Ângela Maria Ferrari Dambros

Formada em Mestrado Acadêmico em Administração com ênfase em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (UFRGS - 2016), com Bacharelado em Administração (UFRGS - 2013) e Especialização em Formação de Docentes para a Educação Profissional (FASEG - 2021). Possuo experiência de mais de 7 anos em atividades administrativas desenvolvidas em empresas privadas e órgãos públicos; mais de 4 anos de experiência em projetos de pesquisa e extensão relacionados à inovação, tecnologia e empreendedorismo; e experiência de cerca de 1 ano em docência. Atuo como mentora voluntária em ações voltadas ao empreendedorismo inovador.Principais assuntos de interesse: empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.

Informações coletadas do Lattes em 24/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração

2014 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Do laboratório ao mercado: uma análise do processo de empreender em saúde
, Ano de Obtenção: 2016.Aurora Carneiro Zen.Coorientador: Inovação, Fá. Palavras-chave: Sistema de Inovação em Saúde; Empreendedorismo; Inovação; Fármacos; Câncer.

Especialização em Formação de Docentes para a Educação Profissional

2019 - 2021

Faculdade Sistema de Ensino Gaúcho
Título: Não houve monografia

Graduação em Administração

2006 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Avaliação da influência do Programa PRIME no desempenho competitivo de empresas gaúchas: o caso da incubadora RAIAR/PUCRS
Orientador: Aurora Carneiro Zen

Graduação interrompida em 2005 em Biologia

2003 - Atual

Universidade Luterana do Brasil
Ano de interrupção: 2005

Curso técnico/profissionalizante

1997 - 2001

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

Formação complementar

2022 -

Sustainable Innovation Professional Program (SIP Program). (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em EMPREENDA - Educação Empreendedora. (Carga horária: 46h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2013 - 2013

Noções de Sustentabilidade em Desenv. de Projetos. (Carga horária: 30h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.

2011 - 2011

Criatividade em Gestão. (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre, SEBRAE/RS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Empreendedorismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Inovação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Sustentabilidade.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Educação Ambiental.

Participação em eventos

3 Fórum Internacional ECOINOVAR.Waste-to-energi: o tratamento térmico como alternativa para a geração de energia no Brasil. 2014. (Outra).

XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas.O Papel do Governo no Apoio à Gestão de Inovação das Empresas: um estudo exploratório do Programa de Núcleos de Apoio à Gestão de Inovação. 2014. (Seminário).

XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. 2014. (Seminário).

Fórum Social Temático. 2012. (Outra).

Produções bibliográficas

  • DANIEL, VANESSA MARQUES ; DE LIMA, MAURICIO POZZEBON ; FERRARI DAMBROS, ÂNGELA MARIA . Innovation capabilities in services: a multi-cases approach. Academia-Revista Latinoamericana de Administracion , v. 30, p. 490-507, 2017.

  • ZEN, AURORA ; LOPEZ, ANA ; DAMBROS, ÂNGELA ; MENEZES, DANIELA ; MACHADO, BERNARDO . Analysis of interaction of triple helix in a federal public program: a study of the centers of support for innovation management (NAGIS). RECADM : REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIA ADMINISTRATIVA , v. 15, p. 153-169, 2016.

  • DAMBROS, Â. M. F. ; ZEN, A. C. ; RHODEN, M. I. S. ; MAIA, T. . Innovative entrepreneurship and Competitive Performance: the PRIME/Brazil case. In: IAMOT, 2014, Washington. IAMOT2014 Proceedings, 2014.

  • ZEN, A. C. ; JARAMILLO, A. ; DAMBROS, Â. M. F. ; MENEZES, D. C. ; MACHADO, B. D. . O papel do governo no apoio à gestão de inovação das empresas: um estudo exploratório do Programa de Núcleos de Apoio à Gestão de Inovação. In: XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, 2014, Belém/PA. Artigos completos, 2014.

  • DAMBROS, Â. M. F. ; IANDA, T. F. . Waste-to-energy: o tratamento térmico de RSU como alternativa para geração de energia no Brasil. In: 3 Fórum Internacional ECOINOVAR, 2014, Santa Maria/RS. Anais do 3 Fórum Internacional ECOINOVAR, 2014.

  • DENISE, B. ; REICHERT, F. ; MACHIAVELLI, L. ; DAMBROS, Â. M. F. ; ZEN, A. C. ; ZAWISLAK, P. A. . Who is the Boss? A influência da posição na cadeia produtiva no desenvolvimento de novos produtos.. In: XXVII Simposio de Gestão da Inovação Tecnológica da ANPAD, 2012, Salvador. ENANPAD, 2012.

  • DAMBROS, Â. M. F. ; IANDA, T. F. . Waste-to-energy: o tratamento térmico de RSU como alternativa para a geração de energia no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DAMBROS, Â. M. F. ; IANDA, T. F. . Produção mais Limpa: fabricando produtos de forma sustentável. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMBROS, Â. M. F. ; MACHIAVELLI, L. ; PUFAL, N. . Descobrindo a Pesquisa na Escola de Administração. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DAMBROS, Â. M. F. ; NAZÁRIO, P.V. ; SILVA, J. da . Produção e consumo sustentáveis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NIQUE, W. M. ; DAMBROS, Â. M. F. . Avaliação do Nível de Felicidade dos Porto-Alegrenses 2010 (Pesquisa em Marketing).

Outras produções

DAMBROS, Â. M. F. ; NAZÁRIO, P.V. ; SILVA, J. da . Cartilha Produção e Consumo Sustentáveis. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    A relação entre o Grau de Internacionalização e o Desempenho Inovativo de pequenas e médias empresas brasileiras, Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo principal responder a seguinte questão: Qual a relação entre o grau de internacionalização e o desempenho inovativo das PMEs? Com o intuito de responder esta questão, é preciso mensurar o grau de internacionalização das empresas, o desempenho inovativo das mesmas e, finalmente, avaliar a relação entre eles. Para cumprir com os objetivos deste trabalho, a coleta de dados será dividida em duas fases: uma exploratória, de imersão nos setores, composta de entrevistas em profundidade; e uma segunda fase de levantamento estatístico de dados através de questionário enviado via web. A análise de dados englobará as análises estatísticas descritivas e técnicas multivariadas de modo a obter a relação entre a internacionalização e a inovação... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ângela Maria Ferrari Dambros - Integrante / aurora carneiro zen - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

Projetos de desenvolvimento

  • 2012 - 2018

    Gestão de Inovação em Tecnologia GITec/UFRGS (NAGI), Descrição: Tendo por base que a inovação é fator fundamental na competitividade das empresas, o projeto propõe desenvolver e integrar métodos de gestão de inovação ao processo operacional de micro e pequenas empresas de tecnologia; e estruturar e operacionalizar um Núcleo de Apoio a Gestão da Inovação, que atenda empresas tecnológicas. Assim, esse projeto pretende auxiliar as empresas de base tecnológica em aspectos de estruturação do planejamento e da condução das atividades de inovação, tendo por objetivos específicos: a) propor, desenvolver e integrar ao processo operacional de micro e pequenas empresas de tecnologia métodos de gestão na condução e incorporação de atividades de inovação; b) estruturar e operacionalizar um Núcleo de Apoio a Gestão da Inovação, que ofereça atendimento a empresas tecnológicas, em especial as da área de Tecnologia da Informação, para oferecer suporte de indução à elaboração de planos e projetos de Gestão da Inovação. Pretende-se estabelecer uma rede de relações, com o suporte de uma ferramenta de gestão, configurada para as demandas de empresas de alta tecnologia, de modo a assegurar o efeito multiplicador na base de informações, no estabelecimento dos caminhos do processo de desenvolvimento, e na obtenção dos resultados. A contribuição direta deverá ser a sobrevida e a expansão de empresas nascentes e de pequeno porte, com impactos positivos à economia regional e nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ângela Maria Ferrari Dambros - Integrante / Ingrid Eleonora Schreiber Jansch Porto - Coordenador / Dentre outros - Integrante.

  • 2010 - 2015

    Caminhos da Inovação na Indústria Gaúcha, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo Antonio Zawislak em 18/03/2023., Descrição: O projeto tem como objetivo principal é desenhar o mapa e os caminhos dos diferentes perfis de inovação na economia gaúcha. Através do retrato da realidade da inovação no RS, tanto pelo enfoque empresarial como setorial, será possível entender como ocorre o processo de inovação no RS, qual a origem das soluções, onde e como são incorporadas, de que forma elas impactam social, ambiental, econômica e técnico-cientificamente no RS para que levem o Estado ao desenvolvimento sustentável acoplado ao destaque internacional do País.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ângela Maria Ferrari Dambros - Integrante / Paulo Antonio Zawislak - Coordenador / Dentre outros - Integrante.

Prêmios

2014

Melhor artigo do XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

2013

Destaque na modalidade "Relato:Objetos de Aprendizagem" do IX Salão de Ensino da UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Programa Rede RS Startup

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Gestora de Inovação e Tecnologia (GIT), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ponto focal para o desenvolvimento da Plataforma da Rede RS Startup, junto a SICT e PROCERGS.Atuação na área de Desenvolvimento de Startups.

2019 - 2023

Sindicato dos Servidores da Procuradoria Geral do Estado

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 36

Outras informações:
- Rotinas administrativas em geral: acompanhamento de e-mails; organização de documentos; auxílio na elaboração de relatórios; auxílio na organização de Assembleias (presenciais e virtuais). Utilização de plataformas para envio de e-mails em massa (Simpool e Nitronews) e para registro de filiados ao sindicato (Painel). - Rotinas financeiras: contas a pagar e receber; fluxo de caixa; controle do caixa em espécie; geração de RPA; organização de documentos para a contabilidade; geração de relatórios no sistema Domínio Contábil; registro de filiações e desfiliações no sistema de consignações da SEFAZ (SGConsig); controle de recebimento das mensalidades

2022 - 2022

Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutora de EAD, Carga horária: 12

Outras informações:
- Auxílio na solução de problemas e esclarecimento de dúvidas gerais dos alunos - de graduação nas modalidades de ensino à distancia e semipresencial - acerca da Plataforma Moodle e do Plano de Ensino/Tutoria das disciplinas; - Revisão dos Planos de Ensino/Tutoria das disciplinas e suporte aos professores; - Acompanhamento dos acessos dos alunos às disciplinas e, caso necessário, intervenção; - Suporte nas atividades presenciais dos cursos nas modalidades de ensino à distância e semipresencial

2022 - 2022

Instituto Semeadores de Jovens Talentos

Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Mentora, Carga horária: 3

Outras informações:
Projeto PlantYou 2022: objetiva auxiliar jovens universitários a ingressarem em seus primeiros empregos através de treinamentos sobre gestão de carreira e construção de currículo, resolução de desafios, simulações de processos seletivos, um pitch day para empresas parceiras e acompanhamento personalizado por meio de mentorias com profissionais bem colocados no mercado.

2017 - 2017

Alcides Maya

Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Instrutora de curso técnico, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades: aulas expositivas; desenvolvimento de conteúdo e material didático; aplicação e correção de provas e trabalhos; e apropriação de notas no sistema da escola. Disciplinas ministradas: - Fundamentos de Administração (68h) - Gestão da Inovação (34h) - Gestão de projetos (34h) - Administração de Compras (34h) - Administração de Vendas (34h) - Metodologia para Elaboração de Projetos (34h)

2015 - 2015

QI Escolas e Faculdades

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Nível Técnico, Carga horária: 12

Outras informações:
Atividades: aulas expositivas; desenvolvimento de conteúdo e material didático; aplicação e correção de provas e trabalhos; e apropriação de notas no sistema da escola. Disciplinas ministradas: - Teoria Geral da Administração (64h) - Administração de Marketing (64h)

2014 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Estagiária docente, Carga horária: 3

Outras informações:
Estágio docente na disciplina Organização da Produção da graduação em Administração

2013 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Núcleo de Gestão da Inovação Tecnológica (NITEC), linha de Capacidade de Inovação e Internacionalização, em 2013: levantamento bibliográfico, análise e organização de dados da pesquisa; Elaboração de artigos científicos; Contato e visita à empresas. Grupo de Estudos em Estratégia, Internacionalização e Inovação (GPEI/UFRGS), em 2014 : levantamento bibliográfico, análise e organização de dados da pesquisa;e Elaboração de artigos científicos; contato e visita à empresas.

2013 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora acadêmica, Carga horária: 3

Outras informações:
Monitoria acadêmica (2013/1) da disciplina semi-presencial de Modelagem de Negócios e Gestão da Qualidade. Monitoria acadêmica (2013/2) da disciplina presencial de Organização da Produção

2011 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 12

Outras informações:
Núcleo de Gestão da Inovação Tecnológica (NITEC), linha de Gestão da Inovação: levantamento bibliográfico, análise e organização de dados da pesquisa; Elaboração de artigos científicos; Contato e visita à empresas; Atualização do site e divulgação de atividades e eventos do grupo; Suporte administrativo e de compras

Atividades

  • 11/2011 - 08/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Administração.,Linhas de pesquisa

2012 - 2013

Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de projetos, Carga horária: 40

Outras informações:
Análise crítica e acompanhamento de projetos de pesquisa no âmbito dos editais da SCIT (coerência, consistência, atendimento dos requisitos técnicos e legais); Apoio à organização de eventos; na elaboração de Editais; e na construção de instrumento de avaliação interna da Secretaria.

2010 - 2011

Falker Automação Agrícola

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar administrativo, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Área Administrativa: suporte às áreas de Departamento de Pessoal, Financeiro (notas fiscais, livro caixa, agendamentos, rubricas, prestação de contas de projetos) e Marketing (viagens). Área de Produção: atividades relacionadas a Compras de insumos e materiais indireto (negociação e follow-up), controle de estoque e Logística (envio e recebimento de materiais) importação e licitações.

2008 - 2010

Falker Automação Agrícola

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Área Administrativa: suporte ao Financeiro (notas fiscais, livro caixa, controle de rubricas) e Marketing (viagens). Área de Produção: atividades relacionadas a Compras de insumos e materiais indireto (negociação e follow-up), controle de estoque e Logística (envio e recebimento de materiais) e licitações.