Renata Sales de Moraes Borges

Doutora em Educação pelo Programa de Psicologia da Educação da PUC-SP (2021), Mestre em Educação pelo Programa Formação de Formadores pela PUC-SP (2015), é graduada em Pedagogia pela Universidade Guarulhos (2001) e Artes Visuais pela Universidade de Santos (2007). É especialista em Educação com os cursos de Psicopedagogia (2006) na Faculdade Mozarteum e Gestão do Currículo para professores coordenadores pela USP em (2012). Atualmente é diretora em uma escola da rede estadual paulista, professora do ensino superior no curso de pós graduação e formadora do PNAIC ( Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa).

Informações coletadas do Lattes em 08/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação (Psicologia da Educação)

2017 - 2021

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A transição do quinto para o sexto ano nas escolas públicas da rede estadual paulista, na perspectiva de alunos, professores e gestores
, Ano de obtenção: 2021. Laurinda Ramalho de Almeida. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em educação: formação de formadores

2013 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: DESAFIOS AO EDUCADOR NA TRANSIÇÃO DO QUINTO PARA O SEXTO ANO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO
, Ano de Obtenção: 2015.Alda Luiza Carlini.Bolsista do(a): Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil. Palavras-chave: Comprometimento com a Educação; transição do quinto para o sexto ano; Formação Contínuada; afetividade; ensino fundamental.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Gestão do Currículo para professores-coordenadores

2011 - 2012

Universidade de São Paulo
Título: A formação continuada dos professores da rede pública do Estado de São Paulo impacta na qualidade do processo de ensino aprendizagem oferecido em nossas unidades escolares
Orientador: Vivian Batista da Silva

Especialização em Psicopedagogia

2005 - 2006

Faculdade Mozarteum
Título: Inteligências Múltiplas na Educação Infantil: Uma nova forma de atuação
Orientador: Maria Antonieta de Castro

Graduação em Artes

2007 - 2008

Universidade Metropolitana de Santos
Título: O trabalho da arte com alunos especiais
Orientador: Leni Soares

Graduação em Pedagogia

1999 - 2001

Universidade de Guarulhos
Título: Educação Especial
Orientador: Neiva T. Martin

Formação complementar

2011 - 2012

Gestão de Currículo Escolar. (Carga horária: 360h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2004 - 2005

Psicopedagogia. (Carga horária: 384h). , Faculdade Mozarteum de São Paulo, FMSP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.

Participação em eventos

1ª Jornada Brasileira de Educação Infantil. Avaliação na educação infantil: registros reflexivos. 2023. (Congresso).

Educação para a vida: desafios emergentes da alfabetização. Anos Iniciais sem rupturas: do infantil aos anos finais. 2021. (Congresso).

Formação de Professores.A transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II. 2019. (Encontro).

III Seminário Boas Práticas MMR.As transições dos ciclos na educação básica: permanência, rendimento e afetividade três grandes desafios. 2019. (Seminário).

X Mostra PED.Afetividade, professor especialista e escola pública: contribuições da psicogenética Walloniana. 2019. (Simpósio).

Fala outra Escola.DESAFIOS AO EDUCADOR NA TRANSIÇÃO DO QUINTO PARA O SEXTO ANO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO. 2015. (Simpósio).

Educação para o Meio Ambiente. 2007. (Encontro).

Seminário Avaliação Externa, Projeto Político-Pedagógico e o Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Médio. 2006. (Seminário).

Estratégias e Recursos Psicopedagógicos para a Educação Especial. 2005. (Oficina).

Inteligência Emocional " As Novas Descobertas na Arte de Educar". 2005. (Encontro).

Orientou

Maria Antonieta Voivodic

O Processo de Ensino Aprendizagem na Educação Infantil utilizando como eixo o Desenvolvimento das Inteligências Múltiplas; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Mozarteum de São Paulo; Orientador: Renata Sales de Moraes Borges;

Neiva

Educação Especial; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Guarulhos; Orientador: Renata Sales de Moraes Borges;

Produções bibliográficas

  • BORGES, R. S. M. . Desafios ao educador na transição do quinto para o sexto ano nas escolas públicas do estado de São Paulo: uma proposta de formação. I. ed. Campinas-SP: FE-UNICAMP, 2015. v. I. 1237p .

  • BORGES, R. S. M. . Transição entre etapas: 7 dicas para apoiar os alunos do fundamental. Revista Nova Escola, Online, 15 out. 2021.

  • BORGES, R. S. M. . O papel dos professores do 6º ano na transição durante a pandemia. Revista Nova Escola, Online, 21 ago. 2020.

  • BORGES, R. S. M. . Como é a transição do ensino fundamental 1 para o 2 nas escolas públicas de São Paulo. Revista Educação, Online, 30 maio 2017.

  • BORGES, R. S. M. . Avaliação na educação infantil: registros reflexivos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORGES, R. S. M. . Anos Iniciais sem rupturas: do infantil aos anos finais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORGES, R. S. M. . As transições dos ciclos na educação básica: permanência, rendimento e afetividade três grandes desafios. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BORGES, R. S. M. . DESAFIOS AO EDUCADOR NA TRANSIÇÃO DO QUINTO PARA O SEXTO ANO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • EE PROF IZAC SILVÉRIO. , Rua Bitencourt da Silva 218, Jardim Virginia Bianca, 02356070 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 29535219

Experiência profissional

2006 - 2016

arnaldo barreto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40

Outras informações:
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ? PNAIC (UFSCar) 2016

2017 - 2018

Faculdade Campos Elíseos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor na pós graduação, Carga horária: 8

2000 - Atual

Secretaria de Estado da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - Atual

Centro Universitário UNIFAAT

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da Pós Graduação, Carga horária: 4

2017 - Atual

EE PROF IZAC SILVÉRIO

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora Escolar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.