Silvio Henrique Filippozzi Lafin
Possui graduação em Faculdade de Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1960), graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1964), especialização em Aperfeiçoamento Para Docentes do Serviço Social pelo Associação Brasileira das Escolas de Serviço Social(1966), especialização em Área de Método e Técnicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1967), especialização em Gerontologia pela Sociedade Brasileria de Geriatria e Gerontologia(1987) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(1977). Atualmente é Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado. Atuando principalmente nos seguintes temas:Supervisão em Serviço Social.
Informações coletadas do Lattes em 27/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Serviço Social
1977 - 1977
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Supervisão em Serviço Social de Grupo
Orientador: Não Havia
Palavras-chave: Supervisão em Serviço Social.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Fundamentos do Serviço Social / Especialidade: Supervisão Em Serviço Social. Setores de atividade: Educação.
Especialização em Aperfeiçoamento Para Docentes do Serviço Social
1966 - 1966
Graduação em Faculdade de Serviço Social
1957 - 1960
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Orientador: Neli Capuzzo
Formação complementar
1992 - 1992
Extensão universitária em Seminário Estadual do Idoso. (Carga horária: 16h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Seminário Regional de Ètica Profissional do Assist. (Carga horária: 19h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Concílio Vaticano II 20 Anos Depois. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1980 - 1980
Seminário de Introdução de Novos Funcionários. (Carga horária: 10h). , S A Ind de Materiais Elétricos.
1974 - 1974
Extensão universitária em Métodos e Técnicas de Ensino Para Docentes Univers. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1964 - 1964
Extensão universitária em Faculdade de Filosofia. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1964 - 1964
Extensão universitária em Fundamento Psicológico da Interação. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1959 - 1959
Extensão universitária em Psicologia do Amor. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1957 - 1957
Extensão universitária em Psicologia do Ajustamento Emocional. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1957 - 1957
Extensão universitária em Aspectos Culturais do Mundo Hispânico. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
1956 - 1956
História do Rio Grande do Sul. (Carga horária: 20h). , Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais.
1955 - 1955
Extensão universitária em Mística e Arte. (Carga horária: 20h). , Associação Juventude Universitária Católica.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado/Especialidade: Serviço Social e o Idoso.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado/Especialidade: Gerontologia Social.
Participação em eventos
2º Congresso de Educadores Sociais. Palestrante no 2º Congresso de Educadores Sociais (30h/a). 2004. (Congresso).
Congresso Luso-brasileiro sobre epistemologia e interdisciplinaridade na Pós-Graduação. Participante no Congresso Luso-brasileiro sobre epistemologia e interdisciplinaridade Pós-Graduação. 2004. (Congresso).
IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.Cooordenador da Sessão de Comunicações Coordenadas do Eixo Política social - idoso. 2004. (Encontro).
2ª Jornada da ANG/RS "Gerontologia: antigas profissões - novos enfoques".Membro da Comissão Organizadora - 2ª Jornada da ANG/RS Gerontologia: antigas profissões - novos enfoques. 2004. (Outra).
3º Curso Avançado de Bioética - final de vida.Participante no 3º Curso Avançado de Bioética - final de vida, 08 h/a. 2004. (Outra).
Palestra: Memória e cognição - da bilogia molecular à sala de aula.Participante na Palestra: Memória e cognição - da bilogia molecular à sala de aula (04/ha). 2004. (Outra).
VI Jornada de Inverno.Participante do Curso Espirirualidade e Finitude. 2004. (Outra).
Desafios da ciência do envelhecimento: interface entre a ética e a gerontologia.Membro Efetivo da VI Jornada de Inverno da SBGG-RS. 2004. (Outra).
2ª Jornada da ANG/RS Gerontologia: antigas profissões - novos enfoques.Participante da 2ª Jornada da ANG/RS Gerontologia: antigas profissões - novos enfoques. 2004. (Outra).
2ª Jornada da ANG/RS Gerontologia: antigas profissões - novos enfoques.Presidente da mesa: O campo profissonal da gerontologia: serviço social'. 2004. (Outra).
I Jornada Ciência e tecnologia na 3ª idade: saúde, qualidade de vida e inclusão digital.Painelista na I Jornada Ciência e tecnologia na 3ª idade: saúde, qualidade de vida e inclusão digital. 2004. (Outra).
III Congreso Panamericano de Gerontologia. Participante no III Congreso Panamericano de Gerontologia. 2003. (Congresso).
XXI SEURS - Seminário de Extensão Univeritária da Região Sul.Praticipante no XXI SEURS - Seminário de Extensão Univeritária da Região Sul. 2003. (Seminário).
VIII Seminário Estadual do Idoso.Membro da Comissão Organizadora do VIII Seminário Estadual do Idoso. 2003. (Seminário).
XI Simpósio Internacional de Geriatria e Gerontologia/ II Encontro dos Ex-Alunos do Curso de Especialização em Geriatria e Gerontologia da PUCRS.Palestrante no XI Simpósio Internacional de Geriatria e Gerontologia/ II Encontro dos Ex-Alunos do Curso de Especialização em Geriatria e Gerontologia da PUCRS. 2003. (Simpósio).
1ª Jornada da ANG/RS Gerontologia - o estudo de muitas velhices.Particpante da 1ª Jornada da ANG/RS Gerontologia - o estudo de muitas velhices. 2003. (Outra).
NGO World forum on Ageing. Foro Mundial ONG sobre el Envejecimiento. 2002. (Congresso).
XIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontlogia. Congressita no XIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. 2002. (Congresso).
Seminário de Atualização em Geriatria e Gerontologia.Palestrante no seminário de Atualização em Geriaytria e Gerontologia. 2002. (Seminário).
As múltiplas dimensões do envelhecimento humano.Palestrante do tema: a formação do especialista em Gerontologia social: uma experiência de 10 anos.. 2002. (Oficina).
I Encontro Ibero Americano: A Intervenção Educativa na Velhice Desde a Perspectiva de uma Pedagogia Social.Palestrantedo Curso de Especialização em Gerontologia Social: uma experiência de 11 anos. 2002. (Encontro).
I Encontro Ibero American: A Intervenção Educativa na Velhice desde a Perspectiva de uma Pedagogia Social.Coordenador do painel: Possibilidades e Limites de uma Educação para Idosos: Metodologias e Novas Tecnologias . 2002. (Encontro).
Encontro Ibero Americano: A Intervenção Educativa na Velhice Desdea Perspectiva de uma Pedagogia Social, 2002.I Encontro Ibero Americano: A Intervenção Educativa na Velhice Desdea Perspectiva de uma Pedagogia Social. 2002. (Encontro).
VII Encontro Internacional de Gestores em Educação Continuada.Participante do VII Encontro Internacional de Gestores em Educação Continuada. 2002. (Encontro).
II Asamblea Mundial sobre el Envejecimento.Ciclo de Mesas Redondas: Diálogos 2020: el Futuro del Envejecimiento. 2002. (Outra).
Fórum Regional da Implantação das Ações da Política Nacional do Idoso.Fórum Regional da Implantação das Ações da Política Nacional do Idoso . 2002. (Outra).
15º Set Universitário.Palestrante no 15º Set Universitário. 2002. (Outra).
Curso de Atualização em Gerontologia Social.Participante do Curso de Atualização em Gerontologia Social. 2002. (Outra).
VII Seminário Regional " Valorização da 3ª Idade.Palestrante do tema: Mitos, Verdades e Projeto de Vida. 2001. (Seminário).
Seminároi dos Conselhos Estaduais de Políticas e Direitos Sociais.Seminário dos Consehlos Estaduais de Políticas e Direitos Sociais. 2001. (Seminário).
VII Seminário Estadula do Idoos.Debatedor do tema: Vivendo a Velhice. 2001. (Seminário).
VII Seminário Estadula do Idoos.VII Seminário Estadual do Idoso. 2001. (Seminário).
VII Seminário Estadual do Idoso.Oficianeiro no VII seminário Estadual do Idoso. 2001. (Seminário).
Captação de recursos.Captação de Recursos. 2001. (Oficina).
Encontro Nacional de Pós-Graduação em medicina.Membro Efetivo do Encontro Naiconal de Pós-Graduação em Medicina. 2001. (Encontro).
I COnferênica Estadual do Idoos.Delegado na I Conferência Estadual do Idoso. 2001. (Outra).
Congresso Ibero-americano de educação marista: 'Cimpromisso da educação marista na aurora do novo milênio. Participante . 2000. (Congresso).
5ta Conferencia Mundial sobre el Envejecimento.5ª Conferência Mundial sobre el Envejeciemento. 2000. (Outra).
VII Semana de Estudos sobre a Terceira Idade.Palestrante do Tema: Envelhecimento um Fenômeno Social. 1998. (Outra).
Gerontologia O Estado da Arte e a Visão do Futuro. Experiências dos Cursos de Gerontologia Social das Universidades do RS. 1997. (Congresso).
I Congresso Sul Brasileiro. Coordenador no Curso Pré-Congresso: Rede de Prestação de Serviços ao Idoso acima de 80 anos. 1997. (Congresso).
I Congresso Sul Brasileiro. Participante de Mesa Redonda O Que Aconteceu após um Ano da Assinatura de Regulamentação da Lei do Idoso. 1997. (Congresso).
XI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. Palestrante do XI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. 1997. (Congresso).
Conselhos Municipais do Idoso. Palestrante do VI Fórum Nacional dos Municípios sobre Conselhos Municipais do Idoso. 1997. (Congresso).
I Fórum Nacional da Política Nacional do Idoso.Conferecista no V Fórum Nacional de Gerontologia e I Fórum Nacional da Política Nacional do Idoso. 1997. (Outra).
II Conferência Municipal de Assistência Social.II Conferência Municipal de Assistência Social. 1997. (Outra).
VI Semana de Estudos Sobre Terceira Idade: Terceira Idade em Tempo de Mudanças.Palestrante do Tema A Política Social do Idoso. 1997. (Outra).
Os Mitos do Envelhecimento.Palestrante do Tema: Os Mitos do envelhecimento. 1997. (Outra).
II Encontro de Lideranças que atuam com a Terceira Idade.Palestrante do tema : A Política Nacional do Idoso. 1996. (Encontro).
II Jornada de Geriatria e Gerontologia da SBGG-RJ.Palestrante do tema: Projeções para o Futuro: Educação e Cultura. 1996. (Outra).
III Jornada de Geriatria e Gerontologia da SBGG/RJ.Moderador do Tema: Gerência de Serviços Geriátricos. 1996. (Outra).
V Curso pra Terceira Idade.Palestrante no V Curso para Terceira Idade. 1996. (Outra).
III Conferência Ibero- Americana sobre a Família.III Conferênica Ibero-Americana sobre a Família. 1995. (Outra).
II Seminário Regional Programa Terceira Idade.Palestrante na II Seminário Regional Programa Terceira Idade. 1994. (Seminário).
Sewminário Estadual do Idoso.5º Seminário Estadual do Idoso - Políticas Sociais e 3º Idade. 1994. (Seminário).
.Painelista do tema: Mitos, Verdades e Projetos. 1994. (Seminário).
Simpósio Comemorativo dos 25 anos da SBGG/RS.Conferencista no Simpósio Comemorativo dos 25 anos da SBGG/RS. 1994. (Simpósio).
III ENcontro LOAS - FGTAS.II Encontro LOAS e Municipalização. 1994. (Encontro).
I Semana da Terceira Idade.Palestrante da temática: Trabalho com Idoso. 1994. (Outra).
IV Curso de Preparação para a Aposentadoria.Palestrante no IV Curso de Preparação para a Aposentadoria. 1994. (Outra).
VI Semana de Conssientização do Envelhecimento.Palestrante do tema: Amor na Terceira Idade. 1994. (Outra).
II Curso para a Terceira Idade.Palestrante no II Curso para a Terceira Idade. 1994. (Outra).
III Semana SESc de 3ª Idade.Palestrante do tema: Mitos e Verdade. 1994. (Outra).
Encontro Regional de Clubes.Encontro Regional de Grupos e Clubes de Idosos. 1994. (Outra).
II Fórum de Debates sobre a 3ª Idade.Palestrante no II Fórum de Debates sobre a 3º Idade. 1994. (Outra).
Projeto Pré-Aposentadoria.Palestrante do tema: projeto de Vida na Aposentadoria. 1994. (Outra).
III Sremana de Estudos sobre a Terceira Idade.Palestrante do tema: Longetividade e Qualidade de Vida. 1994. (Outra).
Programa de Preparação para Aposentadoria.Palestrante do tema: Projeto de Aposentadoria. 1994. (Outra).
V SImpósio de Assitência Geriatríca e Gerontológica da Aeronaútica.Palestrante do Team: Elaboração de Projetos de Vida para a Terceira Idade: É possível. 1994. (Outra).
IV Fórum Naiconal de Gerontologia.IV Fórum Nacional de Gerontologia. 1993. (Outra).
II Fórum Nacional de Ações de Educação na 3ª Idade em Unidades de Ensino Superior.II Fórum Nacional de Ações de Educação na 3º Idade em Unidades de Ensino Superior. 1993. (Outra).
Treinamento para Educadores Populares.Treinamento para Educadores Populares. 1993. (Outra).
Conferência de Ética Profissional e Serviço Social.Orador da Conferência Etica Profissional e Serviço Social. 1993. (Outra).
Curso de Formação Pessoal.Curso de Formação Pessoal da Obra Diocesana de Promoção Social. 1993. (Outra).
II Curso Intensivo de Noções Básicas de Gerontologia Social.Palestrante da temática Alternativa de participação do Idoso na Comunidade. 1992. (Outra).
Curso de Reciclagem na Area do Idoso.Palestrante no Curso de Reciclagem na àrea do Idoso. 1992. (Outra).
I Fórum de Debates sobre a Situação do Idoso em santa Maria.I Fórum de Debates sonre a Situaçõa do Idoso em Santa Maria. 1992. (Outra).
Encontro da Associação de Professores Católicos.Palestrante da temática: Projeto de Vida. 1992. (Outra).
IV Fòrum Nacional de Gerontologia: O Desafio do Envelhecimento no Nordeste.Palestrante no Fórum Nacioanl de Gerontologia. 1992. (Outra).
Seminário Regional sobre Política Social do Idoso- Reflexóes e Realidade.Seminário Regional sobre Política Social do Idoso- Reflexóes e Realidade. 1991. (Seminário).
I Jornada de Reflexão sobre o Processo de Envelhecimento Social.Palestrante na Jornada de Reflexão sobre o Processo de Envelhecimento Social. 1991. (Outra).
Encontro de Funcionários.Palestrante da temática: Projeto de Vida na Aposentadoria, Mitos e Verdades naTterceira Idade. 1991. (Outra).
IV Semana da Melhor Idade.IV Semana da Melhor Idade. 1991. (Outra).
Semana Interna de Prevenção da Acidentes de TRabalho.Palestrante da temática: Mitos e Verdades da Terceira Idade. 1991. (Outra).
I Congresso Naiconal de Clubes da Maior Idade. I Congresso nacional de Clubes da Maior Idade. 1990. (Congresso).
Seminário Estadual: Projeto de Vida na Terceira Idade.Conferencista do Seminário Estadual. 1990. (Seminário).
I Seminário Regional sobre Terceira Idade.Palestra sobre A Terceira Idade: uma identidade sem mitos. 1990. (Seminário).
I semináiro Regional sobre Terceira Idade.I Seminário Regional sobre Terceira Idade. 1990. (Seminário).
I Seminário Regional sobre Terceira Idade.Palestrante sobre o tema: A Terceira Idade: uma identidade sem mitos. 1990. (Seminário).
III Encontro Estadual de Professores Aposentados.Palestrante do Painel: Mitos e Verdades na 3ª Idade e o Porjeto de Vida. 1990. (Encontro).
Curso de Cuidades com o Idoso.Palestrante do tema: O Conselho Estadual do Idoso. 1990. (Outra).
I Jornada Gaúcha de Geriatria e Gerontologia=RS.Expositor da Mesa-Redonda: Alternativas de Participação de Idosos. 1990. (Outra).
Encontro de Ex-alunos.Plaestrante do Tema: Problemas da Terceira Idade. 1990. (Outra).
Seminário Regional.Seminário Regional sobre o Idoso na Atual Sociedade Brasileira. 1989. (Seminário).
Seminário Nacioanl O Idoso na Sociedade Atual.Debatedor na Mesa: Os partidos politicos e a Preocupação com o Envelhecimento. 1989. (Seminário).
Seminário especial.Palestrante do tema: O Idoso e seu contexto atual. 1989. (Seminário).
Seminário O Desenvolvimento do Homem no Trabalho.Palestrante da temática:Projetos de Vida. 1989. (Seminário).
III Seminário De Integraçao, Informaçõese Troca de Experiências entre Idosod.Palestrante da temática Projetos de Vida. 1989. (Seminário).
III Seminário de Integração, Informações e Troca de Experiências.Palestrante da temática : Projeto de Vida. 1989. (Seminário).
I Encontro Estadual da Melhor Idade.Palestrante no I Encontro Estadual da Melhor Idade. 1989. (Encontro).
Encontro Estadual da Melhor Idade.I Encontro Estadual da Melhor Idade. 1989. (Encontro).
Programa de Aposentadoria.Palestrante da temática: terceira Idade e o Aposentado nos Dias de Hoje. 1989. (Outra).
Curso de Desenvolvimento Municipal.Palestrante do Curso de Desnvolvimento Municipal. 1989. (Outra).
Encontro com Grupo de Pré-Aposentados.Palestrante do tema: Terceira Idade e o Aposentado nos Dias de Hoje. 1989. (Outra).
.Palestrante do tema: A Transição para a Aposentadoria e Projetos de Vida. 1989. (Outra).
Fórum Naiconal de Debate.Palestrante da tema: O Idoso. 1989. (Outra).
Palestras de Especialistas na Àrea da Aposentadoria.Palestrante no Ciclo de Palestras de Especialistas. 1989. (Outra).
II Seminário de Conhecimentos e Preparação de Recursos HUmanos para atuar junto ao Idoso.Palestrante da temática Dinâmica de Grupo. 1988. (Seminário).
I Seminário Gaúcho de Gerontologia Social.Palestrante sobre Alternativas Ocupacionais. 1988. (Seminário).
Seminário Latino Americano.Seminário Latino-Americano. 1988. (Seminário).
Encontro de Reciclagem para Professores de Educação Física.Palestrante da temática: Formação da Consciência Social. 1988. (Encontro).
Encontro de Atividade física do Idoso.Palestrante da temática Atividade física na Saúde do Idoso. 1988. (Encontro).
Semana Comemorativa do 38º Aniversário do Hospital da Aeronáutica.Palestrante da temática Aspectos Sociais do Envelhecimento. 1988. (Outra).
Semana do Idoso.Debatedor da temática A Questão Social do Idoso. 1988. (Outra).
Ofician para Grupo de Pré-Aposentados.Palestrante da temática Terceira Idade e a Aposentadoria. 1988. (Outra).
Semana do Aposentado e Pré-Aposentado.Painelista da temática Saúde Integral do Aposentado. 1988. (Outra).
Programa de Preparaçõa para a Aposentadoria.Palestrante da temática Lazer, Ocupação do Tempo Livre. 1988. (Outra).
Aniversário de Fundação.Palestrante do tema: Aspectos Sociais do Envelhecimento. 1988. (Outra).
Programa de Aposentadoria da CEF.Palestrante no Programa de Aposentadoria da CEF. 1988. (Outra).
18º Congresso Estadual Lojista. Palestrante do tema: A lojista, a Família, e o Tempo. 1987. (Congresso).
Seminário Latino Americano sobre Legislação e Bem-Estar Social.Membro Efetivo do Seminário Latino-Amercano sobre Legislação e Bem-Estar Social. 1987. (Seminário).
IV SImpósio Internacioanl de Envelhecimento.Participante do Curso: Política Social. 1987. (Simpósio).
VI Jornada Brasileria de Geriatria e Gerontologia.Palestrante do tema Projetos de Vida. 1987. (Simpósio).
Encontro regional do Idoso.Coordenador do Encontro Regional do Idoso. 1987. (Encontro).
VI Jornada Brasileria de Geriatria e Gerontologia.Integrante da Mesa-Redonda: Alternativas Ocupacionais. 1987. (Outra).
Seminário Latino-Americano sobre Família e Comunidade.Seminário Latino-Americano sobre Família e Comunidade. 1986. (Seminário).
Seminário de Formação em Gerontologia.Seminário de Formação em Gerontologia. 1986. (Seminário).
Semina´rio o Idoso no porcesso de Integração de Gerações.Palestrante da temática: Aposentadoria e Alternativas de Vida. 1986. (Seminário).
II Encuentro Internacional sobre Educacion Superior a Distancia.II Encuentro Internacional sobre Educacion Superior a Distancia. 1986. (Encontro).
Painel sobre Recreação e Terapia Ocupacional.Palestrante da temática Lazer e Recreação para Idosos. 1986. (Outra).
Curso internacional de Gerontologia.Curso internacional de Gerontologia. 1986. (Outra).
Seminário Comunitário Alternativas de Participação do Idoso e do Aposentado.Palestrante sobre a Temática Alternativas de Participação do Idoso e do Aposentado. 1985. (Seminário).
Curso Fé e Compromisso.Curso Fé e Compromisso. 1985. (Outra).
Seminário Brasileiro de Tecnologia Educacional.XVI Seminário Brasileiro de Tecnologia Educacional. 1984. (Seminário).
II Encontro sobre serviço Social na Unidade Latino-Americana. Presidente de Sessão Mini-Plenária Serviço Social e Participação Social na América Latina. 1983. (Congresso).
Seminário de Extensão para Egressos dos Cursos de Desenvolvimento do Chefias.Seminário de Extensão para Egressos dos Cursos de Desenvolvimento de Chefias. 1983. (Seminário).
II Seminário para Egressos dos Cursos de Desenvolvimento de Chefias.II Seminário para egressos dos Cursos de Desenvolvimento de Chefias. 1983. (Seminário).
II Encontro Estadual sobre Ensino de Serviço Social.II Encontro Estadual sobre Ensino de Serviço Social. 1983. (Encontro).
XIV Seminário Brasilerior de Tecnologia Educacional.Atividade de Estudos. 1982. (Oficina).
II Assembléia Geral da Asociação Internacional para Cooperação Técnica entre Sistemas de Teleducação de Páises em Desenvolvimento..Observador da II Assembléia Geral da Associação Internacional para Cooperação Técnica. 1982. (Outra).
Seminário do Sistema de Planejamento.II Seminário de Sistema de Planejamento Estratégico da Região Programática. 1981. (Seminário).
Seminário sobre Educação à Distância.Seminário sobre Educação à Distância - UNED - Costa Rica. 1981. (Seminário).
Semana do serviço Social.Palestrante da temática Serviço Social de Gruposl. 1981. (Encontro).
Encontro Nacional sobre Treinamento do Servidor Público.Encontro Nacional sobre Treinamento do Servidor Público. 1981. (Encontro).
Curso de Desenvolvimento de Chefias.Curso de desenvolvimento de Chefias. 1981. (Outra).
I COngresso Internaiconal de Previdência Socila. I Congresso Internacional de Previdência Social. 1980. (Congresso).
5º Congresso da Associações de Bairros do RS. Auxiliar Técnico para realização do Evento. 1980. (Congresso).
Curso para Diretores e Assistentes de Direção dos Estabelecimentos da FEBEM.Palestrante do tema Fenomeno da Integração Grupal. 1980. (Outra).
Seminário de Integração na àrea do Serviço Social.Dinamizador do Seminário de Integração na àrea do Serviço Social. 1979. (Seminário).
Seminário do Programa de Apoio às Instituições de Ensino SUperior.Seminário de Estudos Integrados. 1979. (Seminário).
I Encontro Comunitário do Bairro da Glória. Palestrante do tema A relevância na Comunidade doTrabalho em Grupo: Família-Escola. 1978. (Congresso).
Debate Regional de Serviço Social em Empresa.Debate Regional de Serviço Social em Empresa. 1978. (Outra).
Encontro entre Alunos.Palestrante da temática Relacionamento Aluno-Professor. 1978. (Outra).
II Encontro de Supervisores.II Encontro de Supervisores. 1977. (Encontro).
Seminário de Serviço SocialPrefeitura Municipal de Porto Alegre.Palestrante no Seminário de Serviço Social. 1976. (Seminário).
Encontro de Artesões.Coordenador do I Encontro de Artesões. 1976. (Encontro).
II Encontro de Artesões.Coordenador do II Encontro de Artesões. 1976. (Encontro).
10º Encontro Regional da Cáritas Brasileira.Coordenador Técnico do 10º Encontro Regional da Cáritas Brasileira. 1976. (Encontro).
11º Encontro Regional da Cáritas Brasileira.Coordenador Técnico do 11º Encontro Regional da Cáritas. 1976. (Encontro).
Curso de Atualização para Assistentes Sociais.Coordenador do Curso de Atualização para Assistentes Sociais. 1976. (Outra).
I Semináiro Estadual de Mão-de-Obra.I Seminário Estadual de Mão-de-Obra. 1974. (Seminário).
Encontro dos Artesões.Encontro dos Artesões. 1974. (Encontro).
Curso da Administração para Secretários Executivos.Curso de Administração para Secretários Executivos. 1973. (Outra).
XI Assembléia de Cáritas Internationalis.Participante do XI Assembléia de Cáritas Internationalis. 1973. (Outra).
Reunião Ordinária da Comissão de Programas da Cáritas Internationalis.Participante de Reunião Externa. 1973. (Outra).
I Encontro de Entidades de Assistência a Velhice.I Encontro de Entidades de Assistência a Velhice. 1972. (Encontro).
10º Encontro Regional da cáritas Brasileiro.Coordenador Técnico do 10º Encontro Regional . 1972. (Encontro).
Reunión del Caritas Internationalis.Reunión Del Bureau. 1972. (Encontro).
Encontro das Cáritas Latinoamericanas.Participante pelo SELAC no Encontro das Cáritas Latinoamericanas. 1972. (Encontro).
IX Assembléia Geral de Cáritas Internationalis.Participante da Assembléia. 1972. (Outra).
9º Encontro Regional da Cáritas Brasilira. Coodenador Técnico do 9º Encontro Regional daCáritas Brasileira. 1971. (Congresso).
I Encontro Sul-Brasil da Cáritas Brasileira.I Encontro Sul-Brasil da Cáritas Brasileira. 1971. (Encontro).
IV Encontro Nacional CFAS/CRAS.IV Encontro Nacional CFAS/CRAS. 1971. (Encontro).
Curso de Recreação para Diretores de Instituição. Curso de Recreação para Diretores de Instituição. 1970. (Congresso).
Seminário de Revisão e Atualização.Seminário de Revisão e Atualização. 1970. (Seminário).
III Encontro Naiconal CFAS/CRAS.III Encontro Nacional CFAS/CRAS. 1970. (Encontro).
8º Encontro Regional da Cáritas Brasileira.Coordenador Técnico do 8º Encontro Regional da Cáritas. 1970. (Encontro).
MTP- Management Training Program.Curso MTP- Management Training Program. 1970. (Outra).
Semina´rio sobre Serviço Social.Seminário de Serviço Social. 1968. (Seminário).
Encontro Interamericano de Proteção ao Pré-Escolar.Coordenador, Relator e Participante do I Encontro Interamericano de Proteção ao Pré-Escolar. 1968. (Encontro).
VI Encontro Regional de Serviço Social.VI Encontro Regional de Serviço Social. 1968. (Encontro).
Curso de Treinamento de Pessoal de Serviço Social para Atuação Específica no Campo do Menor.Curso de Treinamento de Pessoal de Serviço Social. 1968. (Outra).
XI Congresso Mundial de Servicio Social. XI Congreso Mundial de Servicio Social. 1967. (Congresso).
XI Congresso Mundial da União Católica Internacional de Serviço Social. Coordenador de Grupo da oficina Promoção Humana e Habitat. 1967. (Congresso).
Curso de Atualização em Administração de Obras e Comunicação.Curso de Atualização em Administração de Obras e Comunicação. 1966. (Outra).
Curso de Aperfeiçoamento para Docentes do Serviço Social-.Curso de Aperfeiçoamento para Docentes do Serviço Social. 1966. (Outra).
III COngresso Brasileiro de Serviço Social. III Congresso Brasileiro de Serviço Social. 1965. (Congresso).
Encontro Regional de Aperfeiçoamanto de Assistentes Socais de Grupo do SESC.Encontro Regional de Aperfeiçoamento de Assistentes Sociais de Grupos do SESC. 1965. (Encontro).
Encontro de Supervisores em Serviço Social.Participação como bolsista do Departamento Regional do Rio Grande do Sul. 1965. (Encontro).
Serviço Social face às mudanças sociais na América Latina.Curso de Introdução ao Estudos das Mudanças Sociais na América Latina. 1965. (Outra).
III Seminário de Serviço Social de Grupo.Presidência do III Seminário de Serviço Social de Grupo. 1964. (Seminário).
Seminário de Serviço Social de Casos.Seminário de Serviço Social de Casos. 1964. (Seminário).
Seminário Gaúcho de Desenvolvimento de Comunidade.II Seminário Gaúcho de Desenvolvimento de comunidade. 1964. (Seminário).
Encontro de Administradores dos Centros Sociais.Coordanação do Planejamento do Encontro dos Administradores dos Centros Sociais . 1964. (Encontro).
Laboratório de Chefia e Liderança Administrativa.Laboratório de Chefia e Liderança Administrativa. 1964. (Outra).
I Seminário Gaúcho da Campanha Educativa.I Seminário Gaúcho da Campanha Educativa. 1963. (Seminário).
I Seminário Gaúcho de Desenvolvimento de Comunidade.I Seminário Gaúcho de Desenvolvimento de Comunidade. 1963. (Seminário).
Curso de Psicopatologia.Curso de Temas sobre Esquizofrenia. 1963. (Outra).
XI Congresso Internacional de Escolas de Serviço Social. XI Congresso Internacional de Escolas de Serviço Social. 1962. (Congresso).
XI Conferência Internacional de Serviço Social. XI Conferência Internacional de Serviço Social. 1962. (Congresso).
Seminário sobre Administração de Centros Sociais.Seminário sobre Administarção de Centros Sociaia. 1962. (Seminário).
III Semana Gaúcha de Estudos de Serviço Social.O Serviço Social no Desenvolvimento e Organização da Comunidade. 1962. (Oficina).
Semana Comerciária.Coordenação e Interpretação de Pesquisas realizadas na Exposição de Trabalhos do SESC. 1962. (Outra).
II COngresso Brasilerio de Serviço Social. II Congresso Brasileiro de Serviço Social. 1961. (Congresso).
II Semana Gaúcha de Estudos de Serviço Social.Oficina sobre o tema O Serviço Social na Promoção de Bem-Estar Social. 1960. (Oficina).
História do Rio Grande do Sul.Curso Intensivo de História do Rio Grande do Sul. 1956. (Outra).
Curso sobre Mística e Arte.Curso sobre Mística e Arte. 1955. (Outra).
Participação em bancas
LAFIN, S. H. F.; GERBASE, Carlos; SANTOS, Geraldine Alves dos. Siginificado do cinema na trajetória e história de vida dos idosos. 2005. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.; BOTH, Agostinho; GROSSI, Patrícia Krieger. Autonomia X Dependência no idoso com idade avançada. 2005. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.; REZENDE, Thais de Lima; SANTOS, Geraldine Alves dos. Percepeção sobre saúde, atividade ocupacional e relações sociais de pessoas acima de 50 anos que realizam treinamento de força. 2005. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.; BULLA, Leonia Capaverde; BOTH, Agostinho. Trabalho e aposentadoria: signiicados e relações no contexto social do idoso aposentado. 2004. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.; SILVEIRA, Elaine da; ABEGG, Claides; HERÉDIA, Vânia Beatriz Merlotti. Condições de saúde dos idosos domiciliados urbanos do município de Vera Cruz. 2003. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Luterana do Brasil.
LAFIN, S. H. F.; BOTH, Agostinho; BULLA, Leonia Capaverde. A Vida Cotidiana do Idoso Morador de Rua: As Estratégias de Sobrevivência da Infância à Velhice - Um Círculo de Pobreza a ser Rompido. 2002. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. A Institucionalização do Idoso no Município de Canoas- RS. 2002. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Luterana do Brasil.
LAFIN, S. H. F.; BULLA, Leonia Capaverde; HERÉDIA, V. M.. Os Conselhos de Direitos e a Construção de uma Política Voltada aos Idosos. 2001. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.; BOTH, Agostinho; BULLA, Leonia Capaverde. O Cotidiano Profissional e a Formação do Especialista em Gerontologia Social. 2001. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.; BULLA, Leonia Capaverde; HERÉDIA, Vânia Beatriz Merlotti. Os conselhos de direitos e construção de uma política voltada aos idosos. 2001. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.; BULLA, Leonia Capaverde; COMIOTO, M.. Relacionamentos Afetivos entre Casais . 2000. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.; CONSTANTINO, N. S.; HERÉDIA, V. B. M.. O Cotidiano de Trabalho na Terceira Idade: uma realidade em questão. 1998. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.; BULLA, Leonia Capaverde; PAVIANI, J.. Os Costumes na Vida Cotidiana dos Idosos: Possibilidades e limites. 1996. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. A Prática de Estágio: Um Desafio Permanente no Processo de Formação dos alunos de Serviço Social na PUC/PR. 1989. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
LAFIN, S. H. F.; BULLA, Leonia Capaverde; DOLL, Johannes; MEDEIROS, Marilú Fontoura de; LIMA, Nara Schmidt de. O amor não tem idade: pessoas idosas e seus novos relacionamentos afetivos. 2004. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.; CARLOS, S. A.; BOTH, Agostinho; VAZ, C. E.; MORIGUCHI, E. H.. Envelhecimento bem- sucedido, Fatores Sócioculturais e personalidade em Grupos de Origem Ético-Cultural Alemã, Italiana e Mista. 2000. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Uma pedagogia para a velhice: O desafio de construção de um trabalho com idosos no Brasil. 1996. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.; BULLA, Leonia Capaverde; MOSQUERA, Juan José Mouriño. Idosos apaixonados: pessoas idosas e seus novos relacionamentos afetivos. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.; BULLA, Leonia Capaverde. Velhice Avançada e Dependência: Gênese e Perspectivas de Suporte Social. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Serviço Social de Empresa- uma Prática Repensada. 1988. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Vivências de Serviço Social na Empresa - Da teoria à Prática. 1988. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Serviço Social - O Aprender a Participar através de um Processo Grupal. 1988. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Experiência em Serviço Social com Grupos de Idosos ne Fundação de Educação Social e Comunitária. 1985. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Relato de Experiência em Serviço Social de Grupo com Idosas. 1980. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Uma Experiência de Serviço Social de Grupo com Professores Coordenadores de C.P.M.. 1979. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Acompanhamento de Menores na Relação Comunidade/Empresa. 1978. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Uma Experiência de Serviço Social de Grupos com Menores Domésticas. 1976. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Intervenção do Serviço Social na Escola de 1º Grau. 1976. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. A Intervenção do Serviço Social do Trabalhado em Empresa no Setor de Segurança Social. 1976. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. O Serviço Social de Grupo como forma de Promoção Humana. 1975. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Serviço Social na Empresa Bier Hocchner S.A.. 1974. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Colocação Familiar e Serviço Social - Constatação de Esteriótipos. 1974. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. As Fases de Desenvolvimento de um Grupo de Adolescentes e a Intervenção do Assistente Social. 1973. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Experiência com um Grupo de Maes Voltadas a Ação. 1971. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Análise dos Elementos Dinâmicos num Grupo Básico. 1971. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. O Uso do Porgrama para o Crescimento de um Grupo. 1970. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Atuação de uma equipe coordenada pelo Serviço Social junto com o Lactário. 1970. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Serviço Social de Grupo com Adolescentes do Sexo Feminino. 1969. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. A Individualização no Serviço Social de Grupo. 1969. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Lares de Cuidados Diurnos. 1969. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Serviço Social de Grupo - Uma experiência com Pessoas de Baixo-Nível Econômico. 1968. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Experiências com Voluntárias junto a Obras Sociais filiadas à Caritas Arquidiocesanas. 1968. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. O Serviço Social Face à Brigada Militar. 1965. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Contribuição do Serviço Social ao Objetivo da Escola Primária. 1965. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
LAFIN, S. H. F.. Pequena Casa da Crinaça - Serviço Socail de Casos e Grupo. 1965. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. Serviço Social Escolar. 1965. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. O Clube da Alegria. 1964. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.; FABRICIO, C. M.. A Paróquia Nossa Senhora Auxliadora e o Seu Serviço Social. 1961. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LAFIN, S. H. F.; GERBASE, Carlos; SANTOS, Geraldine Alves dos. O sginificado do cinema na trajetória e história de vida do idoso. 2004. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.; REZENDE, Thais de Lima; SANTOS, Geraldine Alves dos. Percepção sobre saúde, atividade ocupacional e relações sociais de pessoas acima de ro anos que realizam treinamento de força. 2004. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.; BOTH, Agostinho; GROSSI, Patrícia Krieger. Autonomia x dependência do idoso: influência do ambiente famliar. 2004. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.; HERÉDIA, Vânia Beatriz Merlotti. Institucionalização do idoso no município de Canoas - RS. 2002. Outra participação, Universidade Luterana do Brasil.
LAFIN, S. H. F.. Sessão: Envelhecer na família e em instituições. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
LAFIN, S. H. F.. VII Concurso de monografias na temática da Campanha da Fraternidade 2003: Fraternidade e Pessoas Idosas. 2003. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Orientou
Autonomia X Dependência no idoso com idade avançada; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Silvio Henrique Filippozzi Lafin;
O significado do cinema na história e trajetória de vida de idoso; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Silvio Henrique Filippozzi Lafin;
Percepeção sobre saúde, atividade ocupacional e relações sociais de pessoas acima de 50 anos que realizam treinamento de força; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: Silvio Henrique Filippozzi Lafin;
Produções bibliográficas
-
LAFIN, S. H. F. . Asilos: algumas reflexões. In: IVONE A. CORTELLETTI; MIRIAM BONHO CASARA; VÂNIA BEATRIZ MERLOTTI HERÉDIA. (Org.). Idoso asilado: um estudo gerontológico. CAXIAS DO SUL: , 2004, v. , p. 111-113.
-
LAFIN, S. H. F. . Marina Sílvia Filippozzi Lafin: uma educadora pioneira e criativa à frente de seu tempo. In: MARIA HELENA MENNA BARRTEO ABRAHÃO. (Org.). identidade e Vida de Educadores Rio-Grandenses: narrativas na primeira pessoa (... e em muitas outras). Porto Alere: , 2004, v. , p. 201-206.
-
LAFIN, S. H. F. . ONU: de Viena a Madri, uma importante caminhada percorrida. In: BEATRIZ DORNELLES; GILBERTO JOSÉ CORRÊA DA COSTA. (Org.). Investindo no Envelhecimento Saudável. Porto Alegre: , 2003, v. , p. 21-26.
-
LAFIN, S. H. F. . As Instituições Comunitárias e o Voluntariado Idoso. In: Elizabeth Viana Freitas; Ligia Py; Anita Neri; Falvio Aluizio Cançado; Milton Luiz Gorzoni; Sonia Maria da Rocha. (Org.). Tratado de Geriatria e Gerontologia. io de Janeiro: Guanabara/ Koogan, 2002, v. 1, p. 1048-1050.
-
LAFIN, S. H. F. . Os seminários estaduais do idoso do Rio Grande do Sul. In: JUSSARA MARIA ROSA MENDES; JULIETA BETARIZ RAMOS DESAULMIERS. (Org.). Textos & contextos. Perspectivas de produção de conhecimento em Serviço Social. Porto Alegre: , 2002, v. , p. 223-231.
-
LAFIN, S. H. F. . Anuário de escritores. In: Jane Quaglio Sanches. (Org.). Anuário de escritores 2001. São Paulo: Litteris, 2001, v. I, p. -.
-
LAFIN, S. H. F. . Gerontologia hoje!. In: Newton Luiz Terra. (Org.). Envelhecendo com qualidade de vida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001, v. I, p. 191-195.
-
LAFIN, S. H. F. . Contos que a vida conta: O diploma de Dona Rosa. In: Fausto Martorelli. (Org.). Talentos da Maior Idade. Rio de Janeiro: Casa do novo autor, 2000, v. I, p. 184-185.
-
LAFIN, S. H. F. . Uber ein Brasilien der alten Menschen. In: Reinhard Schmitz-Scherzer; Ingrid Friedrich. (Org.). Ingrid Friedrich und Reinhard Schmitz-Scherzer. Berlin: , 1998, v. I, p. 277-291.
-
LAFIN, S. H. F. . Terceira Idade: Um espaço não esquecido pela FEPLAM. In: Antônio Carlos Ferreira de Melo. (Org.). Uma Escola Sem Paredes. Porto Alegre: FEPLAM, 1992, v. I, p. 50-52.
-
LAFIN, S. H. F. . II Assembléia Mundial do Envelhecimento : de Viena a Madri. ANG/RS Associação Nacional de Gerontologia, Porto Alegre, p. 06 - 06, 06 maio 2002.
-
LAFIN, S. H. F. . Respingos de Serviço Social. Jornal do CPOR, orto Alegre, 02 mar. 1959.
-
LAFIN, S. H. F. ; VARANI, Gisele ; ÂNGELOS, Irene de ; SANTOS, Geraldine dos ; SCHAURICH, Rosângela . O cotidiano do envelhecimento na construção dos saberes.. In: Reunião Regional da Soiedade Brasileira para o Progresso da Ciência no RS, 2004, Porto Alegre. Reunião Regional da Soiedade Brasileira para o Progresso da Ciência no RS, 2004.
-
LAFIN, S. H. F. ; BULLA, Leonia Capaverde ; PRATES, N. ; RUSCHEL, M. ; FURHMANN, N. ; SCHNORR, R. ; MENDIONDO, M. ; RAMIRES, M. . Qualidade de Vida dos Núcleos Familiares com Idosos Portadores da Doença de Alzheimer. In: III COngresso Sul-Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, 2001, Florianopolis, 2001.
-
LAFIN, S. H. F. . Sistema PUC. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LAFIN, S. H. F. . Tranversalidade da extensão no ensino e na pesquisa. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LAFIN, S. H. F. . Saúde para 3ª idade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LAFIN, S. H. F. . Palestra Estauto do Idoso. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LAFIN, S. H. F. . Apresentação do Sistema PUC. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LAFIN, S. H. F. . Curso de Gerontologia Social da PUCRS - Brasil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LAFIN, S. H. F. . Curso de Especialização em Gerontologia Social- Uma Experiência de 10 anos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LAFIN, S. H. F. . Palestra sobre Os mitos do envelhecimento. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LAFIN, S. H. F. . Os Idosos do RS: Estudo Multidimensional de suas condições de vida. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LAFIN, S. H. F. ; BULLA, Leonia Capaverde . Idosos do Rio Grande do Sul: Estudo Multidimensional de suas condições de vida. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
LAFIN, S. H. F. . Programa Viva a Vida. 1986.
LAFIN, S. H. F. . Presidente da Comissão para Elaboração da Política da Prestação de Serviços da PUCRS. 2003.
LAFIN, S. H. F. . Coordenador do Porgrama de Atualização para Gerontólogos. 2002.
LAFIN, S. H. F. . Uma Personalidade em Destaque. 1962. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
LAFIN, S. H. F. ; ANGELOS, Irene Silva dos ; SANTOS, Geraldine Alves dos ; VARANI, Gisele ; SCHAURICH, Rosangela Mori . O cotidiano do envelhecimento na cosntrução dos saberes. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LAFIN, S. H. F. . Grupo de Estudos em Gerontologia Social (16 h/a). 2004. (Coordenação).
LAFIN, S. H. F. . Grupo de Estudos em Gerontologia Social (18 h/a). 2003. (Coordenção).
LAFIN, S. H. F. . Grupo de Estudos em Gerontologia Social (16 h/a). 2003. (Coordenação).
LAFIN, S. H. F. . Curso Projeto Idoso 2003 - Formação Gerontológica. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LAFIN, S. H. F. . Curso Projeto Idoso 2003 - Formação Gerontológica. 2002. (Coordenação).
LAFIN, S. H. F. . Palestra: Envelhecimento e Estresse . 2002. (Debatedor).
LAFIN, S. H. F. . Curso de Atualização em Gerontologia Social. 2002. (Coordenação).
LAFIN, S. H. F. . Palestrante do Grupo da Totalidade. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LAFIN, S. H. F. . Fórum Gaúcho das Instituições de Ensino Superior com Ações Voltadas ao Envelhecimento. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LAFIN, S. H. F. . Coordenador de Grupos de Trabalho do Fórum Gaúcho das Instituições de Ensino Superior com ações Voltadas ao Envelhecimento. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LAFIN, S. H. F. . Seminário em Tópicos Especiais - APG Gerontologia. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LAFIN, S. H. F. . Curso de preparação para aposentadoria: Projeto de vida na aposentadoria. 1996. .
LAFIN, S. H. F. ; SANDER, Z. M. . Curso de Extensão Universitária em Gerontologia. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LAFIN, S. H. F. . Colóquio Mudança de Atitudes entre Gerações. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LAFIN, S. H. F. . Ciclo de Vídeo: Universidade; Espaço para a 3ª Idade. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LAFIN, S. H. F. . Curso Serviço Social com Grupos de Idosos. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LAFIN, S. H. F. . Coordenador do Ciclo de Palestras: Para não Viver Envelhecendo, mas envelhecer vivendo. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LAFIN, S. H. F. . Curso de Teoria e Prática de Serviço Social com Grupos. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LAFIN, S. H. F. . Geriatria Social. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LAFIN, S. H. F. . Palestrante da temática O Grupo-alternativo de Programas para idosos em Hotéis. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LAFIN, S. H. F. ; MEDEIROS, M. C. . I Curso de Aperfeiçoamento em Gerontologia Social. 1988. .
LAFIN, S. H. F. . Curso de Geriatria Social. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LAFIN, S. H. F. . Curso de Preparação de Professores de Educação Especial. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LAFIN, S. H. F. . Supervisão em Serviço Social. 1981. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LAFIN, S. H. F. . Curso de Treinamento para Auxiliares de Serviços Complementares. 1980. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LAFIN, S. H. F. . Curso de Supervisão de Estágios. 1980. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LAFIN, S. H. F. . Curso para Diretores e Assistentes de Direção dos Estabelecimentos da FEBEM. 1980. .
LAFIN, S. H. F. . Serviço Social no Curso de Pós-Graduação. 1977. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LAFIN, S. H. F. . Serviço Social de Grupo. 1977. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LAFIN, S. H. F. . Curso Coordenação de Atividades de Cáritas. 1973. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
LAFIN, S. H. F. . Curso Intensivo os Direitos Humanos. 1970. .
LAFIN, S. H. F. . Atualização em Conhecimentos de Serviço Social. 1964. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LAFIN, S. H. F. . Curso de Orientação Pré-Profissional. 1964. .
LAFIN, S. H. F. . Educação Através dos Grêmios de Comerciários. 1962. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LAFIN, S. H. F. . A Educação de Adultos Através da Recreação. 1962. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LAFIN, S. H. F. . Curso de Auxiliares Paroquiais par o Serviço Social. 1961. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LAFIN, S. H. F. . Participação como ouvinte do Projeto Entrevista Coletiva: 'Diretos Humanos e União Européia'. 2003 (Ouvinte) .
Prêmios
2004
Certificado de Pessoa Especial, Coral Total Idade da PUCRS.
2001
Homenagem de gratidão, Centro Cultural Aureliano de Figueredo Pinto.
2001
Homenagem do Curso de Especializaçao em Gerontologia Social, PUCRS.
2001
Conselheiro do Conselho Estadual do Idoso, Conselho Estadual do Idoso.
2001
Menção Especial, Casa do Novo Autor.
1994
Troféu Encontro Regional de Idosos, Clube de Idosos de Santo Angelo.
1991
Honra ao Mérito por Dedicação a 3º Idade, Prefeitura Municipal de Chapecó.
1991
Honra ao Mérito por dedicação a III Idade, Prefeitura Municipal de Chapecó.
1991
Agradecimento Especial, Conselho de Idosos de Santa Maria - CISMA.
1991
Agradecimento Especial, CEEE.
1991
Agradecimento Especial, Conselho Idoso de Santa Maria.
1987
Medalha Irmão Afonso, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
1987
Troféu O Futuro Hoje, SPC/Lojista.
1980
Lider da Comunidade, Federação RioGrandense de Associações Comunitárias e de Amigos de Bairros.
1978
Voto de Louvor, Conselho Regional de Assistentes Sociais.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Serviço Social, Departamento de Pós-Graduação em Serviço Social. , Jardim Carvalho, 90619900 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: () 33203500, Ramal: 3539, URL da Homepage:
Experiência profissional
1997 - 1997
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Conselheiro, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1997 - 01/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Física e Desportos, Núcleo Integrado de Estudos e Apoio à Terceira Idade.,Cargo ou função, Membro do Conselho Consultivo.
1963 - 1963
Governo do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor, Carga horária: 0
Atividades
-
11/1993 - 11/1994
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria da Justiça do Trabalho e da Cidadania, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social.,Cargo ou função, Membro da Comissão organizada para elaborar um protocolo de intenções técnico-financeiro, entre a Instituição e a Fundação Legião Brasileira de Assistência - FLBA..
-
10/1992 - 11/1993
Direção e administração, Secretaria da Justiça do Trabalho e da Cidadania, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social.,Cargo ou função, Chefe de Setor (Setor do Idoso).
-
10/1988 - 10/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Pleno, Conselho Estadual do Idoso.,Cargo ou função, Secretário Executivo Adjunto.
-
01/1967 - 06/1987
Direção e administração, Secretaria de Estado dos Negócios do Trabalho e Habitação, Divisão de Atuação Comunitária.,Cargo ou função, Chefe de Serviço.
-
06/1986 - 03/1987
Direção e administração, Secretaria do Trabalho e Ação Social, Divisão de Promoção Social.,Cargo ou função, Coordenador da Divisão.
-
07/1983 - 07/1984
Direção e administração, Secretaria do Trabalho e Ação Social, Asilo Padre Cacique.,Cargo ou função, Coordenador da Implantação do Serviço Social no Asilo Padre Cacique.
-
06/1981 - 06/1982
Direção e administração, Secretaria da Administração, .,Cargo ou função, Gerente - Elaborar a Prova Objetiva de Serviço Social e Proceder a Avaliação da Prova de Títulos..
-
03/1981 - 03/1981
Serviços técnicos especializados , Secretaria do Trabalho e Ação Social, Conselho Estadual de Mão de Obra.,Serviço realizado, Elaboração de um estudo-diagnóstico sobre o setor primário, secundário e terciário, informal e artesanal da Economia do RS..
-
01/1973 - 03/1980
Direção e administração, Secretaria do Trabalho e Ação Social, Unidade de Assistência Ao Menor.,Cargo ou função, Coordenador da Unidade de Assistência ao Menor.
-
01/1974 - 12/1974
Direção e administração, Secretaria do Trabalho e Ação Social, .,Cargo ou função, Coordenador de Comissão de Assuntos do Artesanato do Conselho Estadual de Mão-de Obra da Secretaria do Trabalho e Ação Social.
-
01/1974 - 12/1974
Direção e administração, Secretaria do Trabalho e Ação Social, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa Integrado de Promoção de Trabalhadores da Capital (Pró-Trabalho).
-
05/1963 - 06/1963
Direção e administração, Secretaria de Estado dos Negócios da Educação e Cultura, Serviço de Orientação e Educação Especial.,Cargo ou função, Supervisor do Grupo de Psicólogos Estagiários.
1977 - 1985
Universidade de Caxias do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 0
Atividades
-
04/1977 - 04/1985
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Serviço Social.,Cargo ou função, Coordenador do Setor de Estágio do Curso.
-
02/1983 - 12/1983
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Departamento de Sociologia.,Cargo ou função, Supervisor de Estágio em Serviço Social da Aluna Maria Helena M. Gonzáles.
-
02/1983 - 12/1983
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Departamento de Sociologia.,Cargo ou função, Supervisor de Estágio em Serviço Social da Aluna Eisebert Seibert.
-
02/1982 - 12/1982
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Departamento de Sociologia.,Cargo ou função, Supervisor de Estágio em Serviço Social da Aluna Lorena Vicenzi.
-
02/1982 - 12/1982
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e Comunicação, Departamento de Sociologia.,Cargo ou função, Supervisor de Estágio em Serviço Social da Aluna Cecília Inês Ferrara.
1977 - 1981
Fundação Beneficiente Lucas AraújoVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 0
Atividades
-
04/1977 - 04/1981
Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação Lucas Araújo, Departamento de Assistência Social.,Cargo ou função, Assistente Social e Assessor do Departamento de Assistência Social.
1972 - 1975
Caritas InternationalisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Comissão, Carga horária: 0
Atividades
-
05/1972 - 05/1975
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Programas, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Programas da Cáritas Internationalis.
1971 - 1974
Fundação Estadual do Bem Estar do MenorVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Membro de Equipe, Carga horária: 0
Outras informações:
Conselheiro Titular do Conselho Nacional da Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor, representando o Conselho Federal de Assistentes Sociais.
Atividades
-
09/1972 - 12/1974
Direção e administração, .,Cargo ou função, Chefe de Equipe de Estágios e Treinamento.
-
05/1971 - 09/1972
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Elaboração do Regimento Interno da FEBEM.
1970 - 1973
Cáritas BrasileiraVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 0
Atividades
-
03/1970 - 11/1973
Direção e administração, Escritório Regional, Departamento Técnico Educacional.,Cargo ou função, Coordenador do Dept. Técnico Educacional da Cáritas Brasileira - Escritório Regional de Porto Alegre.
-
03/1970 - 11/1973
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escritório Regional, Departamento Técnico Educacional.,Cargo ou função, Representante da Cáritas junto ao Conselho de Pastoral Regional Sul III.
1968 - 1971
Conselho Federal de Assistentes SociaisVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 0
Outras informações:
Participou de 17 Reuniões neste triênio
Atividades
-
03/1968 - 03/1971
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Diretor do Conselho Federal de Assistentes Sociais.
1964 - 1964
Prefeitura Municipal de Porto AlegreVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Supervisor, Carga horária: 0
Atividades
-
03/1964 - 06/1964
Serviços técnicos especializados , Setor de Ação Social, Departamento Municipal da Casa Popular.,Serviço realizado, Supervisor da Auxiliar de Serviço Social Edelma Fernandes.
1963 - 1964
Serviço Social do ComércioVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Supervisor Técnico, Carga horária: 0
Outras informações:
A partir de julho de 1963 foi nomeado como Assessor Técnico.
Atividades
-
03/1964 - 07/1964
Serviços técnicos especializados , Administração Regional, Serviço Social.,Serviço realizado, Aplicação do Processo de Serviço Social de Grupo em 4 Turmas de Orientadores.
-
03/1964 - 07/1964
Serviços técnicos especializados , Administração Regional, Serviço Social.,Serviço realizado, Colaborador na Pesquisa Social realizada na Vila Jardim (Porto Alegre) para Instalação de um Centro Social deste Serviço.
-
03/1964 - 07/1964
Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração Regional, Serviço Social.,Cargo ou função, Supervisão Individual de Três Bolsistas e Grupos de Bolsistas - Supervisor de Alunos Estagiários do Curso de Serviço Social.
-
03/1963 - 07/1964
Direção e administração, Administração Regional, Serviço Social.,Cargo ou função, Coordenador e Controlador de Estágio dos Bolsistas do SESC.
-
03/1963 - 06/1964
Direção e administração, Administração Regional, Serviço Social.,Cargo ou função, Supervisor e Orientador de Voluntários em Porto Alegre e Cruz Alta.
-
04/1964 - 05/1964
Serviços técnicos especializados , Administração Regional, Serviço Social.,Serviço realizado, Coordenador da Missão Técnica na Cidade de Cruz Alta.
-
03/1964 - 04/1964
Serviços técnicos especializados , Administração Regional, Serviço Social.,Serviço realizado, Colaborador na Seleção de Administradores para Quatro Centros Sociais.
1962 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor Titular a partir de outubro de 1989.
Atividades
-
01/2000
Direção e administração, Faculdade de Serviço Social, Curso de Especialização Em Gerontologia Social.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Gerontologia Social.
-
08/1984 - 08/1985
Direção e administração, Faculdade de Serviço Social, .,Cargo ou função, Supervisor de Alunos de Serviço Social.
-
03/1963 - 12/1975
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Serviço Social de Grupo
-
03/1962 - 12/1970
Direção e administração, Faculdade de Serviço Social, .,Cargo ou função, Supervisor de Alunos Estagiários.
-
05/1967 - 05/1967
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Integrar a Comissão para Selecionar material de ensino e de pesquisa para as cadeiras existentes na Faculdade.
-
03/1964 - 05/1964
Ensino, Curso de Extensão Universitária, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Revisão de Conhecimentos em Serviço Social
-
03/1962 - 03/1964
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades de Grupo
1961 - 1961
Paróquia Nossa Senhora da Saúde de TeresópolisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/1961 - 12/1961
Serviços técnicos especializados , Sociedade Beneficiente Teresópolis, Secretaria de Ação Social.,Serviço realizado, Assistência Social.
1959 - 1961
Pequena Casa da CriançaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 0
Atividades
-
01/1961 - 12/1961
Serviços técnicos especializados , Serviço de Educação de Adolescentes, Assistência Social.,Serviço realizado, Assistente Social.
-
04/1959 - 10/1959
Ensino,,Disciplinas ministradas, Assistente Social no Curso Supletivo da Instituição
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Silvio Henrique Filippozzi Lafin e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?