STEFANO FLORISSI

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Economia - University of Illinois at Urbana Champaign (1993) e doutorado em Economia - University of Illinois at Urbana Champaign (1996). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: Regulação, Desenvolvimento Econômico, e Economia da Cultura. É Coordenador do Curso de Especialização em Economia da Cultura no Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Informações coletadas do Lattes em 17/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Economia

1993 - 1996

University Of Illinois At Urbana Champaign
Título: PUBLIC CAPITAL, INFRASTRUCTURE AND PRODUCTIVITY IN THE BRAZILIAN ECONOMY
Orientador: WERNER BAER
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Capital Publico; Crescimento; Infraestrutura.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Economia

1991 - 1993

University Of Illinois At Urbana Champaign
Título: FINDING A RATIONALE FOR PRIVATIZATION,Ano de Obtenção: 1993
Orientador: WERNER BAER
Palavras-chave: America Latina; Eficiencia; Privatizacao.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Economia

1987 - 1991

Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutorado

2000 - 2001

Pós-Doutorado. , University of Illinois at Urbana Champaign, UIUC, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas, Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia do Bem-Estar Social. , Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia do Bem-Estar Social / Especialidade: Economia dos Programas de Bem-Estar Social.

Formação complementar

1998 - 1998

Aperfeiçoamento Pedagógico Paap. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Outros

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico/Especialidade: Crescimento e Desenvolvimento Econômico.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Monetária e Fiscal/Especialidade: Finanças Públicas Internas.

Organização de eventos

VALIATI, Leandro ; FLORISSI, S. . Congresso ECONOMIA, CULTURA E SOCIEDADE. 2009. (Congresso).

Participação em eventos

41 Encontro Nacional de Economia.Impactos da Criação da Ancine e das Leis de Incentivo à Cultura sobre o Cinema Brasileiro. 2013. (Encontro).

II Seminário Internacional de Políticas Culturais.Políticas culturais e desenvolvimento socioeconômico: alternativas de produtores e articuladores culturais em Boa Vista, no estado de Roraima. 2011. (Seminário).

VII ENECULT Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.CULTURA, DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DA SITUAÇÃO NO ESTADO DE RORAIMA. 2011. (Encontro).

VIII Congresso Brasileiro de Agroinformática. VIII Congresso Brasileiro de Agroinformática. 2011. (Congresso).

Palestra.A Crise na Cultura e a Cultura na Crise. 2009. (Seminário).

Palestra na 54ª Feira do Livro de Porto Alegre.A Economia da Cultura. 2008. (Outra).

IV Prêmio Economista do Ano.Membro da comissão de seleção. 2006. (Outra).

IX Encontro de Economia Região Sul.Precificação e análise do risco de contratação de energia elétrica entre submercados no setor elétrico brasileiro. 2006. (Encontro).

Palestra no Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Economia, UFRGS.Economia da Cultura: considerações teóricas e evidências empíricas. 2006. (Seminário).

Encontro de Economia da Região Sul - ANPEC SUL.VIII Encontro de Economia da Região Sul - ANPEC SUL. 2005. (Encontro).

Consultoria Pessoal, Gestão de Qualidade de Vida e Capacitação Individual.Evento sobre Consultoria Pessoal, Gestão de Qualidade de Vida e Capacitação Individual. 2003. (Outra).

Consultoria Pessoal, Gestão de Qualidade de Vida e Capacitação Individual.Evento sobre Consultoria Pessoal, Gestão de Qualidade de Vida e Capacitação Individual. 2003. (Outra).

II Encontro Brasileiro de Estudos Regionais e Urbanos.II Encontro Brasileiro de Estudos Regionais e Urbanos. 2002. (Encontro).

XXIX Encontro Nacional de Economia.XXIX Encontro Nacional de Economia. 2001. (Encontro).

.XXVII Encontro Nacional de Economia. 1999. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: MARIA LORENA ALLENDE GARCIA

FLORISSI, S.. Reforma do Estado e Privatizações na Argentina dos anos 1990: O caso do setor de Telecomunicações.. 2007.

Aluno: Alex Knapp Bakof

FLORISSI, S.. Crescimento Pró-Pobre: Conceitos, experiências, políticas e uma análise empírica do Rio Grande do Sul na década de 1990. 2007.

Aluno: José Arnaldo Ribeiro Soares

FLORISSI, S.. A Análise de Risco Segundo o Método de Monte Carlo - Aplicada à Modelagem Financeira das Empresas. 2007.

Aluno: Marcos Rodolfo Kessler

FLORISSI, S.. A Regulação Econômica no Setor Elétrico Brasileiro: teoria e evidências. 2007.

Aluno: Cristiano Geraldo Mohr

FLORISSI, S.. Desenvolvimento financeiro e crescimento econômico nos países da América Latina e da Ásia, no período 1987 - 2000. 2006 - Pontificia Univercidade Catolica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristina Mabel Scherrer

FLORISSI, S.. A Indústria Siderúrgica Brasileira: Um estudo econométrico. 2006.

Aluno: Jacqueline Morais Diniz

FLORISSI, S.. Assimetria de preferências no contexto de metas de inflação: uma análise do caso brasileiro. 2006.

Aluno: Jaime Joaquim Pedro Fortunato

FLORISSI, S.. Hipótese das expectativas na estrutura a termo da taxa de juros no Brasil: uma abordagem sob o contexto de metas para inflação. 2006.

Aluno: Rafael Santos Castro

FLORISSI, S.. Efeitos da Desigualdade de Renda sobre o Crescimento Econômico no Brasil: Uma análise não-linear. 2006.

Aluno: Ana Maria Martins Gryzer

FLORISSI, S.. A Evolução da Dívida Pública Federal Brasileira 1994 a 2004. 2006.

Aluno: Pedro Edmundo Toffoli

FLORISSI, S.. A Política Cambial Brasileira taxas de juros de câmbio na vigência do Plano Real.. 2006.

Aluno: Ricardo de Souza Leão

FLORISSI, S.. Caracterização da Pobreza na Região Centro-sul do Rio Grande do Sul, no período de 1991 a 2000, sob o enfoque das capacitações. 2005. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: PAULINO VARELA TAVARES

KRETZER, Jucélio;FLORISSI, S.. A capacitação tecnológica e dinâmica da economia brasileira nos anos 90. 2005. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Alexandre Soares de Moura Girard

FLORISSI, S.. Um Guia de Política Monetária no Brasil durante o regime de metas de inflação. 2005.

Aluno: João Frois Caldeira

FLORISSI, S.. Teoremas de Envelope de Milgron e Segal: Uma Aplicação a Desenho de Mecanismo. 2005.

Aluno: Cristiane Oliveira Zandonai

FLORISSI, S.. A Pobreza na Região Metropolitana de Porto Alegre. 2005.

Aluno: Rogério Turck Steigleder

FLORISSI, S.. Contratos de Financiamento de Longo Prazo - Uma Abordagem ao Sistema de Renegociação da Inadimplência. 2005.

Aluno: Clarissa Schuler Pereira

FLORISSI, S.. Competição Estratégica no Setor de Telefonia Móvel Celular no Estado do Rio Grande do Sul no Período de 1999 a 2001. 2004. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Livio Luiz Albrecht Anversa

FLORISSI, S.. Economia dos Recursos Naturais, Desenvolvimento Sustentável e Teoria do Crescimento Econômico: uma aplicação para o Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gerson Luís Albrecht Anversa

FLORISSI, S.. A Defesa da Concorrência no Brasil: Experiência histórica, fundamentos teóricos e ação do Ministério Público Federal. 2004. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ciro Weber

FLORISSI, S.. Cooperativismo de Crédito e Valor Econômico e Social - Ênfase Sostema Sicredi. 2004. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Armando Andreazza

FLORISSI, S.. Avaliação e Desempenho do Modelo de Fator de Retorno Esperado no Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ricardo Pacheco Popien

FLORISSI, S.. A Influência da Liberdade Econômica sobre a Coordenação e a Renda da Economia. 2003. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Claúdio Cézar Vogt

FLORISSI, S.. As Origens da Indústria Gaúcha e o Setor Têxtil no Período do Processo de Substituição de Importações. 2003. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Telmo Batista dos Santos

FLORISSI, S.. A Utilização de Agências de Vendas (Broker): o Caso Füller. 2003. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristiano Roberto Tatsch

FLORISSI, S.. Privatização do Setor de Telecomunicações no Brasil: Uma Análise sob a Ótica do Consumidor. 2003. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: César Augusto Roth

FLORISSI, S.. Planos de Previdência Privados: Uma Análise Comparativa com Outros Investimentos de Longo Prazo. 2003. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márcio da Silva Mendonça Pereira

FLORISSI, S.. O Papel dos Fundos de Pensão no Contexto de Reformas Previdenciárias: Teoria e Evidência. 2003. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luis Carlos de Rezende Bonamigo

FLORISSI, S.. Cooperação Condicional em um Experimento em Jogos de Bens Públicos. 2003. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adilson Christovam

FLORISSI, S.. Capital Social e Desenvolvimento. 2003. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Tiago Cardoso Campos

FLORISSI, S.. Investimentos em Capital Humano no Brasil: Um Estudo sobre Retornos Financeiros Privados de Cursos de Graduação. 2003. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia de Bom Freitas Moreira

FLORISSI, S.. Sistema Financeiro Nacional Rumo à Concentração. 2003. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Souza Rocha

FLORISSI, S.. Análise dos Efeitos do Processo de Integração Regional do Mercosul Sob a Ótica de Criação e Desvio do Comércio. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: André Stein da Silveira

FLORISSI, S.. Seis Sigma: Implantação em uma Indústria Gráfica. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: VENÂNCIO EDGAR ZULIAN

FLORISSI, S.. O Banco do Brasil S.A. no Pós-Real: Um Estudo de Caso. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Celso Filikoski

FLORISSI, S.. Loteamento em Porto Alegre: Uma Análise da Viabilidade Econômica. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Simone Souza Thomazi Costa

FLORISSI, S.. Economia do Meio Ambiente: Produção Versus Poluição. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Feilstrecker

FLORISSI, S.. O Sistema Finaceiro Brasileiro e o Fianciamento ao Setor Produtivo da Empresa de Capital Fechado. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jaci Natal Tasca

FLORISSI, S.. Viabilidade Econômica da Venda de Veículos Leves Movidos a Álcool Hidratado. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adriane Maria Silocchi

FLORISSI, S.. Déficit Público: Uma Avaliação do Estado do Rio Grande do Sul e do Município de Caxias do Sul - 1995/2000. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandro Rogério dos Santos

FLORISSI, S.. A Soja na Área de Livre Comércio das Américas (ALCA): Caracterização do Mercado e da Percepção dos Agentes Envolvidos. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Delmar Nunes Friedrich

FLORISSI, S.. Os Efeitos da Tributação Sobre o Consumo e a Política Fiscal do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em Relação ao. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosane Menna Barreto Peluso

FLORISSI, S.. Economia Ambiental e Políticas Públicas: Uma Análise Situacional de Erechim no RS a partir dos Anos.. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Miguel Antonio da Câmara Canto

FLORISSI, S.. Mensuração e Análise da Eficiência Técnica de Produção do Setor Metal-Mecânico da Indústria de Caxias do Sul. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Crintiane Jaeger

FLORISSI, S.. A Economia Polítca e a Integração Regional: A Viabilidade Político-comercial no Mercosul. 2001. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Milton André Stella

FLORISSI, S.. Instituições Fiscais e Desempenho Fiscal: Uma Resenha. 2001. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Claudio Roberto D'Avila Filho

FLORISSI, S.. Geração de Emprego: Um Estudo do Caso da Instalação da Empresa LZ Comunicação Visual no Município de Eldorado do Sul. 2001. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carlos Leonardo Klein Barcelos

FLORISSI, S.. Uma Avaliação da Lei de Responsabilidade Fiscal. 2001. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Claúdia Rosângela Mattos de Lima

FLORISSI, S.. Índice de Desenvolvimento Humano no Rio Grande do Sul/Índice Social Municipal Ampliado-Bloco Segurança: Índice. 2001. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cesar Artur Staudt Follmann

FLORISSI, S.; PICCHETI, Paulo; UEDA, Eurico Hideki. Evasão do Imposto de Renda Pessoa Física: Estimativa para o Caso Brasileiro. 2001. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Suzana Menna Barreto Coccaro

FLORISSI, S.. A Arrecadação do ICM: Um Enfoque Econométrico. 2000. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Guilherme Hamdam de Araújo Gontijo

FLORISSI, S.. Previsão e Composição de Portfolio em Mercados Financeiros: Uma Análise Comparativa Entre Redes Neurais Artificiais. 1999. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Silvane Battaglin Schuwengber

FLORISSI, S.. O Impacto do Fundo de Participação (FPE) no Esforço Tributário dos Estados: Uma Estimativa do Potencial de Arrecadação. 1999. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: MARCIA ECKERT MIRANDA

FLORISSI, S.. Rio Grande do Sul: Tributação e Economia (1699-1945). 1998. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Elisa Estrela Ferreira

FLORISSI, S.. Os Salários de Eficiência: Teoria e Evidências. 1997. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mara Sirlei Lemos Peres

FLORISSI, S.. A Educação Profissional e a Integração Educativa: estudo comparado entre o CEFERT-RS, Brasil e a Escola Técnica Riviera, Uruguai. 2004. Tese (Doutorado em Integração Regional) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Geraldo Brenner

FLORISSI, S.. A Racionalidade Econômica do Comportamento Criminoso Perante a Ação de Incentivos. 2001. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Diogo Coelho

PORTO JÚNIOR, SabinoFLORISSI, S.; SOUZA, Maria Aparecida G de. A Regulação e o Setor Elétrico Brasileiro. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nilson da Silva Lopes

RIBEIRO, E. P.FLORISSI, S.; MARTINS, Marcilene Aparecida. Estratégias para Acomodar a Entrada no Mercado da Telefonia Móvel no Estado do Rio, no Período de Monopólio Privado. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristina Mabel Scherrer

HILLBRECHT, Ronald Otto;FLORISSI, S.; ZIMMERMANN, Ário. Tamanho e Crescimento dos Gastos do Governo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernando Gomes Niederauer

FLORISSI, S.; LAGEMANN, Eugênio; ZIMMERMANN, Ário. Os Impactos da Constituição de 1988 e da Emenda Constitucional n 20 na Previdência Social do Brasil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lucilene Comnello Alexandretti

LAGEMANN, Eugênio;FLORISSI, S.; ZIMMERMANN, Ário. Fundo de Participação dos Municípios: Descrição e Análise sob a Ótica dos Municípios. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alexandre da Silva Medeiros

PORTO JÚNIOR, Sabino; ARAÚJO, Jorge Paulo de;FLORISSI, S.. A Decomposição do Índice de Theil: Um Estudo sobre a Região Sul do Brasil (1970-1991). 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernando da Costa Duschitz

ZIMMERMANN, Ário;FLORISSI, S.RIBEIRO, E. P.. Análise da Evolução da Telefonia e o Problema da Tributação no Mercado de Telefonia Móvel Celular no Rio Grande do Sul. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristiano Machado da Costa

PORTO JÚNIOR, Sabino; HILLBRECHT, Ronald Otto;FLORISSI, S.. Pobreza e Curva de Phillips no Brasil: Uma análise do Período Pós-Plano Real. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jeanine Maria Duarte Badra

HILLBRECHT, Ronald Otto; PINTO, Nuno Renan L Figueiredo;FLORISSI, S.. As Recentes Decisões Judiciárias de Reintegração de Posse no Rio Grande do Sul: A Questão da Propriedade Privada Reexaminada. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Osmar Soares Júnior

WAQUIL, Paulo; DABDAB, Paulo;FLORISSI, S.; MARCHETTI, Valmor. Dez Anos de Mercosul e as Mudanças na Agricultura. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosane Sulzbach

BALBINOTTO NETTO, Giácomo;FLORISSI, S.; LETIZIA, Ricardo. Corrupção e Crescimento Econômico: Teoria e Evidências. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Thiago Bratkonski Coutinho

LAGEMANN, Eugênio;FLORISSI, S.; ZIMMERMANN, Ário. Sistema Tributário Brasileiro: Da República aos Dias de Hoje. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

FLORISSI, S.. Concurso Público para Provimento do Cargo de Professor do Magistério Superior. 2004. Universidade Federal de Roraima.

FLORISSI, S.. Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor Assistente do Departamento de Economia, UFRR. 1996. Universidade Federal de Roraima.

FLORISSI, S.; BUENAFUENTE, Sandra Maria Franco; SILVA, Genival Ferreira da; STAEVIE, Pedro Marcelo; PEDRO, Raimundo Nonato Araújo. Concurso Público para Provimento do Cargo de Professor Magistério Superior. 2005. Universidade Federal de Roraima.

Orientou

Rodrigo Escobar Nunes

Gestão do ciclo de crédito dos cartões private label e os nativos digitais; 2018; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Stefano Florissi;

Paulo Eduardo Panassol

Gastos educacionais e desempenho escolar em municípios do Rio Grande do Su; 2018; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Stefano Florissi;

Mônica Beatriz Mattia

Desenvolvimento Econômico Local: Uma Proposta para o Brasil; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Stefano Florissi;

José Nosvitz Pereira de Souza

Aspectos do Modelo Brasileiro de Regulação: Políticos, Econômicos e Jurídicos; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Stefano Florissi;

Sonia Correa da Silva

Sonegação Fiscal e a Concorrência Desleal no Segmento de Rações Balanceadas; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Stefano Florissi;

Rodolfo Henrique Maggi

Fundamentos da Tributaçã; Importância e Características do Imposto sobre a Propriedade; e um Estudo de Caso da Eqüidade Administrativa do IPTU no Município de Caxias do Sul; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Stefano Florissi;

Dary Pretto Neto

Um Histórico das Recentes Políticas Econômicas de Combate à Inflação no Brasil; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Stefano Florissi;

Enio Gehlen

Indicador de Solvência para a Indústria Moveleira; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Stefano Florissi;

Vlamir Almeida Ramos

Aspectos Conceituais e Metodológicos do Atual Regime Tarifário e o Equilíbrio Econômico e Financeiro das Distribuidoras de Energia Elétrica; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Stefano Florissi;

Gildo Rogerio dos Santos Martins

Mercado de Trabalho, Economia Informal e Políticas Públicas: Brasil - Anos 90 - Um Estudo de Caso; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Banco do Brasil; Orientador: Stefano Florissi;

Geraldo Fedrizzi

O Recente Crescimento Econômico da República da Irlanda: Um Estudo de Caso; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Stefano Florissi;

Valério Pompermaver

A Reestruturação da Indústria Moveleira Nacional Frente aos Desafios de um Mundo Globalizado: Um Estudo de Caso; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Stefano Florissi;

Bruno Francisco Bitencourt

A Questão da Água como um Fenômeno Econômico e usa Possível Exploração Racional: Uma Consolidação de Idéias; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de Caxias do Sul; Orientador: Stefano Florissi;

Clenildo Francisco de Lima Mercês

O Gasto Público na Àrea de Educação no Estado de Roraima; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Stefano Florissi;

Ronaldo da Costa Cunha

Gastos Públicos e a Lei de Wagner no Estado de Roraima; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Stefano Florissi;

[Nome removido após solicitação do usuário]

O Estado Moderno e o Desenvolvimento Econômico: Uma Visão Consolidada; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Stefano Florissi;

Carlos Eduardo da Gama Torres

Infra-estrutura e Desenvolvimento Econômico: Uma Comparação entre Minas Gerais e o Rio Grande do Sul; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Stefano Florissi;

Carlos Cardoso dos Santos

A Guerra Fiscal e o Impacto Sobre os Orçamentos dos Estados e da União: O Caso da Indústria Automobilística; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Stefano Florissi;

Marcelo Viegas Angst

A Legislação Brasileira na Década de 90: Uma Análise Descritiva; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Stefano Florissi;

André Anderson Lenz

A Reestruturação do Setor de Telecomunicações no Brasil; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Stefano Florissi;

Carlos Augusto Vargas

Um Estudo Sobre a Estrutura de Mercado e Formação de Preços do Mercado Brasileiro de Bebidas; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Stefano Florissi;

Jarbas Newton Pinto Júnior

O Papel do Estado e Regulação: Uma Consolidação de Idéias; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Stefano Florissi;

Melissa Betina Bohns Michael

Déficit Público: Um Estudo de Caso do Rio Grande do Sul; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Stefano Florissi;

Patrícia Wander

Regulamentação em Telecomunicações; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Stefano Florissi;

Juliana Frantz

Economia Ambiental, Economia Ecológica e Espaçonave Terra de Kenneth Boulging; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Stefano Florissi;

Régis Luis Lassen

Regulamentação e Telecomunicações no Brasil; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Stefano Florissi;

Diego Proença Baisch

A Experiência Reguladora do Brasil Ontem e Hoje: Uma Visão Crítica; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Stefano Florissi;

José Nosvitz Pereira de Souza

O Futuro do Estado; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Stefano Florissi;

Tiago Alves Pinto de Lemos

Apresentação do PRODER - Programa de Desenvolvimento de Emprego e Renda do SEBRAE/RS Frente ao Novo Panorama de Desenvolvimento Mundial; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Stefano Florissi;

Flávio Augusto Guedes

Capital Humano: Uma Apresentação da Teoria e Algumas Críticas; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Stefano Florissi;

Cesar Arthur Staudt Follmann

Evasão do Imposto de Renda sob o Enfoque dos Estímulos: da Teoria à Análise Empírica; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Stefano Florissi;

Eduardo Lamas da Costa

Jogos Não Cooperativos: Teoria e Instrumental de Análise; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Stefano Florissi;

Affonso Baptista Reis

Economia da Cultura: Evidências Teóricas e Empíricas para a Elaboração de Políticas Públicas; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Stefano Florissi;

Felipe Starosta de Waldemar

Economia da Cultura: Evidências Teóricas e Empíricas para a Elaboração de Políticas Públicas; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Stefano Florissi;

Produções bibliográficas

  • WINK JUNIOR, M. V. ; RIBEIRO, F. G. ; FLORISSI, S. . Capital cultural dos professores e seu impacto sobre o aprendizado das crianças. Economia Aplicada (Impresso) , v. 21, p. 339-379, 2017.

  • GARCIA, CAROLINA GALLO ; FLORISSI, STEFANO FLORISSI . Economia criativa, cidades criativas: casos Latino-Americanos. Diálogo com a Economia Criativa , v. 2, p. 38, 2017.

  • WINK JUNIOR, MARCOS VINICIO ; RIBEIRO, FELIPE GARCIA ; FLORISSI, STEFANO ; ZUANAZZI, PEDRO TONON . Os efeitos da criação de leis de meia entrada para estudantes sobre o consumo de bens e serviços culturais no Brasil. ESTUDOS ECONÔMICOS , v. 46, p. 745-781, 2016.

  • OLIVEIRA, E. R. ; FLORISSI, S. . CIDADE CRIATIVA: PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO PARA BOA VISTA (RR). RDE. Revista de Desenvolvimento Econômico , v. 13, p. 121-134, 2011.

  • FLORISSI, S. ; SOUZA, N. J. ; SOUZA, R. B. L. . A indústria petrolífera na visão da Nova Economia Institucional: o caso da Petróleos de Venezuela (PDVSA). Revista de Economia (Curitiba) , v. 34, p. 101-117, 2008.

  • SOUZA, Romina B.L ; SOUZA, Nali ; FLORISSI, S. . Aindústria petrolífera na visão da Nova EconomiaInstitucional: o caso da Petróleos de Venezuela PDVSA. Revista de Economía , v. 34, p. 101-117, 2007.

  • RIBEIRO, E. P. ; CAMPOS, Paulo Tiago Cardoso ; FLORISSI, S. . INVESTIMENTOS EM CAPITAL HUMANO NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE RETORNOS FINANCEIROS PRIVADOS DE CURSO DE GRADUAÇÃO. Análise Econômica (UFRGS) , v. 1, p. 23-46, 2006.

  • MARQUES JUNIOR, Liderau dos Santos ; PORTO JÚNIOR, Sabino ; FLORISSI, S. . Processo Orçamentário no Estado do Rio Grande do Sul: Uma proposta alternativa de participação popular na elaboração e fiscalização do orçamento público estadual. Revista de Economia Contemporânea , Rio de Janeiro/RJ, v. 8, p. 317-349, 2004.

  • FLORISSI, S. ; FREITAS, T. A. . Gastos Públicos e IDH: Um Estudo de Caso. Estudos do CEPE (UNISC) , Santa Cruz do Sul-RS, v. 17, p. 35-50, 2003.

  • FLORISSI, S. ; NOSVITZ, J. . O Desafio da Desregulamentação do Mercado Elétrico Americano. Revista Indicadores Econômicos FEE, Porto Alegre, v. 30, n.1, 2002.

  • FLORISSI, S. ; RIBEIRO, E. P. . Tributação com Sacrifício Equitativo: o Caso do Imposto de Renda Pessoa Física. Análise Econômica (UFRGS) , Porto Alegre, n.Março 2002, 2002.

  • FLORISSI, S. . Regulação: Uma Consolidação de Idéias. Cadernos Regionais do ITV, Brasília, v. 01, p. 49-67, 2001.

  • FLORISSI, S. . Infrastructure, Public Capital And Growth In The Brazilian Economy. Análise Econômica (UFRGS) , Porto Alegre, v. 15, n.27, 1997.

Outras produções

FLORISSI, S. . Consultor Ad-hoc CNPq. 1999.

FLORISSI, S. . Desenvolvimento Regional Sustentável e Políticas Públicas - Cadeira de Políticas Públicas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FLORISSI, S. . Curso de Especialização em Agronegócios - Cadeira de Teoria Econômica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FLORISSI, S. . VIII Encontro de Economia da Região Sul. 2005. (Coordenador de Mesa).

FLORISSI, S. . Curso de Atualização em Teoria Econômica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FLORISSI, S. . Desenvolvimento Regional Sustentável e Políticas Públicas - Cadeira da Teoria Econômica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FLORISSI, S. . XXIX Encontro Nacional de Economia - ANPEC. 2001. (Presidente de mesa).

FLORISSI, S. . XXIX Encontro Nacional de Economia - ANPEC. 2001. (Membro de comissão científica).

FLORISSI, S. . XXVII Encontro Nacional de Economia - ANPEC. 1999. (Membro de comissão científica).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Observatório Estadual de Economia Criativa- OBEC, Descrição: Trata-se de projeto que envolve ações de pesquisa e extensão, tendo por foco a centralização e a estruturação de canais de acesso a dados e informações sobre o setor, inclusive sobre o seu impacto na dinâmica social e econômica do País, favorecendo, assim, debates sobre o tema e o fomento a um ambiente acadêmico-prático de estudos e pesquisas que envolva, em rede, estudiosos, especialistas, agentes governamentais e representantes do setor cultural. O OBEC articula-se para a realização de estudos e pesquisas aplicadas e a difusão de informações sobre a economia criativa, com especial ênfase na realidade de cada estado brasileiro. Tal inciativa foi implantada em 2013 de forma análogo nas universidades UFF, UFBA, UNB, UFG e UFAM. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Stefano Florissi - Integrante / Leandro Valiati - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local do Audiovisual, Descrição: A pesquisa "Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local do audiovisual do Rio Grande do Sul é executada em forma de convênio entre a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e a Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Tal pesquisa se dará no contexto do termo de cooperação firmado entre a referida agência e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul no último mês de abril de 2013. O setor do audiovisual vive um momento de forte transição institucional e de alto crescimento no contexto econômico nacional e regional. Nesse sentido, o estabelecimento de um APL tem um papel central no dimensionamento de esforços produtivos a bem da estruturação do setor. O governo do estado do RS, através da ação pontual da Agência Gaúcha de Promoção e Difusão do Investimento (AGDI) adota tal setor como uma das áreas prioritárias do processo de desenvolvimento local, sendo esse um dos 20 setores estratégicos do programa de implantação de APL. Dessa forma, fica estabelecida a necessidade de produção de massa crítica para a gestão de investimentos na referida área. Assim, a pesquisa em tela contemplará as seguintes etapas: a) Coleta e sistematização das informações primárias obtidas junto às instituições e às empresas do APL. b) Pesquisa de informações secundárias. c) Definição de Estratégias para o alcance dos objetivos priorizados, através da elaboração da Agenda de Ações.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Stefano Florissi - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Inovação- Fatores determinantes e situação brasileira, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Stefano Florissi - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2004 - Atual

    Economia da Cultura: Evidências Teóricas e Empíricas para a Elaboração de Políticas Públicas, Descrição: Objetivo Desenvolver, a partir de uma análise crítica da literatura teórica e empírica nacional e internacional, uma série de parâmetros que possibilitem gestores de políticas públicas a decidirem como melhor alocar recursos econômicos escassos no fomento às diversas áreas da cultura, tanto em função de seu mérito em si, como em função do fomento ao desenvolvimento social e econômico, e a conseqüente melhora na qualidade de vida, que estas podem propiciar. Justificativa Não existe ainda, no Brasil, nenhum trabalho científico organizado, que seja voltado para a construção de Parâmetros que possibilitem uma certa racionalidade nas discussões e decisões, de caráter público e privado, sob a ótica econômica, no sentido de alocar recursos escassos para investimentos em Cultura. Metodologia O trabalho consistirá, fundamentalmente, de exaustiva pesquisa bibliográfica, nacional e internacional, empírica e teórica, na economia e disciplinas afins. Além disso, entrevistas, pesquisas de campo e, eventualmente, trabalhos de cunho estatístico também serão usados. Referências Bibliográficas THROSBY, David. Economics and Culture. Cambridge University Press. 2001 HEILBRUN, James; GRAY, Charles M.. The Economics of Art and Culture. Cambridge University Press. 2nd edition. 2001 TOMOVA, Bilyana. Market Mechanisms of Financing Culture in Accession Countries: Scope, Trends, and Challenges in the Process of EU Enlargement. The case of Bulgaria, Hungary and Lithuania. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Stefano Florissi - Coordenador / Felipe Starosta de Waldemar - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Economia da Cultura: Evidências Teóricas e Empíricas para a Elaboração de Políticas Públicas, Descrição: Objetivo Desenvolver, a partir de uma análise crítica da literatura teórica e empírica nacional e internacional, uma série de parâmetros que possibilitem gestores de políticas públicas a decidirem como melhor alocar recursos econômicos escassos no fomento às diversas áreas da cultura, tanto em função de seu mérito em si, como em função do fomento ao desenvolvimento social e econômico, e a conseqüente melhora na qualidade de vida, que estas podem propiciar. Justificativa Não existe ainda, no Brasil, nenhum trabalho científico organizado, que seja voltado para a construção de Parâmetros que possibilitem uma certa racionalidade nas discussões e decisões, de caráter público e privado, sob a ótica econômica, no sentido de alocar recursos escassos para investimentos em Cultura. Metodologia O trabalho consistirá, fundamentalmente, de exaustiva pesquisa bibliográfica, nacional e internacional, empírica e teórica, na economia e disciplinas afins. Além disso, entrevistas, pesquisas de campo e, eventualmente, trabalhos de cunho estatístico também serão usados. Referências Bibliográficas THROSBY, David. Economics and Culture. Cambridge University Press. 2001 HEILBRUN, James; GRAY, Charles M.. The Economics of Art and Culture. Cambridge University Press. 2nd edition. 2001 TOMOVA, Bilyana. Market Mechanisms of Financing Culture in Accession Countries: Scope, Trends, and Challenges in the Process of EU Enlargement. The case of Bulgaria, Hungary and Lithuania. . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Stefano Florissi - Coordenador / Felipe Starosta de Waldemar - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Economia da Cultura: Evidências Teóricas e Empíricas para a Elaboração de Políticas Públicas, Descrição: Objetivo Desenvolver, a partir de uma análise crítica da literatura teórica e empírica nacional e internacional, uma série de parâmetros que possibilitem gestores de políticas públicas a decidirem como melhor alocar recursos econômicos escassos no fomento às diversas áreas da cultura, tanto em função de seu mérito em si, como em função do fomento ao desenvolvimento social e econômico, e a conseqüente melhora na qualidade de vida, que estas podem propiciar. Justificativa Não existe ainda, no Brasil, nenhum trabalho científico organizado, que seja voltado para a construção de Parâmetros que possibilitem uma certa racionalidade nas discussões e decisões, de caráter público e privado, sob a ótica econômica, no sentido de alocar recursos escassos para investimentos em Cultura. Metodologia O trabalho consistirá, fundamentalmente, de exaustiva pesquisa bibliográfica, nacional e internacional, empírica e teórica, na economia e disciplinas afins. Além disso, entrevistas, pesquisas de campo e, eventualmente, trabalhos de cunho estatístico também serão usados. Referências Bibliográficas THROSBY, David. Economics and Culture. Cambridge University Press. 2001 HEILBRUN, James; GRAY, Charles M.. The Economics of Art and Culture. Cambridge University Press. 2nd edition. 2001 TOMOVA, Bilyana. Market Mechanisms of Financing Culture in Accession Countries: Scope, Trends, and Challenges in the Process of EU Enlargement. The case of Bulgaria, Hungary and Lithuania.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Stefano Florissi - Coordenador / Felipe Starosta de Waldemar - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Economia da Cultura: Evidências Teóricas e Empíricas para a Elaboração de Políticas Públicas, Descrição: Objetivo Desenvolver, a partir de uma análise crítica da literatura teórica e empírica nacional e internacional, uma série de parâmetros que possibilitem gestores de políticas públicas a decidirem como melhor alocar recursos econômicos escassos no fomento às diversas áreas da cultura, tanto em função de seu mérito em si, como em função do fomento ao desenvolvimento social e econômico, e a conseqüente melhora na qualidade de vida, que estas podem propiciar. Justificativa Não existe ainda, no Brasil, nenhum trabalho científico organizado, que seja voltado para a construção de Parâmetros que possibilitem uma certa racionalidade nas discussões e decisões, de caráter público e privado, sob a ótica econômica, no sentido de alocar recursos escassos para investimentos em Cultura. Metodologia O trabalho consistirá, fundamentalmente, de exaustiva pesquisa bibliográfica, nacional e internacional, empírica e teórica, na economia e disciplinas afins. Além disso, entrevistas, pesquisas de campo e, eventualmente, trabalhos de cunho estatístico também serão usados. Referências Bibliográficas THROSBY, David. Economics and Culture. Cambridge University Press. 2001 HEILBRUN, James; GRAY, Charles M.. The Economics of Art and Culture. Cambridge University Press. 2nd edition. 2001 TOMOVA, Bilyana. Market Mechanisms of Financing Culture in Accession Countries: Scope, Trends, and Challenges in the Process of EU Enlargement. The case of Bulgaria, Hungary and Lithuania.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Stefano Florissi - Coordenador / Felipe Starosta de Waldemar - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Economia da Cultura: Evidências Teóricas e Empíricas para a Elaboração de Políticas Públicas, Descrição: Objetivo Desenvolver, a partir de uma análise crítica da literatura teórica e empírica nacional e internacional, uma série de parâmetros que possibilitem gestores de políticas públicas a decidirem como melhor alocar recursos econômicos escassos no fomento às diversas áreas da cultura, tanto em função de seu mérito em si, como em função do fomento ao desenvolvimento social e econômico, e a conseqüente melhora na qualidade de vida, que estas podem propiciar. Justificativa Não existe ainda, no Brasil, nenhum trabalho científico organizado, que seja voltado para a construção de Parâmetros que possibilitem uma certa racionalidade nas discussões e decisões, de caráter público e privado, sob a ótica econômica, no sentido de alocar recursos escassos para investimentos em Cultura. Metodologia O trabalho consistirá, fundamentalmente, de exaustiva pesquisa bibliográfica, nacional e internacional, empírica e teórica, na economia e disciplinas afins. Além disso, entrevistas, pesquisas de campo e, eventualmente, trabalhos de cunho estatístico também serão usados. Referências Bibliográficas THROSBY, David. Economics and Culture. Cambridge University Press. 2001 HEILBRUN, James; GRAY, Charles M.. The Economics of Art and Culture. Cambridge University Press. 2nd edition. 2001 TOMOVA, Bilyana. Market Mechanisms of Financing Culture in Accession Countries: Scope, Trends, and Challenges in the Process of EU Enlargement. The case of Bulgaria, Hungary and Lithuania.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Stefano Florissi - Coordenador / Felipe Starosta de Waldemar - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Economia da Cultura: Evidências Teóricas e Empíricas para a Elaboração de Políticas Públicas, Descrição: Objetivo Desenvolver, a partir de uma análise crítica da literatura teórica e empírica nacional e internacional, uma série de parâmetros que possibilitem gestores de políticas públicas a decidirem como melhor alocar recursos econômicos escassos no fomento às diversas áreas da cultura, tanto em função de seu mérito em si, como em função do fomento ao desenvolvimento social e econômico, e a conseqüente melhora na qualidade de vida, que estas podem propiciar. Justificativa Não existe ainda, no Brasil, nenhum trabalho científico organizado, que seja voltado para a construção de Parâmetros que possibilitem uma certa racionalidade nas discussões e decisões, de caráter público e privado, sob a ótica econômica, no sentido de alocar recursos escassos para investimentos em Cultura. Metodologia O trabalho consistirá, fundamentalmente, de exaustiva pesquisa bibliográfica, nacional e internacional, empírica e teórica, na economia e disciplinas afins. Além disso, entrevistas, pesquisas de campo e, eventualmente, trabalhos de cunho estatístico também serão usados. Referências Bibliográficas THROSBY, David. Economics and Culture. Cambridge University Press. 2001 HEILBRUN, James; GRAY, Charles M.. The Economics of Art and Culture. Cambridge University Press. 2nd edition. 2001 TOMOVA, Bilyana. Market Mechanisms of Financing Culture in Accession Countries: Scope, Trends, and Challenges in the Process of EU Enlargement. The case of Bulgaria, Hungary and Lithuania.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Stefano Florissi - Coordenador / Felipe Starosta de Waldemar - Integrante.

  • 2004 - Atual

    Economia da Cultura: Evidências Teóricas e Empíricas para a Elaboração de Políticas Públicas, Descrição: Objetivo Desenvolver, a partir de uma análise crítica da literatura teórica e empírica nacional e internacional, uma série de parâmetros que possibilitem gestores de políticas públicas a decidirem como melhor alocar recursos econômicos escassos no fomento às diversas áreas da cultura, tanto em função de seu mérito em si, como em função do fomento ao desenvolvimento social e econômico, e a conseqüente melhora na qualidade de vida, que estas podem propiciar. Justificativa Não existe ainda, no Brasil, nenhum trabalho científico organizado, que seja voltado para a construção de Parâmetros que possibilitem uma certa racionalidade nas discussões e decisões, de caráter público e privado, sob a ótica econômica, no sentido de alocar recursos escassos para investimentos em Cultura. Metodologia O trabalho consistirá, fundamentalmente, de exaustiva pesquisa bibliográfica, nacional e internacional, empírica e teórica, na economia e disciplinas afins. Além disso, entrevistas, pesquisas de campo e, eventualmente, trabalhos de cunho estatístico também serão usados. Referências Bibliográficas THROSBY, David. Economics and Culture. Cambridge University Press. 2001 HEILBRUN, James; GRAY, Charles M.. The Economics of Art and Culture. Cambridge University Press. 2nd edition. 2001 TOMOVA, Bilyana. Market Mechanisms of Financing Culture in Accession Countries: Scope, Trends, and Challenges in the Process of EU Enlargement. The case of Bulgaria, Hungary and Lithuania.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Stefano Florissi - Coordenador / Felipe Starosta de Waldemar - Integrante.

Prêmios

2016

Paraninfo da turma de graduação, UFRGS.

2013

Paraninfo da turma de graduação, UFRGS.

2012

Paraninfo da Turma de Formandos de Economia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2005

Paraninfo da Turma de Formandos em Cências Econômicas/UFRGS, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2005

Artigo 3 Lugar no Prêmio Caixa RS de Economia da Cultura, Caixa RS.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Econômicas. , Av. João Pessoa, 52 - Sala 33B, Centro, 90040-000 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33163440, Fax: (51) 33163507

Experiência profissional

2005 - 2007

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Parecerista, Carga horária: 0

Atividades

  • 08/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Assessor de Economia e Administração - Área 7.

1998 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
I love my job!

1997 - 1998

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante

Atividades

  • 04/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas.,Linhas de pesquisa

  • 04/1998

    Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microeconomia I, Microeconomia II, Desenvolvimento Econômico, Economia do Setor Público, Economia da Regulação

  • 01/1997

    Ensino, Economia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microeconomia II, Economia do Setor Público, Elaboração e Análise de Projeto de Dissertação, Estado e Economia

  • 01/2005 - 07/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção de Professor Substituto 2005/1.

  • 01/2001 - 12/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Curso de Pós-Graduação em Economia.,Cargo ou função, Membro de comissão de Pós-graduação.

  • 04/1998 - 04/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Econômicas.,Cargo ou função, Membro de colegiado superior.

1996 - 1998

Universidade Federal de Roraima

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/1996 - 03/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Adminsitrativas e Jurídicas, .,Linhas de pesquisa

  • 01/1996 - 12/1996

    Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia I, Economia do Setor Público

1991 - 1996

University of Illinois - System

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa

Atividades

  • 09/1991 - 01/1996

    Pesquisa e desenvolvimento , University of Illinois - System, .,Linhas de pesquisa

  • 09/1994 - 05/1995

    Ensino, Economia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Advanced Microeconomics

1990 - 1991

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica

Atividades

  • 02/1990 - 08/1991

    Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal de Pernambuco, .,Linhas de pesquisa