Rodrigo Crenak Delforge de Vasconcelos
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), Especialista em Gestão de Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Atualmente trabalha no serviço de saúde do Exército Brasileiro e possui experiência nas áreas de Gestão de Saúde e Gestão da Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, planejamento estratégico, qualidade em serviços de saúde e gestão de processos.
Informações coletadas do Lattes em 13/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Gestão de Saúde
2003 - 2004
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Mensuração da Qualidade percebida pelos usuários do Serviço de Fisioterapia do Posto Médico da Guarnição de Belo Horizonte (PMedGu/BH). Uma investigação a partir do modelo SERVQUAL.
Orientador: Dalton Jorge Teixeira
Graduação em Fisioterapia
1996 - 2002
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Análise da Inserção dos Fisioterapeutas no Mercado de Trabalho: Uma Contribuição ao Debate.
Orientador: Rosana Ferreira Sampaio
Formação complementar
2009 - 2009
Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde. (Carga horária: 16h). , Instituto Mineiro de Engenharia Civil.
2008 - 2008
GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS. (Carga horária: 32h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA.
2006 - 2006
Extensão universitária em Curso Básico em Gestão. (Carga horária: 164h). , Exército Brasileiro.
2006 - 2006
Auto-avaliação Continuada da Gestão Pública II. (Carga horária: 28h). , Secretaria de Gestão do Ministério de Planejamento.
2006 - 2006
Indicadores de Desempenho Institucional. (Carga horária: 32h). , Instituto Brasileiro de Engenharia.
2006 - 2006
Análise e Melhoria de Processos - AMP. (Carga horária: 28h). , Instituto Brasileiro de Engenharia.
2006 - 2006
Elaboração e Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública.
2006 - 2006
Planejamento Estratégico. (Carga horária: 24h). , Escola Nacional de Administração Pública.
1996 - 1996
Curso Básico de Socorros de Urgência e Resgate. (Carga horária: 50h). , Polícia Rodoviária Federal.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos/Especialidade: Gestão de Saúde.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Organizações Públicas.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Participação em eventos
CQH'2010 - XIV Congresso Brasileiro de Qualidade em Serviços de Saúde. 2010. (Congresso).
I Simpósio Acredita Minas. 2010. (Simpósio).
Treinamento de Preparação para a Banca Examinadora do Prêmio Mineiro de Qualidade. 2010. (Outra).
II Jornada de Gestão Ambiental em Instituições de Saúde. 2010. (Outra).
Gestão nas Instituições de Saúde - 2ª Edição. 2008. (Seminário).
II Encontro de Professores de Planejamento Empresarial e Projetos. 2008. (Encontro).
Gestão nas Instituições de Saúde - 1ª Edição. 2007. (Seminário).
IV Congresso de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Gestão Básica para Fisioterapeutas. 2006. (Congresso).
IV Jornada Acadêmica da Saúde - FMVA.Gestão Aplicada à Fisioterapia. 2006. (Seminário).
1ª Semana da Fisioterapia da PUC Minas em Betim.Inclusão do Fisioterapeuta no PSF. 2005. (Seminário).
III Congresso de Fisioterapia, VII Encontro de Fisioterapia e IV Jornada Científica de Fisioterapia da UFJF. Fisioterapia e Cidadania. 2004. (Congresso).
Ciclo de Palestras em Fisioterapia da Universidade Presidente Antônio Carlos - Campus Bom Despacho.Gestão da Carreira: O que fazer em um mercado competitivo?. 2004. (Simpósio).
III Jornada de Fisioterapia da PUC Betim - Ciência a Serviço da Vida.Gestão Aplicada à Fisioterapia: O que fazer em um mercado competitivo?. 2003. (Simpósio).
II Semana do Fisioterapeuta - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.Perspectivas Futuras da Fisioterapia. 2002. (Seminário).
II Senana do Fisioterapeuta - Faculdade de Saúde e Ecologia Humana.O Papel do Acadêmico na Formação Profissional. 2002. (Simpósio).
Mesa Redonda - Centro Universitário Newton Paiva.A Fisioterapia e seus órgãos de classe. 2002. (Outra).
Participação em bancas
GOMES, Fernanda de Oliveira Carvalho; LOPES, Danielle Domingos; SANTOS, Sandra Salomão Alberto;VASCONCELOS, Rodrigo Crenak Delforge de. D.; GOMES, F. O. C.; SANTOS S. S. A..O acolhimento na perspectiva da interdisciplinaridade: o olhar do Fisioterapeuta.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
RODRIGUES, Katiane; ROCHA, Ricardo; RIBEIRO, Renata;VASCONCELOS, Rodrigo Crenak Delforge de. .O SESMT e a fisioterapia na saúde do trabalhador: uma revisão de literatura.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
BRUNO, Eulália M.; NOGUEIRA, Juliano T.;VASCONCELOS, Rodrigo Crenak Delforge de. Inserção da fisioterapia na saúde coletiva: grupos operativos.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
Orientou
O Enfermeiro do Trabalho e o Sistema de Gestão em Saúde Ocupacional; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem do Trabalho) - Faculdade São Camilo de Minas Gerais; Orientador: Rodrigo Crenak Delforge de Vasconcelos;
Inserção do Fisioterapeuta na Saúde Pública: Uma Reorientação do Modelo Assistencial; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em SAÚDE DA FAMÍLIA) - Faculdade São Camilo de Minas Gerais; Orientador: Rodrigo Crenak Delforge de Vasconcelos;
O Fisioterapeuta na Equipe do Programa de Saúde da Família; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em SAÚDE DA FAMÍLIA) - Faculdade São Camilo de Minas Gerais; Orientador: Rodrigo Crenak Delforge de Vasconcelos;
Análise e Melhoria dos Processos do Serviço de Nutrição e Dietética de um Hospital Geral Objetivando a Redução de Custos; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração Linha de Formação Hospitalar) - Faculdade São Camilo de Minas Gerais; Orientador: Rodrigo Crenak Delforge de Vasconcelos;
Prêmios
2009
Medalha do Mérito Resgate da Cidadania, Rede Mineira da Cidadania.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
COMANDO DA 4ª REGIÃO MILITAR E 4ª DIVISÃO DE EXÉRCITO, POSTO MÉDICO DA GUARNIÇÃO DE BELO HORIZONTE. , Rua Juiz de Fora, 900, Barro Preto, 30150900 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 35089869, Fax: (31) 35089894, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - 2012
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo HorizonteVínculo: Serviço Voluntário, Enquadramento Funcional: Avaliador voluntário, Carga horária: 15
Outras informações:
Participação da Banca Examinadora do MPE-Brasi (Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas), ciclo 2012, Etapa Estadual, como avaliador voluntário.
1994 - Atual
Exército BrasileiroVínculo: , Enquadramento Funcional: 1 Sargento, Carga horária: 34
Outras informações:
Formado pela Escola de Instrução Especializada do Exército, Escola de Saúde do Exército e pelo Centro de Instrução Pára-Quedista General Penha Brasil. Escalador Militar (Combatente de Montanha). Formação em Gestão para atuação junto ao Sistema de Excelência do Exército Brasileiro.
Atividades
-
08/2010
Direção e administração, Exército Brasileiro, Comando da 4ª Região Militar - Posto Médico da Guarnição de Belo Horizonte.,Cargo ou função, Assessor de Gestão - Responsável pelo gerenciamento do Sistema de Excelência na Organização Militar (SE-OM).
-
09/2006 - 08/2010
Serviços técnicos especializados , Exército Brasileiro, Comando da 4ª Região Militar - Posto Médico da Guarnição de Belo Horizonte.,Serviço realizado, Gerência de Contratos com a implantação de uma nova metodologia de contratação de Organizações Civis de Saúde e Profissionais de Saúde Autônomos para a prestação de assistência médica aos beneficiários do Fundo de Saúde do Exército em Belo Horizonte..
-
02/2010 - 06/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Exército Brasileiro, 4ª Região Militar.,Cargo ou função, Membro da comissão para elaboração dos estudos preliminares visando a implantação do Hospital de Guarnição de Belo Horizonte..
-
09/2005 - 09/2006
Serviços técnicos especializados , Exército Brasileiro, 4ª Região Militar.,Serviço realizado, Assessoria para a implantação do Programa Excelência Gerencial no Comando da 4ª Região Militar.
2007 - 2011
Faculdade São Camilo Minas GeraisVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor da Graduação, Carga horária: 7
Outras informações:
Docente dos Cursos de Graduação em Administração Hospitalar e Tecnologia em Radiologia
Atividades
-
09/2007
Ensino, Administração Hospitalar, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Qualidade em Serviços de Saúde
-
09/2007
Ensino, Tecnologia em Radiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão em Serviços de Radiologia, Técnicas Básicas de Enfermagem
-
02/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Tecnologia em Radiologia, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso de Tecnólogo em Radiologia.
-
03/2009 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Administração, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Administração com formação específica em Hospitalar.
-
02/2008 - 12/2009
Direção e administração, Coordenação dos Trabalhos Interdisciplinares, .,Cargo ou função, Coordenador Geral dos Trabalhos Interdisciplinares.
2011 - 2011
Programa Mineiro da Qualidade e ProdutividadeVínculo: Serviço Voluntário, Enquadramento Funcional: Examinador - Ciclo 2011, Carga horária: 25
Outras informações:
Participação da Banca Examinadora do Prêmio Mineiro da Qualidade - Ciclo 2011, atuando como Examinador.
2010 - 2010
Programa Mineiro da Qualidade e ProdutividadeVínculo: Serviço Voluntário, Enquadramento Funcional: Examinador Relator - ciclo 2010, Carga horária: 25
Outras informações:
Participação da Banca Examinadora do Prêmio Mineiro da Qualidade - ciclo 2010, atuando como Examinador Relator.
2005 - 2007
Centro Universitário Metodista Izabela HendrixVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Atividades
-
02/2005 - 02/2007
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração aplicada à Fisioterapia
2003 - 2006
Associação Mineira de FisioterapeutasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2003 - 11/2006
Direção e administração, .,Cargo ou função, Presidente.
2000 - 2000
América Futebol ClubeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações:
Projeto de Extensão em Fisioterapia Esportiva. Prevenção e Reabilitação de Lesões em Atletas do Futebol Profissional do América Futebol Clube/MG.
Atividades
-
08/2000 - 11/2000
Estágios .,Estágio realizado, Fisioterapia Esportiva.
-
08/2000 - 11/2000
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Recuperação Funcional de Atletas.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rodrigo Crenak Delforge de Vasconcelos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?