Janaína Silveira da Rosa

Bacharela em Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental Marinha e Costeira pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ao longo da minha formação, me dediquei à área da Botânica, com um enfoque especial na Taxonomia Vegetal de Briófitas. Além disso, tive a oportunidade de explorar o uso dessas plantas na biossorção de poluentes, onde pesquiso e executo experimentos para o cultivo indoor de Sphagnum perichaetiale. Como monitora da Disciplina de Morfologia e Anatomia Vegetal, pude aprimorar minha habilidade de transmitir conhecimentos aos estudantes, auxiliando-os em seu aprendizado. Também contribui para a inclusão de espécimes no banco de dados e para melhorias no acervo do Herbário Dr. Ronaldo Wasun (HERW), esse trabalho gerou um resumo apresentado em evento, o qual obtive uma premiação destaque. Como representante discente no Diretório Acadêmico da Biologia Marinha, tive a oportunidade de trabalhar em prol dos interesses e necessidades dos estudantes. Além disso, participei ativamente na organização de eventos acadêmicos e na divulgação científica.Como estagiária no Departamento Técnico da Ecossis Soluções Ambientais, desempenhei um papel fundamental no suporte às atividades de desenvolvimento e execução dos projetos ambientais. Destaco minha habilidade em realizar pesquisas e análises críticas em relatórios. Essa experiência incluiu a compilação e consolidação de dados, bem na elaboração de materiais educacionais para conscientização ambiental. Além disso, obtive experiência com protocolo, respostas técnicas e juntada de documentação para órgãos ambientais, garantindo a conformidade com as regulamentações vigentes.Atualmente atuo como Trainee em Biologia na Ecossis Soluções Ambientais, contribuindo na execução de projetos relacionados à biologia, meio ambiente, conservação da biodiversidade, sustentabilidade e áreas afins. Realizo pesquisas e estudos científicos, coleta e analise de dados, e elaboro relatórios técnicos e científicos. Além disso, executo atividades de campo, realizando coleta, organização, armazenamento, processamento, manipulação e apresentação de dados e informações através dos sistemas e métodos adotados pela empresa. Realizo também interações com stakeholders, incluindo instituições de pesquisa, órgãos governamentais, organizações não governamentais e comunidades locais. Ademais, reviso e faço fechamento de relatórios, com coleta, tratamento e análise de dados primários e secundários, além de toda a pesquisa documental necessária.

Informações coletadas do Lattes em 11/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas

2018 - 2023

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Santa teresinha

Formação complementar

2024 - 2024

VIII Curso de Levantamento e Monitoramento de Fauna. (Carga horária: 25h). , Sintrópica Consultoria Ambiental, SCA, Brasil.

2020 - 2020

Educação para sustentabilidade. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Analista Ambiental e Coordenação de Projetos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Taxonomia Vegetal.

Organização de eventos

ROSA, J. S. ; Menegolla, G. A. ; Fumagalli, S. C. S. ; BARROS, N. A. F. ; GARCIA, K. E. L. ; Carlosso, M. E. S. ; Ferreira, K. ; Deichel, T. P. . Semana Acadêmica da Biologia Marinha. 2022. (Outro).

Prêmios

2021

Destaque ao resumo em formato pôster-cast, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

2021

Destaque ao resumo em formato pôster-cast: vídeo com mais comentários, Universidade do Rio Grande do Sul.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - 2023

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria voluntária, Carga horária: 16

Outras informações:
Disciplina de Morfologia e Anatomia Vegetal (graduação de ciências biológicas)

2022 - 2023

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica FAPERGS, modalidade de Iniciação Tecnológica, projeto: Potencial de uso de briófita na biossorção de poluentes - ano II, desenvolvido no Laboratório de Águas Superficiais e Subterrâneas (LASS) no Ceclimar - UFRGS LITORAL, Imbé, RS.

2021 - 2022

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica do CNPq, projeto: Briófitas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul - Torres I, desenvolvido na Unidade Litoral Norte - Osório, RS.

2021 - 2021

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Apoio Técnico CNPq, projeto: Inclusão de espécimes no banco de dados e melhorias no acervo do Herbário Dr. Ronaldo Wasun (HERW) da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Litoral Norte, com apoio do INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT-HVFF).

2019 - 2020

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Programa de Bolsa de Iniciação à Pesquisa - PROBIP/UERGS 2019, projeto: Diversidade de Briófitas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul: Parque Estadual de Itapeva, desenvolvido na Unidade Litoral Norte - Osório, RS.

2018 - 2023

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Discente

Atividades

  • 03/2020 - 06/2023

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Costeiros Limnologicos e Marinhos.,Cargo ou função, Representante discente no Diretório Acadêmico da Biologia Marinha.

2024 - Atual

ECOSSIS - Soluções Ambientais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Trainee em Biologia, Carga horária: 40

Outras informações:
Contribuição na e execução de projetos relacionados à biologia, meio ambiente, conservação da biodiversidade, sustentabilidade e áreas afins, atuando de modo a cumprir os objetivos propostos dentro dos prazos, orçamentos e padrões de qualidade estabelecidos. Realização de pesquisas e estudos científicos, coleta e analise de dados, e elaboração de relatórios técnicos e científicos. Realização de atividades de campo; coleta, organização, armazenamento, processamento, manipulação e apresentação de dados e informações através dos sistemas e métodos adotados pela empresa. Interação com stakeholders, incluindo instituições de pesquisa, órgãos governamentais, organizações não governamentais e comunidades locais. Revisão e fechamento de relatórios; coleta, tratamento e análise de dados primários e secundários; pesquisa documental.

2023 - 2024

ECOSSIS - Soluções Ambientais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Assistência ao Departamento Técnico. Participação em reuniões. Auxiliar nas atividades de planejamento de projetos. Atividades de campo. Compilação e consolidação de dados. Apoio na elaboração de cartilhas para educação ambiental. Revisão e auxilio na elaboração de relatórios. Organização de equipamentos, logística e orçamentação de atividades de campo.