Patricia Beatriz de Macedo Vianna

Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA) entre 2008 e 20015. Ex-coordenadora do Centro de Educação a Distância do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA). Ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA). Atual Professora Convidada da UNIPAMPA (Pedagogia EaD). Ex-Coordenadora de Educação a Distância das Escolas e Faculdades QI, responsável pelo processo de autorização dos cursos de Licenciatura em Pedagogia (nota 4.23) e Sistemas para Internet (nota 4.39) no ano de 2018. Ex-secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo na Prefeitura Municipal de Cachoeirinha (2017/2018). Doutoranda em Educação a Distância (UFRGS), Mestre em Educação (PUCRS), Graduada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa (PUCRS). Comendadora Nacional e Internacional na área de Educação Digital pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito. Consultora Pedagógica da UNESCO no Programa Brasil Profissionalizado em seis estados do Brasil. Líder Educacional Google. Expertise em acessibilidade digital e adequação de instituições de ensino às exigências do Ministério da Educação. Desenvolve pesquisa na área de Formação de professores (UFRGS). Ex-diretora de Educação a Distância na FTEC. Professora do Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis da UAB/MEC/UFRGS desde 2005. Ampla experiência em formação de professores, gestão escolar e coordenação de cursos de graduação e pós-graduação, processos de avaliação e reconhecimento de cursos de graduação. Conhecimento amplo em planejamento e autoria de materiais digitais para a Educação a Distância, incluindo modulação de cursos. Atuação nas seguintes áreas: educação a distância, metodologia da educação, didática, teorias da aprendizagem, informática aplicada à educação geral e especial, tecnologias educacionais, desenvolvimento de software educacional, educação inclusiva, gestão educacional, currículos e programas. Foi responsável pelas seguintes visitas do MEC: Autorização da EAD no Unilassale em 2006; Reconhecimento do Curso de Pedagogia do Cesuca em 2010 (nota 4); Autorização da EAD no Cesuca em 2014 (nota 4), Reconhecimento da EAD na FTEC em 2016 (nota 4). Conduziu junto com a pesquisadora Bernadete Angelina Gattti - Fundação Carlos Chagas - um estudo comparativo acerca dos cursos de Pedagogia modalidade EAD no Brasil em 2015.

Informações coletadas do Lattes em 31/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2010 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Inclusão do Surdo na Educação Superior a Distância
Lucila Maria Costi Santarosa.

Mestrado em Educação

2002 - 2004

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Formação de professores, mediação pedagógica e ambientes educacionais informatizados: o percurso de uma pesquisa-ação
, Ano de Obtenção: 2005.Marlene Correro Grillo.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: formação de professores; informática educativa; mediação pedagógica; tecnologias da informação e comunicação; teoria sócio-histórica; ZDP. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino. Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.

Graduação em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa

1998 - 2002

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: O processo de mediação com alunos que apresentam necessidades educacionais especias com o suporte das TIC.
Orientador: Marcia de Borba Campos

Formação complementar

2018 - 2018

Capacitação Docente para uso de Metodologias Ativas em EaD. (Carga horária: 60h). , Google For Education, GFE, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Games & Gamificação em Educação. (Carga horária: 40h). , Artesanato Educacional, ARTEDUC, Brasil.

2012 - 2012

Credenciamento Institucional para a EaD. (Carga horária: 6h). , HOPER Group: Consultoria, Educação, Estudos de Mercado, Sistemas Educaciona, HOPER, Brasil.

2012 - 2012

Projeto Pedagógico de Curso. (Carga horária: 12h). , HOPER Group: Consultoria, Educação, Estudos de Mercado, Sistemas Educaciona, HOPER, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Reunião e Capacitação de Professores. (Carga horária: 4h). , Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha, CESUCA, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Metodologia da Educação Superior. (Carga horária: 20h). , Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Formação Docente 2009/01. (Carga horária: 30h). , Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha, CESUCA, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Capacitação de Tutores. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Formação Continuada 2008. (Carga horária: 33h). , Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha, CESUCA, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Capacitação Docente em Educação a Distância. (Carga horária: 60h). , Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Planejando Objetos de Aprendizagem. (Carga horária: 180h). , Comunidade Virtual de Aprend. da Rede de Inst. Católicas do Ens. Superior, CVA- RICESU, Brasil.

2005 - 2005

Vivendo a Inclusão. (Carga horária: 12h). , Associação de Assistência à Criança Deficiente do Rio Grande do Sul, AACD, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Oficina de Alfabetização. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Formação de Professores, em IEE. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2000 - 2000

Explorando o Ambiente Learning Space. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Outros

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Educação a Distância.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação e formação de professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Multimeios e Informática Educativa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Multimeios e Informática Educativa/Especialidade: Informática na Educação Especial.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.

Organização de eventos

VIANNA, P. B. M. ; DUARTE, F. ; SARTORI, K. ; MUSACCHIO, C. ; VIEGAS, S. C. ; BEILER, A. . I Webinar FAQI - Conversando sobre EAD. 2018. (Outro).

VIANNA, P. B. M. . I Salão de Pós-graduação da Faculdade Inedi - CESUCA. 2014. (Exposição).

VIANNA, P. B. M. . II Seminário de Contadores de Histórias ao Pé do Ouvido. 2010. (Outro).

VIANNA, P. B. M. . Formação Docente para o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE. 2009. (Outro).

VIANNA, P. B. M. . Oficina de Confecção de Brinquedos com Materiais Reciclados. 2009. (Outro).

Participação em eventos

1ª Conferência Nacional de Segurança Pública. 2009. (Outra).

Alfabetização e Letramento nas Séries Iniciais da Escola de Nove Anos. 2009. (Outra).

II Jornada de Atualização em Computação.Informática na Educação Especial. 2008. (Encontro).

Curso de Metodologia da Educação Superior.O Novo Pacto Educativo: Educação, Competitividade e Cidadania na Sociedade Moderna. 2007. (Outra).

III Encontro Estadual de Educação Básica - III EnEB. 2007. (Encontro).

VI Seminário de Informática (SEMINFO).Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. 2007. (Seminário).

XI Fórum Permanente de Educação Lassalista.Produção de Materiais Digitais. 2007. (Outra).

Escola Regional de Licenciatura em Computação.Autoria de Materiais de Apoio para EAD. 2006. (Encontro).

XVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2006. (Simpósio).

Seminário Nacional de Educação a Distância no Ensino Superior. 2005. (Seminário).

III Edição do Fórum Mundial de Educação - A Educação para um outro Mundo Possível. 2004. (Outra).

Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no RS.O Processo de Mediação Pedagógica em Ambientes Educacionais Informatizados. 2004. (Encontro).

V ANPED Sul.A Construção de Identidade de Gênero na Educação Infantil. 2004. (Seminário).

XIII Seminário Gaúcho de Multimeios na Educação - Multimeios na Intermediação Pedagógica: Metodologias de Ação e Espaços de Atuação Educativa.Multimeios na Intermediação Pedagógica: Metodologias de Ação e Espaços de Atuação Educativa. 2004. (Seminário).

Conferência Internacional - Linguagem e Educação Após Babel. 2003. (Outra).

Seminário Internacional Construindo o Conhecimento em Diversidade. 2003. (Seminário).

VII Seminário Internacional da Comunicação - da Aldeia Global ao Ciberespaço: as Tecnologias do Imaginário como Extensões do Homem. 2003. (Seminário).

II Congresso Brasileiro de Computação. Palestra de Abertura no Fórum de Informática Aplicada a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. 2002. (Congresso).

III Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação Especial - CIIEE 2002. A Redespecial-Brasil Ampliando seus Espaços de Atuação na Comunidade da Cooperativa CrêSer. 2002. (Congresso).

II Jornada da Rede FTO: Criando Elos, Ampliando Parcerias. 2002. (Outra).

VI Seminário Internacional de Comunicação: Cultura, Poder e Tolerância em um Mundo Complexo. 2002. (Seminário).

6º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade.Ambientes de Aprendizagem Virtual - Inclusão Social de Portadores de Necessidades Especiais. 2001. (Seminário).

Formação de Competências para o Século XXI. 2001. (Outra).

Fórum Mundial de Educação. Telemática e Inclusão de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais: Um Espaço Possível na Internet. 2001. (Congresso).

Fórum Mundial de Educação: A Educação no Mundo Globalizado. 2001. (Outra).

I Escola de Inverno da FACED/UFRGS - As Dificuldades na Aprendizagem Escolar e a Abordagem Sócio-Histórica de Lev Vygotski. 2001. (Encontro).

Invenção e Devires da Inclusão. 2001. (Encontro).

Mostra de Trabalhos dos Alunos do Curso de Pedagogia Multimeios e Informática Educativa.O Uso de Ambientes Colaborativos para Alunos com Necessidades Especiais. 2001. (Outra).

Mostra de Trabalhos dos Alunos do Curso de Pedagogia Multimeios e Informática Educativa.Modelagem de Editor de Texto Colaborativo Bilíngue para Surdos. 2001. (Outra).

Seminário Internacional: As Competências para Ensinar no Século 21 - A Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação. 2001. (Seminário).

Seminário Internacional da Região Sul: Desafios da Educação para a América Latina na Contemporaneidade.Proposta de Oficinas sobre Comunicação/Informação Embasada na Teoria de Tiffin. 2001. (Seminário).

Seminário Internacional da Região Sul: Desafios da Educação para a América Latina na Contemporaneidade. 2001. (Seminário).

Seminário Internacional da Região Sul: Desafios da Educação para a América Latina na Contemporaneidade.Práticas em Multimeios e Informática Educativa. 2001. (Seminário).

V Workshop em Informática na Educação. 2001. (Outra).

Congresso Ibero-Americano de Educação Marista. 2000. (Congresso).

Conversa Franca: Limites - Um Desafio para a Educação. 2000. (Outra).

Conversa Franca:O Uso das Ferramentas de Informática no Processo Educacional. 2000. (Outra).

IV Workshop Informática na Educação. 2000. (Outra).

Transtornos Afetivos e Problemas de Aprendizagem em Ambientes Escolares. 2000. (Seminário).

II Encontro Pedagógico Repensando a Prática Educativa. 1999. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Ana Paulade Sousa Colling

VIANNA, P. B. M.; HUSTO, J. C. R.; GELLER, M.; KAIBER, C. T.; VARGAS, P. R. R.. Olhares da inclusão: estudo sobre o processo de aprendizagem Matemática de uma aluna com a Síndrome de Jackobsen. 2018.

Aluno: Débora de Oliveira Siqueira

VIANNA, P. B. M.; GELATTI, L.. Ruptura de Paradigmas: uma nova visão de como ensinar. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de MBA em Gestão das Tecnologias da Informaç) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Joana Alves Brito de Azambuja

VIANNA, P. B. M.; GELATTI, L.. Educação a Distância On-line: em busca da aprendizagem significativa. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de MBA em Gestão das Tecnologias da Informaç) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Joel Rodrigues dos Santos

VIANNA, P. B. M.; CARLOTTO, F. R.. Comunicação Visual Reflexiva, Criativa e Inventiva. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de MBA em Gestão das Tecnologias da Informaç) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcos Wagner Queiroz Mendes

VIANNA, P. B. M.; CARLOTTO, F. R.. Iniciativas da Gestão na Implantação de um Laboratório de Editoração Eletrônica: por um Ambiente de Aprendizagem Adequado à Realização das Atividades de Computação Gráfica.. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de MBA em Gestão das Tecnologias da Informaç) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcos Ricardo Kich

VIANNA, P. B. M.. Uso de Software de Educação a Distância Livre. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Tecnologias da Infor. e Com. em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dalzelise Grazziotin Turella

VIANNA, P. B. M.. O docente e a inserção das tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de MBA em Gestão das Tecnologias da Informaç) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vladimir Emílio Mohr

VIANNA, P. B. M.; CARLOTTO, F. R.. Utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação no Colégio Marista Roque Gonçalves - Cachoeira do Sul/RS. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de MBA em Gestão das Tecnologias da Informaç) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fábio Daniel Santos da Silva

VIANNA, P. B. M.; MONTOVANI, Ana Margo.. Otimização de Buscas em Repertórios de Objetos de Aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação - Bacharelado) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Thiago La Delfa Cabelleira

VIANNA, P. B. M.; MONTOVANI, Ana Margo.. Gerenciamento de Hipermídias para Sistemas Adaptativos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação - Bacharelado) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Adriana Gomes Severo

VIANNA, P. B. M.; MANGAN, P. K.. Educação Inclusiva para Crianças com e sem Deficiência Visual Através do Sistema Integrador. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação - Bacharelado) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Nelson Luis Sonntag

VIANNA, P. B. M.; BARBOSA, Débora Nice Ferrari.; DAMER, A.. Um Modelo de Gerenciamento de Objetos de Aprendizagem para o LOCAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação - Bacharelado) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Everton Johnny da Silva

VIANNA, P. B. M.; MONTOVANI, Ana Margo.. Um Estudo de Algoritmos de Aprendizagem Aplicados à Morfologia da Língua Portuguesa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação - Bacharelado) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Cristiane Corrêa da Silveira

VIANNA, P. B. M.; MONTOVANI, Ana Margo.. Ambiente de Ensino-Aprendizagem para a Comunidade Surda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação - Bacharelado) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Rafael Luís de Souza Garbin

VIANNA, P. B. M.; MONTOVANI, Ana Margo.. Identificação de Perfis de Usuários em Sistemas de Hipermídia Adaptativa. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação - Bacharelado) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Sandra Andrea Assumpção Maria

VIANNA, P. B. M.; MANGAN, P. K.. Desenvolvimento de Hiperhistória para Auxiliar a Aprendizagem das Crianças do 2º Ano do Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação - Licenciatura) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Marliza Machado Battista

VIANNA, P. B. M.; DAMER, A.. Formação de Professores em EAD no Ensino Superior: Práticas Pedagógicas no Unilasalle. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação - Licenciatura) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Deise Viegas de Azevedo

VIANNA, P. B. M.; DAMER, A.. O Passeio de Caio e Laila: Hiperhistória para Auxiliar a Criança na Psicogênese da Alfabetização. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação - Licenciatura) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Luciano Mammarella

VIANNA, P. B. M.; LOPEZ; DAMER, A.. Recuperação de Objetos de Aprendizagem Utilizando Raciocínio Baseado em Casos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação - Bacharelado) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Cristiane de Carvalho Vianna

VIANNA, P. B. M.; BARBOSA, Débora Nice Ferrari.. Construção Colaborativa de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Utilizando a Tecnologia Wiki. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação - Licenciatura) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Ronaldo doas Santos Motola

VIANNA, P. B. M.; BARBOSA, Débora Nice Ferrari.. Corpo do Agente Pedagógico Animado Maga Vitta. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação - Bacharelado) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Cassia Pereira Nino

VIANNA, P. B. M.; BARRETO, Marcos Ennes.. Consciência do Contexto e da Mobilidade do Aprendiz em um Ambiente de Educação Pervasiva. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação - Bacharelado) - Universidade La Salle - Canoas.

VIANNA, P. B. M.. 4ª Mostra Científica do Cesuca - Faculdade Inedi. 2010. CESUCA - Faculdade Inedi.

VIANNA, P. B. M.. 3ª Mostra Científica do Cesuca. 2009. Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha.

VIANNA, P. B. M.. V Semana Científica do Unilasalle - Mostra de Trabalhos, Salão e Feira de Iniciação Científica. 2009. Universidade La Salle - Canoas.

VIANNA, P. B. M.. VIII SEMINFO - Seminário de Informática. 2009. Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Torres.

VIANNA, P. B. M.; MANGAN, P. K.; MONTOVANI, Ana Margo.. Exame de Proficiência na Disciplina de Informática. 2009. Universidade La Salle - Canoas.

VIANNA, P. B. M.. IV Semana Científica do Unilasalle - IV Mostra de Trabalhos - XI Salão e Feira de Iniciação Científica. 2008. Universidade La Salle - Canoas.

VIANNA, P. B. M.. VI SEMINFO - Seminário de Informática. 2007. Universidade Luterana do Brasil - ULBRA Torres.

Orientou

Adriele Giuseppe Menezes

Tecnologias Educacionais; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidad del Salvador, ; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Aline Silveira de Jesus

Currículo e alfabetização; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidad del Salvador, ; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Danielle Rafael Bernardino

Gestão de Pessoas; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Josie Nogueira Viana

Gestão de Ativos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Controladoria e Finanças) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Anelise Alves Ribeiro

Retenção de Talentos nas Empresas de TI; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Alice de Fraga Silva

Relacionamento com o Cliente no Setor Bancário; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Controladoria e Finanças) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Rosiane Daltoé da Silva

Mudança Profissional na Vida Adulta; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Angélica Konrad

Perfil de Competência de Gestores Hospitalares; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Aline de Souza Barth

Qualidade da Saúde Mental de Profissionais de Recepção e Portaria; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Vivian Garcez Dutra de Souza

\desenvolvimento de Competências Através do Coaching em Gestores de Enfermagem; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Alice Martha

Liderança nas equipes; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Denise Cardoso Pereira

Sucessão de Cargos Estratégicos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Evandro Wedi Camargo

Empreendedorismo na Geração Y; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Arrieti Scariot

O Papel do Coaching para Desenvolver Profissionais; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Patricia Cardoso Titow

Mulher no Mercado de Trabalho; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Lisiane da Silva Escouto

Redes Sociais e o Mercado de Trabalho; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Larissa Dias da Silva

O Perfil de Competência dos Líderes na Área Hospitalar; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Juliana Martins da Silva

Assédio Moral em Ambiente Profissional; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Silvio Morais

Turnover nas Pequenas e Micro Empresas do Sul do Brasil; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Claudia Silvane dos Santos

Fatores Motivacionais que Influenciam na Retenção de Talentos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Raquel Pires de Vargas

Testes Psicológicos no Contexto da Seleção Profissional; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Luciana Gomes Botelho

Motivação no Ambiente Organizacional; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Evelin Loebens

O Comportamento da Geração Y no Mercado de Trabalho; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Elisandra Genesini

Gestão de Pessoas, Captação e Retenção de Talentos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Marcelo Gavioli da Costa

20 Anos do Plano Real; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Carina de Souza Rocho

A Parceiros Voluntários como Modelo de Gestão; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Daniela de Souza Windberg

Educação Financeira e Investimento; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Fernanda de Oliveira Selli

Consórcio de Bens; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Controladoria e Finanças) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Everton Brum

Motivação da Equipe de Vendas; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Carine Mattos Alves

O Processo de Inclusão Educacional no Brasil; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Caroline Lopes da Silva

O papel do psicopedagogo no tratamento das dificuldades de aprendizagem relacionadas ao abuso sexual no serviço de acolhimento do município de Gravataí; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Luciana Britto da Silva

O Trabalho do Psicopedagogo na Reestruturação do Dependente Químico; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Rosele Rosa dos Santos

O Psicopedagogo e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Vinicius Pastorini Rodrigues

O uso de esteriótipos em escolas no Município de Cachoeirinha; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Cristiane Helena Anjos de Oliveira

Inteligência Emocional no Treinamento e Desenvolvimento de uma equipe de trabalho; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Jaqueline de Avila Dias dos Santos

O Impacto das Redes Sociais nas Organizações; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Gecí Teresinha de Jesus e Silva Gonçalves

Limites; O não como contrutor do sujeito na escola e família; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Andréia Teixeira Canto

Logística Hospitalar; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Fernanda dos Santos Ferreira

Satisfação dos Profissionais de um Setor de Atendimento ao Cliente; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Cristiane Radde

E-learning: estudo de caso em uma instituição de Educação Superior; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Viviane Gonçalves Shardosim

O desenvolvimento de competências e a empregabilidade; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Elisandra da Silva Linck

O desafio da liderança na gestão de pessoas; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Jader Lima da Silva

Influência da Remuneração Variável no Processo de Motivação dos Funcionários; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Daniela Barcelos

Recrutamento e Seleção; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Eduardo Carvalho

Engenharia Reversa; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Dulciana Simionato Betti

TPM e a Relação no Trabalho; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Carline Garcia Daniel

Planejamento Estratégico; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Melissa Brum

Desenvolvimento de Pessoas; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Fábio Ferreira Lorena

Gestão de Conflitos na Empresa Familiar; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Eliane Gonçalves Miranda

Sucessão em Empresas Familiares; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Alessandra Garcia da Silva

Liderança nas Organizações; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

MÁRCIA REGINA FERNANDES

Causas da Violência na Alfabetização; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Luciana Labres

Sistemas de Controle; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Controladoria e Finanças) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Juliane Quadros Fortes

Direitos Humanos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Nelson Luiz Tomaz

A intervenção do Pedagogo junto à famílias de alunos com Síndrome de Down; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Leandro dos Reis Obelar

Entendimento do Absenteismo na CIAG; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão Empresarial) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Gisele Garcia

A afetividade em processos de aprendizagem; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Claudia Beatriz Oliveira

A influência da afetividade no desenvolvimento da aprendizagem; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Tânia Maria Reschke

Psicopedagogia e Inclusão; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Carla Jordana Römau

Alfabetização Matemática; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Mayara Brito Dambros

A afetividade na terceira idade; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Mara Beatriz de Moraes

A intervenção do Pedagogo na manutenção na afetividade na terceira idade; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Telmo Peres Alôs

Gastos Pessoais: organização e gerenciamento; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Ana Angélica Pinto

Auditoria e Controles Internos; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Controladoria e Finanças) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Juceleine Raquel Delazen

Gestão Financeira; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Controladoria e Finanças) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Camila Gonçalves Chagas

Inclusão Escolar; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Juliana Correa

Dificuldades de Aprendizagem no Processo de Aprendizagem; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Tatiana da Silva Sarmento

Dificuldades de Aprendizagem; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Mara Liani dos Santos Araujo

O Lúdico nos processos de aprendizagem; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Andreza Fagundes Bicca

Inclusão em Contextos Educacionais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Gabriel Palha Dorneles

Inclusão de PCD nas empresas; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Ana Paula Rodrigues

Avaliação de Desempenho; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Roberto Stein Ferreira

Centro de Serviços Compartilhados; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Controladoria e Finanças) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Eliane Gil Sjöström

A afetividade e a aprendizagem; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

RITA DE CASSIA BEHENCK DE ESPINDULA

Liderança e Motivação nas Organizações; ; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Gestão de Pessoas) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Jorge Luiz Gomes Bittencourt

A IMPORTÂNCIA DAS ADAPTAÇÕES CURRICULARES NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TDAH; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educ; Esp; : Recursos e Tecnologias para a Inclusão) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Juciara Rodrigues Trinca

O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educ; Esp; : Recursos e Tecnologias para a Inclusão) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

LUCIANE DOS ANJOS NUNES ALMEIDA

FORMAÇÃO DE PROFESSORES APLICADA À INCLUSÃO: O CONTEXTO DE UMA ESCOLA DE ALVORADA - RS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educ; Esp; : Recursos e Tecnologias para a Inclusão) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Manoela Etielle Gomes Pinto

A IMPORTÂNCIA DO USO DO COMPUTADOR NA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educ; Esp; : Recursos e Tecnologias para a Inclusão) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Luana Bonfim

EDUCAÇÃO MUSICAL E INCLUSÃO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educ; Esp; : Recursos e Tecnologias para a Inclusão) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

LUCIELE RIBEIRO LIRIO

LÁBIO LEPORINO E FENDA PALATINA: DIFICULDADES ENCONTRADAS NO AMBIENTE ESCOLAR; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educ; Esp; : Recursos e Tecnologias para a Inclusão) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Mônica Silveira Bereta

OS BENEFÍCIOS DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS REGULARES; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educ; Esp; : Recursos e Tecnologias para a Inclusão) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Vanessa Mendes Pedroso

A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO ATENDIMENTO À CRIANÇA HOSPITALIZADA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educ; Esp; : Recursos e Tecnologias para a Inclusão) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Rafaela Filipo Manera

Experiências na Educação a Distância para Surdos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Paulo César Pereira

Repensando a Educação a Distância; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Angela Maria Scapini

O Incentivo a Literatura Infantil nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Biblioteca Escolar) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Auridineia Ferraz Brito

Inclusão: sonho ou pesadelo; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial - Surdez) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Iracema Nalin

A Importância do Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Inclusão de Alunos Portadores de Necessidades Educativas Especiais no Ensino Público do Município de Canoas; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Laurilei Almeida Trentin

A Informática Educativa como Auxílio no Processo de Aprendizagem de Alunos com Síndrome de Down; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Lizete Amélia Cezar da Silva

Leitura e Arte no Espaço da Biblioteca Escolar; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Especial) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Maria Clenes Pereira de Almeida

A Biblioteca Escolar como Apoio Pedagógico; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Biblioteca Escolar) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Maria Cristina Stangherlin

A Biblioteca Escolar como Espaço de Atuação Pedagógica; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Biblioteca Escolar) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Sandra Maria Ecker Frozza

Biblioteca Escolar como Recurso Facilitador do Processo de Aprendizagem; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Biblioteca Escolar) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Simome Hein Ribeiro

A Biblioteca na Escola Pública; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Biblioteca Escolar) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Vera Lucia Stahlhofer

A Bilioteca Pública como Extensão da Biblioteca Escolar; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Biblioteca Escolar) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Leni Elizete Erthal da Silva

A Importância da Pesquisa Escolar como Forma de Qualificar a Construção do Conhecimento; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Biblioteca Escolar) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Marisa Kostelnaki Ramos

Literatura Infantil na Educação Inclusiva; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Biblioteca Escolar) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Luciano Maciel Ribeiro

Intranet e Gestão do Conhecimento: ferramentas que podem proporcionar vantagens para as organizações; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de MBA em Gestão das Tecnologias da Informaç) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Carla Cristie de França

A Formação do Educador para o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de MBA em Gestão das Tecnologias da Informaç) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Joel Rodrigues dos Santos

Comunicação Visual, Reflexiva, Criativa e Inventiva; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de MBA em Gestão das Tecnologias da Informaç) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

CRISTINA BERNARDO DE OLIVEIRA

INDISCIPLINA ESCOLAR; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Fátima Sarmento Alves Silva

A Proposta da Educação Infantil no Brasil; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Karine Beatriz Arnhold Garcia

Supervisão Escolar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Paula Klippel

Brinquedoteca; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Scheila dos Santos Garcia

A Brincadeira e os Jogos nos Anos Iniciais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Aline Cruz Lopes Marques

Gestão Escolar; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Ananda Sonali Grala Barbosa

O papel da escola frente à homossexualidade; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Angela Moraes

A FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Jéssica Nunes Bonifácio

BLENDED LEARNING; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Lidia Klever Machado

Cultura-Afro nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Zelia Teresinha Novakovski Nunes

O USO DA TELEVISÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Lidiane Vieira Pozzebon

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

MARIA DA GRAÇA FURTADO MOTA

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA LUDO-PEDAGÓGICA EM CONTEXTO HOSPITALAR; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Jacilene Telles Gomes

O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE CACHOEIRINHA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

MARILENE SANT?ANA FERNANDES SCHWINN

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS TICS VIABILIZADA PELO USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

ESTELA MARIS BUSSOLO

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia - Licenciatura) - CESUCA - Faculdade Inedi; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Paloma Brandão da Costa

Provendo Acessibilidade Digital aos Usuários Cegos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação - Licenciatura) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Rodrigo Wolf Brum

Assistente de Tradução Portugês/LIBRAS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação - Bacharelado) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Larissa Kochenborger

Cinema Educativo: Uso da Filmes na Sala de Aula; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Lahôr Borques Vaz Filho

Consciência de Contexto do Usuário Aplicado ao Cenário de Museu; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação - Bacharelado) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Milene Ramos Vargas

Representação de Conhecimento na Área de Redes Através de uma Ontologia Aplicada a um Agente Pedagógico do Tipo Chatterbot; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação - Bacharelado) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna;

Produções bibliográficas

  • VIANNA, P. B. M. ; MUSACCHIO, C. ; DUARTE, F. . Educação a Distância na área da saúde: reflexões necessárias e parâmetros qualitativos. Seminário de Gestão e Tecnologia - FAQI , v. 3, p. 1-14, 2018.

  • ALMEIDA, L. A. N. ; VIANNA, P. B. M. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES APLICADA À INCLUSÃO: O CONTEXTO DE UMA ESCOLA DE ALVORADA - RS. Revista de Pós-Graduação , v. I, p. 100-114, 2014.

  • BERETA, M. S. ; VIANNA, P. B. M. . OS BENEFÍCIOS DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM ESCOLAS REGULARES.. Revista de Pós-Graduação , v. I, p. 115-129, 2014.

  • TRINCA, J. R. ; VIANNA, P. B. M. . O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO.. Revista de Pós-Graduação , v. I, p. 161-173, 2014.

  • VIANNA, P. B. M. ; BOCHERNITSAN, D. C. . O SABER NAS MÃOS: USO DE SOFTWARE EDUCATIVO POR ALUNOS SURDOS.. Revista de Pós-Graduação , v. I, p. 174-190, 2014.

  • VIANNA, P. B. M. ; GARCIA, K. B. A. ; GOMES, J. T. . EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESPAÇO FÍSICO, PRÁTICA PEDAGÓGICA E PERSPECTIVA DA GESTÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Educação em Rede: Formação e Prática Docente , v. 2, p. 1, 2013.

  • VIANNA, P. B. M. ; BONIFACIO2, J. N. . BLENDED LERANING EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: O CENÁRIO DE UMA DISCIPLINA. Cesuca Virtual: Conhecimento sem Fronteiras , v. I, p. 1-20, 2013.

  • VIANNA, P. B. M. ; RAPOPORT, A. . USO DO MOODLE COMO APOIO AO ENSINO PRESENCIAL. Cesuca Virtual: Conhecimento sem Fronteiras , v. I, p. 20-36, 2013.

  • VIANNA, P. B. M. ; SANTAROSA, L. M. C. . SURDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Cesuca Virtual: Conhecimento sem Fronteiras , v. I, p. 85-96, 2013.

  • VIANNA, P. B. M. ; SCHEINDER, F.C. ; DUSIK, C. L. . GLOGSTER: validação da acessibilidade em uma ferramenta de comunicação assíncrona. Seminário Nacional de Inclusão Digital , v. I, p. 1, 2012.

  • VIANNA, P. B. M. ; VARGAS, P. L. . Formação de Professores para o uso das TICs Viabilizada por um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Seminário Nacional de Inclusão Digital , v. I, p. 1, 2012.

  • VIANNA, P. B. M. ; BUSSOLO, E. M. ; VARGAS, P. L. . HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: TRILHAS EM CONSTRUÇÃO NA ESCOLA. Educação em Rede: Formação e Prática Docente , v. 1, p. 1, 2012.

  • VIANNA, P. B. M. . INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância , v. 18, p. 1, 2012.

  • VIANNA, P. B. M. ; MONTOVANI, Ana Margo. . Práticas Reflexivas em Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Colabor@ (Curitiba) , v. 6, p. 23, 2010.

  • VIANNA, P. B. M. . Formação de professores/mediadores para o uso das TICs: elementos teóricos e práticos trabalhados em uma pesquisa-ação. UNIrevista (UNISINOS) , v. 1, p. 1-12, 2006.

  • VIANNA, P. B. M. ; RAPOPORT, A. ; RODRIGUES, A. C. S. . Entre os Muros da Escola: reflexões a partir da Psicologia e da Educação. Cine-Fórum da Educação Superior: olhares das áreas específicas. 1ed.: , 2013, v. , p. 73-82.

  • VIANNA, P. B. M. . Tendências Pedagógicas e Práticas na Educação Superior: interlocuções em uma pesquisa de campo. Educação Matemática, Prática, Teoria, Reflexão. 1ed.: , 2013, v. , p. 49-77.

  • MIGUEL, Alfredo Orth ; BARBOSA, Débora Nice Ferrari. ; VIANNA, P. B. M. . A capacitação de professores do UNILASALLE em EaD para atuarem na formação de professores da Educação Básica. In: Miguel Orth;Evaldo Luís Pauly;Vera Lúcia Ramirez. (Org.). Formação de Professores: Múltiplos Olhares. Canoas: Salles, 2009, v. , p. 21-36.

  • VIANNA, P. B. M. ; GRILLO, Marlene Correro. . Formação de Professores, Mediação Pedagógica e Ambientes Educacionais Informatizados. In: Elaine Turk faria. (Org.). Educação Presencial e Virtual: espaços complementares essenciais na escola e na empresa. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, v. , p. 105-123.

  • CAMPOS, M. B. ; VIANNA, P. B. M. . O Processo de Mediação Pedagógica em Ambientes Computadorizados para a Educação Especial. In: Lenira Weil Ferreira. (Org.). Educação e Mídia: o visível, o ilusório, a imagem. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, v. , p. 103-118.

  • VIANNA, P. B. M. . Estimular a competição faz bem?. Diário De Cachoeirinha, Cachoeirinha, 02 jul. 2006.

  • VIANNA, P. B. M. . Cesuca - Professora é indicada para ser Líder Educacional Google. Planeta Universitário.

  • VIANNA, P. B. M. . Ficou interessado em nosso conteúdo e quer compartilhar? Utilize o link: https://www.correiogravatai.com.br/_conteudo/2018/04/noticias/regiao/2260326-iniciativas-em-educacao-dao-titulo-de-comendadora-a-patricia-vianna.html, ou as opções que colocamos em nossas páginas. Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais.. Correio de Gravataí.

  • VIANNA, P. B. M. . Prefeito Miki anuncia seu novo Secretariado. O Repórter.

  • VIANNA, P. B. M. ; RAPOPORT, A. ; VIVA, M. A. A. . Uso de AVA como apoio às disciplinas presenciais: um estudo de caso.. In: Seminário Diálogos em Educação a Distância - XI Encontro para ações em EaD, 2012, Rio Grande. Seminário Diálogos em Educação a Distância. Rio Grande: SEaD - FURG, 2012. p. 1-661.

  • VIANNA, P. B. M. ; SANTAROSA, L. M. C. . Prática reflexiva em formação a distância possibilitada pelo uso do diário. In: Simpósio de Aprendizagem em Ambientes Virtuais, 2010, Goiabeiras. SIMPAV - Simpósio de Aprendizagem em Ambientes Virtuais, 2010.

  • VIANNA, P. B. M. ; COSTA, Paloma. ; LEWIS, Marcus. . Cursoweb de Engenharia de Software Acessível para Cegos: um desafio para a Educação a Distância.. In: VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa Especial, 2007, Mar del Plata.. CIIEE 2007, 2007.

  • VASCONCELOS, F. ; VIANNA, P. B. M. . Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. In: SEMINFO - Seminário de Informática, 2007, Torres. Anais do ... Seminfo, 2007.

  • VIANNA, P. B. M. . Uso do Diário de Bordo com Recurso Pedagógico para o Desenvolvimento da Prática Reflexiva em Formação a Distância: Um Estudo de Caso.. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010.

  • KNUPPE, L. ; VIANNA, P. B. M. ; MARCON, R. J. . A Construção de Identidade de Gênero na Educação Infantil. In: V ANPED Sul, 2004, Curitiba. Seminário de Pesquisa em Educação: ANPED Sul, 2004. p. 380-380.

  • VIANNA, P. B. M. . O Processo de Mediação Pedagógica em Ambientes Educacionais Informatizados. In: Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no RS, 2004, Porto Alegre. O Cotidiano e a Ciência: Construindo Saberes [recurso eletrônico]. Porto Alegre: BC- PUCRS, 2004.

  • VIANNA, P. B. M. . Formação de comunidades de Aprendizagem na EAD. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância , 2018.

  • VIANNA, P. B. M. ; VARGAS, P. L. . INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância , 2012.

  • VIANNA, P. B. M. . Tecnologias da Comunicação e Informação na Educação Superior. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIANNA, P. B. M. ; RAPOPORT, A. . Uso de AVA como apoio às disciplinas presenciais: um estudo de caso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, Paloma. ; LEWIS, Marcus. ; VIANNA, P. B. M. . Cursoweb de Engenharia de Software Acessível para Cegos. COMACESSO, 2010 (Artigo).

Outras produções

VIANNA, P. B. M. . Consultora UNESCO/CAPES. 2012.

VIANNA, P. B. M. . Projeto de Credenciamento para EAD. 2013.

VIANNA, P. B. M. . Reconhecimento Curso de Pedagogia. 2011.

VIANNA, P. B. M. . Volta às Aulas. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VIANNA, P. B. M. . Capacitação ENADE - 8ª Edição. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Estratégias para Gamificar Fóruns de Discussão em Cursos na Modalidade de EAD. 2015. .

VIANNA, P. B. M. . E.Portfólio como Estratégia de Avaliação na EAD. 2015. .

VIANNA, P. B. M. . ?Inclusão de Surdos e Cegos na modalidade de Educação a Distância no Ensino Superior: mediação e acessibilidade. 2015. .

VIANNA, P. B. M. . 14ª Formação de Professores e Tutores para a EAD. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Capacitação ENADE - 6ª Edição. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Capacitação ENADE - 7ª Edição. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . 13ª Formação de Professores e Tutores para a EAD. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Capacitação ENADE - 5ª Edição. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . 12ª Formação de Professores e Tutores para a EAD. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Informática Aplicada a Educação - 4ª Edição. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Informática Aplicada a Educação - 3ª Edição. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Formação de Professores para EAD.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Informática Aplicada a Educação - 1ª Edição. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Informática Aplicada a Educação - 2ª Edição. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Ressignificando a Educação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANNA, P. B. M. . Formação Docente para o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Oficina no Curso de Capacitação para Docentes da Escola Estadual de Ensino Médio Ayrton Senna da Silva. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Blogs Pedagógicos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Dez Motivos para Ser Professor. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANNA, P. B. M. . Ressignificando a Educação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANNA, P. B. M. . Inclusão e Acessibilidade à Web. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANNA, P. B. M. . Capacitação Docente em Educação a Distância. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Capacitação Docente em Educação a Distância. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Metodologia para Desenvolvimento de Cursos na Modalidade a Distância. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Metodologia para Desenvolvimento de Cursos na Modalidade a Distância. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Desenvolvimento de Materiais Didáticos Multimídia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Comunicação e Educação: Metodologia para Análise Didática de programas Televisivos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Curso de Extensão em Tecnologia Educacional. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Formação de Professores em Educação a Distância: Uma Visão Geral. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Formação de Professores em Educação a Distância: Uma Visão Geral. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. ; MODELSKI, D. . Desenvolvimento de Biblioteca Digital sobre Tecnologias Educacionais. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Material Digital).

VIANNA, P. B. M. . Aplicativos Multimídia: Usos Pedagógicos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

VIANNA, P. B. M. . Novas Estratégias em Psicopedagogia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANNA, P. B. M. . Formação de professores/mediadores para atuar em ambientes educacionais informatizados. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANNA, P. B. M. . A Teoria Socio-Histórica e a ZDP. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANNA, P. B. M. . A Zona de Desenvolvimento Proximal em Alunos com Necessidades Especiais e o uso da Informática. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANNA, P. B. M. . A Teoria Sócio-Histórica e a ZDP. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANNA, P. B. M. . A Zona de Desenvolvimento Proximal e os Alunos com Necessidades Especiais. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANNA, P. B. M. . Informática na Educação Especial. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANNA, P. B. M. . A Informática e o desenvolvimento Cognitivo de Alunos com NEE. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

VIANNA, P. B. M. . Informática Educativa para a Educação Especial. 2001. (Assessoria).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    Inclusão de Surdos na Educação Superior a Distância, Descrição: Pesquisa realizada no Curso de Doutorado da UFRGS com o objetivo de identificar parâmetros para a inclusão de Surdos na Educação Superior a Distância.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna - Coordenador / Lucila Maria Costi Santarosa - Integrante.

  • 2007 - 2010

    Formação de Professores e Profissionais da EAD, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna - Integrante / Lucila Maria Costi Santarosa - Coordenador.

  • 2003 - 2005

    Formação de professores, mediação pedagógica e ambientes educacionais informatizados, o percurso de uma pesquisa-ação, Descrição: Esta pesquisa visou qualificar a prática pedagógica de professores e/ou futuros professores para realizarem a mediação em ambientes educacionais informatizados, por meio da construção de conhecimentos teórico-práticos. O estudo foi realizado no Colégio Estadual Engenheiro fido Meneguetti, situado em Porto Alegre, e envolveu professoras e alunas do curso de Magistério em nível Pós-Médio. A abordagem metodológica utilizada foi a Pesquisa-Ação e possibilitou a reflexão crítica por parte das participantes sobre o significado da mediação pedagógica nesses ambientes e sobre a (re)significação de suas teorias pessoais. A investigação deixou evidente a necessidade de a formação para o uso pedagógico das ferramentas computadorizadas ser realizada em consonância com a prática docente, o que agrega qualidade ao processo. A participação efetiva e incansável do grupo na busca de novos conhecimentos foi determinante para o sucesso da experiência, propiciando uma atualização por meio da formação continuada para as professoras que já utilizavam a Informática Educativa e uma oportunidade significativa para as outras professoras e as alunas do Magistério, futuras docentes, de aprenderem sobre a categoria "mediação", visando transpô-la para a "sala de aula" e para os "ambientes educacionais informatizados".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna - Coordenador / Grillo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2012

    O potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional, Descrição: A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional. Para tanto, serão coletados dados com crianças em situação de inclusão educacional na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental junto que participam de atividades na Briquedoteca do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade Inedi.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna - Coordenador / Leticia Martins de Martins - Integrante., Financiador(es): CESUCA - Faculdade Inedi - Remuneração.

  • 2010 - 2012

    O potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional, Descrição: A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional. Para tanto, serão coletados dados com crianças em situação de inclusão educacional na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental junto que participam de atividades na Briquedoteca do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade Inedi.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna - Coordenador / Leticia Martins de Martins - Integrante., Financiador(es): CESUCA - Faculdade Inedi - Remuneração.

  • 2010 - 2012

    O potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional, Descrição: A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional. Para tanto, serão coletados dados com crianças em situação de inclusão educacional na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental junto que participam de atividades na Briquedoteca do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade Inedi.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna - Coordenador / Leticia Martins de Martins - Integrante., Financiador(es): CESUCA - Faculdade Inedi - Remuneração.

  • 2010 - 2012

    O potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional, Descrição: A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional. Para tanto, serão coletados dados com crianças em situação de inclusão educacional na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental junto que participam de atividades na Briquedoteca do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade Inedi.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna - Coordenador / Leticia Martins de Martins - Integrante., Financiador(es): CESUCA - Faculdade Inedi - Remuneração.

  • 2010 - 2012

    O potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional, Descrição: A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional. Para tanto, serão coletados dados com crianças em situação de inclusão educacional na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental junto que participam de atividades na Briquedoteca do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade Inedi.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna - Coordenador / Leticia Martins de Martins - Integrante., Financiador(es): CESUCA - Faculdade Inedi - Remuneração.

  • 2010 - 2012

    O potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional, Descrição: A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional. Para tanto, serão coletados dados com crianças em situação de inclusão educacional na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental junto que participam de atividades na Briquedoteca do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade Inedi.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna - Coordenador / Leticia Martins de Martins - Integrante., Financiador(es): CESUCA - Faculdade Inedi - Remuneração.

  • 2010 - 2012

    O potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional, Descrição: A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional. Para tanto, serão coletados dados com crianças em situação de inclusão educacional na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental junto que participam de atividades na Briquedoteca do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade Inedi.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna - Coordenador / Leticia Martins de Martins - Integrante., Financiador(es): CESUCA - Faculdade Inedi - Remuneração.

  • 2010 - 2012

    O potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional, Descrição: A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional. Para tanto, serão coletados dados com crianças em situação de inclusão educacional na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental junto que participam de atividades na Briquedoteca do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade Inedi.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna - Coordenador / Leticia Martins de Martins - Integrante., Financiador(es): CESUCA - Faculdade Inedi - Remuneração.

  • 2010 - 2012

    O potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional, Descrição: A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional. Para tanto, serão coletados dados com crianças em situação de inclusão educacional na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental junto que participam de atividades na Briquedoteca do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade Inedi.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna - Coordenador / Leticia Martins de Martins - Integrante.Financiador(es): CESUCA - Faculdade Inedi - Remuneração.

  • 2010 - 2012

    O potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional, Descrição: A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional. Para tanto, serão coletados dados com crianças em situação de inclusão educacional na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental junto que participam de atividades na Briquedoteca do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade Inedi.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna - Coordenador / Leticia Martins de Martins - Integrante., Financiador(es): CESUCA - Faculdade Inedi - Remuneração.

  • 2010 - 2012

    O potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional, Descrição: A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional. Para tanto, serão coletados dados com crianças em situação de inclusão educacional na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental junto que participam de atividades na Briquedoteca do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade Inedi.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna - Coordenador / Leticia Martins de Martins - Integrante., Financiador(es): CESUCA - Faculdade Inedi - Remuneração.

  • 2010 - 2012

    O potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional, Descrição: A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional. Para tanto, serão coletados dados com crianças em situação de inclusão educacional na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental junto que participam de atividades na Briquedoteca do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade Inedi.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna - Coordenador / Leticia Martins de Martins - Integrante., Financiador(es): CESUCA - Faculdade Inedi - Remuneração.

  • 2010 - 2012

    O potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional, Descrição: A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional. Para tanto, serão coletados dados com crianças em situação de inclusão educacional na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental junto que participam de atividades na Briquedoteca do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade Inedi.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna - Coordenador / Leticia Martins de Martins - Integrante., Financiador(es): CESUCA - Faculdade Inedi - Remuneração.

  • 2010 - 2012

    O potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional, Descrição: A pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o potencial pedagógico do lúdico no processo de inclusão educacional. Para tanto, serão coletados dados com crianças em situação de inclusão educacional na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental junto que participam de atividades na Briquedoteca do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade Inedi.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna - Coordenador / Leticia Martins de Martins - Integrante., Financiador(es): CESUCA - Faculdade Inedi - Remuneração.

Prêmios

2018

Comendadora Nacional e Internacional de Educação Digital, Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito.

2013

Paraninfa - Pedagogia Licenciatura - 2013/01, Cesuca - Faculdade Inedi.

2012

Paraninfa - Pedagogia Licenciatura - 2012/01, Cesuca - Faculdade Inedi.

2012

Paraninfa - Pedagogia Licenciatura - 2012/02, Cesuca - Faculdade Inedi.

2012

Paraninfa - Pedagogia Licenciatura - 2011/02, Cesuca - Faculdade Inedi.

2009

Reconhecimento por Trabalho realizado, Escola Estadual Normal 1º de Maio.

2002

Láurea Acadêmica, PUCRS.

2002

1º lugar na turma de formandos do Curso de Ped. Multim. e Info. Educ., PUCRS.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

QI Escolas e Faculdades

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de EaD das Escolas e Faculdades, Carga horária: 44

2013 - 2014

Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultora

Outras informações:
Consultora Pedagógica para desenvolvimento de estudos relativos a execução pedagógica dos convênios firmados no período de 2008 a 2012, contemplando a avaliação das metas pactuadas pelo Programa Brasil Profissionalizado e, a análise das necessidades e dificuldades dos entes federativos na execução do programa, de forma a subsidiar a SETEC no fortalecimento da Rede Estadual de Ensino Profissional e Técnico de Nível Médio.

2012 - 2012

Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora

Outras informações:
DOCUMENTO TÉCNICO DE ESTUDO ANALÍTICO E COMPARATIVO DOS PROJETOS PEDAGÓGICO-CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, SELECIONADOS NA AMOSTRA, E PROPOSTA DE REFERENCIAIS PEDAGÓGICO-CURRICULARES E DE MÉTODO PARA SISTEMATIZAÇÃO DESSES REFERENCIAIS PARA OS CURSOS EM QUESTÃO. Documento Técnico ? Produto 2 apresentado à UNESCO, referente ao Projeto 914BRZ1001.3 - CAPES - Fortalecimento da capacidade institucional com vistas ao incremento da educação básica, como resultado de Consultoria ao referido Projeto, contendo Documento Técnico de estudo analítico e comparativo dos projetos pedagógico-curriculares dos cursos de licenciatura em pedagogia, selecionados na amostra, e proposta de referenciais pedagógico-curriculares e de método para sistematização desses referenciais para os cursos em questão. Consultora: Patrícia Beatriz de Macedo Vianna.

2016 - 2018

Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, PM/Cachoeirinha

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Secretária de Cultura, Esporte, Laz., Tur., Carga horária: 40

Outras informações:
Gestora da Secretaria Municipal De Cultura Esporte Turismo e Lazer, atividade na qual atuou nas seguintes esferas e contextos: - Planejamento Estratégico Semestral (Movimento Brasil Competitivo - MBC) - Atuação permanente junto a Gestão de RH (300 Servidores de Carreira, dentre eles, cinco Diretores e cinco Coordenadores) buscando desenvolver e motivar os profissionais da Secretaria - Gestão de Contratos Federais e Estaduais (CEF) - Gestão Administrativa e Financeira (LOA) - Gestão dos espaços públicos municipais como: Casa de Cultura. Biblioteca Pública, Ginásio de Esportes, 54 Praças de Lazer, Parcão Municipal, Espaço Museológico - Casa do Leite, dezoito Núcleo do projeto esportico (prospectato e mantido por minha gestão com custo ZERO ao município, atendendo atualmente cerca de 1.800 pessoas, Sede da SMCELT - Avaliação permanente dos serviços prestados por terceiros, visando otimizar custos e qualidade

2015 - Atual

Universidade Federal do Pampa

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Pesquisadora Professora do Curso de Pedagogia EaD

2018 - Atual

Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Comendadora em Educação Digital

2008 - 2015

CESUCA - Faculdade Inedi

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2012 - 12/2015

    Direção e administração, Programa de Pós-Graduação.,Cargo ou função, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Cesuca - Faculdade Inedi..

  • 12/2011 - 12/2015

    Direção e administração, Centro de Educação a Distância do CESUCA - CEADCES.,Cargo ou função, Coordenadora do Centro de Educação a Distância.

  • 09/2008 - 12/2015

    Ensino, Pedagogia - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática I: Formação e Prática Docente, Didática II: Planejamento e Prática Docente, Educação a Distância, Literatura Infantil, Metodologia e Prática da Educação Psicomotora, Multiculturalismo: Escola, Diferenças, Corpo, Gênero e Sexualidade, Práticas Recreativas e Lúdicas, Psicologia da Aprendizagem, Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia

  • 09/2008 - 12/2015

    Ensino, Matemática - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática, Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento

  • 08/2008 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Pedagogia, Licenciatura.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia, Licenciatura.

  • 03/2009 - 12/2011

    Direção e administração, Pós-graduação em Educação.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Especialização em Filosofia e Ética na Educação.

  • 11/2008 - 12/2011

    Direção e administração, Curso de Pedagogia, Licenciatura.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Pedagogia - Licenciatura.

  • 03/2009 - 11/2011

    Direção e administração, Pós-graduação em Educação.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Especial: Recursos e Tecnologias para a Inclusão.

  • 03/2009 - 11/2011

    Direção e administração, Pós-graduação em Educação.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Especialização em Cultura Afro-Brasileira.

  • 03/2009 - 11/2011

    Direção e administração, Pós-graduação em Educação.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Educ. Esp.: Recursos e Tecnologias para a Inclusão, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tecnologia

2016 - 2016

Faculdade de Tecnologia TECBrasil

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora de Educação a Distância, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2016

    Direção e administração, NEAD.,Cargo ou função, Diretora de Educação a Distância.

2006 - 2009

Universidade La Salle - Canoas

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2006 - 12/2009

    Ensino, Ciência da Computação - Licenciatura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão da Informática Educativa, Tecnologias Inclusivas, Metodologia de Ensino em Computação, Tecnologia na Educação I

  • 02/2006 - 12/2009

    Ensino, Ciência da Computação - Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia na Educação I

  • 02/2006 - 12/2009

    Ensino, Disciplina comum aos cursos de graduação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática e Multimeios na Educação, Informática (EAD), Informática

  • 04/2007 - 02/2008

    Serviços técnicos especializados , Unilasalle Virtual.,Serviço realizado, Membro da Equipe Didático-Pedagógica.

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Gestão em Biblioteca Escolar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Biblioteca Virtual

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Informática na Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação a Distância

2005 - 2013

Universidade Aberta do Brasil

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador I, Carga horária: 20

2005 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2010

    Extensão universitária , Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação.,Atividade de extensão realizada, Ministrante Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessível.

  • 04/2008 - 08/2008

    Extensão universitária , Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação.,Atividade de extensão realizada, Equipe Executora Curso de Formação para Professores em Serviço de Informática na Educação Especial (6ª Edição).

  • 11/2006 - 08/2007

    Extensão universitária , Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação.,Atividade de extensão realizada, Ministrante Curso de Formação para Professores em Serviço de Informática na Educação Especial (5ª Edição).

  • 04/2006 - 08/2006

    Extensão universitária , Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação.,Atividade de extensão realizada, Formadora do Curso de Formação em Serviço de Informática na Educação Especial (4ª Edição).

  • 03/2005 - 06/2005

    Extensão universitária , Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação.,Atividade de extensão realizada, Formadora do Curso de Formação a Distância e em Serviço de Professores em Informática na Educação Especial.

2006 - 2006

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora Orientadora de Trabalho de Conclusão do Curso de MBA em Tecnologias da Informação e Comunicação - Edição 2003 e 2004

2003 - 2005

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

1999 - 1999

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora da Faculdade de Informática, Carga horária: 8

Outras informações:
Monitora da Disciplina de Introdução à Microinformática

2000 - 2003

Redespecial - Brasil

Vínculo: Associada, Enquadramento Funcional: Associada

Atividades

  • 06/2000

    Direção e administração, Redespecial - Brasil.,Cargo ou função, Membro da Diretoria, Comissão de Cursos e de Atendimento.

  • 05/2001 - 05/2001

    Treinamentos ministrados , Redespecial - Brasil.,Treinamentos ministrados, Intodução À Informática Eplicada à Educação

2022 - Atual

Escola de Educação Infantil Brincanela

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 12