Ana Paula Peron

Graduada (2002) e Mestre em Letras (2007) pela Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2016) e professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, campus Apucarana). Tem experiência na área de Estudos Linguísticos, com ênfase em Linguística e Análise de Discurso de vertente materialista, perspectiva teórica a partir da qual desenvolve pesquisas sobre mulheres em condição de violência, sentimentos, maternidade e discursos da oralidade.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

2011 - 2016

Universidade Estadual de Campinas
Título: Ser mulher, sentir a violência, enunciar os sentimentos: um olhar discursivo sobre a humilhação na condição de violência conjugal
Mónica Graciela Zoppi Fontana. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: mulheres; violência contra a mulher; sentimentos.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Análise de Discurso.

Mestrado em Letras

2005 - 2007

Universidade Estadual de Maringá
Título: Entre relatos e registros: a discursivização da violência conjugal na Delegacia da Mulher de Maringá,Ano de Obtenção: 2007
Edson Carlos Romualdo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: análise de discurso; discurso jurídico; violência conjugal; violência contra a mulher; delegacia da mulher.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Análise de Discurso. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Discurso Jurídico.

Graduação em Letras

1999 - 2002

Universidade Estadual de Maringá
Título: A argumentação no direito processual civil: um estudo de operadores argumentativos em um acórdão
Orientador: Edson Carlos Romualdo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Taller de Español, nivel básico. (Carga horária: 16h). , Universidad de la Republica Uruguay, UDELAR, Uruguai.

2009 - 2009

Texto Imagético:Discurso,Representação, Identidade. (Carga horária: 72h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em A Análise do Discurso e seus fundadores. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Projeto Cidade Canção. (Carga horária: 130h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Convivendo Com Crianças. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2005 - 2005

Atualização para Profissionais da Educação. (Carga horária: 24h). , Secretaria da Educação de Maringá, SEDUC/MARINGÁ, Brasil.

2004 - 2004

Construindo a Educação Pública de Qualidade Social. (Carga horária: 40h). , Secretaria da Educação de Maringá, SEDUC/MARINGÁ, Brasil.

2004 - 2004

Formação de Educadores Programa Educação Inclusiva. (Carga horária: 25h). , Secretaria da Educação de Maringá, SEDUC/MARINGÁ, Brasil.

2003 - 2003

Atualização Para Profissionais da Educação. (Carga horária: 40h). , Secretaria da Educação de Maringá, SEDUC/MARINGÁ, Brasil.

2003 - 2003

Oficina de projetos educacionais II. (Carga horária: 60h). , Centro de Treinamento do Magistério do Paraná, CETEPAR, Brasil.

2002 - 2002

Atualização Para Profissionais da Educação. (Carga horária: 45h). , Secretaria da Educação de Maringá, SEDUC/MARINGÁ, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Seminários de Aperfeiçoamento em Produção Textual. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Fundamentos da Sintaxe do Período Simples. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Leitura e Ensino da Poesia. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

1997 - 1997

Formação do Teleducador: a Trama do Olhar. (Carga horária: 16h). , Centro de Treinamento do Magistério do Paraná, CETEPAR, Brasil.

1997 - 1997

Educação Especial. (Carga horária: 16h). , Centro de Treinamento do Magistério do Paraná, CETEPAR, Brasil.

1995 - 1995

Educação Infantil. (Carga horária: 32h). , Centro de Treinamento do Magistério do Paraná, CETEPAR, Brasil.

1995 - 1995

Educação Fundamental - 1ª a 4ª Séries. (Carga horária: 80h). , Centro de Treinamento do Magistério do Paraná, CETEPAR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos Lingüísticos.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Análise de Discurso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

IAGALLO, Patrícia O. ; KUHLEWEIN, C. ; PEREIRA, L. ; PERON, Ana Paula . Semana de Integração Acadêmica. 2016. (Outro).

PERON, Ana Paula ; CARDOSO, R. D. ; FERRAGINI, N. L. O. ; MENDONCA, A. P. F. ; ARREBOLA, M. G. . I Ciclo de Palestras em Letras. 2014. (Outro).

BARRETO, A. P. T. ; PERON, Ana Paula ; CARDOSO, R. D. ; HUMMEL, E. I. ; MACHADO, B. . I Semana de Educação e Linguagens. 2013. (Congresso).

PERON, Ana Paula ; MATSUMOTO, Aline Ramires de Moraes . Estudos de textos orais. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

4ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso. Os sentimentos no discurso como parte constitutiva de uma posição-sujeito. 2018. (Congresso).

III COLI - Congresso das Licenciaturas. Discurso, significação e efeitos de certeza: dispositivos para a interpretação. 2018. (Congresso).

IV Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar. 2018. (Encontro).

XIII Seminário do CELSUL ? Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.As mulheres e seus relatos de violência conjugal: a humilhação enunciada pelo silêncio. 2018. (Seminário).

I Jornada Mulheres em Discurso. Maternidade e enunciação do sentimento: quando o medo se materializa em coragem. 2017. (Congresso).

V CONALI ? Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Relatos e enunciação: a narração da violência conjugal e a produção de sentidos sobre a mulher. 2017. (Congresso).

VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar e Reunião do Grupo de Trabalho de Pós-Graduação Strictu Sensu ? Letras. 2017. (Seminário).

VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e III Encontro Anual de Iniciação Científica..Uma leitura discursiva sobre o casamento e a mulher-esposa em blogs direcionados ao público feminino. 2017. (Seminário).

XII Congresso Internacional da ALED ? Associação Latino-americana de Estudos do Discurso.. Um processo discursivo de produção de sentidos sobre a mulher-esposa em relatos de violência conjugal. 2017. (Congresso).

II COLI - Congresso das Licenciaturas. (minicurso) A argumentação marcada na língua: o funcionamento de operadores argumentativos na progressão e na construção de sentidos do texto. 2016. (Congresso).

VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e II Encontro de Iniciação Cientifica da Unespar. 2016. (Seminário).

VI Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e II Encontro de Iniciação Científica da Unespar. 2016. (Seminário).

3ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso. 2015. (Congresso).

63º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.Mulheres e relatos de violência doméstica e familiar: uma leitura discursiva sobre o "ser mulher". 2015. (Seminário).

Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e I Encontro Anual de Iniciação Científica da UNESPAR.A construção discursiva do feminino em dizeres sobre a violência contra a mulher no espaço digital. 2015. (Seminário).

XI Congresso Internacional da ALED ? Associação Latino-americana de Estudos do Discurso. Identificar-se para resistir: mulheres, violências e instituição. 2015. (Congresso).

62º Seminário do GEL.Norma jurídica e (in)completude: a constituição de sentidos de ?violência doméstica e familiar contra a mulher? na Lei Maria da Penha. 2014. (Seminário).

Ciclo de Palestras - Questões de Gênero.Mulher e mãe: discursos sobre a maternidade face à violência doméstica. 2014. (Simpósio).

I COLI - Congresso das Licenciaturas. 2014. (Congresso).

XVII Congresso Internacional da ALFAL. Mulher e maternidade: funcionamentos de efeitos de pré-construído na constituição da mulher-mãe em face da violência doméstica. 2014. (Congresso).

II Jornada Internacional Semântica e Enunciação - III Colóquio Internacional Marcadores Discursivos nas Línguas Românicas. 2013. (Congresso).

I Seminário de Linguagens, Mídias e Educação.O "ser mulher" e suas significações diante da violência. 2013. (Seminário).

IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares. ?Mas ele não soube me respeitar, né?? ? o funcionamento do operador argumentativo mas em relatos da Delegacia da Mulher. 2013. (Congresso).

Minicurso: Teorias Semânticas. 2013. (Outra).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 10.Violência contra a mulher e práticas de resistência: a questão da identificação ao discurso institucional. 2013. (Seminário).

VI SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso. 2013. (Seminário).

2ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso. Uma leitura discursiva sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher na Lei Maria da Penha. 2012. (Congresso).

II Cielli - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. A Delegacia da Mulher e suas institucionalizações do dizer: um olhar para o acontecimento enunciativo nos registros de ocorrência. 2012. (Congresso).

III Colóquio Internacional de Análise do Discurso: presença e contribuições do pensamento de Foucault para a Análise do Discurso. Sobre sentimentos, mulheres e violências: um olhar materialista para as emoções no discurso. 2012. (Congresso).

XVIII Seminário de Teses em Andamento.Sobre sentimentos, mulheres e violência contra mulher: um olhar discursivo materialista. 2012. (Seminário).

I Jornada Internacional Semântica e Enunciação. 2011. (Congresso).

IV Encontro de Estudos da Linguagem/ III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem ? ENELIN: O discurso e as línguas. A violência contra a mulher e seus efeitos de (in)completude na Lei Maria da Penha. 2011. (Congresso).

IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso - ALED 2011: Discursos da América latina: vozes, sentidos, identidades. O ?ser mulher? na conjugalidade e sua interface com a violência: algumas significações.. 2011. (Congresso).

Jornada Internacional Discurso, Sujeito e Sentidos. 2011. (Congresso).

Seminário ?A cidade fala?. 2011. (Seminário).

Seminário Internacional Discurso sobre a Língua. 2011. (Seminário).

V Seminário de Estudos em Análise de Discurso - SEAD: O acontecimento do discurso: filiações e rupturas. 2011. (Seminário).

1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. "Sou brasileiro e não desisto nunca": um gesto de leitura sobre identidade nacional nas imagens de Central do Brasil. 2010. (Congresso).

Análise do Discurso: Questões de teoria, método e análise. 2010. (Oficina).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 9.A constituição discursiva dis estereótipos do homem e da mulher nos relatos e na lei: espaços de deslocamentos e de repetições. 2010. (Seminário).

Conceitos e contribuições de Dominique Maingueneau para a Análise do Discurso do Brasil. 2009. (Outra).

1ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso. "Ofendidas" x "agressores": a constituição dos sujeitos no discurso jurídico.. 2008. (Congresso).

I Forum das Humanidades.As imagens da conjugalidade nos relatos e nos registros de uma Delegacia da Mulher. 2008. (Outra).

XIX Seminário de Pesquisa da Universidade Estadual do Centro-Oeste.A construção discursiva da mulher na Lei Maria da Penha. 2008. (Seminário).

Fórum Estadual Lei Maria da Penha: um novo olhar. 2007. (Outra).

III CELLI - Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários. Registros de ocorrência na Delegacia da Mulher: o acontecimento enunciativo e a produção de sentidos. 2007. (Congresso).

V SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras.Entre relatos e registros: a discursivização da violência conjugal na Delegacia da Mulher de Maringá. 2007. (Seminário).

XVIII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.A memória discursiva em registros de ocorrência de uma delegacia da mulher. 2007. (Seminário).

Análise de Discurso:reflexos e análises no campo político-midiático. 2006. (Outra).

A presença do texto no ensino de língua materna. 2006. (Outra).

Gêneros textuais: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. 2006. (Outra).

Gramática ou gramáticas: o objeto de trabalho no ensino de língua materna. 2006. (Outra).

I CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Da fala para a escrita: o apagamento da subjetividade nos registros de ocorrência em uma delegacia da mulher. 2006. (Congresso).

Interdiscurso e fronteiras discursivas. 2006. (Seminário).

IV SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras.Entre relatos e registros: a discursivização da violência conjugal na Delegacia da Mulher de Maringá. 2006. (Seminário).

Violência de gênero: prevenção no âmbito educativo. 2006. (Outra).

2° CELLI - Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários. 2005. (Outra).

A interação em ambiente virtual: tornando o professor presente no ensino à distância. 2005. (Outra).

Lendo o mundo das linguagens. 2005. (Outra).

Linguagem, sujeito e história. 2005. (Outra).

XVII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.Mecanismos de argumentação por autoridade no texto jurídico. 2005. (Seminário).

3° SPLA - Seminário de Pesquisa em Lingüística Aplicada. 2004. (Seminário).

Formas de progressão textual. 2004. (Outra).

Oficina: Jogos, brinquedos e brincadeiras da cultura popular. 2004. (Oficina).

Outras Palavras - XV Semana de Letras.O funcionamento de operadores de contrajunção, justificativa e conclusão em um acórdão civil. 2004. (Outra).

Da alfabetização ao letramento: as interfaces do continuum. 2003. (Outra).

Outras Palavras - XIV Semana de Letras.A propaganda na aula de leitura: uma reflexão sobre os aspectos cognitivos do planejamento. 2003. (Outra).

2° SPLA - Seminário de Pesquisa em Lingüística Aplicada. 2001. (Seminário).

Outras Palavras - XIII Semana de Letras.Os aspectos pré-românticos e a brasilidade em Caldas Barbosa. 2001. (Outra).

XV Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.Informatividade e eficácia comunicativa. 2001. (Seminário).

A linguagem da mitologia clássica. 2000. (Outra).

XIV Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.Erro: como ele é tratado em um contexto bilingüe (alemão/português). 2000. (Seminário).

XIV Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.Erro: como ele é tratado em um contexto bilingüe (alemão/português). 2000. (Outra).

A arte da argumentação. 1999. (Outra).

Brasil 500 anos: a outra margem do ocidente. 1999. (Outra).

Brasil 500 anos: a outra margem do ocidente. VI Seminário de Pesquisa em História. 1999. (Seminário).

Ciclo de conferências - Cultura e civilização: Arte e arquitetura no espaço urbano francês. 1999. (Outra).

Outras Palavras - XII Semana de Letras. 1999. (Outra).

XIII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná.E o livro didático não era tão bom.... 1999. (Seminário).

18ª Sessão do Fórum Paranaense em defesa da escola pública, gratuita e universal. 1998. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maria de Fátima Pereira de Sena

PASSETTI, M. C. C.; LAGAZZI, S.; DI RAIMO, Luciana C. F. D;PERON, Ana Paula. "Amor só de mãe": a significação do sujeito mulher responsável legal pelo adolescente em privação de liberdade. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Beatriz Letícia Rocha

PERON, Ana Paula; DIAS, Luciana. C. F.; TEIXEIRA, Níncia. C. R. B.. A constituição discursiva do homem e da mulher em uma defesa no Tribunal do Júri. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas de LP) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Renato Braz de Moraes

IAGALLO, Patrícia O.;PERON, Ana Paula. Referenciação metadiscursiva em falas vazias. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Bernardo Lucas Hananias Ribeiro

CARMO, Anderson B.;PERON, Ana Paula. O homem transexual em discurso na teledramaturgia brasileira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Misuê Fernandes Penha

PERON, Ana Paula; SILVA, Erica. D.. A formação do leitor e o livro didático: contribuições da perspectiva discursiva. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Gleice Rodrigues de Oliveira

CARMO, Anderson B.; IAGALLO, Patrícia O.;PERON, Ana Paula. A contação de história na educação infantil: uma proposta de ensino com o gênero fábula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Hanna Claudia Ferranti Lorena

SILVA, Erica. D.;PERON, Ana Paula. A linguagem utilizada na internet e o ensino de língua portuguesa: uma proposta de trabalho para o ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Rafaela Carolina Garcia

SILVA, Erica. D.;PERON, Ana Paula. A variação linguística em livros didáticos do ensino fundamental: construção de identidades e relações de poder. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná.

Aluno: Marcia Eutália de Oliveira

TEIXEIRA, Níncia. C. R. B.;PERON, Ana Paula. O estímulo na formação do aluno leitor. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Adriana Conceição Schimboski

FERNANDES, Célia Bassuma;PERON, Ana Paula. Representação do sujeito em charges do Presidente Lula. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Valdinéia Aparecida Corso

FERNANDES, Célia Bassuma;PERON, Ana Paula; VENTURINI, Maria Cleci. Policiais femininas: a representação das mulheres nos documentos oficiais da Polícia Militar do Paraná. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Tatiane Aparecida Serbai

DIAS, Luciana. C. F.;PERON, Ana Paula. A divulgação e os possíveis efeitos de sentido: uma perspectiva da Análise do Discurso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Elizane Witkovski

PERON, Ana Paula; DIAS, Luciana. C. F.. Representações das diferentes identidades da mulher em canções populares brasileiras. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Marciele de Ramos

PERON, Ana Paula; DIAS, Luciana. C. F.. As múltiplas identidades da mulher: a textualidade de artigos da edição. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Suema Ribeiro dos Santos Lima

DIAS, Luciana. C. F.;PERON, Ana Paula. O estereótipo da adolescente nas revistas "Atrevida", "Capricho" e " Toda Teen" a partir da perspectiva da Análise do Discurso". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Patrícia Valéria Risso

DIAS, Luciana. C. F.;PERON, Ana Paula. A polissemia da palavra "hediondo" no discurso jurídico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Carmem Aparecida Araújo

PINHEIRO, Neide Garcia; DIAS, Luciana. C. F.;PERON, Ana Paula. A ideologia do afro-descendente nas canções de Chico César e Gilberto Gil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: EDITE CÁSSIA STIPP DA SILVA

DIAS, Luciana. C. F.;PERON, Ana Paula. Os movimentos das redes de memória e a ideologia do consumismo: análise do discurso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Alcinéia Teresinha Gomes Batista

DIAS, Luciana. C. F.;PERON, Ana Paula. Construções da identidade da mulher: uma abordagem discursiva. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Eva Mazepa Padilha

PERON, Ana Paula; DIAS, Luciana. C. F.. Discurso ecológico e mídia impressa: análise da Campanha da Fraternidade 2004. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Francielli Belém da Fonseca

MELLO, Claudio;PERON, Ana Paula. Dificuldades e possibilidades para a leitura literária no Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

PERON, Ana Paula; HUMMEL, E. I.; SACCHELLI, G. S.. Banca examinadora de Processo Seletivo simplificado para a contratação de professor colaborador. Área: LIBRAS. 2018. Universidade Estadual do Paraná.

PERON, Ana Paula; MENDONCA, A. P. F.; D'ALMAS, J.. Banca de teste seletivo para seleção de Professor Temporário da Universidade Estadual do Paraná, campus de Apucarana. Área: Língua Portuguesa. 2018. Universidade Estadual do Paraná.

PERON, Ana Paula; et al.. Banca de Avaliação da prova de Redação do Vestibular de Inverno 2017 da Universidade Estadual de Maringá. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

PERON, Ana Paula; SILVA, Flávio. B.; STEFFLER, J. C. B.. Banca de teste seletivo para seleção de Professor Temporário da Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavai. Disciplina: Teoria e Análise Linguística. 2017. Universidade Estadual do Paraná.

SILVA, Flávio. B.;PERON, Ana Paula; ARREBOLA, M. G.. Banca de Teste Seletivo para contratação de professores colaboradores - Área: Língua Portuguesa. 2016. Universidade Estadual do Paraná.

PERON, Ana Paula; MENDONCA, A. P. F.; GOMES, P.. Banca de Teste Seletivo para contratação de professores colaboradores - Área: Linguística. 2015. Universidade Estadual do Paraná.

PERON, Ana Paula; et al.. Banca de Avaliação de Redações do Vestibular da UNESPAR - dezembro 2014. 2014. Universidade Estadual do Paraná.

PERON, Ana Paula; et al.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno 2013. 2013. Universidade Estadual de Maringá.

PERON, Ana Paula; et al.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno 2012. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

PERON, Ana Paula; et al.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão 2012. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

PERON, Ana Paula; et al.. Banca de avaliação da prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão 2011. 2011. Universidade Estadual de Maringá.

PERON, Ana Paula; et al.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão 2009 da Universidade Estadual de Maringá. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

PERON, Ana Paula; SANTOS, Hérika Ribeiro dos. Banca para seleção de monitores da disciplina de Morfossintaxe. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

PERON, Ana Paula; et al.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Inverno 2010 da Universidade Estadual de Maringá. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

PERON, Ana Paula; et al.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Concurso Vestibular de Verão 2010. 2010. Universidade Estadual de Maringá.

PERON, Ana Paula; et al.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Vestibular de Inverno 2009 da UEM. 2009. Universidade Estadual de Maringá.

PERON, Ana Paula; et al.. Banca de Avaliação da Prova de Redação do Vestibular de Inverno 2008 da Universidade Estadual de Maringá. 2008. Universidade Estadual de Maringá.

PERON, Ana Paula; et al.. Banca de avaliação de Redação do Concurso Vestibular de Verão 2008 da Universidade Estadual de Maringá. 2008. Universidade Estadual de Maringá.

PERON, Ana Paula. Banca de avaliação da prova discursiva de Língua Portuguesa do Concurso Vestibular de Verão 2006. 2007. Universidade Estadual de Maringá.

PERON, Ana Paula. Banca de Avaliação de Redação do Concurso Vestibular de 2007. 2007. Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

PERON, Ana Paula; et al.. Banca de avaliação da prova discursiva de língua portuguesa do concurso vestibular de inverno de 2007. 2007. Universidade Estadual de Maringá.

GRAVON, T.; TEIXEIRA, Níncia. C. R. B.; HARTMMAN, Giuliano.;PERON, Ana Paula. Banca de seleção de acadêmicos para o PET-Letras da Unicentro. 2007. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

PERON, Ana Paula. Banca de avaliação da prova discursiva de Língua Portuguesa do segundo concurso vestibular de 2006. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

PERON, Ana Paula. Banca de avaliação da prova discursiva de Língua Portuguesa do concurso vestibular de inverno de 2006. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

PERON, Ana Paula. Banca de avaliação da prova discursiva de Língua Portuguesa do primeiro concurso vestibular de 2006. 2005. Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Erasmo Renesto

Renesto, Erasmo. Esterases para a análise de variabilidade genética em mandacaru (Cactaceae). 2011. Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento) - Universidade Estadual de Maringá.

Eliana Xavier Linhares de Andrade

Menegatto, V. A.; Dias, I.;Andrade, E. X. L.; Zani, S. L.;Sri Ranga, A.. Interpolação no Círculo Usando Funções Condicionalmente Negativas Definidas. 1995. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo.

Ires Dias

DIAS, I.. Interpolação no círculo usando funções condicionalmente negativas definidas. 1995. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de São Paulo.

Maria Aparecida Honório

ROMUALDO, Edson Carlos;HONÓRIO, M. A. A discursivização da violência conjugal na delegacia da mulher de Maringá. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Antônio Carlos de Souza

WENDHAUSEN JR, Renato;SOUZA, Antônio Carlos de; JESUS, Paulo Cesar de. Estudo da imobilização de microorganismos sobre crisotila. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em química) - Universidade Regional de Blumenau.

Suzy Maria Lagazzi

FONTANA, Monica Graciela Zoppi;LAGAZZI, SUZY MARIA; ROMUALDO, E. C.. O "ser mulher" e suas significações diante da violência: um olhar discursivo sobre mulheres, violências e sentimentos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Alberto José Prioli

PRIOLI, A. J.; ROCHA, C.L.M.S.C.; PILEGGI, M.. Avaliação da homologia entre os programas genéticos de germinação de sementes e de conídios de fungos filamentosos.. 2004. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual de Maringá.

Valter Augusto Della-Rosa

DELLA-ROSA, V. A.PERON, A. P.. Estudo in vivo da atividade mutagênica do anti-depressivo natural hipérico. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá.

Ronald José Barth Pinto

MACHADO, M. F. P. S.MANGOLIN, C. A.; SOFFIATTI, P.;PINTO, R. J. B.; RENESTO, E.. Esterases para a análise de variabilidade genética em mandacaru (Cactaceae). 2011. Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento) - Universidade Estadual de Maringá.

Ronald José Barth Pinto

MACHADO, M. F. P. S.MANGOLIN, C. A.; RENESTO, E.; TAKASUSUKI, M. C. C. R.;PINTO, R. J. B.. Esterases para a análise de variabilidade genética em populações de mandacaru (Cereus peruvianus e C. jamacaru; Cactacea). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Genética e Melhoramento) - Universidade Estadual de Maringá.

Claudia Regina Castellanos Pfeiffer

ZOPPI, Mónica;CASTELLANOS PFEIFFER, C. R.; ROMUALDO, E. C.; NUNES, S. R.; SILVA, Telma Domingues da; LAGAZZI, S.; RAIMO, L. C. F. D.; SILVA SOBRINHO, H. F.. Ser mulher, sentir a violência, enunciar os sentimentos: um olhar discursivo sobre a humilhação na condição de violência conjugal. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria de Fatima Pires da Silva Machado

MACHADO, M. F. P. S.MANGOLIN, C. A.RENESTO, ErasmoPINTO, R. J. B.RUVOLO-TAKASUSUKI, M. C. C.. Esterase para a análise de variabilidade genética em populações de mandacaru (Cereus peruvianus e C. jamacaru; Cactaceae). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Genética e Melhoramento) - Universidade Estadual de Maringá.

TELMA DOMINGUES DA SILVA

Zoppi-Fontana, Mónica; PFEIFFER, C. C.; ROMUALDO, E.C.; NUNES, S.R.;SILVA, T. D.. Ser mulher, sentir a violência, enunciar os sentimentos: um olhar discursivo sobr a humilhação na condição de violência conjugal. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Silvia Regina Nunes

FONTANA, M. G. Z.PFEIFFER, C. R. C.ROMUALDO, E. C.NUNES, Silvia ReginaSILVA, T. D.. Ser mulher, sentir a violência, enunciar os sentimentos: um olhar discursivo sobre a humilhação na condição de violência conjugal. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Sonia Maria Gomes

GOMES, S. M.; MENEGATO, V. A.; ZANI, S. L.; DIMITROV, D. K.; BARROS, S. R. M.; VEIGA, P. A. F.; RANGA, A. S.. Funções Positivas Definidas para Interpolação em Esferas Complexas. 2001. Tese (Doutorado em Matemática) - Universidade de São Paulo.

Sheila Elias de Oliveira

ELIAS DE OLIVEIRA, S., ou OLIVEIRA, S. E. de; JOANILHO, M. G. P.; MACHADO, C. P.. (Qualificação de Área) "Humana, ofendida, em situação de violência... Quem é essa mulher em textos jurídico-legislativos sobre (violência contra) a mulher?". 2014 - Universidade Estadual de Campinas.

Edson Carlos Romualdo

ROMUALDO, E. C.; FONTANA, M. G. Z.; SILVA, T. D.; PFEIFFER, C. R. C.; NUNES, S. R.. Ser mulher, sentir a violência, enunciar os sentimentos: um olhar discursivo sobre a humilhação na condição de violência conjugal. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Edson Carlos Romualdo

ROMUALDO, E. C.; LAGAZZI, S. M.; FONTANA, M. G. Z.. O ?ser mulher? e suas significações diante da violência: um olhar discursivo sobre mulheres, violências e sentimentos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Onice Payer

ROMUALDO, E. C.; HONORIO, M. A.; ZOPPI-fONTANA, M. G.;PAYER, M. O.. Suplência de banca de defesa de mestrado: Entre Relatos e Registros: A Discursivização da Violência Conjugal na Delegacia da Mulher de Maringá. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Mónica Graciela Zoppi Fontana

ZOPPI FONTANA, M.G.; ROMUALDO, Edson; HONÓRIO, M. A.. Entre relatos e registros: a discursivização da violência conjugal na Delegacia da Mulher de Maringá. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá.

Maria Claudia Colla Ruvolo-Takasusuki

RUVOLO-TAKASUSUKI, M. C. C.. Esterases para a análise de variabilidade genética em populações de mandacaru (Cereus peruvianus e C. jamacaru; Cactaceae). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Genética e Melhoramento) - Universidade Estadual de Maringá.

Maria Claudia Colla Ruvolo-Takasusuki

VICENTINI, V. E. P.;RUVOLO-TAKASUSUKI, M. C. C.; ROSA, V. A. D.. Estudo in vivo da atividade mutagênica do anti-depressivo natural hipérico. 2000 - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Karine Giroto Barbara

(provisório) Narrar o inarrável: uma análise discursiva de depoimentos de sobreviventes do holocausto; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná; (Orientador);

Amanda Vaz Tostes

(provisório) A representação da mulher no discurso publicitário digital do chocolate snickers; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná; (Orientador);

Adilson José Broiato dos Santos Júnior

(provisório) A construção do sujeito feminino em enunciações jornalísticas: uma leitura sobre a (não) recorrência do substantivo ?presidenta?; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná; (Orientador);

Dayane Cristina de Camargo

(provisório) A produção de sentidos sobre a mulher e a violência psicológica no funcionamento da hashtag: #maselenuncamebateu; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná; (Orientador);

Geovana Lopes Jordão

O silenciamento em práticas de violência conjugal contra a mulher: por que é tão difícil denunciar a violência física?; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná; (Orientador);

Francisco Miguel Pryjmak

Uma leitura discursiva sobre o silenciamento em relação à violência sexual contra a mulher; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Beatriz Letícia Rocha

A constituição discursiva do homem e da mulher em uma defesa no Tribunal do Júri; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas de LP) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Ana Paula Peron;

Bruna Da Silva Leonardo Brito

A discursivização da violência obstétrica na perspectiva feminina no videodocumentário: "O Renascimento do parto II" - vídeo promocional; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Ana Paula Peron;

Michele Carvalho de Aguiar

A discursivização da dor em relatos de mães que perderam seus filhos no período gestacional e neonatal; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Ana Paula Peron;

Ana Claudia Malavazi

O transtorno do espectro autista em discurso: representação do sujeito autista na Revista Veja; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Ana Paula Peron;

Leonardo Felipe S

Moreira Prates; Produção de sentidos em relação ao corpo da mulher em catálogos de moda; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Ana Paula Peron;

Elaine Luci de Oliveira

Uma leitura discursiva sobre o casamento em relatos de mulheres na contemporaneidade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Ana Paula Peron;

Jenifer Menegardi

A produção de sentidos sobre os sujeitos envolvidos na prática de violência sexual; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Ana Paula Peron;

Maysa Alana da Silva Pedreiro

Aspectos da redação do gênero textual ofício: um estudo de caso; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo Trilingue) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Ana Paula Peron;

Anye Gisele Kuldelski

Getulio Vargas e Lula nas comemorações do 1º de Maio: discursos do trabalho ou do trabalhador?; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Ana Paula Peron;

Janaina de Almeida

A representação da mulher nos textos da lei; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Ana Paula Peron;

Janise Fátima Kinseler Lima

O sujeito na sentenças jurídica: construção discursiva; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Ana Paula Peron;

Beatriz Letícia Rocha

A (des)construção da imagem da mulher-mãe em uma defesa no Tribunal do Juri; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Ana Paula Peron;

Adilson José Broiato dos Santos Júnior

As (não)recorrências de uso da palavra ?presidenta? por veículos midiáticos: uma leitura sobre processos de silenciamento; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Ana Paula Peron;

Amanda Vaz Tostes

A produção de sentidos sobre o conceito de alteridade no texto ?de uma branca para outra?, de Eliane Brum; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Ana Paula Peron;

Bruna Da Silva Leonardo Brito

Sentidos sobre a violência obstétrica: quando o parto não acontece como o planejado; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Paula Peron;

Michele Carvalho de Aguiar

Uma leitura discursiva sobre a maternidade diante da perda gestacional e neonatal; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Paula Peron;

Elaine Luci de Oliveira

Uma leitura discursiva sobre o casamento e a mulher-esposa em blogs direcionados ao público feminino; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - UNESPAR - Campus Apucarana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Paula Peron;

Leonardo Felipe Schafranski Moreira Prates

Sentidos sobre a mulher-mãe em blogs de gravidez e pós-parto; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Ana Paula Peron;

Alessandra Harumi Miura

A construção discursiva do feminino em dizeres sobre a violência contra a mulher no espaço digital; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Ana Paula Peron;

Cibele Regina Dimira

Uma proposta discursiva de leitura de contos de fada; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Ana Paula Peron;

Aliane Francisco Siqueira

Anúncios publicitários institucionais: uma proposta discursiva de leitura; 2015; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual do Paraná; Orientador: Ana Paula Peron;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carmem Lucia de Mello Sartori Cardoso da Rocha

Análise genética da germinação de conídios e sua homologia com a germinação de sementes; 2004; Dissertação - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carmem Lucia de Mello Sartori Cardoso da Rocha;

Satiko Nanya

Disciplina de Biologia Celular; 1999; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Satiko Nanya;

Claudete Aparecida Mangolin

Esterases para análise de variabilidade genética em Mandacaru (Cactaceae); 2011; Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Genética e Melhoramento) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Claudete Aparecida Mangolin;

Verônica Elisa Pimenta Vicentini

ESTUDO in vivo DA ATIVIDADE MUTAGÊNICA DO ANTI-DEPRESSIVO NATURAL HIPÉRICO; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Veronica Elisa Pimenta Vicentini;

Verônica Elisa Pimenta Vicentini

ESTUDO in vivo DA ATIVIDADE MUTAGÊNICA DO ANTI-DEPRESSIVO NATURAL HIPÉRICO; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Veronica Elisa Pimenta Vicentini;

Verônica Elisa Pimenta Vicentini

AVALIAÇÃO DA MUTAGENICIDADE DO ANTI-DEPRESSIVO NATURAL HIPÉRICO; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Veronica Elisa Pimenta Vicentini;

Maria de Fatima Pires da Silva Machado

Esterases para a análise de variabilidade genética em mandacaru (Cactaceae); 2011; Tese (Doutorado em Genética e Melhoramento) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria de Fatima Pires da Silva Machado;

Edson Carlos Romualdo

Entre relatos e registros: a discursivização da violência conjugal na delegacia da mulher de Maringá; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edson Carlos Romualdo;

Edson Carlos Romualdo

A argumentação no direito processual civil: um estudo de operadores argumentativos em um arcórdão; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Edson Carlos Romualdo;

Mónica Graciela Zoppi Fontana

Ser mulher, sentir a violência, enunciar os sentimentos: um olhr discursivo sobre a humilhação na condição de violência conjugal; 2016; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Mónica Graciela Zoppi Fontana;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PERON, Ana Paula . Norma jurídica e (in)completude: a constituição de sentidos de ?violência doméstica e familiar contra a mulher? na Lei Maria da Penha. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. 44, p. 942-950, 2015.

  • DIAS, Luciana. C. F. ; PERON, Ana Paula . A(s) identidade(s) do professor de língua portuguesa em conflito: entre o discurso de futuros professores e os documentos oficiais. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso) , v. 13, p. 319-345, 2010.

  • PERON, Ana Paula ; ROMUALDO, Edson Carlos . Uma leitura discursiva sobre o "ser mulher" na conjugalidade e sua interface com a violência. In: Claudia Priori; Fabiane Freire França. (Org.). Educação, diversidade e cultura. 1ed.Curitiba, PR: Apris, 2018, v. 1, p. 49-70.

  • PERON, Ana Paula . A produção de sentidos sobre a mulher-mãe em relatos de violência conjugal. In: Monica G. Zoppi-Fontana; Ana Josefina Ferrari. (Org.). Mulheres em discurso: gênero, linguagem e ideologia. 1ed.Campinas: Pontes, 2017, v. 1, p. 35-56.

  • DIAS, Luciana. C. F. ; PERON, Ana Paula . A(s) identidade(s) do professor de língua portuguesa na contemporaneidade: entre as falas de professores e os documentos oficiais. In: Maria Cleci Venturini; Terezinha Marcondes D. Biazi; Sheila Elias de Oliveira. (Org.). O professor no Brasil: diretrizes contemporâneas. Guarapuava, PR: Unicentro, 2012, v. , p. 111-131.

  • PERON, Ana Paula ; ROMUALDO, Edson Carlos . As imagens da conjugalidade nos relatos e nos registros de uma delegacia da mulher. In: SEBRIAN, Raphael Nunes Nicoletti; RIO DOCE, Claudia Camardella; KNUPPEL, Maria Aparecida Crissi; LIMA, Christine Vargas. (Org.). Humanidades: diálogos e saberes. Campinas: Pontes, 2010, v. , p. 71-85.

  • PERON, Ana Paula . A argumentação marcada na língua: os operadores argumentativos. In: Neiva Maria Jung. (Org.). A variação linguística e io texto na sala de aula. 1ed.Maringá-PR: EDUEM, 2010, v. 7, p. 79-99.

  • DIAS, Luciana. C. F. ; PERON, Ana Paula . Trajetos discursivos de leitura: identidade(s) em questão. In: Marcia Regina Pawlas Carazzai; Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira; Rosana Gonçalves. (Org.). Língua, leitura e literatura: perspectivas de ensino. 1ed.Guarapuava-PR: UNICENTRO, 2009, v. , p. 193-215.

  • ROCHA, Beatriz Letícia ; PERON, Ana Paula . A (des)construção da imagem da mulher-mãe em uma defesa no Tribunal do Júri. In: Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira. (Org.). Língua, literatura e ensino: convergências e aproximações. 1ed.Guarapuava-PR: Editora UNICENTRO, 2009, v. , p. 11-25.

  • PERON, Ana Paula ; ROMUALDO, Edson Carlos . O funcionamento de operadores de contrajunção, justificativa e conclusão em um acórdão civil. In: Manoel Messias Alves da Silva. (Org.). Outras Palavras: estudos sobre língua e literatura. 1ed.Maringá - PR: Departamento de Letras Editora, 2006, v. , p. 305-310.

  • PERON, Ana Paula . Mulher e violência: uma realidade desafiadora. Jornal Santo Antonio, Maringá-PR, p. 8 - 8, 01 mar. 2015.

  • PERON, Ana Paula . A grandeza de ser mulher. Jornal Santo Antonio, Maringá-PR, p. 4 - 5, 01 mar. 2012.

  • BRITO, Bruna S. L. ; PERON, Ana Paula . Sentidos sobre a violência obstétrica: quando o parto não acontece como o planejado. In: IV Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar, 2018, Pontal do Paraná-PR. Anais do IV EAIC - UNESPAR. Paranaguá-PR: UNESPAR - Campus Paranaguá, 2018. p. 861-872.

  • AGUIAR, M. C. ; PERON, Ana Paula . Uma leitura discursiva sobre a maternidade diante da perda gestacional e neonatal. In: IV Encontro Anual de Iniciação Científica da Unespar, 2018, Pontal do Paraná-PR. Anais do IV EAIC - UNESPAR. Paranaguá: UNESPAR - Campus Paranaguá, 2018. p. 903-918.

  • PRATES, Leonardo. F. S. M. ; PERON, Ana Paula . Sentidos sobre a mulher-mãe em blogs de gravidez e pós-parto. In: II COLI - Congresso das Licenciaturas, 2016, Apucarana-PR. Anais do II COLI - Congresso de Licenciaturas Unespar - Campus de Apucarana, 2017. Curitiba: Appris, 2016. v. 1. p. 79-86.

  • MIURA, A. H. ; PERON, Ana Paula . A construção discursiva do feminino em dizeres sobre a violência contra a mulher no espaço digital. In: Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e I Encontro Anual de Iniciação Científica da UNESPAR, 2015, Campo Mourão - PR. : Anais do V Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e I Encontro Anual de Iniciação Científica, 2015.

  • PERON, Ana Paula . A Delegacia da Mulher e suas institucionalizações do dizer: um olhar para o acontecimento enunciativo nos registros de ocorrência. In: II Cielli - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá-PR. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. Maringá-PR: UEM-PLE, 2012. v. 1. p. 1-12.

  • PERON, Ana Paula ; ROMUALDO, Edson Carlos . O ?ser mulher? na conjugalidade e sua interface com a violência: algumas significações.. In: IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso - ALED 2011: Discursos da América Latina: vozes, sentidos, identidades, 2011, Belo Horizonte, MG. Anais do IX Congresso Internacional da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso: discursos da América Latina: vozes, sentidos e identidades. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2011. v. 1.

  • PERON, Ana Paula . A constituição discursiva dos estereótipos do homem e da mulher nos relatos e na lei: espaços de deslocamentos e de repetições. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 9, 2010, Florianópolis - SC. Anais Eletrônicos do Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Inversões, Deslocamentos e Diásporas, 2010.

  • PERON, Ana Paula . "Sou brasileiro e não desisto nunca": um gesto de leitura sobre identidade nacional nas imagens de central do Brasil. In: 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá - PR. Anais do 1º CIELLI, 2010.

  • PERON, Ana Paula . A memória discursiva em registros de ocorrência de uma delegacia da mulher. In: XVIII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2009, Ponta Grossa-PR. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná, 2009.

  • PERON, Ana Paula . As imagens da violência conjugal nos relatos e nos registros de uma Delegacia da Mulher. In: 8º Seminário Internacional Fazendo Gênero, 2008, Florianópolis - SC. Anais do 8º Seminário Internacional Fazendo Gênero. Florianópolis, SC: Editora da UFSC, 2008. v. 1.

  • PERON, Ana Paula . Delegacia da Mulher e produção de sentidos: uma leitura discursiva. In: X Semana de Letras da FAFIJAN, 2007, Jandaia do Sul - PR. Anais ... Semana de Letras (Jandaia do Sul. CD-Rom). Jandaia do Sul - PR: Editora da Fafijan, 2006. v. 1. p. 185-192.

  • PERON, Ana Paula . A argumentação por autoridade no discurso jurídico. In: IX Semana de Letras da FAFIJAN - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul, 2006, Jandaia do Sul - PR. Anais ... Semana de Letras (Jandaia do Sul. CD-Rom), 2006. p. 115-122.

  • PERON, Ana Paula . Da fala para a escrita: o apagamento da subjetividade nos registros de ocorrência em uma delegacia da mulher. In: I CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2006, Maringá-PR. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá-PR: Departamento de Letras - UEM, 2006. v. 1. p. 1388-1394.

  • PERON, Ana Paula ; ROMUALDO, Edson Carlos . O funcionamento de operadores argumentativos conclusivos em um acórdão civil. In: Na esquina do verbo, na ladeira do mundo - VII Semana de Letras, 2004, Jandaia do Sul - PR. Anais da VII Semana de Letras da FAFIJAN. Jandaia do Sul - PR, 2003. p. 159-167.

  • PERON, Ana Paula ; ROMUALDO, Edson Carlos . O funcionamento de operadores de contrajunção, justificativa e conclusão em um acórdão civil.. In: Outras Palavras - XV Semana de Letras, 2004, Maringá -PR. Anais da XV Semana de Letras da UEM. Maringá - PR, 2004.

  • PERON, Ana Paula ; SCHILLING, Eliane ; SILVA, Juliana Orsini da ; RITTER, Lilian Cristina Buzato . A propaganda na aula de leitura: uma reflexão sobre os aspectos cognitivos do planejamento.. In: Outras Palavras - XIV Semana de Letras, 2003, Maringá - PR. Anais da XIV Semana de Letras da UEM. Maringá - PR, 2003. p. 105-108.

  • PERON, Ana Paula ; SCHELLER, Leonel Ricardo . Informatividade e eficácia comunicativa. In: Políticas de Linguagem para o Brasil: O que querem e o que podem os profossionais de Letras? - XV Seminário do CELLIP, 2002, Curitiba - PR. Anais do XV Seminário do CELLIP. Curitiba - PR, 2001. p. 112-116.

  • PERON, Ana Paula ; SCHILLING, Eliane . Até onde vai o olhar etnocêntrico?. In: III SELLUP - Seminário de estudos Lingüísticos e Literários da Unipar, 2002, Paranavaí - PR. Anais do III SELLUP.

  • PERON, Ana Paula ; QUARESMA, Eneida Nunes . Erro: como ele é tratado num contexto bilíngüe (alemão - português).. In: XIV Seminário do CELLIP, 2001, Maringá - PR. Anais do XIV Seminário do CELLIP. Curitiba - PR, 2000. p. 178-182.

  • PERON, Ana Paula ; SCHILLING, Eliane ; RODRIGUES, Milton Hermes . Os aspectos pré-românticos e a brasilidade em Caldas Barbosa. In: Outras Palavras - XIII Semana de Letras, 2001, Maringá. Anais Outras Palavras - XIII Semana de Letras da UEM. Maringá - PR, 2001. p. 104-111.

  • PERON, Ana Paula . As mulheres e seus relatos de violência conjugal: a humilhação enunciada pelo silêncio. In: XIII Seminário do CELSUL ? Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2018, Guarapuava-PR. Anais do XIII Seminário do CELSUL ? Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2018. p. 1-3.

  • PERON, Ana Paula . Sobre sentimentos, mulheres e violência contra mulher: um olhar discursivo materialista. In: XVIII Seminário de Teses em Andamento, 2012, Campinas - SP. Caderno de resumos expandidos do Anais do XVIII SETA. Campinas-SP: UNICAMP/Publicações IEL, 2012. v. 1. p. 42-44.

  • PERON, Ana Paula . A construção discursiva da mulher na Lei Maria da Penha. In: XIX Seminário de Pesquisa da Universidade Estadual do Centro-Oeste, 2008, Guarapuava - PR. Anais do XIX Seminário de Pesquisa da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Guarapuava-PR, 2008. v. 1.

  • PERON, Ana Paula . Os sentimentos no discurso como parte constitutiva de uma posição-sujeito. In: 4ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso, 2018, Maringá-PR. Caderno de Resumos da 4ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso, 2018. p. 48-48.

  • PERON, Ana Paula ; CARMO, Anderson B. . Discurso, significação e efeitos de certeza: dispositivos para a interpretação (minicurso). In: III COLI - Congresso das Licenciaturas, 2018, Apucarana, PR. Caderno de Resumos do III COLI - Congresso das Licenciaturas, 2018.

  • PERON, Ana Paula . Um processo discursivo de produção de sentidos sobre a mulher-esposa em relatos de violência conjugal. In: XII Congresso Internacional da ALED ? Associação Latino-americana de Estudos do Discurso., 2017, Santiago, Chile. Libro de resumenes de XII Congreso Internaciona ALED, 2017. p. 441-441.

  • DI RAIMO, Luciana C. F. D ; PERON, Ana Paula . Análises discursivas de diferentes materialidades: conceitos e diálogos (simpósio temático). In: V CONALI ? Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2017. Lista e resumos de simpósios do V CONALI ? Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2017.

  • PRATES, Leonardo. F. S. M. ; PERON, Ana Paula . Sentidos sobre a mulher-mãe em blogs de gravidez e pós-parto. In: II COLI - Congresso das Licenciaturas, 2016, Apucarana, PR. Caderno de Resumos do II COLI - Congresso das Licenciaturas, 2016. v. 1. p. 19-19.

  • PERON, Ana Paula . Mulheres e relatos de violência doméstica e familiar: uma leitura discursiva sobre o 'ser mulher'. In: 63º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, 2015, Campinas, SP. Anais dos 63º Seminário do GEL - 2015, 2015. v. 1. p. ---.

  • MIURA, A. H. ; PERON, Ana Paula . A construção discursiva do feminino em dizeres sobre a violência contra a mulher no espaço digital. In: Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e I Encontro Anual de Iniciação Científica da UNESPAR, 2015, Campo Mourão - PR. Anais do V Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação e I Encontro Anual de Iniciação Científica, 2015.

  • PERON, Ana Paula . Identificar-se para resistir: mulheres, violências e instituição. In: XI Congresso Internacional da ALED ? Associação Latino-americana de Estudos do Discurso, 2015, Buenos Aires. Libro de Resuménes de Mesas Temáticas de ALED, 2015. v. 1. p. 141-142.

  • PERON, Ana Paula . Norma jurídica e (in)completude: a constituição de sentidos de ?violência doméstica e familiar contra a mulher? na Lei Maria da Penha. In: 62º Seminário do GEL, 2014, Campinas, SP. Caderno de Programação e Resumos on line. Campinas, SP: GEL, 2014. p. 1-1.

  • PERON, Ana Paula . Mulher e maternidade: funcionamentos de efeitos de pré-construído na constituição da mulher-mãe em face da violência doméstica. In: XVII Congresso Internacional da ALFAL, 2014, João Pessoa, PB. Caderno de Programação e Resumos do XVII Congresso da ALFAL, 2014. p. 1-1.

  • PERON, Ana Paula ; ROMUALDO, Edson Carlos . ?Mas ele não soube me respeitar, né?? ? o funcionamento do operador argumentativo mas em relatos da Delegacia da Mulher. In: IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares, 2013, Maringá, PR. Caderno de Resumos do IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação. Maringá, PR: Departamento de Letras-UEM, 2013. v. 1. p. 126-126.

  • PERON, Ana Paula . Violência contra a mulher e práticas de resistência: a questão da identificação ao discurso institucional. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 10, 2013, Florianópolis, SC. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 10. Florianópolis, SC: UFSC, 2013. v. 1. p. 1-1.

  • PERON, Ana Paula . Uma leitura discursiva sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher na Lei Maria da Penha. In: 2ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso, 2012, Maringá-PR. Anais da 2ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso, 2012.

  • PERON, Ana Paula . A Delegacia da Mulher e suas institucionalizações do dizer: um olhar para o acontecimento enunciativo nos registros de ocorrência. In: II Cielli - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2012, Maringá-PR. Caderno de Resumos do II Cielli, 2012.

  • PERON, Ana Paula . A violência contra a mulher e seus efeitos de (in)completude na Lei Maria da Penha. In: IV Encontro de Estudos da Linguagem/ III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem ? ENELIN: O discurso e as línguas, 2011, Pouso Alegre, MG. Caderno de resumos do IV Encontro de Estudos da Linguagem/ III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem ? ENELIN. Pouso Alegre, MG: UNIVAS, 2011. v. 1. p. 94-95.

  • PERON, Ana Paula ; ROMUALDO, Edson Carlos . O ?ser mulher? na conjugalidade e sua interface com a violência: algumas significações.. In: IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso - ALED 2011: Discursos da América Latina: vozes, sentidos, identidades, 2011, Belo Horizonte, MG. Caderno de resumos e programação do IX Congresso Internacional da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso: discursos da América Latina: vozes, sentidos e identidades. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2011. v. 1. p. 83-83.

  • PERON, Ana Paula . "Sou brasileiro e não desisto nunca": um gesto de leitura sobre identidade nacional nas imagens de Central do Brasil. In: 1º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2010, Maringá-PR. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI, 2010. p. 261-261.

  • PERON, Ana Paula . A constituição discursiva dos estereótipos do homem e da mulher nos relatos e na lei: espaços de deslocamentos e de repetições. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 9, 2010, Florianópolis - SC. Resumos dos simpósiso temáticos do FG-9, 2010.

  • PERON, Ana Paula . "Ofendidas" x "agressores": a constituição dos sujeitos no discurso jurídico. In: 1ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso, 2008, Maringá - PR. Anais da ... JIED. Jornada Internacional de Estudos do Discurso. Maringá - PR: Departamento de Letras - UEM, 2008. v. 1. p. 53-54.

  • PERON, Ana Paula . As imagens da violência conjugal nos relatos e nos registros de uma delegacia da mulher. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero: Corpo, Violência e Poder, 2008, Florianópolis - SC. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero: Corpo, Violência e Poder, 2008.

  • PERON, Ana Paula . Registros de ocorrência na Delegacia da Mulher: o acontecimento enunciativo e a produção de sentidos. In: III CELLI - Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários, 2007, Maringá. Caderno de resumos do III CELLI - Colóquio de Estudos Lingüísticos e Literários, 2007. p. 23-23.

  • PERON, Ana Paula ; ROMUALDO, Edson Carlos . Entre relatos e registros: a discursivização da violência conjugal na Delegacia da Mulher de Maringá. In: V SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras, 2007, Maringá - PR. Anais do V SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras, 2007. p. 05-05.

  • PERON, Ana Paula . A memória discursiva em registros de ocorrência de uma delegacia da mulher. In: XVIII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2007, Ponta Grossa - PR. Anais do XVIII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2007. p. 81-81.

  • PERON, Ana Paula ; ROMUALDO, Edson Carlos . Entre relatos e registros: a discursivização da violência conjugal na Delegacia da Mulher de Maringá - projeto de pesquisa. In: IV SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras, 2006, Maringá. Anais IV SPLE - Seminário de Pesquisa em Letras, 2006. p. 37-37.

  • PERON, Ana Paula . Da fala para a escrita: o apagamento da subjetividade nos registros de ocorrência em uma delegacia da mulher. In: I CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2006, Maringá - PR. Caderno de programação e resumos do I CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2006. p. 243-244.

  • PERON, Ana Paula . Delegacia da Mulher e produção de sentidos: uma leitura discursiva. In: X Semana de Letras da FAFIJAN - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul, 2006, Jandaia do Sul - PR. Caderno de Resumos da X Semana de Letras da FAFIJAN, 2006. p. 16-16.

  • PERON, Ana Paula ; MATSUMOTO, Aline Ramires de Moraes . Estudos de textos orais. In: I CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2006, Maringá - PR. Caderno de programação e resumos do I CONALI, 2006. p. 242-242.

  • PERON, Ana Paula . A argumentação por autoridade no discurso jurídico.. In: A hora e a vez da palavra - IX Semana de Letras, 2005, Jandaia do Sul - PR. Caderno de Resumos da IX Semana de Letras da FAFIJAN, 2005. p. 19.

  • PERON, Ana Paula . Mecanismos de argumentação por autoridade no texto jurídico. In: XVII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2005, Guarapuava - PR. Caderno de resumos do XVII Seminário do CELLIP, 2005. p. 36-36.

  • PERON, Ana Paula ; ROMUALDO, Edson Carlos . O funcionamento de operadores de contrajunção, justificativa e conclusão em um acórdão civil.. In: Outras Palavras - XV Semana de Letras, 2004, Maringá - PR. Caderno de resumos da XV Semana de Letras da UEM. Maringá - PR, 2004. p. 109.

  • PERON, Ana Paula ; SCHILLING, Eliane ; SILVA, Juliana Orsini da ; RITTER, Lilian Cristina Buzato . A propaganda na aula de leitura: uma reflexão sobre os aspectos cognitivos do planejamento.. In: Outras Palavras - XIV Semana de Letras, 2003, Maringá - PR. Caderno de resumos e programação da XIV Semana de Letras da UEM. Maringá- PR, 2003.

  • PERON, Ana Paula ; ROMUALDO, Edson Carlos . O funcionamento de operadores argumentativos conclusivos em um acórdão civil.. In: Na esquina do verbo, na ladeira do mundo - VII Semana de Letras, 2003, Jandaia do Sul. Caderno de resumos da VII Semana de Letras da FAFIJAN. Jandaia do Sul - PR, 2003. p. 13.

  • PERON, Ana Paula ; SCHILLING, Eliane . Até onde vai o olhar etnocêntrico?.. In: III SELLUP - Seminário de estudos Lingüísticos e Literários da Unipar, 2002, Paranavaí - PR. Caderno de resumos do III SELLUP. Paranavaí - PR, 2002. p. 15-16.

  • PERON, Ana Paula ; SCHILLING, Eliane . Os aspectos pré-românticos e a brasilidade em Caldas Barbosa. In: Outras Palavras - XIII Semana de Letras, 2001, Maringá - PR. Caderno de programação e resumo da XIII Semana de Letras da UEM. Maringá - PR, 2001. p. 28.

  • PERON, Ana Paula ; SCHELLER, Leonel Ricardo . Informatividade e eficácia comunicativa. In: XV Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2001, Curitiba-PR. Caderno de resumos e programação do XV Seminário do CELLIP, 2001. p. 45-45.

  • PERON, Ana Paula ; QUARESMA, Eneida Nunes . Erro: como ele é tratado em um contexto bilingüe (alemão/português). In: XIV Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 2000, Maringá - PR. Caderno de resumos do XIV Seminário do CELLIP, 2000. p. 113-113.

  • PERON, Ana Paula ; MARTINS, Tereza Cristina . E o livro didático não era tão bom.... In: XIII Seminário do CELLIP - Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 1999, Campo Mourão - PR. Caderno de resumos e programação do XII Seminário do CELLIP, 1999.

  • PERON, Ana Paula . Os sentimentos no discurso como parte constitutiva de uma posição-sujeito. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . As mulheres e seus relatos de violência conjugal: a humilhação enunciada pelo silêncio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . ?Eu não sou carne podre?: a humilhação nos dizeres de mulheres em condição de violência conjugal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERON, Ana Paula . Maternidade e enunciação do sentimento: quando o medo se materializa em coragem (comunicação em mesa redonda). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERON, Ana Paula . Um processo discursivo de produção de sentidos sobre a mulher-esposa em relatos de violência conjugal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . Relatos e enunciação: a narração da violência conjugal e a produção de sentidos sobre a mulher. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DI RAIMO, Luciana C. F. D ; PERON, Ana Paula . Análises discursivas de diferentes materialidades: conceitos e diálogos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, Elaine L. ; PERON, Ana Paula . Uma leitura discursiva sobre o casamento e a mulher-esposa em blogs direcionados ao público feminino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . Os trabalhos de conclusão de curso em Letras Português. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERON, Ana Paula . Mulher, maternidade e violência contra a mulher: sentidos em (des)encontro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERON, Ana Paula . Mulheres e relatos de violência doméstica e familiar: uma leitura discursiva sobre o 'ser mulher'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . Identificar-se para resistir: mulheres, violências e instituição. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . 'Mulher e mãe: discursos sobre a maternidade face à violência doméstica' (palestra em ciclo de palestras). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERON, Ana Paula . Norma jurídica e (in)completude: a constituição de sentidos de ?violência doméstica e familiar contra a mulher? na Lei Maria da Penha. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . Mulher e maternidade: funcionamentos de efeitos de pré-construído na constituição da mulher-mãe em face da violência doméstica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . O 'ser mulher' e suas significações diante da violência (palestra em mesa redonda). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERON, Ana Paula ; ROMUALDO, Edson Carlos . ?Mas ele não soube me respeitar, né?? ? o funcionamento do operador argumentativo mas em relatos da Delegacia da Mulher. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula ; ROMUALDO, Edson Carlos . ?Mas ele não soube me respeitar, né?? ? o funcionamento do operador argumentativo mas em relatos da Delegacia da Mulher. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . Violência contra a mulher e práticas de resistência: a questão da identificação ao discurso institucional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . Uma leitura discursiva sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher na Lei Maria da Penha. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . A Delegacia da Mulher e suas institucionalizações do dizer: um olhar para o acontecimento enunciativo nos registros de ocorrência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . Sobre sentimentos, mulheres e violências: um olhar materialista para as emoções no discurso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . Sobre sentimentos, mulheres e violência contra mulher: um olhar discursivo materialista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . A violência contra a mulher e seus efeitos de (in)completude na Lei Maria da Penha. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula ; ROMUALDO, Edson Carlos . O ?ser mulher? na conjugalidade e sua interface com a violência: algumas significações.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . "Sou brasileiro e não desisto nunca": um gesto de leitura sobre identidade nacional nas imagens de Central do Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . A constituição discursiva dos estereótipos do homem e da mulher nos relatos e na lei: espaços de deslocamentos e de repetições. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . "Ofendidas" x "agressores": a constituição dos sujeitos no discurso jurídico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . A construção discursiva da mulher na Lei Maria da Penha. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . As imagens da conjugalidade nos relatos e nos registros de uma Delegacia da Mulher (mesa redonda). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERON, Ana Paula . Registros de ocorrência da Delegacia da Mulher: o acontecimento enunciativo e a produção de sentidos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . A memória discursiva em registros de ocorrência de uma delegacia da mulher. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . Entre relatos e registros: a discursivização da violência conjugal na Delegacia da Mulher de Maringá. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . Delegacia da Mulher e produção de sentidos: uma leitura discursiva. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . Da fala para a escrita:o apagamento da subjetividade nos registros de ocorrência em uma delegacia da mulher. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula ; MATSUMOTO, Aline Ramires de Moraes . Estudos de textos orais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PERON, Ana Paula ; ROMUALDO, Edson Carlos . Entre relatos e registros: a discursivização da violência conjugal na Delegacia da Mulher de Maringá - Projeto de pesquisa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula ; et al. . Workshop: pesquisas em análise do discurso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PERON, Ana Paula . Entre relatos e registros: a discursivização da violência conjugal na Delegacia da Mulher de Maringá. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . A argumentação por autoridade no discurso jurídico.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . Mecanismos de argumentação por autoridade no texto jurídico.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula ; ROMUALDO, Edson Carlos . O funcionamento de operadores de conclusão, justificativa e conclusão em um acórdão civil.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula ; SILVA, Juliana Orsini da ; RITTER, Lilian Cristina Buzato ; SCHILLING, Eliane . A propaganda na aula de leitura: uma reflexão sobre os aspectos cognitivos do planejamento.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula ; ROMUALDO, Edson Carlos . O funcionamento de operadores argumentativos conclusivos em um acórdão civil.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula ; SCHILLING, Eliane . Até onde vai olhar etnocêntrico?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula ; SCHILLING, Eliane . Os aspectos pré-românticos e a brasilidade em Caldas Barbosa.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula ; SCHELLER, Leonel Ricardo . Informatividade e eficácia comunicativa.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula ; QUARESMA, Eneida Nunes . Erro: como ele é tratado num contexto bilíngue (alemão - português).. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula ; MARTINS, Tereza Cristina . E o livro didático não era tão bom.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERON, Ana Paula . A argumentação no direito processual civil: um estudo de operadores argumentativos em um acórdão 2003 (Resumo expandido publicado em periódico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PERON, Ana Paula . Parecerista Ad Hoc na avaliação do Programa de Iniciação Científica 2018-2019 da Universidade Estadual do Paraná. 2018.

PERON, Ana Paula . Parecerista ad hoc no Programa de Iniciação Científica 2017-2018 da Universidade Estadual do Paraná. 2017.

PERON, Ana Paula . Parecerista no II Encontro Anual de Iniciação Científica e VI Seminário de Pesquisa e Pós-graduação da Unespar. 2016.

PERON, Ana Paula . Parecerista ad hoc do Processo Seletivo do Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Paraná 2016-2017. 2016.

PERON, Ana Paula . Parecerista no I Encontro Anual de Iniciação Científica e V Seminário de Pesquisa e Pós-graduação da Unespar. 2015.

PERON, Ana Paula . Revisão de texto do livro: 'Adolescente: vocação e profissão'. 2013.

PERON, Ana Paula . Revisão de texto do livro: 'Adolescente e Família'. 2011.

PERON, Ana Paula ; CARMO, Anderson B. . Discurso, significação e efeitos de certeza: dispositivos para a interpretação.. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PERON, Ana Paula . Coordenação de sala de Comunicações Orais - IV Encontro Anual de Iniciação científica (EAIC) da Unes. 2018. (Coordenador de sala).

PERON, Ana Paula . Debatedora de Painéis apresentados na 4ª JIED. 2018. (Debatedor de Painéis).

PERON, Ana Paula . Coordenação de sala de Comunicações Orais - III Encontro Anual de Iniciação científica (EAIC) da Unespar. 2017. (Coordenador de sala).

PERON, Ana Paula . A argumentação marcada na língua: o funcionamento de operadores argumentativos na progressão e na construção de sentidos do texto. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PERON, Ana Paula . I Encontro Anual de Iniciação Científica e V Seminário de Pesquisa e Pós-graduação da Unespar. 2015. (Coordenação de Sessão de Comunicações Orais).

PERON, Ana Paula . Os operadores argumentativos na construção do texto. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PERON, Ana Paula ; et al. . Fórum das Humanidades 2008: Diálogos e Saberes. 2008. (Projeto de Extensão).

PERON, Ana Paula ; RITTER, Lilian Cristina Buzato . Leitura, Escola e Sociedade: uma mediação possível.. 2003. (Projeto de Ensino).

PERON, Ana Paula . Laboratório pedagógico direcionado ao aperfeiçoamento de habilidades discursivas na produção de textos.. 2001. (Monitoria de produção textual).

PERON, Ana Paula ; JUNG, Neiva Maria . A formação de escolas-núcleo em um contexto multilingüe (alemão e dialetos - português e variedades).. 2000. (Projeto de Pesquisa).

PERON, Ana Paula ; CNOP, Jeanette de ; GRECO, Eliana Alves . Laboratório pedagógico direcionado ao aperfeiçoamento de habilidades discursivas na produção de textos.. 2000. (Projeto de Ensino).

PERON, Ana Paula . XIV Seminário do CELLIP. 2000. (Monitoria).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    A enunciação dos sentimentos na condição de violência conjugal, Descrição: Sob a perspectiva teórica da Análise de Discurso de vertente materialista estabelecida por Michel Pêcheux, minha proposta, neste projeto, é realizar gestos de leitura sobre a enunciação dos sentimentos em discursos da e sobre a violência conjugal. Em continuidade com a pesquisa que desenvolvi em meu processo de doutoramento, prosseguirei as reflexões sobre o modo como os sentimentos são discursivizados na enunciação ? dita e mostrada ? de uma condição de violência na conjugalidade. Para tanto, utilizo o mesmo corpus analítico, ou seja, relatos de mulheres em situação de violência doméstica e familiar que buscam atendimento em um Núcleo de Defesa e Convivência da Mulher, situado em um bairro de periferia na cidade de São Paulo. Olhando para eles, quero, primeiramente, fortalecer o empenho teórico acerca das questões enunciativas no discurso e, a partir daí, observar como, por meio da palavra e do silêncio, sentimentos como os de humilhação, medo e coragem, que constituem a posição-sujeito "mulher em condição de violência conjugal" (PERON, 2016), são enunciados, produzindo sentidos nessa posição.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Ana Paula Peron - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    O ?ser mulher? e suas significações diante da violência: um olhar discursivo sobre mulheres, violências e sentimentos., Descrição: Como parte e enquanto modo de continuidade de minha pesquisa de doutoramento, a proposta deste projeto, é analisar alguns sentidos acerca do ?ser mulher? em uma interface com a violência doméstica e familiar. Filiando-me à perspectiva teórica da Análise de Discurso de vertente materialista engendrada por Michel Pêcheux, procuro observar como se dá a constituição do sujeito mulher diante da condição de violência no relacionamento conjugal e empreendo esse gesto a partir de relatos de mulheres em situação de violência doméstica e familiar que buscam atendimento em um Núcleo de Defesa e Convivência da Mulher, situado em um bairro de periferia na cidade de São Paulo (esses relatos foram coletados segundo as exigências do Comitê de Ética da Universidade Estadual de Campinas e constituem o corpus de minha pesquisa de doutorado em andamento naquela universidade). Especificamente, os objetivos da pesquisa são descrever e interpretar os sentidos mais recorrentes de ?ser mulher? em face da violência presentes nos relatos, analisando como as mulheres se constituem enquanto sujeito a partir do que elas relatam sobre si mesmas e sobre suas vidas permeadas de violências. Busco analisar essa constituição do feminino articulada, ainda, a uma leitura discursiva dos sentimentos que são produzidos na interface com a violência e representados no discurso. Desse modo, observo como se dá a representação dos sentimentos de humilhação, medo e coragem enquanto elementos constitutivos da posição sujeito mulher em condição de violência conjugal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Paula Peron - Coordenador.

  • 2013 - 2016

    O ?ser mulher? e suas significações diante da violência: um olhar discursivo sobre mulheres, violências e sentimentos, Descrição: Sob a vertente teórica da Análise de Discurso de orientação materialista, este projeto, que se trata da pesquisa a ser desenvolvida no Curso de Doutorado em Linguística, no IEL-UNICAMP, tem o objetivo de analisar os processos de subjetivação da mulher em situação de violência doméstica e familiar no relacionamento conjugal, buscando compreender, nessas condições de produção, as significações de ?mulher?. Partimos da seguinte questão: ?Como as mulheres que vivem ou viveram um relacionamento conjugal perpetrado por situações de violência doméstica e familiar se significam ? seja em relação ao parceiro, aos filhos, à sociedade??. Assim, a proposta é pensar sobre as identidades de gênero feminino constituídas nesse processo de interpelação. Iremos pensar sobre essa constituição do feminino articulada, ainda, a uma leitura discursiva dos sentimentos que são produzidos na interface com a violência e representados no discurso. Com base nas reflexões de Orlandi (2012), consideramos que os sentimentos são sentidos produzidos por práticas ideológicas as quais tocam o sujeito em sua própria constituição e em seu modo de individua(liz)ação. Desse modo, procuraremos observar como eles aparecem representados enquanto processos de significação nas posições-sujeito, tomando tais sentimentos enquanto efeitos, mecanismos também constitutivos de determinada posição. O arquivo desta pesquisa será analiticamente construído a partir de relatos de mulheres que sofreram ou sofrem os efeitos dessa violência em suas relações afetivas na conjugalidade. Tais relatos serão gravados e obtidos por meio do contato da pesquisadora com mulheres em situação de violência e que buscam atendimento em um Núcleo de Defesa e Convivência da Mulher, situado em um bairro de periferia na cidade de São Paulo. Para compreender os modos de subjetivação da mulher, perguntamo-nos sobre como significa ser mulher em uma relação afetiva/amorosa perpassada pela violência e sobre o modo como essa violência e esses sentimentos são significados. A perspectiva teórica materialista que nos sustenta possibilita-nos a leitura de que tanto os sentidos de mulher e de violência quanto essas representações dos sentimentos no discurso sejam dadas a partir de processos históricos e ideológicos que constituem memórias que atravessam esses dizeres, produzindo os sentidos na linguagem. Aprovado pelo Comitê de Ética da UNICAMP sob o parecer n. 183.054, de 18/12/2012.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Paula Peron - Coordenador.

  • 2010 - 2013

    Polifonia em Boletins de Ocorrência da Delegacia da Mulher: uma análise dos operadores argumentativos, Descrição: Este projeto faz parte de um projeto maior intitulado Construção e análise de arquivos institucionais e midiáticos: perspectivas textuais e discursivas - Fase II. Neste subprojeto, focalizamos a polifonia em Boletins de Ocorrência (BO) da Delegacia da Mulher de Maringá-PR. Os BOs são textos que resultam de condições de produção específicas, nas quais há a interação entre o agente da justiça e a noticiante, por meio de perguntas e respostas. No entanto, no assentamento escrito do relato feito pela noticiante, não aparecem as perguntas e os fenômenos de condução da interação. O resultado é um texto escrito em que a voz da noticiante é reelaborada, estabelecendo um novo plano da narrativa em que se sucedem diferenciados usos dos fenômenos polifônicos, notadamente elementos que demarcam causa/conseqüência e linearidade/não-linearidade. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo estudar fenômenos polifônicos em BOs da Delegacia da Mulher de Maringá-PR. As análises baseiam-se em uma perspectiva que vê a constituição da língua como essencialmente argumentativa e em estudos que se voltam para a descrição de textos orais-dialogados. Verificam-se os elementos que conduzem traços de polifonia inseridos basicamente em orientações argumentativas. Para a realização da pesquisa constituiu-se um corpus de análise de 400 BOs e 10 transcrições de relatos da Delegacia da Mulher.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Paula Peron - Integrante / Edson Carlos Romualdo - Coordenador / Aparecida Feola Sella - Integrante.

  • 2009 - 2010

    A constituição de papéis sociais estereotipados e a legitimação discursiva da violência de gênero contra a mulher, Descrição: Situado no campo da linguagem e com o intuito de refletir sobre a problemática da violência de gênero contra a mulher, o foco deste projeto de pesquisa incide em observar os discursos que figuram no imaginário social sobre os papéis sociais historicamente definidos como próprios do feminino e/ou do masculino, de modo a pensar como se dá a (des)estabilização desses sentidos inscritos em um imaginário secular e historicamente elaborado sobre a questão do gênero. O corpus da pesquisa consta de relatos de mulheres que procuraram uma Delegacia Especializada para efetivar suas denúncias sobre violência na conjugalidade e como esses mesmos estereótipos são abordados pela Lei Maria da Penha. A ênfase desta pesquisa incide em traçar um paralelo entre a(s) significação(ões) produzida(s) para as constituições discursivas dos estereótipos sociais do masculino e do feminino nas materialidades da lei e dos relatos, refletindo sobre possíveis semelhanças e divergências emergentes nesse funcionamento discursivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Paula Peron - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    O imaginário social da violência contra a mulher: entre as falas de mulheres agredidas e a legislação brasileira, Descrição: Esse projeto de pesquisa procura verificar os discursos que figuram no imaginário social sobre a violência conjugalcontra a mulher, Observando como se dá a constituição discursiva de violência conjugal nas falas de mulheres que procuram uma Delegacia Especializada para efetivarem suas denúncias. Além disso, pretendemos verificar como acontece a constituição discursiva dessa mesma violência no texto da Lei Maria da Penha para, então, comparar a constituição discursiva e, consequentemente, a significação produzida para essa violência nas materialidades da lei e dos relatos. Assim, procuraremos refletir sobre possíveis semelhanças acerca das significações criadas para a violência contra a mulher na lei e nos relatos das mulheres.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Paula Peron - Coordenador.

  • 2007 - 2008

    A representação do sujeito mulher na Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), Descrição: Sob a perspectiva teórica da Análise de Discurso, esse projeto visa analisar o texto da recente lei sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, Lei Maria da Penha, para observar como se dá a constituição discursiiva dos sujeitos no texto legal. Este projeto está inserido no projeto de pesquisa isolado " Deslocamento proverbial na publicidade: marcas da atividade subjetiva", nesta instituição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Paula Peron - Coordenador.

  • 2000 - 2001

    A formação de escolas-núcleo em um contexto multilíngue (alemão e dialetos, português e variedades), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Paula Peron - Integrante / Neiva Maria Jung - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Paraná, Centro de Ciências Humanas e da Educação. , Avenida Minas Gerais, 5021, Núcleo Habitacional Adriano Correia, 86813250 - Apucarana, PR - Brasil - Caixa-postal: 98, Telefone: (43) 34205700, Fax: (43) 34205710, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Estadual do Paraná

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2019

      Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Linguagem, Iniciação à Pesquisa em Letras I - Projeto, Iniciação à Pesquisa em Letras II - TCC, Linguística II

    • 03/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Assessor de Câmpus - CAC - do Programa de Iniciação Científica da Unespar.

    • 01/2017

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas e da Educação, Centro de Ciências Humanas e da Educação.,Atividade realizada, Coordenadora de Trabalhos de Conclusão de Curso - Letras/Português.

    • 01/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Estadual do Paraná - Campus Apucarana, .,Cargo ou função, Membro de Conselho de Centro.

    • 03/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas e da Educação, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras-Português.

    • 08/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas e da Educação, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2017 - 12/2018

      Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação à Pesquisa em Letras I - Projeto, Iniciação à Pesquisa em Letras II - TCC, Linguística I

    • 12/2013 - 12/2016

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos Linguísticos

    • 02/2014 - 12/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Assessor de Campus para o Programa de Iniciação Científica da UNESPAR.

    • 12/2013 - 12/2014

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção Textual

  • 2013 - 2013

    UNESPAR - Campus Apucarana

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Em dezembro de 2013, a Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana - FECEA - passou a compor a Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, como campus de Apucarana.

    Atividades

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e produção de textos

    • 05/2013 - 12/2013

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos Linguísticos

  • 2011 - 2016

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Estudante de Doutorado, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado

    Atividades

    • 03/2011 - 08/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Estudos da Linguagem, .,Linhas de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: pesquisadora externa, Carga horária: 10

  • 2009 - 2010

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 10/2010 - 02/2011

      Ensino, Pedagogia - modalidade à distancia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, O trabalho com a escrita no ensino fundamental

    • 01/2010 - 12/2010

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Gramática de Língua Portuguesa, Morfossintaxe I, Prática de Formação de Professores - Língua Portuguesa, Prática de Formação de Professores de Letras - Língua Portuguesa

    • 03/2009 - 12/2009

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo das Interpretações II, Fundamentos de Gramática da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa IV - Semântica e Estilística, Morfossintaxe III

    • 03/2009 - 12/2009

      Ensino, Secretariado Executivo Trilingue, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa III - Aspectos semânticos, estilísticos e discursivos no texto técnico

    • 03/2002 - 08/2003

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Projeto de Ensino: Leitura, escola e sociedade: uma mediação possível. Processo n. 2243/98. 108h/a.

    • 08/2001 - 12/2001

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.,Atividade realizada, Projeto de prestação de serviços - Curso de Aperfeiçoamento em Produção Textual.

    • 08/2000 - 12/2001

      Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Ensino - Laboratório Pedagógico direcionado ao aperfeiçoamento de habilidades discursivas, na produção de textos, de alunos do curso de Letras..

  • 2009 - 2009

    Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: professora

    Outras informações:
    Atividade de ensino - Nível: Especialização Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa Disciplina ministrada: Ensino e pesquisa Carga horária: 36h

  • 2007 - 2009

    Universidade Estadual do Centro-Oeste

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2009 - 03/2009

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos Linguísticos, Linguística I

    • 01/2009 - 03/2009

      Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa II, Língua Portuguesa III

    • 06/2007 - 03/2009

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Língua Portuguesa

    • 01/2009 - 02/2009

      Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem, informação e comunicação

    • 02/2008 - 12/2008

      Estágios , Universidade Estadual do Centro-Oeste, .,Estágio realizado, Orientação e supervisão dos acadêmicos de Letras, na disciplina de Estágio Supervisionado I. O estágio é realizado ensino fundamental de 5ª a 8ª séries, na disciplina de Língua Portuguesa..

    • 01/2008 - 12/2008

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Lingüística Aplicada

    • 06/2007 - 12/2007

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa II - Sintaxe

    • 06/2007 - 12/2007

      Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa II

    • 06/2007 - 12/2007

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos

    • 06/2007 - 12/2007

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa I

  • 2007 - 2007

    Centro de Ensino Superior de Maringá

    Vínculo: professor temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

    Outras informações:
    As atividades desenvolvidas no CESUMAR se referem a um curso de extensão / nivelamento oferecido aos alunos de graduação das diversas áreas do conhecimento, no ano de seu ingresso. Nesse curso são abordados tópicos relacionados à leitura e à produção textual.

  • 2002 - 2006

    Prefeitura do Município de Maringá

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Admissão realizada por meio de Aprovação em Concurso Público para o cargo efetivo de Professor de Pré à 4ª série do Ensino Fundamental.

    Atividades

    • 02/2002 - 04/2006

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Disciplinas referentes às séries iniciais do Ensino Fundamental e à Educação Infantil, Língua Portuguesa e Produção Textual para alunos de 7ª e 8ª séries. Essas disciplinas foram desenvolvidas no segundo semestre de 2004.

  • 1997 - 2002

    Escola Dinâmica

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 26

    Atividades

    • 08/1997 - 04/2002

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Informática, Artes, Língua Portuguesa, Educação Especial