Sérgio Luis Rodrigues de Sá

Possui graduação em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista(1984), graduação em Fisioterapia pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista(1992) e especialização em Especialização Em Treinamento Desportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1987). Atualmente é professor titular do Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia.

Informações coletadas do Lattes em 27/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização Em Treinamento Desportivo

1985 - 1987

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Fisioterapia

1987 - 1992

Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista
Orientador: SALVADOR RAMOS

Graduação em Educação Física

1980 - 1984

Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Fisioterapia/Especialidade: Cardiovascular.

Participação em eventos

Simpósio 15 anos do Serviço de Cardiologia do Hospital São Francisco. 200 Anos da Santa Casa de Porto Alegre.Participante do Simpósio. 2003. (Simpósio).

XI Encontro Científico da Fisioterapia da ULBRA, II Fórum de Iniciação Científica da ULBRA, I Ciclo de Cursos de Fisioterapia da ULBRA.Palestra sobre "Reabilitação Cardíaca: Abordagem Fisioterapêutica". 2003. (Encontro).

I Encontro de Fisioterapia da Rede Metodista.Presidente da Comissão Científica e palestrante do I Encontro de Fisioterapia da Rede Metodista - Fisioterapia Cardiopneumofuncional. 2003. (Encontro).

10ª Convenção GF de Fitness e Atividades Físicas.Palestrante no Curso de Exercício Físico na Prevenção e Reabilitação Cardiovascular. 2003. (Encontro).

57ª Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia, V Fórum de Fisioterapia em Cardiologia. Congressista. 2002. (Congresso).

Xi Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão. Comissão Organizadora das Atividades Comunitárias do Congresso. 2002. (Congresso).

12 ª Congresso Latino-Americano de Educação Física, 28ª Encontro Nacional de Profissionais de Educação Física. Participação em Cursos de Atualização. 2002. (Congresso).

V Seminário Internacional de Coeências do Movimento Humanobae.Ministrante do Curso Terceira Idade: Uma Abordagem Multiprofissional. 2002. (Seminário).

II Seminário de Políticas Públicas em Esporte e Lazer.Comissão Organizadora. 2002. (Seminário).

XIII Congresso de Cardiologia do Rio grande do Sul - I Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia - I Simpósio de Nutrição em Cardiologia - I Simpósio de Enfermagem em Cardiologia.Coordenador Geral. 2002. (Simpósio).

XIII Congresso de Cardiologia do Rio grande do Sul - I Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia - I Simpósio de Nutrição em Cardiologia - I Simpósio de Enfermagem em Cardiologia.Membro da Comissão Científica e Participante do Evento. 2002. (Simpósio).

XIII Congresso de Cardiologia do Rio grande do Sul - I Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia - I Simpósio de Nutrição em Cardiologia - I Simpósio de Enfermagem em Cardiologia.Presidente de Mesa e Palestrante. 2002. (Simpósio).

XX Curso de Inverno do IC-FUC.Participante de Curso de Atualização. 2002. (Outra).

VII Semana Acadêmica do Curso Fisioterapia da Universidade da Região Campanha.Palestrante. 2002. (Outra).

LVI Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiogia, IV Fórum de Fisioterapia em Cardiologia. Congressista e Participante do Fórum. 2001. (Congresso).

I Congresso Sulbrasileiro de Fisioterapia Respiratória, II Jornada Gaúcha de Fisioterapia Respiratória. Conferencista. 2001. (Congresso).

27 ª Congresso Latino-Americano de Educação Física, 27ª Encontro Nacional de Profissionais de Educação Física. Participante. 2001. (Congresso).

IV Seminário Internacional de Ciências do Movimento Humano.Ministrante de Curso. 2001. (Seminário).

II Jornada Gaúcha de Fisioterapia - IPA.Conferencista. 2001. (Outra).

Corpore & Movimento.Participante. 2001. (Outra).

Curso de Instrumentalização para Professores e Acadêmicos que Atuam com Atividade Física para Adultos e Terceira IdadeTrabalhamdl.Ministrante de Curso. 2001. (Outra).

10ª Congresso Latino-Americano de Educação Física, 26ª Encontro Nacional de Profissionais de Educação Física. Congressista. 2000. (Congresso).

III Seminário Internacional de Ciências do Movimento Humano, V Seminário Internacional de Psicologia do exercício e do Esporte e II Seminário Internacional de Fisioterapia.Ministrante de Curso. 2000. (Seminário).

Projeto Espaço Aberto da Terceira Idade De Bem com a Vida.Palestrante. 2000. (Oficina).

VI Encontro Sobre o Envelhecimento.Palestrante. 2000. (Encontro).

II Jornada Acadêmica de fisioterapia.Palestrante. 2000. (Outra).

I Jornada Gaúcha de Fisioterapia - IPA.Conferencista. 2000. (Outra).

Curso de Instrumentalização para Técnicos que Atuam com a Atividade Física para Adultos e Terceira Idade.Coordenador de Mesa Redonda. 2000. (Outra).

Curso de Instrumentalização para Técnicos qua Atuam com Atividade Física para Adultos e Terceira Idade.Ministrante de Curso. 2000. (Outra).

IV Congresso Nacional do Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardiovascular. Congressista. 1999. (Congresso).

Curso de Atualização da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul.Participante. 1999. (Outra).

Orientou

Ana Paula Vieira Fernandes Benites

AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE E DA QUALIDADE DE VIDA PERCEBIDA ANTES E DEPOIS DA FISIOTERAPIA EM IDOSOS DO SETOR DE FISIOTERAPIA DO CENTRO DE SAÚDE DA VILA DOS COMERCIÁRIOS; 2003; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista; Orientador: Sérgio Luis Rodrigues de Sá;

Laura de Moraes Soares

RETORNO ÀS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA PARA PACEINTES EM PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA EM PERÍODO HOSPITALAR; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista; Orientador: Sérgio Luis Rodrigues de Sá;

Patrícia Xavier Chaves

AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE DOR APÓS SESSÕES DE ULTRASONOTERAPIA EM PACIENTES CIRÚRGICOS CARDIOVASCULARES; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista; Orientador: Sérgio Luis Rodrigues de Sá;

Adriana Bittencourt Depaóli

ANÁLISE DA POSSÍVEL RELAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE TROMBOSE VENOSA PROFUNDA COM OS VÔOS DE LONGA DURAÇÃO; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista; Orientador: Sérgio Luis Rodrigues de Sá;

Raquel Pelegrino da Silva, Sérgio Klein Filho

UMA NOVA ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA EM UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO CARDÍACA; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista; Orientador: Sérgio Luis Rodrigues de Sá;

Produções bibliográficas

  • BLACHER, Celso ; ZÁFARI, Denie ; MUTONI, Sandra Maria Pazzini ; SÁ, S. L. R. ; LEÃES, Paulo Ernesto . Tratamento não farmacológico das dislipidemias. Revista da Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, v. 02, p. 52-58, 2001.

  • SÁ, S. L. R. . Reabilitação cardíaca - fase II. Jornal do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia ocupacinal da 5ª Regiãotb, Estado do Rio Grande do Sul, p. 04 - 04, 15 out. 1996.

  • SÁ, S. L. R. . Fisioterapia na reabilitação cardíaca - fase I. Jornal do conselho Regional de Fisioterapia e terapia Ocupacional da 5 ª Região, Estado do Rio grande do Sul, , v. 59, p. 04 - 04, 15 ago. 1996.

  • SÁ, S. L. R. . Fisioterapia aplicada à cardiologia e reabilitação cardíaca. Jornal do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Estado do Rio Grande do Sul, p. 04 - 04, 15 jun. 1995.

Prêmios

2003

PARANIFO - TURMA DE FISIOTERAPIA, IPA - FISIOTERAPIA.

2002

CONSELHEIRO SUPLENTE - CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA V REGIÃO, CREFITO 5 -COFITO.

2002

PROFESSOR HOMENAGEADO - TURMA DE FISIOTERAPIA, IPA - FISIOTERAPIA.

1998

PROFESSOR HOMENAGEADO - TURMA DE FISIOTERAPIA, IPA - FISIOTERAPIA.

1997

PROFESSOR HOMENAGEADO - TURMA DE FISIOTERAPIA, IPA - FISIOTERAPIA.

1994

IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DESPORTO E RECREAÇÃO, FEDERATION INTERNACIONALE D'EDUCACITION PHYSIQUE COMITE LATINO AMERICANO.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista, Faculdade, Fisioterapia. , JOAQUIM PEDRO SALGADO Nº 80, RIO BRANCO, Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33161120, Ramal: 1258, Fax: (51) 33161272, URL da Homepage:

Experiência profissional

1993 - 1993

Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

Outras informações:
PROFESSOR DA DISCIIPLINA DE FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA.

Atividades

  • 09/1994

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FISIOTERAPIA CARDIO RESPIRATÓRIA II, PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA

  • 09/1993 - 12/1993

    Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA

1986 - 1989

Teresópolis Tênis Clube

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
PROFESSOR DE MUSCULAÇÃO E GINÁSTICA.

Atividades

  • 08/1986 - 06/1989

    Outras atividades técnico-científicas , Clube, Centro Esportivo.,Atividade realizada, MUSCULAÇÃO- GINÁSTICA.

1986 - 1986

Colégio Santa Reresa de Jesus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Outras informações:
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Atividades

  • 03/1986 - 07/1986

    Ensino,,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO FÍSICA

1985 - 1991

Colégio Cruzeiro do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Outras informações:
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Atividades

  • 03/1985 - 03/1991

    Ensino,,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO FÍSICA, COORDENADOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA