ler o mundo, compreender a palavra : ambiente alfabetizador como espaço de construções sociocognitivas; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado a Distância Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Angela Lage de Araújo

Projetos de Aprendizagem e a relação professor-aluno: possibilidades de autonomia, colaboração, criatividade e apropriação das tecnologias; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado a Distância Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Maristela Alberton Silva

ProjetosdeAprendizagem@Tecnologias; Transformações; Escola; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado a Distância Em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Analisa Zorzi

ENTRE O SOCIAL E O INDIVIDUAL: AS TROCAS INTELECTUAIS E AS TRAJETÓRIAS COGNITIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA INTELECTUAL; 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosane Aragón;

Fabiana Serres

ENSINAR EM RECONSTRUÇÃO CONCEITOS E CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA; 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Luciana Boff Truchielo

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES-PESQUISADORES NO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRGS: UM ESTUDO DE CASO; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Selma M

Silva do Nascimento; FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CULTURA DIGITAL: CONSTRUÇÃO DE CONCEPÇÕES DE USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA E A PRODUÇÃO COLETIVA DE PROPOSTAS DE AÇÕES PARA SUA INTEGRAÇÃO AO CURRÍCULO; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Ana Beatriz Michels

(ainda sem título); 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Alexandre Araujo

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: A RECONSTRUÇÃO DE CONCEITOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DO NÚMERO; 2016; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Mariangela Kraemer Lenz Ziede

A (RE) CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NO PEAD; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosane Aragón;

Vanice dos Santos

Ágora digital: o cuidado de si perfazendo o caminho do diálogo entre tutor e aluno em um ambiente virtual de aprendizagem; 2012; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Simone Bicca Charczuk

Interdisciplinaridade na Educação a Distância: estudo de caso no âmbito de um curso de Pedagogia; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rosane Aragón;

Iranice Carvalho da Silva

Da Presença Virtual: Um Estudo sobre a Transferência em Contexto de Educação a Distância; 2010; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosane Aragón;

Fábio de Jesus Lima Gomes

"Explorando Objetos de Aprendizagem na TV Digital ? Estudo de Caso de Alternativas de Interação"; 2009; Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Rosane Aragón;

Orivaldo de Lira Tavares

2012; Universidade Federal do Espírito Santo,; Rosane Aragón;

Angelina Tereza de Souza Dalcegio

Projetos de aprendizagem gerando autonomia; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn; da Inform; e da Comun; na Prom; da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosane Aragón;

Cristiane Borré de Souza

Planejamento e Desenvolvimento da Prática com Projetos de Aprendizagem na E; E; B; Paulo Biaci; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em tecnologias da Inform; e da Com; ) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosane Aragón;

Elisandra Carmen Bison Vacarin

Projetos de Aprendizagem em Ambientes Informatizados numa abordagem Piagetiana; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn; da Inform; e da Comun; na Prom; da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosane Aragón;

Fernanda Bizarri

Projetos de aprendizagem: mediação pedagógica e o uso das tecnologias educacionais; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn; da Inform; e da Comun; na Prom; da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosane Aragón;

Janete Paiter de Souza

O uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de aprendizagem; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn; da Inform; e da Comun; na Prom; da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosane Aragón;

Lúcia de Oliveira

A incorporação e a articulação das tecnologias educacionais por meio de projetos de aprendizagem; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Tecn; da Inform; e da Comun; na Prom; da Aprendiza) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosane Aragón;

Ivone Ramos

Computador como Recurso Didatico no Processo de Melhoria da Leitura e Escrita de Alunos com Dificuldade de Aprendizagem; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosane Aragón;

Claudete Ghisi Rosa

O computador como recurso didático no processo de aprendizagem para melhoria da leitura e escrita para alunos com defasagem idade/série; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Informática na Educaç) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosane Aragón;

Adenice Maria Passamani Tamanini

Projetos de Aprendizagem: uma nova postura do professor; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Em Psicologia Cognitiva Aplicada à Educação Em) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosane Aragón;

Cristina Maria Albino Soares

O Computador e a Internet auxiliando na criação e/ou na Ampliação de Redes de Conhecimento; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp Em Psicologia Cognitiva Aplicada à Educação Em) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosane Aragón;

Sônia Ferronato

Reações Congitivas e Afetivas do professor diante do próprio erro; ; 1999; 120 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosane Aragón;

Ana Maria Contini Boeira

Reações cognitivas e afetivas do professor diante do próprio erro; 1999; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Educativa Para Prof) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosane Aragón;

Ângela Regina Szinvelski

Reações de impacto dos professores ao uso da informática na educação; 1998; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Educativa Para Prof) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosane Aragón;

Maria Virginia Peyré Tartaruga

Análise da Concepção e Práticas Docentes da Lingua Estrangeira usando tecnologias: um estudo de caso; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosane Aragón;

Analissa Scherer Peixoto

A concepção de Aprendizagem e a Interdisciplinaridade num contexto de Educação a Distância; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosane Aragón;

Marcus Paim

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM AMBIENTE TELEMÁTICO; ; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Rosane Aragón;

Orizabete Aquino da Silva

A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO DE ALUNOS DE 3 GRAU EM AMBIEMTE TELEMÁTICO; ; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rosane Aragón;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TURCHIELO, L. B. ; ARAGON, R. . A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO REFLEXIVO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP) , v. 17, p. 1239-1262, 2019.

  • FAGUNDES, Léa da Cruz ; ARAGÓN, ROSANE ; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo ; MARASCHIN, Cleci . Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criação. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO , v. 22, p. 242-257, 2019.

  • TURCHIELO, L. B. ; ARAGON, R. . A formação do professor reflexivo em um curso a distância. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE) , v. 36, p. 700-723, 2018.

  • ARAGÓN, ROSANE ; MICHELS, A. ; ARAUJO, A. R. . Arquiteturas Pedagógicas na formação de professores a distância. InterSaberes Revista Científica , v. 13, p. 251-264, 2018.

  • ZIEDE, MARIANGELA ; ARAGÓN, ROSANE . Formação de Professores na modalidade a distância: experiências de interação mediadas pela tecnologia digital. PAIDÉI@ (SANTOS) , v. 9, p. 1-22, 2017.

  • ARAGON, R. . Interação e mediação no contexto das arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede. Revista de Educação Pública , v. 25, p. 261-275, 2016.

  • MICHELS, ANA BEATRIZ ; ARAGÓN, ROSANE . Arquiteturas pedagÃgicas no processo de empreender: do fazer ao compreender no contexto da educaÃÃo a distÃncia. REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN A DISTANCIA , v. 19, p. 263-281, 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NEVADO, R. A. ; MENEZES, Crediné Silva de . Glossário Multicontextual. 2006.

MENEZES, Crediné Silva de ; NEVADO, R. A. . Ambiente de Comunicação Tutor-Aluno. 2006.

NEVADO, R. A. ; MENEZES, Crediné Silva de . Workshop Virtual. 2006.

GOMES, F. J. L. ; KAMPFF, A. J. C ; KONRACH, M. L. P. ; CARVALHO, Marie Jane Soares ; NEVADO, R. A. . Nós no Mundo : Objeto de Aprendizagem voltado para o 1 Ciclo do Ensino Fundamental. 2005.

NEVADO, R. A. ; BASSO, Marcus Vinicius ; BITTENCOURT, Juliano ; BRAWER, Maicon ; RAFAELLO . AMADIS- Ambiente de Aprendizagem a Distância. 2002.

NEVADO, R. A. ; MAGDALENA, B. C. ; COSTA, I. E. T. . TecLEC OEA/2000. 2000.

NEVADO, R. A. ; MAGDALENA, B. C. ; COSTA, I. E. T. . Ambiente TecLec. 1998.

NEVADO, R. A. ; CARVALHO, Marie Jane Soares . CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA PEAD. 2011.

NEVADO, R. A. . Conselheira ad hoc da Revista Educação & Realidade. 2009.

NEVADO, R. A. ; CARVALHO, Marie Jane Soares . Relatório Final- 3 Fase do Projeto "Curso de Graduação- Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância". 2009.

CARVALHO, Marie Jane Soares ; NEVADO, R. A. . Comitê de Programa do IV Workshop de Arquiteturas Pedagógicas. 2009.

NEVADO, R. A. . Conselheira ad hoc da Revista Educação & Realidade. 2008.

NEVADO, R. A. ; CARVALHO, Marie Jane Soares . Relatório final - 2ª fase do Convênio MEC-SEED/UFRGS- Curso de Licenciatura em Pedagogia- modalidade EAD. 2006.

NEVADO, R. A. . Projetos de aprendizagem:uma proposta de integração entre ambientes colaborativos. 2006.

NEVADO, R. A. . O uso das ferramentas de comunicação na construção de comunidades virtuais de aprendizagem no Curso de Pedagogia a Distância da UFRGS. 2006.

NEVADO, R. A. . As descobertas da astronomia e da astrofísica à luz da teoria da abstração reflexionante de Jean Piaget. 2006.

NEVADO, R. A. ; BEHAR, Patrícia ; TAROUCO, Liane . Parecer sobre revalidação de Diploma. 2006.

NEVADO, R. A. ; CARVALHO, Marie Jane Soares ; BORDAS, Mérion . Relatório final - 1ª fase do Convênio MEC-SEED/UFRGS- Curso de Licenciatura em Pedagogia- modalidade EAD. 2005.

BORDAS, Mérion ; NEVADO, R. A. ; CARVALHO, Marie Jane Soares . Curso de Licenciatura em Pedagogia: Anos Iniciais do Ensino Fundamental- modalidade EAD. 2004.

KESSLER,Carlos Henrique ; CECCIM, Ricardo Burg ; NEVADO, R. A. ; GANDIN, Luis Armando . Grupo de trabalho documentação e informação de atividades docentes : relatório. 1996.

ARAGON, R. . Educação a Distância: uma nova realidade. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARVALHO, Marie Jane Soares ; NEVADO, R. A. . Universidade Aberta. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NEVADO, R. A. . Produção de Objetos de Aprendizagem pela UFRGS. 2010. .

RELA, E. ; CARVALHO, Marie Jane Soares ; NEVADO, R. A. . Guia do estágio curricular e do trabalho de conclusão de curso. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

NEVADO, R. A. . FORMAÇÃO DE TUTORES PARA APOIO DOCENTE. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARVALHO, Marie Jane Soares ; NEVADO, R. A. . Considerações sobre a produção de materiais e aprendizagem. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folhas impressas de slides em PowerPoint).

CARVALHO, Marie Jane Soares ; NEVADO, R. A. ; BORDAS, Mérion . Guia do Tutor. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

NEVADO, R. A. ; CARVALHO, Marie Jane Soares ; BORDAS, Mérion . Guia do Professor. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

CARVALHO, Marie Jane Soares ; NEVADO, R. A. ; BORDAS, Mérion . Guia do aluno - Licenciatura em Pedagogia a Distância - Anos iniciais do Ensino Fundamental. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

CARVALHO, Marie Jane Soares ; NEVADO, R. A. . Considerações sobre a produção de materiais e aprendizagem. 2006. (Documento).

NEVADO, R. A. . Interdisciplina no Trabalho com Crianças e Adolescentes. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

NEVADO, R. A. ; CARVALHO, Marie Jane Soares ; BORDAS, Mérion . Currículo - Curso de Formação a Distância de Professores em Exercício na Rede Pública de Ensino. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material gráfico/visual).

BORDAS, Mérion ; NEVADO, R. A. ; CARVALHO, Marie Jane Soares . Princípios orientadores do projeto político-pedagógico. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folhas impressas de slides em PowerPoint).

CARVALHO, Marie Jane Soares ; NEVADO, R. A. . Estágio de apoio docente. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material gráfico/visual).

NEVADO, R. A. ; CARVALHO, Marie Jane Soares ; BORDAS, Mérion . Curso de Formação a Distância de Professores em Exercício na Rede Pública de Ensino. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folhas impressas de slides em PowerPoint).

CARVALHO, Marie Jane Soares ; NEVADO, R. A. . Arquiteturas Pedagógicas. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material gráfico/visual).

BORDAS, Mérion ; NEVADO, R. A. . Princípios orientadores do projeto político-pedagógico. 2005. (Documento).

NEVADO, R. A. . Curso de formação a distância de professores em exercício na Rede Pública de Ensino. 2005. (Documento).

NEVADO, R. A. . Currículo. 2005. (Documento).

NEVADO, R. A. . Estágio de apoio docente. 2005. (Documento).

CARVALHO, Marie Jane Soares ; NEVADO, R. A. . Arquiteturas Pedagógicas. 2005. (Documento).

NEVADO, R. A. . Conversando 2004 - Na Faced. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MAGDALENA, B. C. ; COSTA, I. E. T. ; NEVADO, R. A. . O ambiente TecLec : como se situa entre diferentes ambientes de educação na WEB?. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

NEVADO, R. A. . Ambientes Virtuais que potencializam as relações ensino-aprendizagem: ambientes virtuais de aprendizagem: do "ensino na rede" à "aprendizagem na rede". 2005.

NEVADO, R. A. . A Educação a Distância no Brasil. 2004 (Palestra) .

NEVADO, R. A. ; FAGUNDES, Léa da Cruz ; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo ; LOPES, D. Q. ; LINDAU, H. G. L. . O que é Globalização?. 2004 (Palestra) .

NEVADO, R. A. . Uma Experiência com a Pedagogia de Projetos de Aprendizagem nas Escolas Municipais de Porto Alegre. 2003 (Palestra) .

NEVADO, R. A. ; BASSO, Marcus Vinicius ; BITENCOURT, Juliano ; BRAUWER, Maicon . Tradução do Ambiente Virtual e-proinfo para a plataforma LINUX. 2001 (Ambiente Virtual de Aprendizagem) .

NEVADO, R. A. ; COSTA, I. ; MAGDALENA, B. . Ambiente TECLEC. 1998 (Ambiente Virtual de Aprendizagem) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    NALISE DE ARQUITETURAS PEDAGOGICAS VIVENCIADAS NA SEGUNDA EDICAO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFRGS NA MODALIDADE A DISTANCIA, Descrição: No período de 2014 a 2019 está sendo realizado na UFRGS a segunda edição de um Curso de Graduação em Pedagogia na modalidade a distância (PEAD), oferecido como Programa Especial de Graduação pela FACED no contexto da Universidade Aberta do Brasil(UAB). No decorrer do curso, desenvolvemos e vivenciamos estratégias pedagógicas buscando a construção de uma nova ecologia da aprendizagem (BROWN ,2001; JACKSON 2013), considerando a dispersão geográfica dos estudantes, as suas vivências na sala de aula (enquanto professores), a interação com a equipe formadora (professores e tutores) e a convivência diária com tecnologias digitais tanto em suas experiências pessoais quanto no contexto da formação. Neste projeto serão analisadas arquiteturas pedagógicas (Projetos de Aprendizagem e Reconstrução de trajetórias de Aprendizagem mediante análise de Portfólio), desenvolvidas no PEAD, considerando dois eixos: (1) o processo de construção de novos possíveis cognitivos por parte dos alunos-professores e o desenvolvimento da capacidade reflexiva; (2) as formas de intervenção dos docentes e tutores relacionadas a problematização dos processos construtivos dos alunos-professores. Para tanto, serão consideradas as produções dos diversos agentes envolvidos no curso, alunas-professoras, tutores e docente formador, e seus processos de interação nesta comunidade de aprendizagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Rosane Aragón - Coordenador / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Sávio Queiróz - Integrante / Gerson Luiz Millan - Integrante / Mariangela Kraemer kenz Ziede - Integrante / Cristtiane Pelissoli Cabral - Integrante / Lucicleide da Silva - Integrante / Aline Verardo Correa - Integrante / Muriel Lago - Integrante.

  • 2015 - 2019

    CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL E DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, Descrição: A pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Tecnologias Digitais na Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande Sul (PPGEDU/UFRGS) e tem como foco a análise das concepções e práticas pedagógicas dos cursos de Pedagogia a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A questão orientadora da investigação é ?Como as concepções de formação dos cursos de Pedagogia a Distância da UFRGS e da UFPel foram traduzidas em práticas pedagógicas?? O objetivo geral é compreender as concepções pedagógicas e práticas dos cursos de Pedagogia a Distância da UFRGS e da UFPel a partir da análise das publicações acadêmicas. Os objetivos específicos são identificar os modelos pedagógicos dos cursos de Pedagogia a Distância da UFRGS e UFPel a partir dos PPCs; interpretar, nas publicações dos cursos de Pedagogia a Distância da UFRGS e UFPel, a estrutura curricular, a articulação teoria-prática, os recursos e as estratégias de aprendizagem, a avaliação, a atuação e a formação dos sujeitos no processo e evidenciar de que maneira as reflexões sobre os cursos expõe os impactos desse modelo de formação. É utilizada a metodologia qualitativa na forma de estudo de caso. Os dados do estudo são as concepções e práticas pedagógicas registradas nas produções escritas e publicadas, principalmente nas categorias de artigos em periódicos, capítulos de livros, dissertações de mestrado, teses de doutorado e trabalhos de conclusão de curso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (4) . , Integrantes: Rosane Aragón - Coordenador / Ana Beatriz Michels - Integrante / Alexandre Ramos de Araujo - Integrante / Analisa Zorzi - Integrante / Luciana Boff Turchielo - Integrante / Gerson Luiz Millan - Integrante / Tais Barbosa - Integrante / Aline Correa Line - Integrante / Franciele Franceschini - Integrante / Taciana Moura - Integrante / Mariangela Ziede - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3

  • 2011 - 2012

    NOVOS POSSÍVEIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO NO ÂMBITO DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA, Descrição: Esta pesquisa insere-se no Programa de Pesquisa ?Arquiteturas Pedagógicas na Educação Superior? (ArqPEnSe) vinculado ao Núcleo de Estudos em Tecnologias Digitais (NETE) e a linha de pesquisa Educação a Distância A pesquisa aqui proposta pode ser considerada como uma continuidade dos estudos e experiências, desenvolvidas na UFRGS, desde 1986, sobre as possibilidades educativas do uso das tecnologias digitais e inovações nos ambientes de aprendizagem e modelos de formação de professores e, principalmente, da minha pesquisa realizada como tese de doutoramento, que tratou do estudo dos possíveis cognitivos na formação de professores em ambientes telemáticos, defendida em 2001, junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE/CINTED/UFRGS), porém agora buscando investigar como os professores-alunos do Curso de Graduação em Pedagogia- Licenciatura na modalidade a distância (PEAD) construíram novos idéias e práticas durante as suas vivências em um curso a distância caracterizado pela implementação de arquiteturas pedagógicas abertas, dentro de uma perspectiva de superação da fragmentação disciplinar ao operar com a proposição de articulação e de circulação dos saberes na direção de uma construção interdisciplinar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosane Aragón - Coordenador.

  • 2010 - 2015

    Arquiteturas Pedagógicas no Ensino Superior (ArqPEnSe), Descrição: O projeto tem como objetivo realizar investigações como foco em arquiteturas pedagógicas voltadas ao ensino e aprendizagem e desenvolvidas nas modalidades presencial e/ou a distância na Universidade. Para tanto, conta com uma equipe de pesquisadores formada por mestrandos e douturandos do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEDU, vinculados a linha de pesquisa "Educação a Distância", assim como pretende consolidar parcerias com pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Departamento de Psicologia e pesquisadores do Departamento de Informática da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O projeto também buscará novas parcerias com pesquisadores de outras universidades brasileiras e da Universidade DE Açores (Portugal), voltados para a pesquisa das arquiteturas pedagógicas. A questão central do estudo consiste em: "como planejar, implementar e avaliar arquiteturas pedagógicas para a promoção da aprendizagem presencial e a distância, em diferentes contextos do Ensino Superior?" Com vistas a elaboração de respostas a essa questão, as pesquisadoras elegeram quatro dimensões de análise: (1) Dimensão de análise teóricometodológica das arquiteturas; (2) Dimensão da avaliação; dos impactos das arquiteturas na aprendizagem, em diferentes espaços de docência; (3) Dimensão da análise tecnológica: Planejamento e implementação de ambientes e ferramentas de apoio e (4) Dimensão de análise das interações grupais e intervenções docentes. O projeto fundamenta-se teórica e metodologicamente no campo de estudos das arquiteturas pedagógicas, no conceito de aprendizagem com base construtivista e interacionista e no estudo de caso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) . , Integrantes: Rosane Aragón - Coordenador / Mérion Bordas - Integrante / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Orivaldo de Lira Tavares - Integrante / Mariangela Lenz Ziede - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2006 - Atual

    Currículo, Pesquisa e Inovação Pedagógica em Educação a Distância, Descrição: : Objetivo Desenvolver, experimentar e disseminar modelos e protótipos de inovação curricular desenvolvidos para a Educação a Distância. A motivação é um desafio em que propomos pensar como fazer educação de qualidade em que a equação entre presença e distância é da ordem de 25% presencial para 75% via ambiente informatizado com apoio de estagilocais, na sede, e tutores nos pólos onde residem os estudantes do curso. Este projeto abrange pesquisas inter-relacionadas que aprofundam o aspecto da educação com o uso das novas tecnologias da informação e da comunicação. O projeto tem em vista: 1. Desenvolvimento de arquiteturas pedagógicas voltadas à Educação a Distância; 2. Análise do impacto na aprendizagem ao se usar objetos educacionais na aprendizagem; 3. Estudo das práticas identitárias nos cenários que envolvem a Internet; 4. Estudo das práticas pedagógicas de professores no uso das novas tecnologias e análise de seus efeitos na aprendizagem dos estudantes e nos modos de se aprender; Metodologia 1. Proposição de modelos fortemente sustentados em concepções de aprendizagem aberta; 2. Formação de professores e tutores para o uso e aperfeiçoamento dos modelos e protótipos; 3. Aplicação de questionário junto aos estudantes e tutores que vivem os modelos e protótipos pedagógicos; 4. Desenvolvimento de parâmetros de impacto pedagógico junto aos estudantes nas escolas onde atuam os professores/estudantes do Curso de Pedagogia a Distância - visibilidade da abrangância do modelo pedgógico e sua incidência na aprendizagem dos estudantes nas escolas; 5. Entrevista com uma amostra dos tutores sobre como os professores/estudantes desenvolvem sua aprendizagem a partir dos modelos e protótipos aplicados; 6. Protocolode acompanhamento pelos tutores sobre a incidência dos modelos pedagógicos na aprendizagem dos estudantes do curso; 7. Análise de sites e formas abertas de geração e manutenção de comunidades na internet;. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Marie Jane Soares Carvalho - Coordenador / Nádie Christina Ferreira Machado - Integrante / Mary Lúcia Pedroso Konrach - Integrante / Karla Marques Rocha - Integrante / Eliana Rela - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 3

  • 2005 - 2011

    PEAD - Produção de Materiais Pedagógicos para o Curso de Pedagogia a Distância - Séries iniciais do ensino básico, Descrição: roduzir e finalizar material didático para o desenvolvimento do curso de Pedagogia para séries iniciais do ensino fundamental na modalidade EAD, através do convênio 18/2004 MEC/SEED/UFRGS. Para tanto, faz-se necessário a realização dos seguintes objetivos específicos: 1) Qualificar professores da FACED/UFRGS, visando a implementação de curso de Pedagogia utilizando os recursos das TICs; 2) Qualificar estudantes de Cursos de Pós-graduação da UFRGS e outras universidades na função de estagiários da sede e dos pólos (tutoria); 3) Criar uma cultura de redes cooperativistas entre universidades e escola a partir do uso de novas tecnologias de comunicação e informação na formação de professores para atuarem nas séries iniciais; 4) Qualificar professores para o trabalho de gestão de inovação na Universidade e nas escolas públicas que atendem às séries iniciais do Ensino Fundamental; 5) Desenvolver modelos de aprendizagem cooperativa que privilegiem o trabalho com projetos interdisciplinares; 6) Melhorar a prática dos professores mediante a avaliação crítica de métodos educacionais e uso de recursos de interação e de comunicação disponibilizados; 7) Fornecer subsídios às pesquisas em tecnologias na educação vinculadas a projetos pedagógicos, estimulando, dessa forma, o desenvolvimento da referida área; 8) Desenvolver estudos e pesquisas sobre questões do uso da tecnologia visando contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica priorizando o ensino público;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (4) . , Integrantes: Rosane Aragón - Coordenador / Mérion Bordas - Integrante / Marie Jane Soares Carvalho - Integrante / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Alexandre Ramos Araújo - Integrante / Ana Lúcia Duarte Ferreira - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Outra., Número de produções C, T & A: 7

  • 1998 - 2000

    Educação à Distância: Ciência e Tecnologia, Descrição: O projeto Educação a Distância em Ciência e Tecnologia foi desenvolvido em vários estados brasileiros sob a coordenação e assessoria da equipe de pesquisadores do LEC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Coordenador / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Beatriz Magdalena - Integrante / Iris tempel Costa - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2004 - 2006

    AMADIS- Ambiente de Apoio a Pedagogia de Projetos, Descrição: Construção de um Software Livre, para possibilitar o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem através da Internet . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Rosa Vicari - Integrante / Marcus Vinicius de Azevedo Basso - Coordenador / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Davidson Cury - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Junior - Integrante / Ricardo de Almeida Falbo - Integrante / Orivaldo de Lira Tavares - Integrante., Financiador(es): Auxílio financeiro / Universidade Federal do Espírito Santo - Cooperação / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores, Descrição: Desde 1998 três centros no Brasil (UNICAMP, UFRGS e PUCSP) têm trabalhado na área de formação de educadores - presencial e a distância - para o uso da informática na sala de aula. Essa experiência tem gerado o desenvolvimento de metodologias voltadas à formação de educadores a distância e produtos diversificados tais como ambientes de EAD, software, publicações impressas e eletrônicas - livros, artigos, sites. A partir de 1999 o Brasil deu início a atividades internacionais com 17 países da América Latina e Caribe com o objetivo de compartilhar os estudos e produtos desenvolvidos. No ano 2000 foram consolidadas parcerias interamericanas, especialmente com Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela, por meio de ações específicas como cursos a distância, estágios nas instituições parceiras e trocas de experiências. Como decorrência natural do estreitamento das relações construídas com estes países, tornou-se relevante o desenvolvimento de um "Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária de Formação de Educadores", com o objetivo de intensificar a realização de cursos de formação a distância e democratizar os recursos tecnológicos no contexto latino-americano, com vistas a minimizar os efeitos da exclusão tecnológica. Além disso, busca a integração e o compartilhamento dos resultados das pesquisas desenvolvidas sobre temáticas variadas, tais como Educação a distância, Desenvolvimento de Ambientes computacionais para EAD, Formação de Educadores via Telemática, Metodologias de formação e fundamentações teóricas, Uso e desenvolvimento de tecnologias de interação e comunicação em contextos educacionais, entre outras. A criação deste Centro Virtual contribui para: Dar visibilidade ao que cada centro de pesquisa tem realizado e aos resultados obtidos. Divulgar propostas de formação de educadores via telemática. Otimizar o intercâmbio sobre novas metodologias na formação profissional e a troca de experiências sócio-culturais . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Juliano Bittencourt - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Maicon Brauwer - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Campinas - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2001

    Rede telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, Descrição: O projeto Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, desenvolvido em 2000 - 2001, envolveu, além do Brasil, os seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela. O objetivo principal desse projeto foi usar recursos telemáticos para formar professores, administradores, pesquisadores e membros da comunidade escolar visando a: Implantação da informática na educação. Promoção de mudanças pedagógicas e de gestão na escola. Integração da comunidade da escola com o intuito de propiciar condições para a formação permanente e qualificada, a formação de valores, a construção da autonomia da escola e dos seus integrantes, a diminuição da violência e conseqüentemente a construção da paz. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Lé da Cruz Fagundes - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2000

    Projeto COMPETEC, Descrição: O projeto em pauta propõe-se a implementar e/ou consolidar, no âmbito da universidade, um conjunto de ações orientadas para a melhoria do ensino, utilizando as tecnologias da informação e da comunicação. Esta proposta será viabilizada pelo estabelecimento de parcerias entre Faculdade de Educação, Instituto de Psicologia, Departamento de Engenharia Mecânica e Instituto de Informática. As ações previstas, em sendo objeto de acompanhamento sistemático e avaliação orientadas por um referencial teórico comum, sobre aprendizagem e usos criativos das tecnologias da informação e da comunicação, serão orientadas para a construção conjunta de novos modelos teórico-metodológicos que sustentem as inovações pretendidas para a qualificação do ensino superior. A médio prazo, essas ações conjuntas, resultando da interação de grupos de pesquisadores oriundo de diversas áreas do conhecimento, gerarão um acervo de experiências, pesquisas e estudos interdisciplinares capazes de dar suporte a criação do Centro de Estudos Interdisciplinares dentro da UFRGS. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Mérion Bordas - Coordenador / Sérgio Franco - Integrante / Patrícia Behar - Integrante / Rosa Vicari - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2000

    Profissionalização de Docentes e Administradores da Educação. OEA/NIED/LEC-UFRGS, Descrição: O projeto "A profissionalização de Docentes e Administração da Educação", desenvolvido no período 1999 - 2000, resultou dos intercâmbios promovidos no projeto anterior. Foi um projeto multilateral com a participação de 16 países da América Latina e Caribe, além do Brasil. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Beatriz Magdalena - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Iris tempel Costa - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 1999

    Projeto de Formação Multilateral de Professores, via telemática/OEA., Descrição: O Projeto "Formação de Professores Via Telemática" foi desenvolvido no período 1998 1999, como um projeto nacional, envolvendo dois centros de pesquisa de universidades brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por intermédio do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por intermédio do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC). . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / José Armando Valente - Coordenador., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2006

    AMADIS- Ambiente de Apoio a Pedagogia de Projetos, Descrição: Construção de um Software Livre, para possibilitar o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem através da Internet . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Rosa Vicari - Integrante / Marcus Vinicius de Azevedo Basso - Coordenador / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Davidson Cury - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Junior - Integrante / Ricardo de Almeida Falbo - Integrante / Orivaldo de Lira Tavares - Integrante., Financiador(es): Auxílio financeiro / Universidade Federal do Espírito Santo - Cooperação / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores, Descrição: Desde 1998 três centros no Brasil (UNICAMP, UFRGS e PUCSP) têm trabalhado na área de formação de educadores - presencial e a distância - para o uso da informática na sala de aula. Essa experiência tem gerado o desenvolvimento de metodologias voltadas à formação de educadores a distância e produtos diversificados tais como ambientes de EAD, software, publicações impressas e eletrônicas - livros, artigos, sites. A partir de 1999 o Brasil deu início a atividades internacionais com 17 países da América Latina e Caribe com o objetivo de compartilhar os estudos e produtos desenvolvidos. No ano 2000 foram consolidadas parcerias interamericanas, especialmente com Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela, por meio de ações específicas como cursos a distância, estágios nas instituições parceiras e trocas de experiências. Como decorrência natural do estreitamento das relações construídas com estes países, tornou-se relevante o desenvolvimento de um "Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária de Formação de Educadores", com o objetivo de intensificar a realização de cursos de formação a distância e democratizar os recursos tecnológicos no contexto latino-americano, com vistas a minimizar os efeitos da exclusão tecnológica. Além disso, busca a integração e o compartilhamento dos resultados das pesquisas desenvolvidas sobre temáticas variadas, tais como Educação a distância, Desenvolvimento de Ambientes computacionais para EAD, Formação de Educadores via Telemática, Metodologias de formação e fundamentações teóricas, Uso e desenvolvimento de tecnologias de interação e comunicação em contextos educacionais, entre outras. A criação deste Centro Virtual contribui para: Dar visibilidade ao que cada centro de pesquisa tem realizado e aos resultados obtidos. Divulgar propostas de formação de educadores via telemática. Otimizar o intercâmbio sobre novas metodologias na formação profissional e a troca de experiências sócio-culturais . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Juliano Bittencourt - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Maicon Brauwer - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Campinas - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2001

    Rede telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, Descrição: O projeto Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, desenvolvido em 2000 - 2001, envolveu, além do Brasil, os seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela. O objetivo principal desse projeto foi usar recursos telemáticos para formar professores, administradores, pesquisadores e membros da comunidade escolar visando a: Implantação da informática na educação. Promoção de mudanças pedagógicas e de gestão na escola. Integração da comunidade da escola com o intuito de propiciar condições para a formação permanente e qualificada, a formação de valores, a construção da autonomia da escola e dos seus integrantes, a diminuição da violência e conseqüentemente a construção da paz. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Lé da Cruz Fagundes - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2000

    Projeto COMPETEC, Descrição: O projeto em pauta propõe-se a implementar e/ou consolidar, no âmbito da universidade, um conjunto de ações orientadas para a melhoria do ensino, utilizando as tecnologias da informação e da comunicação. Esta proposta será viabilizada pelo estabelecimento de parcerias entre Faculdade de Educação, Instituto de Psicologia, Departamento de Engenharia Mecânica e Instituto de Informática. As ações previstas, em sendo objeto de acompanhamento sistemático e avaliação orientadas por um referencial teórico comum, sobre aprendizagem e usos criativos das tecnologias da informação e da comunicação, serão orientadas para a construção conjunta de novos modelos teórico-metodológicos que sustentem as inovações pretendidas para a qualificação do ensino superior. A médio prazo, essas ações conjuntas, resultando da interação de grupos de pesquisadores oriundo de diversas áreas do conhecimento, gerarão um acervo de experiências, pesquisas e estudos interdisciplinares capazes de dar suporte a criação do Centro de Estudos Interdisciplinares dentro da UFRGS. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Mérion Bordas - Coordenador / Sérgio Franco - Integrante / Patrícia Behar - Integrante / Rosa Vicari - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2000

    Profissionalização de Docentes e Administradores da Educação. OEA/NIED/LEC-UFRGS, Descrição: O projeto "A profissionalização de Docentes e Administração da Educação", desenvolvido no período 1999 - 2000, resultou dos intercâmbios promovidos no projeto anterior. Foi um projeto multilateral com a participação de 16 países da América Latina e Caribe, além do Brasil. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Beatriz Magdalena - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Iris tempel Costa - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 1999

    Projeto de Formação Multilateral de Professores, via telemática/OEA., Descrição: O Projeto "Formação de Professores Via Telemática" foi desenvolvido no período 1998 1999, como um projeto nacional, envolvendo dois centros de pesquisa de universidades brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por intermédio do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por intermédio do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC). . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / José Armando Valente - Coordenador., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2006

    AMADIS- Ambiente de Apoio a Pedagogia de Projetos, Descrição: Construção de um Software Livre, para possibilitar o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem através da Internet . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Rosa Vicari - Integrante / Marcus Vinicius de Azevedo Basso - Coordenador / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Davidson Cury - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Junior - Integrante / Ricardo de Almeida Falbo - Integrante / Orivaldo de Lira Tavares - Integrante., Financiador(es): Auxílio financeiro / Universidade Federal do Espírito Santo - Cooperação / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores, Descrição: Desde 1998 três centros no Brasil (UNICAMP, UFRGS e PUCSP) têm trabalhado na área de formação de educadores - presencial e a distância - para o uso da informática na sala de aula. Essa experiência tem gerado o desenvolvimento de metodologias voltadas à formação de educadores a distância e produtos diversificados tais como ambientes de EAD, software, publicações impressas e eletrônicas - livros, artigos, sites. A partir de 1999 o Brasil deu início a atividades internacionais com 17 países da América Latina e Caribe com o objetivo de compartilhar os estudos e produtos desenvolvidos. No ano 2000 foram consolidadas parcerias interamericanas, especialmente com Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela, por meio de ações específicas como cursos a distância, estágios nas instituições parceiras e trocas de experiências. Como decorrência natural do estreitamento das relações construídas com estes países, tornou-se relevante o desenvolvimento de um "Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária de Formação de Educadores", com o objetivo de intensificar a realização de cursos de formação a distância e democratizar os recursos tecnológicos no contexto latino-americano, com vistas a minimizar os efeitos da exclusão tecnológica. Além disso, busca a integração e o compartilhamento dos resultados das pesquisas desenvolvidas sobre temáticas variadas, tais como Educação a distância, Desenvolvimento de Ambientes computacionais para EAD, Formação de Educadores via Telemática, Metodologias de formação e fundamentações teóricas, Uso e desenvolvimento de tecnologias de interação e comunicação em contextos educacionais, entre outras. A criação deste Centro Virtual contribui para: Dar visibilidade ao que cada centro de pesquisa tem realizado e aos resultados obtidos. Divulgar propostas de formação de educadores via telemática. Otimizar o intercâmbio sobre novas metodologias na formação profissional e a troca de experiências sócio-culturais . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Juliano Bittencourt - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Maicon Brauwer - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Campinas - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2001

    Rede telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, Descrição: O projeto Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, desenvolvido em 2000 - 2001, envolveu, além do Brasil, os seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela. O objetivo principal desse projeto foi usar recursos telemáticos para formar professores, administradores, pesquisadores e membros da comunidade escolar visando a: Implantação da informática na educação. Promoção de mudanças pedagógicas e de gestão na escola. Integração da comunidade da escola com o intuito de propiciar condições para a formação permanente e qualificada, a formação de valores, a construção da autonomia da escola e dos seus integrantes, a diminuição da violência e conseqüentemente a construção da paz. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Lé da Cruz Fagundes - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2000

    Projeto COMPETEC, Descrição: O projeto em pauta propõe-se a implementar e/ou consolidar, no âmbito da universidade, um conjunto de ações orientadas para a melhoria do ensino, utilizando as tecnologias da informação e da comunicação. Esta proposta será viabilizada pelo estabelecimento de parcerias entre Faculdade de Educação, Instituto de Psicologia, Departamento de Engenharia Mecânica e Instituto de Informática. As ações previstas, em sendo objeto de acompanhamento sistemático e avaliação orientadas por um referencial teórico comum, sobre aprendizagem e usos criativos das tecnologias da informação e da comunicação, serão orientadas para a construção conjunta de novos modelos teórico-metodológicos que sustentem as inovações pretendidas para a qualificação do ensino superior. A médio prazo, essas ações conjuntas, resultando da interação de grupos de pesquisadores oriundo de diversas áreas do conhecimento, gerarão um acervo de experiências, pesquisas e estudos interdisciplinares capazes de dar suporte a criação do Centro de Estudos Interdisciplinares dentro da UFRGS. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Mérion Bordas - Coordenador / Sérgio Franco - Integrante / Patrícia Behar - Integrante / Rosa Vicari - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2000

    Profissionalização de Docentes e Administradores da Educação. OEA/NIED/LEC-UFRGS, Descrição: O projeto "A profissionalização de Docentes e Administração da Educação", desenvolvido no período 1999 - 2000, resultou dos intercâmbios promovidos no projeto anterior. Foi um projeto multilateral com a participação de 16 países da América Latina e Caribe, além do Brasil. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Beatriz Magdalena - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Iris tempel Costa - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 1999

    Projeto de Formação Multilateral de Professores, via telemática/OEA., Descrição: O Projeto "Formação de Professores Via Telemática" foi desenvolvido no período 1998 1999, como um projeto nacional, envolvendo dois centros de pesquisa de universidades brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por intermédio do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por intermédio do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC). . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / José Armando Valente - Coordenador., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2006

    AMADIS- Ambiente de Apoio a Pedagogia de Projetos, Descrição: Construção de um Software Livre, para possibilitar o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem através da Internet. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Rosa Vicari - Integrante / Marcus Vinicius de Azevedo Basso - Coordenador / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Davidson Cury - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Junior - Integrante / Ricardo de Almeida Falbo - Integrante / Orivaldo de Lira Tavares - Integrante., Financiador(es): Auxílio financeiro / Universidade Federal do Espírito Santo - Cooperação / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores, Descrição: Desde 1998 três centros no Brasil (UNICAMP, UFRGS e PUCSP) têm trabalhado na área de formação de educadores - presencial e a distância - para o uso da informática na sala de aula. Essa experiência tem gerado o desenvolvimento de metodologias voltadas à formação de educadores a distância e produtos diversificados tais como ambientes de EAD, software, publicações impressas e eletrônicas - livros, artigos, sites. A partir de 1999 o Brasil deu início a atividades internacionais com 17 países da América Latina e Caribe com o objetivo de compartilhar os estudos e produtos desenvolvidos. No ano 2000 foram consolidadas parcerias interamericanas, especialmente com Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela, por meio de ações específicas como cursos a distância, estágios nas instituições parceiras e trocas de experiências. Como decorrência natural do estreitamento das relações construídas com estes países, tornou-se relevante o desenvolvimento de um "Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária de Formação de Educadores", com o objetivo de intensificar a realização de cursos de formação a distância e democratizar os recursos tecnológicos no contexto latino-americano, com vistas a minimizar os efeitos da exclusão tecnológica. Além disso, busca a integração e o compartilhamento dos resultados das pesquisas desenvolvidas sobre temáticas variadas, tais como Educação a distância, Desenvolvimento de Ambientes computacionais para EAD, Formação de Educadores via Telemática, Metodologias de formação e fundamentações teóricas, Uso e desenvolvimento de tecnologias de interação e comunicação em contextos educacionais, entre outras. A criação deste Centro Virtual contribui para: Dar visibilidade ao que cada centro de pesquisa tem realizado e aos resultados obtidos. Divulgar propostas de formação de educadores via telemática. Otimizar o intercâmbio sobre novas metodologias na formação profissional e a troca de experiências sócio-culturais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Juliano Bittencourt - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Maicon Brauwer - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Cooperação / Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2001

    Rede telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, Descrição: O projeto Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, desenvolvido em 2000 - 2001, envolveu, além do Brasil, os seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela. O objetivo principal desse projeto foi usar recursos telemáticos para formar professores, administradores, pesquisadores e membros da comunidade escolar visando a: Implantação da informática na educação. Promoção de mudanças pedagógicas e de gestão na escola. Integração da comunidade da escola com o intuito de propiciar condições para a formação permanente e qualificada, a formação de valores, a construção da autonomia da escola e dos seus integrantes, a diminuição da violência e conseqüentemente a construção da paz.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Lé da Cruz Fagundes - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2000

    Projeto COMPETEC, Descrição: O projeto em pauta propõe-se a implementar e/ou consolidar, no âmbito da universidade, um conjunto de ações orientadas para a melhoria do ensino, utilizando as tecnologias da informação e da comunicação. Esta proposta será viabilizada pelo estabelecimento de parcerias entre Faculdade de Educação, Instituto de Psicologia, Departamento de Engenharia Mecânica e Instituto de Informática. As ações previstas, em sendo objeto de acompanhamento sistemático e avaliação orientadas por um referencial teórico comum, sobre aprendizagem e usos criativos das tecnologias da informação e da comunicação, serão orientadas para a construção conjunta de novos modelos teórico-metodológicos que sustentem as inovações pretendidas para a qualificação do ensino superior. A médio prazo, essas ações conjuntas, resultando da interação de grupos de pesquisadores oriundo de diversas áreas do conhecimento, gerarão um acervo de experiências, pesquisas e estudos interdisciplinares capazes de dar suporte a criação do Centro de Estudos Interdisciplinares dentro da UFRGS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Mérion Bordas - Coordenador / Sérgio Franco - Integrante / Patrícia Behar - Integrante / Rosa Vicari - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2000

    Profissionalização de Docentes e Administradores da Educação. OEA/NIED/LEC-UFRGS, Descrição: O projeto "A profissionalização de Docentes e Administração da Educação", desenvolvido no período 1999 - 2000, resultou dos intercâmbios promovidos no projeto anterior. Foi um projeto multilateral com a participação de 16 países da América Latina e Caribe, além do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Beatriz Magdalena - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Iris tempel Costa - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 1999

    Projeto de Formação Multilateral de Professores, via telemática/OEA., Descrição: O Projeto "Formação de Professores Via Telemática" foi desenvolvido no período 1998 ? 1999, como um projeto nacional, envolvendo dois centros de pesquisa de universidades brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por intermédio do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por intermédio do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / José Armando Valente - Coordenador., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2006

    AMADIS- Ambiente de Apoio a Pedagogia de Projetos, Descrição: Construção de um Software Livre, para possibilitar o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem através da Internet. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Rosa Vicari - Integrante / Marcus Vinicius de Azevedo Basso - Coordenador / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Davidson Cury - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Junior - Integrante / Ricardo de Almeida Falbo - Integrante / Orivaldo de Lira Tavares - Integrante., Financiador(es): Auxílio financeiro / Universidade Federal do Espírito Santo - Cooperação / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores, Descrição: Desde 1998 três centros no Brasil (UNICAMP, UFRGS e PUCSP) têm trabalhado na área de formação de educadores - presencial e a distância - para o uso da informática na sala de aula. Essa experiência tem gerado o desenvolvimento de metodologias voltadas à formação de educadores a distância e produtos diversificados tais como ambientes de EAD, software, publicações impressas e eletrônicas - livros, artigos, sites. A partir de 1999 o Brasil deu início a atividades internacionais com 17 países da América Latina e Caribe com o objetivo de compartilhar os estudos e produtos desenvolvidos. No ano 2000 foram consolidadas parcerias interamericanas, especialmente com Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela, por meio de ações específicas como cursos a distância, estágios nas instituições parceiras e trocas de experiências. Como decorrência natural do estreitamento das relações construídas com estes países, tornou-se relevante o desenvolvimento de um "Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária de Formação de Educadores", com o objetivo de intensificar a realização de cursos de formação a distância e democratizar os recursos tecnológicos no contexto latino-americano, com vistas a minimizar os efeitos da exclusão tecnológica. Além disso, busca a integração e o compartilhamento dos resultados das pesquisas desenvolvidas sobre temáticas variadas, tais como Educação a distância, Desenvolvimento de Ambientes computacionais para EAD, Formação de Educadores via Telemática, Metodologias de formação e fundamentações teóricas, Uso e desenvolvimento de tecnologias de interação e comunicação em contextos educacionais, entre outras. A criação deste Centro Virtual contribui para: Dar visibilidade ao que cada centro de pesquisa tem realizado e aos resultados obtidos. Divulgar propostas de formação de educadores via telemática. Otimizar o intercâmbio sobre novas metodologias na formação profissional e a troca de experiências sócio-culturais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Juliano Bittencourt - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Maicon Brauwer - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Campinas - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2001

    Rede telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, Descrição: O projeto Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, desenvolvido em 2000 - 2001, envolveu, além do Brasil, os seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela. O objetivo principal desse projeto foi usar recursos telemáticos para formar professores, administradores, pesquisadores e membros da comunidade escolar visando a: Implantação da informática na educação. Promoção de mudanças pedagógicas e de gestão na escola. Integração da comunidade da escola com o intuito de propiciar condições para a formação permanente e qualificada, a formação de valores, a construção da autonomia da escola e dos seus integrantes, a diminuição da violência e conseqüentemente a construção da paz.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Lé da Cruz Fagundes - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2000

    Projeto COMPETEC, Descrição: O projeto em pauta propõe-se a implementar e/ou consolidar, no âmbito da universidade, um conjunto de ações orientadas para a melhoria do ensino, utilizando as tecnologias da informação e da comunicação. Esta proposta será viabilizada pelo estabelecimento de parcerias entre Faculdade de Educação, Instituto de Psicologia, Departamento de Engenharia Mecânica e Instituto de Informática. As ações previstas, em sendo objeto de acompanhamento sistemático e avaliação orientadas por um referencial teórico comum, sobre aprendizagem e usos criativos das tecnologias da informação e da comunicação, serão orientadas para a construção conjunta de novos modelos teórico-metodológicos que sustentem as inovações pretendidas para a qualificação do ensino superior. A médio prazo, essas ações conjuntas, resultando da interação de grupos de pesquisadores oriundo de diversas áreas do conhecimento, gerarão um acervo de experiências, pesquisas e estudos interdisciplinares capazes de dar suporte a criação do Centro de Estudos Interdisciplinares dentro da UFRGS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Mérion Bordas - Coordenador / Sérgio Franco - Integrante / Patrícia Behar - Integrante / Rosa Vicari - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2000

    Profissionalização de Docentes e Administradores da Educação. OEA/NIED/LEC-UFRGS, Descrição: O projeto "A profissionalização de Docentes e Administração da Educação", desenvolvido no período 1999 - 2000, resultou dos intercâmbios promovidos no projeto anterior. Foi um projeto multilateral com a participação de 16 países da América Latina e Caribe, além do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Beatriz Magdalena - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Iris tempel Costa - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 1999

    Projeto de Formação Multilateral de Professores, via telemática/OEA., Descrição: O Projeto "Formação de Professores Via Telemática" foi desenvolvido no período 1998 ? 1999, como um projeto nacional, envolvendo dois centros de pesquisa de universidades brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por intermédio do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por intermédio do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / José Armando Valente - Coordenador., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2006

    AMADIS- Ambiente de Apoio a Pedagogia de Projetos, Descrição: Construção de um Software Livre, para possibilitar o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem através da Internet. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Rosa Vicari - Integrante / Marcus Vinicius de Azevedo Basso - Coordenador / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Davidson Cury - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Junior - Integrante / Ricardo de Almeida Falbo - Integrante / Orivaldo de Lira Tavares - Integrante., Financiador(es): Auxílio financeiro / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Espírito Santo - Cooperação.

  • 2001 - 2002

    Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores, Descrição: Desde 1998 três centros no Brasil (UNICAMP, UFRGS e PUCSP) têm trabalhado na área de formação de educadores - presencial e a distância - para o uso da informática na sala de aula. Essa experiência tem gerado o desenvolvimento de metodologias voltadas à formação de educadores a distância e produtos diversificados tais como ambientes de EAD, software, publicações impressas e eletrônicas - livros, artigos, sites. A partir de 1999 o Brasil deu início a atividades internacionais com 17 países da América Latina e Caribe com o objetivo de compartilhar os estudos e produtos desenvolvidos. No ano 2000 foram consolidadas parcerias interamericanas, especialmente com Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela, por meio de ações específicas como cursos a distância, estágios nas instituições parceiras e trocas de experiências. Como decorrência natural do estreitamento das relações construídas com estes países, tornou-se relevante o desenvolvimento de um "Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária de Formação de Educadores", com o objetivo de intensificar a realização de cursos de formação a distância e democratizar os recursos tecnológicos no contexto latino-americano, com vistas a minimizar os efeitos da exclusão tecnológica. Além disso, busca a integração e o compartilhamento dos resultados das pesquisas desenvolvidas sobre temáticas variadas, tais como Educação a distância, Desenvolvimento de Ambientes computacionais para EAD, Formação de Educadores via Telemática, Metodologias de formação e fundamentações teóricas, Uso e desenvolvimento de tecnologias de interação e comunicação em contextos educacionais, entre outras. A criação deste Centro Virtual contribui para: Dar visibilidade ao que cada centro de pesquisa tem realizado e aos resultados obtidos. Divulgar propostas de formação de educadores via telemática. Otimizar o intercâmbio sobre novas metodologias na formação profissional e a troca de experiências sócio-culturais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Juliano Bittencourt - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Maicon Brauwer - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Cooperação / Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2001

    Rede telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, Descrição: O projeto Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, desenvolvido em 2000 - 2001, envolveu, além do Brasil, os seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela. O objetivo principal desse projeto foi usar recursos telemáticos para formar professores, administradores, pesquisadores e membros da comunidade escolar visando a: Implantação da informática na educação. Promoção de mudanças pedagógicas e de gestão na escola. Integração da comunidade da escola com o intuito de propiciar condições para a formação permanente e qualificada, a formação de valores, a construção da autonomia da escola e dos seus integrantes, a diminuição da violência e conseqüentemente a construção da paz.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Lé da Cruz Fagundes - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2000

    Projeto COMPETEC, Descrição: O projeto em pauta propõe-se a implementar e/ou consolidar, no âmbito da universidade, um conjunto de ações orientadas para a melhoria do ensino, utilizando as tecnologias da informação e da comunicação. Esta proposta será viabilizada pelo estabelecimento de parcerias entre Faculdade de Educação, Instituto de Psicologia, Departamento de Engenharia Mecânica e Instituto de Informática. As ações previstas, em sendo objeto de acompanhamento sistemático e avaliação orientadas por um referencial teórico comum, sobre aprendizagem e usos criativos das tecnologias da informação e da comunicação, serão orientadas para a construção conjunta de novos modelos teórico-metodológicos que sustentem as inovações pretendidas para a qualificação do ensino superior. A médio prazo, essas ações conjuntas, resultando da interação de grupos de pesquisadores oriundo de diversas áreas do conhecimento, gerarão um acervo de experiências, pesquisas e estudos interdisciplinares capazes de dar suporte a criação do Centro de Estudos Interdisciplinares dentro da UFRGS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Mérion Bordas - Coordenador / Sérgio Franco - Integrante / Patrícia Behar - Integrante / Rosa Vicari - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2000

    Profissionalização de Docentes e Administradores da Educação. OEA/NIED/LEC-UFRGS, Descrição: O projeto "A profissionalização de Docentes e Administração da Educação", desenvolvido no período 1999 - 2000, resultou dos intercâmbios promovidos no projeto anterior. Foi um projeto multilateral com a participação de 16 países da América Latina e Caribe, além do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Beatriz Magdalena - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Iris tempel Costa - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 1999

    Projeto de Formação Multilateral de Professores, via telemática/OEA., Descrição: O Projeto "Formação de Professores Via Telemática" foi desenvolvido no período 1998 ? 1999, como um projeto nacional, envolvendo dois centros de pesquisa de universidades brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por intermédio do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por intermédio do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / José Armando Valente - Coordenador., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2006

    AMADIS- Ambiente de Apoio a Pedagogia de Projetos, Descrição: Construção de um Software Livre, para possibilitar o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem através da Internet. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Rosa Vicari - Integrante / Marcus Vinicius de Azevedo Basso - Coordenador / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Davidson Cury - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Junior - Integrante / Ricardo de Almeida Falbo - Integrante / Orivaldo de Lira Tavares - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo - Cooperação / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores, Descrição: Desde 1998 três centros no Brasil (UNICAMP, UFRGS e PUCSP) têm trabalhado na área de formação de educadores - presencial e a distância - para o uso da informática na sala de aula. Essa experiência tem gerado o desenvolvimento de metodologias voltadas à formação de educadores a distância e produtos diversificados tais como ambientes de EAD, software, publicações impressas e eletrônicas - livros, artigos, sites. A partir de 1999 o Brasil deu início a atividades internacionais com 17 países da América Latina e Caribe com o objetivo de compartilhar os estudos e produtos desenvolvidos. No ano 2000 foram consolidadas parcerias interamericanas, especialmente com Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela, por meio de ações específicas como cursos a distância, estágios nas instituições parceiras e trocas de experiências. Como decorrência natural do estreitamento das relações construídas com estes países, tornou-se relevante o desenvolvimento de um "Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária de Formação de Educadores", com o objetivo de intensificar a realização de cursos de formação a distância e democratizar os recursos tecnológicos no contexto latino-americano, com vistas a minimizar os efeitos da exclusão tecnológica. Além disso, busca a integração e o compartilhamento dos resultados das pesquisas desenvolvidas sobre temáticas variadas, tais como Educação a distância, Desenvolvimento de Ambientes computacionais para EAD, Formação de Educadores via Telemática, Metodologias de formação e fundamentações teóricas, Uso e desenvolvimento de tecnologias de interação e comunicação em contextos educacionais, entre outras. A criação deste Centro Virtual contribui para: Dar visibilidade ao que cada centro de pesquisa tem realizado e aos resultados obtidos. Divulgar propostas de formação de educadores via telemática. Otimizar o intercâmbio sobre novas metodologias na formação profissional e a troca de experiências sócio-culturais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Juliano Bittencourt - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Maicon Brauwer - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Cooperação / Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2001

    Rede telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, Descrição: O projeto Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, desenvolvido em 2000 - 2001, envolveu, além do Brasil, os seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela. O objetivo principal desse projeto foi usar recursos telemáticos para formar professores, administradores, pesquisadores e membros da comunidade escolar visando a: Implantação da informática na educação. Promoção de mudanças pedagógicas e de gestão na escola. Integração da comunidade da escola com o intuito de propiciar condições para a formação permanente e qualificada, a formação de valores, a construção da autonomia da escola e dos seus integrantes, a diminuição da violência e conseqüentemente a construção da paz.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Lé da Cruz Fagundes - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2000

    Projeto COMPETEC, Descrição: O projeto em pauta propõe-se a implementar e/ou consolidar, no âmbito da universidade, um conjunto de ações orientadas para a melhoria do ensino, utilizando as tecnologias da informação e da comunicação. Esta proposta será viabilizada pelo estabelecimento de parcerias entre Faculdade de Educação, Instituto de Psicologia, Departamento de Engenharia Mecânica e Instituto de Informática. As ações previstas, em sendo objeto de acompanhamento sistemático e avaliação orientadas por um referencial teórico comum, sobre aprendizagem e usos criativos das tecnologias da informação e da comunicação, serão orientadas para a construção conjunta de novos modelos teórico-metodológicos que sustentem as inovações pretendidas para a qualificação do ensino superior. A médio prazo, essas ações conjuntas, resultando da interação de grupos de pesquisadores oriundo de diversas áreas do conhecimento, gerarão um acervo de experiências, pesquisas e estudos interdisciplinares capazes de dar suporte a criação do Centro de Estudos Interdisciplinares dentro da UFRGS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Mérion Bordas - Coordenador / Sérgio Franco - Integrante / Patrícia Behar - Integrante / Rosa Vicari - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2000

    Profissionalização de Docentes e Administradores da Educação. OEA/NIED/LEC-UFRGS, Descrição: O projeto "A profissionalização de Docentes e Administração da Educação", desenvolvido no período 1999 - 2000, resultou dos intercâmbios promovidos no projeto anterior. Foi um projeto multilateral com a participação de 16 países da América Latina e Caribe, além do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Beatriz Magdalena - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Iris tempel Costa - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 1999

    Projeto de Formação Multilateral de Professores, via telemática/OEA., Descrição: O Projeto "Formação de Professores Via Telemática" foi desenvolvido no período 1998 ? 1999, como um projeto nacional, envolvendo dois centros de pesquisa de universidades brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por intermédio do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por intermédio do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / José Armando Valente - Coordenador., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2006

    AMADIS- Ambiente de Apoio a Pedagogia de Projetos, Descrição: Construção de um Software Livre, para possibilitar o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem através da Internet. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Rosa Vicari - Integrante / Marcus Vinicius de Azevedo Basso - Coordenador / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Davidson Cury - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Junior - Integrante / Ricardo de Almeida Falbo - Integrante / Orivaldo de Lira Tavares - Integrante., Financiador(es): Auxílio financeiro / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Espírito Santo - Cooperação.

  • 2001 - 2002

    Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores, Descrição: Desde 1998 três centros no Brasil (UNICAMP, UFRGS e PUCSP) têm trabalhado na área de formação de educadores - presencial e a distância - para o uso da informática na sala de aula. Essa experiência tem gerado o desenvolvimento de metodologias voltadas à formação de educadores a distância e produtos diversificados tais como ambientes de EAD, software, publicações impressas e eletrônicas - livros, artigos, sites. A partir de 1999 o Brasil deu início a atividades internacionais com 17 países da América Latina e Caribe com o objetivo de compartilhar os estudos e produtos desenvolvidos. No ano 2000 foram consolidadas parcerias interamericanas, especialmente com Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela, por meio de ações específicas como cursos a distância, estágios nas instituições parceiras e trocas de experiências. Como decorrência natural do estreitamento das relações construídas com estes países, tornou-se relevante o desenvolvimento de um "Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária de Formação de Educadores", com o objetivo de intensificar a realização de cursos de formação a distância e democratizar os recursos tecnológicos no contexto latino-americano, com vistas a minimizar os efeitos da exclusão tecnológica. Além disso, busca a integração e o compartilhamento dos resultados das pesquisas desenvolvidas sobre temáticas variadas, tais como Educação a distância, Desenvolvimento de Ambientes computacionais para EAD, Formação de Educadores via Telemática, Metodologias de formação e fundamentações teóricas, Uso e desenvolvimento de tecnologias de interação e comunicação em contextos educacionais, entre outras. A criação deste Centro Virtual contribui para: Dar visibilidade ao que cada centro de pesquisa tem realizado e aos resultados obtidos. Divulgar propostas de formação de educadores via telemática. Otimizar o intercâmbio sobre novas metodologias na formação profissional e a troca de experiências sócio-culturais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Juliano Bittencourt - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Maicon Brauwer - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Campinas - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2001

    Rede telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, Descrição: O projeto Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, desenvolvido em 2000 - 2001, envolveu, além do Brasil, os seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela. O objetivo principal desse projeto foi usar recursos telemáticos para formar professores, administradores, pesquisadores e membros da comunidade escolar visando a: Implantação da informática na educação. Promoção de mudanças pedagógicas e de gestão na escola. Integração da comunidade da escola com o intuito de propiciar condições para a formação permanente e qualificada, a formação de valores, a construção da autonomia da escola e dos seus integrantes, a diminuição da violência e conseqüentemente a construção da paz.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Lé da Cruz Fagundes - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2000

    Projeto COMPETEC, Descrição: O projeto em pauta propõe-se a implementar e/ou consolidar, no âmbito da universidade, um conjunto de ações orientadas para a melhoria do ensino, utilizando as tecnologias da informação e da comunicação. Esta proposta será viabilizada pelo estabelecimento de parcerias entre Faculdade de Educação, Instituto de Psicologia, Departamento de Engenharia Mecânica e Instituto de Informática. As ações previstas, em sendo objeto de acompanhamento sistemático e avaliação orientadas por um referencial teórico comum, sobre aprendizagem e usos criativos das tecnologias da informação e da comunicação, serão orientadas para a construção conjunta de novos modelos teórico-metodológicos que sustentem as inovações pretendidas para a qualificação do ensino superior. A médio prazo, essas ações conjuntas, resultando da interação de grupos de pesquisadores oriundo de diversas áreas do conhecimento, gerarão um acervo de experiências, pesquisas e estudos interdisciplinares capazes de dar suporte a criação do Centro de Estudos Interdisciplinares dentro da UFRGS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Mérion Bordas - Coordenador / Sérgio Franco - Integrante / Patrícia Behar - Integrante / Rosa Vicari - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2000

    Profissionalização de Docentes e Administradores da Educação. OEA/NIED/LEC-UFRGS, Descrição: O projeto "A profissionalização de Docentes e Administração da Educação", desenvolvido no período 1999 - 2000, resultou dos intercâmbios promovidos no projeto anterior. Foi um projeto multilateral com a participação de 16 países da América Latina e Caribe, além do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Beatriz Magdalena - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Iris tempel Costa - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 1999

    Projeto de Formação Multilateral de Professores, via telemática/OEA., Descrição: O Projeto "Formação de Professores Via Telemática" foi desenvolvido no período 1998 ? 1999, como um projeto nacional, envolvendo dois centros de pesquisa de universidades brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por intermédio do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por intermédio do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / José Armando Valente - Coordenador., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2006

    AMADIS- Ambiente de Apoio a Pedagogia de Projetos, Descrição: Construção de um Software Livre, para possibilitar o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem através da Internet. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Rosa Vicari - Integrante / Marcus Vinicius de Azevedo Basso - Coordenador / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Davidson Cury - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Junior - Integrante / Ricardo de Almeida Falbo - Integrante / Orivaldo de Lira Tavares - Integrante., Financiador(es): Auxílio financeiro / Universidade Federal do Espírito Santo - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação.

  • 2001 - 2002

    Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores, Descrição: Desde 1998 três centros no Brasil (UNICAMP, UFRGS e PUCSP) têm trabalhado na área de formação de educadores - presencial e a distância - para o uso da informática na sala de aula. Essa experiência tem gerado o desenvolvimento de metodologias voltadas à formação de educadores a distância e produtos diversificados tais como ambientes de EAD, software, publicações impressas e eletrônicas - livros, artigos, sites. A partir de 1999 o Brasil deu início a atividades internacionais com 17 países da América Latina e Caribe com o objetivo de compartilhar os estudos e produtos desenvolvidos. No ano 2000 foram consolidadas parcerias interamericanas, especialmente com Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela, por meio de ações específicas como cursos a distância, estágios nas instituições parceiras e trocas de experiências. Como decorrência natural do estreitamento das relações construídas com estes países, tornou-se relevante o desenvolvimento de um "Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária de Formação de Educadores", com o objetivo de intensificar a realização de cursos de formação a distância e democratizar os recursos tecnológicos no contexto latino-americano, com vistas a minimizar os efeitos da exclusão tecnológica. Além disso, busca a integração e o compartilhamento dos resultados das pesquisas desenvolvidas sobre temáticas variadas, tais como Educação a distância, Desenvolvimento de Ambientes computacionais para EAD, Formação de Educadores via Telemática, Metodologias de formação e fundamentações teóricas, Uso e desenvolvimento de tecnologias de interação e comunicação em contextos educacionais, entre outras. A criação deste Centro Virtual contribui para: Dar visibilidade ao que cada centro de pesquisa tem realizado e aos resultados obtidos. Divulgar propostas de formação de educadores via telemática. Otimizar o intercâmbio sobre novas metodologias na formação profissional e a troca de experiências sócio-culturais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Juliano Bittencourt - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Maicon Brauwer - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Cooperação / Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2001

    Rede telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, Descrição: O projeto Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, desenvolvido em 2000 - 2001, envolveu, além do Brasil, os seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela. O objetivo principal desse projeto foi usar recursos telemáticos para formar professores, administradores, pesquisadores e membros da comunidade escolar visando a: Implantação da informática na educação. Promoção de mudanças pedagógicas e de gestão na escola. Integração da comunidade da escola com o intuito de propiciar condições para a formação permanente e qualificada, a formação de valores, a construção da autonomia da escola e dos seus integrantes, a diminuição da violência e conseqüentemente a construção da paz.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Lé da Cruz Fagundes - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2000

    Projeto COMPETEC, Descrição: O projeto em pauta propõe-se a implementar e/ou consolidar, no âmbito da universidade, um conjunto de ações orientadas para a melhoria do ensino, utilizando as tecnologias da informação e da comunicação. Esta proposta será viabilizada pelo estabelecimento de parcerias entre Faculdade de Educação, Instituto de Psicologia, Departamento de Engenharia Mecânica e Instituto de Informática. As ações previstas, em sendo objeto de acompanhamento sistemático e avaliação orientadas por um referencial teórico comum, sobre aprendizagem e usos criativos das tecnologias da informação e da comunicação, serão orientadas para a construção conjunta de novos modelos teórico-metodológicos que sustentem as inovações pretendidas para a qualificação do ensino superior. A médio prazo, essas ações conjuntas, resultando da interação de grupos de pesquisadores oriundo de diversas áreas do conhecimento, gerarão um acervo de experiências, pesquisas e estudos interdisciplinares capazes de dar suporte a criação do Centro de Estudos Interdisciplinares dentro da UFRGS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Mérion Bordas - Coordenador / Sérgio Franco - Integrante / Patrícia Behar - Integrante / Rosa Vicari - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2000

    Profissionalização de Docentes e Administradores da Educação. OEA/NIED/LEC-UFRGS, Descrição: O projeto "A profissionalização de Docentes e Administração da Educação", desenvolvido no período 1999 - 2000, resultou dos intercâmbios promovidos no projeto anterior. Foi um projeto multilateral com a participação de 16 países da América Latina e Caribe, além do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Beatriz Magdalena - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Iris tempel Costa - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 1999

    Projeto de Formação Multilateral de Professores, via telemática/OEA., Descrição: O Projeto "Formação de Professores Via Telemática" foi desenvolvido no período 1998 ? 1999, como um projeto nacional, envolvendo dois centros de pesquisa de universidades brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por intermédio do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por intermédio do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / José Armando Valente - Coordenador., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2006

    AMADIS- Ambiente de Apoio a Pedagogia de Projetos, Descrição: Construção de um Software Livre, para possibilitar o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem através da Internet. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Rosa Vicari - Integrante / Marcus Vinicius de Azevedo Basso - Coordenador / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Davidson Cury - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Junior - Integrante / Ricardo de Almeida Falbo - Integrante / Orivaldo de Lira Tavares - Integrante., Financiador(es): Auxílio financeiro / Universidade Federal do Espírito Santo - Cooperação / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores, Descrição: Desde 1998 três centros no Brasil (UNICAMP, UFRGS e PUCSP) têm trabalhado na área de formação de educadores - presencial e a distância - para o uso da informática na sala de aula. Essa experiência tem gerado o desenvolvimento de metodologias voltadas à formação de educadores a distância e produtos diversificados tais como ambientes de EAD, software, publicações impressas e eletrônicas - livros, artigos, sites. A partir de 1999 o Brasil deu início a atividades internacionais com 17 países da América Latina e Caribe com o objetivo de compartilhar os estudos e produtos desenvolvidos. No ano 2000 foram consolidadas parcerias interamericanas, especialmente com Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela, por meio de ações específicas como cursos a distância, estágios nas instituições parceiras e trocas de experiências. Como decorrência natural do estreitamento das relações construídas com estes países, tornou-se relevante o desenvolvimento de um "Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária de Formação de Educadores", com o objetivo de intensificar a realização de cursos de formação a distância e democratizar os recursos tecnológicos no contexto latino-americano, com vistas a minimizar os efeitos da exclusão tecnológica. Além disso, busca a integração e o compartilhamento dos resultados das pesquisas desenvolvidas sobre temáticas variadas, tais como Educação a distância, Desenvolvimento de Ambientes computacionais para EAD, Formação de Educadores via Telemática, Metodologias de formação e fundamentações teóricas, Uso e desenvolvimento de tecnologias de interação e comunicação em contextos educacionais, entre outras. A criação deste Centro Virtual contribui para: Dar visibilidade ao que cada centro de pesquisa tem realizado e aos resultados obtidos. Divulgar propostas de formação de educadores via telemática. Otimizar o intercâmbio sobre novas metodologias na formação profissional e a troca de experiências sócio-culturais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Juliano Bittencourt - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Maicon Brauwer - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Campinas - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2001

    Rede telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, Descrição: O projeto Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, desenvolvido em 2000 - 2001, envolveu, além do Brasil, os seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela. O objetivo principal desse projeto foi usar recursos telemáticos para formar professores, administradores, pesquisadores e membros da comunidade escolar visando a: Implantação da informática na educação. Promoção de mudanças pedagógicas e de gestão na escola. Integração da comunidade da escola com o intuito de propiciar condições para a formação permanente e qualificada, a formação de valores, a construção da autonomia da escola e dos seus integrantes, a diminuição da violência e conseqüentemente a construção da paz.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Lé da Cruz Fagundes - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2000

    Projeto COMPETEC, Descrição: O projeto em pauta propõe-se a implementar e/ou consolidar, no âmbito da universidade, um conjunto de ações orientadas para a melhoria do ensino, utilizando as tecnologias da informação e da comunicação. Esta proposta será viabilizada pelo estabelecimento de parcerias entre Faculdade de Educação, Instituto de Psicologia, Departamento de Engenharia Mecânica e Instituto de Informática. As ações previstas, em sendo objeto de acompanhamento sistemático e avaliação orientadas por um referencial teórico comum, sobre aprendizagem e usos criativos das tecnologias da informação e da comunicação, serão orientadas para a construção conjunta de novos modelos teórico-metodológicos que sustentem as inovações pretendidas para a qualificação do ensino superior. A médio prazo, essas ações conjuntas, resultando da interação de grupos de pesquisadores oriundo de diversas áreas do conhecimento, gerarão um acervo de experiências, pesquisas e estudos interdisciplinares capazes de dar suporte a criação do Centro de Estudos Interdisciplinares dentro da UFRGS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Mérion Bordas - Coordenador / Sérgio Franco - Integrante / Patrícia Behar - Integrante / Rosa Vicari - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2000

    Profissionalização de Docentes e Administradores da Educação. OEA/NIED/LEC-UFRGS, Descrição: O projeto "A profissionalização de Docentes e Administração da Educação", desenvolvido no período 1999 - 2000, resultou dos intercâmbios promovidos no projeto anterior. Foi um projeto multilateral com a participação de 16 países da América Latina e Caribe, além do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Beatriz Magdalena - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Iris tempel Costa - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 1999

    Projeto de Formação Multilateral de Professores, via telemática/OEA., Descrição: O Projeto "Formação de Professores Via Telemática" foi desenvolvido no período 1998 ? 1999, como um projeto nacional, envolvendo dois centros de pesquisa de universidades brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por intermédio do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por intermédio do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / José Armando Valente - Coordenador., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2006

    AMADIS- Ambiente de Apoio a Pedagogia de Projetos, Descrição: Construção de um Software Livre, para possibilitar o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem através da Internet. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Rosa Vicari - Integrante / Marcus Vinicius de Azevedo Basso - Coordenador / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Davidson Cury - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Junior - Integrante / Ricardo de Almeida Falbo - Integrante / Orivaldo de Lira Tavares - Integrante.Financiador(es): Auxílio financeiro / Universidade Federal do Espírito Santo - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação.

  • 2001 - 2002

    Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores, Descrição: Desde 1998 três centros no Brasil (UNICAMP, UFRGS e PUCSP) têm trabalhado na área de formação de educadores - presencial e a distância - para o uso da informática na sala de aula. Essa experiência tem gerado o desenvolvimento de metodologias voltadas à formação de educadores a distância e produtos diversificados tais como ambientes de EAD, software, publicações impressas e eletrônicas - livros, artigos, sites. A partir de 1999 o Brasil deu início a atividades internacionais com 17 países da América Latina e Caribe com o objetivo de compartilhar os estudos e produtos desenvolvidos. No ano 2000 foram consolidadas parcerias interamericanas, especialmente com Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela, por meio de ações específicas como cursos a distância, estágios nas instituições parceiras e trocas de experiências. Como decorrência natural do estreitamento das relações construídas com estes países, tornou-se relevante o desenvolvimento de um "Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária de Formação de Educadores", com o objetivo de intensificar a realização de cursos de formação a distância e democratizar os recursos tecnológicos no contexto latino-americano, com vistas a minimizar os efeitos da exclusão tecnológica. Além disso, busca a integração e o compartilhamento dos resultados das pesquisas desenvolvidas sobre temáticas variadas, tais como Educação a distância, Desenvolvimento de Ambientes computacionais para EAD, Formação de Educadores via Telemática, Metodologias de formação e fundamentações teóricas, Uso e desenvolvimento de tecnologias de interação e comunicação em contextos educacionais, entre outras. A criação deste Centro Virtual contribui para: Dar visibilidade ao que cada centro de pesquisa tem realizado e aos resultados obtidos. Divulgar propostas de formação de educadores via telemática. Otimizar o intercâmbio sobre novas metodologias na formação profissional e a troca de experiências sócio-culturais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Juliano Bittencourt - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Maicon Brauwer - Integrante.Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Campinas - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2001

    Rede telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, Descrição: O projeto Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, desenvolvido em 2000 - 2001, envolveu, além do Brasil, os seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela. O objetivo principal desse projeto foi usar recursos telemáticos para formar professores, administradores, pesquisadores e membros da comunidade escolar visando a: Implantação da informática na educação. Promoção de mudanças pedagógicas e de gestão na escola. Integração da comunidade da escola com o intuito de propiciar condições para a formação permanente e qualificada, a formação de valores, a construção da autonomia da escola e dos seus integrantes, a diminuição da violência e conseqüentemente a construção da paz.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Lé da Cruz Fagundes - Integrante.Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2000

    Projeto COMPETEC, Descrição: O projeto em pauta propõe-se a implementar e/ou consolidar, no âmbito da universidade, um conjunto de ações orientadas para a melhoria do ensino, utilizando as tecnologias da informação e da comunicação. Esta proposta será viabilizada pelo estabelecimento de parcerias entre Faculdade de Educação, Instituto de Psicologia, Departamento de Engenharia Mecânica e Instituto de Informática. As ações previstas, em sendo objeto de acompanhamento sistemático e avaliação orientadas por um referencial teórico comum, sobre aprendizagem e usos criativos das tecnologias da informação e da comunicação, serão orientadas para a construção conjunta de novos modelos teórico-metodológicos que sustentem as inovações pretendidas para a qualificação do ensino superior. A médio prazo, essas ações conjuntas, resultando da interação de grupos de pesquisadores oriundo de diversas áreas do conhecimento, gerarão um acervo de experiências, pesquisas e estudos interdisciplinares capazes de dar suporte a criação do Centro de Estudos Interdisciplinares dentro da UFRGS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Mérion Bordas - Coordenador / Sérgio Franco - Integrante / Patrícia Behar - Integrante / Rosa Vicari - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2000

    Profissionalização de Docentes e Administradores da Educação. OEA/NIED/LEC-UFRGS, Descrição: O projeto "A profissionalização de Docentes e Administração da Educação", desenvolvido no período 1999 - 2000, resultou dos intercâmbios promovidos no projeto anterior. Foi um projeto multilateral com a participação de 16 países da América Latina e Caribe, além do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Beatriz Magdalena - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Iris tempel Costa - Integrante.Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 1999

    Projeto de Formação Multilateral de Professores, via telemática/OEA., Descrição: O Projeto "Formação de Professores Via Telemática" foi desenvolvido no período 1998 ? 1999, como um projeto nacional, envolvendo dois centros de pesquisa de universidades brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por intermédio do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por intermédio do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / José Armando Valente - Coordenador.Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2006

    AMADIS- Ambiente de Apoio a Pedagogia de Projetos, Descrição: Construção de um Software Livre, para possibilitar o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem através da Internet. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Rosa Vicari - Integrante / Marcus Vinicius de Azevedo Basso - Coordenador / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Davidson Cury - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Junior - Integrante / Ricardo de Almeida Falbo - Integrante / Orivaldo de Lira Tavares - Integrante., Financiador(es): Auxílio financeiro / Universidade Federal do Espírito Santo - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação.

  • 2001 - 2002

    Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores, Descrição: Desde 1998 três centros no Brasil (UNICAMP, UFRGS e PUCSP) têm trabalhado na área de formação de educadores - presencial e a distância - para o uso da informática na sala de aula. Essa experiência tem gerado o desenvolvimento de metodologias voltadas à formação de educadores a distância e produtos diversificados tais como ambientes de EAD, software, publicações impressas e eletrônicas - livros, artigos, sites. A partir de 1999 o Brasil deu início a atividades internacionais com 17 países da América Latina e Caribe com o objetivo de compartilhar os estudos e produtos desenvolvidos. No ano 2000 foram consolidadas parcerias interamericanas, especialmente com Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela, por meio de ações específicas como cursos a distância, estágios nas instituições parceiras e trocas de experiências. Como decorrência natural do estreitamento das relações construídas com estes países, tornou-se relevante o desenvolvimento de um "Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária de Formação de Educadores", com o objetivo de intensificar a realização de cursos de formação a distância e democratizar os recursos tecnológicos no contexto latino-americano, com vistas a minimizar os efeitos da exclusão tecnológica. Além disso, busca a integração e o compartilhamento dos resultados das pesquisas desenvolvidas sobre temáticas variadas, tais como Educação a distância, Desenvolvimento de Ambientes computacionais para EAD, Formação de Educadores via Telemática, Metodologias de formação e fundamentações teóricas, Uso e desenvolvimento de tecnologias de interação e comunicação em contextos educacionais, entre outras. A criação deste Centro Virtual contribui para: Dar visibilidade ao que cada centro de pesquisa tem realizado e aos resultados obtidos. Divulgar propostas de formação de educadores via telemática. Otimizar o intercâmbio sobre novas metodologias na formação profissional e a troca de experiências sócio-culturais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Juliano Bittencourt - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Maicon Brauwer - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Campinas - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2001

    Rede telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, Descrição: O projeto Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, desenvolvido em 2000 - 2001, envolveu, além do Brasil, os seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela. O objetivo principal desse projeto foi usar recursos telemáticos para formar professores, administradores, pesquisadores e membros da comunidade escolar visando a: Implantação da informática na educação. Promoção de mudanças pedagógicas e de gestão na escola. Integração da comunidade da escola com o intuito de propiciar condições para a formação permanente e qualificada, a formação de valores, a construção da autonomia da escola e dos seus integrantes, a diminuição da violência e conseqüentemente a construção da paz.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Lé da Cruz Fagundes - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2000

    Projeto COMPETEC, Descrição: O projeto em pauta propõe-se a implementar e/ou consolidar, no âmbito da universidade, um conjunto de ações orientadas para a melhoria do ensino, utilizando as tecnologias da informação e da comunicação. Esta proposta será viabilizada pelo estabelecimento de parcerias entre Faculdade de Educação, Instituto de Psicologia, Departamento de Engenharia Mecânica e Instituto de Informática. As ações previstas, em sendo objeto de acompanhamento sistemático e avaliação orientadas por um referencial teórico comum, sobre aprendizagem e usos criativos das tecnologias da informação e da comunicação, serão orientadas para a construção conjunta de novos modelos teórico-metodológicos que sustentem as inovações pretendidas para a qualificação do ensino superior. A médio prazo, essas ações conjuntas, resultando da interação de grupos de pesquisadores oriundo de diversas áreas do conhecimento, gerarão um acervo de experiências, pesquisas e estudos interdisciplinares capazes de dar suporte a criação do Centro de Estudos Interdisciplinares dentro da UFRGS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Mérion Bordas - Coordenador / Sérgio Franco - Integrante / Patrícia Behar - Integrante / Rosa Vicari - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2000

    Profissionalização de Docentes e Administradores da Educação. OEA/NIED/LEC-UFRGS, Descrição: O projeto "A profissionalização de Docentes e Administração da Educação", desenvolvido no período 1999 - 2000, resultou dos intercâmbios promovidos no projeto anterior. Foi um projeto multilateral com a participação de 16 países da América Latina e Caribe, além do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Beatriz Magdalena - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Iris tempel Costa - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 1999

    Projeto de Formação Multilateral de Professores, via telemática/OEA., Descrição: O Projeto "Formação de Professores Via Telemática" foi desenvolvido no período 1998 ? 1999, como um projeto nacional, envolvendo dois centros de pesquisa de universidades brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por intermédio do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por intermédio do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / José Armando Valente - Coordenador., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2006

    AMADIS- Ambiente de Apoio a Pedagogia de Projetos, Descrição: Construção de um Software Livre, para possibilitar o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem através da Internet. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Rosa Vicari - Integrante / Marcus Vinicius de Azevedo Basso - Coordenador / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Davidson Cury - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Junior - Integrante / Ricardo de Almeida Falbo - Integrante / Orivaldo de Lira Tavares - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo - Cooperação / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores, Descrição: Desde 1998 três centros no Brasil (UNICAMP, UFRGS e PUCSP) têm trabalhado na área de formação de educadores - presencial e a distância - para o uso da informática na sala de aula. Essa experiência tem gerado o desenvolvimento de metodologias voltadas à formação de educadores a distância e produtos diversificados tais como ambientes de EAD, software, publicações impressas e eletrônicas - livros, artigos, sites. A partir de 1999 o Brasil deu início a atividades internacionais com 17 países da América Latina e Caribe com o objetivo de compartilhar os estudos e produtos desenvolvidos. No ano 2000 foram consolidadas parcerias interamericanas, especialmente com Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela, por meio de ações específicas como cursos a distância, estágios nas instituições parceiras e trocas de experiências. Como decorrência natural do estreitamento das relações construídas com estes países, tornou-se relevante o desenvolvimento de um "Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária de Formação de Educadores", com o objetivo de intensificar a realização de cursos de formação a distância e democratizar os recursos tecnológicos no contexto latino-americano, com vistas a minimizar os efeitos da exclusão tecnológica. Além disso, busca a integração e o compartilhamento dos resultados das pesquisas desenvolvidas sobre temáticas variadas, tais como Educação a distância, Desenvolvimento de Ambientes computacionais para EAD, Formação de Educadores via Telemática, Metodologias de formação e fundamentações teóricas, Uso e desenvolvimento de tecnologias de interação e comunicação em contextos educacionais, entre outras. A criação deste Centro Virtual contribui para: Dar visibilidade ao que cada centro de pesquisa tem realizado e aos resultados obtidos. Divulgar propostas de formação de educadores via telemática. Otimizar o intercâmbio sobre novas metodologias na formação profissional e a troca de experiências sócio-culturais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Juliano Bittencourt - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Maicon Brauwer - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Cooperação / Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2001

    Rede telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, Descrição: O projeto Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, desenvolvido em 2000 - 2001, envolveu, além do Brasil, os seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela. O objetivo principal desse projeto foi usar recursos telemáticos para formar professores, administradores, pesquisadores e membros da comunidade escolar visando a: Implantação da informática na educação. Promoção de mudanças pedagógicas e de gestão na escola. Integração da comunidade da escola com o intuito de propiciar condições para a formação permanente e qualificada, a formação de valores, a construção da autonomia da escola e dos seus integrantes, a diminuição da violência e conseqüentemente a construção da paz.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Lé da Cruz Fagundes - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2000

    Projeto COMPETEC, Descrição: O projeto em pauta propõe-se a implementar e/ou consolidar, no âmbito da universidade, um conjunto de ações orientadas para a melhoria do ensino, utilizando as tecnologias da informação e da comunicação. Esta proposta será viabilizada pelo estabelecimento de parcerias entre Faculdade de Educação, Instituto de Psicologia, Departamento de Engenharia Mecânica e Instituto de Informática. As ações previstas, em sendo objeto de acompanhamento sistemático e avaliação orientadas por um referencial teórico comum, sobre aprendizagem e usos criativos das tecnologias da informação e da comunicação, serão orientadas para a construção conjunta de novos modelos teórico-metodológicos que sustentem as inovações pretendidas para a qualificação do ensino superior. A médio prazo, essas ações conjuntas, resultando da interação de grupos de pesquisadores oriundo de diversas áreas do conhecimento, gerarão um acervo de experiências, pesquisas e estudos interdisciplinares capazes de dar suporte a criação do Centro de Estudos Interdisciplinares dentro da UFRGS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Mérion Bordas - Coordenador / Sérgio Franco - Integrante / Patrícia Behar - Integrante / Rosa Vicari - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2000

    Profissionalização de Docentes e Administradores da Educação. OEA/NIED/LEC-UFRGS, Descrição: O projeto "A profissionalização de Docentes e Administração da Educação", desenvolvido no período 1999 - 2000, resultou dos intercâmbios promovidos no projeto anterior. Foi um projeto multilateral com a participação de 16 países da América Latina e Caribe, além do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Beatriz Magdalena - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Iris tempel Costa - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 1999

    Projeto de Formação Multilateral de Professores, via telemática/OEA., Descrição: O Projeto "Formação de Professores Via Telemática" foi desenvolvido no período 1998 ? 1999, como um projeto nacional, envolvendo dois centros de pesquisa de universidades brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por intermédio do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por intermédio do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / José Armando Valente - Coordenador., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2006

    AMADIS- Ambiente de Apoio a Pedagogia de Projetos, Descrição: Construção de um Software Livre, para possibilitar o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem através da Internet. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Rosa Vicari - Integrante / Marcus Vinicius de Azevedo Basso - Coordenador / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Davidson Cury - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Junior - Integrante / Ricardo de Almeida Falbo - Integrante / Orivaldo de Lira Tavares - Integrante., Financiador(es): Auxílio financeiro / Universidade Federal do Espírito Santo - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação.

  • 2001 - 2002

    Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores, Descrição: Desde 1998 três centros no Brasil (UNICAMP, UFRGS e PUCSP) têm trabalhado na área de formação de educadores - presencial e a distância - para o uso da informática na sala de aula. Essa experiência tem gerado o desenvolvimento de metodologias voltadas à formação de educadores a distância e produtos diversificados tais como ambientes de EAD, software, publicações impressas e eletrônicas - livros, artigos, sites. A partir de 1999 o Brasil deu início a atividades internacionais com 17 países da América Latina e Caribe com o objetivo de compartilhar os estudos e produtos desenvolvidos. No ano 2000 foram consolidadas parcerias interamericanas, especialmente com Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela, por meio de ações específicas como cursos a distância, estágios nas instituições parceiras e trocas de experiências. Como decorrência natural do estreitamento das relações construídas com estes países, tornou-se relevante o desenvolvimento de um "Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária de Formação de Educadores", com o objetivo de intensificar a realização de cursos de formação a distância e democratizar os recursos tecnológicos no contexto latino-americano, com vistas a minimizar os efeitos da exclusão tecnológica. Além disso, busca a integração e o compartilhamento dos resultados das pesquisas desenvolvidas sobre temáticas variadas, tais como Educação a distância, Desenvolvimento de Ambientes computacionais para EAD, Formação de Educadores via Telemática, Metodologias de formação e fundamentações teóricas, Uso e desenvolvimento de tecnologias de interação e comunicação em contextos educacionais, entre outras. A criação deste Centro Virtual contribui para: Dar visibilidade ao que cada centro de pesquisa tem realizado e aos resultados obtidos. Divulgar propostas de formação de educadores via telemática. Otimizar o intercâmbio sobre novas metodologias na formação profissional e a troca de experiências sócio-culturais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Juliano Bittencourt - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Maicon Brauwer - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Cooperação / Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2001

    Rede telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, Descrição: O projeto Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, desenvolvido em 2000 - 2001, envolveu, além do Brasil, os seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela. O objetivo principal desse projeto foi usar recursos telemáticos para formar professores, administradores, pesquisadores e membros da comunidade escolar visando a: Implantação da informática na educação. Promoção de mudanças pedagógicas e de gestão na escola. Integração da comunidade da escola com o intuito de propiciar condições para a formação permanente e qualificada, a formação de valores, a construção da autonomia da escola e dos seus integrantes, a diminuição da violência e conseqüentemente a construção da paz.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Lé da Cruz Fagundes - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2000

    Projeto COMPETEC, Descrição: O projeto em pauta propõe-se a implementar e/ou consolidar, no âmbito da universidade, um conjunto de ações orientadas para a melhoria do ensino, utilizando as tecnologias da informação e da comunicação. Esta proposta será viabilizada pelo estabelecimento de parcerias entre Faculdade de Educação, Instituto de Psicologia, Departamento de Engenharia Mecânica e Instituto de Informática. As ações previstas, em sendo objeto de acompanhamento sistemático e avaliação orientadas por um referencial teórico comum, sobre aprendizagem e usos criativos das tecnologias da informação e da comunicação, serão orientadas para a construção conjunta de novos modelos teórico-metodológicos que sustentem as inovações pretendidas para a qualificação do ensino superior. A médio prazo, essas ações conjuntas, resultando da interação de grupos de pesquisadores oriundo de diversas áreas do conhecimento, gerarão um acervo de experiências, pesquisas e estudos interdisciplinares capazes de dar suporte a criação do Centro de Estudos Interdisciplinares dentro da UFRGS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Mérion Bordas - Coordenador / Sérgio Franco - Integrante / Patrícia Behar - Integrante / Rosa Vicari - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2000

    Profissionalização de Docentes e Administradores da Educação. OEA/NIED/LEC-UFRGS, Descrição: O projeto "A profissionalização de Docentes e Administração da Educação", desenvolvido no período 1999 - 2000, resultou dos intercâmbios promovidos no projeto anterior. Foi um projeto multilateral com a participação de 16 países da América Latina e Caribe, além do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Beatriz Magdalena - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Iris tempel Costa - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 1999

    Projeto de Formação Multilateral de Professores, via telemática/OEA., Descrição: O Projeto "Formação de Professores Via Telemática" foi desenvolvido no período 1998 ? 1999, como um projeto nacional, envolvendo dois centros de pesquisa de universidades brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por intermédio do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por intermédio do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / José Armando Valente - Coordenador., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2006

    AMADIS- Ambiente de Apoio a Pedagogia de Projetos, Descrição: Construção de um Software Livre, para possibilitar o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem através da Internet. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Rosa Vicari - Integrante / Marcus Vinicius de Azevedo Basso - Coordenador / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Davidson Cury - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Junior - Integrante / Ricardo de Almeida Falbo - Integrante / Orivaldo de Lira Tavares - Integrante., Financiador(es): Auxílio financeiro / Universidade Federal do Espírito Santo - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação.

  • 2001 - 2002

    Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores, Descrição: Desde 1998 três centros no Brasil (UNICAMP, UFRGS e PUCSP) têm trabalhado na área de formação de educadores - presencial e a distância - para o uso da informática na sala de aula. Essa experiência tem gerado o desenvolvimento de metodologias voltadas à formação de educadores a distância e produtos diversificados tais como ambientes de EAD, software, publicações impressas e eletrônicas - livros, artigos, sites. A partir de 1999 o Brasil deu início a atividades internacionais com 17 países da América Latina e Caribe com o objetivo de compartilhar os estudos e produtos desenvolvidos. No ano 2000 foram consolidadas parcerias interamericanas, especialmente com Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela, por meio de ações específicas como cursos a distância, estágios nas instituições parceiras e trocas de experiências. Como decorrência natural do estreitamento das relações construídas com estes países, tornou-se relevante o desenvolvimento de um "Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária de Formação de Educadores", com o objetivo de intensificar a realização de cursos de formação a distância e democratizar os recursos tecnológicos no contexto latino-americano, com vistas a minimizar os efeitos da exclusão tecnológica. Além disso, busca a integração e o compartilhamento dos resultados das pesquisas desenvolvidas sobre temáticas variadas, tais como Educação a distância, Desenvolvimento de Ambientes computacionais para EAD, Formação de Educadores via Telemática, Metodologias de formação e fundamentações teóricas, Uso e desenvolvimento de tecnologias de interação e comunicação em contextos educacionais, entre outras. A criação deste Centro Virtual contribui para: Dar visibilidade ao que cada centro de pesquisa tem realizado e aos resultados obtidos. Divulgar propostas de formação de educadores via telemática. Otimizar o intercâmbio sobre novas metodologias na formação profissional e a troca de experiências sócio-culturais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Juliano Bittencourt - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Maicon Brauwer - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Cooperação / Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2001

    Rede telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, Descrição: O projeto Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, desenvolvido em 2000 - 2001, envolveu, além do Brasil, os seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela. O objetivo principal desse projeto foi usar recursos telemáticos para formar professores, administradores, pesquisadores e membros da comunidade escolar visando a: Implantação da informática na educação. Promoção de mudanças pedagógicas e de gestão na escola. Integração da comunidade da escola com o intuito de propiciar condições para a formação permanente e qualificada, a formação de valores, a construção da autonomia da escola e dos seus integrantes, a diminuição da violência e conseqüentemente a construção da paz.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Lé da Cruz Fagundes - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2000

    Projeto COMPETEC, Descrição: O projeto em pauta propõe-se a implementar e/ou consolidar, no âmbito da universidade, um conjunto de ações orientadas para a melhoria do ensino, utilizando as tecnologias da informação e da comunicação. Esta proposta será viabilizada pelo estabelecimento de parcerias entre Faculdade de Educação, Instituto de Psicologia, Departamento de Engenharia Mecânica e Instituto de Informática. As ações previstas, em sendo objeto de acompanhamento sistemático e avaliação orientadas por um referencial teórico comum, sobre aprendizagem e usos criativos das tecnologias da informação e da comunicação, serão orientadas para a construção conjunta de novos modelos teórico-metodológicos que sustentem as inovações pretendidas para a qualificação do ensino superior. A médio prazo, essas ações conjuntas, resultando da interação de grupos de pesquisadores oriundo de diversas áreas do conhecimento, gerarão um acervo de experiências, pesquisas e estudos interdisciplinares capazes de dar suporte a criação do Centro de Estudos Interdisciplinares dentro da UFRGS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Mérion Bordas - Coordenador / Sérgio Franco - Integrante / Patrícia Behar - Integrante / Rosa Vicari - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2000

    Profissionalização de Docentes e Administradores da Educação. OEA/NIED/LEC-UFRGS, Descrição: O projeto "A profissionalização de Docentes e Administração da Educação", desenvolvido no período 1999 - 2000, resultou dos intercâmbios promovidos no projeto anterior. Foi um projeto multilateral com a participação de 16 países da América Latina e Caribe, além do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Beatriz Magdalena - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Iris tempel Costa - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 1999

    Projeto de Formação Multilateral de Professores, via telemática/OEA., Descrição: O Projeto "Formação de Professores Via Telemática" foi desenvolvido no período 1998 ? 1999, como um projeto nacional, envolvendo dois centros de pesquisa de universidades brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por intermédio do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por intermédio do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / José Armando Valente - Coordenador., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2006

    AMADIS- Ambiente de Apoio a Pedagogia de Projetos, Descrição: Construção de um Software Livre, para possibilitar o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem através da Internet. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Rosa Vicari - Integrante / Marcus Vinicius de Azevedo Basso - Coordenador / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Davidson Cury - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Junior - Integrante / Ricardo de Almeida Falbo - Integrante / Orivaldo de Lira Tavares - Integrante., Financiador(es): Auxílio financeiro / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Espírito Santo - Cooperação.

  • 2001 - 2002

    Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores, Descrição: Desde 1998 três centros no Brasil (UNICAMP, UFRGS e PUCSP) têm trabalhado na área de formação de educadores - presencial e a distância - para o uso da informática na sala de aula. Essa experiência tem gerado o desenvolvimento de metodologias voltadas à formação de educadores a distância e produtos diversificados tais como ambientes de EAD, software, publicações impressas e eletrônicas - livros, artigos, sites. A partir de 1999 o Brasil deu início a atividades internacionais com 17 países da América Latina e Caribe com o objetivo de compartilhar os estudos e produtos desenvolvidos. No ano 2000 foram consolidadas parcerias interamericanas, especialmente com Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela, por meio de ações específicas como cursos a distância, estágios nas instituições parceiras e trocas de experiências. Como decorrência natural do estreitamento das relações construídas com estes países, tornou-se relevante o desenvolvimento de um "Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária de Formação de Educadores", com o objetivo de intensificar a realização de cursos de formação a distância e democratizar os recursos tecnológicos no contexto latino-americano, com vistas a minimizar os efeitos da exclusão tecnológica. Além disso, busca a integração e o compartilhamento dos resultados das pesquisas desenvolvidas sobre temáticas variadas, tais como Educação a distância, Desenvolvimento de Ambientes computacionais para EAD, Formação de Educadores via Telemática, Metodologias de formação e fundamentações teóricas, Uso e desenvolvimento de tecnologias de interação e comunicação em contextos educacionais, entre outras. A criação deste Centro Virtual contribui para: Dar visibilidade ao que cada centro de pesquisa tem realizado e aos resultados obtidos. Divulgar propostas de formação de educadores via telemática. Otimizar o intercâmbio sobre novas metodologias na formação profissional e a troca de experiências sócio-culturais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Juliano Bittencourt - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Maicon Brauwer - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Cooperação / Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2001

    Rede telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, Descrição: O projeto Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, desenvolvido em 2000 - 2001, envolveu, além do Brasil, os seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela. O objetivo principal desse projeto foi usar recursos telemáticos para formar professores, administradores, pesquisadores e membros da comunidade escolar visando a: Implantação da informática na educação. Promoção de mudanças pedagógicas e de gestão na escola. Integração da comunidade da escola com o intuito de propiciar condições para a formação permanente e qualificada, a formação de valores, a construção da autonomia da escola e dos seus integrantes, a diminuição da violência e conseqüentemente a construção da paz.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Lé da Cruz Fagundes - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2000

    Projeto COMPETEC, Descrição: O projeto em pauta propõe-se a implementar e/ou consolidar, no âmbito da universidade, um conjunto de ações orientadas para a melhoria do ensino, utilizando as tecnologias da informação e da comunicação. Esta proposta será viabilizada pelo estabelecimento de parcerias entre Faculdade de Educação, Instituto de Psicologia, Departamento de Engenharia Mecânica e Instituto de Informática. As ações previstas, em sendo objeto de acompanhamento sistemático e avaliação orientadas por um referencial teórico comum, sobre aprendizagem e usos criativos das tecnologias da informação e da comunicação, serão orientadas para a construção conjunta de novos modelos teórico-metodológicos que sustentem as inovações pretendidas para a qualificação do ensino superior. A médio prazo, essas ações conjuntas, resultando da interação de grupos de pesquisadores oriundo de diversas áreas do conhecimento, gerarão um acervo de experiências, pesquisas e estudos interdisciplinares capazes de dar suporte a criação do Centro de Estudos Interdisciplinares dentro da UFRGS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Mérion Bordas - Coordenador / Sérgio Franco - Integrante / Patrícia Behar - Integrante / Rosa Vicari - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2000

    Profissionalização de Docentes e Administradores da Educação. OEA/NIED/LEC-UFRGS, Descrição: O projeto "A profissionalização de Docentes e Administração da Educação", desenvolvido no período 1999 - 2000, resultou dos intercâmbios promovidos no projeto anterior. Foi um projeto multilateral com a participação de 16 países da América Latina e Caribe, além do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Beatriz Magdalena - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Iris tempel Costa - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 1999

    Projeto de Formação Multilateral de Professores, via telemática/OEA., Descrição: O Projeto "Formação de Professores Via Telemática" foi desenvolvido no período 1998 ? 1999, como um projeto nacional, envolvendo dois centros de pesquisa de universidades brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por intermédio do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por intermédio do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / José Armando Valente - Coordenador., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2006

    AMADIS- Ambiente de Apoio a Pedagogia de Projetos, Descrição: Construção de um Software Livre, para possibilitar o desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem através da Internet. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (4) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Rosa Vicari - Integrante / Marcus Vinicius de Azevedo Basso - Coordenador / Crediné Silva de Menezes - Integrante / Davidson Cury - Integrante / Alberto Nogueira de Castro Junior - Integrante / Ricardo de Almeida Falbo - Integrante / Orivaldo de Lira Tavares - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo - Cooperação / Universidade Federal do Amazonas - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores, Descrição: Desde 1998 três centros no Brasil (UNICAMP, UFRGS e PUCSP) têm trabalhado na área de formação de educadores - presencial e a distância - para o uso da informática na sala de aula. Essa experiência tem gerado o desenvolvimento de metodologias voltadas à formação de educadores a distância e produtos diversificados tais como ambientes de EAD, software, publicações impressas e eletrônicas - livros, artigos, sites. A partir de 1999 o Brasil deu início a atividades internacionais com 17 países da América Latina e Caribe com o objetivo de compartilhar os estudos e produtos desenvolvidos. No ano 2000 foram consolidadas parcerias interamericanas, especialmente com Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela, por meio de ações específicas como cursos a distância, estágios nas instituições parceiras e trocas de experiências. Como decorrência natural do estreitamento das relações construídas com estes países, tornou-se relevante o desenvolvimento de um "Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária de Formação de Educadores", com o objetivo de intensificar a realização de cursos de formação a distância e democratizar os recursos tecnológicos no contexto latino-americano, com vistas a minimizar os efeitos da exclusão tecnológica. Além disso, busca a integração e o compartilhamento dos resultados das pesquisas desenvolvidas sobre temáticas variadas, tais como Educação a distância, Desenvolvimento de Ambientes computacionais para EAD, Formação de Educadores via Telemática, Metodologias de formação e fundamentações teóricas, Uso e desenvolvimento de tecnologias de interação e comunicação em contextos educacionais, entre outras. A criação deste Centro Virtual contribui para: Dar visibilidade ao que cada centro de pesquisa tem realizado e aos resultados obtidos. Divulgar propostas de formação de educadores via telemática. Otimizar o intercâmbio sobre novas metodologias na formação profissional e a troca de experiências sócio-culturais. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Juliano Bittencourt - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Maicon Brauwer - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Campinas - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2001

    Rede telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, Descrição: O projeto Rede Telemática para Formação de Educadores: Implantação da Informática na Educação e de Mudanças nas Escolas de Países da América Latina, desenvolvido em 2000 - 2001, envolveu, além do Brasil, os seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Venezuela. O objetivo principal desse projeto foi usar recursos telemáticos para formar professores, administradores, pesquisadores e membros da comunidade escolar visando a: Implantação da informática na educação. Promoção de mudanças pedagógicas e de gestão na escola. Integração da comunidade da escola com o intuito de propiciar condições para a formação permanente e qualificada, a formação de valores, a construção da autonomia da escola e dos seus integrantes, a diminuição da violência e conseqüentemente a construção da paz.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Lé da Cruz Fagundes - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2000 - 2000

    Projeto COMPETEC, Descrição: O projeto em pauta propõe-se a implementar e/ou consolidar, no âmbito da universidade, um conjunto de ações orientadas para a melhoria do ensino, utilizando as tecnologias da informação e da comunicação. Esta proposta será viabilizada pelo estabelecimento de parcerias entre Faculdade de Educação, Instituto de Psicologia, Departamento de Engenharia Mecânica e Instituto de Informática. As ações previstas, em sendo objeto de acompanhamento sistemático e avaliação orientadas por um referencial teórico comum, sobre aprendizagem e usos criativos das tecnologias da informação e da comunicação, serão orientadas para a construção conjunta de novos modelos teórico-metodológicos que sustentem as inovações pretendidas para a qualificação do ensino superior. A médio prazo, essas ações conjuntas, resultando da interação de grupos de pesquisadores oriundo de diversas áreas do conhecimento, gerarão um acervo de experiências, pesquisas e estudos interdisciplinares capazes de dar suporte a criação do Centro de Estudos Interdisciplinares dentro da UFRGS.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Cleci Maraschin - Integrante / Mérion Bordas - Coordenador / Sérgio Franco - Integrante / Patrícia Behar - Integrante / Rosa Vicari - Integrante., Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2000

    Profissionalização de Docentes e Administradores da Educação. OEA/NIED/LEC-UFRGS, Descrição: O projeto "A profissionalização de Docentes e Administração da Educação", desenvolvido no período 1999 - 2000, resultou dos intercâmbios promovidos no projeto anterior. Foi um projeto multilateral com a participação de 16 países da América Latina e Caribe, além do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / Beatriz Magdalena - Integrante / José Armando Valente - Coordenador / Iris tempel Costa - Integrante., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 1998 - 1999

    Projeto de Formação Multilateral de Professores, via telemática/OEA., Descrição: O Projeto "Formação de Professores Via Telemática" foi desenvolvido no período 1998 ? 1999, como um projeto nacional, envolvendo dois centros de pesquisa de universidades brasileiras: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por intermédio do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por intermédio do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rosane Aragón - Integrante / Léa da Cruz fagundes - Integrante / Marcus Vinicius Basso - Integrante / José Armando Valente - Coordenador., Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Menção Honrosa- "O Ser Curioso", Mostra de cinema infantil de Florianópolis- Curtas catarinenses.

2010

Menção Honrosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Secretaria de Educação à Distância.

2001

Prêmio Melhores Artigos do SBIE2001 (2o. Lugar), Sociedade Brasileira de Computação - Comissão Especial de Informática na Educação.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos. , Rua Paulo Gama, S/N - Prédio 12201, Bom Fim, 90046-900 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33084152, Fax: (51) 33083985, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado 4, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

2001 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

1994 - 2001

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

1992 - 1994

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em assuntos Educacionais, Carga horária: 40

Atividades

  • 12/2016

    Direção e administração, Centro de Formação de Professores - UFRGS, .,Cargo ou função, Coordenadora Adjunta da Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFOR), do Ministério da Educação (MEC) no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)..

  • 01/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 05/2014

    Direção e administração, Câmara de Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Membro da Câmara de pós-Graduação.

  • 03/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Coordenador substituto- Comissão de Graduação de Licenciatura em Pedagogia: modalidade a distância.

  • 01/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 12/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.,Atividade realizada, Coordenadora do Núcleo de Estudos em Tecnologias Digitais para a Educação.

  • 08/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Homologação para julgar os processos com solicitação de inscrição para concurso público para o cargo de Professor Adjunto na Área de Psicologia da Educação (portaria 12/2005).

  • 04/2005

    Direção e administração, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Coordenador Geral do Curso de Pedagogia : Anos Iniciais do ensino Fundamenatal, na modalidade a distãncia..

  • 04/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Representante dos Docente no Conselho da Faculdade de Educação (portaria 019/2005).

  • 01/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação para o Processo Seletivo de Professor Substituto na Área de Psicologia da Educação (portaria 04/2005).

  • 12/2004

    Extensão universitária , Faculdade de Educação, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação Geral do Projeto - Preparação de Materiais didáticos-pedagógicos para o desenvolemnto do curso de Licenciatura em Pedagogia : Anos iniciais do Ensino Fundamental, convênio 18/2004 - União (MEC-SEED) e UFRGS.

  • 02/2003

    Direção e administração, Faculdade de Educação, Lies Laboratório de Informática na Educação Superior.,Cargo ou função, Coordenador Substituto.

  • 11/2002

    Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Coordenadora do Projeto "Escola, Conectividade e Sociedade da Informação"..

  • 07/2002

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Construção da Pesquisa em EAD III, Prática de Pesquisa - Escola, Conectividade e Sociedade do Conhecimento I, Prática de Pesquisa - Escola, Conectividade e Sociedade do Conhecimento II, Seminarios Avançados - Formação de Professores em Contextos digitais, Seminários Avançados - Grupo de Estudos em Piaget, Seminários Avançados - Projetos na Escola, Seminários Avançados - Projetos na Escola - Complementação, Tutoria em EAD

  • 02/2002

    Direção e administração, Faculdade de Educação, Lies Laboratório de Informática na Educação Superior.,Cargo ou função, Coordenadora Substituta do LIES- Laboratório de Informática na Educação Superior.

  • 04/2001

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do DEBAS.

  • 03/2001

    Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Chefe Substituto do Departamento de Estudos Básicos.

  • 05/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Informática na Educação.

  • 01/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Consultor do Programa Nacional de Informática na Educação-ProInfo (SEED/MEC).

  • 11/1994

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Linhas de pesquisa

  • 11/1994

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Método Clínico na Educação, Psicologia da Criança Pré-escolar, Psicologia da Educação A, Psicologia da Educação B, Psicopedagogia da Sensibilidade

  • 01/1992

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

  • 05/2014 - 06/2017

    Direção e administração, Câmara de Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Membro da Câmara de Pós-graduação da UFRGS.

  • 04/2015 - 05/2017

    Direção e administração, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Departamento de Estudos Básicos - FACED/UFRGS.

  • 04/2013 - 04/2015

    Direção e administração, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Departamento de Estudos Básicos.

  • 08/2006 - 06/2011

    Direção e administração, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 03/2003 - 02/2005

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenadora Substituta do LIES (Laboratório de Informática no Ensino Superior)..

  • 07/2002 - 12/2003

    Direção e administração, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Coordenadora Substituta de Curso de Especialização Latu-Sensu - Especialização em Informática Educativa: Criando Comunidades de Aprendizagem - TOCANTINS 2002 (portaria 016/02).

  • 09/2002 - 04/2003

    Direção e administração, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Coordenadora Substituta de Curso de Especialização Latu-Sensu - Especialização em Informática Educativa: Construindo Comunidades de Aprendizagem nos Estados da Região Norte (portaria 018/02).

  • 03/1997 - 02/2003

    Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Coordenadora do Laboratório de Informática na Educação Superior (LIES/FACED).

  • 05/2002 - 12/2002

    Direção e administração, Faculdade de Educação, .,Cargo ou função, Coordenadora Substituta de Curso de Especialização Latu-Sensu - Especialização em Informática Educativa: Capacitação de Multiplicadores em Informática na Educação (portaria 017/02).

  • 06/2002 - 08/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Membro da Comissão Editorial da Revista Revista Informática na Educação: teoria e prárica. Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação..

  • 05/2001 - 12/2001

    Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Coordenadora Substituta do Curso de Formação de Professores em Educação à Distância do Consórcio Universidade Virtual Pública do Brasil.

  • 02/2000 - 02/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Seleção de Professor Substituto na área de Psicologia da Educação do Departamento de Estudos Básicos.

  • 02/1999 - 08/1999

    Ensino, II Curso de Pós Graduação Esp Em Inf na Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia de projetos, Metodologia de intervenção pedagógica em ambientes informatizados

  • 10/1995 - 12/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Representante do Faculdade de Educação junto à Comissão de Carreira de Educação Física da UFRGS.

  • 10/1998 - 11/1998

    Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão Universitária: Informática e Comunicaçãoes em ambientes Educacionais.

  • 07/1998 - 08/1998

    Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Atividade de extensão realizada, Capacitação em Informática na Educação para Professores e Estudantes de Licenciaturas.

  • 12/1997 - 08/1998

    Ensino, II Curso de Pós Graduação Esp Em Inf na Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia de Projetos, Teorias de Aprendizagem

  • 05/1996 - 05/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Representante dos Docentes no Conselho da Faculdade de Educação.

  • 09/1997 - 09/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Membro da comissão Julgadora do VIII Salão de Inciação Científica.

  • 06/1997 - 07/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação dos projetos de Informática na Educação das Escolas do Rio Grande do Sul.

  • 03/1997 - 03/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Eleitoral para eleição da Chefia e Chefia Substituta do Departamente de Estudos Básicos.

  • 03/1994 - 08/1994

    Ensino, Esp Em Psicologia Cognitiva Aplicada à Educação Em, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Mecanismos Cognitivos, Metodologia de Intevenção pedagógica

  • 07/1993 - 07/1993

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Membro da Comissão Julgadorta do VII Salão de Iniciação Cient[ífica PROPESP/UFRGS.

  • 04/1992 - 05/1992

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora do Seminário "Informática e Educação Matemática"-Cooperação Internacional entre MEC-UFRGS e o Ministério das Relações Exteriores da França..

2011 - 2012

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Pós doutoramento, Enquadramento Funcional: Pós-doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.