Gabriela Moiçó Azevedo

Atualmente é tutora do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade e enfermeira na área da clínica médica e cirúrgica do Hospital Federal Cardoso Fontes. Principal área de atuação: formação em serviço na atenção primária.

Informações coletadas do Lattes em 05/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Ensino na Saúde:Formação Docente Interdisciplinar para o Sus

2017 - 2020

Universidade Federal Fluminense
Título: Quem somos nós? Enfermeiros preceptores do Curso de Residência em Saúde da Família, Ano de Obtenção: 2020
Orientador: Ândrea Cardoso de Souza

Especialização em Gestão em Saúde da Família

2011 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Violência em Saúde da Mulher
Orientador: Leila

Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

2010 - 2011

Escola Nacional de Saúde Pública
Título: A Estragéia de Saúde da Família X Saúde Mental
Orientador: Ricardo

Graduação em enfermagem

2004 - 2008

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: A Saúde Mental dos cuidadores de pacientes com Alzheimer
Orientador: Sônia Regina
Bolsista do(a): Prefeitura do RIo de Janeiro, PRJ, Brasil.

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em TERAPIA FLORAL DE BACH. (Carga horária: 60h). , UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DA PAZ, UNIPAZ, Brasil.

2005 - 2007

Instrumentação Cirúgica. (Carga horária: 600h). , Gonzaga da Costa, GC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

Participação em eventos

ABRASCO. 9 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2023. (Congresso).

I Simpósio de Cuidados ás pessoas com lesões crônicas na APS.Cuidado às pessoas com lesões crônicas na APS. 2023. (Simpósio).

21 Conferencia Mundial WONCA de Médicos de Família. 2016. (Congresso).

65 Congresso Brasileiro de Enfermagem ? Enfermagem e o Cuidado com a vida. 2013. (Congresso).

I Congresso Fluminense de Enfermagem na atenção Primária a Saúde. 2011. (Congresso).

II Forum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental, e Direitos Humanos.Atuação dos Acadêmicos de Enfermagem frente às Deficiências dos Prontuários em uma Instituição Psquiátrica. 2008. (Outra).

"Ações de Enfermagem, para o controle de Infecções nosocomiais por staphylococcus aureus resistentes à Meticilina (MRSA) e à Meticilina e Aminoglicosídeos (MARSA)". 2007. (Outra).

" As Vertentes da Dor no Processo de Cuidar". 2007. (Outra).

Comemoração da 68ª Semana de Enfermagem - Feira de Saúde " Enfermagem é Vida".Sexualidade na Terceira Idade. 2007. (Outra).

Debate sobre Sindrome Alcoolica Fetal(SAF). 2007. (Outra).

I Encontro de Professores & Pesquisadores de Enfermagem em Saúde Coletiva e I Mostra da Produção Científica de Enfermagem em Saúde Coletiva. 2007. (Encontro).

IV Encontro Internacional do Grupo Tordesilhas & I Encontro de Professores e Pesquisadores de Gerência / Admistração em Enfermagem. 2007. (Encontro).

O tempo nas atividades do cuidado de enfermagem. 2007. (Outra).

VI Evento Comemorativo ao Dia da Criança - " O cuidado de Enfermagem na Criança em Hemoterapia". 2007. (Outra).

XII Encontro de Extensão da UNIRIO.Vacinação Domiciliar: Avaliação dos clientes atendidos durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso/2007. 2007. (Encontro).

II Curso: " O Ciclo do Sangue do Doador ao Paciente". 2006. (Outra).

II Curso de Extensão - Enfermagem nas Emergências: Suporte Básico de Vida em Trauma (BTLS). 2006. (Outra).

V Evento Comemorativo ao Dia da Criança: " Combate à Violência Infantil". 2006. (Outra).

Curso: " Psiconeuroimunologia: interações multi-sistêmicas na saúde e na doença". 2005. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Geisa Araújo Vieira

SCHIMIDT, L. P.; LOPES, R. F. F.;AZEVEDO, G. M.. Atuação do Enfermeiro da ESF no Cuidado às mulheres em situação de violência doméstica. 2022.

Orientou

Gabriela Moiçó Azevedo

Violência Contra a Mulher x Equipe de Saúde da Família (ESF); Trabalho de conclusão de curso de especialização em Gestão em Saúde da Família; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Saúde da Família) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Gabriela Moiçó Azevedo;

Gabriela Moiçó Azevedo

As Ações de Saúde Mental pelas Equipes Multiprofissionais da Estratégia Saúde da Família: Perspectivas e Impasses na Rede Pública de Saúde no Período de 2000 a 2009; ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) - Escola Nacional de Saúde Pública; Orientador: Gabriela Moiçó Azevedo;

Gabriela Moiçó Azevedo

A Saúde Mental do Cuidador de Alzheimer; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Gabriela Moiçó Azevedo;

Produções bibliográficas

  • AZEVEDO, G. M. ; SOUZA, A. C. . Formação e Educação Permanente em Saúde. Processos e produtos no âmbito do Mestrado Profissional.. 1. ed. São Paulo: HUCITEC, 2020. v. III. 420p .

  • AZEVEDO, G. M. ; AZEVEDO, G. M. . PICS e Educação Permanente. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AZEVEDO, G. M. ; SOUZA, A. C. ; MAGALHAES, M. S. C. . Quem somos nós? Enfermeiros Preceptores da Residência em Enfermagem de Família e Comunidade. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AZEVEDO, G. M. ; Esteves, D. ; DUTRA, A. S. ; Bunahum, P. ; Regazzi, I. . Atuação dosAcadêmicos de Enfermagem frente às deficiências dos prontuários em uma Instituição Psiquiátrica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AZEVEDO, G. M. . Vacinação Domiciliar: Avaliação dos clientes atendidos durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso/2007. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AZEVEDO, G. M. . Violência Contra a Mulher x Equipe de Saúde da Família (ESF). 2012 (Monografia).

  • AZEVEDO, G. M. . As Ações de Saúde Mental pelas Equipes Multiprofissionais da Estratégia Saúde da Família: Perspectivas e Impasses na Rede Pública de Saúde no Período de 2000 a 2009. 2010 (Monografia).

  • AZEVEDO, G. M. ; Sônia Regina de Souza . A Saúde Mental do Cuidador de Alzheimer: implicações para o cuidar holístico em enfermagem. 2008 (Monografia).

Outras produções

AZEVEDO, G. M. ; SOUZA, A. C. ; CARVALHO, A. L. ; MAGALHAES, M. S. C. . Guia para trabalho dos preceptores em saúde: aprendendo através do jogo. 2020.

AZEVEDO, G. M. . Cuidados com a Amamentação. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Folder).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Clinica da Família Felippe Cardoso. , Avenida Nossa Senhora da Penha, Penha, 21070390 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 33511979

Experiência profissional

2012 - 2016

Clínica da Família Aloysio Augusto Novis

Vínculo: , Enquadramento Funcional: ENFERMEIRO, Carga horária: 40

2006 - 2006

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - 2023

Clínica da Família Felippe Cardoso

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro preceptor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Preceptoria de Enfermagem (residência).

2010 - 2013

Hospital Municipal Salgado Filho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 30

2009 - 2010

Posto de Saúde Nova Olinda

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro da Estratégia em Saúde da Família, Carga horária: 40

2010 - 2012

CMS José Paranhos Fontenelle

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 40

2022 - Atual

Hospital Federal Cardoso fontes

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30

2023 - Atual

Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutoria, Carga horária: 40

2022 - 2022

Hospital Maternidade Herculano Pinheiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 30