Itacir Marques da Luz
Professor Adjunto - Instituto de Humanidades/Unilab. Tem experiência nas áreas de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história e cultura africana e afrobrasileira, história da África e da diáspora africana, Mediterrâneo Oriental na antiguididade e no medievo, panafricanismo, ensino de história e história da educação, educação das relações étnicorraciais.
Informações coletadas do Lattes em 04/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em História da Educação
2010 - 2014
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Laços da Diáspora: associacionismo e educabilidade entre a população negra de Pernambuco na primeira metade do século XIX
Thaís Nívia de Lima e Fonseca. Palavras-chave: História da Educação; Educação da População Negra; Escravismo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação Popular, Comunicação e Cultura
2006 - 2008
Universidade Federal da Paraíba
Título: Compassos Letrados: profissionais negros entre instrução e ofício em Pernambuco(1840-18560), Ano de Obtenção: 2008
Antônio Carlos Ferreira Pinheiro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: história da leitura e da escrita; educação dos negros; educação profissional.
Graduação em Pedagogia
2001 - 2005
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Trabalhadores Negros e o Desafio da Intrução no Recife(1830-1850)
Orientador: Ana Maria de Oliveira Galvão
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Organização de eventos
Luz, Itacir Marques da . XIII Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra. 2022. (Congresso).
Luz, Itacir Marques da . XI Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra. 2020. (Congresso).
RIBARD, F. ; Luz, Itacir Marques da . XVII Encontro Estadual da ANPUH Ceará - História e Verdade. 2020. (Outro).
GABARRA, L. O. ; BAQUEIRO, F. ; Luz, Itacir Marques da . I Seminário Internacional de Estudos Africanos e Diaspóricos: Estado, nação e cultura para além das fronteiras. 2018. (Outro).
GABARRA, L. O. ; Luz, Itacir Marques da . I Seminário Internacional de Estudos Africanos de Estudos Africanos e Diaspóricos: Estado, Nação e Culturas para além das fronteiras. 2018. (Congresso).
Luz, Itacir Marques da ; SCHEFFER, R. ; COELHO, M. V. D. . I Semana de História da Unilab. 2017. (Outro).
FERRAZ, B. T. ; MESSIAS, E. P. ; Luz, Itacir Marques da . Seminário: políticas, currículo e práticas na Educação Integral. 2015. (Outro).
MARTINS, A. ; Luz, Itacir Marques da . I Feira dos Pretos Negócios do CE/UFPE. 2015. .
Luz, Itacir Marques da . III Conferência Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial. 2013. (Outro).
Luz, Itacir Marques da . FOCO - Diretores de Escola. 2010. (Outro).
Luz, Itacir Marques da . I Fórum Social Nordestino. 2004. (Outro).
Luz, Itacir Marques da . EXPO 97 - ARTES GRÁFICAS. 1997. (Exposição).
Participação em eventos
XV Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra. Sobre Histórias e Protagonismos Negro: Africanidades, Legados e Formação de Território. 2024. (Congresso).
I SEMINÁRIO PENSAMENTO NEGRO E EDUCAÇÃO.Introdução ao Pensamento de Cheick Anta Diop. 2023. (Seminário).
XIV Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra. Legado ancestral na construção de uma educação antirracista: passos dados. 2023. (Congresso).
XIII Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra. Ensino de história, memória e patrimônio na afro diáspora (coord. ST). 2022. (Congresso).
Museu, Patrimônio Cultural e Identidade.Museu, Ensino, Saberes e Fazeres das Comunidades Tradicionais Negras do Ceará. 2020. (Outra).
XI Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra.África e africanidades: experiências, saberes e abordagens. 2020. (Simpósio).
XVII Encontro Estadual de História do Ceará.HISTÓRIA DA ÁFRICA: ABORDAGENS PLURAIS (coord. ST). 2020. (Encontro).
30° Simpósio Nacional de História ? História e o futuro da educação no Brasil.Notas sobre as bases históricas e as os processos de configuração cultural das nações na África Ocidental (1750-1800). 2019. (Simpósio).
30° Simpósio Nacional de História ? História e o futuro da educação no Brasil. 2019. (Simpósio).
II Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste ? II COPENE NORDESTE. Filosofias, Epistemologias e Intelectualidade Negro-africana. 2019. (Congresso).
II Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste ? II COPENE NORDESTE. II Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste ? II COPENE NORDESTE. 2019. (Congresso).
X Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra. Africanidades e as encruzilhadas na contemporaneidade (coord. ST). 2019. (Congresso).
II Seminário Internacional de Estudos Africanos e Diaspóricos.Religiões na África. 2018. (Seminário).
XVI Encontro Estadual de História do Ceará: história pública e democracia.O conflito racial, a branquitude e as violências contra a diáspora negra no Atlântico Sul. 2018. (Encontro).
I Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos do Maciço do Baturité.População Negra no Brasil: história, memória e luta por direitos. 2017. (Seminário).
IX CBHE - História da Educação: global, nacional e regional. Coordenação Eixo Temático: Movimentos Sociais, Etnias e Gênero. 2017. (Congresso).
XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os Preconceitos: História e Democracia e. 2017. (Simpósio).
Temas Emergentes na Formação Docente.Educação e Diversidade na Formação. 2016. (Seminário).
I Seminário Internacional de Educação em Africanidades e Afrodescendência.Coordenação da Mesa: Diáspora e Afroperspectivas para a Educação. 2015. (Seminário).
Políticas, Currículo e Práticas na Educação Integral. 2015. (Seminário).
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação: matrizes interpretativa e internacionalizaçõ. Aprendendo entre irmãos: vida associativa e educabilidades entre irmandades negras de Pernambuco na primeira metade do século XIX. 2015. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação: matrizes interpretativa e internacionalizaçõ. 2015. (Congresso).
II Congresso Nacional de Educação para as Relações: sociedade e etnicidade. Minicurso Cabelo Crespo: reflexões acerca da identidade afrobrasileira no contexto escolar. 2014. (Congresso).
I Congresso Nacional de Educação para as relações étnicorraciais: identidades e alteridades. Minicurso - Pedagogias Afirmantivas: história, ancestralidade e identidade negra na sala de aula. 2013. (Congresso).
I Congresso Nacional de Educação para as relações étnicorraciais: identidades e alteridades. Conflitos na implementação da Lei 10.639/03 nas salas de aula da Rede Municipal do Recife: o que dizem as professores. 2013. (Congresso).
I Congresso Nacional de Educação para as relações étnicorraciais: identidades e alteridades.Educação das relações étnico-raciais: história e política curricular. 2013. (Simpósio).
I Congresso Nacional de Educação para as relações étnicorraciais: identidades e alteridades.O uso das mídias na escola para a disseminação da cultura afrobrasileira. 2013. (Simpósio).
XXVII Simpósio Nacional de História.Sobre o caráter educativo das irmandades negras no Brasil oitocentista. 2013. (Simpósio).
I Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa.Recriando laços: arranjos coletivos e processos formativos entre a população negra de Pernambuco no século XIX. 2012. (Outra).
I Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa.Instituições religiosas e práticas educativas I. 2012. (Outra).
III Congresso Internacional UFES/Université-Paris-Est/Universidade do Minho: territórios, poderes e saberes. Pertencimento e educabilidade entre artífices negros na primeira metade do século XIX em Pernambuco. 2011. (Congresso).
II Pensando Áfricas e suas diásporas.História da Educação do Negro no Brasil. 2011. (Seminário).
I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade na Educação.O estado brasileiro e a produção da exclusão social: reflexões sobre o processo sócio-educativo no sistema penitenciário. 2009. (Seminário).
I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade na Educação.O estado brasileiro e a produção da exclusão social: reflexões sobre o processo sócio-educativo no sistema penitenciário. 2009. (Seminário).
IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americano. Educação popular oitocentista e as contradições do projeto civilzatório. 2009. (Congresso).
Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva da Lei 10.639/03.Relatos das práticas pedagógicas na perspectiva da Lei 10.639/03 na Região Nordeste II. 2009. (Seminário).
XXV Simpósio Nacional de História: história e ética.Mestres de Todas as Artes: a presença negra no mundo dos ofícios urbanos do Brasil oitocentista. 2009. (Simpósio).
Colóquio Internacional "Educação, Raça e Desigualdade". 2008. (Outra).
Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania. Associacionismo Negro: uma contribuição à história ds movimentos sociais. 2008. (Congresso).
IV Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Escola e Leitura: trajetórias e construções identitárias da população negra. 2008. (Seminário).
V Congresso Brasileiro de História da Educação. Ofícios Declarados, Letras Sutis: processos de apropriação da leitura e da escrita entre escravos urbanos (1830-1850). 2008. (Congresso).
V Seminário de Educação e Movimentos Sociais.Pela Construção e Socialização do Conhecimento como um Direito Humano: demandas e ações da articulação negra em Pernambuco. 2008. (Seminário).
18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN.Letras, Cor e Compasso: instrução e profissionalização de trabalhadores negros no Recife (1830-1860). 2007. (Encontro).
III Colóquio de Políticas e Práticas Curriculares - "Globalização e Interculturalidade: currículo, espaço em litígio.História da Educação, Currículo e Interculturalidade: convergências em um estudo de caso. 2007. (Outra).
III Colóquio de Políticas e Práticas Curriculares - "Globalização e Interculturalidade: currículo, espaço em litígio.História da Educação, Currículo e Interculturalidade: convergências em um estudo de caso. 2007. (Outra).
I Seminário História e Cultura Histórica. 2007. (Seminário).
V Encontro Norte Nordeste de Estudantes de Pedagogia.O movimento Estudantil de Pedagogia e suas interfaces com o ME Nacional. 2007. (Encontro).
II Seminário Internacional de Educação: A Pesquisa em Educação - dilemas e perspectivas.Compassos Letrados: profissionais negros entre instrução e ofício em Pernambuco(1830-1860). 2006. (Seminário).
IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros-COPENE. Compassos Letrados: profissionais negros entre instrução e ofício em Pernambuco(1830-1860). 2006. (Congresso).
57ª Reunião Anual da SBPC.O Compasso Letrado: uma corporação de trabalhadores negros e o desafio da instrução em Pernambuco(1830-1850). 2005. (Outra).
V Colóquio Internacional Paulo Freire. 2005. (Simpósio).
24º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 2004. (Encontro).
Educação, Teoria Social e Pedagogia. 2004. (Seminário).
I Seminário sobre Ações Afirmativas do NEPHEPE(políticas de ações afirmativas, cotas no ensino superior). 2004. (Seminário).
Semana Pedagógica da UFPE. 2004. (Outra).
55ª Reunião Anual da SBPC. 2003. (Outra).
I Seminário Pedagógico " A Formação do Pedagogo". 2003. (Seminário).
IV Seminário de História "A Razão Histórica". 2003. (Seminário).
O Papel da Educação na Conquista dos Direitos Humanos e na Formação da Cidadania. 2003. (Seminário).
I Seminário de História da Educação da UFPE. 2002. (Seminário).
I Conferência Nacional sobre Responsabilidade Social no Setor Público e Cidadania Empresarial. 2001. (Seminário).
I Fórum de Licenciaturas e Pedagogia da UFPE. 2001. (Outra).
IX Congresso de Iniciação Científica. 2001. (Congresso).
Participação em bancas
LANNA, M. P. D.; PEGGION, E. A.;Luz, Itacir Marques da. CASAMENTO TRADICIONAL NA GUINÉ-BISSAU: Uma compreensão da instituição do casamento Fula. 2024. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de São Carlos.
NUNES, C.; GOMES, A. S.;Luz, Itacir Marques da. ?HISTÓRIA DAS ORGANIZAÇÕES NEGRAS E AS PRÁTICAS ATIVAS PARA O ENSINO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM MARANGUAPE/CE?. 2023. Dissertação (Mestrado em HISTÓRIA, CULTURAS E ESPACIALIDADES) - Universidade Estadual do Ceará.
REYNA, C. F. P.; PISSOLATO, E. P.;Luz, Itacir Marques da. O significado e representação das máscaras Mwana Pwo e Tchihongo na sociedade Tchokwe de Angola: uma reinterpretação das duas figuras na Mukanda. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
GABARRA, L. O. E.; CARVALHO, R. O.; SAVADOGO, P. B. A. H.;Luz, Itacir Marques da. Cultura e poder em Casamansa: uma leitura sobre a bibliografia colonial da região. 2021. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
FREIXO, A. L.;Luz, Itacir Marques da; ROZA, L. M.. Entre Os Campos e Os Escritos: Discurso e Representação Acerca da Narrativa de Brasilidade no Futebol. (1938- 1951). 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.
GABARRA, L. O.;Luz, Itacir Marques da; LIMA, J. D. S.; NAOUAR, O.; SAVADOGO, A.. Ressonâncias mouras na obra de Elomar. 2020. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
NAOUAR, O.; WALTER, R. G. M.; BONFIM, M. A. L.;Luz, Itacir Marques da. O sol é mesmo para todos? Aproximações entre James Baldwin e Harper Lee. 2024. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.
WALTER, R. G. M.; NAOUAR, O.; COELHO, R. M.; ANDRADE, J. G. S. C.;Luz, Itacir Marques da. DA GÊNESE DA NAÇÃO: etnicidade, colonialismo, diáspora e memória em Fausto Duarte. 2023. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.
COSTA, A. L. J.;Luz, Itacir Marques da; SALVADORI, M. A. B.; UGAYA, A. S.; ROSA, A. L.. ?NAS RODAS DE D. SELMA DO COCO: o potencial educativo da tradição, da resistência e do legado?. 2023. Tese (Doutorado em Doutorado) - Faculdade de Educação - USP.
REIS, M. C.;Luz, Itacir Marques da; BONA, V.; NUNES, C.. PRÁTICAS DE DOCENTES ATIVISTAS DO MOVIMENTO NEGRO: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ENSINO SUPERIOR?. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.
ARANTES, A. S.; COSTA-MACIEL, D. A. G.;Luz, Itacir Marques da. A temática indígina nos livros didáticos de história dos anos iniciais: uma análise dos livros recomendados pelo PNLD 2023 e das práticas em sala de aula. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Pernambuco.
RIBARD, F.; JESUS, L. S. B.;Luz, Itacir Marques da. ENSINO DE HISTÓRIA E MEMÓRIAS DO PÓS ABOLIÇÃO: TECENDO ENFRENTAMENTOS A INVISIBILIZAÇÃO AFROCEARENSE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Ceará.
NUNES, C.; CUNHA JUNIOR, H.;Luz, Itacir Marques da; VENANCIO, L.. A CONSTRUÇÃO DO NIGER/NEABI NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE E FORMAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional) - Universidade Regional do Cariri.
ROZA, L. M.;Luz, Itacir Marques da; FREIXO, A. L.. Entre Os Campos e Os Escritos: Discurso e Representação Acerca da Narrativa de Brasilidade no Futebol (1938- 1951). 2021. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.
MOURA, C. A. S.; ARAUJO, S. S. M.;Luz, Itacir Marques da. Os Filhos de Santo e o Espaço Escolar: uma discussão sobre a (re)construção das identidades religiosas de terreiro. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Profissional PROCADI) - Universidade de Pernambuco.
GOMES, A. S.; GABARRA, L. O.;Luz, Itacir Marques da; RIBARD, F.. IDENTIDADES INVISIBILIZADAS E CORPOS CONTROLADOS: DEBATES ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DAS POPULAÇÕES NEGRAS E DE SUAS RESISTÊNCIAS NO CEARÁ (1868-1903). 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
ARANTES, A. S.; PASSOS, J. C.;Luz, Itacir Marques da. Políticas Educacionais de Ações Afirmativas no Município de Goiana-PE: Concepções e Ações Institucionais Voltadas para as Relações Étnico-Raciais. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Pernambuco.
ROZA, L. M.; QUELLER, J. J.;Luz, Itacir Marques da. Entre os Campos e a Imprensa: discurso e representação a respeito do racismo no Brasil com ênfase no futebol entre os anos de 1938 - 1958. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.
MESSIAS, E. P.;Luz, Itacir Marques da. . Resgatando a identidade cultural através da leitura no Ensino Fundamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Proposta Curricular e Metodologia na Ed. Integral) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
NASCIMENTO, E. R.;Luz, Itacir Marques da. . Jovens de 15 a 17 Anos: protagonismo juvenil e empoderamento. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Proposta Curricular e Metodologia na Ed. Integral) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Luz, Itacir Marques da; ALVES, V. A.; SANTOS, C. E.; DUARTE, A.. Educação à Distância: perspectiva de universalização do ensino e alternativa de aprendizagem. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.
Luz, Itacir Marques da; ALVES, V. A.; SANTOS, C. E.. O uso das mídias na escola para a disseminação da cultura afro-brasileira. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.
PAIVA FILHO, G.; FERNANDES, M. E.; COSTA, T. C.;Luz, Itacir Marques da. A Fuga. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
FERNANDES, M. E.; SANTOS FILHO, G. P.;Luz, Itacir Marques da; COSTA, T. A. C.. A última mensagem da Terra. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade de Fortaleza.
CARVALHO, R. O.; MAGRINI, P. R.;Luz, Itacir Marques da. ?PAPEL DO BANCO COMUNITÁRIO NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: O CASO DE BANCO PALMAS. ?,. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
BERNARDO, C. M. C.; SILVA, R. R.;Luz, Itacir Marques da. Os desafios enfrentados por alunos da educação de jovens e adultos em uma escola do município de Pacatuba. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
ROWER, J. E.; COSTA, J. S.;Luz, Itacir Marques da. As epistemologias africanas nas escolas: entre a lei e a prática, desafios e novas propostas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
CARVALHO, R. O.;Luz, Itacir Marques da; MONTEIRO, A. O. C.. Violência obstétrica na assistência ao parto na Guiné-Bissau: relatos das mulheres mães. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
SILVA, J. B. R.;Luz, Itacir Marques da; REIS, L. N.. Cazumba e Cazumbá: sobre nome. memória e multiculturalidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pernambuco.
GABARRA, L. O.;Luz, Itacir Marques da; PINHEIRO, J. D.. Ensino de História e memória Afroindígena na comunidade de Caetano em Beberibe-CE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
MONTEIRO, A. O. C.;Luz, Itacir Marques da; CARVALHO, R. O.. A formação do estado nacional e a diversidade cultural e étnica na Guiné-Bissau. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
CARVALHO, R. O.; MONTEIRO, A. O. C.;Luz, Itacir Marques da. A mediação étnica e a prática religiosa em Guiné-Bissau: a religião tradicional africana e o catolicismo praticada pela etnia mandjaco no setor de calequisse a partir da década de 80. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
GABARRA, L. O.; MONTEIRO, A. O. C.;Luz, Itacir Marques da. Tradição oral: recolha e analise de lendas guineenses. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
GABARRA, L. O.; BORGES, E.;Luz, Itacir Marques da. O processo de marginalização da população negra em Fortaleza (1864-1930). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
LIMA, I. C.; DOMINGOS, L. T.;Luz, Itacir Marques da. As relações diplomáticas entre Guiné-Bissau e Cabo Verde após as independências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
BORGES, E.; MONTEIRO, A. O. C.;Luz, Itacir Marques da. Resultados e dificuldades da implementação do Ensino de História da África nas escolas públicas no município de Acarape-CE (2013-2016). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
MURARO, A. C.;Luz, Itacir Marques da; SARAIVA, S. S.. Branquitude e prestígios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
OLIVEIRA, E. R.; SILVA, G. C. E.;Luz, Itacir Marques da. Cultura Afro-brasileira: dança do maracatu no Ceará e as suas representações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
MESSIAS, E. P.;Luz, Itacir Marques da. Relações étnicorraciais e identidade negra na EJAI: uma pesquisa-ação em uma escola da cidade do Recife. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MARTINS, A.;Luz, Itacir Marques da; BOTTLER, A. H.. A importância da educação étnicorracial no ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MARTINS, A.;Luz, Itacir Marques da; CARVALHO, L. M. T. L.. Albuquerque Filho e Antônio C.Barros Neto.Pesquisando atividades sobre a Lei 10.639/03 desenvolvidas por docentes de história do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.
MARTINS, A.;Luz, Itacir Marques da; MORAES, A. G.. Estudo sobre a Lei 10.639/02 no curso de Pedagogia da UFPE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.
Luz, Itacir Marques da; MOURA, D. C.; BOTTLER, A. H.. Educação Etnicorracial: o olhar de representantes de grupos e entidades negras sobre os 10 anos da Lei 10.639/2003 na Região Metropolitana do Recife.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.
ARAÚJO, Clarissa; MOURA, D. C.;Luz, Itacir Marques da. As representações sociais dos estudantes sobre os(as) professores (as) negros (as) na escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.
Luz, Itacir Marques da; SILVA, J. B. R. da. A questão trabalhista dos ex-escravizados e seus descendentes na Zona da Mata Pernambucana no período pós-colonial (1888-1904). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Pernambuco.
MOURA, D. C.;Luz, Itacir Marques da; BOTTLER, A. H.. Ações Afirmativas e a Educação das Relações Étnicorraciais: 10 anos de institucionalização da Lei 10.639/03. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.
SANTANA, M. M.Luz, Itacir Marques da; BOTELHO, D.. A lei 10.639/03 na prática de professoras da rede municipal de ensino da Prefeitura do Recife: dificuldades, desafios e enfrentamentos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
OLIVEIRA, E. R.;Luz, Itacir Marques da; BEDOYA, L. E. T.. História da Educação. 2017. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
ALVES, C.;Luz, Itacir Marques da; CUNHA JUNIOR, H.. História Geral e História da África no Ensino Fundamental. 2017. Universidade do Estado de Minas Gerais.
SUBUHANA, C.; OSSAGO, R.;Luz, Itacir Marques da. Seleção Professor Substituto - Antropologia da África. 2022. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
Luz, Itacir Marques da. Comissão julgadora do XIII Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra. 2022. Universidade Regional do Cariri.
NUNES, C.; CUNHA JUNIOR, H.;Luz, Itacir Marques da. Processo seletivo - Mestrado Profissional em Educação. 2021. Universidade Regional do Cariri.
Luz, Itacir Marques da. Edital ProExt/Pibex. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.
Luz, Itacir Marques da. XVI Congresso de Iniciãção Científica-UFPE/Fundaj. 2008. Universidade Federal de Pernambuco.
Luz, Itacir Marques da; MELQUIADES, E.; SANTOS, R. C.; SANTOS, M. H. S.; KIERMES, D.. V Encontro Norte-Nordeste dos Estudantes de Pedagogia. 2007. Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia.
Orientou
Arte sacra afro-brasileira e sincretismo religioso: um estudo ao acervo protegido pelo Museu Sacro São José de Ribamar, em Aquiraz, Ceará (1967-2009); Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graducação em História) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);
Ressonâncias mouras na música de Elomar; 2020; Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, ; Coorientador: Itacir Marques da Luz;
Caminhos da diáspora negra no Atlântico: circulação de negros(as) escravizados(as), livres e libertos(as) entre Estados Unidos, Libéria e Canadá (1847-1861); 2024; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Itacir Marques da Luz;
Resistência Cabinda: uma perspectiva sobre a luta pela independência angolana; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Itacir Marques da Luz;
Preconceito Racial no Ceará: discutindo a discriminação na cidade de Redenção; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Itacir Marques da Luz;
Casamento e Tradições ritualísticas em Guiné-Bissau: a Catandeira suas representações; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Itacir Marques da Luz;
A educação patrimonial como instrumento de valorização do espaço escolar; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Proposta Curricular e Metodologia na Ed; Integral) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, RENAFORM/MEC; Orientador: Itacir Marques da Luz;
Educação à distância: perspectiva de universalização do ensino e alternativa de aprendizagem; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ministério da Educação; Orientador: Itacir Marques da Luz;
Educação e cultura afro-brasileira através do uso das midias na escola; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ministério da Educação; Orientador: Itacir Marques da Luz;
África na sala de aula: discutindo abordagens e questões curriculares sobre o continente ancestral no espaço escolar; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Itacir Marques da Luz;
Etnicidade e relifgião Guiné-Bissau: um olhar sobre as dinâmicas de acionamentodos simbolos e narrativas religiosas na etnia Beafada; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Itacir Marques da Luz;
Desigualdade racial e ensino superior: acesso e permanência de homens negros no Maciço de Baturité-CE; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Itacir Marques da Luz;
Ka Lawol Deugal: Percepções sobre as mulheres Fula e o casamento tradicional na Guiné-Bissau; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Itacir Marques da Luz;
Casamento Tradicional em Angola: tradição e desdobramentos sociais na atualialidade; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Itacir Marques da Luz;
Cultura e poder: conflitos étnicos e territoriais na África Ocidental entre o final do século XVIII e início do século XIX; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Itacir Marques da Luz;
Configuração da identidade fula na África Ocidental entre o final do século XVIII e o início do XIX; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Itacir Marques da Luz;
Discutindo a identidade cultural do povo tchokwe; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Itacir Marques da Luz;
Relações Raciais no Ceará: fenótipos e estereótipos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira; Orientador: Itacir Marques da Luz;
O ensino da arte na Educação de Jovens e Adultos: pressupostos curriculares e prática pedagógica nas escolas da rede municipal do Recife; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Itacir Marques da Luz;
A lei 10; 639/03 na prática de professoras da rede municipal de ensino da Prefeitura do Recife: dificuldades, desafios e enfrentamentos; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Itacir Marques da Luz;
A Lei 10; 639/03: práticas de ensino e aprendizagem para uma educação anti-racista; 2015; Orientação de outra natureza; (Estágio no Ensino Fundamental) - Serviço Social do Comércio (PE); Orientador: Itacir Marques da Luz;
Produções bibliográficas
-
NUNES, C. ; CRESSONI, F. ; Luz, Itacir Marques da . Panorama das experiências de luta antirracista na defesa de ações afirmativas para a população negra no estado do Ceará. Repecult Revista Ensaios e Pesquisas em Educação e Cultura , v. 7, p. 85-100, 2023.
-
NUNES, C. ; Luz, Itacir Marques da . SOBRE O ANCESTRAL, O LEGADO E O REGISTRO: DISCUTINDO A EXPERIÊNCIA DO CONGRESSO ARTEFATOS DA CULTURA NEGRA PELAS LENTES DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. Sillogés , v. 5, p. 01-493, 2022.
-
Luz, Itacir Marques da . Por uma universidade como território de saberes, artes e africanidades. Batuko - Arte, Cultura, Educação e Igualdade Racial , v. 4, p. 16-56, 2020.
-
Luz, Itacir Marques da . No interior da memória: caminhos, símbolos e fontes de um passado afrobrasileiro. DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 11, p. 01-624, 2019.
-
Luz, Itacir Marques da . IRMANDADE E EDUCABILIDADE: UM OLHAR SOBRE OS ARRANJOS ASSOCIATIVOS NEGROS EM PERNAMBUCO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 32, p. 15-395, 2016.
-
SANTANA, M. M. ; Luz, Itacir Marques da ; MARTINS, A. . Dilemas e aporias subjacentes aos processos de implementação da Lei 10.639/2003. Educar em Revista (Impresso) , v. 47, p. 15-336, 2013.
-
Luz, Itacir Marques da . Alfabetização e escolarização de trabalhadores negros no Recife oitocentista: perfis e possibilidades. Revista Brasileira de História da Educação , v. 13, p. 9-266, 2013.
-
Luz, Itacir Marques da . Pela mão do preto mestre: contribuições negras ao ensino de ofícios em Pernambuco. Interfaces de Saberes (FAFICA. Online) , v. 13, p. 1-21, 2013.
-
Luz, Itacir Marques da . Dimensões do pertencimento numa irmandade de artífices do Recife oitocentista. Gênero & História (UFPE) , v. IX, p. 18, 2013.
-
Luz, Itacir Marques da ; Luz, Itacir Marques da ; MARTINS, A. . Dilemas e aporias subjacentes aos processos de implementação da Lei 10.639/2003. Educar em Revista (Impresso) , v. 47, p. 15-336, 2013.
-
Luz, Itacir Marques da ; Luz, Itacir Marques da ; MARTINS, A. . Dilemas e aporias subjacentes aos processos de implementação da Lei 10.639/2003. Educar em Revista (Impresso) , v. 47, p. 15-336, 2013.
-
Luz, Itacir Marques da . Recriando Laços: arranjos coletivos e processos formativos entre a população negra de Pernambuco no século XIX. e-Hum , v. 5, p. 1-252, 2012.
-
ARANTES, A. S. (Org.) ; Luz, Itacir Marques da (Org.) ; SANTOS, M. E. V. (Org.) . Território Negro - Percepções Históricas e educacionais sobre as relações étnico raciais no nordeste brasileiro. 1. ed. Recife: Editora UFPE, 2020. v. 1. 201p .
-
FERRAZ, B. T. (Org.) ; MESSIAS, E. P. (Org.) ; Luz, Itacir Marques da (Org.) . Proposta Curricular e Metodologia na Educação Integral. 1. ed. Recife: MXM Gráfica & Editora, 2016. v. 1. 193p .
-
Luz, Itacir Marques da . Compassos Letrados: artífices negros entre instrução e ofício no Recife (1840-1860). 1. ed. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013. v. 1. 242p .
-
MOURA, L. F. ; SILVA, M. S. F. ; COSTA, S. M. ; LESSA, F. W. A. ; Luz, Itacir Marques da . A IMPLEMENTAÇÃO DAS LEIS 10.639 E 11.645: PROMOVENDO UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E INCLUSIVA A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PIBID HISTÓRIA/CE. In: MARTINS, Elcimar Simão; ARAÚJO, Juliana Geórgia Gonçalves de; NUNES, Reginaldo de Oliveira. (Org.). Entre o ensinar e o aprender: o PIBID UNILAB como agente de transformação da educação. 1ed.CACHOEIRINHA FLORIANOPOLES: FI, 2024, v. 1, p. 213-222.
-
CASTRO, A. P. S. S. ; CABRAL, M. S. ; CASTRO, M. Q. ; OLIVEIRA, V. R. F. ; Luz, Itacir Marques da . A IMPORTÂNCIA DA LEI 10.639/03 NO PIBID: APRENDIZAGEM DOCENTE E ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. In: MARTINS, Elcimar Simão; ARAÚJO, Juliana Geórgia Gonçalves de; NUNES, Reginaldo de Oliveira. (Org.). Entre o ensinar e o aprender: o PIBID UNILAB como agente de transformação da educação. 1ed.CACHOEIRINHA FLORIANOPOLES: FI, 2024, v. 1, p. 224-234.
-
Luz, Itacir Marques da ; GONDIM, W. J. S. ; ROCHA, G. L. ; CAPINGALA, E. S. P. ; SILVA, F. L. ; COSTA, S. M. . RELATOS DE EXPERIÊNCIAS ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE NO ÂMBITO DO PIBID (2022-2023). In: MARTINS, Elcimar Simão; ARAÚJO, Juliana Geórgia Gonçalves de; NUNES, Reginaldo de Oliveira. (Org.). Entre o ensinar e o aprender: o PIBID UNILAB como agente de transformação da educação. 1ed.CACHOEIRINHA FLORIANOPOLES: FI, 2024, v. 1, p. 235-243.
-
Luz, Itacir Marques da ; CAOMIQUE, N. G. ; DJALO, M. ; RODRIGUES, B. P. ; OLIVEIRA, V. R. F. . OFICINAS TEMÁTICAS PARA SUPERAR O RACISMO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DO PIBID HISTÓRIA. In: MARTINS, Elcimar Simão; ARAÚJO, Juliana Geórgia Gonçalves de; NUNES, Reginaldo de Oliveira. (Org.). Entre o ensinar e o aprender: o PIBID UNILAB como agente de transformação da educação. 1ed.CACHOEIRINHA FLORIANOPOLES: FI, 2024, v. 1, p. 244-252.
-
Luz, Itacir Marques da ; SILVA, P. V. C. ; MOURA, W. S. ; OLIVEIRA, V. R. F. . PIBID HISTÓRIA: ELABORAÇÃO DE OFICINAS SOBRE A TEMÁTICA DO RACISMO NA ESCOLA. In: MARTINS, Elcimar Simão; ARAÚJO, Juliana Geórgia Gonçalves de; NUNES, Reginaldo de Oliveira. (Org.). Entre o ensinar e o aprender: o PIBID UNILAB como agente de transformação da educação. 1ed.CACHOEIRINHA FLORIANOPOLES: FI, 2024, v. 1, p. 253-261.
-
NUNES, C. ; Luz, Itacir Marques da ; CUNHA JUNIOR, H. . Festas negras no Cariri cearense: repensar a escola para o ensino das africanidades. In: NUNES, Cícera; NASCIMENTO, Francisco Joedson; FLORENCIO, Thiago. (Org.). A escola de educação básica e a educação para as relações étnico-raciais. 1ed.Fortaleza: Editora Parentes, 2022, v. 1, p. 07-180.
-
Luz, Itacir Marques da . Da sobra do Baobá: relfexões sobre o ensino de História em uma perspectiva Afro-brasileira. In: MOURA, Carlos André Silva de; SANTOS, Mário Ribeiro dos. (Org.). Ultrapassando Fronteiras: narrativas e reflexões para o ensino de História. 1ed.Recife: Editora da Universidade de Pernambuco, 2020, v. 1, p. 9-340.
-
Luz, Itacir Marques da . Negras Memórias: sobre identidades, existências e enfrentamentos históricos num interior nordestino. In: Adlene Silva Arantes; Itacir Marques da Luz; Maria Emília Vasconcelos dos Santos. (Org.). Território Negro - Percepções Históricas e educacionais sobre as relações étnico raciais no nordeste brasileiro. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2020, v. 1, p. 1-201.
-
Luz, Itacir Marques da . O rosário, o compasso e o terço: laços sociais e educabilidades negras em Pernambuco (1800-1850). In: Luciano Mendes Faria Filho; Meily Assbú Linhares. (Org.). História e Historiografia da Educação: múltiplas narrativas. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2017, v. 1, p. 9-623.
-
Luz, Itacir Marques da . Sobre arranjos coletivos e práticas educativas negras no século XIX: o caso da Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco. In: Marcos Vinícius Fonseca; Surya Aaronovich Pombo. (Org.). A história da educação dos negros no Brasil. 1ed.Niterói: EdUFF, 2016, v. 1, p. 7-442.
-
SANTANA, M. M. ; Luz, Itacir Marques da ; MARTINS, A. . Regional Nordeste II. In: Nilma Lino Gomes. (Org.). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03. 1ed.Brasilia: MEC/Unesco/IPEA, 2012, v. 1, p. 7-388.
-
Luz, Itacir Marques da . Compassos Letrados: trabalhadores negros entre a instrução e o ofício em Pernambuco (1830-1860). In: OLIVEIRA, Iolanda; AGUIAR, Márcia Ângela; SILVA, Petronilha Beatriz; OLIVEIRA, Rachel de.. (Org.). Negro e Educação 4: Linguagens, educação, resistências, políticas públicas. 1ed.São Paulo: Ação Educativa, ANPED, 2008, v. 4, p. 5-336.
-
Luz, Itacir Marques da . Negros com-passos letrados:a ação educativa da Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais. In: GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; MELO, Juliana Ferreira de; SOUZA, Maria José Francisco de; RESENDE, Patrícia Cappuccio.. (Org.). História da cultura escrita: séculos XIX e XX. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2007, v. 1, p. 9-437.
-
MARTINS, A. ; REIS, M. C. ; Luz, Itacir Marques da . O currículo na perspectiva das relações étnicorraciais. In: VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo, 2017, Recife. Currículo, cultura, inclusão e diferenças. Recife: Biblioteca ANPAE, 2016. v. 1. p. 550-559.
-
Luz, Itacir Marques da . Sobre o caráter educativo das irmandades negras no Brasil oitocentista. In: XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2013, Natal. ANAIS DO XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. São Paulo: ANPUH, 2013. v. 1. p. 1-15.
-
COSTA, A. L. J. ; Luz, Itacir Marques da . Educação popular oitocentista e as contradições do projeto civilizatório. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americano, 2009, Fortaleza. IX Cihela: educação, autonomia e identidades na América Latina. Rio de Janeiro: Quartet Editora e Comunicação Ltda., 2009. v. 1. p. 1-14.
-
COSTA, E. F. ; Luz, Itacir Marques da . Da exclusão à inclusão: a educação como alternativa de superação. In: I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade, 2009, João Pessoa. I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade, 2009.
-
COSTA, E. F. ; Luz, Itacir Marques da . O Estado brasileiro e a produção da exclusão social: reflexões sobre o processo sócio-educativo no sistema penitenciário. In: I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade, 2009, João Pessoa. I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade, 2009. v. 1. p. 1-14.
-
Luz, Itacir Marques da . Associacionismo Negro: uma contribuição à história dos movimentos sociais no Brasil. In: Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: novas perspectivas da sociologia da educação, 2008, João Pessoa. Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: novas perspectivas da sociologia da educação, 2008.
-
Luz, Itacir Marques da . Ofícios Declarados, Letras Sutis: processos de apropriação da leitura e da escrita entre escravos urbanos (1830-1850). In: V Congresso Brasileiro de História da Educação: o ensino e a pesquisa em História da Educação, 2008, Aracajú. V Congresso Brasileiro de História da Educação: o ensino e a pesquisa em História da Educação, 2008.
-
Luz, Itacir Marques da . Letras, Cor e Compasso: instrução e profissionalização de trabalhadores negros no Recife (1830-1860). In: 18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste: inovações, desafios e resultados, 2007, Maceió. 18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste: inovações, desafios e resultados. Maceió: Edufal, 2007. v. 1. p. 2-12.
-
Luz, Itacir Marques da . História da Educação, Currículo e Interculturalidade: convergências de um estudo de caso. In: III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2007, João Pessoa. Anais (Colóquio Internacional Políticas e Práticas Curriculares. CD-Rom). João Pessoa: Editora UFPB, 2007. v. 1. p. 1-10.
-
Luz, Itacir Marques da ; GALVAO, A. M. O. ; CUNHA JUNIOR, H. . Compassos Letrados: profissionais negros entre instrução e ofício em Pernambuco(1830-1860). In: IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros-COPENE, 2006, Salvador. IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros-COPENE, 2006.
-
Luz, Itacir Marques da ; GALVAO, A. M. O. ; CUNHA JUNIOR, H. . Compassos Letrados: profissionais negros entre instrução e ofício em Pernambuco(1830-1860). In: II Seminário Internacional de Educação: A Pesquisa em Educação - dilemas e perspectivas, 2006, Aracaju. II Seminário Internacional de Educação: A Pesquisa em Educação - dilemas e perspectivas, 2006. v. 1. p. 1-12.
-
Luz, Itacir Marques da . Pertencimento e educabilidade entre artífices negros na primeira metade do século XIX em Pernambuco. In: III Congresso Internacional UFES/Univeersité Paris-Est/Universidade do Minho: territórios, poderes e identidades, 2011, Vitória - ES. III Congresso Internacional UFES/Univeersité Paris-Est/Universidade do Minho: territórios, poderes e identidades. Vitória - ES: GM, 2011.
-
Luz, Itacir Marques da . Mestres de todas as artes: a presença negra no mundo dos ofícios urbanos no Brasil oitocentista. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. História e Ética. São Paulo: Associação Nacional de História, 2009. p. 36-505.
-
COSTA, E. F. ; Luz, Itacir Marques da . O Estado brasileiro e a produção da exclusão social: reflexões sobre o processo sócio-educativo no sistema penitenciário. In: I Seminário Internacional sobre Exclusão, Inclusão e Diversidade, 2009, João Pessoa. Da exclusão à inclusão: a educação como alternativa de superação. João Pessoa: Editora da Universidade Federal da Paraíba, 2009.
-
COSTA, A. L. J. ; Luz, Itacir Marques da . Educação popular oitocentista e as contradições do projeto civilizatório. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009, Rio de Janeiro. IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana, 2009.
-
Luz, Itacir Marques da . Associacionismo Negro: uma contribuição à história dos movimentos sociais no Brasil. In: Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: novas perspectivas da sociologia da educação, 2008, João Pessoa. Conferência Internacional Educação, Globalização e Cidadania: novas perspectivas da sociologia da educação, 2008.
-
Luz, Itacir Marques da . Educação e Escravismo: processos de escolarização e alfabtização de trabalhadores negros no Recife oitocentista. In: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: cultura escolar, migrações e cidadania, 2008, Porto. VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: cultura escolar, migrações e cidadania-Livro de Resumos. Porto: Porto Editora, 2008. p. 07-525.
-
Luz, Itacir Marques da . Ofícios declarados, letras sutis: processos de apropriação da leitura e da escrita entre escravos urbanos (1830-1860). In: V Congresso Brasileiro de História da Educação, 2008, Aracajú. O ensino e a pesquisa em história da educação. Prado Velho: Sociedade Brasileira de História da Educação, 2008. p. 10-433.
-
Luz, Itacir Marques da . Pela construcão e socialização do conhecimento como um direito humano. In: V Seminário de Educação e Movimentos Sociais, 2008, João Pessoa. Educação popular, saberes e inclusão: caminhos para a reinvenção da sociedade, 2008.
-
Luz, Itacir Marques da . História da Educação, Currículo e Interculturalidade: convergências em um estudo de caso. In: III Colóquio Internacional de Politicas e Práticas Curriculares - "Globalização e Interculturalidade: currículo, espaço em litígio, 2007, João Pessoa. III Colóquio Internacional de Politicas e Práticas Curriculares - "Globalização e Interculturalidade: currículo, espaço em litígio, 2007.
-
Luz, Itacir Marques da . Letras, Cor e Compasso: instrução e profissionalização de trabalhadores negros no Recife (1830-1860). In: 18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2007, Maceió. 18 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN, 2007.
-
Luz, Itacir Marques da ; GALVAO, A. M. O. . O Compasso Letrado: uma corporação de trabalhadores negros e o desafio da instrução em Pernambuco(1830-1850). In: 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005.
-
Luz, Itacir Marques da ; GALVAO, A. M. O. . Trabalhadores Negros e Instrução no Recife: a Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco(1830-1850). In: XII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco-VCEPE, 2004, Recife. V Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPE. Cid. Univer. - Recife: Editora Universitária, 2004.
-
Luz, Itacir Marques da . Irmandade e Educabilidade: um olhar sobre os arranjos associativos negros em Pernambuco na primeira metadeo do século XIX. Educação em Revista (UFMG. Impresso) , 2016.
-
Luz, Itacir Marques da . Sobre arranjos coletivos e práticas educativas negras no século XIX: o caso da Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco. História da Educação dos Negros no Brasil , 2016.
-
Luz, Itacir Marques da . Mundo Afroislâmico: por uma outra abordagem da história medieval. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da . Os estudos sobre população negra no estado do Ceará. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Luz, Itacir Marques da . Desafios das ações afirmativas no estado do Ceará. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CUNHA JUNIOR, H. ; Luz, Itacir Marques da . Introdução ao Pensamento de Cheick Anta Diop. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Luz, Itacir Marques da ; LIMA, J. S. ; MOURA, L. F. . Entre folhas e bençãos: cartografando as rezadeiras/benzedeiras e rezadores/benzedores em Acarape e Redenção ? CE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da . Desafios das ações afirmativas no estado do Ceará. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Luz, Itacir Marques da . Os estudos sobre população negra no estado do Ceará. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Luz, Itacir Marques da . Arranjos coletivos e práticas educatuvas negras no século XIX em Pernambuco. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Luz, Itacir Marques da . Cartografando as rezadeiras/benzedeiras e rezadores/benzedores em Acarape e Redenção ? CE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Luz, Itacir Marques da . Memória, ensino de história e patrimônio na afro diáspora (coord. ST). 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Luz, Itacir Marques da . Notas sobre as bases históricas e as os processos de configuração cultural das nações na África Ocidental (1750-1800). 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Luz, Itacir Marques da ; BALDE, S. . A DIFUSÃO DO ISLÃO NA GUINÉ-BISSAU SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da . Notas sobre as bases históricas e as os processos de configuração cultural das nações na África Ocidental (1750-1800). 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da . O conflito racial, a branquitude e as violências contra a diáspora negra no Atlântico Sul (coord. ST). 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Luz, Itacir Marques da . UM DEUS DE MUITAS FACES: tessituras do Islamismo entre a África e a Diáspora. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da . Movimentos sociais, Etnias e Gênero (coord. ST). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Luz, Itacir Marques da . Das letras de Izídio: reflexões sobre a relação de um carpinteiro negro com as letras no Recife oitocentista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, A. ; REIS, M. C. ; Luz, Itacir Marques da . O currículo na perspectiva das relações étnicorraciais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da . Negras Memórias: um reencontro entre a África e o Ceará. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da . Direitos Humanos e Etnia: identidades, diferenças e desafios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Luz, Itacir Marques da . História da EJA no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Luz, Itacir Marques da . A importância do Movimento Negro no processo educacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Luz, Itacir Marques da . História e Educação de Jovens e Adultos no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Luz, Itacir Marques da ; ANDRADE, R. B. . Conflitos na implementação da Lei 10.639/03 nas salas de aula da rede municipal da cidade do Recife: o que dizem as professoras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da ; MARTINS, A. ; MESSIAS, E. P. . Educação das relações étnico-raciais: história e política curricular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Luz, Itacir Marques da ; MACEDO, R. A. A. . O uso das mídias na escola para a disseminação da cultura afrobrasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da . Sobre o caráter educativo das irmandades negras no Brasil oitocentista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da . Recriando laços: arranjos coletivos e processos formativos entre a população negra de Pernambuco no século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da . Pertencimento e educabilidade entre artífices negros na primeira metade do século XIX em Pernambuco. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da . Tecituras entre pertencimento racial e estatuto social no Recife oitocentista: o caso da Irmandade de São José do Ribamar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da . Luta Social e Ação Educacional do Povo Negro no Oitocentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Luz, Itacir Marques da . Mestres de todas as artes: a presença negra no mundo dos ofícios urbanos do Brasil oitocentista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da . Associacionismo negro: uma contribuição à história dos movimentos sociais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da . Pela construção e socialização do conhecimento como um direito humano: demandas e ações da articulação negra em Pernambuco. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da . Quem "construiu" esse Liceu: dimensões de uma história mal-contada da educação em Pernambuco. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da . Ofícios Declarados, Letras Sutis: processos de apropriação da leitura e da escrita entre escravos urbanos (1830-1850). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da . Letras, Cor e Compasso: instrução e profissionalização de trabalhadores negros no Recife (1830-1860). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da . História da Educação, Currículo e Interculturalidade: convergências em um estudo de caso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da ; GALVAO, A. M. O. ; CUNHA JUNIOR, H. . Compassos Letrados: profissionais negros entre instrução e ofício em Pernambuco(1830-1860). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da ; GALVAO, A. M. O. ; CUNHA JUNIOR, H. . Compassos Letrados: profissionais negros entre instrução e ofício em Pernambuco(1830-1860). 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da ; GALVAO, A. M. O. . O Compasso Letrado: uma corporação de trabalhadores negros e o desafio da instrução em Pernambuco(1830-1850). 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Luz, Itacir Marques da ; GALVAO, A. M. O. ; CUNHA JUNIOR, H. . Compassos Letrados: profissionais negros e o desafio entre instrução e ofício em Pernambuco(1830-1860). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da . Educação e Interculturalidade.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Luz, Itacir Marques da ; GALVAO, A. M. O. ; CUNHA JUNIOR, H. . Trabalhadores Negros e Instrução no Recife: a Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco(1830-1850). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da ; GALVAO, A. M. O. . Trabalhadores Negros e Instrução no Recife: a Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco(1830-1850). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da ; GALVAO, A. M. O. . Trabalhadores Negros e a Instrução no Recife: a fundação da Sociedade dos Artistas(1830-1850). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Luz, Itacir Marques da . Literatura Infantil Etnicorracial. Recife: Projeto de Extensão/Atividade Curricular da disciplina Educação e Relações Etnicorraciais no Brasil, 2015 (Coordenação - Coleção Literatura Infantil e Relações Etnicorraciais).
-
FERRAZ, B. T. ; MESSIAS, E. P. ; Luz, Itacir Marques da . Proposta Curricular e Metodologia na Educação Integral. Recife: Editora Universitária/UFRPE, 2015 (Organização de Livro).
Outras produções
Luz, Itacir Marques da . Dos muros às frestas: a Irmandade Nossa Senhora da Lampadosa como espaço étnico-cultural. 2020.
SANTOS, R. C. ; Luz, Itacir Marques da ; MELQUIADES, E. ; KIERMES, D. ; SANTOS, M. H. S. . V Encontro Norte - Nordeste de Estudantes de Pedagogia. 2007.
Luz, Itacir Marques da . STORIA DI MINDJERIS: Corporalidades, Liberdade e Trabalho. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Luz, Itacir Marques da . Patrimônio Imaterial e Ensino de História da África. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Luz, Itacir Marques da . Diretrizes Curriculares para o Ensino das Relações Raciais. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FERRAZ, B. T. ; MESSIAS, E. P. ; POLICARPO JUNIOR, J. ; Luz, Itacir Marques da . Política e Gestão da Educação: desafios e possibilidades para a educação integral. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Luz, Itacir Marques da ; FRANCO, A. J. ; JALO, M. U. . ENTRE O AVANÇO COLONIAL E AS RESSIGNIFICACÕES CULTURAIS NA ÁFRICA OCIDENTAL (1850-1890). 2024. (Relatório de pesquisa).
Luz, Itacir Marques da ; BALDE, S. . O ISLÃ E O MUNDO AFRICANO: INVESTIGANDO AS BASES HISTÓRICAS DA FORMAÇÃO DAS NAÇÕES E SEUS DESDOBRAMENTOS CULTURAIS NA ÁFRICA OCIDENTAL (1750-1800). 2019. (Relatório de pesquisa).
Luz, Itacir Marques da ; ANDRADE, R. B. . Minicurso Cabelo Crespo: reflexões acerca da identidade afrobrasileira no contexto escolar. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Luz, Itacir Marques da . Pedagogias Afirmativas: história, ancestralidade e identidade negra na sala de aula. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Luz, Itacir Marques da ; MESSIAS, E. P. . Minicurso - Pedagogias Afirmantivas: história, ancestralidade e identidade negra na sala de aula. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Luz, Itacir Marques da . Diáspora e experiência: resistência e educabilidade entre a população negra no Brasil oitocentista. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Luz, Itacir Marques da . História da Educação: o que precisamos saber sobre.... 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Luz, Itacir Marques da ; GALVAO, A. M. O. ; CUNHA JUNIOR, H. . COMPASSOS LETRADOS: PROFISSIONAIS NEGROS ENTRE INSTRUÇÃO E OFÍCIO EM PERNAMBUCO (1830-1860). 2006. (Relatório de pesquisa).
Luz, Itacir Marques da ; GALVAO, A. M. O. . COMPASSOS LETRADOS: PROFISSIONAIS NEGROS ENTRE INSTRUÇÃO E OFÍCIO EM PERNAMBUCO (1830-1850). 2005. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Identidade e patrimônio em quilombos pernambucanos: ações para a implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Itacir Marques da Luz - Integrante / Adlene Silva Arantes - Coordenador / Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel - Integrante / Romero Antonio de Almeida Silva - Integrante / Givânia Maria da Silva - Integrante / Jonathas de Paula Chaguri - Integrante / Patrícia Formiga Maciel Alves - Integrante.
-
2023 - 2024
ENTRE O AVANÇO COLONIAL E AS RESSIGNIFICACÕES CULTURAIS NA ÁFRICA OCIDENTAL (1850-1890), Descrição: O projeto teve como objetivo compreender os impactos do avanço colonial na chamada África Ocidental, observando também as expressões da capacidade de ressignificação cultural por parte dos povos dessa região, dentre os quais destaca-se a configuração do islamismo no contexto local. Nesse sentido, nos propusemos a analisar a o papel da presença colonial através da atuação dos seus agentes políticos na segunda metade do século XIX, mais exatamente entrre 1850 e 1890, tendo em vista que a singularidade da formação identitária dos povos e suas nações dessa região, resultante de um amálgama entre os elementos das tradições culturais preexistentes e os princípios islâmicos, estabelecendo assim um universo cultural próprio com seus valores, símbolos, formas de organização social e instituições. Para realizar a investigação, tomamos como arcabouço teórico os Estudos Pós-Coloniais e dentre estes, aqueles mais voltados à História da África, e com base nesses pressupostos, realizamos o levantamento de fontes bibliográficas e documentais referentes ao tema e mais particularmente ao objeto em foco, a quais consultadas nos volumes da Coleção História Geral da África, nos acervos digitais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Itacir Marques da Luz - Coordenador / Mamadú Uri Jaló - Integrante / Antônio João Franco - Integrante., Financiador(es): Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Bolsa.
-
2019 - 2020
O ISLÃ E O MUNDO AFRICANO: INVESTIGANDO AS BASES HISTÓRICAS DA FORMAÇÃO DAS NAÇÕES E SEUS DESDOBRAMENTOS CULTURAIS NA ÁFRICA OCIDENTAL (1750-1800), Descrição: Este projeto tem como objetivo discutir a formação das nações e seus povos da chamada África Ocidental, observando entre os diferentes aspectos desse processo o papel do islamismo dentre os fatores que configuraram política, econômica e culturalmente esse contexto. Nesse sentido, nos propomos a investigar a atuação dos grupos étnicos entre o final do século XVIII no contexto do antigo reino de Gabu, tendo em vista que a singularidade do processo de constituição das nações africanas dessa região expressa a própria configuração cultural dos seus povos, resultante de um amálgama entre os elementos das tradições culturais preexistentes e os princípios islâmicos, estabelecendo assim um universo cultural próprio com seus valores, símbolos, formas de organização social e instituições. Para realizar a investigação, tomaremos como arcabouço teórico os estudos pós-coloniais e dentre estes, aqueles mais voltados à história da África. Com base pressupostos, realizaremos o levantamento de fontes bibliográficas e documentais referentes ao tema e mais particularmente ao objeto em foco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Itacir Marques da Luz - Coordenador / Saido Baldé - Integrante.
-
2019 - 2020
O ISLÃ E O MUNDO AFRICANO: INVESTIGANDO AS BASES HISTÓRICAS DA FORMAÇÃO DAS NAÇÕES E SEUS DESDOBRAMENTOS CULTURAIS NA ÁFRICA OCIDENTAL (1750-1800), Descrição: O projeto teve como objetivo discutir a formação das nações e seus povos da chamada África Ocidental, observando entre os diferentes aspectos desse processo o papel do islamismo dentre os fatores que configuraram política, econômica e culturalmente esse contexto. Nesse sentido, nos propusemos a investigar a atuação dos grupos étnicos entre o final do século XVIII no contexto do antigo reino de Gabu, tendo em vista que a singularidade do processo de constituição das nações africanas dessa região expressa a própria configuração cultural dos seus povos, resultante de um amálgama entre os elementos das tradições culturais preexistentes e os princípios islâmicos, estabelecendo assim um universo cultural próprio com seus valores, símbolos, formas de organização social e instituições. Para realizar a investigação, tomamos como arcabouço teórico os estudos pós-coloniais e dentre estes, aqueles mais voltados à história da África. Com base pressupostos, realizou-se o levantamento de fontes bibliográficas e documentais referentes ao tema e mais particularmente ao objeto em foco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Itacir Marques da Luz - Coordenador / Saido Baldé - Integrante.
-
2018 - 2019
Negras Memórias: identificando sobre os lugares, símbolos e expressões da história afro-brasileira, Descrição: O projeto se propôs a problematizar a representação construída sobre a presença e o papel da população negra no Ceará, tendo em vista a perspectiva tradicionalmente difundida sobre a pouca presença negra no âmbito local e sua repercussão, portanto, na produção de uma imagem do povo cearense a partir dos diferentes espaços de memória ditos oficiais. Diante disso, colocou-se o desafio de rediscutir tanto as bases históricas de tal representação, quanto os meios pelos quais vem sendo difundida sistematicamente no imaginário local e nacional. Para tanto, tomando como pressupostos teóricos a História Social e os Estudos Interculturais, foi desenvolvida uma investigação sobre a trajetória histórica população negra na região que compreende o Maciço de Baturité, no século XIX, observando os vestígios de sua presença e atuação em diferentes aspectos, tais como as práticas e expressões culturais da população local. Com base na idéia dos Lugares de Memória, os dados recolhidos ajudaram a evidenciar as marcas deixadas pelos sujeitos negros no passado da região e do estado como um todo, assim como suas implicações para o presente, o que contribui para o efetivo cumprimento da Lei 10.639/03, a qual estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afrobrasileira e africana nas escolas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Itacir Marques da Luz - Coordenador / Eder Jordan Paz Matias - Integrante.
Prêmios
2005
IV Concurso Negro e Educação, Ação Educativa, ANPED, Fundação Ford.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - Atual
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-BrasileiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto A, Regime: Dedicação exclusiva.
2022 - Atual
Universidade Federal do CearáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Programa de Pós-Graduação em História
2010 - 2016
Secretaria Estadual de Educação-PEVínculo: , Enquadramento Funcional: Analista em Gestão Educacional, Carga horária: 30
Outras informações:
Coordenador Pedagógico do Programa Mais Educação na Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco.
2011 - 2012
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Prof.Orientador (EspecializaçãoUFOP-SEED/MEC)
2009 - 2009
MEC-SECAD/UNESCOVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Pesquisador assistente
2016 - Atual
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2006 - 05/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação - Campus I.,Linhas de pesquisa
2005 - 2006
ANPED/Ong Ação EducativaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Houve ainda a produção de um artigo científico no ano de 2007 ainda como parte das atividades previstas no contrato firmado entre os bolsistas e as entidades organizadoras do concurso de pesquisa, cuja publicação foi realizada em 2008 através do Inep.
2003 - 2003
NEINFAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educador Social, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2003 - 12/2003
Ensino,,Disciplinas ministradas, arte-educação, cidadania
2014 - 2015
Universidade Federal Rural de PernambucoVínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Supervisor (Curso de Aperfeiçoamento)
Outras informações:
Curso Proposta Curricular e Metodologia na Educação Integral, promovido pela RENAFORM/MEC/UFRPE.
2015 - Atual
Secretaria de Educação Básica e Secretaria de Educação Continuada, AlfabetiVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador
2014 - 2016
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2003 - 2005
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Atividade de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2004 - 02/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação.,Cargo ou função, Representante dos estudantes no Conselho Departamental do Centro de Educação - UFPE.
-
01/2004 - 02/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação.,Cargo ou função, Coordenação Geral DIretório Acadêmico de Pedagogia.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Itacir Marques da Luz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?