Kleber Martiniano da Costa

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB na área de Estudos de Linguagens onde pesquisa Literatura surda. Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduado em Libras - Língua Brasileira de Sinais com ênfase em tradução / interpretação e docência. Pós-graduado em Metodologias Ativas da educação pela UNIVASF. Professor/intérprete efetivo na área de Língua de Sinais na Fundação Catarinense de Educação Especial FCEE - SC. Professor formador na pós-graduação de Libras na disciplina de orientação em TCC pela UNIVASF (turma 2024). Professor formador na pós-graduação de Libras na disciplina de orientação em TCC pela UNICENTRO (turma 2023/2024).Atuou como tutor no curso de Atendimento Educacional Especializado em Transtorno do Espectro Autista (TEA) pelo Instituto Federal Baiano (IFBAIANO). Atuou como professor das disciplinas de Libras e língua portuguesa na educação fundamental no estado da Bahia. Atuou como professor convidado de língua portuguesa pela Universidade Internacional do Cuanza, em Angola (2022). Atuou como professor substituto de Língua Brasileira de Sinais - Libras na UFBA (Universidade Federal da Bahia).Atuou como tutor EAD no curso de Educação em Direitos Humanos ofertado pela UFABC (2021/2022) e coorientador de trabalhos de conclusão de cursos da turma ano 2020. Atuou como professor substituto no ensino de Língua Portuguesa e Literatura como segunda língua para surdos na AESOS - Associação Educacional Sons no Silêncio 2019/2020 (Instituição filantrópica bilíngue - libras/português), em Salvador, Bahia. Atuou como tutor EaD nas turmas de Libras da Uníntese em Salvador 2019/2020 e tutor EaD do curso Educação de Surdos em tempos de pandemia - oferecido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em parceria com INES (Inst. Nacional de Educação de Surdos) 2020. Atuou como tutor educacional EaD no curso de Libras no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) 2020 e 2021. Participa dos grupos de estudo e pesquisa "Entre Vistas" - voltado à navegação híbrida bilíngue / bicultural bimodal nas múltiplas linguagens para o ensino da língua portuguesa como segunda língua para surdos e do Grupo de pesquisa e formação para professores de surdos (GPFPS). Sua área de atuação é Libras, Literatura e Libras, Ensino Língua Portuguesa e Literatura como L2 para surdos, Educação e tecnologia, Projetos de inclusão social e voluntariado.

Informações coletadas do Lattes em 29/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Estudo de Linguagens

2020 - 2022

Universidade do Estado da Bahia
Título: O MANO PORTUGUÊS E A MINA LIBRAS NO BEIJO DE LÍNGUAS DO SLAM DO CORPO ? LITERATURA ALÉM DAS MARGENS, Ano de Obtenção: 2022
Márcia Rios da Silva.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura surda e Libras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.

Especialização em Metodologias Ativas

2022 - 2024

Universidade Federal do Vale do São Francisco
Título: Metodologias Ativas no ensino de Libras para o século XXI: Avanços e desafios
Orientador: Marcelo Silva de Souza Ribeiro

Especialização em Libras

2018 - 2020

Unintese
Título: Um projeto de vida chamado Libras
Orientador: Mônica Felipin Vincensi

Graduação em Letras - Língua Portuguesa

2003 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Orientador: Elzira Perpétua

Formação complementar

2021 -

Extensão universitária em Literatura surda. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2021 -

Extensão universitária em Metáfora em Libras. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2021 -

Libras - Avançado. (Carga horária: 160h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, IFNMG, Brasil.

2021 -

Formação de professores para alunos surdos. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2020 -

Libras - Intérprete e tradutor. (Carga horária: 200h). , Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte do Estado da Bahia, SETRE, Brasil.

2022 - 2023

Conversação em Libras - Libras avançado. (Carga horária: 60h). , Espaço Pedagógico Alexandre Elias, EPAE, Brasil.

2021 - 2022

Extensão universitária em Educação de Surdos em perspectiva bilíngue. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Literatura surda. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2021 - 2021

Guia-intérprete. (Carga horária: 160h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2021 - 2021

Capacitação em Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 405h). , Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.

2021 - 2021

Libras - Intermediário. (Carga horária: 160h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2021 - 2021

Guia-intérprete. (Carga horária: 160h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Criação de vídeoaulas. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Abordagens Pedagógicas Modernas na Educação a Distância. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Linguagens Online. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Ciclo de leituras - literatura e distopia. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Decolonialidade e Interculturalidade no ensino aprendizagem da língua portu. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Em Pretas Mãos - A const. dos sinais e contexto étnico racial br (mod II). (Carga horária: 80h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Em Pretas Mãos - A construção dos sinais e o contexto étnico racial brasile. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em Cultura Surda. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2020 - 2020

Libras - Intermediário. (Carga horária: 180h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.

2020 - 2020

Tutor educacional na modalidade EaD. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, IFNMG, Brasil.

2020 - 2020

E-Libras: Práticas e desafios inerentes à atuação do Intérprete. (Carga horária: 20h). , Flow, FLOW, Brasil.

2020 - 2020

Dialogando saberes em diferentes perspectivas: Linguística, Tradução e Inte. (Carga horária: 8h). , Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

2020 - 2020

Aperfeiçoamento na Libras para intérpretes ouvintes. (Carga horária: 16h). , Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpr, FEBRAPILS, Brasil.

2020 - 2020

Tutor educacional. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Libras. (Carga horária: 40h). , Unicesumar, UCMAR, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Clon - Formação de tutores. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2019 - 2019

Formação de professores mediadores para Ead. (Carga horária: 30h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.

2019 - 2019

Libras. (Carga horária: 60h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2019 - 2019

Libras. (Carga horária: 120h). , Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.

2018 - 2019

Conhecendo Libras. (Carga horária: 40h). , Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.

2018 - 2018

Libras. (Carga horária: 80h). , Consultoria e capacitação profissional Libras Mais, LM, Brasil.

2005 - 2005

As máscaras de Perséfone - figurações da morte nas literaturas portuguesa e. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Sábado literário - quem são Antônio Lobo Antunes e Inês Pedrosa na literatu. (Carga horária: 30h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2003 - 2003

Grupo de estudos de autores portugueses contemporâneos. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Libras - Língua Brasileira de Sinais.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura surda e Libras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Inclusão social.

Participação em eventos

IV Semana de Letras do Seridó.UMA LITERATURA DIFERENTE: O ENCONTRO SURDO E OUVINTE NO SLAM DO CORPO. 2022. (Simpósio).

13º Jornada Científica e Tecnológica e 10º Simpósio de pós-graduação.ISOLADOS E ABRAÇADOS: suporte pedagógico e o acolhimento humano no ensino remoto. 2021. (Simpósio).

Congresso UFBA 75 anos. As Lacunas Epistêmicas No Ensino Da Língua Portuguesa Para Surdos Numa Perspectiva Decolonial E Intercultural. 2021. (Congresso).

II Seminário Internacional Literatura Cultura 2021.IDENTIDADES, CULTURA SURDA E LIBRAS: AVANÇOS E DESAFIOS. 2021. (Seminário).

1o Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens: crítica, estética e ensino.. 2020. (Congresso).

8o Seminário Nacional e 2o Seminário Internacional de Língua e Literatura.Para gostar de ver: a literatura em libras e seu poder de inclusão. 2020. (Seminário).

Congresso Virtual UFBA - Universidade em movimento 2020. 2020. (Congresso).

Dialogando saberes em diferentes perspectivas: Linguística, Tradução e Interpretação. 2020. (Encontro).

II Simpósio de Línguas - educação remota e novos letramentos em tempos de distanciamento social.O uso do QR code como ferramenta de auxílio no processo educativo em novas perspectivas de ensino/aprendizado. 2020. (Seminário).

II Simpósio de Línguas - educação remota e novos letramentos em tempos de distanciamento social. 2020. (Simpósio).

I Seminário de Linguagens do Instituto Federal Baiano.Experiência literária na contemporaneidade: fazendo arte em contexto de pandemia, escrevendo e inscrevendo histórias. 2020. (Seminário).

Libras Meetings. 2020. (Seminário).

Linguagens Online. 2020. (Seminário).

Zumbi e Dandara: Forças ancestrais nas produções identitárias negras e surdas a partir da literatura..Literatura contemporânea e Libras - diálogos e interseções. 2019. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Ailson Batista dos Santos Junior

COSTA, K. M.. Uma revisão bibliográfica sobre a prática da tradução e interpretação de Libras (TILS) no contexto musical. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Alessandra Martins de Souza

COSTA, K. M.. Educação infantil: inclusão e educação de surdos. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Barbara Aparecida dos Santos

COSTA, K. M.. O jogo como forma lúdica no processo de aprendizagem da criança. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: José Raimundo Sarmento

COSTA, K. M.. A inclusão de pessoas com surdez no âmbito escolar: uma abordagem escolar. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Orientou

Franciele da Silva dos Santos

O uso da literatura surda infantil na alfabetização de crianças surdas; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Renata Cândida de Oliveira Garcia

Literatura surda na educação infantil; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Julia Vieira de Souza

Arte em Libras; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Anderson de Souza Andrade

Literatura surda; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Zeni Carvalho

Arte em Libras; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Rejane Severo Martins

O ensino de literatura surda para formação de docentes; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Jaqueline Manica Scharam

Educação de surdos na contemporaneidade; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Elaine Regina Baptista Caccia

Arte em Libras; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Bruna Carla Brasil Moreira

Histórias infantis adaptadas para surdos; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Manoel Lima

Expressões linguísticas de cultura popular da Capoeira: Acessível a comunidade surda; ; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Bruno Vaz de Mello Magalhães

Libras e Arte Educação: a cultura e as políticas públicas como incentivadores das práticas de inclusão para surdos; Salvador,; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Cinthia Lucia de Oliveira Siqueira

Literatura surda nas escolas de educação infantil como possibilidade de imersão de crianças na Libras; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; (Orientador);

Bruno Vaz de Mello Magalhães

E não importa a cor do meu amor, é o arco-iris que me faz brilhar assim: a arte como meio de interação e inclusão para vivências de pessoas surdas da comunidade LGBTQIAP+; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

Cinthia Lucia de Oliveira Siqueira

Ó uso da literatura surda na formação de crianças surdas e ouvintes na educação infantil; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

Julia Vieira de Souza

Uma abordagem inclusiva no processo de ensino aprendizagem; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

Zeni Carvalho

Arte na Libras: artesanato e inclusão; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

Jaqueline Manica Scharam

O ensino de geografia na educação de surdos; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

Manoel Lima

Musicalização inclusiva para surdos e suas metodologias: proposta de intervenção através de literatura para aplicação na capoeira; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

Bruno Arruda Felipe

Duas margens, um rio: o encontro entre literatura e Slam na valorização da identidade surda; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

Izabelle Moreira Mundim

SÓ PARA HUMANOS DIREITOS? O COMBATE À DESINFORMAÇÃO SOBRE DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA E NA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL;; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

Liudimilla Santos da Silva

DISCURSO DE ÓDIO E INTOLERÂNCIA RACIAL NAS REDES SOCIAIS, UMA AFRONTA AOS DIREITOS HUMANOS; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

Maria Rafaela Junqueira Bruno Rodrigues

NAD ? NÚCLEO DE APOIO DISCENTE: UM MODELO DE INTERVENÇÃO NA LUTA PELA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

Nathanael dos Reis Vieira

UMA ESCOLA PARTICIPATIVA CONTRA A EVASÃO E O ABANDONO ESCOLAR DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

MAGNO LEÃO FALEIROS ALVES

Ensino lúdico e educação em direitos humanos ?presidentes do brasil: democracia e autoritarismo; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

Tatiana Mascara Gentil de Oliveira

Tecer redes e saberes múltiplos: fortalecer um grupo de idosos LGBTQIA+ na comunidade heliópolis; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

ELISABETE PEREIRA DE FREITAS

A sala de aula como espaço de problematização do machismo estrutural e reflexão sobre os direitos humanos; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

Marcia Aparecida Ferreira Burilli

Educação Inclusiva na educação infantil; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

Gisele Roessler

HISTÓRICO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO PARANÁ: ANÁLISE DOCUMENTAL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

Elci Luciane Volitzki

Os desafios da Inclusão na Educação do Campo; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

Jose Uilson da Silva

PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA NA INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

APARECIDA ESTELA DE PAULA

INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NA ESCOLA, ATRAVÉS DE ESTRATÉGIAS POR PLANO DE EDUCAÇÃO INDIVIDUALIZADO E COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NA SALA DE AULA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

PATRICIA FERNANDA SUMBACK DA SILVA

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISMO NAS SALAS DE AULA REGULARES; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

JULIANA ROSSI DA SILVEIRA

INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A INTERAÇÃO DESSAS NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA ESCOLAR; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Kleber Martiniano da Costa;

Produções bibliográficas

  • COSTA, K. M. . DECOLONIZANDO SABERES A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA EM LÍNGUA DE SINAIS PARA ALUNOS SURDOS. ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS , v. 73, p. 164-174, 2022.

  • COSTA, K. M. . Educação bilíngue para surdos: tudo certo como dois e dois são cinco. GRAU ZERO , v. 9, p. 21-53, 2021.

  • COSTA, K. M. . Tecnologias digitais de comunicação e informação em aulas de português como L2 para surdos. REVISTA SINALIZAR , v. 5, p. 22-30, 2020.

  • COSTA, K. M. . LITERATURAS EM CAMPO ABERTO: ESTUDOS CRÍTICOS. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2022. v. 1. 262p .

  • COSTA, K. M. . IDENTIDADES, CULTURA SURDA E LIBRAS: AVANÇOS E DESAFIOS NA COMUNIDADE SURDA. In: Carlos Magno Gomes; Ana Leal Cardoso. (Org.). Leituras culturais: questões de gênero, violência e sexualidades. 1ed.Aracajú: Criação, 2021, v. 1, p. 77-92.

  • COSTA, K. M. ; COSTA, K. M. . A importância da constituição da memória narrativa em língua de sinais. In: Nanci Araújo Bento;Luciane Ferreira Bomfim;Guilhermina Elisa Bessa da Costa. (Org.). Educação linguística para surdos no século XXI: trajetórias e contextos formativos. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 1, p. 77-90.

  • COSTA, K. M. . Slam do Corpo em performance: outros olhares para o texto. Revista Primeiro Sinal, http://primeirosinal.com.br, 01 nov. 2022.

  • COSTA, K. M. . IDENTIDADES, CULTURA SURDA E LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: AVANÇOS E DESAFIOS NA COMUNIDADE SURDA. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E CULTURA e IX SEMINÁRIO NACIONAL DE LITERATURA E CULTURA, 2021, São Cristóvão. Anais SENALIC 2021. Aracajú: Criação, 2021. v. 1.

  • COSTA, K. M. . O uso do QR code como ferramenta de auxílio no processo educativo em novas perspectivas de ensino/aprendizado. In: II Simpósio de Línguas do Instituto Federal da Paraíba - Campos Cajazeiras, 2020, João Pessoa. Anais do II Simpósio de Línguas Campus Cajazeiras. João Pessoa: Editora IFPB, 2020. v. 1. p. 181.

  • COSTA, K. M. . Experiência literária na contemporaneidade: fazendo arte em contexto de pandemia, escrevendo e inscrevendo histórias. In: I Seminário de linguagens do IFBAIANO, 2020, Salvador. Anais do I Seminário de linguagens do IFBAIANO. Salvador: Editora IFBAIANO, 2020. v. 1.

  • COSTA, K. M. ; SILVA, M. R. . Para gostar de ver: a literatura em libras e seu poder de inclusão. In: 8º Seminário Nacional e 2º Seminário Internacional de Língua e Literatura, 2020, Passo Fundo. Anais do 8º Seminário Nacional e 2º Seminário Internacional de Língua e Literatura. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2020. v. 1.

  • COSTA, K. M. . Monitoria. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Entre Vistas, Descrição: Projeto de desenvolvimento de materiais de navegação híbrida bilíngue, bimodal e bicultural nas múltiplas linguagens para o ensino da língua portuguesa como segunda língua para surdos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Kleber Martiniano da Costa - Coordenador / NANCI ARAUJO BENTO - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2003 - 2003

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2016

Centro Marista de Educação

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 16

Outras informações:
Lecionar aulas de língua portuguesa e literatura voltadas a alunos de baixa renda para aprovação no ENEM e ingresso à Universidade. Principais atividades desenvolvidas: aulas e organização programática do curso.

2019 - 2020

Associação Educacional Sons no Silêncio

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor substituto de língua portuguesa, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de trabalhos de ensino de língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos.

2020 - 2020

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor educacional no curso de Libras, Carga horária: 240

2018 - 2021

Unintese

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor EaD

2021 - 2022

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto de libras, Carga horária: 40

2021 - 2022

Universidade Federal do ABC

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor EaD

2022 - 2022

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor conteudista em Libras, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor conteudista na área de Libras - Escrita de sinais Signwriting.

2022 - 2022

Universidade Internacional do Cuanza

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor convidado para atuar na graduação e pós-graduação como professor de língua portuguesa.

2022 - 2023

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor EaD, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutor EaD no curso de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

2023 - 2023

Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Wilson Lins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2023 - 2023

Escola Estadual Visconde de Itaparica

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2023 - Atual

Fundação Catarinense de Educação Especial

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor - intérprete na área de língua de sinais

2023 - Atual

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Orientador de TCC

Outras informações:
Professor Orientador de TCC no curso de pós-graduação em Libras.