Lisandra Mürmann
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Medicina Veterinária Preventiva com ênfase em alimentos (UFSM) e doutorado em Microbiologia sendo sua tese desenvolvida na área de alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Professora visitante da Unidade Acadêmica em Ciência Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ministrando aulas nos cursos de Zootecnia, Agronomia e também na Pós-graduação em Produção Animal. Foi Pesquisadora de Desenvolvimento Científico Regional do CNPq/FAPERN ministando também aula nas disciplinas de Microbiologia de alimentos e Processamento de leite e derivados na Unidade Acadêmica em Especialidades em Ciências Agrárias da UFRN. Foi Professora visitante do Curso de Engenharia de alimentos ministrando as disciplina de Microbiologia de alimentos, Higiene Industrial e Legislação, Industrialização de carnes e derivados, Introdução ao trabalho de conclusão de curso. Neste período, ministrou aula para o curso de Pós-graduação de Engenharia química e foi professora do curso de zootecnia (UFRN) em Tecnologia de produtos de origem animal, Estágio Supervisionado em Zootecnia e Processamento de leite e derivados. Tem experiência na área de Ciência e tecnologia de alimentos, com ênfase em Microbiologia e Legislação de alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia, alimentos, Salmonella, vigilância sanitária, zoonoses, leite e carnes.
Informações coletadas do Lattes em 30/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Microbiologia Veterinária-bacteriologia
2004 - 2008
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Avaliação de risco de infecção por Salmonella sp. em consumidores de lingüiça frescal de carne suína
Orientador: Marisa Cardoso
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Medicina Veterinária Preventiva
2002 - 2004
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Aspectos relacionados ao controle de qualidade dos estabelecimentos que comercializam alimentos na cidade de Santa Maria-RS, Ano de Obtenção: 2004
Carlos Augusto Mallmann.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em Medicina Veterinária
1994 - 2000
Universidade Federal de Santa Maria
Bolsista do(a): Centro de Integração Empresa/Escola, CIEE, Brasil.
Formação complementar
2010 - 2010
Oficina pedagógica- o Sigaa como ferramenta de ens. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
Educação a distância. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
Procedimentos de ensino para o aprendizado. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
Relação interpessoal em sala de aula. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
oficina pedagógica:saúde vocal. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
Elaboração de questões de prova. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2007 - 2007
Curso em Boas Práticas para Serviços de Alimentaçã. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2006 - 2006
Qualificação para Trabalho em Excel. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
2005 - 2005
Estágio Docente 2. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2003 - 2003
Treinamento e Implantação das Normas de Qualidade. , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2002 - 2002
Estágio Docente 1. , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2000 - 2000
Curso de Boas Práticas de Higiene e conservação de. , Perdigão - Filial Rio Verde, PERDIGÃO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Microbiologia de Alimentos.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Legislação de alimentos.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Tecnologia de Produtos de Origem Animal.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Higiene na manipulação de alimentos.
Organização de eventos
MÜRMANN, L. . CIENTEC. 2017. (Outro).
MÜRMANN, L. . VII Mostra do CCR na 36° Expofeira Agropecuária de Santa Maria. 2003. (Exposição).
Participação em eventos
Milk day. 2017. (Outra).
III Congresso FAPERN de ciência, tecnologia e Inovação do RN. Diagnóstico da qualidade da cadeia do leite caprino na região de Macaíba-RN. 2014. (Congresso).
CIENTEC.Boas Práticas de Manipulação da Ordenha Higiênica. 2013. (Outra).
CIENTEC.Boas Práticas de Manipulação da Ordenha Higiênica. 2013. (Outra).
III Torneio de Cabras Leiteiras do Litoral Agreste Potiguar. 2013. (Exposição).
CIENTEC.Avaliação das Condições Higiênico sanitárias da CEASA e da Feira do Carrasco-RN. 2012. (Outra).
II Congresso FAPERN Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte. 2012. (Congresso).
II Torneio de Cabras Leiteiras do Litoral Agreste Potiguar. 2012. (Exposição).
V Semana acadêmica de ciências agrárias.V Semana acadêmica de ciências agrárias. 2012. (Outra).
Curso de abate, cortes comerciais e avaliação de carcaça caprina.. 2010. (Outra).
X Congresso Iberolatiniamericano de Apicultura. 2010. (Congresso).
II Encontro de Saúde Pública do IPVDF. 2008. (Encontro).
II Fórum de Segurança dos Alimentos. 2008. (Outra).
II Simpósio de Microbiologia Aplicada. 2008. (Simpósio).
13 Congresso da ABRAVES. 2007. (Congresso).
III Congresso Latino Americano e IX Congresso Brasileiro de Higiene de Alimentos. 2007. (Congresso).
XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA).. 2006. (Congresso).
I Congresso Latino-Americano de Hgienistas de Alimentos e VII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. 2003. (Congresso).
Seminário de Responsabilidade Técnica. 2003. (Seminário).
XXII Congresso Brasileiro em Microbiologia. 2003. (Congresso).
54º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa e Ciência. 2002. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2002. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária. 2002. (Congresso).
Controle Integrado de Pragas. 2002. (Outra).
I Congresso Brasileiro em Especialidades em Medicina Veterinária. 2002. (Congresso).
2° Encontro Regional de Qualidade e Produtividade. 2001. (Encontro).
Jornada de Nutrição. 2001. (Outra).
I Ciclo de Palestras: Educação Sanitária- Noções Básicas sobre Leptospirose e Toxoplasmose. 1999. (Outra).
VII Semana Acadêmica de Medicina Veterinária. 1999. (Outra).
IV Jornada de Pesquisa, Extensão e Ensino. 1997. (Outra).
5º Semana Acadêmica em Medicina Veterinária. 1996. (Outra).
III Simpósio do CFMV sobre Zoonoses e Saúde Pública. 1996. (Simpósio).
Palestra sobre Imunoprofilaxia em Pequenos Animais. 1994. (Outra).
Participação em bancas
MÜRMANN, L.; Dantas, T.D.; Sousa, S.. CHARQUE SUÍNO ELABORADO COM CARNE DE MATRIZES DE DESCARTE. 2017. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA AGROALIMENTAR) - Universidade Federal da Paraíba.
MÜRMANN, L.; PEREIRA, C.P.; NEVES, R. A. M.. Caracterização e avaliação dos óleos extraídos das sementes de melão amarelo (Cucumis melo) e mangaba (Hancornia speciosa), possibilidade de uso alimentício. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MACEDO, C. S.; ALMEIDA, A.; CORREIA, R.T.P.; BESSA, M.C.;MÜRMANN, L.. Diagnóstico regional do processo de queijo de coalho comercializado em Natal-RN. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.. Efeito do ácido lático sobre as características físico-químicas, microbiológicas e sensorial na carne de sol. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MACEDO, C. S.; MATSUI, K.;MÜRMANN, L.; PEDRINI, M.. Análise Microbiológica da carne de sol comercializado em Natal-RN e validação dos resultados por PCR. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; PEDRINI, M.; ALMEIDA, A.. Efeito de variáveis de processo no tempo de fermentação da cerveja e na concentração das dicetonas vicinais totais. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; PEDRINI, M.; ALMEIDA, A.. Efeito da adição de colesterol e ecdisonana produção in vitro do baculovírus spodoptera Frugiperda MNPV. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.. Avaliação da qualidade microbiológica e físico-química do queijo coalho comercializado em Natal-RN e estudo do perfil do consumidor. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; FLORES, E.;MALLMANN, C. A.. Vigilância Sanitária de Alimentos. 2008. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária).
MÜRMANN, L.. Características da carne de avestruz (Struthio camelus) e desenvolvimento de embutido defumado (mortadela). 2011. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal da Paraíba.
MÜRMANN, L.. Desenvolvimento de sorvete probiótico a partir de leite de cabra: Estudo da elaboração e das características físico-químicas, sensoriais e viabilidade das bactéria probióticas no produto final. 2010 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.. Polpa e resíduo de acerola (Malphighia emarginata DC) liofilizados com e sem a adição de coadjuvante: caracterização físico-química, bioativa, funcional e uso da produção de derivado lácteo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.. Características da carne de avestruz (Struthio camelus) e desenvolvimento de embutido defumado (mortadela). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Nutrição) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.. Desenvolvimento de sorvete probiótico a partir de leite de cabra: Estudo da elaboração e das características físico-químicas, sensoriais e viabilidade das bactéria probióticas no produto final. 2010.
MÜRMANN, L.; NEVES, R. A. M.; PEREIRA, C. G.. Caracterização e avaliação dos óleos extraídos das sementes de melão amarelo (Cucumis melo) e mangaba (Hancornia speciosa), possibilidade de uso alimentício. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.. Efeito do ácido lático sobre as características físico-químicas, microbiológicas e sensorial na carne de sol. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.. Caracterização do processamento, perfil do consumidor e qualidade do queijo coalho comercializado em Natal-RN. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; Pedrini, M.; ALMEIDA, A.. Efeito de variáveis de processo no tempo de fermentação da cerveja e na concentração das dicetonas vicinais totais. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; ALMEIDA, A.; Pedrini, M.. Efeito da adição de colesterol e ecdisonana produção in vitro do baculovírus spodoptera Frugiperda MNPV. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; MACEDO, C. S.. Diagnóstico sócio econômico e produtivo em assentamentos de reforma agrária no semi-árido do estado do Rio Grande do Norte. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de pós-graduação em manejo sustentável do semi-árido) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; LIMA JUNIOR, V.; CARDOSO, M.. Diagnóstico estrutural de um matadouro no estado do Rio Grande do Norte. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de pós-graduação em manejo sustentável do semi-árido) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; MACEDO, C. S.. Perigos físicos, químicos e biológicos encontrados na água mineral. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança dos alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizado Comercial.
MÜRMANN, L.; MACEDO, C. S.. Avaliação do perfil de manipuladores de alimentos de alimentos de uma confeitaria na cidade de Itabuna - Ba. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Segurança dos alimentos) - Serviço Nacional de Aprendizado Comercial.
MÜRMANN, L.. Avaliação da eficácia de programas de controle integrado de pragas em padarias em hipermercados em Salvador-Ba. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação a distância) - Serviço Nacional de Aprendizado Comercial.
MÜRMANN, L.; MACEDO, C. S.. Qualidade microbiológica de saladas servidas por concessionárias em diferentes estabelecimentos institucionais em Salvador-Ba e região metropolitana. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação a distância) - Serviço Nacional de Aprendizado Comercial.
MÜRMANN, L.; MACEDO, C. S.. Implantação da Portaria 304/96 do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) no município de Jaguaquara/Ba. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação a distância) - Serviço Nacional de Aprendizado Comercial.
MÜRMANN, L.; BORGES, K. C.;RANGEL, A. H. N.. BEBIDA REFRESCANTE E CONDIMENTADA A PARTIR DO SORO DE LEITE DE BÚFALA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MARINHO, A. L.; MOREIRA, J. A.;MÜRMANN, L.. Parâmetros sanguíneos de suínos alimentados com dietas suplementadas com ractopamina, óleos de coco e cártamo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; MARINHO, A. L.; MOREIRA, J. A.. Desempenho e avaliação de carcaça de suínos em pós terminação alimentados com óleo de coco e cártamo em subitituição a ractopamina.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; MATSUI, K.. PROCESSAMENTO INDUSTRIAL DE CREME DE RICOTA DE CABRA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.RANGEL, A. H. N.; SALES, D. C.. PESQUISA E EFEITOS DAS FRAUDES NA COMPOSIÇÃO DE LEITE CRU REFRIGERADO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; MORAES, E. P.. Processamento de Hambúrguer de carne bovina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; ARAUJO, N. G.; BEZERRA, J. S.. SORVETE ARTESANAL DE TAMARINDO E FARINHA DE LINHAÇA COM LEITE CAPRINO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Agroindústria) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; MACEDO, C. S.; PRESTON, H. A. F.. Segurança dos alimentos e análise do comércio de hortifrutigranjeiros da Centraal de Abastecimento do Rio Grande do Norte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; ARAUJO, N. G.; BEZERRA, J. S.. Sorvete artesanal de capim-santo com limão. 2016 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; SILVA, J. B. P.; M, S. Principais microrganismos analisados em um laboratório de alimentos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Agroindústria) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MATSUI, K.N.;MÜRMANN, L.. Aproveitamento do soro de leite fluido proveniente de indústrias queijeiras na fabricação de pão de fôrma. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; MACEDO, C. S.; SILVA, J. B. P.. Equipamentos, materiais, técnicas e segurança utilizados no laboratório de microbiologia de alimentos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Técnico em Agroindústria) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; MAIA, J. L.. produção de pão integral tipo forma com adição de farinha de quinoa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; MAIA, J. L.. Produção de bebida láctea fermentada sabor maracujá. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; MATSUI, K.. Estudo da produção de cortes bovinos e aplicação das ferramentas de controle de qualidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; MACEDO, C. S.; PONTES, C.. Qualidade físico-química do leite de cabra cabra produzido em propriedades rurais nas regiões de Macaíba e agreste do Rio Grande do Norte. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; MACEDO, C. S.; VIDAL, R. L.. Microbiologia do leite caprino em propriedades rurais em Macaíba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; MACEDO, C. S.; PONTES, C.. Avaliação das condições físicas e sanitárias das fazendas de produção de leite caprino na região de Macaíba-RN.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; MACEDO, C. S.. Parâmetros físico-químicos do leite e soro de búfalas da raça Murrah criadas na região agreste do Rio Grande do Norte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; MACEDO, C. S.; VIDAL, R. L.. Avaliação do perfil do consumidor de leite na área urbana da cidade de Campo Redondo. 2012 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MACEDO, C. S.;MÜRMANN, L.. Avaliação físico-química do leite cru utilizado como matéria-prima em queijariasda cidade de Caicó-RN. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; PEREIRA, C.P.; MATSUI, K.N.. Sorvete. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.. Produção de sorvete de massa (sabor goiaba) a partir do leite de cabra. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.. A importância das concentrações de lactato para condicionamento físico do cavalo atleta. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.. Defumação de carne de codorna (Coturnix coturnix japonica): Características sensoriais e intenção de compra do produto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; CLARISSA; LINSTON, M.. Medicina Veterinária Preventiva. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜRMANN, L.; BARCELOS, A.; FLORES, M.. Vigilância Sanitaria. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜRMANN, L.; BARCELOS, A.; FLORES, M.. Vigilância Sanitária. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜRMANN, L.; SEGALLA; SEGABINAZZI, S.. Vigilância Sanitária. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Santa Maria.
Salomão, B;MÜRMANN, L.; MACEDO, C. S.. Concurso para professor substituto- Área de alimentos- Engenharia de alimentos. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.. comissão especial de seleção do programa Brafagri. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; Correia, R.T.P.. Comissão de avaliação de trabalhos da IX Semana de Engenharia de Alimentos da UFRN. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; Salomão, B; Pedrini, M.. Comissão especial de seleção do Programa BRAFAGRI 2016. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.. Comissão Especial de seleção Brafagri 2015. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
MÜRMANN, L.; MACEDO, C. S.. Banca de seleção de bolsistas para projeto de extensão "Pró-leite Seridó- Programa de Fortalecimento da caprinocultura leiteira do Seridó Norteriograndense. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Orientou
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA, FÍSICO-QUÍMICA E QUÍMICA DO QUEIJO DE COALHO COMERCIALIZADO EM NATAL ? RN E ESTUDO DO PERFIL DO CONSUMIDOR; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Lisandra Mürmann;
Segurança dos alimentos e análise do comércio de hortifrutigranjeiros da Centraal de Abastecimento do Rio Grande do Norte; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Lisandra Mürmann;
Microbiologia do leite caprino em propriedades rurais em Macaíba; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Lisandra Mürmann;
Avaliação das condições físicas e sanitárias das fazendas de produção de leite caprino na região de Macaíba-RN; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Lisandra Mürmann;
Avaliação do perfil do consumidor de leite na área urbana da cidade de Campo Redondo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Lisandra Mürmann;
A importância das Concentrações de Lactato para o Condicionamento Físico do Cavalo Atleta; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Lisandra Mürmann;
Salmonella em Produtos suínos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lisandra Mürmann;
Avaliação de Risco da presença de Salmonella em linguiça frescal suina (Co-orientador); 2007; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lisandra Mürmann;
Avaliação de Risco da Presença de Salmonella em Linguiça Frescal Suina (Co-orientador); 2006; Iniciação Científica - UFRGS; Orientador: Lisandra Mürmann;
Avaliação de Risco da Presença de Salmonella em Linguiça Frescal Suina (Co-orientador); 2005; Iniciação Científica - UFRGS; Orientador: Lisandra Mürmann;
Diagnóstico estrutural de um matadouro no estado do Rio Grande do Norte; 2016; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Lisandra Mürmann;
Diagnóstico sócio econômico e produtivo em assentamentos de reforma agrária no semi-árido do estado do Rio Grande do Norte; 2016; Orientação de outra natureza; (Zootecnia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Lisandra Mürmann;
SORVETE ARTESANAL DE TAMARINDO E FARINHA DE LINHAÇA COM LEITE CAPRINO; 2016; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroindústria) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Lisandra Mürmann;
Sorvete artesanal de capim-santo com limão; 2016; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroindústria) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Lisandra Mürmann;
Principais microrganismos analisados em um laboratório de alimentos; 2015; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroindústria) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Lisandra Mürmann;
Equipamentos, materiais, técnicas e segurança utilizados no laboratório de microbiologia de alimentos; 2014; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroindústria) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Lisandra Mürmann;
x; 2014; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agroindústria) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Lisandra Mürmann;
Estágio na empresa de bebidas DORE; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia de alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Lisandra Mürmann;
Produções bibliográficas
-
SILVA, E. G. S. O. ; RANGEL, A. H. N. ; MÜRMANN, L. ; BEZERRA, M. F. ; OLIVEIRA, J. P. F. . Bovine colostrum: benefits of its use in human food. Food Science and Technology , v. 39, p. 355-362, 2019.
-
MÜRMANN, L. ; MACEDO, C. S. ; BELMONT, A. R. B. ; CHAVES, A. C. C. . AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES FÍSICAS E SANITÁRIAS DAS FAZENDAS DE PRODUÇÃO DE LEITE CAPRINO NA ÁREA RURAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL/RN. Higiene Alimentar , v. 32, p. 66-69, 2018.
-
SILVA, J. B. P. ; MACEDO, C. S. ; OLIVEIRA, S. M. S. ; RANGEL, A. H. N. ; MÜRMANN, L. . QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO LEITE CAPRINO EM PROPRIEDADES RURAIS DA REGIÃO DE MACAÍBA/RN. Revista do Instituto de Latícinios Cândido Tostes , v. 72, p. 67-73, 2018.
-
OLIVEIRA, E. A. S. ; MÜRMANN, L. ; LEITE, C. C. ; MACEDO, C. S. . Qualidade Microbiológica de saladas servidas po concessionárias em estabelecimentos Institucionais. Higiene Alimentar , v. 28, p. 127-132, 2014.
-
LIMA, T. C. C. ; RANGEL, A. H. N. ; MACEDO, C. S. ; ARAUJO, T. P. M. ; MÜRMANN, L. ; NOVAES, L. P. . Composição e qualidade do leite e do soro do leite de búfalas no estado do Rio Grande do Norte. Acta Veterinaria Brasilica (UFERSA) , v. 8, p. 25-30, 2014.
-
MACEDO, C. S. ; MÜRMANN, L. ; OLIVEIRA, A. C. R. . Condições Higiênicas das Mãos de Manipuladores: Vendedores Ambulantes de Cachorro-quente em Feira de Santana-Ba. Higiene Alimentar , v. 27, p. 57-61, 2013.
-
MÜRMANN, L. ; CORBELLINI, L. G. ; COLLOR, A. ; CARDOSO, M. . Quantitative Risk Assessment for Human Salmonellosis through the Consumption of Pork Sausage in Porto Alegre, Brazil. Journal of Food Protection , v. 74, p. 553-558, 2011.
-
MÜRMANN, L. ; SANTOS, M. ; CARDOSO, M. . Prevalence, genetic characterization and antimicrobial resistance of Salmonella isolated from fresh pork sausages in Porto Alegre, Brazil.. Food Control , v. 20, p. 191-195, 2008.
-
GOTTARDI, C. ; MOTTIN, V. ; MÜRMANN, L. ; CARDOSO, M. . Avaliação das práticas de fracionamento de produtos de origem animal em supermercados em Porto Alegre.. Acta Scientiae Veterinariae (UFRGS. Impresso) , v. 36, p. 2, 2008.
-
MÜRMANN, L. ; SANTOS, M. ; CARDOSO, M. . Curvas de crescimento e destruição térmica de sorovares de Salmonella sp. isolados de lingüiça frescal de carne suína.. Acta Scientiae Veterinariae (UFRGS. Impresso) , v. 35, p. 3, 2008.
-
MÜRMANN, L. ; SANTOS, M. ; LONGARAY S.M. ; BOTH, J.M.R ; CARDOSO, M. . Quantification and molecular characterization of Salmonella isolated from food samples involved in salmonellosis outbreaks in Rio Grande do Sul, Brazil. Brazilian Journal of Microbiology (Impresso) , v. 39, p. 529-534, 2008.
-
MÜRMANN, L. ; MALLMANN, C. A. ; MOTTIN, V. ; DILKIN, P. . Organização sanitária em estabelecimentos que comercializam alimentos da cidade de Santa Maria RS.. Revista da Faculdade de Zootecnia, Veterinária e Agronomia (Uruguaiana) , v. 14, p. 226-234, 2007.
-
MÜRMANN, L. ; MALLMANN, C A ; DILKIN, P. ; DILKIN, M. . Qualidade do armazenamento de alimentos nos estabelecimentos comerciais na cidade de Santa Maria, RS. Higiene Alimentar , v. 19, n.137, p. 29-34, 2005.
-
MÜRMANN, L. ; MALLMANN, C A ; DILKIN, P. . Temperaturas de armazenamento de alimentos em estabelecimentos comerciais na cidade de Santa Maria, RS. Acta Scientiae Veterinariae (Online) , Porto Alegre, v. 3, n.33, p. 309-313, 2005.
-
MÜRMANN, L. ; MALLMANN, C. A. ; KOWALSKI, C. H. ; ALMEIDA, C. ; DILKIN, P. . Temperatura de conservação a frio em estabelecimentos que comercializam alimentos na cidade de Santa Maria -RS. Higiene Alimentar , v. 18, n.124, p. 30-34, 2004.
-
MORAES, R. ; MÜRMANN, L. ; MALLMANN, C. A. ; DILKIN, P. ; KOWALSKY, C. . Dosagem de ergosterol como indicador de contaminação fúngica em milho armazenado. Revista Arquivos do Instituto Biológico, SÃO PAULO, v. 70, n.4, p. 453-489, 2004.
-
MACEDO, C. S. ; PICCOLO, M. P. ; MÜRMANN, L. . Microbiota presente no leite: métodos de contagem e detecção. In: Claudia Souza Macêdo; Francisco Dutra de Macedo Filho. (Org.). Para além da sala de aula. 1ed.Natal: Caule de Papiro, 2019, v. 1, p. 69-122.
-
MACEDO, C. S. ; MÜRMANN, L. . A importância do micro-organismo Staphylococcus nos alimentos. In: Claudia Souza Macêdo; Francisco Dutra de Macedo Filho. (Org.). Para além da sala de aula. 1ed.Natal: Caule de Papiro, 2019, v. 1, p. 261-279.
-
MÜRMANN, L. ; CORBELLINI, L. G. ; CARDOSO, M. ; SANTOS, M. ; COLLOR, A. . Quantitative risk assessment of human Salmonella sp infection from the consumption of pork sausage. In: International Symposium for Veterinary Epidemiology and Economics (ISVEE XII, 2009, Durban. International Symposium for Veterinary Epidemiology and Economics (ISVEE XII, 2009.
-
MÜRMANN, L. ; SANTOS, M. ; MOTTIN, V. ; CARDOSO, M. . Avaliação do crescimento de diferentes sorovares de Salmonella em temperatura ambiente de refrigeração. In: III Congresso Latino Americano e IX Congresso Brasileiro de Hgiene de Alimentos, 2007, Porto Seguro. III Congresso Latino Americano e IX Congresso Brasileiro de Higiene de Alimentos, 2007.
-
MOTTIN, V. ; FISH, E. ; MÜRMANN, L. ; CARDOSO, M. . Pesquisa de Listeria monocytogenes e Salmonella em embutidos de carne suína cozidos e fatiados comercializados em supermercados no município de Porto Alegre/RS. In: III Congresso Latino Americano e IX Congresso Brasieiro de Higiene de Alimentos, 2007, Porto Seguro/BA. III Congresso Latino Americano e IX Congresso Brasileiro de Higiene de Alimentos, 2007.
-
MÜRMANN, L. ; SANTOS, M. ; CORBELLINI, L. G. ; CARDOSO, M. . Análise de risco quantitativa da presença de Salmonella sp.em lingüiça frescal suína: dados preliminares. In: 13 Congresso da ABRAVES, 2007, Florianopolis. 13 Congresso da ABRAVES, 2007.
-
MÜRMANN, L. ; SANTOS, M. ; CARDOSO, M. . Resistência térmica de isolados pertencentes a diferentes sorovares de Salmonella provenientes de lingüiça frescal suína. In: 13 Congresso da ABRAVES, 2007, Florianópolis. 13 Congresso da ABRAVES, 2007.
-
MÜRMANN, L. ; SANTOS, M. ; CARDOSO, M. . Prevalence and level of Salmonella enterica in pork fresh sausages purchased in southern Brazil.. In: 13S International Symposium Salmonella and Salmonellosis., 2005, Sain Malo. 13S International Symposium Salmonella and Salmonellosis. p. 443-444.
-
MÜRMANN, L. ; MALLMANN, C. A. ; ALMEIDA, C. ; KOWALSKI, C. H. ; DILKIN, P. . Níveis de Aflatoxinas em rações caninas. In: XIII Congresso Brasileiro de Toxicologia, 2003, Londrina. Revista Brasileira de Toxicologia. São Paulo-SP, 2003. v. 16. p. 40-40.
-
MÜRMANN, L. ; MALLMANN, C. A. ; ALMEIDA, C. ; SILVEIRA, V. G. . Prevalência de Aflatoxinas em amendoim e seus derivados, destinados ao consumo humano, no Estado do RS. In: 2 Simpósio de Ciência dos Alimentos, 2003, FLORIANÓPOLIS. 2 SIMPÓSIO EM CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 2003.
-
MÜRMANN, L. ; MACEDO, C. S. ; BARBOSA, ; ARAUJO, N. G. . Influência da temperatura e concentração da Beta-galactosidase na obtenção de leite pasteurizado com reduzido teor de lactose. In: 56° Congresso Brasileiro de Química, 2016, Belém. 56° Congresso Brasileiro de Química, 2016.
-
MÜRMANN, L. ; MACEDO, C. S. . Perfil dos permissionários que comercializam na CEASA-RN. In: 5º Simpósio de Segurana Alimentar, 2015, Bento Gonçalves-RS. 5º Simpósio de Segurana Alimentar, 2015.
-
MÜRMANN, L. ; MACEDO, C. S. . Análise do comércio de hortifrutigranjeiros na CEASA-RN. In: 5º Simpósio de Segurana Alimentar, 2015, Bento Gonçalves-RS. 5º Simpósio de Segurana Alimentar, 2015.
-
STOSSBERG, M. M. ; CHAVES, A. C. C. ; MÜRMANN, L. ; MACEDO, C. S. . Temperatura das refeições servidas no refeitório do campus Macaíba -RN. In: VI Congresso Latinoamericano e XII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2013, Gramado. XII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2013.
-
MACEDO, C. S. ; BELMONT, A. R. B. ; SILVA, J. B. P. ; MIRANDA, A. S. ; CHAVES, A. C. C. ; MÜRMANN, L. . Avaliação Sensorial de diferentes tipos de queijo caprino. In: VI Congresso Latinoamericano e XII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2013, Gramado. XII Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos, 2013.
-
SILVA, T. T. ; SOUZA, C. G. ; MIZAEL, W. F. ; UCHOA, J. B. ; MÜRMANN, L. ; MACEDO, C. S. . Teores de proteína, água adicionada, extrato seco total, ponto de crioscopia, e acidez titulável do leite cru utilizado como matéria-prima em queijarias da cidade de Caicó-RN. In: XXIII Congresso Brasileiro de Zootecnia- ZOOTEC - 2013, 2013, Foz do Iguaçu-PR. Anais XXIII Congresso Brasileiro de Zootecnia- ZOOTEC - 2013, 2013.
-
SILVA, T. T. ; SOUZA, C. G. ; MIZAEL, W. F. ; UCHOA, J. B. ; MÜRMANN, L. ; MACEDO, C. S. . Teores de gordura, sólidos não gordurosos e densidade do leite cru utilizados como matéria-prima em queijarias da cidade de Caicó-RN. In: XXIII Congresso Brasileiro de Zootecnia- ZOOTEC - 2013, 2013, Foz do Iguaçu-PR. Anais XXIII Congresso Brasileiro de Zootecnia- ZOOTEC - 2013, 2013.
-
MÜRMANN, L. ; MACEDO, C. S. . Avaliação das condições higiênico-sanitárias da central de abastecimento do RN (Ceasa) e da Feira do Carrasco, Natal/RN. In: CIENTEC, 2012, Natal. CIENTEC 2012, 2012.
-
MÜRMANN, L. ; MACEDO, C. S. ; Pedrini, M. . Perfil do consumidor de carnes nas feiras livres em cinco municipios do Rio Grande do Norte. In: Zootec, 2011, Maceió. Anais Zootec, 2011.
-
MÜRMANN, L. ; MACEDO, C. S. ; Pedrini, M. . Consumer profile of typical regional products in Natal, Rio Grande do Norte. In: Workshop Food Safety:Advances and trends, 2011. Workshop food safety, 2011.
-
MÜRMANN, L. ; MACEDO, C. S. ; Pedrini, M. . Perfil dos Consumidores de carne de sol da cidade de Natal RN. In: Higienistas de alimentos, 2011. Anais Higienistas de alimentos, 2011.
-
MÜRMANN, L. ; MACEDO, C. S. ; Pedrini, M. . Perfil do consumidor de queijo coalho comercializado na cidade do Natal-RN. In: Higienistas de alimentos, 2011. Anais Higienistas de alimentos, 2011.
-
Batista, J. ; Silva A. ; MACEDO, C. S. ; MÜRMANN, L. . Avaliação das condições higiênico-sanitátrias de manipuladores de alimentos nas escolas municipais e estaduais do Rio Grande do Norte. In: 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. Anais 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.
-
ARAUJO, P. P. ; CÂMARA FILHO, S. V. ; MACEDO, C. S. ; MÜRMANN, L. . Avaliação da Qualidade Higiênico-sanitária das Padarias da Cidade de Natal (RN). In: 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. Anais 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.
-
MIZAEL, W. ; SILVA, T. ; MACEDO, C. S. ; MÜRMANN, L. . Perfil do comerciante de carne nas feiras livres no Rio Grande do Norte. In: 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. Anais 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.
-
MÜRMANN, L. ; MACEDO, C. S. ; Pedrini, M. . Produção de doce de leite com frutas regionais. In: Semana da Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN, 2010, Natal. Semana da Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN, 2010.
-
SANTOS, M. ; MÜRMANN, L. ; CARDOSO, M. . Avaliação do crescimento de diferentes sorovares de Salmonella em temperatura ambiente e de refrigeração. In: Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2007, Porto Alegre. Salão de Iniciação Científica UFRGS, 2007.
-
MÜRMANN, L. ; MOTTIN, V. ; MALLMANN, C A . Organização Sanitária em estabelecimentos que comercializam alimentos na cidade de Santa Maria, RS. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA)., 2006, Curitiba. XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA), 2006.
-
MÜRMANN, L. ; SANTOS, M. ; CARDOSO, M. . Prevalência e Nível de Contaminação de Salmonella entérica em lingüiça frescal de carne suína em Porto Alegre/RS. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA)., 2006, Curitiba. XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA), 2006.
-
MÜRMANN, L. ; SANTOS, M. ; CARDOSO, M. . Quantificação e perfil genotípico de Salmonella entérica presente em alimentos envolvidos em surtos de salmonelose ocorridos no Rio Grande do Sul.. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA)., 2006, Curitiba. XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA)., 2006.
-
SANTOS, M. ; MÜRMANN, L. ; CARDOSO, M. . Quantificação, perfil genotípico e perfil de resistência a antimicrobianos de Salmonella enterica presente em alimentos envolvidos em surtos de salmonelose ocorridos no Rio Grande do Sul.. In: XVIII Salão de Iniciação Científica XV Feira de Iniciação Científica., 2006. XVIII Salão de Iniciação Científica XV Feira de Iniciação Científica. Livro de Resumos. p. 137-137.
-
SANTOS, M. ; MÜRMANN, L. ; CARDOSO, M. . Quantificação de Salmonella sp. presente em alimentos envolvidos em surtos de salmonelose ocorridos no Rio Grande do Sul.. In: XVII Salão de Iniciação Científica XIV Feira de Iniciação Científica., 2005, Port Alegre. Livro de resumos. Porto Alegre. p. 158-158.
-
MÜRMANN, L. ; MALLMANN, C. A. ; DILKIN, P. ; ARAUJO, D. ; DILKIN, M. ; FICK, F. . Perfil dos vendedores ambulantes de lanches ¨cachorro-quente¨ da cidade de Santa Maria/RS.. In: XVI Congresso Estadual de Medicina Veterinária, 2004, Passo Fundo. XVI Congresso Estadual de Medicina Veterinária, 2004.
-
MÜRMANN, L. ; FICK, F. ; DILKIN, M. ; ARAUJO, D. ; MALLMANN, C. A. . Condições higiênica dos sanitários dos estabelecimentos alimentícios localizados na cidade de Santa Maria/RS.. In: XVI Congresso Estadual de Medicina Veterinária., 2004, Passo Fundo. XVI Congresso Estadual de Medicina Veterinária., 2004.
-
DILKIN, M. ; ARAUJO, D. ; DILKIN, P. ; MÜRMANN, L. ; ALMEIDA, C. ; MALLMANN, C. A. . Ocorrência de Aflatoxinas em ameixas secas comercializadas no Brasil. In: XII Farmapolis, 2004, Florianópolis. XII Farmapolis, 2004.
-
MALLMANN, C. A. ; MÜRMANN, L. ; KOWALSKI, C. H. ; ALMEIDA, C. ; DILKIN, M. ; DILKIN, P. . Aflatoxinas em nozes e frutas secas comercializadas no Brasil. In: XIII Encontro Nacional de Analistas de Alimentos, 2003, Rio de janeiro. XIII Encontro Nacional de Analistas de Alimentos´Novas tecnologias em alimentos; impactos e riscos a saúde, 2003.
-
MÜRMANN, L. ; MALLMANN, C. A. ; DILKIN, P. ; DILKIN, M. ; KOWALSKY, C. . Prevalência de deoxinivalenol em trigo utilizado na alimentação humana no período de 1998 até 2002. In: I MOSTRA CIENTÍFICA DO CURSO DE FARMÁCIA DA UFSM, 2003, SANTA MARIA. ANAISI MOSTRA CIENTÍFICA DO CURSO DE FARMÁCIA DA UFSM, 2003.
-
MALLMANN, C. A. ; MÜRMANN, L. ; KOWALSKI, C. H. ; CARVALHO, C. ; DILKIN, P. . Avaliação dos níveis de contaminação dos cereais de inverno com Ocratoxina A, no período de março de 1998 a março de 2003. In: I Mostra Científica do Curso de Farmácia-UFSM, 2003, SANTA MARIA. ANAIS I MOSTRA CIENTÍFICA DO CURSO DE FARMÁCIA DA UFSM, 2003.
-
MÜRMANN, L. ; KOWALSKY, C. ; MALLMANN, C. A. ; DILKIN, P. ; DILKIN, M. ; CARVALHO, C. . Contaminação por aflatoxinas nos alimentos de consumo humano - resultados de 2002. In: I Mostra Científica do Curso de Farmácia da UFSM, 2003, SANTA MARIA. Anais I Mostra Científica do Curso de Farmácia da UFSM.
-
MÜRMANN, L. ; DILKIN, M. ; DILKIN, P. ; ALMEIDA, C. . Prevalência de Aflatoxina em soja. In: Congresso Brasileiro de Farmácia, 2003, SÃO PAULO. CONGRESSO BRASILEIRO DE FARMÁCIA, 2003.
-
MALLMANN, C. A. ; MÜRMANN, L. ; KOWALSKY, C. ; ARAUJO, D. ; DILKIN, P. . Ocorrência de Aflatoxinas em pasta de amendoim consumidas no Estado do RS. In: XVIII Jornada Acadêmica Integrada- UFSM, 2003, SANTA MARIA RS. XVIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA- UFSM, 2003.
-
FICK, F. ; MÜRMANN, L. ; MALLMANN, C. A. ; DILKIN, P. ; CARVALHO, C. . Ocorrências de Fumonisina B1 em milho consumido no RS em 2003. In: XVIII Jornada Acadêmica Integrada- UFSM, 2003, SANTA MARIA. XVIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA- UFSM, 2003.
-
MALLMANN, C A ; MÜRMANN, L. ; DILKIN, P. ; FICK, F. ; COCCO, R. . Avaliação dos níveis de contaminação de rações com Zearalenona no Estado do RS em 2002. In: XVIII Jornada Acadêmica Integrada-UFSM, 2003, SANTA MARIA. XVIII Jornada Acadêmica Integrada- UFSM, 2003.
-
MÜRMANN, L. ; MALLMANN, C. A. ; MABONI, F. ; KOWALSKY, C. . Temperaturas dos equipamentos de congelamento de alimentos em estabelecimentos da cidade de Santa Maria, RS. In: XVIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA- UFSM, 2003, SANTA MARIA-RS. XVIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA- UFSM, 2003.
-
ARAUJO, D. ; MÜRMANN, L. ; MALLMANN, C. A. ; MABONI, F. ; DILKIN, P. ; DILKIN, M. . Ocorrência de Aflatoxinas em ameixas brasileiras durante o ano de 2002. In: XVIII Jornada Acadêmica Integrada- UFSM, 2003, SANTA MARIA. XVIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA- UFSM, 2003.
-
MALLMANN, C. A. ; MÜRMANN, L. ; DEZENGRINI, R. ; BASSO, P. ; RAUBER, R. ; GODINHO, S. . Importância das Toxinfecções Alimentares para Saúde Pública. In: XVIII Jornada Acadêmica Integrada- UFSM, 2003, SANTA MARIA. XVIII JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA- UFSM, 2003.
-
MALLMANN, C. A. ; MÜRMANN, L. ; ARAUJO, D. ; KOWALSKI, C. H. ; DILKIN, P. ; DILKIN, M. . Avaliação dos índices de Aflatoxina em soja. In: V Simpósio Latino Americano de Ciência dos Alimentos, 2003, CAMPINAS. V SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS, 2003.
-
MÜRMANN, L. ; FICK, F. ; MABONI, F. ; MALLMANN, C. A. ; KOWALSKY, C. ; DILKIN, P. . Incidência de Zearalenona em sorgo. In: V Simpósio Latino Americano de Ciência dos Alimentos, 2003, CAMPINAS. V SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS, 2003.
-
MALLMANN, C. A. ; MÜRMANN, L. ; DILKIN, M. ; ARAUJO, D. . Prevalência de Ocratoxina e em arroz utilizado na alimentação humana. In: V Simpósio Latino Americano de Ciência dos Alimentos, 2003, CAMPINAS. V SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS, 2003.
-
MALLMANN, C A ; MÜRMANN, L. ; DILKIN, P. ; FICK, F. ; MABONI, F. ; KOWALSKY, C. . Ocorrência de Aflatoxinas em silagem destinada a consumo animal. In: V Simpósio Latino Americano de Ciência dos Alimentos, 2003, SANTA MARIA. V SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DOS ALIMENTOS, 2003.
-
MÜRMANN, L. ; MALLMANN, C. A. ; KOWALSKY, C. ; DILKIN, M. ; DILKIN, P. . Ocorrência de Fumonisinas em farinha de milho consumidas no RS. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 2003, FLORIANÓPOLIS. XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 2003.
-
MÜRMANN, L. ; MALLMANN, C. A. ; ALMEIDA, C. ; DILKIN, P. . Prevalência de Aflatoxina em matéria prima. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 2003, FLORIANÓPOLIS. XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 2003.
-
MÜRMANN, L. ; KOWALSKI, C. H. ; DILKIN, P. ; MALLMANN, C. A. . Avaliação de adsorventes naturais para Aflatoxinas em derivados de amendoim. In: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, FLORIANÓPOLIS. XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 2003.
-
DILKIN, P. ; MÜRMANN, L. ; MALLMANN, C. A. ; KOWALSKY, C. ; RODRIGUES, S. . Ocorrência de Deoxinivalenol em cereais de inverno. In: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, FLORIANÓPOLIS. XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 2003.
-
MÜRMANN, L. ; MALLMANN, C. A. ; DILKIN, P. ; ALMEIDA, C. ; KOWALSKY, C. . Contaminação de milho pipoca por Aflatoxinas no Estado do RS. In: XXII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2003, FLORIANÓPOLIS. XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 2003.
-
KOWALSKI, C. H. ; MALLMANN, C. A. ; MÜRMANN, L. ; DILKIN, P. ; CARVALHO, C. . Determinação de Aflatoxina M1 em leite e derivados por cromatografia líquida de alta eficiência.. In: XVIII Jornada Acadêmica Integrada, UFSM, 2003, Santa Maria. XVIII Jornada Acadêmica Integrada, UFSM, 2003.
-
DILKIN, M. ; MALLMANN, C. A. ; MÜRMANN, L. ; ALMEIDA, C. ; DILKIN, P. . Prevalência de zearalenona em trigo utilizados na alimentação humana no ano de 2002.. In: XVIII Jornada Acadêmica Integrada, UFSM, 2003, Santa Maria. XVIII Jornada Acadêmica Integrada, UFSM, 2003.
-
MALLMANN, C A ; MÜRMANN, L. ; DILKIN, M. ; DILKIN, P. ; ALMEIDA, C. . Avaliação da contaminação por deoxinivalenol em trigo utilizado na alimentação humana. In: Congresso Brasileiro de Farmácia, 2003, São Paulo. Congresso Brasileiro de Farmácia, 2003.
-
MÜRMANN, L. ; MALLMANN, C. A. ; ALMEIDA, G. S. ; SILVEIRA, V. G. . Perfil comparativo de consumidores de leite comercializado clandestinamente no ano de 1998 e 2002 na cidade de Santa Maria, RS. In: Congresso Brasileiro de Especialidades em Medicina Veterinária, 2002, CURITIBA. I COMBREMEV. CURITIBA: SPRMV, 2002. v. 1. p. 198-198.
-
MÜRMANN, L. ; MALLMANN, C. A. ; ALMEIDA, G. S. ; KOWALSKY, C. . Comparação entre o perfil de consumidores de leite clandestino e de leite pasteurizado da cidade de Santa Maria, RS. In: Congresso Brasileiro de Especialidades em Medicina Veterinária, 2002, CURITIBA. ANAIS I CONBREMEV. CURITIBA: SPRMV, 2002. v. I. p. 202-202.
-
MALLMANN, C. A. ; MÜRMANN, L. ; ALMEIDA, G. S. ; GONÇALVES, J. R. . Evolução do rebanho brasileiro no período de 1995 a 2000. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA, 2002, GRAMADO-RS. XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA-ANAIS, 2002.
-
MÜRMANN, L. ; GONÇALVES, J. R. ; ALMEIDA, G. S. ; MALLMANN, C. A. . Evolução do número de bovinos abatidos no Brasil no período de 1995 a 2000. In: XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2002, GRAMADO-RS. XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA-ANAIS, 2002.
-
MÜRMANN, L. ; MALLMANN, C A ; KOWALSKI, C. H. ; SILVEIRA, V. G. ; ALMEIDA, G. . Níveis de contaminação por Aflatoxinas em rações caninas. In: XXIX Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, 2002, GRAMADO-RS. XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA-ANAIS, 2002.
-
MÜRMANN, L. ; MALLMANN, C. A. ; ALMEIDA, G. S. ; KOWALSKI, C. H. ; SILVEIRA, V. G. . Perfil do consumidor de leite clandestino na cidade de Santa Maria, RS. In: 54º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa e Ciência, 2002, GOIÂNIA-GO. 54º REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PESQUISA E CIÊNCIA-ANAIS, 2002.
-
MÜRMANN, L. ; CONRADO, L. ; CUNHA, C. M. S. ; SCHIMIDT, C. ; SILVA, C. F. . Nefrite intersticial crônica e hipoplasia renal em daschund. In: Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1997, SANTA MARIA. ANAIS- IV JORNADA INTEGRADA DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO. SANTA MARIA: UFSM, 1997. p. 766.
-
COSTA, A. A. ; MACEDO, C. S. ; MÜRMANN, L. . Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte: Perfil e percepção dos consumidores. Higiene Alimentar , 2018.
-
MÜRMANN, L. . Alimentos: Toxinfecções alimentares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MÜRMANN, L. . Produção de queijo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MÜRMANN, L. . Produção de doce de leite. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Mürmann, Lisandra . Tecnologia de Carnes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MÜRMANN, L. . Intoxicações alimentares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MÜRMANN, L. . Diagnóstico da qualidade da cadeia do leite caprino na região de Macaíba-RN. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MÜRMANN, L. . Manipulação segura de alimentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Boas práticas na fabricação de alimentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Boas Práticas de fabricação de alimentos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Doenças transmitidas por alimentos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Boas Práticas de Fabricação de alimentos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Produtos cárneos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Microbiologia do leite. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Legislação de alimentos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Contaminação dos alimentos: Como prevenir. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MÜRMANN, L. . Controle de Pragas em Áreas de Alimentação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Análise Risco de Alimentos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Pragas em Áreas de Alimentação e Análise de Risco de Alimentos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Análise de Risco Quantitativa da Presença de Salmonella sp. em Lingüiça Frescal Suína: ados Preliminares. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MÜRMANN, L. . Análise de Risco de Alimentos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Controle de Roedores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Pragas em Serviços de Alimentação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Seminário sobre Salmonella em Suínos: Resultados de Pesquisa e Perspectivas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Controle de Roedores. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Pragas em Serviços de Alimentação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Controle de Roedores. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . O Papel do Médico Veterinário na Saúde Pública. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Diagnóstico de Brucelose. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Manipulação de Alimentos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Toxoplasmose. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Leptospirose. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜRMANN, L. . Micotoxicoses. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
MÜRMANN, L. . Ordenha Higiênica de cabras leiteiras. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MÜRMANN, L. . Processamento de doce de leite cremoso utilizando leite de cabra. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MÜRMANN, L. ; MACEDO, C. S. . Mini curso- processamento de derivados lácteos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MÜRMANN, L. ; MACEDO, C. S. . Microbiologia aplicada ao leite. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MÜRMANN, L. ; MACEDO, C. S. . Curso de processamento de iogurte e doce de leite. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MÜRMANN, L. . Tecnologia do leite. 2010. .
MÜRMANN, L. . Membro da comissão científica do X congresso iberolatinoamericano de apicultura. 2010. (Editoração/Anais).
MÜRMANN, L. . Tópicos Atuais em Inocuidade dos Alimentos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MÜRMANN, L. . Conhecimentos específicos- Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de Curso para Concursos).
MÜRMANN, L. . Curso profissionalizante em Medicina Veterinária. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MÜRMANN, L. ; MACEDO, C. S. . Avaliadora do concurso de melhor artesanato com identidade apícola. 2010 (Avaliador) .
Projetos de pesquisa
-
2016 - Atual
Desenvolvimento de sorvete com baixo teor de lactose utilizando leite bovino e caprino saborizado com frutas regionais, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lisandra Mürmann - Coordenador / Claudia Souza Macedo - Integrante / JOADILZA DA SILVA BEZERRA - Integrante / Henrique Rocha de Medeiros - Integrante / IDIANA DE MACÊDO BARBOSA - Integrante / NKARTHE GUERRA ARAUJO - Integrante.
-
2014 - Atual
Desenvolvimento e validação industrial de Iogurte Condimentado Salgado com combinações de sabores regionais nordestinos, livre de gorduras saturadas e trans, rico em proteínas e fibras prebióticas e suplementado com bactérias probióticas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lisandra Mürmann - Integrante / Claudia Souza Macedo - Coordenador.
-
2014 - Atual
DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE SENSORIAL DE DERIVADOS LÁCTEOS A PARTIR DE LEITE DE CABRA E LEITE BOVINO, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lisandra Mürmann - Integrante / Claudia Souza Macedo - Coordenador.
-
2014 - Atual
ELABORAÇÃO DE RICOTA COM BAIXO TEOR DE LACTOSE: DERIVADO LÁCTEO PARA PORTADORES INTOLERANTES A LACTOSE, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lisandra Mürmann - Integrante / Claudia Souza Macedo - Coordenador.
-
2013 - 2014
QUALIDADE DO LEITE CAPRINO PRODUZIDO NA REGIÃO DE MACAÍBA-RN CLAUDIA SOUZA MACEDO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lisandra Mürmann - Integrante / Cláudia de Souza Macêdo - Coordenador.
-
2013 - Atual
CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO LEITE BUBALINO PRODUZIDO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lisandra Mürmann - Integrante / Claudia Souza Macedo - Coordenador.
-
2013 - Atual
DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS E A TEMPERATURA DAS REFEIÇÕES SERVIDAS NA UAN DO CAMPUS MACAÍBA-RN, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lisandra Mürmann - Integrante / Claudia Souza Macedo - Coordenador.
-
2013 - Atual
Desenvolvimento de queijo tipo fondue a partir do queijo de manteiga e uma linha de queijos com baixo teor de lactose, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lisandra Mürmann - Integrante / Cláudia de Souza Macêdo - Coordenador.
-
2011 - Atual
Análise microbiológica e perfil dos consumidores de carne de sol e queijo de coalho comercializados em Natal-RN, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lisandra Mürmann - Integrante / Marci Pedrini - Coordenador.
-
2010 - 2012
AVALIAÇÃO DO PERFIL DOS CONSUMIDORES DE CARNE DE SOL COMERCIALIZADAS EM NATAL/RN, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lisandra Mürmann - Integrante / Claudia Souza Macedo - Coordenador.
-
2010 - Atual
IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CONTROLE DE QUALIDADE NAS INDÚSTRIAS PROCESSADORAS DE POLPAS, SUCOS DE FRUTAS E ÁGUA DE COCO, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lisandra Mürmann - Integrante / Cláudia de Souza Macêdo - Coordenador.
-
2010 - Atual
Verificação das condições higiênico-sanitárias das UANs no campus Macaíba-RN, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lisandra Mürmann - Integrante / Claudia Souza Macedo - Coordenador.
-
2009 - 2011
?Melhoria da qualidade de ensino através da inserção de alunos do Curso de Engenharia de Alimentos em projeto de ensino e extensão relacionados aos hábitos de produção, manipulação e consumo de alimentos regionais?, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lisandra Mürmann - Coordenador / Marcia Pedrini - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2018
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2016
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Professor externo, Enquadramento Funcional: Professor externo
2009 - 2011
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora de graduação das disciplinas de Tecnologia de produtos de origem animal; Microbiologa de alimentos, Higiene na indústria e legislação, industrialização de carnes e derivados, Industrialização do leite e derivados e tecnologia de carnes e derivados.
Professora de pós-graduação das disciplinas de Tecnologia de produtos de agroalimentares e Microbiologa de alimentos.
2012 - 2014
Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: professor, Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - 2008
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Rotina Laboratorial de Análise Bacteriológica, Carga horária: 20
2004 - 2008
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2007
Pólux ConcursosVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2002 - 2004
LABORATÓRIO DE ANÁLISES MICOTOXICOLÓGICASVínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: mestranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2001 - 2002
LABORATÓRIO DE ANÁLISES MICOTOXICOLÓGICASVínculo: estágio profissionalizante, Enquadramento Funcional: estágio profissionalizante, Carga horária: 40
2000 - 2001
Associação Paranaense de Supermercado (Universidade do Varejo)Vínculo: Instrutor, Enquadramento Funcional: Professor
1996 - 1999
Hospital Veterinário da UFSMVínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
1999 - 1999
Vigilância Sanitária de Santa MariaVínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio na área de Vigilância Sanitária de alimentos e controle de zoonoses
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lisandra Mürmann e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?