Iânua Coeli Santos Ribeiro de Brito

Nutricionista graduada pela Universidade Federal da Bahia, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde da Universidade Federal da Bahia; integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentação e Cultura (NEPAC). Desenvolve seus estudos e pesquisas sobre as temáticas de Preferências e Práticas Alimentares, Cultura Alimentar, Comensalidade e Construção do Gosto de diversos grupos sociais. Tem experiência com gestão pedagógica como coordenadora dos cursos de nutrição e gastronomia, além de experiência docente em sala de aula e em campo como preceptoria de Estágios Supervisionados obrigatórios de Nutrição Clínica e Saúde Coletiva. Já ministrou aulas de Avaliação Nutricional, Nutrição Clínica, Fisiopatologia da Nutrição e Dietoterapia, Nutrição Materno Infantil e Educação Alimentar e Nutricional, bem como docente supervisora de Estágio Supervisionado Obrigatório de Nutrição Clínica e Saúde Coletiva. Atualmente ministra aulas nas disciplinas de Educação Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas, Estágio Supervisionado obrigatório em Nutrição na Saúde Coletiva, teórico e prático, tendo como foco de trabalho a Atenção Primária à Saúde.

Informações coletadas do Lattes em 22/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde

2016 - 2018

Universidade Federal da Bahia
Título: Narrativas sobre o gosto alimentar de estudantes de Nutrição de uma universidade pública, Ano de Obtenção: 2018
Ligia Amparo da Silva Santos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Gosto; Estudantes de Nutrição; Ciências da Nutrição; Percepção; Práticas Alimentares.

Graduação em Nutrição

2008 - 2016

Universidade Federal da Bahia
Título: Gosto não se discute? Acepções sobre o gosto alimentar de frequentadores de uma feira livre na cidade de Salvador, Bahia, Brasil.
Orientador: Lígia Amparo da Silva Santos

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Educação.

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2018

    NARRATIVAS SOBRE O GOSTO ALIMENTAR DE ESTUDANTES DE NUTRIÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, Descrição: O presente estudo é fruto da dissertação de mestrado e propôs compreender como o gosto alimentar é instituído na trajetória formativa de estudantes de Nutrição de uma universidade pública, em Salvador, Bahia. O trabalho está situado na interface entre as Ciências da Saúde e da Nutrição e as CiênciasSociais e Humanas com o intuito de ampliar as compreensões sobre os fenômenos no campo da Alimentação e Nutrição. Utilizou-se a conciliação da entrevista compreensiva e das narrativas como técnicas de produção empírica. Foi escolhido como locus deste estudo uma universidade pública de Salvador, Bahia, e o universo empírico foi composto por 10 estudantes, de ambos os sexos. Na análise dos dados, foi utilizada a abordagem compreensiva. Como resultados da pesquisa, foi desenvolvido um artigo onde o estudo constatou que as mudanças nas práticas alimentares que são agenciadas a partir da formação do nutricionista, se voltam de diversas maneiras trazendo nuances para possibilidades de constituição de novos gostos no decorrer do tempo e, muitas vezes, retraindo gostos que havia antes de ingressar no curso de Nutrição. O campo desvelou que as práticas alimentares e o gosto alimentar seretroalimentam, desencadeando fenômenos, como o surgimento de leques de possibilidades, incluindo as aversões e a listagem de comidas gostáveis, utilizando estratégias de educação de novos gostos e práticas, não cabendo apenas ao campo científico essa educação, mas também as relações sociais estabelecidas no percurso formativo, inferindo que a construção do gosto é também social. Desse modo, mesmo observando nas narrativas e nos protocolos de conduta, a valorização dos hábitos e gostos alimentares dos sujeitos, na prática, ainda está bem longe de articular a esse plano. As reformulações de gostos ainda são pautadas nas restrições alimentares, justificadas pelo discurso do saudável e da qualidade de vida.Palavras-chave: Gosto. Percepção. Práticas Alimentares. Estudantes de Ciências da Saúde.Ciências da Nutrição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ianua Coeli Santos Ribeiro de Brito - Coordenador / Ligia Amparo da Silva Santos - Integrante.

  • 2014 - 2015

    A feira livre como espaço de construção do gosto e do prazer para usuários do Programa Bolsa Família residentes em um bairro popular da cidade de Salvador-Bahia, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lígia Amparo da Silva Santos em 23/02/2016., Descrição: Este trabalho objetivou compreender os sentidos atribuídos à construção do gosto e do prazer por frequentadores da feira de Periperi e interpretou discursos acerca da construção do gosto e do prazer na feira livre, considerando o contexto da alimentação saudável. Este estudo foi baseado em uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, onde o locus escolhido para este estudo foi a Feira de Periperi, tendo como universo empírico homens e mulheres, frequentadores e feirantes, com idades entre 21 e 52 anos. Pode-se dizer que as dimensões atribuídas ao gosto e ao prazer são complexas e difíceis de relevar. Alguns dos muitos sentidos atribuídos ao gosto foram sendo desvelados nos discursos dos atores e em suas práticas. O valor simbólico do gosto e sua relação com o alimento no espaço estudado gerou discursos em defesa do saber fazer comida e suas particularidades, as evitações do gosto e limitações do prazer em benefício da saúde, as lembranças e o valor afetivo das comidas feitas no lar pela cuidadora, aceitação da alimentação preparada na feira e o laços familiares estabelecidos; os recursos midiáticos na constituição do gosto alimentar impressos nos discursos dos sujeitos, bem como os critérios para se chegar ao gosto desejado a partir dos sentidos que permeiam o corpo e o espírito. O aprendizado para o gosto também se exprime principalmente nas escolhas que são feitas no cotidiano ? tipos de alimentos consumidos e comercializados, os lugares de compra desses alimentos, bem como as relações interpessoais e os modos de fazer comida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ianua Coeli Santos Ribeiro de Brito - Integrante / Ligia Amparo da Silva Santos - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Aprendendo a gostar na feira livre: narrativas de escolares sobre a construção do prazer e do gosto sob a ótica da alimentação saudável, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lígia Amparo da Silva Santos em 17/12/2013., Descrição: Esse trabalho objetivou compreender os sentidos atribuídos à construção do prazer e do gosto como elementos norteadores das escolhas e práticas alimentares de escolares, considerando o contexto da alimentação saudável no espaço de uma feira livre na cidade de Salvador, Bahia. Trata-se de um trabalho qualitativa de cunho etnográfico, com foco interdisciplinar no campo da socioantropologia da alimentação e das ciências da nutrição. Foram realizadas visitas ao campo de estudo e entrevistas narrativas como técnica de produção de dados no período de janeiro a julho de 2014, com estudantes de escolas situadas no bairro de Periperi, bem como os que também trabalham na feira, com idades entre 13 e 17 anos. As entrevistas foram transcritas, categorizadas em uma matriz e analisadas. Durante as visitas à feira e diálogos com os informantes pôde-se observar algumas práticas de higiene e atribuições feitas às escolhas alimentares, como a limpeza do local e lavar os alimentos a fim de evitar a contaminação. Saindo das práticas de higiene e adentrando nas contraposições entre as práticas estabelecidas na feira e na casa, a aversão pelo sujo clareia os sentidos de confiança pela comida feita em casa. Fica evidente que as trocas alimentares são a expressão das relações de parentesco e, ao mesmo tempo, expressão da sociabilidade com o espaço da casa. A comida de casa feita pela mãe é tratada como experiência de prazer alimentar a partir da construção do gosto adquirida pelo cuidado e pelo valor sentimental do vínculo mãe-casa. Partindo do comer da Feira na própria Feira, pôde-se observar uma prática muito comum entre os informantes e outros atores que trabalham no espaço da feira: comer o que se vende. O valor simbólico do gosto e sua relação com o alimento no espaço estudado gerou discursos sobre o fazer comida com o sabor do tempero de casa, de estranhamento e não aceitação da alimentação preparada na feira, não excluindo as possibilidades de se alimentar na rua, mas de elencar elementos que transformam o alimento em ?gostável? não só pelas suas características organolépticas, mas pela contextualização dos espaços.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ianua Coeli Santos Ribeiro de Brito - Integrante / Ligia Amparo da Silva Santos - Coordenador / Juliede de Andrade Alves - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Comida popular, o gosto e o prazer no contexto da alimentação saudável: narrativas de vida na Feira das Sete Portas da cidade de Salvador - Bahia, Descrição: Este trabalho teve como objetivo compreender os sentidos atribuídos ao gosto e ao prazer como elementos que norteiam escolhas e práticas alimentares da população em estudo no âmbito de uma feira livre, considerando o contexto da alimentação saudável. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa de cunho etnográfico, com foco no ramo das Ciências Sociais e da Nutrição. Foram feitas entrevistas semi-estruturadas e diários de campo, entre os meses de fevereiro e junho de 2013. Como grupo focal, foram escolhidos indivíduos de ambos os sexos, trabalhadores, consumidores/comensais e cozinheiros, com idades entre 27 e 60 anos, na feira das Sete Portas, na cidade de Salvador-Bahia. Todas as entrevistas foram transcritas, e como método de análise, foram criados tópicos focados no objetivo deste trabalho, a fim de categorizar as falas dos entrevistados. A pesquisa mostrou que o comer light, o comer bem e o comer saudável estão ligados às novas práticas alimentares, norteadas pela formação das preferências e sensações de prazer moldadas a partir de novos hábitos. Além de um ponto de comercialização, de intenso movimento, a feira também conta e relembra a histórias alimentares e as preferências do comer popular de seus atores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ianua Coeli Santos Ribeiro de Brito - Integrante / Ligia Amparo da Silva Santos - Coordenador / Juliede de Andrade Alves - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2015

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

2016 - 2017

Escola Técnica San Rafael

Vínculo: Professor não efetivo, Enquadramento Funcional: Professor de Nutrição, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministra as disciplinas "Nocões de Nutrição em Saúde" e "Dietoterapia" para o curso técnico de enfermagem.

2017 - 2017

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tirocínio Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Tirocínio docente na disciplina Educação Alimentar e Nutricional, do departamento de Ciências da Nutrição, do curso de graduação em Nutrição da UFBA,

Atividades

  • 07/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação.,Linhas de pesquisa

2019 - 2021

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 12

Outras informações:
Ministra aulas nas disciplinas Avaliação Nutricional II, Nutrição Humana II, Educação Alimentar e Nutricional, Nutrição Materno Infantil, Projetos Integradores, Introdução à Nutrição.

2022 - 2023

Centro Universitário Mauricio de Nassau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 36

Outras informações:
Coordenadora do Curso de Nutrição e GastronomiaExperiência em Gestão Pedagógica, de Estágios Supervisionados Obrigatórios, Reconhecimento e Recredenciamento do INEP/MEC, Análise de projetos de extensão e de iniciação científica, participação de bancas de seleção docente, entre outros.

2019 - 2023

Centro Universitário Mauricio de Nassau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 5

Outras informações:
Ministrou aulas nas disciplinas:- Introdução à Profissão- Avaliação Nutricional- Avaliação Nutricional Aplicada- Nutrição Materno Infantil- Nutrição Clínica- Educação Nutricional- Fisiopatologia da Nutrição e Dietoterapia- Estágio Supervisionado III (Nutrição Clínica)- Estágio Supervisionado I (Nutrição em Saúde Coletiva)- Trabalho de Conclusão de Curso I- Trabalho de Conclusão de Curso II

2020 - 2022

Centro Universitário Mauricio de Nassau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 10

2019 - 2020

Centro Universitário Mauricio de Nassau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 15

2018 - 2018

Centro Universitário Mauricio de Nassau

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Preceptor, Carga horária: 40

2023 - Atual

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFTC SALVADOR

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 17

Outras informações:
Docente das disciplinas:Estágio Supervisionado Obrigatório em Nutrição Social (Saúde Coletiva) - Aulas teóricasEstágio Supervisionado Obrigatório em Nutrição Social (Saúde Coletiva) - Supervisora de estágio (prática)Educação Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas