Catarina Paula Ikuta de Souza
Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2015. Especialização em Nutrição Clínica pela UFBA, tendo a oportunidade de atuar como nutricionista observacional nos Hospitais Sírio Libanês e Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (GRAACC - SP). Pós graduada em Nutrição Materno Infantil pela Faculdade de Empreendedorismo e Ciências Humanas (FAECH). Participou de Projeto de Pesquisa na área de Alergia Alimentar em Pediatria. Experiência em atendimento nos ambulatórios de Nutrição Clínica, Pediatria e Gastroenterologia. Atualmente atua como membro da equipe multidisciplinar da Unidade de Terapia Intensiva Cardiovascular do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) e docente da Rede UNIFTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências).
Informações coletadas do Lattes em 12/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL
2022 - 2023
Faculdade de Empreendedorismo e Ciências Humanas
Título: NÃO APRESENTADO
Orientador: NÃO APRESENTADO
Especialização em Residencia Uniprofissional
2016 - 2018
Universidade Federal da Bahia
Título: HISTÓRIA ALIMENTAR, ESTADO NUTRICIONAL ANTROPOMÉTRICO E MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS EM PACIENTES COM HIPÓTESE DIAGNÓSTICA DE ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE DE VACA
Orientador: Carolina Santos Mello
Bolsista do(a): Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, SESAB, Brasil.
Formação complementar
2018 - 2018
Programa de Atualização em Nutrição Clínica. (Carga horária: 190h). , Associação Brasileira de Nutrição, ASBRAN, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Inglês. (Carga horária: 680h). , Programa de Proficiência em Língua Estrangeira da UFBA, PROFICI, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Extensão em Geriatria e Gerontologia. (Carga horária: 20h). , Escola de Nutrição da UFBA, ENUFBA, Brasil.
2011 - 2013
Inglês. (Carga horária: 480h). , EBEC, EBEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição Clínica.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição Pediátrica.
Organização de eventos
SOUZA, C. P. I. . Simpósio de Atualidades em Nutrição. 2015. (Outro).
Participação em eventos
Abordagens Multidisciplinares no Cuidado ao Paciente Críticos.Atenção nutricional no paciente crítico. 2025. (Encontro).
Competências Socioemocionais no Ensino Superior. 2020. (Encontro).
III Encontro Interdisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital Geral Roberto Santos.Cuidados de Terapia Nutricional em casos de Insuficiência Renal Aguda e Crônica. 2019. (Encontro).
Curso Internacional da ESPEN.Curso Internacional da ESPEN: Nutrição em Ciruria: do pré ao pós operatório tardio.. 2017. (Outra).
Curso Pré Congresso Preprosim. 2017. (Outra).
Ganepão 2017. Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada - CBNI. 2017. (Congresso).
Nutrição Parenteral Individualizada: a adequação nutricional no doente crítico. 2017. (Outra).
Sessão multidisciplinar do programa de Residência Multidisciplinar em Saúde do Hospital Geral Roberto Santos.Neoplasia de Vias Biliares. 2017. (Outra).
XVII Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica. Estado Nutricional e Risco Cardiometabólico em Hipertensos e Diabéticos cadastrados na estratégia de saúde da família de uma cidade no interior do Nordeste.. 2017. (Congresso).
XVII Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica. Excesso de peso e insatisfação corporal de indivíduos cadastrados na estratégia de saúde da família de uma cidade no interior do Nordeste. 2017. (Congresso).
IIX Simpósio Internacional de Alergia Alimentar.Consumo alimentar de crianças com suspeita de alergia à proteína do leite de vaca acompanhadas em um ambulatório de referência. 2016. (Simpósio).
V Congresso Brasileiro de Nutrição Oncológica do INCA, VII Jornada Luso ? Brasileira em Nutrição Oncológica e VII Jornada Internacional de Nutrição Oncológica. Estado nutricional e perda ponderal em idosos oncológicos segundo avalição subjetiva global produzida pelo próprio paciente. 2016. (Congresso).
X Jornada de Nutrição Pediátrica. 2016. (Congresso).
1º Congresso Digital de Nutrição e Alergias Alimentares. 2015. (Congresso).
Fundamentos Científicos para prescrição Nutricional. 2015. (Outra).
Hábitos Alimentares Saudáveis, com ênfase na Hipertensão Arterial da Igreja Matriz da Paróquia Deus Menino. Hábitos Alimentares Saudáveis, com ênfase na Hipertensão Arterial. 2015. (Feira).
I Ação Solidária Pública da Paróquia Deus Menino. Hábitos Alimentares Saudáveis. 2015. (Feira).
I Simpósio de Obesidade e suas Interfaces. 2015. (Simpósio).
NutriMeeting: Atualidades em Disfagia. 2015. (Outra).
Intolerância à Lactose: Uma Abordagem Atual. 2014. (Simpósio).
Congresso Norte-Nordeste de Nutrição & Estética. 2013. (Congresso).
Encontro Nacional dos Estudantes de Nutrição. 2011. (Encontro).
Congresso de Nutrição da Bahia. 2010. (Congresso).
Orientou
Dieta e constipação intestinal em pacientes com diagnóstico de acidente vascular cerebral (AVC): Uma revisão integrativa; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM NEUROLOGIA) - Hospital Geral Roberto Santos; Orientador: Catarina Paula Ikuta de Souza;
Perfil clínico e nutricional de pacientes acometidos por acidente vascular cerebral em um hospital público de Salvador - BA; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM NEUROLOGIA) - Hospital Geral Roberto Santos; Orientador: Catarina Paula Ikuta de Souza;
FATORES ASSOCIADOS À ANEMIA FERROPRIVA EM ADOLESCENTES GESTANTES: UMA NA LITERATURA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR; Orientador: Catarina Paula Ikuta de Souza;
Consumo de alimentos ultraprocessados e estado nutricional de adolescentes: uma revisão na literatura; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR; Orientador: Catarina Paula Ikuta de Souza;
ALERGIA ALIMENTAR NA INFÂNCIA E DIFICULDADES NA LEITURA DE RÓTULOS PELOS FAMILIARES: UMA REVISÃO DE LITERATURA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR; Orientador: Catarina Paula Ikuta de Souza;
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL E DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DAS LANCHEIRAS DE CRIANÇAS PRE ? ESCOLARES: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR; Orientador: Catarina Paula Ikuta de Souza;
Conhecimento sobre nutrição e câncer de pacientes em tratamento de neoplasia mamária; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR; Orientador: Catarina Paula Ikuta de Souza;
Associação entre a publicidade alimentícia e escolha alimentar infantil ? uma revisão na literatura; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR; Orientador: Catarina Paula Ikuta de Souza;
Outras produções
SOUZA, C. P. I. . Terapia Nutricional Enteral. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, C. P. I. . AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DO PACIENTE ADULTO E OFICINA PRÁTICA DE ANTROPOMETRIA. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, C. P. I. . Nutrição Enteral. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, C. P. I. . Alterações fisiológicas na gestação. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Podcast).
SOUZA, C. P. I. . Agravos nutricionais mais comuns na infância. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Podcast).
SOUZA, C. P. I. . Nutrição na Lactação. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Podcast).
SOUZA, C. P. I. . Alimentação Complementar. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Screencast).
SOUZA, C. P. I. . Alimentação no pré-escolar e escolar. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Podcast).
SOUZA, C. P. I. . Alimentação na adolescência. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Podcast).
SOUZA, C. P. I. . Diagnóstico Nutricional na diferentes fases de vida. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Podcast).
SOUZA, C. P. I. . Neoplasia de Vias Biliares. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, C. P. I. . Hábitos Alimentares Saudáveis, com ênfase na Hipertensão Arterial. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, C. P. I. . Consumo Alimentar de Crianças com Suspeita de Alergia Alimentar acompanhadas em um ambulatório de referência. 2015. (Relatório de pesquisa).
SOUZA, C. P. I. . Perfil Nutricional de Crianças com Suspeita de Alergia Alimentar acompanhadas em um Ambulatório de Referência. 2014. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2015
Perfil Nutricional de Crianças com Alergia Alimentar acompanhadas num Ambulatório de Referência, Descrição: prevalência de doenças alérgicas em crianças e adultos jovens, incluindo as alergias alimentares (AA), vem aumentando nas últimas décadas, sendo atualmente considerada um problema de saúde pública, porém a prevalência real ainda permanece desconhecida devido aos diferentes critérios de inclusão, definições e métodos diagnósticos utilizados nos estudos. As alergias alimentares são bem mais comuns no grupo pediátrico e produzem importante impacto na saúde, financeiro e social considerável nas crianças menores e suas famílias. Uma vez que o tratamento para alergia alimentar tem como base essencial o tratamento nutricional, com a exclusão dos alérgenos alimentares responsáveis e/ou na utilização de fórmulas ou dietas hipoalergênicas em lactentes, admite-se a existência de um equilíbrio delicado entre os benefícios e os riscos de dietas de eliminação, devido às dietas excessivamente restritivas que os pais ou responsáveis, sem adequada orientação, submetem seus filhos. Assim, o adequado manejo nutricional possui importantes efeitos no desenvolvimento da criança a longo prazo. O presente projeto de pesquisa se propõe a conhecer o perfil demográfico, clínico e nutricional de lactentes e crianças portadores de alergia alimentar acompanhadas no ambulatório de Alergia Alimentar do Serviço de Nutrologia Pediátrica do COMPLEXO-HUPES.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Catarina Paula Ikuta de Souza - Integrante / Angela Peixoto de Mattos - Coordenador / Lissandra Amorim Santos - Integrante.
-
2013 - 2014
Perfil Nutricional de Crianças com Alergia Alimentar acompanhadas num Ambulatório de Referência, Descrição: A prevalência de doenças alérgicas em crianças e adultos jovens, incluindo as alergias alimentares (AA), vem aumentando nas últimas décadas, sendo atualmente considerada um problema de saúde pública, porém a prevalência real ainda permanece desconhecida devido aos diferentes critérios de inclusão, definições e métodos diagnósticos utilizados nos estudos. As alergias alimentares são bem mais comuns no grupo pediátrico e produzem importante impacto na saúde, financeiro e social considerável nas crianças menores e suas famílias. Uma vez que o tratamento para alergia alimentar tem como base essencial o tratamento nutricional, com a exclusão dos alérgenos alimentares responsáveis e/ou na utilização de fórmulas ou dietas hipoalergênicas em lactentes, admite-se a existência de um equilíbrio delicado entre os benefícios e os riscos de dietas de eliminação, devido às dietas excessivamente restritivas que os pais ou responsáveis, sem adequada orientação, submetem seus filhos. Assim, o adequado manejo nutricional possui importantes efeitos no desenvolvimento da criança a longo prazo. O presente projeto de pesquisa se propõe a conhecer o perfil demográfico, clínico e nutricional de lactentes e crianças portadores de alergia alimentar acompanhadas no ambulatório de Alergia Alimentar do Serviço de Nutrologia Pediátrica do COMPLEXO-HUPES.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Catarina Paula Ikuta de Souza - Integrante / Angela Peixoto de Mattos - Coordenador / Lissandra Amorim Santos - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2013
Alagia Acessoria NutricionalVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12
Outras informações:
Estágio extra-curricular voluntário, com participação em rodas de discussões sobre suplementação nutricional e avaliação nutricional.
2014 - 2014
Centro Pediátrico Professor Hossanah de OliveiraVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 16
Outras informações:
Estágio Extra-Curricular Voluntário com atuação no Centro Pediátrico Professor Hossanah de Oliveira e alguns ambulatórios do Complexo Hospitalar Universitário Edgard Santos, como o de Desnutrição e Pediatria Geral.
2015 - 2015
Hospital Aristides MaltezVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estágio Curricular Voluntário na Unidade de Alimentação e Nutrição.
2015 - 2015
Vigilancia SanitáriaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estágio Curricular Voluntário na Vigilância Sanitária do Distrito Sanitário do Centro Histórico (DSCH), atuando junto ao fiscal sanitário nas diversas inspeções, na correção de Manuais de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos de acordo com as legislações vigentes e execução da oficina para elaboração de POPs (Procedimentos Operacionais Padronizados) com estabelecimentos alimentícios de pequeno porte da Baixa dos Sapateiros.
2015 - 2015
Hospital Universitário Edgard SantosVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estágio Curricular Voluntário
2018 - 2018
Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com CâncerVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente Observacional, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2018
Hospital Sirio-LibanesVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente Observacional, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - Atual
Hospital Geral Roberto SantosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista
2019 - Atual
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADORVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente
Atividades
-
02/2019
Ensino, Nutrição, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Professora assistente das disciplinas: Inovações e métodos de avaliação nutricional, Nutrição materno infantil e Estágio em nutrição clínica
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Catarina Paula Ikuta de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?