Luiza de Oliveira Botelho

Sou Mestra em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, concluído em 2019. Além disso, sou licenciada e bacharel em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2016, e licenciada em Pedagogia desde 2021. Tenho especialização na área de Educação e outros cursos de aperfeiçoamento complementam minha formação no campo. Atualmente, ocupo o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atuo na Secretaria do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Física. Antes de ingressar no serviço público, atuei como professora na educação básica, em pré-vestibulares comunitários e em cursos de idiomas. Recentemente, minhas áreas de interesse e pesquisa estão focadas na Educação Superior, com ênfase em Gestão Educacional, Mecanismos de Avaliação e Desempenho da Educação Superior e Políticas Educacionais.

Informações coletadas do Lattes em 10/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em História

2017 - 2019

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: O cativeiro e as penas: a experiência escravista e o projeto de nação nos escritos da primeira geração romântica (1836-1856), Ano de Obtenção: 2019
Marcelo de Mello Rangel.Coorientador: Daniel Pinha da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Práticas de Educação Bilíngue

2023 - 2023

Centro Universitário Unidombosco
Título: Considerações sobre a educação bilíngue e o papel ético do educador bilíngue na contemporaneidade

Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia

2024 - 2024

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DO MEC
Título: .. Ano de finalização: 2024

Graduação em Pedagogia

2021 - 2022

Universidade Veiga de Almeida

Graduação em História

2011 - 2016

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Os grilhões da prosperidade da nação: a escravidão no Império do Brasil e a perspectiva letrada (1837-1850)
Orientador: Daniel Pinha Silva
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2015 -

Espanhol. , Centro Cultural Anglo Americano, CCAA, Brasil.

2024 - 2024

Planejamento e Organização Pessoal no Trabalho. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2024 - 2024

Integra Minerva: Introdução ao trabalho na UFRJ. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2024 - 2024

Introdução à Gestão de Processos. (Carga horária: 25h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2024 - 2024

Convênios de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação: Atos Preparatórios. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2024 - 2024

Redação Oficial e Noções de SEI e suas aplicações. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2024 - 2024

Celebração de Parcerias no Setor Público. (Carga horária: 25h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2023 - 2024

Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Educação Básica do MEC, AVAMEC, Brasil.

2018 - 2018

História e Stimmung em Walter Benjamin. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2017 - 2017

Tempo presente e ideologia como desafios para a aula de História. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2017 - 2017

Mini-curso "Leitura das teses 'Sobre o Conceito de História'". (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2017 - 2017

Tempo histórico,memóriae ideologia:a historicidade dos conceitos históricos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2014 - 2014

Teacher's Course. , Centro Cultural Anglo Americano, CCAA, Brasil.

2007 - 2013

Inglês. , Centro Cultural Anglo Americano, CCAA, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Pressupostos Teóricos Metodológicos da História. (Carga horária: 30h). , Liceu Literário Português, CELLP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em O cinema como fonte histórica: reflexões e análises. (Carga horária: 6h). , Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Participação em eventos

X Seminário Brasileiro de Teoria e História da Historiografia. 2018. (Seminário).

Ser livre e ter fé: A liberdade nos discursos religiosos. 2015. (Seminário).

O Negro no Pensamento Social Brasileiro. 2013. (Seminário).

VIII Semana de História Política e V Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade. 2013. (Seminário).

2º Seminário de Pós-Graduandos do PRONEX. Dimensões e Fronteiras do Estado Brasileiro no Século XIX. 2012. (Seminário).

História da moda - perspectivas brasileiras. 2012. (Seminário).

I Encontro de História da UGF. 2012. (Encontro).

Seminário Internacional de Bibliotecas Científicas. 2012. (Seminário).

VII Semana de História Política e IV Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade. 2012. (Seminário).

A Questão Palestina. 2011. (Outra).

Deleitar, Instruir e Mover - O Ensino de História e Manuel Salgado. 2011. (Outra).

III Encontro Nacional de Estudos sobre o Mediterrâneo Antigo e X Fórum de Debates em História Antiga da UERJ. 2011. (Encontro).

IX Semana de História UERJ - As Falsificações da História. 2011. (Seminário).

O ataque imperialista ao Oriente Médio. 2011. (Outra).

Retrato Falado do Guerrilheiro: Carlos Marighella. 2011. (Outra).

Produções bibliográficas

  • MONAY, ANA CAROLINA ; STUTZ KLEM, BRUNA ; DE OLIVEIRA BOTELHO, LUIZA . Subjetividade e ética a partir da análise da cotidianidade do Dasein em Ser e Tempo * Subjectivity and ethics from the analysis of Dasein everydayness in Being and Time. História e Cultura , v. 6, p. 128, 2017.

  • BOTELHO, L. O. . Tensões nos quadros das letras do Império: Francisco de Salles Torres Homem e a condenação da instituição do cativeiro. In: XII Semana de História Política, 2017, Rio de Janeiro. XII Semana de História Política: Conflitos e resistências, entre práticas, expectativa e rupturas, 2017.

  • BOTELHO, L. O. . Reflexões sobre a educação: o Ensino de História e sua potencialidade para a reparação simbólica. In: XXXIII Semana de História da Universidade Federal de Juiz de Fora. ?Representações artísticas brasileiras: Do Segundo Reinado à Era Vargas?, 2017, Juiz de Fora. REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS BRASILEIRAS: DO SEGUNDO REINADO À ERA VARGAS, 2017.

  • BOTELHO, L. O. . Um encontro apocalíptico: o choque das civilizações indígenas e portuguesa em Gonçalves Dias. In: X SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA, 2015, Rio de Janeiro. X SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA, 2015.

  • BOTELHO, L. O. . A instabilidade regencial à luz do Romantismo: o diagnóstico da crise regencial por Gonçalves de Magalhães na década de 1830. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BOTELHO, L. O. . Reflexões sobre a educação: o Ensino de História e suas potencialidades para a reparação simbólica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BOTELHO, L. O. . Tensões nos quadros das letras do Império: Francisco de Sales Torres Homem e ae a condenação da Instituição do Cativeiro (1836). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BOTELHO, L. O. . Revisitando as relações entre os homens de letras e o Estado Imperial: o caso de Francisco de Sales Torres Homem e a insatisfação com a escravidão no Império do Brasil (1836). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BOTELHO, L. O. . Gonçalves Dias e a crítica à escravidão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOTELHO, L. O. . Gonçalves Dias e a crítica à escravidão em Meditação (1850). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOTELHO, L. O. . Um encontro apocalíptico: o choque das civilizações indígenas e portuguesa em Gonçalves Dias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOTELHO, L. O. . Folhetins: a história que se insere na História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOTELHO, L. O. . A circulação de livros no Rio de Janeiro de João do Rio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Prêmios

2013

Menção Honrosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40

2012 - 2016

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Aluna do Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais.

Atividades

  • 08/2012 - 08/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

2021 - 2023

Maple Bear

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora da Educação Básica, Carga horária: 40

2019 - 2021

Centro Cultural Anglo Americano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutora de Ensino, Carga horária: 30