Caroline Bernardes
Possui Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista - IPA (2003), Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e Especialização em Ergonomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É sócia-proprietária da Clínica Well - Bem Estar e Performance, que oferece os serviços de fisioterapia convencional,aquática e dermatofuncional e pilates. Atualmente, integra o quadro docente do Centro Universitário da Serra Gaúcha, onde já ministrou as seguintes disciplinas: Anatomia Humana, Supervisão de Estágio Hospitalar, Fisioterapia Musculoesquelética no Adulto e Fisioterapia Desportiva. Tem experiências na área de Fisioterapia, com ênfase em Traumatologia, Ortopedia, Reumatologia e Desportiva. No âmbito acadêmico, têm realizado pesquisas nos temas voltados à cinesiologia e biomecânica, terapia manual, saúde do trabalhador e reabilitação.
Informações coletadas do Lattes em 11/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Ergonomia
2015 - 2016
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Análise ergonômica do trabalho em operadores de empilhadeira de uma empresa do ramo de utensílios domésticos de Caxias do Sul / RS
Orientador: Marcelo Pereira da Silva
Mestrado em Ciências do Movimento Humano
2005 - 2007
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Mapeamento da Normalidade de Parâmetros e Variáveis Biomecânicas da Articulação do Joelho durante a Extensão do Joelho em Cadeia Cinética Aberta sem Carga
, Ano de Obtenção: 2007.Jefferson Fagundes Loss.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Joelho; Parâmetros e Variáveis Biomecânicas; Videofluoroscopia; Dinâmica Inversa; Plano sagital.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.
Graduação em Fisioterapia
1999 - 2003
Centro Universitário Metodista
Título: Determinação de Parâmetros Biomecânicos Necessários Para o Modelamento da Articulação do Joelho
Orientador: Mauro Gomes Matos
Formação complementar
2014 - 2014
Kinesio Taping Fundamentos e Avançado (KT1 e KT2). (Carga horária: 16h). , Associação Internacional Kinesio Taping, KTAI, Brasil.
2014 - 2014
Treinamento de Dissecação de Cadáveres. (Carga horária: 40h). , América Latina Educacional, ALE, Brasil.
2013 - 2013
Treinamento de Dissecação de Cadáveres. (Carga horária: 8h). , América Latina Educacional, ALE, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação para Uso de Dinamômetro Isocinético. (Carga horária: 24h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2009 - 2009
Clínica de Pólo Aquático - Fundamentos / Técnicas. (Carga horária: 8h). , Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, CBDA, Brasil.
2009 - 2009
Curso Aplicação do Método Pold. (Carga horária: 4h). , SOCIEDADE NACIONAL DE FISIOTERAPIA ESPORTIVA, SONAFE, Brasil.
2007 - 2007
Fisioterapia Manual Australiana do SULBRA/2007. , Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, SBOT, Brasil.
2005 - 2005
Fisioterapia na Síndrome de Dor Miofascial. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, CREFITO, Brasil.
2004 - 2004
Conceito Maitland Módulo Periférico. (Carga horária: 24h). , Advanced Manual Therapy Institute, AMTI, Brasil.
2002 - 2002
Fisioterapia nas Lesões do Esporte. (Carga horária: 20h). , Jornada Paranaense de Educação Física, JOPEF, Brasil.
2002 - 2002
Fisioterapia - Joelho. , Sociedade de Ortopedia e Traumatologia, SOT, Brasil.
2002 - 2002
I Curso de Fisioterapia Respiratória do Ipa. (Carga horária: 13h). , Instituto Porto Alegre, IPA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Organização de eventos
BERNARDES, C. . IV Jornada Gaúcha da ABRAFITO - Edição Online. 2020. (Outro).
BERNARDES, C. . Atividade Alusiva ao Câncer de Mama. 2016. (Outro).
BERNARDES, C. . Ação Social "Saúde do Agricultor". 2014. (Outro).
BERNARDES, C. ; STEDILE, N.R.A ; ZAT, S. . Curso de Anatomia Palpatória e Correlações Clínicas. 2010. (Outro).
BERNARDES, C. . 9º Portal das Profissões da Universidade de Caxias do Sul. 2010. (Outro).
BERNARDES, C. . 8º Portal das Profissões da Universidade de Caxias do Sul. 2009. (Outro).
BERNARDES, C. ; CHAVES, L. ; LEMOS, A. T. . 4 Jornada Gaúcha de Fisioterapia. 2003. (Outro).
BERNARDES, C. ; KRUEL, E. R. . XV Salão de Iniciação Científica / XII Feira de Iniciação Científica. 2003. (Outro).
BERNARDES, C. . XV Salão de Iniciação Científica / XII Feira de Iniciação Científica. 2003. (Outro).
BERNARDES, C. ; KRUG, R. C. ; SANTOS, D. E. ; LEMOS, A. T. . 1 Congresso de Fisioterapia Esportiva do IPA. 2002. (Congresso).
LEMOS, A. T. ; SILVA, R. T. ; BONMANN, C. C. ; BERNARDES, C. . I Curso de Fisioterapia Respiratória do IPA. 2002. (Outro).
Participação em eventos
IV Encontro Nacional da Cruzeiro do Sul Educacional. 2021. (Encontro).
11° Fórum Docente da FSG. 2020. (Outra).
12° Fórum Docente - "Práticas Inovadoras de Ensino e Aprendizagem". 2020. (Outra).
Avaliações por meios digitais do Programa Conecta FSG. 2020. (Oficina).
Estratégias Pedagógicas para aulas remotas do Programa Conecta FSG. 2020. (Oficina).
Ferramentas do Blackboard, Teams e Metodologias para aulas por meios digitais do Programa Conecta FGS. 2020. (Oficina).
I Simpósio Gaúcho de Fisioterapia: Conectando Associações e Fisioterapeutas. 2020. (Simpósio).
I Simpósio Internacional de Fáscia Online. 2020. (Simpósio).
IV Jornada Gaúcha da ABRAFITO - Edição Online. 2020. (Outra).
IV Jornada Gaúcha da ABRAFITO - Edição Online.O cérebro que sente dor: a importância do exercício em pacientes idosos com dor crônica. 2020. (Outra).
Retorno Consciente FSG.Capacitação de Normas e Condutas para Retomada das Atividades Presenciais. 2020. (Oficina).
Webinar ABRAFITO: "Fisioterapia nas Complicações do Uso do Fixador Externo daTíbia. 2020. (Outra).
9 Fórum Docente - Planejamento 2019 e Oficinas Pedagógicas. 2019. (Outra).
Encontro de profissionais da Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 2019. (Encontro).
IX Jornada Científica do Curso de Fisioterapia da FSG - Reabilitação Cardiopulmonar no Adulto. 2019. (Outra).
XXI Congresso Sulbrasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2019. (Congresso).
8 Fórum Docente - O Novo Marco Regulatório e o Ensino Superior. 2018. (Outra).
5o Fórum Docente FSG.Oficinas - Metodologias Ativas. 2017. (Oficina).
6 Fórum Docente FSG. 2017. (Outra).
18o Congresso Brasileiro de Ergonomia - ABERGO. Sintomas musculoesqueléticos, níveis de estresse e qualidade de vida em funcionários de uma empresa do ramo de plásticos de Caxias do Sul / RS. 2016. (Congresso).
18o Congresso Brasileiro de Ergonomia - ABERGO. Levantamento das demandas ergonômicas e análise do grau de satisfação e qualidade de vida dos funcionários de uma empresa do ramo de plásticos de Caxias do Sul / RS. 2016. (Congresso).
18o Congresso Brasileiro de Ergonomia - ABERGO. Perfil Musculoesquelético de Funcionários de um Empresa do Ramo de Plásticos de Caxias do Sul / RS. 2016. (Congresso).
18o Congresso Brasileiro de Ergonomia - Ergonomia e Desenvolvimento dos Indivíduos e das Organizações. 2016. (Congresso).
4o Fórum Docente - Melhores Práticas de Ensino. 2016. (Outra).
X Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia - II Jornada Gaúcha da ABRAFITO. 2016. (Congresso).
Exigências do CEP na avaliação dos projetos de pesquisa para Orientadores de TCC do curso de Fisioterapia. 2015. (Oficina).
Oficina de Delineamentos de Pesquisa e Análise Estatística para Orientadores de TCC do Curso de Fisioterapia. 2015. (Oficina).
Simpósio Docente. 2015. (Simpósio).
Formação Continuada para Professores do Curso de Fisioterapia.Competências e Habilidades do ENADE. 2013. (Outra).
XXII Fórum. 2013. (Outra).
Fórum Docente 2012. 2012. (Outra).
XXI Fórum Docente. 2012. (Outra).
Formação para professores novos - uso dos portais. 2011. (Outra).
Formação para professores novos - uso dos portais. 2011. (Outra).
III Congresso Internacional de Motricidade da Serra Gaúcha. 2011. (Congresso).
Pré-Forum Docente. 2011. (Outra).
VI Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Saúde. 2011. (Outra).
I Jornada de Anatomia da UCS.Anatomia Palpatória do Membro Inferior e sua Correlação Cinesiológica. 2010. (Outra).
Semana Acadêmica de Fisioterapia.Elaboração de uma cartilha de orientações aos pacientes submetidos à artroplastia de quadril. 2010. (Outra).
Semana Acadêmica de Fisioterapia.Elaboração de uma cartilha de orientações aos pacientes submetidos à artroplastia de quadril. 2010. (Outra).
V Encontro de Reabilitação e III Encontro dos Ex-residentes na Área de Ortopedia e Traumatologia.Mesa Redonda Moderna: Trauma do Quadril. 2010. (Encontro).
VII Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia. 2010. (Congresso).
VII Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia. Mesa Redonda - Lesões do Quadril. 2010. (Congresso).
Encontro da SBOT-RS e Jornada de Fisioterapia.Mesa Redonda - Coluna vertebral e Quadril. 2009. (Encontro).
Encontro da SBOT-RS e Jornada de Fisioterapia. 2009. (Encontro).
I Encontro Científico do Curso de Fisioterapia da Universidade de Caxias do Sul.Aspectos preventivos do esporte de alto rendimento. 2009. (Encontro).
IV Congresso Brasileiro e II Simpósio Internacional da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva. 2009. (Congresso).
Conversações Internacionais 2008: Composições do pensamento educacional. 2008. (Outra).
II Simpósio Sul Brasileiro de Fisioterapia.Aspectos preventivos no esporte de alto rendimento. 2007. (Simpósio).
XII Congresso Brasileiro de Biomecânica. Análise da força do ligamento patelar a partir de duas propostas metodólogicas. 2007. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Biomecânica. 2007. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Biomecânica. Avaliação da pressão na articulação patelofemoral em indivíduos saudáveis. 2007. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Biomecânica. Análise do Centro de rotação tibiofemoral em um indivíduo com ruptura do ligamento cruzado posterior. 2007. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Biomecânica. Análise das forças sobre a patela durante a extensão do joelho em cadeia cinética aberta. 2007. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Biomecânica. Estimativa in vivo da distância perpendicular efetiva do tendão do quadríceps no plano sagital. 2007. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Biomecânica. Estimativa do centro de rotação tibiofemoral a partir de sistemas de referência local na tíbia e no fêmur. 2007. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Biomecânica. Análise da força de cisalhamento na articulação tibiofemoral durante exercício de extensão de joelho. 2007. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Biomecânica. Determinação do tilt patelar antero-posterior a partir de imagens radiográficas no plano sagital. 2007. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Biomecânica. Estimativa in vivo da distância perpendicular do ligamento patelar a partir do método geométrico. 2007. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Biomecânica. Efeitos do taping no tilt patelar antero-posterior durante os movimentos de extensão e flexão do joelho. 2007. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Biomecânica. Efeitos do taping no tilt patelar antero-posterior durante os movimentos de extensão e flexão do joelho. 2007. (Congresso).
XV Congresso Sul-Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2007. (Congresso).
2ª Jornada de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas.Lesão Muscular no Esporte: Etiologia, Fisiopatologia e Fisioterapia. 2005. (Outra).
XI Congresso Brasileiro de Biomecânica. Determinação de parâmetros biomecânicos para o modelamento da articulação do joelho. 2005. (Congresso).
XI Congresso Brasileiro de Biomecânica. Avaliação da força do ligamento patelar com base na lei de Hooke. 2005. (Congresso).
XI Congresso Brasileiro de Biomecânica. Comparação de métodos para determinação da trajetória do centro de rotação articular tibiofemoral. 2005. (Congresso).
XI Congresso Brasileiro de Biomecânica. 2005. (Congresso).
XI Congresso Brasileiro de Biomecânica. Proposta Metodológica para o cálculo da força de contato patelofemoral. 2005. (Congresso).
XI Congresso Brasileiro de Biomecânica. Objetividade e fidedignidade do processo de digitalização manual de imagens de videofluoroscopia. 2005. (Congresso).
Semana Acadêmica do ICS.Parâmetros de Força Muscular. 2004. (Outra).
24º Jornada de Medicina do Esporte. 2003. (Outra).
1º Congresso de Fisioterapia Esportiva do IPA. 2002. (Congresso).
III Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia. 2002. (Congresso).
IX Jornada Internacional de Terapia Intensiva - V Curso de Fisioterapia: Fundamentos em Ventilação Mecânica para Fisioterapeutas. 2002. (Outra).
II Jornada Gaúcha de Fisioterapia - IPA. 2001. (Outra).
IX Encontro Científico de Fisioterapia da ULBRA. 2001. (Encontro).
Simpósio de Artroplastia Total de Joelho. 2001. (Simpósio).
I Encontro dos Ex-Residentes de Ortopedia e Traumatologia do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre. 2000. (Encontro).
I Jornada Gaúcha de Fisioterapia - IPA. 2000. (Outra).
VII Jornada Internacional de Terapia Intensiva da Sanat Casa. 2000. (Outra).
V Jornada Catarinense de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica. 2000. (Outra).
III Jornada Gaúcha de Fisioterapia - Tema: Fisioterapia Cardio-Respiratória. 1999. (Outra).
I Jornada de Medicina e Exercício do HCPA. 1999. (Outra).
V Encontro Científico de Fisioterapia da ULBRA. 1999. (Encontro).
Participação em bancas
BERNARDES, C.. Efeito da bandagem elástica na temperatura do trapézio em indivíduos com e sem dor cervical. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.. Efeitos de um Protocolo de Tratamento Fisioterapêutico em Pós-operatório de Cirurgia Ortográfica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.. Estudo comparativo de dois programas de reabilitação após reparo do manguito rogador: uma série de casos prospectivos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.. Avaliação do Desempenho Motor em Praticantes e Não Praticantes de Handebol. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.. Efeito da Terapia Manual na Dor e Atividade Eletromiográfica de Músculos Mastogatórios em Pacientes com Distúrbios Temporo-Mandibulares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.. Efeitos do FNP na Discinesia Escapular de Praticantes de Voleibol. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.. Análise Eletromiográfica de Músculos do Complexo do Ombro durante Exercícios de Rotadores Externos com Faixa Elástica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; SOUTO NETO, N.L.. A postura de trabalho e as condições desfavoráveis aos segmentos musculoesqueléticos em trabalhadores de uma malharia do Rio Grande do Sul. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; OLTRAMARI, G.. Efeitos da Ventosaterapia na Lesão Muscular de Corredores de Rua. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; SACCHET, G.. Efeitos da Dança de Salão no Equilíbrio de Idosos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; SOUTO NETO, N.L.. Avaliação do Déficit na Capacidade Respiratória e Funcionalidade em Indivíduos Acometidos por Acidente Vascular Encefálico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; BARAZZETTI, L.. Queixas Álgicas e Distúrbios Osteomusculares em Professores de Jaquirana, RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; RONCADA, C.. Prevalência da Disfunção Somática na Lombar de Tenistas Competitivos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; SOUTO NETO, N.L.. Dor, Flexibilidade e Postura de Idosos Institucionalizados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; PAGNUSSAT, N.. Prevalência, Desempenho Cognitivo e Funcionalidade de Idosos com Doença de Alzheimer em Instituições de Longa Permanência de Bento Gonçalves. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; PANISSON, R.D.N.. Avaliação de Dor, Alterações Musculoesqueléticas, Posturais e Cicatriciais de Puérperas Após Cesariana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; CARRER, T.. Efeitos do General Ostheopatic Treatment (GOT) em pacientes que realizaram cirurgia de câncer de mama. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; SCHUSTER, R.C.. Conhecimento, percepção e atitudes de profissionais médicos acerca da fisioterapia dermatofuncional no tratamento de úlceras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; MENEGHINI, G.O.. Efeitos do Wii reabilitação no equilíbrio e na marcha de pacientes com doença de Parkinson. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; OLTRAMARI, G.. Presença de sintomas musculoesqueléticos em manicures de uma bairro de Caxias do Sul / RS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; RODRIGUES, A. M.. Os efeitos da liberação miofascial em pacientes com lombalgia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; OLTRAMARI, J. D.. A influência da bandagem funcional na força muscular e atividade eletromiográfica do músculo supraespinhoso em atletas de handebol de Caxias do Sul/RS.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha.
RENOSTO, A.;BERNARDES, C.. Concordância dos instrumentos de avaliação na amplitude de movimento do ombro: goniometria, fleximetria e biofotogrametria computadorizada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; GIACOMET, D.. Perfil epidemiológico dos usuários atendidos pela fisioterapia no Instituto Integrado de Saúde da FSG. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha.
FINGER, A. V.;BERNARDES, C.. Perfil epidemiológico de pacientes com lombalgia atendidos no Centro Municipal de Fisioterapia Farroupilha / RS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; BALLARDIN, L.. Efeitos da radiofrequência na flacidez facial na região nasogeniana em mulheres. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; RODRIGUES, A. M.. Verificação da presença de tensão neural adversa na síndrome da dor patelofemoral. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; OLTRAMARI, J. D.. Nível de atividade física, força de preensão palmar, flexibilidade e presença de sintomas osteomusculares em acadêmicos do curso de fisioterapia da FSG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; FINGER, A. V.. Relação entre alterações posturais e prevalência de dor em praticantes de ginástica artística. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; BENINE, C. H.. Relação do bruxismo na qualidade do sono de mulheres economicamente produtivas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.. Contribuição do exercício físico para o aumento da contagem dos linfócitos TCD4+ em indivíduos soropositivos para o HIV: Revisão de literatura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.. A cinesioterapia no tratamento da síndrome da dor e disfunção patelofemoral: Revisão bibliográfica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.; SACCHET, G.. Efeito de um treinamento utilizando exercícios resistidos e alongamentos nas alterações posturais: um relato de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.; BRUSCATTO, C.A.. Avaliação da eficácia do treino proprioceptivo no equilíbrio motor em atletas de futsal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.; BRUSCATTO, C.A.. A utilização do método de estabilização segmentar vertebral em pacientes com hérnia discal lombar com indicação cirúrgica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.. Desvios posturais e transporte do material escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.. A utilização da bandagem elástica funcional na estabilidade do tornozelo em atletas de basquetebol. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.. Comparação da rotação interna e externa da articulação coxofemoral de atletas profissionais do futebol de campo com atletas profissionais de outras modalidades esportivas com e sem lesão de ligamento cruzado anterior de joelho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.. A influência do alongamento muscular realizado anteriormente à corrida sobre a potência muscular anaeróbica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.. Avaliação da medida funcional para amputados em pacientes protetizados com amputação de membros inferiores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.. Elaboração de uma ficha de avaliação para pacientes com TRM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.. Prevalência de desvios posturais do tronco em escolares de uma cidade Serrana do Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.; KRUMHOLZ, F.M.. Influência do exercício de alongamento muscular estático na flexibilidade da musculatura isquiotibial de trabalhadores de uma empresa do ramo de transporte. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.; BRUSCATTO, C.A.. A influência do treino proprioceptivo na prevenção de lesões de joelho e tornozelo em atletas de basquete. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.; BRUSCATTO, C.A.. dos S. Zanetto e Shaiane da Silva Tomazoni.Prevalência de lesões musculoesqueléticas em atletas adolescentes no Instituto de Medicina do Esporte da Universidade de Caxias do Sul (IME-UCS) nos anos de 2005 a 2009. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.; KRUMHOLZ, F.M.. Estudo comparativo entre alongamento ativo do tipo contração do agonista e do tipo manter-relaxar na musculatura isquiotibial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.. Sintomas osteomusculares relacionados ao trabalho em preparadores de goleiros. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.; BIZZI, L.. Acréscimo de 1 kg de carga nos exercícios de ginástica laboral em uma empresa do ramo metalúrgico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.. Estudo de casos de pacientes portadores de disfunção têmporo-mandibular submetidos à avaliação e tratamento fisioterapêutico.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.. Estudo de um tratamento de hidroterapia em pacientes com espondilite anquilosante.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.. A utilização da acupuntura no tratamento de pacientes com fibromialgia: revisão bibliográfica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.. Influência do treino proprioceptivo no equilíbrio e coordenação motora em atletas do basquete masculino da Universidade de Caxias do Sul. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.; STEDILE, M.; WITTMANN, C.L.; MOURA JÚNIOR, L.G.. A eficácia da técnica de bandagem funcional de tornozelo sobre a estabilidade: Estudo comparativo de duas técnicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.; ÁVILA, S.N.; SANTOS, T.M.B.; MOURA JÚNIOR, L.G.. Efeitos da laserterapia de baixa potência sobre o dano muscular, inflamação e lactato sangüíneo gerados por um protocolo de fadiga induzido por exercício de alta intensidade em atletas profissionais de voleibol. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Caxias do Sul.
BERNARDES, C.; BARAZZETTI, L.; DHEIN, W. IX Jornada Científica do Curso de Fisioterapia da FSG: Reabilitação Cardiopulmonar no Adulto. 2019. Centro Universitário da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.. V Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG. 2017. Centro Universitário da Serra Gaúcha.
BERNARDES, C.. IV Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG. 2016. Centro Universitário da Serra Gaúcha.
Orientou
Efeitos de um protocolo de terapia manual em indivíduos com síndrome da dor patelofemoral; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Avaliação de um programa de prevenção com testes preditores de lesão em atletas de Taekwondo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Avaliação do desenvolvimento motor em meninas da ginástica artística; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Fisioterapia na Dor Lombar Crônica: Reabilitação Convencional e Método Pilates; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Avaliação da Marcha e Funcionalidade em Pacientes com Prótese de Quadril; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Influência da Prática do Pilates Sobre a Postura, a Flexibilidade e a Força Muscular em Escolares no Município de Feliz - RS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Sintomas Musculoesqueléticos, Níveis de Estresse e Qualidade de Vida em Condutores de Carga Pesada de uma Empresa do Ramo de Transportes de Farroupilha/RS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Efeito de um Programa de Intervenção Fisioterapêutica sobre o Equilíbrio, Flexibilidade, Força e Capacidade Funcional de Idosas em uma Cidade do Interior da Serra Gaúcha; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Fisioterapia Após Reparo Artroscópico em Lesões do Manguito Rotador; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Sintomas musculoesqueléticos, níveis de estresse e qualidade de vida em funcionários de uma empresa do ramo de plásticos de Caxias do Sul / RS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Levantamento das demandas ergonômicas e análise do grau de satisfação e qualidade de vida dos funcionários de uma empresa do ramo de plástico de Caxias do Sul; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Sintomas musculoesqueléticos, níveis de estresse e qualidade de vida em acadêmicos de fisioterapia da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Centro Universitário da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Análise da prevalência de absenteísmo no ramo moleiro da Serra Gaúcha; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Perfil musculoesquelético dos funcionários de uma empresa do ramo de plástico de Caxias do Sul / RS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Método de facilitação neuromuscular proprioceptiva com intervenção na descarga de peso e marcha em pacientes submetidos a artroplastia total de quadril; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Prevalência de sintomas musculoesqueléticos em dentistas da rede municipal de Caxias do Sul e sua relação com fatores sociodemográficos e laborais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Efeitos de um programa de intervenção utilizando a cinesioterapia laboral em trabalhadores de uma empresa do ramo plástico em Caxias do Sul / RS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Perfil epidemiológico de pacientes com hérnia de disco lombar atendidos em clínicas particulares de fisioterapia em Caxias do Sul / RS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Prevalência dos sintomas musculoesqueléticos em profissionais da enfermagem e sua relação com fatores sócio-demográficos e laborais; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Análise macroergonômica do setor de produção de uma empresa de plásticos de Caxias do Sul / RS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Levantamento das demandas ergonômicas e aplicação do método RULA no setor de prensas de uma empresa do ramo moveleiro; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Prevalência de lesões desportivas em praticantes de muay thai em Caxias do Sul / RS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Avaliação do ângulo Q em praticantes de voleibol com queixas de dor no joelho; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Efeito de um treinamento utilizando exercícios resistidos e alongamentos nas alterações posturais: Um relato de caso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdade da Serra Gaúcha; Orientador: Caroline Bernardes;
Produções bibliográficas
-
ESTEVES, E. R. ; CASSOL, G. L. ; SANTOS, L. ; DHEIN, W. ; BERNARDES, C. . Efeitos de um protocolo de terapia manual no quadro álgico, funcionalidade e atividade eletromiográfica em indivíduos com síndrome da dor patelofemoral. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO , v. 28, p. 299-314, 2020.
-
PELLIZZARO, Cíntia ; BERNARDES, C. ; LOSS, Jefferson Fagundes . Análise da força de cisalhamento na articulação tibiofemoral durante exercício de extensão do joelho. Revista Brasileira de Biomecânica , v. 9, p. 29-32, 2009.
-
BERNARDES, C. ; LOSS, Jefferson Fagundes ; CAÑEIRO, João Paulo ; SILVEIRA, Luis Felipe ; ALDABE, D. ; ARAÚJO, Manoel Ângelo de . Método para a Correção da Distorção de Imagens obtidas por Videofluoroscopia. Radiologia Brasileira , Brasil, 2005.
-
BERNARDES, C. ; COERTJENS, M. ; COERTJENS, P. ; SÁ, S. ; PRATI, F. . Avaliação dos Níveis de Dor Após Sessões de Ultra-Sonoterapia em Pacientes Cirúrgicos Cardiovasculares. Revista Brasileira de Fisioterapia , Brasil, v. 9.1, 2005.
-
PELLIZZARO, Cíntia ; BERNARDES, C. ; SILVEIRA, Luis Felipe ; ARAÚJO, Manoel Ângelo de ; LOSS, Jefferson Fagundes . Análise da Força de Cisalhamento na Articulação Tibiofemoral durante Exercício de Extensão de Joelho. In: XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007, São Pedro. Anais do XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007.
-
SANTOS, G. P. ; BERNARDES, C. ; ALDABE, D. ; SILVEIRA, Luis Felipe ; ARAUJO, F. X. ; CAÑEIRO, João Paulo ; LOSS, Jefferson Fagundes . Análise da Força do Ligamento Patelar a partir de Duas Propostas Metodológicas. In: XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007, São Pedro. Anais do XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007.
-
CANDEIA, Rafael Bopp ; BERNARDES, C. ; SANTOS, G. P. ; SILVEIRA, Luis Felipe ; ARAÚJO, Manoel Ângelo de ; LOSS, Jefferson Fagundes . Efeitos do Taping no Tilt Patelar Antero-Posterior durante os Movimentos de Extensão e Flexão do Joelho. In: XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007, São Pedro. Anais do XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007.
-
ARAUJO, F. X. ; BERNARDES, C. ; SANTOS, G. P. ; SILVEIRA, Luis Felipe ; ARAÚJO, Manoel Ângelo de ; LOSS, Jefferson Fagundes . Análise do Centro de Rotação Tibiofemoral em um Indivíduo com Ruptura do Ligamento Cruzado Posterior. In: XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007, São Pedro. Anais do XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007.
-
ARAUJO, F. X. ; BERNARDES, C. ; SANTOS, G. P. ; SILVEIRA, Luis Felipe ; CAÑEIRO, João Paulo ; ARAÚJO, Manoel Ângelo de ; LOSS, Jefferson Fagundes . Avaliação da Pressão na Articulação Patelofemoral em Indivíduos Saudáveis. In: XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007, São Pedro. Anais do XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007.
-
SILVEIRA, Luis Felipe ; BERNARDES, C. ; SANTOS, G. P. ; ARAUJO, F. X. ; ARAÚJO, Manoel Ângelo de ; LOSS, Jefferson Fagundes . Estimativa in vivo da Distância Perpendicular Efetiva do Tendão do Quadríceps no Plano Sagital. In: XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007, São Pedro. Anais do XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007.
-
SILVEIRA, Luis Felipe ; BERNARDES, C. ; SANTOS, G. P. ; ARAUJO, F. X. ; ARAÚJO, Manoel Ângelo de ; LOSS, Jefferson Fagundes . Estimativa in vivo da Distância Perpendicular do Ligamento Patelar a partir do Método Geométrico. In: XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007, São Pedro. Anais do XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007.
-
BERNARDES, C. ; SILVEIRA, Luis Felipe ; ARAUJO, F. X. ; SANTOS, G. P. ; CAÑEIRO, João Paulo ; ARAÚJO, Manoel Ângelo de ; LOSS, Jefferson Fagundes . Análise das Forças sobre a Patela durante a Extensão do Joelho em Cadeia Cinética Aberta. In: XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007, São Pedro. Anais do XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007.
-
BERNARDES, C. ; SILVEIRA, Luis Felipe ; ARAUJO, F. X. ; SANTOS, G. P. ; CANDEIA, Rafael Bopp ; ARAÚJO, Manoel Ângelo de ; LOSS, Jefferson Fagundes . Determinação do Tilt Patelar Antero-Posterior a partir de Imagens Radiográficas no Plano Sagital. In: XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007, São Pedro. Anais do XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007.
-
BERNARDES, C. ; SILVEIRA, Luis Felipe ; ARAUJO, F. X. ; SANTOS, G. P. ; ARAÚJO, Manoel Ângelo de ; LOSS, Jefferson Fagundes . Estimativa do Centro de Rotação Tibiofemoral a partir de Sistemas de Referência Local na Tíbia e no Fêmur. In: XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007, São Pedro. Anais do XII Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2007.
-
BERNARDES, C. ; LOSS, Jefferson Fagundes ; CAÑEIRO, João Paulo ; SILVEIRA, Luis Felipe ; ARAÚJO, Manoel Ângelo de . Objetividade e Fidedignidade do Processo de Digitalização Manual de Imagens de Videofluoroscopia. In: XI Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2005, João Pessoa. Anais do XI Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2005.
-
BERNARDES, C. ; CAÑEIRO, João Paulo ; LOSS, Jefferson Fagundes ; ALDABE, D. ; SILVEIRA, Luis Felipe ; ARAÚJO, Manoel Ângelo de . Comparação de Métodos para a Determinação da Trajetória do Centro de Rotação Articular Tibiofemoral. In: XI Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2005, João Pessoa. Anais do XI Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2005.
-
BERNARDES, C. ; LOSS, Jefferson Fagundes ; CAÑEIRO, João Paulo ; SILVEIRA, Luis Felipe ; ARAÚJO, Manoel Ângelo de . Proposta Metodológica para o Cálculo da Força de Contato Patelofemoral. In: XI Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2005, João Pessoa. Anais do XI Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2005.
-
BERNARDES, C. ; LOSS, Jefferson Fagundes ; CAÑEIRO, João Paulo ; SILVEIRA, Luis Felipe ; ARAÚJO, Manoel Ângelo de ; ALDABE, D. ; MATOS, M. G. . Determinação de Parâmetros Biomecânicos para o Modelamento da Articulação do Joelho. In: XI Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2005, João Pessoa. Anais do XI Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2005.
-
CAÑEIRO, João Pauloi ; BERNARDES, C. ; SILVEIRA, Luis Felipe ; ARAÚJO, Manoel Ângelo de ; LOSS, Jefersson Fagundes . Avaliação da Força do Ligamento Patelar com base na Lei de Hooke. In: XI Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2005, João Pessoa. Anais do XI Congresso Brasileiro de Biomecânica, 2005.
-
ARAUJO, F. X. ; BERNARDES, C. ; SILVEIRA, Luis Felipe ; SANTOS, G. P. ; CANDEIA, Rafael Bopp ; MEURER, M. ; LOSS, J.F. . Comparação do padrão de contato tibiofemoral entre indivíduos saudáveis, indivíduos com lesão do ligamento cruzado anterior e indivíduos submetidos à reconstrução do ligamento cruzado anterior. In: XIX Salão de Iniciação Científica / XVI Feira de Iniciação Científica / II Salão UFRGS Jovem, 2007, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: UFRGS, 2007. p. 627-627.
-
SILVEIRA, Luis Felipe ; BERNARDES, C. ; ARAUJO, F. X. ; SANTOS, G. P. ; LOSS, Jefferson Fagundes . Relação entre a Utilização da Cinemetria Interna e Externa na Análise da Cinemática Articular do Joelho. In: XVIII Salão de Iniciação Científica, 2006, Porot Alegre. Anais do XVIII Salão de Iniciação Científica, 2006.
-
SILVEIRA, Luis Felipe ; BERNARDES, C. ; SANTOS, G. P. ; ARAUJO, F. X. ; LOSS, Jefferson Fagundes . Influence of Patellar Thickness on Patellofemoral Contact Forces and Quadriceps Muscle Forces. In: 5th World Congress of Biomechanics, 2006, Munich. Journal of Biomechanics, 2006. v. 39. p. S492.
-
ARAUJO, F. X. ; BERNARDES, C. ; SANTOS, G. P. ; SILVEIRA, Luis Felipe ; LOSS, Jefferson Fagundes . Assessment of Patellofemoral Joint Contact Pressure in an Uninjuried Knee. In: 5th World Congress of Biomechanics, 2006, Munich. Journal of Biomechanics, 2006. v. 39. p. S491-S491.
-
SANTOS, G. P. ; BERNARDES, C. ; ALDABE, D. ; ARAUJO, F. X. ; SILVEIRA, Luis Felipe ; LOSS, Jefferson Fagundes . Analysis of Patellar Ligament Force Using Two Biomechanics Models of Knee Joint. In: 5th World Congress of Biomechanics, 2006, Munich. Journal of Biomechanics, 2006. v. 39. p. S492-S492.
-
SILVEIRA, Luis Felipe ; BERNARDES, C. ; GOMES, João Ellera ; LOSS, Jefferson Fagundes . Influência da Altura da Patela na Força do Ligamento Patelar e do Músculo Quadríceps. In: XVII Salão de Iniciação Científica, 2005, Porto Alegre. Anais do XVII Salão de Iniciação Científica, 2005.
-
BERNARDES, C. ; ALDABE, D. ; CAÑEIRO, João Paulo ; SILVEIRA, Luis Felipe ; LOSS, Jefferson Fagundes . Comparação de Métodos para a Determinação da Trajetória do Centro de Rotação Articular. In: XV Salão de Iniciação Científica, 2003, Porto Alegre. Anais do XV Salão de Iniciação Científica, 2003.
-
SILVEIRA, Luis Felipe ; BERNARDES, C. ; ALDABE, D. ; CAÑEIRO, João Paulo ; LOSS, Jefferson Fagundes . Método para Correção de Imagens de Videofluoroscopia. In: XV Salão de Iniciação Científica, 2003, Porto Alegre. Anais do XV Salão de Iniciação Científica, 2003.
-
COERTJENS, P. ; COERTJENS, M. ; BERNARDES, C. ; PRATI, F. ; SÁ, S. . Avaliação dos Níveis de Dor após Sessões de Ultrassonoterapia em Pacientes Cirúrgicos Cardiovasculares. In: 16º Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte, 2003, Florianópolis. 16º Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte, 2003.
-
BERNARDES, C. ; RODRIGUES, C. ; MERLIN, M. ; SOUTO NETO, N.L. . Prevenção COVID-19: Desenvolvimento de uma série de divulgação virtual para orientar a população de Caxias do Sul/RS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERNARDES, C. . Especificidades na prescrição de cinesioterapia para idosos frágeis. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERNARDES, C. . Abordagem Fisioterapêutica nas ATQs. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERNARDES, C. ; SILVA, F. L. ; OLTRAMARI, J. D. . Perfil Musculoesquelético de Funcionários de um Empresa do Ramo de Plásticos de Caxias do Sul / RS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERNARDES, C. ; SOLDATELI, T. . Levantamento das demandas ergonômicas e análise do grau de satisfação e qualidade de vida dos funcionários de uma empresa do ramo de plásticos de Caxias do Sul / RS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERNARDES, C. ; FOGACA, P. . Sintomas musculoesqueléticos, níveis de estresse e qualidade de vida em funcionários de uma empresa do ramo de plásticos de Caxias do Sul / RS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERNARDES, C. . Ergonomia de Conscientização no ambiente administrativo e ergonomia de conscientização no ambiente hospitalar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERNARDES, C. . Transporte e manuseio de cargas: Orientações para práticas mais saudáveis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERNARDES, C. . Aspectos biomecânicos em lesões no manguito rotador. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BERNARDES, C. . Artroplastia Total de Joelho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERNARDES, C. ; SILVA, F.L. ; ROSA, A.R. . Ergonomia Consciente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BERNARDES, C. . Atividade Cultural: Projeção do filme 'Álbum de Família'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERNARDES, C. . Ergonomia Consciente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERNARDES, C. . Alterações posturais em mulheres submetidas à mastectomia e em mulheres com hipertrofia mamária: uma revisão bibliográfica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BERNARDES, C. . Módulo Quadril - Tratamento Fisioterapêutico de Pacientes com Artroplastia de Quadril. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BERNARDES, C. . Mecanismo lesional da síndrome do impacto do ombro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BUENO, R.C.S. ; RECH, R.R. ; SANDRI, R. ; BERNARDES, C. ; BRUSCATTO, C.A. . Prevalência de hiperlordose lombar e hipercifose dorsal em escolares da Serra Gaúcha. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIGOLO, G. ; VANZIN, D. ; ROTH, F. ; CABRAL, T. ; BERNARDES, C. ; BIZ, P. ; TADIELLO, G. . Elaboração de uma cartilha de orientações aos pacientes submetidos à artoplastia de quadril. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BERNARDES, C. ; SILVEIRA, Luis Felipe ; ARAUJO, F. X. ; SANTOS, G. P. ; ARAÚJO, Manoel Ângelo de ; LOSS, Jefferson Fagundes . Estimativa do Centro de Rotação Tibiofemoral a partir de Sistemas de Referência Local na Tíbia e no Fêmur. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, F. X. ; BERNARDES, C. ; SANTOS, G. P. ; SILVEIRA, Luis Felipe ; ARAÚJO, Manoel Ângelo de ; LOSS, Jefferson Fagundes . Análise do Centro de Rotação Tibiofemoral em um Indivíduo com Ruptura do Ligamento Cruzado Posterior. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, G. P. ; BERNARDES, C. ; ALDABE, D. ; SILVEIRA, Luis Felipe ; ARAUJO, F. X. ; CAÑEIRO, João Paulo ; LOSS, Jefferson Fagundes . Análise da Força do Ligamento Patelar a partir de Duas Propostas Metodológicas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA, Luis Felipe ; BERNARDES, C. ; ARAUJO, F. X. ; SANTOS, G. P. ; LOSS, Jefferson Fagundes . Relação entre a Utilização da Cinemetria Interna e Externa na Análise da Cinemática Articular do Joelho. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVEIRA, Luis Felipe ; BERNARDES, C. ; GOMES, João Ellera ; LOSS, Jefferson Fagundes . Influência da Altura da Patela na Força do Ligamento Patelar e do Músculo Quadríceps. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BERNARDES, C. ; CAÑEIRO, João Paulo ; ALDABE, D. ; SILVEIRA, Luis Felipe ; ARAÚJO, Manoel Ângelo de ; LOSS, Jefferson Fagundes . Comparação de Métodos para Determinação da Trajetória do Centro de Rotação Articular Tibiofemoral. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVEIRA, Luis Felipe ; BERNARDES, C. ; CAÑEIRO, João Paulo ; ALDABE, D. ; LOSS, Jefferson Fagundes . Método para Correção de Imagens de Videofluoroscopia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
BERNARDES, C. ; ROSSATO, D. ; ROSA, L. H. T. ; LIMA, M. C. A. M. ; SILVA, M. F. . XXI Congresso Sulbrasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
BERNARDES, C. . Mochilas pesadas e má postura de crianças na escola pode ser prejudicial à saúde. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BERNARDES, C. ; MAREK, A . Sete motivos para fazer uma Pós-Graduação em Fisioterapia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
BERNARDES, C. . I Congresso Brasileiro ABRAFITO. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
BERNARDES, C. . IX Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
BERNARDES, C. ; RITZEL, C. H. ; OLIVEIRA, G. K. ; FERREIRA, C. ; RAMIREZ, L. ; LAUXEN JUNIOR, D. ; CAMPOS, J. P. E. ; FREITAS, G. L. S. . IX Encontro de Reabilitação e V Encontro dos Ex-Residentes na Área de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Misericórdia. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
BERNARDES, C. . IV Jornada Científica do Curso de Fisioterapia da FSG: Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
BERNARDES, C. . Prática Laboratorial em Anatomia Musculoesquelética. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BERNARDES, C. . Fisioterapia nas cirurgias de coluna e politraumatizados. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BERNARDES, C. . Fisioterapia nas Cirurgias de Coluna e Politraumatizados. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BERNARDES, C. . Estética Aplicada - Qualificação Capilar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BERNARDES, C. . Estética Aplicada - Qualificação Facial Corporal. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BERNARDES, C. . Bandagem Funcional. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BERNARDES, C. . A Mulher no Esporte. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BERNARDES, C. . A Mulher no Esporte. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BERNARDES, C. . Avaliação Desportiva. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BERNARDES, C. . Fisioterapia e Saúde do Trabalhador. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2006 - Atual
Avaliação das cargas impostas à articulação do joelho a partir da videofluoroscopia, Descrição: A execução de atividades motoras humanas contempla a utilização de cargas externas como forma de oferecer ao organismo estímulos que desenvolvam força muscular, reestruturação tecidual, bem como proporcionem a manutenção da integridade articular. No entanto, a impossibilidade de quantificar os efeitos articulares causados por essas cargas externas pode transformar estímulos benéficos em resultados agressivos, que vão de encontro à integridade articular. Isto pode ser notado principalmente nos exercícios que envolvem diretamente a articulação do joelho devido a íntima relação entre as articulações tibiofemoral e patelofemoral. O principal objetivo deste estudo é propor uma metodologia para calcular da força de contato patelofemoral in vivo durante atividade dinâmica. Para isso, pretende-se operacionalizar um protocolo para determinação de parâmetros biomecânicos das articulações tibiofemoral e patelofemoral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Caroline Bernardes - Integrante / Luis Felipe Silveira - Integrante / Jefferson Fagundes Loss - Coordenador / Francisco Xavier de Araújo - Integrante / Rafael Bopp Candeia - Integrante.
Prêmios
2014
Especialista Profissional em Fisioterapia Esportiva, Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
CENTRO UNIVERSITARIO DA SERRA GAUCHA. , Rua Os Dezoito do Forte, 2366, São Pelegrino, 95020472 - Caxias do Sul, RS - Brasil, Telefone: (54) 21016000, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - 2016
Faculdade da Serra GaúchaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplina denominada "Abordagem Fisioterapêutica Hospitalar em Ortopedia e Traumatologia" ministrada na Especialização em Fisioterapia Hospitalar e Terapia Intensiva
2014 - 2014
Faculdade da Serra GaúchaVínculo: , Enquadramento Funcional: Docente na Pós-Graduação, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplina denominada "Abordagem Fisioterapêutica Hospitalar em Ortopedia e Traumatologia" ministrada na Especialização em Fisioterapia Hospitalar e Terapia Intensiva
2012 - 2012
Faculdade da Serra GaúchaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplina denominada "Cinesiologia e Biomecânica" ministrada na Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva
2019 - Atual
Faculdade da Serra GaúchaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 26
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Anatomia Humana, Fisioterapia Desportiva, Fisioterapia Musculoesquelética no Adulto, Supervisão de Estágio Hospitalar, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Supervisão de Atividade Prática Supervisionada.
2018 - 2018
Faculdade da Serra GaúchaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Cinesiologia e Biomecânica, Anatomia Humana, Supervisão de Estágio em Saúde do Trabalhador, Supervisão de Atividade Prática Supervisionada.
2018 - 2018
Faculdade da Serra GaúchaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Cinesiologia e Biomecânica, Anatomia Humana, Supervisão de Estágio Ambulatorial, Supervisão de Estágio em Saúde do Trabalhador, Prática Ambulatorial, Supervisão de Atividade Prática Supervisionada.
2017 - 2017
Faculdade da Serra GaúchaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 28
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Cinesiologia e Biomecânica, Anatomia Musculoesquelética, Anatomia Humana, Fisioterapia Musculoesquelética do Adulto, Supervisão de Estágio em Saúde do Trabalhador, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Supervisão de Atividade Prática Supervisionada, Membro do Colegiado do Curso de Fisioterapia.
2016 - 2016
Faculdade da Serra GaúchaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 28
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Cinesiologia e Biomecânica, Anatomia Musculoesquelética, Anatomia Humana, Fisioterapia Musculoesquelética do Adulto, Supervisão de Estágio em Saúde do Trabalhador, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Supervisão de Atividade Prática Supervisionada, Membro do Colegiado do Curso de Fisioterapia.
2015 - 2015
Faculdade da Serra GaúchaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 28
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Cinesiologia e Biomecânica, Anatomia Musculoesquelética, Anatomia Humana, Fisioterapia Musculoesquelética do Adulto, Supervisão de Estágio em Saúde do Trabalhador, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Supervisão de Atividade Prática Supervisionada, Membro do Colegiado do Curso de Fisioterapia.
2014 - 2014
Faculdade da Serra GaúchaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 37
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Cinesiologia e Biomecânica, Bases de Métodos e Técnicas de Avaliação, Anatomia Musculoesquelética, Anatomia Humana, Fisioterapia Musculoesquelética do Adulto, Supervisão de Estágio em Saúde do Trabalhador, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Supervisão de Atividade Prática Supervisionada, Membro do Colegiado do Curso de Fisioterapia.
2013 - 2013
Faculdade da Serra GaúchaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 34
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Cinesiologia e Biomecânica, Bases de Métodos e Técnicas de Avaliação, Anatomia Musculoesquelética, Anatomia Humana, Fisioterapia Musculoesquelética do Adulto, Supervisão de Estágio em Saúde do Trabalhador, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Supervisão de Atividade Prática Supervisionada.
2013 - 2013
Faculdade da Serra GaúchaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 28
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Cinesiologia e Biomecânica, Bases de Métodos e Técnicas de Avaliação, Anatomia Musculoesquelética, Fisioterapia Musculoesquelética do Adulto, Supervisão de Estágio em Saúde do Trabalhador, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Supervisão de Atividade Prática Supervisionada.
2012 - 2012
Faculdade da Serra GaúchaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 32
Outras informações:
Disciplinas ministradas:
Anatomia Humana Aplicada à Educação Física, Bases de Métodos e Técnicas de Avaliação, Cinesiologia e Biomecânica, Saúde do Trabalhador, Anatomia Humana e Supervisão de Estágio em Saúde do Trabalhador.
2012 - 2012
Faculdade da Serra GaúchaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 28
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Cinesiologia e Biomecânica, Bases de Métodos e Técnicas de Avaliação, Anatomia Musculoesquelética, Fisioterapia Musculoesquelética do Adulto, Supervisão de Estágio em Saúde do Trabalhador, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.
2012 - 2012
Faculdade da Serra GaúchaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações:
Disciplinas Ministrada: Cinesiologia e Biomecânica, na Especialização Latu Sensu em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva.
2011 - 2011
Faculdade da Serra GaúchaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Anatomia Humana Aplicada à Educação Física, Ergonomia e Atividades Aplicadas ao Trabalho, Anatomia Humana
Atividades
-
08/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Fisioterapia.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Fisioterapia.
-
01/2018 - 08/2018
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Supervisão de Estágio em Saúde do Trabalhador, Anatomia Humana, Cinesiologia e Biomecânica
-
01/2015 - 12/2017
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cinesiologia e Biomecânica, Anatomia Humana, Anatomia Musculoesquelética, Fisioterapia Musculoesquelética no Adulto, Supervisão de Estágio em Saúde do Trabalhador, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Supervisão de Atividade Prática Supervisionada
-
01/2014 - 12/2015
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana
-
01/2014 - 12/2014
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Musculoesquelética, Bases de Métodos e Técnicas de Avaliação, Cinesiologia e Biomecânica, Fisioterapia Musculoesquelética do Adulto, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Supervisão de Atividade Prática Supervisionada, Supervisão de Estágio em Saúde do Trabalhador
-
09/2014 - 09/2014
Ensino, Fisioterapia Hospitalar, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Abordagem Fisioterapêutica Hospitalar em Ortopedia e Traumatologia
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Musculoesquelética, Cinesiologia e Biomecânica, Bases de Técnicas e Métodos de Avaliação, Fisioterapia Musculoesquelética do Adulto, Supervisão de Estágio em Saúde do Trabalhador, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Supervisão de Atividade Prática Supervisionada
-
01/2013 - 07/2013
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Musculoesquelética, Cinesiologia e Biomecânica, Fisioterapia Musculoesquelética do Adulto, Supervisão de Estágio em Saúde do Trabalhador, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Supervisão de Atividade Prática Supervisionada, Base de Métodos e Técnicas de Avaliação
-
01/2013 - 07/2013
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana
-
08/2012 - 12/2012
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Musculoesquelética, Bases de Métodos e Técnicas de Avaliação, Cinesiologia e Biomecânica, Fisioterapia Musculoesquelética do Adulto, Supervisão de Estágio em Saúde do Trabalhador
-
08/2012 - 08/2012
Ensino, Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Cinesiologia e Biomecânica
-
01/2012 - 07/2012
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases de Métodos e Técnicas de Avaliação, Cinesiologia e Biomecânica, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Saúde do Trabalhador, Supervisão de Estágio em Saúde do Trabalhador
-
01/2012 - 07/2012
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana
-
01/2012 - 07/2012
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana aplicada à Educação Física
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana Aplicada à Educação Física, Ergonomia e Atividades Físicas Aplicadas ao Trabalho, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Humana
2012 - 2020
Hospital Militar de Área de Porto AlegreVínculo: Militar Temporário do Exército, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
2008 - 2010
Universidade de Caxias do SulVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Fisioterapia e Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Curricular II (Hospital Pompéia), Anatomia Humana, Anataomofisiologia I (anatomia humana), Anatomofisiologia II (anatomia humana)
-
03/2011 - 07/2011
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, Atividades de Graduação.
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Fisioterapia e Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomofisiologia I (Anatomia Humana I), Anatomofisiologia II (Anatomia Humana II), Estágio Curricular II (Supervisora de estágio no Instituto de Medicina do Esporte), Estágio Curricular II (Supervisora de estágio no Hospital Pompéia, Anatomia Humana
-
08/2010 - 12/2010
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, Atividades de Graduação.
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Especialização em Treinamento: Futebol e Futsal, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Aspectos Biomecânicos e Cinesiológicos aplicados ao Futebol e Futsal
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Fisioterapia e Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomofisiologia I (Anatomia Humana I), Anatomofisiologia II (Anatomia Humana II), Pólo Aquático e Nado Sincronizado, Estágio Curricular II (Supervisora de estágio no Instituto de Medicina do Esporte), Estágio Curricular II (Supervisora de estágio n
-
03/2010 - 07/2010
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia.,Atividade realizada, Atividades de Graduação.
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Fisioterapia e Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomofisiologia I (Anatomia Humana), Anatomofisiologia II (Anatomia Humana II), Cinesiologia III, Estágio Curricular I (Supervisora de estágio no Hospital Pompéia), Estágio Curricular II (Supervisora de estágio no Instituto de Medicina do Esporte).
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Fisioterapia e Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomofisiologia I (Anatomia Humana I), Anatomofisiologia II (Anatomia Humana II), Anatomia Humana, Cinesiologia III, Monitoramento da Funcionalidade do Movimento no Adulto, Estágio Curricular I (Supervisora de estágio na Unidade Básica de Saúde), E
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Fisioterapia e Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomofisiologia I (Anatomia Humana I), Cinesiologia III, Monitoramento da Funcionalidade do Movimento no Adulto, Estágio Curricular II (Supervisora de estágio no Instituto de Medicina do Esporte).
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Fisioterapia e Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomofisiologia I (Anatomia Humana I), Anatomia Humana, Cinesiologia III, Monitoramento da Funcionalidade do Movimento no Adulto.
2005 - 2007
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 20
Outras informações:
Mestrado em Ciências do Movimento Humano, sob orientação do Professor Jefferson Fagundes Loss.
2006 - 2006
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 2
Outras informações:
Estágio Docente na Disciplina de Biomecânica II realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob supervisão do professor Jefferson Fagundes Loss, como pré-requisito da disciplina de Prática Docente do Programa de Mestrado em Ciências do Movimento Humano.
2004 - 2004
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação científica, Carga horária: 20
2004 - 2004
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 2
Outras informações:
Monitoria na disciplina de Tópicos Especiais em Educação Física I - Biomecânica da Lesão
2003 - 2003
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista voluntário de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuação como bolsista voluntária de iniciação científica do mestrando João Paulo Cañeiro, acadêmico do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano.
2000 - 2000
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio voluntário, Carga horária: 4
Outras informações:
Estágio voluntário no setor de Reabilitação com a Fisioterapeuta Cláudia Silveira Lima, com ênfase em Fisioterapia Traumatológica e Ortopédica e em Eletroterapia e Termoterapia.
Atividades
-
01/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Escola Superior de Educação Física, Laboratório de Pesquisa do Exercício Lapex.,Linhas de pesquisa
-
01/2004
Extensão universitária , Escola Superior de Educação Física, Laboratório de Pesquisa do Exercício Lapex.,Atividade de extensão realizada, Bolsista de Iniciação Científica.
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monitoria em Tópicos Especiais em Educação Física I - Biomecânica da Lesão
-
02/2003 - 12/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Escola Superior de Educação Física, Laboratório de Pesquisa do Exercício Lapex.,Linhas de pesquisa
-
02/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Escola Superior de Educação Física, Laboratório de Pesquisa do Exercício Lapex.,Atividade de extensão realizada, Bolsista de Iniciação Científica.
-
04/2000 - 08/2000
Estágios , Escola Superior de Educação Física, Laboratório de Pesquisa do Exercício Lapex.,Estágio realizado, Setor de Reabilitação.
2004 - 2006
Sociedade Libanesa de Porto AlegreVínculo: Terceirização, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 15
Outras informações:
Atividades profissionais exercidas nas áreas de Fisioterapia Traumatológica, Ortopédica e Esportiva.
2004 - 2005
Fênix -Centro de Esporte e SaúdeVínculo: Terceirização, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 15
Outras informações:
Atividades profissionais exercidas nas áreas de Fisioterapia Esportiva, Traumatológica e Ortopédica no setor de Fisioterapia do Centro Fênix, localizado junto ao Círculo Militar de Porto Alegre (Rua Dona Inocência, 321 - Jardim Botânico).
2003 - 2003
Associação Leopoldina JuvenilVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio em Fisioterapia Esportiva, Carga horária: 4
Outras informações:
Estágio voluntário no setor Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Esportiva e Traumatológica/Ortopédica, prestando serviços aos atletas e sócios do Clube
Atividades
-
08/2003 - 12/2003
Estágios , Associação Leopoldina Juvenil.,Estágio realizado, Fisioterapia Esportiva.
2001 - 2001
Casa Menino Jesus de PragaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Fisioterapia em Neurologia, Carga horária: 8
Outras informações:
Estágio voluntário em Fisioterapia com ênfase em Neurologia pediátrica, prestando assistência a crianças com atraso do desenvolvimento neuromotor
Atividades
-
11/2001 - 11/2001
Estágios , Casa Menino Jesus de Praga.,Estágio realizado, Fisioterapia em Neurologia.
2000 - 2002
Grêmio Foot Ball Porto AlegrenseVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Departamento de Futebol Feminino, Carga horária: 10
Outras informações:
Estágio voluntário no setor de Fisioterapia do Departamento de Futebol Feminino com ênfase em Fisioterapia Esportiva eTraumatológica/Ortopédica, prestando serviços às atletas de futebol feminino do Clube
Atividades
-
12/2000 - 12/2002
Estágios , Departamento de Futebol Feminino, Setor de Fisioterapia.,Estágio realizado, Fisioterapia Esportiva.
2000 - 2001
Grêmio Náutico UniãoVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio no Departamento de Fisioterapia, Carga horária: 10
Outras informações:
Estágio voluntário com ênfase em Fisioterapia Traumatológica/Ortopédica e Esportiva, prestando serviços aos atletas e sócios do Clube
Atividades
-
05/2000 - 06/2001
Estágios , Grêmio Náutico União.,Estágio realizado, Fisioterapia Esportiva.
2001 - 2001
Hospital Parque BelemVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio em Unidade de Terapia Intensiva, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio voluntário de Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva
Atividades
-
09/2001 - 10/2001
Estágios , Hospital Parque Belém.,Estágio realizado, Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva.
2003 - 2003
Instituto Porto AlegreVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Fisioterapia Geral, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio em Fisioterapia Traumatológia/Ortopédica, Neurológica, Esportiva, Respiratória e Pediátrica.
2003 - 2003
Instituto Porto AlegreVínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Fisioterapia Traumatológica e Ortopédica, Carga horária: 4
Outras informações:
Monitoria em Fisioterapia Traumatológica e Ortopédica I para acadêmicos de Fisioterapia da Instituição
2001 - 2001
Instituto Porto AlegreVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio em Fisioterapia neurológica, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio voluntário na Clínica do IPA em Fisioterapia com ênfase em Neuropediatria, prestando assistência a crianças da comunidade em geral.
Atividades
-
01/2003 - 06/2003
Estágios , Instituto Porto Alegre.,Estágio realizado, Fisioterapia.
-
08/2001 - 11/2001
Extensão universitária , Instituto Porto Alegre.,Atividade de extensão realizada, Monitoria em Fisioterapia Traumatológica/Ortopédica.
-
06/2001 - 06/2001
Estágios , Instituto Porto Alegre.,Estágio realizado, Fisioterapia Neurológica.
2003 - 2003
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto AlegreVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio em Fisioterapia Neurológica e Tramato, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio nas unidades de Neurologia, Medicina Interna, Unidade Cirúrgica A, B e C e Hospital da Criança Santo Antônio
2002 - 2002
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto AlegreVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio em Fisioterapia Pneumofuncional, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio nas Unidades Cirúrgicas A, B e C (Hospital Santa Clara), na Unidade de Terapia Intensiva Central (Hospital Santa Clara), nos setores de Pneumologia, Nefrologia, Doenças Infecto-contagiosas (DIP) e Medicina Interna (do Pavilhão Cristo Redentor)
2002 - 2002
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto AlegreVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio em Fisioterapia aplicada Cardiologia, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio nas Unidades Cirúrgicas A e B
2001 - 2001
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto AlegreVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Fisioterapia Pneumofuncional, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio em Fisioterapia Pneumo-pediátrica no Hospital da Criança Santo Antônio
2000 - 2000
Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto AlegreVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio em Saúde do Trabalhador, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio com ênfase em Ginástica Laboral e adequação do espaço de trabalho na Farmácia Industrial do Hospital.
Atividades
-
07/2003 - 12/2003
Estágios , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.,Estágio realizado, Fisioterapia em Neurologia e Traumatologia/Ortopedia.
-
10/2002 - 12/2002
Estágios , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.,Estágio realizado, Fisioterapia em Cardiologia.
-
07/2002 - 12/2002
Estágios , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.,Estágio realizado, Fisioterapia Pneumofuncional.
-
08/2001 - 08/2001
Estágios , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.,Estágio realizado, Fisioterapia com ênfase em Pneumopediatria.
-
08/2000 - 09/2000
Estágios , Auxílio Técnico Administrativo, Farmácia Industrial.,Estágio realizado, Saúde do Trabalhador.
2000 - 2000
Ortocentro Clínica de FisioterapiaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio em Fisioterapia Traumatológica, Carga horária: 6
Outras informações:
Estágio voluntário com a Fisioterapeuta Jaqueline Vieira de Castro, com ênfase em Fisioterapia Traumatológica/Ortopédica e em Eletroterapia e Termoterapia.
Atividades
-
03/2000 - 06/2000
Estágios , Ortocentro Clínica de Fisioterapia.,Estágio realizado, Fisioterapia Traumatológica e Ortopédica.
2000 - 2000
Sociedade Metodista de Amparo à InfânciaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio em Psicomotricidade, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio em creche com crianças de 5 e 6 anos de idade.
Atividades
-
08/2000 - 08/2000
Estágios , Sociedade Metodista de Âmparo à Infância.,Estágio realizado, Fisioterapia em Psicomotricidade.
2004 - Atual
ASSISTÊNCIA FISIOTERAPEUTICA DOMICILIARVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20
Outras informações:
Prestação de atendimentos de Fisioterapia domiciliares
2016 - 2017
POLICLÍNICA MILITAR DE PORTO ALEGREVínculo: Militar Temporário do Exército, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
Outras informações:
Atendimento ambulatorial realizado aos conveniados ao Sistema FUSEX do Exército Brasileiro
2016 - Atual
Centro Universitário da Serra GaúchaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 24
Atividades
-
03/2017
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Geral, Anatomia Musculoesquelética, Cinesiologia e Biomecânica, Fisioterapia Musculoesquelética no Adulto, Supervisão de Estágio Curricular
2021 - Atual
Clínica Well - Bem-Estar e PerfrmanceVínculo: Sócia Proprietária, Enquadramento Funcional: Responsável Técnica, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Caroline Bernardes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?