Larissa Caldeira de Fraga
Pesquisadora de pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS. Doutora em Comunicação Social pela PUCRS. Mestre em Comunicação Social também pela PUCRS. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo. A pesquisa desenvolvida na tese abordou o poder pelas armas e o racismo nos Estados Unidos, através das reportagens do Jornal da Globo, durante os governos Barack Obama e Donald Trump. No estágio pós-doutoral, realiza a pesquisa "O imaginário sobre a alteridade no telejornalismo: As reportagens sobre racismo e conflitos indígenas nos noticiários brasileiros". Foi repórter e editora da RBS TV, afiliada da Rede Globo, e TV Câmara de Porto Alegre. Também fez parte da produção executiva da TV Pampa, afiliada da Rede TV. É integrante do Grupo de Pesquisa Cinema e Audiovisual: comunicação, estética e política (Kinepoliticom), do Grupo de Pesquisa Tecnologias do Imaginário da PUCRS e da Rede de Pesquisas Jornalismo, Imaginário e Memória. É coordenadora do grupo de trabalho Jornalismo Audiovisual do Intercom Sul. Possui interesse nas áreas de pesquisa: Telejornalismo, Jornalismo Audiovisual, Racismo, Violência e Direitos Humanos.
Informações coletadas do Lattes em 11/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Comunicação Social
2017 - 2021
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: O Imaginário sobre os Estados Unidos no telejornalismo: O poder pelas armas e o racismo nos governos Barack Obama e Donald Trump no Jornal da Globo
Orientador: Juremir Machado da Silva
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Comunicação Social
2015 - 2016
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: O Brasil no Imaginário Coletivo. A Cobertura dos telejornais CNN Newsroom e BBC News na Copa do Mundo de 2014
, Ano de Obtenção: 2016.Juliana Tonin.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global
2024 - 2025
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A Violação dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas na Ditadura Militar Brasileira: a cobertura do genocídio da etnia Waimiri Atroari na Folha de São Paulo
Orientador: Elias Grossmann
Bolsista do(a): Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, CDEA - DAAD, Brasil.
Especialização em Relações Internacionais para docentes da educação básica
2023 - 2024
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Título: O marco temporal e os conflitos indígenas no Jornal da Globo: Imaginário e Relações Internacionais
Orientador: Ramon Blanco de Freitas
Graduação interrompida em 2013 em Educação Física - licenciatura
2008 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ano de interrupção: 2013
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo
2006 - 2009
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Jornalismo Científico na TV: Uma análise dos programas Vida e Saúde e Globo Ciência
Orientador: Cristiane Finger Costa
Pós-doutorado
2024
Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão / Especialidade: Videodifusão.
2023 - 2024
Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Formação complementar
2023 -
Ler o Brasil. (Carga horária: 128h). , Casa Sueli Carneiro, CSC, Brasil.
2021 -
Anti-Racism. , University of Colorado Boulder, CU BOULDER, Estados Unidos.
2023 - 2023
Extensão universitária em Racismo Estrutural e Meritocracia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2023 - 2023
Docência em EAD - Formação Introdutória em Tutoria. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2023 - 2023
Políticas de Ações Afirmativas na Educação. (Carga horária: 20h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Educação para Relações Étnico-Raciais: Políticas e Conceitos. (Carga horária: 25h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2015 - 2015
Análise de Telejornalismo em Cibermeios: Web e Apl. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM, Brasil.
2015 - 2015
Francês. , Instituto Roche, IR, Brasil.
2015 - 2015
Aluna especial do Mestrado em Comunicação. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2014 - 2014
Advanced Academic Critical Thinking. (Carga horária: 50h). , ZONI Language Center, ZONI, Estados Unidos.
2014 - 2014
Aluna Especial do Mestrado em Comunicação. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2012 - 2012
Oficina Prática de Reportagem em TV. (Carga horária: 12h). , Aprender TV - Flávio Fachel, APRENDER TV, Brasil.
2006 - 2012
Inglês. , Yázigi Internexus, YÁZIGI, Brasil.
2011 - 2011
Aluna Especial do Mestrado em Comunicação Social. (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Locutor de Rádio e TV. (Carga horária: 500h). , Fundação Educacional Padre Landell de Moura, FEPLAM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Organização de eventos
FRAGA, L. C. . II Mostra de Pesquisa em Comunicação: A pesquisa em diálogo. 2024. (Outro).
FRAGA, L. C. . XVI Seminário Internacional da Comunicação da PUCRS. 2024. (Congresso).
FRAGA, L. C. . XXVIII COMPOS. 2019. (Congresso).
FRAGA, L. C. . XIV Seminário Internacional da Comunicação. 2017. (Congresso).
FRAGA, L. C. . XIII Seminário Internacional da Comunicação. 2015. (Congresso).
FRAGA, L. C. . 3ª Conferência Imagem e Imaginários: Narrativas do Imaginário. 2015. (Congresso).
Participação em eventos
24º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Su - Intercom Sul. GT Jornalismo Audiovisual. 2025. (Congresso).
24º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - Intercom Sul. Telejornalismo, TV 3.0 e Podcast. 2025. (Congresso).
47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? Univali ?. Dez anos do movimento Black Lives Matter no Jornal da Globo. 2024. (Congresso).
II Seminário do projeto Edital 37/2022 CAPES-ALTERIDADE PPGEDU/PUCRS.Políticas de permanência e temas de interesse de pessoas negras, indígenas e refugiadas que estudam na Pós-Graduação em cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas na região Sul, Centro-Oeste e Norte. 2024. (Seminário).
XVI Seminário Internacional da Comunicação ? Comunicação e Laços Sociais: (Re)leituras e Possibilidades.Coordenadora do GT - Iniciação Científica. 2024. (Seminário).
XVI Seminário Internacional da Comunicação ? Comunicação e Laços Sociais: (Re)leituras e Possibilidades.Coordenadora da mesa "Imaginário e o digital" do GT Sociologia da Imagem e Imaginários. 2024. (Seminário).
XVI Seminário Internacional da Comunicação ? Comunicação e Laços Sociais: (Re)leituras e Possibilidades.Políticas de Permanência e temas de interesse de pessoas negras, indígenas e refugiadas: depoimentos de pensadores sobre alteridade e Comunicação. 2024. (Seminário).
XVI Seminário Internacional da Comunicação ? Comunicação e Laços Sociais: (Re)leituras e Possibilidades.O marco temporal e os conflitos indígenas no Jornal da Globo. 2024. (Seminário).
XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. 2024. (Congresso).
XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Coordenadora da Mesa ?Jornalismo, gênero, violência e trajetória profissional? do GT ?Estudos da Comunicação?.. 2024. (Congresso).
VI Seminário Rede JIM - Maffesoli e sua obra.Poder e Potência no livro A violência Totalitária. 2023. (Seminário).
XV Seminário Internacional da Comunicação da PUCRS.Racismo e Imaginário no Jornal da Globo nos governos Barack Obama e Donald Trump. 2022. (Seminário).
30º Encontro Anual - COMPÓS. 2021. (Congresso).
V Seminário Rede JIM - Jornalismo, Imaginário e Memória.O Agendamento da Associação Médicos Pela Vida e da narrativa do Tratamento Precoce na Pandemia de COVID-19: Uma Análise dos jornais O Globo e Folha de S.Paulo. 2021. (Seminário).
18º Encontro SBPJOR. 2020. (Congresso).
29º Encontro Anual - COMPÓS. 2020. (Congresso).
IV Seminário da Rede JIM - Jornalismo, Imaginário e Memória.Richard Nixon e Donald Trump: 50 anos de um imaginário contra a mídia. 2019. (Seminário).
XX Congresso de Ciências da Comunicação - INTERCOM SUL. 2019. (Congresso).
XXVIII COMPOS. 2019. (Congresso).
1º Encontro da Rede de Pesquisa Jornalismo, Imaginário e Memória.O imaginário dos Estados Unidos em 1968: Guerra, Racismo e a Revolta de Columbia. 2018. (Encontro).
2º Encontro da Rede de Pesquisa Jornalismo, Imaginário e Memória. 2018. (Encontro).
41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Dear White People e o imaginário do Racismo nos Estados Unidos. 2018. (Congresso).
XIV Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación - ALAIC. O imaginário do Brasil na Copa do Mundo de 2014: do mito do futuro ao mito da mudança. 2018. (Congresso).
INTERCOM. 13 Reasons Why e o Imaginário dos Estados Unidos. 2017. (Congresso).
XIV Seminário Internacional da Comunicação da PUCRS.O imaginário da violência no brasil: a cobertura dos telejornais CNN Newsroom e BBC News na copa do mundo de 2014. 2017. (Seminário).
INTERCOM. O Brasil no Imaginário Coletivo. 2016. (Congresso).
3ª Conferência Imagem e Imaginários: Narrativas do Imaginário. 2015. (Seminário).
CRI2i Centre de Recherches Internationales sur l?Imaginaire. 2015. (Congresso).
Encontro Nacional de História da Mídia - ALCAR. O papel da mulher nos Contos de Fada contemporâneos. Malévola: imaginário e a Terceira Mulher de Gilles Lipovetsky. 2015. (Congresso).
INTERCOM. Cinema como Tecnologia do Imaginário. 2015. (Congresso).
INTERCOM. Forrest Gump e o Imaginário norte-americano. 2015. (Congresso).
XIII Seminário Internacional da Comunicação.Televisão e Imaginário. 2015. (Seminário).
2ª Conferência Imagem e Imaginários: Contos de Fada no Cinema e Metamorfoses no Imaginário Contemporâneo. 2014. (Seminário).
22° Set Universitário - Famecos/ PUCRS.Gaúcho. 2009. (Outra).
Festival Mundial de Publicidade de Gramado. 2009. (Outra).
20° Set Universitário - Famecos/PUCRS. 2007. (Outra).
I Seminário Regional de Comunicação Social - Cidades Intercomunicadas na Construção da Cidadania. 2007. (Seminário).
VIII Salão de Iniciação Científica da PUCRS.A Ascensão da Indústria da Moda no Rio Grande do Sul: As reportagens da Revista do Globo de 1929 a 1950. 2007. (Outra).
VIII Salão de Iniciação Científica da PUCRS.A Ascensão da Indústria da Moda no Rio Grande do Sul: As reportagens da Revista do Globo de 1929 a 1950. 2007. (Outra).
19° Set Universitário - Famecos/PUCRS. 2006. (Outra).
Participação em bancas
FRAGA, L. C.. O Impacto do infotenimento no Jornalismo: um estudo de caso sobre o Caso Klara Castanho. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
FRAGA, L. C.. O Caso Eloá no Linha Direta de 2023: uma reflexão sobre sensacionalismo e ética na televisão. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
FRAGA, L. C.. O papel de coberturas digitais em tempo real na construção de reputação e gestão de imagem: um estudo de caso sobre a empresa Turquesa Eventos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.
FRAGA, L. C.. 26 Salão de Iniciação Científica da PUCRS. 2025. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
FRAGA, L. C.. 25 Salão de Iniciação Científica da PUCRS. 2024. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Orientou
Políticas de Interesse e Temas de Interesse de Pessoas Negras, Indígenas e Refugiadas nos Cursos de Ciências Sociais Aplicadas no Estado do Paraná; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; (Orientador);
Políticas de Permanência na Pós-Graduação na área de Ciências Sociais Aplicadas no Estado de Santa Catarina; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; (Orientador);
A midiatização da morte de George Floyd: O movimento Black Lives Matter e os Direitos Humanos das Nações Unidas; 2025; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Educação Digital na Educação Básica: Ações Docentes, Instituições de Ensino e Governos no Pós-Pandemia; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
A importância das competências digitais docentes para o ensino; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Educação Digital: Novos caminhos a trilhar na prática docente; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
O professor como curador da ensinagem: As competências digitais docentes no processo de ensino-aprendizagem; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Os benefícios das competências digitais no tempo hodierno; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Competências Digitais e Competências Digitais na Educação; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Competências Digitais na Administração Pública: Os sistemas gerenciais informatizados na gestão da educação básica e educação superior; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Contribuições da aprendizagem significativa para o desenho pedagógico de uma educação digital; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Escrevivências e impressões no percurso da especialização em Educação Digital; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Reforma do Ensino Médio e as competências digitais docentes no processo de ensino-aprendizagem; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
As Tecnologias Digitais na Educação: memorial das experiências vivenciadas nos TFTs; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Tecnologias, Educação Digital e Docência: Uma abordagem a partir das trilhas de aprendizagem; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Trajetória acadêmica em Educação Digital: Análise dos trabalhos finais e suas contribuições para o campo educacional; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
As aprendizagens rememoradas sobre as competências digitais; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Reflexões sobre aplicabilidades das Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação nas salas de aula e gestão escolar; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Explorando as trilhas da Educação Digital: um memorial descritivo das vivências e aprendizados; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Tecnologias digitais da informação e comunicação incorporadas no fazer diário das suas atividades, um estudo nas escolas e universidades brasileiras; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Educação Digital: as dificuldades e facilidades encontradas durante a pandemia da Covid-19 no que tange a prática a docente; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Práticas Pedagógicas dos educadores durante a pandemia da COVID-19: Desafios e Impasses; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
As Tecnologias Digitais no ensino remoto emergencial: Os obstáculos enfrentados pelos docentes brasileiros na sua prática pedagógica durante a pandemia de COVID-19; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
As Tecnologias Digitais, em tempos atuais, para a educação brasileira; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Desafios e superações do ensino remoto: uma visão da Bahia, Alagoas, Tocantins, Ceará; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas: Uma nova realidade vivenciada em tempos de pandemia; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Capacitação: Educação e Tecnologias para Educadores; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Aplicação dos recursos tecnológicos no ensino; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Invertidos e expandidos: ferramentas digitais na sala de aula da área de Ciências Humanas no Novo Ensino Médio; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Uso das TDICs nas práticas pedagógicas e a nova realidade vivenciada em tempos de pandemia; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Desafios e perspectivas na modalidade EAD no cenário pandêmico e pós-pandêmico; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Educação Digital: Potenciais benefícios à prática docente; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Tecnologias digitais para Aprendizagem Online; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Uso das tecnologias na educação e na gestão do Ensino Superior; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Sociedade Tecnológica e TDIC?s - Ecossistemas Educativos e Educação Digital (on-life); ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Digital) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
A apropriação do fotojornalismo na Publicidade e Propaganda: A mudança de sentido nas campanhas Veja os dois lados da notícia da BBC News e Construtores do Amanhã da Lego; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Estudos de Comunicação e Raça no Brasil; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Larissa Caldeira de Fraga;
Produções bibliográficas
-
FRAGA, L. C. . Do #Black Lives Matter ao movimento Say Her Name: a invisibilidade da morte de mulheres negras no telejornalismo. PONTOS DE INTERROGAÇÃO (ONLINE) , v. 14, p. 315-334, 2025.
-
FRAGA, L. C. . O Brasil no Imaginário Coletivo. MÍDIA E COTIDIANO , v. 12, p. 7-22, 2022.
-
FRAGA, L. C. ; LUZ, A. S. . Os comerciais da Barbie e a formação do imaginário da mulher. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 16, p. 47-63, 2020.
-
TONIN, JULIANA ; KURTZ, GABRIELA ; FRAGA, LARISSA ; LEORATTO, MARIANA . O papel da mulher nos Contos de Fada contemporâneos. Malévola: imaginário e a Terceira Mulher de Gilles Lipovetsky. Sessões do Imaginário (Impresso) , v. 21, p. 61-69, 2016.
-
FRAGA, L. C. ; SILVA, J. M. ; LARANGEIRA, A. N. ; MUSSE, C. F. ; THOME, C. . Dicionário Michel Maffesoli. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2024. v. 1. 280p .
-
FRAGA, L. C. ; ZIMMERMANN, A. (Org.) ; STEFFEN, C. (Org.) ; CARDOSO, L. A. Z. (Org.) . Redação Publicitária Multiplataformas. 1. ed. Indaial: Arqué, 2024. 371p .
-
FRAGA, L. C. . Telejornalismo. 1. ed. Indaial: Arqué, 2023. v. 1. 208p .
-
FRAGA, L. C. . Jornalismo Político e Econômico. 1. ed. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2022.
-
FRAGA, L. C. . O movimento Say Her Name e a invisibilidade da morte de mulheres negras: A cobertura dos casos Breonna Taylor e Cláudia Silva Ferreira no Jornal da Globo. In: Edna Mello, Ana Paula Goulart de Andrade, Ariane Pereira, Iluska Coutinho, Cristiane Finger. (Org.). Telejornalismos possíveis: emergências e interseccionalidades. 1ed.Florianópolis: Insular, 2024, v. , p. 17-39.
-
FRAGA, L. C. ; VASCONCELLOS, F. C. ; SOUZA, M. C. ; SILVA, V. L. E. . O agendamento da Associação Médicos Pela Vida e da narrativa do tratamento precoce na pandemia de COVID-19: Uma análise dos jornais O Globo e Folha de São Paulo. In: Álvaro Nunes Larangeira. (Org.). Pandemia e (des)informação: mídia, imaginário e memória. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2023, v. , p. 122-146.
-
FRAGA, L. C. . Telejornalismo no TikTok. In: Ariane Pereira; Edna Mello; Cristiane Finger; Cárlida Emerim. (Org.). Na TV e em outras telas. 1ed.Florianópolis: Insular, 2023, v. 17, p. 193-210.
-
FRAGA, L. C. . A repercussão da revolução de 1923 nos Estados Unidos: a cobertura das revistas Time e Current History. In: Álvaro Nunes Larangeira; Juremir Machado da Silva. (Org.). Cem anos da revolução de 1923: História, mídia e cultura. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2023, v. 1, p. 47-68.
-
FRAGA, L. C. . Reportagens especiais para revista. Jornalismo impresso e revista,. 19ed.Porto Alegre: Sagah, 2023, v. 1, p. 1-1.
-
FRAGA, L. C. . Governo Trump e a desinformação no Jornal da Globo. In: Ariane Pereira; Edna Mello; Cárlida Emerim;Iluska Coutinho. (Org.). Contra a desinformação, telejornalismo!: Estratégias de divulgação de notícias de qualidade. 1ed.Florianópolis: Insular, 2022, v. , p. 213-232.
-
FRAGA, L. C. . Narrativas da geração dos Millennials. Narrativas jornalísticas digitais. 1ed.Porto Alegre: SAGAH, 2021, v. 1, p. 191-207.
-
FRAGA, L. C. . Richard Nixon e Donald Trump: 50 anos de um imaginário contra a mídia. 1969: Janelas do Tempo. 1ed.Porto Alegre: Sulina/UFJF, 2020, v. , p. 50-73.
-
FRAGA, L. C. . Telejornalismo na TV aberta. Estudos Avançados em Telejornalismo e Audiovisual. 1ed.Porto Alegre: SAGAH - Grupo A, 2020, v. , p. 139-154.
-
FRAGA, L. C. . O papel do comentarista no telejornalismo. Estudos Avançados em Telejornalismo e Audiovisual. 1ed.Porto Alegre: SAGAH - Grupo A, 2020, v. 1, p. 127-138.
-
FRAGA, L. C. . Jornalismo de dados em editorias. Leitura e interpretação de dados no Jornalismo. 1ed.Porto Alegre: SAGAH - Grupo A, 2020, v. , p. 181-196.
-
FRAGA, L. C. . Jornalismo guiado por dados e jornalismo com dados. Leitura e interpretação de dados no Jornalismo. 1ed.Porto Alegre: SAGAH - Grupo A, 2020, v. , p. 165-180.
-
FRAGA, L. C. ; SEVERO, M. L. . O Amor e as Princesas da Disney na Pós-Modernidade. In: Isabella Pichiguelli; Míriam Cristina Carlos Silva; Monica Martinez; Tarcyanie Cajueiro; Vanessa Heidemann. (Org.). Afetos em Narrativas. 2ed.São Paulo: Provocare, 2019, v. 2, p. 260-275.
-
FRAGA, L. C. . O imaginário dos Estados Unidos em 1968: Guerra, Racismo e a Revolta de Columbia. In: Juremir Machado da Silva, Álvaro Nunes, Christina Musse. (Org.). 1968, De maio a dezembro: jornalismo, imaginário e memória. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2018, v. , p. 195-215.
-
FRAGA, L. C. ; TONIN, J. ; KURTZ, G. ; SEVERO, M. L. . O papel da mulher nos Contos de Fada contemporâneos. Malévola, Imaginário e a Terceira Mulher de Gilles Lipovetsky. In: Lúcia Leão. (Org.). Processos do Imaginário. 1ed.São Paulo: Képos, 2017, v. , p. 369-388.
-
FRAGA, L. C. . Dear White People e o imaginário do Racismo nos Estados Unidos. In: 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville /SC. Dear White People e o imaginário do Racismo nos Estados Unidos, 2018.
-
FRAGA, L. C. . O IMAGINÁRIO DO BRASIL NA COPA DO MUNDO DE 2014: DO MITO DO FUTURO AO MITO DA MUDANÇA. In: XIV Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC), 2018, San Jose - Costa Rica. XIV Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC), 2018.
-
FRAGA, L. C. . 13 Reasons Why e o Imaginário dos Estados Unidos. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2017, Curitiba. 13 Reasons Why e o Imaginário dos Estados Unidos, 2017.
-
FRAGA, L. C. . Mad Men: Uma representação do espetáculo. In: INTERCOM, 2016, Curitiba. Mad Men: Uma representação do espetáculo, 2016.
-
FRAGA, L. C. . O Brasil no Imaginário Coletivo. In: INTERCOM, 2016, São Paulo. O Brasil no Imaginário Coletivo, 2016.
-
FRAGA, L. C. ; LUZ, A. S. . Os Comerciais da Barbie e a Formação do Imaginário da Mulher. In: INTERCOM, 2016, São Paulo. Os Comerciais da Barbie e a Formação do Imaginário da Mulher, 2016.
-
FRAGA, L. C. ; DAROS, Otávio ; DIAS, P. R. ; COSTA, F. B. . A Moda e o Imaginário das Princesas da Disney. In: Intercom, 2016, São Paulo. A Moda e o Imaginário das Princesas da Disney, 2016.
-
TONIN, J. ; KURTZ, G. ; SEVERO, M. L. ; FRAGA, L. C. . O papel da mulher nos Contos de Fada contemporâneos. Malévola: imaginário e a Terceira Mulher de Gilles Lipovetsky. In: Encontro Nacional de História da Mídia - ALCAR, 2015, Porto Alegre. O papel da mulher nos Contos de Fada contemporâneos. Malévola: imaginário e a Terceira Mulher de Gilles Lipovetsky, 2015.
-
FRAGA, L. C. ; TONIN, J. ; KURTZ, G. ; SEVERO, M. L. . Cinema como Tecnologia do Imaginário. In: INTERCOM, 2015, Rio de Janeiro. Cinema como Tecnologia do Imaginário, 2015.
-
FRAGA, L. C. . Forrest Gump e o Imaginário norte-americano. In: INTERCOM, 2015, Rio de Janeiro. Forrest Gump e o Imaginário norte-americano, 2015.
-
FRAGA, L. C. . Televisão e Imaginário. In: XIII Seminário Internacional da Comunicação, 2015, Porto Alegre. Televisão e Imaginário, 2015.
-
SEVERO, M. L. ; FRAGA, L. C. . O Amor e as Princesas da Disney na Pós-Modernidade. In: XIII Seminário Internacional da Comunicação, 2015, Porto Alegre. O Amor e as Princesas da Disney na Pós-Modernidade, 2015.
-
FRAGA, L. C. . O Marco Temporal e os Conflitos Indígenas no Jornal da Globo. In: XVI Seminário Internacional da Comunicação da PUCRS, 2024, Porto Alegre. XVI Seminário Internacional da Comunicação da PUCRS, 2024.
-
FRAGA, L. C. . Políticas de Permanência e temas de interesse de pessoas negras, indígenas e refugiadas: depoimentos de pensadores sobre alteridade e Comunicação. In: XVI Seminário Internacional da Comunicação ? Comunicação e Laços Sociais: (Re)leituras e Possibilidades, 2024, Porto Alegre. Anais do XVI Seminário Internacional da Comunicação ? Comunicação e Laços Sociais: (Re)leituras e Possibilidades, 2024.
-
FRAGA, L. C. . Dez anos do movimento Black Lives Matter no Jornal da Globo. In: 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? Intercom, 2024, Balneário Camboriú. Anais do 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? Univali, 2024.
-
FRAGA, L. C. . Racismo e Imaginário no Jornal da Globo nos governos Barack Obama e Donald Trump. In: XV Seminário Internacional da Comunicação da PUCRS, 2022, Porto Alegre. Racismo e Imaginário no Jornal da Globo nos governos Barack Obama e Donald Trump, 2022.
-
FRAGA, L. C. . O imaginário da violência no brasil: a cobertura dos telejornais CNN Newsroom e BBC News na copa do mundo de 2014. In: Seminário Internacional da Comunicação da PUCRS, 2017, Porto Alegre. O imaginário da violência no brasil: a cobertura dos telejornais CNN Newsroom e BBC News na copa do mundo de 2014, 2017.
-
FRAGA, L. C. ; DIAS, P. R. ; DAROS, Otávio ; DEPORT, F. ; MACHADO, A. . Metamorfoses do papel masculino nos contos de fada: os personagens de branca de neve. In: Seminário Internacional da Comunicação da PUCRS, 2017, Porto Alegre. Metamorfoses do papel masculino nos contos de fada: os personagens de branca de neve, 2017.
-
CASTRO, M. H. S. ; FRAGA, L. C. . A Ascensão da Indústria da Moda no Rio Grande do Sul: As reportagens da Revista do Globo de 1929 a 1950. In: VIII Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2007, Porto Alegre. A Ascensão da Indústria da Moda no Rio Grande do Sul: As reportagens da Revista do Globo de 1929 a 1950, 2007.
-
FRAGA, L. C. ; Gardenier, M. . Franco-Brazilian perspectives on social reactions to migration. REVISTA FAMECOS (ONLINE) , 2025.
-
FRAGA, L. C. ; CAMPOS, D. M. C. ; PHILOMENA, L. F. . A apropriação do fotojornalismo na Publicidade e Propaganda como estratégia sensível: A mudança de sentido nas campanhas Veja os dois lados da notícia da BBC News e Construtores do Amanhã da Lego. DISCURSOS FOTOGRÁFICOS (ONLINE) , 2025.
-
FRAGA, L. C. ; CAMPOS, D. M. C. . A alteridade pelo olhar da Filosofia Africana: o pensamento de Adilbênia Freire Machado. Veritas (Porto Alegre) , 2025.
-
FRAGA, L. C. . Políticas de permanência e temas de interesse de pessoas negras, indígenas e refugiadas que estudam na Pós-Graduação em cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas na região Sul, Centro-Oeste e Norte. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FRAGA, L. C. . O Marco Temporal e os Conflitos Indígenas no Jornal da Globo. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FRAGA, L. C. . Dez anos do movimento Black Lives Matter no Jornal da Globo. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FRAGA, L. C. ; SILVA, W. M. ; BECKER, P. C. . Poder e Potência no livro A violência Totalitária. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FRAGA, L. C. . Racismo e Imaginário no Jornal da Globo nos governos Barack Obama e Donald Trump. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FRAGA, L. C. ; SILVA, F. C. V. ; SOUZA, M. C. ; SILVA, V. L. E. . O Agendamento da Associação Médicos Pela Vida e da narrativa do Tratamento Precoce na Pandemia de COVID-19: Uma Análise dos jornais O Globo e Folha de S.Paulo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FRAGA, L. C. . Richard Nixon e Donald Trump: 50 anos de um imaginário contra a mídia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FRAGA, L. C. . O imaginário do Brasil na Copa do Mundo de 2014: do mito do futuro ao mito da mudança. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FRAGA, L. C. . Dear White People e o imaginário do Racismo nos Estados Unidos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FRAGA, L. C. . O imaginário dos Estados Unidos em 1968: Guerra, Racismo e a Revolta de Columbia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FRAGA, L. C. . 13 Reasons Why e o Imaginário dos Estados Unidos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FRAGA, L. C. . O imaginário da violência no brasil: a cobertura dos telejornais CNN Newsroom e BBC News na copa do mundo de 2014. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FRAGA, L. C. ; DIAS, P. R. ; DAROS, Otávio ; DEPORT, F. ; MACHADO, A. . Metamorfoses do papel masculino nos contos de fada: os personagens de branca de neve. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FRAGA, L. C. . Mad Men: Uma representação do espetáculo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FRAGA, L. C. . O Brasil no Imaginário Coletivo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FRAGA, L. C. ; LUZ, A. S. . Os Comerciais da Barbie e a formação do imaginário da mulher. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FRAGA, L. C. ; DAROS, Otávio ; DIAS, P. R. ; COSTA, F. B. . A Moda e o Imaginário das Princesas da Disney. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TONIN, J. ; KURTZ, G. ; SEVERO, M. L. ; FRAGA, L. C. . O papel da mulher nos Contos de Fada contemporâneos. Malévola: imaginário e a Terceira Mulher de Gilles Lipovetsky. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FRAGA, L. C. . Forrest Gump e o Imaginário norte-americano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TONIN, J. ; FRAGA, L. C. ; KURTZ, G. ; SEVERO, M. L. . Cinema como Tecnologia do Imaginário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FRAGA, L. C. . Televisão e Imaginário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SEVERO, M. L. ; FRAGA, L. C. . O amor e as Princesas da Disney na Pós-Modernidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CASTRO, M. H. S. ; FRAGA, L. C. . A Ascensão da Indústria da Moda no Rio Grande do Sul: As reportagens da Revista do Globo de 1929 a 1950. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
FRAGA, L. C. . Pareceres - GT Jornalismo Audiovisual - Intercom Sul. 2025.
FRAGA, L. C. . Parecer - IJ - Jornalismo - Intercom Nacional. 2025.
FRAGA, L. C. . Paracer - IJ - Audiovisual e Mídias Sonoras - Intercom Nacional. 2025.
FRAGA, L. C. . Parecer Revista Reciis. 2025.
FRAGA, L. C. . Parecer Revista Famecos. 2025.
FRAGA, L. C. . Parecer de Artigo - Revista Famecos. 2024.
FRAGA, L. C. . Parecer de artigo - Revista Famecos. 2024.
FRAGA, L. C. . Parecer - GT Telejornalismo - Intercom Nacional. 2024.
FRAGA, L. C. . Parecer de Artigo - Revista Eco-Pós. 2023.
FRAGA, L. C. . Parecer de Artigo - Revista Famecos. 2023.
FRAGA, L. C. . Parecer de Artigo - Revista Eco-Pós. 2022.
FRAGA, L. C. . Telejornalismo. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula).
FRAGA, L. C. . Tópicos Avançados em Jornalismo. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula).
FRAGA, L. C. . Jornalismo Audiovisual. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula).
FRAGA, L. C. . Reportagens Especiais para Revista. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
FRAGA, L. C. . Redação Publicitária Multiplataformas. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula).
FRAGA, L. C. . Comunicação e Discurso. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula).
FRAGA, L. C. . Jornalismo Político e Econômico. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).
FRAGA, L. C. . Jornalismo Audiovisual. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula).
FRAGA, L. C. . Infografia. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula).
FRAGA, L. C. . Narrativas Contemporâneas. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula).
FRAGA, L. C. . Jornalismo de Dados. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aula).
FRAGA, L. C. . Estudos Avançados em Telejornalismo e Audiovisual - O papel do comentarista no telejornalismo. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).
FRAGA, L. C. . Estudos Avançados em Telejornalismo e Audiovisual - Telejornalismo na TV aberta. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).
FRAGA, L. C. . Leitura e interpretação de dados no Jornalismo - Jornalismo guiado por dados e jornalismo com dados. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).
FRAGA, L. C. . Leitura e interpretação de dados no Jornalismo - Jornalismo de dados em editorias. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).
FRAGA, L. C. . Narrativas Jornalísticas Digitais - Narrativas da geração dos millennials. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).
FRAGA, L. C. ; CASTRO, M. H. S. . A Ascensão da Indústria da Moda no Rio Grande do Sul: As reportagens da Revista do Globo de 1929 a 1950 (relatório final de pesquisa). 2008. (Relatório final de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
O imaginário sobre a alteridade no telejornalismo: As reportagens sobre racismo e conflitos indígenas nos noticiários brasileiros, Descrição: Esta pesquisa busca compreender o imaginário sobre a alteridade dinamizado notelejornalismo brasileiro. O objetivo geral é apresentar um panorama sobre oimaginário dinamizado pelo telejornalismo sobre a alteridade, ou seja, o olhar sobre o outro. Osobjetivos específicos são compreender de que forma a televisão reforça imaginários sobre ooutro no telejornal e refletir sobre o trabalho jornalístico na televisão verificando se há ocompromisso com o princípio do Código de Ética dos Jornalistas da Federação Nacional dosJornalistas (FENAJ): "Artigo 6 - É dever do jornalista: XI - defender os direitos do cidadão,contribuindo para a promoção das garantias individuais e coletivas, em especial as das crianças, dos adolescentes, das mulheres, dos idosos, dos negros e das minorias".. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larissa Caldeira de Fraga - Coordenador.
-
2023 - 2024
Políticas de permanência e temas de interesse de pessoas negras, indígenas e refugiadas que estudam na Pós-Graduação em cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas na região Sul, Centro-Oeste e Norte, Descrição: A proposta visa identificar os modelos de políticas de permanência de pessoas negras, indígenas e refugiadas que compõem a comunidade discente em programas de pós-graduação stricto sensu nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larissa Caldeira de Fraga - Integrante / Deivison Moacir Cezar de Campos - Coordenador.
-
2022 - 2022
Pandemia e Desinformação. Mídia, Imaginário e Memória, Descrição: Esta pesquisa apresenta o lugar do jornalismo em tempos sombrios, com a luta contra a desinformação durante o período da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19).Especificamente são abordadas: a pandemia na França e em Portugal; por que o Brasil foi e é assim; o lugar do jornalismo nestes tempos sombrios; as estratégias das narrativas audiovisuais no combate à desinformação propostas por projeto de extensão; a legitimação do Kit-Covid por meio de um informe publicitário; a cobertura midiática do feminicídio no período pandêmico; a importância do domínio das técnicas e recursos midiáticos para a divulgação da ciência; a iconografi a das covas no momento crítico do coronavírus no Brasil; memória teleafetiva e imaginário em Amor de mãe, novela interrompida e reelaborada; as fake news a culpar festas populares, como o Carnaval, pela propagação do vírus; o rádio expandido na pandemia; a revalorização dos cinemas drive-in; as obras literárias no ranking da leitura em 2020; o relato de mulheres jornalistas nas quarentenas e as estratégias de comunidades da Grande Vitória (ES) para conscientizar sobre a Covid-19.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larissa Caldeira de Fraga - Integrante / Juremir Machado da Silva - Coordenador.
-
2017 - 2018
Comunicação e Infância, Descrição: O presente projeto pretende compreender as narrativas da infância na e a partir da comunicação para promover, por exercício de identificação e reconhecimento, subsídios para a interpretação do que é ser criança. Numa primeira fase do projeto, é necessário compreender o lugar (entendimento) da infância nos estudos da Comunicação. Para tanto, efetua-se um levantamento quantitativo e qualitativo das produções do campo da comunicação que tenham como eixo central a infância.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larissa Caldeira de Fraga - Integrante / Juliana Tonin - Coordenador.
-
2015 - 2017
O conto (de um imaginário que) não pára: análise das representações do imaginário infantil no cinema contemporâneo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juliana Tonin em 12/05/2017., Descrição: O Conto (de um imaginário que) não pára objetiva analisar as metamorfoses ocorridas nos contos de fadas ou lendas através de suas manifestações em produções cinematográficas direcionadas ao público infantil. Ao observar as produções cinematográficas direcionadas ao público infantil no período de 2000-2012, tem-se um número bastante expressivo de lançamentos, aproximadamente 1038. Desse número, 28 são histórias que envolvem os contos de fadas ou lendas. Essas 28 produções estão distribuídas harmonicamente ao longo dos anos de 2000 e 2012. Nos anos de menor número de filmes com essa pauta, há lançamento, ao menos, de um título. Ou seja, sempre houve, a cada ano, um filme que tratasse desse conteúdo. Além disso, e principalmente, do universo de 28 filmes envolvendo os contos de fada ou lendas, 21 (78%) deles apresentaram mudança em sua trama, geralmente em tom de paródia. O que se pretende, através do projeto de pesquisa proposto aqui, é realizar a análise desse corpus, identificar temas recorrentes que representem a mudança nos contos e interpretar essas novas propostas à luz da noção de representação do imaginário infantil na contemporaneidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larissa Caldeira de Fraga - Integrante / Juliana Tonin - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
-
2007 - 2008
A Ascensão da Indústria da Moda no Rio Grande do Sul: As reportagens da Revista do Globo de 1929 a 1950, Descrição: Este projeto tem por finalidade recuperar as reportagens da Revista do Globo que retratam a ascensão da indústria da moda no Rio Grande do Sul e a construção de paradigmas que possibilitem uma revisão sobre a sua importância na economia do Estado e do país. Apesar da moda hoje estar na rua, na indústria e na mídia, poucos questionamentos têm sido feitos para uma compreensão global do fenômeno, o que torna esta pesquisa relevante.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Larissa Caldeira de Fraga - Integrante / CASTRO, Maria Helena Steffens de Castro - Coordenador.
Prêmios
2024
Finalista do Jabuti Acadêmico - categoria Comunicação e Informação. Livro: Pandemia e (des)informação: Mídia, Imaginário e Memória, Câmara Brasileira do Livro.
2024
41º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, MJDH e OAB/RS.
2023
40º Prêmio de Direitos Humanos em Jornalismo - categoria Grande Reportagem (Livro), MJDH e OAB/RS.
2021
Aprovada com louvor na banca de defesa do doutorado, PUCRS.
2018
Indicação ao melhor trabalho de doutorado do GP Comunicação, Imagem e Imaginários, 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
2018
35º Prêmio de Direitos Humanos em Jornalismo, MJDH e OAB/RS.
2013
Prêmio RBS de Jornalismo e Entretenimento - categoria Série de Reportagens, RBS TV.
2009
22° Set Universitário - categoria reportagem de TV. Reportagem: Gaúcho, Famecos/ PUCRS.
2009
XXVI Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo - categoria acadêmico. Reportagem: 25 anos das Diretas Já, MJDH-RS e OAB/RS.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2015
Rede Brasil Sul de TelevisãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Repórter e Editora, Carga horária: 40
2012 - 2013
Rede Brasil Sul de TelevisãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: repórter e editora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2010
Rede Brasil Sul de TelevisãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: free-lancer, Carga horária: 20
2011 - 2011
Rede Pampa de ComunicaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Produtora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Produção dos programas Pampa Meio Dia e Jornal da Pampa.
2024 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS. Professora da disciplina Televisão, Imaginário e Antirracismo.
2024 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Pós-doutorado
Outras informações:
Realiza a pesquisa "O imaginário sobre a alteridade no telejornalismo: As reportagens sobre racismo e conflitos indígenas nos noticiários brasileiros" no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS.
2023 - 2024
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de pós-doutorado, Carga horária: 40
Outras informações:
Pesquisadora do Programa de Desenvolvimento Alteridade na Pós-Graduação (PDPG) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na pesquisa sobre Políticas de permanência e temas de interesse de pessoas negras, indígenas e refugiadas que estudam na Pós-Graduação em cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas na região Sul, Centro-Oeste e Norte.
2015 - 2021
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estágio docente nas disciplinas de Fundamentos de Telejornalismo, Programas Telejornalísticos e Teorias da Comunicação no curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos da PUCRS. Coordenação do Grupo de Pesquisa Imagem e Imaginários, entre os anos 2015-2017. Integrante do Grupo de Pesquisa Tecnologias do Imaginário. Responsável pela atualização das páginas das redes sociais do grupo. Organização de Eventos. Atualização das redes sociais do Seminário Internacional da Comunicação da PUCRS. Elaboração de cronogramas de trabalho e relatórios. Tradução de notícias do site da Revista Famecos, publicação científica.
2009 - 2009
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: monitora, Enquadramento Funcional: monitora - telejornalismo II, Carga horária: 4
2009 - 2009
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20
2008 - 2008
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: livre, Enquadramento Funcional: estágio obrigatório, Carga horária: 20
2007 - 2008
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
2007 - 2008
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: livre, Enquadramento Funcional: estagiária voluntária, Carga horária: 20
2006 - 2006
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Livre, Enquadramento Funcional: estagiária voluntária, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Comunicação Artes e Design - Famecos.,Linhas de pesquisa
-
08/2009 - 12/2009
Estágios , Faculdade de Comunicação Social.,Estágio realizado, Fui monitora da disciplina telejornalismo II, do curso de Jornalismo da PUCRS. Principais atividades: Edição de reportagens, auxílio na gravação dos programas realizados pelos alunos da disciplina.
-
02/2009 - 12/2009
Estágios , Centro de Produção Multimídia.,Estágio realizado, Atuei na reportagem, produção e edição do programa Diário do Campus, veiculado na UNITV e no site da PUCRS.
-
02/2009 - 02/2009
Estágios , Escola de Comunicação Artes e Design - Famecos.,Estágio realizado, Atuei como repórter e produtora do programa de entrevistas Livro Aberto, veiculado na UNITV.
-
08/2008 - 12/2008
Estágios , TV Foca.,Estágio realizado, Principais atividades: Reportagem, apresentação, produção e edição de reportagens para telejornal universitário, veiculado na UNITV.
-
03/2007 - 12/2008
Estágios , Radiofam.,Estágio realizado, Principais atividades: Apresentação e produção de programa de notícias em rádio online.
-
08/2006 - 12/2006
Estágios , Cyberfam.,Estágio realizado, Funções desempenhadas: reportagem, produção, captação de imagens, fotografia e apresentação.
2007 - 2007
Prefeitura Municipal de ViamãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 30
Outras informações:
Principais atividades: produção de releases, cobertura de eventos e contato com veículos de comunicação.
2021 - 2021
Rádio GaúchaVínculo: freelancer, Enquadramento Funcional: Repórter Freelancer
Outras informações:
Cobertura de férias da equipe de reportagem da Rádio Gaúcha. Reportagem e entradas ao vivo para os programas Chamada Geral, Estúdio Gaúcha, Madrugada Gaúcha, Gaúcha Mais e Notícia na Hora Certa. Reportagem para o site GZH. Apresentação do programa Notícia na Hora Certa.
2020 - 2020
Sagah Educação SAVínculo: freelancer, Enquadramento Funcional: Professora Conteudista
Outras informações:
Professora Conteudista das disciplinas de cursos de pós-graduação EAD de Telejornalismo e Jornalismo Digital.
2021 - 2022
DtcomVínculo: freelancer, Enquadramento Funcional: Professora Conteudista
Outras informações:
Professora do curso de graduação em Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi, na disciplina EAD de Jornalismo Político e Econômico. Produção de material didático e gravação de videoaulas. Produção de material didático para a disciplina de Jornalismo Esportivo, da Ânima Educação.
2022 - 2023
Universidade Anhanguera de São PauloVínculo: freelancer, Enquadramento Funcional: Professora Conteudista, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora das disciplinas EAD de Telejornalismo, Jornalismo Audiovisual, Infografia e Jornalismo de Dados. Gravação de videoaulas e produção de material didático para o curso de graduação em Jornalismo da Universidade Anhanguera.
2022 - 2023
Universidade do Estado da BahiaVínculo: freelancer, Enquadramento Funcional: Professora orientadora, Carga horária: 30
Outras informações:
Professora orientadora de TCC da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Digital.
2022 - 2023
UNIASSELVIVínculo: freelancer, Enquadramento Funcional: Professora Conteudista
Outras informações:
Elaboração do livro didático "Telejornalismo" para a graduação em Jornalismo Digital da UNIASSELVI.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Larissa Caldeira de Fraga e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?